Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de julho de 2014

CALEIDOSCÓPIO - MUDANÇA DE MENTALIDADE / PRONTOS PARA RECEBER / UM ADEUS SAUDOSO

MUDANÇA DE MENTALIDADE -  Nos últimos anos, Fortaleza vertiginosamente vem conquistando lugar de destaque no turismo nacional e até internacional. Num saltar de olhos, passamos de uma cidade apenas boa e hospitaleira, com sol e mar atraentes, para um destino multifacetado em que o turismo se apresenta amplo e atraente.  Na verdade, eram poucas as opções que oferecíamos a quem nos visitava como turista. Contudo, as ações dos últimos dirigentes dos executivos estadual e municipais foram consistentes e direcionadas com acerto. Acordaram e se convenceram de  que entre as maiores opções para um desenvolvimento sustentável estava o turismo, a chamada indústria sem chaminé.  Assim, dirigiram ações objetivas visando  tornar a  infraestrutura do Estado capaz de atender a um filão novo de desenvolvimento. Entenderam que saúde, educação e segurança eram prioridade, mas que turismo seria um suporte considerável para arrecadar verba, aumentar o nosso PIB e,  assim, indiretamente, conseguir maiores recursos para atingir os objetivos fins. Esta mudança de comportamento deu e está dando muitos  frutos. Os investimentos  conseguidos junto ao  governo federal e bancos para construir,  melhorar e alargar estradas, ,  construir casas e diminuir o déficit habitacional, construir aeroportos, o Centro de Eventos e o em andamento Acquario enfim qualificar  Fortaleza e outros municípios em última análise  são bem vindos. As prioridades de investimento em saúde, educação e segurança continuam, mas não são verbas destinadas especificamente ao turismo que irão prejudicá-las,  pois são problemas  que  merecerão atenção pelos tempos sem fim. E o investimento gasto em infraestrutura turística certamente voltará para contribuir no sentido de que o governo o  direcione em favor do que mais necessita o povo. 
 PRONTOS PARA RECEBER – As ações promocionais do governo e da iniciativa privada visando tornar  conhecido o Ceará como um todo e Fortaleza em particular como destino qualificado ganharam mais força ainda com a recente realização dos seis jogos da Copa do Mundo de Futebol. Durante um mês inteiro, através da televisão,  os milhões de habitantes do mundo conheceram o nosso jeito de ser, as nossas potencialidades turísticas. Os milhares de brasileiros e estrangeiros que por aqui passaram, pelos seus próprios relatos,  falaram muito bem dos  momentos de   muita alegria e satisfação que  aqui tiveram,  numa confraternização universal com a nossa gente. Em muitos sentidos, os habitantes dos mais longínquos lugares do nosso universo  participaram da nossa terra, da nossa gente. Foram momentos valiosos, talvez insuperáveis de mostrar que estamos sempre  abertos  para gostoso convívio. 
UM ADEUS SAUDOSO – Mais um duro golpe sofreu a cultura do Brasil. Anteontem, 23, no final da tarde, após complicações de hipertensão intracraniana, morreu de parada cardíaca,   no Hospital Português do Recife,  o laureado intelectual Ariano Suassuna, um dos maiores valores da intelectualidade do país. Paraibano de nascimento e pernambucano por adoção, Suassuna, ao lado de Câmara Cascudo, Gilberto Freire, Luiz Gonzaga, Raul Seixas e tantos outros renomados saudosos, sem dúvida foi  autêntico e competente divulgador da cultura da Região. Não obstante, também mereceu o respeito de todos os brasileiros pela altivez em defender os valores mais caros da nacionalidade. Como João Ubaldo Ribeiro, também recentemente falecido,  sem dúvida distinguiu-se por viver o dia a dia do seu povo, misturando-se  à massa na transmissão do seu saber. Cumpriu-se a parte final do implacável destino da vida: nascer, viver e morrer. Para glória nossa, Ariano Suassuna foi um grande brasileiro. 

