Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de junho de 2014

CALEIDOSCÓPIO - AUTOFLAGELAÇÃO / A MORDIDA

AUTOFLAGELAÇÃO
Fato interessante vem ocorrendo nestes tempos de Copa do Mundo de Futebol. As paixões, futebolísticas ou não, estão na flor da pele de muita gente. Enquanto a turma mais radical sindicalista, com víeis político, aproveita o momento para realizar manifestações reivindicatórias, claramente prejudicando principalmente os mais pobres, na área futebolística as paixões afloram. A grande massa torce por uma vitória final do Brasil. Mas há o pessoal do contra, principalmente em boa parte gente da mídia. É um exercício de autoflagelação mental, sempre exaltando os valores de outros países, individuais ou coletivos. A seleção brasileira já ganhou da Croácia e do Marrocos e empatou com o México. Mas os “doutores do futebol” até agora sempre acrescentam  um mas nestas conquistas. O juiz auxiliou no primeiro jogo; no segundo os aztecas foram até melhores; com os camaroneses, os africanos eram os piores de todos os participantes, estavam desfalcados  e sem motivação. E haja renomado comentarista a dizer que os nossos, do jeito que estava, não iam muito longe. Havia espaços de mais entre a defesa e o ataque e Neymar era o responsável pelas conquistas, como se ele sozinho ganhasse jogo. Bons mesmo eram a Alemanha, a Holanda, o México, a Bélgica e até a Costa Rica, esta realmente está fazendo uma campanha sensacional, a ponto de eliminar direta e indiretamente três campeões mundiais. Minimizam até as fracas presenças dos já desclassificados espanhóis, ingleses. E haja fórmula para o Brasil melhorar a sua “performance”. “Coloca o Fernandinho  no lugar do Paulinho, saca o Daniel Alves e o Huck e tudo melhorará e até que poderemos chegar lá”. Não se leva em conta que o Brasil foi campão, no ano passado na Copa das Confederações e que todos os nossos jogadores, à exceção de Fred , Jô e Jeferson,  jogam com muito destaque no exterior, sendo campeões na Europa e em outros continentes. Pelo andar da carruagem, os craques, competentes e profundos conhecedores comentaristas não se conformam, a não ser que o Felipão ouça suas lições. Então, gente, como desejamos ver o Brasil campeão,  sugerimos: não seria o momento de se incluir tão renomados profissionais na Comissão Técnica para, com Felipão, Parreiras & Cia, escalarem a formação ideal e darem pitacos no jogo decisivo de amanhã?

A MORDIDA
Primeiro, em 2010, a mordida foi em Otman Bakkal, em jogo com o PSV, na Holanda, quando passou a ser chamado de “Canibal do Ajax”. Depois, no ano passado, seus dentes foram ao corpo de Ivanovic, do Chelsea,  da  Inglaterra, aí sendo apenado com suspensão de dez partidas. Agora, nesta Copa do Mundo que se desenvolve no Brasil o mesmo excelente jogador uruguaio Luiz Suárez voltou a repetir a sua feia e reprovável mania de “vira-lata” e mordeu o ombro do  italiano Georgio Chiellini, na partida da última segunda-feira, entre Uruguai x Itália. Que se passa com este rapaz? Não será Suárez um caso para psicanalistas e entendidos da área? Lembro-me de que o nosso pernambucano Almir, um goleador implacável em times, inclusive o Vasco da Gama também tinha comportamento agressivo, sendo muitas  vezes punido por isto. E o seu fim de vida foi triste...Daí por que, ao invés de continuar na onda das chacotas , torcemos para que, enquanto é tempo, se trate convenientemente do craque, evitando a que ele  chegue ao fundo do poço. 

