Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

CALEIDOSCÓPIO - MAIS PROVIDÊNCIAS PARA EVITAR O PIOR


MAIS PROVIDÊNCIAS PARA EVITAR O PIOR

Domingo, à tarde, novamente no velho e querido PV da Gentilândia, os times do Fortaleza e Ceará estarão frente a frente numa decisão semifinal para indicar o vencedor como o adversário do outro vencedor da semifinal a ser travada entre  Icasa e Guarani de Sobral. Não se tem dúvida de que o maior  clássico do futebol cearense atrai multidões e de que, também, em  qualquer circunstância, não há favorito, mesmo que um deles tenha um elenco de melhor qualidade do que o outro. A paixão é grande entre as duas torcidas. Mas, diferentemente de outros tempos, elas nestes tempos belicosos  se veem como adversárias figadais, impossível portanto de estarem  juntas em praças de esportes, nas ruas, nos terminais de ônibus.  Os meios de comunicação, após os últimos Ceará x Fortaleza, mostraram o vandalismo praticado pelas duas torcidas chamadas organizadas. Quebra-quebra, agressões de parte a parte e até morte são a marca registrada. O policiamento ostensivo até agora não vem surtido o efeito esperado na  prevenção de crimes. Não deixa de ser a marca registrada dos tempos atuais. A fraternidade foi esquecida. As gangues de  bairros imperam, incentivadas  pela falta da estrutura familiar,  da falta de educação adequada, de meios para ocupar os menores e adolescentes na aquisição de formas normais para que sejam  pessoas de bem, cidadãos na expressão própria da palavra. Enquanto as autoridades realmente não despertam para salvar o Brasil do futuro, o jeito é apelar para que, no mínimo, no próximo clássico de futebol cearense, o chamado policiamento ostensivo  arme esquemas ainda mais ostensivos, funcionem de fato no sentido de evitar a baderna anunciada.

AS ESPERANÇAS VÃO FICANDO ATRÁS...

Lá pelos anos 2009/2010, ficou certo que as Copas das Confederações e do Mundo seriam realizadas no Brasil. Daí em diante começou a se falar num tal Protocolo de Intenções no qual  estava determinado pela FIFA o que deveria ser feito nas cidades escolhidas como sedes dos dois eventos. Ficamos jubilosos porque Fortaleza foi escolhida, com mais 11, para sede de jogos nos dois eventos. Daí em diante,  planos e mais planos foram concebidos e, no fim, o nosso Protocolo foi apresentado. Beleza pura. A capital cearense iria receber muitas e importantes obras estruturantes e, a partir da Copa das Confederações, em 2013, estaria com outra cara. A cidade ficaria muito mais bonita, limpa, com orla marítima requalificada e saudável, a mobilidade urbana seria outra e muito melhor com   intervenções  adequadas, o entorno e o  novo Castelão estariam nos “trinques” para  receber os milhares de aficionados em  cada jogo. Enfim, as partidas das copas teriam o condão de tornar Fortaleza uma cidade muito mais saudável para os nossos mais de um milhão e meio de habitantes e realmente atraente para os milhares de estrangeiros e turistas que vêm para os jogos das Copas. Agora, há menos de 44 dias para o primeiro jogo da Copa das Confederações, a triste  realidade. De concreto mesmo, só temos o Castelão, aliás com  nova e infeliz designação de Arena Castelão, não se sabe se uma antevisão de que poderá ser palco de espetáculos degradantes. As obras das vias que lhe dão acesso imediato ainda não se encontram  totalmente concluídas, apenas com promessas de ficarem prontas até o dia do jogo.  E o projeto do VLT,  como está ? O “penteado” da cidade continua como sonho para não sei quando. O da  avenida Beira Mar praticamente ainda está no papel. De concreto, só o deslocamento dos peixeiros para um local improvisado, no início das obras do local definitivo em que ficarão. Terminal portuário, ainda não concluído. Praia do Futuro, na mesma. A cidade como um todo permanece com praça’s degradadas e  mal cuidadas, ruas e avenidas também.  Para tirar a suja, não seria o caso de se fazer urgentemente pelo menos uma limpeza em regra nas principais praças, ruas e avenidas? Pelo menos isto, pois quanto ao projeto geral... as  esperanças vão ficando atrás...

