Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 21/08/2018

AÇÕES QUE NÃO DIGNIFICAM – Infelizmente, nosso País vem atravessando uma das mais difíceis fases da sua história. Já passamos por tudo, desde os tempos de Colônia à atual República Federativa. Muitas rebeliões, golpes, contragolpes, arremedo de parlamentarismo, período ditatorial até chegarmos ao que se denominou Nova República. Pelo que estamos observando, o momento atual nos parece ser o mais complicado, tendo em vista que a degradação moral dos entes que dirigem o País atingiu raias inimagináveis. Corrupção e corruptos, desfaçatez, prestígio em queda vertiginosa atingem os Três Poderes da Nação. O Executivo e o Legislativo sempre foram alvo de desvios de conduta, de uns anos para cá, felizmente postos a nu pelas chamadas operações Mensalão e Lava-Jatos e outras de menos prestígio, mas igualmente indicando avanços nos cofres públicos. Infelizmente, nesta queda vertiginosa da moral pública, para piorar, os últimos tempos revelam senões que põem na berlinda atos e fatos de pessoas de destaque do Poder Judiciários. De advogados a juízes e ministros até da mais alta corte são apontados deslizes e falta de ética profissional que deslustram o passado de respeito que se tinha pelo Poder. O que mais admira é que, por exemplo, ministros de agora do Superior Tribunal Federal, deslumbrados, não se contentam mais em ser apenas os verdadeiros interpretes e defensores da nossa Carta Magna. Exorbitam das suas funções, até interferem em atos como se membros fossem da Câmara Federal ou do Senado. O delírio de uns atinge a maioria do Colegiado. Nos antigamente, um juiz de qualquer instância era respeitado e reverenciado pelo povo. Era magistrado discreto na vida particular e pública. Agora, por causa de uns poucos mas persistentes deslumbrados, infelizmente o Poder Judiciário não é mais tido unanimemente como o do equilíbrio e sensatez. Apenas para ilustrar a desilusão, o último momento de insensatez. Com argumentos de uma fragilidade a toda a prova, por um maioria de dois membros (6 x 4), o STF aprovou um aumento. para o próximo ano, de 16,38% nos seus já polpudos salários. O fato representa uma bofetada sem tamanho na quase total maioria dos trabalhadores brasileiros que ganha o salário mínimo ou mais um pouco. O injustificável ato, se concretizado no final, levará o País a um buraco maior ainda no seu déficit público já muito, muito avantajado. Não avaliaram estes ministros que votaram a favor do exagerado aumento que já ganham o teto do salário dos funcionários públicos, fora outras benesses como auxílio moradia, assessores, carros com motorista e muito mais? Insensatez perde longe... 
LARGO DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUSTOSA - O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na tarde da terça-feira (14/08), o Largo Dom Antônio de Almeida Lustosa. Localizado na Rua São José, entre as ruas Sobral e Rufino de Alencar, o espaço integra o conjunto de intervenções que visam à requalificação do Centro da Capital. O trecho possui área de aproximadamente 2 mil m² e, além de otimizar os deslocamentos entre a Catedral Metropolitana e o Paço Municipal de Fortaleza, configura mais uma opção de lazer e de convivência para moradores e visitantes da região.
Desenvolvida pela Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza, a iniciativa inclui, no local, a instalação de piso industrial, nova iluminação, sinalização podotátil, projeto paisagístico e mobiliários urbanos. A implantação de paraciclos, balizadores, lixeiras seletivas, floreiras e gradis reforça o estímulo à ocupação saudável do espaço, que também recebeu, além de arbustos ornamentais, o plantio de mudas de árvores das espécies sibipiruna, ipê amarelo e ipê roxo.
BRASILEIROS VIAJAM MAIS A PORTUGAL - O turismo brasileiro em Portugal encerrou a primeira metade deste ano com um crescimento de quase 12% em comparação com o ano passado. De janeiro a junho houve 1,06 milhões de dormidas de turistas brasileiros nos hotéis portugueses, mais 11,7% do que em igual período de 2017, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Brasil foi o terceiro mercado emissor de turistas estrangeiros para Portugal que mais cresceu no primeiro semestre, atrás dos Estados Unidos (18,7%) e do Canadá (12% de crescimento nas dormidas nos hotéis portugueses), de acordo com o INE.
TEATRO TRANSCENDENTAL - Fortaleza está recebendo desde ontem e vai até amanhã mais uma edição da Mostra de Teatro Transcendental. O evento anual apresenta peças com lições de fé, amor e altruísmo em seus enredos. 
Em sua 16ª edição, no Teatro Rio Mar Fortaleza, a Mostra continua seu histórico de solidariedade. Os ingressos são trocados a partir das doações de quilos de alimentos não perecíveis. Os quais são destinadas a entidades sociais, semelhantemente a anos anteriores.
EM ATIVIDADES O SHERATON SANTOS – Desde a última segunda-feira, a Costa da Mata Atlântica conta com uma opção luxuosa de hospedagem. Está em plena atividade o Sheraton Santos Hotel que a rede Marriott Internacional e o Grupo Mendes inauguraram recentemente. 
Com 212 quartos, 15 suítes executivas, uma suíte presidencial, club lounge e vista para o mar, o hotel faz parte do maior empreendimento multiuso do Litoral Paulista, o Praiamar Corporate, oferecendo aos hóspedes acesso rápido e fácil a diversos pontos de interesse da cidade, como o Praiamar Shopping, a balsa Santos-Guarujá e o Porto de Santos.
Entre outras benesses, os amantes da boa gastronomia poderão se deliciar no O Lagar, restaurante com influência da culinária portuguesa, comandado pelo renomado chef Erick Domenico, que oferece pratos incríveis. O restaurante possui ainda uma impressionante adega com mais de duas mil garrafas. Para atender as demandas executivas e de viagens em grupo, o hotel tem uma sofisticada estrutura de eventos. São 10 salas, auditório para até 500 pessoas e espaço de coworking, além de um business center para maior comodidade e praticidade para aqueles que visitam o  Hotel a trabalho.
VISTO ELETRÔNICO - Conforme o Ministério do Turismo, desde a implantação do visto eletrônico para cidadãos de quatro países - Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão - o número de pedidos para o visto brasileiro apresentou aumento significativo. Entre fevereiro e julho deste ano foi registrado um crescimento de 42%. Levando em conta o gasto médio dos turistas destes países, caso as solicitações se revertam em viagens, poderá haver uma injeção de US$ 41,2 milhões na economia brasileira.
O período analisado corresponde ao início de funcionamento da medida para todos os países. No mesmo período, de 121.959 pedidos de visto, 95.417 foram realizados pelo meio eletrônico, o que representa 78% de adesão ao sistema. No total, mais de 100 mil vistos já foram solicitados.
De acordo com os dados do Ministério das Relações Exteriores, os Estados Unidos, segundo maior emissor de estrangeiros para o Brasil, lidera a lista de solicitações. 

