Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - DRAMA SEM FIM

DRAMA SEM FIM
Choca cada vez mais o drama da migração para a Europa. Levados pela fome e pela miséria e seduzidos por inescrupulosos da pior espécie, conhecidos como novos “coiotes”, árabes e africanos se aventuram fugindo de suas pátrias de ditadores sanguinários ou da intolerância religiosa, com o objetivo de, quem sabe, viver melhores dias. Fome, miséria, viagem como carga de animais em embarcações inseguras e superadas, morte em naufrágios, enfim uma série de desgraças vem caindo sobre milhares de pessoas indefesas. É um drama sem fim na busca de incertos melhores dias. Parece que o padecimento dos imigrantes só agora despertou os mais ricos países da Europa Ocidental, como Alemanha, Inglaterra, França e Espanha, já que o ônus só recaia nas costas da quebrada Grécia e da Itália. Discute-se cotas para receber tão infelizes seres humanos. Já é um passo. Talvez caiba ao rico Estados Unidos, com sua beligerante política de intervenção em países árabes, boa parte da luta fratricida que ora se desenrola na conflagrada região. Portanto, já está passando o momento de também redimir-se de erros de avaliação, recebendo boa parte dos “120 mil demandantes de asilo que estão na Itália (15,6 mil), na Grécia (50,4 mil) e na Hungria (54 mil), de acordo com o plano apresentado nesta quarta-feira (9) pela Comissão Europeia”. Seria um gesto nobre e corajoso, uma remissão, pois conhecida é a xenofobia e preconceito racial dos americanos. 
PS – Noticiam os meios de comunicação que o presidente dos EUA, Obama, ele um descendente de africano, contra muita gente, abriu ontem as portas do seu país para receber imigrantes. A cota é pequena, talvez de apenas 10 mil imigrantes. Contudo, vale pelo simbolismo. 
MAIS INTOLERÂNCIA - Os jornais estão noticiando que também na Hungria, na Europa Ocidental, há crescente intolerância contra os refugiados africanos e árabes. Revela-se o fato de que a cinegrafista Petra Lazlo teve atitudes agressivas contra refugiados sírios que tentavam atravessar a fronteira da Hungria com a Sérvia, para chegar a Alemanha.  Na cobertura da tentativa de refugiados entrar no país, Petra foi flagrada derrubando um homem que fugia da polícia. O coitado, que carregava uma criança, viu sua filha chutada. E assim vai o mundo. Não se pensa que os momentos são passageiros. Grandes impérios, quando não desapareceram têm hoje melancólica lembrança do passado. 

EXPOECE-2015 E FEIRA DOS MUNÍCIPIOS - COMEÇA DOMINGO A EXPOECE-2015 E A FEIRA DOS MUNÍCIPIOS

A 61ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará começará no domingo próximo, 13, com término previsto para o sábado, 20. Será no Parque de Exposições Governador César Cals de Oliveira, de propriedade da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em Fortaleza.  As secretarias responsáveis pelo evento são a SDA e a Seapa (Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará. Participam ainda os Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae, Faec, para citar as principais organizações envolvidas nesse evento.
A solenidade de abertura ocorrerá às 17 horas, com a presença do governador Camilo Santana, dos secretários do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e Osmar Baquit, do presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, prefeitos, extensionistas locais, regionais e estaduais, bancos do Brasil e do Nordeste, além de autoridades do setor agropecuário cearense, representantes de associações e sindicatos rurais, agricultores e convidados especiais, pertencentes a organizações públicas e privadas.
FEIRA DOS MUNICÍPIOS - Paralelamente à Expoece, ponto de referência regional, atraindo criadores  não só do Nordeste, mas de todo o Brasil, em decorrência da participação dos plantéis de outros estados,  haverá a Feira dos Municípios. Nos estandes, serão comercializados gêneros alimentícios, bebidas típicas e peças do rico e criativo artesanato cearense. Durante o evento,  serão vendidos também animais e haverá leilões de animais, tais como bovinos, caprinos, ovinos, suínos, aves e também um  concurso leiteiro com entrega de prêmios aos vencedores. 
O coordenador-geral da Expoece, Engenheiro Agrônomo Paulo Helder de Alencar Braga, vice-presidente da Faec, e presidente da Associação Criadores de Suínos, disse ter sido reservado, dentro do Parque de Exposições, um espaço para que os municípios possam mostrar suas atrações como a Festa do Interior, dentro da capital, congregando os conterrâneos que residem em Fortaleza. Da programação consta um desfile de bandeiras dos municípios, na abertura da Expoece.
A EMATERCE NA EXPOECE - Este ano, a Ematerce, no estande institucional, divulgará, por meio de banner, as  principais ações extensionistas, a distribuição de peças técnicas, exibição de vídeos sobre agropecuária. Nos estandes dos agricultores familiares assistidos, mostrará e venderá produtos, oriundos da Agricultura Familiar, como: castanhas e pseudofrutos,  doces, rapaduras, cajuínas, mel de caju, geleias, licores, além de outros gêneros alimentícios da denominada indústria rural caseira, incluindo alimentos, sem o uso de agrotóxicos, produtos orgânicos, afora a comercialização de peças artesanais de couro, madeira, tecido, palha, barro. Serão vendidos também máquinas e equipamentos agroindustriais.
ESTANDES– São estes os estandes de  agricultores-familiares pela Ematerce:
Manhas e Castanhas – Fortaleza; Engenho Tradição – Pindoretama; Cachaça Rapariga – Viçosa do Ceará; Artcrom – Nova Russas; Produtos Padre Cícero – Paracuru; Banana Passa Andradina – Palmacia ;  Pimenta Ardoza – Pacoti; Produtos Orgânicos Joya – Guaramiranga; Tapiocaria Recanto do Sertão – Eusébio;  Cachaça Gole de Ouro – Cascavel;   Cooperai – Trairi; Fape – Itatira. 