EXPECTATIVA EM TORNO DE ESPETÁCULOS EMPOLGANTES


ARENA CASTELÃO
Clima de muita expectativa domina a capital cearense  nestes  próximos oito dias. Em duas oportunidades diferentes a cidade ficará agitada, fora dos padrões normais. No domingo que vem, 5,  “Fortaleza” e “Ceará” estarão se batendo em jogo decisivo nas semifinais do campeonato cearense de futebol 2013. Quatro dias depois, na noite da quinta-feira, 9, o ídolo da música mundial, Paul McCartney se exibirá em  show inédito e empolgante para, segundo se espera, uma multidão de cearenses e fãs de todos os estados brasileiros.
O CLÁSSICO – Na quase totalidade os que são aficionados do futebol no Estado têm motivação especial quando  se   confrontam “Fortaleza” e “ Ceará. A rivalidade ultrapassa a praça de esportes em que os dois se debatem. Os torcedores alvinegros e tricolores quase sempre são fanáticos e não admitem derrota. Nos últimos anos a rivalidade está mais acirrada, produzindo efeitos maléficos, humanos e aos  patrimônio público e particular. Daí por que a vitória no jogo que se avizinha é de importância capital para um dos dois seguirem o caminho objetivando a partida final do campeonato cearense de 2013. O que ganhar dará um passo muito grande para enfrentar ou Icasa ou Guarani de Sobral, quadros que disputam a outra semifinal, no mesmo dia e hora, só que em Sobral.
ESTÁDIO PRESIDENTE VARGAS
Autoridades policiais, da Justiça e da Federação Cearense de Futebol,  preocupados com o que possa acontecer de anormal em relação a este “clássico” do futebol cearense, tendo em vista fatos antecedentes, estão tomando providências severas e minuciosas para não permitir a ação dos vândalos travestidos de torcedores. Antecipando-se a qualquer ação, o Ministério Público do Estado e as Polícias Civil e Militar já realizaram uma operação de busca e apreensão denominada “Campo Limpo”, respaldados em mandado concedido pelo juiz da 8ª Vara Criminal.  Foram às sedes das chamadas torcidas organizadas do “Ceará” e do “Fortaleza”  e, conforme se noticiou, houve prisão e apreensão de armas. No domingo o policiamento será ostensivo nos terminais de ônibus e n  ruas e cercanias do Castelão. Independentemente destas providências que visam a segurança dos que forem ao jogo, a nossa torcida é que Ceará e Fortaleza em campo ofereçam um espetáculo bonito, dando exemplo de que futebol é para ser apreciado e esporte é uma forma  civilizada de lazer. 
O SHOW DE PAUL MCCARTNEY – Pela  primeira  vez em  Fortaleza e segunda no Nordeste, na próxima quinta-feira o ex-beatle Paul McCarteney estará se apresentando para um público prevista de milhões de fãs que comparecerão ao Castelão. O ahow “One There” promete ser empolgante, um retrospecto da vida artística do famoso “sir” inglês, um dos mais destacados integrantes do  conjunto musical mais famoso do mundo, os Beatles”, banda inglesa que o  tornou grande astro, ao lado de John Lennon, George Harison e Ringo Star. Hoje,  com  70 anos de idade, MacCartney é um exemplo de gênio musical que resiste aos tempos e por onde passa arrasta multidões. Num palco nunca visto por aqui, montado por sua experiente  equipe e acompanhado pelos músicos Paul “Wix” Wickens, Brian Ray, Rusty Anderson e Abe Laboriel Jr., o astro vai mostrar que ainda se encontra em pela forma para justificar sua brilhante carreira. 
OS PREÇOS – Para a  noitada de quinta feira de Paul McCartney no Castelão são cobrados os seguintes preços: Front Stage – RS$ 600,00 (inteira) e RS$ 300,00 (meia);  Lounge Vip ( com open bar -  600reais; Pista Premium – 280 reais (inteira) e 140 freais (meia); Cadeira Inferior – 280 reais (inteira) e 140 reais (meia); Cadeira Superior Lateral -   180 reais (inteira) e 90 reais (meia).
 Os organizadores do mega show tomaram todas providências para que a noitada decorra sem maiores incidentes, inclusive em relação a transporte público.

