Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 06/12/2019

PRIVATIZAÇÃO DE PARQUES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL – Em círculos governamentais, políticos e dos entes que fazem o turismo no Brasil, o Decreto do Presidente da República que permite conceder à iniciativa privada  três unidades de conservação ambiental vem sendo recebida com bastante cautela. A referida concessão abrange os  parques nacionais dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; de Jericoacoara, no Ceará; e do Iguaçu, no Paraná, todos qualificados no âmbito do Programa Nacional de Desestatização (PND), que determina "para fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, com previsão do custeio de ações de apoio à conservação, à proteção e à gestão das referidas unidades". Dos três parques, o de Iguaçu já operava sob o regime de concessão mas o contrato expira no próximo ano. O Governo argumenta que a medida agora adotada visa diminuir custos, além de atrair recursos. Em breve o mesmo procedimento seria adotado para  os parques nacionais da Chapada dos Guimarães (MT), Aparados da Serra, Serra Geral e de Canela (RS), Serra do Bodoquena (MS), do Caparaó (MG e ES) e Serra da Canastra (MG). Os editais visando a concessão ainda não foram publicados, não se sabendo o que prevêem. No que se relaciona ao  Parque Nacional de Jericoacoara, que parte pertence ao Ceará, o Governador Camilo Santana está estudando a melhor forma de o Estado se situar, Adiantou ele à imprensa: “Eu acho que tudo merece um diálogo, um debate  para ver oque isso vai melhorar e o que vai trazer de positivo, além dos pontos negativos”. Já o seu arguto Secretário de Turismo, Arialdo Pinho, deracla-se contra a privatização de Jeri. Desta forma, é de bom alvitre cautela sobre as privatizações agora anunciadas. Está dando certo até agora em relação ao Parque Nacional de Iguaçu. Mas... 
VOOS REGIONAIS - Parece que Ceará fechará o ano com uma vitória ímpar no seu turismo.   A Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza, em ato realizado na manhã de anteontem, fez a apresentação dos voos Fortaleza -Aracati-Fernando de Noronha; Fortaleza- Jericoacoara- Parnaíba- Barreirinhas. No ato, o presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho, que se fez acompanhar de diretores e do coronel. Paulo Edson Ferreira, assessor / representante da empresa para o Nordeste., 
Consta que, a partir de janeiro ou fevereiro de 2020, a Passaredo ficará com a responsabilidade de administrar a base de operações e manutenção de Aracati, após a saída da TAM. 
FESTIVAL GASTRONÔMICO MENU IPU -Hoje e amanh de dezembro serão de boas experiências gastronômicas e culturais para o município de Ipu, localizado a 257km de Fortaleza. O Sebrae/CE, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipu, realizar nestes dois dias o I Festival Gastronômico Menu Ipu – Sabores, saberes e fazeres. O evento acontecerá na Praça de Iracema, levando ao público uma programação gratuita com oficinas interativas, feira gastronômica, degustação de produtos, apresentações culturais, entre outras atividades.
Primeiro festival gastronômico da Serra da Ibiapaba, o Menu Ipu tem como objetivo contribuir para a alavancagem da economia local por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, estimulando os empreendimentos de alimentação fora do lar a atuarem com foco na experiência gastronômica – Food Experience. O festival também busca possibilitar uma maior aproximação comercial entre os atores que compõem os elos da cadeia produtiva.
FINALMENTE, LIVRES DO ECAD – Medida Provisória assinada pelo Presidente da República, já publicada na DO da União, isenta os hotéis do pagamento de direitos autorais por músicas executadas nos quartos dos hotéis. Não havia  sentido que tal ocorresse. A cobrança da taxa do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) nas músicas executadas em quartos de hotéis sempre foi questionada pela ABIH Nacional desde sua instituição, em 1975. Entre outros argumentos, o presidente nacional da entidade máxima dos hoteleiros, Manoel Linhares, diz: “A cobrança não fazia sentido, pois esses locais são considerados residências temporárias. Já nos ambientes coletivos, como áreas de lazer, hall de entrada e restaurante, ela permanece” Adianta, “Outro ponto que sempre destacamos é que cobrar a taxa dos hotéis tratava-se de uma dupla tributação já que as rádios e TVs já pagam ao Ecad”. 

