Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

CALEIDOSCÓPIO 30/08/2019

QUEIMADAS, UM NEGÓCIO COMPLICADO - Nos últimos tempos, o assunto de maior destaque na imprensa mundial são as queimadas, com o foco principal as que aconteceram e estão acontecendo na nossa Amazônia Legal.. Há anos o clima mundial no nosso Planeta Terra está muito mais aquecido, a ponto de, se continuar subindo mais, a vida ficar insuportável para toda a humanidade. Muitas são as causas apontadas para este triste acontecimento global.  Aponta-se como a principal vilãs as queimadas das florestas, principalmente da Amazônia, que envolve a Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, e a Guiana Francesa e grande parte do território brasileiro. Assuntos tão ou igualmente importantes para o calor insuportável que nos vem acuando ano a ano não são tratados com a mesma ênfase. Não se toca muito que o ar mundial piora a cada instante por causa também do emprego de combustíveis fósseis usados nas indústrias e nos meios de transportes em geral, a toda fração de segundo, no mundo inteiro, soltando os seus CO2 no ar e envenenando lentamente os viventes. Também, não se dá o devido destaque que os grandes reservatórios d'água, por causa da evaporação, são venenos que contribuem para o aquecimento da terra. Pouco se comenta o que acontece nos garimpos, mesmo os legais. Não só isto, também a lendária devastação da floresta por criminosos que aumentam ilegalmente suas plantações devastando a tudo tudo. Ou os que fazem o tráfico ilegal de madeira. Enfim, em razão da malsã política ideológica, do oportunismo político, de presidentes de países que desejam sair de posições pouco favoráveis em relação ao seu povo, o assunto queimada na Amazônia brasileira é prato cheio. É claro que o atual presidente do Brasil é um dos grandes responsáveis pela avalanche de críticas que estamos recebendo. Na sua incompreensível “língua solta”, que fere princípios solidificados, provados por cientistas, ideológicos ou não, mesmo que depois contorne o problema, bota lenha na fogueira. É lastimável o que vem ocorrendo. Está faltando bom senso para resolver  probllema de tamanha delicadeza como este das queimados.
CEARÁ É O QUE MAIS CRESCE -  Mais uma vez o Ceará é destaque no turismo. Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado foi o que mais cresceu em todo o País em volume de atividades turísticas, atingindo aumento de 9,9%, índice quase três vezes maior que a média do Brasil neste primeiro semestre. Se forem considerados os últimos 12 meses, o Ceará permanece no topo, cresceu 12%, enquanto o índice nacional ficou em 3,5%.
“Desde o segundo semestre de 2018, o Ceará vem tendo os melhores resultados nessa pesquisa do IBGE. Isso mostra que nosso trabalho, de trazer mais voos diretos e divulgar mais intensamente os atrativos do Estado nos principais mercados nacionais e internacionais, têm tido resultado e impactado de fato a economia do Ceará”, aponta o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.
De acordo com os índices dos seis primeiros meses deste ano, além do Ceará, outros seis os estados aparecem com índice positivo: São Paulo (7,7%), Pernambuco (3%), Goiás (2,6%), Bahia (1,6%), Minas Gerais (1%), Espírito Santo (0,7%). Rio de Janeiro (-0,5%), Rio Grande do Sul (-0,8%), Paraná (-1,4%), Santa Catarina (-3,9%) e Distrito Federal (-7,9%) tiveram queda. Os outros estados não são incluídos na pesquisa.
NOVO DESTINO DE ECOTURISMO -Os turistas nacionais e internacionais ganharam mais uma opção de ecoturismo no Brasil. A Rota da Baleia Franca, situada em três municípios catarinenses, é a nova alternativa para quem busca observar a natureza de perto. O destino oferta uma experiência única de admirar, por terra, as baleias que passam pelo local. A novidade foi apresentada, neste mês, na 23ᵃ Feira de Turismo Avirrp, em Ribeirão Preto. 
Contemplando as cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba, a Rota da Baleia Franca se consolida no estado como uma das opções do destino Encantos do Sul. Além da observação de baleias, estes municípios também somam outros atrativos turísticos, como as 37 praias, centro histórico com mais de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), observação de botos pescadores, cultura e boa gastronomia..
MOBILIDADE TURÍSTICA - Uma série de debates e estudos para preparar um diagnóstico completo sobre a mobilidade no Brasil é o que está realizando o Ministério do Turismo. A intenção é saber quais os gargalos e as necessidades de cada modal de transporte, seja ele fluvial, aéreo, ferroviário ou rodoviário, para traçar um planejamento de ações e desenvolver políticas públicas mais eficientes ao cidadão.
Com isso, o governo federal pretende melhorar a infraestrutura em transporte, qualificar o serviço oferecido e aumentar o fluxo turístico, contribuindo para fomentar a economia, gerar desenvolvimento e empregos.  O grupo é composto por representantes do MTur, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Secretaria de Aviação Civil (SAC), de universidades federais e especialistas do setor.