AVANÇOS NO TURISMO DO CEARÁ

A Imprensa, de modo geral, e as mídias sociais vem  fazendo  ampla cobertura do funcionamento do Hub (Centro de Conexões),  da Air France/KLM/GOL, apontando-o como o maior do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo. Na nossa modesta opinião, desejamos que seja não somente  o maior e, sim, o melhor, o que é mais importante. É, minha gente, que ser grande e não funcionar, satisfatoriamente, jamais pode ser motivo de orgulho e de contentamento para quem utiliza o terminal aeroviário internacional Pinto Martins.
Já comentamos, no jornal Rota do Sol Turismo, que a Fraport, empresa alemã, gerindo o Pinto Martins, tem a obrigação de torná-lo moderno e funcional ( em tudo),  tanto interna, quanto externamente, em termos de infraestrutura e prestação de serviços. E, agora, com mais responsabilidade, pela razão acima mencionada: o funcionamento do Hub, que está ativando, em cadeia, diversos segmentos do turismo, na capital e no interior, sobretudo em Jericoacoara, depois de voos nacionais da Gol.
Para sermos sincero, gostamos das opiniões de autoridades e representantes do trade turístico local, todos afirmando tratar-se de um momento relevante e inesquecível, com o aumento de voos internacionais a Fortaleza e a Jericoacoara, provavelmente, mais tarde, quem sabe, ocorrendo o mesmo no aeroporto de Aracati. O certo, minha gente,  é que a largada foi dada e, daqui para frente, os responsáveis, pelo Hub Air France/KLM e Gol, incluindo a empresa alemã Fraport, devem trabalhar, de forma profissional, transparente, ética e com a vontade política, com vistas a realizar o melhor  para o engrandecimento e a consolidação da denominada “Indústria sem chaminés” em plagas cearenses.
Bem! Ante o exposto, garantimos que o potencial turístico o Ceará e sua hospitaleira capital possuem, não apenas lindas e ensolaradas praias, bem como paisagens belíssimas com climas agradáveis, nas regiões serranas (Planalto da Ibiapaba, Chapada do Araripe, Chapada do Apodi, Maciço do Baturité, para citar as principais). Frise-se que, nos sertões cearenses, embora com temperaturas elevadas, mormente em épocas de secas, há atrativos turísticos, que merecem ser visitados também. 
Por último, lembramos que, se estrangeiros chegam, em maior número, para conhecer o que há de belo, útil e agradável, em Fortaleza e em outras localidades interioranas, há necessidade (isso foi dito pelo secretário estadual do turismo do Ceará, Arialdo Pinho, em reunião, com o trade turístico), presidida pela atual presidente da ABEOC-CE e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos na Agência do Desenvolvimento do Ceará (Adece), Enid Câmara, que os empresários do ramo, precisam capacitar seus trabalhadores, inclusive incentivando-os a fazer cursos de, pelo menos, dois idiomas, Inglês e Francês. 
Recomendou, também, Arialdo Pinho, cuidados, no tocante ao saneamento básico, pois turistas estrangeiros e nacionais não querem visitar polos turísticos, nos quais sejam presenciados esgotos a céu aberto, águas poluídas de rios, açudes, lagos e lagoas e de mares, sem falar de sujeira, em ambientes públicos, e presenciar crianças drogadas, trabalhando como flanelinhas, às vezes, praticando assaltos a pedestres e a passageiros de veículos. 
Na nossa modesta opinião, comungamos com a solicitação de alguns representantes do trade turístico, de ser necessário divulgar mais o turismo de eventos (negócios), visto tratar-se de um segmento importante, economicamente, para empresários, funcionários, os cofres do Estado e a população, considerando-se o fato de o turista de eventos gastar, comprovadamente,  mais do que o turista de lazer. Necessário se faz ainda desenvolver o turismo cultural, mediante a promoção de peças teatrais, shows artísticos e outras modalidades da cultura cearense e a gastronomia regional, se possível, diariamente, tornando a capital cearense uma cidade mais atraente e festiva. Por hoje, basta. Ao amigo-leitor, um fim de semana maravilhoso!