MOREIRA FRANCO EM FORTALEZA


Ontem, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, visitou o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em nesta capital. 
O ministro participou de reunião com o governador do Ceará, Cid Gomes, com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e com representantes da Infraero no Palácio da Abolição, quando estiveram  em pauta os preparativos para a Copa das Confederações e do Mundo e as obras no aeroporto. No momento, Moreira Franco disse “O complexo aéreo portuário é um aspecto importantíssimo para um ambiente de tranquilidade, paz e conforto que queremos garantir ao cidadão brasileiro nesse evento”,. Acrescentou: “Esse calendário foi estabelecido pela FIFA, então é imprescindível que essas obras sejam concluídas. É fazer ou fazer”.
Na pauta também estiveram as melhorias dos aeroportos de Aracati, Crateús, Jericoacoara, Iguatu, Sobral e Quixadá, além de dois novos em Itapipoca e Canindé.
O AEROPORTO - Após a conclusão da primeira etapa, o Aeroporto de Fortaleza terá capacidade para atender a 8,6 milhões de passageiros por ano e deverá absorver uma demanda estimada de 7,4 milhões de embarques e desembarques em 2014. O terminal de passageiros hoje tem 38.500 m² e ao término da segunda etapa, que deverá ser concluída em 2017, a área total do terminal será de 133.820 m², com capacidade operacional para 11,2 milhões de passageiros ao ano.

BISMARCK ENTRE "OS DEZ MAIS DO TURISMO"


O secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, receberá na próxima terça-feira, no Terraço Itália, em São Paulo, o prêmio “Secretário Estadual de Turismo do Ano”, após passar pelo crivo de um júri especializado, que avalia aspectos como perfil empreendedor, capacidade criativa, performance nas atividades desenvolvidas e sucesso nos objetivos traçados.
O título faz parte da premiação “Os dez mais do turismo”, criada há 28 anos pelo Grupo Travel News, e agracia gestores públicos, empresários, executivos, e jornalistas especializados que se destacam na indústria do turismo no Brasil.
O Travel News é um conglomerado editoral especializado em turismo, e tem no seu portfólio as seguintes publicações: Brasil Travel News, mensal, voltada para o público final e o trade; Trading, quinzenal, voltada para negócios da área; e Check List – Lua de Mel, anual e destinada para quem procura destinos românticos.

COMBATE À EXCLUSÃO SOCIAL

Representantes de órgãos da Prefeitura estiveram reunidos com o coordenador
do programa, Antonio Náspoli, nesta terça-feira (30) 

A União Europeia irá apoiar a Prefeitura em ações de combate à pobreza. A iniciativa foi viabilizada por meio de um pacto de cooperação internacional com representantes do Programa 100 Cidades para 100 Projetos, promovido pela cidade de Turim, na Itália. O programa visa apoiar políticas de descentralização administrativa do governo brasileiro, por meio de uma rede de entidades e de instituições locais dos dois países.
O projeto denominado “Juntos Contra a Exclusão Social” será acompanhado pela Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) e prevê a sensibilização de 100 mulheres para os direitos básicos de cidadania, orientação profissional, gestão de negócios, bolsa de trabalho e formação de cooperativas e empresas individuais.
O programa 100 cidades para 100 Projetos foi criado com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e científico entre as cidades parceiras. Os principiais setores de ação do Programa são Infância e Adolescência; Gestão dos Resíduos; Planejamento Territorial; Gestão dos Recursos Hídricos e Cooperação inter-regional e descentralizada.

