Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 23/03/2018

SEMANA SANTA DIFERENTE – Não é desilusão, nem tão pouco saudosismo. Mas sou espetador de que as últimas Semanas Santas não são nem sombra das que vivenciei, até um pouco além de 1950.  Lembro que naqueles idos de modo geral o cearense se continha para participar dos atos em memória dos últimos dias de Jesus na terra. Os santos das igrejas eram cobertos de roxo; nas confissões enfrentava-se fila para “contar os podres”  ao vigário; respeitava-se os dias de jejum, enfim vivia-se um tempo diferente. Os tempos, contudo, mudaram e as tradições, os costumes, a maneira de viver, tudo está ficando para trás. Afora a religião católica, surgiram fortes outros segmentos de fé. Já não se registra uma Semana Santa como no passado. Ela ainda existe? Nas últimas décadas, o mundo brasileiro mudou quase radicalmente. A  mocidade explodiu, reivindicando outra maneira de viver. Na música, os gostosos sambinhas e chorosas canções que refletiam o amor apenas são saudades. Enfim, com passos acelerados apareceu nas comunicações a Internet, a mídia eletrônica, que a passos largos criou novos costumes, novos caminhos,  novas maneiras de se  viver. O hoje é quase uma ficção, pois os novos tempos surgem como um relâmpago. O mundo moderno, também como um relâmpago, em instantes fica para trás. Felizmente ou infelizmente ainda sou personagem desta ficção, nos meus mais de nove decênios. Neste Universo para mim diferente, sou um estranho expectador. Não reclamo. Vou de bubuia, como dizia meu mesmo de jornalismo e de vida Audifax Mendes. 
REVITALIZAÇÃO DE FORTALEZA - Durante coletiva de imprensa na Cidade da Criança, o prefeito Roberto Cláudio lançou o edital da primeira edição do Concurso de Ideias para revitalização Parque da Cidade da Criança e da Praça do Sagrado Coração de Jesus. A iniciativa busca selecionar as melhores soluções arquitetônicas, paisagísticas e viárias para a revitalização de espaços públicos municipais, votados e escolhidos pela população por meio dos totens interativos do projeto “Você faz Fortaleza”.
Podem participar do concurso profissionais arquitetos e urbanistas, podendo se inscrever como pessoa física, jurídica, individualmente ou em grupo. As propostas apresentadas serão examinadas por uma banca julgadora, composta por representantes da Prefeitura de Fortaleza, além de arquitetos e urbanistas de renome.
Os vencedores dos projetos selecionados, além de contribuírem com uma obra de suma importância imaterial e histórica para a cidade, receberão ainda uma premiação em dinheiro. A previsão da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2019.
CHOCOFEST - A programação do maior evento de Páscoa do Brasil será intensa e promete encantar mais de 150 mil visitantes que devem chegar à Serra Gaúcha para um dos períodos mais concorridos do ano e que provoca maior participação pública e infantil, a Páscoa. As ruas de Nova Petrópolis/RS já começam a receber a decoração e o colorido dos personagens:  coelhos, ovos, fachadas e vitrines decoradas, além de guirlandas, doces e muitas flores. A Rua Coberta da cidade se transforma em um mundo lúdico e passa a se chamar Planeta das Guloseimas, com feira, personagens, brinquedos, chocolates e muitas atrações ao longo do dia.
A 20ª edição da Chocofest, evento que migrou de Gramado para Nova Petrópolis e se uniu ao evento Magia da Páscoa, começou na noite de ontem,  22, a partir das 19  horas,  com o preview do evento, com a apresentação da Banda Municipal de Nova Petrópolis e do espetáculo Teatral Escola de Bonecos. O show beneficente e teve arrecadação de alimentos que serão entregues para a APAE do município. 
Hoje, às 18 horas, ocorre a Solenidade de Abertura com a entrega da chave do município ao Conde Guloseima, anfitrião e personagem principal do evento, e que chegará a Nova Petrópolis com uma turma de personagens animados e que farão a festa.
AÇÃO PROMOCIONAL DA ABAV/CEARÁ -   Com o título “Venha descobrir o Ceará” e com a pujança dos seus 45 anos de undação comemorados no último dia 15, a Abav/Ceará, através dos Executivos de vários hotéis que integram, afora também executivos da Secretaria de Turismo do Ceará, iniciaram na segunda-feira, 19,  e prosseguem até o dia 23, uma ação promocional nas cidades de São Paulo, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto e Franca. Constam na pauta dos eventos uma capacitação que apresentará a infraestrutura turística do Ceará, assim como os principais atrativos do Estado. 
IMPORTANTE REUNIÃO – A Câmara Setorial da Cadeia de Produtos e Eventos do Ceará, sob a presidência da empresária Enid Câmara,  na próxima quarta-feira, 28, pela manhã, na ADECE, reunirá o mundo turístico do Estado a fim de debater os mais importantes assuntos da área; Parte importaante do evento será as palestras que farão Ticiana da Mata Gentil Parente, Francisco José Roberto do Amaral e Karina Frota, versando, respectivamente sobre Concessões e  Impacto das Exportações do Ceará no Crescimento da Economia e da Geração de Oportunidades.  
NOVA ROTA DA LATAM – Na tarde do último dia 16, decolou do aeroporto de São Paulo/Guarulhos, às 15h55, o primeiro voo da LATAM Airlines Brasil para Roma, operado por um Boeing 767, que acomoda 191 clientes em classe Economy e 30 em Premium Business. Esta é a primeira operação da LATAM na nova rota, que inaugura o seu segundo destino na Itália, depois de Milão.
O voo JJ8180 da LATAM decolará de São Paulo/Guarulhos às 15h55 nas quartas-feiras, sextas-feiras e domingos, e pousa em Roma às 7h55** do dia seguinte, em uma viagem com 12 horas de duração.
Registre-se que, em 2017, o Grupo LATAM  inaugurou 26 novas rotas internacionais, incluindo São Paulo/Guarulhos-Joanesburgo, Lima-Barcelona, Santiago-Melbourne e Lima-San José (Costa Rica). Neste 2018,  a companhia pretende inaugurar mais 24 novas rotas.

