Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

JERI A CAMINHO DA DEGRADAÇÃO

O Ceará vive momentos de euforia no que diz respeito ao seu desenvolvimento econômico, particularmente do turismo. As últimas conquistas do Governo na China, na Holanda, na França e na Alemanha indicam que em poucos anos vindouros estaremos num patamar respeitável de progresso, perseguido de muito perto estados maiores na indústria, comércio, transportes e tantos outros segmentos marcam o desenvolvimento. Com o Porto do Pecém, estamos abrindo as portas para grandes conquistas nas áreas de importação e exportação de produtos não apenas do Estado mas de todo o Nordeste. A parceria com a alemã Fraport abre espaços significativos, unindo-nos comercialmente em grande escala a todos os continentes. O que dizer da conquista recente do “hub” das Air France / KLM e GOL? Via área, o mundo estará ligado ao nosso Aeroporto Internacional Pinto Martins. E a expansão do Complexo Industrial do Pecém, com fortes perspectivas de ali se instalar uma refinaria de petróleo? E os avanços e expansões no comércio, indústria e cultura que colocam num patamar de destaque Juazeiro, Crato, Horizonte, Maracanaú e Eusébio, afora alguns outros municípios? Pois bem, as conquistas de agora parece que não são capazes de servir de lição para os dirigentes do nosso maior referencial no turismo de lazer que é Jericoacoara. Descoberta para o mundo nos anos 80 do século passado, portanto faz pouco mais de 30 anos, o nosso “paraíso” vertiginosamente está a perigo pela insensatez de dirigentes que só veem o lucro fácil de agora, pouco se importando que estão matando uma “galinha de ovos de ouro”. Jericoacoara, a cobiçada praia distante cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, considerada uma das dez mais bonitas do mundo, sempre foi ponto de atração por causa das suas belezas naturais e, talvez, difícil acesso, fato maior da sua preservação até recentemente. Encravada em área do Parque Nacional de Jericoacoara, portanto sem que deva sofrer intervenção significativa, a não ser por autorização oficial, a nossa joia turística vem sendo agredida pela ganância de autoridades e empresários insensatos. Hotéis, pousadas, residências luxuosas estão surgindo aos montões. A singeleza da cidadezinha já não é a mesma. Até novas “estradas” são vistas através das longas dunas. O que é pior, sob os antolhos das autoridades locais que, parece, não estão nem aí. No duro, no duro, é um crime o que vem acontecendo nos últimos tempos na encantadora atração do município de Jijoca de Jericoacoara. Será que ninguém se lembra do houve na outrora badalada praia de Canoa Quebrada, em Aracati?. Cresceram os olhos e degradaram o nosso então maior referencial praiano. Hoje ela vive mais da fama de outrora. Têm sido muito difíceis os esforços de comerciantes e autoridades de agora para recuperar o antigo prestígio. Não se tem dúvida de que, a continuar o que vem ocorrendo agora, Jericoacoara em breve tempo será apenas uma boa lembrança.

EM HONRA A SÃO FRANCISCO DE ASSIS - MILHARES DE FIÉIS PARTICIPARAM DOS FESTEJOS EM CANINDÉ

Mais uma vez, este ano, a tradição de várias décadas se fez presente em Canindé. Durante os festejos em honra a São Francisco de Assis, iniciados no dia 24/09, milhares de católicos não apenas da cidade cearense, mas de todo o Nordeste fervorosamente participaram de todos os atos litúrgicos realizados no segundo maior templo franciscano do mundo. Nos 11 dias de festejos foram realizadas missas na Basílica e nas igrejas da cidade e novenários na Praça dos Romeiros. A celebração de encerramento, na última noite de louvor a São Francisco teve como subtema "A igreja reconhece a santidade de São Francisco". O pregador foi o Ministro Provincial Frei João Amilton. 
Um dos grandes destaques das celebrações em honra ao Pobrezinho de Assis foi a Missa dos Vaqueiros, celebrada pela manhã do último dia 30 pelo pároco da Paroquia de São José, padre Roberto Reinaldo. Antes do ofício, realizou-se grande cavalgada promovida por centenas de vaqueiros com partida da estátua de São Francisco e chegada ao Parque de Exposição de Canindé, local da celebração.  
ENCERRAMENTO – Como é da tradição, o dia do encerramento dos festejos foi o que contou com a maior presença de público. A Basílica e suas proximidades ficaram repletas de fiéis durante a missa de encerramento, ocorrida anteontem, 4 de outubro, ato realizado às 9h  na Quadra da Gruta. No mesmo dia, acompanhada por grande multidão, às 17h ocorreu a procissão com a Imagem de São Francisco, iniciada na Praça da Basílica.
Ontem, às 12 horas, houve o encerramento da Festa de São Francisco de Canindé, também com a presença do grande número de pessoas.  
CORREDOR RELIGIOSO - O governador Camilo Santana anunciou na noite desta terça-feira (3), durante as comemorações em homenagem a São Francisco das Chagas, em Canindé, as obras de requalificação do corredor religioso do município. O projeto, que está em processo de licitação, conta com investimento de mais de R$ 4,5 milhões do Governo do Estado. 
Em 2017, a Paroquia de São Francisco das Chagas, que abriga o maior santuário franciscano das Américas, comemora 200 anos de fundação. “Essa é uma das maiores festas religiosas do Brasil e que, a cada ano, vê o número de visitantes crescer. Isso mostra a esperança das pessoas na palavra de Deus e no exemplo do que representa São Francisco, que sempre lutou pelos mais necessitados”, citou o governador.
O corredor religioso do município é composto pela Basílica de São Francisco das Chagas, Estátua de São Francisco, Praça do Romeiro, Convento de Santo Antônio, Casa dos Milagres e Via Sacra do Monte. A obra é de responsabilidade da Secretaria das Cidades.
Também estão inseridas no projeto a urbanização da área que circunda a Igreja Nossa Senhora das Dores, compreendendo a execução de piso pré-moldado, atendendo as normas de acessibilidade, instalações, paisagismo, estacionamento para carros e motos. Além disso, será aberta uma via chamada Rua Nova do Convento, compreendendo serviços de contenções, piso pré-moldado e piso rústico.