INAUGURADO O ORATÓRIO DE NS DE FÁTIMA : CRATO É MAIS UM GRANDE DESTINO RELIGIOSO DO CEARÁ

As comemorações dos 250 anos da instalação do Município do Crato como Vila  Real, criado em 21 de junho de 1764,  teve um de seus pontos altos com a inauguração do Oratório de Nossa Senhora de Fátima, localizada no Bairro Barro Branco. O ato, realizou-se no último sábado (21), às 09 horas, e contou com a presença do governador Cid Gomes, do prefeito do município e de grande número de autoridades estaduais, municipais diocesanas e de  devotos.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que foi benta pelo bispo diocesano do Crato, Dom Fernando Panico, sem dúvida deverá se constituir em mais um fator de atração para o turismo religioso do Cariri. A região já se destaca  como um dos principais destinos desta modalidade de turismo do País, com as romarias de Juazeiro, a festa de Santo Antônio (Barbalha), e a recente devoção à Mártir Benigna, em Santana do Cariri.
O monumento, erguido no bairro Barro Branco, tem 45 metros de altura (incluída a coroa). Possui estrutura de concreto e revestimento de fibra de vidro. Na base, há um altar para celebrações religiosas. Antes, no dia 5 do corrente mês,  uma multidão de aproximadamente cinco mil pessoas compareceu ao Oratório para a assistir à coroação da imagem. O valor total da obra foi de R$ 946.856,25, totalmente construída com recursos do Tesouro Estadual.

AGENDA FESTIVA E CULTURAL NOS 250 ANOS DO CRATO

Com justo júbilo, a população do Crato comemorou festivamente, no último sábado, 21, os 250 anos de fundação oficial da cidade. 
A longa história da “Princesa do Cariri”, após a influência indígena e dos primeiros colonizadores ganha fôlego a partir da povoação de Miranda , quando foi elevada à categoria de vila em 16 de dezembro de 1762, instalada em 21 de junho de 1764 como Vila Real do Crato, no século XVIII. A partir daí firmou-se como destacado núcleo de povoamento na época colonial no interior do Nordeste. Passou a cidade através da Lei Provincial nº 628, de 17 de outubro de 1853.
Desde o início do século 20,  o Crato é considerado  como importante centro econômico e cultural do Nordeste brasileiro, pelo pioneirismo nos mais diversos setores, se destacando na agropecuária, no comércio, na indústria na educação e na  cultura ficando conhecido como a Princesa do Cariri e município modelo do Ceará.
Hoje, passa por um processo dinâmico de crescimento econômico e de desenvolvimento com a instalação do Distrito Industrial, da Faculdade de Medicina, o início do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros projetos e ações fundamentais para o crescimento da terra de Bárbara  de Alencar.
AS FESTAS - Nas comemorações dos 250 anos, na sexta-feira, 20, à noite, na Expocrato, houve shows musicais. No . sábado, a programação começou com salva de fogos, badalar de sinos e toque dos tambores de todas as instituições religiosas a realização da 66ª Corrida Ciclística 21 de Junho, seguiu, às 8 horas, com  a 66ª Corrida Ciclística 21 de junho – saída da Praça da Expocrato e continuou com a  inauguração da Santa Nossa Senhora de Fátima. 
No período da tarde, as comemorações prosseguiram da seguinte maneira: 15 horas – Rapadura Culturarte e performances – na Praça da Sé. 16 horas – Premiação do Festival Estudantil 250 anos da educação e desfile de Bandas e Fanfarras – Palanque Praça da Sé. 17 horas – Grande desfile Cultural: Índios Cariris, Grito Jovem, Associações Culturais, Escolas dos Distritos e de Samba, Tradição Popular, Quadrilhas, Terreiros, Maracatus e Batuques, Vaqueiros, carroceiros, Ciclistas e demais convidados.19 horas – Bolo dos 250 anos com show pirotécnico – Praça da Sé. 19h30min – Final da Copa 21 de Junho de Futsal – Quadra Bicentenário. 19h30min – Apresentação Dança/Teatro Só no Crato mesmo – RFFSA. 19h50min – Apresentação grupo Flor do Cariri – RFFSA.  20horas – RFFSA Cultural. Sarau de Poesias e Cordel. Exposição “A Cara do Crato” – RFFSA. 20h10min - Intervenção Bárbara- Onde vivem os heróis – RFFSA. 
20h30min – Programa Ceará Caboclo ao vivo da RFFSA, leitura do Cordel comemorativo e apresentações artísticas. 22h30min – Shows musicais com artistas cratenses – RFFSA. 00h – Ciranda de todas as Artes e Aparição da Mãe D'água – RFFSA

