Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - UM JUAZEIRO DO NORTE PULSANTE

UM JUAZEIRO DO NORTE PULSANTE
Fazia muito tempo que não voltava ao Cariri do Ceará. Entre o final de 1940 e até 1960, até quatro vezes por ano, com alegria imensa ia à região como delegado da APCDEC para promover os jogos do saudoso campeonato Inter Municipal de Futebol, então um certame de muito prestígio e que movimentava todo o Estado. Já entre 1960 e 1970, pelos menos duas vezes por ano, enfrentava a viagem de dois dias nos gostosos trens da REFESA para aplicar os Exames Supletivos no Crato e Juazeiro. Quanto boa recordação. Depois de cumpridas as obrigações, como era gostoso participar das boas tertúlias entre amigos, muitos já no outro lado da vida, todos eles gente de fé, conceituados e boêmios de boa cepa. No Juazeiro, pontificavam o Dr. Ney, o Antônio Patu com seu lenço branco no bolso, os Coimbra, Mascote e Darim, o dr. Luiz de Souza. O competente Wilton Bezerra fazia parte da turma.  Já dava passos firmes para se tornar o notável comentarista esportivo de hoje, em Fortaleza, com fama também de contador de “causos” nas manhãs de domingo, na Rádio Verdes Mares. Vivi também momentos de satisfação, no Crato, com o Ossian Araripe, os professores Damasceno e José Fernandes e o então sargento Capistrano, depois médico de nomeada, além de algumas outras pessoas de bem com o mundo. As farras na Glorinha, os banhos na serra no Chico da Cascata, os bate-papos nos bares no entorno da Praça são gostosas lembranças que nos marcaram e nos fizeram incondicionais fãs dos dois grandes e aconchegantes municípios. Agora, no dealbar dos anos, como se dizia em outros tempos, voltei a Juazeiro do Norte com o pessoal do Fórum de Turismo do Ceará, para participar da Feira do Empreendedor, vitoriosa iniciativa do nosso Sebrae. Diferente do passado, viagem de 7, 8 horas, em ônibus da Viação Girafa, inicialmente na conhecida Estrada do Algodão e depois pela CE 060, a Padre Cícero, que diminui o percurso, ambas bem asfaltadas, mas é “braba” no trecho que vai a Caririaçu.
Quanta surpresa! A terra do eterno prefeito Padre Cícero, o Santo do Nordeste, me surpreendeu pelo dinamismo, pelo avanço cultural, pela expansão do comércio e da indústria. O centro da cidade quase estava a cara dos anos em que lá estive. A diferença era o intenso movimento nas ruas dos santos, com a São Pedro se destacando, indicando que a cidade já era uma metrópole. A praça principal do mesmo jeito, mas o Hotel Municipal, inaugurado pelo então Prefeito Orlando Bezerra, não mudara de feição. Apenas saíra o afável “seu” Antônio, os tempos mudam. Fora do Centro, impressionante é a expansão da cidade. Grandes edifícios residenciais e comerciais para todos os lados, campus universitários, restaurantes de qualidade internacional na Lagoa Seca, ruas e estradas asfaltadas, chegadas e partida dos aviões da Azul, Gol e Avianca, enfim o progresso vertiginosamente se espalhando. Tive a sensação, diante do constatado, que Juazeiro do Norte não deve nada a algumas capitais e cidades importantes do Nordeste. Dai compreendi a razão de muitos empresários empreendedores e intelectuais, de Fortaleza, João Pessoa e Recife, trocarem de residência para morar em tão novo e alvissareiro “El dourado”. Não tenham dúvidas, Juazeiro do Norte vai longe...

