Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CALEIDOSCÓPIO - E O RETORNO?

E O RETORNO?
Mostrando sua capacidade de excelente e conhecedor dos assuntos relacionados com a Economia e administrador zeloso, o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, nos últimos dias esteve nos órgãos de comunicação para informar  que o Governo está desenvolvendo esforços para combater os crimes de sonegação de impostos, com atenção especial para o Aeroporto Pinto Martins e estradas. Para tanto, o Estado está com uma fiscalização mais eficiente e usando o que melhor a tecnologia possa oferecer, como “scanners” de última geração. Nada mais justo do que esta ação do fisco do Ceará. Sabe-se que os sonegadores usam de mil artimanhas para não pagar impostos. São uns “gênios” em inventar formas de burlar as fiscalizações. Portanto, justo é que as autoridades competentes se armem para minimizar o mais possível a nociva atuação dos desonestos. São eles marginais que desejam ganhar dinheiro facilmente, não apenas sonegando impostos mas sobretudo fazendo concorrência desleal aos comerciantes estabelecidos na forma da lei e que cumprem suas obrigações fiscais. Nesta ordem de raciocínio, é louvável a campanha de Mauro Filho à frente da pasta que exerce. Aliás, a Receita Federal a cada dia aperfeiçoa mais os seus métodos de arrecadação de impostos. Que o diga o Imposto de Renda. A Prefeitura de Fortaleza nos últimos tempos também segue o mesmo caminho e a nota fiscal eletrônica com suas regras é um exemplo.  Agora há um porém. Será também louvável uma campanha séria dos governos  federal, estadual e municipal para atender com eficiência os legítimos direitos  do povo brasileiro, representados essencialmente nas áreas de saúde, educação e segurança pública. O que se vê diariamente na mídia é que o poder público não cumpre como devia o seu dever. Quase sem exceção, no Brasil inteiro, o povo é relegado nestas esferas. A população sofre humilhações e mau atendimento nos postos e hospitais de saúde, pessoas ficam horas e dias nos corredores destas casas à espera de atendimento, muitos até morrendo antes do socorro que devia ser urgente. A escola pública não é bom exemplo para ser citado. Quanto a segurança pública, será que é preciso cita-la? Não convencem as justificativas que possam ser oferecidas. Dinheiro há, pois o brasileiro já paga em demasia para ter a contrapartida. E os maus administradores, legisladores, juristas, a patuleia & cia. sabem onde as andorinhas dormem e tiram bom proveito, quase sempre acobertados pelas “comissões de inquérito” e outras formas de “tapar o sol com a peneira”.    Como se vem noticiando, o povo precisa  trabalhar cinco meses no ano somente para pagar impostos. Que vá às favas os deveres com sua subsistência e a dos familiares.  Isto não é uma aberração? Finalmente, que se cobre o que é devido, mas deixar de se assistir bem ao que é constitucional é também um crime. 

