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quinta-feira, 18 de julho de 2013

A IMPLICÂNCIA, POR QUE?

Às vezes, me pergunto: será que estou errado, fora da realidade pelo fato de entender diferente muita coisa que se passa no nosso País. Não quero e não desejo ser do contra, mas não entendo como boa parte de gente, sejam  políticos, jornalistas competentes e de renome ou  pessoas consideradas líderes, abracem certas causas. Por exemplo, nesta nossa província, no momento, vem  sendo desencadeada uma campanha contra a construção do Acquário, órgão  que se propõe a otimizar o nosso turismo, ao mesmo o tempo em que servirá como ponto de apoio para o Labomar nos estudos da fauna e da flora dos rios e oceanos. Argumentos são muitos dos que estão, desculpem o termo, manipulando as massas  menos esclarecidas para que num plebiscito votem se são a favor ou contra a construção do equipamento. Francamente, não vislumbramos ainda o real objetivo das pessoas do contra. Acham com sinceridade que o dinheiro  a ser gasto nele seria melhor dirigido  para, não digo resolver,  pelo menos minimizar a precária situação da  saúde, da educação e da segurança do Ceará? A pergunta que fica no ar é por que antes não houve campanha cerrada para, pelo menos, otimizar  os serviços e outros apontados,  e que são crônicos. Somos a favor do Bolsa Família que é bancado pelo Governo Federal, não da maneira que aí está. É oportuna para minimizar a miséria de grande massa populacional, sem meios para os mais comezinhos direitos de viver. Mas ficar “ad eternum”, sem oferecer condições efetivas  para que  os pobres coitados adquiram condições de superar os seus problemas através de educação formal e profissional, desta forma não concordamos. Se assim não for, prossegue o “vício” desta pobreza frágil e mal preparada continuar vegetando, viciada que está com a “esmola”, que é pequena mas se torna um pouco maior com a soma dos beneficiados da família. E ninguém protesta, vai às ruas no sentido de modificar a sistemática ora adotada porque é benéfica em termos de manipulação de votos. Também não há reação maior contra o dinheiro jogado no mato empregado em fins duvidosos, como por exemplo, em muitas “ongs” sabiamente fajutas ou obras superfaturadas. São bilhões os reais arrancados através de impostos da população ativa, empresários e trabalhadores que  produzem em favor do país. Por que então este dinheiro não reverte seriamente para que o povo tenha uma vida saudável, com boa escola pública, saúde, segurança e mobilidade urbana? Nem através do voto há protesto, pois grande parte dos eleitos é gente de passado comprometido com atos desabonadores e que usa o cargo para beneficiar a si próprio, aos parentes e aos “amigos do peito”. Então, é a verba que está destinada ao Acquário que resolveria ou minimizaria os problemas de educação, saúde ou segurança pública? Ao que diz o Governo do Estado, a verba destinada a obra é fruto de um empréstimo com banco estrangeiro e que, pela perspectiva, será paga pelo próprio Acquário nos próximos anos de funcionamento, assim como está acontecendo com o Centro de Eventos do Ceará, com ajuda complet para uso. Um fato pode ser aferido no momento. As cidades que possuem aquários, museus, centros de eventos e  natureza diferenciada são referência no turismo mundial. E turismo é sinônimo de renda grande para os cofres públicos, para o comércio e outras atividades. Portanto, estamos errados em ser a favor da sua construção ? Se assim for, ajudem-me com argumentos a pensar de outra forma.

