Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

CALEIDOSCÓPIO - NOTÍCIA QUE DEU INVEJA

NOTÍCIA QUE DEU INVEJA
Na última quinta-feira, 17, estive em   Aracaju participando, pela manhã e à tarde, das reuniões do Conselho e da Assembleia Geral, realizadas no segundo dia do Congresso da Abrajet Nacional. Durante um dos momentos de folga, passei em revista ótimo jornal da capital sergipana. Uma das notícias me deu inveja. É que, em manchete, o jornal estampou “Inverno é o mais chuvoso dos últimos seis anos”. O desenrolar da informação dava conta de que, conforme a Semarch, “as condições climáticas deste inverno estão acima do normal e ultrapassaram as médias históricas para o período” e só terminará em setembro. Ainda mais, as chuvas deste inverno foram suficientes para o reabastecimento dos açudes e das barragens.   Quanta ironia e maldade no tratamento desigual para com outros pontos da Região.  Enquanto o meu Ceará atravessa, justamente há seis anos, um período de chuvas fraquíssimas, de seca mesmo em várias zonas, os sergipanos jatam-se das benesses dos seus céus. Por aqui, as informações dos órgãos especializados são de que os açudes estão no pior nível. Mesmo o gigante Castanhão, com capacidade de armazenar água em torno de seis e meio bilhões m³, uma baia da Guarnabara em Jaguaribara, está quase seco, o que estremece grande parte da população cearense, inclusive a de Fortaleza, que se beneficia do nosso “mar de águas doces”. Pânico também entre os produtores de frutas, uma das pilastras das nossas exportações. Desânimo entre os cultivadores de tilápia, outra destacada fonte de renda da economia do Estado. Nestes seis brabos anos, nem o glorioso São José nos deu uma mãozinha maior. E pensar que os governantes maiores do País, desde os tempos do Império, sempre foram pródigos em afirmações de que resolveriam o secular problema da seca. Dom Pedro II chegou a afirmar que venderia até a última joia da coroa mas nenhum nordestino morreria de fome e sede. Na nossa frágil República, após anos sem se falar no assunto, enquanto os flagelados continuam padecendo, agora não mais retirantes famintos e sedentos em busca dos oásis do Sul e da Amazônia, as promessas de que as volumosas águas do Rio São Francisco nos socorreriam. “No final do ano, a transposição do São Francisco estará definitivamente concluída”. Palavras ao vento para enganar trouxas. Também, é esperar muito de políticos sem reais compromissos para com o povo, de gente que prefere o enriquecimento fácil, por isso envolvidos até o pescoço nos mensalões e lava-jatos da vida. As águas do Velho Chico até que, aos trancos e barrancos, já chegaram aos estados de Pernambuco e Paraíba. Mas para o Ceará, sempre surge alguns obstáculos. . E tome mais promessas. Agora, a transposição definitiva só no próximo ano... Os abestados cearenses acreditam... 

