Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2019

CALEIDOSCÓPIO 28/06/2019

UMA CIDADE EXEMPLAR -  De quarta-feira da semana passada e até a segunda desta, juntamente com minha filha Maria Goretti e suas convidadas Fátima e Luzia, voltei a Viçosa do Ceará. O motivo principal foi passar alguns momentos descontraídos na cidade que me prendeu, não apenas pelo clima gostoso mas sobretudo pelos pontos positivos oferecidos. Continua exemplar no que diz respeito à segurança pública, limpeza esmerada de ruas, praças e avenidas e cartão postal do visual encantador da Serra Grande. Some-se a isto a afabilidade dos habitantes em receber bem os sus visitantes. Pelo que se nota, a população da cearense Viçosa continua ciente do seu papel na formação do povo do Ceará. Mantém incólume seu casario colonial, principalmente no Centro Histórico, e lembra ainda costumes de um passado longínquo, como exemplo famílias conversando nas calçadas diante de suas residências. E não se diga que a cidade parou no passado. No que é substancial, Viçosa do Ceará acompanha o progresso, dando-se ao luxo de ter Wi-Fi em quase todos os recantos da cidade. Não bastassem tantos apelos para que voltássemos a tão agradável recanto, como complemento participamos de algumas programações do Festival Mel-Chorinho-Cachaça, uma realização da Prefeitura da cidade, com patrocínio do Banco do Nordeste  e Ministério do Turismo, através do Pátria Amada Brasil. Entre outros parceiros, o Sebrae esteve envolvido na grandiosa festa, que tinha como escopo principal promover  produtos em que Viçosa é destaque: mel e cachaça. Desnecessário é dizer que a cidade ficou apinhada de visitantes, não apenas dos vizinhos da Serra como de turistas de vários estados. Hotéis e pousadas lotados, restaurantes e bares com disputa de lugares, movimento incomum na cidade. Para consagrar o Festival, sábado, o Choro Sinfônico, a competência da consagrada Paizinha, acompanhada de banda comandada pelo maridão Miranda e o festejado setentão Demônios da Garoa levantaram o grande público que esteve presente à noitada festiva acontecida no Palco Zé Músico, no Complexo Turístico da Igreja do Céu. Com um retorno tranquilo, ficamos gratos pela saída da rotina que temos no dia a dia de Fortaleza. 
A Poetisa Salete Carvalho entrega seu "Espelhos da Alma"
 ao redator, na presença de seu marido Dr Urano.
ESPAÇO VERDE, UMA POUSADA DIFERENTE - Um dos especiais momentos que tivemos na estada em Viçosa do Ceará foi a visita à Pousada Espaço Verde, de propriedade do casal dr. Francisco Edson Urano de Carvalho e da sua esposa, poetisa Maria Salete Aragão Passos de Carvalho. Fica na Silva Jardim, nos números 644, 648,656 e 660, bem próximo da Praça da Matriz. O inusitado da Pousada é que são apenas quatro apartamentos parecidos com as moradias da rua, das casas de morar dos habitantes locais, mas que têm acesso a um belo jardim enriquecido por plantações em que se destacam os pés de pimenta do reino, de abricó centenário e os de frutas da Serra, como jaqueira, mangueira, bananeiras e muito mais. Completando, a Espaço Verde tem fundo correspondente com o casarão colonial dos proprietários, na rua Lamartine Nogueira, 333.  Dá gosto a limpeza e decoração do Casarão. Móveis antigos nos quais se destacam os guarda-roupas, as camas, as cristaleiras repletas de copos e taças de cristais. Bom gosto não falta. O melhor, é sempre aberto aos hóspedes e pessoas que desejam passar excelentes instantes de lazer.      
GRAN MARQUISE ENTRE AS 25 MELHORES - O Hotel Gran Marquise foi premiado como uma das 25 melhores empresas do Brasil para o trabalho de mulheres. A premiação ocorreu na cidade de São Paulo e teve a gerente nacional de vendas, Catarina Martins, como a representante do 5 estrelas do Grupo Marquise no evento. 
"Me sinto honrada e grata por representar as 98 mulheres que emprestam seu talento e competência no cotidiano do Hotel”, comenta. No momento em que o mundo discute a participação paritária das mulheres em cargos de decisão, o Gran Marquise  percebe, desde 2007, uma equiparação salarial dos cargos semelhantes ocupados pelos dois gêneros, a vivência de práticas diferenciadas  que visam a retenção e qualidade de vida das Mulheres, além de possuir um percentual de 40% nos cargos de chefia da empresa. Para Catarina, “o tratamento isonômico e respeitoso dado aos gêneros é uma questão de filosofia e prática. O reconhecimento do GPTW é um coroamento desse olhar”, atesta. 
VOO LIGARÁ MACEIÓ A SALVADOR -A malha aérea de Alagoas vai ganhar, a partir de setembro, mais uma importante operação para o Estado. A companhia Azul Linhas Aéreas anunciou um novo voo regular que proporcionará uma ligação direta com Salvador (BA), recuperando uma das rotas mais pleiteadas pelos alagoanos.  
Os voos serão feitos diariamente, de segunda-feira a sábado, em uma aeronave Embraer 195, com capacidade para 120 passageiros. As novas operações foram angariadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), para suprir a carência gerada com o fim das operações da companhia aérea Avianca, que fragilizou a malha aérea de todo o País.