RENOVAÇÃO NA DIRETORIA DA ABRAJET-CEARÁ

O artigo desta semana, caro-leitor, é sobre a eleição, com vistas a renovar a diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), com a nossa substituição pelo confrade José Carneiro Rangel, que já ocupou a presidência da Abrajet-Ceará. Na vice-presidência, o companheiro Léo Capibaribe, proprietário de uma empresa de Assessoria de Comunicação e Marketing, que, dentre seus clientes, consta a Abrasel-Ceará (Associação Brasileira de Restaurantes, Bares e Similares do Ceará). Como diretor-secretário, a nossa pessoa, seguindo-se os colegas Augusto Oliveira, diretor de Comunicação & Marketing; José Carlos de Araújo, presidente do Conselho Consultivo e de Ética, e os membros Ivonildo Lavôr e Hélio Rocha Lima. 
A verdade é que, razoável ou não, cumprimos nossa missão à frente da Abrajet-Ceará, limitado pela falta de tempo, haja vista ocuparmos os cargos de assessor de comunicação e ex-ouvidor da Emater-Ceará. Por motivo do falecimento do atuante ex-presidente Fenelon Gonçalves Oliveira, falecido, pouco mais de dois anos, assumimos a presidência. A exemplo de outros companheiros, já a ocupamos pela terceira vez não consecutiva. Portanto, temos de dar vez a quem tem condições de conduzir melhor a nossa entidade, por acompanhar, amiudemente, as atividades, ocorridas, diariamente, na área turística do Ceará.
No momento, em que deixamos a presidência da Abrajet-Ceará, os sinceros agradecimentos e reconhecimento aos representantes do “Trade” Turístico Cearense, pelo indispensável apoio e honrosos convites, para participarmos de importantes reuniões, tanto de setores públicos, quanto da iniciativa privada, sem falar de eventos, promovidos  em Fortaleza e no Centro-Sul do país. Não comparecemos a alguns deles, mesmo a Abrajet-Ceará tendo assento no Fórum de Turismo de Fortaleza, no Skal Fortaleza e Skal Nacional, no Convention & Bureau (Visite Ceará) e na Comissão Setorial de Eventos, da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).
No decorrer de nossa administração, tomamos parte – a convite da empresária Marta Rossi e de seu sócio Eduardo Zorzanello, de dois FESTURIS, o maior evento de Turismo de Negócios da América Latina, realizados, anualmente, na primeira quinzena, do mês de novembro, na cidade de Gramado-Rio G. do Sul; dos Congressos da Abrajet-Nacional, para citar alguns. Este ano, se a saúde permitir, desejamos participar dos 30 anos de criação do FESTURIS, que está sendo organizado, para ser o melhor de quantos foram concretizados, no tocante ao número de expositores brasileiros e estrangeiros, à maior arrecadação, à presença de jornalistas nacionais e internacionais e públicos.
Bem! Antecipando, diremos, por ocasião da posse (sem festividade), ao novo presidente da Abrajet-Ceará,  José Rangel, que seja bem-sucedido, em sua nova missão, que, se possível, atraia mais jornalistas de turismo, para ampliar o quadro de dirigentes e associados, haja vista que os atuais ultrapassaram a casa dos 60 anos, tendo o decano da associação completado 92 anos, no caso José Carlos de Araújo, diretor-proprietário do Rota do Sol Turismo, que, há anos, nos concede espaço, para elogiarmos ou criticar o que julgamos correto e não correto para o desenvolvimento sustentável do Turismo do Ceará e do Brasil, visto nosso compromisso, como jornalista, ser com esse segmento econômico e não com quem ocupa cargos, nos âmbitos Federal, Estadual, Municipal e empresários de diversos ramos, considerando-se que eles passam e o Turismo continuará. 
Bem! Chega de encher a sua paciência, prezado leitor. Continuaremos presentes, desde que nos convidem, nas reuniões e eventos turísticos. Agora, uma certeza: com o amigo José Rangel, a Abrajet-Ceará será mais vista, mais atuante e continuará batalhando pelos interesses maiores do Turismo, dos turistas, da população cearense, do “trade” e, evidentemente, dos associados. OBRIGADO POR TUDO! VAMOS SEMPRE EM FRENTE!

SALVADOR NA RETA DO CENTRO DE CONVENÇÕES

NOVO CCB TERÁ ORDEM EM ABRIL - Finalmente, o novo Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, tem oficialmente anunciada a assinatura da “ordem de serviço” para o próximo mês de abril. O Prefeito Municipal, ACM Neto anunciou definitivamente que a licitação para a construção do importante equipamento terá a sua conclusão em abril.
Com já revelamos anteriormente, o novo CCB será construído na área conhecida como “Aeroclube”, pois ali funcionou durante muitos anos o Aeroclube de Salvador, desativado, já há alguns anos, dando lugar a um espaço privilegiado pela sua dimensão e pela sua localização estratégica. A beira-mar, bem em frente ao local onde o antigo CCB funcionou até a sua desativação, localiza-se, oficialmente no bairro da Boca do Rio.
VALORES FORAM MAJORADOS - Por consequência de terem sido realizados alguns ajustes no projeto original, o prêço inicialmente estimado, que era de R$112 milhões, foi atualizado para R$126 milhões, alterando, assim, o orçamento fixado de começo. No entanto, a previsão é de que, em virtude da já estimada disputa acirrada pelos concorrentes à sua construção, é de se esperar, inclusive, que esses valores sejam, em verdade, reduzidos.
O que a Prefeitura de Salvador, então, espera é que o preço que venha a ser contratado deva ser menor do que aquele publicado para a licitação. Alguns itens foram necessários para a sua inclusão no projeto original, ração pela qual os valores estimados de começo foram alterados.
UM BELO PROJETO PRONTO E ACABADO -  Uma área de nada menos do que 103 mil metros quadrados está sendo reservada no espaço do Aeroclube, bem em frente ao mar, e se destinará à construção do novo Centro de Convenções, que terá a capacidade para abrigar, em eventos, 14 mil pessoas, simultaneamente. Ao lado disto, uma área de 34 mil metros quadrados será construída ao lado de duas outras áreas destinadas à realização de espetáculos de todos os gêneros. A capacidade dessas áreas é de poder receeber até 40 mil pessoas. 
UM EQUIPAMENTO COMPLETO -  Na conformidade do projeto que dará lugar ao novo CCB, a previsão é de que contenha nada menos do que oito auditórios, além de mais 28 salas destinadas a reuniões, as quais, conforme o traçado original, poderão se transformar em camarotes para os shows internos. Além disto, o novo equipamento contará com nada menos do que 1.480 vagas para estacionamento de veículos, incluindo taxis e ônibus.
É de lembrar que o antigo CCB já estava totalmente obsoleto, pois construído há cerca de 40 anos, não dispondo dos mais modernos requisitos que, hoje, são indispensáveis a um espaço dessa natureza. A cada evento, novas adaptações vinham sendo introduzidas. Com o novo Centro, todas essas dificuldades serão eliminadas definitivamente. 
COMUNIDADE NA ESPECTATIVA - A comunidade turística baiana está ansiosa para testemunhar o início da construção do novo CCB, porquanto a cidade do Salvador ficou desguarnecida com a desativação do antigo Centro de Convenções, já com mais de 40 anos de construído. É lembrado de que a sua desativação decorreu do fato de ter ocorrido o desabamento de parte da sua estrutura, o que inviabilizou, totalmente, o seu funcionamento.
E aconteceu precisamente no momento em que vinham sendo realizadas obras destinadas à sua conservação. O incidente não deixou margem para que pudesse ser recuperado, até porque as obras que se realizavam já vinham com o atrazo de mais de dez anos.
EVENTOS PODERÃO SER PROGRAMADOS - Assim que se iniciem as obras, e diante dos prazos para a sua conclusão, as empresas organizadoras de eventos já iniciarão a corrida para captar novos e grandes eventos, que se destinarão àquele espaço. Esperam-se, tão-somente, que o início da construção seja, definitivamente, estabelecido, logo após a conclusão da licitação.
Nesse sentido, o próprio CBTur, Conselho Baiano de Turismo que, por sinal, está presidido pelo, também, Presidente da ABEOC – Associação Baiana das Empresas Organizadoras de Eventos, já se articula junto à organização “Salvador Destination” a fim de que o esforço de captação comece a ser programado.