A CONFRARIA NÃO SE LIMITA A CONFRATERNIZAR

Em agosto do ano passado, por iniciativa nossa, logramos reunir, aqui em Salvador, alguns pares de companheiros da comunicação do turismo do país, aos quais estimulamos à identificação de um liame de apreço e consideração que, ao longo de décadas, identificou o grupo.
Surgia, então, a CONFRARIA NACIONAL DOS JORNALISTAS DE TURISMO, integrada por vinte membros, com número fixo e determinação de somente admitir nova filiação quando da existência de vaga. A amizade foi o movel inicial que propiciou aquela iniciativa, aliada à inspiração do mote que nos é comum, de defesa intransigente do turismo brasileiro.
Oficialmente, a confirmação e a execução do projeto veio a ocorrer, cerca de noventa dias após, em Fortaleza, no Ceará. Vale lembrado de que a totalidade dos confrades edita veículos impressos e/ou informatizados, que têm na divulgação e promoção do turismo o seu propósito.
A filosofia que medrou em todas as intenções dos vinte membros foi a de que a nossa CONFRARIA não se ateria pura e simplesmente a promover reuniões em diversas regiões do país com o único propósito de confraternizar. Não. Esteve e permanece fixado nas intenções de cada qual a iniciativa e o empenho de, em todos os momentos, um tema da maior relevância conduzir as ações enquanto realizada a reunião.
Desde o primeiro instante, quando da sugestão e da aprovação do projeto, em Salvador, o que se aliou às idéias foi de participação na BNTM – Nordeste, evento que objetiva conduzir a promoção regional do turismo. Em Fortaleza, da mesma sorte, a par de mobilizar a confirmação de constituição da CONFRARIA, a reunião com personalidades e autoridades locais e a visita aos principais produtos turísticos do Ceará e sua consequente divulgação, foi outro objeto.
Já em abril passado, o alvo foi a fantástica cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, que nos acolheu com a conhecida pressurosidade. A par da presença nos principais atrativos locais, o tema destinado a ser analisado na florida cidade do Rio Grande do Sul foi a “Violência” como fator extremamente prejudicial à prática do turismo.
Estamos já por realizar mais um encontro dos confrades, que procedem desde o Ceará e até o Rio Grande do Sul. O local eleito unanimente foi a cidade de Ilhéus, aqui no sul da Bahia. Mais uma vez, Ilhéus não nos atraiu a preferir-lhe para a nossa visita apenasmente pelos seus tantos e naturais encantos. Uma razão da maior significação moveu-nos à sua escolha.
Um companheiro que, por tantas décadas esteve enfileirado conosco no mesmo direcionamento, com respeito à bandeira do turismo brasileiro, notabilizou-se, ainda mais, pela sua incondicional impetuosidade na defesa dos interesses daquele Município. E o fez com tanta proficiência que mereceu, não simplesmente de todos nós, mas de quantos os que acompanhavam a sua atuação, mais do que o respeito, porque a admiração consequente.
HANS TOSTA SCHAEPPI é, portanto, a razão maior pela qual elegemos Ilhéus para nos receber nêste mês de agosto. E vamos com toda a nossa vibração, buscando, com a presença, perpetuar a sua memória como exemplo, modêlo, que para Ilhéus não encontra similar.
O que nos direciona para aquela cidade, junto às autoridades e à comunidade ilheense, é promover uma iniciativa que a estrutura urbana da cidade possa conter uma imagem que venha a ser esse chamamento da municipalidade para a grandeza que ações e intenções tais sejam o desiderato comum.
Para materializar esta nossa iniciativa, pretendemos mobilizar Prefeitura, Câmara de Vereadores, Academia de Letras, ATIL e RM, pelos seus titulares e aderentes na sociedade. Estamos convencidos de que nos identificamos e aliamos o nosso desejo aos próprios objetivos da comunidade ilheense.
Simplesmente com o propósito de lembrar qual a importância de HANS TOSTA SCHAEPPI na comunidade, vale mencionar o quanto foi um cidadão multifacetado de forma extrema. Senão, imaginem: de formação acadêmica como Engenheiro, tornou-se, por consequência, Construtor. Do que derivou para a atividade de Hoteleiro com as três unidades (uma em Salvador e duas em Ilhéus) que concebeu. Mas também investiu forte na área da agricultura, tornando-se Agricultor, pois, para privilegiar o cultivo do bem maior das suas fazendas que é o cacau.
Foi além, ainda como resultante de tal, inserindo a atividade industrial, através da sua fábrica de chocolate que promovia o beneficiamento do que produzia. Daí, como Industrial, da mesma sorte foi Comerciante, pelas tantas lojas que espalhou pelo país, especialmente nos vários aeroportos. Mas SCHAEPPI também direcionou a sua vocação para a “guerra” pela excelência de Ilhéus, da Bahia e do país, na qualidade de um dos mais combativos Jornalistas especializados em turismo.
O seu talento, apesar de tudo isto, não se ateve aí. Conluiou a sua genialidade como excepcional Poeta e, mais que isto, como Compositor de peças admiráveis. Creio que são razões que comprometem qualquer iniciativa.

