Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2015

CALEIDOSCÓPIO - ROSIER X “TETO DO MUNDO"

ROSIER X "TETO DO MUNDO"
Mais uma vez a natureza interfere para que o cearense Rosier Alexandre não atinja o seu intento de chegar ao cume do Everest, o conhecido “Teto do Mundo”, o último obstáculo para cumprir seu propósito de escalar as mais altas montanhas do nosso universo. Muita destruição e morte aos milhares, sábado último, 18, abateu o Nepal por causa de um terremoto de magnitude 7,8, com epicentro a nordeste da capital, Katmandu, e a uma profundidade de 10 quilômetros. Uma catástrofe de proporções gigantescas, ao que se sabe até agora matando mais de 5.489 pessoas na contagem oficial. O terrível acontecimento interrompeu a caminhada de muitos alpinistas que desejavam chegar ao cume do Monte Everest.  Ao que se noticiou, morreram cerca de 18, entre eles  integrantes da equipe da qual fazia parte Rosier.  Para alivio dos cearenses, principalmente da família do nosso aventureiro das escaladas, mais uma vez  ele e  o seu filho Davi,  que ficara numa estação mais atrás, não estavam entre as vitimas fatais. Não se muda o destino. Esta era a segunda tentativa do obstinado e corajoso conterrâneo de completar a  missão  a que se propôs de vencer os  “Sete Cumes”. O Aconcágua, na América do Sul; o Kilimanjaro, na África; o Elbrus, na Europa; o Carstensz, na Oceania; o McKinley, América do Norte; e Vinson, na Antártida já tinham sido superados.  No ano passado, quando tentou completar o que desejava, já com 70% dos 8,848 mil metros suplantados, eis que surgiu mais uma catástrofe natural no Everest. Uma avalanche surpreendeu os alpinistas que estavam na missão e 18 deles foram levados pelos blocos de gelo. Frustrado, mas com a determinação própria dos fortes de corpo e espírito, Rosier não se deu por derrotado. Voltou a Fortaleza e proclamou que teve sorte em sobreviver, mas o desastre não o desanimara de completar sua missão de conquistar os “Sete Cumes”. Preparou-se e voltou a Nepal, agora na companhia do filho Davi Saraiva.  Aconteceu o que todos sabemos.  A tragédia de agora só é comparada em intensidade e mortes a que houve no mesmo  Nepal, onde está o Everest, há oitenta anos ´passados.  É indescritível o sofrimento dos moradores e turistas que se encontravam sábado último na pobre região do continente asiático. Mortes e destruição por toda parte. Indefinição de quantos sucumbiram. A capital praticamente arrasada. Pessoas aos montões dormindo ao relento com medo de novos tremores de terra. Uma tragédia difícil de narrar.  Resta esperar a chegada do nosso herói para saber se continuará na tentativa de vencer o “Teto do Mundo”. Será que sua obstinação e coragem irão falar mais alto?