ROTEIRO INTEGRADO - ROTA DAS FALÉSIAS É ATRAÇÃO DO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE

A praia de Ponta do Mel, em Areia Branca (RN), é um dos atrativos no roteiro integrado da Rota das Falésias. Além dos paredões avermelhados, as Dunas do Rosado cobrem a região da Costa Branca até Porto do Mangue, na foz do rio Açu com suas pirâmides de sal. Ainda no Rio Grande do Norte, entre o rio Mossoró e a divisa com o Ceará estão as cidades de Grossos, Tibau e Mossoró com suas praias paradisíacas, morros de areais coloridas e salinas, além das águas termais características de Mossoró. A cidade polo do roteiro, do lado potiguar, ainda é rica em atrativos históricos e culturais, como os festejos juninos, além da cozinha típica sertaneja.
Pelo lado cearense, a Rota das Falésias não é diferente. São oito cidades e 215 km ao longo do litoral leste, ou Costa do Sol Nascente, com falésias coloridas, dunas de areias brancas e praias a perder de vista com suas águas mornas de cor esverdeada. Os coqueirais emolduram o cenário paradisíaco, irresistível e sedutor para quem visita Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, já na divisa com o Rio Grande do Norte. O roteiro inclui atrativos cearenses já famosos como as praias de Porto das Dunas, Águas Belas, do Presídio, Morro Branco com seu labirinto de falésias (Monumento Natural), Praia das Fontes, Uruaú, Canoa Quebrada, Majorlândia, Redonda, Quixaba, Tremembé e Ponta Grossa, entre outras.
Com a adesão dos cinco municípios potiguares, o roteiro de 13 cidades se estende por 240 km e 45 praias. Para o visitante, a integração aumentou as possibilidades de lazer e diversão com mais estrutura e oferta de serviços turísticos, inclusive de eventos e negócios, além de ecologia, história, gastronomia e atividades esportivas. Já são mais de 600 empreendimentos turísticos nesse trecho da costa entre os dois estados e uma oferta superior a 12 mil leitos de hotéis e pousadas. Já os bares, restaurantes e barracas de praia comportam cerca de 40 mil clientes. Canoa Quebrada é o principal destino de todo o roteiro. A rota pode ser explorada integralmente ou por parte. A viagem completa dura até dez dias.
Uma das características do roteiro é o artesanato em garrafinhas de areias coloridas. A criatividade e habilidade dos artesãos resultam na confecção de paisagens dentro dos recipientes de vidro. O trabalho é feito com diferentes tonalidades de areias retiradas das falésias e moldado com o auxílio de hastes de arame. A renda de bilro e as bolças e chapéus de palha de carnaubeira, entre outras peças, também se destacam do artesanato típico da rota das Falésias. E, através da pesca artesanal, uma das principais atividades do roteiro, o visitante pode até acompanhar a chegada dos jangadeiros com o pescado e frutos do mar que serão servidos nas barracas e restaurantes à beira mar.
A Rota das Falésias é um dos roteiros estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, desenvolvido em parceria com o Sebrae Ceará e, mais recentemente, com o apoio do Sebrae-RN. Desde 2004 o destino vem recebendo ações de planejamento e execução de projetos, buscando a diversificação da oferta turística e estruturando os atrativos com o objetivo de inserir os roteiros no mercado do turismo de forma mais qualificada e diferenciada. A roteiro conta, ainda, com 46 associações de classe como comerciantes e hoteleiros, incluindo artesãos, bugueiros, taxistas e jangadeiros. (Com o MTUR).