VISLUMBRANDO A ALTA ESTAÇÃO TURÍSTICA

Já vislumbramos a chegada da alta estação turística, em Fortaleza e no interior do Ceará, no próximo mês de julho. A “Loira Desposada do Sol”, mesmo com a persistente crise econômica, ficará apinhada de turistas, vindos de vários recantos do Brasil e do exterior, graças aos voos das companhias aéreas Gol/Air France/KLM, Latam e TAP. 
Muitos visitantes viajarão em seus transportes particulares; a maioria, porém, por via terrestre, de ônibus, sem falar dos que aportarão ao porto do Mucuripe, turistando em transatlânticos. Todos com a vontade infrene de conhecer o que a capital e os atrativos turísticos, no interior do Ceará, têm de belo, útil e agradável, para deixa-los de queixo caído.
Mas, como se diz, popularmente, nem tudo são flores. Pelas rodovias federais e estaduais, sofrerão um pouco, visto estarem danificadas, em muitos trechos, sobretudo devido às fortes chuvas e, claro, falta de recursos financeiros e de vontade política, para suas conservações, embora crateras e buracos, ao longo de suas extensões,  passem por remendos e, assim mesmo, mal-feitos, dando a impressão de que não existe fiscalização por parte de órgãos públicos, responsáveis de vistoriá-las, após obras de recuperação na malha viária.
Na capital, ainda que a prefeitura de Fortaleza ponha em prática a campanha “Tapa Buraco”, mormente nos corredores turísticos, deparar-se-ão com alguns buracos, nas camadas asfálticas, e, por falta de educação de alguns populares, com lixo, esparramado por ruas e avenidas. Isso, contudo, não acontece somente em Fortaleza e, sim, em outras capitais brasileiras.
Uma das nossas preocupações, com o desenvolvimento sustentável do turismo cearense, diz respeito às ações, atualmente implementadas, para alcançar esse objetivo, podendo a vaca ir para o brejo, no caso de governantes e a iniciativa privada acomodarem-se com o sucesso de hoje e não disponibilizar verbas, sempre crescentes e suficientes para dinamizar as atividades do setor.
Ao leitor, saiba que nos referimo-nos aos quesitos infraestrutura de suporte a esse segmento econômico, cultural e social, à capacitação dos envolvidos com o turismo urbano e rural, incluindo a segurança pública. Esta, infelizmente, tornou-se um atrativo, nos mercados receptores de visitantes. É que ninguém deseja viajar, por mais lindos que sejam, os polos turísticos, nas capitais e no interior, onde bandidos atuam, livremente, sem falar da exploração desenfreada aos bolsos dos visitantes.
Mas, o turismo, no Ceará, está deslanchando. Alguns senões persistem, todavia, com o empenho dos governantes da capital e do Estado, com a parceria dos empresários do ramo, do comércio, da indústria, da agricultura e da população, podem ser sanados em curto prazo. Bom lembrar que turismo é parceria e não admite “estrelas”, em termos de gestores públicos e empresariado. Estrelas somente no firmamento. Nada de alguém querer ser “pai” do que acontece de positivo, nessa atividade, que impacta mais de 60 atividades nos três setores da economia estadual. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana, leitor-amigo.

PREFEITURA DE SALVADOR INVESTE PESADO

Salvador, na Bahia, vem buscando novos caminhos para remontar toda a sua estratégia em busca da recuperação total dos índices satisfatórios de ocupação. Sobretudo em virtude da queda no setor de eventos, por conta da desativação do antigo Centro de Convenções. Uma direção é a construção, pela Prefeitura, do novo Centro de Convenções, cuja inauguração está programada para ainda este ano.
Uma outra notícia que alenta os esforços que o Poder Municipal vem desenvolvendo são os três novos voos internacionais, semanais, que estão anunciados já para ainda o final deste mês. A Cabo Verde Airlines começou no último dia 25 o início da operação de três frequências semanais entre a Capital baiana e a Ilha do Sal, como vetor para uma nova rota destinada à Europa. Uma vez que disporá de conexões destinadas a Lisboa, Paris, Roma e Milão.
Os novos voos internacionais serão realizados às terças-feiras, quintas e sábados, saindo de Salvador às 23:30 horas e chegando à Ilha do Sal às 06:45 horas do dia seguinte. Com retorno às segundas, quartas e sextas-feiras, saindo da Ilha do Sal às 22:00hs e desembarcando em Salvador à 01:45hs.
Enquanto isto, a Prefeitura da capital baiana está promovendo gestões com o objetivo de estimular o aumento considerável da ocupação, considerando que, no ano passado, a cidade recebeu mais de 9 milhões de visitantes, e o início deste ano já contabilizar 3.7 milhões. A verdade é que o município está articulando ações destinadas a incrementar consideravelmente esses volumes. Nesse sentido, estabeleceu já parceria com as entidades Salvador Destination e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, objetivando uma série de ações de captação de novos volumes de turistas para a Capital.
Para esse fim, está disponibilizando cerca de R$800 mil, sendo que o direcionamento desses recursos objetivam a atração de congressos, feiras e eventos diversos no setor do turismo de negócios.  A grande motivação será a inauguração próxima do novo Centro de Convenções que está sendo construído pela municipalidade que, seguramente, vai mudar o perfil atual, como o grande estímulo ao turismo de negócios.
A direção das ações que já estão sendo articuladas nesse sentido vão ao Paraná, inclusive a sua Capital Curitiba, ao interior de São Paulo, além das ações internacionais com preferência para o Peru, o Chile e o Paraguai, embora sejam destinos que não possuem conexão direta com Salvador. Afirma o Prefeito, ainda, que deverá destinar mais R$6 milhões voltados para a promoção nas mídias digitais. Os primeiros anos dessa parceria serão destinados a ações no Uruguai, Argentina e Colômbia, considerando a existência de conexão direta com esses países.
A Prefeitura e as entidades mencionadas buscarão nos mercados em questão ações concentradas nos FAM shows, na capacitação de agentes e operadores de viagens, na participação em eventos específicos e em “press trips”. Já está previsto, igualmente, para este próximo segundo semestre uma outra parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) que será consubstanciada em uma outra ação específica promocional para o Peru.
Por outro lado, a Prefeitura vem enfrentando a atual crise da Avianca, que já determinou o cancelamento de inúmeros voos de Salvador. Nesse sentido, já intensificou o diálogo com as demais companhias aéreas que atuam no país, em assim as estrangeiras, objetivando atrair novos voos para a Salvador.
Com o mesmo enfoque, cerca de 20 ações decorreram da parceria da Prefeitura com as duas entidades do turismo baiano. Até então, pelo menos em torno de 20 ações objetivas foram resultantes de tal parceria, consubstanciadas num banco de dados que relaciona mais de 150 eventos futuros. Dos quais, pelo menos, 13 já confirmaram a efetivação para até 2024, enquanto 17 outros encontram-se na fase de negociações.  Paralelamente, vêm sendo capacitados profissionais para fazer frente a essas perspectivas, contabilizando nada menos do que 4.500 profissionais dos diversos setores de 34 cidades do país e da América do Sul.
Para ainda este ano, estão sendo programados os denominados “Road Shows” para cidades nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, do Centro-Oeste, Sergipe, Rio Grande do Sul, bem assim países como Argentina, Chile e Uruguai. Essas ações estão voltadas para Fam Shows, capacitação para agentes de viagens e operadores, participação em eventos e outras.
Em virtude da decisão recente adotada pelo Congresso Nacional de permitir a entrada no mercado nacional de capital estrangeiros com 100%, através, sobretudo, das chamadas companhias de baixo custo, a esperança é de que os resultados comecem a ser significativos, com a chegada ao país dessas companhias. Como a Sky Airlines, da China, que está negociando com Salvador um novo voo para a alta estação.
Enquanto isto, a Prefeitura, através do seu Secretário de Turismo, vem mantendo contatos com as demais três companhias aéreas nacional, objetivando que seja compensada a ausência dos voos da Avinca.
No mesmo contexto das ações programadas pela Prefeitura, perseguindo incentivar o aumento do fluxo de turistas, o seu titular está anunciando um projeto de lei que se destina a incentivos fiscais para o setor hoteleiro soteropolitano. Como a concessão de 40% de desconto no IPTU para os empreendimentos do respectivo setor, desde que haja contrapartida em investimentos na infraestrutura e na qualificação da mão-de-obra.