43º CONGRESSO NACIONAL DO SKAL INTERNACIONAL DO BRASIL


DESDE 1890, UM REI NA HOLANDA


Rei Willem-Alexander
sua esposa e filhas
Depois de 33 anos no posto, a atual Rainha da Holanda, Beatrix, abdicou de seu trono no final de janeiro por acreditar que o país deve ser liderado por uma nova geração. Por esta razão, o seu filho mais velho, Willem Alexander, assumiu o trono na última terça-feira, 30, em solenidade que aconteceu em Nieuwe Kerk,  Amsterdã.
Willem-Alexander será o primeiro monarca do sexo masculino da Holanda desde 1890. Diferentemente de seus antecessores, que se chamavam Willem I, Willem II e Willem III, ele será Rei Willem-Alexander. Sua esposa será chamada de Rainha Maxima e os dois serão tratados pelo título de “Majestade”.

ATÉ JULHO, MAIS 320 UNIDADES HABITACIONAIS NA VILA DO MAR


A Prefeitura de Fortaleza retoma o Projeto Vila do Mar


A primeira etapa do maior empreendimento turístico da zona oeste de Fortaleza, a Vila do Mar, foi da responsabilidade da administração Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza. Infelizmente, o grande empreendimento estruturante, que além de qualificar o turismo da Capital oferece melhores condições de vida para moradores do bairros Barra do Ceará, Cristo Redentor e o Pirambú, não chegou ao seu final, na imediações do antigo Kartódromo, ao lado do quartel da Marinha. 

Sensível à intenção do empreendimento, na tarde de quinta-feira (25/4),  houve a apresentação por parte da nova administração de Fortaleza do projeto Vila do Mar II, referente à retomada das obras de urbanização e reassentamento humano, na região do Pirambu e Barra do Ceará. Também faz parte do plano, a inclusão de novos empreendimentos sociais que irão consolidar a urbanização da área. O evento foi realizado na sede da Sociedade Esportiva e Cultural Arco Iris (SECAI) e contou com a presença da população local.
O encontro marcou a primeira audiência pública da nova gestão com os beneficiados do projeto Vila do Mar II, dirigido atualmente pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) e pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). Os órgãos irão administrar as demandas habitacionais, de equipamentos públicos e a conclusão dos 5 km de orla. Além disso, os gestores municipais anunciaram a construção de uma creche, um posto de saúde e mais 126 unidades habitacionais em uma nova Vila de Pescadores. A perspectiva é concluir o projeto por toda a orla da Barra do Ceará e acrescentar outras demandas que vão contribuir para o fortalecimento das políticas públicas no local.
A presidente da Habitafor, Eliana Gomes, afirmou que o documento entregue será analisado pelos técnicos e marcou uma reunião no próximo dia 03 de maio, na sede da Fundação, para debater as proposições dos moradores. Eliana também declarou que, até julho deste ano, serão entregues mais 320 unidades habitacionais, compreendendo os terrenos II e III do Vila do Mar.
A perspectiva é que, até o final da segunda etapa do projeto, 14.486 famílias serão beneficiadas, com a construção de 1.560 unidades habitacionais, 2.490 melhorias habitacionais, 10.286 regularizações fundiárias e 150 aquisições de imóveis. Os investimentos do projeto, fixados em R$ 142 milhões, são provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, dos Governos Municipal e Estadual.

O SALÃO DE ABRIL, DESTAQUE NA CULTURA DO CEARÁ


Principal evento de artes plásticas do Ceará, o Salão de Abril completa em 2013, 70 anos. Para celebrar a data, na última sexta-feira, à noite, no Sobrado Dr. José Lourenço, houve a abertura da 64ª edição, que tem como um de seus destaques a mostra comemorativa “70x7 – Setenta obras, sete artistas”. A exposição faz homenagem a sete artistas cearenses que expoem, cada um, 10 obras.
Estão selecionados na mostra os artistas Sérvulo Esmeraldo, Hélio Rola, Eduardo Eloy, Eduardo Frota, Jared Domício, Herbert Rolim e Francisco Zananzanan, que traçam uma trajetória do evento, numa demonstração de sua importância para o fomento da arte no Estado. 
Além da abertura da mostra, na ocasião, a Secretaria de Cultura de Fortaleza lançou o Edital para a Mostra Competitiva do Salão deste ano, que selecionará 30 artistas para concorrerem ao prêmio de R$ 70 mil. A exposição da Mostra está prevista para acontecer após a exposição “70x7”, durante os meses de agosto e setembro.
O 64º Salão de Abril terminará no dia 23 de novembro.  É uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado e o Banco do Nordeste do Brasil.

