Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de março de 2017

CALEIDOSCÓPIO - UM MUNDO EM CHAMAS / DEUS ESQUECEU O BRASIL?

UM MUNDO EM CHAMAS - Este século XXI não vai bem em vários continentes. Os fatos herdados do século anterior agravaram-se de tal modo que deixa a humanidade em polvorosa.  Quase o mundo todo está em chamas. Guetos da África aterrorizam com guerras fratricidas, impondo aos seus habitantes condições subumanas de vida. O Oriente é um barril de pólvora. O EI espalha o terror por todos lados. A Europa já não tem o mesmo charme. Os atentados terroristas são um pesadelo não apenas na França mas em vários os países do bloco. Ninguém está seguro na Ásia, principalmente depois da ascensão nuclear da Coreia do Sul. Expectativa na América do Norte, Estados Unidos, com a ascensão de Donald Trump ao poder. As drogas e a corrupção imperam na América do Sul. “Quo vadis domine”.
DEUS ESQUECEU O BRASIL? - Era costume dizer-se que Deus era brasileiro. Sempre nos dava uma mãozinha. Mas a Divindade sem dúvida nos abandou nos últimos anos. Mais visível nos tempos do Mensalão para cá, a corrupção e más administrações políticas nos deixaram em situação mais do que vexatória, com reflexos principalmente na massa mais carente que é a grande maioria da população. Aboletaram-se no Poder partidos políticos de viéis diferentes, ideologias diferentes mas que não se portaram com a devida decência na condução de uma administração condizente com as aspirações da população. A maquiagem correu solta, com as vistas passivas dos administradores maiores. Políticos que não merecem este nobre nome avançaram nos cofres públicos, agiram como bandidos. E a escória não foi tolhida na ação nefasta, não se sabendo bem se por fraqueza ou em nome de uma “governabilidade”. Explodiu a Operação Lava Jato e as sujeiras indiscriminadas de partidos foi posta à mostra. Pouca gente do Executivo e do Legislativo escapa da participação. Nas ruas, o povo exigiu o “Fora Dilma”, acusada de administração temerária e desequilíbrio em questões financeiras. No Legislativo alcançou o objetivo, pois o Congresso, com o beneplácito do Supremo Tribunal Federal, decretou o “impeachment” da presidente. As esquerdas não se conformaram de terem sido apeadas da Presidência da República. E até hoje bradam que Michel Temer é um presidente golpista, ilegítimo que se acercou de corruptos também. Aliás, em razão disto perdeu seis ministros.  Mas como o País está quase no fim do poço, com o povo sofrendo os efeitos das mazelas passadas, o atual presidente acenou com duras reformas para contornar uma situação que certamente se agravará ainda mais se não houver um basta. Suas propostas de Reforma, pincipalmente na Previdência, são duras e talvez até demasiadas, pois atingem diretamente grande parte dos trabalhadores prestes a se aposentar. Resultado, Temer não conta apenas com a oposição ferrenha dos que deixaram o Governo. Expressiva parte da população está nas ruas, em passeatas de milhares, contra seu governo e pedindo o “Fora Temer”. Vote, é imprevisível o que irá acontecer até o fim do seu mandato. 

10º ENCONTRO COMERCIAL RIO DE JANEIRO BRAZTOA

Pelo 10º Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa, que aconteceu na última terça-feira (21), no Prodigy Hotel Santos Dumont, circularam 1.270 pessoas, entre agentes, expositores e equipes, 66% a mais que em 2016. O evento alcançou pleno êxito, conforme disse a Presidente da Braztoa, Magda Nassar.
Protagonista do Encontro, o Passaporte Braztoa 2017 foi lançado com novidades. A campanha, que vai até o dia 1 de setembro, traz como grande destaque a premiação, que agora será de R$ 30 mil em crédito para serem utilizados com associados BRAZTOA, da maneira que o agente de viagens desejar.
Os recordes também chegaram às capacitações, que tiveram salas lotadas e contaram com uma média de 100 agentes por palestra. Além disso, foram arrecadados 400 quilos de alimentos, recolhidos na entrada do evento, que serão entregues à Casa de Apoio às Crianças com Câncer de Santa Tereza, que assiste cerca de 90 famílias.

