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sexta-feira, 14 de setembro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 14/09/2018

O TEMPO - Num mundo em transformação vertiginosa, em que que as conquistas tecnológicas são surpreendentes, não admira os mais idosos  sempre usarem a expressão “no meu tempo...” . A maneira de viver, os costumes, a escola, a religião, enfim tudo está em processo vertiginoso. O que ontem era comum, hoje modificou-se bastante. A introdução é para nos referir ao que, na primeira metade do século passado, e mais um pouco, fazia a vida na nossa Fortaleza. A partir da premissa de que não havia tantos miseráveis, pobres coitados, desafortunados. Cidade pequena em que todos se conheciam - até dos mais ricos se sabia a vida - havia mais solidariedade. As classes sociais se dividiam entre ricos e pobres. A classe média e os miseráveis surgiram com os “novos tempos”. As mercearias proliferavam por toda a cidade; em quase toda esquina havia uma. Nas tardes, a periferia era abastecida de panelada, “carne morta”, fígado, oferecidos por vendedores a cavalo e que adquiriam o produto, após do abate do boi, no Matadouro Modelo, local em que hoje funciona o Colégio Paulo VI. A força de trabalho era pequena. De modo geral, dividia-se entre comerciantes, comerciários, exportadores e uma pequena parte de industriais e industriários. Foi nesta época de poucas oportunidades que pontificavam os chamados oficiais pedreiros, carpinteiros, marceneiros, alfaiates, mecânicos e mais alguns outros habilidosos profissionais que “quebravam o galho” da população.  Hoje esses profissionais ainda resistem no “batente”, mas em menor escala e de de forma diferente, mais sofisticada. A maioria está nas grandes indústrias, trabalha ainda no ofício, que tomou formas diferentes, tecnologia de ponta. É, os tempos mudaram, não tenho certeza se para melhor. Como era bom ir ao barbeiro Luiz, na Gentilândia, para cortar os cabelos que na época possuía. Esperando a vez, as estórias, as anedotas, as novidades. E a expectativa do sapato novo, feito pelo “seu” Antônio Nunes, no final do ano! Reconheço que o tempo não é outro. Eu, sim, é que teimo em ficar por aqui e “quero” que tudo seja como dantes. De qualquer forma, vencido pela dura realidade, vou de “bubuia” e tento me adaptar ao que aí está. Tiro minhas casquinhas, ainda gosto de viajar .É tudo força de vontade, pois o diabo da estrutura óssea não ajuda muito. Sou o José do poema.       
FINAL DE SEMANA  FESTIVO -  O feriado da Independência em Guaramiranga foi de teatro, circo, música e dança com o 25º Festival Nordestino de Teatro (FNT), que teve início no dia 1º de setembro e foi até o até sábado, 8. No fim de semana de encerramento, a programação de espetáculos começou à tarde e continuou até o fim de noite nas praças, no Teatro Rachel de Queiroz e em outros espaços cênicos..
O público infantil conferiu o FNT para Crianças, uma programação oferecida, na Praça da Prefeitura, pelo SESC/CE,. Na sexta-feira, dia 7, às 10h, o Grupo Ânima apresentou “Circo Pirilampo” e, às 17h, a atração foi a Trupe Realejo. No sábado (08), às 16h, a animação ficou por conta de Orlângelo Leal, do grupo Dona Zefinha, com o espetáculo “Autômato”. À noite, houve sessões de espetáculos em vários pontos da cidade. 
Espetáculo Casatória Sol
RECONHECIMENTO - O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, na praça Tiradentes, Rio de Janeiro, conquistou pelo segundo ano seguido o Certificado de Excelência do TripAdvisor 2018, um dos principais sites do mundo de avaliação de pontos turísticos e estabelecimentos, como hotéis e restaurantes. Para conquistá-lo, é necessário que um número considerável de pessoas tenha registrado avaliações positivas do lugar no site no ano anterior. As avaliações positivas do Sebrae foram espontâneas, apesar de ser comum estimular visitantes a fazer avaliações favoráveis ao local em evidência.

O CRAB é uma vitrine de exposição e comercialização do artesanato produzido no país. Foi projetado para ser um polo de desenvolvimento criativo e comercial para a cidade. Está localizado em um sítio histórico importante, a Praça Tiradentes, uma área urbana que combina valor histórico, cultural e boêmio. O entorno reúne equipamentos culturais de peso, como os teatros Carlos Gomes e João Caetano, o Centro Cultural Hélio Oiticica, a Escola Portátil de Música, o Real Gabinete Português de Leitura e a gafieira Estudantina.