MÚSICA INSTRUMENTAL VOLTA AO CENTRO CULTURAL DO BN

Músicos do Trio Thiago Almeida

O Ministério da Cultura e o Centro Cultural Banco do Nordeste estão promovendo desde terça-feira última, já na 8ª edição, o Festival da Música Instrumental, evento que destaca a música instrumental contemporânea, com foco nesta Região. O Festival acontece nos Centros Culturais do Banco do Nordeste e começou na terça-feira, em Sousa (PB),  com espetáculos que terminarão no sábado.
Na programação musical, nove bandas/artistas representando cada estado do Nordeste e mais um convidado especial, o guitarrista e bandolinista baiano Armandinho.
A programação diversificada contempla novos músicos e grupos - Thiago Almeida Trio (CE) e Rivotrill (PE) – além de consagrados instrumentistas, como Xisto Medeiros (PB) e Chiquinho França (MA).  
O VIII Festival da Música Instrumental é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, em parceria com o Theatro José de Alencar e Governo do Estado do Ceará, e realizado pela Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e Ministério da Cultura, Governo Federal.
 Serviço: De 30 de abril a 04 de maio,  nos Centros Culturais do Banco do Nordeste em Sousa (PB) e Juazeiro do Norte (CE). De 02 a 05 de maio em Fortaleza, no Theatro José de Alencar.

PERNAMBUCO QUER A CONVENÇÃO IGLTA EM 2016


Desde o último dia 29 e até o dia 7 do corrente mês, Pernambuco está divulgando  o Estado como destino turístico para o público gay durante a 30ª Convenção Anual Global da IGLTA (International Gay and Lesbian Travel Association), principal associação internacional de turismo LGBT do mundo, que acontece em Chicago, Estados Unidos.
 Além de toda a divulgação promocional dos destinos, a participação de Pernambuco no evento tem como objetivo principal lançar a candidatura do Estado para receber a Convenção IGLTA em 2016. Atualmente, Recife figura entre os principais destinos procurados pelos turistas homossexuais no Brasil, juntamente com Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Salvador.
 A candidatura de Pernambuco tem o apoio da EMBRATUR - Empresa Brasileira de Turismo e da ABRAT-GLS – Associação Brasileira de Turismo GLS.

O MARACANÃ VOLTOU IMPONENTE E MODERNO


O Rio de Janeiro esteve em festa no último sábado, à noite.  Totalmente reformulado o Estádio do Maracanã foi entregue ao público numa festa em participaram os Amigos do Ronaldo Fenômeno e do Bebeto, num jogo em que craques vitoriosos do passado, inclusive com participação em copas em que o Brasil foi campeão, mostraram que ainda sabem jogam um futebol de primeira qualidade. Os Amigos do Fênomeno ganharam por 8 x 5.    
Construído para a Copa de 1950, quando ganhou o título de 'maior estádio do mundo', o popular Maracanã é o quarto estádio da Copa das Confederações e Copa do Mundo da FIFA 2014 a ser inaugurado.
O Maracanã  agora inaugurado é de qualidade indiscutível, oferecendo a atletas e público um dos mais notáveis  estádios do mundo.  As obras de infraestrutura turística também compreendem acessibilidade, sinalização e Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Dois empreendimentos hoteleiros já estão começando a subir, na Barra da Tijuca: os hotéis Hyatt e Hilton já têm 2% da construção, e contarão com financiamentos de linhas de crédito criadas por bancos públicos e articuladas pelo Ministério do Turismo especialmente para a Copa, respectivamente, de R$ 298,5 milhões e R$ 118,5 milhões. Em todo o entorno do Estádio houve obras de requalificação, com melhorias sensíveis para a população carioca,