SCHAEPPI, O HOMENAGEADO - ILHÉUS RECEBE A CONFRARIA DE JORNALISTAS DE TURISMO

A bela Catedral de São Sebastião em Ilhéus
Um dos mais importantes destinos turísticos da Bahia e do Brasil, Ilhéus, estará recebendo a quarta reunião anual da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo. A razão deste novo encontro, além de conhecer melhor para projetar mais ainda a “cidade de Jorge Amado, é prestar homenagem ao Jornalista Hans Tosta Schaeppi, em face do seu falecimento há cerca de noventa dias. Schaeppi foi, seguramente, o mais aguerrido defensor dos interesses de Ilhéus, para o que destinou toda a sua personalidade multifacetada: engenheiro civil, construtor, hoteleiro, agricultor, industrial, comerciante, jornalista, poeta e compositor. Mas foi como jornalista que mais revelou o seu incondicional amor por Ilhéus. 
A HOMENAGEM -Uma intensa programação constará da presença dos jornalistas de turismo em Ilhéus, sobretudo porque, pela Confraria, eles estarão reivindicando que a memória do multifacetado profissional seja preservada em praça pública da cidade, a fim de que o seu exemplo constitua, permanentemente, um modelo para a comunidade.
A confraria terá encontro com inúmeras autoridades locais, às quais estará entregando um memorial, através do qual reivindica a preservação da memória de Schaeppi. O pleito será formalizado ao Prefeito Municipal, o destinatário da reivindicação, como representante da municipalidade ilheense. Mas, igualmente, estará levando o memorial a outras autoridades e personalidades, convocando-as a serrar fileiras em torno desse objetivo. Assim, os Presidentes da Câmara de Vereadores, da Academia de Letras, da ATIL e da RM serão, da mesma sorte, destinatários da pretensão, aos quais será solicitado apoio e a mobilização do povo ilheense. 
VARIADA PROGRAMAÇÃO -Vasta e variada programação será cumprida nos três dias em que os jornalistas da Confraria estarão em Ilhéus, entre 24 e 28 próximos. No sábado, 25,  ocorrerá reunião dos confrades no Ilhéus Praia Hotel, oportunidade em que será formalizada a homenagem junto à família de Schaeppi. À noite, será a oportunidade da visita aos dois pontos mais carismáticos da cidade: o Vesúvio e o Bataclan. No domingo,  todos visitarão o Resort Canabrava, um ícone da região. Para a segunda-feira estão reservados os encontros com as autoridades e personalidades que constam da pauta.No último dia, novas visitas, dessta vez aos diversos pontos turísticos da cidade. 
Representando a Confraria estarão os seguintes veteranos da imprensa turística brasileira: Carlos Casaes e Edmundo Lemos (Bahia), José Carlos de Araújo (Ceará), Luiz Felipe Moura (Pernambuco),  Flávio Gomes de Barros e Ivaldo Pinto de Barros (Alagoas), Sérgio Moreira (Minas Gerais), Arnaldo Moreira (Rio de Janeiro) e Neneca Campos (Rio Grande do Sul).    

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS É DESTAQUE NA COSTA DO SAUÍPE

A Costa do Sauípe, um dos maiores complexos hoteleiro do Brasil, oferece aos hóspedes a experiência de observação das baleias em alta temporada de reprodução. Nos meses de julho a outubro, a Grou, parceira dos passeios do resort, realiza essa experiência em parceria com o Portomar.
O tamanho pode assustar, já que algumas chegam a medir 16 metros e a pesar 40 toneladas, mas o que se vê é um show de saltos e interação entre os grupos de mamíferos, que buscam as águas quentes da região para reprodução.
A partir de 1986 foi proibida a caça de baleias e surgiu o primeiro projeto de baleia jubarte, que tinha uma população aproximada de 1500 animais. Depois de 32 anos aproximadamente 20 mil baleias dessa espécie migram até o litoral baiano no período.
Quem quiser acompanhar de perto o espetáculo pode fazer o passeio mediante reserva na loja da Vila Nova da Praia ou em um dos postos localizados nas recepções do Resort. O passeio de lancha, com 1h30 de duração, é específico para a observação das baleias. O de escuna, com 5h de duração, contempla toda a costa e também tem a experiência de observação das baleias. Ambos custam R$190 a partir de 13 anos ou R$100 de 5 a 12 anos. Crianças com menos de 5 anos não podem participar e o passeio pode ser cancelado por motivos climáticos.
A Costa do Sauípe pertence ao Grupo Rio Quente e oferece uma estrutura com três tipos de acomodação all inclusive que somam 1.564 apartamentos. Os hóspedes ainda podem contar com piscinas, restaurantes, bares, serviços de SPA, academia e a Vila Nova da Praia, ponto de encontro dos visitantes, que conta com bares, restaurantes, lojas e apresentações artísticas.

JORNALISTAS DE TURISMO - SALVADOR SERÁ SEDE DE ENCONTRO INTERNACIONAL

De amanhã até o próximo sábado (25), jornalistas de turismo do Brasil e do exterior estarão reunidos em Salvador com o propósito de tratar de relevantes assuntos que dizem respeito ao segmento. O evento, denominado de Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, substitui na época o Congresso Nacional que seria realizado pela Abrajet, infelizmente abortado em razão dos veementes protestos da maioria das seccionais da entidade contra, como nomeiam os associados, a desastrada administração atual sexagenária e respeitada entidade.
O Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo que começará amanhã é promovido pelo FICET – Fórum Internacional de Comunicação de Ecologia e Turismo. Será no Wish Bahia Hotel, com a participação de autoridades estaduais e de cerca de uma centena de profissionais de comunicação em turismo do Brasil e exterior. A finalidade é debater temas como “A Influência Digital na Comunicação do Turismo”, desenvolvido em palestra do profissional Fernando Jardim, e “O Jornalismo Literário em Busca da Realidade Mágica”, com o jornalista Paulo Atzingen
O evento se propõe a tratar da comunicação do turismo nas diversas plataformas de comunicação; trocar experiências da comunicação do setor com o mercado nacional e internacional; e mostrar a capital baiana e seus atrativos turísticos para os visitantes. A programação é vasta, com palestras abordando os vários objetivos e segmentos do turismo, apresentados e debatidos por conceituados intelectuais que atuam na cadeia produtiva do turismo. Também serão feitas várias visitas técnicas, entre as quais à Cidade Baixa: Ribeira, Colina Sagrada do Bonfim e Corredor da Fé; e ao Centro Histórico, na Cidade Alta.