FUNDAÇÃO DA ESCOLA NACIONAL DE TURISMO

No artigo desta semana, enaltecemos uma iniciativa - a nosso ver - oportuna e necessária, ou seja, a fase de debates do Ministério do Turismo, Ministério da Educação, do Governo do Paraná, da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, que estão em fase de debates para a criação da Escola Nacional de Turismo. Isso significa um projeto de escola-modelo, voltada a disciplinas técnicas, baseadas em inovação e tecnologia.
Foi divulgado, pela mídia impressa e redes sociais, que o objetivo da criação de uma Escola Nacional de Turismo é ter uma instituição especializada no segmento, com foco na capacitação de mão de obra no mercado. Atentando-se para os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, da alçada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está comprovado o crescimento do setor e o aumento do volume de atividades turísticas no Brasil.
De acordo com dados estatísticos, referentes a junho de 2019, houve um crescimento de 2,6%, se comparado a idêntico mês de 2018, devido à influência da hotelaria, da locação de automóveis e de restaurantes. Mas, como, no Turismo, as parcerias são sempre necessárias, visto nenhuma organização pública ou privada fazer nada sozinha e que seja sustentável.
Ante o escrito acima, é preciso que esta escola faça parcerias, com a iniciativa privada e com o trade turístico, a fim de que proporcione aos interessados um ensino de qualidade, tanto no presencial, quanto a distância. Afinal, capacitar mão de obra, para o segmento turístico, que impacta mais de 50 atividades econômicas, culturais e sociais, tudo deve funcionar, satisfatoriamente, isto é, com profissionalismo, princípios éticos e transparência, fugindo, pois, de qualquer tipo de improvisação.
Bem! Confiante no bom desempenho da futura Escola Nacional de Turismo, divulgou-se, também, que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, enfatizou ser o projeto um marco para o Brasil, destacando-se o Estado do Paraná, sede da instituição, por possuir forte vocação para o Turismo.
E, agora, cá com nossos botões: é querer demais aventar a criação de uma Escola Nordestina de Turismo e apontar o Estado do Ceará como sede dessa ventilada instituição? É que, a nosso ver, sem bairrismo, o Ceará tem tudo, para sediar um estabelecimento de ensino turístico com abrangência em todo o Nordeste.
Bem! Tem-se ainda de levar em consideração o fato da distância – digamos – das capitais do Nordeste para a capital do Paraná, a bela Curitiba, no caso de pessoas desejarem frequentá-la. Não se deve esquecer, também, dos custos com moradia, transportes aéreos e alimentação, roupas, apropriadas para o frio, e outras despesas diárias. Já uma Escola Nordestina de Turismo, com sede em Fortaleza-CE, tudo sairia mais em conta, para os estudantes da região nordestina, que, pensado positivamente, irão especializar-se em Turismo, visto os Estados serem próximos uns dos outros.
Agora, como pensar grande não ofende ninguém, bem que os governos estaduais, prefeituras das capitais, de cidades turísticas do interior, e o trade poderiam unir forças e esforçarem-se para o funcionamento de uma Escola Nordestina de Turismo, com sede em Fortaleza. A ideia está lançada. Quem dará o pontapé? Vamos lá, Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo do Ceará, de Pernambuco, do Piauí, da Paraíba, de Alagoas, do Maranhão e da Bahia (Setur), Universidades, além das ABAVs, ABIHs, Sindeturs, Abeocs, Academias de Turismo, Associações de Bacharéis em Turismo, Abrasels, Fecomércio, Abrajets e tantas outras entidades da área de turismo concretizar a fundação também de uma Escola Nordestina de Turismo.

“A BAHIA CANTA PARA CELEBRAR A NOSSA SANTA...”

Este é o início da canção que está reunindo num estúdio de música nada mais do que 50 artistas para gravar a canção que exalta a beatificação e santificação da querida IRMÃ DULCE, numa majestosa demonstração de agradecimento dos cantores baianos àquela que, com o seu acordeão, arrecadava recursos para destinar ao atendimento aos mais necessitados, consubstanciando uma obra simplesmente fantástica e única.
“...que cuidou de nós...”.  Ao final apenas de duas semanas já haviam gravado a bela canção 50 dos mais renomados ídolos da música baiana. Começa, então, a Bahia, a exaltar a sua SANTA. 
“... Tocam sinos e atabaques de um povo que viu seus milagres... “, Durval Lélis, que colocou o seu estúdio de gravações para que a Bahia consagrasse a perenização do seu agradecimento, afirma que “É mais do que uma música, porque é a Bahia devolvendo tudo o que ela fez por nós. Do início ao fim, é uma emoção que vai crescendo”.
“... Foste a voz daqueles que não têm voz...” Expontaneamente, cada um foi chegando ao estúdio e deixando impressa com a sua voz a marca da sua gratidão. E todos não conseguiram destituir-se da intensa emoção com o ato. No desempenho de cada qual, testemunha-se ser uma música que nasceu religiosa e tão baiana na sua essência.
“... Pequena e tão gigante, mãe desses Filhos de Ghandy...”. Ainda que isoladas, todas as vozes denotam um único direcionamento, na trilha das quantas histórias escreveu para a eternidade.
“... que entram em Roma soltando as pombas, pombas da paz... nessa canção, como já se disse, espécie de canção-nagô, com piano, atabaques e agogôs, órgãos, sinos e corais, convergentes para essa baiana que sintetiza tantos ritmos.
“... Ouve teu povo cantando, nas portas do Vaticano...”. O arranjador Flávio Morgade uniu-se a todos para proporcionar os contornos melódicos que encantam todos que cantam. 
E imaginar de que toda essa movimentação de meia centena de consagrados artistas teve origem num simples jantar que reuniu amigos. Quando o tema “Irmã Dulce” caiu como uma luva na pretensão de lhe ser prestada uma expressiva homenagem, bem popular, como foi toda a sua vida, como uma mulher absolutamente identificada com o povo a quem serviu com tanto despojamento.
Depois de, apenas, duas semanas, desde aquele encontro informal, foi só a convergência para o estúdio do Jardim de Armação. Surpreendentemente, de um despretensioso grupo, foi gerada uma multidão de meia centena de almas vivas, dispostas a marcar suas presenças no canto emocionado.
“... ele tem fé, ele tem axé, ele veio a pé...”. A idéia inicial convergiu para que apenas as vozes marcassem a espontaneidade da manifestação, numa exaltação de fé inigualável. Depois das vozes foram sendo acrescidos os instrumentos, cada um destinado a moldar a explosão de generosidade.
“... É a Bahia que canta, Santa Dulce, sua santa...”. Logo de começo, coube a Alexandre Peixe e ao produtor Dito Martins sistematizar as ações seguintes. A partir da intenção central de que fossem reunidos os tantos companheiros quantos possíveis. Todos empenhados em destinar a sua reverência àquela cuja canonização estaria bem próxima.
“... que está no céu cuidando da gente, diariamente...”. Como consequência daquela intenção tão espontânea, a idéia se foi materializando em uma composição tão terna quanto explosiva de emoção. A que se seguiu uma contribuição ajustada àquele desprendimento: dever-se-iam destinar às Obras Sociais Irmã Dulce a autoria da terna e eterna canção, a fim de que a possível arrecadação de direitos autorais lhe pudesse ser destinada.
“... Pequena e tão gigante...”. Ao grupo, de pronto, aderiu o conhecido publicitário baiano Nizan Guanaes. E já estava constituído o amálgama capaz de perseguir uma intenção gloriosa na sua própria fonte.
“... Ouve teu povo cantando...”. 
Para que se tenha uma dimensão aproximada do que se constitui essa homenagem, eis alguns daqueles que cantam e encantam o hino terno e eterno...
Filhos de Jorge, Ricardo Chaves, Carla Christina, Leo Macedo, Tuca Fernandes, Vitor Kelsh, Jorge, Zarath,  Magary Lord, Mateus Vidal, Adelmo Casé, Sérgio Nunes, Dão Black, Lazzo Matumbi, Marcia Freire, Norberto Curvelo, Átila, Marcionilo, Denny, Margareth Menezes, Júlio Cavalcanti, Kleber, Khill Chiclete, Ana Mameto, Marcia Short, Joka,  Tonho Matéria, Gabriel, Matildes, Alace Felix, Saulo, Alexandre Peixe, Luiz Caldas, André Macêdo, Zé Paulo, Zé Onório, Will Carvalho, Mari Antunes, Confraria da Música,  Me Gusta, DH8, Tatau, Janete, Ninha, Robson,  Edu Casanova, Buk Jones, Graça Onaserê, Felipe (EVA), Preta Gil e Ivete Sangalo.  

