Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 02/02/2018

A VIOLÊNCIA NA CONTRA-MÃO DO PROGRESSO - Na última semana,  o Ceará foi abalado por lamentáveis acontecimentos. Numa casa de shows localizada em Cajazeiras, em Fortaleza, na madrugada de sábado, 27, aconteceu a maior chacina registrada em todos os tempos no Estado, tragédia aumentada por mais 11 homicídios ocorridos no final da semana em diversos outros pontos da cidade. A péssima notícia foi ainda acrescida por outra chacina, acontecida numa cadeira pública na cidade de Itapajé, numa briga de gangues- PCC (Primeiro Comando da Capital), o CV (Comando Vermelho) e o GDE (Guardiões do Estado). Em pronunciamento em razão direta com os últimos e fatídicos acontecimentos, o Governador Camilo disse: "Estamos pagando um preço muito caro hoje por falta de uma política nacional. Essas facções nasceram no Rio e em São Paulo e se espalharam pelo Brasil inteiro. Isso é uma briga de território". Reposta do Governo Federal: "Nós entendemos que o Estado do Ceará tem condições apoiado pelo governo federal, mas não com uma ação direta do governo federal”. Adiantou: “Senão, a cada momento acontece um crime bárbaro como esse e chama o Exército, Marinha, Aeronáutica. Não é o caso". Esta querela, no momento, não importa muito. No nosso modo de entender, ambos são culpados pelo fato de até agora não terem sido eficientes no combate à criminalidade que se abateu sobre o País, nos últimos anos, a ponto de sermos olhados como um país perigosíssimo para qualquer visitante. E o Ceará é tido como o segundo mais violento do mundo. Triste fama. Nem a colombiana Medelin   dominada tempos atrás  pelos narcotraficantes,  foi tão marcada. Um contraste está ocorrendo. Enquanto estamos em fase áurea no que diz respeito ao desenvolvimento sócio econômico, com conquistas especialmente na área do turismo, somos vistos por outro lado como um perigo muito grande não apenas para os que aqui habitam, mas também pra os que nos visitam. O “status quo” derruba todo o esforço até agora dispendido pelo próprio Estado, pela Prefeitura de Fortaleza e, especialmente, pelos nossos empresários do turismo  O momento de insegurança em que vivemos, não se discute,  é o fator de  maior obstáculo para progresso que pretendemos obter.
CRISE ATINGE O CARNAVAL CARIOCA - Conforme a ABAV/RJ, a venda de ingressos para o Sambódromo do Rio de Janeiro para estrangeiros, no Carnaval 2018, será menor do que a dos últimos anos. Adianta a entidade dos agentes de viajem, que a tendência é o folião preferir pular o carnaval nos blocos de rua, e não no Sambódromo. Prognostica que a venda de ingressos para o Sambódromo este ano será 10% menor que a do ano passado. Não há dúvida de que, principalmente para o estrangeiro, a capital carioca, além da crise econômica por que passa, está dominada pela bandidagem, que não se restringe apenas aos morros e favelas, pois chegou aos locais antes tidos como saudáveis, como Copacabana, Leblon e outros tantos. É isto aí. As facções criminosas são as donas da outrora Cidade Maravilhosa. E as autoridades, muitas mergulhadas no mar de lama da corrupção, não conseguem acabar com o império dos marginais. Aqui no Ceará, felizmente, os homens do governo não são apontados como metidos em falcatruas. Até agora, porém, não conseguiram frear a ação dos bandidos, criminosos de toda espécie. O povo brasileiro que se lixe... 
UM ADEUS AO JOSÉ MÁRIO – Na manhã da última segunda-feira, fomos traídos por forte emoção. O jornal “O Povo”, com destaque, noticiou o óbito do seu funcionário de longos anos, José Mário Pinto, ocorrida no dia anterior. Não obstante acompanhar o sofrimento do colega dos últimos dias, a emoção nos dominou, acompanhada até o seu velório, missa de corpo presente e o final sepultamento. É traumático conhecer a vida de uma pessoa amiga e os momentos finais da sua passagem para outra dimensão. Resta o consolo de que esta pessoa cumpriu muito bem o seu papel na vida terrena. O jornalista José Mário, sem dúvida nenhuma, o colega portou-se muito bem sua missão terrena. Pelos idos da década l950/l960, nos encontramos na redação do jornal, até então dirigido por Paulo Sarasate. Lá, ele continuou até sua aposentadoria e depois dela também. Moço, depois de curso no CPOR de Fortaleza, por um tempo deu tréguas na atividade jornalística e foi servir, como aspirante e depois oficial, parece-nos que por dois anos, no batalhão do Exército sediado em Crateús. Pelo que se sabe, houve-se muito bem, recebendo elogios pela conduta pessoal e na caserna. Após reassumir o trabalho no jornal, sua atuação foi marcante, escolhendo os caminhos de divulgar o turismo do Ceará. Um pioneiro, o Zemário. Foi um dos fundadores da Abrajet/Ceará, ao lado de Iran Benevides, Edmundo Vitoriano, Ivonete Maia,( estes também já falecidos), Ivonildo Lavor e Antônio Augusto Oliveira. Como presidente da nossa Abrajet, também atuou com destaque nas esferas da entidade nacional dos jornalistas especializados em turismo. Com Stênio Azevedo continuou sendo peça importante nos passos iniciais que o turismo do Ceará dava para ser a importante atividade que hoje é, nas áreas da economia e do desenvolvimento. Foi presidente do Skal Internacional de Fortaleza e participante ativo de todos os movimentos em prol do turismo. Enfim, José Mário marcou presença, com mérito, em todas as atividades em que se envolveu. Amigo, e sério nas atitudes e no trato das muitas atividades que exerceu. Resta-nos lamentar, e muito, a ausência entre nós de tão dileto colega.
A missa de 7º dia do companheiro José Mário será amanhã, às 18h30, na Igreja do Cristo Rei  
As informações de Emerson Sanglard 
NOVO VOO PARA O PANAMÁ - Na última segunda-feira (29), a Setur/Ceará e a Copa Airlines anunciaram o novo voo da companhia que ligará Fortaleza à Cidade do Panamá. Serão duas frequências semanais que terão início no próximo dia 18 de julho. O anúncio foi realizado em evento para o trade turístico e a imprensa, no Centro de Eventos do Ceará. Com o novo voo, o Ceará passa a ter, até o fim deste ano, 43 frequências semanais internacionais para 13 destinos.
O voo CM343, com duas frequências semanais, sairá de Fortaleza às quintas-feiras e domingos às 2h13min, e chegará ao Panamá às 6h45min (horários locais). O voo de volta, CM342 sairá do Panamá às quartas-feiras e sábados às 15h25min e chegará às 23h57min a Fortaleza (horários locais). Os voos serão operados por um Boeing 737-800 com capacidade para 16 passageiros em classe executiva e 138 passageiros na cabine principal.
CADASTUR - Foi lançada ontem, 0l, pela manhã, na Sala Ponta Verde, no Centro de Convenções de Maceió, a nova versão do Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos - Cadastur - para a região Nordeste. O evento, que será realizado no Centro de Convenções de Maceió, reunirá representantes do setor e dos órgãos regionais de turismo.
O Cadastur 3.0 é um sistema totalmente informatizado para mais agilidade e menos burocracia para os prestadores de serviço turístico que desejam se cadastrar. A modernização tem como objetivo aumentar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas

POR UMA FORTALEZA LINDA, SEGURA E AGRADÁVEL

Iniciamos o artigo deste final de mês, afirmando, com orgulho, sermos apaixonados e ter um amor enorme, por uma bela loira, um tanto despenteada e mal vestida, que o poeta Paula Ney, em anos idos, a denominou de “Loira Desposada do Sol”, a nossa Fortaleza, capital do Ceará, que, no ano de 1726, precisamente, no 13 de abril, foi elevada à categoria de Vila, data de sua fundação. Esta loira sempre nos seduziu. É nosso xodó. É mesmo, minha gente!
Ao passar dos anos, Fortaleza foi crescendo, crescendo, até se transformar numa cidade grande, que, a cada dia, continua atraindo turistas e cativando seus habitantes. Mas, verdade seja dita: tornou-se uma metrópole, porém é a mais hospitaleira do Brasil, sem desmerecer as demais, cujo povo busca sempre o diálogo e a aproximação com pessoas de outras plagas. Frise-se ser o cearense reconhecido, nacionalmente, como um povo hospitaleiro, descontraído e que adora receber visitantes, independentemente de raça, classe social, credo religioso, político e de que país for.
Com três milhões de habitantes, a migração de parte da população sertaneja, para a capital, provocou um “inchamento” da metrópole, proliferando as favelas e, devido à falta de saneamento básico, na periferia, a “loira” está despenteada, maltrapilha e causando dó a quem a conhece, ao visitar os bairros do centro e os distantes. E a violência? Ah! Essa abunda em todas as capitais do país, alegam alguns gestores públicos. Triste mesmo, minha gente, é querer justificar o que a bandidagem pratica em nossa capital e no interior do Estado. Nesse caso, negar é querer jogar o lixo pra debaixo do tapete, como se diz vulgarmente.
Por questão de justiça, deve-se proclamar que as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal trabalham, para combatê-la, todavia assaltos e mais assaltos (ultimamente, até chacinas), são praticados a qualquer hora do dia. Não podemos mentir para os turistas e dizer-lhes que não existe isso, em Fortaleza, e que é conversa mole da imprensa. Lembramos a esses que Jornalismo não foi criado para adocicar a realidade.
Na atualidade, não podemos dizer que Fortaleza está belíssima. Algumas avenidas, ruas, praças, calçadões, incluindo monumentos, pichações em muros, sujeira, esparramada nos canteiros das avenidas e águas fétidas nas coxias, causam má impressão aos visitantes e aos habitantes. Agora, sejamos honestos: parte da população tem culpa por essa desagradável situação, visto colaborar para a imundície nos locais públicos.
 Bem! Não sejamos carrascos com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Fortaleza. Saliente-se que estão tomando providências, para solucionar os problemas da cidade, todavia precisa cuidar melhor da segurança pública, de suas praças, ruas, avenidas, monumentos e outros logradouros públicos. Por exemplo, a camada asfáltica, em diversos trechos, é uma buraqueira, inclusive nos corredores turísticos, onde é dada maior atenção. Isto posto, vamos consertar o que possa prejudicar a imagem turística dessa “Loira”, inclusive a violência, para que os turistas a ela retornem e a nossa população não sinta medo, de ir ao trabalho, aos negócios ou ao lazer. Tudo, pois, por uma Fortaleza linda, segura e agradável.