ESTAMOS NO OUTONO - NO BRASIL, CLIMA DIFERENCIADO E BELAS PAISAGENS

Gramado - RS
A terça-feira passada (20) marcou a chegada do outono, período climático que remete a cenários de pinturas e serve de inspiração para filmes românticos. Apesar de ser conhecida como a “estação das folhas secas”, no Brasil a época não apresenta características específicas que se apliquem igualmente em todos os lugares, o que faz com que ela amplie as possibilidades de curtir um clima diferenciado em cada região.
O outono vem logo após o verão (quente e úmido) e só termina no meio do ano, em 21 de junho, dando espaço para o inverno (frio e seco). Até lá, sua beleza estará enfeitando os destinos brasileiros. De maneira geral, é a estação das noites mais longas, do aumento de ventos, da redução gradativa de temperaturas e da diminuição da umidade do ar.
Cabe ao turista escolher como quer aproveitar o momento: no Sudeste e Centro-Oeste é esperado período de seca, enquanto que Norte, Nordeste e Sul receberão mais chuvas e tempestades. Vejamos algumas opções para se tirar boas vantagens da quadra.
GRAMADO (RS) - O clima frio - e com cara de Europa - da cidade já é um atrativo e tanto para quem é fã do casaquinho e do chocolate quente. Gramado fica ainda mais bonita e esbanja charme. Suas ruas repletas de árvores ganha uma coloração avermelhada. Juntando esse cenário com as delícias oferecidas no município, como o café colonial, o turista terá a sensação de estar em um clássico filme romântico.
CAMPOS DO JORDÃO (SP) - Seguindo a mesma linha do romance e friozinho, Campos do Jordão também faz bonito quando o assunto é charme. As folhas das árvores criam um verdadeiro “tapete natural” nas ruas e o turista pode caminhar entre elas. A mudança das cores na natureza, que passam do verde para o amarelo e vermelho, é mais um dos motivos que fazem com que a cidade seja apaixonante no outono. Comer fondue e tomar um vinho diante da lareira são detalhes que trazem para o município o título de tendência da estação.
POÇOS DE CALDAS (MG) - Mais charme para o turista que busca aproveitar o outono em meio a uma paisagem bucólica. Com temperaturas amenas, Poços de Caldas torna-se destino na estação e oferece ao visitante uma mistura de atrativos históricos com o verde da natureza. Boa opção é experimentar um passeio de teleférico para ver a cidade de cima. Ou tomar um delicioso – e quentinho – banho nas águas termais. Um passeio a pé no Recanto Japonês, com construções e vegetação típicas do país asiático, e a visita ao Parque Municipal Antônio Moliani estão inclusas no tour de outono.
PANTANAL (MT E MS) - Para quem busca fugir do clima frio mas quer encontrar características únicas da estação pode preparar as malas para visitar o Pantanal. É durante o período seco de outono que a diversidade de animais existente na região está mais evidente, pois eles se aproximam dos rios para beber água. Esse é o momento que o visitante consegue observar de perto onças, crocodilos e jacarés, por exemplo. A fauna da região, que é uma das mais exuberantes do mundo, também fica mais à vista e oportuniza uma experiência de imersão, com passeios de canoa e caminhada na floresta.
JALAPÃO (TO) - Belezas naturais, ainda, no Parque Estadual do Jalapão. É no outono que o local encara o período de seca e traz um clima mais ameno, com temperaturas entre 13º e 20º, facilitando a visita aos locais turísticos. A época é propícia para a prática de trilhas – que incluem uma vista da vegetação verdinha -, navegação em rios e banho de cachoeiras, além da delícia que é estar nas famosas dunas de areias do estado.
NORDESTE – A Região, rigorosamente, só tem duas estações: inverno e verão. Há mais de seis anos sofre de uma seca violenta, nuns locais mais, noutros, menos Mas aí é que está a força da natureza a favor do turismo nordestino. Nos nove estados que o compõem, tira-se proveito da situação. O ano inteiro de sol e mar, a mistura que é preferida por milhares de turistas de todo o mundo. Sem exceção, nos dois quesitos todos estados nordestinos são imbatíveis, oferecendo inúmeras opções para um bom lazer e bem estar. E mais: seja inverno ou verão os inúmeros destinos, com opções de hospedagens para todos os gostos e as mais sofisticadas formas de turismo, de  dia ou de noite, os visitantes têm motivos de muita alegria. (Com o MTUR). 

COLUNA DO ARNALDO MOREIRA 23/03/2018


ALÉM DA PAIXÃO DE CRISTO - CUITÉ TEM MUSEU DO HOMEM DO CURIMATAÚ E MUITO MAIS

Os turistas que se dirigirem a Cuité, Paraíba, para assistir à encenação da Paixão de Cristo, nos dias 29, 30 e 31 de março à noite, têm várias opções de roteiros históricos e únicos pela cidade durante o dia. Um dos locais indicados é o Museu do Homem do Curimataú. O museu funciona no antigo prédio do Clube Social. A responsável pelo museu é a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que recuperou o prédio e inaugurou em 2010 as novas instalações. 
De acordo com o diretor responsável pelo museu, Israel Silva Araújo, depois de realizada a recuperação do prédio foi feita uma ampla pesquisa junto à população da cidade em busca de objetos e artigos históricos representativos da região. Silva Araújo informa que o local é frequentado pela comunidade, além de visitantes de toda a região. 
De fato são vários artigos representativos e emblemáticos. Podem ser encontrados equipamentos agrícolas do começo do século XX como arados, selas de cavalos e arreios, armamentos utilizados nas décadas de 30, 40 e 50 ou até ícones da indústria cultural dos anos 60 e 70: são garrafas de refrigerantes da Coca-Cola, Pepsi, Crush e do guaraná Brahma entre outros; máquinas de datilografia de marcas americanas e europeias, equipamentos fotográficos e imagens em preto & branco; rádios de válvulas entre outros artefatos antigos. Há ainda um quarto com mobiliário de propriedade de um dos prefeitos da cidade que tem mais de 250 anos de fundação. Vale a pena visitar.
PRÉDIOS E CASARÕES ANTIGOS – Com pouco mais de 26 mil habitantes e uma longa história, Cuité tem um Centro Histórico rico em construções revitalizadas e que despertam a atenção de qualquer turista. Um dos destaques é a Praça da Juventude, onde são praticadas várias atividades esportivas e de lazer. Distante alguns quarteirões o que chama atenção é o prédio colorido destinado ao comércio, construído numa rua ampla. A população o denominou de 'Trem da Alegria”. Ao conhecer a construção entende-se o porquê: são várias lojas e as portas ficam enfileiradas com suas janelas, como se fossem vagões de um trem em movimento.  
Subindo a rua vale a pena conhecer o Mercado Público, que atrai moradores em busca de produtos alimentícios, bebidas e serviços; e o Salão de Artesanato. O diretor do local, Francisco de Assis, explica que o salão é ocupado por 23 artesãos que vendem peças em madeira, cerâmica, pano e material reciclado. O espaço é destinado à eles como forma de garantir acesso ao público consumidor. Mas o que chama atenção no local é um lustre pendurado no centro da sala ampla, todo feito de escorredores de arroz e copos americanos. Uma excentricidade!
O secretário municipal de Cultura, Hélio Plácido, é um entusiasta e defensor do Centro Histórico de Cuité. Ele explica que todos os prédios têm uma história vinculada à cidade. Plácido aponta o Teatro Municipal 'Dona Chicota', construído no início do século XX e que já funcionou como um cinema, como emblemático de uma época. A antiga construção foi restaurada pela Prefeitura e colocado à disposição da comunidade. “Na verdade aqui funcionou um cinema, o Cine Atlas. A prefeitura adquiriu o prédio e hoje temos um teatro que recebe, principalmente, estudantes”, contou. 
O gestor informa que a cidade tem buscado desenvolver novos produtos turísticos como trilhas ecológicas, aeromodelismo, pistas de MotoCross. “Temos um pólo universitário pungente, que atrai jovens de toda a região. Estamos trabalhando para implementá-los, não esquecendo de valorizar nosso patrimônio histórico e cultural”, garantiu.