ENCONTRO NACIONAL DO TURISMO


O Encontro Nacional de Turismo, reunindo representantes e dos governos federal, dos estados  e municípios,  será realizado nos próximos dias 15 e 16, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, como parte das comemorações dos 10 anos do Ministério do Turismo.
Um dos temas importantes será o debate em torno do Programa Regionalização do Turismo que está em processo de restruturação para potencializar o setor em todas as regiões de país. O novo projeto deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.
No dia 16 serão realizadas oficinas de trabalho envolvendo diversos temas, programas e projetos criado pelo MinTur. O objetivo é aproveitar a grande participação dos convidados para mostrar o trabalho que está sendo realizado em 2013, e as diretrizes para os próximos anos com a chegada da Copa do Mundo da FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
PROGRAMAÇÃO: Dia 15, às 19h – Solenidade de abertura do Encontro Nacional de Turismo. Dias 16 - 09h às 10h30 - Programa de Regionalização do Turismo; 11h às 12h30 - Índice de Competitividade do Turismo Nacional; 14h às 15h45 - Infraestrutura Turística, Promoção Turística, Qualificação dos Profissionais, dos Serviços e da Produção Associada e Gestão Descentralizada do Turismo. De 16h15 às 18h - Informação ao Turista, Monitoramento,  Planejamento e Posicionamento de Mercado e Empreendedorismo e Promoção de Investimentos.

UM GRANDE TEATRO NA ÁREA DO CENTRO DE CONVENÇÕES


Importante protocolo de intenções assinaram ontem, 2, o governador Cid Gomes e o chanceler Airton Queiroz . O documento, que  prevê a ampliação e reforma do Centro de Convenções Edson Queiroz,  será encaminhado à Assembleia Legislativa. Pelo mesmo,  parte da área do Centro será devolvida à Fundação Edson Queiroz que, por sua vez, construirá ali para o Estado um teatro com capacidade para 1.800 pessoas e dois auditórios com capacidade, cada um, para 400 pessoas.
 Na época da construção do Centro de Convenções, na década de 1970, parte do terreno em que ele está localizado, cerca de 10 mil metros quadrados, pertencia à Fundação Edson Queiroz, que cedeu uma gleba para o equipamento. Na assinatura do protocolo, o governador Cid Gomes disse: "A Unifor é a maior universidade privada do Nordeste, talvez a maior do Brasil, e tem se destacado, além de na qualidade de ensino, no estímulo ao esporte e às artes. O que acontece neste momento é uma devolução onerosa em que o turismo de negócios do Ceará ganhará um equipamento moderno e capaz de nos tornar um dos estados com melhor estrutura nesse tipo de turismo no Brasil, se somando ainda ao Centro de Eventos do Ceará", destacou Cid Gomes.
 O chanceler Airton Queiroz também destacou o potencial turístico e artístico do Centro de Convenções e ressaltou que haverá ampliação na estrutura física da Universidade de Fortaleza (Unifor), que tem atualmente 30 mil alunos. 