TURISMO PARA GENTE IDOSA

O artigo, na primeira semana de dezembro de 2019, objetiva alertarmos gestores públicos e da iniciativa privada, no Estado do Ceará, para que invistam, por meio de campanhas publicitárias, na mídia impressa e eletrônica, além das redes sociais, no filão, isto é, no mercado, constituído por pessoas, ditas da melhor idade, cuja denominação não concordamos. Mais adequado e coerente seria chamá-la de pessoas da terceira idade. Isso por esta categoria de turistas ser ainda pouco incentivada e que pode ajudar a diminuir a sazonalidade das correntes turísticas.
Frise-se que as pessoas, (algumas são associadas a Clubes da Melhor Idade), além de tempo suficiente para viagens, dispõem de dinheiro e são consumidores, em potencial, para a compra de produtos artesanais e gastronômicos, sem falar de variegado “souvenir”, destinados a familiares e amigos, uma compra quase obrigatória, para quem deseja presentear familiares e amigos.
Agora, tem um senão: no tocante ao receptivo a turistas idosos, deve ter um diferencial, em termos de atrativos turísticos. Afinal, são pessoas, de elevado grau instrucional (muitas com curso superior, mestrado e até doutorado), que não querem, em suas viagens de lazer ou de negócios, a chatice dos roteiros programados somente com praias, embora estas devam constar da indicação, nos roteiros turísticos, que lhes forem oferecidos. 
Bem! Gente idosa, dentre a qual nos incluímos, não gosta de se expor muito ao Sol (não há necessidade de se explicar, aqui, os motivos) e de outras aventuras, que exigem bastante esforço físico, como longas caminhadas, subidas íngremes a pontos turísticos, comidas típicas de difícil digestão, considerando-se o fato de que muitos fazem dietas por recomendação médica. Portanto, disponibilizar-lhes um cardápio diversificado, (o ideal), que atenda às necessidades alimentícias desse público especial.
Mister se faz, também, que a programação turística e cultural, para essas pessoas, seja criativa, mas que não as deixem cansadas ao final do dia. Se muitos idosos têm  ótimo preparo físico, há os que são limitados, em termos físicos, e não podem acompanhar o “rojão” – digamos assim - dos mais sarados fisicamente. Ademais, cada idade tem as suas limitações, quando se trata de esforços corporais.
Agora, vale a pena esclarecer: o elemento diferencial do polo receptor é o maior atrativo para o turista, seja lá de que idade tiver. Somos favoráveis, ainda, a que se estimule o turismo receptivo, pois o emissivo, (a saída de cearenses para outros Estados do Brasil e a de brasileiros para outros países), representa, não só a evasão de divisas, bem como a criação de empregos, fora de nosso Estado, sem falar da geração de renda, no exterior, em virtude de provocar o aumento da circulação da moeda nacional, em outros Estados da Nação brasileira, e a evasão de divisas.
Ah! Claro que brasileiros devem visitar outros países, mas os Governos Federal, Estadual e municipal, aliados ao empresariado do ramo turístico, precisam dar mais atenção ao turismo receptivo, sobretudo o de negócios (eventos), este, sim, na verdade, mais benéfico, socioeconomicamente e social, ao nosso país e, em especial, ao nosso Estado. Acredite nisso, minha gente! 
Agora, a frase, mediante a qual, gostamos de alertar governantes e a iniciativa privada: Turismo, que não se divulga, esconde-se. E o turismo cearense deve estar sempre, em rede e na rede, ou seja, no mundo da Informática. Obrigado pela leitura e sensacional fim de semana!

SALVADOR CONTINUA INVESTINDO NA CULTURA E TURISMO

Historicamente, os grandes compositores brasileiros sempre reconheceram o que foi consagrado por Vinícius de Morais, que “... o samba nasceu lá na Bahia...”. Indiscutivelmente, a Bahia é um celeiro das mais expressivas expressões culturais, muito especialmente na música. Pois, ao lado do samba está o “samba-de-roda” de Santo Amaro da Purificação.
Fiel às suas origens, como berço da cultura nacional, a Bahia marca em vários setores desse segmento com presença extremamente expressiva. Mas a música é, em especial, uma das suas maiores inspirações. Tanto assim que foi da Bahia que saiu a mais vigorosa semente geradora para a manifestação de um dos momentos mais consagradores da musicalidade do país, que foi a “Bossa Nova”.
João Gilberto, que Juazeiro nos legou, plantou os primeiros acordes de uma batida rigorosamente inovadora, para consumar um dos momentos mais inspirados da musicalidade brasileira, a “Bossa Nova”.
Mas, a inspiração baiana não se acomodou ali. Teria que se manifestar a partir da mesma Santo Amaro para, através de Caetano Veloso e Maria Betânia, que se aliaram à sonoridade extrema de Gilberto Gil e e Gal Costa, para gerar um outro momento da maior expressão, a TROPICÁLIA.
A extrema popularidade da manifestação musical baiana ainda teria sequência em outros dois momentos, fazendo o povão aderir à sonoridade do AXÉ, a que se seguiu a curiosa ginga do ARROCHA.
Estas considerações são justificadas pela notícia de que o Prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, decidiu dar aproveitamento a um dos seis imóveis desapropriados judicialmente, com a instalação do que deverá vir a ser o Museu da Música Brasileira. 
É que, para tal, está já iniciando a recuperação de um dos imóveis mais tradicionais de Salvador, o Casarão dos Azulejos Azuis, localizado na Praça Cayru - bem em frente ao Mercado Modelo - bairro do Comércio, cuja reforma acaba de ser autorizada pelo “alcaide” soteropolitano. 
Originalmente construído no século XIX, tendo como seu proprietário o comendador Antônio Dos Santos Coelho, posteriormente chegou a se destinar ao abrigo de repartição pública, de escola, até desaguar na instalação de um supermercado do extinto grupo Paes Mendonça.
É um prédio que se destaca, realmente, pela beleza agressiva da sua fachada, toda em azulejos azuis provindos de Portugal, à época, que, por sinal, terá a sua fachada completamente restaurada na sua origem, o que deverá ocorrer no prazo de um ano, conforme Ordem de Serviço já emitida pelo Prefeito.
Com a intenção de que ali venha a funcionar mais um importantíssimo espaço cultural da capital baiana, o que está sendo festejado pela comunidade turística. O seu interior, no entanto, somente será definido  depois que especialistas do CAF – Corporação Andina de Fomento concluírem os seus estudos com vistas àquela intenção.
No entanto, o CAF, através do Programa de Requalificação da Área Urbana de Salvador, já destinou investimento da ordem de R$7.8 milhões, que serão empregados, inicialmente, na revitalização da fachada do prédio.
A intenção de iniciar os trabalhos de recuperação do prédio pela sua fachada verifica-se com o objetivo de não atrasar as obras. Porquanto, assim que o projeto definitivo for conhecido, as obras do interior terão começo. O casarão dispõe de cerca de 1.914,76 m² de área construída, em quatro pisos: térreo e mais três pavimentos. Ao lado dos trabalhos na fachada, serão realizados cuidados com a recuperação dos detalhes em massa e a implantação de elevador e de sistema de ar condicionado.
Além disto, o padrão original que se destaca através de telha colonial terá assegurada, também, a sua preservação. Tanto quanto a escada principal que é toda revestida em piso de madeira. O prédio, por sinal, está tombado há nada menos do que 50 anos, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O que objetiva a Prefeitura é a valorização do passado histórico da cidade através da projeção do seu crescimento econômico, que tem origem, em verdade, no forte investimento financeiro através da atividade do turismo. Assim é que a autêntica transformação por que a cidade vem sendo objeto pode listar outras tantas iniciativas da maior valia para o seu enriquecimento urbano. É o caso das obras já entregues na parte alta da cidade, como no Terreiro de Jesus e no Quarteirão das Artes, na Barroquinha – Centro Histórico – ao lado daquelas outras já em andamento com as intervenções na revitalização da Avenida Sete de Setembro, da Praça Castro Alves, como também dos tradicionais Arcos da Ladeira da Montanha, das Muralhas do Frontispício da Cidade, além do Elevador do Taboão.
O futuro “Museu da Música Brasileira” vem se aliar a tantos outros, como o “Museu de Carnaval”, já implantados na cidade, com enriquecimento ainda maior do seu setor turístico-cultural.
Mais uma iniciativa da Prefeitura é a recente decisão, através da Secretaria da Cultura e Turismo, em recuperar o prédio, também tombado, na mesma Praça Cayru e diante da Casa dos Azulejos. Nele, será instalada a Casa da História e do Arquivo Público de Salvador. Ao lado do restauro do antigo casarão, será, igualmente, construído um edifício de onze andares em dois terrenos anexos, que abrigará o Arquivo Público. Orçada em R$27.4 milhões, terá financiamento do Banco Panamericano de Desenvolvimento – BID