INICIADA A PONTE AÉREA REGULAR FRANKFURT/FORTALEZA

O Ceará está com seu primeiro voo regular para a Alemanha. Com direito a batismo, a empresa Condor Flugdienst começou a operar no trajeto Frankfurt /Fortaleza/Frankfurt desde a última sexta-feira (20), um dia antes do time alemão enfrentar a seleção de Gana no Castelão, na capital cearense. Este voo inaugural chegou a nossa Capital com a capacidade máxima e todos os passageiros eram alemães. Voltou para Frankfurt levando 237 pessoas.
Todas as sextas-feiras, o voo de número 5038 da Condor chegará no Aeroporto Internacional Pinto Martins às 15h15, vindo da cidade alemã, e fará o caminho de volta às 16h45. A capacidade total da aeronave Boeing 767-300 é de 259 passageiros, divididos em três classes tarifárias: turística, executiva e primeira classe.
Durante a Copa do Mundo, cerca de 17 mil turistas alemães devem assistir os jogos do Mundial na Arena Castelão, segundo a Setur/CE. 

PONTE DOS INGLESES

A Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, equipamento da Secretaria do Turismo do Estado, está aberta ao público diariamente. Das 08 horas às 20 horas os visitantes contam com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com atendentes bilíngues. O espaço posui, ainda, um posto de vigilância privada e dois policiais do Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (BPTUR), presentes no local durante 24 horas, todos os dias.
A Ponte é um dos atrativos turísticos mais procuraos de Fortaleza e oferece aos visitantes um belo por do sol. Foi reaberta em julho de 2012, após reforma que incluiu troca de madeiras danificadas no piso e muretas; nova pintura; tratamento anticorrosivo e contra insetos; recuperação e troca de teto nos quiosques; recuperação da murada de pedra e do piso de pedra cariri na entrada, e novas instalações sanitárias.

O PRAZER DE SABER QUE TURISTAS ELOGIAM CEARÁ

Antonio José de Oliveira*
Aproxima-se nosso período de férias, na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que, em 2014, completou, em 16 de fevereiro último, 60 anos de atuação, orientando agricultores, atualmente, em 183 municípios cearenses, dos 184 existentes. E marcando a efeméride, estamos em prédio reformado e ampliado. Portanto, como não somos de ferro, a partir de 1º de julho, gozaremos merecidas horas de entretenimento e lazer na “Loira Desposada do Sol”.
Bem! Fortaleza continua recebendo milhares de visitantes de outros Estados brasileiros e estrangeiros, pois a Copa do Mundo-2014 atrai mais turistas e  isso é salutar para os cofres estaduais, comércio,  indústria, a agricultura e outros serviços públicos e privados. O certo é que precisamos do dinheiro dos turistas, que, ao virem às nossas plagas, motivados pela publicidade dos atrativos turísticos, gastam suas economias, comprando produtos do nosso criativo e variado artesanato, divertem-se, nos ambientes públicos, e, afinal, conhecem um pouco da nossa cultura e divulgam-na aos familiares e amigos, quando do retorno às terras de origem.
Conversamos com alguns visitantes. Elogiaram o que viram, porém fizeram uma advertência: a cidade de Fortaleza e alguns polos turísticos do interior necessitam de maiores cuidados, em suas ruas, avenidas, praças e monumentos históricos, sem falar da sujeira e buraqueira, inclusive nos corredores turísticos. Assim, deram o recado, mas – o que é ótimo, prometeram regressar e desfrutar do que o Estado, principalmente sua capital, tem de bonito, agradável e útil. Vale ressaltar que muitas obras de infraestrutura foram realizadas, o que melhoraram a mobilidade urbana com a construção de viadutos, túneis, mudanças de sentidos de avenidas e ruas, além de outras benfeitorias.
Mas, não estamos satisfeitos pelo fato de muitos visitantes e nativos sejam explorados, descaradamente, por alguns comerciantes inescrupulosos (ainda bem que existem os conscientes), pois meter as mãos, nos bolsos dos turistas e dos cearenses, parece ser procedimento normalíssimo, para os exploradores inconsequentes, vez que, conforme alegam, eles trazem dinheiro, em profusão, e podem pagar produtos e serviços pelo valor que lhes for cobrado. Que mentalidade tacanha essa!
No final desse comentário, fica, aqui, registrado mais um apelo: cuidemos dos atrativos turísticos naturais e artificiais; da malha viária; da melhoria nos transportes (táxis, ônibus e topiques); e saibamos arrumar a casa para as próximas altas-estações, embora estejamos, ainda, vivenciando-a pela realização da Copa do Mundo-2014.
Com a presença de milhares de turistas, em nossa Capital, estamos satisfeitos e agradecidos pelo que as autoridades governamentais e iniciativa privada fizeram e continuam fazendo, para o desenvolvimento sustentável do Turismo do Ceará em suas variadas modalidades. Bem! Tudo, minha gente, pelo desenvolvimento sustentável do TURISMO CEARENSE!
Antonio José de Oliveira / Vice-presidente da Abrajet-Ceará