COM FOCO EM INOVAÇÃO - DEBATES PARA A CRIAÇÃO DE ESCOLA-MODELO EM TURISMO

Criar um modelo de escola referência para o turismo no Brasil, inspirada nas demandas contemporâneas do setor e oferecendo disciplinas técnicas em nível acadêmico baseadas em inovação e tecnologia. Esse é o conceito da Escola Nacional de Turismo que está em debate entre os ministérios do Turismo e da Educação, o governo do Paraná, a prefeitura de Foz do Iguaçu e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde ficará a sede da instituição. O projeto, que recebeu nesta semana o apoio do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante audiência com o deputado federal Vermelho (PSD/PR), está em fase de desenvolvimento.
A intenção é ter no país uma instituição especializada e referência em turismo, com foco na preparação de mão de obra para um mercado que está em constante crescimento. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), reafirmaram o otimismo com o setor e apontaram aumento do volume de atividades turísticas no Brasil. O índice de junho de 2019 cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, influenciado pelas empresas de hotéis, de locação de automóveis e de restaurantes. A escola, que deve buscar parcerias na iniciativa privada e no trade turístico, oferecerá ensino presencial e a distância.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que o projeto será um marco para o Brasil e destacou que o Paraná, sede da instituição, possui uma forte vocação para o turismo. Para o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Aluizer Malab, ainda não há prazos ou investimento definidos, já que, em 20 dias, um projeto detalhado será apresentado ao MTur. O reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, agradeceu a escolha da universidade para ser o local da escola. Já
para o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, a escola nacional vai beneficiar toda a região com a capacitação de profissionais, fundamental para atender bem os turistas nacionais e internacionais. (Com o MTUR)

MOBILIDADE TURÍSTICA - DIAGNÓSTICO PARA SABER OS GARGALOS E AS DIFICULDADES

Uma série de debates e estudos para preparar um diagnóstico completo sobre a mobilidade no Brasil é o que está realizando o Ministério do Turismo. A intenção é saber quais os gargalos e as necessidades de cada modal de transporte, seja ele fluvial, aéreo, ferroviário ou rodoviário, para traçar um planejamento de ações e desenvolver políticas públicas mais eficientes ao cidadão.
Com isso, o governo federal pretende melhorar a infraestrutura em transporte, qualificar o serviço oferecido e aumentar o fluxo turístico, contribuindo para fomentar a economia, gerar desenvolvimento e empregos.  O grupo é composto por representantes do MTur, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Secretaria de Aviação Civil (SAC), de universidades federais e especialistas do setor.
Para o secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos, o resultado é focado nos ganhos que a iniciativa trará ao desenvolvimento não só do turismo, mas do país. 

SANTANA DO SÃO FRANCISCO - REÚNIÃO PARA ALINHAMENTO DA ÁREA TURÍSTICA

Sales Neto reunido com Júnior Barrozo
Visando obras de infraestrutura para atração de turistas na cidade de Santana do São Francisco, foi realizada na segunda-feira (26), uma reunião entre o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Prefeitura, a fim de atender as principais demandas da área turística da cidade.
O secretário de Estado do Turismo e Comunicação, Sales Neto, recebeu o prefeito do município, Júnior Barrozo, e traçaram melhorias para a região, que é conhecida por ter um forte potencial turístico devido ao seu artesanato e às belezas naturais.
“Santana do São Francisco tem um forte potencial, principalmente, na área do artesanato, mas também pelo fato de estar localizada à beira do Rio São Francisco. O Governo do Estado está se organizando para dar apoio, tanto na área de estruturação de produtos turísticos, como na área de capacitação dos artesãos e trabalhadores da região. Vamos encontrar uma melhor maneira para trabalhamos na infraestrutura do município. O Estado está disposto a apoiar esse desenvolvimento turístico”, esclareceu Sales Neto.
A solicitação de investimentos na região pede uma cumplicidade e união para que o Estado possa participar ativamente, junto à cidade, para enriquecer o turismo. Santana do São Francisco está inserida no Mapa do Turismo de Sergipe, e o prefeito Júnior Barrozo aproveitou a oportunidade para agradecer a inclusão do município.
BEIRANDO O RIO - Localizado a cerca de 121 km de Aracaju, o município está no território do Baixo São Francisco, outrora denominada de Carrapicho. Diuturnamente a cidade mantém viva as tradições da confecção do artesanato e dos utensílios em barro. Por ficar às margens do Rio, a cidade desponta como atrativo turístico para quem gosta de lazer e contato com a natureza.
A cidade de Santana do São Francisco apresenta um atrativo turístico denominado como Rota do Imperador, que faz alusão à passagem de Dom Pedro II pela região. No local é possível fazer um roteiro que possui duas fases, uma composta pelo city tour e outra por um translado de catamarã, estas que agregam as cidades sergipanas de Santana do São Francisco e Neópolis, e a cidade alagoana Penedo.

