Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CALEIDOSCÓPIO - FESTA DA DEMOCRACIA

FESTA DA DEMOCRACIA
Com todos os problemas que enfrenta, o povo brasileiro mostrou domingo que é amigo da ordem e da lei. Ao votar em massa para escolher  prefeitos e vereadores dos 5.565  municípios do  território  pátrio ofereceu  demonstração inequívoca de que deseja ser partícipe ativo na condução dos nossos destinos. Se milhares de votantes ainda foram conduzidos por falsas promessas, dinheiro sujo da compra de votos e outras mazelas que infelizmente acontecem em todas as eleições, deva-se ao fato não a estes pobres coitados mas ao criminoso sistema que impera no País. Como se pode cobrar consciência cívica de pessoas que não receberam uma educação condigna, não são amparados por um verdadeiro e eficiente sistema de saúde, não se veem seguros suficientemente no seu dia a dia? Vítimas de um sistema falho  em que o “status quo”  é do interesse dos mandões, achamos até que a população  anda com  passos avançados. Já  fugiu da eleição do “bico de pena”, da chapa marcada anteriormente no curral do “coronel”. Falta superar os “coronéis” de hoje, os que apontam em quem se deve votar, ficha suja ou não; os marqueteiros, verdadeiros manipuladores de opinião. Continua difícil  o avanço mas se vislumbra que novos horizontes vêm anunciando o declínio dos profissionais da política.  Esperanças jovens estão  aí na magistratura, no ministério público, nas classes empresariais, trabalhadoras  e estudantis. Uma nova mentalidade que não aceita mais a forma como  o Brasil está sendo conduzido, não concorda com os vícios de carcomidas oligarquias. A esperança e a de que meus netos e bisnetos viverão num Brasil mais justo, com a pobreza material e espiritual estirpadas, certamente não num paraíso mas numa terra em que os pobres não serão miseráveis seres sem acesso à saúde e à educação, os de classe média e ricos menos egoístas. É bom a gente sonhar. 
MILITÃNCIA POLÍTICA
Passada a refrega do 1º turno das eleições, os resultados aí estão incontestáveis. Ganharam os que receberam maior apoio político e financeiro principalmente de quem manda nas máquinas administrativas. Houve reconhecimento pelo trabalho de um ou de outro, mas o que imperou  mais claramente  foi a militância política. E nisto os partidos de centro esquerda são competentes, sabem ocupar espaços, principalmente entre as várias classes de trabalhadores. Não se descuidaram em nenhum momento dos bairros, principalmente daqueles carentes de quase tudo. Levaram suas mensagens de uma vida melhor e souberam como ninguém desconstruir as informações  sobre as peraltices e mazelas de  muitos dos seus membros.  Ficha limpa e mensalão, está provado, não funcionaram  como se esperava.  O que valeu e certamente valerá no segundo turno das eleições, no próximo dia 27,  será o trabalho da militância, trabalho que começou logo no domingo, dia da apuração dos votos. Depois, não adianta chorar pelo leite derramado. Quem não tem “competência” não deve instalar-se. 