TURISMO DE AVENTURA - CINCO CIDADES BRASILEIRAS SÃO DESTAQUE MUNDIAL

Chapada Diamantina
Existem muitos perfis de turistas, desde os que buscam áreas rurais silenciosas até os que querem participar de festas populares. Mas um dos tipos de turismo em que o Brasil é referência é o de aventura, para aqueles que procuram adrenalina. Nesses casos, os roteiros giram em torno de atividades físicas, em contato com a natureza, que proporcionam lazer e diversão sem caráter competitivo. Dentre as opções de turismo de aventura nas cidades brasileiras, há as mais brandas, como caminhada, cavalgada e cicloturismo; e as que envolvem esportes radicais, como montanhismo, arvorismo, bungee jump, escalada, tirolesa, surfe, windsurfe, mergulho, canoagem, kitesurf, windsurf e voo livre.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), mais de 5 milhões de turistas visitam o País em busca dos mais notáveis destinos para a prática de exercícios ao ar livre. Ainda segundo a entidade, há mais de 2 mil empresas especializadas no segmento. Dados do Ministério do Turismo apontam que essas empresas faturam em torno de R$ 500 milhões por ano e têm um total de mais de 5.300 clientes atendidos.
Um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indica que o Brasil tem vários motivos para se tornar o maior destino das pessoas que buscam desafios em ambientes naturais. Vamos aos destaques:
SERRA DA BODOQUENA - O Parque Nacional da Serra da Bodoquena tem uma bela formação de montanhas de rochas calcárias em 76.481 hectares de área. O parque de Mato Grosso do Sul é dividido em dois fragmentos, um ao norte e outro ao sul, e tem o maior trecho de Mata Atlântica de Mato Grosso. Entre os esportes mais praticados no local estão rapel, parapente, mergulho em cavernas, rafting e trekking.
CHAPADA DOS VEADEIROS - Com a maior parte de cerrado contínuo do mundo, a Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás, possui grandes formações vegetais em sua área com 65.514 hectares. Por ser próxima à capital federal, turistas do mundo inteiro chegam pelo Aeroporto de Brasília e seguem de carro por 200 km de estrada. O forte dessa região são as cachoeiras, muito utilizadas para a prática de rapel, trekking e canionismo, por exemplo.
LENÇÓIS MARANHENSES - Localizado no litoral oriental do Maranhão, o Parque dos Lençóis Maranhenses é fascinante pela beleza natural. São 155 mil hectares com altas dunas que chegam a até 40 metros de altura e lagoas de água doce, com tons de verde e azul. Nas cidades que dão acesso ao parque, há áreas próprias para a prática de atividades como kitesurf, windsurf, caiaque, stand up padlle e surf.
BROTAS - Brotas está situada no centro do Estado de São Paulo e preserva suas riquezas e belezas naturais. Com várias nascentes e rios que deságuam em cachoeiras, possui muitos atrativos turísticos, em sua maioria hídricos (represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes). A cidade é considerada a capital do turismo de aventura do Estado. Entre as atividades ideais para se praticar nessa região estão: tirolesa, canionismo, rafting, queda livre, arvorismo e passeios em quadriciclos.
SERRA DO CIPÓ - A Serra do Cipó fica na região metropolitana de Belo Horizonte, na divisa entre as bacias dos Rios São Francisco e Doce. Possui mais de 60 cachoeiras, uma flora diversificada e outras atrações do Parque Nacional, que atraem turistas interessados em canoagem, tirolesa e rapel, entre outros esportes. (Com o MTUR, ABETA E SEBRAE).

AMPLIAÇÃO DE VOOS - ACORDOS COM REINO UNIDO, HOLANDA E LUXEMBURGO

Chegaram a bom termo, com ampliação de voos e eliminação de antigas restrições, acordos de serviços aéreos negociados pela Agência Nacional de Aviação Civil com o Reino Unido, a Holanda e Luxemburgo. Após a retomada de negociações realizadas individualmente, e não mais por bloco de países, o Brasil começou a contabilizar os primeiros avanços nas tratativas que visam abrir os mercados aéreos e contribuir para uma maior liberdade de operação das empresas dos países signatários dos acordos.
Em rodada de negociações empreendida em Londres, Haia e Luxemburgo pela delegação da ANAC – chefiada pelo Diretor da Agência Juliano Noman – em junho, o acordo com o Reino Unido, por exemplo, com confirmação dos termos prevista para setembro, passa a prever capacidade ilimitada até a 5ª liberdade do ar (direitos de tráfego permitidos às empresas áreas), sem limitação de frequências e com livre determinação de capacidade, limitados, por enquanto, a 9 pontos além daquele continente, à escolha do Brasil, podendo essa limitação ser ainda eliminada.
Com a Holanda, a negociação de um novo Acordo sobre Serviços Aéreos e a celebração de um Memorando de Entendimento levou à eliminação da restrição de quantidade de serviços mistos que podem ser realizados pelas empresas aéreas do Brasil e dos Países Baixos até a 5ª liberdade e sem limitação de pontos, com quadro de rotas totalmente aberto. Em relação a Luxemburgo, a delegação brasileira também obteve sucesso ao negociar novo acordo e memorando que excluem a restrição da quantidade de serviços que poderão ser realizados pelas empresas dos dois países, estendendo as operações às empresas autorizadas a operar até a 5ª liberdade do ar e sem limitação de pontos. O quadro de rotas também ficará totalmente aberto.
COMPARTILHAMENTO - Em todas as negociações, permaneceram em vigor o regime de liberdade tarifária e as condições para compartilhamento de código (code sharing) bilateral e com empresas de terceiros países nos termos dos acordos já assinados no passado. A partir de agora, as negociações seguirão os trâmites internos dos países envolvidos, para a assinatura formal dos acordos.
Além desses três acordos de serviços aéreos, o Brasil já tem agendada reunião com delegação da Finlândia para setembro e tem a intenção de negociar também com vários países durante evento de negociações programado para Nairobi, no Quênia, em dezembro. Entre esses países estão Áustria, Dinamarca, Grécia, Noruega, Polônia, Suécia e Colômbia. Atualmente, são 57 os entendimentos negociados pelo país com características de céus abertos, dos quais 26 se concretizaram em acordos formais já assinados e que se encontram em etapas diversas de tramitação para ratificação. (Com a ANAC)