CARUARU PREPARADA PARA A SUA GRANDE FESTA JUNINA


As festas juninas  tomam  conta da cidade de Caruaru e todo o agreste pernambucano. São dezenas de atrações espalhadas por todos os cantos da cidade de adoção do sanfoneiro Luiz Lua Gonzaga. Festival de Comidas Gigantes, maior fogueira do mundo, museus, bacamarteiros, fogueteiros e uma série de manifestações da cultura nordestina são as atrações da temporada que os caruaruenses consideram uma das maiores festas do Mundo. Os roteiros mais importantes estão disponíveis no “press book”, um material especialmente preparado para divulgar
A Prefeitura de Caruaru já formatou a estrutura do São João 2012. A festa de lançamento foi no último dia 9, às 19h, no Clube Intermunicipal, quando  o prefeito de José Queiroz, apresentou a programação.  O São João de Caruaru este ano homenageará o centenário do “Rei do Baião” Luiz Gonzaga e também o cantor caruaruense Azulão, que completa 70 anos de idade e 50 de carreira. A animação será de 02 a 30 de junho, com mais de 300 atrações distribuídas em diversos polos de animação.
GRANDE ESTRUTURA -  Serão cinco grandes polos de animação espalhados por toda a cidade, com apresentações de renomados artistas.. Os destaques da música popular brasileira que se apresentarão em Caruaru entre tantos são Elba Ramalho, Chiclete com Banana, Dominguinhos, Michel Teló, Aviões do Forró, Santanna e Banda Calypso. Durante o evento, a maior homenagem dos nordestinos ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e também ao cantor e compositor Azulão, um ícone da Nação Forrozeira, que completa 70 anos de vida e 50 de carreira. Aliás, Azulão irá cantar no palco do Pátio de Eventos no dia 23 de junho, véspera de São João.
Como o prefeito José Queiroz tem afirmado, é acentuasda a importância econômica do São João de Caruaru, que no ano passado movimentou R$ 181 milhões na economia local, atraindo 1,2 milhão de visitantes, com grau de satisfação superior a 90%.. “Teremos aproximadamente 10 mil empregos temporários, uma importante renda extra para muitos trabalhadores que aproveitam a data para melhorar o orçamento familiar”, acrescentou Queiroz. 
OS POLOS- Descentralizado e multicultural, o São João de Caruaru tem como carro chefe o forró, mas este ano irá receber todas as manifestações artísticas. Uma das novidades é o Polo Alternativo, onde se apresentarão artistas da nova cena musical caruaruense e pernambucana. No Polo da Estação Ferroviária haverá um espaço para vender exclusivamente as comidas típicas do período junino, como pamonha, canjica e o milho assado. 
São estes os locais em que milhares de pessoas descontraidamente se divertirão em Caruaru:Polo Cultural da Estação Ferroviária / Arraial Gonzagão - Uma cidade cenográfica com réplica de ambientes que lembram o Caruaru de antigamente, com mercearia, igrejinha e outros locais. O espaço abrigará também o Polo do Repente, Salão do Ceramista, Salão da Moda, Salão de Artes Plásticas, o Salão do Artesão, Cine Gonzagão, Praça Azulão e arena gastronômica com barracas de comidas típicas e restaurantes.
Polo do Milho – Uma espécie de praça de alimentação, exclusivamente com comidas juninas, feitas à base de milho. As guloseimas serão comercializadas por em dez barracas confeccionadas especialmente para melhor apresentar as iguarias juninas. Todos os dias.
Polo dos Repentes – Localizado no começo da Estação Ferroviária, vai receber os melhores cantadores do Nordeste. Espaço garantido para a criatividade e improviso desta arte secular. Um espetáculo garantido para os amantes da poesia. Quinta a domingo, sempre à noite.   
Polo Alternativo – Uma das novidades de 2012, vai funcionar no Pavilhão da Estação Ferroviária. O Polo Alternativo será o palco para apresentações de bandas e cantores que não interpretam apenas os rirmos juninos. É o espaço para fusões musicais, rock, MPB, pop e promete atrair o público jovem e descolado da nova cena. Os shows acontecem de quinta a domingo, sempre à noite.
Polo Forró do Candeeiro – Grande  palhoça montada dentro do Pátio de Eventos com estrutura de 10 bares, palco, som e luz. Lá, diariamente se apresentam artistas locais que valorizam a cultura da região e o autêntico forró.
Polo Alto do Moura – Considerado pela UNESCO como Maior centro de arte figurativa da América Latina devido à grande quantidade de ateliês que se dedicam às esculturas de barro, além de ser um polo gastronômico. Será o ambiente das apresentações de trios pé-de-serra e bandas de forró e de pífano. Os ateliês dos artistas estarão abertos durante todos os dias.
Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga – Um dos maiores espaços públicos para eventos do Brasil, com capacidade para receber 60 mil pessoas com conforto e segurança. O Pátio de Eventos é equipado com 19 restaurantes e 150 barracas de comidas. Moderna estrutura de palco com 12 metros de altura, toneladas de som e três telões de led, que permitirão aos espectadores ver e ouvir os artistas de qualquer lugar do pátio. 
Quadrilhas – Inserido no Arraial Gonzagão, próximo à cidade cenográfica, um espaço dedicado a apresentações de quadrilhas de diversos estados que forem a Caruaru mostrar suas performances, durante o concurso de quadrilhas estilizadas.