AEROPORTOS REGIONAIS DO CEARÁ - MOVIMENTO DE MAIS DE 16 MIL PASSAGEIROS EM JULHO

Aeroporto de Jericoacoara
Balanço de julho dos aeroportos regionais do Ceará, feito pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), aponta movimentação de 16.742 passageiros nesses equipamentos no último mês. Jericoacoara é o que registra maior movimentação, com mais de 14 mil passageiros no último mês, entre embarques e desembarques operados pelas empresas GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A, além de aviação privada.
Segundo o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da SOP, Cel. Claudio Sampaio, a próxima meta para o Aeroporto de Jericoacoara é obter a certificação de internacionalização, para que ele comece também a poder operar ligação com outros países. Esse terminal regional recebe voos regulares de Recife (PE), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG) pela companhia Azul. Pela Gol chegam aviões vindos de Guarulhos (SP) e Congonhas (SP). “Os indicadores só tendem a crescer, principalmente com a melhoria da infraestrutura aeroportuária, bem como com o processo de internacionalização do Aeroporto de Jericoacoara. Todo o trabalho, no final, só tem um grande objetivo, que é melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, destaca o gerente.
O Aeroporto de Aracati, em Canoa Quebrada, é outro equipamento com circulação de voos comerciais. Em julho, registrou 1.077 passageiros nas operações da Azul. Atualmente, há três frequências semanais: às terças-feiras, quintas-feiras e aos domingos, com voos saindo de Recife e escala em Mossoró (RN). Já a partida de Aracati rumo a Recife é sem escalas. O terminal trouxe nova dinâmica de turismo ao Litoral Leste dando apoio aos empreendimentos da região, principalmente nos municípios de Aracati, Beberibe, Icapuí e Fortim.
Os outros oito aeroportos regionais de gestão do Governo do Estado, sob responsabilidade da SOP, se localizam em Sobral, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Camocim, Crateús, Tauá e Campos Sales. Eles tiveram, somados, 1.370 embarques e desembarques no período.
O Ceará, com o hub aéreo, é hoje um dos principais centros de conexão de voos do Brasil com o exterior. Esse status é gatilho para outros investimentos no Estado e o setor de aviação se mostra como eixo de crescimento estratégico. Os resultados positivos do setor são fruto de planejamento que contempla uma série de ações estruturais executadas para dotar o Ceará de equipamentos capazes de impulsionar o turismo e a geração de negócios. 

AEROPORTO DO RECIFE FLUXO DE PASSAGEIROS SUPERIOR A CINCO MILHÕES

O Aeroporto do Recife tem registrado números bastante expressivos na movimentação de passageiros neste ano de 2019. De acordo com dados produzidos pela Infraero e comprovados pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Empetur, a capital pernambucana alcançou, entre embarques e desembarques, a marca de 5.048.119 pessoas entre os meses de janeiro e julho, o que resulta em uma média superior a 720 mil pessoas por mês.
O feito supera em 4,13% o número de passageiros que passaram pelo aeroporto no mesmo período de 2018. A pesquisa contabiliza apenas os dados dos terminais operados pela Infraero. Entre as capitais do Nordeste, o Recife lidera de maneira isolada com o maior fluxo de passageiros. Já em nível nacional, ocupa a terceira posição, atrás dos aeroportos de Congonhas (1°), em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (2º).
MAIS ESTRANGEIROS - Quando comparados os dados da chegada de turistas estrangeiros ao Aeroporto do Recife, é possível identificar também um significativo crescimento, em especial, ao longo dos últimos três anos. Entre os meses de janeiro e julho de 2016, por exemplo, o fluxo de turistas de fora do País foi de 54.094 visitantes, enquanto que no mesmo período de 2019, a movimentação de passageiros de outras terras alcançou a marca de 109.250 visitantes. Isso corresponde a um salto de 101,96%. Todos os dados foram fornecidos pela Polícia Federal e confirmados pelo Setor de Estudos e Pesquisa da Empetur.