A AGENDA DO PAPA FRANCISCO NO BRASIL

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, detalhou ontem (17), em entrevista coletiva, a programação do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, de 23 a 28 deste mês. Francisco chega ao país na próxima segunda-feira (22) e fica até o dia 29. A agenda dele é intensa e inclui visitas à comunidade da Varginha, área pacificada no Rio de Janeiro, conversas com presos e dependentes químicos e várias celebrações com os jovens.
Lombardi disse que Francisco,  o terceiro papa a visitar o Brasil, depois de Bento XVI e João Paulo II,  circulará de helicóptero, de carros aberto e fechado. No dia 24, ele passará a maior parte do dia em Aparecida (SP). Há encontros com a presidenta Dilma Rousseff; o governador do Rio, Sérgio Cabral; e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes. Veja aqui o roteiro do papa no Brasil.
Na 2ª feira, o papa chega à tarde ao Rio de Janeiro e será recebido no Galeão pela presidente Dilma Rousseff; pelo arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do governo do Estado do Rio, onde ocorre a cerimônia de boas-vindas. 
Na terça-feira, o papa Francisco cumpre agenda privada, sem previsão por enquanto. No ia seguinte, às 8h15, o papa deixa o Rio de helicóptero e vai até Aparecida, onde deve chegar às 9h30, para celebrar a missa e abençoar os fiéis Às 10h30, ele celebra missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Antes, ele fará um passeio de papamóvel nos arredores do santuário. No final da tarde, no Rio, visitará o Hospital São Francisco de Assis. No início da noite, Francisco retornará ao Sumaré onde jantará de forma privada e pernoitará.
Na manhã de quinta-feira,   o papa celebra a Santa Missa, em caráter privado, na Residência do Sumaré. Às 9h deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá, às 9h30, das mãos do prefeito Eduardo Paes, as chaves da cidade e abençoará as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paralímpicos. Às 10h, se dirigirá à Comunidade da Varginha - Manguinhos, para uma visita. Às 17h Francisco deixa o Sumaré em direção à Praia de Copacabana para a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ. O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. 
Sexta-feira - Pela manhã, celebra a Santa Missa, em privado, na residência do Sumaré. Em seguida se desloca de automóvel até a Quinta da Boa Vista.Às 10h, recebe a confissão de cinco jovens de cinco continentes (América, Europa, África , Ásia e Oceania). No Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio de Janeiro,  será recebido pelos religiosos. Às 11h, o papa se encontrará, reservadamente, com cinco jovens detentos. Estarão presentes, também, alguns assistentes, acompanhantes dos jovens detentos. Em seguida, Francisco e o arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a capela onde encontrará as irmãs que trabalham na residência. Às 12h, Francisco rezará a oração do Angelus do balcão do palácio. Em seguida, se encontrará com os 20 membros do comitê organizador e os dez grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. No salão redondo, no primeiro andar do arcebispado, o papa almoçará com dom Tempesta e com 12 jovens, seis rapazes e seis moças, de várias nacionalidades – representando os cinco continentes, além um casal de brasileiros. Após o almoço, Francisco retornará ao Sumaré, onde não há agenda prevista. 
Sábado (27),  Às 9h, Francisco irá à Catedral da Cidade onde celebrará a missa com os bispos da JMJ, sacerdotes, religiosos e seminaristas. A expectativa é que cerca de mil pessoas participem da missa, segundo o porta-voz. Às 11h15, no Teatro Municipal, encontra os políticos, diplomatas, representantes da sociedade civil, empresários, artistas e representantes das maiores comunidades religiosas do país. Francisco fará um discurso.De volta ao Sumaré,  almoça com os cardeais do Brasil, a cúpula da CNBB, os bispos da região e a comitiva papal. Ele deixa a residência em direção do Campus Fidei, de Guaratiba, onde ocorrerá a Vigília de Oração com os jovens. Francisco tem encontro com os jovens na área preparada para a ocasião pelas autoridades locais. Inicialmente, a previsão é que 2 milhões de pessoas estejam presentes.
Às 8h20, o papa deixa o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero sobrevoará a estátua do Cristo Redentor do alto do Corcovado e a cidade do Rio. Às 10h começa a Missa de Envio da JMJ Rio2013. No evento, está prevista a presença da presidenta Dilma. A Celebração terminará com o anúncio sobre o local escolhido para ser a sede e do ano para a próxima jornada.
Às 16h, Francisco encontrará com os integrantes do comitê de coordenação da jornada e do Conselho Episcopal latino-americano.  Depois de se despedir dos funcionários da residência do Sumaré, Francisco se dirigirá ao RioCentro onde encontrará cerca de 15 mil voluntários, ocasião em que fará um discurso.
Após o evento, o papa se muda para o centro do Rio onde atende os voluntários da jornada. Segundo as previsões, deve haver 15 mil voluntários que representarão as 60 mil pessoas voluntárias para a realização do evento. Depois do compromisso com os voluntários, o papa seguirá para o aeroporto Tom Jobim onde, às 18h30, está previsto encontro com a presidenta Dilma Rousseff, com discursos. A decolagem do avião que levará a comitiva papal ao Vaticano está prevista para as 19h (horário local). (Com a Agência Brasil)

OCUPAÇÃO NAS HOSPEDAGENS

O índice de ocupação para a Jornada Mundial da Juventude nos hotéis que oferecem preços mais acessíveis, do tipo hostel e albergue, inclusive na zona sul, deve chegar a 100%, informou o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio). Os preços da diária nesse tipo de hospedagem variam entre R$ 50 e R$ 85.
Grupos de peregrinos e visitantes fecharam alguns albergues com antecedência e conseguiram, com isso, preços mais razoáveis. Para os fiéis que não providenciaram vagas previamente, De Lamare sugeriu que procurem a rede convencional de hotelaria. Ele destacou que muitos grupos estão buscando alugar apartamentos por temporada.
Para a hotelaria convencional, a previsão da entidade é ocupação em torno de 55%, de acordo com a entidade. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ) informou que a ocupação média de hotéis convencionais está em 61,97%.. (Com Agência Brasil)

CONVITE DA PRESIDENTE A CHEFES DE ESTADO


A presidenta da República, Dilma Rousseff, convidou chefes de estado da América do Sul para um dos eventos mais importantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, que começa no próximo dia 22. Trata-se da Missa de Envio e Angelus, com a presença do papa Francisco, que encerrará a jornada no domingo (28), a partir das 10h.
A Missa de Envio e Angelus é o único evento público que terá a presença simultânea da presidenta Dilma Rousseff e do papa Francisco )Com a Agência Brasil). 