INSCRIÇÕES ABERTAS FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA

O Espetáculo "Til, a Saga de um
Herói Torto", do Grupo Galpão 
A Secretaria Municipal de Cultura, abriu  inscrições para o XI Festival de Teatro de Fortaleza, que acontecerá entre os dias 18 e 28 de novembro próximos, em local ainda  a ser definido. Os interessados podem se inscrever até 21 próximo, devendo preencher formulário disponível no link: www.fortaleza.ce.gov.br ou no site da Secultfor: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura. O formulário deverá ser entregue no setor de protocolo da Secretaria.
Serão selecionados até 15 espetáculos teatrais de Fortaleza, cinco projetos de fomento às sedes dos grupos de teatro, cinco espetáculos teatrais nacionais e trabalhos teatrais para a Mostra Outros Olhares - as duas últimas categorias são novidades desta edição, cujo tema será Teatro e Conexões Contemporâneas.
A seleção será realizada em duas etapas: 1ª Etapa - Seleção Conceitual e Técnica - de caráter classificatório e eliminatório; 2ª Etapa - Habilitação Jurídico/Fiscal - de caráter eliminatório, a qual serão submetidos somente os candidatos selecionados na etapa anterior.
Poderão se inscrever no Edital do XI FTF propostas para os diversos segmentos teatrais: Teatro Adulto, Teatro Infantil, Teatro de Rua e Teatro de Bonecos, entre artistas, grupos, coletivos e produções profissionais ou amadoras. Em 2015, o valor total do edital é R$ 165.000,00, um acréscimo de 29,41% em relação ao do ano passado.

NA BACIA DO CEARÁ - MAIOR NAVIO SÍSMICO À PROCURA DE PETRÓLEO E GÁS

A Bacia do Ceará, a partir deste mês de setembro, é cenário de uma pesquisa que visa avaliar se o subsolo marítimo cearense possui potencial para explorar e produzir petróleo e gás. O maior navio sísmico do mundo (Ramform Atlas - foto) deve examinar mais de 7.000 km² da costa marítima cearense. De acordo com o diretor de desenvolvimento e infraestrutura operacional da Cearáportos, Waldir Frota, o estudo, que está sendo realizado pela primeira vez no estado,  é muito importante, principalmente se os resultados forem positivos.
O estudo foi solicitado pela pelas empresas Chevron, Exxon, Premier Oil e Total, responsáveis pela operação dos cinco blocos da Bacia do Ceará adquiridos na 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo - ANP, no ano de 2013.
O Terminal Portuário do Pécem, por causa da  infraestrutura adequada oferecida (profundidade, berços, equipamentos e área),  foi escolhido pela embarcação como ponto de apoio para a realização do estudo.  Atualmente, o terminal portuário cearense vive um momento importante no cenário internacional por causa da segunda etapa de expansão do  Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), que irá quintuplicar a capacidade de movimentação de carga, da sua localização estratégica e desponta como um forte candidato a receber um Hub de cargas a nível nacional, principalmente depois da ampliação do Canal do Panamá e da construção do Canal da Nicarágua.