TRIBUTO A JOSÉ MÁRIO PINTO

Jornalista Silvana Frota
Emocionada recebi de um dos filhos do jornalista José Mário Pinto a notícia de seu falecimento ocorrido dia último dia 28 de janeiro. Uma tristeza profunda me abateu, afinal tinha um apreço e admiração pelo grande profissional e amigo. Além de ter sido seu contemporâneo no Jornal O POVO na década de 70, depois passei a acompanhar seu brilhante trabalho pioneiro na divulgação do turismo no nosso Estado, confesso que foi uma inspiração para que pudesse enveredar também por esta área dentro de nossa revista Ceará e Municípios e dele recebi muitos incentivos.
Cheguei a homenageá-lo com o Troféu César Cals de Turismo que criamos para reverenciar personalidades do trade turístico, municípios que mais investem no turismo e jornalistas. Publicamos sua biografia na edição especial da Revista que ele também deu completa divulgação em sua coluna semanal, recebi depois em troca sua ilustre visita de agradecimento ao lado de um dos seus filhos, que com orgulho me apresentou como engenheiro.
Sempre atento e atuante o insigne jornalista que exerceu a profissão por 60 anos além de cobrir os fatos com sua tradicional máquina fotográfica  gostava de registrar  os  grandes momentos e de participar de  todos os eventos , até exercer  na década de 90,  o cargo de Presidente do Skal Internacional de Fortaleza, clube que  defendeu até a morte - enterrou-se levando consigo no peito o emblema do Skal . Lá e em outras associações voltada para a defesa do turismo fez uma legião de amigos. 
José Mário e Silvana Frota
Cordato e sempre exibindo um largo sorriso no rosto, o nobre colega deixa um legado em todas as áreas onde atuou quer no exército, quer na imprensa ou no setor turístico. Como bem disse o colega José Carlos Araújo- hoje com 93 anos, José Mário Pinto foi um.dos maiores jornalistas do Ceará e um dos maiores incentivadores do turismo em nosso Estado, quando o turismo nem era visto como. Uma importante atividade econômica no Estado." 
A ele, novamente meu tributo e minha homenagem.

PEQUENO PARAÍSO PORTUGUÊS - UM SHOW DE BRILHO E MÚSICA NO CARNAVAL DA MADEIRA

Celebrado entre os dias 7 e 18 de fevereiro, o Carnaval da Madeira enfeita toda a ilha com brilho, plumas e cores em animados desfiles pelas ruas de seus municípios. Com ambiente animado e muita música, a festa atrai visitantes do mundo inteiro ao arquipélago português.
Todo o espetáculo é uma fusão da tradicional festividade madeirense de máscaras e fantasias, com as influências carnavalescas do Brasil e seu ritmo mais popular: o samba. Durante todo o período, Funchal oferece folia de rua com shows de música e uma programação intensa e agitada para os visitantes.
Na sexta-feira (9) acontece o desfile das crianças de diferentes escolas de Funchal, que utilizam máscaras confeccionadas por elas mesmas. Também neste dia, a energia de centenas de foliões da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal contagia o público pela Avenida Arriaga até o Jardim Municipal, onde se realiza um grande espetáculo. Ainda há uma festa em que homens se fantasiam de mulheres e vice-versa.
Na noite de sábado (10), a principal atração do Carnaval da Madeira é o desfile de carros alegóricos, que reúne milhares de foliões na Avenida do Mar e nas Comunidades Madeirenses. Entre veículos multicoloridos, passistas e bailarinos fantasiados fazem coreografias previamente ensaiadas e dançam ritmos contagiantes.
É na segunda-feira de Carnaval que se celebra a "Noite dos Hippies", que convida os participantes a se fantasiarem com roupas e máscaras alusivas ao tema. 
Nascido na Rua da Carreira, o Cortejo Trapalhão agora é realizado na Avenida do Mar na terça-feira, e lembra os blocos de rua promovidos no Brasil. Os participantes animados usam fantasias de diferentes personagens e com criatividade sem limites. Qualquer pessoa pode participar e é comum ver grupos de amigos por entre a multidão. Além disso, para aqueles que querem virar a noite na folia, algumas casas noturnas e hotéis também promovem festas temáticas para divertir visitantes e residentes desse pequeno paraíso português.
 A ILHA - Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