#VISITEMANTIQUEIRA - PROJETO ATINGE QUATRO CIRCUITOS TURÍSTICOS

O Ministério do Turismo participou do lançamento da pedra fundamental do projeto #VisiteMantiqueira. A cerimônia foi realizada durante o 2º Encontro Regional de Turismo, na Catedral de Bambu do Parque das Águas, na cidade de São Lourenço (MG). A iniciativa é uma ação conjunta entre quatro circuitos turísticos: Circuito das Águas, Circuito Caminhos da Mantiqueira, Circuito Serras Verdes e Circuito Terras Altas da Mantiqueira.
A solenidade contou com a presença de representantes do Sebrae Nacional, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e de aproximadamente 70 municípios mineiros e de São Paulo, pertencentes à Serra da Mantiqueira. O programa proporcionará promoção e divulgação do destino turístico, com o apoio do Ministério do Turismo.
A cerimônia foi o primeiro passo para tornar público o projeto #VisiteMantiqueira. Lançada a pedra fundamental e o compromisso oficial do governo federal e estadual e do Sebrae com o projeto, o grupo gestor continuará se reunindo para conhecer as necessidades de cada município e formatar um projeto macro de promoção e desenvolvimento do território, a ser apresentado e executado pelo Ministério do Turismo.
O trabalho do Sebrae Minas de desenvolvimento da rota teve início há dois anos, com ações de governança, pesquisas e levantamentos dos atrativos turísticos e histórico-cultural, roteirização e capacitação dos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar da região.
Além de ser um passeio de fé e reflexão, passando por diversas capelas, igrejas e santuários, a rota desperta a atenção dos turistas pelos atrativos gastronômicos, naturais, de aventura e histórico-culturais, podendo o trajeto ser feito a pé, de bicicleta, moto, cavalo ou carro. “A ideia é que hotéis, pousadas, bares, restaurantes localizados ao longo do percurso ofertem produtos e serviços de qualidade e que estejam preparados para serem pontos de acolhimento, oferecendo conforto e segurança aos peregrinos e turistas”, explica o Superintendente do Sebrae Minas.
Vale lembrar que a caminhada dura em média nove dias, em um ritmo aproximado de 20 km/dia, e pode ser feita em qualquer dos sentidos, tanto de Tiradentes a São Lourenço quanto de São Lourenço a Tiradentes.  O trajeto é dividido em 11 trechos, de 11km a 30km cada percurso, que receberam os nomes das virtudes atribuídas à Nhá Chica: castidade, prudência, fé, humildade, fortaleza, justiça, pobreza, obediência, caridade, esperança e temperança.
 Até o final do ano, a rota será sinalizada com placas e avisos sobre o significado das virtudes atribuídos a beata mineira. Haverá ainda um site com todas as informações sobre o percurso e ainda um guia impresso que vai orientar turistas e peregrinos sobre as condições da caminhada em cada trecho, distância, tempo necessário, inclinação do terreno, equipamentos de segurança, serviços disponíveis nos municípios e estabelecimentos para alimentação e hospedagem. (Jornalista Sérgio Moreira –  Conjotur/Abrajet/MG)   

ESTRADA REAL - EM HOMENAGEM A NHÁ CHICA ONZE TRECHOS DO PERCURSO

Minas Gerais ganhou um trecho do turismo religioso, na Estrada Real, onde viveu e morreu a beata mineira Nhá Chica, e agora é rota turística de peregrinação. O percurso de 220 km vai de Tiradentes a São Lourenço, passando pelas cidades de Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu e Soledade de Minas. A Rota Nhá Chica - Caminho das Virtudes é um projeto do Sebrae Minas e foi lançado em Baependi, no sul do Estado. A cerimônia teve a presença dos presidentes do Sebrae Nacional, Carlos Melles e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões.
Analfabeta e filha de escrava, Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes pequeno distrito de São João del-Rei. A beata viveu a maior parte da vida em Baependi, no Sul de Minas, onde dedicou-se aos mais necessitados ficando conhecida como a “mãe dos pobres”. Desde a sua morte, em 14 de junho de 1895, vários milagres e graças são atribuídos a ela.  Esses relatos de cura por intercessão sem explicação científica foram decisivos para a sua beatificação em 2013.
Em devoção a Nhá Chica, anualmente, centenas de pessoas fazem peregrinação rumo a Baependi (cidade onde a religiosa morreu) em agradecimento as graças alcançadas. A caminhada é por uma estrada de chão com paisagens exuberantes de cachoeiras, grutas, mirantes, serras e represas, que inspiraram o Sebrae Minas, em parceria com as prefeituras de nove cidades mineiras, a desenvolver um projeto de promoção turística regional em homenagem a beata mineira.

MONTE VERDE, DISTRITO MINEIRO - GOSTOSO FRIO, DELICIOSA GASTRONOMIA E MUITA DIVERSÃO

O distrito de Monte Verde, localizado no sul de Minas Gerais, combina com o inverno e dá pra aproveitar a região fora da alta temporada, que acabou de terminar em 31 de julho. Os meses de agosto e setembro são bons períodos quando ainda é possível pegar friozinho sem gastar tanto com hospedagens e restaurantes.
Monte Verde, na verdade, é um pequeno distrito de Camanducaia, localizada a 170 de quilômetros de São Paulo e 350 de Belo Horizonte, bem ao sul do estado de Minas Gerais. O lugar está completamente cercado pela exuberante Serra da Mantiqueira, com alguns trechos de Mata Atlântica.
Para quem gosta de temperaturas frias, o local é ideal, já que durante todo o ano os termômetros não sobem muito. Dá pra comer fondue, por exemplo, ou experimentar deliciosos pratos da culinária mineira como o Tutu, o arroz com alho, e a deliciosa picanha na brasa. Quem prefere algo mais delicado, pode provar as receitas que têm a truta como ingrediente básico.
Três endereços interessantes são indicados para a sua visita. Para experimentar as Trutas, vá ao Paulo das Trutas (paulodastrutas.com.br). Para pratos da culinária mineira e regional, visite o Villa Amarela (villaamarela.com.br), onde é possível se deliciar com um delicioso filé à parmegiana. E para quem gosta de fondue, experimente provar na Mont Vert (casadofondue.com.br) as deliciosas combinações da iguaria dos deuses. Normalmente, os restaurantes trabalham com uma tabela 20% menor que no mês de julho.
Nos meses de agosto e setembro, os termômetros marcam em média entre 8° a 18° Celsius. Mas, dependendo da sorte, ainda dá pra pegar algumas noites com temperaturas negativas. Contando com julho, que é alta temporada, esses são os meses menos chuvosos de Monte Verde. Maio também já é um mês bem frio com médias de 12° a 20°. Se você quiser ir pra lá agora em agosto e setembro, é bom se programar com antecedência. Além dos preços estarem mais atrativos do que junho e julho, os hotéis costumam ficar bem cheios. Vários restaurantes, hotéis e pousadas servem variados fondue em Monte Verde
Nos feriados e nas férias de julho, Monte Verde fica bastante cheia, com trânsito e fila de espera para os restaurantes e também para as atrações. Normalmente, nesse período você pode economizar cerca de 30% nos valores de hospedagem em relação ao mês de julho.
Na hora de decidir quando ir pra Monte Verde, leve em consideração que a temperatura na cidade não sobe tanto assim mesmo fora do inverno.  Lembre-se sempre de checar a previsão e nunca esqueça seu casaco independente da época do ano 
ma dica importante é que de quarta-feira os estabelecimentos comerciais costumam fechar. Então, fica mais difícil de encontrar lojas e restaurantes abertos.