TRAVADA A PEC SOBRE A CAATINGA E CERRADO

Cerrado
Dois dos principais biomas do Brasil, o Cerrado e a Caatinga podem se tornar patrimônio nacional. É o que querem organizações sociais que pressionam o Congresso Nacional pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que modifica um artigo da Constituição Federal, incluindo as duas regiões na relação dos biomas considerados patrimônio nacional. Atualmente constam apenas a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.
A Caatinga e o Cerrado juntos abrangem 14 estados brasileiros e abrigam 30% da população do país. A caatinga é reconhecida como uma das 37 grandes regiões naturais do planeta, ao lado da Amazônia e do Pantanal, sendo o único bioma exclusivamente brasileiro.  O cerrado é considerado o segundo maior bioma brasileiro.  Possui umas das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo. 
Caatinga
Para Isolete Wichinieski :“Há muitos interesses na região da caatinga no nordeste brasileiro e no cerrado, e também na Amazônia. Então você tem uma bancada ruralista no Congresso que domina praticamente a questão do Congresso. Então não há interesse dessa bancada ruralista em aprovar uma legislação dessa.”

ROADSHOW NO REINO UNIDO

Fernando de Noronha é destaque na VBRATA
A associação europeia de operadores especialistas em Brasil - VBRATA Reino Unido – Visit Brazil Travel Association -  acaba de anunciar sua programação de eventos promocionais com o objetivo de treinar agentes de viagem britânicos de como vender o Brasil, e assim ir além de destinos já conhecidos, despertando o interesse por outros novos produtos e destinos.
A programação começará com um roadshow que passara por três importantes cidades britânicas: Brighton (22 de julho), Manchester (23 de julho) e Glasgow (24 de julho). Os agentes de viagem aprenderão sobre o Brasil durante as apresentações feitas pela VBRATA Reino Unido e pelos apoiadores desta iniciativa: EMBRATUR, AMAZONASTUR, EMPETUR e TAP.  Os eventos serão realizados em restaurantes brasileiros onde os agentes de viagem britânicos poderão conhecer e apreciar a nossa gastronomia.
Para o futuro já estão planejados treinamentos online, fam trips, seminários e um novo catalogo que serão lançados durante o outono europeu, que antecipara a WTM deste ano

BELMIRO GREGÓRIO É O NOVO PRESIDENTE DA ABRAJET NACIONAL

Com mandato até setembro próximo, quando a jornalista paulista Miriam Petrone deverá assumir o cargo, eleita que foi na última eleição realizada João Pessoa, Paraíba, o presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrella, renunciou ao restante do período, para tanto enviando ao vice-presidente, Belmiro Gregório (foto), da Abrajet/Tocantins, a seguinte correspondência: 
“São Paulo, 18 de julho de 2014.
Caro Belmiro Gregório,
Conforme informei antecipadamente, estou renunciando ao cargo de Presidente da Abrajet Nacional. Nessa circunstância transmito ao colega a referida Presidência, lembrando que o mandato vai até o dia  22/09/2014.
Darei ciência desta decisão ao nosso Conselho Nacional, por meio de copia desta correspondência, tão logo receba sua confirmação.
Estou elaborando um balanço sucinto das atividades relativas ao mandato hora renunciado, e enviarei ao distinto colega junto com o balanço despesas, receitas que estão lançados no livro caixa, que também lhe enviarei.
Estão a sua disposição em meu poder os arquivos a seguir relacionados da Abrajet Nacional: 
Na expectativa de sua confirmação sobre o recebimento desta, quero formular os votos de uma proveitosa gestão do tempo de mandato restante,
Atenciosamente
 Helcio Estrella – Presidente da Abrajet Nacional”
Em resposta, eis o que afirmou Belmiro:
“Ok,  meu caro Presidente Helcio Estrela, confirmo o recebimento da carta renúncia e, seguindo os meus princípios, darei continuidade nos trabalhos com dedicação e respeito a nossa entidade. Procurarei me entender com a nova diretoria o dia mais adequado para empossá-los. De minha parte não gostaria de chegar até o dia 22/09, em virtude do envolvimento de vários colegas com as eleições, o que poderia causar transtornos e impedimento do comparecimento de alguns. Estarei sempre a disposição do amigo e dos demais associados. Um grande abraço. Belmiro Gregório”.