TURISMO PARA PESSOAS IDOSAS

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Nesta semana, nosso artigo tem por objetivo chamar a atenção dos gestores públicos e da iniciativa privada, do Estado do Ceará, para que invistam, por meio de campanhas publicitárias, na mídia impressa e eletrônica, além das redes sociais, no filão, isto é, no mercado, constituído por pessoas, ditas da melhor idade, cuja denominação dela discordamos, pois seria mais adequado chamá-las da terceira idade, ainda  pouco explorado e que pode ajudar a diminuir a sazonalidade das correntes turísticas na denominada baixa estação. 
Frise-se que as pessoas, inclusive algumas são associadas a Clubes da Melhor Idade, que, afora o tempo suficiente para viagens, dispõem de dinheiro e são consumidores, em potencial, para a compra de nossos produtos artesanais e gastronômicos, sem falar dos “souvenires”, destinados a familiares e amigos, quase obrigatórios para aqueles que desejam presentear alguém, quando do retorno de passeios turísticos. 
Agora, tem um porém: o receptivo a turistas idosos deve ter um diferencial em termos de atrativos turísticos. Afinal, são pessoas de elevado grau instrucional (muitas com curso superior, mestrado e até doutorado), que não querem, em suas viagens de lazer, a chatice dos roteiros programados somente com praias, embora estas devam constar nos atrativos que lhes forem oferecidos. 
Bem! Gente idosa, dentre a qual nos incluímos, não gosta de se expor muito ao Sol (não há necessidade de se explicar, aqui, os motivos) e de outras aventuras, que exigem bastante esforço físico, como longas caminhadas, subidas íngremes a pontos turísticos, comidas típicas de difícil digestão, considerando-se o fato de que muitos  fazem dietas por recomendação médica. Portanto, um cardápio diversificado é o ideal, que atenda as necessidades alimentícias desse público especial.
Mister se faz, também, que a programação turística, para essas pessoas, seja diversificada e criativa, mas que não as deixem cansadas ao final do dia. Se muitos idosos têm bom preparo físico, existem os que são limitados, em termos de exercícios físicos, e não podem acompanhar o “rojão” dos mais sarados fisicamente. Ademais, cada idade tem as suas limitações, em se tratando de esforços corporais.
Agora, vale a pena esclarecer que o elemento diferencial do polo receptor é o maior atrativo para o turista. Somos favoráveis, ainda, a que se estimule o turismo receptivo, pois o emissivo, (a saída de cearenses para outros Estados do Brasil e a de brasileiros para outros países), representa, não só a evasão de divisas, bem como a criação de empregos, sem falar da geração de renda no exterior,  em virtude de provocar o aumento da circulação da moeda nacional, em outros Estados da Nação brasileira, e a evasão de divisas. 
Ah! Claro que brasileiros devem visitar outros países, mas os Governos Federal, Estaduais e municipais, aliados ao empresariado do ramo turístico, precisam dar maior atenção ao turismo receptivo, este, sim, na verdade, mais benéfico ao nosso país e, em especial, ao nosso Estado. Acredite nisso, minha gente! Agora, a frase, mediante a qual, gostamos de alertar governantes e a iniciativa privada: Turismo, que não se divulga, esconde-se. E o turismo cearense deve sempre estar, também, em rede e na rede, no mundo da Informática, todos os dias e o dia todo. Obrigado pela leitura!