A PADROEIRA DO BRASIL MOVIMENTA APARECIDA


Os três municípios do Vale do Paraíba que integram o Circuito Religioso do Estado de São Paulo - Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá – recebem um número expressivo de fiéis que, até o final de 2012, ultrapassará a casa dos 15 milhões de visitantes. Margeada pelas Serras do Mar e da Mantiqueira, a região é pródiga na atividade turística, uma vez que os devotos que frequentam estes centros de peregrinação são oriundos de todas as partes do Brasil e até do exterior.
FESIVIDADES -  12 de outubro, é o Dia da Padroeira do Brasil. As festividades em honra a  Nossa Senhora Aparecida, com o tema: 'Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria', começaram no  dia 3 se estendem até domingo próximo. Em razão do evento, o principal acesso deste destino religioso paulista, a BR 116 - Rodovia Presidente Dutra, que une São Paulo ao Rio de Janeiro, apresenta intensa movimentação. Cidade de 35 mil habitantes, tem  a expectativa de receber 300 mil visitantes neste final de semana,
Aparecida está com vasta programação religiosa e de lazer, com missas, procissões, cicletasso, charretaço, carreata, shows com Renato Teixeira, Sérgio Reis, Guilherme Arantes e Kléber Oliveira, entre outros, e sempre com entrada franqueada ao público.
DOIS OUTROS NO CIRCUITO - Além de Aparecida, a significativa região, em menos de 30 km, abriga mais dois centros de peregrinação internacional: o Museu do Frei Galvão (a 178 quilômetros da Capital) - o primeiro santo brasileiro, nascido em Guaratinguetá, e a Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (a 206 quilômetros da Capital) – berço de um dos importantes movimentos de evangelização do País.
Com uma população de cerca de 108 mil habitantes, Guaratinguetá detém a Rota Franciscana – Frei Galvão, do Programa Caminha SP, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. São, no total, 818 quilômetros, sendo 767 para os caminhantes, cortando duas  das  principais regiões turísticas do Estado, “Vale do Paraíba e Serras” e “Alto Tietê – Cantareira” e outros 51 quilômetros a serem percorridos de trem, de Mogi das Cruzes até a Estação da Luz, na Capital.
Vale dizer que a Rota de Frei Galvão que integra o Caminha SP é definido como um programa turístico de caminhos intermunicipais e contemplativos de atrativos naturais, históricos e arquitetônicos, sempre inspirados na trajetória de personagens históricos que compõem a cultura paulista. Segundo estimativas, a cidade recebe cerca de 1,2 milhão de turistas por ano.
Cachoeira Paulista, município conhecido graças ao seu potencial turístico religioso, recebe, anualmente, cerca de dois milhões de pessoas que buscam a fé e a religião na comunidade Canção Nova, no Santuário Nacional de Santa Cabeça entre outras igrejas da cidade como as de Santo Antonio e São Sebastião. Canção Nova é uma comunidade católica brasileira fundada pelo Monsenhor Jonas Abib no ano de 1978, seguindo as linhas da Renovação Carismática Católica. 
Em Cachoeira, a tradicional festa em homenagem à Santa Cabeça acontece no segundo domingo do mês de dezembro. A procissão sai de madrugada da paróquia de Santo Antônio na área urbana da cidade em direção ao santuário. No segundo domingo de dezembro, quando é comemorado o dia de Santa Cabeça, o santuário recebe em torno de 60 mil fiéis. 

NOVOS DIRIGENTES DO STF


Ontem (10), antes da continuação do julgamento do Mensalão, os dez atuais ministros ativos do Supremo Tribunal Federal escolheram os novos presidente e vice da Corte para o biênio 2012/2014. Joaquim Barbosa (foto) foi eleito presidente com o escore por 9 votos a 1, enquanto Ricardo Lewandowski ficou como vice-presidente. Os dois magistrados assumirão o mandato de dois anos a partir de 22  novembro vindouro, quando o atual presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, se aposentará compulsoriamente ao completar 70 anos. 
Joaquim Barbosa é ministro do STF desde 2003 nomeado que foi pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, no período de  20 anos, foi procurador do Ministério Público Federal (MPF). Ele será o quinquagésimo presidente da história do STF. Já Ricardo Lewandowski, que também foi nomeado por Lula,  exerceu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recentemente. "
 Registre-se que os ministros, Barbosa e Lewandowski vêm apresentado posições divergentes e trocando farpas durante o julgamento do mensalão, processo de que são relator e revisor, respectivamente. 

VEM AÍ O HORÁRIO DE VERÃO


O horário de verão, que começa no próximo dia 21 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e mais o estado da Bahia, trará uma diminuição da demanda de energia nos horários de pico entre 5% e 5,5%, dando maior estabilidade ao sistema elétrico, mas não representará redução da conta de luz para o consumidor.
A avaliação é do professor Reinaldo Castro Souza, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC-PUC-Rio).
Explicou  ele, em entrevista à Agência Brasil, que a ideia do horário de verão é aproveitar a iluminação solar e diminuir o uso da iluminação artificial. Quanto mais próxima a pessoa está do Hemisfério Sul, mais luz solar tem. O contrário ocorre para quem se encontra próximo ao Equador. No verão, a ponta do sistema elétrico tende a ficar muito carregada no horário que se estende das 18 horas às 21 horas, principalmente no horário de pico, quando a iluminação pública é ativada e as pessoas vão para suas casas, ligam a televisão e aparelhos de ar condicionado. “A demanda de energia é muito alta nesse período”. Com o horário de verão, não há a coincidência de uso de energia, principalmente de iluminação pública, destacou Reinaldo Castro Souza.

BIENAL DO LIVRO: HOMENAGEM À PADARIA ESPIRITUAL


A décima edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará já tem data e local para reunir milhares de interessados em conhecer as novidades do mercado de livros e literatura. O evento será realizado em Fortaleza de 8 a 18 de novembro, no novo Centro de Eventos do Ceará. 
Com o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo”, a Bienal do Livro irá prestar uma homenagem aos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a pequena Fortaleza do final do Século XIX com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de escritores, pintores e músicos que promoveram intensas atividades de renovação artística e literária. 
Pela primeira vez a Bienal Internacional do Livro do Ceará terá a presença de um Prêmio Nobel de Literatura. O escritor e dramaturgo nigeriano Wole Soyinka, vencedor do Prêmio em 1986, será um dos homenageados e virá a Fortaleza para participar do evento. Também já estão definidas homenagens ao poeta, ficcionista e ensaísta cearense Rafael Sânzio de Azevedo e ao norte-riograndense José Cortez, ex-lavrador, que saiu do sertão e, através da literatura, se tornou um dos principais editores do Brasil, tendo fundado a Editora Cortez.
Além da homenagem à Padaria Espiritual, a Bienal celebrará ainda os 90 anos da Semana de Arte Moderna, e os Centenários do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues; e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena, legítimo representante da poesia popular nordestina.