TERMINA HOJE - SEMANA NACIONAL DO TURISMO MOVIMENTA CAPITAL MINEIRA

Belo Horizonte está sendo palco, desde a última terça-feira e até hoje, da 1ª Semana Nacional do Turismo. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo debater iniciativas para o fortalecimento do setor que movimenta mais de 50 atividades econômicas, emprega direta e indiretamente 7 milhões de brasileiros e representa 8,1% da economia nacional. Para celebrar a primeira edição do evento, a Pasta assinará um memorando de entendimento para duas iniciativas inéditas em conjunto com a Organização Mundial de Turismo (OMT): o Wakalua e o Programa Nacional de Gastronomia.
No campo da tecnologia, o Hub de inovação da OMT - Wakalua - terá no Brasil sua primeira unidade em solo sul-americano. O objetivo é promover soluções inovadoras para o setor de viagens por meio de startups. O programa lançado em janeiro, em parceria com a Globalia, está presente em mais de 150 países.
Já no segmento gastronômico, o documento prevê uma parceria com o Sebrae e a OMT para utilizar a culinária brasileira como incentivadora e impulsionadora do turismo no Brasil, atraindo visitantes de todas as partes do mundo. A ideia é que o programa seja baseado como o que hoje é realizado no Peru, que mudou a cara do turismo no país e se consolidou como um dos principais destinos turísticos gastronômicos do mundo.
Durante a programação oficial da semana haverá um momento para valorizar e reverenciar profissionais e iniciativas de destaque no turismo brasileiro. O Palácio das Artes foi o local escolhido para anunciar os grandes vencedores da segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo. O evento tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. Em sua primeira edição, no ano passado, foram consagradas sete iniciativas entre 208 projetos habilitados, que contribuíram para o fortalecimento do mercado de viagens. Também foram reconhecidos cinco profissionais com atuação destacada na área, que venceram a disputa com outros 24 finalistas, num total de 44,2 mil avaliações. 
OUTROS EVENTOS – A Semana Nacional do Turismo  abriga ainda outros eventos, como a 10ª reunião da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), grupo técnico destinado à análise de informações e compartilhamento permanente de experiências, que visa orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados; e a reunião do Conselho Nacional do Turismo, que realiza seu último encontro do ano. Além disso, a capital mineira será sede da 8ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo, Fornatur. (Com o MTUR)

O NATAL DA GENTE SERGIPANA EM ARACAJU

Todos os anos, o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda se reveste de luzes e cores para celebrar uma das épocas mais cheias de simbolismos: o Natal. Em sintonia com as fachadas das casas, praças públicas, ruas e avenidas da cidade, o Museu da Gente Sergipana ganha o brilho do ciclo festivo, que não é refletido apenas pelas luzes de natal, mas por uma programação especial que já virou tradição: o Natal da Gente Sergipana, que este ano acontece de 14 a 21 de dezembro, no estacionamento do museu e na Praça Camerino. 
Realizado pelo Governo de Sergipe e Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana, com o patrocínio do Banco Banese, Banese Card e Banese Corretora de Seguros, e apoio da Prefeitura de Aracaju, o Natal da Gente Sergipana terá como foco o resgate dos típicos natais em praças públicas, que marcaram a vida de gerações de sergipanos. Relembrar as comemorações natalinas nas praças, a exemplo do Parque Teófilo Dantas, onde o lendário Carrossel do Tobias, a roda gigante e as feirinhas eram grandes atrações, consiste em uma ação importante de preservação do patrimônio histórico e artístico-cultural sergipano, unindo as tradições ao contemporâneo. 
A novidade desta edição é que, além do museu, a programação se estenderá para a Praça Camerino, onde funcionará um parque de diversões e serão apresentados espetáculos teatrais, filarmônicas e corais. A programação no museu, no palco Serigy, contará com apresentações de grupos da cultura popular (Reisado e Pastoril), concertos com as Orquestras Sinfônica e Jovem, shows musicais 'Tributo à Ismar Barreto' e das  bandas Clube do Rei e The Baggios. No estacionamento também será instalada uma roda gigante e funcionará a Feirinha da Gente, onde expositores comercializarão artigos tradicionais e contemporâneos, reunindo em um único espaço a diversificada e talentosa arte sergipana.
Nos dias da programação o Museu da Gente Sergipana funcionará em horário diferenciado, das 16h às 22h, tendo como atração especial um presépio em tamanho natural instalado no espelho d'agua da fachada principal do prédio. Já o Café da Gente funcionará das 11h às 22h.

