Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2018

CALEIDOSCÓPIO 29/06/2018

BAGAGENS NOS AVIÕES – Certo é que o assunto predominante no momento é Copa do Mundo de Futebol, em realização na Rússia. Quase todos estamos conversando sobre os resultados dos jogos, as “zebras” do torneio, a situação ainda pouco convincente do Brasil nesta primeira fase do certame da FIFA. Os favoritos ao título máximo passaram sufoco para ir à segunda fase. Mas, diante do assunto concentrador do momento, não se deve desconhecer e comentar a respeito do que está ocorrendo e que impacta diretamente nos turistas e  em outros usuários de aviões. Há tempos se discute se não foi um “golpe” das empresas aéreas a limitação em 10 quilos, vinculada ao preço da passagem, da condução de bagagens. Antes, o usuário de avião tinha direito a 23 quilos, fora a bagagem de mão. A anunciada diminuição de preço, ou até estabilidade, até agora não foi sentida. Pelo contrário. E a ANAC, por seu turno, parece se bandear em favor das empresas aéreas. O problema foi criado e, agora, o Tribunal de Contas da União está procurando resolver o “pepino” desfavorável a quem usa transporte via aérea. Em reunião recente, o TCU abriu uma auditoria para verificar se a cobrança em separado de bagagem reduziu o preço das passagens aéreas no Brasil. A autorização da cobrança, nos voos domésticos, foi da Agência Nacional de Aviação Civil. Querem esclarecimentos os Ministros sobre “os diversos fatores que influenciam nos preços das passagens aéreas”. Será que a ANAC e as empresas do ramo brasileiras têm mesmo argumentos convincentes? Nós, os pobres mortais que viajamos a negócios ou lazer, continuamos no meio do tiroteio. Se não optarmos pelo pagamento no despacho das malas ou volumes, continuaremos a conduzi-los pelos estreitos corredores dos aviões e acomodá-los debaixo das poltronas ou nos estreitos guarda-volumes das aeronaves. É um sufoco.
PEDIDO DE SUSPENSÃO -  A OAB Nacional protocolou, na manhã da segunda-feira (25), um pedido de liminar junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) para que seja suspenso o aumento na taxa de despacho de bagagens por companhias aéreas até que seja julgada a ação que discute a legalidade da cobrança em si. 
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, explica que a entidade agiu para evitar um prejuízo ainda maior ao consumidor e também para evitar o incentivo da prática generalizada desse ato lesivo. “A Ordem dos Advogados do Brasil contesta na Justiça a criação, pela Anac e pelas companhias aéreas, da taxa extra para despacho de bagagens. Desde que a taxa foi colocada em prática, o consumidor tem sido lesado. Para agravar ainda mais o quadro, a Gol e a Azul agora aumentam o valor desta taxa”, alerta.
Além da medida judicial, a Ordem também remeterá nos próximos dias um ofício à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) cobrando da autarquia o cumprimento de seu real papel, que é a regulação do mercado e a proteção do consumidor.
O “bicho” está pegando...
PROMULGADO O ACORDO - Foi promulgado pelo presidente da República, Michel Temer, e publicado no Diário Oficial da União de anteontem (27), o Acordo de Céus Abertos entre o Brasil e os Estados Unidos.
O acordo recebeu a aprovação final do Congresso Nacional em 7 de março de 2018, quase sete anos depois de o acordo ter sido assinado pelos governos brasileiro e norte-americano. O projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em 19 de dezembro de 2017.
Os Céus Abertos promovem maior competição entre as empresas aéreas e um mercado de aviação mais moderno. Países que contam com a medida registram aumentos substanciais de voos entre as nações signatárias. Assim, a implementação do acordo promove a competitividade da aviação brasileira.
SEGURO - A TAP Air Portugal lançou na última terça-feira (26) um produto inédito no cenário da aviação mundial. A partir da 2ª quinzena de julho, todos os clientes que comprarem bilhetes com a companhia aérea ganharão os três primeiros dias de seguro viagem da April Brasil. Além disso, os passageiros que ativarem o benefício terão acesso a produtos exclusivos para os dias adicionais da viagem, confeccionados sob medida para os clientes da companhia, com descontos que variam de 20 a 25% em relação àqueles oferecidos ao público em geral.
Foram cerca de seis meses de negociação até chegar à versão final do produto, que estará em vigor durante cinco anos. Neste período, a April Brasil estima um investimento de R$ 20 milhões e a oferta de 15 milhões de dias do novo produto.
Os passageiros poderão ativar o benefício pelo site www.aprilbrasil.com.br/tap ou pela central de atendimento telefônico exclusiva da April Brasil (11 3236 9696). 
CELEBRAÇÃO DE NOVOS VOOS - O Governo do Ceará e a LATAM Airlines Brasil se reunirão no próximo dia 4 de julho, às 14h30, no Palácio da Abolição, para celebrar os novos voos anunciados pela companhia no Estado.
Os investimentos, anunciados pela LATAM em 23 de maio deste ano, integram uma parceria de longo prazo que visa a fomentar o turismo local e a contribuir para o desenvolvimento de diversos setores da economia cearense.
O encontro terá a presença do Governador do Ceará, Camilo Santana, do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do CEO da LATAM Airlines Brasil, Jerome Cadier.
PARCERIA COM AIRBNB EM SC – Em sua Coluna – Volta ao Mundo, a jornalista Nelci Seibel publica que o “Governo de Santa Catarina firmou parceria inédita no país com o Airbnb, maior plataforma de compartilhamento de lares e experiências de viagens do mundo. Os principais pontos são: Compartilhamento de dados agregados sobre uso da plataforma no Estado para ajudar a definir as ações de turismo em cada região; Realização de eventos nas cidades para explicar sobre locação por temporada, uso do Airbnb e benefícios econômicos para as cidades; no ano passado, Florianópolis, por exemplo, registrou aumento de 133% no número de chegadas de hóspedes em relação a 2016 e acima da média nacional (110%); Airbnb é opção de renda extra para quem já aluga seu espaço. Contudo, a ABIH Nacional se posiciona contrária a essa parceria firmada. “Acordos como esse, firmado pelo governo de Santa Catarina se opõem à indústria formal de hospitalidade e trazem à tona a necessidade urgente de regulamentação destes produtos”, diz o presidente Manoel Linhares.