VERSÕES SOBRE A ORIGEM DO NOME - IPHAN QUER O NORESTINO FORRÓ COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL

O forró pode ser declarado como patrimônio imaterial do Brasil até meados de 2020. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou pesquisa nos nove estados do Nordeste, mais o Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, para identificar a forma de expressão que além de gêneros musicais diz respeito a festas e interações sociais ao som da sanfona, zabumba e do triângulo.
A iniciativa foi bem acolhida entre os músicos como o maestro Marcos Farias, filho da cantora Marinês (1935-2007) e afilhado de Luiz Gonzaga (1912-1989), o Rei do Baião. Segundo ele, muitos grupos e artistas que se denominam “de forró” fazem adaptações de cumbia e zouk (de países hispânicos sul-americanos e caribenhos).
De acordo com Hermano Queiroz, diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, o trabalho de registro do forró permitirá “mapear as vulnerabilidades, os riscos, a necessidade de promoção do bem”. Ele, no entanto, assinala que “o objetivo do registro não é dar autenticidade a uma narrativa”, e ressalta que há várias narrativas em circulação: “o patrimônio cultural é dinâmico”, explica.
Segundo Queiroz, não é preocupação central saber exatamente em que lugar teria surgido o forró. “A raiz não é o grande problema. O que o registro traz é o potencial de diálogo intercultural entre diversas manifestações”, crê. Ele assinala que a pesquisa do Iphan vai “mapear todos olhares e narrativas sobre esse bem imaterial' e permitir que músicos de diferentes lugares se conheçam e passem a “ter a compreensão de que embora espraiados em todo o território cultural são irmãos”.
FOR ALL OU FORROBODÓ - Desde a origem do nome, há mais de uma narrativa sobre a palavra forró. Conforme o maestro Marcos Farias, o compositor e instrumentista Sivuca (1930-2006) defendia a tese de que a palavra tem como origem a expressão em inglês de “for all”.
O termo teria sido forjado ainda no século 19 por causa da presença de trabalhadores ingleses na instalação de ferrovias e de fábricas de tecelagem no Nordeste. “Se produzia mais algodão em Campina Grande que em Liverpool”, costumava explicar Sivuca, segundo o maestro.
A versão da origem anglófila da palavra forró foi atualizada no século 20. Há quem diga que o termo teria surgido na 2ª Guerra Mundial em Natal. A capital do Rio Grande Norte recebeu 10 mil soldados norte-americanos a época do conflito. Essa versão é ilustrada no filme For All - O Trampolim da Vitória (1997), de Buza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda.
O etnomusicólogo Carlos Sandroni, professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e responsável pela pesquisa do Iphan, descarta essa versão. Segundo ele, desde o século 19 há uso da palavra forró “para designar uma festa popular com dança, com música e com bebida”.
O especialista também lembra que “edição de dicionário de 1912 tem a palavra forrobodó. Na edição do ano seguinte, já tem forrobodó e forró. Ao que tudo indica forró é uma abreviação de forrobodó”. Conforme o filólogo Evanildo Bechara, forrobodó é originado da palavra galega forbodó.
Além da filologia, geografia e história da música descartariam a formação da palavra forró a partir da expressão inglesa for all. Sandroni tem como hipótese que o forró nasce longe do litoral de Natal. As matrizes originais estariam no interior do Nordeste, em uma área hoje tida como o sertão de Pernambuco, Paraíba e Ceará.
REI DO BAIÃO E O BALAIO DE GÊNEROS
Sandroni também defende que “o forró se tornou uma expressão do povo do Nordeste, de uma maneira de se identificar como nordestino, que se afirma por suas características, por seu valor, por sua identidade”.
“Aos poucos a palavra forró vai se deslocando para designar não só um gênero [de música e festividade] especificamente, mas um guarda-chuva para vários gêneros como o xote, o xaxado, o arrasta-pé, a quadrilha, e o próprio forró”, descreve.
No “balaio de gêneros do forró”, apontado por Sandroni, tem destaque o baião criado por Luiz Gonzaga. O especialista lembra do papel fundamental Gonzagão a partir dos anos 1940 no rádio para a afirmação da cultura nordestina “O baião é uma empreitada consciente do Luiz Gonzaga com os seus parceiros, Humberto Teixeira [1915-197], José Dantas [1921-1962] e outros nessa etapa inicial”.
O maestro Marcos Farias concorda com o etnomusicólogo quanto à centralidade de Gonzagão. “Ele veio trazendo as nossas músicas, o baião, o forró que não existiam. Foi ele que denominou. Ele adaptou e nacionalizou o que hoje é nosso de verdade. Foi a grande voz a alma do povo nordestino. Ele trouxe as nossas alegrias, as nossas frustrações. Trouxe as nossas comidas, trejeitos, trouxe o nosso jeito alegre de levar a vida e fazer as coisas acontecerem”.
Farias conta que até a disposição dos músicos nos palcos de forró é ideia de Gonzagão. “Os baixos da sanfona são graves, então os agudos do triângulo têm que ficar do lado. Ao lado da mão direita, que faz o solo e que é agudo, tem que ficar a zabumba que é grave e, assim, contrabalancear. Ele era minucioso com isso”, detalha.
Conforme Sandroni, os três instrumentos têm origem europeia. “Isso quer dizer que é uma música europeia? Claro que não. A música é muito mais que os instrumentos, é o que se faz com os instrumentos”, pondera.
Segundo ele, “Sanfona é um instrumento evidentemente europeu”. O mesmo pode dizer da zabumba ainda que o senso comum identifique como um tambor africano. “O tipo de construção e de amarração você encontra inclusive na península ibérica”, assinala. O mesmo ocorre com o triângulo, “conhecido como ferrinho em Portugal”.
Antes do Forró, outras formas de expressão musical obtiveram o reconhecimento do Iphan como patrimônio imaterial e constam no Livro do Registro das Formas de Expressão como o caboclinho, a capoeira, o carimbo, o cavalo marinho, o frevo, o jongo, o marabaixo, o maracatu, o samba de partido alto, o samba de terreiro, o samba enredo, o samba de roda, o tambor de criola e os toques dos sinos de igrejas em centros históricos de Minas Gerais. (Com Agencia Brasil)