MAIOR ATENÇÃO AO TURISMO

Jor. Antonio José de Oliveira
ABRAJET-CE
Mesmo quem não é da área, porém acompanha notícias, reportagens e comentários, pelos diversos veículos de comunicação de massa e até pelas redes sociais, sabe que a denominada indústria de turismo é uma atividade importante, em termos econômicos, sociais e culturais, em todo o mundo, reconhecida como mola propulsora do desenvolvimento sustentável de países, que detém potencial turístico e explora-o, racionalmente, isto é, com profissionalismo, ética e transparência em tudo  o que lhe diz respeito. Para corroborar a retrocitada assertiva, basta inteirar-se de informações, referentes a 2011, do Conselho Mundial de Turismo e Viagens (WTTC), quando divulgou ser o Turismo responsável pela geração de mais de 98 milhões de empregos, de forma direta, e 255 milhões de maneira indireta, chegando – acredite, leitor-amigo - a ultrapassar a indústria automobilística no universo.
Há estudos comprovando gerar o Turismo, que impacta mais de 60 atividades, nos três setores da Economia, ou seja, o primário (industrial); o secundário (agropecuário); e o terciário (serviços), mais de 2 trilhões de dólares, em receita, já representando um pouco mais de  2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo.  
  No Brasil, o Turismo vem crescendo, ano a ano, no receptivo, (número de turistas estrangeiros), porém é insignificante, se comparado a países, como: Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América do Norte e Inglaterra. Alguns dirão que nosso país é novo, apenas com pouco mais de cinco séculos de descoberto bem diferente dos países europeus. Mas, pelo seu potencial turístico natural e artificial, além de diversificada cultura, essa justificativa não calha bem.
Ante o exposto, urge que os governantes brasileiros deem maior atenção ao Turismo, por intermédio de seus órgãos públicos, nas esferas federal, estadual e municipal, sobretudo, nesses dias de crise econômica e política, pela capacidade que tem o turismo de gerar mais empregos, gerar divisas, aumentar a circulação da moeda nacional e outras vantagens. Por último, um apelo que faz sentido: maior atenção ao turismo.
No Ceará, as atividades turísticas recebem apoio dos governantes, nas esferas estadual e municipal, por intermédio de suas secretarias, além da iniciativa privada. O Estado tem participado de importantes eventos turísticos, no exterior e no Brasil, de modo brilhante. Comparecemos a alguns deles. Mas, a prefeitura de Fortaleza, com a chegada da alta estação turística, precisa cuidar melhor da limpeza, da iluminação nas avenidas, ruas, praças, praias e outros recintos públicos, haja vista que turista gosta – repetimos – de ver luxo e não lixo.
     A cidade, inclusive em alguns corredores turísticos, em termos de limpeza, deixa muito a desejar. Para comprovar o que dizemos, passe pela Av. Heráclito Graça e outras artérias no centro da cidade. Não se concebe, gente, uma cidade turística com mazelas, em sua infraestrutura, a exemplo da malha viária, com buracos grandes, remendos no asfalto e água fétida, empoçada nas coxias, que atrai insetos peçonhentos etc. Vamos, prefeitura, zelar mais por nossa Fortaleza.
Antonio José de Oliveira / Vice-presidente da Abrajet-Ceará