COMEÇA SÁBADO “O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO”


Todas as novidades e a programação oficial do São João de Campina Grande, Paraiba, foram apresentadas  na Vila do Artesão, pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo. A edição deste ano terá início no próximo sábado, 1º  de junho, prolongando-se até o final do mês, com trinta e um dias de festas e mais de mil horas de forró para um público estimado em cerca de dois milhões de pessoas, a maioria de turistas.
Este ano “o Maior São João do Mundo” traz grandes inovações, dentre elas o Parque do Povo totalmente revitalizado, com infraestrutura moderna, confortável e de alta qualidade e a homenagem a Luiz Gonzaga, um justo tributo ao centenário do Rei do Baião com a Casa de Gonzaga (réplica da casa onde viveu o artista lá em Exu-PE). No local, haverá exposição de fotografias, roupas e sanfonas do artista, além de um coreto que terá apresentações de repentistas
Durante os 31 dias de festa, passarão pelo palco do “Maior São João do Mundo” diversos artistas locais, regionais e nacionais além de grupos folclóricos. Na abertura, dia 01/06, teremos no palco principal do Arraial Hilton Mota 200 bailarinos mosrando  o espetáculo “A Festa do Cangaço”, além dos shows do cantor Flávio José, Os 3 do Nordeste, Capilé e Jairo Madruga. Também no rol de atrações Dominguinhos,Liv Morais e Garota Safada (03/06), Arreio de Ouro,Brasas do Forró (07/06), Tom Oliveira,Dorgival Dantas (10/06), Calypso (19/06), Paulinha Abelha e Marlus (20/06) Os Nonatos (22/06), Elba Ramalho (23/06), Léo Magalhves, Oswaldinho (24), Zé Ramalho (27), Waldonys,Genival Lacerda & João Lacerda (29/06), Santanna,Amazan (01/06).
Joyce Camêlo.

DE 15 A 17 NO RECIFE A 7ª MIT


Centro de Convenções, em Olinda
A 7ª Mostra Internacional de Turismo de Pernambuco está programada para realizar-se de 15 a 17 de junho, no Centro de Convenções, em Olinda, com a participação de oito operadoras de grande porte. Os agentes irão negociar pacotes do Caribe à Europa. O evento contará com uma sala de reuniões para cursos e encontros específicos. 
Momento de grande importância para o turismo pernambucano, a MIT  promoverá o intercâmbio entre agentes de turismo do Nordeste. Cerca de 200 profissionais da  Região estarão promovendo e negociando os nossos destinos, momento de integração  do segmento. 
A MIT é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Brasilturis Jornal, Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Indes) e Associação de Secretários de Turismo (Astur). Para 2012, a expectativa é de que pelo menos 15 mil pessoas visitem a feira. O evento vai contar com praça de alimentação, seminários técnicos e a tradicional rodada de negócios do Sebrae.