PARCERIA DA SETUR/CE COM A CVC

A Secretaria do Turismo do Ceará  fechou uma parceria com a CVC Turismo em busca de atrair mais visitantes ao Estado na próxima alta estação (dezembro a fevereiro). A campanha, que teve início no domingo (30), irá divulgar o potencial e as belezas do Ceará em nível nacional, tanto na alta como na baixa temporadas. Além disso, a partir de 1º de dezembro, seis novos fretamentos extras semanais sairão de São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Belo Horizonte rumo ao Ceará, para atender à alta demanda na temporada de verão.
De acordo com Claiton Armelin, diretor geral de Produtos Nacionais da CVC, os voos estarão disponíveis durante a próxima alta estação, mas podem permanecer durante o restante do ano, caso a procura seja grande.  
O Ceará é o segundo destino mais vendido pela CVC. Com a oferta extra dos novos fretamentos na próxima alta estação, serão mais de 10 mil novos lugares disponíveis para o Ceará, que se somarão aos voos regulares já operados pela companhia o ano todo. "A nossa proposta é também desenvolver novas rotas turísticas, além das tradicionais como Jericoacoara e Canoa Quebrada, incluindo destinos como Morro Branco e Praia das Fontes", ressalta o diretor geral de Produtos Nacionais da CVC.
Para o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, a parceria trará bons resultados nas próximas férias. "Temos uma boa perspectiva, principalmente nesse momento de alta cambial, que acaba fazendo com que mais brasileiros viajem pelo Brasil. Além disso, essa parceria é importante para divulgar e levar turistas a outros destinos do Estado", aponta.

PORTUGAL: LISBOA VISTA DE SEUS MAIS BELOS TERRAÇOS

Sky Bar do Hotel Tivori
Lisboa é uma das cidades mais visitadas da Europa, com muitas atrações que encantam moradores e turistas, e os seus terraços, localizados em vários pontos da capital, ajudam a dar a dimensão da beleza e da harmonia entre o rio, os monumentos, os espaços verdes e tantos outros detalhes que só Lisboa oferece.
A começar pelo terraço Chill-Out Limão, que fica no décimo andar do recém-inaugurado hotel H10 Duque de Loulé, localizado no centro de Lisboa. Este espaço apresenta aos visitantes duas áreas distintas, interna e externa, que oferecem uma vista impressionante da cidade e do estuário do rio Tejo. Chill-Out Limão: https://www.h10hotels.com/pt/hoteis-lisboa/h10-duque-de-loule
 O terraço do Rooftop Bar, localizado no nono andar do hotel Mundial, na Praça Martin Moniz, apresenta uma paisagem deslumbrante, na qual se pode contemplar o Castelo de São Jorge ao seu lado e toda a região da Baixa e do Chiado. No ambiente servem-se bebidas antes do período do jantar e um coktail, ao som de jazz, durante a noite. Rooftop Bar: www.hotel-mundial.pt
 Acima do edifício do Chiado está situado o terraço Silk, um espaço aberto em 2008 e considerado um dos mais exclusivos da cidade.  Sua vista panorâmica de quase 360°, que avista o centro histórico da capital, além do ambiente sofisticado e descontraído, tornam-se bons motivos para degustar uma comida japonesa, acompanhado de cocktails e músicas apresentadas por DJ variados. Silk: http://www.silk-club.com/
 O terraço Sky Bar é um espaço lounge que fica no alto do Hotel Tivoli e presenteia os visitantes com uma visão privilegiada do rio Tejo, da Baixa Pombalina e do Castelo de São Jorge. O ambiente possui uma iluminação que se destaca ao anoitecer, quando se pode apreciar opções de refeições leves e bebidas, incluindo alguns cocktails sem álcool. Sky Bar: http://www.tivolihotels.com/pt/restaurantes-bares/portugal/lisboa/sky-bar.aspx
 O Terrace, no Bairro Alto Hotel, é famoso por já ter sido considerado um dos mais bonitos terraços do mundo, muito por causa do seu ambiente confortável e intimista. Sua vista abrange o alto do centro histórico de Lisboa e a Ponte 25 de Abril. Os presentes podem descansar em cadeiras e almofadas e apreciar vinhos e bebidas próprias para o verão. Terrace: www.bairroaltohotel.com
 O Upscale Bar é um terraço diferenciado por estar localizado no luxuoso Epic Sana Lisboa Hotel, na parte moderna da cidade e não no centro histórico. O seu perfil é para atender quem procura um local voltado para o verão, com uma grande piscina (acesso pago) e diversos cocktails de frutas e petiscos, além de espreguiçadeiras para relaxar ao som de música pop e presenciar a vista para a cidade. Upscale Bar: www.lisboa.epic.sanahotels.com
 No último piso do Hotel Vintage Lisboa encontra-se o bar-esplanada panorâmico Varanda do Castelo. O local funciona do final da tarde até a meia-noite no período da primavera e do verão. Neste lugar, os visitantes podem, além de observar a Lisboa de cima, escolher sua preferência num cardápio variado de tapas e cocktails, ao som de música ambiente. Varanda do Castelo: www.nauhotels.com/index.php/en/bars-restaurants-vhl. (Com a  Inform Comunicação)