APROXIMAÇÃO DE MERCADOS REGIONAIS - EQUIPOTEL ESTREIA VERSÃO REGIONAL NA CONOTEL 2018

Principal evento para as empresas da cadeia da hospitalidade e serviços alimentares, a Equipotel apresenta este ano nova versão. Com o intuito de se aproximar da grande diversidade de mercados regionais do setor no Brasil, estreará a Equipotel Regional. De caráter anual e itinerante, a nova edição da feira buscará proporcionar visibilidade e oportunidades de negócio para visitantes e expositores nas principais capitais brasileiras.
A primeira parada do Road Show será Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 16 e 18 de maio de 2018. O evento estará dentro do Conotel 2018 (Congresso Nacional de Hotéis) e contará com a exibição de 40 expositores de todos os segmentos do mercado da Hospitalidade e Serviços Alimentares. Em 2019, será a vez de Goiânia-GO receber a Equipotel Regional, dando sequência ao roteiro itinerante da feira.
Em sua primeira edição, a Equipotel Regional foca nas regiões Nordeste e Norte, para onde a Reed Exhibitions Alcântara Machado, líder mundial na organização de eventos, volta sua atenção. A empresa vê na integração dos mercados regionais grande oportunidade estratégica para a consolidação de suas feiras de negócios no país.  
A parceria com o Conotel foi firmada no fim de setembro entre a Reed Exhibitions Alcântara Machado, realizadora da Equipotel, e a ABIH Nacional e ABIH Ceará, organizadores do congresso. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o setor e seus debates em prol do turismo. Buscamos reunir, incentivar e ampliar os negócios de empresas que estão diretamente ligadas à cadeia da hospitalidade e serviços alimentares”, afirma Paulo Octávio, VP Executivo da RXAM. 
"O objetivo da realização da Equipotel Regional em paralelo ao Congresso Nacional de Hotéis é aproximar empreendedores, gestores e executivos do setor de hospedagem e afins com as empresas que oferecem serviços e produtos de última geração para o mercado hoteleiro.  As áreas de hospitalidade e alimentação têm como característica absorver rapidamente novas tecnologias. Nossa intenção com essa parceria é sair do eixo tradicional dos eventos que é a Região Sudeste, ampliar o alcance tanto da feira quanto do congresso e apresentar para as Regiões Nordeste e Centro Oeste essas novidades e tendências, muitas delas, em primeira mão”, disse Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.

SABRE – A LATAM INICIA FASE FINAL DE MIGRAÇÃO

A LATAM Airlines Brasil está implantando o Sabre, seu novo sistema de inventário, reservas, vendas e check-in. O processo – que começou em maio de 2015 com a escolha da plataforma – chega em fevereiro de 2018 em sua fase final. Para assegurar uma transição tranquila, a companhia optou por uma metodologia inovadora e a migração será dividida em duas etapas. Em 2 de fevereiro acontecerá a migração do sistema de vendas. Três meses depois, em 11 de maio, será a vez da migração do sistema operacional.
A integração completa dos sistemas da companhia tornará ainda mais simples para o passageiro realizar suas conexões em voos internacionais e domésticos de toda a malha da LATAM, independentemente do país em que ele adquira seu bilhete. Em todos os canais de vendas, o cliente terá acesso aos mais de 140 destinos em 25 países onde a LATAM opera.
Após a mudança para o Sabre, os voos da LATAM Airlines Brasil passarão a ter um único código de operação, o LA. A exceção são os voos de e para o EUA operados pela companhia brasileira, que continuarão com o código JJ.
Com a migração do sistema de vendas em 2 de fevereiro, a emissão de bilhetes para voos a partir de 11 de maio passa a ser feita com o novo código. Já os bilhetes emitidos antes de 2 de fevereiro para voos a partir de 11 de maio terão seus códigos de voos alterados automaticamente. Os números dos voos, as datas e os horários permanecem iguais. Assim, o voo JJ3652, por exemplo, passará a ser o voo LA3652 a partir de 11 de maio.
No período de transição, entre 2 de fevereiro e 11 de maio, algumas funcionalidades do sistema de vendas da companhia poderão ser alteradas.
A LATAM fornecerá orientações ao clientes sobre as mudanças em todos os seus canais oficiais, como o site LATAM.com.
NO PARAGUA - A LATAM Airlines Paraguai também está implantando o Sabre, mas a migração do sistema no país feito de uma única vez, em 2 de fevereiro. Passageiros com voos operados pela LATAM Airlines Paraguai a partir desta data também devem ficar atentos, pois o código e os números dos voos serão alterados, porém as datas e os horários permanecem iguais.