LANÇAMENTO DA REVISTA EXOTIC VIP/GOURMET 2014

A revista Exotic, editada pelo publisher Paulo Matta (foto), chega à sua 85ª edição lançando no próximo dia quatro de agosto, às 20h30min, o anuário VIP/GOURMET 2014, em coquetel para convidados no Palace Bistrô, o novo espaço para eventos de luxo em Fortaleza.
A VIP apresenta profissionais que fazem a diferença em seus mais diversos campos de atuação e que têm o reconhecimento da sociedade pelos trabalhos realizados, personalidades ilustres que contribuem para o crescimento social e econômico do Estado do Ceará. Quem estampa a capa é a talentosa arquiteta Maria José Lopes. Apresenta ainda o universo gastronômico do Ceará com destaque para o Palace Bistrô. 
Na ocasião do lançamento, haverá a comemoração do aniversário do editor e publisher Paulo Matta.

PROFISSIONALISMO NAS ATIVIDADES TURÍSTICAS

Antonio José de Oliveira
Vez por outra, em nossos comentários turísticos, lembramos aos leitores que Jornalismo não foi criado, para adoçar a realidade. Se não nos falha a memória, o pensamento (não está na íntegra) é do fundador do primeiro Curso Superior de Jornalismo, Pulitzer. Repetimos, às vezes, que Turismo pode até rimar com amadorismo, mas o que rima e dá certo mesmo é a palavra profissionalismo em tudo.
Por que estamos afirmando o escrito acima? Pelo fato de ainda existir o amadorismo, no Turismo cearense, apesar dos avanços dados na prestação de serviços (restaurantes, alguns hotéis, barracas de praia, bares, lojas etc.), na venda de produtos artesanais e outros, sem falar nos transportes públicos, como ônibus, tropiques, táxis. Impossível ser perfeito em tudo – reconhecemos – porém a falta de bom-senso provoca o acometimento de falhas gritantes nesses ambientes públicos.
Semana passada, acompanhado da filha e de um amigo dela, residente em Macapá, ao visitar um ponto turístico, em Fortaleza, local que atrai muitos visitantes, na modalidade alimentação, ficamos chateados com um fato simples, todavia negativo para quem visita a Terra de Iracema. Ao pedirmos ao garçom cocos-verdes, trouxe-nos um com água azeda e outro, sem água. Pelas aparências dos cocos, quem os vende sabe os que prestam ou não.
Bem! Mudamos de quiosque, pois desejávamos oferecer ao amigo-visitante alimentos sadios e água-de-coco não estragada. Ainda bem que nada ocorreu de desagradável no segundo ponto comercial. Ante o exposto, chamamos a atenção do proprietário, para que examinasse os produtos (alimentos e bebidas), antes de o garçom levá-los aos consumidores. Não custa zelar pelas imagens de seu estabelecimento comercial e pela do Turismo cearense, vez que o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, além dos empresários do ramo, investem na divulgação do potencial turístico cearense, para atrair turistas brasileiros e internacionais.
E tem mais: continua a exploração aos bolsos dos cearenses e dos turistas, por parte de alguns empresários gananciosos, que, na alta-estação, querem lucrar, neste período, por todo o ano. Ah! Isso é comum e tolerável, em todo o mundo, defenderão alguns exploradores. Bem! Salvador chegou a explorar, descaradamente, os turistas, em determinado ano, o que motivou uma fuga de visitantes para outros Estados do Brasil, causando prejuízos enormes ao Turismo baiano. Quase matam a “galinha-dos-ovos de ouro”.
Em Fortaleza, quando presenciamos fatos dessa natureza, chegamos à conclusão de que existe, sim, amadorismo no Turismo cearense. Asseguramos que, mostrando-se os senões, é possível corrigi-los em parte. Um dia, o amadorismo cederá lugar ao profissionalismo em tudo. Difícil atingir-se o ideal? Sim, porém não impossível. Basta mais treinamento para os que militam nesse segmento econômico, que impacta mais de 50 atividades na Economia do Estado.
E atenção: para não dizer-se que apontamos somente fatos negativos, por questão de justiça, registramos que houve melhorias, na infraestrutura de suporte ao turismo e na prestação de serviços, por parte da iniciativa privada e pública. Fortaleza, principal portão-de entrada de turistas, mereceu destaque, pelo número de visitantes nacionais e estrangeiros, no decorrer da Copa do Mundo-2014, com rasgados elogios à hospitalidade e aos atrativos naturais, embora com restrições à mobilidade e aos preços cobrados pelos serviços prestados, incluindo os setores de alimentação e hospedagem.
No tocante aos turistas entrevistados pelos veículos de comunicação e órgãos oficiais de turismo, houve promessa de breve retorno a Fortaleza e a outros recantos turísticos afastados de Fortaleza. Isso é sinal de que o oferecido aos visitantes e por eles desfrutado, agradou. Agora, não devemos satisfazer-nos com as declarações elogiosas dos turistas e sim buscar sempre o melhor para eles e nossos habitantes. É a velha história: “O sucesso de hoje não garante o de amanhã”.
É ótimo lembrar também que inovar é sempre aconselhável nas gestões pública e privada. Em matéria de Turismo, pensar grande é fundamental, todavia com os pés no chão. Um apelo: não se deve vender a ninguém algodão por veludo. Nada de superestimar belezas naturais, as criadas pela mão humana e querer jogar o lixo para debaixo do tapete, pensando ocultar as falhas. Ao bom entendedor, meia palavra basta, diz um ditado popular.
Antonio José de Oliveira - Vice-presidente da Abrajet-Ceará