JORNALISTA CARLOS CASAES: PARA VOCÊ TIRAMOS O CHAPÉU

Sempre julgamos ser recomendável prestar homenagens às pessoas, pelos seus méritos, quando em vida, visto que mortas não podem, em hipótese alguma, saber se foram alvos de distinções em sua vida exemplar pública ou particular. Claro que a última frase é, no dizer do imortal jornalista, escritor, teatrólogo Nelson Rodrigues, falecido há anos, “Ser o óbvio ululante”. 
Bem!  O artigo desta semana é dedicado ao confrade-amigo, o baiano Carlos Casaes, pelo muito que fez e ainda faz em prol do turismo do Estado da Bahia, sobretudo Salvador, quer divulgando seu potencial turístico, quer defendendo os interesses maiores desse segmento econômico, do trade, dos turistas e da população de modo geral.  
É que, apesar de ser octogenário, Casaes ainda tem forças físicas e mentais para dar continuidade à sua missão, como jornalista especializado em Turismo, participando de eventos do setor (seminários, congressos, encontros, conferências, workshops, feiras, festivais, reuniões com o trade turístico, na Bahia e em outros Estados da Federação, sem falar dos ocorridos em vários países da Europa, América do Sul e América do Norte, o que lhe proporcionaram ampliar seus conhecimentos nessa área e em outras  do conhecimento humano.
Mas, fazemos questão de ressaltar, aqui, a oportunidade, também, de Casaes - como é mais conhecido – aumentar seu vasto círculo de amizades, ao tomar parte das iniciativas, retrocitadas, preservando-as e jamais se esquecendo, em suas falas, de enaltecer os amigos, colegas de profissão, autoridades do trade turístico com os quais mantém uma relação de respeito e admiração, não somente pelos cargos que eles ocupam, na vida profissional, bem como na vida particular.
Agora, registramos o que presenciamos, em Salvador-BA, que sediou, entre 22 e 26 de agosto de 2018, no Wish Hotel Bahia, o 1º Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, reunindo, aproximadamente, 60 jornalistas de turismo, de 16 Estados do Brasil, e uma delegação de jornalistas do Uruguai. Na ocasião, foi enfatizado o tema "A Influência Digital na Comunicação do Turismo", além de ministradas importantes palestras e apresentações a respeito das atividades turísticas, em Salvador, e em alguns de seus polos receptores de visitantes. Obrigatório destacar, também, que a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Bahia), presidida pelo atuante e eficiente jornalista Gorgônio Loureiro, somente pôde realizar mencionado evento, graças ao irrestrito apoio dessas organizações: a empresa  Vinci Aeroports, CNTUR, Secretaria de Turismo de Salvador (Secult), Prefeitura de Camaçari, ABIH-BA, FBHA, Senac, Polícias Militar e Civil. 
Feito este relato, passemos ao assunto principal deste artigo: a homenagem ao jornalista baiano, Carlos Casaes, responsável,  durante 43 anos, pela edição do jornal, depois revista, "Gazeta do Turismo", merecendo ser lembrado, também, pelos 38 anos, como promotor de um dos maiores eventos do jornalismo especializado de turismo, isto é o  "Catavento de Prata", criado para homenagear as personalidades que mais se destacavam, nas diversas atividades turísticas, precisamente no  Dia Mundial do Turismo, data comemorada por mais de 150 países. Ressaltamos que Casaes foi presidente da Abrajet-Bahia e Abrajet- Nacional, realizando a melhor gestão de quantas aconteceram até à presente data nessas entidades.
Leitor-amigo, foi, na abertura do encontro, que reforçamos a certeza de que, no convívio, com o amigo de profissão, ele tem seu lado emotivo, capaz de sensibilizar as pessoas, quando é alvo de distinção, além do espírito de gratidão aos que o reconhecem como uma figura humana fora de série e um profissional, ético e transparente em suas ações. Podemos assegurar ainda ser Casaes dotado de uma oratória convincente, fala bem de improviso, a ponto de deixar seus ouvintes, em silêncio, quando explana, ou dialoga com o  interlocutor. 
Bem! Nosso artigo extrapolou o espaço, recomendado pelo diretor-editor deste veículo de comunicação online, o amigo e abrajetiano José Carlos de Araújo. Agora, resta-nos, apenas, solicitar ao amigo-confrade Casaes que continue humilde, humano, ético e atuante, no Jornalismo de Turismo, para satisfação nossa, dos colegas de profissão, do trade turístico baiano, dos inúmeros admiradores e da sociedade de modo geral.  
Por último, reafirmamos-lhe ter orgulho de pertencer ao rol de seus amigos e somos gratos pela atenção que nos dispensa, mesmo morando em cidades diferentes: Fortaleza, a “Loira Desposada do Sol”, segundo o imortal escritor e poeta Paul Ney, e Salvador – como dizem os baianos – a “Terra da Felicidade”. Aquele abraço, caro Casaes, como frisou o cantor e compositor Gilberto Gil. Ah! Parabéns por ser considerado uma referência nacional no Jornalismo de Turismo.