TURISMO: VAI BEM O CEARÁ, DIZ ARIALDO PINHO

O Turismo brasileiro ainda não é explorado, em sua totalidade, com ética, transparência e profissionalismo, nos diversos Estados do Brasil, tanto pela iniciativa pública, quanto pela privada. Não estamos generalizando o retrocitado. Há profissionais honestos, éticos e cumpridores de suas missões com dedicação e dignidade.
Existe, sim, corrupção, quando da aplicação de verbas, para desenvolvê-lo, de forma racional, fazendo mais com menos. Afinal, é vergonhoso o montante de reais, liberado pelo Governo Federal, por alguns Estados e municípios brasileiros, para aplicação, na promoção do potencial turístico, nos mercados emissores de turistas, na cultura e na infraestrutura de suporte ao turismo, que impacta mais de 60 atividades econômicas, sociais e culturais. 
Para constatar o quanto o turismo contribui para o fortalecimento da economia, sem falar de seus inúmeros benefícios aos polos receptores de turistas, mundo afora, registremos, aqui, dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), vinculada às Nações Unidas, informando que, em 2017, o setor cresceu 7% em nível global. Informou, também, que as visitas de turistas chegaram a 1,1 bilhão nos primeiros 10 meses de 2017, equivalendo a 70 milhões de novos visitantes, comparando-se a idêntico período do ano anterior.
Baseando-nos em informações da supracitada organização, tendo por fonte a EBC Agência Brasil, citemos que, dentre os fatores, que contribuíram para o desempenho, estão o crescimento sustentado, ocorrido em muitos destinos, e uma recuperação firme naqueles que sofreram declínio no ano passado. Saliente-se que o estudo destaca ainda o Brasil pela sua “forte recuperação” em despesas com o turismo internacional, que atingiu 33%.
Vamos a mais dados: a China, país que lidera os mercados de origem de visitantes, registrou um aumento de 19% , no período analisado, seguida pela Coreia do Sul, com 11%, e pelos Estados Unidos e Canadá com 9%.
Importante frisar, segundo divulgou a EBC Agência Brasil, que, nas Américas, a América do Sul lidera o crescimento, nas visitas de turistas, com 7%.  Já, na América Central e no Caribe, o aumento foi de 4%, o que mostra “sinais claros de recuperação”, em outubro de 2017, após a passagem dos furacões Irma e Maria.
Encerrando nosso artigo, respaldando-nos por informações, divulgadas pelas supracitadas organizações, transcrevemos o que mencionou o diretor geral da OMT, Taleb Rifai: “ Deve ser reconhecida a forte resiliência do Turismo, que é refletida no crescimento contínuo em muitos destinos do Oriente Médio e na recuperação rápida em outros destinos”. Comentou, ainda, o dirigente da OMT os benefícios do setor, para as comunidades locais e para os visitantes, na promoção da paz, do entretenimento mútuo, do respeito pelo patrimônio cultural e valores.
Satisfaz-nos acrescentar que, no Ceará, o Turismo vem sendo levado a sério, pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Fortaleza, algumas prefeituras do interior e pela iniciativa privada, nos diversos segmentos econômicos e sociais. Em seus discursos e entrevistas aos meios de comunicação de massa, prometem investir mais, nesse segmento, para que o turismo cearense seja competitivo, em relação a Estados do Centro-Sul e Sul do Brasil, a exemplo de São Paulo (Turismo de Negócios), Paraná, Rio G. do Sul (Serras Gaúchas) e Santa Catarina (Camboriú, Joinville, Blumenau).
Segundo o secretário estadual do Turismo, Arialdo Pinho, o Ceará receberá 10,9% mais turistas, na alta estação, ou seja, no mês de julho de 2018, superior a idêntico período do ano anterior. Isso, gente, significa um total de 440 mil turistas, incluindo nacionais e estrangeiros. Em termos de receita direta, representa perto de 1 bilhão de reais. Afirma Ariado que os números estão muito bons e refletem o trabalho da Setur, mediante a ampliação do número de voos internacionais, como os nacionais, graças às operações do Hub Air France/KLM/Gol e, evidente, os da Latam.
Nossos votos são de que o Ceará continue recebendo turistas e mais turistas e que, uma vez satisfeitos, com tudo o que lhes for oferecido, retornem inúmeras vezes a nosso Estado, ajudando, assim, a melhorar a combalida economia cearense, que enfrenta seis anos consecutivos de secas. Mas, uma advertência: a capital Fortaleza necessita de maiores cuidados, por parte da prefeitura, no tocante à limpeza pública, iluminação e vias de acesso a pontos turísticos e no centro da cidade, sem buracos, águas fétidas escorrendo pelas coxias e a retirada de pichações nos monumentos históricos. Ah! Arranjar uma maneira de disciplinar a presença de moradores de ruas e os camelôs, tomando conta das calçadas. 
Bem! Já abusamos do espaço, que nos é concedido pelo confrade José Carlos de Araújo neste Rota do Sol Turismo. Resta-nos desejar maravilhoso fim de semana ao amigo-leitor e torcer para que o Turismo seja sempre prioridade, nos planos do Governo do Estado, das Prefeituras e dos que desenvolvem atividades, direta e indiretamente, ligadas a esse importante segmento econômico no Ceará.