NOVA ERA INDUSTRIAL NA HISTÓRIA DO CEARÁ


No início do mês, dia 2, na localidade de Primavera, em Caucaia, houve o lançamento da  pedra fundamental da construção da Siderúrgica Latino-Americana S/A (Silat). “Primeiro traríamos a fabricação da placa de aço, com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que já transformamos em realidade. Em seguida, a transformação dessas placas em produto final, que é o que a Silat vai produzir aqui já na primeira fase. Estamos antecipando esse segundo momento”, comemorou o governador Cid Gomes. A indústria será implantada em uma área de 148 hectares e terá como investimento na primeira fase de implantação R$ 300 milhões, gerando 200 empregos diretos e 800 indiretos.
Segundo o presidente da Silat, Luiz Eduardo Barbosa de Moraes, o dever da indústria será inicialmente suprir toda a demanda de aço do Estado. “O Governo do Estado é um parceiro interessado e decidido. Estamos hoje plantando a primeira semente dessa instalação”, completou. Na Silat, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) terá participação acionária de 10%, sendo essa a primeira parceria formal em empresas que têm parcerias com o Governo do Estado.
A implantação da Silat acontecerá em três fases. Na Fase 01 produzirá vergalhões, fio máquina e malhas de aço acabadas, em uma área construída de 60.000 metros quadrados. A produção será de 600.000 toneladas por ano de vergalhões e fio máquina, e 60.000 toneladas por ano de malhas de aço acabadas. Na Fase 02 produzirá 700.000 toneladas por ano de chapas laminadas para utilização na indústria naval, de torres eólicas, de linha branca e automobilística. A terceira Fase contemplará uma Aciaria que produzirá o tarugo, matéria prima para a laminação de aços longos. A Unidade para fabricação de malhas entrará em operação ao longo de 2013, enquanto que o Trem de Laminação de Aços Longos começará a produzir em 2014.

DESTINOS TURÍSTICOS A UM CLIQUE


Dois projetos sairam do papel para aumentar a interatividade com os internautas e dar um lugar ainda mais especial para os destinos brasileiros. O aplicativo “Você conhece o Brasil?” foi apresentado e começa a fazer sucesso no Facebook. No dia 5 houve o lançamento oficial do blog Destino Brasil.
A página é um canal de comunicação digital desenvolvida para a divulgação dos roteiros nacionais, notícias do setor e novidades das secretarias de turismo do país. Além dos conteúdos produzidos pelo MTur, o Destino Brasil contará com as contribuições enviadas pelos cidadãos e por blogueiros de turismo e viagem. Para acessar a página, é só clicar no endereço: http://blog.turismo.gov.br/.
O aplicativo Você conhece o Brasil? é um jogo que convida o internauta a conhecer as principais ações do MTur para a melhoria da infraestrutura turística de nossos destinos

COMEMORAÇÃO FESTIVA DO SKAL DE FORTALEZA

Rosana Lima e Socorro Abreu da ABBTUR/CE
 e a presidente do Skal Enid Câmara.

Comemorando 34 anos de implantação em Fortaleza, o Skal Internacional promoveu  almoço de confraternização que reuniu, além dos seus associados, importantes nomes do “trade” do turismo cearense. Na ocasião também foi festejado o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, que coincide  com o Dia do Turismólogo. Esses acontecimentos foram ressaltados pela presidente do Skal, Enid Câmara, que falou sobre as importantes datas e ressaltou o empenho que doravante todo o “trade” do turismo deve ter para apoiar o Centro de Eventos do Ceará. O almoço  teve como cenário o Salão Iracema do Marina Park Hotel.
O sub-secretário de Turismo do Ceará, Marcos Pompeu,  disse da satisfação em reconhecer, perante o público presente, o trabalho que Enid Câmara, através do Skal Internacional e de sua empresa, a Prática Eventos, desenvolve pelo turismo cearense. Estavam presentes entre as lideranças do turismo no Ceará  o empresário Eliseu Barros, diretor do Marina Park; Colombo Cialdini, presidente do Convention Bureau; Circe Jane Teles, presidente do Sindieventos e da Câmara Setorial de Eventos; Pedro Carlos da  Fonseca e Edgar Sá, dirigentes do Fórum de Turismo; José Rangel, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, secção Ceará; Socorro Abreu e Rosana Lima,  da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo/Ceará Também,  os jornalistas Edgony Bezerra, José Carlos Araújo, José Mário Pinto e Silvana Frota, afora os empresários e skalegas  Valmir Torres, Priscila Cavalcanti e Edmilson Rodrigues. 