A ROTA DO VINHO É A 2ª MAIOR PRODUTORA DO BRASIL

O Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco, que reúne sete vinícolas entre o Sertão de Pernambuco e o Norte da Bahia, tornou a área de caatinga nordestina  na segunda maior produtora de vinhos, espumantes e sucos naturais de uva no Brasil. O polo ocupa uma área de mais de 10 mil hectares entre os municípios pernambucanos de Lagoa Grande (a capital da uva e do vinho do Nordeste) e Santa Maria da Boa Vista (que sedia a vinícola pioneira no negócio), além de Casa Nova (cidade baiana que incrementou o enoturismo na região).
Responsável por 99% da uva de mesa exportada pelo Brasil e pela produção de 7 milhões de litros de vinho por ano, o vale vem se destacando como modelo de desenvolvimento para o Nordeste. A vinicultura pernambucana/baiana já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas na única região do mundo que produz duas safras e meia por ano.
O  enólogo português Ricardo Henriques explica as razões da benesse: “Isto se deve em grande parte à particularidade do clima do Vale do São Francisco, que se resume, de forma genérica, às seguintes características: 300 dias de sol por ano, temperatura média alta durante todo o ano (o que permite o contínuo desenvolvimento da planta), pluviosidade muito baixa e água para irrigação abundante graças ao 'Velho Chico'. Todos estes fatores combinados permitem que a planta se desenvolva durante todo o ano, não estando condicionada à sazonalidade como em outras regiões tradicionais no mundo”.
O OÁSIS DO VINHO - Conforme  dados do site especializado Academia do Vinho, o Vale do São Francisco abrange 500 hectares de áreas de uvas viníferas, 7 mil hectares de áreas de uvas comuns e 7,5 mil hectares de vinhedos. Entre as variedades tintas, destacam-se Syrah e Cabernet Sauvignon; entre as brancas, Moscatel, Muskadel, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Silvaner e Moscato Canelli. 
A produção atual da região é da ordem de 7 milhões de litros ao ano e aumenta entre 5% e 10% ao ano desde 2001, segundo José Gualberto Almeida, presidente do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco. 
Em fevereiro de 2006, na Unidade da Embrapa Semiárido em Petrolina (PE), foi inaugurado um Laboratório de Enologia com tecnologia para ser um dos mais modernos do País. No mesmo ano, foi assinado convênio entre as instituições, no valor de R$ 795 mil, para implantação de vinhedos que pudessem servir de base para selecionar e divulgar novos cultivares, permitindo o desenvolvimento da pesquisa de novos vinhos com características peculiares da região.
RESISTÊNCIAS -Restam algumas dificuldades para os produtores, a começar pela resistência do público interno em relação a produtos nacionais. “O brasileiro prefere beber um vinho ruim chileno ou argentino a beber um bom vinho nacional”, conta o português João Santos, diretor técnico da Vinibrasil, há cinco anos no País.
Burocracia, falta de logística e de materiais de qualidade no mercado nacional (como rolhas e garrafas, por exemplo), gasto com frete e importações são outros problemas na competitividade do vinho nacional, além dos altos impostos que fazem com que os importados do Mercosul acabem chegando com preços menores que os nacionais. As vinícolas do Vale
A Vinícola Vinibrasil, situada em Lagoa Grande, está no polo produtor desde 2002. Possui grande aceitação entre os apreciadores da bebida e as marcas Paralelo 8, top com premiações internacionais, e os espumantes Rio Sol, são carro-chefe entre os rótulos da indústria. 
Dos cerca de 7 milhões de litros produzidos por ano, a Vinibrasil é responsável por aproximadamente 1,5 milhão de litros. Além do Rio Sol e do Paralelo 8, a Vinibrasil disponibiliza para o mercado as marcas Rendeiras, Adega do Vale, Vinhamaria e o frisante, Bliss. 
Em Casa Nova, no Norte baiano, o polo produtor de vinhos do vale são-franciscano tem na Vinicola Miolo excelência em produzir marcas tradicionais como Terranova e a conceituada entre os amantes do vinho, Testadi tinto. A vinícola produz anualmente 2 milhões de litros entre vinhos e espumantes e gera 150 empregos diretos.
O turismo do vinho tem cada vez mais tomando corpo na Fazenda Ouro Verde, sede da Miolo em Casa Nova. O grupo lançou há cerca de dois anos o 'Vapor do Vinho', uma agradável passeio pelo rio São Francisco, passando pela barragem de Sobradinho (BA) até chegar nas terras férteis das vinhas que fazem os vinhos conhecidos internacionalmente. O grupo Miolo trabalha com 11 marcas de vinhos. 
A região ainda tem as vinícolas Biachetti e Garziera. A primeira tem focado em produzir vinho fino orgânico. Já a última é pioneira no receptivo turístico do vinho e na produção de suco natural de uva com a marca Sol do Sertão. 
MAIS RESVERATROL - O diretor da Vinibrasil, André Arruda, destacou outro ponto que traz vantagem aos vinhos produzidos no Vale do São Francisco. “Nossas vinhas da variedade Syrah, para tintos, produzem cinco vezes mais resveratrol que em outras regiões tradicionais produtoras do mundo. Já foi comprovado que essa substância faz muito bem a nossa saúde”, revelou.
Ele conta que pesquisas já comprovaram os benefícios do resveratrol ao organismo humano. O resveratrol está presente em uvas para vinhos tintos. O seu uso permite combater entre outros danos, o mau colesterol; retarda o envelhecimento; é bom para a memória; e ajuda no funcionamento do coração. (Com informações da Academia do Vinho,  Instituto do Vinho do Vale do São Francisco e Blog do Vinho).