MACIÇO DE BATURITÉ - A ROTA DO CAFÉ VERDE VAI DINAMIZAR AINDA MAIS O TURISMO

Joaquim Cartaxo e Fabiana Gizeli com família Farias
O Sebrae Ceará promoveu na última quinta-feira (19), no Hotel Seara, uma solenidade de apresentação da Rota do Café Verde para integrantes do trade turístico cearense e formadores de opinião. O evento contou com a presença do superintendente da instituição, Joaquim Cartaxo, com o secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio e com o deputado estadual Sérgio Aguiar.
Para Joaquim Cartaxo, a Rota do Café Verde é uma iniciativa que visa promover a prática de um turismo sustentável no Maciço de Baturité. “Com esta rota estamos estimulando a integração entre o patrimônio natural das cidades de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, com o patrimônio cultural, os casarões antigos, a produção do café de sombra e a história das pessoas que residem no local. Nossa ideia é através da articulação de todos estes elemento dinamizar a prática de turismo neste região”.
A Rota consiste em um “tour” por entre pontos de produção do café sustentável da Serra em Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, com direito a passear por trilhas, visitar antigos casarões e desfrutar da hospitalidade da pessoas que residem nestes locais. Várias comitivas participaram no sábado e no domingo do roteiro e também das palestras e oficinas, inclusive uma representação do Fórum de Turismo do Ceará; 
O PROJETO - Iniciado em 2013, hoje cerca de 60 produtores, principalmente dos municípios de Mulungu e Aratuba, entre pequenos e antigos, estão integrados ao projeto que vai se estender até 2016, com ações de conscientização, técnicas de manejo, combate ao desperdício, novas técnicas, melhoramento das técnicas de colheita e cultivo de espécies variadas de café. 
Em 2014, barristas foram levados pelo Sebrae à região para trabalhar, junto aos restaurantes e estabelecimentos de Gastronomia, as possibilidades de desenvolvimento de pratos e bebidas à base de cafés especiais. Para a articuladora do Escritório Regional do Sebrae, Fabiana Gizelle, a iniciativa tem o objetivo de trabalhar a cultura que já foi muito representativa na região. “O importante é que estamos trabalhando um produto de origem no Maciço, a partir da participação e interesse dos produtores locais”, afirma. 

O SINDIEVENTOS PROMOVEU FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

Presidente Circe Jane, Regis Medeiros,
Enid Câmara e  o Secretário Elpidio Nogueira.
Na manhã de anteontem, 2, o Sindieventos promoveu concorrida festa de confraternização natalina, no La Maison Dunas. Prestigiaram o ato presidentes e representantes das várias entidades do “trade” turístico do Ceará, empresários do setor e jornalistas. A Presidente do Sindieventos, Circe Jane Teles da Ponte fez o discurso de recepção, inclusive dizendo acreditar que o setor turístico, com persistente trabalho e união, contribuirá para que o Estado dentro em breve supere os dias difíceis por que estamos passando. O excelente coral Vitrola Nova, executando selecionado repertório, mais ligado à época natalina, contribuiu para maior beleza da festa. Em nome do prefeito Roberto Cláudio, o homenageado do ano do Sindieventos, encerrou a manhã festiva o secretário de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

AGORA EM SOBRAL - CONTINUA O PROJETO A ESCOLA VAI AO CINEMA

Oficina de animação em Quixadá
O município de Sobral receberá na próxima semana o projeto “A Escola vai ao Cinema”, uma iniciativa do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, que leva formação e exibição de filmes para alunos e professores de escolas públicas. A programação acontecerá de quarta a sexta-feira, 9 a 11, com oficina,  a partir das 8h, na Brinquedoteca (Travessa Adriano Dias), e exibição de filme às 9h e 14h, no cinema do Pinheiro Supermercado.
O mês passado, o projeto esteve em Quixadá, com atividades nos dias 11 e 12 e Limoeiro do Norte, de 16 a 19. Depois de realizar a programação em Sobral, A Escola vai ao Cinema segue para a cidade de Aracati, em data a ser confirmada.
A Oficina de Animação em cada cidade é ministrada pelo cineasta Telmo Carvalho, que ensina, de forma prática, todas as etapas de produção na técnica 2D, utilizando lápis de cor sobre papel. Ao final de cada oficina, os participantes produzem um curta-metragem a ser exibido na edição do ano seguinte do projeto. 
Na programação de cinema, estudantes e professores das cidades contempladas assistem aos curtas O Palhaço, O Prisioneiro e o Bambu e A Invenção da Galinha, produzidos pelos alunos que participaram do projeto em 2014 e finalizados este ano. Também será exibido o longa-metragem nacional O Segredo dos Diamantes, vencedor do prêmio de melhor filme para o público infantil, no Festival de Gramado. 
CONTINUIDADE - Essas atividades complementam as ações iniciadas em setembro, quando o projeto A Escola Vai ao Cinema promoveu em Quixadá, Limoeiro do Norte, Sobral e Aracati o Seminário Cine Educação, que teve no total  a participação de cerca de 320 professores. Em setembro, também houve exibição de filmes para aproximadamente 3.500 alunos em Quixadá, 2.000 em Limoeiro do Norte, 5.000 em Sobral e 2.000 em Aracati.
Em cada cidade também foi lançado o Concurso de Redação para alunos da rede pública. O resultado do concurso será anunciado em 2016, por ocasião do lançamento da próxima edição do projeto. As atividades realizadas são todas interligadas e envolvem alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental até o 3ª ano do Ensino Médio.
O projeto A Escola Vai ao Cinema é uma iniciativa do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, parceria do Pinheiro Supermercado e apoio das Prefeituras Municipais e Secretarias de Educação de Sobral.

