Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 05/09/2018

O PAU SEMPRE CAI NA CABEÇA DO MAIS FRACO – Em comentário anterior, tratamos da proposta do STF de aumento de 16,38%  nos seus vencimentos e penduricalho a ser inclusa no Orçamento da União para 2019. Como a quase unanimidade dos brasileiros, achamos a proposta dos senhores ministros um abuso, uma insensatez, tendo em vista que os mesmos já são beneficiados com o salário teto da União, afora verbas para uma série de mordomias. Enquanto isto, acenava o Presidente da República um aumento para o funcionalismo público, em 2019, de miserável percentual, após um ano sem reajustes. Em seguida, Sua Excia. dizia que, mesmo não podendo mexer com a proposta do outro Poder, estava negociando no sentido de que, pelo menos, os do Poder Judiciário abrissem mão do acintoso auxílio moradia, benesse amplamente criticada em todas as camadas sociais. Foi além o Presidente ao anunciar o dito por não dito em relação aos funcionários públicos, adiando em mais um ano qualquer aumento salarial para a classe.  É sempre assim. O pau só cai na cabeça dos mais fracos. Quer dizer que o estouro do déficit público brasileiro estourará mais ainda com o aumento salarial dos servidores públicos! Mas para o judiciário, dá-se um jeito? Pelo visto, os homens do Poder, craques em arranjar soluções que lhe sejam favoráveis, não aprenderam as lições do passado recente, quando o País parou e teve prejuízos enormes em razão do inconformismo de uma laboriosa classe de trabalhadores prejudicada no labor diário. É óbvio que que somos contrários a greves e preferível um bom acordo. Mas... 
TRAGÉDIA ANUNCIADA – O Brasil como um todo e diversos países do mundo ficaram chocados com o incêndio de mais de seis horas que consumiu quase completamente o duas vezes secular Museu Nacional, uma referência de excelência universal. Não é a primeira e talvez não seja a última que uma catástrofe como esta atinge, no Brasil, um bem público de valor inestimável. Como sempre ocorre, a falta de compromisso das autoridades estão no cerne dos acontecimentos destruidores. Há tempos, o Museu não vinha recebendo as atenções do Poder Público, tanto é assim que os sus funcionários denunciaram a negligência acentuada que vinha ocorrendo. Dia a dia, o Museu da Quinta da Boa Vista, não obstante o tempo de construção e sua grande importância para a cultura, não apenas brasileira e mundial também, sofria acentuados cortes de verba. Os funcionários denunciaram a negligência do Governo mas não foram ouvidos. Agora, resta apenas lamentar e acusar as autoridades maiores pelo que aconteceu. Não tem jeito, os nossos governantes realmente não levam a sério a educação (cultura) e saúde do povo. Como querem que o Brasil seja realmente um país de referência, se negligenciam os pressupostos básicos. Qual a razão de não se fazer o que é feito, por exemplo, na China e nas Coreias colocando a educação como condição “sine qua non” para o engrandecimento de seus países?
ESTUDANTES PRÉ-SELECIONADOS - Um grupo de 23 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza que obtiveram maior destaque na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) foram pré-selecionados para realizar a primeira fase online das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2019, isto é, a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). O processo vai culminar na escolha dos estudantes que vão compor as equipes brasileiras.
Os estudantes de nível 3 - alunos do 9º ano do Ensino Fundamental - que obtiveram nota maior ou igual a nove estão sendo convidados para a primeira fase das Seletivas 2019. Os melhores classificados na fase online serão convidados para as Provas Presenciais, que vão ocorrer no início do ano de 2019.