MERCADO AUDIOVISUAL 4° MAN PROMOVE DEBATE E RODADA DE NEGÓCIOS

Alfredo Manevy
O 4º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste, que acontece desde a última segunda-feira até hoje, no Banco do Nordeste do Passaré, em Fortaleza,  reúne empresas produtoras, realizadores de trabalhos audiovisuais de todo o Brasil e representantes de canais e plataformas de exibição para debater sobre o mercado audiovisual, promover a troca de experiências e a geração de novos negócios. 
Na abertura, no dia 25, às 9h30, o evento iniciou com a palestra “Caminhos do Audiovisual Brasileiro” ministrada por Christian de Castro, diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), e por Mauro Garcia, presidente executivo da Bravi (Brasil Audiovisual Produtores Independentes), no auditório Celso Furtado. Na sequência houve mesas redondas, pitchings, rodadas de negócios, workshops, master class e o 1° Encontro Ibero-Americano de Coprodução.
A quarta edição do MAN é realizado e apresentado pelo Ministério da Cidadania – Governo Federal. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com vários apoios institucionais. 
PROGRAMAÇÃO - Durante todos os dias do evento, as mesas redondas são realizadas no miniauditório do Centro de Treinamentos do BNB Passaré. Participam representantes de canais nacionais e internacionais e produtoras de audiovisual, como: Lais Bodansky (Spcine), Ticiana Lima (Tardo Filmes), Belisário Franca (Giros Filmes), Paulo Barata (NBC Universal), entre outros. O momento conta também com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), Inácio Arruda.
Sob a mediação de Alfredo Manevy, ex-presidente da Spcine e curador do evento, são debatidas as mesas redondas sobre “Fortaleza Film Commission”, “A emergência das coproduções brasileiras regionais” e “As séries nacionais de ficção, a diversidade regional e os desafios de qualidade e público”. O tema “A importância dos canais super brasileiros: desafios e políticas públicas” tem a intermediação do cineasta paraense Jorane Castro.
Os consagrados cineastas cearenses Rosemberg Cariry, Halder Gomes e Wolney Oliveira vão mediar, respectivamente, as mesas redondas sobre “Documentário para televisão: pré-requisitos e novos formatos”, “O desafio do market share para o cinema brasileiro” e “A expansão da banda larga e a distribuição de conteúdo audiovisual”.  O debate sobre “O que a produção internacional busca em projetos brasileiros?” será mediado pela cineasta Margarita Hernandez. Já a temática “TVs Regionais e Produção Independente” será por Suzana Costa, presidenta da Câmara Setorial do Audiovisual da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).
No quarta-feira e ontem, houve o 1° Encontro Ibero-Americano de Coprodução, no Hotel Iate Plaza, para produtores convidados. Também, no Centro de Treinamento do BNB Passaré, ocorreram as rodadas de negócios exclusivas, com os projetos inscritos, que confirmaram a participação. No local houve ainda, no dia 27, uma Master Class com o cineasta Victor Lopes sobre os desafios do pitching e um treinamento de pitching para os projetos selecionados nesta edição.

ATÉ 7 DE JULHO - CURITIBA É SEDE DE FESTIVAL DE CONSUMO SUSTENTÁVEL

Até 07 de julho, a capital paranaense vai receber a 1ª edição do Curitiba Santé Week, no Palácio Garibaldi (Praça Garibaldi, 12 – Bairro São Francisco), das 9h às 18h. , evento totalmente dedicado à alimentação saudável e consumo sustentável. Inspirado em grandes feiras internacionais voltadas ao tema, o evento celebrará a economia verde, reunindo restaurantes, chefs de cozinha, nutricionistas, biólogos, expositores e produtores orgânicos em ações especiais focadas na gastronomia funcional, produção responsável e conscientização sobre o impacto da indústria alimentícia. 
Pautado no conceito de que comer é um ato sustentável, o evento, idealizado pela nutricionista Astrid Pfeiffer e pelo chef Reinhard Pfeiffer, i promoverá várias atividades especialmente pensadas para quem deseja conhecer mais sobre as principais práticas para o desenvolvimento de hábitos mais sustentáveis.
A abertura do evento acontece no no domingo, 30, no Palácio Garibaldi, com uma programação repleta de talk shows, apresentações de receitas, degustações, oficinas e palestras ministradas por especialistas renomados no segmento, entre eles Alana Rox, Cristal Muniz, Lidiane Barbosa e Renato Caleffi. 
Durante o dia, o público poderá participar de atividades especiais e terão oportunidade de conhecer e adquirir produtos desenvolvidos de forma sustentável e orgânica por meio de produtores e expositores que estarão presentes, apresentando itens e abordando iniciativas que colaboram com a e ética e consumo consciente da economia verde. 
Após a abertura oficial, o evento continua nos restaurantes participantes. Entre os dias 01 e 07 de julho, empreendimentos gastronômicos da cidade vão oferecer um menu delicioso com a temática do evento com entrada, prato principal e sobremesa pelo preço fixo de R$49,90. 

EM DIA COM O FESTURIS 28/06/2019

HARD ROCK HOTELS, NOBU HOTELS E UNICO 2087 NO FESTURIS 2019
Hotel Hard Rock All Inclusive Experience

Reforçando o grupo de expositores confirmados no FESTURIS Gramado, a RCD Hotels investe na feira deste ano apresentando empreendimentos conceituados da hotelaria internacional. O Hard Rock Hotels All Inclusive Experience (Cancún, Los Cabos, Punta Cana, Riviera Maya e Vallarta) estará presente no Espaço Wedding - segmento especializado de casamentos, um dos que mais crescem no mercado turístico. Para o Luxury foram confirmadas outras três grandes marcas - Nobu Hotel Miami Beach, Nobu Hotel Los Cabos e Unico 2087 Hotel Riviera Maya.
"É um prazer confirmar nossa presença novamente no Espaço Luxury da Festuris Gramado e pela primeira vez participar da novidade do Espaço Wedding. O Festuris é uma feira muito profissional e achamos excelente este formato de agendamento garantido com as agências, nos gera muitas oportunidades, contatos e vendas", destaca a diretora de Vendas Brasil da RCD Hotels, Carla Cecchele.