PROGRAMAÇÃO FESTIVA NOS 16 ANOS DO DRAGÃO DO MAR

De hoje, 30,  ate segunda feira, 3 de maio, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estará com festiva programação para comemorar seus  16 anos de história, apresentando a segunda edição da Maloca Dragão – O Encontro de Todas as Tribos, evento que, no ano passado, reuniu mais de 130 mil pessoas. Nesta edição, a arte cearense vai pulsar num só ritmo, unindo o que há de mais atual em sua produção a obras-primas consagradas pelo afeto e pela memória do povo do Ceará.
Além das mais de cem atrações artísticas gratuitas convidadas, a Maloca traz ainda novidades, como:  feira literária, novos espaços para apresentações, praça de alimentação com food trucks, uma vasta programação infantil, festas nas casas de show do entorno do Dragão, a 2ª Semana de Cinema Brasileiro e a presença de produtores nacionais para conhecer este grande painel da arte cearense que a Maloca apresenta. 
ATRAÇÕES FORA DOS PALCOS - Além dos shows e espetáculos, a Maloca Dragão 2015 promove a Feira Índice, um espaço para disseminação literária coletiva em Fortaleza, com ênfase no mercado alternativo. Serão 15 expositores entre editoras e selos independentes, pequenas livrarias e coletivos, trazendo na bagagem livros, fanzines e publicações diversas, que ficarão expostas durante todo o evento, das 15h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Também haverá, todos os dias, às 17h, pequenos saraus diários, com participação de autores.
Substituindo a tenda eletrônica do ano passado, Órbita Bar, Mambembe e Amicis recebem as festas que encerram a programação dos três primeiros dias do evento. A cada noite, uma das casas abre as portas para o público em “after parties” gratuitas da Maloca Dragão. O line up também é fruto da parceria. Outra novidade desta edição é a praça de alimentação com food trucks, na Praça Almirante Saldanha.
O nome do festival é inspirado na palavra tupi mar’oka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária, conceito que traduz este lugar público e democrático, espaço de encontro de diferentes tribos, marca da pluralidade. Serão quatro dias de festa, com a apresentação de mais de 100 atrações, de diferentes estilos, entre convidados locais e nacionais de linguagens artísticas diversas.
Em sua segunda edição, a Maloca faz referência aos povos indígenas que habitavam o Ceará, parte fundamental na construção da nossa cultura relegada ao ostracismo. Algumas dessas tribos são homenageadas e dão nome a cada um dos espaços que sediam a programação. Neste período, o Anfiteatro será chamado de Tabajara; a Praça Verde de Tremembé; o Espaço Rogaciano Leite Filho de Kariri; a Praça Almirante Saldanha de Anacé; a Arena Dragão do Mar de Pitaguary; o Teatro de Jenipapo-Kanindé. Além disso, outros três novos espaços trazem atrações: a quadra poliesportiva será o Espaço Tabepa; o Cena 15 será o Kalabaça e um palco montado na Rua José Avelino será o Kanindé.

APÓS A TRAGÉDIA EM NEPAL - ROSIER E O FILHO DAVI AGUARDAM VOLTAR A FORTALEZA

Rosier e Davi
O mundo recebeu estupefato a notícia, no  Brasil pela madrugada do último sábado, 25, de que um terremoto de grandes proporções atingira o Nepal, principalmente a capital Katmandu  e seus arredores, atingindo em cheio do Monte Everest,   matando milhares de pessoas e destruindo residências,  prédios públicos e monumentos históricos, alguns consagrados como Patrimônio da Humanidade.  O trágico acontecimento continua repercutindo em toda a parte, pois, até o momento, já registra mais de 4.500 mortos e outro tanto de feridos, com residências destruídas, o povo dormindo ao relento e desolação generalizada.
Em Fortaleza, como em todo o Ceará, o desastre de Nepal causou grande impacto, pois  a expedição do montanhista cearense Rosier Alexandre estava no Everest, ele com o objetivo de concluir a última etapa do projeto “Sete Cumes”, arrojada iniciativa há anos perseguida. Rosier já vercera as batalhas do Aconcágua, Kilimanjaro, Elbrus, Carstensz, McKinley e e Vinson. Faltava o Everest. 
Era a segunda vez que o corajoso atleta cearense tentava chegar ao cume do “Teto do Mundo. No ano passado fora frustrado, pois em meio à subida houve grande avalanche,  matando 16 companheiros de jornada, felizmente salvando-se por pouco, Não desistiu de completar seu projeto. Voltou a Fortaleza e preparou-se para a segunda investida ao cume do Monte. Mais uma vez, com sorte porque escapou da tragédia, o destino o impediu de completar o que tanto almeja
Rosier foi resgatado por helicóptero do Campo 1 do Everest a 5.900m, Campo Base às 03h37min. Ele e o filho  Davi, de 22 nos e que o acompanhava na missão,  passam bem. Os dois estão Debuche (3.800m) retornando para Katmandu onde deve chegar em 2 ou 3 dias. Neste momento em segurança, diferente dos que estiveram nos últimos dias, esperando o momento para regressar a Fortaleza. 