ATRAÇÃO DOS TURISTAS - O MERCADO CENTRAL DE FORTALEZA EM NOVA FASE

José Aquino e Camilo Santana
No início de maio último, no Paço Municipal, o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio,  esteve reunido com representantes da Cooperativa do Mercado Central de Fortaleza (Coopcentral), à frente  José Aquino, presidente da entidade, para dialogar sobre melhorias no espaço, além de fomentar novas perspectiva para o turismo e geração de renda da região.
O Mercado Central tem uma nova gestão e, com isso, algumas intervenções estão em andamento. Há perspectiva de melhorias em banheiros, pavimento, além disso, a Setfor (Secretaria Municipal do Turismo) deve lançar uma rota dos mercados da cidade, tendo o Mercado Central como grande âncora.
“Este é um dos mais importantes equipamentos turísticos do Estado e é importante que valorizemos e coloquemos na rota do turismo de Fortaleza”, afirmou o prefeito. A ação vem nos esforços de trazer melhorias a importantes equipamentos de Fortaleza e, ainda, possibilitar desenvolvimento e geração de renda em uma área da cidade que é conhecida pelo turismo e comércio.
José Aquino, presidente da Coopcentral, comentou a importância do apoio municipal para fomentar novas perspectivas para o equipamento. “Nós só temos que agradecer ao prefeito Roberto Cláudio pela atenção que ele está tendo conosco”. “Estamos construindo uma nova gestão, já fizemos algumas melhorias, mas tem muito a ser feito”.Temos certeza que juntos vamos fazer o mercado o maior centro de artesanato do Norte e Nordeste, declarou.
REINAUGURADA A PASSARELA – Um dos mais atrativos pontos turísticos de Fortaleza, o Mercado Central vem recebendo todas as atenções das nossas autoridades. Prova disto é que o Prefeito Roberto Cláudio, ao lado do Governador Camilo Santana, reinaugurou na quinta-feira (17/08), às 11 horas, a passarela do Mercado Central. A estrutura, que liga o equipamento à Av. Presidente Castelo Branco e também dá acesso à Av. Monsenhor Tabosa, havia sido interditada, após uma vistoria realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), no ano passado.
Com o investimento de R$ 99 mil, a passagem recebeu melhorias em sua estrutura, novo piso, reparos no teto, solda e pintura. A intervenção foi feita pela Cooperativa de Permissionários e Locatários do Mercado Central (CoopCentral), pres. José Aquino, responsável pela administração do equipamento.
Ainda na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio entregou a renovação de 24 termos de permissão de uso aos comerciantes do Mercado. Os termos foram concedidos àqueles que comprovaram ocupação há mais de seis meses e que estão adimplentes. A previsão é que na próxima semana, outros permissionários também sejam contemplados com a regularização da concessão.
O Mercado Central conta atualmente com 545 boxes, distribuídos em quatro pavimentos, e é gerenciado pela Setfor. Segundo a CoopCentral, recebe na baixa estação, de 1.500 a 2.000 pessoas/dia. Já na alta, em dias de semana, o número sobe para 4.000 a 5.000 pessoas.

JORNALISTA NO TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Aproveitando a oportunidade, depois da realização, de 16 a 19 de agosto de 2017, na cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, do XXXIV Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Nacional), como presidente da seccional, no Estado do Ceará, sentimo-nos na obrigação de escrever um pouco sobre o que julgamos ser a missão do jornalista de turismo aqui e alhures.
Como parece à primeira vista, não é somente conhecer atrativos turísticos (naturais, artificiais, histórico-culturais) e muito menos escrever acerca deles, usando linguagem persuasiva, com vistas a estimular as pessoas a visitá-los, com fins turísticos ou a negócios, o que caracteriza o jornalista de turismo. É que, a nosso ver, o papel do jornalista de turismo não se resume ao supracitado. 
 Por vivenciarmos, há muitos anos, a atividade jornalística, podemos dizer que esse profissional não deve limitar-se a narrar somente o belo, o útil e o agradável, em diversas regiões brasileiras e estrangeiras, capazes de deslumbrar turistas em potencial. Deve, sim, torná-los mais conscientes a respeito do que existe, no universo, para ser curtido, em termos de belezas naturais e artificiais, como partes integrantes da cultura de determinada localidade turística. Para nós (sem ar professoral), a missão precípua do jornalista de turismo é informar bem; defender os interesses dos turistas e dessa atividade econômica, além de buscar a integração do “trade”, considerando-se ser a comunicação fator preponderante para a consecução desse intento. E o turismo, minha gente, é um dos meios de comunicação social e não cabe, aqui, explicar o porquê da assertiva retrocitada.
Acreditamos ter o verdadeiro jornalista de turismo a consciência de que o turismo não é, exclusivamente, a geração de divisas. Ele – como profissional de imprensa – está consciente de que suas vantagens são também de natureza social, econômica, política, religiosa e  cultural. Tem convicção, outrossim, de que o turismo é capaz de criar uma sociedade mais participativa e humanizada, graças ao intercâmbio de experiências e à observação do “modus vivendi” de outras pessoas.
Bem! Para facilitar o seu trabalho jornalístico, este profissional especializado, caso deseje informar bem os leitores, ou seja, os turistas em potencial, deve estar integrado com os diversos empresários, autoridades governamentais e trabalhadores desse importante segmento econômico, pois, em matéria de turismo, uma andorinha só não faz verão. Na verdade, sem integração do “trade” turístico, será difícil captar mais turistas e, consequentemente, mais divisas para a economia, mediante a geração de mais empregos diretos e indiretos e, assim, a aceleração do desenvolvimento sustentável e solidário dessa atividade. Nossa  opinião é que jornalista de turismo não deve viver fechado, em seu próprio ambiente de trabalho, e, sim, participar dos eventos do setor e, para discutir os problemas da categoria e do turismo, tem de pertencer a associações, no caso a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet – com seccionais em 19 Estados brasileiros.
Vale ressaltar que os jornalistas das diversas Abrajets, profissionais que divulgam o potencial turístico, nas páginas semanais de turismo, em jornal, revista, rádio, televisão, blogs e outras mídias sociais, assim o fazem, conscientes de que o público tem o direito de ser bem informado a respeito dos atrativos turísticos e serviços a fim de que aproveite melhor suas horas de lazer e enriqueça seus conhecimentos gerais, ao visitar localidades diferentes da sua, participando, dessa forma, de um verdadeiro intercâmbio cultural.
Destacamos, também, que o jornalista de turismo deve, acima de tudo, ser ético e jamais, em seus artigos, notícias, reportagens, ludibriar a opinião pública, atendendo interesses de autoridades governamentais e do empresariado do ramo. É bom lembrar, amiudamente, que, em turismo – a exemplo de outras atividades econômicas – não se deve mentir. Jamais se deve dizer que há um frondoso bosque, onde existe, apenas, um simples jardim bem cuidado. Ao bom entendedor, meia palavra basta. Vamos encarar o turismo com seriedade, profissionalismo e espírito ético. Turismo, gente, deve ser uma atividade plural e praticada sempre em parceria com todos os segmentos sociais.