TURISMO BAIANO EM MAR REVOLTO

UM ABRAÇO AO CENTRO DE CONVENÇÕES -Numa manhã de domingo, a comunidade turística baiana, tendo como aliados os moradores das imediações do antigo Centro de Convenções, promoveu uma manifestação contra o estado de indefinição em que ainda se encontra aquele importante equipamento do turismo da “boa terra”, por conta do desabamento de uma parte da sua estrutura.
O objetivo de toda a multidão que cercou o CC foi protestar contra a falta de solução para o estado em que mergulhou o turismo baiano sem a existência do seu importantíssimo equipamento. Inclusive, tanto as muitas lideranças dos diversos segmentos como os residentes no entorno daquele prédio, protestaram contra a tendência demonstrada pelo Governo do Estado em transferir para a Avenida Paralela, já nas proximidades do Aeroporto Deputado Luiz Eduardo Magalhães.
JÁ LÁ SE VÃO DOIS ANOS - A realidade é que Salvador se encontra sem condições de sediar os grandes eventos nacionais e internacionais em virtude da inexistência do seu Centro de Convenções. Embora, em 24 de Dezembro de 2014, o Governador houvesse declarado que havia decidido pela construção de um novo CC. Chegou a ser lançada uma licitação de R$5 milhões para a recuperação do atual, cujas obras não chegaram a ser concluídas por conta do desabamento.
Com as idas e vindas, inclusive especulação pelo Governo de alguns outros locais escolhidos para sediar o novo Centro, todos, por sinal, condenados pelos "expertos”, até que, agora, assegura que a indicação do espaço da Paralela é definitiva. O que desagrada inclusive a comunidade residente no Stiep que utiliza uma série de argumentos para contestar aquela preferência.
ÓRGÃOS DO SETOR NÃO SE PRONUNCIAM  - Um dado impressionante, que chama a atenção das lideranças do turismo baiano é que os órgãos do setor, Secretaria de Turismo e Bahiatursa, não se pronunciam publicamente sobre a questão, nem mesmo dialogam com a comunidade turística para examinar a questão.
No que respeita a ambos, por sinal, continuam a veicular notícias nos órgãos de comunicação de Salvador dando contas da provável mudança dos dirigentes daqueles setores. E os argumentos que têm justificado tal decisão do Governo do Estado, se realmente ocorrer, serão puramente políticos, no caso da Bahiatursa. Quanto a Secretaria, assegura-se que decorre em virtude da falta de ação do titular, que não conseguiu assegurar o “hub” da Air France e não tem controlado a insatisfação geral com respeito ao Centro de Convenções.
SALVADOR PERDEU A QUEBRA-DE-BRAÇO PARA FORTALEZA -  Uma das últimas notícias que abalaram a comunidade turística baiana foi de que Salvador, em definitivo, perdeu a preferência da GOL/AIR FRANCE para instalação do seu “hub”. Essa contenda se vinha arrastando já há algum tempo, criando, contudo, a espectativa do turismo baiano de que o Aeroporto Deputado Luiz Eduardo Magalhães pudesse ser o indicado pelas companhias respectivas.
O que se informa, porém, é que a decisão daquelas companhias por Fortaleza decorreu da iniciativa do Governo do Estado do Ceará em se deslocar até Paris para dialogar com os dirigentes da Air France e oferecer as vantagens que levou no seu “portfólio”. Enquanto a Bahia não se pronunciava oficialmente. Salvador já havia perdido o “Hub” da AZUL para Recife.
PREFEITURA CORRE ATRÁS DO PREJUÍZO - Em contrapartida, o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, informou que a Prefeitura da Capital baiana sancionou a Lei 9.276/2017, no dia 15 passado, através da qual oferece incentivos fiscais para outras empresas que vierem a implantar seus “hubs” no aeroporto baiano. Uma das empresas que se encontra na mira da municipalidade é a Air Europa, que, por sinal, já está instalada em Salvador.
Já contando com dois voos semanais da capital baiana para o “Velho Mundo”, a espectativa é que a Air Europa venha a ampliar com outro voo, o terceiro, entre Salvador e Madrid no mês de dezembro. Outras empresas aéreas se encontram, igualmente, na mira da Prefeitura, com vistas a privilegiar a Capital baiana.
SALVADOR RECEBERÁ MAIOR REGATA TRANSATLÂNTICA -  Uma conquista, porém, do Governo do Estado é que, entre os dias 12 e 14 de Novembro, Salvador deverá estar recebendo a 13ª Transat Kacques Vabre, a maior regata transatlântica do mundo. A largada ocorrerá no dia 5 de novembro em “Le Havre”, na França.
As 4.350 milhas náuticas (8.056 km) são consideradas como a Rota do Café e terão o concurso de 41 embarcações, cada qual com dois velejadores. Serão quatro classes de veleiros: Class40, Multi50, IMOCA e Ultime, com 40, 50, 60 e até 100 pés. Essa regata já teve Salvador como porto de chegada nos anos 2001, 2003, 2005 e 2007.