CULTURA POPULAR - COMO É A PROCISSÃO DO FOGARÉU NA CIDADE DE GOIÁS

É meia-noite na Cidade de Goiás.  Não se ouve mais o triste canto da juriti, “a terra vazia emudece”. Como num ato de vassalagem ao sempre fiel e obstinado relógio da torre do Rosário, vagarosamente desmaiam-se os bucólicos candeeiros que realçam a “despretensiosidade” e singeleza das pedras, as quais agasalham as ruas e os suspeitos becos de meu torrão querido.
Rufos de tambores rompem o silêncio prevalente na pacata vila, logo depois lampejam tochas na porta da Boa Morte, de onde surgem quarenta homens descalços encapuzados e vestidos em indumentárias de diversas cores, são eles os chamados farricocos, considerados por alguns vilaboenses uma perversa representação dos soldados romanos que perseguiram Cristo.
Ao som da fanfarra dá-se início à Procissão do Fogaréu, que começa em frente ao Museu de Arte Sacra, na Praça do Jardim, e desce em direção à escadaria da Igreja do Rosário, onde os farricocos encontram a mesa da última ceia já dispersa.
Durante a Procissão, uma atmosfera de angústia e esperança envolve a multidão que assiste emocionada ao espetáculo, angústia por já saberem o que acontecerá com Jesus Cristo, sofrem juntos com Ele até a crucificação na Sexta-Feira da Paixão, porém também sentem esperança, pois sabem que no Domingo de Páscoa Ele ressuscitará, e sentem a mesma esperança quanto ao Seu indeterminado retorno. São muitos também os que sentem medo durante a realização do evento, quando assisti pela primeira vez, lembro-me de não ter tido medo da escuridão, mas sim receio das tochas e mais ainda dos farricocos, figuras que apavoram sem o menor esforço uma criança.
Uma das partes mais emocionantes é quando os farricocos sobem as escadarias da Igreja São Francisco de Paula que representa o Monte das Oliveiras, e o som do clarim rompe a escuridão da noite, reverbera e é sentidamente murmurado pelo rubro rio. Um farricoco de branco empunha um estandarte com a imagem de Cristo pintada pela Professora Maria Veiga Jardim, que achou melhor substituir a de Veiga Valle pela sua para a original não sofrer grandes danos.
Depois da fala do Bispo de Goiás e terminada a prisão de Cristo, a Procissão retorna à Praça do Jardim, seu ponto inicial. Sob aplausos a Procissão do Fogaréu é encerrada. Acendem-se os lampiões e a Cidade de Goiás acorda das trevas. A Procissão do Fogaréu tem suas origens nos países ibéricos, de onde fora trazida em 1745 pelo padre espanhol João Perestrello de Vasconcelos Spínola, segundo relatos de pessoas mais antigas, somente os homens podiam participar.
Durante décadas a Procissão do Fogaréu ficou sem ser realizada na Cidade de Goiás, muito já havia se perdido no tempo. Até que em 1965 foi fundada a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), e em 1966 com o apoio da OVAT, a Procissão do Fogaréu voltou a ser realizada na Cidade de Goiás com incentivo e apoio de diversas pessoas, entre elas destaco Elder Camargo de Passos, Antônio Carlos Bastos Costa Campos, Hecival Alves de Castro, Antolinda Baía Borges, Goiandira Aires do Couto, Humberto do Nascimento Andrade, as irmãs Joíza e Joíce Pereira de Oliveira e diversas outras pessoas de bem que direta ou indiretamente ajudaram a resgatar a tradição da realização da Procissão do Fogaréu.
Anualmente mais de 10 mil turistas vão à Cidade de Goiás para assistir à Procissão do Fogaréu e demais eventos da Semana Santa, como por exemplo: o Canto do Perdão dos Homens na Igreja D'Abadia, o Canto do Perdão das Mulheres na Igreja São Francisco de Paula, as outras procissões, o canto da Verônica executado pela cantora lírica Anna Rita Ludovico Ferreira da Silva, a encenação da Paixão de Cristo e também o Descerramento da Cruz.(com Portal Raizes)

PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM / A CIDADE-TEATRO IMPRESSIONA PELA SINGULAR ARQUITETURA

Sob o céu do agreste pernambucano segue uma estrada contínua de vegetação e inúmeras serras. Casarões e casinhas de taipa e barro vão se confundindo com a paisagem. Assim é o caminho ao centro de Brejo da Madre de Deus. Localizada a 202 km do Recife, duas origens distintas explicam a escolha do nome. “Brejo”, em virtude de um acidente geográfico situado em meio a um vale formado pelas serras da Prata, Estrago e Ponto; e “Madre de Deus” devido ao nome dado ao hospício fundado pelos padres da Congregação de São Felipe Nery, às margens do riacho Madre de Deus.
Com uma área de 762 km² de história, beleza e cultura, a cidade encanta cada vez mais turistas do Brasil e do mundo. E em se tratando de turismo destacam-se como grandes atividades econômicas a confecção, o comércio e os serviços associados aos centros urbanos, além da pecuária e da agricultura. O clima semi-árido, com temperatura média em torno de 25ºC, favorece o cultivo de hortaliças e frutas. Porém a especial admiração dos visitantes está no artesanato local.
Mas quem vai a Brejo também encontra religiosidade. Conhecida como maior atrativo de Fazenda Nova, a cidade-teatro de Nova Jerusalém impressiona pela arquitetura. A construção é uma réplica da Judéia sagrada, com lagos artificiais, nove palcos, uma muralha de 3.500 m e 70 torres. Há mais de quatro décadas, durante a Semana Santa, é realizado o espetáculo da Paixão de Cristo. O sentimento religioso se estende as Igrejas, Capela, Catedrais e festas como a de São José, padroeiro da cidade e os festejos de Sant'ana.
A ENCENAÇÃO - O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, Pernambuco, no período de 1951 a 1962, graças à iniciativa do patriarca da família Mendonça, o comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça. Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade teatro de Nova Jerusalém.
ARTISTAS DE DESTAQUE - Neste 2018, como nas encenações dos anos passados, nomes de destaque da dramaturgia nacional estarão vivendo os maiores papéis da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. 
O ator Victor Fasano será o rei Herodes na temporada. Ele estará, contracenando com Nicole Bahls, que será a rainha Herodíades, e com Renato Góes, que fará o Papel de Jesus.
Outro artista famoso que estará em cena será o ator Kadu Moliterno que fará o papel do governador Pilatos na temporada 2018 da Paixão de Cristo. 
Na gravação das imagens espetáculo, cuja próxima temporada acontecerá de 24 a 31 de março de 2018, ele contracenou no cenário do fórum de Pilatos com o ator Renato Góes (Jesus) e dezenas de figurantes vestidos de centuriões, soldados e gente do povo da Galileia dos tempos de Cristo.
A atriz pernambucana Fabiana Pirro está retornando aos palcos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém para viver o papel de Maria, mãe de Jesus, personagem que interpretou em 2009.