INICIADAS AS OBRAS DO CENTRO DE CONVENÇÕES – BAHIA

O Prefeito de Salvador, ACM Neto, assinou no próprio canteiro de obras, a ordem de serviço para início da construção do novo Centro de Convenções de Salvador, no antigo Aeroclube, na Boca do Rio. O início das obras aconteceu imediatamente, na quinta-feira passada, dia 06.
O começo das obras está ocorrendo com a demolição do que ainda se encontrava de pé, na antiga estrutura do local. O prazo para a conclusão das obras é estimado pela Prefeitura de Salvador para até setembro do próximo ano. O novo equipamento terá a capacidade para acolher 14 mil pessoas, de forma simultânea, em congressos e convenções, complementado ainda por dois espaços destinados a espetáculos artísticos. Um espaço é na área interna e outro na externa. A capacidade, ali, será para até 20 mil pessoas.
O novo Centro de Convenções de Salvador terá formato de pomba, em homenagem à bandeira da cidade. Projeto assinado pelos arquitetos André Sá e Francisco  Mota, vai ter duas fachadas, uma de frente para o mar e outra de frente para a Avenida Octávio Mangabeira.  A estrutura do prédio será toda em concreto, não contemplando o aço aparente (como no, hoje, desativado), pois o objetivo é de evitar os efeitos danosos do salitre. Da mesma sorte como os vidros serão no sistema de auto-limpantes.
De acordo com as informações do Secretário Municipal de Turismo, Claudio Tinoco, as obras estarão a cargo do Consórcio CCS, devendo gerar 300 empregos diretos. O investimento será da própria Prefeitura, em torno de R$105.2 milhões e integra o programa “Salvador 360”. O espaço terá uma destinação multiuso, pois poderá realizar, simultaneamente, eventos de lazer e de negócios.
A expectativa é que, quando em funcionamento, o novo CC-Salvador venha a realizar cerca de 25 a 30 eventos/mês, o que, por consequência, deverá gerar um movimento em torno de R$500 milhões a R$700 milhões/ano. Os diversos segmentos do turismo em Salvador e na Bahia estão exultantes com a iniciativa, porquanto vêm, na coragem e decisão da Prefeitura, a redenção de uma deficiência que já se arrasta há 5 anos.
Nesse sentido têm-se pronunciado os presidentes de entidades como da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, Silvio Pessoa, ABIH-Ba, Glicério Lemos, ABAV-Ba, Ângela Carvalho, dentre outros. É que a expectativa é de que o novo CC-Salvador venha a recuperar, de imediato, cerca de 20 mil postos de trabalho perdidos com a desativação do antigo. 
O fato é que o turismo tem um impacto de cerca de 20% no PIB de Salvador e, por evidente, em momento de crise, o primeiro efeito negativo se destina às atividades do lazer. Para que se tenha uma ideia, o último evento realizado no CCBa foi em 2013. A estimativa é de que tenha resultado, por consequência, uma perda em torno de R$2 bilhões, somente em eventos.
Segundo dados das entidades, existem, hoje, cerca de 40 mil bares e restaurantes, e em torno de 4 mil hotéis na Bahia, sendo que, em Salvador, são 420 hotéis  e 8 mil bares e restaurantes. Esses estabelecimentos são responsáveis pela geração de 200 mil empregos diretos e 750 mil indiretos. Isto considerando todo o Estado. Com a próxima inauguração do novo Centro de Convenções, o que se espera é que esse número seja consideravelmente ampliado. 
O novo CC de Salvador, que será o terceiro de municípios no país e um dos 10 maiores do Brasil, terá lançado em novembro próximo a licitação para definir a administradora que irá conduzir o espaço. Será uma concessão de 25 anos, estimada em R$25 milhões. A empresa vencedora terá sob sua responsabilidade a operação e gestão do Centro. Além disto, deverá se encarregar da instalação das divisórias dos salões moduláveis, bem assim do sistema de vídeo-monitoramento.
Ainda nos próximos dias, a Prefeitura estará apresentando aos empresários dos diversos segmentos do turismo baiano o estudo de viabilidade que encomendou. Já em novembro, essa apresentação será procedida para o empresariado de São Paulo, pois a intenção é de atrair novos investidores para aquele espaço.
O novo CC de Salvador estará ocupando uma área total de 103.119,24 m², disponibilizando 1.4 mil vagas para estacionamento, além de 4 destinadas a ônibus e 16 aos taxis, bem assim 10 vagas para caminhões. Estes terão acesso independente para os auditórios. No pavimento térreo estarão 8 auditórios moduláveis  com 800 m², além de praça para exposições, 6 salões de 522 m², ao lado de 2 “foyers”.
No primeiro pavimento estarão 12 salas, 28 espaços para reuniões e mezanino para exposições. Já o segundo pavimento contará com dois restaurantes com vista para o mar, cada um com 433 m².