MAZELAS PERSISTEM EM FORTALEZA

Antonio Jose de Oliveira
Pres da ABRAJET CE
Todos as pessoas que trabalham, direta e indiretamente, com atividades turísticas, no Ceará, sempre estão divulgando o seu potencial turístico, com vistas a aumentar o fluxo de visitantes, mormente em Fortaleza, principal portão-de-entrada de turistas em nosso Estado. Mas, se fazemos tudo, para enaltecer os atrativos turísticos da “Terra de Iracema”, surgem alguns senões, que contribuem para denegrir a sua imagem. 
Sejamos justos e não culpemos somente a prefeitura pela sujeira e buracos na cidade etc. Parte dessa culpa cabe a algumas pessoas, que habitam a “Loira Desposada do Sol”, visto não estarem colaborando com a limpeza pública, evitando jogar resíduos sólidos, nas ruas, avenidas e nos canais, ação essa que os polui e atrai ratos, baratas, muriçocas, outros insetos e bichos peçonhentos.
Como o mosquito da dengue tem aprontado, na periferia de Fortaleza, muitas pessoas têm receio de ser picadas pelas muriçocas. É, numa circunstância dessa, que as críticas avultam à cúpula da prefeitura fortalezense, tachando-a de incompetente.
O prefeito Roberto Cláudio, na nossa opinião, é um bom administrador, mas as chuvas parecem tramar contra sua administração, pois a buraqueira, na cidade, é grande, a sujeira, também, e a iluminação pública, em alguns bairros da capital, deixa muito a desejar. 
Bem! Por querermos sempre o melhor para o turismo alencarino, solicitamos ao prefeito Roberto Cláudio, exigir do dirigente da secretaria regional competente a encontrar uma solução a fim de se eliminar esses senões, para não ferir a imagem de um Estado que não mede esforços, visando deixar os visitantes satisfeitos, quando vêm a Fortaleza, quer a lazer, quer a negócios, ou por outros interesses.
Fica, pois, registrado o que não gostaríamos de escrever, mas como os problemas persistem, não podemos ser omissos, como jornalista e cidadão, que tem a obrigação de levar ao conhecimento das autoridades e da população assuntos dessa e de outra natureza, caso estejam prejudicando o bem-estar das pessoas e sendo motivo de críticas por aqueles que nos visitam. 
Bem! Ouvimos reclamações de visitantes, na semana passada, no tocante ao lixo, inclusive, no centro da cidade, e buracos nas camadas asfálticas das ruas e avenidas de Fortaleza. Um consolo: eles elogiaram os atrativos turísticos naturais, com destaque para as praias, as sofisticadas barracas e as criadas pelas mãos humanas, a hospitalidade da população, as comidas típicas e o nosso rico, belo e diversificado artesanato.  

PATRIMÔNIO CULTURAL DE ILHÉUS AMEAÇADO!

CARLOS CASAES
ABRAJET BA
O segundo maior polo turístico do Estado - Ilhéus, no litoral sul da Bahia, constitui, sem dúvidas, o primeiro maior polo turístico do Estado, depois de Salvador, a considerar o seu extraordinário potencial. O que embasa a afirmação é o seu complexo de atrativos. Vejamos: quase 100 km de litoral, onde estão belíssimas praias; um acervo cultural fantástico, exaltado pela extraordinária obra de Jorge Amado e resumido no seu património histórico e arquitetônico; o excepcional cultivo do “cacau” - que já se constituiu no maior do mundo - o qual gerou o complexo fabril do chocolate; seu Parque Tecnológico com a CEPLAC, a Universidade Estadual de Santa Cruz Cabrália; e o Complexo Intermodal, este com o Porto Sul, o novo aeroporto internacional, a Ferrovia Oeste/Leste e a Zona de Processamento de Exportação, todos conjuntamente a duplicação da BR-415, projetos já em vias de consecução. Tudo isto consumado com uma infra-estrutura turística já eivada de excepcionais componentes.
Sem referência a nova segunda ponte para o Pontal, já em curso a sua construção.