A COPA IMPULSIONA O TURISMO : ACRÉSCIMO DE R$ 9,7 BILHÕES AO PIB DO BRASIL

Cristo Redentos atrai os turistas da copa
Segundo informações do Ministério do Turismo, argumentando com a África do Sul e revelando dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, país que promove Copa do Mundo é bastante beneficiado com o crescimento considerável de turismo internacional. 
A visibilidade gerada pelo evento é fator considerável, podendo ser observados, a longo prazo, especialmente no país que sediou o torneio. O ritmo atual de crescimento do setor na África do Sul é prova cabal, após quatro anos depois de receber o Mundial.  Em 1994, o país recebia apenas 3,6 milhões de turistas, de acordo com o Ministério de Turismo e Imigração da África do Sul. Em 2012, foram 13,5 milhões.
A atração que o país passa a ter - e o consequente acréscimo de turistas - se explica pela superexposição do país ao sediar o torneio. A Copa do Mundo no Brasil será acompanhada por metade dos habitantes da Terra - cerca de 3,6 bilhões de pessoas, seja pela TV, pelo celular ou por outro dispositivo móvel que receba sinais de televisão, segundo estimativas do Ministério do Turismo. O número é recorde para o evento esportivo de maior audiência do mundo.
Esta exposição deu novo ânimo ao turismo na África do Sul. No ano da Copa (2010), o setor acrescentou US$ 8,4 bilhões ao PIB. No ano seguinte ao Mundial (2011) foram US$ 11,4 bilhões, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo. Apenas durante os 30 dias do Mundial, o número de turistas aumentou em 42,7%.
O “efeito Copa” foi parecido na Alemanha, que sediou o torneio em 2006. Um ano antes do Mundial, o turismo contribuía com US$ 50,6 bilhões. No ano da Copa subiu para 53,7 bilhões. E no ano seguinte chegou a US$57,8 bilhões acrescentados ao PIB, de acordo com a WTTC.
Na Copa da Japão e da Coréia do Sul, em 2002, o setor passou de US$ 13,1 bilhões (2001), para US$ 14,3 bilhões (2002), ano da Copa; e continuou crescendo: US$ 14,6 bilhões em 2003.   
A Copa no Brasil deve acrescentar R$ 9,7 bilhões do PIB e movimentar R$ 20,7 bilhões no país,
de acordo com estudo do Ministério do Turismo. Os números foram projetados tendo como base os 600 mil estrangeiros e 3,1 milhões de brasileiros que estarão em viagem pelo país durante o Mundial.(Com o Mtur)

O CADE PERMITE VOOS COMPARTILHADOS

As companhias aéreas TAP, de Portugal, e a brasileira Gol poderão compartilhar voos sem restrições. Em despacho publicado na última segunda-feira (23),  no Diário Oficial da União, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou o acordo entre as duas empresas.
Pelo acordo, passageiros da Gol poderão usar seu código de identificação em voos da TAP para Portugal, dentro de Portugal e de Portugal para outros países. Os passageiros da TAP farão o mesmo em rotas domésticas da Gol no Brasil não operadas pela TAP e nos voos que partem do Brasil para o Caribe e outros países da América do Sul.
O compartilhamento de rotas foi anunciado em abril. Por não envolver rotas operadas simultaneamente pelas duas companhias, o acordo foi aprovado sem restrições.