TURISMO NA MONGÓLIA - CENÁRIOS ADMIRÁVEIS, ESTEPES, MONTANHAS E LAGOS

Fachada do  Palácio de Inverno do Bogd Khan  localizado no sul de Ulaanbaatar, na Mongólia
Quando se fala em Mongólia surge de imediato a figura do imperador Genghis Khan e suas aventuras, paisagens intocadas e nômades cavalgando por desertos espetaculares. Mas não só isto.  É destino conhecido por cenários admiráveis, estepes e montanhas, lagos que parecem espelhos e muita vida selvagem, em áreas onde quase não se vê sinal de vida humana. É ali que se pode viver a autêntica experiencia do deserto, em roteiros exóticos e raros, como oferece a Interpoint Viagens & Turismo,  em parceria com a operadora Remotelands.
Partindo de Beiging (China) ou Tóquio (Japão) a viagem começa com a capital Ulaanbaatar, a parte do país mais industrializada, onde o velho e o moderno coexistem harmoniosamente. Entre seus maiores atrativos, Sukhbaatar Square, a praça central da cidade que homenageia Genghis Khan - e o mercado de NaraanTuul, também conhecido como “mercado negro”, onde se encontram artesanato, tapetes, celas de montaria e trajes típicos da região. Não deve faltar aí uma visita ao Hutsai National Park, berço dos célebres cavalos Prezewalski, uma subespécie de cavalo selvagem, nativa dos desertos da Mongólia.
A próxima escala é a parte sul do Deserto de Gobi, voando do aeroporto de Ulaanbaatar até Dalanzadgad, em percurso de uma hora até chegar ao deserto, com hospedagem no premiado ThreeCamelLodge, classificado entre os 50 melhores eco-lodges do mundo, que abriga um camping de luxo com banheiro privativo e instalações muito confortáveis.
DESTINOS DIFERENCIADOS - Ainda no deserto, é imperdível ver os incríveis Petroglyphs – esculturas rupestres estimadas entre 5mil e 6 mil anos de existência, que valem a subida até o topo da montanha, em Havtsgait. Em seguida, Bayanzag, também conhecido como os Penhascos Flamejantes ou Gobi do Sul. As rochas vermelhas projetam-se rapidamente no céu e mostram uma visão incrível da luz do sol, em tons de tangerina.  
A aventura continua com partida de trem no Trans-Mongolian, permitindo ricas paisagens enquanto não se chega a Ulan-Ude, fascinante destino de cultura mongol-budista, na Sibéria oriental, para percorrer os vilarejos de Tarbagatai e Desvanitkovo, desfrutar de um almoço típico nas casas das famílias locais e aprender sobre seu modo de vida. 
O próximo destino é Irkutsk, capital da Sibéria Oriental, com o deslumbrante Lago Baikal a apenas 70 km, e sua arquitetura do século XIX, igrejas renovadas, e o incrível projeto Kyartal, um bairro inteiro constituído de edifícios de madeira da Sibéria, que abriga novos restaurantes, barés, cafés, e o curioso museu Taltsy, ao ar livre. 
EXCURSÕES DIFERENCIADAS -  A experiência prossegue com excursão de helicóptero ao Vale dos Gêiseres e à Caldeira de Uzon, em Petropavlosk-Kamchatsky, (com hospedagem no confortável Hotel Avamcha), e em seguida, com sobrevoo pelo famoso Lago Kurilskoye, para avistar os ursos marrons, as águias-do-mar estelares e os locais de desova dos salmões.
No dia seguinte, um veículo especial leva ao Vulcão Avachinsky pela manhã, em um trajeto de cerca de duas horas. É um dos mais ativos da região - com crateras espetaculares cheias de lava endurecida e fumaça escorrendo. A viagem não é muito difícil e vale para iniciantes.  
Ainda em Petropavlosk-Kamchatsky, vale viajar até o lindo rio Bystraya, a cerca de três horas da cidade;  percorrer o rio em raftings emocionantes; e desfrute de atividade de pesca no gênero “pegar e soltar”. Ainda mais, pode-se conhecer as fontes termais quentes de Malkinskiye, no vale do rio - ótimo lugar para tomar banho e descansar.
Apos se despedir dessas majestosas paisagens é pegar o vôo para Vladivostok, para um pernoite, antes da viagem de volta. 
Para mais informações sobre o programa: Interpoint Viagens e Turismo

CRUZEIROS MARÍTIMOS - DECRETO EVITA A PERDA DE 7 MIL EMPREGOS E R$ 450 MILHÕES

Os amantes dos cruzeiros marítimos têm motivo para comemorar. O Decreto Presidencial número 9.500, publicado hoje, (11) no Diário Oficial aumentou de 90 para 180 dias a validade do visto dos profissionais que trabalham nos navios em viagem de longo curso. O texto afasta o risco de o Brasil ter uma temporada reduzida de 120 para 90 dias na temporada 2018/2019. 
Pelas estimativas da entidade que representa os navios de cruzeiros, Clia Brasil , com base na última temporada, caso a duração da estada dos navios na costa brasileira fosse encurtada, a economia nacional perderia 7 mil empregos e R$ 450 milhões. 
Para os cruzeiros marítimos, o aumento na validade do visto para marítimos representa uma redução no custo operacional com taxas em R$ 5 milhões.  “Essa era uma demanda histórica, que ajuda a simplificar a nossa operação e, consequente, facilita a busca por novos navios para a próxima temporada. É mais um entrave que, com a ajuda fundamental do Ministério do Turismo, com a ajuda da Casa Civil e a atuação determinante da Presidência da República a gente consegue superar”, comentou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
A temporada 2018/2019 de cruzeiros começa em novembro próximo e terá sete navios de cabotagem, com viagem com início e fim nos portos nacionais, e 29 embarcações de longo curso, com escalas no país. Em média os navios permanecem 120 dias em operação no Brasil. Uma eventual redução para 90 dias representaria uma perda de 25% na movimentação econômica e geração de emprego. De acordo com estudo da FGV, um cruzeirista gasta mais de R$ 500 em cada escala.
"Não podemos nos dar ao luxo de perder esses empregos e a injeção desses recursos na nossa economia. Temos a obrigação moral de abrir postos de trabalho e criar alternativas para a população. O turismo tem diversas soluções nesse sentido", comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