ATINGIU AS METAS A FEIRA DO EMPREENDEDOR CARIRI

Centenas de pessoas diariamente buscando capacitação e oportunidades de investimento. Assim aconteceu na Feira\ do Empreendedor do Cariri 2015. Ambientada num espaço com 18 mil metros quadrados, o evento, que se desenvolveu no Palácio da Microempresa, em Juazeiro do Norte, de 25 a 28 últimos, teve como objetivo fomentar a geração de negócios e a cultura empreendedora na região.
Com a participação de visitantes dos municípios que integram o Cariri cearense, além de caravanas do Sertão Central, Centro Sul e Baixo Jaguaribe e empreendedores dos vizinhos estados do Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte, a Feira do Empreendedor do Cariri foi a primeira do gênero a acontecer fora da capital, com a expectativa de reunir seis mil pessoas.
Na quarta-feira, 25/11, durante a solenidade de abertura do evento, o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo Filho, em seu pronunciamento, depois de chamar ao palco a equipe do Sebrae responsável pela FE Cariri 2015, fez questão de enfatizar a necessidade de se incentivar os pequenos negócios para responder positivamente às dificuldades econômicas. Já o presidente da FIEC, Beto Studart, enfatizou o desenvolvimento da indústria no Cariri e as vantagens do Programa para desenvolvimento da indústria da Região. O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, ressaltou a importância da iniciativa e o quanto a feira vai ter um impacto positivo na economia da região. 
Durante os quatro dias da Feira do Empreendedor Cariri 2015, a meta do Sebrae Ceará foi promover 2.200 orientações técnicas, 154 palestras, oficinas e seminários, e capacitar 1.800 pessoas. Dividida em nove espaços setorizados, a feira tem áreas destinadas ao Atendimento, Educação Empreendedora, livraria, Espaço Canvas, áreas para Startups, uma padaria conceito, um setor destinado ao segmento Metalmecânico, ao Agronegócio, ao Senac e ao Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Com um tratamento acústico especial, reproduzindo o barulho de uma floresta e decorada com bichos pré-históricos, a Loja Conceito do Geopark Araripe foi uma atração à parte no evento. Nela, foi possível ter-se uma ideia dos empreendimentos que podem ser criados seguindo a temática do Geoparque, como peças de artesanato, biojóias, esportes de aventura e turismo.