RODADA DE NEGÓCIOS PARA ATRAIR INVESTIDORES DOS EUA

Reunião no Ministério
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o secretário Nacional de Estruturação, José Antônio Parente, estão organizando uma rodada de negócios para atrair os principais investidores dos Estados Unidos para o Brasil. A ideia é divulgar as oportunidades de investimento no turismo para os principais empresários norte-americanos. Em parceria com a Embaixada do Brasil nos EUA e a Câmara de Comércio Brasil e Estados Unidos, o Ministério do Turismo vai promover pelo menos dois seminários em Nova Iorque e Washington até o fim do ano.
Em duas reuniões com o embaixador do Brasil nos EUA, Sérgio Amaral, e com o diretor de eventos da Câmara de Comércio Brasil e Estados Unidos, Theodore Helms, o ministro e o secretário definiram a agenda de seminários para 2018. “Precisamos trazer uma cartela concreta de possíveis investimentos que já estão adiantados para convencer o setor produtivo dos Estados Unidos”, comentou o embaixador. De acordo com ele, o Banco Interamericano de Desenvolvimento tem recursos disponíveis e deve ser envolvido no processo. “Muitos empresários norte-americanos se interessam em investir no Brasil, mas esbarram na burocracia. É preciso mostrar que o país se modernizou”, completou o executivo da Câmara de Comércio Brasil e Estados Unidos.
Entre as áreas apontadas como alternativas para os investidores estão os parques nacionais e a hotelaria. Apesar de ser apontado como o número um do mundo em recursos naturais pelo estudo de competitividade do turismo do Fórum Econômico Mundial, o Brasil recebe pouco mais de 8 milhões de visitantes por anos nas unidades de conservação enquanto os EUA recebem mais de 300 milhões de pessoas nos parques nacionais. A ideia é promover, pelo menos dois seminários para os investidores americanos ainda no primeiro semestre deste ano. (Com o MTUR)

CRUZEIRO FRANCISCANO DE ITU - TECNOLOGIA ÓTICA 3D NA RESTAURAÇÃO DO MONUMENTO

Scaneamento do monumento
Notícia alvissareira para o patrimônio histórico da Estância Turística de Itu, distante apenas 100 km de São Paulo: o Cruzeiro de São Francisco, monumento de autoria de Joaquim Pinto de Oliveira, o Mestre Canteiro Thebas, será restaurado com tecnologia a laser depois do levantamento ótico 3D que acaba de ser realizado através de uma parceria da Prefeitura com a VTech Consulting, empresa especializada no ramo.
 Construído em janeiro de 1795, a obra fazia parte do grandioso complexo das edificações da Igreja São Luis de Tolosa, do Convento e da Igreja de São Francisco da Ordem Terceira, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos XVII e XVIII. 
Pela primeira vez no Brasil foi utilizada a tecnologia a laser no levantamento dimensional de monumentos em espaços públicos. Como os métodos tradicionais se restringem ao dimensionamento topográfico, bastante limitados em seus resultados, está parceria possibilitará a obtenção de um resultado final com um nível de precisão nos detalhes imensamente superior. Essa estratégia permitirá que os dados levantados sirvam de base para a identificação dos pontos de intervenção de restauro neste importante patrimônio ituano.
O modelo obtido será usado imediatamente para duas importantes etapas do projeto de restauro: a primeira, através de parceria com o Instituto de Pesquisa e Tecnologia do Estado de São Paulo, na realização do diagnóstico geológico e geofísico do Cruzeiro de São Francisco; e a segunda, na elaboração do mapa de danos e avarias, peça fundamental para subsidiar as propostas de intervenções futuras no monumento.
O CRUZEIRO - O Cruzeiro Franciscano de Itu se destaca como um monumento raro e único no panorama nacional. É comparável apenas aos cruzeiros monumentais do ciclo do açúcar, no nordeste, hoje existentes na igreja de São Francisco, em João Pessoa, na Paraíba, e no Convento de Nossa Senhora das Neves, em Olinda,  em Pernambuco, ambos tombados em sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco. 
O monumento ituano desempenha importante papel junto à rede de atrativos turísticos referente à história urbana da cidade. Tombado, desde 2004, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo,  integra o Centro Histórico e pertence à área de entorno e registro do Iphan. Provavelmente, é o único exemplar no mundo trabalhado em rochas de arenito e varvito, uma verdadeira obra de arte a céu aberto.
Localizado na Praça Dom Pedro I, ao lado do Espaço São Luis, o Cruzeiro erguido em cantaria trabalho atribuído a Frei Antônio de Pádua, é a única memória que resta do imponente conjunto formado pelas edificações da Igreja São Luis de Tolosa, do Convento e da Igreja de São Francisco da Ordem Terceira, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos XVII e XVIII.
A obra é reflexo do cenário em Itu, no quarto final do século XVIII, muito favorável ao desenvolvimento das artes. A riqueza proporcionada pela produção açucareira tornava a Vila de Nossa Senhora da Candelária o epicentro de uma economia em pleno desenvolvimento, propiciando iniciativas de cunho religioso-cultural que a colocava em pé de igualdade com a Capital da Capitania.