Uma ameaça latente - No seu extraordinário acervo cultural, Ilhéus conquistou, já há décadas, um valiosíssimo parceiro, excepcionalmente resultante da fantástica obra de Jorge Amado. Nos seus livros, notadamente, “Cacau”, “Terras do Sem Fim”, “São Jorge dos Ilhéus” e “Gabriela Cravo e Canela”, dentre outros, aquele expoente da literatura universal configurou uma caracterização da cidade que lhe integrou a criaturas e especiais espaços, os quais passaram, indispensavelmente, a identificar a cidade.
Assim, lá se encontram, ávidos da curiosidade de nativos e visitantes, as figuras expressivas de Gabriela, de Nacib, de Maria Machadão, Tonico Bastos, e dos tantos “coronéis”. “Par i pasu”, ao correr do roteiro, lá estão o Bataclan, o Vesúvio, a Casa de Cultura e Museu Jorge Amado, o seu Teatro Municipal, os templos religiosos e quantos outros monumentos com o mesmo destaque.
Esse patrimônio parece estar ameaçado.
O Vesúvio desaparecerá? - Fato que sacudiu a nossa imaginação foi a notícia de que o Vesúvio, espaço onde estavam encarnadas as maiores criações de Jorge Amado: Nacib e Gabriela, teria sido fechado. Aquele espaço consolidava, desde a sua fundação arquitetônica em 1910, a imagem do arremedo de bar e restaurante da época, mantido por Nacib e municiado por Gabriela com as suas tão festejadas criações culinárias.
Era no Vesúvio em que, centrado na estátua de Jorge Amado a sua entrada – como o grande anfitrião – todos visitantes, sem exceção, iam buscar guarida nas delícias dos quibes e tantos outras iguarias configurantes das muitas virtudes da Gabriela.  
Um ícone imorredouro - O Vesúvio dividia prestígio com o Bataclan, este, como a materialização do desaguadouro das alegrias e prazeres que os muitos “coronéis” da época iam perseguir no regaço das “meninas” cultivadas com tanto esmero por Maria Machadão. Ali, uma rica história fora consolidada pela obra magistral do excepcional filho. 
Mito ou verdade, fato é que, por exemplo, a revelada existência de uma passagem secreta entre o Bataclan e a Catedral, deveria funcionar como a “escapada” dos “coronéis”, fugidios de possível flagrante e alguma furtiva ousadia. Enquanto, no templo, simulariam os seus pendores religiosos, o Vesúvio, em frente a Catedral, seria a parada final para mais um trago estimulante. São histórias que enriquecem o acervo imaginário e turístico de Ilhéus.
Desativação temporária ou definitiva? - Ao receber a notícia da eventual desativação do Vesúvio, buscamos imediatamente informações que nos tranquilizassem contra a ameaça do seu fechamento definitivo. E a verdade que nos passaram foi que, de fato, o Vesúvio foi vendido pelo seu antigo dono, o festejado Guido Pasternostro, figura por demais prestigiada na cidade. 
A transferência teria sido efetivada para outro investidor, igualmente proprietário de estabelecimento similar de além do Pontal, mais precisamente em frente ao Hotel Jardim Atlântico. O que assusta, no entanto, é o fato de que o Vesúvio foi cercado por um tapume que, desgraçadamente, dá indicação de possível reforma na sua estrutura, aontecimento que, consumado, poderia descaracterizar totalmente aquele maravilhoso patrimônio de Ilhéus.
Prefeitura com a palavra - Para alento de todos, informam-se também que a Prefeitura Municipal teria embargado a pretendida obra, considerando ser o Vesúvio uma das valiosas peças tombadas como patrimônio arquitetônico e cultural ilheense.
Resta-nos, a todos, a incômoda espectativa de aguardar o desentrave dessa situação, na esperança de que o Vesúvio seja salvo de qualquer ameaça de desaparecimento, o que desfiguraria irrecorrivelmente, sem dúvidas, a imagem da Praça Dom Eduardo e de Ilhéus.

