Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

CALEIDOSCÓPIO - RECONHECIMENTO E APOIO / HOMENAGEM A QUEM MERECE

RECONHECIMENTO E APOIO
Nos últimos anos, no final de novembro, temos recebido uma correspondência que emociona. É uma carta dos Pintores Com Bocas e Pés, junto a qual o oferecimento de uma coleção de seis cartões e adornos de presente que, “se forem do seu agrado, poderão ser pagos através do boleto bancário anexo”. Custo: R$ 34,50.  O autor da missiva é Domingos Dupé Ferreira Silva, nascido em 1971, ele mesmo um deficiente físico que, desde criança, “desenvolveu suas atividades usando os pés, começando a pintar com apenas 7 sete anos de idade”. Além da pintura, Dupé também toca teclado. Lição de vida digna e de superação de preconceitos. “Pretendemos ser úteis e não depender de caridade”. Uma afirmação que comove pela sinceridade de quem não quer ser olhado como um coitadinho e sim pessoa que sabe superar preconceitos e viver o dia a dia igual aos que tiveram a ventura de nascer normal. A altivez de Dupé, representando seus amigos Gonçalo Borges, Maria Goret Chagas, Bárbara Correa, Marcelo Cunha, Ivanildo Gomes e Aline Gomes, além de outros colegas que assinam a missiva, não é apenas uma lição de vida, mas um horizonte para tantos desafortunados sadios, mas que não têm na mente honra e caráter e - quem sabe? -  força para enfrentar infortúnios. No verso da carta escrita com os pés por Dupé, com o tópico “Pintores trabalhando graças a você”, uma espécie de plataforma da entidade. “A Pintores com a Boca e os pés não é uma sociedade beneficente, mas sim uma sociedade de membros importantes. Todos os seus integrantes aprenderam a desenhar e pintar sustentando o pincel com a boca ou com os dedos dos pés, por terem perdido o uso das mãos. A constituição da sociedade, no ano de 1956, deu oportunidade a todos os seus membros de se manterem com a venda de pintura e forma de cartões, calendários e outros artigos, Nossa principal preocupação é incentivar pessoas com essas deficiências, proporcionando-lhes uma bolsa de estudos até o seu aperfeiçoamento na pintura”. Não há necessidade de mais acrescentar. Apenas que se reconheça que, independente de quaisquer conotações, uma associação como esta merece e deve ter o maior apoio de todos os que acreditam na dignidade e força de vontade da maior parte do nosso povo. O site da entidade é: www.apbp,com.br
HOMENAGEM A QUEM MERECE
Nada mais justo do que o reconhecimento aos que se destacaram ou ainda se destacam na sua trajetória de vida. Os grandes homens são lembrados quase sempre após a morte e são perpetuados através de livros, monumentos ou de vias públicas. Contudo, o bom mesmo é quando ainda estão entre nós. Pois é um prazer grande para nós registrar que a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo, realizou, na última terça-feira, uma solenidade para homenagear três personalidades que foram e ainda têm atuação relevante no turismo do Estado: Valmir Rosa Torres, Austregésilo Rodrigues de Lima e Iramar Veríssimo. A folha de serviço dos três é grande. Trabalharam e projetaram o turismo do Estado numa época em que a atividade ainda “engatinhava”. Foram vozes ativas aqui e em congressos nacionais, fazendo valer as teses que defenderam, especialmente nas áreas de hotelaria e de agências de viagem. Pioneiros vitoriosos, a homenagem que os três receberam é apenas uma fração pequena pelo que fizeram pelo turismo do Ceará

HOMENAGEM A TRÊS PERSONALIDADES DO TURISMO DO CEARÁ

Na tarde/noite da última terça-feira (05), três personalidades do turismo cearense foram homenageadas pela Secretaria de Turismo de Fortaleza, em razão do pioneirismo e trabalho contínuo em favor da atividade na capital. A solenidade ocorreu no tradicional Estoril e os agraciados foram Valmir Rosa Torres, Austregésilo Rodrigues Lima e Iramar Veríssimo Pinto, cada um recebendo placas condecorativas. 
Justificando a entrega da honraria, assim se pronunciou o secretário da Setfor, Alexandre Pereira: “É de grande importância para o turismo de Fortaleza a participação das agências de viagem. Além do viés econômico injetado na Cidade, por meio delas, é possível fazer o motor do turismo local funcionar. E é com muita honra que homenageio esses três ícones que muito contribuíram para o turismo em Fortaleza, trabalharam e promoveram a Capital para todo o mundo”. 
Em rápido apanhado, eis o perfil dos homenageados: 
Valmir Rosa Torres, empresário, foi sócio fundador da ABAV Ceará e do SKAL Internacional de Fortaleza, entidades que presidiu em alguns mandatos, sendo ainda presidente de honra e vice-presidente. Foi diretor das agências Bantur Viagens e Turismo, BIC Turismo e Turisforma 
Francisco Austregésilo Rodrigues Lima, é coronel da Reserva da Polícia Militar do Ceará, foi professor da Academia de Polícia e, atualmente, é conselheiro da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) Nacional. Também, foi presidente do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), diretor da Federação Nacional de Turismo e da ABAV Ceará. É um dos fundadores e ex-presidente do SKAL Internacional de Fortaleza.
O empresário Iramar Veríssimo Pinto foi presidente, diretor-secretário e diretor administrativo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE); membro fundador e vice-presidente da Rede Brasileira de Hotéis (que deu origem à vinda da rede Best Western ao Brasil); diretor-tesoureiro do Sindicato de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares; presidente do SKAL Club de Fortaleza e presidente do Sindihotéis-CE. Foi também presidente e é membro vitalício do Conselho da ABAV-Ceará e presidente do Conselho Fiscal e Conselheiro da ABAV-Nacional.