PASSEIOS IMPERDÍVEIS - CORES ESTONTEANTES NO OUTONO DO REINO UNIDO

O Panteão no sul de Oxford Street, Londres, Inglaterra
O outono pode ser o sinal do fim de verão, mas em todo o Reino Unido ele é celebrado como a estação na qual as florestas, bosques, parques e jardins são decorados por cores estonteantes.
Programar uma viagem durante o mês de outubro, quando as cores estão no auge é motivo de encantamento 
com os vermelhos ardentes, amarelos dourados e ricos bordôs das folhas em queda.
Para desfrutar da beleza outonal do Reino Unido, eis algumas dicas:
Westonbirt National Arboretum, Gloucestershire - Cuidadosamente plantado em meados do século XIX, é lar de cerca de 15 mil espécies provenientes de todo o mundo. Desde o final de setembro, este oásis de paz ganha cores outonais que perduram até novembro, mas outubro é indiscutivelmente a melhor época para visitá-lo, pois é quando o mosaico de folhas chega ao auge de beleza. Há 27 km de trilhas para caminhada em toda a propriedade de 250 hectares.
Faskally Wood, Perthshire, Escócia - Perthshire é conhecido como o lar das grandes árvores, com 25 espécies, entre as quais destacam-se o pinheiro escocês, o vidoeiro-branco, a aveleira, o freixo e o carvalho. É um belo lugar para se visitar durante todo o ano, mas fica indiscutivelmente mais bonito com a  chegada do outono. Criada como “floresta modelo” no século XIX, Faskally Wood tem uma trilha sinalizada rodeada de árvores portentosas. Ao cair da noite, ela se transforma e, banhada por uma iluminação amarelada, é animada por shows de música.
Lime Avenue no Marbury Country Park, Cheshire -  É para se tirar muitas fotos do outono dourado da belíssima simetria da Cal Avenue, um legado dos tempos das grandes propriedades no Marbury Country Park.  O parque fica no coração das Northwich Community Woodlands, que é parte da Mersey Forest. 
New Forest, Hampshire - O New Forest National Park tem cerca de 130 quilômetros quadrados de bosques antigos. Eles abrigam poderosas sequoias-vermelhas plantadas no final da década de 1850, assim como ameiros, faias, castanheiros e outras espécies de árvores. Há a trilha das árvores altas com majestosas coníferas na Rhinefield Ornamental Drive, um dos melhores lugares para experimentar a variedade de vívidas tonalidades outonais, que chegam a tempo para o New Forest Walking Festival, em outubro. Do enorme carvalho de 500 anos chamado de Knightwood Oak, na Bolderwood Ornamental Drive, perto de Lyndhurst, é possível também ver pôneis selvagens e porcos passeando pela floresta em busca de castanhas.
Richmond Park, Londres - Boa opção para escapar do movimento urbano de Londres é absorver a riqueza de cores do outono em uma caminhada ou passeio de bicicleta ao redor de Richmond Park), na época em que as folhas dos seus velhos carvalhos adquirem um profundo tom de laranja. É uma reserva natural nacional, a maior de Londres e três vezes mais extensa do que o Central Park de Nova York..
Bodnant Gardens, Colwyn Bay - Com vista deslumbrante para as montanhas Carneddau da Snowdonia, o bosque de Bodnant  possui muitas castanheiras, uma cascata e um vale profundo emoldurado por árvores gigantescas. Outubro é o melhor mês para desfrutar as cortes vivas da estação, de preferência numa caminhada guiada por funcionário do parque.
Bedgebury National Pinetum and Forest, Kent -  Os visitantes de Kent (conhecido como "Jardim da Inglaterra") podem descobrir um dos melhores conjuntos de árvores coníferas do mundo no Bedgebury National Pinetum and Forest , originárias de diferentes partes do mundo. Numa caminhada através da floresta você encontrará pinheiros da Califórnia, da Escócia e até mesmo de Taiwan. 
Mount Stewart House, County Down - Esta casa senhorial é emoldurada por um dos jardins mais incomuns do National Trust. O clima morno da Strangford Lough (onde um estreito forma um grande mar interior) permite o surgimento de plantas exóticas, o que faz com que parte da paisagem tenha inspiração mediterrânea. Em outubro, os guias do al) levam os visitantes em uma caminhada de outono para apreciar o jogo de cores nas copas das Mount Stewart 
Kew Gardens, Londres -  A apenas 20 minutos do centro de Londres, os Kew Gardens são perfeitos para você relaxar e conhecer algumas das plantas mais raras do mundo. Durante o outono, há passeios guiados e sessões de identificação de árvores pela enorme área de cerca de 120 hectares.
Stourhead, Wiltshire - Os mundialmente famosos jardins de Stourhead, erguidos no século XVIII – com templos clássicos, um largo e um gruta abobadada – foram descritos como "uma obra de arte viva" quando abertos na década de 1740. O reflexo das árvores coloridas no lago, em todo o esplendor, é a maior atração dos passeios guiados pelas cores do outono realizados em outubro.