VIVA SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO - FESTAS JUNINAS AGITAM DESTINOS EM TODO O PAÍS

A passada segunda-feira (24) marcou a passagem do Dia de São João, conhecido como 'Santo Festeiro'. Contudo, Santo Antônio e São Pedro fazem também parte das programações juninas, com atrações espalhadas por todo o país. Às comemorações religiosas juntam-se muita cultura típica, dança, música e gastronomia regional. Este ano, por exemplo, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo reúne 119 festejos do tipo, registrados por secretarias estaduais e municipais de Turismo. No Nordeste, além das tradicionais festas de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), que atraem multidões durante extensas programações, Aracaju (SE) oferece o Forró Caju. Organizada pela Prefeitura Municipal, com apoio do MTur, a festa proporciona quatro dias de shows com bandas locais e nacionais, como Cavaleiros do Forró, na praça Hilton Lopes. A programação começou no domingo (23) e contou com atrações programadas no dia 24, prosseguindo com os arraiás hoje, 28, e amanhã.
ARRAIÁ DO CEARÁ - Numa realização da União Junina do Ceará, do 14 até 16, a partir das 18 horas,  no estacionamento Shopping Iguatemi, aconteceu o  Arraiá do Ceará – Alegria e Tradição,  evento preparatório que escolheu a quadrilha representante do Estado  no São João do Nordeste, festival realizado pela Globo, em Pernambuco
Nas três noitadas, o estacionamento do Shopping se transformou em cidade cenográfica, com praça de alimentação oferecendo comidas típicas. A arena de apresentação das quadrilhas esteve cercada por arquibancadas destinadas a 1.600 pessoas.
NO ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA - As festas juninas em Fortaleza tiveram programação cultural para todos os públicos. Apresentações de bandas, brincadeiras e as tradicionais quadrilhas animaram o público na capital cearense de 21 a 23 de junho. Durante três dias, 14 nomes consagrados da música nacional e local participaram dos festejos.  Todo o charme e descontração das quadrilhas cearenses estiveram  presentes em um espaço dedicado aos que apreciam as apresentações culturais. Quatro quadrilhas, por noite, se apresentaram em uma especial arena. 
REDE CUCA - Durante este junho,  O Arraiá da Juventude, na Rede Cuca,   apresentou de seis quadrilhas juninas. Os grupos que participaram do primeiro dia de competições foram as infantis Zé Testinha e Flor da Garotada. Já as da categoria adulta são Paixão Nordestina, Filhos do Sertão, Zé Testinha, Encanta Ceará e Ceará Junino. Da programação constaram forró pé de serra, encenações dos tradicionais casamentos e a literatura dos cordéis que narram as festas juninas.
A segunda etapa aconteceu no Cuca Mondubim, no sábado (15/06), e a última, no Cuca Jangurussu, no dia 22/06. A cerimônia de premiação do Arraiá da Juventude 2019 acontecerá no dia 02 de julho.
MAIOR CAPITAL DE FESTAS JUNINAS – Sob os auspícios do Governo do Estado e da Prefeitura da Capital, com a colaboração de entidades, a programação dos festivais, em todos os recantos da cidade, com foco maior no do Aterro da Praia de Iracema, tornam Fortaleza como a maior capital brasileira na realização de festas juninas 
BANHO DE SÃO JOÃO - Já na região Centro-Oeste, Corumbá (MS), uma das portas de entrada do Pantanal, foi palco, entre 20 e 23 de junho, do tradicional Banho de São João. Na ocasião, os 'festeiros', juntamente com seus andores, caminharam ao rio Paraguai para banhar a imagem do santo. Depois, os fiéis voltaram para o Centro Histórico da cidade, onde foi fincado o mastro junino, dando prosseguimento à festa, repleta de barraquinhas, artesanato, danças de quadrilhas e muita comida típica, bem como shows musicais.
SUDESTE - Destaque para o Arraial de Belo Horizonte (MG), organizado pela Prefeitura Municipal da capital mineira e cuja programação conta com quermesses, circuitos gastronômicos, manifestações culturais e shows em diversos lugares da cidade, como a Praça da Estação, além da apresentação de quadrilhas e da eleição do melhor grupo do gênero. A agenda inclui ainda shows musicais e a realização de cortejo junino e concurso de culinária, com encerramento no dia 7 de julho.
REGIÃO NORTE, o 38º Festival Folclórico do Centro Social Urbano do Parque 10, em Manaus (AM), proporciona um total de 24 noites de festa junina. O evento, promovido pela Associação Comunitária da região em parceria com a Prefeitura da capital, começou no último dia 8 e segue até 1º de julho, com atrações a exemplo de cirandas, quadrilhas tradicionais e cômicas, cangaços, danças internacionais e outras manifestações artísticas, além de muita gastronomia e parque de diversões.
REGIÃO SUL – Muitos festejos com variadas atrações alusivas à data também foram reservados aos sulistas. Em Camaquã (RS), cidade que integra a Rota Farroupilha, o dia 24 de junho marcou a comemoração da Festa de São João Batista, padroeiro do município. Uma das principais atrações foi o acendimento de uma grande fogueira dentro d'água, na Prainha, além de apresentações musicais, de quadrilhas e de uma praça de alimentação com comidas típicas juninas, como pipoca, pé de moleque, maçã do amor, cachorro-quente e quentão, entre outras. (Com o MTUR)

NA SERRA DA CANASTRA - CORES, LUZES E BELEZAS NO 3º FESTIVAL DE BALÃO

O 3º Festival de Balões, que acontecerá de 5 a 7 de julho na cidade de São Roque de Minas, Serra da Canastra, estará repleto de cores, luzes e beleza
Crescendo de modo significativo, o Festival chega ao seu terceiro ano com aumento de público e de turistas, que apreciam a modalidade esportiva e desejam conferir o contraste colorido dos gigantes, com os entornos das matas e cachoeiras da região.
O evento é promovido pelas empresas Estância Capim Canastra, Eco Pousada Beira de Mato e Via Aérea Balonismo, com apoio institucional da Secretaria de Turismo e Cultura de São Roque. Será aberto para a população local e turistas que, desde a primeira edição, vêm de várias partes do Brasil para prestigiar o evento. Durante os eventos noturnos, haverá uma programação completa com diversos shows, inclusive com a participação dos filhos de Nando Reis. 
As atividades do Festival começam antes do nascer do sol. Às 5h30 os balões levantam voo na Estância Capim Canastra para um passeio de cerca de 40 minutos. Às 10h o público participará da Vivência Gastronômica Queijo Pingo de Mula, que acontece na Fazenda Santiago Batatas. Às 12h30 acontece o Tiro com Arco, uma aula com atletas federados, na Estância Capim Canastra. Já às 15h, a Queijaria Roça da Cidade recebe o Happy Hour do Balão, com a exposição da artista ceramista Denise Federico. 
QUEIJO - Estando em São Roque de Minas, é imperdível também fazer uma parada nas muitas fazendas que produzem o típico queijo canastra. O produto, que já se tornou Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN, faz parte da cultura, história e tradição local e rende um roteiro delicioso.
Boa opção para hospedagem em São Roque de Minas é o Hotel Chapadão da Canastra. Considerado o mais completo empreendimento hoteleiro da região, oferece estrutura completa de serviços área de lazer com piscinas adulto e infantil, sauna, toboágua e hidromassagem.