A COPA ROUBA TODO O NOSSO TEMPO

Este mês de junho para julho tem-nos gerado uma indiscutível “intoxicação”. Três e quatro jogos por dia é, precisamente, a dose perfeita, ajustável para uma intoxicação de futebol. Tenho dito às minhas filhas de que me encontro todo “embolotado”. De tanto ver a “redonda” rolar nos belos estádios russos, dia inteiro.
Excepcionalmente, desta vez vou retornar - neste espaço que me é gentilmente concedido pelo querido “irmão” Zé Carlos - a uns quarenta anos atrás para “tirar uma” de crítico esportivo. Recordando os vinte anos em que militei diretamente na crônica. Àquela época, foi a minha faina rotineira comentar as coisas do esporte, muito especialmente do futebol. 
Hoje, quando me transfiro das poltronas da “tribuna da imprensa” para o sofar de nossa casa, deleito-me na tranquilidade de quem apenas contempla a movimentação na “telinha”. E, embora toda a experiência destas tantas décadas, ainda me surpreendo com específicos episódios.
Um dos fatos que me têm atraído a atenção e, de certa forma, empolgado, é a presença do público nos belos (repito) estádios “soviéticos”. As torcidas apaixonadas não negaram mais esta vez a sua participação expressiva num espetáculo que, conquanto repetido praticamente todos os dias, pelas frequentes competições locais e internacionais, nos tem até mesmo surpreendido. E quase superlotando os espaços que lhes são destinados.
Permito-me contemplar ainda a beleza plástica que proporcionaram aos que foram testemunhas pela televisão as torcidas do Japão e do Senegal. Dois povos extremamente carismáticos, marcados por uma paisagem humana de cores e movimentos, levaram para as arquibandas o que de melhor poderiam proporcionar a um espetáculo extremamente precioso.
Nos seus trajes ricamente típicos, japoneses e senegaleses roubaram a cena e chamaram para a platéia as atenções que, originariamente deveriam está todas destinadas ao quadrilátero verde dos atletas. Especialmente os senegaleses, que homenagearam o certame através das suas cores intensas exibidas no vestuário tão elegante quanto original.
Mais que isto, transpuseram às arquibancadas os sons e rítmos que fazem presença expressiva na sua cultura. Aliando-os ao gingar dos seus corpos, na cadência exultante dos tantos instrumentos apaixonadamente executados. Mulheres e homens, jovens e idosos, transportaram para aquele espaço o entusiasmo e a garra de quem tinha perfeita consciência de estar conduzindo para ali o requinte da alma do seu povo.   
Mas, há um pormenor, de natureza técnica, que me permito analisar. Por ser uma inovação, a mais apropriada, entendo, da presente Copa do Mundo: o emprêgo do “árbitro de vídeo”. Expediente já utlizado comumente em outros esportes, tal o voleibol, vinha sendo uma reclamação de quantos desejavam que as dúvidas naturais que persistem em todas as competições pudessem ser tecnicamente esclarecidas.
O que se supunha, com muita propriedade, era que uma regulamentação clara e objetiva proporcionasse, em todas as oportunidades, a que os lances revistos com muita clareza por diversos posicionamentos permitissem aos árbitros a condição perfeita à interpretação de tantos momentos.
A mim parece, todavia, que não se ajustou ao emprego daquele dispositivo uma regulamentação clara e objetiva que, ao cabo de cada episódio, não padecessem dúvidas. No entanto, o primeiro “senão” que acuso foi a ausência de clareza quanto a quem deveria ser destiada a provocação. Evidente que a mim é sugerido que à parte mais interessada, um dos adversários, pois, caberia a iniciativa de solicitar a comprovação da imagem televisiva. Não é o que se tem testemunhado.
Claro que, também, deveria ter, como no voleibol, limitação. Não deveria ser um expediente a ser repetido tantas vezes quanto as pretensões das partes. Sem falsos “bairrismos” ou “patriotismos”, transponho-me àquele lance do Neimar, quando derrubado dentro da área. Na repetição da imagem, tantas vezes, ficou-me insofismavelmente a certeza de que o que provocou a queda do atleta brasileiro dentro da área não fôra a perna do seu adversário. Mas – vi perfeitamente de modo exaustivamente repetido – sim um dissimulado puxão da sua camisa, à altura do seu abdome, e igualmente dissimulado empurrão com o braço. Suficiente para o deslocar.
Na decisão do ábitro, no entanto – e isto ficou provado no seu gesto, quando do momento em que ele justificou ter assinalado a penalidade – o que o houvera convencido, no momento, da prática da irregularidade, teria sido o emprego de joelho e perna para impedir a progressão de Neimar. Lógico, quando foi buscar a comprovação no esperado “árbitro de vídeo”, tal irregularidade não lhe fora exposta. E ele não observou, porém, ter sido o atleta brasileiro obstacularizado na sua investida com a ação muito dissimulada do braço, reitero. 
Mas um outro fato que me empolgou foi assistir aos atletas senegaleses, de forma exuberantemente artística e singela, substituirem os tantos exercícios de aquecimento antes do jogo por uma dança tão ritmada quando encantadora. Confesso, embasbaquei-me com aquela  natural e tão original espontaneidade.