ATÉ HOJE, EM FORTALEZA 17º ENCONTRO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Fortaleza está recebendo desde anteontem (28) até hoje o 17º  Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas). Sob o tema “Implementação do SUAS na prática cotidiana da Gestão Pública”, o evento reúne, no Centro de Eventos do Ceará,  cerca de três mil gestores e trabalhadores da Assistência Social de todo o Brasil.
A solenidade de abertura contou  com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello (foto); do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (SDTS), Josbertini Clementino; do titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), Cláudio Ricardo; e do presidente do Congemas, José Rodrigues Júnior, além de representantes de órgãos públicos e de entidades ligadas ao setor.
O encontro tem o objetivo de incentivar a formação continuada dos gestores municipais de Assistência Social de todo o Estado, como forma de promover o fortalecimento da assistência social como política pública de direito nos 184 municípios cearenses. A programação do evento é constituída de painéis, mesas redondas e oficinas temáticas simultâneas sobre os temas do cotidiano dos gestores municipais, além da socialização dos resultados produzidos nos cinco Encontros Regionais, que antecederam o Encontro Nacional.
Ponto alto do  evento será a entrega da premiação de Boas Práticas, o lançamento da Revista Anual do Congemas e um ato político em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 
O XVII Encontro do Congemas é uma promoção da Setra, com apoio da STDS e demais parceiros.

AERO CLUBE DO CEARÁ EDITAL DE CONVOCAÇÃO 20/MAR/2015

AERO CLUBE DO CEARÁEDITAL DE CONVOCAÇÃO

  O Presidente do Aero Clube do Ceará, no uso de suas atribuições legais conforme Capítulos I e V, e seus artigos, do estatuto social, convoca os associados para Assembléia Geral Ordinária – AGO, a realizar-se na sede da entidade sito à Praça Brigadeiro Eduardo Gomes S/N, 1º. Andar do TAG – Terminal de Aviação Geral, no dia 12 de maio de 2015 às 10h00min horas em 1ª. Convocação com mais da metade dos sócios, e em segunda convocação, às 11h00 min horas com qualquer número de sócios presentes, para tratar das seguintes ordens do dia:
1) Prestação de contas da atual Diretoria biênio 2013/2015.
2) Outros assuntos pendentes do interesse da entidade.
3) Eleição da nova Diretoria para o biênio 2015/2017.

Fortaleza, 20 de Março 2015.

Amaury Costa Araujo
PRESIDENTE

NO BRASIL - NÚMEROS EXPRESSIVOS DO TURISMO RELIGIOSO CATÓLICO

O turismo brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. De acordo com dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, no ano passado, cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo País levados pela fé. 
As visitas às tradicionais cidades barrocas mineiras e baianas estão entre os destinos mais visitados do País pelos peregrinos. No início do ano, a administração do Santuário Nacional de Aparecida (SP) anunciou um número recorde de visitantes em 2014: 12,2 milhões. A movimentação, no entanto, deve crescer ainda mais. Isso porque a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida vai percorrer diversas cidades  brasileiras até 2017, quando será celebrado os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba. Só em 2015 estão confirmadas  visitas a 49 dioceses.
Além de Aparecida, em São Paulo, destaca-se ainda no estado: Guaratinguetá (local de nascimento do Frei Galvão), Cachoeira Paulista (sede da TV Católica Canção Nova), Lorena e Pirapora do Bom Jesus.
NO NORDESTE - Canindé, no Ceará,  é considerada a segunda maior romaria do mundo em homenagem a São Francisco e um dos principais  polos de turismo religioso do Estado.  Juazeiro do Norte (CE) recebe cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano. Salvador, na Bahia, há  mais de 300 igrejas seculares, mas  costuma-se dizer na cidade que existe uma igreja diferente para ser visitada a cada dia do ano. Cachoeira, depois de Salvador, é a cidade baiana que reúne o mais importante acervo arquitetonico no estilo barroco. Lá acontece a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte. 
NO NORTE -  O Círio é em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. É realizado em Belém há mais de dois séculos e é uma das maiores procissões católicas do Brasil e do mundo, reunindo mais de um milhão de pessoas em outubro. 
NO SUL -  A cidade de Nova Trento (SC) se tornou a capital do turismo religioso catarinense após 1991, quando o Papa João Paulo II beatificou a Madre Paulina, que se consagrou pelo trabalho realizado na cidade. A cidade recebe cerca de 20 mil peregrinos por mês. 
NO CENTRO OESTE - Trindade (GO) possui Festas de Padroeiros na cidade e no meio rural. O ponto alto desta tradição é a Festa do Divino Pai Eterno que recebe cerca de um milhão e meio de pessoas. Outro destino na região é a Cidade de Goiás, onde ocorre a Procissão do Fogaréu, sempre na Semana Santa. ( Com a Embratur)
ENCONTRO - A Embratur participou  nos últimos dias 7 e 8, do primeiro Encontro Empresarial de Turismo Religioso que aconteceu na cidade de Aparecida (São Paulo), com objetivo de estimular o turismo religioso no Brasil,  colocando empresários locais, lideranças religiosas e operadoras turísticas para discutir o segmento. 
A participação da Embratur teve o intuito de realizar pesquisa e prospecção do segmento e entender mais a cadeia produtiva, identificar os operadores receptivos, o trade e associações envolvidas.  
A programação contou  com um roteiro especialmente desenhado para os participantes, um workshop de negócios e uma palestra exclusiva de Sérgio Miguel Palma Peniche, representante da Ruta de San Juan Diego – um dos mais conceituados roteiros religiosos do México. (Com a Embratur).