O CINE CEARÁ ABRE O MÊS DE JUNHO


Cine Holiúdy, será exibido no encerramento dia 8

Este ano, o Cine Ceará completa oito anos. Para comemorar o evento,  a partir do próximo dia 1º. de junho terá uma programação marcada pela diversidade e integração.  O 22º Cine Ceará traz como tema 'Lutas Sociais na América Latina' e será realizado novamente no Theatro José de Alencar, com  mostras competitivas de curta e longa metragens.
Além do Brasil, com 12 curtas-metragens e nove longas, Chile, Espanha, Equador, México, Guatemala e Argentina estarão representados cada um com seis produções. O Espaço Cultural da Assembléia Legislativa, no Teatro Celina Queiroz (Unifor), na Casa Amarela Eusélio Oliveira, no Instituto de Arte e Cultura e o Hotel Seara  serão os outros palcos da programação de mostras, seminários e exibições especiais.
A programação segue até o dia 8, com o encerramento  marcado pela exibição inédita do longa “Cine Holiúdy”, do diretor Halder Gomes, também produtor de filmes como “Área Q” e “As Mães de Chico Xavier”.
Neste 2012, os homenageados com o Troféu Eusélio Oliveira serão os atores Marco Nanini, a produtora Lucy Barreto e o reitor da Universidade Federal do Ceará  Jesualdo Farias. Outra  novidade para esta edição é a realização de um workshop com o preparador de personagens Sérgio Penna, que já trabalhou na construção de personagens do ator Rodrigo Santoro para cinema, e de personagens de TV, como Crô (Marcelo Serrado em Fina Estampa) e Chayene (Claudia Abreu em Cheias de Charme”). 
Êle é preparador de atores para cinema, teatro e televisão, além de professor convidado na disciplina de Direção de Atores da ECA-USP.  Acontecerá nos dias 2 e 3, no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, sendo disponibilizadas 30 vagas.

O TURISMO TERÁ R$ 3 BI


O secretário de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Rios (foto), anunciou no último dia 21,  durante a 35ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo,  que o MTur está investindo R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura em todo o país. São oito mil contratos de repasse destinados a intervenções em estados e municípios para melhorar a recepção a turistas.]
"Teremos ainda neste primeiro semestre a liberação de R$ 116 milhões para financiar obras nas 12 cidades-sede da Copa de 2014", anunciou o secretário. Segundo ele, os recursos serão aplicados na construção de Centros de Atendimento ao Turista, sinalização turística e obras de acessibilidade. O secretário relatou ainda sua recente viagem à Dubai, nos Emirados Árabes, onde participou de reuniões com empresários e investidores de vários setores. Segundo ele, esta foi uma das ações do ministério para divulgar o Brasil e atrair investidores para projetos do turismo nacional.

LANÇAMENTO EM ILHÉUS DA NOVELA “GABRIELA”


Juliana Paes será Gabriela no remake da novela


Pela primeira vez, a TV Globo vai lançar fora do eixo Rio/São Paulo, a estréia nacional do remake de uma das melhores novelas da televisão brasileira, “Gabriela”. Será em Ilhéus, Bahia, no dia 14 de junho, no Bar Vesúvio, em frente ao Ilhéus Praia Hotel, a partir das 19 horas. 
O Vesúvio é um dos principais cenários da novela “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado, e a solenidade faz parte das comemorações do centenário do autor. Trata-se de um momento histórico para a cultura de Ilhéus que terá neste dia a presença de atores, diretores e autoridades. Gabriela, que na primeira versão foi protagonizada pela atriz Sônia Braga, no remake será substituída por Juliana Paes, tendo ainda no elenco, Humberto Martins, Antônio Fagundes e Marcelo Serrado. 
No dia da estréia nacional, serão instalados dois grandes telões na Praça Dom Eduardo, diante do Ilhéus Praia Hotel e da Catedral de São Sebastião, facilitando a participação da população. No dia seguinte,  a rede Globo exibirá um “Globo Repórter Especial” retratando a vida e a obra de Jorge Amado.
 As comemorações do centenário de Jorge continuarão em Ilhéus até o final de agosto, mês de aniversário do escritor, quando acontecerá o “Festival Amar Amado

REVEILLON 2013 SERÁ UMA NOITE NA CHINA


O Marina Park Hotel sai na frente e lança o Réveillon 2013 - Uma Noite da China, para homenagear  o país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes. A decoração mostrará a cultura milenar e os costumes da segunda maior potência econômica mundial.
As atrações musicais já são conhecidas e do agrado do público: Chiclete com Banana, Oito7Nove4 e Banda Acaiaca, além de tenda eletrônica com Dj. O requinte e o exotismo deste país da Ásia Oriental vão abrir espaço para as seguintes ilhas: Seda, Dragão, Xangai, Panda, Feng Shui, Mandarim, Chá e Muralha da China. 
O maior réveillon de hotel do Brasil terá todo o encantamento de um espaço ao ar livre, de frente para o mar, com fartos buffets de lagosta, camarão, peixe, carne, frios, sobremesas e bebidas: whisky 8 anos, vinho, vodka, cerveja e champanhe para saudar o Ano Novo. As vendas já foram iniciadas e as reservas podem ser feitas pelo telefone: (85) 3254.4666.