SEBRAE - TRABALHO COM AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS É DESTAQUE

O Brasil ganhou destaque internacional na publicação “Exemplos de Negócios e Políticas voltadas ao Crescimento Sustentável e Inclusivo por meio do Comércio e do Investimento”, organizado pelo governo do Japão. Trata-se de um inventário com diversos exemplos de políticas dos membros do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, e que contribuem para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. O país é destaque pela política de promoção das Indicações Geográficas (IG) - de apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas lideradas pelo Sebrae e pela Estratégia Nacional para Negócios e Investimentos de Impacto (Enimpacto), liderada pelo Ministério da Economia. As duas iniciativas, as únicas do Brasil, serão levadas para a 14ª Reunião de cúpula do G20 que será realizada entre os dias 28 e 29 de junho em Osaka.
A iniciativa destacada na publicação é o trabalho que o Sebrae realiza com os projetos de Indicações Geográficas, que visa promover ações para fortalecer e estruturar as IG brasileiras, consolidando sua importância como estratégia para o desenvolvimento e para a ampliação da competitividade das pequenas empresas. “Hoje temos 63 indicações geográficas registradas, sendo que 70% delas estão ligadas ao agronegócio, principalmente no Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais”, explica a especialista do Sebrae, Hulda Oliveira Giesbrecht. Ao todo, são mais de 30 mil produtores envolvidos no processo.
A publicação destaca que o apoio dado pelo Sebrae, além do diagnóstico, também inclui a estruturação e fortalecimento das indicações, realização de seminários, feiras, publicações, entre outros, com o objetivo de promover IG brasileiras. 
O Sebrae participa também do Enimpacto, estratégia que tem como objetivo promover um ambiente favorável para o desenvolvimento de empreendimentos que sejam capazes de gerar soluções de mercado para a sociedade, sem que isso traga problemas ambientais. Isso é feito por meio da articulação de diferentes órgãos governamentais, além de parceiros sociais, como entidades empresariais, fundações, organizações não-governamentais, entidades científicas e comunidade tecnológica. Uma das iniciativas da estratégia é a InovAtiva do Impacto Socioambiental, um programa de aceleração de empresas que gera benefícios sociais e ambientais. Ele é executado em paralelo ao InovAtiva Brasil, um programa mais amplo de aceleração de startups.

APICULTURA NO CEARÁ - CRESCIMENTO COM IMPLANTAÇÃO DA ROTA DO MEL

Com um investimento já realizado de quase R$ 20 milhões, o Governo do Ceará caminha junto ao Banco do Nordeste em direção à estruturação da cadeia produtiva do mel em polos de desenvolvimento. A proposta, aprovada por apicultores dos sertões Central, dos Inhamuns e Crateús, é fazer com que o Estado retome o título de maior produtor de mel do Nordeste e, de quebra, galgue espaços nos mercados interno e externo. A profissionalização e a diversificação dos subprodutos da apicultura também estão na pauta.
“A Rota do Mel é uma coordenação de atores públicos e setoriais com a qual conseguimos traçar objetivos comuns. O nosso foco é fazer com que as instituições consigam cooperar e haja uma complementariedade das ações em torno da apicultura”, esclarece Joaquim Carneiro. Atualmente, explica o coordenador de Projetos Integrados do Ministério do Desenvolvimento Regional, o “Rotas da Integração”, a iniciativa funciona em âmbito nacional, com foco nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.
Com a entrega dos projetos produtivos pelos projetos São José e Paulo Freire, além das ações em parceria com órgãos da administração pública federal, a estimativa é que ocorra um salto produtivo de 22% no primeiro ano. O cálculo é simples: com a entrega de 29.156 colmeias e uma média de produção de 25 kg a cada 50 colmeias entregues, a atividade tende a ser impulsionada em direção ao sucesso. “Isso, claro, depende do interesse dos apicultores em buscar capacitação para produzir cada vez mais e melhor”, pondera Márcio Peixoto, coordenador da SDA.
NAS ENGRENAGENS DA PRODUÇÃO - Caso se comprove, e considerando apenas as vendas para o mercado interno, a receita bruta da atividade no Estado receberia um acréscimo de mais de R$ 3,13 milhões já no próximo ano. A questão é que, diferentemente da agricultura de sequeiro, os apicultores costumam reinvestir os lucros na própria atividade.
“Em 2018, contratamos, via Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), 829 operacões apenas nos 19 municípios que compõem a Rota do Mel, totalizando negócios no valor de R$5,8 milhões. Todos eles se encontram no semiárido nordestino e são considerados prioritários para a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)”, informa Paulo Dídimo, gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste. “A expectativa é aumentar esse valor em função do Programa Rotas do Mel, em parceria com a SDA e o Ministério do Desenvolvimento Regional”, pontua.
Para atingir o intento, faz-se necessário maior nível de organização das associações comunitárias e  maior empenho dos produtores rurais no cuidado com as colmeias. 
MERCADO EM ASCENSÃO - Atualmente, o IBGE garante a primeira colocação nacional em produção de mel ao Estado do Rio Grande do Sul, seguido pelo Paraná, Minas Gerais e Piauí. Com uma produção anual de 1,77 mil toneladas de mel em 2017, o Ceará se encontra em boa colocação e 2,62 toneladas atrás do estado vizinho. “Em 2014, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal, o Estado do Piauí mais que dobrou a produção de mel e nos ultrapassou após dois anos consecutivos”, reconhece o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.
Entretanto, observa o secretário, parte do resultado se deve ao fato de que parte da produção apícola do Estado atravessa a fronteira para atender o entreposto da Casa Ápis, no Piauí. “Assim como acontece em relação ao Rio Grande do Norte, que entrega parte da produção a um entreposto localizado em Limoeiro do Norte”, pontua. Pelos números da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o mel de abelha é o 14º produto de exportação e rendeu ao Estado U$S 4.620.383 no ano passado.