COSTA CRUZEIROS - TARIFA PROMOCIONAL PARA TRAVESSIA EUROPA-BRASIL

A Costa Cruzeiros está  lançando uma tarifa promocional para o roteiro de travessia Europa-Brasil a bordo do navio Costa Pacífica. A viagem custará a partir de R$ 1.499 por pessoa em cabine interna dupla e percorre os principais destinos turísticos europeus e brasileiros em 19 noites.  
O cruzeiro  parte no dia 28 de novembro de Savona, na Itália, e visita as cidades de Barcelona, Málaga, Casablanca (Marrocos), Funchal (Portugal), Santa Cruz de Tenerife (Canárias), Recife, Maceió, Salvador, Ilhéus, Rio de Janeiro e Santos.  O desembarque acontece no dia 17 de dezembro no porto santista. 
“Para os hóspedes a bordo dessa travessia transatlântica incluímos o Costa Inclusive, nosso pacote de bebidas disponível durante o almoço e o jantar”, destaca Marcia Galvão, gerente de Vendas e Marketing da Costa Cruzeiros no Brasil. Além disso, a Costa oferece ao passageiro a possibilidade de inserir créditos (valor é opcional) no momento da reserva do cruzeiro para os gastos a bordo. 
O Costa Pacifica, com capacidade para 3.780 pessoas, vem para sua terceira temporada na América do Sul. Entre dezembro de 2015 e março de 2016, o navio fará cruzeiros de três a oito noites, com embarques de Santos e visitando a Bahia e a região do Prata alternadamente. 

REQUALIFICAÇÃO DO FORTE DE TAMANDARÉ

Palco da luta contra os invasores holandeses no passado, considerado um dos cenários mais importantes da história de Pernambuco, o Forte de Santo Inácio de Loyola, também conhecido como Forte de Tamandaré, será totalmente requalificado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. 
O governador Paulo Câmara e o secretário Felipe Carreras foram ao município na sexta-feira (24) autorizar o início das obras. Os investimentos serão de R$ 6,8 milhões - recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Estado. serviços. 
Erguido no século XVII, o Forte de Tamandaré é um importante equipamento turístico, cuja visitação deve ser incentivada, como defendeu Paulo Câmara. O governador destacou a importância de se manter vivo o passado de lutas libertárias, travadas em terras pernambucanas. 
DIVULGAÇÃO - A Empetur realizou uma operação especial para divulgar os atrativos pernambucanos entre os convidados que estiveram na inauguração da fábrica da Jeep em Goiana, anteontem, 28. Uma das estratégias foi a distribuição de kits para os 200 jornalistas convidados, maioria da América Latina e México, e também para outros 500 convidados especiais da montadora, nacionais e estrangeiros. Foram realizados os receptivos com frevo e passistas nos horários de pico das chegadas dos visitantes, no aeroporto no domingo e segunda.
Além de todo o material de divulgação do destino, os convidados receberam, nos kits distribuídos,  bolo de rolo e artigos como rapadura e cachaça, com o apoio da Associação dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura de Pernambuco (Apar). 