GANHOU O 'OSCAR' - PORTUGAL É O MELHOR DESTINO TURÍSTICO DO MUNDO

Vila de Marvão, Distrito de Portalegre, Alentejo
Portugal foi distinguido como melhor destino turístico do mundo pelo terceiro ano consecutivo pelos World Travel Awards, numa cerimónia que se realizou, quinta-feira (28/11), em Mascate, Omã.
A distinção foi atribuída pela primeira vez a Portugal em 2017, renovada em 2018 e, novamente, em 2019, sendo que já em junho o país tinha sido reeleito o melhor Destino Turístico da Europa também pelo terceiro ano consecutivo, na ocasião numa cerimónia que decorreu na Madeira.
“Este prémio, pelo facto de ser um prémio internacional e pela terceira vez consecutiva, prova o esforço evidente que tem sido feito, quer pelas entidades públicas, quer pelas entidades privadas, para que Portugal seja de facto um destino de eleição no que toca ao turismo”, disse à agência Lusa a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
Além de Portugal, estavam nomeados para este prémio o Brasil, Colômbia, Costa Rica, Dubai, Grécia, Índia, Indonésia, Jamaica, Quénia, Malásia, Maldivas, Maurícias, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, África do Sul, Espanha, Sri Lanka, Estados Unidos e o Vietname.
O Turismo de Portugal foi também distinguido, pelo terceiro ano consecutivo, como o “Melhor Organismo Oficial de Turismo do Mundo” nos World Travel Awards, anunciou a entidade

AÇÃO AMBIENTAL DISTRIBUIRÁ 100 MIL MUDAS DE PLANTAS

O Ceará Natal de Luz traz mais uma vez, além de uma vasta programação artístico-cultural, um compromisso com o meio ambiente. A partir do último dia 27, e até o último dia do evento natalino, 23 de dezembro, quem for à Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, poderá trocar garrafas plásticas por mudas frutíferas, ornamentais e medicinais. A meta é distribuir 100 mil plantas somente neste ano, batendo a marca de 1,5 milhão de mudas distribuídas ao longo de toda a história da ação ambiental.
A iniciativa que existe desde 2007 está em consonância com os anseios da sociedade de preservação do planeta. Além de retirar e reciclar as garrafas que seriam jogadas no meio ambiente, a ação do Ceará Natal de Luz contribui para o reflorestamento.
TROCA DE MUDAS - O posto de troca de garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais funciona na Praça do Ferreira, de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, e nos domingos, de 16h às 19h. Para receber uma muda é necessário levar uma garrafa pet de 2 litros, ou duas de um litro ou ainda três de 500ml. Entre as espécies disponibilizadas estão caju, acerola, goiaba, palmeira, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí, ipê e cidreira.
LIVRO DOS RECORDES - Vale acrescentar que, em 2008, um ano após o lançamento da ação ambiental, o Ceará Natal de Luz foi devidamente registrado no Guinness Book, o icônico Livro dos Recordes. Foram plantadas 65 mil mudas em apenas 23 minutos e 30 segundos. A marca recordista anterior pertencia às cidades de Itu e Piracicaba, ambas no interior paulista, com 30 e 50 mil mudas, respectivamente.

HOMENAGENS E CONFRATERNIZAÇÃO - EM FESTAS O SKAL DE FORTALEZA NA NOITE DA 2ª FEIRA

Os Presidentes do Skal Internacional de Fortaleza, do Brasil e da Academia Cearense de Turismo – ACTur, Epitácio Vasconcelos, Priscila Cavalcanti e Pedro Carlos da Fonseca promoverão,  na  noite da próxima segunda feira, no Shopping Benfica, a tradicional festa de confraternização natalina, ocasião em que, também, haverá a solenidade de outorga da 7ª Edição da Medalha Stênio Azevedo e da 4ª edição do Troféu Turismo Mundo Afora – Mérito Skal , parte esta em que é homenageada a agente hoteleira Ivana Bezerra de Menezes Rangel.
A noitada festiva terá a seguinte programação:
CERTIFICAÇÃO DE EXCELÊNCIA NOS DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES – agraciados os municípios de Aracati – Aquiraz – Camocim – Cascavel – Caucaia – Fortaleza – Jericoacoara – Juazeiro do Norte – São Gonçalo do Amarante – Redenção
Entrega Troféu Turismo Mundo Afora - Mérito Skal Internacional do Brasil – Agraceado o empresário gaúcho Eduardo Zorzanello – Personalidade  do Turismo Nacional.
Entrega da Comenda – Medalha Stênio Azevedo – Mérito Skal Internacional de Fortaleza -  Agraciados: Categoria Galeria de Honra Past – Presidents SKAL – Fortaleza.
  José Maria Arruda (Gestão: 1996 – 1997) – Empresário do Turismo – Eventos; e   Maria Flor de Liz Romeiro (Gestão: 2001 – 2002) – Empresário do Turismo – Eventos. Categoria Personalidades do Turismo -    Alexandre Pereira – Secretário do Turismo de Fortaleza; Élcio Batista – Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará João Soares Neto – Empresário do Turismo & Negócios          Jornal O Estado – Imprensa Cearense     
Após as entrega das comenda e troféus, haverá a tradicional Confraternização Natalina, seguida de comemoração dos aniversariantes do segundo semestre