FESTURIS 2014 - LANÇAMENTO OFICIAL NO DIA 8 DE OUTUBRO

No dia 8 de outubro será realizado o lançamento oficial do 26º Festuris - Festival do Turismo de Gramado. Iniciada em 2013, o Festuris mantêm a parceria com a rede Laghetto Hotéis, e fará novamente seu lançamento no conceituado Laghetto Viverone Moinhos, situado em Porto Alegre. O lançamento, além de marcar oficialmente o início do Festuris, comemorará o primeiro aniversário do hotel, lançado junto com o evento no ano passado.
A tradicional festa de apresentação do evento ocorre a partir das 19 horas e, na ocasião, cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, autoridades e imprensa serão recepcionados pelos diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi. Além do coquetel e apresentações musicais, está confirmado o sorteio de prêmios entre os participantes.
A cerimônia, que dá a largada oficial para a principal feira de negócios efetivos do trade na América Latina, é voltada para o trade gaúcho, grande parceiro e apoiador do evento durante sua trajetória. Além dos prêmios sortedos entre os agentes e operadores de viagens, a organização do evento apresentará as principais novidades do Festuris na sua 26º edição, que aborda com destaque a indústria do entretenimento e a inovação no turismo.
Sempre lembrada como uma das principais feiras a nível mundial do setor turístico, o Festuris lança um novo sistema de agendamento para reuniões nesta edição, novidade que visa otimizar a visita do profissional de turismo à feira. Já o tradicional congresso terá como tema a “Inovação”, e promete trazer grandes nomes para explanarem sobre o assunto. O 26º Festuris ocorre de 6 a 9 de novembro, em Gramado.