OFERTAS DA CVC EM JULHO

Morro do Careca - Natal - RN
A CVC está anunciando atrativos programas de viagens para as férias de julho próximo, com descontos que chegam a 40%. Um pacote completo de oito dias em Natal (RN), por exemplo, custa a partir de R$ 1.178 por pessoa no próximo mês, o que significa uma redução de 37% em relação ao mesmo período do ano passado. Quem deseja conhecer Paris vai desembolsar 38% menos. O roteiro, também terrestre e de seis noites, está sendo vendido por preços que variam a partir de R$ 638.
A explicação é da CVC, maior operadora de viagens da América Latina. Segundo Valter Patriani, vice-presidente de Produtos, Marketing e Vendas da companhia, a extensão do evento até 13 de julho gerou, a princípio, um aumento de preços generalizado e o consumidor não se animou em fazer reservas antecipadas. "O turista brasileiro achou que o evento esportivo seria um período caro e isto o fez pensar melhor antes de decidir as férias", cita Patriani. "O motivo dos descontos é que a hotelaria e as companhias aéreas estão baixando os preços, o que tem impactado os custos dos pacotes e, consequentemente, gerado economia para compras de última hora", completa o executivo.
Nas 814 agências exclusivas e mais de 6.500 agências multimarcas credenciadas da CVC no Brasil, ainda há opções para quem quer aproveitar as reduções nas férias de julho, podendo ainda aproveitar promoções por tempo limitado de Dólar Reduzido a R$ 1,99 e Euro Reduzido a R$ 2,75, no caso das viagens internacionais; ou vantagens adicionais como gratuidade para crianças na hospedagem em hotéis e resorts parceiros e participantes da promoção CVC.

RECORDE DE PASSAGEIROS NOS AEROPORTOS

Aeroportos estão dando conta do serviço
Na primeira semana da Copa do Mundo, 3,7 milhões de pessoas se deslocaram de avião pelos 20 principais aeroportos do Brasil que atendem às cidades-sede e que representam 90% do fluxo de passageiros. Os dados, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), foram divulgados nesta sexta-feira (20). Durante o torneio, segundo o Ministério do Turismo, o país deve receber 3,1 milhões de estrangeiros, e outros 600 mil brasileiros vão circular no território nacional.
O dia mais movimentado foi a véspera do segundo jogo no Brasil (16), com 501,2 mil viajando pelos terminais. A média diária tem sido de 471 mil. No Rio de Janeiro, cidade que concentra o maior fluxo de turistas, a quinta-feira (18) foi o dia com o maior número de voos no Galeão e no Santos Dumont, com quase 250 pousos e decolagens. A capital fluminense receberá meio milhão de pessoas durante a Copa, segundo dados do MTur.
O avião é o principal meio de transporte dos brasileiros, revela pesquisa do Ministério do Turismo. Ele corresponde a 60,2% dos entrevistados que manifestaram intenção positiva de viajar nos próximos seis meses. Entre as capitais monitoradas, o destaque é Brasília, com 78,8% dos moradores declarando intenção de utilizar avião. Na sequência estão as cidades de Belo Horizonte (72,3%), Recife (65,7%) Salvador (62,5%), Porto Alegre (60,2%), Rio de Janeiro (28,3%) e São Paulo (57,3%).(MTur)