EMPRETEC: A SECRETARIA DE TURISMO DE AQUIRAZ INICIOU A 2ª TURMA

O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 40 países.No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 250 mil pessoas, em mais de 10 mil turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes.
A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria do Turismo (Setur), iniciou na segunda-feira (04/12), às 9hrs, no Hotel Jangadeiro (Presidio - Aquiraz), a segunda turma do Empretec Turismo Aquiraz sob a coordenação do Sebrae/CE. O curso conta com a presença de hoteleiros, proprietários de barracas de praia, taxistas, representantes de ong`s, rendeiras, artistas, músicos, educadores, organizadores de eventos, turismólogos, dentre outros. 
O curso consiste de 60h de capacitação em seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais: 1. Busca de oportunidade e iniciativa; 2. Persistência; 3. Correr riscos calculados; 4. Exigência de qualidade e eficiência; 5. Comprometimento; 6. Busca de informações; 7. Estabelecimento de metas;8. Planejamento e monitoramento sistemáticos; 9. Persuasão e rede de contatos;10. Independência e autoconfiança.

LANÇAMENTO DO RALLY DOS SERTÕES 2018

Secretário da SETFOR anuncia o Rally dos Sertões
A Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado do Ceará e Dunas Race lançam na última terça-feira, às 15 horas, no Estoril, a  edição 2018 do Rally dos Sertões, uma das maiores provas off-road do mundo. O lançamento reuniu autoridades e personalidades do automobilismo,  inclusive pilotos e navegadores cearenses, que expuseram carros, UTVs, motos e quadriciclos que já participaram do rali em anos anteriores.
Fortaleza será palco da chegada da competição, que reúne carros, motos, quadriciclos e UTVs, além de expedições (passeio) de carro e de moto. O Rally dos Sertões do ano que vem vai largar de Goiânia, no dia 18 de agosto, e terminará dia 25 do mesmo mês, na Praia de Iracema.

MARTA ROSSI: SUCESSO NO TURISMO DE GRAMADO.

Antonio Jose de Oliveira
Presidente ABIH CE
O artigo desta semana é dedicado à empreendedora Marta Rossi, responsável pela implementação, com parcerias nacionais e internacionais, da Feira Internacional de Turismo (Festuris), promovida, há 29 anos, na primeira quinzena de novembro, na linda, limpa e acolhedora cidade de Gramado, Estado do Rio G. Do Sul. Ela, em sociedade com seu filho Maurício, e o filho de sua ex-sócia (falecida) Sílvia Zorzanello, isto é, o empresário do turismo, Eduardo Zorzanello, com uma equipe competente e dedicada, dão continuidade ao considerado maior evento de negócios do turismo, no Brasil, com repercussão em outros países, que, anualmente, dele participam.
Lembramo-nos de que conhecemos as empresárias Marta Rossi e Sílvia Zorzanello, no primeiro semestre de 1995, se não nos falha a memória, quando da realização do V Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Nacional), na cidade serrana de Caxias do Sul-RS, num ônibus, que nos transportavam, para almoço, na fábrica de ônibus de turismo, a Marcopolo. Naquele ano, conheceram vários profissionais de Imprensa, oriundos de diversos Estados do Brasil, para solicitar-lhes divulgação de suas ações em benefício do turismo de Gramado.
Mas, o que mais nos chamou a atenção, ao conhecer Marta e Sílvia, foi a simplicidade, educação, fineza de ambas, no trato com os colegas jornalistas de turismo, oriundos de 23 Estados do Brasil, dos 26 existentes, além do Distrito Federal (Brasília). Decorreram anos e somente fomos rever Marta Rossi, em 2015, no Festuris, quando já desfrutava seu evento de projeção nacional e internacional. Foi a primeira vez, então, que participamos do 27º Festuris na companhia dos colegas abrajetianos José Carlos de Araújo e José Rangel. Sabíamos das belezas naturais e artificiais de Gramado, porém por fotografias, situação bem diferente do que a de pisar seu solo e apreciar a cultura de sua gente e o que há de belo, útil e agradável na sedutora cidade gaúcha.
Ainda sobre Gramado, tivemos a satisfação de ser convidado por Marta Rossi, para participar do 29º Festuris, de 9 a 12 de novembro de 2017, o que nos possibilitou revê-la e ser fotografado a seu lado, depois da entrevista coletiva, concedida a profissionais dos veículos de comunicação  nacionais e internacionais. Na oportunidade, disse-me, em primeira mão, que viria a Fortaleza, no dia 11 de dezembro, do ano em curso, atendendo convite da presidente do Skal local e Nacional, respectivamente, Epitácio Lopes e sua esposa Priscila Cavalcanti, para receber o troféu dessas entidades, que congregam profissionais do turismo de diversos segmentos, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento sustentável do turismo de Gramado, elogiado por quantos militam nessa área.
Por último, um pouco da pessoa e da profissional Marta Rossi, segundo pesquisa na Internet: uma empreendedora gaúcha de sucesso. É diretora/fundadora da empresa Rossi & Zorzanello de Gramado. Dentre os projetos próprios, idealizou e realiza o FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, Gramado Summit e Chocofest. A empresa, que a executiva comanda se destaca, ainda, pela organização de eventos terceirizados, como congressos e simpósios, promovendo o turismo corporativo na Serra Gaúcha.
Graduada em Relações Públicas, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Marta Rossi iniciou sua carreira, na prefeitura de Gramado, com desenvolvimento de projetos na área educacional, em 1973. Ingressou no segmento do Turismo, no início da década de 80, tendo atuado nos principais hotéis de Gramado. Foi, nesta época, que conheceu Sílvia Zorzanello, com quem fundou, em 1988, a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello - Feiras e Empreendimentos. Trabalharam juntas até o falecimento da sócia, em 2010.
Parabéns aos presidentes do Skal e à homenageada.