NA ALTA TEMPORADA: VOOS DIRETOS DA AZUL ENTRE BH E FORTALEZA

A Azul terá voos diretos entre Belo Horizonte e Fortaleza na alta temporada, de 1º a 31 de julho. A companhia recebeu aprovação dos órgãos reguladores e irá operar um voo diário entre as capitais. 
“Esta é uma rota sazonal que faz muito sucesso na Azul e, portanto, sempre nos preocupamos em incluí-la nos períodos de alta temporada, como férias e feriados prolongados. Os mineiros apreciam muito o Nordeste e por isso há sempre a necessidade de incrementar os voos para a região”, afirma Daniel Tkacz, diretor de Planejamento de Malha na Azul.
Outras duas cidades nordestinas que ganharão mais voos partindo de Belo Horizonte são Recife e São Luís. Serão quatro voos diários entre BH e Recife e dois voos diários para São Luís. Fora da alta temporada, a Azul opera três voos diários para a capital pernambucana e um voo diário para a capital maranhense. 
FREQUÊNCIAS -  Exceto aos domingos: saídas de Belo Horizonte às 10h30,com chegada a Fortaleza ás 13h25. Saídas de Fortaleza às 14h00, chegando a BH às 16h55.

VIAGEM DE FÉ: ROTEIRO RELIGIOSO NO ALENTEJO, EM PORTUGAL

Ermida Nossa Senhora de Guadalupe
O Alentejo possui diversas riquezas culturais, que vão desde suas paisagens singulares aos seus monumentos trabalhados em mármore, atraindo turistas do mundo inteiro. Com a maioria de sua população cristã, Portugal é considerado um dos principais destinos para os praticantes do turismo religioso. Fátima é o exemplo mais presente. Mas o Alentejo é parte fundamental de um tradicional roteiro de fé. 
A REGIÃO - Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um “lifestyle” tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de três títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. 
Afora todos os requisitos que prendem o visitante, como na gastronomia e visitas imperdíveis às fazendas que produzem vinhos famosos, a destacada região é referência no turismo religioso, como se pode conferir: 
ANTIGA SÉ DE ELVAS -Desenhada por Francisco de Arruda em 1517 e situada na Praça da República, em Elvas, foi sede episcopal até o século XIX. Seu design chama a atenção principalmente por suas portas laterais manuelinas, a capela mor barroca e os altares barrocos de talha dourada e de mármore. A sacristia e o órgão de tubos dão um tom temporal a esta bela e antiga construção. Anexo a este templo, é possível visitar também o museu de arte sacra.
CONVENTO DOS CONGREGADOS EM ESTREMOZ - Não deixe de visitar o Convento dos Congregados em Estremoz, que fica a apenas 40 minutos de Évora. Sua rica história encanta os turistas que passam pela conhecida “Cidade Branca” do Alentejo. O lugar foi construído no século XVI e usado como um palácio. Só em 1968 tornou-se o Convento da Congregação do Oratório de São Felipe Nery. Sua fachada é trabalhada em belíssimo mármore rosa e seus azulejos são dedicados à vida e milagre de São Felipe. Atualmente, também abriga a Câmara Municipal, a Biblioteca e o Museu de Arte Sacra. 
MUSEU DE ARTE SACRA DE MOURA - Aberto ao público desde 2004, o Museu de Arte Sacra da cidade de Moura está localizado na antiga Igreja de São Pedro, edifício que conta com um fascinante revestimento de azulejos do século XVII em seu interior. As exposições exibem, em sua maioria, o patrimônio eclesiástico, com centenas de peças que marcam o caráter devocional e litúrgico a fim de demonstrar as tradições religiosas da região.
CATEDRAL DE ÉVORA - Destacando-se por sua silhueta na paisagem urbana, o local também é conhecido como a Sé de Évora, mas seu verdadeiro nome é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, sendo a maior catedral medieval do país. Sua construção teve início em 1186, mas só foi finalizada em 1250. A estrutura é toda em granito, marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. O templo possui um belo crucifixo chamado de “Pai dos Cristos”, que se encontra acima da pintura de Nossa Senhora da Assunção, estátuas alegóricas dos bustos de São Pedro e São Paulo e um espetacular órgão do período renascentista.