FESTA DO IMIGRANTE EM SÃO PAULO

Começou no último domingo e se repetirá amanhã e domingos (26 e 27).   a 19ª Festa do Imigrante. O evento se realiza na antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás, na zona leste de São Paulo A expectativa dos organizadores é reunir 20 mil visitantes. O grande destaque este ano é a oportunidade de percorrer as instalações do Museu da Imigração, que ficou fechado quatro anos para a primeira obra de restauração desde 1887. Entre as novidades está a exposição Migrar: Experiências, Memórias e Identidades, onde são encontrados vestígios da passagem de mais de 2,5 milhões de imigrantes.
Na Festa do Imigrante, além de um mergulho no passado, também são servidas comidas típicas e apresentadas músicas, danças e artesanato de mais de 40 países. Há orientações sobre o preparo de pratos estrangeiros e professores para ensinar danças como a polca paraguaia, o flamenco, a dança cigana, a dança folclórica tcheca e o tango.(Com a Agência Brasil)

PROPOSTA REGULAMENTA PROGRAMA DE MILHAGEM

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6484/13, do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), que regulamenta os programas de milhagem das companhias aéreas. Esse tipo de programa permite ao cliente viajar pela companhia aérea, por companhia parceira ou comprar produto de empresa parceira utilizar pontos acumulados e trocá-los por passagens aéreas ou para melhorar a classe do passageiro.
Pela proposta, o prazo mínimo de validade dos programas é de três anos e o consumidor deve ser avisado do fim da validade com, no mínimo, seis meses de antecedência. A companhia aérea deve comunicar mensalmente por e-mail a pontuação de milhagem do cliente.
RESGATE DE PASSAGEM - A pontuação para resgate de passagem aérea deve estar visível tanto nas agências de viagem como nos sites das companhias aéreas. O projeto define que a pontuação para troca de passagem nos períodos de alta demanda deve ser, no máximo, o dobro da dos meses de menor movimento.
A proposta proíbe a venda de pontos para terceiros e a cobrança de taxa de transferência de pontos de bancos para os programas de milhagem das empresas aéreas.
A iniciativa do deputado paraense tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com a Agência Câmara Notícias)

CULTURA & TURISMO 25/07/2014

Jornalista Vicente Alencar
Abrajet - CE
MACIÇO DO BATURITÉ - Não sendo cearense e, quem nasceu, é lógico, fora do Ceará, não acredita e nos olha com pouca credulidade, quando afirmamos que temos, o ano inteiro, alguns municípios que nos permitem viver um clima ameno, bem saudável, como na Região Maciço de Baturité.
PICO ALTO - Em Guaramiranga encontramos o Pico Alto, uma localidade conhecida como Linha da Serra, e que fica a uma distância de 13 quilômetros da sede do município. Está a 1115 metros de altitude em relação ao nível do mar, possuindo inclusive um mirante. Tem gente que diz assim: "é o céu na terra", tão bonito é o lugar.
PERCURSO - Uma das vias de acesso para se chegar até lá é a CE 060, quando se alcança as Cidades de Pacatuba, Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba e Baturité, para finalmente, chegarmos a Guaramiranga, com seu clima delicioso (esperamos que a especulação imobiliária ainda deixe que exista, por muitos anos). Uma distância de 110 quilômetros da Capital.
CARTÕES POSTAIS - Do Pico Alto, em Guaramiranga, podemos avistar lindos cartões postais ou, simplesmente as "vistas" de Canindé, Caridade e Paramoti. São municípios que ficam distantes, mas, podem ser observados,com toda a tranquilidade possível, fruto de várias reportagens fotográficas.
LITERATURA - "Andanças de Amor", do poeta e professor João Soares Lôbo, foi um dos melhores livros, lançados este ano, em Fortaleza.Pode ser encontrado à venda nas Edições Demócrito Rocha, ao  lado do Jornal O POVO, na Av .Aguanambi, 282. João Lôbo sorri para a poesia, fazendo trova: "Depois de tantas andanças/ inda aprendemos  a amar: /É libertar as crianças/ que brincam em nosso olhar". Ele pode ser contactado pelo e-mail: joaolobo@gmail.com
TRILHA - Fenelon Gonçalves nos apresentando o número 5,do Jornal Trilha Turística. O confrade esteve em vários pontos do Brasil,inclusive, na Paraíba, de onde produziu  matérias sobre Campina Grande e Cabedelo.
PROSA E VERSO - Todos aqueles que gostam de Turismo, Cultura e boa conversa podem comparecer, dia 12 de agosto, às 19h30min, à Academia Cearense de Letras, quando Margarida e Vicente Alencar estarão recepcionando amigos e convidados, em mais uma Terça-Feira em Prosa e Verso.
RÁDIO - Notícias de Turismo, também, podem ser ouvidas no Programa Vicente Alencar -Educação, Cultura e Esporte, pela RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE, AM 620, com nossa produção e apresentação. No ar nas noites de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 22 às 23 horas. Também podem nos acompanhar pela Internet.
TROVAS - Dia 2 de agosto, às 10 da manhã, na Academia Cearense de Letras, mais uma jornada de todos os seus membros e convidados, da União Brasileira de Trovadores - UBT FORTALEZA. Congrega Trovadores de várias Cidades. Duas horas dentro de um oasis de paz e poesia. Comunique-se conosco: vicentealencasr@yahoo.com.br