AÇÕES PARA MELHORIA DO TURISMO NO RIO GRANDE DO NORTE

Registro da reunião
A Governadora Fátima Bezerra, acompanhada de equipe de secretários do Estado, esteve reunida na segunda-feira, 26, com o presidente da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio/RN), Marcelo Queiroz, e representantes do trade turístico para tratar de ações e investimentos que possam melhorar o Turismo no Rio Grande do Norte. 
Questões de segurança, licenciamentos ambientais, ações de incentivos fiscais, incentivos a novos investimentos, conclusão de obras de infraestrutura, reformas e readequações de equipamentos turísticos foram alguns dos temas discutidos durante a reunião que tratou o Turismo como um dos pilares econômicos do RN e instrumento de transformação social. 
Na ocasião, a Fecomércio apresentou e entregou um plano de ações contendo possibilidades de negócios no setor e os principais problemas que a cadeia enfrenta. O plano considera ainda as ações promocionais do destino potiguar em feiras nacionais e internacionais, a busca por soluções que destravem o problema da malha aérea, como o novo decreto que reduz o ICMS e o querosene de aviação (QAV), além da busca de parcerias junto à iniciativa privada e à Prefeitura do Natal para o fomento e atração de novos voos e incremento da malha nacional.
Também participaram da reunião: George Costa, coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio/RN; Paulo Galindo, Presidente do Síndica de Hotéis, Bares e Restaurantes; José Odécio, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do RN (ABIH/RN); Francisco Barbosa, presidente executivo do Natal Convention Bureau; Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do RN (ABAV/RN); Artur Fontes, presidente da Abrasel; Junior Câmara, presidente do Sindetur; Neiwaldo Guedes, presidente do Conselho Curador do Natal Convention Bureau; e os gestores estaduais Ana Maria Costa (Setur), Jaime Calado (Sedec), Cel Araújo (Sesed), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Bruno Reis (Emprotur), Crispiniano Neto (FJA), Leonlene Aguiar (IDEMA) e Manoel Marques (DER).

PBTUR - REUNIÃO COM INFLUENCIADORES DIGITAIS EM SÃO PAULO

Uma comitiva de hoteleiros paraibanos e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, lançou na terça-feira (27) a campanha Sou+ Nordeste O evento aconteceu nas dependências da filial do restaurante Mangai, em São Paulo, na região dos Jardins. No dia anterior, houve uma série de ações de divulgação dos roteiros turísticos do Destino Paraíba junto aos agentes de viagens das operadoras CVC, Trend e Submarino Viagens,
Além dos agentes de viagens, o evento da terça-feira  contou com a presença de dezenas de influenciadores digitais convidados pela PBTur, ABIH-PB e Sebrae-PB. Esses profissionais receberam informações gerais sobre os principais roteiros turísticos e como seria feita a campanha entre setembro, outubro e novembro. Segundo Ruth Avelino, a campanha prevê uma premiação para o influenciador que conseguir mobilizar o maior número de seguidores em suas redes sociais a usarem uma hashtag (#) alusiva ao Sou+Nordeste. “Eles terão que conseguir um determinado número de compartilhamentos e likes na hashtag da campanha. O resultado será divulgado ao final da campanha e o vencedor terá direito de vir à Paraíba com tudo pago”, explicou.
Na quarta-feira, a programação prosseguiu com um treinamento na Trend Operadora para 150 agentes de viagens. Foram apresentações de 30 minutos do destino e equipamentos para grupos de 12 pessoas ao longo do dia. No período da tarde, o treinamento foi pazra a equipe de profissionais de suporte da CVC. Ontem os treinamentos continuaram durante todo o dia, desta vez na Submarino Viagens, para um grupo de 120 profissionais. 
Encerrando as ações em São Paulo, a comitiva segue hoje para Campinas, onde os hoteleiros farão visitas agendadas às principais agências de viagem da cidade durante o dia. À noite, a equipe promove uma capacitação do destino e faz apresentação dos equipamentos para cerca de 50 agentes de viagens que atuam junto à operadora de turismo CVC, em Campinas.