BAHIA DE TODOS OS SANTOS É POTENCIAL ARQUEOLÓGICO

VERDADEIRO MUSEU SUBMERSO - Sede da Amazônia Azul, a Baía de Todos os Santos possui em seus 1.200 km² de extensão um riquíssimo patrimônio cultural submerso, que são sítios de embarcações naufragadas naquele litoral desde o século XVII. O Farol da Barra, por exemplo – um dos mais belos cartões postais de Salvador – foi construído em razão do naufrágio do navio português Galeão Santíssimo Sacramento, em 5 de maio 1668. Pormenor curioso é que, entre os 500 passageiros, encontrava-se o General Francisco Correa da Silva, que assumiria o Governo Geral do Brasil e morreu no acidente, em que se salvaram apenas 70 pessoas.
À distância de 350 metros do Farol, encontra-se o material remanescente dos vapores Germânia e Bretagne, o primeiro da Hamburg American Line, construído em 1870 na Escócia. Naufragou ao deixar o porto da capital baiana em 1876. Naquele mesmo ano foi lançado ao mar o navio francês Bretagne, pertencente à Societé Generale des Transports Maritimes a Vapeur.  Era um navio de ferro, com 87.95m de comprimento, que operava, há 27 anos, a rota no Mediterrâneo e a rota Europa/América do Sul. Chegou a Salvador em 1903 e, quando deixava o porto baiano, destinando-se a Marselha com carregamento de 10.000 sacas de café, danificou o seu leme e ficou a deriva, resultando afundamento sobre os destroços do vapor Germania.
FRAGATA PORTUGUESA ATEOU FOGO PARA AFUNDAR ADVERSÁRIOS - As embarcações holandesas Utrecht e Huys Van Nassau travaram combate em águas baianas com a nau portuguesa Nossa Senhora do Rosário. Ocorreu que o comandante da fragata portuguesa decidiu atear fogo em seu paiol com o objetivo de, na manobra suicida, afundar o Utrecht, o que causou centenas de mortes. Posteriormente, o Huys Van Nassau, já danificado, foi capturado pelos portugueses ao largo da Ilha de Itaparica. Depois, no entanto, foi recuperado e rebatizado como “Fortuna”.
São naus que se encontram em bom estado de conservação, afundadas na Baía de Todos os Santos. O Observatório Baía, por sinal, mapeou nada menos do que 18 naufrágios que aconteceram no local. Esses navios encontram-se distribuídos por 14 sítios, e os afundamentos ocorreram de 1627 a 1980. Preservados, esses sítios arqueológicos constituem uma especial razão para o desenvolvimento do ecoturismo, com o turismo de mergulho. Como o Galeão Santíssimo Sacramento que está em mar aberto, na região do bairro do Rio Vermelho, em mais de 30 metros de profundidade.
“SALVADOR 360” DEVE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO -   A Prefeitura de Salvador está desenvolvendo o programa “Salvador 360” e será um instrumento também destinado à preservação desses sítios arqueológicos. Já se projeta a criação, nesse programa, do Parque Marinho da Barra, que abrangerá um espaço entre o Farol da Barra e a Fortaleza de São Diogo, onde ocorreram os naufrágios dos navios Maraldi, de 1875, Bretagne, de 1903, e Germania, de 1876.
O Maraldi foi um navio de propulsão a vela e vapor que vinha de Buenos Aires e seguia para a Antuérpia, com uma carga de couro e lã. Ocorreu que, logo ao entrar no porto de Salvador, onde buscaria abastecer-se de carvão e mantimentos, sofreu a ação da correnteza, sendo impelido a se chocar com os recifes da região do Forte de Santa Maria, onde naufragou, em consequência.
OUTRAS EMBARCAÇÕES QUE SE ENCONTRAM NA BTS -   Outras três embarcações encontram-se afundadas nos limites da BTS, sede da Amazônia Azul. Uma dessas é a Fragata Santa Escolástica, construída pelo Arsenal da Marinha na Bahia, tendo naufragado em sua viagem inaugural, em 1700. A embarcação destinava-se a combater o bloqueio que os árabes impunham à colônia portuguesa em Mombassa, no Quênia. A Fragata Santa Escolástica afundou após colidir com o Banco de Santo Antônio, já na saída da Baía de Todos os Santos.
Uma outra embarcação que se encontra na BTS é a East Indiaman Queen, que estava operando, então, para a prestigiada companhia Britânica das Índias Orientais. No dia 9 de julho de 1800, ocorreu um incêndio totalmente acidental que ocasionou o seu afundamento. No acidente, foram mortos 30 soldados, 6 passageiros e 70 marinheiros.
Uma terceira embarcação teve semelhante destino. Foi o cargueiro de bandeira grega, Cavo Artemidi que, em 1980, afundou nas proximidades do Banco de Santo Antônio, precisamente quando deixava o porto de Salvador, em 25 de Setembro daquele ano. Levava um carregamento de 16.800 toneladas de ferro-gusa, procedente de Vitória do Espírito Santo, e se destinava a Brighton, na Inglaterra. Tendo escalado em Salvador para reabastecimento de combustível, foi arrastado pela correnteza, batendo no Banco da Panela. Precisou, então, aguardar a enchente da maré para voltar a flutuar. No entanto, com a casa de máquinas em água aberta, voltou a ser arrastado na vazante da maré, colidindo, por fim, com o Banco de Santo Antônio, o que gerou o seu naufrágio.