CLASSIFICAÇÃO DIFÍCIL PARA A SEMI-FINAL - MAIS UMA VEZ A SELEÇÃO DO BRASIL NÃO ROMPEU UMA RETRANCA

Gabriel Jesus
Como ocorreu no jogo de estreia na Copa América de Futebol, quando não passou de um empate com a Venezuela, na noite de ontem, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a seleção do Brasil não conseguiu furar a retranca e a determinação do Paraguai, no primeiro jogo das Quartas de Final do evento. O 0 x 0 do placar dos noventa minutos da peleja refletiram, mais uma vez, a insegurança da nossa equipe.
Longe da inspirada partida contra a seleção do Peru, quando goleou o adversário por 4 x 0, ontem os comandados do técnico Tite mostraram-se pouco inspirados. É verdade que foram donos da bola durante os dois tempos, mas as conclusões de gol não ocorreram.  Faltou objetividade nas finalizações e em poucas vezes não conseguiram os jogadores brasileiros o resultado final do gol. Em raros lances, a bola teimou e não entrou na cidadela defendida pelo excelente Gatito Fernández.. E diga-se que em grande parte do jogo o Paraguai contou com apenas dez homens, diante da expulsão de campo de um seu zagueiro, por jogo violento.
O sofrimento brasileiro continuou na cobrança das penalidades máximas que apontaria o classificado para a semifinal da Copa. Felizmente os paraguaios não converteram em tentos por duas vezes, enquanto o Brasil marcou quatro das cinco tentativas. Resultado, 4 x 3 para a “Canarinha”, Gabriel Jesus fez o gol classificador. Gustavo Gómez. Derlis Gonzáles e Firmino chutaram para fora. Willian, Marquinhos, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus converteram para o Brasil.
TIMES – BRASIL : Alisson, Daniel Alves (Lucas Paquetá), Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís (Alex Sandro); Arthur, Allan (Willian) e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Firmino e Everton. PARAGUAI - Gatito Fernández; Iván Piris, Gustavo Gómez, Junior Alonso e Santiago Arzamendia; Hernán Pérez, Richard Sánchez, Celso Ortiz e Matías Rojas; Óscar Romero e Miguel Almirón.
Juiz -Roberto Tobar, auxiliado por Christian Schiemann e Cláudio Rios. Todos são do Chile.
Após a classificação, o  Brasil agora espera a definição de seu adversário na próxima fase da competição, que sairá do confronto, hoje, às 16h, no Maracanã. entre Venezuela e Argentina. 
SEMIFINAIS – Eis a tabela das semifinais da Copa América:
QUARTAS DE FINAL DA COPA  AMERICA 2019 - Ontem, 27 – Brasil x Paraguai, com a classificação do Brasil, na cobrança de penaltes . Hoje 28 – Venezuela x Argentina – 16:00 – Maracanã. Colômbia x Chile – 20:00 – Arena Coríntias. Amanhã, 29 – Uruguai X Peru – 16:00 – Arena Fonte Nova

O GOVERNADOR NA ESPANHA - ACORDO PARA VOOS DIRETOS ENTRE FORTALEZA E MADRI

Fortalecendo ainda mais o Estado do Ceará como hub aéreo do Nordeste, o governador Camilo Santana assinou, na sexta-feira (21), em Madri, na Espanha, acordo com o Grupo Globalia para a realização de dois voos diretos por semana entre o Ceará e a capital espanhola. Os voos, que serão realizados pela empresa Air Europa, iniciam no dia 1º de dezembro. As vendas dos bilhetes devem começar ainda este mês.
O acordo foi assinado com o presidente do Grupo Globalia, Juan José Hidaldo. Durante o encontro, os dois ainda discutiram sobre outros projetos importantes para impulsionar o turismo no Ceará, inclusive no ramo da hotelaria e na inovação.
O Grupo Globalia é um dos principais grupos empresariais europeus, atuando em mais de 20 países. Recentemente, foi anunciado que a Globalia também passaria a operar voos dentro do Brasil, sendo a primeira empresa aérea com capital 100% estrangeiro a atuar no setor nacionalmente.
INTERCÂMBIO INTERNACIONAL - A agenda do governador Camilo Santana em Madri contou também com uma visita à Casa do Brasil, entidade que tem o apoio da Embaixada Brasileira e acomoda estudantes de todo o mundo que vão realizar estudos na Espanha. O governador conversou com o diretor da Casa, Cássio Romano, sobre uma possível parceria com o Governo do Ceará. 
NA EMBAIXADA DO BRASIL -  Ainda em Madri, o governador teve encontro na Embaixada do Brasil na Espanha. Ele esteve reunido com os ministros Adriano Pucci e Maurício Fávero, e membros da Embaixada, tratando sobre parcerias e oportunidades de negócios entre o Ceará e a Espanha. O governador deixou Madri na manhã ddo último sábado,  retornando ao Ceará.

CEARÁ EM 2019 - MAIOR CRESCIMENTO DE TURISTAS EUROPEUS NO BRASIL

O Ceará recebeu 44,9 mil turistas europeus nos quatro primeiros meses deste ano. O número representa um crescimento de 65,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o maior índice de aumento se comparado com os outros estados do Brasil. São Paulo registrou 14,9% no mesmo período, seguido por Rio de Janeiro (2,6%). Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os outros estados registraram queda, a maior delas em Pernambuco (-17,5%), seguido por Distrito Federal (-13,9%), Minas Gerais (-12%), Rio Grande do Norte (-9,5%) e Bahia (-5,2%). Se for considerado o total de turistas europeus, o Ceará fica atrás apenas de São Paulo (700 mil) e Rio de Janeiro (224,1 mil), sendo a terceira maior porta de entrada de visitantes da Europa.
Já no ranking geral do número de turistas internacionais, o Aeroporto de Fortaleza ocupa a quinta posição, com 2,26% do total de passageiros do País, atrás de São Paulo (59,7%), Rio de Janeiro (19,4%), Campinas (3,1%) e Brasília (2,6%). Com esse índice, o Ceará fica em primeiro lugar no ranking de turistas internacionais deste ano no Nordeste.
A França é hoje o maior mercado internacional do Ceará. A Itália aparece em segundo lugar, seguida pela Alemanha. Argentina vem em quarto, Portugal em quinto e Holanda na sexta colocação. Fora da Europa, o Ceará recebe ainda visitantes dos Estados Unidos, Colômbia, Cabo Verde e Canadá. A renda per capita do turista estrangeiro é de R$ 5,1 mil e a permanência média é de dez dias