ÓBIDOS UMA VILA PORTUGUESA PARA OS AMANTES DE LITERATURA

Vista da cidade
No topo de uma colina, muralhas medievais protegem um lugar charmoso, formado, principalmente, por casinhas brancas e um castelo imponente no topo. Pode até parecer, mas esse não é o início de um conto de fadas. A ligação de Óbidos com a literatura vai além de suas semelhanças com um cenário de história infantil: o destino é conhecido como “Vila Literária”, possui diversas livrarias curiosas e sedia um importante festival literário anualmente.
A apenas 45 minutos de Lisboa, esta vila do Centro de Portugal tem pouco mais de 3.000 habitantes, mas o número de livrarias não para de crescer desde a criação do projeto Óbidos Vila Literária, que promove a cultura da escrita, da leitura e dos livros.
Entre os destaques da Óbidos Vila Literária estão a Grande Livraria de Santiago, que ocupa a construção de uma igreja do século 12; a Livraria da Adega, um edifício restaurado que une livraria e bar de vinhos e petiscos; e o Mercado Biológico, onde se encontram diversos produtos da região, vinhos e, é claro, muitos livros.
Outros espaços trabalham com gêneros específicos: a Galeria Pelourinho conta com exemplares sobre poesia de Fernando Pessoa; o Centro Design de Interiores tem publicações sobre design de interiores; e o Histórias com Bicho é o lugar certo para encontrar livros infantis.
Para realmente sentir o espírito de Óbidos, nada melhor que se hospedar no The Literary Man Hotel, hotel temático com um acervo de 40 mil exemplares. O restaurante tem estantes repletas de livros em todas as paredes, um ambiente extremamente acolhedor, assim como os quartos belamente decorados.
FOLIO - Para completar, todo ano Óbidos recebe a festa literária FOLIO, que durante 11 dias dá voz a dezenas de autores portugueses e estrangeiros, além de realizar espetáculos de música, teatro, cinema, dança, tertúlias, mesas redondas e exposições. A atmosfera do festival é incrível, colocando leitores e autores em contato e promovendo uma troca de experiências incomparável. Este ano, o FOLIO acontece entre os próximos dias 27 e 7 de outubro.
Além da literatura, o destino encanta por outros motivos: o pôr do sol visto de suas muralhas, a ginjinha, um licor típico que é comumente servido em copinhos de chocolate, seu castelo, onde hoje funciona uma pousada, e as igrejas de Santa Maria, da Misericórdia e de São Pedro.
CENTRO DE PORTUGAL - A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. 

O FESTURIS MUDA DE FORMATO - PROJETA CRESCIMENTO E TERÁ 2 LANÇAMENTOS EM OUTUBRO

“Turismo e Negócios sempre Viajam juntos”, com este tema o FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, prepara uma edição que promete ser histórica e deve movimentar o setor turístico de 08 à 11 de novembro de 2018. Por ser a 30ª edição, muitas novidades são esperadas pelo trade e são anunciadas desde o início do ano pela organização. Criação do Meeting FESTURIS, Espaço Tech e Corporativo, Espaço Influência, mudança de identidade e layout e dois Lançamentos em Outubro são algumas das novidades na estruturação da feira, sua promoção e organização.
Prova de que a Feira de Negócios virá com força em 2018 é a adesão de grandes marcas e destinos internacionais que virão pela primeira vez a Gramado. O evento já conta com 75% dos espaços comercializados e o evento no Serra Park trará como novidade a participação de importantes marcas e destinos como Disney, Espanha, Costa do Marfim, EUA, Câmara Árabe, com a representação de 20 países do Oriente Médio, Puerto Varas, África do Sul, Paraguai e Rota da Bairrada. 
“Como uma Feira Internacional referência para a América do Sul vemos que o nosso trabalho nos últimos 30 anos, de incentivo ao Turismo, se justifica com a procura e alta demanda de grandes marcas e destinos nacionais e internacionais. Este ano, mais do nunca, vamos mostrar uma feira renovada, com muitas novidades, corredores lotados e geração de negócios efetivos aos participantes. Este é o nosso perfil e será potencializado em novembro porque trabalhamos duro para isso. O resultado é a grande participação de marcas e profissionais e esta projeção palpável de grande crescimento para 2018”, destaca Marta Rossi, CEO da Feira Internacional.
NOVIDADES - A grande novidade do ano em Gramado é a criação do Meeting FESTURIS. Espaço para conteúdo e networking, o Meeting ocorreu no Hotel Master Gramado, nas manhãs dos dias 09 e 10 de agosto, e foi exclusivo para 500 profissionais de turismo. Com esta novidade, o Congresso que ocorria no Palácio dos Festivais, deixou de acontecer. Os participantes tiveram acesso a uma exclusiva grade de conteúdo, capacitações e contato com personalidades e cases de sucesso no Turismo do Brasil e do Mundo. 
A Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos (Alagev) estará a frente da curadoria do Espaço Tech e Corporativo, uma das novidades deste ano. A entidade utilizará sua expertise para trazer ações voltadas ao setor MICE dentro da feira, por meio de um espaço que vai conectar Corporativo, Tecnologia e Conteúdo. Uma grande área de conteúdo deve complementar o espaço com programação intensa nas tardes dos dias 09 e 10 de novembro no Serra Park.
A área do Espaço Influência reunirá influencers na Feira de Negócios no FESTURIS destacando as marcas e ações de expositores que estarão em Gramado, em tempo real. Grupos de influenciadores do Brasil e do exterior deverão circular pelo espaço e pela feira em uma ação inédita.
LANÇAMENTOS - O FESTURIS terá dois lançamentos em 2018. A novidade será o lançamento em Caxias do Sul, é a primeira vez que a cidade gaúcha receberá o evento. O lançamento em Caxias será na noite do dia 04 de outubro no Hotel Intercity. Uma semana depois,no dia 09 de outubro, no Hotel Laghetto Vertice Manhattan em Porto Alegre, ocorre o lançamento na capital gaúcha. Reunindo os dois lançamentos de outubro, o FESTURIS 2018 e suas novidades serão apresentados para mais de mil profissionais de Turismo do Sul do Brasil, jornalistas e autoridades.
PROGRAMAÇÃO - A programação do FESTURIS terá a Solenidade de Abertura no Palácio dos Festivais na noite do dia 08 de novembro, a partir das 19h30. Nos dias 09 e 10 de novembro ocorre o Meeting FESTURIS, no Hotel Master Gramado, pela manhã. A Feira de Negócios, ocorre no Serra Park, nas tardes dos dias 09 e 10 de novembro. O dia 11 é livre para desmontagem e Turismo pela Serra Gaúcha. O evento conta com Solenidade de Abertura, Meeting, Feira de Negócios com os Espaços: Luxury, Tech e Corporativo, Internacional, LGBT, Turismo Cultural e Religioso, Gastronomia, Sustentabilidade e Acessibilidade e Entretenimento. Além disso, uma ampla programação social ocorre por três dias como palestras, Workhops, Futebol do Trade, coletivas e mais de 7 salas de capacitações com programação ininterrupta.
 O FESTURIS é organizado pela Rossi & Zorzanello, empresa com 30 anos de expertise em realização de grandes eventos próprios como FESTURIS, Gramado Summit, Chocofest e Copa Internacional de Futsal LGBT. AA