PARA A REVISTA FORBES - FERNANDO DE NORONHA É UMA DAS PRAIAS MAIS BELAS DO MUNDO

Uma das mais importantes publicações americanas, a revista Forbes, exalta a beleza do arquipélago de Fernando de Noronha (PE) ao apontar a Baia dos Porcos como a 6ª melhor praia do mundo. A inclusão de Fernando de Noronha ganha ainda mais peso por conta do perfil da publicação que costuma elaborar rankings de celebridades, pessoas influentes e os mais ricos, entre outros destaques mundiais.
De acordo com a revista, o arquipélago de Fernando de Noronha merece ser incluído no roteiro de viagem de turistas do mundo inteiro. A publicação faz referências a tranquilidade do arquipélago, destacando a limitação de visitantes diários e os demais atrativos da ilha. Na lista da Forbes, o Brasil destaca-se ao lado de destinos de todo o mundo, como Tailândia, Austrália, África do Sul e concorrentes diretos do Brasil, no Mar do Caribe, como México, Cuba e Venezuela, entre outros.
Noronha é um dos parques nacionais mais bem conservados do Brasil, com infraestrutura sustentável e acessível. O modelo de preservação ambiental é alinhado com a prática do ecoturismo, destacando-se a contemplação de aves e animais marinhos, mergulho e surf, entre outras atividades de natureza e aventura em suas praias paradisíacas.
ILHAS ATLÂNTICAS - O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) e a Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN) foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial em dezembro de 2001. As áreas protegidas servem de refúgio para reprodução e alimentação do atum, diferentes espécies de tubarões, tartarugas e mamíferos marinhos, principalmente golfinhos. A região conta com grandes colônias reprodutivas de aves marinhas e de variadas e exóticas espécies de peixes, esponjas, algas, moluscos e corais.

SEMINÁRIO - SOLUÇÕES AMBIENTAIS PARA CONCESSÕES RODOVIÁRIAS E FERROVIÁRIAS

Segunda e terça-feira da próxima semana, representantes do governo, de órgãos de controle, das universidades, do mercado e de outras instituições vão se reunir no auditório do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA) para o 1° Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – VIA VIVA. Mais de 40 especialistas vão apontar soluções para resolver os problemas ambientais que impedem ou atrasam as obras de infraestrutura em transportes no país e difundir as soluções de sucesso.
Deste seminário, que passará a acontecer todos os anos, vão sair três medidas com o intuito de abrir os caminhos do meio ambiente para as obras de infraestrutura: será criada uma comissão permanente para analisar e propor soluções; o conteúdo será editado num relatório e colocado à disposição do setor; e serão publicados artigos e outros documentos originados no evento.
Como o seminário – idealizado pelo Departamento de Gestão Ambiental e Desapropriação (DGAD) da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário (SNTTA) do MTPA, estas medidas serão anuais.
ENTRAVES – Os conflitos socioambientais ainda são relacionados aos fatores críticos para o andamento de empreendimentos. Muitas vezes, os atrasos e as paralisações de obras de infraestrutura são relacionados aos entraves socioambientais. Órgãos empreendedores e representantes do mercado destacam a dificuldade para a obtenção de licenças, autorizações e liberação das frentes de serviço. Já os licenciadores e fiscalizadores apontam falhas no planejamento entre outros gargalos.
O VIA VIVA surge com o propósito de buscar soluções socioambientais efetivas, materializar diretrizes, apresentar propostas e oportunidades que contribuam para o direcionamento das questões relacionadas à infraestrutura de transportes no Brasil.
“CASES” – Por meio de painéis, palestras e estudo de casos, os especialistas tratarão de temas sobre o aperfeiçoamento da gestão socioambiental dos empreendimentos de transportes terrestres (rodovias e ferrovias), possibilitando a exposição de pontos de vista distintos, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de respostas objetivas e factíveis aos entraves identificados. Serão apresentados painéis com casos de sucesso, apresentando soluções que deram certo; e insucesso, revelando o que deu errado. Estes “cases” serão objeto dos debates.