MOSTRA CINEBH: O CINEMA LATINO-AMERICANO É DESTAQUE

“O cinema latino-americano nasceu como vontade transformadora da sociedade, antes mesmo de um gesto político capaz de efetivamente realizar essa transformação. Nasceu entre a poesia e a política, em parte por imposição da realidade, em parte por livre escolha”. A sentença é do crítico e pesquisador José Carlos Avellar (1936-2016), no livro A Ponte Clandestina.
 A constatação de Avellar, publicada em 1995 num estudo que se fixa na produção dos anos 1960 e 70 de nomes como Glauber Rocha (Brasil), Fernando Birri (Argentina) e Tomás Gutiérrez Alea (Cuba), entre outros, ainda reverbera no continente quase 25 anos depois. Que cinema latino-americano é esse que às vezes nos parece tão próximo e ao mesmo tempo tão distante? Que transformações ele ainda é capaz de propor num século XXI tão marcado por contradições e constantes mudanças tecnológicas que alteram as formas de fazer e consumir audiovisual? Em tempos globalizados, ainda faz sentido falar num cinema continental? 
Estas são algumas das questões a serem debatidas durante a 12ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, a ser realizada entre 28 deste mês e 02 de setembro. Sob o eixo curatorial “Pontes Latino-americanas”, o evento vai se dedicar a exibir, discutir e questionar a produção na América Latina ao longo dos anos, uma produção que se preocupou em levar às telas, através de temas ousados e formas inventivas, a própria condição de continente periférico e colonizado. 
Conversas com produtores do Brasil CineMundi (o evento de mercado que ocorre anualmente durante a CineBH) e a dificuldade de se circular com filmes latinos de maior proposição estética deram a deixa para que esta temática fosse desenvolvida, conforme ressalta Pedro Butcher. 
Na programação da 12ª Mostra CineBH no contexto da temática “Pontes Latino-americanas”, filmes em pré-estreia dividirão espaço com títulos do passado que ainda nos dizem muito sobre os diálogos entre os países, estética e tematicamente. Entre os trabalhos confirmados, estão as pré-estreias de Cocote (República Dominicana), de Nelson Carlo de Los Santos Arias, e La Telenovela Errante (Chile), de Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento; e curtas e médias de importância histórica, como Agarrando Pueblo (Colômbia, 1977), de Luis Ospina e Carlos Mayolo; Revolución (Bolívia, 1963), de Jorge Sanjinés; Isla del Tesoro (Cuba, 1969), de Sara Gómez; e Blablabla (Brasil, 1968), de Andrea Tonacci. 
HOMENAGEM - De maneira a exaltar um destaque contemporâneo no atual cenário audiovisual latino-americano, a 12a CineBH presta homenagem à produtora argentina El Pampero Cine. Fundada em 2002 e composta por Mariano Llinás, Laura Citarella (que representará a produtora na CineBH), Agustín Mendilaharzu e Alejo Moguilansky, a El Pampero se define como a reunião de um grupo de pessoas dispostas a experimentar e renovar os procedimentos e práticas cinematográficas na Argentina. 

O RITTER HOTÉIS E A EXPOINTER 2018

A 41ª edição da grande feira de agronegócios EXPOINTER 2018  será realizada de sábado próximo, 25, até 02 de Setembro,  no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O conceituado  Ritter Hotéis  está preparado para bem receber  o público interessado em participar do grande evento. Localizado diante da estação Rodoviária de Porto Alegre e estação do Trensurb, junto à principal saída da cidade, quem se hospedar no hotel tem diversas opções de deslocamento:
De carro, trajeto pela nova Rodovia do Parque , o percurso é de 28 km e se chega à Expointer em aproximadamente 25 minutos. Aina de carro, trajeto pela BR 116,  o percurso será de 23 km, aproximadamente 20 minutos. De trem, o Trensurb da estação Rodoviária (diante do  hotel) para a estação Esteio a chegada será 26 minutos. sem a preocupação de estacionamento.
Na Expointer o visitante terá inúmeras opções de entretenimento. São mais de 400 eventos e atrações nos nove dias de feira. Diariamente, haverá  exposição de 151 raças de animais, com julgamentos e leilões, show de máquinas e palestras técnicas. Além disso, o evento abre espaço para a realização da Feira de Agricultura Familiar e Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul.