VISITAS AO CORCOVADO

Pela primeira vez na história, o Morro do Corcovado, onde fica a estátua do Cristo Redentor, poderá ser visitado durante 24 horas. O fato inédito ocorrerá durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os próximos dias 23 e 28, com o objetivo de atender à imensa demanda de visitantes ao monumento, um dos mais conhecidos símbolos religiosos do mundo.
Para tornar mais seguro o passeio noturno ao Corcovado, foi adotada em todo o complexo turístico uma iluminação especial, criada pelo light designer Peter Gasper. (Com a Agência Brasil)

HALLELUYA 2013 BRILHA EM SEIS ESTADOS

Artes, jovialidade, alegria, inovação, solidariedade, radicalidade. Esses e muitos outros componentes formam o Halleluya, 2013, tradicional evento religioso realizado desde ontem e que vai até 21/07,  em Fortaleza, no Condomínio Uirapuru,  promovido pela Comunidade Católica Shalom. 
O maior Festival de Artes Integradas do país é uma grande arena que reúne povos, comunidades e culturas, integradas por um mesmo ideal: ser feliz! Nesta edição, são 30 artistas entre nacionais e internacionais que animarão as cinco noites de shows no Festival Halleluya. A entrada para todos os shows é gratuita.
Com 15 anos de experiência, agora em sua 16ª edição, o Festival Halleluya faz uma nova proposta. O sentido de unidade toma conta das diversas edições do evento que se espalha pelo Brasil. O que antes eram festivais isolados, agora são membros de um mesmo corpo: o Halleluya Brasil.
Tudo começou em Fortaleza (CE), em 1997, quando lideranças da Comunidade Católica Shalom tiveram a inspiração de oferecer aos jovens cearenses e turistas uma opção de lazer no final das férias.
A fórmula do evento foi um sucesso. Rapidamente cresceu em número de público e se multiplicou em outros estados da federação. Atualmente acontecem edições em Natal (RN), São Luís (MA), Salvador (BA), Aracaju (SE), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). A fórmula também foi repetida em outros países como Israel, Itália e Uruguai.
TODOS OS PÚBLICOS -  Para os organizadores do Halleluya,  a galera das artes vem! Família vem! Quem curte esporte vem! Jovem vem! Adulto vem! Criança vem também! O Festival Halleluya acolhe, com suas diversas atrações, os mais variados perfis de públicos. Shows de rock, pop, samba, pagode, forró, axé, do clássico ao popular, agitam o palco principal com grandes nomes da música nacional. Os demais espaços temáticos: adventure, kids, misericórdia, artes integradas, solidariedade e outros completam esse universo de paz.

EXPOCRATO GERA MAIS DE MIL EMPREGOS

Até o próximo domingo, dia 21, mais de sete mil bovinos, ovinos, caprinos e equinos de alta linhagem e padrão genético estarão em exposição durante a 62ª edição da Exposição Centro-Nordestina de Animas e Produtos Derivados (Expocrato), que foi aberta, oficialmente, neste final de semana.  A mostra é realizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante que está com suas baias e currais completamente lotados, com animais que são negociados entre produtores cearenses e de diversos estados do Brasil contribuindo com o seu melhoramento genético.
Durante os dias da tradicional Expocrato, há três grandes leilões de animais, de várias raças, além das exposições internacional e pan-americana de cães. Ocorrem ainda concursos leiteiros de bovinos e caprinos, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos. Segundo o titular da SDA, Nelson Martins, “ com os leilões nós temos a oportunidade de promover o melhoramento genético do nosso rebanho, pois para a Expocrato vêm criadores com animais de alto padrão para serem comercializados”. De acordo com o secretário, são mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados com a festa. Adiantou o secretário que "Sem dúvida, há um crescimento significativo de postos de trabalho, além de um aquecimento representativo da economia local".
O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes Mattos, destacou que a Prefeitura  buscará parcerias com o Governo do Estado para viabilizar melhorias para que a Expocrato cresça ainda mais. Várias entidades já procuraram a Prefeitura para que fosse viabilizado o projeto para a construção de um novo espaço, e esta demanda será levada para o Governo do Estado, já que o governador é a favor da ideia. 
Outros dois grandes atrativos no Parque de Exposições  são destaque, como sempre vem ocorrendo.. São a mini casa de farinha, com a comercialização de tapioca de amendoim, coco e natural, e o pequeno engenho de cana-de-açúcar, com a moagem para a venda da garapa com limão e gelo, além do mel. Ano passado, conforme a direção, foram utilizadas na moagem 120 toneladas de cana. Cerca de 10 mil quilos de farinha produzidas pelas associações de agricultores familiares do Cariri são utilizadas nas tradicionais tapiocas de forno.
A área de experimento agrícola, em diversas culturas, está contemplada no estande da Empresa de Assistência Técnica e Rural do Ceará (Ematerce). Serão várias experiências expostas para os produtores agrícolas da região, com a participação dos técnicos, que farão as orientações necessárias. Durante todos os dias de exposição, poderão participar das oficinas cerca de 20 produtores.
O artesanato também ganha espaço significativo no recinto, para a venda de exemplares de trabalhos de diversas cidades do Cariri, com a feira dos artesãos, próxima ao portão de entrada. Também,
a Expocrato representa a oportunidade de geração de emprego, renda e capacitação, pois além das exposições e leilões, há diversos cursos de capacitação promovidos pela Ematerce e pela SDA, que reúnem um bom número de agricultores.
A Exposição é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Grupo Gestor da Expocrato, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ACCOA), a Prefeitura Municipal do Crato, e outros parceiros e, de acordo com o secretário Nelson Martins, são mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados com a festa. 