MINAS TURISMO GERAIS - 30/MAIO

Diretoria eleita ABIH MG
ABIHMG - Patrícia Coutinho é reeleita Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) para o biênio 2015-2017, em eleição realizada no início deste mês. Para a presidente , o segundo mandato será pautado pela contínua profissionalização da entidade, com atuação cada vez mais pró-ativa às demandas da hotelaria mineira. A entidade também aposta na interiorização e conta com diretores de diversas regiões do estado como Tiradentes, Montes Claros, Pouso Alegre e Ouro Preto Ademais, a entidade continuará a apoiar os hoteleiros da capital ante a super-oferta de leitos, o alto custo operacional da hotelaria, a promoção do destino, capacitação, entre outros, metas compartilhadas com os Vice-Presidentes Alexander Borges (Mercure Hotel BH Lourdes), Pedro Luís Varela (Bristol Convention Hotel) e Bruno Heleno Rosa (Belo Horizonte Othon Palace). DIRETORIA eleita: Patrícia Matos de Azeredo Coutinho –Presidente;Alexander Geraldo Borges-1°. Vice-Presidente;Pedro Luiz Varella -2°. Vice-Presidente;Bruno Heleno Rosa-3°. Vice-Presidente;Fernanda de Moura Ricardo-1ª. Diretora Secretária;Rosana de Jesus Ferraz-2ª. Diretora Secretária;Fabiana Simoni Fagundes Bricio-1º. Diretor Tesoureiro;Dirceu Coutinho-2º. Diretor Tesoureiro; José Geraldo Teixeira Cunha da Silva-1º. Diretor Administrativo;Farley Aquino Rodrigues Alves-2º. Diretor Administrativo;Henrique Campolina de Oliveira Lopes-Diretor de Marketing;Guilherme Ferreira de Oliveira Sanson-Diretor de Projetos;André Bekerman- Diretor de Comunicação;Carlos Guilherme Gomes Mendes-Diretor Comercial;José Carlos Madeira Rodrigues Branco-Diretor de Relações Institucionais;Natalia Dornas Sales de Carvalho-Diretora de Eventos;Caren Dallarosa Teixeira-Diretora de Capacitação e Treinamento;Bruno dos Santos Guimarães-Diretor de Competitividade;Omar de Oliveira Caffaro-Diretor de Hotéis de Rede;Marcos Eduardo Tavares Pereira-Diretor de Hotéis Independentes;Maria do Carmo Janot Vilhena-Diretor de Pousadas Urbanas;Luiz Neves de Souza-Diretor de Pousadas Rurais e Hotéis Fazenda; Conselho Fiscal Antonio Luiz Sampaio Teixeira,Raimundo da Silva,Eugenio Pacelli Costa Fiuza e Marcio Abdo de Freitas;Suplentes José Natalino Dias,Patric Cardoso de Sá; Conselho Consultivo Patricia Matos de Azeredo Coutinho e Rafaela Simoni Fagundes Lopes Vale; e a Zélia de Fátima Gomes como Executiva – ABIH MG
USHUAIA – A fantástica  Ushuaia, a conhecida Cidade Del Fuego, na Patagônia Argentina, tem novidade para quem pretende curtir a alta temporada 2015 de esqui em Ushuaia. A Prefeitura de Ushuaia em parceria com a empresa  Aerolíneas Argentinas , que terá voos regulares sem escala entre as cidades de São Paulo e Ushuaia no próximo inverno.  A modalidade de voo regular permite uma extraordinária alternativa para a chegada do turismo brasileiro, que por suas características favorece a toda a gama de oferta de Ushuaia. A estes voos diretos sem escala aos domingos será adicionada uma importante disponibilidade de lugares nos voos de Buenos Aires . Consulte seu agente de viagem e conheça Ushuaia.
O experiente executivo de hotéis, Rodrigo Mangerotti assumiu a gerência geral do Hotel Mercure, em Goiânia, com 177 apartamentos e suites, todos c/ um alto grau de conforto, numa das melhores áreas de Goiânia. Os pisos Privilege proporcionam check-in e check-out em lounge privado, bem como apartamentos c/ comodidades únicas. Os clientes do hotel têm acesso a um restaurante c/ gastronomia internacional, 6 salas modulares p/ eventos, serviço de quartos 24 horas, spa, cafeteria e delikkatessen, bem como um Lobby Bar aberto 24 horas: informações http://www.mercure.com/pt/hotel-7129-mercure-goiania-hotel/index.shtml 

Coluna MINAS TURISMO GERAIS  jornalista  Sérgio Moreira  informações  sergio51moreira@bol.com.br