CULTURA & TURISMO - VICENTE ALENCAR 27/06/2014

VICENTE ALENCAR
O Turismo na Cidade de Viçosa do Ceará vem sendo prejudicado, nas últimas semanas, em face das obras nas duas praças principais. Fechadas ao passeio de todos, alguns visitantes afirmam que a beleza do lugar "ficou para depois", além de fechar dois locais da melhor condição para caminhadas, o Cooper.
"Felicidade, Procura-se" é um livro de poesias, muito apreciado em Fortaleza. Obra de Claudete lima, foi publicado há alguns anos, pela Casa de Juvenal Galeno, quando ainda ali existia a Gráfica Henriqueta Galeno.
Uma grande movimentação, atualmente, em Camocim, com as notícias segundo as quais o antigo Resort, ali existente, será reaberto. O prédio que abrigou um Hotel, de excelente qualidade, continua esperando o tão sonhado dia de reabertura.
O livro "Meu Percurso na Universidade", do professor Antonio de Albuquerque Sousa Filho, ex-Reitor da UFC, está à venda, em Fortaleza, no Shopping Molina Center, Av. Washington Soares, 4040, lojas 22 a 24, e na Livraria Smile, no Shopping Benfica, bem como na editora da UFC, no Campus do Benfica. 
A Academia Cearense de Retórica que, neste mês de junho, tratou apenas, de assuntos internos, em suas reuniões, terá em julho, a sua reunião normal, aberta ao público, das 16 às 18 horas, no auditório da Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1, prédio do antigo Palácio da Luz, sob a presidência de Maurício Cabral Benevides. Será na terceira quinta-feira do mês, dia 17.
Maranguape, um município em pleno crescimento, fica vizinho a Fortaleza, continua incentivando a presença de turistas, na localidade de Columinjuba, onde
nasceu Capistrano de Abreu, o maior historiador brasileiro. Também, em Maranguape, nasceu o escritor e saudoso humorista Chico Anísio.
A Diocese do Crato, sufragânea da Arquidiocese de Fortaleza, da qual foi desmembrada, foi criada pela Bula de SS o Papa Bento XV. Completará 100 anos de sua consagração em 20 de outubro vindouro, pois, o fato aconteceu em 1914. Uma programação turística-religiosa marcará a passagem da data, na Capital do Carirí.
A próxima reunião lítero-musical TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO, com coordenação da escritora Margarida Alencar, acontecerá na Academia Cearense de Letras, no próximo dia 8 de julho, entre 19h30min e 21h30min. Entrada franca para quem gosta de Cultura, principalmente estudantes, professores, escritores, poetas, trovadores e artistas.
PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE - Das 22 às 23 horas na segunda-feira, terça, quinta e sexta-feira, pela Rádio Assunção Cearense AM 620. Quatro blocos diferentes em promoções intercalados pela Música Popular Brasileira. Também na Internet: radioassuncao.com

BRASIL X CHILE: QUEM PERDER ESTARÁ ELIMINADO

Terminadas as partidas dos oito grupos que estão na Copa do Mundo de Futebol, iniciada no último dia 12, amanhã entraremos nas Oitavas de Final da competição. Dos 32 participantes iniciais restaram apenas 16. Chegou, portanto a hora do tudo ou nada. 
O Brasil jogará amanhã, às 13 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte. Seu adversário, o Chile, 2º colocado do Grupo B, é uma equipe que já ganhou aplausos pela sua boa atuação. De qualquer forma, a nossa seleção se apresenta com maiores credenciais para vencer, não obstante ainda não haver feito partidas totalmente convincentes. Contudo, não apenas o seu histórico diante do adversário mas sobretudo pelo perfil dos jogadores, certamente que aparecemos com maior favoritismo. 
Nesta semana de intensos preparativos da Granja Comari, em Petrópolis, os jogadores estiveram descontraídos e otimistas de alcançarem um resultado favorável e convincente. Até o momento, Luiz Felipe Scolari e seus auxiliares na Comissão Técnica demonstram cautela, mas confiança em que a nossa seleção obtenha mais uma vitória. Comenta-se que haverá alteração no time que entrará em campo, mas
Scolari, apesar de experiências nos treinamento, não se pronunciou sobre a equipe que começará jogando. Os palpites apontam que entrará Ramirez no lugar de Hulk e William substituirá Paulinho. Fala-se até na saída do lateral Daniel Alves, que seria substituído por Maicon.
CONFIANÇA DOS ANDINOS - Nem a última derrota para os holandeses, tão pouco o histórico em mata-mata em Copa do Mundo contra o Brasil fazem arrefecer a confiança do Chile no jogo de amanhã. Os andinos e sua grande torcida que está entre nós para os jogos da Copa estão bastante otimistas e dispostos  a acabar a festa brasileira, amanhã, às 13 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte. Por enquanto, estão “bombando” e expressão confiança, alegre e cantando o hino do país. Sua boa campanha até agora é o motivo de tanto otimismo e até cantam:
“Eliminamos a Espanha e vamos vencer o Brasil”. A partir das 15 horas de amanhã vamos ver em que deu tanta euforia. 
FORMAÇÕES - Especulações à parte, eis as prováveis formações dos adversários de amanhã, no Mineirão:
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves (Maicon), David Luiz, Tiago Silva e Marcelo; Paulinho (William), Luiz Gustavo e Oscar; Hulk (Ramirez), Fred e Neymar.
Técnico – Luiz Felipe Scolari
CHILE: Bravo, Mena, Gonzalo Jara, Isla,  Francisco S., Felipe G., Medel, Aránguiz, Marcelo Díaz, Alexis S., Vargas,  Beausejour, Valdivia, Pinilla. 
TEC - Jorge Sampaol.