NOITE FESTIVA NO CATUSSABA RESORT

José Carlos de Araújo, Mariah Meirelles e Hélcio Estrella
Destaque na programação do 30º Congresso da Abrajet, realizado de 20 a 23 / 06, em Palmas, evento promovido e organizado com bastante êxito pela associação de Tocantins, sob a chancela da entidade nacional, na parte festiva da noitada de abertura, com a entrega de troféus destinados a autoridades e personalidades que são esteio nos meios administrativos e turísticos do novo Estado brasileiro, homenagem que se estendeu também à Bahia, nas pessoas da empresária Mariah de Meirelles Fonseca e do jornalista Carlos Casaes.
Em razão de motivos superiores, Dona Mariah não pode comparecer à solenidade, delegando ao editor-chefe do “Rota do Sol”, José Carlos de Araújo,  a incumbência de receber o troféu que a ela foi dedicado  com muita propriedade e justiça.Também o jornalista baiano Duda Tawil recebeu por delegação o que foi outorgado a Carlos Casaes.
NOITADA FESTIVA – Como não poderia deixar de ser, nosso editor organizou uma caravana composta pelos jornalistas Antônio José de Oliveira e Fenelon Gonçalves, da seccional do Ceará, com o reforço do presidente da entidade nacional, Hélcio Estrella, e esteve em Salvador pra entregar pessoalmente a comenda a que fez jus Mariah Meirelles da Fonseca. Um reconhecimento também dos cearenses a quem há muitos anos se tem  mostrado incondicional amiga dos jornalistas de turismo, sendo até uma das sócias beneméritas da entidade.
O que era para ser um ato simples, tornou-se um acontecimento marcante, pois a Abrajet/Bahia também associou-se à homenagem festiva, realizada na noite da última sexta-feira, no Catussaba Resort. O salão do acontecimento ficou repleto de jornalistas e personalidades de destaque soteropolitanos, entre os quais irmã, filhos, netos, bisnetos, cunhado, genro e noras da homenageada. Os discursos foram poucos, mas refletiram a alegria da reunião. José Carlos entregou o símbolo da homenagem dos jornalistas tocantinenses, o presidente Hélcio Estrella exaltou a significação do acontecimento  e a agraciada Mariah agradeceu comovida. Por seu turno, Duda Tawil entregou o troféu destinado a Carlos Casaes, que expressou seus agradecimentos também à Abrajet/Tocantins.
Para encerrar a bela noitada, lauto jantar puxado a lagosta e outros sofisticados e gostosos pratos da cozinha da Boa Terra. 

UMA HOMENAGEM MERECIDA

Viajar é sempre um prazer renovado, sobretudo quando ocorre num clima de descontração e o planejado dá certo. Em nossa última ida a Salvador, passamos excelentes momentos na convivência com colegas da Abrajet-BA e dos que nos acompanharam, como os jornalistas José Carlos de Araújo, diretor-editor do jornal Rota do Sol Turismo; do proprietário da revista Trilha Turística, Fenelon Gonçalves, afora o presidente da Abrajet-Nacional, Hélcio Estrela, os baianos Edmundo, presidente da Abrajet-BA, Carlos Casaes, próximo presidente da citada associação de jornalistas de Turismo, para destacar os que privam de nossa amizade.
A razão maior de nossa estada, em Salvador, foi a entrega de troféu, feita pelo colega José Carlos, em nome da Abrajet-Tocantins, à empresária Mariah Meirelles, proprietária do Catussaba Resort Hotel e de outro empreendimento hoteleiro, Suite Catussaba,  em fase de conclusão, vizinho ao já famoso Resort da cadeia do Grupo Deil,  planejado para atender executivos e eventos, em amplo auditório, dispondo ainda de 86 suítes. Todos de frente para o mar numa paisagem encantadora, com destaque para os coqueiros e plantas ornamentais.
Falar do Catussaba é chover no molhado. Prima pela localização, à beira-mar, pela arborização, pela infraestrutura, pela organização em tudo, sem citar sua mão-de-obra qualificada,  do mais humilde empregado aos responsáveis pela administração superior, incluindo a Senhora Mariah, que, aos 86 anos de idade está à frente dos negócios da família, englobando construtora,  imobiliária e fazendas no interior da Bahia.
Em conversa com  Dona Maiah, chamou-nos a atenção a simplicidade, a competência, o senso de responsabilidade, a maneira fácil de comunicar, de tratar os hóspedes e empregados. Enfim, um amor de pessoa, rica em atributos, moral, vida familiar exemplar, e que valoriza o ser humano, independentemente de raça, cor da pele, credo religioso, grau de instrução, pobre ou rico, dentre outros atributos dessa mulher batalhadora, mãe, avó, irmã, sogra e, acima de tudo, cidadã consciente de seu papel na sociedade da informação.
 Destacamos, outrossim, a presença, na entrega do troféu abrajeteano, dos filhos, irmã, netos, noras e de amigos de Salvador. Ao seu redor, todos a cumprimentavam e parabenizam pela homenagem dos jornalistas de turismo do Tocantins, e no momenrto aplaudida pelos membros da Abrajet cearense, baiana e paulista. No discurso, ela agradeceu a homenagem, referindo-se à amizade e admiração que sente pelos jornalistas, que contribuem para divulgar seus empreendimentos turísticos pelo Brasil afora e até no exterior. Em suas palavras, deu a entender aos presentes que não era grande, nem pequena e, sim, gente, embora viva bem nos seus empreendimentos. Aos 86 anos, a saúde é abalada por problemas renais e de coluna, que não a derrubam e jamais a impedem de viajar, dentro e fora do Brasil, além de acompanhar o que se passa em suas empresas, quer na capital, quer no interior baiano.
Bem! Nosso espaço, estipulado pelo colega José Carlos de Araújo, não nos deixar escrever mais linhas sobre Dona Mariah, a quem passamos a admirá-la e incluir-nos em seu vasto círculo de amizade. Pelo que é somente votos de que continue a ensinar mais com os exemplos do que com as palavras. Por último, não poderíamos de acrescentar: sabe viver o presente de bem com tudo e com todos. Obrigado, Dona Mariah, pela acolhida e pelas lições de vida.
Antonio José de Oliveira
Diretor da Abrajet-Ceará