ACENOS DO GOVERNO DE INCENTIVO À AVIAÇÃO REGIONAL

Apoio federal para Aviação Regional

É intenção do Governo  Federal promover ações a fim de incentivar a aviação regional brasileira, um dos caminhos para o desenvolvimento do País, ao tempo em que proporciona meios de facilitar a comunicação com as cidades interioranas. Pelo menos foi isto que afirmou a Presidente Dilma Rousseff, no último dia 29 anunciando ações para que as  passagens aéreas em voos regionais  tenham preços competitivos e estimulem a movimentação de passageiros nessa modalidade. A medida faz parte do pacote para aviação regional, lançado em dezembro do ano passado pelo governo.
Em discurso em Campo Grande, onde participou da entrega das chaves de 300 ônibus escolares a 78 municípios sul-mato-grossenses, a Presidente afirmou:  “Vamos subsidiar assentos nos aviões para que eles se tornem competitivos, ou seja, nós pagamos a diferença entre a passagem de ônibus e o preço médio da passagem de aviação. Para voos regionais, nós vamos bancar”,
Além do subsídio nos bilhetes, os terminais com movimentação anual inferior a 1 milhão de passageiros terão isenção de tarifas aeroportuárias e aeronáuticas para aumentar a competitividade. O subsídio nas passagens será aplicado  no caso de aeronaves com pelo menos 50% dos assentos efetivamente ocupados e será limitado a 60 assentos, conforme informações dadas pela Secretaria de Aviação Civil na época do lançamento do pacote.
A Presidenta disse que os aeroportos regionais do país serão “melhorados, modernizados e reequipados”, com melhoria e ampliação da infraestrutura atual. “Vamos padronizar o aeroporto regional no Brasil: ele vai ter um terminal de passageiros, uma pista e pátio, vai ter uma característica com equipamentos para permitir pousos e decolagem de jatos em alguns”, detalhou.
Em Mato Grosso do Sul, oito terminais serão beneficiados com recursos do pacote de aviação regional, nos municípios de Bonito, Coxim, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Três Lagos e Nova Andradina, num toral de R$ 201 milhões de investimentos.

CLAUDIR BENINI É O NOVO PRESIDENTE DA ABRAJET/RS


Está marcada para hoje, às 20 horas, no Grand Hotel Dall'Onder, em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha, a solenidade de posse dos novos poderes da Abrajet/Rio  Grande do Sul. Após uma administração profícua, o jornalista José Carlos de Mello Dávila entregará a presidência para o jornalista Claudir Benini, nome conceituado na imprensa especializada dos pampas e que é diretor da Revista “Receptiva Turismo”, do jornal “Cidade Garibaldi” e da Editora Volp do Brasil . 
A nova diretoria está assim composta: 
Presidente – Claudir  Benini; Vice Presidente - Neneca Campos, de Porto Alegre;  Tesouraria -  Iva Volpini; Secretário - Juarez Aguiar; Diretor de Eventos -  Ivânio Morales;  Gerentes de Mídias - Miguel Medeiros e Marisa Krás Borges;  Dietor de Assuntos do Mercosul - Wilson Sierra. 
Conselho Consultivo: Ayres Cerutti, José Carlos Mello Dávila, Ivone Ferraz e Jurema Josefa.

HOJE O LANÇAMENTO DA FEIRA DA MÚSICA 2013


A Feira da Música chega à 12ª edição em novo formato; um programa continuado de ações por todo o ano, e não mais apenas um evento. Este ano, a programação se estenderá de maio a novembro, com atividades de formação, circulação, difusão e integração entre agentes. A primeira atividade do ano é o lançamento do “Programa Feira da Música 2013”, que acontece amanhã e sábado, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Hoje, às 17 horas, a Feira será apresentada  ao público. É um momento aberto  para que se tire  dúvidas e haja questionamentos sobre a nova configuração do evento. Amanhã, o painel terá o tema Música Digital Global, com James Lima, country manager da Believe Digital – Brazil & LatAm. O abordará a história do mercado digital e sua evolução no Brasil e no mundo. O objetivo é capacitar, formalizar e apoiar pessoas e empreendimentos brasileiros do ramo musical para atuarem em novos modelos de negócios e novos canais de distribuição baseados na internet e nas novas tecnologias.
O calendário do programa contempla ainda o EntrePontos, ação de formação em gestão cultural que atende à diretriz de interiorização da Feira, atuando em quatro cidades do interior do Estado. Já o Encontro Internacional da Música, a Feira de Negócios e a Mostra de Música Independente acontecem entre os dias 21 e 24 de agosto, também no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