O SENADO RATIFICOU - ISENÇÃO DE VISTO ENTRE BRASIL E EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Ministro Aloysio Nunes Ferreira e ministro dos Negócios Estrangeiros da EAU, Xeque Abdallah Bin Zayed al Nahyand
O plenário do Senado Federal aprovou na quinta-feira (30) o texto de um acordo firmado entre os governos do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos (EAU) que estabelece a isenção mútua de visto a cidadãos dos dois países. O objetivo é permitir que viajantes entrem, saiam e transitem pelos territórios sem a necessidade do documento para fins de negócios e turismo por até 90 dias, a cada período de 12 meses.
O acordo, assinado em março deste ano durante visita do ministro de Negócios Estrangeiros dos EAU, Xeique Abdullah Bin Sultan Al Nahyan, ao Itamaraty, beneficia portadores de passaportes comuns, diplomáticos e especiais. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, lembra que a facilitação de vistos é uma das medidas do Brasil + Turismo, um plano federal de reforço do setor, e prevê avanços na relação com os árabes.
O Projeto de Decreto Legislativo sobre a isenção de vistos entre Brasil e os EAU segue à sanção presidencial. Ainda neste ano, os Emirados Árabes Unidos devem inaugurar um escritório da Câmara de Comércio de Dubai na capital paulista. Em todo o mundo, existem apenas sete unidades do tipo.
VISTOS ELETRÕNICOS- Até o fim do ano, o Brasil deve iniciar a emissão de vistos eletrônicos para a entrada de australianos no país. Outros três países vão ser beneficiados numa fase inicial, por serem considerados estratégicos ao turismo nacional: Japão, Estados Unidos e Canadá. 
Pelo sistema eletrônico, o visto deve sair no máximo 72 horas após a solicitação. Antes, turistas destes países gastavam tempo e dinheiro para se deslocar até os Visa Centers e consulados brasileiros de seus países a fim de requerer o documento. A expectativa do MTur, com base em dados da Organização Mundial do Turismo, é de que a facilitação eleve em até 25% a chegada de estrangeiros ao Brasil

FÁBRICA DO SAMBA - 40 MILHÕES DE REAIS SERÁ A PARTE DO GOVERNO FEDERAL

Prefeito João Dória e ministro do Turismo, Marx Beltrão,
 fazem vistoria a obras
O prefeito de São Paulo, João Doria, e o ministro do Turismo, Marx Beltrão, vistoriaram as obras da Fábrica do Samba, na Avenida Doutor Abrahão Ribeiro, Zona Norte da capital. O espaço está com as obras da primeira etapa praticamente finalizadas em um investimento de R$ 40 milhões e, a partir do próximo ano, receberá outros R$ 40 milhões do governo federal, dentro do Programa Avançar.
Iniciadas em 2012, as obras foram paralisadas na última gestão por falta de recursos. Elas continuaram em ritmo lento de abril de 2016 a setembro deste ano, quando receberam a liberação de R$ 20 milhões da atual gestão. Agora, estão cerca de 80% concluídas.
O prefeito de São Paulo, João Dória, agradeceu o empenho do Ministério do Turismo e destacou que o espaço será usado para fomentar a cultura local. Quando estiver pronta, a Fábrica vai abrigar as 14 escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, a menos de 3 km do Sambódromo do Anhembi, junto à Ponte da Casa Verde. Ela contará com 14 barracões, área administrativa, o Memorial do Samba, salas de aula e área externa.
A área total tem cerca de 64 mil metros quadrados. O espaço é dividido em três blocos. O Bloco A, com três galpões, o Bloco B, com quatro galpões, e o Bloco C, com sete galpões. Os sete galpões dos blocos A e B já estão prontos.
O Bloco C e o prédio administrativo estão 35% concluídos. Cinco módulos de pré-moldados foram erguidos, o piso térreo está finalizado, assim como 25% de alvenaria. O revestimento e as instalações continuam em execução e outros dois módulos estão com as fundações concluídas e os pré-moldados sendo montados.
A previsão é que quatro galpões do bloco C, o prédio administrativo e o acesso da Fábrica do Samba sejam entregues em junho de 2018, de acordo com a disponibilidade de recursos. Outros três galpões do bloco C devem ser entregues até o final de 2018. O investimento total na obra até o momento é de cerca de R$ 166,3 milhões, sendo R$ 98,7 milhões da Prefeitura de São Paulo, R$ 27,5 milhões do FUMDURB e os R$ 40 milhões do Governo Federal. (Com o MTUR).