SÍMBOLO DA CULTURA - UMA SÉRIE DE ATRAÇÕES NOS 70 ANOS DO MASP

O mais imponente museu de arte do Hemisfério Sul, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) completou 70 anos na última segunda-feira (2). Para marcar a data, foram promovidos eventos, como shows, oficinas, visitas, palestra, seminário e filmes.Além do acervo permanente, poderão ser apreciadas as exposições Miguel Rio Branco: nada levarei quando morrer e Tracely Moffatt.
A mostra Miguel Rio Branco retrata em 61 fotografias a área de prostituição que tem o mesmo nome, no Pelourinho, em Salvador. Também está em cartaz a mostra Toulouse-Lautrec em vermelho, a maior já promovida no Brasil em homenagem ao francês Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901).
Sob o tema da sexualidade, estão presentes 75 obras, entre pinturas e gravuras e obras cedidas por importantes museus como o Musée d'Orsay, de Paris; e Tate e Victoria & Albert Museum, de Londres; e de acervos particulares.
Às 19h, as persianas das janelas do segundo andar foram abertas deixando a mostra as obras apoiadas em cavaletes de cristal ao mesmo tempo em que poderam ser admiradas do local tanto a Avenida Paulista quanto a Avenida Nove de Julho. Toda a programação ao longo do mês poderá ser acessada por meio do site do Masp.
Criado, em 1947, pelo empresário e jornalista brasileiro Assis Chateaubriand,  com a ajuda do crítico e jornalista italiano, Pietro Maria Bardi, o Masp reúne vasto acervo, em torno de 8 mil itens que inclui esculturas, gravuras e óleo sobre tela nacionais e estrangeiros com peças confeccionadas desde a antiguidade (século IV a.C.) até o período atual.
Lá podem ser vistos entre outros clássicos da Escola Italiana de Arte como as obras de Rafael, Bellini, Andrea Mantegna e Ticiano; as pinturas de Nattier com retratos das filhas de Luiz XV e as de Renoir, Monet, Manet, Cézanne, Toulouse-Lautrec, além de obras de Van Gogh, Gauguin e Modigliani. Ao lado destes, destacam-se os artistas brasileiros Almeida Junior, Candido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret e Flávio de Carvalho.
SÍMBOLO ARQUITETÔNICO - Durante os primeiros anos, o Masp ocupou um espaço bem mais acanhado do que o atual, dividido em quatro andares do prédio da Rua 7 de Abril, sede dos Diários Associados, um conglomerado de imprensa fundado por Chateaubriand.
Vinte e um anos depois, o museu ganhou novo endereço, em local bem mais amplo com 11 mil metros quadros, na Avenida Paulista. Na festa de inauguração, em 2 de outubro de 1968, compareceram figuras importantes do cenário nacional e internacional entre as quais a rainha Elizabeth II. Foi um revolucionário traçado arquitetônico de Lina Bo Bardi, esposa de Pietro Maria Bardi.
Além da estética, a obra de Bo Bardi era a representação da ousadia. O novo prédio causava impacto, parecendo uma caixa suspensa no ar, sustentado apenas por quatro grandes pilares e duas vigas. Com formato retangular, cercado por vidros, reúne cinco pavimentos entre o subsolo e o último andar e tem um vão-livre em frente à Avenida Paulista, de 74 metros quadrados.
O local tornou-se ponto de encontro para grandes manifestações populares e sedia também eventos como feiras, apresentações musicais e a largada da tradicional corrida internacional de São Silvestre.
O edifício foi tombado, em 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e, em 2003, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). (Com o MTUR)

O BRASIL ESTÁ COM ESCRITÓRIO DE TURISMO NA RÚSSIA

Está funcionando um Escritório Brasileiro de Turismo na Rússia, país que sediará a Copa do Mundo FIFA em 2018. O EBT é responsável por reunir informações estratégicas sobre os mercados internacionais que norteiam o planejamento da Embratur e apoiar a comercialização no mercado por meio de fornecimento de dados e material promocional sobre os destinos brasileiros.
Para inaugurar o EBT Rússia, a Embratur levou em consideração dados importantes do Ministério do Turismo. “O Anuário Estatístico do Turismo mostrou que o número de turistas russos no Brasil subiu de 13 mil, em 2008, para quase 24 mil, em 2016, o que fez com que elencássemos o País como um dos mercados prioritários da Europa”, destacou Lummertz. O mercado russo está entre os 10 países emissores de turistas mais importantes do mundo e, de acordo com a Associação de Operadoras de turismo da Rússia (ATOR), o fluxo emissivo da Rússia cresceu quase 29% no primeiro semestre de 2017.
COPA DO MUNDO -De acordo com o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, Alisson Andrade, a ideia é aproveitar o período de preparação para a Copa do Mundo para lançar o Brasil em agências de viagem e operadoras de turismo e divulgar os destinos e os produtos turísticos brasileiros na Rússia. “As reuniões com operadoras importantes do mercado já tiveram início e o EBT tem sido recebido com muito entusiasmo”, destacou o coordenador da Embratur. (Com o Portal  Brasil/ Embratur)

COPA DA RÚSSIA - A STELLA BARROS TURISMO TEM PACOTES PREPARADOS

Kazan Arena, na Russia
A FIFA  abriu oficialmente as inscrições para o sorteio dos ingressos que vai até 12 de outubro. Entretanto, quem não quer correr o risco de ficar de fora das partidas do Brasil pode comprar os hospitalitys, que oferecem aos clientes ingressos garantidos, uma variedade de serviços como estruturas nos estádios (camarotes individuais, lounges e tendas), buffet gourmet, entretenimento e brindes exclusivos. 
A Stella Barros Turismo, agente oficial para venda do produto, registrou em agosto um aumento de 100% nas vendas e espera dobrar esse resultado nos próximos meses. A agência também conta com opções de pacotes terrestres que vão de um jogo até a Copa completa – com hospedagem em Moscou e São Petersburgo. Os roteiros incluem hospedagem com café da manhã, o transfer de chegada e saída das cidades, city tour panorâmico, seguro viagem, guia brasileiro e o Match Day - que contempla transporte aéreo ou ferroviário, dependendo do destino, para a cidade na qual se realizará o jogo. Além de transfer do hotel até o estádio e vice-versa. 
A empresa adverte que estas viagens não incluem a passagem aérea do Brasil para a Rússia, que tem opções a partir de 1.850 dólares (mais taxas) , nem o hospitality – que custa a partir de 850 dólares por jogo e é a única opção garantida de assistir às partidas da Seleção Brasileira sem depender dos sorteios de ingressos do site da FIFA. 