JUAREZ ELIAS REELEITO PRESIDENTE DA ALMEC

Juarez Elias e a nova diretoria da ALMEC

Compensado por boa administração, o empresário Juarez Gonçalves Elias foi reeleito presidente da Associação dos Lojistas do Mercado Central,  para um segundo mandato de três anos. Ressalte-se que, durante o primeiro mandato, Juarez Elias, apoiado pela diretoria, promoveu várias reformas, assegurando a todos permissionários plenas condições de trabalho, além de tornar mais atraente o Mercado Central, o ponto de referência maior do turismo de compras de Fortaleza.
Eis a diretoria da ALMEC até 2015, já empossada:
Presidente: Juarez Gonçalves Elias; 1º Vice Presidente : Joao Eudes de Oliveira;
2º Vice Presidente: Jocildo de Freitas Luz; 1º Secretario: José Sergio Bandeira Lima; 2º Secretario: José Maria de Oliveira; 1° Tesoureiro: Valdenir Farias Brasil;  2° Tesoureiro: Maria Mirtes Belizario de Almeida;  Diretor Setorial (Terreo) : José Airton Bezerra; Diretor Setorial ( 1º andar) : Vanderlei Coelho da Silva; Diretor Setorial ( 2º andar) : Carlos Andre Cordeiro Avila; Diretor Setorial (3ºandar) : Luiz Gonzaga de Sousa; Conselho Fiscal ( Efetivo) : Francisco Jose Mendes; Conselho Fiscal ( Efetivo) : Jocelio de Freitas Luz;  Conselho Fiscal ( Efetivo) : Sebastiao Cavalcante Mota;  Conselho Fiscal (Suplente) : Wilson Rodrigues Feijão.  

19 DIAS DE ALEGRIA NA MAIOR FESTA ALEMÃ DAS AMÉRICAS

Mariane Klann (28), a 1ª Princesa, Fernanda Klaumann Barbosa (21), a rainha, e Danieli Sutil Muniz (22), a 2ª Princesa

A temporada festiva alemã das Américas começou ontem, em Blumenau, Santa Catarina. Até o dia 28 de outubro, os da terra e os milhares  milhares  de turistas que estiverem na cidade “barriga verde” viverão  intensos e diversificados momentos de euforia  e  intensa confraternização, quando não faltará muita música, muita cerveja e chope, muita comida típica. Desfiles e dança completam a confraternização entre  brasileiros e estrangeiros nos19 dias da Oktoberfest.  
O desfile oficial de abertura, com mais de 2.500 figurantes, ocorreu às 19h30, na Rua XV de Novembro, centro de Blumenau (SC), apresentando as tradições e a riqueza cultural da cidade e do Vale do Itajaí. A sangria do primeiro barril de chope, pelo prefeito João Paulo Kleinübing, na presença de autoridades e visitantes, manteve a tradição. As retretas nas praças centrais e na Vila Germânica, com apresentações de bandas, foi a amostra de como será a Oktoberfest. 
PROGRAMA CHEIO - O desfile de  nove bandas marciais das escolas de Blumenau  do dia 29 último foi a primeira demonstração de como será rica em cultura e movimentação a Oktoberfest, um dos maiores eventos do turismo brasileiro e festa alemã mais esperada das Américas. De agora em diante, são desfiles diários e muita música e animação nos três pavilhões e também no Biergarten (Jardim da Cerveja). Este ano há um espaço novo, o Kinderplatz (Praça da Criança), que funcionará no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão.
DANÇA TÍPICA - A beleza dos movimentos da dança típica alemã vai colorir os pavilhões da 29ª Oktoberfest de Blumenau. Este ano, 20 grupos folclóricos mostram na Vila Germânica e também nos seis desfiles oficiais da festa a tradição e a cultura dos descendentes germânicos. Destes, cinco são convidados das cidades de Pomerode, Taió, Timbó, Indaial e Guabiruba. 
No dia 14, em razão do Dia das Crianças, comemorado dia 12, haverá apresentações de grupos infantis e juvenis, a partir das 14h30, no Setor 1 da Vila Germânica. Apresentam-se as crianças dos grupos Freiheits, Eintracht, Freundeskreis e Teutônia.
DELÍCIAS GASTRONÔMICAS - Na Oktoberfest 2012 de Blumenau os visitantes contam com variedade de alimentação, cujos preços também variam. Quem curte a festa alemã pode provar os pratos da culinária típica, a exemplo do Marreco Recheado com Repolho Roxo, ou saborear lanches rápidos como a batata recheada, o X-Alemão ou se preferir um espetinho de picanha de pato. Desde um Bretzel (biscoito alemão) a R$ 5,00 até um prato grande com petiscos típicos da cozinha germânica a R$ 40,00, opção é o que não falta. Além dos 16 espaços de alimentação que foram licitados este ano, a festa conta também com os pontos comerciais do Empório Vila Germânica, mais o Park Blumenau Restaurante.