O FÓRUM DE TURISMO FOI À FEIRA DO EMPREENDEDOR

Consultora Selma Cabral e o
 Coordenador Edgar Sá
O Fórum de Turismo do Ceará, que tem com o coordenadores Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá, em sua missão de promover o turismo e interiorizar suas ações, tem como premissa a abordagem de temas inerentes as potencialidades regionais, dando ênfase aos processos de desenvolvimento e expansão de todo o contexto empresarial e seus impactos. 
Em Juazeiro do Norte, durante a Feira do Empreendedor, promovida pelo SEBRAE/CE, na tarde da sexta-feira,  30/11, num dos auditórios do Palácio da Microempresa, o Fórum realizou uma reunião com convidados da região do Cariri, empresários, dirigentes e estudantes, sob a Coordenação de Edgar Sá. 
A consultora do SEBRAE, Selma Cabral e também membro do Fortur,  fez uma palestra sobre turismo religioso,  abordando os impactos e desenvolvimento desse setor para a economia regional, com projeção dos alcances social e cultural, transformações e renovação de costumes, tendo juazeiro do norte o epicentro de todo esse processo.
A comitiva do Fórum que foi a Juazeiro do Norte a avaliou que a iniciativa do  Sebrae foi bastante positivo não só para a região caririense mas para o turismo de todo o Ceará. 

ABIH-CE PARTICIPA DE PROJETO

O presidente da ABIH-CE,  Darlan Leite,  participou no dia 1º do corrente,  às 10h,  no Palácio da Abolição, do evento Seja Você a Mudança no Trânsito, Respeite a Vida. Na ocasião, houve a assinatura do Termo de Compromisso onde a ABIH-CE disponibilizará informativo sobre o projeto, que tem a finalidade da redução da violência no trânsito, junto aos seus associados, para uma ampla divulgação e conscientização dos colaboradores e hóspedes. Na foto.

FAZENDA E TURISMO FIRMAM ACORDO

Ministros do Turismo, Henrique Alves (primeiro à esq.) e da Fazenda, Joaquim Levy (c).
Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) a ser aplicado a partir de 2016 no envio de recursos para o exterior por agências e operadoras de viagem fica 26 pontos percentuais menor que a proposta original. Com o fim da isenção do tributo, em 31 de dezembro de 2015, as empresas de turismo passariam a ter um custo total de 33% de IRRF nos pagamentos de fornecedores contratados fora do Brasil. A partir do entendimento costurado pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, com o colega da Fazenda, Joaquim Levy, a alíquota a ser aplicada será de 6,38%, a mesma cobrada em operações de cartões de crédito. O novo índice depende de aprovação no Congresso Nacional.
A discussão sobre a lei das remessas estava na pauta do setor desde 2011. “Não fosse a força política do ministro Henrique Eduardo Alves, não conseguiríamos flexibilizar essa medida e as perdas seriam inevitáveis. Apesar de criar novo custo para as empresas, foi a solução negociada possível dentro do cenário atual. Aguardamos o desfecho da questão com a aprovação no Congresso”, comentou o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz. (Com o MTur).

A CEART ESTÁ NA FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO

A Central de Artesanato do Ceará (Ceart) estará presente na 26ª Feira Nacional de Artesanato, que se realiza desde o dia 1° e vai até o próximo dia 6 de, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O artesanato cearense vem sendo comercializado em um estande no evento, que conta com o apoio e participação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Com a venda dos produtos, cerca de 900 artesãos cearenses serão beneficiados.
Segundo a coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado, Amanaci Diógenes, a Ceart está presente em cerca de 80 feiras por ano, entre eventos nacionais, regionais e estaduais. Para ela, participar das feiras é uma forma de ampliar os canais de comercialização do artesanato cearense e também promover e divulgar o trabalho dos nosso artesãos.
O público do evento, além de conferir o legítimo produto artesanal feito no Ceará, tem oportunidade de assistir a três de nossos artesãos trabalhando sua técnica. Maria Cleide dos Santos Costa, de Aquiraz, e Maria Luiza Lacerda Homem, de Santana do Cariri, confeccionarão produtos com renda de bilro. Já José Marcílio dos Anjos Feitosa, de Várzea Alegre, trabalhará com a fibra vegetal.