EM DIA COM O FESTURIS 10/06/2017



NA VANGUARDA: FESTURIS LANÇA O STARTUP CORNER E TERÁ NOVA IDENTIDADE VISUAL - Considerado um evento pioneiro e vanguardista, o FESTURIS Gramado, que ocorre de 09 a 12 de novembro de 2017, mantém seu perfil de apontar tendências para o setor turístico e trazer para dentro da mais importante feira de negócios turísticos da América do Sul, novidades e espaços que indicarão os caminhos do setor turístico nos próximos anos.
Exemplo disso é que a feira foi a primeira a implementar no Brasil espaços específicos que concentram produtos e destinos do mesmo nicho de mercado. Ao longo dos últimos 29 anos o FESTURIS criou os espaços LGBT, Parques e Entretenimento, Inovação e Tecnologia, Luxury, Internacional, Gastronomia e Enoturismo, Turismo Acessível e Sustentabilidade, Turismo Cultural e Religioso e Espaço Mice
Em 2017 não será diferente. A organização do evento anuncia a criação, dentro do Espaço de Inovação e Tecnologia, de um local chamado Startup Corner.
O Espaço Inovação e Tecnologia é assinado pela Travelport e terá o formato ilha com balcões de negócios para empresas, marcas e destinos voltadas para este nicho de mercado.
O Startup Corner irá complementar o espaço com balcões para startups que apresentem projetos e soluções voltadas ao setor turístico. Serão 5 startups selecionadas com a mentoria da Gramado Summit, e que terão espaço para apresentar suas ideias e pitchs.
Outra novidade no espaço é a criação de uma área de conteúdo aberta, onde a oferta de conhecimento será intensa com uma grade de palestras e workshops em parceria com a UCS – Universidade de Caxias do Sul e Orgânica Digital.
NOVIDADES: MICE, BUSINESS, GASTRONOMIA E NOVA IDENTIDADE
O FESTURIS terá outras novidades como o novo layout e formato dos espaços Mice e LGBT. Ambos os espaços terão formato novo com balcão de negócios e o Mice terá agendamento obrigatório.
O Espaço Business será um espaço compartilhado patrocinado pela Copa Airlines. É a opção que o FESTURIS oferece para que ninguém fique de fora de feira de negócios, e mesmo com pouco investimento possa ter seu espaço.
Espaço Gastronomia: uma novidade com aulas show e que terá uma arena gastronômica assinada pela ASGAV (Associação Gaúcha de Avicultura) e participação de chefs de renome.
Espaço Luxury: lançado em 2016, o espaço fechado para expositores e compradores do mercado de luxo de todo o mundo, o Luxury teve seu tamanho triplicado para esta edição.
Durante o FESTURIS 2017, a Rossi & Zorzanello irá lançar a nova identidade visual do evento que chega aos 30 anos em 2018. Uma agência foi contratada e prepara uma nova roupagem para o evento que virá ainda mais moderno, internacional e diferenciado.

FATO ALVISSAREIRO - OFICIALIZADO PARA FORTALEZA O HUB DA AIR FRANCE/KLM/GOL

Diretor geral da Air France-KLM, Jean-Marc Pouchol, Cônsul Geral da França no Brasil, Brieuc Pont, Governador Camilo Santana, Prefeito Roberto Cláudio e o  Presidente da Gol, Paulo Kakinoff  
Foi um momento histórico para o turismo e para a economia do Ceará o que ocorreu na noite da quarta-feira (4), na residência do Cônsul Geral da França no Brasil, Brieuc Pont, em São Paulo. Com a presença do Governador Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio,  o evento marcou o lançamento oficial do HUB da Air France /KLM/Gol em Fortaleza. 
“Eu não tenho dúvida do sucesso da implantação desse projeto pelo potencial geográfico que Fortaleza tem, o Ceará tem. Já falei que quero fazer também do Estado um grande centro de conexões marítimas do Nordeste, tendo a entrada pelo Porto do Pecém, com a parceria de Roterdã. É a cidade que recebe todos os cabos de fibra óptica do Brasil. É o ponto de conexão mais próximo da Europa, estamos perto dos Estados Unidos, da África. Fortaleza tem o segundo maior réveillon do país, tem um povo muito acolhedor, com muita energia. Estamos empolgados e quero colocar tudo que temos à disposição para tornar esse projeto bem sucedido”, disse o chefe do Executivo cearense.
O Cônsul Geral da França no Brasil, Brieuc Pont, destacou as similaridades históricas entres os países. “Air France e KLM representam duas paixões que a França e a Holanda têm em comum: a viagem pelo mundo. Fico orgulhoso que elas, em parceria com a Gol, estarão agora em Fortaleza. 300 anos depois, os franceses e os holandeses vão invadir o Ceará, mas de bons turistas cheios de paz e amor”.
Paulo Kakinoff , presidente da Gol, reconheceu a integração dos gestores e empresas envolvidas para que o HUB se tornasse realidade. “Quero parabenizar a todos do Governo do Estado, Prefeitura, Air France, KLM e GOL por esse importante trabalho realizado nos últimos oito meses para viabilizar o HUB. Vamos aumentar 35% a oferta de voos da Gol no Estado, felicitando o fluxo do Norte e Nordeste do país. O impacto disso trará uma nova realidade econômica para Forteza e para o Ceará”.
O Vice-Presidente Executivo Comercial Vendas e Marketing Air France-KLM, Patrick Alexandre, foi bem direto. “Estamos juntos para celebrar esse importante HUB”, sintetizou”.
O  prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, mostrou gratidão pelo reconhecimento ao potencial turístico cearense. “Quero parabenizar as empresas por acreditarem em Fortaleza, por acreditarem no Ceará. Temos a expectativa de que novas fronteiras econômicas e culturais possam se abrir com esses dois países. Nossa capital hoje é o maior PIB do Nordeste e tentamos cada vez mais ser uma cidade aberta ao investimento e a curiosidade internacional. O HUB vai nos ajudar a ser uma cidade mais internacional”.
Compareceram também ao ato solene a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; a Primeira-Dama do Estado, Onélia Leite de Santana, além secretários estaduais e municipais.
VOOS PARA AMSTERDÃ E PARIS - A partir de maio, a capital cearense terá, por semana, três voos para Amsterdã, operados pela KLM, e dois voos para Paris, operados pela Joon, nova empresa da Air France. Além disso, a Gol anunciou que reforçará a oferta de voos para quatro capitais do Norte e do Nordeste (Recife, Salvador, Belém e Manaus) e criará uma nova rota entre Fortaleza e Natal.