ASSINADA NO CONGRESSO DA ABRAJET NACIONAL - CARTA DE URUBICI REIVINDICA CONCLUSÃO DO CAMINHO DAS NEVES

Geada em Urubici - SC
O presidente nacional da Abrajet- Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Evandro Novak/SC, entregou na quarta-feira (04) a Carta de Urubici ao ministro de turismo Marcelo Álvaro Antônio. O documento, assinado durante a realização do 36º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo - realizado entre os dias 27 de novembro a 1º de dezembro, em Urubici/SC - reivindica a conclusão de obras de infraestrutura, entre essas a rodovia BR- 438, denominada de Caminho das Neves, que liga São Joaquim ao município de Bom Jesus. Além da construção da ponte das Goiabeiras, sobre o rio Pelotas, falta concluir cerca de 10 quilômetros da rodovia no lado catarinense e construir cerca de 50 quilômetros no Rio Grande do Sul.
A Importância dessa rodovia, em especial da ponte das Goibeiras, não é somente para o turismo, mas também para a integração regional. As atividades econômicas entre os dois estados, naquela região de planalto, são idênticas, como o turismo, o cultivo de maças, uvas e vinhos, além de muitas atividades rurais. Os empresários hoteleiros Wirto Schaeffer, do Urubici Park Hotel, Rômulo de Oliveira, do hotel Fazenda do Panelão, junto com Jaziel de Aguiar Pereira, de Bom Jesus, lembram que a luta para ver a rodovia ser aberta, remonta o século passado. “A ponte tem 120 metros de comprimento e já ruiu, em algum trechos, sete vezes. O conserto vem sendo feito pelos usuários, sejam produtores rurais, caminheiros, trabalhadores comuns, pois muitos pais trazem as crianças para frequentar a escola em Santa Catarina. É um absurdo que desde 1992 estejamos fazendo gestões para construir essa ponte e não tenhamos tido respaldo”, desabafa Jaziel, que foi vereador e no período do seu mandato cuidou do tema com afinco.  Como a escola da vila de Santo Inácio, em Bom Jesus, fechou (até mesmo a vila é uma cidade deserta), alguns pais precisam levar os filhos ao outro lado para atividades escolares.
A entrega do documento, que foi resultado de debates e pedidos de autoridades, empresariado da região da serra catarinense e também do Rio Grande do sul, ocorre durante a reunião do Conselho Nacional do Turismo e entrega do Prêmio Nacional do Turismo 2019, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A expectativa dos responsáveis pela Carta de Urubici é de que a autoridade do setor de turismo tenha um olhar diferenciado para aquela região turística. A destinação de recursos federais para a obra seria possível, conforme Jaziel, pois graças a luta da comunidade, o trecho foi incluído no Sistema Nacional, o que significa que foi a rodovia foi federalizada. Só que, desde então – isso por volta de 2016 – nem projeto apareceu, ainda.
De acordo com o prefeito de Urubici, Antônio Zilli, toda a região seria do planalto serrano dos dois estados seriam beneficiados com a construção da ponte das Goiabeiras e da BR- 438. “A natureza privilegiou essa região toda, com paisagens únicas e isso, somado com a temporada de frio extremo, unido ao trabalho com que cada serrano desempenha para bem receber um turista, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”. Aprovaram a Carta de Urubici, além de Evandro Novak e de Zilli, os prefeitos Giovani Nunes de São Joaquim e Everaldo Capistrano de Bom Retiro; o secretário de Comunicação do Governo de Santa Catarina, Ricardo Gomes Dias; o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa Catarinense, deputado Ivan Naatz e o secretário de Relações Internacionais do Ministério de Turismo, Bob Santos. “A comunidade serrana e autoridades catarinenses manifestaram seus anseios aos jornalistas que estavam na cidade em seu Congresso. Nós apoiamos, pois temos como missão divulgar o turismo e, claro, levar à sociedade as reinvindicações que nos chegam desta área”, avalia Novak.
Outros pedidos são com vistas a conclusão da SC- 370, na serra do Corvo Branco entre as cidades de Urubici e Grão Pará, um trecho de 57 km e a conclusão da ligação da rodovia da Serra da Rocinha, a chamada Rota dos Jesuítas, essa entre Bom Jardim e São José dos Ausentes. Participaram do Congresso da Abreje 70 jornalistas de 13 estados brasileiros: Bahia, Sergipe, Paraíba, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Alagoas, além de profissionais de várias cidades de Santa Catarina. (Jornalista Jurema Josefa, da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo)

EM ILHABELA - CIRCUITO LITORAL NORTE LANÇA OBSERVATÓRIO DO TURISMO

Felipe Augusto, pres. do Circuito Litoral Norte. 
O Circuito Litoral Norte, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, em São Paulo, vai participar, entre hoje e domingo, do Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho.
Durante o evento, que ocorre na Praça Coronel Julião, em Ilhabela, o Consórcio Turístico lançará oficialmente o Observatório de Turismo do Litoral Norte, além de fazer uma apresentação sobre a importância da regionalização do turismo.
A ferramenta de gestão e planejamento integrará o núcleo de pesquisas do Circuito, fornecendo dados para análise do comportamento do setor e aprimoramento de seu desenvolvimento. Entre as informações reunidas no Observatório estão: o mapa do turismo na região, estimativas de demanda turística, movimento nas rodovias e rodoviárias regionais, número de empregos gerados pelo segmento, evolução das taxas de ocupação dos meios de hospedagem, além de estudos, planos e projetos especiais.
O FESTIVAL - O Litoral Norte paulista possui alguns dos destinos mais procurados por mergulhadores do Brasil e do mundo. Isso graças às suas riquezas da fauna e flora marinha, como tartarugas, corais e diversas espécies de peixes, assim como navios naufragados repletos de história.
Para atender cada vez melhor esse público visitante, a Prefeitura de Ilhabela e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão promovendo o Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho. O evento contará com intensa programação de turismo náutico e mergulho sustentável, tendo o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes como atrativo âncora.
As atrações e atividades do festival são abertas ao público e contam com programação tanto para mergulhadores de primeira viagem, quanto os mais experientes. Além disso, haverá estandes de empresas relacionadas ao mergulho, de cursos, equipamentos, do ramo náutico e esportivo, operadoras de turismo, órgãos públicos, ONGs, entre outras, assim como seminários e discussões sobre o tema e educação ambiental, exposição fotográfica e shows. Um dos pontos altos da programação são as visitas ao Refúgio de Alcatrazes.