O JEEP RENEGADE CHEGA AO BRASIL COM INOVAÇÕES

Testei três versões do novo Jeep Renegade, a grande novidade automotiva brasileira deste ano, e posso afirmar que é muito confortável, com belo acabamento, excelente dirigibilidade e estabilidade, espaçoso, de bom desempenho e tecnologia só encontrados em carros de maior valor. 
O jipe está à venda nas 120 concessionárias da Chrysler/Jeep do País em seis versões, três com motores flex e três com motor Diesel: Sport 1.8 flex (M/T cinco marchas):R$ 69.900; Sport 1.8 flex (A/T seis marchas): R$ 75.900; Sport 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 99.900; Longitude 1.8 flex (A/T seis marchas): R$ 80.900; Longitude 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 109.900; Trailhawk 2.0 turbodiesel 4×4 (A/T nove marchas): R$ 116.900, completíssimo.
Os bancos são largos, confortáveis, também na traseira, com cintos de três pontos e encostos de cabeça, o volante de boa pega, como o assento, em couro, com controles de computador de bordo.
O silêncio no habitáculo é perfeito. Os engenheiros da Jeep capricharam nesse item.
O ar condicionado é silencioso e eficiente, dual zone e automático. 
Equipado com um bom sistema multimídia, tela de 6,5" sensível ao toque, com navegador e câmera de ré, conexões Bluetooth e USB. Possui sete airbags, controles de tração e estabilidade e o freio de estacionamento é elétrico. O painel é emborrachado e tem muito pouco plástico. 
PROPULSORES EFICAZES -  O motor EtorQ 1.8 16V, flex, de 130 cv (a gasolina) e 132 cv (etanol), tem câmbio automático, de seis velocidades, com troca de marchas nas borboletas atrás do volante. Em relação à versão Sport 1.8 flex, manual (1.432 kg), que testei depois, a diferença é pequena. 
LUXO E ECONOMIA - Chegou o momento de falar sobre o melhor dos Renegades, o Trailhawk 2.0 turbo Diesel, 4 x 4. Gente, é excelente. A versão Diesel tem outras duas versões: Sport e Longitude. Vem equipado com o silencioso  e novo motor  Diesel-turbo VGT, 2.0 MultiJet II, de 170 cv, o mais potente da categoria, acoplado a um câmbio de nove velocidades. A Jeep garante que esta versão do Renegade tem autonomia para 950 km, sem reabastecer.
Jornalista Arnaldo Moreira

TURISMO DO LITORAL OESTE - EM PAUTA IMPORTANTE REUNIÃO DA FORTUR/CE EM CAMOCIM

Orla de Camocim - CE
Sob a coordenação do Fórum de Turismo do Ceará, com Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá à frente, realizam-se desde ontem e até hoje, em Camocim,  importantes reuniões para tratar do turismo da atraente  região do litoral oeste do Estado, abrangendo especialmente a cidade anfitriã, além  dos municípios de Chaval, Barroquinhas e, também, com enfoque na Rota das Emoções. 
Dada a relevância do evento do Fortur/Ceará, estarão participando dos trabalhos na cidade de Pinto Martins representantes da Setur Ceará, das entidades turísticas do Estado, do  Sebrae, além de várias personalidades envolvidas com o nosso turismo, entre tantos o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho; o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Sério Aguiar;  e o secretário de Turismo da Capital, vereador Elpidio Nogueira.
São destaques da programação:
Hoje -  12:30 Chegada da comitiva do Fortur/CE a Camocim. 13 hs – almoço; 14.40 - Visita Técnica – Pousada São José - Hotel Ilha do Amor; 18:00 - city Tur: Estação / Catedral / Praça Pinto Martins / Orla.  19:00  Jantar – Show de Jazz na Praça
Amanhã, 30 - Assembleia do FORTUR-CE / FORTUR –LEO. Temas: Turismo e Projetos Sustentáveis na Região.
 Pela manhã , de   08:30 às 12,30 :-Fórum do Turismo (objetivos e propostas). Apresentação das demandas e proposições/representantes da Região. SETUR - projetos do Governo do Estado para a Região. Secretario de Turismo de Camocim - Projetos e Propostas - Considerações e proposições interativas.  Secretario de Turismo de Chaval - Projetos e Propostas - Considerações e proposições interativas. Secretario de Turismo de Barroquinhas - Projetos e Propostas  - Considerações e proposições interativas. Banco do Nordeste do Brasil - Linhas de Credito para o Setor. Considerações e proposições interativas . Rota da Emoções /SEBRAE- Lançamento e Apresentação.  Encaminhamentos e Considerações finais. 
Durante o almoço: Avaliaçãoes: Vereador Salmito Filho, Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza;  Vereador Elpídio Nogueira, Secretário de Turismo de Fortaleza
Na programação da tarde está incluída uma visita técnica ao Aquafort Tour & Pesca Hotel Fazenda. 
Sexta Feira, pela manhã, Visita Técnica – Praia de Maceió. Após o almoço, volta da comitiva da Fortur para Fortaleza. 
A Assembleia  da Fortur/Ceará em Camocim terá o apoio do   SEBRAE/CE – BNB – SETUR-CE e  Prefeituras  de Camocim,  Chaval e Barroquinhas.