IGREJA NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO EM MÉRTOLA -
A peculiar Matriz de Mértola fica bem próxima ao castelo da cidade, no declive da colina. Datada do século XII, foi construída para ser uma mesquita - lugar de culto dos religiosos islâmicos - e adaptada como igreja cristã durante a Reconquista. Por isso, ainda se notam os diferentes estilos utilizados na edificação: mulçumano, gótico, manuelino e renascentista. Entre as modificações, o altar principal foi deslocado para a parede na direção norte e o qibla, que indicava a direção para Meca, foi retirado.
ERMIDA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE EM SERPA - Em meio às belas paisagens da serra de São Gens, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe fica a apenas dois quilômetros de Serpa e exibe arquitetura simples, sem riquezas decorativas, e com estilo mudéjar típico da Península Ibérica. O pequeno refúgio abriga a imagem da santa padroeira que é homenageada em uma grande festa promovida para a chegada da primavera, que tem início na Páscoa e dura cinco dias. O evento contempla procissões, desfiles e missas. 
FESTIVAL TERRAS SEM SOMBRAS - Até 01 de julho de 2017, o festival de música sacra Terras Sem Sombras leva variadas apresentações de artistas internacionais a oito cidades portuguesas. Sua 13ª edição traz o tema “Do Espiritual na Arte: Identidades e práticas musicais na Europa dos séculos XVI-XX” e os concertos ocorrem majoritariamente em igrejas, sendo uma excelente adição ao seu roteiro religioso pelo Alentejo. 

NO SUL DE MINAS GERAIS: CIRCUITO DAS ÁGUAS REÚNE ESTÂNCIAS HIDROMINERAIS

Caxambu - MG
O Dia Mundial da Água, comemorado na quarta-feira, 22 de março, é destinado à conscientização sobre a necessidade de preservar os recursos hídricos, o maior bem do planeta. Na data, valeu destacar o Circuito das Águas, na região sul de Minas Gerais, como relevante atrativo turístico onde estão reunidas as mais expressivas estâncias hidrominerais do Estado.  Em plena Serra da Mantiqueira, ele recebe visitantes de todos os cantos do Brasil, nos dez municípios que o integram, sendo São Lourenço e Caxambu as cidades-pólo. 
Em todos os destinos da região encontram-se fontes, rios, lagos e cachoeiras, além de infraestrutura completa de hotéis e pousadas. Segundo o gerente de hospedagem do Hotel Glória Caxambu Resort & Convention, Alexandre Moura, são diversas opções para banhos e massagens, com águas terapêuticas e medicinais. “Em Caxambu, o Parque das Águas é a principal atração. Ele possui 12 fontes minerais de alto poder diurético e desintoxicante, cada uma com sua característica própria”, destaca. 
No Parque das Águas de Caxambu, um gêiser jorra água mineral há três metros de altura, cerca de três vezes ao dia. Ele abriga piscinas de água mineral aberta ao público e um suntuoso balneário hidroterápico, que oferece opções de banhos de imersão, piscina térmica, salão de beleza, duchas e massagens. Em cada fonte é possível perceber o gosto de água diferente, umas gasosas, carbogasosas, ferruginosas, alcalinas, alcalinas vichy, sulfurosas e magnesianas. 
CIRCUITO DAS ÁGUAS - Estrategicamente localizados entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o Circuito Turístico das Águas é formado por São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari e Soledade de Minas.  Em cada uma dessas cidades, as águas têm características e propriedades terapêuticas específicas. 
Em Cambuquira, por exemplo, elas devem ser tomadas diretamente na fonte e possuem excepcional poder de cura, se consumidas regularmente com orientação médica. Em São Lourenço, são seis fontes minerais disponíveis no Parque das Águas local. Em Caxambu, a substância borbulhanta e ferruginosa é indicada para tratamentos de diversos males: digestivos, hepáticos, de vesícula, respiratórios, de alergias, rins, pressão arterial, de pele, sistema cardiovascular, debilidade do organismo, anemia, reumatismos, gota, sequelas reumáticas e sistema nervoso.