TAPETES DE SERRAGEM NA SEMANA SANTA DE OURO PRETO

Durante a Semana Santa, Ouro Preto estará de braços abertos para receber moradores e turistas que se maravilham com as celebrações religiosas e com a tradição cultural da cidade. A Semana Santa começa depois de amanhã, 25, com as celebrações do Domingo de Ramos, pela manhã, e do Domingo do Encontro, no fim da tarde, com o sermão na Praça Tiradentes e  procissão em direção à Igreja do Pilar. Enquanto as celebrações religiosas acontecem, a cidade oferece extensa programação cultural com exposições de arte, oficina de confecção de tapetes de serragem, workshop de fotografia, passeio noturno gastronômico no Trem da Vale e ateliê de arte sacra aberto à visitação, com decoração especial para a Semana Santa.
O ponto alto da Semana Santa de Ouro Preto são os tapetes de serragem, confeccionados sempre na noite do Sábado de Aleluia, para a passagem da procissão do Domingo de Páscoa, pela manhã. Qualquer pessoa pode participar e fazer tapetes de serragem. Basta estar em Ouro Preto no dia 31 de março e se dirigir às ruas do trajeto da procissão. Em geral, os moradores das casas confeccionam os tapetes em frente às ruas residências. Por outro lado, áreas comerciais e que não possuem residência costumam ser apropriadas por visitantes, que colocam as mãos na serragem e colorem com muita criatividade as ruas. Quanto mais pessoas envolvidas na confecção, mais os tapetes ficam belos para a Procissão da Ressurreição. 

NA DATA DO ANIVERSÁRIO - ARACAJU GANHOU O LARGO DA GENTE SERGIPANA

Com um cardápio gastronômico variado, além de atividades culturais e atrativos turísticos que surpreendem os visitantes, Aracaju comemorou, no último sábado (17), 163 anos. Fundada entre o mar e as margens do rio Sergipe, em 1855, a cidade já nasceu capital, substituindo a antiga São Cristóvão, de 1590, que foi reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade.
De presente de aniversário, aracajuanos e turistas ganharam novo espaço cultural, o Largo da Gente Sergipana. O atrativo, na orla do rio Sergipe, é destinado às manifestações culturais típicas de Aracaju e será o mais novo ponto turístico da capital. O Largo faz referência à rica cultura sergipana através de nove esculturas com 7 metros de altura. Elas representam o Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo. O Barco de Fogo também faz parte da instalação. No local já funciona o moderno e interativo Museu da Gente Sergipana.
Aracaju foi projetada com o formato de um tabuleiro de xadrez e cresceu em meio aos manguezais. Um passeio pelo rio Vaza-Barris revela a beleza urbana da capital sergipana de outro ângulo, além das características ambientais da região de onde sai o caranguejo. O crustáceo está presente nos principais pratos da culinária aracajuana e tem na “Passarela do Caranguejo” um espaço destinado aos bares e restaurantes frequentados pelos turistas e a população local.
Os turistas encontram lazer, cultura e diversão em vários parques e orlas na Costa dos Coqueiros. A praia de Atalaia conta com lagos, praças, parques e espaços de lazer ao longo de nove quilômetros, no calçadão e na faixa de areia, que estimulam a prática de esportes e atividades físicas. O Oceanário de Aracaju se destaca pelo seu telhado em forma de tartaruga marinha e abriga 20 aquários com muitas espécies de peixes, tartarugas e cavalos-marinhos entre outros exemplares da costa sergipana.
Na área urbana, os turistas têm as praias de Coroa do Meio, dos Artistas, Mosqueiro e Formosa, entre outras, além da Ilha de Santa Luzia na outra margem do rio Sergipe já no município de Barra dos Coqueiros. A ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros liga a capital às praias do litoral norte de Sergipe. Fora da zona urbana, mais ao sul, as praias de Aruana, Robalo, Náufragos e Refúgio estão entre as mais frequentadas.
O centro histórico também reserva boas surpresas para os visitantes. São prédios antigos, igrejas, praças, museus, mercados públicos e de artesanato. Além do valor histórico e cultural, a visita ao centro de Aracaju oferece uma série de experiências que enriquecem a vivência do turista na cidade. Entre os destaques estão: a Catedral Metropolitana, a Ponte do Imperador, o Palácio-Museu Olímpio Campos e a Colina de Santo Antônio, com vista panorâmica.
O mês de junho é especial para quem visita Aracaju. As festas de Santo Antônio, São João e São Pedro transformam a capital em um grande arraial junino. As atividades culturais se estendem pelo mês inteiro e são marcadas pela culinária típica da região e o ritmo do forró.
Aracaju é o ponto de partida para quem deseja conhecer outros destinos sergipanos. Além das cidades históricas de laranjeiras e São Cristóvão, a antiga capital, os visitantes também poderão conhecer os cânions e a foz do Rio São Francisco, na divisa de Alagoas, ao norte, e no extremo sul, a paradisíaca praia de Mangue Seco, na divisa com a Bahia.