ATRAÇÕES TURÍSTICAS MARCARAM OS 464 ANOS DE VITÓRIA

A riqueza cultural da capital capixaba é fonte de inspiração para dezenas de músicos, artistas plásticos e artesãos nascidos ou criados na capital capixaba. Na última terça-feira, 8, Vitória completou 464 anos de história,  com uma homenagem do cantor de rap e grafiteiro Ficore Kabelera: um painel colorido de cerca de 15 metros na fachada de um prédio popular. A obra de Kabelera foi uma tentativa de deixar a cidade mais alegre e colorida, concluída no ano passado. Entre os atrativos da cidade, ele elegeu como preferido a praia de Camburi, uma das mais disputadas da cidade.
Fundada em 1551, Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil, destino procurado pela cultura e pelas belas paisagens naturais. A moqueca capixaba, carro-chefe da gastronomia local, é um dos principais destaques da culinária regional, resultado de uma mistura de colonizadores europeus, indígenas e africanos.
No ano passado, Vitória se destacou em aspectos ambientais em estudo de competitividade do Ministério do Turismo. A pesquisa anual mede o desenvolvimento de 65 destinos considerados indutores do turismo.
Para celebrar o aniversário da cidade, a Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória programou atrações para moradores e visitantes. Com início segunda-feira (7), o programa Fim de Semana na Ilha ofereceu um passeio ciclístico saindo do centro da cidade e um festival de frutos do mar, no bairro Ilha das Caldeiras. Nesta terça-feira, as atividades aconteceram no Parque Moscoso. Bares, hotéis e restaurantes ofereceram descontos de até 50%. (Com o MTUR).

A SEMANA VERDE-AMARELA É DESTAQUE NA EXPO MILÃO

Ministro Henrique Eduardo Alves reforçou o Brasil como destino internacional 
Acompanhado do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, na última segunda-feira, 7 de setembro, Dia da  Independência do Brasil, abriu na Expo Milão a Semana do Brasil, solenidade bastante prestigiada por brasileiros e participantes da feira que se realiza Itália,  inclusive o nosso  cônsul em Milão, Paulo Cordeiro.
Na ocasião, o ministro Henrique Eduardo referiu-se à estrutura turística e  belezas naturais brasileiras e convidou os visitantes para participar da próxima Olimpíada no Brasil, em 2016. 
Enquanto a Semana do Brasil segue até o dia 13, com atrativos culturais e uma mostra da gastronomia nacional, outro evento foi encerrado pelo ministro do Turismo: o programa Brasil Próximo, que promoveu a integração entre diversas regiões brasileiras e italianas. 
A Expo Milão começou em maio e só termina em outubro. Ao longo dos seis meses do evento, que tem a presença de 145 países, o Brasil está promovendo 200 encontros de negócios e divulgação do país no exterior. O nosso pavilhão é de 4 mil m² e abriga exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento.
A presença brasileira na grande feira internacional é organizada pela Apex-Brasil, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e parcerias com o MTur, EMBRATUR e Funarte.