REVEILLON EM ILHÉUS COM ATRAÇÕES

Ivete Sangalo no Réveillon de Ilhéus
O tradicional Reveillon de Ilhéus será neste ano ainda maior e melhor do que nos anos anteriores. Aguarda-se que seja o melhor Reveillon do interior da Bahia. 
A expectativa é de que os hotéis tenham, no período de 28 de dezembro a 03 de janeiro de 2016, uma ocupação de 85%, sendo de 95% na passagem de ano.
Artistas de renome nacional e internacional estarão em Ilhéus na grande passagem do ano, entre eles Ivete Sangalo, Thiaguinho, Wesley Safadão, Saulo, Tomate, Psirico, Nando Reis, Timbalada, Harmonia, Neto LX, Péricles e Trio da Huanna. Outros artistas e bandas ainda poderão ser confirmados para as festas de fim de ano na terra de Jorge Amado. O Carnaval da Avenida Soares Lopes ainda poderá ser confirmado pela Prefeitura, com artistas regionais, melhorando ainda mais a temporada. (Hans Schaeppi – Jornalista, da ABI e Abrajet).

CAPONGA EM FESTAS COM O 8º FESTIVAL DA SARDINHA

A Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel promove desde ontem o 8º Festival da Sardinha, Gastronomia e Arte no Litoral Leste Cearense, evento que se estenderá até domingo, 06,  tendo  como objetivo fortalecer a economia e a cadeia produtiva do turismo local, valorizando a cultura pesqueira da sardinha no município de Cascavel. 
O Festival contempla em sua programação atividades culturais, gastronômicas, turísticas e ambientais, com realização de oficinas, além das apresentações artísticas e corrida de jangadas, que somarão para abrilhantar o evento, segundo o presidente da entidade Mamede Rebouças. 
Para atrair ainda mais a atenção dos milhares de turistas que forem à Caponga,  o festival está desenvolvendo  uma programação cultural e artística com grandes nomes da música regional e nacional como Chambinho do Acordeon, Waldonys, Carlinhos Nação, The Mob, banda Reite e como atrações locais o grupo de swingueira Arregassamba e Claudio & Bethania. De hoje a domingo, será esta a programação: hoje, Claudio e Bethânia, Waldonys e Banda Kbra da Peste. Amanhã: Banda Reite, Carlinhos Nação e Chambinho do Acordeon, Domingo:
 The Mob e Arregassamba.
No intervalo das apresentações das bandas acontecem  as etapas  finais  do concurso de desenho e o concurso gastronômico. Como atividade complementar  já foram realizadas a oficina de arte e criação e o concurso de desenho infantil com os alunos de escolas públicas e privadas do distrito de Caponga.
Este ano, o foco é o empreendedorismo, com a arena Cascavel Empreendedor, espaço destinado a comercialização e divulgação de produtos artesanais e agrícolas de Cascavel, assim como serviço de informações para o pequeno empreendedor. 
CONCURSO DE DESENHO - No mês de novembro último, foi realizado a primeira etapa do concurso de desenho com os alunos do ensino fundamental das escolas municipais. Estes alunos participaram de uma oficina de criação de desenhos. Os desenhos selecionados no concurso são reproduzidos fielmente nas velas que colorem a regata dos pescadores de Sardinha. 
A PROMOÇÃO - O 8º Festival da Sardinha é um evento da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel. Seu início data do ano 2007 e desde então é realizado na praia da Caponga, conhecida por sua tradição pesqueira, um dos maiores portos pesqueiros artesanais do litoral Cearense. Os pilares do festival são sustentados em atrações artísticos culturais e na valorização da cadeia produtiva envolvida em todo o processo - pesca, beneficiamento e serviço e possui um forte incentivo as artes visuais.