ELEIÇÃO DA ABAV NACIONAL TERÁ CHAPA ÚNICA

Encerrado às 18h da terça-feira última (5) o prazo legal para a entrega e protocolos de chapas concorrentes para a eleição de sua nova diretoria para o biênio 2017/2019, a ABAV Nacional registra a inscrição de uma única chapa, denominada "Inova ABAV", liderada pelo diretor da System Tours Viagens e Turismo e ex-presidente da ABAV-AL, Carlos Palmeira.
A comissão eleitoral tem prazo de dois dias para formalizar a validação, e deferir a inscrição. Confira a chapa completa que, aprovada, pode ser eleita por aclamação no próximo dia 12 de dezembro: 
Presidente: Carlos Palmeira Lopes Villanova – System Tours Viagens e Turismo (AL); Vice-Presidente Administrativo: Magda Nassar – Trade Tours Viagens (SP);
Vice-Presidente Financeiro:  Geraldo José Zaidan Rocha – GR Turismo e Viagens (PR);
Vice-Presidente de Relações Internacionais: Luiz Antonio Strauss de Campos – Promotional Travel Viagens e Turismo (RJ); Vice-Presidente de Capacitação e Certificação: Ana Carolina Dias Medeiros de Souza – Taguatur Turismo & Eventos (MA); Vice-Presidente de Relações Institucionais: Henrique Sergio Ribeiro de Abreu – Casablanca Turismo e Viagens (SP); Vice-Presidente de Marketing e Eventos: Rita de Cássia Aguiar de Vasconcelos –  Ricar Viagens e Turismo (RS); Vice-Presidente de Turismo Especializado: Ney Gonçalves – Impacto Operadora de Ecoturismo (MS);
Diretor de Tecnologia e Integração (nomeado): Luis Fernando Oliveira Vabo – Solid Viagens e Turismo (RJ). 
 Conselho Fiscal (Titulares): Luiz Augusto Leão Costa – Shalom Viagens e Turismo (BA); Helvécio Cunha Costa Garófalo – Confiança Agência de Viagens e Turismo (MT);Marcelo Gomes Matera – ABC Turismo (Taubaté/SP).
Suplentes: Maria de Fátima Magalhães Bezerra – WM Turismo e Viagens (PE);
Pedro Kempe – Domus Viagens e Turismo (PR).
Conselho de Ética, Conciliação e Arbitragem (Titulares): Fernando Silva Santos – Conextravel Viagens e Turismo (SP);Mario Edmundo Jardim Lobo Filho – Adinco Passagens e Turismo (SC); Fernando Meira Ribeiro Dias – Master Turismo (MG).
Suplentes: Lamarck Freire Rolim – Zeus Turismo (DF); Paulo Rogério Tadros – Equatorial Passagens e Turismo (AM).

A TAP CRIOU E IMPLANTOU POLÊMICA TAXA SOBRE PASSAGENS

Na sexta-feira, 24/11, a TAP anunciou a implantação de uma taxa de serviço (1,95%) sobre as passagens aéreas pagas com cartão de crédito, já a partir do dia 27. Detalhe: no 1º dia útil após o anúncio. Medida fora postergada tempos atrás, mas acabou formalizada.   
Diz o comunicado da TAP, “Essa medida pretende dar maior transparência à relação com seus clientes, que poderão, a partir dessa data, decidir a melhor forma de efetuar o seu pagamento de acordo com sua comodidade e conveniência, sabendo exatamente quais os custos envolvidos”.
Em contraposição a esta afirmação, a Abracorp e outros representantes da cadeia de viagens (incluindo companhias aéreas e o cliente), vêm sustentando que o cartão de crédito é o meio mais eficaz para pagamento de transações. Minimiza riscos de fraudes e possibilita total transparência no processo de compra. Além disso, otimiza sobremaneira o processo operacional, reduzindo, sim, custos operacionais. 
Quando a TAP anunciou, no mês passado, essa decisão, a Abracorp e entidades congêneres alertaram para dois aspectos: 
1 - elevação dos custos financeiros para o cliente e operacionais para as agências; 
2 -  o timing na comunicação - informar o mercado das agências na véspera da implantação, tal como foi feito desta vez. 
O montante de emissão que é feito na modalidade cartão de crédito (em torno de 70% na Abracorp) no segmento aéreo indica que o mercado já está consolidado com esse meio de pagamento. “É de estranhar essa decisão da TAP, pois em outros segmentos a discussão está exatamente na migração para o cartão de crédito como meio de pagamento preferencial, exatamente em função dos ganhos com produtividade, segurança e transparência”, afirma o diretor executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe. 
O cliente corporativo é tão impactado quanto as agências, com essa estratégia da TAP, pois irá encarecer em 1,95% o custo da passagem. “Em todas as passagens da TAP agora teremos que avaliar o seu custo, pois não podemos e nem queremos voltar ao processo faturado, exatamente pela transparência que o cartão de crédito oferece, além de outros benefícios operacionais”, alegam os coordenadores do TMG (Travel Management Group).
“O modelo faturado já não existe mais mundo afora, que optou por meios mais seguros e transparentes de transação de pagamento”, afirma Wellington Costa, diretor geral do GBTA Brasil.