RALI MITSUBISHI MOTORSPORTS - MUITO OFF-ROAD EM PONTOS TURÍSTICOS DE FORTALEZA

Amanhã, os veículos 4x4 da Mitsubishi Motors vão invadir a capital cearense para um dia de muito off-road por estradas, dunas e belas paisagens do litoral de Fortaleza. Será a 8ª etapa do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports, uma prova destinada a famílias e amigos que queiram se divertir e conhecer novos lugares.
“Estar no Nordeste é sinônimo de calor, belas praias e belezas naturais. Teremos todos esses elementos nesta etapa do rali”, afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors.
A largada será em um dos cartões postais de Fortaleza, a Praia do Futuro. De lá, os competidores seguem por Sabiaguaba, Porto das Dunas e Aquiraz, em um trajeto que mescla estradas de terra, areia fofa e belas paisagens.
No rali de regularidade, não é necessário experiência, nem carros preparados. As duplas são divididas em quatro categorias, de acordo com a experiência dos participantes: Master, destinada aos competidores mais experientes; Graduados, para aqueles com bastante experiência; Turismo, onde participa quem tem experiência intermediária; e Turismo Light, ideal para as duplas que estão começando.
Podem participar os proprietários de veículos ASX, Pajero e L200 nas versões 4x4. Não há taxa de inscrição e cada carro faz a doação de uma cesta básica e seis produtos que higiene, que são destinados à associações do município.
O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Petrobras, Itaú, Transzero, Clarion, Pirelli, Unirios, W. Truffi, STP, Pilkington, Sideral, Mit Consórcio, ADX, Miolo e Made in Silk.

PROMOÇÕES DO TURISMO CEARENSE - NA ABAV LANÇAMENTO DO NOVO HUB DO ESTADO

Na quarta-feira (27/9), a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) abriu sua participação na 45ª Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo, com o lançamento para o setor de turismo do novo hub das companhias aéreas Air France, KLM e Gol em Fortaleza. 
O diretor geral da Air France-KLM, Jean-Marc Pouchol, destacou aos executivos e agentes de viagens presentes que essa é a primeira vez na história do Grupo que um novo destino é anunciado simultaneamente pelas duas companhias. A partir de maio, Fortaleza terá, por semana, três voos para Amsterdã, operados pela KLM, e dois voos para Paris, operados pela Joon, nova empresa da Air France.
Além da novidade dos voos internacionais, o estande do Ceará trouxe ao público seus principais atrativos, como Fortaleza, as praias dos litorais Leste e Oeste, o Cariri e as serras, além da gastronomia, artesanato e os destinos para prática de esportes. 
A participação do Ceará na Abav contou ainda com representantes de cerca de 20 hotéis e receptivos. A feira teve início na quarta-feira e terminou sexta-feira (29), no Expo Center Norte, em São Paulo.
Na semana,  o Ceará também está participou da IFTM Top Resa, feira de turismo em Paris. As novas rotas que terão início em maio de 2018 já estão sendo divulgadas. 
Também no último fim de semana, a Setur participou da 3ª edição do Hiper Feirão Flytour de Viagens, que foi realizada em Santos (SP). Em parceria com representantes de cerca de 15 hotéis, o Estado foi destaque na feira realizada no Mendes Convention Center.

OUTUBRO ROSA - EQUIPAMENTOS DA CIDADE COM FEÉRICA ILUMINAÇÃO

Ponte dos Ingleses
Os espigões da Av. Rui Barbosa e da Rua João Cordeiro são alguns dos equipamentos públicos iluminados feericamente na cor rosa durante todo este mês de outubro
A Prefeitura de Fortaleza ilumina diversos pontos da Cidade de rosa ao longo deste mês, como parte da campanha mundial do Outubro Rosa, que tem como principal objetivo alertar às mulheres e suas famílias para a necessidade da prevenção ao câncer de mama, por meio da realização de exames permanentes.
A ação vai iluminar os seguintes equipamentos: Catedral, Praça do Ferreira, Paço Municipal, Hospital da Mulher, Mercado dos Peixes, estátuas de Iracema na Lagoa de Messejana e na Beira Mar, Monumento ao Jangadeiro na Beira Mar, espigões da Av. Rui Barbosa e da Rua João Cordeiro, passarela da Av. Antônio Sales e Praça Portugal.
A programação deste mês de outubro, desenvolvida pelo poder público e entidades da sociedade civil, envolve ainda passeio ciclístico (18/10), II Regata Rosa (22/10), Caminhada Rosa (22/10), I Corrida Rosa (29/10) e audiências públicas abordando a temática. Hospitais e postos de saúde da rede municipal se integram ao movimento e realizam um trabalho informativo e educativo sobre o assunto, além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.
A história do Outubro Rosa remonta à década de 1990, quando o laço cor de rosa foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada desde então em Nova York. A ação de iluminar de rosa equipamentos e espaços públicos surgiu como forma prática de alcançar a população, podendo ser aplicada em qualquer lugar.