SOBEM OS EMPRÉSTIMOS DA CEF PARA TURISMO


Em nove anos, o aporte mensal da Caixa Econômica Federal (CEF) para empresas do setor turístico saltou de R$ 18 milhões, em janeiro de 2003, para R$ 443 milhões em março deste ano. O crescimento foi de 2.461%. A CEF injetou R$ 1,7 bilhão em crédito para o turismo nos quatro primeiros meses do ano. O valor é 19% maior que o verificado no mesmo período de 2011.
 Na última  segunda-feira, durante a 35ª reunião do Conselho Nacional de Turismo, o vice-presidente da CEF, Fábio Lenza, afirmou que “caso a média permaneça, chegaremos ao final do ano com um recorde histórico de aplicações, alcançando os R$ 5 bilhões”. De 2003 até 2011, o banco federal já emprestou R$ 19,1 bilhões a empreendimentos turísticos no Brasil, montante dividido entre capital de giro (97,2%) e investimento (2,78%).
 FACILIDADE -  Turistas interessados em financiar viagens também têm acesso a empréstimos pessoais concedidos pela Caixa Econômica Federal. Até agora, já foram  emitiu mais de 2,5 milhões de cartões Turismo que atendem esse público. Somente em 2012, 251 mil novos cartões foram disponibilizados, 32% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. O montante autorizado, neste ano, foi de R$ 58 milhões.
 Segundo o diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo (DFPIT) do MTur, Hermano Carvalho, os números confirmam o aumento do poder de consumo do brasileiro e das viagens como hábito de lazer. “Há uma revolução cultural no turismo. As pessoas estão viajando mais, desfrutando o Brasil. Somado a isso, há a aproximação dos megaeventos esportivos que o país vai sediar, e fundamentalmente, o aquecimento do setor como um todo”.
 Para Hermano Carvalho,  diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo (DFPIT) do MTur, o resultado mostra que “o MTur e a CEF estão cumprindo seu papel de fomentar o segmento produtivo do turismo e estimular as empresas a procurar os bancos oficiais para incrementarem seu negócio”.
ASCOM/MINTUR.

PALMAS COMPLETOU 23 ANOS


Palácio Araguaia, sede do governo do Tocantins em Palmas

Nos seus 18 anos de existência, a PráticaNo último domingo, 20, a capital caçula do país, Palmas (TO), carinhosamente chamada “a princesinha do Brasil”, teve um dia de festa em razão do seu 23º aniversário. As comemorações foram muitas, com opções de entretenimento para moradores e visitantes. Festivais e mostras culturais foram organizados desde o início da última semana para celebrar a data.
A 1ª Mostra de Cinema Alternativo, no Cine Cultura Sala Sinhozinho, exibiu filmes internacionais premiados a preços populares. O “Palmas In Concert” apresentou a Orquestra Buriti Band, dos artistas regionais Di Engenho Novo, Genésio Tocantins, J. Bulhões, Nacha Moretto, Dorivã e o Guitarrista Paulio Celé. No dia do aniversário foi vez da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius agitar a cidade e cantar “o parabéns” junto com os moradores.
Localizada geograficamente no centro do estado de Tocantins, Palmas tem como marca registrada a alta temperatura que dificilmente oscila durante o ano. Entre o mês mais quente e o mais frio, a diferença é de apenas 3ºC.  As comemorações aconteceram ás margens do Rio Tocantins  e de outrps pontos turísticos,  como a Praia da Graciosa e a Praia da Prata. O Parque Cesamar, as cachoeiras da região de Taquaruçu e um dos principais orgulhos tocantinenses, a Praça dos Girassóis, uma das maiores da América Latina, também ficaram lotadas pela população e turistas.