O MUSEU DO AMANHÃ VENCEU PRÊMIO INTERNACIONAL

O Museu do Amanhã é o primeiro museu brasileiro a vencer o prêmio internacional MIPIM na categoria “Edifício Verde Mais Inovador”. Marco da revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro, o museu tem, entre seus diferenciais, a tecnologia empregada na captação da energia solar e o uso das águas geladas do fundo da Baía de Guanabara no sistema de ar-condicionado. Os vencedores da edição 2017 foram anunciados em Cannes, na França.
O Museu do Amanhã superou concorrentes como a sede da Siemens, em Munique; o edifício residencial 119 Ebury Street, em Londres; e a fábrica da Värtan Bioenergy, em Estocolmo, na categoria “Edifício Verde Mais Inovador”. Com mais de dez reconhecimentos internacionais, o Museu do Amanhã vem conquistando notoriedade global.
Em 2016, o “Oscar dos Museus”, prêmio britânico Leading Culture Destinations Awards, elegeu a instituição carioca como o “Melhor Novo Museu do Ano”. O Amanhã também subiu ao pódio com uma medalha de ouro e duas de bronze no International Design & Communication Awards (IDCA), no Canadá.
ECONOMIA DE ÁGUA - O Museu do Amanhã tem arquitetura sustentável que dialoga com seu conteúdo. Assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o projeto é voltado para o melhor aproveitamento de recursos naturais da região. A tecnologia empregada na captação da energia solar e o uso das águas geladas do fundo da Baía de Guanabara no sistema de ar-condicionado estão entre seus diferenciais. A estimativa é que, por ano, sejam economizados 9,6 milhões de litros de água e 2.400 megawatts/hora (MWh) de energia elétrica, o que seria suficiente para abastecer mais de 1.200 residências.
O MUSEU - O espaço gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), se consolidou como uma das principais atrações turísticas e culturais do país no seu primeiro ano de operação. É uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo o Banco Santander como patrocinador Máster. A rede de patrocinadores do Museu do Amanhã também inclui Shell, IBM, IRB-Brasil RE, Engie, Grupo Globo, CCR, Deloitte, Intel, Cisco, Fundation Engie, JCDecaux.

FESTURIS GRAMADO JÁ CONTA COM MAIS DE 500 INSCRITOS E GRANDES MARCAS CONFIRMADAS

FESTURIS GRAMADO JÁ CONTA COM MAIS DE 500 INSCRITOS E GRANDES MARCAS CONFIRMADAS - O credenciamento para o Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo, que será realizado de 9 a 12 de novembro, na Serra Gaúcha, está aberto desde o dia 6 de março. Podem se inscrever representantes do trade, agentes de viagem e estudantes. Em duas semanas são mais de 500 inscritos, segundo levantamento prévio da a organização do evento.
Os interessados podem fazer sua inscrição no site www.festurisgramado.com, aba Participante, na sessão Credenciamento. Até o dia 30 de junho as inscrições são gratuitas para agentes de viagens.
Detentor de um formato diferente, quando o assunto é evento voltado ao turismo no Brasil, o FESTURIS GRAMADO - Feira Internacional de Turismo, caracteriza-se por sua abrangência nacional e internacional e, principalmente, pela segmentação.
Este ano o evento terá sua 29ª edição, de 09 a 12 de novembro. Dentro do Serra Park, a feira ocupa 22 mil metros quadrados e está dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).
Na última edição, em 2016, foram mais de R$ 253 milhões de impacto econômico, durante os três dias de feira. O apontamento foi feito em pesquisa realizada pelo curso de Turismo das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).
A feira completa três décadas em 2018, sempre em crescimento e apontando tendências para o setor turístico da América do Sul. A comercialização de espaços para as edições de 2017 e 2018 já estão sendo realizadas pelo Departamento Comercial da Rossi & Zorzanello, empresa que concebeu e organiza o evento.
 Alguns dados relevantes da pesquisa, realizada em 2016, apontam que circularam pelos 22 mil metros quadrados 8.031 profissionais compradores, o que revela o perfil altamente profissional dos visitantes. “Nesses mais de 8 mil compradores, não estão contabilizados expositores, convidados e imprensa”, explicou Marcus Vinícius Rossi.
Segundo o levantamento, 17% dos participantes foram profissionais de operadoras ou agências de viagens; 46% funcionários ou empresários de empresas que têm o Turismo como atividade principal e 64% profissionais com o poder de tomar decisões e efetivar negócios. Também foi divulgado o número de agendamento de reuniões de negócios entre compradores e expositores. Neste ano foram 1.350 agendamentos.
Para o presidente da CNC, Alexandre Sampaio, “o FESTURIS não só impacta o turismo na Região Sul, mas também é um consolidador de projetos, vendas e comercialização de pré-temporada para todo o Brasil.
Algumas características explicam o sucesso da feira de negócios:
- É considerada pelos profissionais e pelos empresários a melhor plataforma de negócios turísticos da América do Sul;
- É uma feira conceito, aponta tendências e oferece uma plataforma de negócios segmentada;
- O evento é realizado em Gramado, na Serra Gaúcha, um destino líder na América do Sul;
Para novembro, uma das novidades é o aumento do Espaço Luxury que passa a ter 300 metros e 20 expositores do segmento luxo, do Brasil e do exterior.
Mais informações pelo site www.festurisgramado.com.
Confira alguns expositores já confirmados em 2017:
South African, Las Vegas, Turks & Caicos, Avianca, Ministério do Turismo, Costão do Santinho, México, República Dominicana, Enotel, Gramado/RS, Canela/RS, Nova Petrópolis/RS, Termas de Jurema, Hotel Continental, FRT Operadora, Connect Tur, Celebration Tours, Galápagos Tour, Rota Sul, Localiza Rent a Car, Unejovem, Unidas, Expedia TAAP, Flytour, Ugart, United, Giordani, Prime Consolidadora, Emirates, Viagens SA, Travelport, MGM Operadora, Hotéis Panamby, Movida Rent a Car, Best Western, Tia Iara, Meméia, Representações Estado do Rio Grande do Sul, Hotel Unique, Ilhas Seychelles