32 ANOS ADOÇANDO O BRASIL

A Primeira Fábrica do Chocolate Artesanal do Nordeste, do Chocolate Caseiro Ilhéus, comemora neste mês de outubro, 32 anos de inaugurada. 
No dia 5 de outubro de 1985, o Governador do Estado da Bahia, João Durval Carneiro, veio a Ilhéus, acompanhado da Primeira Dama, do secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Álvaro Cunha, e outras Autoridades, para inaugurar a Fábrica, ressaltando em seu discurso inaugural, o pioneirismo do empreendimento.
A inauguração festiva da fábrica foi destaque da revista Manchete, na época, bem como de outras revistas e jornais.
Nos anos que se seguiram até os dias de hoje, a fábrica vem conquistando indicações para prêmios nacionais e internacionais de Qualidade. chegando o seu chocolate a ser comparado por professores das Universidades  de Versailles (França) e Coimbra (Portugal), como um chocolate mais saboroso do que o europeu, superando assim, o suíço e o belga.
O Chocolate Caseiro de Ilhéus participou de feiras internacionais em Lion (França), ISM (Colônia (Alemanha), Salon du Chocolat  (Salvador-BA); e nacionais, no Rio de Janeiro (Equipotel) e São Paulo (Fispal), com total aprovação.
A Fábrica do Chocolate Caseiro Ilhéus, escolhida pela Secretaria Estadual de Turismo da Bahia. como uma das atrações turísticas de Ilhéus, (com direito a Placa Marron), é hoje a atração turística mais visitada de Ilhéus, tendo recebido no Verão 2015/16 mais de 25 mil visitantes, que fotografam a Fazendinha de Cacau, as figuras da Gabriela e do Nacib, a Casa da Criança, pés de cacau e outras árvores; além de poderem ver parte dos setores de Produção e Embalagem do chocolate, através janelões de vidro.
No espaço amplo e arborizado, além das edificações da fábrica, duas lojas geminadas  comercializam mais de 100 tipos de chocolates: ao leite, branco, meio amargo e amargo,   considerando-se formatos, recheios, e embalagens.
Gramado(RS), hoje um dos destinos mais procurados do Brasil, começou com a “primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil!”, a Prawer, até chegar à Festuris (Festival Internacional de Turismo de Gramado) de hoje. As secretarias estadual e municipal de Turismo do Rio Grande do Sul e de Gramado, promovem e indicam sempre a visita à fábrica pioneira, como imperdível. 
Ilhéus pode fazer o mesmo, promovendo sua Primeira Fábrica de Chocolate Artesanal do Nordeste como uma das suas principais atrações turísticas.
Parabéns ao Chocolate Caseiro Ilhéus, pela primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste, pelos 32 anos de inaugurada;  e pela promoção que faz de Ilhéus e Região pelo país  afora.
*Hans Schaeppi – ABI - 117 

BALNEÁRIO CAMBORIÚ: MISSA NOS 20 ANOS DO CRISTO LUZ

Considerado um dos principais atrativos turísticos e culturais de Santa Catarina, o monumento Cristo Luz, localizado no município de Balneário Camboriú, completou 20 anos anteontem, 4.  Comemorando a data,  a partir das 19h 15min, foi celebrada missa na praça de eventos do complexo, aberta à comunidade local e aos visitantes, presidida pelo Padre Pedro Daboit, da Paróquia São Sebastião.
O monumento passa por fase final de completa revitalização em sua estrutura interna, externa e iluminação, que iniciou em abril deste ano, homenagem aos 20 anos de sua inauguração quando, na época, recebeu a bênção do então Papa João Paulo II. 
O MONUMENTO CRISTO LUZ - Localizado em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, o “Cristo Luz” é o segundo monumento do gênero mais alto do país. Foi esculpido em argamassa, e construído em ferro, aço e cimento. Segura em sua mão esquerda o símbolo do sol que “ilumina e abençoa a cidade e os turistas”. A roupagem do monumento, em estilo franciscano, também fica iluminada através de um jogo de luzes especial, o que permite sete combinações de cores alternadas diariamente e que podem ser vistas de diversos pontos da cidade. Cada cor tem uma representação simbólica. O rosto do monumento permanece branco, representando a paz e a fé. Na roupagem, a cor amarela representa a energia; a verde, a natureza; a azul, a saúde; a lilás, a reflexão; a vermelha, o amor, e a rosa simboliza a felicidade.
Atrações do Complexo - As vistas panorâmicas para o mar e para a cidade podem ser observadas através de dois mirantes aos pés do monumento. Ali também se encontra a gruta de Nossa Senhora Aparecida.
O Memorial Cristo Luz é mais um atrativo do local com exposição permanente de painéis fotográficos que mostram a história e a evolução da cidade desde 1915 e a história do monumento e do complexo. O local também concentra restaurante e pizzaria, lanchonete, espaço fotográfico, loja de souvenirs, área para eventos e amplo estacionamento.

ROTA DO SOL SEMANAL 06/10/2017 - ISSUU