AGRACIADO O PRESIDENTE DA TAP - RECEBEU OS TÍTULOS DE CIDADÃO RECIFENSE E PERNAMBUCANO

Em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, na terça-feira (19), o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, recebeu das mãos do Prefeito do Recife, Geraldo Julio, e do Governador Paulo Câmara os títulos de cidadão Recifense e Pernambucano. As honrarias foram concedidas por sua contribuição às relações entre o Brasil e a Europa, pelo incentivo ao desenvolvimento do turismo e da economia no Estado, além da confiança que tem depositado ao longo dos 50 anos ininterruptos do voo direto entre Recife e Lisboa.
Os títulos foram concedidos através de projetos de Lei do vereador Augusto Carreras e do deputado estadual Aluísio Lessa. Além do governador e do prefeito, participaram da cerimônia o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, a Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, além do trade turístico, de representantes da comunidade portuguesa do Recife e da imprensa.
“Antonoaldo é um grande amigo do turismo de Pernambuco, sempre participou e ajudou diretamente as ações que impactaram o segmento, como a criação do Hub do Azul. Atualmente à frente da TAP, tem contribuído cada vez mais com a conectividade aérea entre o Recife e Lisboa, que passa agora a contar com dez frequências semanais”, comentou o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
“É com muita alegria que recebo essa honraria. Minha ligação com os cidadãos Pernambucanos tem sido intensa nesses últimos anos. Como presidente da Azul tive a satisfação de liderar uma equipe muito competente que foi responsável pela implantação do hub aqui em Recife. Agora na TAP, tenho a missão de continuar incentivando essa ligação de Pernambuco com a Europa que já existe há mais de 50 anos”, afirma Antonoaldo Neves, Presidente da TAP.

BRASIL SABOR - PREPARAÇÕES PARA O GRANDE FESTIVAL GASTRONÔMICO

Desde o início de março, as inscrições para a participação dos restaurantes no Festival Brasil Sabor já estão sendo preenchidas. Tradicional no país, o evento, organizado pela Abrasel com patrocínio da Ambev, é considerado o maior festival gastronômico do planeta. Em 2017, contou com 528 estabelecimentos participantes, número que promete ser ainda maior este ano, graças ao sucesso da última edição.
Com o tema “Original do Brasil”, a proposta é que para participar do Festival, que acontece de 17 de maio a 3 de junho, os restaurantes inscrevam receitas que representem a “comida da região”, valorizando os ingredientes e as técnicas de preparo locais. Além disso, os pratos preparados devem ser oferecidos durante o período do evento a um valor promocional. 
Vinicius Donadio, diretor-executivo da Abrasel no Norte do Paraná, conta como está o clima para o Festival na região: “Estamos com boas expectativas. Com a volta do crescimento econômico no nosso setor, mesmo que modesto, os empresários estão mais otimistas e animados para participar do festival, que ajuda a divulgar os estabelecimentos e alavancar as vendas”. 
Os restaurantes interessados em se inscrever para o festival devem entrar em contato com a Abrasel em seu estado ou região. Mais informações em www.abrasel.com.br/seccionais-e-regionais.

APROVADA EMENDA NO SENADO - FORTALEZA PODERÁ RECEBER AERONAVES A380 E BOEING 747

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou, na última terça-feira emenda ao Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) N° 154 que poderá permitir que mais aeroportos brasileiros recebam as maiores aeronaves em operação no mundo, o Airbus A380 e o Boeing 747-8.
A alteração do RBAC Nº 154 foi proposta, em abril de 2017, pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) que prevê requisitos técnicos menos exigentes, principalmente no que se refere a larguras de pistas e de faixas de pistas. Os aviões Airbus A380 e o Boeing 747-8 são classificadas como categoria 4F e, portanto, só poderiam operar em aeroportos de categoria 4F. No entanto, a OACI reconheceu que os regulamentos que estabelecem requisitos para aeródromos estão superdimensionados, pois foram criados antes das aeronaves de categoria 4F entrarem em operação.
Análises mais recentes baseadas nas operações do A380 (2007) e do 747-8 (2011), com mais de um milhão de movimentos em aeródromos em todo o mundo, indicaram a possibilidade de alteração desses requisitos, de modo a torná-los menos excessivos e onerosos.
A ANAC adotará os novos padrões de requisitos menos de um ano após a recomendação da OACI. Todos os signatários da OACI deverão implementar as medidas até novembro de 2018.
FORTALEZA CONTEMPLADA - Atualmente, os aeroportos de Guarulhos – SBGR, Galeão – SBGL e Curitiba – SBCT possuem autorização para operar aeronaves código 4F, como espécie de operação especial das aeronaves Airbus 380 ou Boeing 747-8. A aprovação de tais operações ocorreu de modo excepcional.
Com a implementação das alterações propostas ao RBAC Nº 154 e a partir da reavaliação das condições da infraestrutura, os aeroportos de Belém, Brasília, Cabo Frio, Confins, Manaus, Fortaleza, Viracopos, Porto Alegre, Petrolina, Recife, Natal e Salvador poderão receber autorizações para operar com essas aeronaves. (Com a ANAC).

DOMINGO CULTURAL EM CAMPOS DO JORDÃO

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão,  instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, geridos pela ACAM Portinari, realizam  no próximo domingo, 25, das 10h00 às 12h00, o projeto “Domingo Cultural”, em parceria com a ONG Portas Abertas.  A nova programação será realizada sempre no último domingo do mês e acontece no campo de futebol do Bairro Santa Cruz.
Nas atividades desenvolvidas pelo Museu e Auditório, serão abordados os temas trabalhados pelas instituições em sua sede: Artes Visuais, Música e Meio Ambiente. A comunidade local já recebe aulas de futebol promovidas pela iniciativa não governamental Portas Abertas. O projeto Domingo Cultural trará novas atividades para o campo de futebol, contribuindo com a comunidade e promovendo uma troca saudável entre os moradores.
O objetivo central é aproximar e estreitar os laços dos equipamentos culturais com os moradores do bairro, estimulando-os a frequentar os espaços e programações oferecidas pelo Museu e Auditório. A ação é aberta para todos os públicos e oferece atividades educativas, jogos e brincadeiras, instigando a imaginação, a interação, a troca de conhecimentos e a diversão.