AEROPORTO DE JERICOACOARA: EQUIPE DA ANAC TRABALHA PARA A HOMOLOGAÇÃO

Aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo
Uma equipe técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) visita o Aeroporto do Polo Turístico de Jericoacoara, no município de Cruz, nesta semana. O objetivo é emitir a certificação para que o equipamento possa operar voos regulares comerciais, partir de abril. a visita acontece até  hoje,dia 24.
Amanhã, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizará um sobrevoo para testar o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo – EPTA. A inspeção destes equipamentos faz parte de uma das etapas para a homologação por instrumentos do aeroporto. Também está em construção no terminal o Parque de Abastecimento de Aeronaves – PAA, com conclusão prevista para a primeira semana de abril.
“Todas estas etapas são necessárias para que a partir do dia 7 de abril o novo equipamento opere com voos comerciais das empresas Azul e Gol”, esclarece o Cel. Paulo Edson ,assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias (DER),

VIÇOSA DO CEARÁ: RICA HISTÓRIA E TURISMO SAUDÁVEL NA IBIAPABA

O Ceará é conhecido no mundo turístico pelo sol brilhante quase o ano inteiro, pela beleza das suas praias e, também, pelo calor humano e hospitalidade que proporciona aos seus visitantes. A capital, Fortaleza, a principal porta de entrada dos visitantes, é nomeada pelas atrações que oferece durante o dia  nos seus xxx de orla marítima, com “points” destacados na Praia de Iracema, na Avenida Beira Mar  e na Praia do Futuro. Durante à noite, uma alegria só nas casas de shows, boates e restaurantes. Não é por acaso que o Pirata é consagrado por oferecer a 'mais louca segunda feira do mundo”. Por seu turno, “sol e praia” predominam também no litoral cearense, não sendo por acaso que, por exemplo, seja Jericoacoara uma das maiores referências mundiais do turismo brasileiro.
OUTRAS REFERÊNCIAS – Não se divulga como devia que o Ceará possui um turismo robusto fora do “sol e praia”. Nas várias regiões do Estado também há atrativos que prendem a atenção dos visitantes de várias tendências, seja por conta da natureza diversificada do sertão e das serras, seja pela cultura peculiar dos municípios, seja pelo turismo religioso consagrado principalmente em Canindé, com o culto a São Francisco de Assis, ou Juazeiro do Norte, que recebe anualmente mais de dois milhões de pessoas devotas do Padre Cícero. 
A CHAPADA – Um dos principais relevos do Ceará está no oeste, sendo o marco limítrofe do Estado com o Piauí. Com subsistemas de Mata Atlântica, Cerrado, Matas dos Cocais, Caatinga, num altitude que chega a 954 m, a Serra Grande ou Chapada da Ibiapaba é um dos mais ricos patrimônios do Estado, com extensão de 5.071,142 km² e riquezas naturais.  Vai do Ipu a Viçosa do Ceará, passando por Tianguá, Ubajara, São Benedito, Ibiapina, Croatá, Guaraciaba do Norte - Carnaubal e e Ipu 
Toda Serra Grande é bastante representativa para a economia cearense, com ênfase na parte da agroindústria e turismo.
VIÇOSA, A PRIMEIRA DA CHAPADA - Bucólica, repleta de atrações naturais, nos seus 740 metros de altitude Viçosa do Ceará é uma das joias de destaque da Serra da Ibiapaba. Natureza como seu nome insinua, clima gostoso em que a cerração das tardes muda a paisagem, população alegre e acolhedora são os atributos que a credenciam como um destino mais do que convidativo. Acrescentam a tantos atributos sua importância histórica. Nos primórdios foi habitada pelos índios tabajaras. Depois, com a chegada dos padres jesuítas, foi aos poucos se insinuando entres os habitantes de toda a Serra. No anos de 1700, os padres Manuel Pedroso e Ascenso Gago, fundaram oficialmente a "Aldeia da Ibiapaba". A 7 de julho de 1759, a Aldeia foi elevada a vila, recebendo o pomposo nome de Viçosa Real da América. Importância e história continuaram na sua trajetória. É a terra do jurista consagrado, Clóvis Beviláqua, e do militar que honrou o Brasil, General Tibúrcio. Ontem e hoje tem filhos ilustres e personalidades que fazem a história. ´Na história da Igreja de Nossa Senhora da Assunção está escrito o grande acervo da colonização do Ceará. 
CONVIDATIVAS CONDIÇÕES DE TURISMO – O município serrano de Viçosa do Ceará, com ares serranos mas também de relevo característico das regiões sertanejas, daí ser conhecido como "região de todos os biomas", é uma atração permanente para turistas de gostos variados, dos que desejam preços convidativos, dos que desejam conhecer histórias, dos amantes, da cultura, do ecoturismo e daqueles que gostam de divertimentos mais chegados à mocidade. Talvez uma semana seja pouco para gozar de tantas delícias para o corpo e para o espírito. Vejamos;
Locais religiosos e históricos-: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, Igreja do Céu, Igreja São Francisco, Teatro Pedro II, Praça Clóvis Beviláqua, Palácio Monsenhor Carneiro, Palacete Paroquial, Casa dos Licores, Casarão dos Rubens e Memorial Clóvis Beviláqua.
Registre-se que da Igreja do Céu, no alto de uma colina, descortina-se ótima visão da cidade e do verde do seu entorno. O complexo está modernamente estruturado, com ambiente para lojas de artesanato, exposições e para shows artísticos. Uma pena que pendência jurídica ainda não tenha sido contornada para que, normalmente, ofereça todas as condições de funcionamento. Não obstante, a beleza do e a estrutura da Igreja do Céu recebe uma multidão, principalmente nos sábados, domingos e feriados.
Passeios e lazer - Poço da Princesa, Cachoeira do Itarumã, Cachoeira da Pirapora, Cachoeira do Engenho Velho, Pedra do Machado, Pedra do Itagurussu, Pilões (Formações Rochosas), Bica do Itacaranha
Lagoa Pedro II e Rampa do Voo Livre.
Eventos -  No mês de julho, estão no calendário turístico do Estado dois já tradicionais. Na pimeira semana, acontece o Festival Mel, Chorinho e Cachaça. Na última, com repercussão nacional, há o Festival Mel, Chorinho e Cachaça, atrai uma multidão de gente de toda as regiões do país. 
Também são motivo de muita movimentação no município de Viçosa do Ceará as seguintes festas eligiosas: de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade (15 de Agosto); de Nossa Senhora da Saúde - Vila Manhoso(Lambedouro) (11 de Setembro); de São Francisco (4 de Outubro; Festa de Nossa Senhora da Conceição - Distrito de Quatiguaba (07 de dezembro;de Santa Luzia - Vila Oiticicas(Vale do Lambedouro) (13 de Dezembro); e de Nossa Senhora da Penha - Vila de General TIbúrcio - Distrito General Tibúrcio (07 de setembro).
MEIOS D HOSPEDAGEM -  Em Viçosa do Ceará, o turista encontrará boas opções de hospedagem, com destaque para o Viçosa Hotel de Serra, as Pousadas Nativa e Sítio Ipê, Flat Matriz e Casa Viçosa. Mas há também para aluguel por temporada muitas casas e apartamentos.