O ACQUÁRIO CEARÁ SERÁ O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL

Na presença de convidados e jornalistas, na tarde da última terça-feira (22), o Secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, abriu a Sala de Exposição do Acquario Ceará, que   mostra o projeto e as futuras atrações do equipamento. O espaço, de visitação gratuita, diariamente, de 9h às 19h,  visa sensibilizar turistas e moradores sobre a importância do Acquario, construído pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur CE).
A Sala de Exposição do Acquario Ceará conta com 170 m² climatizados e vai explicar o projeto desde a sua concepção até a sua arquitetura futurista; detalhar o conceito de “Edutenimento”, que une educação, ciência e entretenimento e guiou a elaboração do Acquario; mostrar as divisões e atrativos internos; o impacto para a economia do Ceará, e para o estudo da vida marinha.
CONSTRUÇÃO - A instalação de peças estruturais e tubulações do Acquário Ceará ocorrem desde fevereiro de 2014, com supervisão técnica da empresa estadunidense ICM Reynolds, contratada pelo Governo do Estado do Ceará para fornecer tecnologias e supervisionar a construção. Até o momento, foram executados 20% do total da obra e cerca de 14% da parte de concretagem dos tanques e das lajes de subsolo.
O prédio principal do Acquário deve ser concluído no próximo ano e entrar em funcionamento no ano seguinte, devido aos testes instalação de equipamentos complementares. Quando estiver em pleno funcionamento, deve se tornar um marco do Ceará, inserindo-o no universo das atrações edificadas; além de ser um local que engloba educação, entretenimento e vida marinha, ressaltando a interseção destes elementos com a nossa história e com a nossa cultura.
O MAIS MODERNO DO MUNDO - Com 21,5 mil metros quadrados de área construída e 38 tanques-recinto de exibição com capacidade para 15 milhões de litros e cerca de 500 espécies (sendo 20% nativas), o Acquário terá em seus quatro pavimentos áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino, equipamentos que proporcionam interação entre público e aquário e túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos. 
Sua arquitetura arrojada é inspirada em formas marinhas, e será o maior aquário do Hemisfério Sul e o terceiro em área coberta do mundo. Compara-se apenas ao Georgia Aquarium, em Atlanta, nos Estados Unidos; ao Churaumi Aquarium, em Okinawa, no Japão; e ao Chimelong Ocean Kingdom, em Guanzú, na China, que são os maiores do mundo.
Ao todo, serão investidos US$ 150 milhões, oriundos de financiamento internacional - já autorizado pelo Senado Federal - junto ao Ex Im Bank, uma instituição financeira de fomento à exportação da indústria estadunidense.
RETORNO IMEDIATO - A previsão da Setur/Ceará é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhão de visitantes e aumente o tempo de estada no Ceará em um dia, gerando assim uma receita direta de R$ 22 milhões. Além disso, devem ser gerados 150 empregos diretos e mais 1,6 mil indiretos, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisas e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgado em 2012.
Considerada toda a cadeia produtiva de serviços, a qual o turismo está ligado, serão 18 mil empregos e R$ 970,3 milhões de impacto na cadeia turística local, ainda de acordo com a pesquisa. A atração também pode dobrar o fluxo turístico cearense, atraindo novas correntes turísticas: as formadas por quem procura grandes ícones arquitetônicos e a dos admiradores da vida marinha.
Para efeito comparativo, no período de realização da Copa do Mundo FIFA 2014, o Ceará recebeu, via Fortaleza, 162.724 turistas a mais se comparado igual período do ano anterior e o impacto foi superior a R$ 1,68 bilhão (enquanto em 2013 foi de R$ 614,79 milhões). Ou seja: o acréscimo no fluxo turístico que o Acquário vai proporcionar será superior a sete Copas, enquanto o impacto anual na economia local será quase igual ao da competição.
 PRESENÇA DO LABOMAR -  Para auxiliar na coordenação do manejo das espécies e as pesquisas científicas realizadas no Acquário, a Setur/CE  firmou em março de 2012 um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), ligado à Universidade Federal do Ceará (UFC).
A parceria também irá possibilitar o surgimento de uma expertise local, tanto em estudos da vida marinha quanto de mão de obra especializada. 