ACORDO PARA ISENÇÃO DE VISTOS NA UE


Recente acordo entre o governo do Brasil e a União Europeia determina a isenção De visto, exceto para o Reino Unido e a Irlanda. A medida vale para 25 países. O decreto da presidenta Dilma Rousseff  já foi  publicado no Diário Oficial da União.   Unilateralmente, porém, cada país poderá romper o acordo. As negociações já existentes permanecem em vigência. 
No acordo, foram incluídos Letônia, Malta, Chipre e Estônia, países que passaram a fazer parte da União Europeia.  A medida é recíproca, portanto vale também para os europeus que vierem para o Brasil, por até três meses.
A União Europeia é um bloco político e econômico formado por 27 países. Pelo acordo, a isenção é válida para passaportes comuns e viagens até três meses de duração. Mas o texto permite a prorrogação do período desde que negociado com as autoridades de cada país. O fim do visto vale para quem viajar a turismo, visitar parentes e participar de conferências, reuniões e congressos – exceto quando a pessoa recebe recursos públicos para a participação.

DEFINIÇÃO DE NOVAS CONCESSÕES E MODELO DE AVIAÇÃO REGIONAL


O modelo de concessão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão/Tom Jobim será definido juntamente com o remodelamento da aviação regional e o estabelecimento das bases para as novas concessões do setor até o final de outubro, afirmou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, durante evento na capital fluminense na tarde do dia 9. 
As decisões, que serão tomadas pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e por um grupo de ministérios relacionados à área, definirão também como serão feitos os investimentos nesses aeroportos, permitindo a realização de voos regionais entre eles, e incluirá também aeroportos geridos pelos estados, como os de Ribeirão Preto e Presidente Prudente, em São Paulo.
Em relação especificamente ao Galeão, Vale confirmou a entrega das obras de metade do Terminal 2 até o final deste mês e, em sequência, a ampliação das reformas do Terminal 1. Ambos os terminais serão terminados até dezembro de 2013, assim como a reforma da pista mais antiga do aeroporto, construída na década de 1970.
Durante o evento, Vale reforçou que o modelo de outorgas utilizado nos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília não será mantido para as novas concessões e há tendência para investimentos conjuntos entre entes públicos e privados
As outorgas permitiram  a estruturação do Fundo de Aviação Civil, que dará à estatal capacidade de investimento em aeroportos que não tiverem apelo à participação privada. 

1ª REUNIÃO DO CONSELHO DA APA DA PONTA NEGRA


Os membros do Conselho Consultivo da Área de Conservação Ambiental Parque da Ponta Negra, em Manaus, Amazonas, entidade criada através da Lei Federal 9985/2000, fez sua primeira reunião ordinária na manhã de anteontem, dia 10, no Tropical Hotel. Nomeado no dia 17 de setembro pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Dutra, caberá a este Conselho participar de forma ativa de todas as decisões governamentais e interferências privadas na área de 400 mil metros quadrados delimitada do cruzamento na Estrada do Turismo com o Hotel Tropical Manaus.
O Conselho Consultivo da Área de Conservação Ambiental Parque da Ponta Negra é composto inicialmente por nove membros. A presidência está a cargo de Angeline Ugarte Amorim, da Semmas. Os demais membros  são: Janine Mendonça de Oliveira (Sehaf), Ana Paulina dos Reis (Implurb), Alcy de Oliveira da Silva (Manaustrans), Katia Regina Macieal Ceceim (Manaustrans), Antônio Maglione (Tropical Hotel), Cláudio Guenka (Sinduscon), Benedito Bali de Carvalho (Condomínio Barão do Rio Negro), Rafael Botero (Condomínio Porto Seguro) e Elizangela Silva de Souza (Condomínio Solar).
Nesta primeira reunião, os conselheiros delinearam a regimento interno do Conselho, visando medidas a serem adotadas nas próximas reuniões e definiram funções para os membros já nomeados. Para o gerente do Tropical Hotel e também conselheiro, esse tipo de iniciativa é muito importante. “Temos que cuidar deste espaço. Ele em linhas gerais é nosso. É onde temos o nosso lazer, descanso e até mesmo local para contemplação da natureza”, disse.