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ EM BH ESPERA 12 MIL VISITANTES

Evento reúne produtores e especialistas todo o mundo e prevê negócios de R$ 25 milhões. Consolidada como referência nacional do café, Belo Horizonte se prepara para receber 12 mil visitantes e gerar cerca de R$ 25 milhões em negócios A capital do estado do café já se prepara para receber o maior encontro do setor no país e um dos principais do mundo. A terceira edição da Semana Internacional do Café - SIC 2015 acontecerá entre 24 e 26 de setembro, no Expominas. Para alavancar os negócios e fortalecer o segmento, a iniciativa vai contar com mais de 200 profissionais do setor, cerca de 100 expositores e 150 marcas, além de seminários, cursos e workshops. Com um cenário desafiador para o setor, a SIC visa impulsionar os negócios e movimentar mais de R$ 25 milhões em negócios diretos. O encontro reúne cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de todo o mundo. Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas (Sebrae), pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC terá três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
Tendências de mercado
Entre os destaques da programação está o Espaço Café Brasil, que traz em sua 10ª edição uma ampla plataforma de negócios. Já para os milhares de apreciadores e apaixonados por café, a Semana Internacional do Café é a oportunidade perfeita para aprimorar o paladar e conhecer as últimas novidades e tendências do mercado.
“Quem passar pela SIC vai absorver dicas de harmonizações, conhecer novos cafés que serão servidos por baristas de todo Brasil, participar de palestras ministradas por nomes de peso do setor cafeeiro nacional e internacional, e viajar pelos sabores e aromas da feira”, ressalta Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora. Outro destaque é o DNA Café 2015, que realiza encontros, em formato de mesa redonda, com representantes de diversos setores do café. Haverá também a participação de profissionais de vários países, que apresentam conteúdos relevantes em áreas como cultivo, certificação, torra, cafeterias, tendências e negócios. Também fazem parte da agenda, entre outros eventos simultâneos, o Fórum da Agricultura Sustentável, Reuniões do Educampo Café, Espaço Café+Forte, Sala de Cupping & Negócios, Coffee of the Year Brasil e o Encontro IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil. Para o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, a SIC aproxima os agentes da cadeia produtiva do café das principais tendências do mercado mundial. O evento é um importante aliado nos trabalhos de divulgação das origens produtoras de café do Brasil. Esta é uma estratégia do Sebrae, em nível nacional, para valorizar o trabalho dos pequenos negócios do setor e o café brasileiro, a partir do reconhecimento das características e especificidades que diferenciam e tornam únicos os grãos de cada uma das regiões produtoras.
Jornalista Sergio Moreira
Abrajet Minas Gerais

DIVERSIDADE EM FESTIVAIS DE GASTRONOMIA

Lagosta à Belle Meuniere
Os turistas que visitam as piscinas naturais de Maragogi, em Alagoas, têm mais um atrativo este mês. No início deste mês, dia 2, começou a sexta edição do Festival da Lagosta de Maragogi, promoção de pratos à base do crustáceo em 12 restaurantes, com desconto de até 50%. As formas de apresentá-la variam bastante: tem lagosta grelhada na cachaça, lagosta com molho de alcaparras, lagosta com leite de coco e azeite de dendê. A praça de eventos da cidade completa a programação com apresentações culturais, exposições, venda de artesanato e shows musicais.  O evento vai até o dia 27.
O Festival da Lagosta pode ser uma ótima oportunidade para experimentar a gastronomia da região, de acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires. “A culinária do Nordeste é rica e diversificada, do mar ao sertão oferece um banquete de sabores, aromas e cores que encantam o paladar”. O festival foi criado há cinco anos para movimentar o destino na baixa temporada pela Associação de Hotéis e Pousadas de Maragogi e Japaratinga. A iniciativa aumentou o movimento do turismo local.
EM BRASÍLIA - Já em Brasília, a Semana da Gastronomia do Distrito Federal, com pratos inspirados nos frutos do cerrado, teve início anteontem (9), nos restaurantes do Senac. No cardápio, pratos como gueirobas grelhadas, uma espécie de palmito do cerrado acompanhadas de pimentas especiais; frango ao chutney de cagaita, uma frutinha amarela do cerrado; e a sobremesa bavaroise de araticum, brigadeiro de jatobá e cajuzinho do cerrado em calda. O cardápio do cozinheiro André Marques, que ganhou um programa de TV com chefs de cozinha, teve inspiração na miscigenação cultural da cidade. Para saber mais, clique na programação. (Com o MTUR).