COMEÇOU 'FERVENDO' O FORTAL 2014

Claudia Leitte abre o FORTAL 2014
O Fortal 2014, iniciado na noite de ontem, repetiu em dose maior o êxito dos anos anteriores. A Cidade Fortal, apinhada de uma multidão descontraída esteve  cheia de novidades, tornando  o maior carnaval fora de época do País ainda melhor. Além de novos blocos e atrações consagradas no cenário nacional, a festa tem  uma mudança no circuito dos blocos. A partir deste ano, o trio e os foliões adentram o corredor da folia no sentido inverso ao que era tradicionalmente feito. Contudo, a mudança no sentido do percurso não afeoua quem está nos camarotes do corredor da folia, que permanecem com a mesma visibilidade dos trios. 
A “Cidade Fortal”  está  transformada  no ponto de encontro de milhares de foliões vindos de todo o Brasil e até do exterior. Ninguém conseguiu ficar parado na noite inicial  e nem se cansou da maratona atrás dos trios elétricos. 
No primeiro dia da folia,  voltou Claudia Leitte no comando do bloco “Largadinho”, que é sucesso em Salvador. Houve a estreia do bloco “Vumbora”, alternativo do Siriguella,  que trouxe como grande atração um  Bell Marques com sua energia e carisma.  Completando a noitada, .Jorge & Mateus puxou os foliões no bloco “Pirraça”.
O Fortal continuará hoje com outra novidade. Durval Lelys animará o Bloco “Me abraça”, também, pela primeira vez no circuito, em carreira solo. As outras atrações da noite serão Chiclete com Banana, no “Eh Loco”, e Bell Marques no “Siriguella”. Sábado, Durval e Bell repetem a dose, no “Me abraça” e “Siriguella”, enquanto Saulo Fernandes comanda o “Eh Loco”.
No encerramento deste formidável Carnaval fora de época,   domingo, a baiana Ivete Sangalo levará para o corredor toda a alegria do seu Bloco “Coruja”. O último dia ainda vai ter Bell, no “Siriguella”, e Wesley Safadão e Garota Safada, no “Eh Loco”.

CARAVANAS DE TODO O PAÍS PARTICIPAM DO HALLELUYA 2014

O Festival Halleluya começou na quarta-feira, 23, como sempre em clima de muita confraternização e harmonia, com milhares de pessoas comungando o mesmo espírito de fé católica. O Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), onde acontece o evento, está contando com pessoas de paróquias, bairros vizinhos, municípios e de outros estados,  sendo esperadas aproximadamente 60 caravanas. Na sua 17ª edição,  que se estende até o domingo (27), o Halleluya,  ocupa um  espaço de 81mil m²  e está reunindo  um público em que entre 70% e 80%  são jovens. 
O Halleluya, começou com a missa solene no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU),  presidida pelo padre Antônio Furtado e concelebrada por 10 padres ( 9 de diversos estados como Bahia, São Paulo, Belém, Maceió  e um sacerdote de Boston, nos Estados Unidos). O evento marca um ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em julho de 2013 quando o Papa Francisco visitou o Brasil.
Durante a homilia, Pe. Antônio Furtado refletiu sobre a primeira leitura, retirada do livro de Jeremias, e ressaltou a predileção de Deus pela humanidade. Fazendo alusão à leitura, afirmou que a vocação precisa ser abraçada, que a juventude não pode ser desculpa para deixar de cumprir a missão, como argumentou Jeremias, jovem escolhido por Deus para ser profeta.
Na missa de abertura do Halleluya, alguns jovens receberam a primeira comunhão e a assembleia fez a renovação das promessas batismais. No fim da celebração, Padre Antônio Furtado expôs o Santíssimo Sacramento e conduziu a adoração.

NOVA DIRETORIA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS E TURISMO


SETUR APRESENTA RESULTADO DA PESQUISA COPA DO MUNDO FIFA 2014


ROTA DO SOL SEMANAL 25/07/2014 - ISSUU