PRAIA CERTIFICADA


Mais uma praia brasileira hasteará a Bandeira Azul em suas areias. A certificação, mundialmente reconhecida como sinônimo de preservação de costas marinhas, foi concedida à Prainha, um reduto do surf no Rio de Janeiro. Com a inclusão, o país conta agora com duas praias e uma marina certificadas pelo programa.
O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, reunido no dia 28 de setembro, em Copenhagen (Dinamarca), divulgou a certificação após analisar as candidaturas de praias e marinas do Hemisfério Sul, temporada 2012/2013. Todos os três candidatos inscritos pelo Brasil foram aprovados. São eles: a Praia do Tombo (Guarujá/SP) e a Marina Costabella (Angra dos Reis/RJ), que recebem a certificação pelo terceiro ano consecutivo, e a Prainha (RJ), pela primeira vez.
O Bandeira Azul é desenvolvido pela Organização Não-Governamental Internacional Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e tem o Ministério do Turismo como integrante do júri nacional. 

ITAJAÍ É PALCO DE MAIS UMA MAREJADA


O mês de outubro é marcado por várias festas no sul do País. Em Santa Catarina, então, há festas que atraem visitantes de todos os estados e do exterior.
No próximo dia 11, terá início a 26ª edição da Marejada, realizada em Itajaí. A festa que tem como marca registrada um peixe com bigode – o que representa a origem portuguesa da evento – e é realizada desde 1987 exaltando a tradição pesqueira da cidade catarinense.
Quem estiver na cidade até o dia 21 de outubro, poderá acompanhar shows musicais e folclóricos, tardes dançantes e aproveitar a gastronomia do local, como o bolinho de bacalhau, a caldeirada de frutos do mar ou os deliciosos doces portugueses.
A entrada da festa custará R$ 5, com exceção dos dias que tiverem shows nacionais como Luan Santana (11/10), Turma do Pagode, Victor e Léo (13/10), Israel Novaes (14/10), Jorge e Mateus (18/10), Belo (19/10) e Fernando e Sorocaba (20/10). Nestes dias, os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 50.
Nas tardes dos dias 12, 13 e 21 de outubro, as crianças poderão se divertir na “Marejadinha”. Já a terceira idade, terá uma tarde especial. No dia 16, será realizada a “Tarde da Melhor Idade” com bingo e dois bailes especiais.

FESTURIS COM 95% DOS ESPAÇOS COMERCIALIZADOS

Diretores Marcus Vinícius, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello

Em noite de festa e muita comemoração, o 24º Festival do Turismo de Gramado (Festuris) foi lançado na terça-feira (9), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Os organizadores confirmaram que 95% dos espaços do Serra Park já estão comercializados, somando 400 estandes e mais de 2 mil marcas. Os diretores Marta Rossi, Marcus Vinícius e Eduardo Zorzanello destacaram a entrada do mercado asiático na feira, expandido a internacionalização do evento. Também foi apresentada a programação oficial. Mais de 500 pessoas prestigiaram o tradicional encontro realizado com trade, autoridades e imprensa. Foram entregues 34 prêmios aos convidados.
INCLUSÃO SOCIAL - Reconhecida como uma das mais importantes feiras de “business to business” para o turismo na América do Sul, o Festuris está consolidado também pela reflexão em torno de temas de relevância para o mercado, como a necessidade de inclusão social. Ao desenvolver os salões de Acessibilidade e GLS, permite ao trade conhecer as novidades desses setores e busque a excelência no atendimento. “Não são apenas espaços de negócios. São causas que o evento assumiu para sensibilizar os empresários sobre a urgência da adaptação para suprir essa demanda”, diz Marta Rossi.
O Salão de Acessibilidade está entre os lançamentos de 2012. Considerado um setor deficiente, pede medidas urgentes para receber os turistas no Brasil. “Estamos às portas de grandes eventos mundiais, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas a preparação de hotéis e espaços públicos e privados ainda deixa muito a desejar”, ressalta Marta. Já o Salão GLS traz consigo a marca do maior mercado consumidor de turismo mundial. Segundo dados da Associação Brasileira de Turismo GLS (ABRATGLS), o turista gay gasta em média 30% a mais que o convencional. Além disso, 36% pertencem à classe A e 57% têm nível superior no Brasil. 
O CONGRESSO - A direção do Festuris e a Abav/RS estão fazendo um importante chamamento para a presença dos participantes nas duas manhãs de congresso, nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort. A presidente da Abav/RS, Rita Vasconcelos, destaca a necessidade dos agentes de viagens se atualizarem sobre os temas. 
Entre os temas do congresso, a diretora do festival Marta Rossi lembra que tem sido crescente a preocupação do mercado brasileiro com as fusões. “É essencial essa discussão em torno das fusões e alianças, cada vez mais frequentes no segmento. As empresas se aglutinam para abrir ações no mercado ou para buscar facilidades dentro do setor. Essas mudanças exigem um novo pensar. Entre os exemplos, estão as fusões de companhias aéreas, em que ainda não foi possível ao mercado avaliar suas consequências.”
O Festuris terá os seguintes salões: 10º Salão de Ecoturismo e Turismo Aventura / 9º Salão de Tecnologia para o Turismo / 8º Salão de Turismo Rural / 7º Salão de Turismo Saúde / 6º Salão de Turismo Esotérico, Místico e Religioso / 5º Salão de Turismo Cultural / 4º Salão GLS / 1º Salão da Acessibilidade para o Turismo / 1º Salão de Enoturismo.