UM SENHOR ENCONTRO DE JORNALISTAS DE TURISMO

Não poderíamos deixar de comentar, no artigo desta semana, do que participamos, em Salvador-BA,  palco, de 22 a 26 de agosto de 2018, no hotel Wish, do I Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo. Enfatize-se que o êxito do evento, deveu-se à Abrajet-Bahia, sob o comando do presidente Gorgônio Loureiro, de sua competente equipe, com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da ABIH-Bahia, do Sebrae-Bahia, do Senac-BA,  dos Resorts Catussaba, da Salvador Destination, do Comando da Polícia Militar, por seu Batalhão de Turismo, e da Polícia Civil, que estiveram acompanhando-nos nas visitas aos ambientes turísticos da Terra da Felicidade. Destacamos, ainda, a participação de, aproximadamente de 70 profissionais de Imprensa, especialistas em Turismo, incluindo a delegação do Uruguai, de acompanhantes e autoridades convidadas.  
Tudo se iniciou, na manhã, do dia 23/08/18, quando da solenidade de abertura, no auditório do Wish Hotel, na presença dos associados de 16 Abrajets, autoridades do trade e de convidados especiais. Com a palavra, Gorgônio Loureiro deu as boas-vindas e agradeceu aos colegas jornalistas pela vinda a Salvador e aos representantes das organizações públicas e privadas, patrocinadoras do evento, pelo irrestrito apoio recebido.            
Na oportunidade, falou o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, representando o prefeito A.C.M Neto, a respeito do Projeto Urbanístico de Salvador. Já o dirigente da ABIH-Bahia, Glicério Lemos de Santana, reportou-se à importância do encontro e às atividades hoteleiras, na Bahia, em especial, em Salvador. O dirigente do Sebrae-Ba  ressaltou o apoio à Abrajet-BA, às realizações de apoio ao turismo baiano e o indispensável papel que os jornalistas de turismo exercem, no dia a dia, contribuindo para a divulgação dos atrativos e serviços desse expressivo segmento econômico, que impacta mais de 50 atividades na cadeia produtiva do turismo. 
Outra satisfação nossa foi assistir às palestras “A Influência Digital na Comunicação do Turismo na Era Digital”, por Fernando Jardim, diretor do Driver Le Wagon-SP. A do jornalista Paulo Atzingen, diretor do Site Diário do Turismo-SP, que enfocou o tema Jornalismo Literário em Busca da Realidade Mágica. Já no dia 24, houve a apresentação pela Vinci, do Projeto de Requalificação do Aeroporto Internacional de Salvador, representada pelo CEO Júlio Ribas, discorrendo acerca dos principais atrativos turísticos da denominada “Terra da Felicidade” (Salvador) e dos serviços prestados à população e aos visitantes por organizações públicas e privadas, que devem primar pela excelência em tudo.
Ficamos emocionados, após as palestras, quando o presidente da Abrajet-Bahia, Gorgônio Loureiro, homenageou o ex-presidente da Abrajet-BA e ex-Abrajet-Nacional, jornalista Carlos Casaes, com uma placa de reconhecimento, pelo muito que realizou em prol da divulgação do potencial turístico da capital e do Estado da Bahia. Ao discursar, Casaes agradeceu a distinção e disse ser um dos mais importantes momentos de sua vida, como cidadão e jornalista de turismo, e que as Abrajets, criadas por sua iniciativa, devem prosseguir, em seus respectivos Estados, a defender os interesses maiores do setor e a contribuir para divulgar atrativos turísticos e serviços, devendo, porém, seus associados, pautarem-se sempre nos princípios éticos, na transparência e profissionalismo em suas ações.  
Acrescentamos que a presença de jornalistas de turismo, em Salvador e em Camaçari, é uma oportunidade, para que seja divulgado o potencial turístico, a diversidade geográfica, incluindo atrações, como trilhas na Chapada Diamantina, vários sítios de turismo ecológico, cultural, onde a história brota em cada esquina e sua extensa costa, que apresenta aos visitantes belas praias, uma luminosidade única e muitas oportunidades de turismo náutico, na Baia de Todos os Santos, a segunda maior do mundo. Os jornalistas de turismo mostrarão, também, por meio dos veículos de comunicação e mídias sociais, a rica e rica e exótica gastronomia, com influência africana, tendo como destaques o tradicional acarajé, abará, e a moqueca e suas frutas tropicais, incluindo a parte cultural, com variadas modalidades, a hospitalidade de seu povo. 
Nós, participantes do encontro, visitamos alguns pontos turísticos de Salvador, a exemplo do Centro Histórico, Pelourinho, Colina Sagrada do Bonfim e o bairro da Ribeira, na Península de Itapagipe,  Itapuã e o município de Camaçari, situado no litoral norte da capital baiana, de paisagem exuberante e 42 km de litoral, com atrativos diversos, abrangendo a Aldeia Hippie e o Projeto Tamar, em Arembepe. Ante o exposto, em nosso nome e no da Abrajet-Ceará, agradecidos, dizemos: tudo foi maravilhoso e ultrapassou nossas expectativas. Avante, amigos abrajetianos. Obrigado pela leitura e feliz fim de semana!

SALVADOR AMPLIA VÔOS INTERNACIONAIS

Desde a última semana do mês de julho que o Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães conta com mais um vôo internacional. A Copa Airlines introduziu mais uma ligação direta com a Cidade do Panamá, em duas frequências semanais. Como importante “hub” aéreo do continente americano, o Panamá é uma das principais conexões para cidades em outros países como Miami, Orlando, Nova York, Las Vegas, Cartagena, Havana, Cancun e Santo Domingo.
Da cidade do Panamá é possível aos passageiros egressos de Salvador, portanto, realizar conexões para, pelo menos, 79 destinos que se encontram localizados em 32 países, seja na América do Norte, na América Central, na América do Sul e no Caribe.
As duas frequências semanais da Copa Airlines estão sendo operadas pelo vôo CM 474, nas terças e sextas-feiras. Desde o Panamá, em horário local, a saída é as 15h24m chegando a Salvador às 00hs30m (horário local). O retôrno ocorre no vôo CM 475, que sái de Salvador às quartas-feiras e sábados, no horário de 01h45m (horário local), com chegada ao Panamá às 06h39m (horário local).
 O Panamá é um país da maior importância turística na América Central, com projeção no cenário internacional. A sua Capital proporciona o deleite dos que lhe visitam através dos seus bairros históricos, que convivem harmoniosamente com a moderna arquitetura dos mais novos locais. Além disto, os preços praticados são consideravelmente convidativos para as compras de toda a espécie.
O início dessa nova frequência internacional para Salvador aconteceu na noite do dia 24 de julho, com o vôo inaugural, cercado por uma série de ações comemorativas. No aeroporto de Salvador esperava os passageiros que iriam embarcar no novo vôo uma banda de música caribenha, no setor do check-in. Aconteceu, inclusive, uma cerimônia do lançamento no portâo de embarque, que contou com a apresentação da cantora baiana Margareth Menezes. 
Na mesma oportunidade, esteve recepcionando os passageiros que iriam embarcar o Vice-Presidente Global de Vendas da Copa Airlines, Christophe Didier, bem assim do Diretor Presidente da Concessionária do Aeroporto de Salvador, Júlio Ribas, além de representantes dos diversos segmentos da comunidade turística da capital baiana.
Na mesma oportunidade, aconteceu ainda o batismo do moderno Boeing 737-800, utilizado na nova frequência. Na solenidade, estiveram participando também um grupo de 15 aficcionados pela aviação, os denominados “spotters”. Todos eles, inclusive, tiveram excepcionalmente acesso ao pátio de manobras a fim de realizarem a documentação fotográfica do acontecimento.
A empresa que administra atualmente o Aeroporto Internacional de Salvador, a VINCI Airports, é uma das cinco principáis empresas globais do setor de aeroportos. Ela gerencia o desenvolvimento e as operações de 37 aeroportos que se encontram localizados na França, em Portugal (inclusive o hub de Lisboa), na Sérvia, no Camboja, no Japão, na República Dominicana, no Chile e, agora, no Brasil.
Na totalidade dos aeroportos que administra, a VINCI integra cerca de 200 companhias aéreas, registrando um tráfego em torno de 156.6 milhões de passageiros somente no ano passado. Através dos seus 12 mil funcionários que, pela sua expertise e pelo seu profissionalismo, a VINCI desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, valendo-se do seu “know-how” para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas portuárias existentes, extensões de instalações e novas construções.
Com essa disposição e por consequência da atual política, Salvador vem buscando o crescimento considerável das frequências internacionais, seja ampliando as já existentes e/ou conquistando novos vôos de companhias e procedência ainda não verificadas.