A ABAV NACIONAL ATUALIZA ESTATUTO SOCIAL

A Associação Brasileira de Agências de Viagens, em reunião do Conselho Nacional, realizada no último sábado (25), aprovou a atualização do estatuto social da entidade. O texto final, a cargo de uma comissão revisora composta por Rose Larrat (Conselho de Ética), Carlos Palmeira (Conselho Fiscal), Antonio da Matta (presidente da ABAV-MG), e pelo assessor jurídico da ABAV Nacional, Dr. Marcelo de Oliveira, já havia passado previamente pela avaliação da diretoria e do Conselho de Presidentes.
Entre as mudanças está a alteração da nomenclatura do Sistema ABAV, que passa agora a chamar-se Sistema Federativo ABAV e a inserção da categoria ‘Aliadas’, destinada a pessoas jurídicas com ativo relacionamento empresarial com as agências de turismo, às já existentes associadas Ativas, Afiliadas, Congêneres e Beneméritas.
Alteram-se também as datas das eleições da diretoria da ABAV Nacional (de outubro para dezembro) e das ABAV’s estaduais (de julho para outubro), incluindo a nomeação dos conselheiros. Para atender a esse novo posicionamento, as 27 ABAV’s estaduais terão até 30 de junho de 2015 para adequar seus estatutos sociais.

21ª BNT MERCOSUL

Centreventos de Itajaí (SC)
A 21ª Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul, um dos grandes eventos para o trade de turismo da América Latina,  acontecerá nos dias 22 e 23 deste mês, , no Centreventos de Itajaí (Feira de Negócios), Balneário Camboriú e Beto Carrero World.
A BNT Mercosul 2015 vem com novidades para esta edição, com ampliação e modernização da feira,  que passa a ser realizada nas dependências do Centreventos  da cidade de Itajaí, equipamento de grande porte, muito bem estruturado. Uma das atrações será o Happy Hour Gourmet das festas típicas de Santa Catarina, após a feira,  no dia 22.
A revista Viagens e Eventos e organizadores da BNT Mercosul estão realizando convites para o “trade” de todo o Brasil. Programação - http://www.bntmercosul.com.br/portugues/bnt-brasil/o-evento/programacao/.
Informações: www.bntmercosul.com.br

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU TEM NOVA DIREÇÃO

Com nomeação publicada na DO da União, o engenheiro florestal Ivan Carlos Baptiston (foto) é o novo chefe do Parque Nacional do Iguaçu. O analista ambiental Ivan assumiu o cargo no lugar do biólogo Jorge Pegoraro, que dirigiu a unidade de conservação de 2003 a 2015. 
À propósito da nomeação,  destacou Carlos Baptiston:  “O Parque é importante para a conservação de uma expressiva vida selvagem e fundamental para a economia local, regional e nacional.  Vamos ampliar e fortalecer este trabalho que já foi feito até aqui”. 