CALDAS NOVAS - LOCAIS ATRAENTES E ÁGUAS TERMAIS PARA UM "TOUR" SAUDÁVEL

Di Roma Acqua Park, em Caldas Novas / MG
Caldas Novas, em Goiás, é um dos principais destinos turísticos do Brasil e um dos maiores da região Centro-Oeste. Com 85 mil habitantes, a cidade recebe mais de 4 milhões de visitantes todos os anos, que chegam atraídos pelas fontes de águas termais que emergem a 58oC do solo, mas que mantêm uma temperatura média de 32oC. Essa característica faz com que os empreendimentos hoteleiros não economizem quando o assunto é piscina e, por isso, muitos dos hóspedes ficam um bom tempo das viagens em seus hotéis.
Apesar de a água termal ser a principal atração de Caldas Novas, a cidade tem mais a oferecer quando o assunto é turismo, possuindo lindas cachoeiras e uma natureza exuberante. E por ser um local relativamente pequeno, quem tiver interesse em passeios fora dos hotéis, consegue conhecer a região em poucos dias.
TURISMO DE PRIMEIRA – Como sugestão, para os turistas que preferem uma estada atraente e saudável, eis uma lista com sugestões de lugares que valem a pena a visita:                                               
Casarão dos Gonzaga - Patrimônio histórico e cultural da cidade de Caldas Novas, o Casarão dos Gonzaga foi construído no começo do século XX por Orcalino Santos, um dos responsáveis pela emancipação política da cidade junto ao primeiro prefeito, Bento de Godoy. Em estilo colonial, a casa, que é uma das mais antigas da cidade, hoje abriga o centro de apoio ao artesão. Em seu interior, encontra-se um acervo de peças antigas, guardando todas as características da época.
Praça Mestre Orlando - Também conhecida como Praça da Matriz - por ser o local da principal igreja da cidade, inaugurada em 1850 - ou Praça Central. Símbolo do crescimento e da vocação turística de Caldas Novas, a Praça Mestre Orlando é um ponto de encontro tanto de moradores quanto de visitantes, já que além da igreja e dessa representatividade toda, fica diante do Calçadão Orcalino Santos, cheio de bares e restaurantes.  
Santuário Nossa Senhora da Salete -  
O objetivo do Santuário é promover a evangelização reconciliadora, encontros para a reflexão, romarias e peregrinações. É aberto a todas as pessoas, sejam elas curiosas, que desejam buscar atendimento pastoral ou que vão ali apenas que expressar a sua fé cristã. Pode ser uma excelente opção para o turismo religioso, além de oferecer uma bela vista da cidade.
Parque Estadual Serra de Caldas – PESCAN –  A dica da visita é ótima para quem não abre mão da água termal e quer ter ainda outras experiências em contado com a natureza. Localizado a apenas 5 km do centro da cidade, e com 120 km2 de extensão, o Parque Estadual Serra de Caldas é uma unidade de conservação que foi criado em 1970 para proteger o principal ponto de recarga do lençol termal da região.
Aberto à visitação desde 1999, o PESCAN recebe cerca de 3 mil pessoas por mês e, em julho, devido ao período de férias, esse número chega a dobrar. O parque possui duas trilhas que levam a belas cachoeiras e mirantes da região: a trilha da Cascatinha tem meia hora de duração aproximadamente e quem faz, ao final, dá de cara com uma linda cachoeira de 4 metros de queda. Para quem pensa em fazer esse tipo de passeio, vale também a caminhada até a Cachoeira do Paredão, que tem queda de 6 metros. Em ambas, há a formação de uma piscina pra recompensar a caminhada, e pra finalizar, três mirantes com vista 360 graus para a cidade de Caldas Novas.
Lago Corumbá - Além de abastecer a Usina Hidrelétrica de Corumbá I, o Lago é ponto de encontro dos praticantes de esportes náuticos. Com 65 quilômetros quadrados, é perfeito para passeios de lancha, barco e jet-ski, que levam a cachoeiras e também a bares ao longo da orla. Com natureza abundante, o lago proporciona um maravilhoso passeio ecológico.
OUTRAS OPÇÕES - Fora esses roteiros, quem não estiver hospedado em Caldas Novas, mas quer curtir as piscinas, pode aproveitar os vários parques aquáticos espalhados pela cidade. O  destaque é para o Privé Diversão, composto pelo Clube Privé, Water Park e Náutico Praia Clube. Visitantes podem obter ingressos individuais ou o passaporte, que dá direito à diversão nos três empreendimentos. Para compras diretamente na loja virtual, há opções de ingressos com preços exclusivos.
Clube Privé - É o parque pioneiro da cidade de Caldas Novas e o mais tradicional dos três, sendo muito procurado por famílias. É nele que está a atração infantil “Clubinho da Criança”, um mundo encantado onde existe água quente com escorregadores, duchas temáticas e muita diversão, além do “Espaço Zen”, para os pais que quiserem aproveitar um banho de ofurô e saírem de lá revigorados. Apesar do foco na família, o Clube Privé também tem toboáguas radicais, piscinas de água quente e fria, sauna, recreação, serviço de foto e vídeo, restaurante, bar molhado, pizzaria e churrascaria.
Water Park -  Localizado a menos de 800 metros do centro de Caldas Novas e com estrutura completa, o Water Park é um dos principais parques aquáticos da cidade. Conta com piscina de ondas, toboágua gigante, rampa para deslizar com ou sem boia e playground aquático com escorregador e labirinto. Nesse espaço, hóspedes e visitantes desfrutam não só das piscinas de águas termais, como também de uma grande variedade de opções de alimentação, como churrascaria, restaurante, bar molhado, sorveteria, creperia e lanchonete. 
Náutico Praia Clube - Localizado às margens do Lago de Corumbá, a 8 km do centro de Caldas Novas, o Náutico Praia Clube reúne lazer aquático temático e experiências náuticas, como passeio de escuna, por exemplo. Possui piscinas de água aquecida, de água fria, com ondas e com hidromassagem, bar molhado, toboáguas radicais, além de atrações infantis como a “Ilha do Kaká” e o “Clubinho do Pirata”, com personagens próprios do Privé Diversão. Para comer e beber, oferece lanchonetes, bares e restaurantes.