CIDADE TRISTE COM A MORTE DE BARES E RESTAURANTES

Rodolph Trindade
Presidente da Abrasel CE
Fortaleza não tem uma noite! Fortaleza tem somente um restaurante aberto após as 23h! Fortaleza tem 2.600.000 habitantes e talvez não tenha mais que 10 lugares de festa e entretenimento e os barzinhos de maneira geral fecham cedo!
Em 2008, um ex-vereador tentou aplicar a lei seca, imitando a cidade de Diadema, no estado de SP, com o fechamento dos bares e restaurantes à meia noite. Apesar da lei não ter passado na câmara municipal, involuntariamente, deu certo!
Afinal, que cidade queremos? Como vamos acolher os turistas nesta tristeza e neste desânimo contagiante? Ainda bem que há muitas farmácias dominando a cidade para comprar aspirina e antidepressivos!
A cada dia que passa o poder público está exigindo cada vez mais dos empreendedores do setor de alimentação fora do lar (AFL), com excessos de burocracia e multas sempre mais altas. Ações estas sempre aos mesmos empreendimentos legalizados com CNPJ que tentam se adequar com os inúmeros alvarás, licenças, leis e obrigações exigidas. 
Deixamos de atender e de cozinhar para os nossos clientes, para nos tornarmos futuros concursados da administração pública, com o qual passamos a nos relacionar mais que com os nossos frequentadores. Enxugamos a nossa folha, demitindo a rodo, para sobreviver e sustentar a lentidão, o excesso de cargos e a incompetência do setor público.
Nestes últimos cinco meses, a mortalidade do setor atingiu patamares jamais vistos: crise econômica, impostos impagáveis, insegurança, fiscalizações incessantes etc etc. A cereja no bolo foi o absurdo dos preços dos alvarás de funcionamento e sanitário, que desestimulam qualquer investidor a gerar um novo negócio ou ampliar os já existentes.
Desde fevereiro que alertamos das consequências do aumento dos alvarás e fomos a primeira entidade a ter tal atitude, não somente reclamando, mas, também propondo soluções, que é o que todos nós, dos diversos setores produtivos da cidade, esperamos e almejamos. Não participamos dos movimentos com um cunho de reaproveitamentos políticos e lançamos a nossa própria campanha. 
Para o turismo de nossa cidade, a Abrasel acredita, sim, nas diversas obras e benfeitorias, realizadas tanto pela PMF e o Estado, que estão acontecendo na cidade como um grande avanço para o setor. Mas, tem que se criar políticas de incentivos junto com os setores produtivos envolvidos e que estes possam participar das elaborações e propor soluções. Sabemos também o quanto é difícil reivindicar ações e soluções em tempos de campanha, mas a questão da violência tem de ser prioridade! Ou...tudo que estamos conquistando irá por água abaixo.
A Abrasel tem propostas. Juntos somos mais fortes!