BÚZIOS, CIDADE ANFITRIÃ DO CONGRESSO DA ABRAJET

BUZIOS - RJ
No ultimo dia 23, o Presidente da Abrajet-Seccional Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita, ex-secretário de Turismo do RJ, vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo e diretor do RJCVB, reuniu-se com o prefeito de Búzios, André Granado, e com o secretário de Turismo, José Márcio, para acertar os últimos pormenores a respeito do próximo Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) a  ser realizado na cidade fluminense, de 25 a 28 de maio próximo.   
Búzios foi eleita por aclamação como sede do evento durante o congresso dos jornalistas de turismo, realizado em João Pessoa, na Paraíba, em maio de 2014.
Anfitrião do XXXII Congresso, o prefeito de Búzios, André Granado, agradeceu a escolha da cidade para sediar o evento, que ajudará a impulsionar a divulgação dos  atrativos locais. “Estamos muito satisfeitos com a realização do Congresso da ABRAJET em Búzios. É um evento de grande importância, que reúne jornalistas de todo o Brasil e da América do Sul, profissionais especializados no setor de turismo, um setor que representa nossa principal atividade econômica. Todos terão a oportunidade de conhecer nossos atrativos, praias, natureza exuberante, gastronomia e simpatia de nossa gente. Será uma excelente divulgação para Búzios” disse o prefeito.
Ressaltando a importância e responsabilidade em reunir tantos jornalistas especializados durante uma semana, o secretário de Turismo de Búzios, José Márcio, destacou o apoio da hotelaria local e do Búzios Convention Bureau, fortes parceiros.   “O Congresso nos trará a oportunidade de discutir temas de grande interesse para o turismo e todos que trabalham na área. Teremos um painel de capacitação sobre Búzios e tudo o que a cidade tem a oferecer, com apoio do trade local. Estamos prontos para receber os 200 participantes de braços abertos”, ressaltou.

“JORNAL MG TURISMO”, 30 ANOS DIVULGANDO MINAS GERAIS

Jornalista Antônio Claret Guerra, com Suely Calais Guerra e o jovem filho do casal,
 doutor em Ciência da Computação, Pedro Henrique Calais Guerra 
O jornalismo de Minas Gerais estará em festas, no dia 4 de maio próximo, pelos 30 anos de fundação do “MG Turismo”, órgão especializado em turismo, mas que, também, com competência, divulga todos os segmentos produtivos das Alterosas.
Uma festa totalmente diferente, com cerimonial rápido, seguida de um coquetel dinatoire, dia 4 de maio, no Buffet Catharina, marcará as grandes comemorações das três 30 décadas de circulação ininterrupta do conceituado órgão da imprensa mineira, segundo informa o jornalista Antônio Claret Guerra, Diretor-Geral do mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, fundador da Abrajet e membro do Conselho Municipal de Turismo.
Presidida pelo secretário de Estado de Turismo, deputado estadual Geraldo Pimenta, com as presenças do presidente da Belotur, Mauro Werkema, homenageado especial deputado federal Gabriel Guimarães (PT-MG),  jornalistas e convidados de todo o  Brasil e do exterior, na solenidade serão entregues o XXV Prêmio MG TURISMO e o XIX Troféu Mulher Influente, as duas mais importantes promoções do turismo mineiro.
Além da Edição Especial do "Jornal MG Turismo", que circulará em junho, com texto e fotos de todos os agraciados, o Programa Paulo Navarro e a revista "Fotos e Festas",  de Pedro Paulo Machado de Souza, farão coberturas especiais, lembram os diretores-executivos do “MG Turismo”,, a  dedicada e eficiente Suely Calais Guerra, esposa  do presidente do jornal, e o administrador de empresas Rafael Lobato.

DIA DO PROFISSIONAL DE EVENTOS

Neste 30 de abril comemora-se  no Brasil  o Dia do Profissional de Eventos. Oficializada por intermédio de Lei proposta pela deputada estadual Célia Leão, em São Paulo, a data é comemorada em todo o país desde 2014 e foi escolhida por ser o dia do aniversário do precursor e responsável pela iniciativa de realização dos grandes eventos no Brasil, Caio de Alcântara Machado.
Em 2015, por iniciativa da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e do For/Eventos – Fórum Permanente do Setor de Eventos, todo o setor está mobilizado em campanha para a comemoração da data  por meio da divulgação do banner da campanha e de publicações  pelas redes sociais.

No Ceará, por iniciativa da presidente Enid Câmara, a CSE-Câmara Setorial de Eventos da Adece também está festejando a ocasião com os seus associados.

ROTA DO SOL SEMANAL 30/04/2015 - ISSUU