BEGÊ/SABOR E SOL - DESTACADOS OS POLOS TURÍSTICOS DO PIAUÍ

Desde ontem e até amanhã, Barra Grande será palco da segunda edição do Begê – Sabor e Sol, evento que foca na gastronomia e turismo regional. Turismólogos da Secretaria do Turismo do Piauí apresentam durante os três dias, os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo, destacando, assim, todos que compõem os sete polos turísticos e suas potencialidades.
De acordo com Romilla Freitas, turismóloga da Setur, os destinos mais procurados em eventos e feiras nacionais fazem parte do Polo das Origens que envolve a região de São Raimundo Nonato, com destaque para a Serra da Capivara. “Avaliamos a procura dos turistas com relação aos destinos e sem dúvidas o litoral, que faz parte do Polo Costa do Delta, e São Raimundo Nonato, do Polo das Origens, são os mais procurados, por toda sua riqueza natural e histórica. Mas também queremos potencializar os demais municípios que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro pelo Piauí e que ainda são poucos explorados por turistas, como é o caso de Barras, que pertence ao Polo das Águas e Bom Jesus, sendo do Polo das Nascentes”, frisa a profissional.
Além do estande do governo, o evento conta ainda com a participação de 24 meios de alimentação, prometendo uma experiência gastronômica inesquecível para os visitantes, e mais 12 meios de hospedagem.
Afora o festival gastronômico nos restaurantes, uma grande tendaestá instalada na praça principal de Barra Grande, chamada de Vila Begê Sabor e Sol, com espaços voltados para gastronomia, agronegócios, empreendedorismo, música, artesanato, moda, robótica e energia solar.

ALAGOAS DE CANTO A CANTO - EXPOSIÇÃO VALORIZA PROFISSIONAIS DO FOTOJORNALISMO

Com o intuito de valorizar o fotojornalismo alagoano, a Secretaria de Comunicação de Alagoas realiza a exposição “Alagoas de canto a canto” no hall do Palácio República dos Palmares, Centro de Maceió, até o fim deste ano. A iniciativa é uma coletânea e uma seleção das imagens que foram capturadas pelos repórteres fotográficos da Secom.
O fotojornalismo é um dos ramos da fotografia onde a informação clara e objetiva precisa estar retratada através das imagens, exibindo toda sua capacidade de transmitir os fatos. “A amostra enaltece o trabalho dos fotojornalistas que, ao receberem as pautas, têm a missão de procurar ângulos diferentes para contar o fato. No fotojornalismo é essencial saber captar o momento exato do acontecimento, da ação, e é exatamente o que está sendo representado na exposição”, contou o coordenador da amostra, o fotojornalista Dárcio Monteiro. 
A mostra é uma coletânea e seleção das imagens que foram capturadas pelos repórteres fotográficos da Secom 
As fotos produzidas são parte de pautas diversas do governo do Estado. Registros das paisagens do Sertão alagoano, dos folclores, dos folguedos, das obras e dos programas importantes para os alagoanos. 

DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO - “AMOR A CADA VISTA”, TEMA DO RÉVEILLON DO RIO DE JANEIRO


Queima de fogos
A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou na terça-feira (3) informações sobre a festa de Réveillon na Praia de Copacabana. Serão quatro palcos este ano: o principal, em frente ao Hotel Belmond Copacabana Palace; e os demais, na altura da Rua Anchieta, no Leme, na altura da Rua Hilário de Gouveia, e entre as ruas Bolívar e Barão de Ipanema. A prefeitura espera superar o público de 2,8 milhões de pessoas na festa da virada.
Segundo a prefeitura, o tema da festa, Amor a Cada Vista, remete à beleza natural e arquitetônica do Rio de Janeiro, que, em 2020, será a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).
A tradicional queima de fogos terá 14 minutos de duração. O espetáculo pirotécnico contará com trilha sonora sincronizada e começará à meia-noite. Serão 10 balsas, com 16,9 toneladas de fogos com bombas de alto, médio e de baixo calibre e artefatos inéditos.
A estrutura da festa terá ainda sete telões para o público acompanhar os shows, 16 torres de comunicação com sonorização, 800 banheiros químicos, quatro postos médicos e 30 torres da Polícia Militar.
O palco principal terá apresentações de Anayle Sullivan, Allyrio Mello, Diogo Nogueira, Ferrugem, DJ Marlboro e Escola de Samba da Mangueira.
Haverá festa da virada em mais oito palcos distribuídos em diferentes bairros, localizados no Flamengo, com direito a queima de fogos disparados de três balsas, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, Parque de Madureira, Sepetiba, Guaratiba, Piscinão de Ramos e Penha. Já na Barra da Tijuca, serão 12 pontos de queima de fogos, com duração de 5 a 15 minutos.