CONFRARIA DOS JORNALISTAS DE TURISMO - VISITA E PROGRAMAÇÃO INTENSA NA CIDADE DE ILHÉUS

Confrades e Confreiras em Ilhéus/BA
A Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo realizou a sua última reunião na cidade de Ilhéus, na Bahia, entre os dias 25 a 28 passados. O encontro dos profissionais da comunicação teve como tema principal homenagem ao jornalista Hans Tosta Schaeppi, que faleceu no mês de maio passado.
A concentração dos profissionais brasileiros no aludido encontro ocorreu no Ilhéus Praia Hotel, uma das concepções do próprio Hans Schaeppi, por concessão dos sucessores daquele profissional. Houve intensa e vasta programação, a partir de uma sessão destinada a homenagear o companheiro desaparecido, até visitas aos pontos mais expressivos do turismo ilheense.
HOMENAGEM PÓSTUMA - O encontro em Ilhéus, inclusive, foi concebido pelo propósito de a Confraria prestar uma expressiva homenagem à memória do jornalista. O evento ocorreu na tarde/noite do dia 25, no Salão de Convenções do próprio Ilhéus Praia Hotel. Na oportunidade, os integrantes da Confraria entregaram a Kátia Schaeppi, filha de Hans e que representou a família, uma placa alusiva à homenagem, através da qual lhe concederam, postumamente, o título de “Membro Honorário” da Confraria.
Na oportunidade, o jornalista Carlos Casaes transmitiu, em mensagem, o propósito da Instituição, em reconhecimento a tudo quanto Schaeppi representou para o jornalismo de turismo, sobretudo para a própria cidade de Ilhéus, onde passou a maior parte de sua vida, ainda mais pela sua condição de grande defensor dos interesses do município. Casaes reivindicou às autoridades locais, através do seu Prefeito, a postura de um busto do homenageado em local de destaque numa artéria da cidade. Para tanto, solicitou o apoio do Presidente da Câmara de Vereadores, do Presidente da Academia de Letras de Ilhéus, do Presidente da ATIL (Associação de Turismo de Ilhéus) e da RM.
HOMEM DOS SETE INSTRUMENTOS -  Na presença das autoridades e amigos do jornalista falecido, Carlos Casaes evidenciou a multiplicidade de profissões que caracterizou a personalidade do homenageado, uma vez que ele exerceu mais de uma dezena de atividades intensas. Naquele momento, foi evidenciado ter sido Schaeppi engenheiro civil por formação intelectual, como tal, constituiu-se também em construtor, tendo concebido três unidades hoteleiras (uma em Salvador e duas em Ilhéus). Isto lhe valeu a condição de Hoteleiro. Ainda,, como proprietário de fazendas, foi pecuarista e agricultor, derivando, desta, a condição de Industrial, através da sua fábrica de chocolate. Ao lado disto, Schaeppi também teve intensa atividade intelectual, na qualidade de jornalista, através de colunas publicadas no vespertino “A Tarde”, de Salvador, e posteriormente na “Gazeta do Turismo”. Ainda demonstrando a sua acuidade intelectual, foi consagrado poeta, o que lhe valeu integrar a Academia de Letars de Ilhéus. Por fim, deu-se ao luxo de ser compositor de peças expressivas do cancioneiro popular brasileiro.
OS RM,– Schaeppi,  ao lado dessa multiplicidade de atividades profissionais, foi ainda o inspirador da criação de uma instituição que congrega expressiva parte de homens “maduros” de Ilhéus que é a RM, na sua tradução literal sigla que deriva do título “Rola Murcha”. São cidadãos de várias categorias profissionais, acima da fase sexagenária, que se destacam pela unidade de atitudes, sobretudo reunidos por um liame de intensa amizade.
Todos os sábados, ao meio –dia, os integrantes da RM reunem-se num restaurante de Ilhéus, onde se confraternizam e discorrem sobre os mais variados assuntos, inclusive do interesse da comunidade ilheense. Por sinal, a RM tem um hino, que é uma das peças mais expressivas composta pelo próprio Schaeppi, ele sempre presente às reuniões da RM.
PROGRAMAÇÃO INTENSA - A Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo cumpriu uma vasta e excepcional programação em Ilhéus, da qual não faltou, sequer, visita ao Vesúvio, ponto de encontro dos coronéis cacaueiros, conforme descreveu Jorge Amado, encantando a todos pela sua atual configuração. No domingo, os jornalistas fizeram uma visita técnica ao conceituado Resort Canabrava, um dos maiores complexos turísticos brasileiros, de propriedade do empresário Ednei do Espírito Santo e administrado, hoje, pelo seu filho, Rafael, Presidente da ATIL.
Na segunda-feira, houve uma visita à Fazenda Yrerê, de Gerson Marques, que é Presidente da Associação dos Produtores de Chocolate do Sul da Bahia e Diretor da Secretaria de Turismo de Ilhéus. Naquela oportunidade, recebidos e acompanhados por Gerson, os jornalistas e sus acompanhantes conheceram como se processa todo o desenvolvimento do plantio, da cultura e da colheita do cacau, produto de maior valia daquela região.
Gerson, além de expor para os visitantes toda a cadeia de atitudes que constitui o plantio e o cultivo do cacau, no que contou com a participação de sua assessoria técnica, igualmente expôs como se segue o processamento que beneficia o produto até lhe transformar em chocolate. Na bela e aconchegante sede de sua fazenda, toda decorada com expressivas peças do estilo antigo, ainda proporcionou a degustação do suco de cacau e do chocolate, nas suas várias vertentes.
O presidente do Fórum de Turismo do Ceará, Pedro Carlos fala
na homenagem ao jornalista Hans Schaeppi
A DELEGAÇÃO - Da visita da Confraria a Ilhéus, participaram jornalistas de vários estados brasileiros, a exemplo de José Carlos de Araújo (Fortaleza-Ceará), Luiz Felipe Moura (Recife-Pernambuco), Flávio Gomes de Barros e Ivaldo Pinto de Barros (Maceió-Alagoas), Carlos Casaes e Edmundo Lemos (Salvador-Bahia), Sérgio Moreira (Belo Horizonte-Minas Gerais), Arnaldo Moreira (Rio de Janeiro) e Neneca Campos (Porto Alegre-Rio Grande do Sul). Destaque-se que, com os membros da Confraria, estiveram os acompanhantes, dente eles o engenheiro Pedro Carlos da Fonseca, presidente do Fórum de Turismo do Ceará e também da Academia Cearense de Turismo.
Para a efetivação de toda a programação cumprida pela confraria em Ilhéus, muito contribuiu o jornalista local, Roberto Santana, editor do veículo local “Folha da Praia”. Na elaboração de todo o programa, Roberto contou com o apoio dos proprietários do Vesúvio, do próprio Gerson Marques e de Ednei do Espítiso Santo e Rafael, seu filho, proprietários do Resort Canabrava.
Os jornalistas de turismo integrantes da Confraria Nacional estiveram hospedados no próprio Ilhéus Praia Hotel, uma das concepções de Hans Tosta Schaeppi, numa gentileza dos seus filhos e herdeiros, representados por Carlos Schaeppi.