GOVERNO BAIANO CORRE ATRÁS DA RECUPERAÇÃO

Carlos Casaes
Abrajet BA
O OBJETIVO É O “HUB” DE COMPANHIA AÉREA -  Pelo menos três Estados do nordeste brasileiro estão envidando esforços em busca de assegurar a preferência para a confirmação de um “hub” de companhia aérea para o seu aeroporto. Pernambuco, Ceará e Bahia encontram-se nessa disputa pela preferência.
Com esse objetivo, o Governador da Bahia, Rui Costa, assegurou a decisão de conceder isenção de ICMS a companhia que assegurar a preferência pelo Aeroporto, que já foi Dois de Julho e, hoje, é Deputado Luiz Eduardo Magalhães. Decreto publicado no Diário Oficial do Estado assegura essa concessão especial decidida pelo Governo do Estado baiano.
A GOL NA LINHA DE VISÃO DO GOVERNO - Uma das companhias visadas pelo privilégio da medida é a GOL, que está buscando espaço para instalar o seu centro de conexões de voos na Região Nordeste, identificado como “hub”. O benefício incide sobre a exclusão de cobrança do tributo, com respeito a importação do material que deverá ser utilizado na instalação da estrutura.
Evidente que é um incentivo a mais, dentre uma série de vantagens que são expostas a obtenção do privilégio pela empresa que optar pelo aeroporto de Salvador. Por causa dessa iniciativa do Governo baiano, a preferência pelo seu aeroporto cresce em possibilidades, no contexto da disputa entre os três principais Estados.
AIR FRANCE ENVOLVIDA NESSA DISPUTA - Embora seja uma companhia aérea estrangeira, a Air France aparece como uma das mais interessadas pela questão, porquanto está sendo apontada como a empresa que, na realidade, deverá decidir pela preferência da GOL, uma vez que esta é a companhia que cumprirá parceria para a operação de voos internacionais a partir do Nordeste Brasileiro.
A grande expectativa reside na informação de que o comando da empresa franco-holandesa tem fixado no próximo dia 30 como o limite para a adoção da decisão respeitante a preferência por um dos três aeroportos para a instalação do tão badalado (hub). Um alento para a Bahia é o fato de que foi uma empresa francesa quem ganhou a concorrência para administrar o aeroporto baiano.
“UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL” -  A corrida pela obtenção da preferência das companhias aéreas é consequência natural da corrida pelo desesperado aumento do fluxo turístico. Isto em virtude do fato de que, no início deste ano, os índices de ocupação hoteleira, especialmente, não foram favoráveis. Fato que, particularmente de referência, sobretudo, a Bahia, vem obtendo déficits de ocupação nestes últimos anos, constituindo numa preocupação das lideranças do turismo local.
Um alento veio no último mês de julho, quando as projeções confirmaram uma ligeira recuperação no fluxo de visitantes a Cidade do Salvador. O fluxo de turistas, no mês passado aumentou em 5%, na capital baiana, sendo um tênue “refresco” para a hotelaria, sobretudo, mas ainda muito incipiente, diante dos índices gerais.
ESTADO E MUNICÍPIO CORREM EM BUSCA DE PROMOÇÃO -  É mais uma razão pela qual os governos do Estado e do Município, através das suas Secretarias de Turismo, estão correndo atrás de promoções que possam demandar uma recuperação ponderável dos índices de visitação. É nessa direção que os titulares das secretarias respectivas estão objetivando até a conquista de eventos internacionais que possam funcionar como aceleradores da preferência do mercado internacional. 
REGATA “JAQUES VABRE 2017” NA MIRA -  
Na perspectiva de Estado e Município encontra-se a Regata Internacional “Jaques Vabre 2017”, competição da maior importância que é realizada a cada dois anos. A origem dessa regata é na cidade francesa de “Le Havre” e o seu direcionamento, é, preferencialmente, para o Continente Sul-americano.
O trajeto é conhecido como a rota do Café e pode se destinar também para a América Central, como já ocorreu, quando o porto final foi a cidade de Puerto Limón, na Costa Rica. Salvador já foi a destinatária das duplas de velejadores que concorrem nessa regata, mas também já teve oportunidade de perder espaço para Itajaí, em Santa Catarina, 
SECRETÁRIOS VÃO A FRANÇA TENTAR CAPTAR O EVENTO - Com o objetivo de assegurar a confirmação de Salvador como o destino final das duplas de velejadores, Paris é o destino dos Secretários Municipal e Estadual de Turismo, respectivamente, Cláudio Tinoco e José Alves. Perseguem a confirmação de Salvador como o ponto de chegada da maior regata transatlântica do mundo.