NO EXPO CENTER NORTE - AtÉ AMANHÃ, A MAIOR FEIRA DE FRANQUIAS DO BRASIL

Na Feira da ABF: José Danhesi (Informa Exhibitions), Diego Elizarraras,
 secretário geral da FIAF, deputado federal Arnaldo Faria de Sá, Altino Cristofoletti Jr.
e Artur Grynbaum (ABF), Douglas Finardi (MDIC) e deputado federal Walter Ihoshi
A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias da América Latina, começou ontem no Expo Center Norte, em São Paulo, com término previsto para amanhã, 30. 
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, que organiza a feira, neste ano o evento, que está em sua 27ª edição, deve reunir mais de 400 marcas do franchising nacional e internacional e receber cerca de 65 mil visitantes nos seus quatro dias de realização. Além de poder escolher a franquia que melhor se encaixa ao seu perfil de administrador, os empreendedores tèm acesso a atividades de capacitação (palestras, congressos e debates) e networking.
Nos corredores da Expo, os investidores estão conferindo as novidades que costumeiramente as redes de franquias preparam para lançar durante o evento como, por exemplo, uma série de inovações em termos de modelo, faixas de investimento, nichos e condições especiais de adesão ao negócio.
Segundo a ABF, o mercado de franquias movimentou R$ 38,7 bilhões no primeiro trimestre deste ano. O montante revela um crescimento de 5,1% frente ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o setor acumulou R$ 36,8 bilhões nos três primeiros meses de 2017. 

COPA DA RÚSSIA - BRASIL LANÇOU A CAMPANHA “FELIZES POR NATUREZA”

Min. Vinicius Lummens e Pres. da Embratur, Teté Bezerra
A Embratur, com apoio do Ministério do Turismo, lançou na segunda-feira (25), em Moscou, na Rússia, a campanha “Happy by Nature” ou “Felizes por Natureza.” Com investimento de R$ 7 milhões, a ação se desdobra na sede da Copa do Mundo da FIFA 2018 ao longo de toda a competição, com presença de peças publicitárias da cidade em 100 mobiliários urbanos, cobertura nas redes sociais e outras ações nos próximos dias, inclusive antes da partida entre Brasil e Sérvia, pela última rodada da fase de grupos do Mundial.
.“O Brasil tem grandes diferenciais, o humano e a natureza. Nesta campanha colocamos os dois juntos. Somos a área mais conservada do planeta e ao mesmo tempo temos um povo que encara a vida de peito aberto, sem reservas, que abraça as pessoas e está sendo abraçado aqui em Moscou. Somos felizes por natureza. Nosso convite é para que venham para o Brasil, viajem pelo Brasil, porque faz bem para cada um que viaja e também para a economia”, ressaltou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
Depois do lançamento e da coletiva, o sambista Diogo Nogueira deu uma 'palhinha” para os presentes. Ele foi a principal estrela da segunda etapa da campanha. Na terça-feira (26), a Embratur colocou nas ruas de Moscou um ônibus todo envelopado com as belezas do Brasil. O veículo fez três paradas em pontos estratégicos da cidade russa. Em cada uma delas Diogo Nogueira fez um pocket show, mostrando um pouco do ritmo brasileiro na capital da Copa.
Na quarta-feira (27) foi a vez dos influenciadores digitais. Três estrangeiros, comandados por um anfitrião do Brasil, viveram um legítimo dia de brasileiros. Eles provaram comidas típicas, tiveram contato com a cultura nacional e terminaram o dia assistindo ao jogo entre Brasil e Sérvia, no Estádio Spartak, em Moscou.
RUSSOS NO BRASIL - Entre 2014 e 2017, o Brasil recebeu um total de 105.327 turistas russos. O movimento foi impulsionado pela realização da Copa do Mundo da FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Somente no ano da Copa, 36.969 turistas da Rússia estiveram no país.
O objetivo da campanha é aumentar a presença de turistas russos no Brasil. No ano passado, 23 milhões de russos viajaram para outros países mas apenas 18 mil escolheram o Brasil como destino. Esse é um dos motivos que fortaleceu a ideia da campanha “Happy by Nature”, que visa aproveitar a alta concentração de pessoas de várias partes do mundo na Copa da Rússia para atrair não só os anfitriões do evento, mas também turistas de outros países, como Estados Unidos, México, Argentina, Alemanha e Inglaterra.