NAVIOS DE CRUZEIRO - CHEGAM A SALVADOR TURISTAS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS

Três navios de cruzeiro atracaram no Porto de Salvador na segunda-feira (2). Os visitantes brasileiros e estrangeiros que desembarcaram na capital baiana foram recepcionados por uma baiana tipicamente trajada, que distribuía fitinhas do Bonfim como lembranças da Bahia, e por um grupo de capoeira. O receptivo especial é oferecido pela Secretaria do Turismo do Estado durante toda a temporada, que segue até abril.
Pela manhã, o Sovereign, com capacidade para 2.852 passageiros, e o Costa Fascinosa, que transporta até 2.547 passageiros. O primeiro veio de Recife e retornou para a capital pernambucana. O segundo segue para o Rio de Janeiro.
À tarde, o Seaview, o maior navio da temporada, chegou a Salvador com 5.200 turistas. A embarcação, que veio de Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias espanholas, fica na cidade até às 23h desta segunda-feira, quando segue viagem para Ilhéus.
TEMPORADA - Para o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, este é o início de uma excelente temporada. “Tivemos um aumento de 10% em relação ao verão passado em número de cruzeiros aqui. Até abril, serão 63 paradas em Salvador”, ressalta. A expectativa é de que a capital baiana receba até 176 mil visitantes – número se refere à capacidade dos navios.
De acordo com dados da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), dezembro será o mês de maior movimentação na temporada: nove navios farão um total de 15 escalas em Salvador, trazendo até 47 mil visitantes

XII FESTIVAL DA SARDINHA - A PRAIA DA CAPONGA É O ATRAENTE CENÁRIO ATÉ DOMINGO

Para incentivar o maior consumo, aliado à melhor alimentação, a praia da Caponga, na costa sol nascente, está atraindo grande público desde ontem, com a realização do XII Festival da Sardinha, com término previsto para domingo. Nada menos de 32 deliciosas receitas do peixe, nutritivo e de baixo custo, estarão à disposição do público na Praça do Sardinhão, na conexão da Praia de Caponga com a Praia de Águas Belas.
O Festival da Sardinha é o principal evento da localidade de Caponga, no município de Cascavel, e o principal núcleo de pesca do município. O festival está reunindo grande público que, além de degustar a sardinha em variados pratos, participa também de atraentes shows e apresentações culturais.
O evento visa sobretudo o incentivo de ações sociais e das artes, preservação ambiental e capacitações. Como pré-requisito para se tornar um expositor no festival, além de pertencer a região, é necessário participar das oficinas de Qualidade no Atendimento, Boas práticas na Manipulação de Alimentos e Culinária a Base de sardinha e Frutos do Mar, realizadas em parceria com o Sebrae, Senac e Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará – ACC.
Parte importante é o seminário com os pescadores sobre preservação ambiental e respeito ao período de defeso. 
PROGRAMAÇÃO – Iniciado ontem com o maior êxito, eis a programação a partior de hoje: 
Às 18H - Arena Gastronômica e Arena Cascavel Empreendedor - Palco Cultural. 19h - Guelzinho do Acordeon e apresentações locais. 19:40h - Concurso De Gastronômico - Palco Principal: 20h – Banda Dona Zefinha. 22h – Renno O Poeta. 00h – Mara Pavanelly.
Amanhã-  Praça da Sardinha: 18h - Arena Gastronômica e Arena Cascavel Empreendedor - Palco Cultural. 19h - Apresentações locais e culturais - Palco Principal.:19h – Titi e Opostos. 20:40h – Banda Reite.  23:00h – Toni Garrido e Banda. 01:00h – Namoro Novo.  
Domingo: Praça Da Sardinha - 10h – Regata dos Pescadores. 12h – Benjamin Torres. 13:30h – Sk85.  15h - Encerramento

CEART - PRESÉPIOS ARTESANAIS ENCANTAM PELA BELEZA E CRIATIVIDADE

Com o menino Jesus deitado numa rede, numa jangada ou recebendo presentes de integrantes de uma banda de cabaçal, as peças dos presépios artesanais da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) encantam pela beleza e pela criatividade. Anualmente, a CeArt, que é um equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), realiza o concurso de presépios que dá visibilidade às produções que concorrem e premia artistas que representam o Natal de forma original dentro das 16 tipologias reconhecidas no estado.
Dos 22 participantes da XXII edição do concurso, selecionados por meio de edital, quatro foram os vencedores, que receberam prêmios de R$600 a R$2.400. 
Massa de tapioca modelada, madeira esculpida, tecidos bordados, palhas trançadas e até arame estão entre os materiais e técnicas utilizados para dar vida aos presépios, que estão expostos e disponíveis para venda na loja da CeArt na Praça Luíza Távora. A titular da SPS, Socorro França, fala sobre a oportunidade dada aos artesãos através do concurso: “Disponibilizando as peças em um espaço tradicional de vendas, além de mostrarmos para a população a diversidade e as possibilidades do uso do artesanato na decoração, damos a oportunidade aos artesãos de ampliarem o alcance de seus produtos e conseguirem uma renda extra nesse período”, afirma.