VI FESTIVAL DA MERUOCA


Estão abertas até o próximo dia 17 as inscrições para o  VI Festival de Inverno da Serra da Meruoca, uma realização da   Prefeitura Municipal e  da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR. Poderão participar  compositores e intérpretes que pretendam participar da mostra competitiva.  
O Festival se realizará nos dias 30 de maio a 01 de junho próximos, na cidade de Meruoca Serão classificadas 20 canções inéditas, que se apresentarão em duas eliminatórias (dias 30 e 31 de maio). A finalíssima no dia 01 de junho. As 20 músicas classificadas serão gravadas num CD ao vivo. 
Os prêmios de classificação do Festival serão: 1º lugar: r$8.000,00 e troféu; 2º lugar: R$5.000,00 e troféu; 3º lugar: R$3.000,00 e troféu; Música de aclamação popular: R$1.500,00 e troféu; Melhor intérprete: r$1.500,00 e troféu. 
As inscrições poderão ser efetuadas pessoalmente no seguinte endereço: Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, Avenida da Universidade, 2333, Benfica, CEP 60020-180 – Fortaleza/CE, das 8h às 17h,  com Arnóbio Santiago.

X EXPOINVERNO VAI ATÉ DOMINGO


Na tarde de anteontem, 8,  houve a solenidade de abertura  da décima edição da Expoinverno, no Parque de Exposições Governador César Cals. O evento é realizado em parceria entre o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Clube do Berro.
A Expoinverno 2013 terá amostra e julgamento de ovinos, caprinos, bovinos e equinos. A cada ano o evento procura apresentar animais com qualidade genética e padrão racial, valorizando especialmente o rebanho cearense e representa uma oportunidade de integração entre os criadores, além de geração de negócios agropecuários. Há exposição nordestina de ovinos (Santa Inês) e caprinos (anglo-nubiano), prova Norte-Nordeste de marcha, prova de passarinhos (curió e bigodeiro) e de cães. Além disso, os que forem ao evento  poderão conhecer os trabalhos e a vida do homem do campo.
Participam da edição criadores vindos do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A feira representa  oportunidade de integração entre os criadores das mais diversas espécies para garantir o melhoramento genético do rebanho
A programação os dias finais está assim delineada:  hoje :  8 horas às 18 horas – Julgamentos de Zebuínos e Jersey, Ovinos e Equinos e Prova de marcha (mangalarga marchador); 12 horas às 18 horas – Exposição de Cães; 19 horas – Prova de ranching short (quarto de milha). Amanhã - 8 horas às 18 horas – Julgamento de equinos e prova de marcha (mangalarga marchador), 12 horas às 18 horas – Exposição de Cães, 15 horas – Prova de Tambor e Quarto de Milha, 18h – Festa dos tratadores e entrega das premiações. Domingo – Encerramento.

FESTA POMERANA AGITA O SERTÃO CAPIXABA


Durante a 24ª Festa Pomerana, que se vem realizando em Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo,  desde o último dia 27,  a música e a cultura europeias agitam  os capixabas e turistas. Até amanhã,  o tradicional festejo terá apresentações, sorteios de vários prêmios e shows com atrações nacionais como destaques. Na extensa programação  apresentações de grupos de danças folclóricas, eleição da Rainha Pomerana, desfiles culturais, encenação do tradicional casamento pomerano e show com a banda nacional Geração 80 (RJ)
SANTA MARIA DE JETIBÁ – O município é conhecido por reunir o maior número de descendentes de pomeranos no Brasil. A região foi colonizada principalmente por imigrantes europeus como suíços, luxemburguenses, alemães, holandeses e pomeranos. Apesar da diversidade de origem desses imigrantes, todos foram assimilados pela cultura pomerana, já que eles eram maioria. A população mantém viva suas tradições: parte da comunidade ainda se comunica por meio da língua pomerana, precisando, em certas ocasiões, da intermediação de intérprete, principalmente quando desejam ir à sede do município para fazer as suas compras ou utilizar alguns serviços. 
Atualmente, estão em atividade em Santa Maria de Jetibá 10 grupos de danças folclóricas e 12 grupos de trombonistas, que fazem um trabalho de recuperação e preservação da cultura. O município integra a Rota Caminhos do Imigrante e se destaca pela produção de alimentos orgânicos e avicultura. Entre seus principais atrativos turísticos estão a Pedra do Garrafão, a Barragem do Rio Bonito e o Museu da Imigração Pomerana.

ROTA DO SOL SEMANAL 03/05/2013 - ISSUU