TROFÉU GONZAGÃO, O 'ÓSCAR DA MÚSICA NORDESTINA'

FIEPB promove mais uma edição do Troféu Gozagão

No último dia 22, terça-feira, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba promoveu a edição 2012 do Troféu Gonzagão,  considerado o “Óscar da Música Nordestina”.  O evento abriu espaço à musicalidade típica da sanfona, que se mistura às batidas do triângulo e da zabumba para dar o brilho às festas da região. O Troféu é um reconhecimento público à trajetória de artistas regionais que cantam e tocam a música do Nordeste. A premiação aconteceu em Campina Grande e teve dois grandes objetivos: homenagear os nomes de destaque da música popular nordestina e premiar os artistas regionais que promovem o resgate e incentivo da cultura.
O evento nasceu pela iniciativa do Centro de Ortodontia Integrado de Campina Grande, mas há quatro anos ganhou o apoio cultural da FIEP, através do Projeto SESI Cultura Tradição da Paraíba. Por meio do Projeto, o SESI promove o acesso do trabalhador aos bens culturais, oferecendo várias atividades como oficinas de músicas e danças populares, o Forró do Industriário, além de estudos e exposições culturais. O Projeto também possui um espaço (Barraca da Cultura) durante o São João de Campina Grande, onde desenvolve o resgate da cultura regional.
O Troféu Gonzagão já homenageou artistas consagrados como Marinês, conhecida como a “Rainha do Xaxado” e também o paraibano Jackson do Pandeiro, tido como o maior ritmista da história da música popular brasileira. Tanto Marinês quanto Jackson do Pandeiro foram grandes responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Em 2012, o Troféu homenageia o Centenário daquele que dá nome ao evento: Luiz Gonzaga.
Entre os artistas presentes na a festa deste ano,  ícones da música como Antonio Barros e Ceceu, Flávio José, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Alcimar Monteiro, Os Três do Nordeste, Pinto do Acordeom, Dorgival Dantas, Sirano e Sirino, Biliu de Campina e Inaudete Amorim.

O SINDIEVENTOS FARÁ WORKSHOP INTERATIVO


Numa iniciativa do Sindieventos, realizar-se-á em Fortaleza, amanhã,  30, e quinta-feira, 31, no Hotel Oásis Atlântico, o  workshop interativo  “O Poder das Marcas nos Eventos”,  dentro do  Projeto Workshop Internacional – Training Day, tendo como conferencista principal Tânia Trevisan,  professora e consultora internacional do segmento de eventos corporativos.
O workshop tem como objetivo principal informar os participantes sobre as práticas e estratégias do mercado para a promoção de suas marcas através da participação em eventos. O “Poder das Marcas” mostrará a importância da conexão emocional com a marca e a ativação dos sentidos numa nova geração de eventos. 
O evento é destinado especialmente aos  empresários e profissionais da comunicação, marketing, eventos, relações públicas e estudantes e as atividades serão assim divididas: 
Dia 30, de 15,30 às 21.30 -  Cenário global dos eventos; A marca como signo e seus valores; Identidade da marca e conexão emocional; Como dar visibilidade a sua marca nos eventos; Captação de patrocínio x exposição da marca. Dia 31, das 16 às 21,30 - Experiência da marca nos diferentes tipos de eventos; Como dar visibilidade a sua marca; Inserção das marcas em eventos desportivos; Ferramentas de relacionamento com a marca; Rejuvenescimento da marca; O poder da marca em nosso dia a dia; Os 10 pontos-chaves para a sua marca ser a campeã.