TAÍBA - ARTISTAS RENOMADOS NO FESTIVAL DO ESCARGOT & FRUTOS DO MAR

A Taíba, o “paraíso turístico” de São Gonçalo do Amarante, município sede do maior complexo industrial do Ceará, a partir de hoje e até amanhã, estará vivenciando um dos seus maiores eventos. É o C, que nesta sua XIX edição oferece aos milhares de turistas que certamente para lá irão momentos de muita satisfação. Durante o dia, o distrito continua proporcionando aos visitantes todas as belezas e opções de esporte e lazer. À noite, o novo centro de agito estará no lado nascente da rua do Mirante, ond farão shows 
Intermediado pela Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará,  o já tradicional Festival do Escargot & Frutos do Mar terá oficinas culinária, além de outras atividades da culinária cearenses, com a tradicional festa do “Assado de peixe” mais uma vez apoiada pelos pescadores da localidade. , 
Cultura, turismo e esporte
Na variada programação do Festival estão incluídas  apresentações das bandas de reggae Onze20 e Maneva; o espetáculo  “Pôr do Sol Instrumental”; campeonatos de surfe e bodyboarding,; turismo rural e religioso 
 PROGRAMAÇÃO GERAL – Eis a programação geral do Festa do Escargot da Taíba:
Hoje -8h – Maré Alta de Bodyboarding. 14h – Exposição de artesanatos na Praça da Taíba;16h – Pôr do Sol Instrumental no Mirante.20h – Assado de Peixe e Ilhas Gastronômicas;22h – Fagner (show no palco principal). 
0h –  Humberto Gessinger (show no palco principal)
Amanhã - 9h – Cortejo de bandas regionais nos restaurantes e pousadas. 9h às 17h – Exposição de artesanatos na Praça da Taíba. 14h – Palco Cultural no espaço do artesanato na Praça da Taíba. 16h – Pôr do Sol Instrumental. 17h30 – Onze20 (show no palco principal). 20h – Concurso Gastronômico. 0h – Skank (show no palco principal). 2h – Maneva (show no palco principal). 

29ª EDIÇÃO CINE CEARÁ - AMANHÃ A ABERTURA, COM HOMEMAGEM A KARIM AÏNOUZ

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema chega hoje a Fortaleza na sua 29ª edição com exibições nos Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81). A extensa programação vai até a próxima sexta-feira,,6 de setembro. Nesta edição, contará com mais de 40 filmes entre curtas e longas, exibidos nas salas de cinema. Este ano o festival bateu recorde de inscritos recebendo mais de 1.271 filmes de 12 países (México, Argentina, El Salvador, Venezuela, Chile, Peru, Espanha, Portugal, Cuba, Colômbia, Bolívia e Brasil).
Depois de estrear no Festival de Cannes, onde foi premiado como melhor filme na mostra Un Certain Regard,  a ficção “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, será o filme da abertura, hoje.. estreia nacional. O diretor cearense será homenageado antes da exibição e receberá o troféu Eusélio Oliveira. Além de Aïnouz, estarão presentes as atrizes Fernanda Montenegro, Julia Stockler e Carol Duarte. 
Amanhã., o longa “Maria do Caritó”, de João Paulo Jabur, terá sua première mundial, com a presença do diretor, do autor Newton Moreno, responsável pela peça homônima de sucesso, da produtora executiva Elisa Tolomelli e da atriz Lilia Cabral, que será a segunda homenageada do Cine Ceará, recebendo também o troféu. Na mesma noite, o primeiro dos sete longas que concorre ao troféu Mucuripe será exibido, “Canção Sem Nome” (Peru), de Melina León, que estreou no Festival de Cannes. A atriz Pamela Mendoza Arpi e a diretora estarão presentes.
No domingo, dia 1º, o documentário “Ressaca” (Brasil), de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, exibido no FIPADOC 2019, em Biarritz, e no FIGRA 2019, em Saint-Omer, ambos na França, dá continuidade à Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem. Os diretores estarão presentes na sessão. Em seguida, o cineasta cearense Rosemberg Cariry leva mais um longa ao Cine Ceará, “Notícias do Fim do Mundo” fazendo sua estreia mundial. Na segunda-feira, será a vez da première mundial do documentário de Betse de Paula “Vozes da Floresta”, com a presença da diretora. O público vai conferir também a coprodução México/Grécia/República Dominicana lançada mundialmente no Festival de Roterdã “Luciérnagas”, de Bani Khoshnoudi, que estará presente na sessão.
 PROGRAMAÇÃO VARIADA – Na programação da próxima semana, o grande festival Cine Ceará também oferecerá ao público excelentes atrações. Na 2ª feira começará a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem com o filme “As Constituintes de 88”, do carioca Gregory Baltz, “Livro e meio”, de Giu Nishiyama e Pedro Nishi, e “Primeiro Ato”, de Matheus Parizi, ambos de São Paulo”, e o cearense “Além da Jornada”, de Victor Furtado e Gabriel Silveira. Em seguida, o longa cubano “A Viagem Extraordinária de Celeste Garcia”, de Arturo Infante, que teve estreia no Festival de Toronto, participa da competitiva de longas fechando a noite no Cineteatro São Luiz. A atriz María Isabel Díaz e o diretor estarão presentes na sessão.
A segunda noite da mostra de curtas vai levar às telas três cearenses: “Oração ao Cadáver Desconhecido”, de Sávio Fernandes, “Marco”, de Sara Benevenuto, e “O Tempo do Olhar e o Olhar no Tempo”, de Samuel Brasileiro, além de “Marie”, do pernambucano Leo Tabosa, que venceu o festival em 2018 com o curta “Nova Iorque”. Depois da exibição dos curtas-metragens, o festival terá sua terceira exibição hors-concours com o documentário “Soldados da Borracha”, de Wolney Oliveira, premiado melhor longa-metragem nacional pelo júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas de São Paulo (ABD-SP), no festival É Tudo Verdade.
Na quinta-feira, 5, serão exibidos o curta de São Paulo “Rua Augusta, 1029”, de Mirrah Iañez, o carioca “O Grande Amor de Um Lobo”, de Adrianderson Barbosa e Kennel Rógis, o cearense “Pop Ritual”, de Mozart Freire, e o alagoano “Ilhas de Calor”, de Ulisses Arthur. Em seguida, “Greta”, longa de Armando Praça que estreou no Festival de Berlim e é protagonizado por Marco Nanini, terá sua primeira exibição no Brasil, com a presença do diretor, e do elenco: Nanini, Démick Lopes, Greta Sttar e Denise Weinberg. 
Sexta-feira, dia 6, será realizada a premiação e cerimônia de encerramento do festival. O ator Matheus Nachtergaele será o terceiro homenageado do festival. O longa “Pacarrete”, de Allan Deberton, será a quarta exibição especial na programação, fechando o 29º Cine Ceará. O filme, inspirado em uma história real e protagonizado por Marcélia Cartaxo, que estará presente, estreou mundialmente noFestival Internacional de Cinema de Xangai
Durante o espetacular evento, o público também poderá conferir a Mostra Olhar do Ceará, que apresentará 20 filmes cearenses, sendo 3 longas e 17 curtas, e a exibição do curta dos alunos do Projeto Compartilha Animação, da Enel. Também marcam presença no festival as mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, além de Exibições Especiais, Intervenções artísticas e Música na Praça.
E meio ao festival serão lançados os livros “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa”, de Celso Sabadin, dia 31 de agosto, e “Fissuras e Fronteiras – O coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro”, de Marcelo Ikeda, dia 6 de setembro, ambos no Hotel Oásis Atlântico, ao meio-dia. No Instituto do Ceará, nos dias 4 e 5 de setembro, o festival realiza o curso “Histórias de Cinema no Acervo do Arquivo Eusélio Oiveira – UFC”, ministrado pela professora Ana Carla Sabino.
Os vencedores das duas mostras competitivas do 29º Cine Ceará serão agraciados com o troféu Mucuripe. Os longas serão premiados nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