DOMINGO, O ENCERRAMENTO DA 17ª BIENAL DO LIVRO NO RIO

Mauricio de Souza e Thalita Rebouças com os
personagens Mônica e Cebolinha, na Bienal
Com o mesmo êxito dos anos anteriores, está acontecendo no Rio de Janeiro a 17ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, certame que marca o calendário cultural brasileiro. A grande festa cultural foi aberta na semana passada, dia 3, com  o emocionante discurso de Mauricio de Sousa,  que já recebeu o Prêmio José Olympio,  concedido pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). O criador da Turma da Mônica é o homenageado desta edição.. Ele lança 42 livros durante o evento  por diversas editoras. O prefeito Eduardo Paes abre a programação cultural
Esta  Bienal também homenageia a Argentina, que foi representada na cerimônia de abertura pelo embaixador do país no Brasil, Luis María Kreckler, e pela embaixadora Magdalena Faillace, diretora geral de assuntos culturais do ministério das relações exteriores e culto. 
Nesta edição,  há considerável  aumento no investimento na programação e mais espaço para a circulação do público. Além do investimento crescente na programação cultural,  que triplicou desde 2009 e já aumentou 12% em relação à última edição, a Bienal do Livro Rio está de olho no conforto do público. Este ano, com o uso da praça central do Riocentro, de jardins que antes não eram acessíveis e a expansão da área de alimentação externa, a metragem total do evento vai passar de 55 mil m² para 80 mil m².
OS TRÊS ÚLTIMOS DIAS – Os amantes das mais variadas opções de leitura encontrarão na Bienal motivos de muita satisfação, com muitas de atividades. Hoje, entre as ofertas, são destaques: Café literário- no Pavilhão 3 – Azul. Feito de Homens e Livros: A Formação de Leitores no Brasi. São destaques Ignácio de Loyola Brandão,Tânia Rosing,Julio Ludemir,Marisa Lajolo e Volnei Canônica. No Pavilhão 4 – Verde, o Café apresenta  O próximo da fila: Desejo, projeto e o mundo do trabalho. Transformando o mundo pelo fazer . Luana Cavalcante e Henrique Rodrigues.
Amanhã, no Café literário - Pavilhão 3 – Azul Rio 450 anos, um dos destaques é  Vida cotidiana no Rio de Janeiro. Já no Pavilhão 4 - verde - Auditório Madureira. Conexão Jovem Sophie Kinsella
Aguarda-se a maior movimentação para domingo, quando haverá o  encerramento da Bienal. No Café literário,  no Pavilhão 3 – Azul – o grande tema será Noel Rosa e Cartola: O Samba do Rio. João Máximo,Luiz Ricardo Leitão e Denilson Monteiro. 
Com investimento de R$ 36,8 milhões, o evento, resultante de uma parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) e a Fagga | GL events Exhibitions, conta com a participação de 950 expositores e a participação de 218 convidados nacionais e 27 estrangeiros, que conversam com o público em espaços informais do evento. 

ASSEMBLEIA GERAL DA ABRASF

GRAN MARQUISE FORTALEZA
Fortaleza será sede da 3ª Assembleia Geral da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), de 16 a 18 do corrente, no Gran Marquise Hotel. O encontro reunirá os secretários de Finanças, Receita, Fazenda e Tributação das capitais brasileiras para discutir o cenário econômico e financeiro dos principais municípios do País.
Na programação do evento, palestras de dois secretários municipais de Fortaleza. O titular das Finanças, Jurandir Gurgel, apresentará, no dia 17, o Programa de Fortalecimento do Fisco (Fortfisco), e a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, falará, também na quinta-feira, sobre as possibilidades de ampliar a receita municipal utilizando os instrumentos urbanísticos do Estatuto das Cidades. Também participará do evento o secretário da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), Mauro Filho, que debaterá sobre o cenário macroeconômico e os impactos nas finanças estaduais e municipais.