PROTESTOS NA INAUGURAÇÃO DAS ÚLTIMAS LINHAS DO METRÔ

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de inauguração das estações
Chico da Silva e José de Alencar da linha sul do metrô de Fortaleza. (Agencia Brasil)
A presidenta Dilma Rousseff chegou hoje pela manhã a Fortaleza para  entregar à população cearense as duas últimas estações da Linha Sul do Metrô,  no Centro da Capital – as estações Chico da Silva e José de Alencar. O evento aconteceu na estação José de Alencar -  Avenida Tristão Gonçalves, entre as ruas Liberato Barroso e Guilherme Rocha. À tarde, no Centro de Eventos do Ceará, Dilma e Cid Gomes participaram da formatura de 2.500 jovens, do programa Pronatec BSM - Brasil Sem Miséria, em dez municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 
PROTESTOS - Registre-se que durante a solenidade, do lado de fora do evento, houve protestos de  índios e estudantes, fato que já havia acontecido antes, quando médicos fizeram seus protestos diante da política do governo federal para a categoria. A presidente Dilma não se deu por vencida e, em seu discurso, deu as suas explicações e fez comentários sobre os últimos protestos no País, destacando os avanços obtidos pelo governo nos últimos anos:
COMO FICOU - Com a inauguração, o percurso total da via chega aos 24,1 quilômetros. Ambas estações passarão a integrar a fase de operação assistida, tendo horário de funcionamento gratuito, das 8 horas às 12 horas, de segunda a sexta. Para atender o fluxo de passageiros, que tende a crescer, prevê-se para a nova etapa a circulação de quatro trens unidade-elétrica (TUEs), cada um composto por seis carros de passageiros. Juntos, os trens têm capacidade para transportar mais de 3.500 pessoas por viagem (considerando apenas um sentido da via). O tempo para completar o percurso de Pacatuba a Fortaleza será de cerca de 35 minutos, com intervalo de 20 minutos entre os veículos .
SOBRE AS ESTAÇÕES -  A José de Alencar é a penúltima parada do trajeto, estando localizada entre a praça homônima e a da Lagoinha, na Rua 24 de Maio. O acesso para a estação, que é subterrânea, será pelas ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. 
A Chico da Silva, estação derradeira, a sua maior movimentação será atingida quando esta se converter à estação Central, na qual será feita a integração com a Linha Leste, que atualmente está em processo licitatório, e com a Linha Oeste, que posteriormente será reformulada para o sistema de metrô. As entradas para a plataforma também subterrânea será pela Rua Padre Mororó com Rua Castro e Silva 

HOJE, AULA-ESPETÁCULO DE ARIANO SUASSUNA

O Anfiteatro do Dragão do Mar promete ser pequeno para acolher o público ávido por escutar as palavras do romancista, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna. O mestre Ariano, como costuma ser chamado, estará hoje (18), às 20 horas, para apresentar uma aula-espetáculo, na qual  defende a cultura brasileira e a identidade nacional, condena a cultura da globalização e demonstra que, para ele, arte não é mercado, é missão. O evento tem entrada franca, com distribuição de ingressos a partir das 19 horas. A classificação etária é de 12 anos.
Suassuna protagoniza um projeto maior, “Ariano Suassuna – Arte Como Missão”, idealizado e coordenado por Elias Sabbag e Marcos Azevedo e patrocinado pela Caixa Econômica Federal. O projeto já esteve em Brasília e passará, ainda, por Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Em Fortaleza, além da aula-espetáculo no Dragão, o ciclo de atividades traz uma exposição fotográfica inédita que reúne 30 fotografias assinadas pelo fotógrafo e artista plástico Alexandre Nóbrega, fruto de sua convivência muito próxima com o escritor, e uma mostra de filmes composta por oito títulos, entre ficções e documentários, que traduzem, além do pensamento e a trajetória do autor, o afeto de uma vida inteira dedicada à escrita de histórias que refletem os costumes e o imaginário popular, atividades ocorrerão na Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema).

CONGRESSO DE UNIVERSIDADES CATÓLICAS

Belo Horizonte está vivendo momentos de reflexão e estudos até o próximo dia 21 com a realização do Congresso Mundial de Universidades Católicas. O significativo evento realiza-se  na PUC Minas, no campus Coração Eucarístico, com a participação de duas mil pessoas de várias partes do mundo.
A PUC Minas, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte, realiza o CMUC junto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc), a Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe (Oducal) e a Associação Nacional de Educação Católica (Anec). O congresso tem a contribuição de órgãos públicos brasileiros nas esferas estadual, municipal e também de organismos nacionais e internacionais 

SÃO JOÃO RENDEU R$ 250 MI

O São João, além de ser uma das festas populares mais tradicionais de Pernambuco, tem contribuído para a economia do Estado. Neste ano, a receita turística do evento foi de R$ 250 milhões, um aumento de 39% em relação ao ano passado, quando R$ 179 milhões foram deixados pelo público dos festejos juninos. “Esses números demonstram a importância do São João para a economia das cidades do interior, em especial para o segmento turístico. Nos últimos dois anos, o crescimento da receita turística, ou seja, os gastos com hospedagem, alimentação e serviços, foi de 74%: saltou de R$ 143 milhões para os R$ 250 milhões registrados esse ano”, comemora o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. 
A Pesquisa do Perfil Socioeconômico do Visitante do São João 2013 foi elaborada e aplicada pela Unidade de Gestão da Informação da Empetur em Arcoverde, Gravatá, Pesqueira, Petrolina, Caruaru e Carpina. 