TERMINA DOMINGO A FESTA DAS ÁRVORES E DA ÁGUA

Acontece até depois de amanhã, domingo, a Festa Anual das Árvores (FAA). A abertura das comemorações foi no último dia 19, pela manhã, no Parque do Cocó. A SEMA  distribuiu  mudas de espécies nativas e de material educativo alusivo à árvores e à água, já que 22 de março é o Dia Mundial da Água. Durante esta semana, houve uma estrutura fixa no Cocó com distribuição de mudas, material educativo e apresentação de vídeos. No dia 22, aconteceu uma blitz educativa em apoio à ação de conscientização da CAGECE, no entorno do Parque do Cocó.
A FAA está com ampla programação em 42 municípios simultaneamente, em todo o Estado. O foco é a divulgação do Projeto de Florestamento e Reflorestamento, dentro do Programa Ceará Mais Verde, que hoje está recuperando áreas degradadas de quatro bacias hidrográficas onde funcionam Unidades de Conservação administradas pela SEMA. No rio Pacoti, são plantadas 30 mil árvores, em local onde se encontra o periquito-da-cara-suja, espécie ameaçada de extinção e exclusiva daquela região. Ainda no Pacoti, há revitalização do viveiro já existente na UC e criação de um outro, no campus da Unilab. No rio Cocó, foram firmadas parcerias com a Unimed Fortaleza (500 mudas) e a C. Rolim Engenheira (40 mil mudas). No rio Ceará, a Unimed plantará 500 mudas no Parque Botânico. Finalmente, no riacho Ipuçaba, estão previstas ações de educação ambiental. " 
No próximo domingo, 26, haverá o encerramento da Festa Anual das Árvores 2017, no Parque Botânico, em Caucaia, onde também ocorrerão, concomitantemente, as atividades do Projeto Viva o Parque e apresentações artísticas, além da II Corrida pela Natureza, com cerca de 450 participantes.

ACORDO BRASIL/EMIRADOS ÁRABES PARA ISENÇÃO DE VISTO

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e o ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos, Xeque Abdallah Bin Zayed al Nahyande
O governo brasileiro firmou acordo com o governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para garantir isenção de visto de turismo e negócios para portadores de passaportes comuns, diplomáticos e especiais dos dois países. O acordo foi firmado na quinta-feira, 16/03, durante visita do ministro de Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Xeique Abdullah Bin Sultan Al Nahyan, ao Itamaraty.
No caso do passaporte comum, como envolve arrecadação de taxas, a isenção precisará passar por aprovação do Congresso Nacional. A isenção para diplomatas e portadores de passaporte especial já valem a partir da assinatura do ato.
O ministro árabe foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, com quem tratou de diversos assuntos, como comércio, investimentos, infraestrutura, serviços, turismo e temas da conjuntura internacional. Os ministros assinaram também acordo que reforça a segurança jurídica às ações de operadores de serviços aéreos entre os territórios brasileiro e árabe. Segundo o chanceler brasileiro, a visita do ministro árabe representa uma oportunidade para aprofundar a parceria e realizar projetos de investimento de longo prazo em setores considerados estratégicos para a recuperação da economia brasileira.
O país árabe é um dos principais importadores de produtos brasileiros na região do Oriente Médio. As trocas comerciais entre os dois países cresceu 785%, entre 2000 e 2016. Entre os principais produtos importados pelos Emirados Árabes Unidos estão o farelo de soja, que representa 88,8% das importações do produto pelo país árabe; o açúcar (80,7%) e a carne de frango (68,8%). 
EMIRATES AIRLINES - Durante encontro na semana passada com o  ministro do Turismo, Marx Beltrão, o  assessor de relações governamentais da Emirates Airlines, Sidney Alves, informou que empresa escolheu o Brasil como primeiro país da América Latina a receber voos diários com a aeronave A380, o maior avião comercial do mundo. O modelo responsável pelo trecho Dubai-São Paulo, terá capacidade para transportar 491 passageiros, um aumento de 39% em relação à capacidade atual, que é de 354 passageiros.
O primeiro voo com a mudança está marcado para chegar ao Brasil no próximo domingo, 26. A novidade começa a valer no ano que a empresa completa 10 anos de operação no Brasil. 
Para setembro, a empresa, que também opera voos diários para o Rio de Janeiro, prevê a mudança do modelo 777-200 (266 passageiros), para o 777-300, com capacidade para 354 passageiros, ampliando também a capacidade para a capital carioca. (Com a Agência Brasil).

NOVO LOBBY DO HOTEL GRAN MARQUISE

Para o gerente geral do Hotel Gran Marquise, Philippe Godefroit, o lobby, apesar de toda a sua plasticidade clássica, necessitava de uma repaginação. “Entendíamos a importância de modernizar e trazer uma percepção contemporânea ao ambiente. Trouxemos o arquiteto Racine Mourão que entregou o belíssimo projeto apresentado. Além disso, nós fizemos uma importante revisão na carta de bebidas e passamos a oferecer um menu de “finger foods” e tapas, uma forte tendência de mercado. A música também foi contemplada com um piano bar e jazz”, pontua.  
Para o arquiteto Racine Mourão, o grande desafio da modernização do Lobby consistia em aliar os elementos clássicos e rebuscados do projeto original a um novo projeto de caráter mais aconchegante. 
Racine foi buscar na “brasilidade”, o tom adequado para o desafio Gran Marquise. O arquiteto também destaca a criação do ambiente da biblioteca.
O Hotel Gran Marquise está bem situado na Avenida Beira Mar, xxxx, um dos cartões postais do turismo do Ceará. 

ROTA DO SOL SEMANAL 24/03/2017 - ISSUU