CONCRETIZAÇÃO DE SONHO ANTIGO - ORDEM DE SERVIÇO PARA CONCLUSÃO DO VILA DO MAR

O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado do presidente do Senado, Eunício Oliveira; de secretários municipais e estaduais e da primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, assinou no sábado (17/03), a ordem de serviço para o início da segunda etapa das obras da urbanização do Vila do Mar, no Cristo Redentor. A iniciativa faz parte do conjunto de ações integradas entre Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, por meio do projeto Juntos por Fortaleza.
Durante o ato, o Prefeito também fez a entrega de 200 papéis da casa, regularizando os imóveis das famílias residentes na região. O documento garante à família todos os direitos inerentes à vida civil e tem o mesmo efeito de escritura pública.
O PROJETO - A Vila do Mar, está orçado em R$ 140 milhões. Ela é uma das maiores requalificações urbanísticas em curso no Brasil, com ações que incluem intervenções estruturais e sociais nos bairros Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará. A obra possibilitou e possibilita a retirada de centenas de moradores que viviam em áreas de risco e habitações precárias. Implementa sistemas de reabastecimento d'água e esgotamento sanitário da comunidade; afora construir nova via paisagística com integração da zona oeste de Fortaleza. Como já ocorre, aumenta os equipamentos esportivos e de lazer para a população local.
A assinatura da ordem de serviço contempla a conclusão de toda a obra do Vila do Mar. “Serão 600 metros que estão faltando dessa requalificação, que inclui a contenção da costa, drenagem, uma nova urbanização com calçadão, quadra de esportes e iluminação. Além disso, vamos fazer uma nova licitação no primeiro semestre deste ano para a construção de um novo mercado dos peixes, um box para as mulheres empreendedoras e a requalificação do posto de saúde da área”, explicou a secretária de Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira.
“O prefeito Roberto Cláudio fez o dever de casa, dedicando-se a governar para quem realmente precisa. Nossa parceria vai se estender por todo o estado do Ceará para levarmos mais benefícios ao povo”, disse Eunício Oliveira, presidente do Senado Federal.

CEARÁ E ANAC ACERTAM - EM SETEMBRO, FÓRUM INTERNACIONAL DE AVIAÇÃO EM FORTALEZA

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, José Ricardo Botelho esteve na semana passada com o governador no Palácio da Abolição, ocasião em que foi fechada parceria para a realização, em setembro próximo, de um fórum internacional de aviação, no Centro de Eventos do Ceará. O evento será o “IWAF: ICAO World Aviation Forum”, que congrega administradores de aeroportos do mundo todo, companhias aéreas, agentes do setor, órgãos reguladores, companhias de turismo e operadores. Será a primeira vez que o fórum acontecerá fora de Montreal, no Canadá. A International Civil Aviation Organization (ICAO) é uma agência especializada das Nações Unidas na área da aviação. Participaram também da reunião, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, e o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.
Durante a visita houve conversas sobre uma parceria entre a empresa alemã Fraport e o Aeroporto de Fortaleza e fortalecimento das expectativas de novos voos e oportunidades para o Ceará. 
NOVOS VOOS - Com o hub Air France-KLM e GOL, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, será centro de conexões aéreas internacional, com voos diretos para Paris (França) e Amsterdã (Holanda). Além dos que já existem no Ceará, serão mais 26 voos ofertados, sendo 21 da Gol diariamente e cinco do Grupo Air France-KLM por semana. Três destas viagens terão como destino Amsterdã, operados pela KLM, e dois à cidade de Paris, operados pela Joon, nova empresa da Air France.
CENTRO DE CONEXÕES - As empresas Air France, KLM e Gol confirmaram no dia 25 de setembro de 2017, em São Paulo, que a capital cearense foi escolhida para sediar o centro de conexões das companhias no Nordeste.
De acordo com o Grupo Air France-KLM, a escolha de Fortaleza se deu pela proximidade com a Europa e pela posição estratégica em relação às capitais do Norte e do Nordeste. O potencial de desenvolvimento da economia, do turismo e do Aeroporto Internacional Pinto Martins, também foram apontados como fundamentais para a escolha da cidade.

SEMANA SANTA - PROGRAMAÇÃO GERAL DA COMUNIDADE SHALOM EM FORTALEZA

A Comunidade Católica Shalom apresentará em exibição única dia 28 de março o espetáculo “A Paixão”, no Ginásio Paulo Sarasate, às 19h, com entrada gratuita. É a maior encenação da história da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na capital cearense, realizada com a participação de 300 voluntários, entre artistas, figurantes e produção.
De quinta, 29, a domingo, 1º, o Shalom oferece o tradicional Retiro de Semana Santa, também no Paulo Sarasate, com entrada gratuita. A programação acontece em sintonia com as celebrações litúrgicas na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Programação Geral: Quinta: dia 29, às14h, no Ginásio Paulo Sarasate -Retiro – Instituição da Eucaristia. Às18h, na Catedral Metropolitana -Celebração do Lava-pés. e Via Sacra artística. Às 15h, na Catedral , celebração do Beijo da Cruz.  Sexta-Feira Santa Ás 8h,Paulo Sarasate - Retiro – Sexta-feira santa e Via Sacra artística; 15h, na Catedral, celebração do Beijo da Cruz. Sábado,às 14h, no Paulo Sarasate: Retiro – Sábado Santo: Jesus desce à Mansão dos Mortos. Às 20h, na Catedral, solene Vigília Pascal. Domingo, dia 1º, às14h, no Paulo Sarasate, Retiro – Pregação sobre a Ressurreição de Cristo com Moysés Azevedo. Às 18h, na Catedral, solene Missa da Ressurreição,  com a procissão do Senhor Ressuscitado.

A PAIXÃO DE CRISTO PACATUBA ENTRA NOS 42 ANOS

O município de Pacatuba já está consagrado como o local de um dos maiores espetáculos teatrais retratando a vida, paixão e morte de Jesus. Há 42 anos as encenações, com competentes artistas cearenses, leva ao município milhares de pessoas, de municípios vizinhos e de fora do Estado. 
Este ano, o espetáculo acontecerá amanhã, e domingo, a partir das 19 horas, no Anfiteatro da Paixão – Praça da Matriz - Pacatuba – CE. Como declarou o artista plástico e diretor do espetáculo, Antony Fernandes, “A Paixão de Cristo de Pacatuba é um momento de fé, de grande importância para o município. Atrai uma grande quantidade de turistas, cristãos de forma geral e pessoas que gostam de assisti-lo anualmente”, enfatiza Antony Fernandes, artista plástico e diretor do espetáculo.
Ressalte-se que Pacatuba é reconhecida como “A capital da encenação da Paixão de Cristo do Ceará”, através da lei nº 15.846, de 04 de setembro de 2015,.
O espetáculo é uma realização do Instituto Aptus, com  apoio institucional da Sociedade Artística. A promoção  é da Secretaria de Cultura e Turismo de Pacatuba, com  patrocínio da Prefeitura Municipal de Pacatuba e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Secult).

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ABRAJET - CEARÁ


VISITE CEARÁ 23/03/2018


ROTA DO SOL SEMANAL 23/03/2018 - ISSUU