LEGADO DA JORNADA PARA O RIO DE JANEIRO

Rio ganhará novos postos turísticos
Com a realização da Jornada Mundial da Juventude, o Rio ganhará mais oito postos de informações turísticas, que serão incorporados definitivamente aos já existentes. Com isso, a cidade passará a contar com 17 postos para atender com conforto e qualidade aos visitantes. Para receber ainda melhor os turistas que chegam para o encontro católico, a Prefeitura do Rio através da Secretaria da Riotur preparou também uma série de materiais informativos impressos, virtuais e de sinalização para pedestres. 
Os novos postos que ficarão de legado da JMJ serão instalados na Lapa, Quinta da Boa Vista, Barra da Tijuca, Leblon, Urca, Ipanema, Centro de Tradições Nordestinas e Aeroporto Santos Dumont. Especialmente para a Jornada, a Riotur montará postos temporários no Sambódromo, na Central do Brasil, na Estação das Barcas Rio/Niterói, além de dois contêineres em Guaratiba.
Serão 100 agentes de informações bilíngues (inglês/português) nos postos de atendimento fixos e outros 75 agentes de informações espalhados pelas ruas de Copacabana e Barra de Guaratiba – locais de realização do evento - e nos principais pontos turísticos da cidade.
Nas ruas de Copacabana e de Guaratiba, nas estações de metrô de Copacabana, nos trens de Deodoro, Campo Grande e Santa Cruz e nas duas principais estações do BRT para o evento, cariocas e turistas vão encontrar placas com orientações a respeito da localização e da melhor forma de se locomover até seu local de interesse. 
Farto material informativo específico para o evento está inteiro em português, inglês e espanhol e pode ser encontrado, além dos postos de informação, em pontos de interesse turístico, como hotéis, albergues, museus, centro culturais e até em bares e restaurantes. No mundo virtual, o turista pode contar com a ajuda do hotsite trilingue www.rioguiaoficial.com.br/jmjrio2013.   
A experiência adquirida neste grande evento será de grande importância na preparação de uma estratégia bem sucedida de atendimento ao turista durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas. 

US$ 45 MILHÕES PARA A REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

Casa típica da Região das Hortênsias
Representantes dos setores público e privado do turismo que compõem a Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula) compareceram na terça-feira (16) ao Encontro Regional – RS Mais Turismo 2013, promovido pela Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), no Hotel Laghetto Siena, em Gramado. Um dos anúncios mais importantes foi feito pela secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, que confirmou a destinação de US$ 45 milhões para o investimento em turismo na Região das Hortênsias, provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do governo federal, e com contrapartida do Executivo gaúcho. 
Na mesa da solenidade de abertura, a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, recebeu representantes dos municípios e a empresária gramadense Marta Rossi, única a atuar em nome do segmento no Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS).  
Com foco na gestão, qualificação e promoção, o Encontro Regional RS Mais Turismo busca identificar o atual ciclo de desenvolvimento de cada região e propõe ações específicas para aumentar a competitividade. “Não podemos tratar regiões distintas como se fossem iguais. Cada uma delas tem suas particularidades e potenciais específicos a serem trabalhados. Cabe à secretaria induzir o desenvolvimento por meio do turismo”, afirma Abgail.
O RS Mais Turismo é definido como reunião de trabalho entre lideranças públicas e privadas e está ocorrendo em todo o Estado, desde abril. O encerramento será nesta hoje (18), em Porto Alegre, totalizando 26 edições. 

APROVADA NOVA NORMA DE ACESSIBILIDADE

Idosos, deficientes e gestantes com novos direitos
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou, na terça-feira (16/07), as novas regras sobre o acesso ao transporte aéreo de Passageiros com Necessidade de Assistência Especial (PNAE). O novo regulamento (Resolução nº. 280/2013) sobre os procedimentos relativos à acessibilidade foi submetida ao processo de audiência pública em 2012, com sessões presenciais em setembro, em Brasília, e em outubro, em São Paulo. 
O objetivo da norma é melhorar a qualidade do atendimento prestado aos passageiros com necessidade de assistência especial, para que possam desfrutar de oportunidades de viagem compatíveis às dos outros cidadãos, superando as barreiras físicas existentes e aperfeiçoando o fluxo de informações entre usuários e os prestadores de serviços. 
A nova norma abrange pessoas com deficiência, pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por criança de colo, pessoas com mobilidade reduzida ou qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia como passageiro. A proposta não se aplica aos procedimentos de embarque e desembarque realizados fora do território nacional nem aos procedimentos prévios à viagem e durante o voo de uma etapa com partida fora do território nacional.