ECOTURISMO SUSTENTÁVEL - O BRASIL É O PRIMEIRO EM ATRATIVOS NATURAIS

O Brasil é apontado pelo Fórum Econômico Mundial como o primeiro país do mundo em atrativos naturais. A diversidade da fauna e flora é um dos atrativos para estrangeiros e brasileiros que buscam o turismo de natureza e aventura. A observação de aves, ou birdwatching, como é conhecida, motiva viagens para dezenas de destinos nacionais de norte a sul do país. E se as aves atraem visitantes, o turismo de observação gera dinheiro na rota dos pássaros. Estima-se que, no Brasil, a atividade atraia cerca de 30 mil observadores.
O ecoturismo, sustentável e responsável, reforça a necessidade de preservação da natureza. Somente no Espírito Santo, dez regiões são apontadas como destinos de observação de aves pela Organização Não Governamental Últimos Refúgios, com foco na conservação da natureza e que tem como objetivo fomentar a observação de aves.
A diversidade de espécies raras gera grande potencial para o ecoturismo capixaba. O estado faz parte do roteiro de observadores de aves de todo o mundo. As viagens contemplativas reúnem turistas e clubes de observadores de aves e o Brasil se destaca pela diversidade de aves raras, até mesmo nos parques urbanos.
ROTEIROS EXCLUSIVOS PARA OBSERVAÇÃO - O Pantanal e a Amazônia oferecem roteiros exclusivos para observação e aves e animais. O Estado do Mato Grosso reúne atividades turísticas que contemplam os dois biomas. Em Alta Floresta, no norte do estado, os hotéis de selva incluem nos roteiros de natureza e aventura, torres de observação de aves de até 50 metros de altura. Um deles conta com duas estruturas, acima da copa das árvores, para que os turistas avistem a floresta das alturas.
No local, o visitante tem a oportunidade de contemplar belos amanheceres e fins de tardes tendo como trilha sonora a sinfonia dos pássaros. São araras, periquitos, papagaios, cotingas entre outras, além de macacos. Outra opção é observar as aves que habitam a parte baixa da floresta caminhando pelas trilhas ou fazendo canoagem e passeio de barco nos rios.
OUTROS BIOMAS - Na Mata Atlântica, outro bioma de relevância internacional, a Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, alia os atrativos históricos e de sol e mar, ao prazer de avistar as aves que já habitavam a região em harmonia com os nativos, antes da chegada dos colonizadores, em 1500. Muitos turistas não se contentam apenas em ver; querem filmar, fotografar e ampliar o álbum de “figurinhas”, de preferência com espécies raras.
Além do prazer de catalogar espécies, a viagem amplia a consciência ecológica sobre o papel das aves na natureza. A Chapada Diamantina, também na Bahia, é outro exemplo de diversidade de aves que enriquecem a experiência do turista. São mais de 400 espécies da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado.
Observar aves não se resume a ir para a mata ver pássaros. É uma imersão na natureza e a prática, além de contribuir para a preservação ambiental, possibilita a descoberta de espécies raras. Para observar a vida silvestre é necessário caminhar lentamente e em silêncio, ouvindo os sons da natureza, evitar movimentos bruscos, usar cores discretas, manter distância das aves e usar binóculos. No início e no final do dia, a variedade de aves e de sons é maior. Na internet, as enciclopédias virtuais Birds of Brazil e Wikiaves reúnem desenhos, fotos, cantos, entre outros detalhes, e apontam a localização de quase todas as aves brasileiras. (Com o MTUR). 

NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES - TURISMO DE NEGÓCIOS GANHOU FORÇA NO TOCANTINS

Localizada a 60 km da capital, Palmas, Porto Nacional inaugurou na última terça-feira (22) o Centro de Convenções Vicente de Paula. De acordo com as informações, a obra contou com repasse da ordem de R$2,2 milhões do Ministério do Turismo e será responsável por colocar a cidade no mapa do turismo de negócios e eventos do Estado.  O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participou da cerimônia de inauguração acompanhado do governador Marcelo Miranda, do prefeito da cidade, Joaquim Maia, do deputado federal, Vicentinho Junior, e do Senador Vicentinho Alves.
A cidade conta com uma oferta diversificada de atrativos históricos e culturais, como Museu Histórico Cultural de Porto Nacional, que retrata a história de Porto Nacional e do Tocantins. No centro histórico fica o conjunto arquitetônico de 250 prédios tombados pelo Iphan, representativo do período da mineração do ouro e navegação pelo rio Tocantins no antigo norte de Goiás. Destaca-se ainda a Catedral de Nossa Senhora das Mercês.
As praias do rio Tocantins e do lago de Palmas, assim como cachoeiras, corredeiras e mirantes estão entre a diversidade de atrativos naturais para quem visita à cidade. As praias de Porto Real, na zona urbana, e de Luzimangues, na margem oposta do rio Tocantins, estão entra as mais procuradas para contemplação da natureza, banhos no rio, passeios de barco e eventos realizados na orla de Porto Nacional.
Segundo a prefeitura, a temporada do Verão 2017, no mês de julho, atraiu cerca de 50 mil turistas para Porto Nacional. Os núcleos de pesquisa em arqueologia e estudos ambientais têm sido responsáveis pela ampliação do mercado de turismo científico, natureza, aventura e pesca esportiva, além da gastronomia.
FOOD TRUCKS - No próximo feriadão, de 6 a 9 de setembro, Porto Nacional receberá a caravana nacional de “Food Trucks”, os famosos caminhões de comida que estão percorrendo várias cidades do interior do país, levando diversão e interação com o público através da gastronomia sobre rodas.
Além de fomentar a economia do município, o evento itinerante está diretamente ligado ao turismo, pois incentiva o empreendedorismo, permite a diversidade gastronômica e atrai visitantes de outras localidades para experimentar alimentos mais sofisticados com preços acessíveis. A caravana contará com Food Trucks de diferentes partes do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), além da culinária local.

TRANSPORTES - MAIS 32 PROJETOS PARA CONCESSÃO NA ÁREA

A terceira rodada do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), realizada na quarta-feira (23/8), no Palácio do Planalto, qualificou mais 32 empreendimentos do setor de infraestrutura de transportes que serão concedidos à iniciativa privada. São 15 novos arrendamentos portuários, os estudos para a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), duas rodovias, 14 aeroportos, além da venda da participação acionária da Infraero. A estimativa de investimentos é de mais de R$ 19,5 bilhões.
Segundo o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, o governo já teve R$ 3,7 bilhões em outorgas com a concessão dos aeroportos e portos e renovações, e R$ 7,8 bilhões em investimentos.
AEROPORTOS – A previsão de investimentos para os aeroportos é de R$ 6,4 bilhões. Os leilões devem ocorrer no segundo semestre de 2018. Na região Nordeste serão concedidos os aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE); no Centro-Oeste, serão cinco aeródromos, todos localizados no Mato Grosso – Cuiabá (Várzea Grande), Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças e no Sudeste o aeroporto de Vitória (ES).Os aeroportos de Congonhas (SP) e Macaé (RJ) completam a lista dos aprovados pelo Conselho do PPI. Eles foram incluídos a pedido do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Congonhas deverá ser concedido individualmente.
Os 14 terminais aeroportuários, incluído Congonhas, representaram, em 2016, 19% da movimentação de passageiros do país, sendo que o terminal paulista é responsável por 10% de toda a movimentação.
INFRAERO – Além das concessões de novos aeroportos, ficou definido que o governo federal fará a oferta da participação acionária da Infraero aos atuais sócios privados dos terminais já concedidos de Brasília (DF), Confins (MG), Galeão (RJ) e Guarulhos (SP). Os operadores têm direito de preferência na compra, caso não queiram, os ativos poderão ser leiloados ou vendidos a terceiros. Atualmente, a estatal detém 49% de participação em cada um desses empreendimentos.