MORDIDA CARA

Suárez já deixou o Brasil
Não deu outra. Não obstante a defesa dos uruguaios, a Fifa puniu na 5ª feira o atacante Luiz Suárez com nove jogos fora da sua seleção pela mordida que dera em  Chiellini,  no jogo contra a Itália, na última terça-feira.  Não há dúvidas de  que a punição foi bastante severa, mas o jogador do Uruguai já  era reincidente, praticando o mesmo ato em 2010 e 2013.
Afora a punição, Suárez  terá até que sair do hotel em que o Uruguai está concentrado, pois a Fifa não permite que o jogador em nenhum sob sua jurisdição.  A decisão vale a partir deste sábado, quando o Uruguai encara a Colômbia pelas oitavas de final. 

COPA DO MUNDO APRESENTA NÚMEROS COMPENSADORES

Nos quatro primeiros jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, em Fortaleza, a Arena Castelão recebeu 237.737 torcedores, uma média de 59.435 torcedores por partida. Desse total, 70,25% são turistas, sendo 39,75% estrangeiros. 
Os números da FIFA e do Ministério do Esporte foram divulgados pelo secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, em coletiva para a imprensa na quarta-feira (25), no Centro Aberto de Mídia. Também participaram a secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza; Patrícia Macêdo, o Coordenador da Ciops e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional; Tenente Coronel Kennedy Lopes, o vice-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Arcelino Lima, o diretor jurídico da Infraero; Francisco Siqueira.
De acordo com pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a Copa do Mundo deve gerar 1 milhão de empregos, injetando R$ 30 bilhões na economia do país.
AEROPORTO - A Fan Zone, instalada no Aeroporto Internacional Pinto Martins,  também registrou intensa movimentação. O espaço criado para bem receber o público logo no primeiro contato com a cidade, recebeu 19 mil pessoas que aproveitaram o conforto do espaço e receberam informações úteis para aproveitar melhor a cidade. “Nós temos registrado uma operação positiva. Foram 320 pousos e decolagens sem atrasos no dia do jogo Brasil e México, isso é mais que o dobro da média diária, que varia entre 140 e 150 operações”, apontou o diretor jurídico da Infraero, José Siqueira.

BRASIL 4 X 1 CAMARÕES

Com um Camarões já desclassificado, pois perdera seus dois primeiros encontros, o Brasil ganhou com certa tranquilidade o seu último jogo da primeira etapa do Grupo A da Copa do Mundo de Futebol, classificando-se em primeiro lugar da chave. O placar de 4 x 1 reflete um jogo com duas etapas diferentes na postura de jogar do selecionado nacional. 
Nesta centésima participação em Copas do Mundo, o selecionado brasileiro contou com Huck, que não estivera presente no jogo anterior, repetindo os mesmos titulares que conquistaram o título da Copa das Confederações.  Não se pode afirmar que fez uma partida brilhante, mas mostrou que tem fôlego e condições de melhorar muito mais para atingir o seu objetivo de conquistar o hexa campeonato. 
A representação camaronesa entrou em campo debilitada pelas duas derrotas anteriores e sem alguns dos seus principais jogadores. Mas atuou com dignidade, dificultando quanto pode a atuação brasileira, a ponto de empatar o jogo em 1 x 1, após o gol de Neymar, nos  17 minutos do primeiro tempo.  Contudo, foi impotente para manter o placar, mesmo no primeiro tempo, quando o próprio Neymar marcou os 2 x 1. 
Na segunda fase, com a Fernandinho no lugar de Paulinho, o nosso meio campo se estabeleceu muito melhor. A ligação entre a defesa e o ataque se fez sentir, passando Brasil a ser o maior dono das ações e, por vezes, fazer perigar o arco defendido por Itandje. A insistência das jogadas brasileiras na defesa de Camarões obteve êxito quando Fred fez 3 x1,  após uma tabela de Paulinho, com Oscar, e o mesmo Paulinho marcou, de bico, o quarto gol brasileiro.

COPA DO MUNDO 2014 - JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL


ROTA DO SOL SEMANAL 27/06/2014 - ISSUU