COMEÇA A CASA COR CEARÁ 2012


Hoje (11), a partir das 16 horas, começa efetivamente a funcionar a edição 2012 da Casa Cor Ceará, vitorioso evento já na 14ª edição e mostra ideias novas e revolucionárias no âmbito do seu  tema “MODA. ESTILO. TECNOLOGIA”. A Praça Portugal (entrada pela Rua Visconde de Mauá, 777 – Aldeota).
é o local em que está instalada de hoje até o próximo 20 de novembro.
A Casa Cor está instalada num imóvel residencial com 3.200 m² de terreno, pertencente a SPE Fujita Mercurius, continuando com a mesma norma das anteriores: projetos com a acessibilidade. Desta vez, em razão do Ano de Portugal no Brasil, homenageia a Pária Mãe, a começar pelo local em que está instalada.   O muro e a calçada de entrada,  temática Portuguesa de  Pedro Esdras,  e a presença da arquiteta Emília Porto assinando o rico ambiente Passeio das Artes são mais manifestações da homenagem. 

“OUTUBRO ROSA” NOS AEROPORTOS


Os aeroportos da Superintendência Regional do Nordeste iniciaram a participação no “Outubro Rosa”, campanha internacional de combate ao câncer. Desde o dia 1º deste mês,  funcionários da Infraero afixam cartazes e distribuem folhetos com informações e alertas sobre a doença aos passageiros que passam pelos aeroportos do Recife (foto) e de Petrolina (PE), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), Natal (RN), Teresina e Parnaíba (PI), João Pessoa e Campina Grande (PB). 
Além de folhetos e banners, também são feitas demonstrações práticas de como fazer o autoexame para detecção do câncer de mama, identificando os primeiros sintomas e abordando as providências que devem ser tomadas para iniciar o tratamento. Os aeroportos da Regional estão adotando uma iluminação rosada, que estará presente em ícones, fachadas, esculturas e murais dos terminais, simbolizando a participação na campanha.
OUTUBRO ROSA -  O Outubro Rosa, criado nos Estados Unidos em 1997, busca divulgar a importância da prevenção do câncer de mama e atualmente conta com a participação da população, empresas e entidades de diversos países. Um dos símbolos da campanha é a iluminação, na cor rosa, de monumentos e edifícios.

SÉRGIO MOREIRA ELEITO VEREADOR


O diretor Nacional da ABRAJET região Sudeste, jornalista Sérgio Moreira, foi eleito vereador no município de Paraopeba/MG.
Sérgio Moreira já foi vice-prefeito do município por dois mandatos, vereador por três e pela sexta vez foi aclamado nas urnas pelo seu trabalho sério em prol de sua cidade, onde é diretor do Jornal de Paraopeba, que circula há 22 anos. O jornalista é associado na ABRAJET desde 1989, já foi diretor e Presidente da Abrajet MG. Também e exerceu o cargo de diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e da AMI, da Associação Mineira de Imprensa.  Trabalhou na Rede Globo Minas, Rede Minas de Televisão, Rádio Inconfidência e assessorias de imprensa de empresas.
Formado em jornalismo em 1985, está na profissão desde 1986 se dedicando ao turismo em suas colunas em jornais e blogs com sua coluna "Minas Turismo Gerais" divulgando o setor turístico em Minas Gerais e Brasil.

FALECEU O RADIALISTA ROBÉRIO LOBO

No início da tarde da terça-feira, 09, faleceu a caminho do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o radialista Robério Lobo. O conhecido locutor chegou a enfartar a caminho do hospital, mas foi reanimado. Porém, infelizmente, antes de dar entrada no hospital, Robério sofreu um segundo enfarto, ao qual não resistiu e veio a óbito. 