COMEÇA NO DOMINGO - PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FÉRIAS NO ESTORIL

Grupo Marimbanda
Os domingos deste dezembro, serão bem animados com o Férias no Estoril. O equipamento cultural gerido pela Secretaria Municipal de Cultura desenvolverá uma programação que contará com diversas atrações. Em cada domingo, a partir das 17h, o público poderá assistir a um espetáculo teatral e apreciar duas bandas de artistas locais.
No próximo domingo (6), de 17h às 18h, o Grupo Ânima de Teatro de Bonecos apresentará o espetáculo “Mãe D'água”, seguido pelas apresentações das bandas Renegados e Marimbanda.
Aproveitando a programação do Férias no Estoril, a Banda Renegados lançará seu DVD, gravado ao vivo no Dragão do Mar. O trabalho do grupo, que já tem 22 anos de carreira, teve participação de Manassés de Sousa, Felipe Cazaux, Débora Maciel e Mimi Rocha. A banda, que tem influências que vão de Jimi Hendrix e Led Zeppelin a Raul Seixas e Luiz Gonzaga, apresentará um trabalho autoral, com músicas dos três álbuns anteriores, além de algumas novidades.
O Grupo Ânima de Teatro realiza desde 1998 um trabalho com foco no teatro de boneco popular. A partir de uma pesquisa, na obra de Câmara Cascudo, eles apesentam o espetáculo “Mãe D'água”. Tatiane Sousa e Cleomir Alencar, membros do grupo, buscaram, no espetáculo, dialogar com a criação dos mitos populares, na busca por explicar as relações do homem com a natureza.
Desafiando a ainda presente concepção de que a música instrumental seria destinada tão somente a iniciados, a Marimbanda mostra que o cuidado harmônico, o esmero melódico, a experimentação rítmica e a impressionante prática de conjunto exibida pelo grupo podem, muito bem, ser características de uma música extremamente popular.
O repertório é  uma viagem por gêneros bem brasileiros. Entre baiões, frevos, choros, baladas e sambas, sonoridades várias e reveladoras de matizes de nossa identidade, capazes de despertar reações que vão do lúdico ao lírico. O grupo é formado pelos músicos Heriberto Porto, Thiago Almeida, Miqueias dos Santos e Luizinho Duarte.
A ordem das apresentações no domingo é a seguinte: 17h às 18h – Espetáculo “Mãe D'água” - Grupo Ânima de Teatro de Bonecos;18h às 19h – Marimbanda; 19h às 20h – Renegados. 

O CEARÁ NATAL DE LUZ CONTINUA ATRAENTE E LINDO

Esquecendo um pouco a difícil situação por que passamos, o Ceará Natal de Luz, concentrado principalmente no ícone Praça do Ferreira, continua brilhante e bastante atraente. Na programação de abertura, no dia 27/11 do último, o público aplaudiu entusiasticamente a orquestra sinfônica, a celebração litúrgica, o momento simbólico da plantação de uma muda que faz parte da campanha em defesa ao meio ambiente, a chegada tão esperada do Papai Noel querido da criançada, o show do cantor Fábio Júnior e a apresentação do Coral de Luz, sempre encantando com suas canções natalinas.  
À noite, a Praça do Ferreira ficou mais iluminada. A árvore, que em sua roupagem lembra a vela da jangada, com suas luzes acessas em total comunhão com a decoração do local chamou mais a atenção.
Em cenário tão bucólico e representativo da bravura dos jangadeiros, a CDL de Fortaleza, a maior responsável por tradicional programação, colocou à disposição do cidadão, durante apresentação do Coral de Luz, um quiosque para a troca de mudas por garrafas plásticas, ação premiada em defesa ao meio ambiente.
Até o próximo dia 23, o Ceará Natal de Luz será atração, com shows de orquestras, tenores, cameratas, bandas de músicas, artistas e um charmoso cortejo com carros alegóricos nas principais vias próximas da Praça do Ferreira.
Será a programação: 17 Horas – Shows de orquestras, tenores, bandas de músicas; 18 horas – Coral de Luz no Hotel Excelsior e troca de mudas; 18 horas – As lâmpadas das árvores serão acessas pontualmente, sendo que a da Praça do Ferreira será desligada a meia noite e da Praça Portugal somente às duas da manhã. 19 Horas – Cortejo e alegorias. 
PARCEIROS - O projeto Ceará Natal de Luz 2015 é uma apresentação do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. O patrocínio é da Casa Pio, Indaiá, de M Dias Branco, Banco do Nordeste, Esmaltec, Newland, Coelce e SESI – FIEC.  É uma realização da CDL Fortaleza, Instituto CDL, Governo Federal por meio do Ministério da Cultura.