PARQUE DAS MAGABEIRAS – ATRAÇÃO DENTRO DE BH


Localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área de 2,8 milhões de metros quadrados, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. 
A uma altitude de 1.000 a 1.300 metros, o clima é ameno. A flora apresenta vegetação nativa composta de exemplares típicos de campo, como bromélias e canelas-de-ema; de Cerrado, barbatimão e pequi; vestígios da Mata Atlântica, como o jequitibá e o pau-d'oleo, além de outras espécies, como o jacarandá, sucupira do cerrado, pau-de-tucano, aroeira, corticeira, pau-ferro, candeia, caviúna, pau-santo e gabiroba.A fauna é composta por 29 espécies de mamíferos, como esquilos, gambás, tapitis, micos, tatus, quatis; 160 espécies de aves: andorinhas, bico de veludo, cambacicas, marias-pretas, sanhaços, caras sujas, azulões, pica-paus; 20 espécies de répteis e 19 anfíbios, como a rã Hylodes uai, que tem em seu nome uma homenagem a Minas Gerias.
Lugar para descanso, lazer e esportes, o Parque das Mangabeiras recebe cerca de 30 mil pessoas por mês. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais. 
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas. Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 - bairro Mangabeiras Portaria Norte: Praça Cidade do Porto, 100 – bairro Serra Portaria Caraça: Rua Caraça, 900 – bairro Serra. 
(Jornalista Sérgio Moreira, da ABrajet/MG)

ROGÉRIO ALMEIDA NA PRESIDÊNCIA DA ABRAJET/PB


      A posse da nova diretoria, conselhos fiscal e de ética da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo- Abrajet-PB, sob a presidência do jornalista Rogério Almeida (foto), para o biênio 2012-2014, será dia, 29, de maio,  às 20 horas, no Complexo Parahyba do Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa.  Na ocasião, serão entregues troféus aos “Construtores do Turismo Paraibano”, em comemoração aos 25 anos de fundação daquela associação. Serão entregues títulos de presidente emérito e de honra ao mérito a sócios fundadores da entidade.
Para a festa do Rogério e de seus colegas de diretoria comparecerão autoridades, empresários, jornalistas e a sociedade paraibana, além de muitos jornalistas convidados de outros estados 

EVENTOS CONSAGRAM AS CATARATAS DE IGUAÇU

As Cataratas do Iguaçu forami eleitas uma
das sete Maravilhas Naturais do planeta

Em três dias de programação, de amanhã até domingo, em evento da Globo Internacional, do Fundo Iguaçu e da Itaipu Binacional,  as Cararatas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai, estarão sendo exaltadas, por  conta da sua escolha como Maravilha da Natureza, em promoção de caráter mundial da New Seven Wonders, título também atribuído à Amazônia.
Na festa, estarão presentes o presidente da fundação suíça, Bernard Weber, 25 representantes de todas as atrações eleitas e outras destacadas personalidades brasileiras e estrangeiras. A expressiva comenda será entrega ao Comitê Local Vote Cataratas, cujos presidentes são os jornalista, Gilmar Piolla, pelo Brasil, e Marcelo Almada, do comitê na vizinha Puerto Iguazú,  A solenidade será no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, após o que haverá   um show popular.
A programação continuará em Puerto Iguazú,  também com várias manifestações e mais o Iguazú in Concerto
Nos concursos da New Seven Wonders das maravilhas, o Brasil, em 2007, teve eleito o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como uma das Sete Maravilhas. Em 11 de novembro passado,  o páis emplacou as Cataratas e a Amazônia, estas como da natureza
REFORMAS NO LOCAL

As obras no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, que irão oferecer melhor estrutura aos turistas, começam em junho. “O objetivo é modernizar as instalações e criar novas áreas para os visitantes”, afirma o gerente geral da Cataratas do Iguaçu S/A, Celso Florêncio. A reforma pretende aumentar as áreas úteis e deixar a espera pelo passeio mais agradável. “Em um local que hoje é apenas um gramado, será construída uma área para recepcionar os turistas”, destaca Celso Florêncio.
A previsão de gastos na revitalização é até R$4,5 milhões, sendo o auditório responsável por cerca de 22% de todo o investimento. “As novas instalações do Centro de Visitantes devem ficar prontas até o final deste ano”, conclui Florêncio.

ROTA DO SOL SEMANAL 24/05/2012 - ISSUU