COMEÇOU O CICLO DE CONVERSAS

Serão premiados dois projetos em cada linguagem
, no valor de R$ 15 mil cada (Foto: Kaio Machado)
A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Coordenação de Criação e Fomento da Secultfor, está promovendo o projeto “Ciclo de Conversas: Culturas Possíveis”.  A iniciativa já está em curso e se desenvolverá até agosto, sempre das 14h às 16h, no Teatro Antonieta Noronha, com entrada gratuita. No primeiro encontro, anteontem, o Teatro entrou em discussão. Nesta primeira rodada, o Ciclo de Conversas, aberto ao público, foi mediado por Lenildo e pela equipe da Coordenação de Criação e Fomento.
No centro do debate estão ações para as linguagens de artes visuais, audiovisual, circo, cultura digital, dança, design, fotografia, gastronomia, humor, literatura, moda, música e teatro. A cada encontro, uma linguagem será destaque. O objetivo é conhecer as necessidade e alinhar projetos e ações, bem como potencializar a apropriação dos equipamentos culturais por artistas, grupos culturais e público.

MAIS DE 86 MIL PESSOAS PASSARÃO EM JULHO NO CEC

O SANA abriu os eventos
 de julho no CEC
Em oito realizações, o Centro de Eventos do Ceará (CEC) deve receber 86,2 mil pessoas durante este  mês de julho, de acordo com as estimativas da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará.
O Sana 2013 teve o maior fluxo até agora: cerca de  32 mil pessoas entre os dias 12 e 14. No CEC conferiram todas as novidades do universo pop nipônico. Apresentações de filmes, séries e animações, artes marciais, campeonatos de cosplay, demonstrações de games, música, tenda eletrônica, palestras, workshops e estandes de vendas compuseram a programação.
A Feira Internacional de Artesanato, que começa hoje e vai  30, deve atrair um público superior a 30 mil visitantes interessados em conhecer o artesanato de 25 países e 15 estados brasileiros, além de apresentações artísticas e culturais.
Mas de 32 mil participantes no
  1° evento de julho
Outro evento de grande porte que  ocorreu entre de segunda-feira até ontem é a terceira edição da Conferência Municipal de Educação. No mesmo foram tratados temas como financiamento público; educação especial e inclusiva; informática a serviço do setor; educação de jovens e adultos; alfabetização; primeira infância; drogas e violência; além de gestão pedagógica; plano de cargos e carreiras; ideias inovadoras e gestão escolar, dentre outros temas relevantes para a educação municipal.
Nos três dias da Conferência, o público pode participar de palestras ministradas por especialistas renomados nacional e internacionalmente, de oficinas e de uma minifeira do livro. Também houve espaços exclusivos para crianças e adolescentes,  com oficinas de leitura e arte, brinquedoteca e apresentações artísticas.
Show como da cantora
 japonesa Yonekura Chihiro 
Além destes, haverá ainda o curso Método CIS (26 a 28), a entrega do Prêmio Clóvis Rolim (16), o lançamento do Sindicato dos Bugueiros (23) e a solenidade colação uma Entre os destaques do mês, três feiras de grande porte, uma conferência de educação, um curso, uma solenidade de colação de grau do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (20). Também foi realizada, entre os dias três e seis, a Expoevangélica, com venda de produtos e eventos voltados para as igrejas evangélicas, que atraiu cerca de quatro mil fiéis.

SINDIEVENTOS REALIZA ALMOÇO DE NEGÓCIOS

 Darlan Leite (proprietário do Hotel Romanos e Presidente ABIH CE);
 Circe Jane (presidente Sindieventos); Pedro Carlos (Coordenador Fórum do Turismo CE);
 Secretário Domingos Neto (SECOPAFOR)
Como vem acontecendo há mais de dois anos, o Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado do Ceará (SindieventosCE) promoveu o seu momento de negócios, desta feita um almoços em parceria com o Romanos Hotéis e Eventos.
O namoro com o Romanos do empresário Darlan leite já vinha se estendendo há algum tempo e, “para evitar acidentes de percurso com um café iniciado à oito horas da manhã, resolvemos - de comum acordo - oferecer para os associados, trade turístico e demais autoridades um almoço, no que fomos muito bem atendidos pelo Hotel – explica Circe Jane, presidente do Sindieventos.
Além da pauta apresentando outros assuntos do interesse dos presentes e das conversas de negócios que, como sempre, permearam o evento acontecido na segunda quarta-feira de julho (dia 10) onde representantes do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (SindieventosCE), membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Fórum do Turismo do Ceará e órgãos públicos convidados, se reuniram com o secretário Domingos Neto, da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa (SecopaFor), para avaliarem os trabalhos desenvolvidos durante a realização do evento Copa das Confederações, que serviu como parâmetro para o maior evento esportivo do mundo a Copa do Mundo de Futebol.
Para o secretário Domingos Neto, a edição deste ano serviu para que todos tenham uma ideia do que irá acontecer, em proporções maiores, no próximo ano. “A ideia é melhorar a realização do evento Copa 2014 e conciliar os interesses locais. Depois do sucesso na realização da Copa das Confederações, estaremos mais preparados para receber a Copa em 2014”, frisa Domingos.
Durante os jogos deste ano, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da SecopaFor, realizou o São João da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 no Aterro da Praia de Iracema, onde os jogos foram transmitidos em dois painéis de LED e, em seguida, a população pôde acompanhar apresentações de bandas locais e atrações culturais. A ideia é que esse mesmo evento se repita na Copa do Mundo, porém, se adequando aos padrões exigidos pela FIFA no que diz respeito à FAN FEST.