JOINVILLE RECEBE MAIS UMA EDIÇÃO DA FESTA DAS CORES

Uma explosão de cores ao som de DJs celebra a chegada da Primavera neste setembro na cidade de Joinville, Santa Catarina.  A 3ª edição da Festa das Cores acontecerá amanhã, dia 15, no Parque Expoville Atividades. Na festa, os saquinhos de pó coloridos são a graça da brincadeira, que terá início às 15h com os participantes atirando as misturas para o ar enquanto dançam ao som dos DJs Bordin e Dimmy, com apresentações que mesclam estilos como Hip Hop, Pop, Funk, Sertanejo e Axé.
A organização recomenda o uso de roupas brancas por que dessa forma as cores se destacam mais. O pó (uma mistura de amido de milho e corante) não é tóxico e não mancha a roupa. Interessados poderão adquirir os pacotes com 100g de pó antecipadamente ou no local pelo valor é R$5 cada. Para os pais com crianças pequenas haverá um espaço reservado para a diversão com maior conforto e tranquilidade.
SOBRE A FESTA DAS CORES - A Festa das Cores tem sido um enorme sucesso desde 2016, no Parque Expoville Atividades, quando a brincadeira de origem indiana Holika, popularmente chamada de Holi, inspirou a criação de uma festa semelhante em Joinville.
O festival, com início há muitos séculos antes de Cristo, marca a chegada da Primavera e é celebrado no final de fevereiro/ início de março. É uma homenagem ao deus Krishna e teve início como uma festa do triunfo do bem sobre o mal. Também promove a renovação dos relacionamentos de todas as castas e classes sociais com música, dança e pó colorido jogado no ar. Os hindus ainda acreditam que a cerimônia é uma forma de trazer boa sorte e depois de celebrar com tintas pelo corpo costumam trocar doces com parentes e amigos.