AQUÁRIO DO RIO S. FRANCISCO: MAIS DE 1200 ESPÉCIES

Belo Horizonte possui o maior aquário de água doce do Brasil. Com aproximadamente 3 mil metros quadrados, ele é o primeiro a retratar exclusivamente a vida na Bacia do São Francisco. E oferece estudos sobre biologia, criação e manutenção de peixes em cativeiro. O aquário fica no Jardim Zoológico de BH (Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000 – Pampulha).  O aquário representa uma parte do rio São Francisco a ser protegido e conhecido. 
Ao visita-lo, o público terá oportunidade de conhecer diferentes espécies de peixes e obter informações sobre o “Velho Chico”. Entre os destaques da ictiofauna (conjunto de peixes de uma região ou ambiente) do rio São Francisco que poderão ser conhecidos estão surubins, dourados, curimatãs, matrinxãs e vários outros. 
São 1.200 peixes de 50 espécies, 22 tanques nos dois pavimentos com 1 milhão de litros de água, espécies como pirambeba, piau-três-pintas, mandi prata, cascudo e surubim. Além disso, o aquário São Francisco, com capacidade para 450 mil litros de água, representa um "braço" do Velho Chico, com uma cenografia que apresenta tanto a margem quanto o fundo do rio. Auditório, espaços de exposição lúdicos, jardins, laboratório, lagoa marginal, lanchonete e lojinha. ( Jornalista Sérgio Moreira – Abrajet e Confraria dos jornalistas de Turismo)

DE 1 A 8 DE SETEMBRO, EM GUARMIRANGA - COMEMORAÇÕES : 25 ANOS DO FESTIVAL NORDESTINO DE TEATR

Uma celebração às artes da cena. Esse é o espírito do Festival Nordestino de Teatro (FNT) em 2018, quando completa 25 anos. Anualmente o evento transforma o município de Guaramiranga, proporcionando a artistas e público oito dias de uma verdadeira imersão nas artes cênicas. Apresentações teatrais de artistas dos nove estados do Nordeste, além de convidados de outras regiões e países, já estiveram nos palcos e participaram deste importante intercâmbio na cidade serrana.
Para comemorar o jubileu de prata do FNT, que acontecerá de 1 a 8 de setembro próximo, a Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) escolheu contemplar os valores presentes em todas as edições do Festival e que estruturam sua via de crescimento, diversidade e diálogo plural: as artes da cena.
Ao longo dos 25 anos, o FNT vem apresentando e refletindo sobre transversalidade entre as diversas linguagens cênicas. E pensar acerca dessas artes significa não somente buscar novos modos de criação e formatos estéticos, mas debater a sustentabilidade das artes, a ideia de cena ampliada e os intercruzamentos com outras linguagens artísticas.
Com esse conceito que o FNT este ano buscou um olhar híbrido sobre o teatro nordestino e compôs uma equipe de curadores de diversas linguagens, a qual trabalhou junta para apresentar uma programação especial na Mostra Nordeste. As bodas de prata serão festejadas com a participação dos nove estados da região, representados por grupos e artistas convidados, revelando a potência e a diversidade das artes cênicas no Nordeste, presentes no teatro, na dança, no circo e na música. 
PARTICIPANTES E APRESENTAÇÕES - Os nove estados da região que estarão presentes na Mostra Nordeste, com suas participações são:
A turma do Biribinha (AL): “APalhassadamuzikada”; Lívia Mattos (BA): “A sanfonástica mulher-lona”; Teatro Máquina (CE): “Nossos Mortos”; No Barraco da Constância tem! (CE): “Marlene – dissecação do corpo do Espetáculo”; Criolina (MA): show “Radiola em Transe”; Grupo Teatro Carmin (RN): “A invenção do Nordeste”; Violetas de Teatro (PB): “Violetas”; Teatro Fronteira (PE): “Luzir é negro”; Grupo Teatral Boca de Cena (SE): “Os cavaleiros da triste figura”; Flávia Pinheiro (PE): “Como manter-se vivo”; e Canteiro (PI): “Menu de heróis” e “Sacolândia”.
CEARA CONVIDA - Além da Mostra Nordeste, a Bahia estará presente na Mostra Ceará Convida, espaço dedicado a companhias do Nordeste ou outras regiões. O espetáculo é “Looping: Bahia Overdub”, apresentado por artistas independentes, cujas trajetórias atravessam a dança, o teatro e a música.  É também na Mostra Ceará Convida que o FNT recebe a paulista Companhia do Latão, que traz o espetáculo “Lugar Nenhum”, de Sérgio de Carvalho.
Outras mostras e ações formativas vão compor a 25ª edição do Festival Nordestino de Teatro. Em breve a programação completa estará disponível da página e redes do FNT.

TIETÊ VIVO - PANTANAL PAULISTA É O NOVO DESTINO DO ESTADO

No noroeste de São Paulo, a região Tietê Vivo é lançada como o mais novo circuito turístico do estado. Está localizada no encontro dos rios Paraná e Tietê, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Pelas amplas áreas alagadas e natureza exuberante, a região é conhecido também como o pantanal paulista.
Formado por cidades como Sud Mennucci, Pereira Barreto, Itapura, Castilho, Ilha Solteira e Santa Fé do Sul, o circuito do Tietê Vivo envolve uma série de atrações para toda a família. Vale destacar que, na região, o Rio Tietê é limpo.
Ali é possível curtir experiências memoráveis, como caiaque, passeios de barco, stand-up paddle, pesca esportiva, nado e mergulho, além de visita a usina hidrelétrica, destilaria de álcool, sítios históricos e até um pulo no estado vizinho do Mato Grosso do Sul.
A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, representada pela Secretária Adjunta, Bianca Colepicolo, esteve presente em Castilho para organizar e lançar a região como destino. O novo consórcio regional de turismo planeja realizar eventos e um cruzeiro fluvial em conjunto, além de um roteiro para vender a região do Tietê Vivo.