NOVA DIRETORIA DA ABRAJET/ PARÁ

A nova diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet-Pará) tomou posse, durante a cerimônia de premiação do II Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, na Estação das Docas, em Belém. Eleita no final do mês de abril, a nova equipe de dirigentes da Abrajet Pará tem na presidência a jornalista Isa Arnour, atual gerente de marketing da OS Pará 2000 - que administra a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. 
Os demais diretores já em atividade são: Nilton Guedes Pereira, colunista do MG Turismo, editor da Agência de Notícias Gerais e técnico de comunicação da Secretaria de Cultura do Pará (Secult); Christina Hayne, gerente de comunicação da Adepará, assumiu a secretaria geral da entidade. Benigna Soares, gerente de Comunicação da Paratur,  foi eleita diretora de comunicação.  Julie Rocha, do site “Prazer em Viajar”, é diretora de finanças.  O fotojornalista João Ramid - que presidiu a entidade nos últimos dois anos, e diretor da Amazon Image Bank, é diretor de projetos especiais. 

BATIZADO EM SALVADOR

Padrinho Melquezedeque Santos,Madrinha Carla Maria Pellegrino de Souza,
 Pe. Adilton, Jose Carlos Silva da Cruz, Helga Pellegrino e Lorenza Pellegrino Souza Cruz
Registramos com prazer o batizado,  celebrado pelo padre Adilton,  na igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador,   da fofinha Lorenza,  filha de Helga Cristina Pellegrino de Souza e José Carlos Silva da Cruz e neta do nosso confrade Carlos Casaes e de Tereza.  Foram padrinhos Carla Maria Pellegrino de Souza e Melquezedeque Santos.
Após a solenidade seus avós “corujas” receberam em sua residência os familiares e amigos mais chegados.  

AERO CLUBE DO CEARÁ / EDITAL DE CONVOCAÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente do Aero Clube do Ceará, no uso de suas atribuições legais conforme Capítulos I e V, e seus artigos, do Estatuto Social, convoca os associados para Assembleia Geral Extraordinária – AGE, a realizar-se na sede da entidade sito à Praça Brigadeiro Eduardo Gomes S/N, 1º. Andar do TAG – Terminal de Aviação Geral, no dia 22 de Julho de 2013, às 10h00 horas em 1ª. Convocação, com mais da metade dos sócios, e segunda convocação às 11h00min horas, com qualquer número de sócios presentes, para tratar das seguintes ordens do dia: 
1)  Reforma das salas de aula;
2) Aprovação do Regimento Interno da entidade;
3) Outros assuntos pendentes do interesse da entidade
Fortaleza, 05 de Junho de 2013
Amaury Costa Araujo
PRESIDENTE

ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DO CENTRO DE FORTALEZA

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Regional do Centro, desde a última terça-feira  pôs em funcionamento o Ciclomonitoramento, um serviço com equipes que diariamente irá circular de bicicleta pelas ruas do Centro no intuito de atender as demandas da população no que diz respeito a limpeza urbana, infraestrutura e outras necessidades ligadas àquela área da cidade.  
A equipe é formada por dez ciclomonitores, divididos em oito zonas de atuação. Cada um estará equipado com rádio comunicador para que as reclamações possam ser informadas imediatamente à Secretaria. Desta forma, o cidadão que necessitar de atendimento imediato por parte da Prefeitura (na área do Centro), poderá contar com qualquer um dos ciclomonitores para encaminhar seu pedido. Os ciclomonitores foram preparados para prestar informações, orientar os cidadãos e inibir práticas inadequadas (como destinação irregular de resíduos sólidos).
O Ciclomonitoramento faz parte do Programa Gentileza Urbana, idealizado pela Secretaria Regional do Centro e conta com a parceria da ECOFOR S/A.
ZONAS DE ATUAÇÃO – São estas  as zonas de atuação :
Zona 1: Limites: Ruas Castro e Silva, Padre Mororó, Senador Alencar, São Paulo e Avenida do Imperador; Zona 2: Limites: Ruas Guilherme Rocha, Filomeno Gomes, Pedro Pereira e Avenida do Imperador; Zona 3: Limites: Ruas Pedro I, Padre Ibiabino, Meton de Alencar e Avenida do Imperador;
Zona 4: Limites: Avenida Duque de Caxias, Rua Barão do Rio Branco, Avenida Domingos Olímpio e Rua Barão de Aratanha; Zona 5: Limites: Avenida Duque de Caxias, Rua Jaime Benévolo, Avenida Domingos Olímpio, Avenida Dom Manuel e Rua Bárbara de Alencar; Zona 6: Limites: Avenidas Monsenhor Tabosa e Dom Manuel e Ruas Pereira Filgueiras e João Cordeiro. Zona 7: Limites: Rua Costa Barros, Avenida Dom Manuel e Ruas Franklin Távora, Padre Luiz Filgueira e João Cordeiro. Zona 8: Limites: Rua Pinto Madeira, Avenidas Dom Manuel e Heráclito Graça e Rua João Cordeiro.
A área da Secretaria Regional Centro delimita-se ao Norte, pelas avenidas Historiador Raimundo Girão, Almirante Barroso e Pessoa Anta, ruas Adolfo Caminha e Santa Terezinha, e Avenida Presidente Castelo Branco (Leste - Oeste); ao Leste, pela rua João Cordeiro; ao Oeste, pelas avenidas Filomeno Gomes e Padre Ibiapina; e ao Sul, pela Avenida Domingos Olímpio e início da Avenida Antônio Sales.

ROTA DO SOL SEMANAL 18/07/2013 - ISSUU