FEIRA INTERNACIONAL DO VINHO - EXPOSIÇÃO DE 250 MARCAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Nos dias 26 a 29 deste setembro, os profissionais e apreciadores do universo do vinho têm encontro marcado na Serra Gaúcha, em . Bento Gonçalves, capital brasileira do vinho, para a primeira edição da Wine South America 2018 - Feira Internacional do Vinho, que reunirá cerca de 250 marcas expositoras dos principais países produtores de vinhos, com o intuito de apresentar os lançamentos nacionais e internacionais em tintos, brancos, rosés e espumantes.
Idealizada para promover e ampliar a geração de negócios dos vinhos brasileiros perante o mercado global, a feira apresentará a excelência da produção nacional e a diversidade das suas regiões vinícolas através de exposição de rótulos da Serra Gaúcha - a principal região produtora brasileira -, e também de outras áreas do Rio Grande do Sul, como a Campanha e os Campos de Cima da Serra, além de Santa Catarina e de São Paulo.
Diversas ações estão sendo realizadas pela feira para promover o Brasil como nação produtora. Cerca de 120 compradores e importadores desembarcarão em Bento Gonçalves através do Projeto Comprador. Além desse, 20 jornalistas, visitarão a feira por meio do Projeto Imagem - ambos realizados em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). 
O encontro contará, também, com apresentação de rótulos internacionais, provenientes da Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Itália, Eslovênia, Áustria e Suíça e de produtores de café, cachaças e azeites que enriquecerá a experiência e os negócios do público participante. 
Além da exposição de produtos, a Wine South América terá uma robusta grade de conteúdos voltada à valorização da produção de vinhos e da formação profissional do setor, com degustações, premiações, treinamentos e palestras conduzidas por profissionais que são referência no mercado nacional e internacional
O grande destaque da programação fica por conta da participação do Master of Wine inglês Alistair Cooper, que conduzirá degustações exclusivas de espumantes brasileiros e ministrará a palestra degustação de Vinhos Sul-Americanos Elaborados a partir da Vitivinicultura Extrema. Alistair Cooper – MW é um dos poucos a ostentar o cobiçado título de 'master of wine', concedido pela tradicional escola britânica Wine & Spirit Education Trust. Desde a criação do curso, na década de 50, pouco mais de 300 pessoas conseguiram concluí-lo.
Voltada aos negócios, mas com muito a entreter os visitantes, a Wine South America oferecerá visitas guiadas às vinícolas da região, num tour devidamente informativo sobre os diferentes vinhos e espumantes brasileiros. os visitantes”, diz Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária da italiana Veronafiere.

33ª BIENAL - DOZE PROJETOS INDIVIDUAIS UNIDOS A SETE MOSTRAS

Bienal de São Paulo no Pavilhão Ciccillo Matarazzo
, no Parque Ibirapuera 
Desde o último dia  7 de setembro e até a de dezembro do corrente ano a 33ª Bienal de São Paulo - Afinidades afetivas - vai privilegiar a experiência individual do espectador na apreciação das obras, em detrimento de um tema que favoreceria uma compreensão pré-estabelecida. Estarão em exposição doze projetos individuais unidos a sete mostras.  O público poderá comparecer às terças, quartas, sextas, domingos e feriados de 9h às 19h; às quintas e sábados, de  9h às 22h (entrada até 21h)
O título escolhido pelo curador Gabriel Pérez-Barreiro - apontado pela Fundação Bienal de São Paulo para conceber a mostra - remete ao romance de Johann Wolfgang von Goethe Afinidades eletivas (1809) e à tese “Da natureza afetiva da forma na obra de arte” (1949), de Mário Pedrosa.
O título referido não tem o intuito de dar direcionamento temático à exposição, mas caracteriza a forma de organizar a exposição a partir de vínculos, afinidades artísticas e culturais entre os artistas envolvidos. Como no texto de Pedrosa, há uma proposta de investigação das formas pelas quais a arte cria um ambiente de relação e comunicação, passando do artista para o objeto e para o observador. Presença, atenção e influência do meio são as premissas que norteiam a curadoria desta edição, numa reação a um mundo de verdades prontas, no qual a fragmentação da informação e a dificuldade de concentração levam à alienação e à passividade.

COM INOVAÇÕES - EM QUIXADÁ, ATÉ AMANHÃ, A FEIRA DE NEGÓCIOS DA REGIÃO

A edição 2018 da Feira de Negócios da Região Centro do Estado-Fenerce 2018, que está sndo realizada desde ontem,13, prosseguirá até amanhã, em Quixadá,  apesenta  muitas novidades. Uma delas é o “Espaço Sertão Terroir”. Terroir é uma palavra francesa, sem tradução em nenhum outro idioma, e que se define como um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço. No evento, é o espaço onde são apresentados produtos da terra (queijos, doces, carne de ovinos e caprinos), artesanato e a cozinha show do Senac/CE, com workshops sobre Gastronomia regional com os produtos do terroir sertanejo.
A outra inovação trazida pela Fenerce 2018 é o “Sebrae Experience”, que tem como foco despertar o espírito empreendedor dos estudantes universitários, elevar a criatividade e a inovação e estimular o desenvolvimento de novas ideias de negócios. Para alcançar esse objetivo, são usadas como ferramentas, desde um bate papo mais informal e troca de experiências sobre determinados temas, com convidados voluntários até a realização de workshops que fazem o empreendedor colocar a mão na massa a partir de atividades que promovam a diferença para o seu negócio.
Do ponto de vista de logística, uma mudança importante é que, nesta edição, a Fenerce terá duas entradas, o que vai facilitar o fluxo dos visitantes. Ao todo, a feira conta com 63 estandes, divididos em seis espaços institucionais, oito na Praça de Alimentação, três lounges e duas salas de aula, onde serão realizados cursos e palestras sobre empreendedorismo com foco em Moda e Beleza. 
Além disso, um Salão de Inovação foi montado para mostrar projetos inovadores em áreas como energias renováveis e gestão da água, e que tem o apoio do IFCE, campus de Quixadá. Ainda dentro da programação paralela, está prevista a realização do Encontro Estadual do Workshop Empretec, comemorando os 25 anos do Programa no Estado, com a presença de empresários que participaram do Workshop ao longo do tempo. Durante o evento, o empresário Roni Bueno, CEO da Netshoes, falará aos empresários sobre sua trajetória empreendedora.
A feira conta, ainda, com o espaço “O Ceará se encontra aqui”, que vai promover os projetos que Sebrae CE na região do sertão central .. e as “Trilhas do Conhecimento”, espaços segmentados em formato de trilha, específicos por porte de empresas, sendo Micro Empreendedor Individual, Microempresa e Potencial Empresário. A Feira tem o apoio institucional da ACIQ, CDL Quixadá, Brisanet, Prefeitura de Quixadá, SENAC e SESC.