AIRBUS RECEBEU CERTIFICAÇÃO - NOVO A320NEO SHORT AIRFIELD PACKAGE (SHARP)

A Airbus recebeu a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para seu SHort AiRfield Package (SHARP), um pacote de combinações exclusivo de modificações em aerodinâmica, controle de voo, frenagem e software cujo objetivo é aprimorar os recursos de decolagem e aterrissagem do modelo A320neo em aeroportos complexos. A solução SHARP vai trazer uma nova eficiência às companhias aéreas brasileiras que operam no aeroporto Santos Dumont Airport (SDU), no Rio de Janeiro, como a Avianca Brasil e a Azul, permitindo que maximizem sua capacidade e rentabilidade.
O SDU é um dos cinco aeroportos que operam voos para turismo de lazer e negócios entre Rio de Janeiro e São Paulo, as duas cidades mais populosas do Brasil. A rota entre o SDU e o aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, é a quarta maior do mundo em termos de tráfego de passageiros e é muito lucrativa para as companhias aéreas brasileiras. Porém, operacionalmente, o SDU é um aeroporto desafiador. Sua pista de decolagem tem apenas 1.323 metros e encontra obstáculos nas duas pontas, o que reflete sobre o desempenho de decolagem e aterrissagem das aeronaves. A solução SHARP, disponível para aviões novos ou A320neos retrofit (reconfigurado), vai permitir que as companhias aéreas operem com capacidade máxima de passageiros nesse mercado estratégico.
A ANAC se junta a outras grandes autoridades aeronáuticas que já certificaram a SHARP em julho de 2017, como a Agência Europeia de Segurança Aeronáutica (EASA) e a Administração Federal Aeronáutica. A Azul, e a Avianca Brasil, logo em seguida, escolheram a SHARP para suas frotas crescentes de A320neo e são as duas primeiras companhias aéreas no mundo a contratar o pacote.
A SHARP é resultado da colaboração entre a Airbus, seus clientes e os fabricantes de motores (CFM e Pratt & Whitney). Seu objetivo é aumentar a capacidade de carga para as companhias aéreas que operam em aeroportos complexos e garantir uma vantagem sustentável e competitiva às suas frotas de A320neo. Os componentes-chave do conjunto é uma modificação do painel composto Kevlar para o "Fairing Fillet Fairing" da asa para permitir o melhor desempenho de pouso e geradores de vórtices ligados ao plano vertical da cauda que melhoram o desempenho de decolagem.