POR CAUSA DO TELEFÉRICO - CAPACITAÇÃO DE EMPRESAS DA VILA DO CALDAS

A Vila do Caldas, um dos principais distritos de Barbalha, se prepara para receber nos próximos meses um importante equipamento turístico: um teleférico. O equipamento, que está sendo implantado pelo Governo do Estado, irá ligar a Vila ao Mirante do Cruzeiro, com possibilidade de contemplar o Vale do Rio Salamanca e o Centro Histórico de Barbalha, afora ter uma vista privilegiada da encosta da Chapada do Araripe.
O novo teleférico tem capacidade para transportar até 660 pessoas por hora e deve ampliar significativamente o fluxo de turistas no município. Buscando preparar os empreendedores locais para esta ampliação da demanda, o Sebrae, juntamente com o Senac, elaborou um plano de qualificação que já está em curso e pretende ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas deste distrito, bem como fortalecer a visão empreendedora e de sustentabilidade dos negócios, com vistas na preservação das principais riquezas naturais e culturais da Vila e seu entorno.
As capacitações envolvem 12 empresas dos segmentos de alimentação fora do lar, hospedagem e lazer, cerca de 20 artesãos e 15 condutores de turismo locais. Estes empreendedores estão tendo acesso a ações de capacitação, como palestras, seminários, cursos, consultorias e reuniões de negócios, nas áreas de planejamento, gestão financeira, boas práticas de manipulação de alimentos, elaboração de cardápio e fichas técnicas, procedimentos operacionais padrões para hospedagem, promoção em mídias digitais, elaboração e comercialização de roteiros, orientação para o crédito, dentre outros.
Em paralelo as ações de qualificação, os moradores da Vila do Caldas participaram de reuniões e seminários para a elaboração de um plano de ação que busca o envolvimento da comunidade em todo esse processo de desenvolvimento. 
VILA DO CALDAS - A Vila do Caldas, em Barbalha, está localizada na encosta da Chapada do Araripe a uma altitude média de 700 m e distante a 12 km do centro da cidade. Atualmente a Vila e seu entorno concentram uma grande oferta de restaurantes, meios de hospedagem, equipamentos de lazer e trilhas ecológicas, que foram se desenvolvendo ao longo dos anos a partir da atratividade exercida pelo seu clima ameno (mínima de 10ºC e média de 25ºC), natureza exuberante, abundância de fontes de água e o complexo do Balneário Termas do Caldas construído na década de 70, com cerca de 76 mil m2. 
Todos esses atrativos foram contribuindo para a ampliação, ano a ano, do número de visitantes. Este aumento do fluxo acabou incentivando empreendedores locais a investirem na oferta turística que hoje se configura como uma das maiores da encosta de toda a Chapada do Araripe. Com a Agência Sebrae)

AIR EUROPA - CONFIRMADO O INÍCIO DAS OPERAÇÕES MADRI-FORTALEZA

A companhia aérea Air Europa confirmou que começa a conectar Madri (Espanha) com Fortaleza a partir de 20 de dezembro de 2019, com duas frequências semanais até junho de 2020, quando então passará a operar com três frequências. No último mês de junho, o Governo do Ceará assinou acordo com o Grupo Globalia para garantir os voos diretos por meio da Air Europa. O governador do Ceará, Camilo Santana, e o presidente do Globalia, Juan José Hidalgo, assinaram o documento na Espanha com a presença do secretário do Turismo, Arialdo Pinho.
As partidas do aeroporto Adolfo Suarez Madri-Barajas ocorrerão às terças e sextas-feiras às 15h45, chegando a Fortaleza às 20h10. Na direção oposta, o voo ocorrerá às 10h10, para pousar na capital da Espanha às 9h50. A partir de 21 de junho de 2020, a rota terá três frequências semanais às quartas, sábados e domingos. O avião destinado a cobrir essa nova conexão será o Airbus 330-200, com capacidade para 299 passageiros, dos quais 24 voam na classe Executiva.
A companhia aérea da Globalia, grupo líder em turismo na Espanha, informa que chega ao seu quarto destino no Brasil, de onde já voa desde Salvador (BA), São Paulo (SP) e Recife (PE). Com Fortaleza, a Air Europa possui um total de 24 destinos nas Américas e continua a se estabelecer no mapa aéreo como uma companhia de referência na conexão entre a Europa e a América.
O acordo entre Governo do Ceará e Grupo Globalia foi firmado em 21 de junho último, quando o governador  do Ceará destacou que a parceria fortalece ainda mais o Estado do Ceará como hub aéreo do Nordeste.

VISITE CEARÁ NEWS 30/08/2019


POUSADA ESPAÇO VERDE - VIÇOSA DO CEARÁ - CE


ROTA DO SOL SEMANAL 30/08/2019 ISSUU

 https://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20190830