CAMPUS PARTY - ATÉ DOMINGO, O MAIOR EVENTO DE TECNOLOGIA DO PAÍS

O principal evento de internet e tecnologia do país, a Campus Party, começou na terça-feira (30) na capital paulista, com o término previsto para domingo próximo. É a Campus Party, feira de tecnologia, inovação e empreendedorismo, que ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi 
A programação de palestras, debates e oficinas vem atraindo o público pelos temas como inovação, ciência, cultura, universo digital e empreendedorismo. De acordo com a organização, são mais de 900 horas de conteúdo em nove palcos temáticos no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Estão em pauta temas como ciência,  inovação  e  universo  
Neste ano, uma das novidades é o espaço Educação do Futuro, que  reúne diversas atividades promovidas pelo Centro Paula Souza e MIT Media Lab (do Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Oficinas de robótica e linguagem de programação, além de batalhas de robocode serão realizadas no espaço. O objetivo é apresentar elementos de programação aos participantes de uma forma lúdica.
Convidados em destaque - Autor de livros consagrados, Don Tapscott fez palestra ontem (1), às 20h30. Hoje, o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, que projetou a primeira linha de computadores pessoais da marca, falará ao público da Campus Party. Em 1985, Wozniak foi condecorado por Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos na época, com a Medalha Nacional de Tecnologia, a maior honraria conferida aos principais inovadores do país.  (Com a Agência Brasil)

TRADIÇÕES VIVAS - SALVADOR ESTÁ EM RITMO DE FESTA NESTA QUINZENA

Dois feriadões seguidos - Dia de Iemanjá (02 de fevereiro) e Carnaval (11,12 e 13) - fazem desta primeira quinzena de fevereiro uma grande festa para baianos e turistas que passam o verão na “terra da alegria”.  Para não ficar nenhum dia sem opção de curtir a cidade, fevereiro já começou ontem  (01) com a lavagem da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Baianas vestidas a caráter levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro para lavar a escadaria da igreja. Em seguida, será a vez dos blocos de chão (sem trios elétricos) fazerem a festa.
Hoje  (2), feriado local, Salvador festejará Iemanjá, a rainha das águas, no candomblé. O turístico bairro de Rio Vermelho, com seus atrativos históricos e culturais, será o centro dos festejos. Ainda pela madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos da protetora do mar, vestidos de branco, fazem filas enormes para entregar oferendas e fazer pedidos deixados nos balaios.
Os cestos, que ficam na Casa do Peso da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, serão conduzidos, no fim da tarde, para o alto-mar em um cortejo de embarcações. Longe da praia, os balaios carregados de presentes, pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, e até joias são despejados na água. Na orla, durante todo o dia, os terreiros de candomblé que vão chegando da capital e do interior “tocam” para homenagear Iemanjá.
Nos dias 3 e 4 de fevereiro, amanhã e domingo, será a vez de Salvador ser invadida pelo pré-Carnaval. Mais de um milhão de pessoas devem participar da prévia carnavalesca, entre baianos e turistas, que vão ocupar a orla entre Ondina e Barra, no circuito chamado de Orlando Tapajós. Amanhã, o Fuzuê terá 30 atrações percussivas e de sopro.
No domingo (04), será a vez do Furdunço, com 41 atrações, como os microtrios elétricos e "pranchões". Os desfiles, tanto do Fuzuê quanto do Furdunço, começam às 15h, na altura do Clube Espanhol, em Ondina, e seguem em direção à praia da Barra. Os dois cortejos são marcados pelas manifestações culturais afro-brasileiras. (Com o MTUR)

NO CEARÁ - ESTÃO REGULARES APENAS 44% DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM

Hotéis da AV. Beira Mar
O Ceará conta, desde ontem, com uma nova versão do cadastro de prestadores de serviços turísticos: Cadastur. A partir de agora, todo o cadastro na região Nordeste será feito eletronicamente, tornando o processo mais rápido e moderno, uma vez que possui interface amigável e interligada ao banco de dados da Receita Federal.
Com a medida, a expectativa do Ministério do Turismo é garantir o cadastro dos 975 meios de hospedagem registrados pelo censo da hotelaria encomendado pelo MTur no ano passado. Atualmente, apenas 431 estão no sistema. Além da formalização de meios de hospedagem, o cadastro também é obrigatório para outras seis categorias – agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística.
“Esse é um importante marco para o turismo brasileiro uma vez que com o novo Cadastur daremos mais um passo em direção à regularização do setor em todo o país. Nossa intenção é melhorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas. Acredito que os próprios empresários e trabalhadores deste importante segmento da nossa economia entendem e apoiam esse trabalho”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
FISCALIZAÇÃO - De acordo com o cronograma do Ministério do Turismo, até abril de 2018 todas as capitais brasileiras receberão equipes de fiscalização da Pasta para sensibilizar os prestadores de serviços sobre a importância da formalização do setor. A “Operação Verão Legal” já esteve em Brasília, Rio de Janeiro e Boa Vista e na próxima semana estará em Alagoas para realizar mais fiscalizações.
Como resultado do esforço que vem sendo feito pela pasta para ampliar a formalização do setor, em dezembro de 2017 foram identificados 64.591 cadastros, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Importante alertar que quem for flagrado com cadastro fora de validade será considerado ilegal e pode ser autuado pelos órgãos de controle. Caso não regularize sua situação, ainda pode ser penalizado com uma multa que pode chegar a R$ 854 mil.
CRONOGRAMA – O Cadastur estará em vigor em todo o país até março. A implantação será feita em etapas e começou pelo Distrito Federal, em 18 de janeiro, com um projeto piloto.  Agora, o lançamento acontece no Nordeste e posteriormente no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Sul. (Com aa Agência de Notícias do Turismo). 