VISITE CEARÁ NEWS 04/12/2015


SETFOR E VISITE CEARÁ REALIZAM “WORKTOUR” PARA PROFISSIONAIS DE EVENTOS DO BRASIL
Grupo do “Worktour” durante visita ao Centro de Eventos do Ceará.
Diretores, gerentes, vice-presidentes e profissionais da área comercial de empresas especializadas em eventos participaram de 19 a 23 do corrente, de mais uma edição do “WORKTOUR” com objetivo de  conhecer  o potencial turístico da capital cearense para realização de eventos. Essa ação foi promovida pela SETFOR e Visite Ceará/FC&VB, em parceria com a TAM Linhas Aéreas, Hotel Vila Galé Fortaleza, Vitorino Turismo, Hotel Gran Marquise, Hotel Vila Galé Cumbuco, La Maison, Pirata Bar e Beach Park. O roteiro contemplou ainda visita ao Seara Praia Hotel, Marina Park Hotel, Carmel Cumbuco Resort, Fábrica de Negócios e Centro de Eventos do Ceará.

CAPTADO PARA 2016 O XII ENCONTRO NACIONAL DE CONTROLE INTERNO
Vicente Ferrer (Secretário da CGM de Fortaleza) e Gustavo Ungaro (Presidente do CONACI).
Durante a 17° Reunião Técnica do CONACI- Conselho Nacional de Controle Interno, que aconteceu dia 19 deste mês, em Teresina, a Prática Eventos captou o XII Encontro Nacional de Controle Interno, evento este que será realizado no Centro de Eventos do Ceará de 3 a 5 de agosto de 2016.  Este evento reunirá cerca de 800 participantes e contou com apoio do Visite Ceará /Fortaleza Convention & Visitors Bureau para esta captação. O CONACI exerce um papel fundamental de criar e promover sistema de controle de gestão pública, com intuito de possibilitar o avanço econômico e social do Brasil.

CAPTADO CONGRESSO DA SBOT PARA FORTALEZA EM 2019
Dr. Marcos Girão, Dra. Jeane e Dr. Tiago Gomes, Dr. Fernando Façanha Filho,
Dr. Ronaldo Oliveira, Dr. Henrique Cezar Ribeiro e Celina Castro Alves,
na campanha de captação do CBOT 2019 para Fortaleza. 
Durante a Assembleia dos Delegados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, ocorrida dia 18 do corrente no Novotel Center Norte, em São Paulo, foi acordado que Fortaleza sediará o 51° Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia em 2019. Este é um dos mais importantes eventos na área médica e tem a expectativa de movimentar cerca de 7.500 pessoas no Centro de Eventos do Ceará. À frente desta captação, o Presidente da SBOT Regional Ceará, Dr. Henrique Cezar Ribeiro e membros da diretoria que uniram forças com a Arx Eventos e o Fortaleza Convention & Visitors Bureau para o êxito desta captação.

FC&VB RECEBE VISITA TÉCNICA DO CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS
Roberto Duran (Dir. Gt5), Eduardo Borges, Pedro Marinho, Sibelli Ferrão e
 Raul Carvalho (Dir., Pres., Vice-Pres. e Dir. do Colégio Brasileiro
de Higienistas de Alimentos) e Arlene Castelo Branco (FC&VB).

No dia 17 deste mês, o Visite Ceará/Fortaleza Convention Bureau, recebeu a comitiva do Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos, com intuito de verificar os possíveis locais para a realização do XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, captado para o primeiro semestre de 2017.  Este congresso acontece a cada dois anos e reúne cerca de 1500 participantes.

ROTA DO SOL SEMANAL 04/12/2015 - ISSUU