FESTIVAL MÚSICA DA IBIAPABA - UMA SEMANA DE CULTURA E ATRAÇÕES EM VIÇOSA DO CEARÁ

Apresentação de 2017
Mais uma vez, o Planalto da Ibiapaba está no centro das atrações turísticas e culturais do Estado. 
Na aconchegante Viçosa do Ceará, de amanhã, 30, e até a primeira sexta-feira de julho, dia 6,  estará acontecendo o Festival Música da Ibiapaba, um evento de formação, gratuito, realizado anualmente pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar. 
Consolidado como um dos principais encontros de formação musical para alunos da rede pública estadual, músicos e instrumentistas do Ceará, em sua 14ª edição o MI expande sua programação artística, abarcando outras sonoridades. Além da música erudita, o festival entra em sintonia com a música instrumental e a música popular contemporânea.
A cidade de Viçosa, como nas edições passadas, é o cenário do já consagrado Festival. A cidade, se distingue pela natureza exuberante e pelo conjunto patrimonial histórico e arquitetônico que remete ao período colonial do Ceará, dando um charme a mais para o festival. Por ser também uma área de produção de flores, licores, artesanato, mel, cachaça e outros insumos, o Mi se apresenta como um festival para aprender e viver com todos os sentidos. Foram 890 selecionados, sendo 300 vagas para alunos e professores da rede pública estadual de ensino.
Um aspecto importante do MI em 2018 é a introdução de discussões voltadas para a experiência e a inserção no mercado. Além disso, as políticas públicas de cultura direcionadas para a música também entram na programação do festival, com o Encontro Estadual de Regentes de Bandas e o Encontro Setorial da Música, que deve reunir o fórum estadual e os representantes das entidades ligadas ao setor.
Para o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, “As experiências estéticas, que vão desde a música erudita, passando pela instrumental, às raízes populares, essa fusão de experiências, fundamental para a formação, ganha agora também uma potência de difusão”
A PROGRAMAÇÃO – O 14º Festival de Música da Ibiapaba está repleto de emoções e atrações, com a participação de artistas consagrados no cenário nacional e internacional.  Eis a programação completa:
Amanhã, 30 - 8h às 18h - VI Encontro Estadual de regentes de Bandas do Ceará - EEFM Júlio de Carvalho. Às  19h30, Solenidade de Abertura. Às 20h, show com Kátia Freitas e, em seguida, com
Juruviara.
Domingo, às 16h30, Encontro das Bandas, no Patamar da Igreja. Às 20h, 
Show Mandacaru Jazz, no Anfiteatro da Praça da Matriz. Às 21h30, no Anfiteatro da Praça da Matriz, 
show Horoyá. 
Segunda-feira, 2, às 18h, 
Roda de Som no Anfiteatro da Praça da Matriz. Às 20h, no Palco Feira de Artesanato, Octabossa. Às
21h, no Anfiteatro da Praça da Matriz, show com a Orquestra Popular do Nordeste. 
Terça-Feira, às 17h30, no Anfiteatro da Praça da Matriz, show Automatus de Orlângelo Leal.
às19h, no Anfiteatro da Praça da Matriz, Roda de Som. Às 20h, no Theatro Dom Pedro II, show Duo Samuel Rocha e Nonato Lima. Às 21h, no Anfiteatro da Praça da Matriz, Colorida. 
Quarta-feira, às 17h30, no Anfiteatro da Praça da Matriz, Mestres da Cultura – Mestre Moises. Às 19h, no Anfiteatro da Praça da Matriz, show Os Bardos. Às 20h, no Theatro Dom Pedro II, show de Aparecida Silvino. Às 21h, no Anfiteatro da Praça da Matriz, Roda dos Professores e Mestres da Cultura
Quinta-feira, às 17h30, no Anfiteatro da Praça da Matriz, Mestres da Cultura – Mestre Geraldo Amâncio, Às 19h, no Anfiteatro da Praça da Matriz, Práticas de Conjuntos Especiai, s com Curumin. Às 
20h30, no Anfiteatro da Praça da Matriz, Prática de Oficinas. Às 21h30, no Anfiteatro da Praça da Matriz,
Show de Daniel Groove. 
Sexta-feira,6, às 17h30, no Anfiteatro da Praça da Matriz, Mestres da Cultura – Mestre Macaúba. Às19h, no Anfiteatro da Praça da Matriz, Prática de Oficinas. Às21h30, no Anfiteatro da Praça da Matriz, show com Amelinha.

UMA TRADIÇÃO DE 57 ANOS - COMEÇA DOMINGO O FESTIVAL FOLCLÓRICO DAS ETNIAS DO PARANÁ

As várias etnias mostram seu folclore e cultura
O  57ª edição do tradicional Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, que este ano começa no domingo,  dia 1º de julho,  e vai até o próximo dia 12, no Teatro Guaíra, em Curitiba,  é um dos maiores eventos brasileiros em sua categoria. 
Durante doze noites, o Festival levará ao palco do Guairão apresentações variadas, com música, canto e danças, de grupos étnicos que lembram e simbolizam a cultura e as tradições de muitos dos povos que se tornaram responsáveis pela colonização do Paraná, ajudando sobretudo na formação da identidade paranaense.  O Festival de Etnias continua com o objetivo de conduzir o público a um caminho de autoconhecimento a partir do contato com a origem, a história e a cultura de seus antepassados.  Como aquecimento para as noites das apresentações oficiais do Festival, houve, na segunda-feira, 23, um cortejo com apresentações prévias dos diferentes grupos.  A caminhada saiu do Teatro Guaíra e seguiu pela Rua XV até a Praça Osório, onde houve rápida demonstração. A apresentação dos grupos folclóricos é um espetáculo      que merece visto 
Serão 12 noites de apresentações com 17 grupos folclóricos, com aproximadamente mil artistas, que mostrarão as riquezas culturais de suas danças e músicas populares de etnias que ajudaram a formar a identidade do povo paranaense. Este ano o Grupo Indígena Tekowa Xiinguy é o convidado para abrir o evento.
FOLCLORIZE - Em 2017, o Festival adotou o tema “Folclorize”, convidando o público a entrar em contato e valorizar as muitas tradições, respeitando suas diferenças.
Neste 1918  não será diferente. Enaltecendo a diversidade étnica, o Festival segue com o objetivo de conduzir o público a um caminho de autoconhecimento a partir do contato com a origem, a história e a cultura de seus antepassados.
Realização -  O evento, produzido pela Unicultura (Universidade Livre da Cultura), é realizado por meio de incentivo da FH Consultoria, viabilizado por parceria entre a Aintepar (Associação Interétnica do Paraná) e a Trento Edições Culturais e fomento da Fundação Cultural de Curitiba. O Festival conta ainda com apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, Shopping Itália, Sesc Fecomércio e Corpo Consular do Paraná. 