EM DIA COM O FESTURIS 25/08/2017


PREFEITO INSTITUIU O CONSELHO DA PRAIA DE IRACEMA

Pref Roberto Claudio
Em solenidade no Paço Municipal, na manhã de hoje (25), o prefeito Roberto Cláudio empossa o Conselho da Praia de Iracema.  Criado pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), o grupo é formado pelo poder público e por representantes do bairro, como moradores, comerciantes, igreja e líderes comunitários.
O Conselho faz parte do plano de revitalização da Praia de Iracema e tem como objetivo diagnosticar as principais necessidades da região e auxiliar no monitoramento da utilização do espaço. Duas reuniões já foram realizadas desde sua criação, em junho deste ano.
"A Secretaria do Turismo está sendo a grande intermediadora. Estamos envolvendo outros órgãos responsáveis por outras demandas já apresentadas pela comunidade, como fiscalização de ambulantes, invasões de imóveis fechados e segurança", destacou o titular da Setfor, Alexandre Pereira.
Entre os órgãos convidados estão Secretaria de Segurança Pública do Estado; BPTUR, Guarda Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Regional II e Regional do Centro, Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal e Cidadania (AMC), Etufor, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Vigilância Sanitária, Iplanfor e Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
O Conselho da Praia de Iracema está constituído pela seguintes personalidades, todas envolvidas no turismo da Capital:
Setfor - Erick Vasconcelos e Michele Militão. Abrasel - Taiene Righetto e Rodolphe Trindade.Fórum de Turismo - Pedro Carlos da Fonseca.  Moradores - Henrique Maia e Chico Gualbernei. Comércio - Elisio / Pulccinela.
Carlos Araújo / Micharia e Kalil / Jam Rock. Entorno Dragão do Mar - Célio Paiva / Amicis, Patrícia Carvalhedo / Órbita. Hotel/Pousada - Justino / Hotel Tabajara. Surf -Robério Linhares / Projeto Limpando o Mundo. Poço da Draga - Ronaldo Picanço. Associação - Adrelina Castro / Assoc. dos Artesãos / Projeto Cantando na Praça
Mauricio da Silva / Acelere. Sindicato dos Guias de Turismo - Flávio Alvarenga

CURITIBA É A TERCEIRA NO TURISMO DE NEGÓCIOS

Expo Renault Barigui, em Curitiba-PR
Embora seja a oitava colocada no ranking das cidades mais populosas do país, Curitiba supera outras grandes metrópoles quando o assunto é turismo de negócios. A capital do Paraná foi o terceiro destino mais procurado por estrangeiros que vieram ao Brasil fazer negócios ou participar de eventos e convenções no ano passado. Perdeu somente para São Paulo e Rio de Janeiro.
Pesquisa do Ministério do Turismo confirma a forte vocação de Curitiba para o turismo de negócios. Esse segmento foi a motivação de 32,5% dos visitantes internacionais que lá estiveram em 2016. Mais que o dobro dos 15% que buscaram a cidade tendo como interesse principal as atividades de lazer. Argentina (12,2%), Estados Unidos (11,6%), Paraguai (10,9%) e Alemanha (7,2%) foram os principais países emissores.
 Curitiba está também entre as 10 cidades brasileiras que mais realizaram eventos internacionais, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês). O calendário de eventos da prefeitura, por exemplo, prevê a realização de 14 eventos no período de agosto a dezembro deste ano, 6 deles internacionais. Para abrigar tais atividades estão disponíveis, segundo o portal da Prefeitura, 128 espaços com capacidades diversas, inclusive acima de mil pessoas. Dos centros de eventos listados, 57 estão localizados em hotéis de diversas categorias.
No ranking dos principais destinos de negócios no turismo internacional do país, segundo a pesquisa de Demanda Internacional do Ministério do Turismo, aparecem, depois de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Foz do Iguaçu, Salvador, Brasília e Florianópolis, nessa ordem. São Paulo e Rio de Janeiro concentram mais de 70% dos estrangeiros que estiveram no Brasil a negócios.
ABRACORP – Segundo a Associação Brasileira de Viagens Corporativas  (Abracorp), o turismo de negócios movimentou R$ 5,51 bilhões no primeiro semestre deste ano. O volume equivale a um aumento de 9,13% nas vendas, na comparação com o mesmo período de 2016. O levantamento trata de informações dos segmentos de hotelaria, locação de veículos, companhias aéreas e outros serviços de lazer e eventos.

SEGURANÇA PÚBLICA NA PAUTA DO ALMOÇO MENSAL DA ABIH-CE

A ABIH-CE, através do presidente Eliseu Barros, reuniu seus associados no último dia 23,  às 12h30min,  no Hotel Luzeiros, para seu tradicional almoço de trabalho. Na pauta do mesmo, a apresentação do Plano de Segurança Turística, ora em elaboração e que em breve será lançado pelo Governador Camilo Santana.O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, que compareceu ao evento com todo o staff da SSPDS, fez uma explanaação sobre o projeto.
 O encontro reafirmou a parceria existente entre a ABIH-CE e a SSPDS que,  na gestão do hoteleiro Darlan Leite, construiu a Casa do Turista, localizada na Av. Beira Mar, como também, fez a concessão de todas as câmeras do Centro de Monitoramento, ora em funcionamento no Mercado dos Peixes. Ainda durante o evento,  a hotelaria reivindicou a implantação de um Comando da SSPDS na antiga sede da Capitania dos Portos,  no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Para o presidente da ABIH-CE, Eliseu Barros, o comando reunindo todos os setores da Policia do Ceará, no local indicado,  seria um marco para a segurança da cidade de Fortaleza, pois a estrutura estaria inserida no circuito turístico de grande movimentação de turistas, como também devido aos inúmeros equipamentos de entretenimento da região e com acesso rápido para o Centro, Av. Beira Mar e adjacências. De acordo com o Secretário André Costa, o governador Camilo Santana, já manifestou interesse na implantação do referido comando.