SOBRAL RECEBE O “ESCOLA VAI AO CINEMA 2015”

 Alberto Gouvêa, Matheus Abreu e Rachel Pimentel atuam em Segredo dos Diamantes
O projeto A Escola Vai ao Cinema será lançado hoje, 11,  às 16 horas, no Cinema da Rede Pinheiro, na cidade de Sobral.  Serão entregues os prêmios dos concursos das redações do ano de 2014 e a exibição de três curtas “O Prisioneiro e o Bambu”, “O Palhaço” e a “Invenção da Galinha”, produzidos por alunos da rede pública de Sobral, Limoeiro do Norte e Quixadá por meio de oficina de animação realizada em cada município.  
Ainda em Sobral, amanhã, às 9 horas, acontecerá o Seminário Cine Educação conduzido pela coordenadora pedagógica do projeto, jornalista Bete Jaguaribe, e logo depois será exibido o filme “O Segredo dos Diamantes”, tendo como plateia de formação os professores da Rede Pública de Ensino. O Segredo dos diamantes é dirigido pelo cineasta mineiro Helvécio Ratton, que tem uma longa trajetória dedicada a filmes com temática infantil e já recebeu o prêmio de “Melhor filme Juri Popular”, no 42º Festival de Cinema de Gramado – 2014.

O “SABERES & SABORES”

Numa realização do Senac/Ceará, o 'Saberes & Sabores – edição Cariri 2015: na rota da inovação',  está despertando muito interesse dos habitantes dos 29 municípios região cearense.  Realizado pelo Senac-Ceará, o evento,  que começou ontem e terminará domingo, 13, em Juazeiro do Norte  está  dividido em dois espaços, com várias atividades, entre as quais oficinas pagas com duração de três dias e contando com a participação e quase três centenas de pessoas.  Instrutores do Senac/CE e 16 chefs de destaque nacional estão à frente de 13 oficinas gastronômicas. Destaque também é o envolvimento de 19 restaurantes da região do caririense.
Afora a programação voltada ao público, o Senac/CE realiza ainda uma atividade direcionada aos chefs e jornalistas com um Roteiro Geocultural Gastronômico, e visitas ao Geopark Araripe, à Praça da Sé em Crato, ao Museu de Paleontologia, ao Ateliê de Espedito Seleiro, ao Pontal de Santa Cruz e ao o Horto, onde está o  museu vivo do Padre Cícero.  

A HOTELARIA E O TURISMO RESITEM À CRISE

Dados da Associação Brasileira de Franchising mostram que as franquias de hotelaria e turismo, como hotéis de rede e agências de viagem, faturaram R$ 2,4 bilhões no Brasil durante o segundo trimestre de 2015, quantia que representa um crescimento de 20% em comparação à igual período do ano passado. 
Segundo o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, entre os fatores que mantêm as viagens aquecidas estão o câmbio favorável aos estrangeiros, a visibilidade conquistada pelo Brasil com eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada, além do fato de 2015 ser um ano atípico, com seis feriados emendados a finais de semana a mais do que em 2014.
As viagens ganharam um espaço cada vez maior nas atividades dos brasileiros, de acordo com Cláudio Tieghi, diretor de Inteligência e Mercado da ABF. “O consumidor assimilou os benefícios do turismo de modo que, mesmo com a economia em dificuldades, manteve-se o desejo de viajar”, diz Tieghi.”
HOTELARIA NO CEARÁ - Conforme o empresário Darlan Leite, presidente da ABIH/Ceará, com os dados pesquisados junto aos associados, o mês de agosto foi fechado com uma ocupação de 63,34% contra 67,84% referente ao ano passado, com uma queda de 4,5%, ou seja, apesar da crise, conseguirmos uma boa ocupação.  O Ceará está se mantendo entre os destinos mais procurados do país e um dos principais do Nordeste. E também foi confirmada  a previsão de ocupação referente ao feriado de 7 de setembro  mais os  Jogos Escolares da Juventude, a qual  foi de 79,98%. Para Darlan Leite, o setor está tirando o lucro dos seus custos, na tentativa de manter o quadro de seus colaboradores com a economia aquecida.
Destacou o presidente da ABIH/CE o trabalho da hotelaria junto às operadoras nacionais e internacionais, com pacotes atrativos, aumentando assim a competitividade do destino. Como, também, o esforço da  SETUR/CE e da SETFOR, que iniciaram em agosto uma campanha promocional nos maiores polos emissores nacionais e internacionais,  principalmente os que já tiveram grande demanda ao nosso destino. a exemplo da Argentina, além da participação efetiva com aquisição de estandes nas principais feiras do setor, trabalho que continuará na 43ª edição da feira ABAV que será realizada no Anhembi, em São Paulo, de 24 a 26 próximos (Com o MTur)