REAJUSTE DE TARIFAS NOS AEROPORTOS DA INFRAERO

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o aumento de 4,5833% nas tarifas aeroportuárias dos terminais administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Os valores recaem sobre as tarifas de embarque, conexão, pouso e permanência.
Com o reajuste, a tarifa máxima de embarque doméstico a ser paga pelos passageiros passará de R$ 29,90 para R$ 31,27. Já a tarifa máxima de embarque internacional de R$ 115,64 para R$ 118,06. A agência autorizou ainda o reajuste nos tetos das tarifas de armazenagem e capatazia de cargas de 2,94%. Os novos valores passarão a valer em 30 dias.
A Anac também anunciou que passará a divulgar o ranking com as manifestações dos usuários do transporte aéreo.Os dados, coletados a partir de janeiro de 2017 são apresentados por empresa aérea e podem ser consultados por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. Segundo a agência, mais de 12 mil demandas de usuários do transporte aéreo foram respondidas em 2017.

COLUNA DO ARNALDO 02/02/2018


FORTALEZA EM RITMO DE FESTA - ATRAÇÕES CULTURAIS E PRÉ-CARNAVAL NO FINAL DE SEMANA

Nesta penúltima semana que precede o Carnaval, a programação da Secretaria da Cultura de Fortaleza conta com apresentações espalhadas por toda a capital cearense. Além das atrações nos dez polos oficiais do Pré-Carnaval de Fortaleza, a Secultfor ainda apoia vários outros projetos, destinando um montante total de R$550 mil, para as atrações contempladas. 
A Escola Vila das Artes oferece hoje (02) o cineclube gratuito 24 Quadros, com a exibição do filme “Alma no Lodo” (EUA/1931). A programação de férias da Escola de Dança está com vagas abertas para a Apresentação “Borboletário: Teatro para Bebês”, uma obra teatral que convida pais, mães e seus bebês para uma experiência dramática de sons e distintas palavras, hoje e e amanhã 
A programação ainda conta com chorinho no Passeio Público e com a exposição gratuita e aberta ao público “Racionalidade – Mito – Alegoria” do artista Francisco de Almeida, no Centro Cultural Belchior. O público que visitar o Centro ainda poderá conferir o painel do Cais Bar, obra de autoria do artista Valber Benevides.
PRÉ-CARNAVAL - Sem dúvida, a folia pré-carnavalesca continua movimentada, alegre e contando, no centro da cidade e em vários bairros,  com as batucadas e desfiles de blocos e divertidos foliões, destaque maior para a Praça do Ferreira, que estará empolgando com os desfiles, hoje e amanhã, das 18 às  22h, do Blocos Luxo da Aldeia e Concentra Mas Não Sai. 
O Mercado dos Pinhões, também hoje e amanhã, à noite, a alegria ficará por conta dos Tambores Carnavalescos, Liliany Sá, DJ Gomes, Bloco Geração Coca-Cola (com Gabriel Aragão - Selvagens à Procura de Lei, Paulo Sérgio Porto - Zero85, Victor Calíope - Projeto Rivera, Luh Lívia - Mafalda Morfina e Camila Marieta.
No Aterrinho da Praia de Iracema, de 16h às 23h, neste final de semana os desfiles ficarão por conta do Afoxé Obá Sá Rewá, Bloco Baqueta, Bloco Bonde Batuque, Bloco Unidos da Cachorra e Bloco Camaleões do Vila, com participação especial da banda Selvagens a Procura de Lei e do percussionista Serrinha Raiz
Ainda na Praia de Iracema -Largo Luis Assunção (Ao lado do Centro Cultural Belchior) – hoje, amanhã, desfilarão¨Bloco Batukaya com Bateria e Convidados e Bloco das Travestidas; no domingo, Ensaio Aberto do Afoxé Acabaca, Bateria do Império Ideal, Caravana Cultural Tambores Carnavalescos, Tambor das Marias da Casa de Mestre Felipe, Bloco do Prazer.
Vários outros locais de Fortaleza também serão movimentados neste final de semana com o pré-carnaval, a exemplo do Benfica, Passeio Público, Polo de Lazer Sargento Hermínio, Bar da Mocinha (Meireles), Monsenhor Tabosa e Mercado da Aerolândia.

“SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” - DOMINGO, VINTE MIL FIÉIS SÃO AGUARDADOS NO “QUEREMOS DEUS”

O Queremos Deus 2018, tradicional evento de fé e louvor do Ceará que antecede o Carnaval, será realizado no próximo domingo. dia  4, a partir das 14h, no Estádio Presidente Vargas, localizado no bairro Benfica, em Fortaleza. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas se reúnam para uma tarde/noite de muito louvor e adoração.
Um encontro que acontece há 31 anos e celebra a fé em Deus por meio de pregações, louvor e amor ao próximo. Assim é o Queremos Deus, que chega a sua 29ª edição (em dois anos não houve evento) com o tema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), isso porque a CNBB celebra 2018 como o ano dos cristãos leigos e leigas sujeitos na igreja em saída a serviço do Reino.
PROGRAMAÇÃO ATRAENTE - Este ano, uma das atrações será a presença inédita do Padre Marcelo Rossi no Queremos Deus. O evento ainda contará com as participações do Padre Antônio Furtado, Naldo José e forró in Deus, além de Luís Carvalho e Comunidade Recado. A missa será presidida pelo arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Uma tarde atraente será oferecida aos fiéis que comparecerem ao evento.
SEGURANÇA - No último dia 30,  os órgãos de segurança da capital apresentaram na Coletiva de Imprensa seus planos para o evento, que contará de segurança pública com apoio de 60 homens da Polícia Militar e segurança privada, além de agentes de trânsito, que bloquearão todas as vias próximas ao estádio. A frota de ônibus será reforçada com apoio de 12 veículos extras e a recomendação é que as pessoas utilizem o transporte público ou táxis para maior segurança.
PROGRAMAÇÃO - A abertura dos portões está programada para meio dia, sendo que a abertura oficial do evento será às 14h, com a acolhida e momento cívico. Depois das apresentações musicais haverá uma pregação e adoração ministradas por Padre Antônio Furtado, seguido de louvor com Padre Marcelo Rossi, encerrando o Queremos Deus com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom José Antônio, Arcebispo de Fortaleza.
O Queremos Deus é realizado pela Família Carismática, termo atribuído por Dom José Antônio à unidade entre a Renovação Carismática Católica e Novas Comunidades.

REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DE EVENTOS - EMPRESÁRIOS ACREDITAM NO BOM DESEMPENHO DO TURISMO

Na quarta-feira (31), aconteceu no auditório da ADECE - Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, a 53º Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Eventos do Ceará, conduzida pela Presidente Enid Câmara de Vasconcelos. A reunião, da qual participam vários representantes das entidades ligadas ao setor turístico iniciou as atividades, tendo como pauta, o planejamento estratégico para o ano de 2018, colhendo as sugestões de cada entidade, já que o setor segue otimista com a perspectiva de crescimento de 6%.
A primeira reunião do ano de 2018, contou a presença do Secretário em Exercício do Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, que destacou o projeto elaborado pela Prefeitura de Fortaleza para revitalização da Praia de Iracema, que prevê transformar o espaço e facilitar ainda mais os negócios com foco no turismo, e as ações que serão promovidas pela SETFOR neste ano. Regis Medeiros, Presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, esteve presente e apontou as ações da gestão pública como fator importante para o crescimento do turismo na Capital. Anya Ribeiro, representando a Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural (ACETER) enfatizou a necessidade de inter – relação  das câmaras setoriais para o desenvolvimento sustentável do Ceará, como também de uma maior preparação de toda a cidade de Fortaleza para receber bem os turistas, após a vinda da Fraport e do hub da Air France/KLM-Gol. 
Em seu pronunciamento, a presidente da CSEventos, Enid Câmara, ressaltou a  necessidade de fomentar o turismo de negócios na capital cearense e ainda frisou que a comunicação é um grande gargalo do setor. É necessário uma comunicação mais eficiente com o Estado, o Governo, e criar uma comunicação integrada da Câmara. Afirmou ainda, que apesar do PIB do setor ser considerável, ainda não tem força política para reivindicar uma campanha, para fazer promoção do turismo de negócios. “O turismo de eventos só cresce. O Ceará é o destino de negócios no Brasil e isso precisa ser divulgado”. 

AÇÕES GOVERNO DO ESTADO/PREFEITURA DE FORTALEZA - INICIADAS AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO MERCADO DAS FLORES

Na última quarta-feira, pela manhã, o prefeito Roberto Cláudio e o Governador Camilo Santana assinaram a ordem de serviço para a construção do Mercado das Flores e Plantas Ornamentais, que será instalado na Praça Joaquim Távora. O novo equipamento deverá beneficiar produtores, comerciantes e consumidores de flores de Fortaleza, além de fortalecer e expandir o setor da floricultura cearense.
A construção do Mercado das Flores faz parte do conjunto de ações integradas entre Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, por meio do projeto "Juntos por Fortaleza". O investimento é de R$ 1.699.112,41 por parte do Governo do Ceará e contrapartida da Prefeitura de Fortaleza é de R$ 424.778,10.
O Mercado das Flores contará com estrutura coberta de 1.455m² de área, com capacidade para 39 lojas, cada uma com cerca de 18m², que irão abrigar os comerciantes locais e novos profissionais do ramo. A ideia é que, além do comércio, o espaço seja usado ainda para capacitação de produtores e para a realização de cursos para o público em geral.
As obras do novo empreendimento já começaram e são executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). A intervenção tem previsão de entrega para agosto deste ano e conta com financiamento da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e projeto da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa).

VISITE CEARÁ NEWS 02/02/2018


ROTA DO SOL SEMANAL 02/02/2018 ISSUU

GRAN MAREIRO HOTEL


CARNAVAL 2018 DO HOTEL JANGADEIRO