CONCESSÃO ESTIMULA O TURISMO - PARQUE DO PAU BRASIL, NOVA ATRAÇÃO DE PORTO SEGURO

Localizado a 43 quilômetros de Porto Seguro (BA), o Parque do Pau Brasil deverá se firmar como novo atrativo turístico da região. Isso graças ao edital, publicado no Diário Oficial da União, que prevê a concessão de serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza. A ideia é melhorar a infraestrutura da unidade de conservação para que possa receber cada vez mais turistas e visitantes.
Apesar de o Brasil ser considerado o número um do mundo em atrativos naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial, apenas 16,3% dos visitantes internacionais que estiveram no País a lazer em 2017 tiveram como motivação as atividades de natureza ou ecoturismo. As concessões de alguns serviços dentro das unidades de conservação têm como objetivo estimular o turismo aliado à melhoria da conservação e infraestrutura das unidades por meio dos recursos privados.
No caso da unidade Pau Brasil, a concessão será destinada aos seguintes serviços obrigatórios: cobrança de ingressos; transporte interno, estacionamento de veículos na Sede e na Jaqueira; lanchonetes na Sede e na Jaqueira; loja de conveniência na Sede; espaço do ciclista; centro de visitantes, espaço de campismo, tirolesa e passarelas suspensas, com ônus para o concessionário de adequação das estruturas físicas necessárias.
O prazo previsto para a concessão é de 20 anos, com valor de outorga de R$ 6 milhões e R$ 7,2 milhões de investimentos estimados. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que completou 11 anos na terça-feira (28/8), já prepara editais para a concessão de outros seis parques nacionais. São eles: Chapada dos Veadeiros (GO), dos Lençóis Maranhenses (MA), do Itatiaia (RJ), do Caparaó (MG), de Jericoacoara (CE) e da Serra da Bodoquena (MS).
SOBRE O PARQUE - Com 190 quilômetros quadrados, a unidade foi aberta à visitação há pouco mais de um ano e meio. Entre as atividades disponíveis para o visitante estão: roteiros para grupos de observação de aves, mirantes e roteiros para caminhadas e pedaladas. O turista tem seis trilhas de trekking à disposição.
No local é possível admirar uma raridade nos dias de hoje: árvores de Pau Brasil, espécie que dá o nome ao parque. A unidade de conservação abriga, ainda, a nascente do Rio da Barra, que também já foi chamado de Brasil pelos primeiros portugueses – uma referência cartográfica aos desbravadores europeus na nova colônia. (Com o MTUR).

FESTIVAL GASTRONÔMICO DO ATUM EM ITAREMA

A Prefeitura Municipal de Itarema em Parceria com a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado, promovem hoje e amanhã o Festival Gastronômico do Atum, diante do Ginásio de Esportes João Damasceno Rios.
 Durante a realização do festival, serÁ oferecida ao público uma  Feira Gastronômica com a participação dos restaurantes locais, pratos especiais elaborados pelos chefes de cozinha, especializados em atum; stands com degustação do pescado, artesanato e produtos da agricultura familiar.
Para animar o acontecimento, que tem em vista a promoção do saboroso atum, serão realizados shows com bandas e artistas locais e da região;
O Festival, organizado pela Zaranza Produções, tem o seguinte apoio: Pousada Oasis; Hotel Itarema Residência e Churrascaria Corintiano 

FALECEU ONTEM EM CURITIBA O JORNALISTA CLARET REZENDE

Antônio Clarete Rezende
16   de   julho   de  1940
13 de setembro de 2018
Mais um colega do jornalismo de turismo partiu para a eternidade, deixando um vazio entre os colegas e uma saudade imensa na sua família e admiradores. Faleceu ontem, pela manhã, em Curitiba, após internado há vários dias com um diagnóstico de AVC, o querido e experiente jornalista mineiro de nascimento e paranaense de coração Antônio Clarete Rezende. 
Falar do já saudoso colega e amigo é dizer da competência, ética e elegância de um colega admirado por toda a classe dos jornalistas de turismo do Brasil e, também, pelos diplomatas com a atuação no Brasil. Anos a fio Clarete, com o seu “Diplomacia e Turismo”,  pontificou e foi competente e minucioso em publicar os fatos nas duas áreas em quem era especializado. Ao lado da sua não menos admirada e intelectual esposa, Tereza Rezende, o amigo dileto que se foi era saudado por todos nos muitos encontros em que eram presentes.  
Este registro da partida final do querido colega, sem dúvida, é diminuto diante da grandeza da atuação de Claret Rezende no jornalismo da sua especialidade. Agora, só resta a saudade. 

ERNANITUR


ROTA DO SOL SEMANAL 14/09/2018 - ISSUU