EM DIA COM O FESTURIS 05/09/2018


PROPOSTAS DE SENADORES - PRESERVAÇÃO DE DIREITOS DE PASSAGEIROS DA AVIAÇÃO CIVIL

Medidas que retiraram direitos dos passageiros da aviação, como a cobrança por despacho de bagagens ou marcação antecipada de assentos, estão no radar dos senadores, que demonstram insatisfação com o que consideram “omissão” da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em favor das empresas aéreas e contra o cidadão. Para evitar mais prejuízos aos consumidores, os parlamentares vêm apresentando propostas que asseguram vantagens e diminuem o impacto no bolso dos usuários do transporte aéreo.
Um dos destaques é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 186/2018, que proíbe a cobrança de valor adicional para a marcação de assentos em voos operados no Brasil. Desde o início de 2018, empresas aéreas como a Gol já vinham impondo a taxa extra a quem desejava reservar suas cadeiras antecipadamente. A prática teve a anuência da Anac, mas recebeu muitas críticas dos órgãos de defesa do consumidor.
Pelo texto aprovado, que já seguiu para a Câmara dos Deputados, o passageiro tem direito à marcação gratuita e torna-se “prática abusiva ao direito do consumidor” a cobrança pela escolha prévia do lugar. A companhia aérea infratora deverá pagar multa se não cumprir a regra.
— Quando compra uma passagem, o consumidor tem que ter o direito à marcação de assento. A empresa não pode querer cobrar, já que, na medida em que compra a passagem, o consumidor tem que viajar em algum lugar. Isso é uma forma indireta de a empresa querer aumentar ainda mais os custos para o consumidor. Sempre foi assim, e agora as empresas aéreas estão querendo inventar a roda — defendeu o autor da proposta, senador Reguffe,, na aprovação em Plenário, no começo de agosto.
TRANSFERÊNCIA - Outra proposta que aguarda avaliação dos deputados é o PLS 394/2014, do senador Ricardo Ferraço, que permite a transferência de bilhete aéreo entre passageiros. A operação deverá obedecer a regras e restrições impostas pela companhia aérea e a exigências fixadas pela autoridade aeronáutica em relação à identificação dos passageiros, diz o texto.
A Resolução 138/2010 da Anac estabelece que o bilhete de passagem aérea é pessoal e intransferível. Mas a regra é imposta por legislação infralegal. O projeto quer regulamentar a questão, alterando o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) para permitir a transferência.
— Estamos vivendo tempos muito estranhos, porque precisamos legislar até sobre o óbvio. Mas o óbvio faz diferença enorme no dia a dia das pessoas. Não tem cabimento alguém comprar uma passagem e não ter chance de transferir para um terceiro, de modo regulamentado — justificou Ferraço durante a aprovação do texto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em março de 2016.
REEMBOLSO - Em fevereiro deste ano, uma proposta que dá prazo máximo de sete dias para as empresas aéreas reembolsarem os passageiros por bilhetes não utilizados foi enviada à Câmara, onde também aguarda análise dos deputados. Pelo texto do PLS 313/2013, do senador Antonio Carlos Valadares, o consumidor deverá receber o valor pago pela passagem, corrigido monetariamente. Se a companhia aérea descumprir a lei, será punida com multa de 100% sobre o valor devido ao passageiro.
O texto aprovado diz ainda que, em caso de súbita paralisação de atividades pela empresa de transporte aéreo contratada, é dada ao consumidor a possibilidade de escolher, como ressarcimento, o reembolso pleno do valor pago ou o endosso do bilhete por outra empresa que opere o mesmo trecho aéreo. As mudanças alteram o Código Brasileiro de Aeronáutica.
PROGRAMAS DE FIDELIDADE - Pontos e milhas dos programas de fidelidade não poderão expirar em prazo inferior a 36 meses, contados a partir da data em que foram creditados na conta do consumidor. A regra está prevista no PLS 642/2015, de autoria do senador Magno Malta. As normas a serem observadas pelos programas para incentivo à fidelidade de clientes estão prontas para votação em Plenário.
Pelo texto, o consumidor deverá ser avisado com 90 dias de antecedência sobre qualquer alteração no regulamento do programa. Em caso de sucessão e herança, será possível a transferência dos pontos ao cônjuge e aos parentes consanguíneos colaterais, ascendentes ou descendentes. A exigência de saldo mínimo para transferência de bonificações, pontos ou milhas fica proibida.
O texto caminha em conjunto com o PLC 124/2015, mas o teor deste último foi rejeitado pelo relator na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), senador Davi Alcolumbre.
CLASSES TARIFÁRIAS - A variação excessiva dos preços das passagens poderá diminuir se for aprovado o PLS 60/2018, do senador Airton Sandoval. O projeto determina que a diferença de preço entre cada classe tarifária de um mesmo voo não poderá ultrapassar 50% do valor, além de obrigar as companhias a atualizar em tempo real, na internet, o preço da passagem na hora da compra, de acordo com a escolha de assentos. O texto altera a Lei 11.182, que criou a Anac.
De acordo com Sandoval, o objetivo é evitar abusos. Ele afirma que empresas aéreas estão utilizando a metodologia de precificação dinâmica, em que quanto mais um voo é procurado, mais cara fica a passagem. O senador também avalia que as variações de tarifas apresentadas pelas empresas são injustificáveis aos olhos dos usuários e geram grande descontentamento, principalmente quando se trata de remarcação ou reembolso do bilhete não utilizado para a data contratada.
NOVO CÓDIGO DE AERONÁUTICA - Dezenas de projetos que afetam os direitos dos usuários da aviação estão sendo analisadas em conjunto pela comissão especial do Senado criada para atualizar o Código Brasileiro de Aeronáutica, a Lei 7.565. O relator da proposta (PLS 258/2016) é o senador José Maranhão.
O CBA vigente é de 1986, anterior, portanto, à Constituição (1988), ao Código de Defesa do Consumidor (1990) e à lei que criou a Anac (2005), precisando por isso de uma atualização. O texto original é de autoria de uma comissão de especialistas. (Com a Agência Senado) 

TURISMO SUMMIT - DEBATES SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NO SETOR

Responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo na última década, o turismo evoluiu da dinâmica de destinos analógicos para os digitais e, agora, o desafio é transformá-los em inteligentes. Para debater essa transição do setor, que se apropriou das plataformas multicanais para facilitar e potencializar a experiência de viagem dos turistas, o Sebrae, o Ministério do Turismo e a Embratur vão reunir, gestores públicos, coordenadores de projetos, lideranças e empresários, durante o Turismo Summit, que será realizado ontem e hoje, em Brasília. 
 De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o turismo foi responsável por empregar sete milhões de pessoas no Brasil e, mesmo para os pequenos negócios, a competitividade no segmento é cada vez mais presente. 
PROGRAMAÇÃO – Ontem, o Summit começa com o painel “A transformação digital do turismo”, com Aline Prado, markert insights lead para a indústria de travel da Google. Na sequência, sobre a ótica da gestão inovadora do turismo, serão debatidos casos de sucesso, como o Programa Lidera/urban hancking, apresentado por Margareth Carvalho, coordenadora da área no Sebrae/RJ, e Vania Baddini, do restaurante Phillipe Gastronomia. Os secretários de Turismo de Porto Seguro, Richard Alves, e de Foz do Iguaçu, Gilmar Piola, falarão, sobre a Costa do Descobrimento (BA) e o reposicionamento da marca Foz do Iguaçu.
A programação no período vespertino segue com o tema “Jornada da Experiência do Turismo”, que contempla os painéis “El uso del Big Data para o conhecimento do turismo”, no qual Mário Garcia falará sobre a experiência de Benidorm (Espanha), e o “Marketing Turístico: Como vender seus destinos nos canais digitais”, pela consultora, blogueira e palestrante Marta Poggi. O terceiro painel será “A experiência dos melhores destinos e o novo perfil de turista”. Também entrará na pauta “Marketplace no turismo: integração da oferta de produtos e serviços em ambiente virtual”, com Rafael Moura (Omnibbes), Antônio Gomes (Hotel Urbano) e Fernando Tanaka, da Decolar. 
 Hoje, o evento começa debatendo a “Gestão sustentável dos destinos”, com o painel de Mônica Sâmia, Diretora Executiva da Braztoa, Alexandre Garrido e Alberto DÁuer, do Sesc, sobre “Sustentabilidade como diferencial competitivo” nos destinos turísticos. Luis Walter Muniz, coordenador da Rota das Emoções pelo Sebrae, apresentará um picth sobre voucher digital.  Em paralelo, outros dois painéis com convidados internacionais acontecerão também amanhã, considerando os seguintes temas: “A economia criativa como vetor de fomento ao turismo”, com o português Carlos Martins; “Peru – um destino de experiência”, apresentado por Milagros Ochoa, diretora de Turismo e Imagem peruana, e “Como potencializar a experiência utilizando a sensorização”, com Armando Junior, da HiPosition. 

ATE´ AMANHÃ AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO “O QUILO É NOSSO”

Restaurantes de comida a quilo em foco 
As inscrições para “O Quilo é Nosso”, concurso que irá eleger o melhor restaurante de comida a quilo do Brasil, foram prorrogadas até amanhã, 5ª feira, dia 6. A possibilidade de incremento de vendas, a oportunidade de participar – e vencer – um concurso de abrangência nacional com o respaldo da Abrasel e parceria da revista prazeres da mesa, e também de experimentar novas receitas junto ao público-alvo, são alguns dos inúmeros benefícios que o empresário ganha ao inscrever a sua casa. O evento irá também premiar os melhores restaurantes em cada cidade e estado participante. Neste ano, O “Quilo é Nosso” acontece de 18 de setembro a 2 de outubro. Os empresários interessados devem procurar a Abrasel no seu estado ou região.
O Quilo é Nosso, que tem como tema “Saudável e original do Brasil”, tem patrocínio nacional da Coca-Cola e Sodexo. Para participar, os estabelecimentos devem elaborar uma receita exclusiva para o concurso. Na primeira fase, nas cidades, o concurso acontecerá por meio de voto popular. Serão avaliados itens como limpeza, qualidade geral do buffet, atendimento, receita e ambiente. Já as fases seguintes, estaduais e nacional, terão a avaliação das receitas feitas por um júri técnico especializado.
O grande vencedor da primeira edição do concurso foi o restaurante Mercato Brazil – Manauara Shopping, de Manaus, com o prato Pirarucu Caboquinho, que levou em sua receita lombo de pirarucu, queijo coalho, polpa de tucumã, farinha Uarini, sal, pimenta e salsinha. 
A estimativa da Abrasel é que, ao todo, cerca de 200 restaurantes em diversas cidades participem do “O Quilo é Nosso”. Os vencedores estaduais e nacional serão tema de reportagem na revista Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes. Ao consumidor final, há o benefício oferecido do prato especial durante todo o tempo vigente do concurso, além de promoções desenvolvidas pelos estabelecimentos participantes.

II FÓRUM CLIA BRASIL - DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS PARA EXPANDIR CRUZEIROS

Painel de abertura do Fórum Clia Brasil
O crescimento de 13% na oferta de leitos em navios na temporada 2018/2019 foi considerado baixo perto do potencial do setor no Brasil, segundo análise do II Fórum Clia Brasil 2018, realizado em Brasília na quarta-feira (29/8). “Aquela temporada 2010/2011, com 20 navios no nosso litoral não nos sai da cabeça. Este evento reúne as pessoas corretas para discutir soluções plausíveis para voltarmos a incluir o país na rota dos navios”, comentou Estela Farina, presidente do Conselho da Clia Abremar. Apesar do aumento na oferta de vagas nos cruzeiros, o número de embarcações permanece estável, com sete navios.
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o Brasil precisa traçar uma estratégia clara de atração de investimentos com a melhoria do ambiente de negócios e redução da burocracia. “Não é possível que um investidor precise esperar 12 anos para abrir uma marina ou um resort no Brasil ou que a burocracia expulse os cruzeiros dos nossos litorais”, comentou Lummertz.
Entre os entraves que dificultam a atração de novos navios para o Brasil estão a falta de infraestrutura, as leis trabalhistas brasileiras, altas cargas tributárias e elevadas taxas de atracação. “Geralmente temos mais de 50 nacionalidades trabalhando a bordo e, por isso, existe a convenção trabalhista internacional para regular a relação emprego e empregador”, explicou Mário Franco, diretor da Royal Caribbean, empresa responsável por 25% do mercado de cruzeiros no mundo e que detém mais de 40 navios.
Além de representantes do cruzeiros, o II Fórum Clia Brasil 2018 reuniu gestores públicos da esfera federal e de estados onde a atividade de cruzeiros representa um importante vetor da economia, como o Ceará, e os municípios de Búzios, Ilhabela, Porto Belo, Camboriú e Santos. De acordo com estudo realizado pela FGV, cada cruzeirista gasta R$ 515 nas escalas e cada grupo de 15 passageiros gera um emprego.(Cm o MTUR).

O INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL - DURO GOLPE NO BI-SECULAR PATRIMÔNIO DO BRASIL

Interior do museu tinha riqueza cultural inestimável
O Brasil e o mundo cultural sofreram na noite do último domingo, 2, um duro golpe. Um incêndio que só pode ser vencido após quase seis horas de lutas dos bombeiros do Rio de Janeiro, destruiu o Museu Nacional. O trágico acontecimento representa um duro golpe na cultura e ciência universal, pois destruiu quase por completo um acervo histórico de valor incalculável, principalmente queimando preciosos dados da formação do nosso país. 
O incêndio começou por volta das 19h30. Os bombeiros tiveram dificuldades em controlar o fogo porque os hidrantes não funcionaram. Foi necessário recorrer à companhia de águas e saneamento do Rio e ainda buscar água no lago do parque nacional onde está o museu.
O Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, como é conhecido, fica instalado no bairro imperial de São Cristovão, zona norte da cidade, e reúne mais de 20 milhões de itens, divididos em coleções de paleontologia, zoologia, botânica, antropologia, arqueologia, entre outras. O lugar já foi residência oficial da família imperial brasileira. Dom João VI inaugurou em 1818 o museu com o nome de Museu Real, que funcionou primeiramente no Campo de Santana, no centro do Rio.
HISTÓRIA - Fundado por Dom João VI em 6 de junho de 1818 sob a denominação de Museu Real, o museu foi inicialmente instalado no Campo de Santana, reunindo o acervo legado da antiga Casa de História Natural, popularmente chamada "Casa dos Pássaros", criada em 1784 pelo Vice-Rei Dom Luís de Vasconcelos e Sousa, além de outras coleções de mineralogia e zoologia.
A criação do museu visava a atender aos interesses de promoção do progresso socioeconômico do país através da difusão da educação, da cultura e da ciência. Ainda no século XIX, notabilizou-se como o mais importante museu do seu gênero na América do Sul. Foi incorporado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1946.
PATRIMÔNIO INESTIMÁVEL - O Museu Nacional abrigava um vasto acervo com mais de 20 milhões de itens, englobando alguns dos mais relevantes registros da história brasileira no campo das ciências naturais e antropológicas, bem como amplos e diversificados conjuntos de itens provenientes de diversas regiões do planeta, ou produzidos por povos e civilizações antigas.
Formado ao longo de mais de dois séculos por meio de coletas, escavações, permutas, aquisições e doações, o acervo é subdividido em diversas coleções. É a principal base para as pesquisas desenvolvidas m todas as regiões do país e em outras partes do mundo, incluindo o continente antártico. Possui uma das maiores bibliotecas especializadas em ciências naturais do Brasil, com mais de 470.000 volumes e 2.400 obras raras.
ITENS VALIOSOS - Um dos mais importantes itens era um fóssil humano, achado em Lagoa Santa, em Minas Gerais, em 1974. Batizado de Luzia, fazia parte da coleção de antropologia. Trata-se do fóssil de uma mulher que morreu entre 20 e 25 anos e seria a habitante mais antiga das Américas.
Outra preciosidade era o maior meteorito já encontrado no Brasil, chamado de Bendegó e pesa 5,36 toneladas. A pedra é de uma região do sistema solar entre os planetas Marte e Júpiter e tem mais de 4 bilhões de anos. O meteorito foi achado em 1784, no sertão da Bahia, na localidade de Monte Santo. Quando foi encontrado era o segundo maior do mundo. A pedra integra a coleção do Museu Nacional desde 1888.
Dom Pedro arrematou em 1826 a maior coleção de múmias egípcias da América Latina. São múmias de adultos, crianças e também de animais, como gatos e crocodilos. A maioria das peças veio da região de Tebas.
TRAGÉDIA MUSEOLÓGICA - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo Museu Nacional no Rio, lamentou em nota o incêndio que começou na noite de domingo (2) e destruiu o prédio histórico. “É a maior tragédia museológica do país. Uma perda incalculável para o nosso patrimônio científico, histórico e cultural.”
No texto, a UFRJ se solidariza, em nome do Instituto Brasileiro de Museus, com servidores e pesquisadores do Museu Nacional, no que considera um triste registro da história.
O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, informou que teve uma reunião com o ministro da Educação, Rossieli Soares, e cobrará do governo federal empenho para reconstruir o prédio e o acervo da instituição, que, segundo o próprio Museu Nacional, tem a maior coleção da América Latina. “Para o país, é uma perda imensa. Aqui temos a nossa memória. Grande parte do processo de constituição da história moderna do Brasil passa pelo Museu Nacional. Este incêndio sangra o coração do país."
INVESTIGAÇÕES - Controlado o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, as equipes de bombeiros entraram no prédio para avaliar as condições da estrutura. O trabalho de perícia e de investigação será conduzido por agentes da Polícia Federal da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio.
Não há previsão para o início da avaliação das condições do prédio nem da perícia, pois há locais ainda com focos de incêndio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado por volta das 3h já da segunda-feira, 3, e os militares fizeram o trabalho de rescaldo em pequenos focos de incêndio que ainda persistem, na tentativa de evitar o reinício das chamas.
Pela manhã, foi possível verificar parte da extensão da tragédia. A fachada foi atingida pelo fogo, desabou o teto e o interior do edifício foi praticamente destruído. (Com a Agência  Brasil de Notícias)