DE 24 A 26 - FORTALEZA FOI A CAPITAL MUNDIAL DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Um dos painéis das palestras
Cerca de 200 especialistas em mobilidade sustentável de todos os continentes se reuniram em Fortaleza, de 24 a 26 últimos, em uma das maiores cúpulas da temática no mundo - o “Mobilize Summit”. Organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy), contou com a parceria da Fundação Volvo para Educação e Pesquisa. A realização do evento na capital cearense é parte do prêmio “Sustainable Transport Award” (STA, na sigla em inglês) conferido à cidade de Fortaleza por projetos inovadores para promoção da sustentabilidade no deslocamento urbano, por melhorar a mobilidade em geral da população, redução de gases do efeito estufa e melhoria da segurança e infraestrutura para ciclistas e pedestres.
Um troféu foi entregue ao prefeito Roberto Cláudio pelo comitê do STA durante a abertura do Mobilize Summit, na última segunda-feira (24), às 8h30. A organização destacou que a cidade tem avançado rapidamente na melhoria de ruas e do sistema de transportes, priorizando o transporte sustentável, enquanto diversas cidades no mundo continuam a priorizar o transporte individual motorizado, como carros e motocicletas.
O evento mostrou as melhores práticas e lições sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais da cidade e pesquisadores, destacando Fortaleza como emergente na área e como um laboratório de aprendizado, com o tema “Reconquistando Ruas para Acesso e Mobilidade”. Outras edições da Cúpula Mobilize foram realizadas em Dar es Salaam, na Tanzânia; Santiago, no Chile; e Yichang, na China.
Agenda - Os organizadores realizaram um evento pré-Mobilize no último  domingo, no Teatro Celina Queiroz, na Unifor aberto ao público, a partir das 17h30, com o tema central da cúpula “Reconquistando Ruas para Acesso e Mobilidade”. Participaram autoridades mundiais no assunto, como o colombiano Gil Peñalosa, a ex-prefeita de Santiago (Chile) Carolina Toha, especialistas da Índia e Quênia, além do secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza (SCSP), Luiz Alberto Saboia.
Todas as sessões do “Mobilize Summit” foram realizadas no Hotel Gran Mareiro, mas outras atividades também aconteceram em diferentes partes da cidade, como as visitas técnicas e intervenção temporária, similar ao do projeto “Cidade da Gente

ROTA DAS FALÉSIAS COM ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL

Falésias na Praia de Canoa Quebrada
A Rota das Falésias, roteiro turístico que reúne atrativos de oito destinos do litoral leste cearense e cinco destinos do Rio Grande do Norte, passou a ter uma nova associação de empresários. A solenidade de formalização da mudança do atual Costa Leste Convention & Visitors Bureau para Associação Rota das Falésias, bem como a posse da diretoria da instituição para o mandato 2019/ 2021 foi realizada na sexta-feira (14), no auditório do Sebrae Ceará.
Para o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, a criação da Associação da Rota das Falésias é mais uma prova da união dos empresários que integram o roteiro. Ele reforçou o compromisso do Sebrae em trabalhar juntamente com os empreendedores pelo fortalecimento do turismo na região
A Associação da Rota das Falésias tem uma diretoria administrativa formada pela presidente Indira Guimarães, o vice Luiz Studart Junior e o diretor geral Roberto Silva. Além deles, a entidade conta com uma diretora executiva, dois conselheiros, um grupo comercial e uma diretoria de integração formada por cinco representantes de destinos cearenses que integram o roteiro, e um do Rio Grande do Norte.
De acordo com a presidente empossada da Associação da Rota das Falésias, Indira Guimarães, a ideia da nova entidade é trabalhar ainda mais pelo crescimento do turismo no território do roteiro. 
SUSTENTABILIDADE - Após a solenidade de posse, os técnicos da Unidade de Gestão da Inovação e Sustentabilidade do Sebrae/CE fizeram uma apresentação para os empresários da Rota das Falésias sobre o programa Negócio Sustentável, que congrega as soluções de sustentabilidade da instituição disponíveis para as micro e pequenas empresas. Em seguida, foi realizada uma apresentação da proposta de cronograma de ação itinerante da Associação da Rota das Falésias, em parceria com o Sebrae, nos municípios integrantes do roteiro.
ROTA DAS FALÉSIAS - A Rota das Falésias é um roteiro turístico formado pelos equipamentos e atrativos de oito destinos turísticos do litoral leste do Estado do Ceará e cinco do Rio Grande do Norte. Os municípios integrantes do roteiro são: Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, pelo Ceará; e Tibau, Mossoró, Grosso, Areia Branca e Porto do Mangue, pelo Rio Grande do Norte.

CINE CEARÁ PROMOVE CURSO PARA PREPARAÇÃO DE ATORES

O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema promoverá dois cursos de preparação de atrizes e atores no Centro Cultural Belchior. Um direcionado para adultos, que será realizado nos dias 29 e 30 de junho, das 14h30 às 17h30 e 18h às 21h. E outro para adolescentes, de 13 a 16 anos, que será nos dias 01 e 02 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As ações formativas fazem parte da série de cursos avançados iniciada em 2018, no 28° Cine Ceará. 
Direcionado para atores, diretores, preparadores de atores e produtores de casting, a capacitação conta com carga horária de 12 horas/aula e tem o objetivo de fazer com que os participantes alcancem o seu potencial máximo para aprimorar o resultado na interpretação de seus personagens futuros ou nos próximos castings, por meio do Programa Neuroliguística (PNL) para atuação, desenvolvido por Alethea Miranda e Michel Dubret.
O Programa Neuroliguística será abordado de forma intensiva e prática durante a capacitação. Ele consiste em uma técnica que tem o intuito de auxiliar os participantes a resolver as limitações que geralmente estão associadas as suas crenças (limitantes), ajudando no aprendizado e o controle emocional. Para os adolescentes, as técnicas e os conceitos serão ensinadas de forma lúdica, através de exercícios e “brincadeiras”.
A realização do curso é do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (SAv), com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) numa ação de fomento à realização de festivais, mostras, premiações, eventos de mercado e ações de promoção e difusão da produção audiovisual nacional, em acordo de cooperação com a Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

ROTA SO SOL 28/06/2019 ISSUU



ISSUU.COM
Noticias sobre Turismo, Lazer e Negócios enfocando a divulgação do Turismo no Ceará, no Brasil e no Mundo.

MAREIRO HOTEL