PANORAMA DO FESTURIS 11/09/2015


MINISTRO CONFIRMA PRESENÇA -O Ministro do Turismo do Brasil, Henrique Alves, confirmou presença na 27ª Edição da FESTURIS que acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado. O Ministro estará participando da solenidade de abertura e também será palestrante do Congresso FESTURIS.
 Os diretores, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello realizaram o convite ao Ministro, durante audiência realizada na quarta, 09, no Mistério do Turismo em Brasília. Presentes na ocasião também estavam o Presidente ABAV-RS, Danilo Kehl Martins, representando a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Viviane Dutra, o representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em Brasília, José Otaviano Fonseca e Leonora Guedes representante da Festuris em Brasília. “Saímos de lá com a boa notícia de que o Ministério do Turismo participará novamente, de forma fortalecida e ativa do evento”, destacou o Diretor da FESTURIS, Eduardo Zorzanello.
Para o Ministro do Turismo, Henrique Alvez, o turismo é uma das atividades econômicas mais promissoras do mundo. “Em 2014, enquanto a economia mundial mantinha o pessimismo impulsionado por uma das mais graves crises das últimas décadas, o setor mostrava vitalidade. Registrava um crescimento de 4,4% no número de viagens internacionais, com a movimentação de mais de 1 bilhão de turistas e a geração de 1,2 trilhão de dólares, segundo a Organização Mundial de Turismo”.
TEMA CENTRAL - Todos os anos, a Feira de Turismo de Gramado se preocupa em não apenas fomentar negócios com o trade turístico, mas também chamar a atenção dos profissionais e abrir espaço para debates e novas abordagens às principais tendências do mercado através do Congresso Festuris, realizado em parceria com a ABAV /RS.
Segundo o Presidente da ABAV/RS, Danilo Klehl, “Devemos investir em atendimento de qualidade; em profissionais capazes de gerar rapidez de informação; agilidade no atendimento; aptos não somente a auxiliar seus clientes em todas as etapas de venda, mas hábeis em prover soluções para possíveis problemas".
Em 2015, o tema central será “ De olho no mercado – Superando crises e desenvolvendo novos modelos de negócios”. O evento  traz ao seu congresso grandes nomes do turismo, apresentando os planos e mostrando o que o profissional do turismo deve fazer para estar completamente apto a se adaptar às novidades do segmento. Entre os painelistas já confirmados está o presidente do GRUPO TREND, Luís Paulo LUPPA.
NEGÓCIOS EM PAUTA - A Diretora da Festuris, Marta Rossi, participou da 3ª edição da La Cita das Américas, evento cujo propósito é estimular o networking do trade turístico da América Latina e do Caribe com o restante do mundo. Os encontros ocorrem de 2 a 4 últimos, no Boca Raton Resort and Club - The Palm Beaches/Flórida.
Reconhecida pela eficiência em prospectar e fortalecer parcerias na América do Sul, a Festuris Gramado caracteriza-se por ser uma feira realizada no Brasil com abrangência internacional, fator este reforçado por sua posição geográfica privilegiada, que favorece a participação de empresas e destinos com forte investimento em turismo como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. Esse ano, a feira buscará fortalecer e estreitar laços também com o mercado europeu e norte americano.
CONSOLIDAÇÃO DA FORÇA DOS NEGÓCIOS - A menos de dois meses de iniciar sua 27ª edição, a Festuris confirma a presença de mais de 40 companhias aéreas, nacionais e internacionais, que fortalecem os negócios desta, que é a mais importante Feira de Negócios da América Latina e acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado.
Entre as participantes confirmadas estará a Star Alliance, principal rede de companhias aéreas do mundo. Hoje, as 27 empresas operam diariamente cerca de 18.500 voos em 1.321 aeroportos em 193 países. 
 “É uma oportunidade especial para intensificarmos a divulgação dos benefícios para passageiros comuns, corporativos e agências de viagem. O Sul do País concentra viajantes de alto padrão e vem despertando a atenção de empresas aéreas internacionais. E atingir esse público, por meio dos agentes de viagem da região e de eventos como o de Gramado, representa uma estratégia potencial”, avalia Ian Gillespie, representante da rede no país e diretor da Divisão Internacional da Avianca Brasil.

ROTA DO SOL SEMANAL 11/09/2015 - ISSUU