OS FINALISTAS DO FESTIVAL DA MÚSICA DE FORTALEZA

O Festival da Música de Fortaleza 2019 reuniu músicos de todas as regiões no segundo dia de eliminatórias, que aconteceu no sábado (30/10), no Teatro São José. No segundo dia de apresentações, 15 artistas apresentaram canções autorais concorrentes. Ao todo, foram 30 durante a fase eliminatória e, desse total, 12 foram selecionados para a grande final.
Os vencedores da primeira etapa são, por ordem alfabética:
A Dona da Inspiração - José Ferreira, Joaquim Ernesto, Eudes Fraga. Á vida - Isadora Nascimento. Canção Pra Lhe Encontrar - Roberto Menescal, Dawlton Moura, Marcos Lessa. Chascona - Serrão ee Castro. Criança - Thereza Rachel. Desmedidas - Zebeto Corrêa. Fino - Tavinho Limma. Flor No Mar - Lorena Oliveira Nunes. Gonzagão Não Morreu - Elcid Lemos de Moura. O Amor e o Tempo que não Mudam - Isaac Cândido Júnior, Jailana Souza Arruda Lima. O que eu Quero é Só - Edu Asaf, Tiago Araripe. Partir Também É Chegar - Caio Castelo Branco Monteiro Benevides
As músicas vencedoras serão apresentadas novamente amanhã sábado, também no Teatro São José. O vencedor do Festival da Música de Fortaleza 2019 receberá, como prêmio, um contrato no valor de R$ 30 mil para apresentação na abertura do Réveillon 2020 da Capital. O classificado em 2º lugar receberá premiação no valor de R$ 10 mil e o 3º colocado será contemplado com R$ 5 mil.

SEBRAE/CE - EXPOSIÇÃO PARA VALORIZAR O ARTESANATO NA CAPITAL

Até o próximo domingo, 8, no Piso L2 do Shopping Rio Mar Papicu, 17 artesãos cearenses estão tendo a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos A ação é fruto de uma parceria entre Sebrae/CE, Shopping Rio Mar e Federação das Cooperativas e Associações dos Artesãos do Ceará (FECARCE). A abertura da exposição aconteceu no último dia 26, com a presença do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo.
Os trabalhos expostos integram a Coleção Artesanias, que tem o objetivo de valorizar e fortalecer a identidade da produção artesanal de Fortaleza. Todos eles, têm como inspiração elementos da capital, como os vitrais da Catedral Metropolitana e os traços dos estilos art nouveau e neoclássico da arquitetura eclética do Teatro José de Alencar, ou a fauna e flora da cidade. Os artesãos também tiveram o acompanhamento de um design que orientou o desenvolvimento do trabalho.
Esta ação junto aos artesãos da capital faz parte das atividades do Projeto Investe Turismo. Fruto da parceria do Sebrae Nacional, Ministério do Turismo e Embratur, o Projeto é um programa que visa acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil. No Ceará, é desenvolvido pelo Sebrae/CE, em parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor). Além de Fortaleza, também estão contemplados no Projeto os municípios integrantes da Rota das Emoções: Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz, Trairi e Jijoca de Jericoacoara.
CERTIFICAÇÃO LEED PLATINUM - O edifício-sede do Sebrae Ceará, na Avenida Monsenhor Tabosa, em Fortaleza, acaba de receber a pontuação “Platinum”, a mais alta da Certificação LEED- Leadership in Energy and Environmental Design, selo que comprova o compromisso das construções com a sustentabilidade e o meio ambiente. A certificação foi entregue ao superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, durante o Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2019, evento realizado, na segunda-feira (25), no Espaço Cubo Itaú, em São Paulo. 
Para chegar a esta conquista, o prédio, inaugurado em outubro de 1998, passou por uma longa trajetória que começou com três anos de uma reforma que focou, principalmente, na melhoria da sua estrutura física de forma a garantir mais conforto e qualidade de vida a clientes e colaboradores, além de priorizar o uso responsável de recursos como água e energia e a diminuição dos impactos ambientais da edificação, com redução dos custos operacionais. 
 Em 2016, já contando com duas usinas fotovoltaicas que geravam energia equivalente ao consumo da iluminação de todo o edifício, o prédio sede do Sebrae Ceará recebeu a sua primeira certificação: o Selo “A” em Eficiência Energética, expedido pelo Inmetro-Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia- Selo Procel. No ano seguinte, avançando na área da responsabilidade ambiental, o prédio receberia a certificação LEED na categoria “Silver” e agora conquista a recertificação com um aumento na eficiência dos itens avaliados, mostrando empenho não apenas na construção, como também na manutenção e operação do edifício. 

EM FAVOR DA PRAIA DE IRACEMA - LANÇADO CONCURSO DE PROPOSTAS IDEIAS CRIATIVAS

intervenções
O concurso Cria P.I., lançado no dia 13 do mês passado pela Prefeitura de Fortaleza, através do Instituto Iracema, vai selecionar os 20 melhores projetos de ideias inovadoras e criativas para a Praia de Iracema. Cada proposta escolhida receberá um incentivo financeiro de R$ 6 mil para sua execução, podendo abranger uma ou mais áreas de atuação, como acessibilidade, mobilidade, meio ambiente, sustentabilidade, segurança, ocupação, atividades de formação, mobiliário urbano, intervenções urbanas, ciência, tecnologia, juventude, esportes, infância, alimentação, saúde, inclusão social, arte, cultura, patrimônio cultural material e imaterial.
Os projetos deverão, obrigatoriamente, ser realizados no território do bairro Praia de Iracema. Cada proponente pode enviar até três propostas, mas apenas uma delas poderá ser contratada. A divulgação do resultado final está prevista para acontecer no dia 20 de janeiro de 2020.
O projeto Cria P.I foi inspirado em iniciativas como o LabxS (Laboratório Cidadão da Baixada Santista) e seu circuito de inovação para o comum, e na Agência de Redes para Juventude no Rio de Janeiro, em sua metodologia que transforma ideias em projetos modelos nas favelas.
Para participar, os interessados deverão realizar suas inscrições até 23h59 do próximo dia 15, exclusivamente por meio do envio da ficha de inscrição e anexos (se houver) para o e-mail: contato@institutoiracema.com.

VISITE CEARÁ 06/12/2019


ROTA DO SOL SEMANAL 06/12/2019 ISSUU

 https://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20191206