BARILOCHE:FIM DE ANO ESPECIAL

A cidade de Bariloche, localizada na região dos Andes na Argentina, vai realizar pelo quarto ano seguido uma linda festa de Natal. Hoje, 8, o Centro Cívico da cidade recebe uma decoração especial, incluindo a já tradicional árvore de natal, de mais de 10 metros de altura, que será acesa com a presença de corais e shows especiais.
As pessoas poderão curtir espetáculos de coral e música a partir do dia 17 próximo. A festa também contará com uma manjedoura viva e diversas outras atividades espalhadas em diferentes pontos da cidade. As crianças poderão conversar com o Papai Noel, além de outras ações especiais em celebração ao tema.
Quem for à cidade aproveitar a famosa festa, se divertirá com o verão de Bariloche. Durante esse período do ano, é possível praticar diversos esportes como caminhada, caiaque, Stand Up e muito mais com toda a família. Além de apreciar as famosas cervejas e chocolates artesanais.
O Natal em Bariloche é organizado pelo município, Emprotur e pela Associação Hoteleira Gastronômica de Bariloche, com o apoio de diferentes instituições e empreendedores da cidade.

MTUR E IATA - DEBATES SOBRE FORTALECIMENTO DO SETOR AÉREO BRASILEIRO

Representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) estiveram reunidos com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, para debater ações de fortalecimento do setor aéreo no Brasil. A ideia é dar andamento às pautas conjuntas como os investimentos na melhoria de infraestrutura e concessão dos aeroportos, bem como medidas para regionalização com o objetivo de aumentar a conectividade no país. O secretário Nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, também esteve presente ao encontro.
Segundo o Diretor de Relações Externas da Iata no Brasil, Marcelo Pedroso, o transporte aéreo é responsável por 1,4% do PIB nacional, o que corresponde a uma contribuição de US$ 32,9 bilhões, além da geração de 1,1 milhão de empregos. Para o executivo que também ressaltou a importância da regulamentação no setor, a aproximação com o segmento turístico é um caminho natural devido a complementação das áreas. 
O ministro Marx Beltrão reforçou a importância do trabalho em parceria para tratar de assuntos comuns e que estão em tramitação no Congresso Nacional como a que prevê a abertura de 100% do mercado para o capital estrangeiro nas empresas aéreas que atuam no país. Ele também lembrou a parceria da Pasta com as agências de viagem para a desburocratização do fretamento de aviões, ou os voos de férias e reforçou os investimentos do governo federal que vem sendo feitos no setor.
De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo, apenas 41,7% da população consideram a malha aérea brasileira suficiente. Para uma parcela importante dos entrevistados, 36%, a oferta de voos e destinos ainda é insuficiente pouco suficiente.
Para reverter a situação, 73,4% das pessoas são favoráveis ao aumento do número de companhias aéreas atuando no Brasil. Não à toa, a maior aprovação está nos estados do Nordeste (75,1%), Norte e Centro-Oeste (75%). A região Sul aparece com 73,8% e a Sudeste com 71,2%. (Com o MTUR).

EM ABRIL DE 2018: FÓRUM GRAMADO DE ESTUDOS TURISTICOS

A Fundação Universidade de Caxias do Sul e o SindTur Serra Gaúcha assinaram na Câmara de Vereadores de Gramado um convênio para a realização do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de abril de 2018. O documento foi firmado pelo reitor da UCS, Evaldo Antônio Kuiava, e pelo presidente do Sindtur, Fernando Boscardin, e prevê a realização do Colóquio “Turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do País”, que será realizado no primeiro dia do Fórum
. O colóquio será estruturado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da UCS, que é coordenado pela professora Márcia Cappelano. Entre as mesas redondas, já estão definidos seis eixos de discussão: mobilidade, hospedagem, restauração (alimentos e bebidas), comércio e serviços, entretenimento e hospitalidade.
O Fórum Gramado de Estudos Turísticos conta com o apoio institucional da Câmara de Vereadores de Gramado e a organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.

CONFRATERNIZAÇÃO DA ABIH/CEARÁ - O GOVERNADOR CAMILO SANTANA RECEBERÁ O TROFÉU HABIB ARY

Num evento tradicional e conta com a presença de representação de toda a cadeia do turismo do Estado, será na noite de hoje, às 21h,  no Hotel Gran Marquise, o Jantar de Confraternização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Ceará - ABIH-CE
 Durante a noite festiva, o Governador do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, receberá a mais alta comenda do Turismo Cearense: o Troféu Habib Ary – Personalidade Turística de 2017. O Troféu é uma homenagem que a entidade vem prestando ao longo dos vinte e nove anos a pessoas e entidades que se destacam durante o ano, proporcionando relevantes serviços ao turismo de nosso Estado. 
Para o presidente da ABIH-CE, Eliseu Barros, a premiação ao Governador é o reconhecimento ao vitorioso trabalho do Governador Camilo em todas as esferas da administração pública, especialmente em favor do turismo do Ceará, de modo especial no que diz respeito à escolha de Fortaleza para sediar o HUB da Air France-KLM-GOL. Disse Eliseu Barros:  “Sem dúvida, foi a nossa maior conquista de 2017, pois trará o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do turismo, com novas oportunidades de negócios e a geração de mais empregos e renda para nosso povo”. 