COMEÇOU O ENCONTRO NACIONAL DAS JUNTAS COMERCIAIS

O ministro substituto da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, participou, pela manhã, no Marina Park Hotel, da solenidade de abertura do 36º Encontro Nacional das Junta Comerciais, realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) e promovido pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). O evento prosseguirá até amanhã,  26,  e tem como tema a “Simplificação e Modernização dos Processos de Legalização de Empresa”.
De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “as juntas de todo Brasil vêm imbuídas da responsabilidade da melhoria do ambiente de negócios nos estados a fim de contribuir com o desenvolvimento econômico do país. O ministro substituto do MDIC está conosco, pois entende a importância de melhorarmos a ambiência de negócios e do incentivo ao empreendedorismo no Brasil”, destacou.
O ENAJ reúne presidentes, secretários-gerais, procuradores e gerentes de Tecnologia da Informação, TI, das 27 Juntas Comerciais do país com o propósito de debater questões pertinentes ao registro empresarial, buscando promover a troca de informações e intercâmbio de experiências com o intuito de motivar, desenvolver e aperfeiçoar a execução de seus serviços.

A SEMA PARTICIPOU DO RECICLA NORDESTE 2017

Abertura do evento
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participou da Feira Recicla Nordeste – Feira da Reciclagem, Sustentabilidade e Meio Ambiente 2017, anteontem e ontem, no Shopping RioMar, que este ano baseada em dois pilares principais: A Economia Circular e a Cidade Sustentável.
A Sema esteve nos dois dias em um estande, onde apresentou os programas e projetos da secretaria. A secretária Executiva da Sema, Maria Dias, participou da solenidade de abertura do evento, às 19h. Ontem,  às 16h, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, foi o palestrante, tratando  da Gestão de Resíduos Sólidos no Estado do Ceará.
Pilar da Recicla Nordeste, A Cidade Sustentável foi o local onde foram expostos por empresas e órgãos governamentais, produtos, serviços, tecnologias e soluções para a sustentabilidade no ambiente urbano, para pessoas e empresas, com o objetivo de promover negócios e a sustentabilidade na total abrangência deste conceito. Paralelamente à Feira, aconteceu o Seminário de Reciclagem, Sustentabilidade e Meio Ambiente com palestras técnicas e de cunho educacional, com dois focos distintos e complementares, a gestão ambiental e a formação de uma cultura de sustentabilidade.

TERMINAL QUÍMICO DE ARATU - DUPLICOU O ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS

O Terminal Químico de Aratu (Tequimar), do Porto de Itaqui, no Maranhão, teve sua concessão prorrogada por mais 25 anos. Assinado na quarta-feira (23/8) pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, o documento também unifica os contratos de arrendamento e possibilita o investimento de R$ 169 milhões, até 2026, no Terminal. Originalmente, a prorrogação seria em 2024, mas foi antecipada. Por isso o concessionário terá que antecipar estes investimentos.
Em março deste ano, o Terminal da Tequimar foi qualificado na lista de empreendimentos públicos federais, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), para ter a prorrogação antecipada de seu contrato. Entre os sete projetos aprovados na segunda rodada do PPI, este é o segundo a ter seu contrato de prorrogação assinado.
Participaram da assinatura da antecipação da concessão representantes da Secretaria Nacional de Portos (SNP), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e diretores da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).
TERMINAL PORTUÁRIO TEQUIMAR – O Terminal é o segundo maior em movimentação de granéis líquidos do Brasil. É conhecido por ser o pólo regional para atração de novos projetos e investimentos.
A área é composta por um parque de tanques interligados aos berços de granéis líquidos do Porto de Itaqui, por meio de um sistema de dutovias. O terreno está situado entre o ramal ferroviário sudeste, a avenida de acesso ao Porto e o trecho rodoviário de acesso ao terminal da Petrobras.

ROTA DO SOL SEMANAL 25/08/2017 ISSUU