CAMPOS DO JORDÃO - PROGRAMA PEDAGÓGICO E ARTÍSTICO NO FESTIVAL DE INVERNO

O 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que acontece de sábado, 30, a 29 de julho,, promove uma intensa programação pedagógica e artística, com apresentações nos palcos da cidade de Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista e Igreja de Santa Terezinha), e na capital paulista (Sala São Paulo e Sala do Coro). A abertura oficial do evento, será no Auditório Claudio Santoro, com um concerto da Osesp sob a regência de sua diretora musical e regente titular Marin Alsop. 
Maior evento de música clássica do país, o Festival traz ao público uma série de concertos sinfônicos e de câmara – a maioria gratuitos –, com a participação de prestigiados artistas nacionais e internacionais, além dos grupos do Festival, formados pelos bolsistas – a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival –, além das apresentações de câmara com professores e alunos.
NÚCLEO PEDAGÓGICO -  Ao longo de quatro semanas, de 02 a 29 de julho, todas as atividades do núcleo pedagógico estarão concentradas na Sala São Paulo, na capital paulista, que, pelo quarto ano consecutivo disponibiliza aos bolsistas toda a excelência da estrutura sede da Osesp para a realização de aulas, masterclasses e ensaios. Já as atividades de performance acontecerão na cidade de Campos do Jordão, na Sala São Paulo e nas demais salas do Complexo Júlio Prestes.
Além de assistirem às aulas de seus instrumentos, os alunos se apresentam ao longo de toda a programação artística do Festival, integrando a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival, o Grupo de Música Antiga do Festival e os grupos de câmara, nos quais têm a oportunidade de tocar junto com seus professores.
O Festival oferece até 200 bolsas de estudo no total (sendo 126 integrais e 74 parciais), distribuídas em Orquestra: 120; Camerata: 50; Piano: 12; Violão: 12; Regência: 6. Os alunos com bolsa integral terão hospedagem, transporte e alimentação totalmente subsidiados pelo evento. A definição de bolsa integral ou parcial se dará mediante classificação.
Os cursos compreendem aulas de instrumentos que integram os naipes da orquestra sinfônica, além de violão, piano e regência. 
PRÊMIOS E BOLSAS - O Prêmio Eleazar de Carvalho, oferecido pela Secretaria Estadual de Cultura, por intermédio da Fundação Osesp, contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior.
Praça do Capivari - Campos do Jordão.

MAIS DE 5 MIL HOTELEIROS PRESENTES NA EXPOTEL EM SÃO PAULO

Segundo dia de evento
A 3ª edição da Exposição de Produtos e Serviços de Hospitalidade de São Paulo (Expotel) começou na segunda-feira (25), com encerramento na quarta-feira, no Centro de Convenções Frei Caneca. Na solenidade de abertura, contou com a presença do ministro interino do Turismo, Alberto Alves, que, ao abrir os debates e a feira de hotelaria, destacou os temas em discussão nos três dias do evento: “Segurança, sustentabilidade e acessibilidade são da maior importância para a hotelaria e também para os outros segmentos do turismo”.
O titular da Pasta, Vinicius Lummertz, que se encontra em Moscou participando das ações de divulgação do turismo do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, gravou um vídeo onde destaca o papel da hotelaria como fundamental para alavancar os destinos brasileiros e desenvolver a economia do turismo com a geração de emprego e renda. 
A EXPOSIÇÃO – A 3ª Expotel reuniu 60 prestadores de serviços e fornecedores de equipamentos para o setor de hospitalidade no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo. Estima-se que compareceram à Expotel 2018 cinco mil hoteleiros nos três dias de evento. “O segmento de hospedagem no Brasil é um mercado em expansão e o Ministério do Turismo tem colaborado muito com o nosso setor”, destacou Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-SP) ao abrir a exposição.  São 180 mil quartos de hotel somente em São Paulo.

BRASIL: 2 X 0 - CLASSIFICAÇÃO PARA AS OITAVAS DE FINAL SEM MAIOR SUFOCO

Com um futebol mais solidário e procurando impor seu sistema, a seleção brasileira de futebol realizou, na quarta-feira, às 11 horas, no Spartak Stadium, em Moscou a sua melhor apresentação na atual Copa do Mundo de Futebol. Não se diga que os comandados de Tite mostraram um futebol primoroso. Mas apresentaram já sua real capacidade como um time solidário, sem maiores afobações, contudo objetivo tanto na defesa como no ataque. 
A vitória de 2 x 0 sobre a Sérvia foi irrefutável. Não obstante enfrentar um adversário de jogadores fortes e altos, com técnica peculiar de arremessos longos e pelo alto, os craques brasileiros souberam aproveitar todos os momentos com suas trocas de passe e arremessos longos, como aconteceu quando Philippe Coutinho, na segunda fase do jogo, arremessou de longa distância para o espetacular aproveitamento de Paulinho, que cobriu o goleiro Stojkovic marcando o nosso primeiro gol, aos 33 minutos do primeiro tempo. Estava quebrada a resistência dos sérvios, que, mesmo com poucas ameaças de gol, aos poucos foram se defendendo mais do que atacando.
Na segunda etapa, o Brasil se impôs definitivamente, até perdendo boas oportunidades de gol. Neymar, em alguns instantes, deixou de marcar. Gabriel Jesus não esteve nos seus melhores dias, mas William melhorou bastante, desta vez com uma “performance” convincente. Para consolidar a vitória, aos 23 minutos, aproveitando um escanteio cobrado por Neymar, Thiago Silva pulou mais alto do que os grandalhões e marcou os 2 x 0. 
Registre-se que, ainda no primeiro tempo, perdemos por contusão o lateral esquerdo Marcelo, um dos esteios da nossa equipe. Felizmente, o seu substituto, Filipe Luis, esteve à altura do craque do Real Madri. Solto, desembaraçado e com sua postura peculiar do bom jogador que é, o craque  do Real Madrid foi um dos destaques da seleção brasileira neste que era o jogo da classificação.
Foram as seguintes as formações dos dois selecionados: 
Brasil – Alisson; Fagner, Tiago Silva, Miranda e Marcelo (Filipe Luis); Casemiro, Paulinho (Fernandinho) e Philippe Coutinho (Renato Augusto); William, Gabriel Jesus e Neymar. 
Sérvia – Stojkovic; Rukavina,  Milenkovic, Veljkovic,( Kolarov),  Milinkovic (Savic); Tadic (Kotic), Rajkovic (Ljajic), Zivkovic, Mitrovic e Jovic. 
Juiz -Alireza Faghani
Auxiliares – Reza Sokhandan e Mohamed Mansouri 