MOBILIZE 2019 - EM FORTALEZA A MAIOR CÚPULA DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

Reunião de organização do Mobilize 2019
O prefeito Roberto Claudio, na manhã da quarta-feira (15), tratou da organização, em Fortaleza, da MOBILIZE 2019 com a diretora no Brasil do Instituto de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Clarisse Cunha, e a diretora de Planejamento da MOBILIZE, Nora Peña. O encontro aconteceu na Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza (Cerif) e foi acompanhado pela Secretária da Pasta, Patrícia Macêdo.
A MOBILIZE, cúpula internacional de transportes sustentáveis do ITDP, reúne todos os anos profissionais de transporte e desenvolvimento urbano e pesquisadores de classe mundial, para celebrar as melhores práticas e acelerar a implementação de projetos de transporte sustentável. Durante o evento, o ITDP e o Comitê do Prêmio Transporte Sustentável selecionam uma cidade que implementou projetos inovadores de transporte sustentável no ano anterior.
A Prefeitura de Fortaleza ganhou, este ano, o Prêmio Transporte Sustentável, anunciado durante a cúpula deste ano, em Dar es Salaam, na Tanzânia. Por esta razão, será homenageada em uma cerimônia em Washington, D.C., nos Estados Unidos, em janeiro de 2019, juntamente com a cidade Bucheon, na Coreia do Sul, que ganhou na categoria menção honrosa.
De acordo com o comitê do prêmio, Fortaleza foi a cidade vencedora pela implementação de boas práticas em suas ruas desde 2014, incluindo ruas completas ou divisão equitativa do espaço viário; reduzir o CO2 e aumentar a segurança no trânsito priorizando o transporte público, o ciclismo e a caminhada.
Este ano, Fortaleza atingiu a meta de 108 Km de corredores de ônibus dedicados, que incluem terminais de ônibus reformados e um sistema de transporte integrado. Além disso, eles entregaram impressionantes 225 Km de infraestrutura cicloviária e sistemas integrados de compartilhamento de bicicletas com transporte público. Os elementos de segurança rodoviária implementados incluem um limite de velocidade reduzido, estradas estreitas para carros, passagens de pedestres elevadas e redesenhos de cruzamentos. Como resultado, as mortes por colisões de tráfego foram reduzidas de 14,66 (por 100.000) em 2014 para 9,71 em 2017.

NO CEARÁ - EM NOVEMBRO, O 5º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO

Mulher Orquesta
Em novembro próximo, as cidades de Fortaleza, Sobral, Paracuru e São Gonçalo do Amarante serão palcos do 5º Festival Internacional de Circo do Ceará, que anualmente atrai artistas do Brasil e outros países para uma intensa programação artística e atividades de formação. Em cena, espetáculos das mais diversas artes circenses, apresentadas ao público de todas as idades, de forma gratuita. As inscrições aconteceram até o final de julho. Foram inscritos artistas, trupes, grupos, companhias cearenses, nacionais e internacionais com espetáculos, números e performances circenses. O Festival também recebeu inscrições de propostas de oficinas. 
A curadoria do Festival anunciará os selecionados até o final deste mês de agosto. A programação da quinta edição do Festival acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro em Fortaleza, em espaços como Praça do Ferreira, Cineteatro São Luiz e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Sobral nos dias 15 e 16, em Paracuru no dia 17 e em São Gonçalo do Amarante no dia 18.
Criado em 2014, o Festival Internacional de Circo do Ceará tem a proposta de capacitar, difundir e integrar as diversas possibilidades do universo circense no Ceará. Anualmente proporciona aos artistas e amantes dessa arte a possibilidade de aprendizado e troca de experiências. Apresentado pelo Ministério da Cultura e Atacadão, o 5º Festival Internacional de Circo do Ceará é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, que divide a produção com a Indústria da Arte. Tem o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006, e da Enel.

LANÇADA NO ESTORIL - EXPOSIÇÃO INÉDITA DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Desde o último dia 14, Fortaleza recebe pela primeira vez o famoso evento internacional CowParade, com exposição de vacas coloridas em tamanho real feitas em fibra de vidro. O lançamento aconteceu às 09 horas, no Estoril, sede da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza, onde foi gravado o “making off” mostrando o processo de pintura da primeira vaca em divulgação do evento e dos artistas participantes. Além do Estoril, outros trechos da Praia de Iracema também tiveram a exposição.
A mostra, com apoio da SETFOR e do Instituto Iracema, apresenta 52 vacas pintadas por artistas cearenses, que foram selecionados através de um edital. As obras ficarão em pontos estratégicos da Capital. Ao fim serão disponibilizadas para leilão e os valores arrecadados serão doados para instituições beneficentes.
As obras de designers, arquitetos, grafiteiros, pintores, escultores, inclusive amadores, ganham visibilidade nesta exposição que já passou por mais de 84 cidades brasileiras e cerca de 15 países, vistas por mais de meio bilhão de pessoas em seis continentes.

EM DIAS COM FESTURIS 21/08/2018


ROTA DO SOL SEMANAL 21/08/2018 ISSUU