OS PORQUÊS DO INCÊNDIO DO MUSEU DA QUITA DA BOA VISTA

Triste captura de imagem do incêndio
O reitor da UFRJ, Roberto Leher, afirmou na segunda-feira (3) que o incêndio no Museu Nacional poderia ter sido evitado se os recursos aprovados pelo BNDES em 2015 para o projeto de revitalização do museu, visando o bicentenário da instituição, tivessem sido depositados. Dos R$ 20 milhões orçados para a revitalização completa, cerca de R$ 2,5 milhões se destinariam ao combate de incêndios.
Apesar de aprovados pelo órgão de fomento, esses recursos não foram liberados pelo governo federal. O dinheiro não foi liberado em razão do período eleitoral, que proíbe repasse de órgãos federais. A previsão é que a verba seja repassada após as eleições.
O contrato foi assinado no dia seguinte ao aniversário de 200 anos do museu, em junho. Na comemoração, nenhuma autoridade compareceu.
"A parte elétrica não era o maior problema, mas o nosso quadro anti-incêndio era defasado. De certa forma, esse já era um cenário esperado", lamentou o reitor. Ele também fez uma ressalva: "Todos os laboratórios da UFRJ correm riscos semelhantes. O prédio da reitoria da universidade e o Hospital Universitário não estão em situação muito melhor", concluiu.
Apesar de aprovados pelo órgão de fomento, esses recursos não foram liberados pelo governo federal. O reitor da universidade e o diretor do museu, Alexander Kelner, se reúnem na tarde de hoje com representantes do Ministério da Educação.
Kelner também lamentou o episódio. "Os trabalhos de rescaldo não terminaram. É impossível estimar o percentual de acervo perdido, embora saibamos, por exemplo, que toda a parte de zoologia foi perdida. Mas precisamos olhar para frente. Precisamos exigir a concessão do terreno da Quinta da Boa Vista, recursos para gerir o museu dignamente, necessitamos da instalação de contêineres para que os pesquisadores retomem os seus cotidianos, ainda que de maneira improvisada, e de uma avaliação completa dos riscos", disse
De acordo com a reitoria da UFRJ, a universidade sofreu uma perda de R$ 140 milhões no seu orçamento nos últimos quatro anos. Isto teria feito com que os repasses ao museu diminuíssem. (Com a Agência Brasil de Notícias).

EM BUSCA DE INVESTIMENTOS - ESTADO E PREFEITURA DE FORTALEZA EM MISSÃO NA CHINA

Registro da visita do Prefeito Roberto Claudio à China
A Prefeitura de Fortaleza participa, junto ao Governo do Estado do Ceará, de uma missão à China, integrada por secretários municipais e estaduais. A iniciativa visa captar novos investimentos, debater sobre acordos comerciais e políticas públicas inovadoras desenvolvidas em Fortaleza.
Participam do encontro, realizado entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, e o secretário de Governo de Fortaleza, Samuel Dias. A iniciativa contará também com a presença dos secretários estaduais de Assuntos Internacionais do Ceará, Hélio Parente, e de Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro.
Como destaque da programação, está a visita ao Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), onde será tratado assuntos relativos aos projetos prioritários da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará. Em pauta também estará a abertura de linha de financiamento específico para o Nordeste e co-financiamento de projetos sustentáveis com o Banco do Nordeste.
Ainda como parte da agenda está programado encontro com o Grupo Chinês Fosun, para debater sobre instrumentos legais de investimentos, a exemplo da Operação Urbana Consorciada (OUC), regulamentada pela Constituição Federal, por meio do Estatuto da Cidade, Lei Nº 10.257/2001.

EXIBIÇÕES NO INTERIOR E EM FORTALEZA - TERMINA HOJE A BIENAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO CEARÁ

Ofélia: Sete Saltos Para se Afogar, uma leitura sobre o clássico “Ofélia”, de William Shakespeare
A I Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE – Parte II está compondo o calendário cultural cearense das bienais de cultura e artes. Desde o último dia 28 de agosto e até amanhã, dia 5, uma seleção de produções nacionais (Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo) e internacionais (Itália, Argentina e Venezuela) apresentam ao público mulheres e personagens da dramaturgia e mitologia universais. A programação terá como palco as cidades de Sobral (28 a 30/08), Juazeiro do Norte (31/08 a 02/09) e Fortaleza (03 a 05/09).
As obras convidadas para o festival foram escolhidas a partir do tema “Teatro, Mito e Feminino: Conexões” e são, em sua maioria, solos. A primeira fase aconteceu em novembro de 2017 e contemplou a Espanha e o Brasil com 57 apresentações durante dez dias. Nesta segunda fase, a produção do evento abre espaço para novas possibilidades de linguagens que trazem discussões relevantes para a produção teatral e para a sociedade como um todo. A programação é gratuita e a classificação etária 18 anos.
COMO ACONTECE - No Foyer do Teatro São João, em Sobral, uma homenagem à mulher sobralense  abrilhantou a solenidade de abertura, às 18 horas, na terça-feira (28/08). Logo após, às 20 horas, começou o espetáculo Atemporal, do sobralense Grupo Caboclas,  com direção de Jéssica Cisne e Quésia Carvalho e texto de Israela Aragão. A BITCE se despediu de Sobral na quinta-feira (30) a partir das 18 horas, no foyer do Teatro São João, com o experimento cênico As Troianas. 
Da Região Norte para a Região do Cariri, a BITCE continuou sua programação no Teatro Sesc Patativa do Assaré, no Teatro Marquise Branca e no Centro de Educação, Cultura e Artes Marcus Jussier, de sexta-feira (31/08) a domingo (02/09), em Juazeiro do Norte.  Depois veio para o Theatro José de Alencar, ontem e hoje, fechando a segunda etapa do projeto na Capital alencarina.
AÇÕES FORMATIVAS E SEMINÁRIO - Atividades formativas aconteceram em Sobral, Juazeiro do Norte continuam em Fortaleza.  No Instituto ECCOA de Sobral, Teatro Marquise Branca (Juazeiro) e Teatro Boca Rica (Fortaleza) houve três multiresidências (encontro entre criadores) voltados à formação e atores, voz para teatro e canto para teatro. Hoje, das 14h às 17h, o Theatro José de Alencar recebe o Seminário Teatro, Mito e Feminino: conexões com a participação de Humberto Cunha (Unifor), que falará sobre “Justiça: substantivo feminino. Lições da Trilogia Tebana”, e Rejane Reinaldo (Ponto de Cultura Escola Livre Teatro da Boca Rica), que apresenta ao público “Pentesileia, a rainha das Amazonas”.  Participa do encontro, via internet, o professor Thiago Arraes (IFCE).

ROTA DO SOL SEMANAL 05/09/2018 - ISSUU

PROMOÇÃO CATUSSABA