OS CLASSIFICADOS PARA AS OITAVAS DE FINAL DA COPA

Segunda 02/07 Brasil X México vão se enfrentar
Após os jogos de hoje, em que a  Colômbia, Japão, Bélgica e a Inglaterra, lograram classificação,  são estas as seleções que disputarão as Oitavas de  Final da Copa do Mundo de Futebol, em andamento na Rússia:
Amanhã (30), 11h,  em Kazan:  França x Argentina.  ÁS 15h, em Sochi: Uruguai x Portugal 
Domingo (1º), 11h, em Moscou (estádio Lujinki): Espanha x Rússia.  Às 15h, em Nijni Novogrod: 
Croácia x Dinamarca 
Segunda-feira (2), 11h, em Samara: Brasil x México.  Às 15h, em Rostov: Bélgica  x  Colômbia.
Terça-feira (3), 11h, em São Petersburgo: Suécia x Suíça. ÁS 15h, em Moscou (estádio Spartak) 
Japão  x  Inglaterra

ALTA ESTAÇÃO NO CEARÁ - A RECEITA DIRETA DEVE SE APROXIMAR DE R$1 BILHÕES

Saguão do Aeroporto Pinto Martins
A primeira alta estação após o início das operações do hub da Air France/KLM/GOL e dos novos voos da Latam já mostra bons números. Cerca de 440 mil turistas devem visitar o Ceará nesta alta estação de julho. O número é 10,9% maior que o registrado no mesmo período de 2017, quando o Estado recebeu 396 mil visitantes. A receita direta deve ser de aproximadamente R$ 1 bilhão, representando um crescimento de 14% em comparação a julho de 2017. Os dados são da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).
A previsão de crescimento na movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins em decorrência do aumento de voos é de 12,5%. Foram 621 mil pessoas em julho de 2017, número que deve chegar a 700 mil passageiros neste mês de julho. A taxa de ocupação na rede hoteleira – que ampliou sua oferta de 93.201 leitos para 94.631 leitos no último ano – deve ficar em cerca de 82%. Já a procura pelo Airbnb já está em 50% de ocupação e a tendência é que aumente até a metade de julho.
Além dos números da Setur, outras pesquisas mostram que os turistas estão preferindo vir ao Ceará nestas férias. Conforme o Ministério do Turismo, em consulta a agências/operadoras de viagens, representantes de hotelaria e sites de busca na Internet, Fortaleza é o segundo destino mais procurado para as férias no País durante o período de julho. No site de pesquisas Skyscanner, Fortaleza aparece em segundo lugar dos destinos domésticos mais procurados para julho, perdendo apenas para São Paulo.

MAIS DE 30 MIL VISITANTES ESTARÃO NO TEJUBODE 2018

Agronegócios e Shows movimentam Tejuçuoca
Começa hoje a Tejubode 2018, a maior feira de ovinos e caprinos da Região Norte, realizada em Tejuçuoca,  e que se estenderá até domingo, 1 de julho. O tema do tradicional evento é "Animais de pequeno porte e a produção sustentável", o qual visa as cadeias produtivas bem assim a obtenção de renda para a população. 
Estão na programação do Tejubode deste ano várias competições esportivas, Feira de Negócios, exposição de artesanato e gastronomia, aqui se destacando os pratos à base de ovinos e caprinos. Entre as atrações que animarão as noitadas do requisitado encontro estão Waldonys, Victor e Léo, Noda de Caju, Banda Libanos, Solteirões do Forro, Gabriel Dinis, Samyra Show e Brasas do Sertão.
Sem dúvida, no Parque de Exposições, com cerca de 2,16 hectares, 700 produtores este ano estarão com as atenções maiores para a comercialização de ovinos e caprinos, através de leilões e participação nos concursos para aquisição de animais de corte e leite.
 Ao longo dos três dias, a previsão é que estarão em Tejuçuoca nada menos do que 30 mil visitantes, que certamente terão oportunidades de conhecer de perto o município da zona norte do Estado, principalmente o Parque Ecológico Furnas dos Ossos, com suas grutas, bem assim as paisagens naturais do semiárido da região. 

RIO GRANDE DO NORTE - ÚNICA POUSADA LIBERAL VEM CONQUISTANDO ADEPTOS DO SWING

Piscina da pousada
Inaugurada em março de 2017, a pousada Club 16, localizada na Praia de Pipa (RN), oferece uma estrutura liberal e exclusiva para os casais adeptos do swing que desejam cultivar a relação e liberar suas fantasias com ousadia e sensualidade.
Sua programação diferenciada, com eventos durante o ano todo, faz com que os casais tenham mais interatividade e compartilhem novas experiências. Intimista, a pousada possui três tipos de acomodações (chalé, apartamento e chalé premium), restaurante contemporâneo, dois bares, piscina, boate, passeio de catamarã, passeio de quadriciclo e massagem estimulante. 
Criada a partir da necessidade dos seus sócios, carentes de um local onde a liberdade fosse o diferencial com o conceito de que “tudo é permitido e nada é obrigatório", a única pousada liberal no Rio Grande do Norte vem conquistando casais do Brasil inteiro, proporcionando entretenimento diferenciado e por estar em uma das praias mais visitadas do Nordeste.
Além de usufruir das belezas naturais do entorno, os hóspedes podem soltar a imaginação e aproveitar as dependências do Club 16 com privacidade, segurança e erotismo.

EM DIA COM O FESTURIS 29/06/2018


VISITE CEARÁ 29/06/2018


ROTA DO SOL 29/06/2018 ISSUU