Robério Lobo nasceu em 30 de outubro de 1964, era filho de Severino Jerônimo de Farias e Ceci Lobo de Farias, casado, pai de dois filhos. Irreverente, simples e prestativo, era um dos principais comunicadores da Rádio Campo Maior. Começou sua carreira no rádio como repórter esportivo. Durante anos apresentou, de segunda a sexta, o Programa “Campo Maior Futebol Clube” e, como disk jóquei, aos domingos, o programa que era sua grande paixão, o “Brega Maior", à frente do qual permaneceu por cinco anos. 

CERÂMICAS DÃO LUZES AO FESTIVAL DE CUNHA



A Estância Climática de Cunha, que durante todo o ano oferece uma diversidade de atrativos turísticos, sedia desde o último sábado e até o dia 21, o 5º Festival da Cerâmica de Cunha, que reúne em exposição, no Espaço Cultural Lavapés, produções em cerâmica de artistas locais. Arte esta, que foi introduzida no município, considerado polo da arte cerâmica no Brasil, ainda em 1975.
O evento, que é uma continuação da exposição “Arte que Nasce da Terra”, realizada entre os dias 16 e 29 do mês passado no Espaço Cultural Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, Capital, é uma iniciativa da Associação dos Ceramistas de Cunha, 
Durante os 16 dias de Festival  serão oferecidos workshops, oficinas e ainda poderá, num passeio pelas ruas estreitas da cidade, descobrir os muitos ateliês espalhados, e acompanhar o dia de trabalho dos artistas que moldam e depois queimam suas peças em forno Noborigama.
Ao visitante que se aventurar, Cunha, cidade com 21.874 habitantes, presenteia com notáveis construções coloniais, dois Parques Estaduais, cachoeiras caudalosas, e um importante marco de nossa história: um trecho da estrada Real, antigo caminho por onde o ouro de Minas Gerais era escoado para o porto de Paraty, de onde seguia para Portugal.

AEROPORTO DE JOÃO PESSOA: UM MILHÃO DE PASSAGEIROS


        O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto(foto), na Grande João Pessoa, deve chegar a marca de 1 milhão até o final de outubro. A expectativa é  da Infraero diante dos números registrados de janeiro a setembro: entre embarques e desembarques foram contabilizados 940.192 passageiros. No ano passado, a marca de 1 milhão de passageiro aconteceu no dia 22 de novembro. Em 2011, cruzaram os portões do Castro Pinto um total de 1.142.181 passageiros. 
De acordo com os dados da Infraero, em setembro deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 4,76% no movimento de passageiros. Conforme informações das companhias aéreas ocorreram 94.054 embarques e 98.533 desembarques. Dos nove meses deste ano, oito apresentaram crescimento no número de passageiros.Outro dado positivo foi de que houve uma alta de 9,06% no número de passageiros desembarcando em setembro deste ano em relação a 2011. 
“Estaremos atingindo a meta de 1 milhão de passageiros um mês antes do registrado no ano passado, e os dados mostram o sucesso do trabalho que temos desenvolvido sempre em parceria com as instituições que integram o trade turístico”, afirmou Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

HOTEL HISTÓRICO PODERÁ SER CERTIFICADO

Brasília Palace Hotel foi o primeiro hotel certificado pelo SBClass na classficação Hotel Histórico

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) foi lançado pelo Ministério do Turismo no fim do último mês. Uma das categorias que podem solicitar o uso de estrelas é a de hotel histórico – um empreendimento com edificação preservada em sua forma original, restaurada ou que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância. O reconhecimento deve ser formal por parte do estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos. O hotel histórico pode receber de três a cinco estrelas. Comuns a todos, televisão e mini refrigerador em 100% dos quartos e medidas permanentes para a geração de trabalho e renda para a comunidade local. Para receber quatro estrelas, o estabelecimento deve adicionar serviços como o de lavanderia, canais de TV por assinatura, secador de cabelo e café da manhã nas habitações, restaurante e facilidades para bebês.Para solicitar a quinta estrela, o hotel histórico deve oferecer ao cliente alguns diferenciais como: serviço de guest relation/concierge; serviço de guarda dos valores dos hóspedes e opção à la carte no restaurante; manobrista 24h e área de estacionamento exclusivo. De acordo com a Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH), divulgada pelo IBGE em abril deste ano, existem 7.479mil meios de hospedagem nas capitais das 27 unid federativas, regiões metropolitanas e regiões integradas de desenvolvimento – RIDE. Juntos, eles têm capacidade para hospedar 741.303 pessoas.

ROTA DO SOL SEMANAL 11/10/2012 - ISSUU