FESTA SOLENE NO SKAL FORTALEZA - MEDALHA STÊNIO AZEVEDO PARA PERSONALIDADE DO TURISMO

Com a participação de representação de toda a cadeia produtiva do Ceará, além de autoridades e convidados, o Skal Internacional de Fortaleza, com o apoio do Skal Nacional, promoverá um encontro de gala com o foco principal sendo a outorga da 5ª  edição da Medalha Stênio Azevedo – Mérito Skal a três personalidades de destaque. São elas  Marta Rossi, diretora da empresa Rossi &Zorzanello;  Regina Pinho, diretora do SESC/Fecomércio;  e Ana Cláudia Martins, diretora do SENAC/Fecomércio. A noitada de Gala será na próxima segunda-feira, a partir das 19h30, no Hotel Gran Mareiro -  Salão José de Alencar.
A programação da solenidade será a seguinte:
 - Certificação de Excelência nos Destinos Turísticos Inteligentes. Contemplados os municípios de Camocim, Caucaia, Fortaleza e Juazeiro do Norte.
- Entrega do Troféu Turismo Mundo Afora -  Mérito Skal Internacional do Brasil às personalidades Marta Rossi, Regina Pinho e Ana Cláudia Martins.
- Confraternização natalina.
- Comemoração dos aniversariantes skalegas e skaladies de outubro, novembro e dezembro. 
- Coquetel e jantar.
A atração musical da noitada estará a cargo do show/man Ricardo Barsotelli. 

ENCONTRO DE MINISTROS DO TURISMO DO MERCOSUL

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, coordenou ontem (7) a XIX Reunião de ministros do Turismo do Mercosul. 
O encontro realizo-se no Jatiúca Hotel & Resort e foi aberto apenas para profissionais de imagem às 9h. Às 14h, os ministros fizeram um balanço aberto à imprensa, gestores públicos de turismo e trade sobre os temas discutidos.
 Na ocasião foi lançado o novo Fungetur, uma linha de crédito com recursos da Pasta, prazos e taxas de juros diferenciadas para fomentar a economia do setor. Na sequência os ministros atenderam à imprensa.

PARA RECEBER HOMENAGEM DO SKAL - CHEGARÁ A FORTALEZA NA 2ª FEIRA A EMPRESÁRIA MARTA ROSSI

Chegará a Fortaleza na próxima segunda-feira, às 15 horas, a festejada empresária gaúcha  Marta Rossi, reconhecida no mundo turístico nacional e internacional pela realização de grandes eventos, entre os quais se destacam o FESTURIS Gramado , um dos maiores encontros turísticos da América Latina. Vem a empresária a convite do Skal Internacional de Fortaleza para ser agraciada com o Troféu Mundo Afora, permanecendo na capital cearense até a próxima quarta-feira. Aqui participará de eventos outros e manterá contato com as principais lideranças do turismo e do jornalismo cearenses. 
Marta Rossi é diretora/fundadora da empresa Rossi & Zorzanello de Gramado. Entre os projetos próprios, idealizou e realiza o FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, Gramado Summit e Chocofest. A empresa que a executiva comanda se destaca ainda pela organização de eventos terceirizados, como congressos e simpósios, promovendo o turismo corporativo na Serra Gaúcha.
Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Marta Rossi iniciou sua carreira na prefeitura de Gramado, com desenvolvimento de projetos na área educacional, em 1973. Ingressou no segmento do Turismo no início da década de 80, tendo atuado nos principais hotéis de Gramado. Foi nesta época que conheceu Silvia Zorzanello, com quem fundou, em 1988, a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello - Feiras e Empreendimentos. Trabalharam juntas até o falecimento da sócia, em 2010. O FESTURIS, principal marca da empresa, ultrapassou barreiras internacionais e hoje é um dos principais eventos de negócios do setor no mundo. Além da geração de negócios o evento promove o Turismo da região das Hortênsias, do RS e do Brasil.
Vice-reitor da UCS, Odacir Deonisio Graciolli
 com a empresária Marta Rossi
HOMENAGEADA PELA UCS – Registre-se que, na última sexta feira, dia 1º de dezembro,  em uma cerimônia em comemoração aos 50 anos da Universidade de Caxias do Sul (UCS),  várias personalidades foram homenageadas.  A empresária Marta Rossi foi a única mulher agraciada e também a única representante do Turismo. No ato, realizado em Caxias do Sul, receberam a homenagem o Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o senador Pedro Simon, empresários e políticos.

VISITE CEARÁ 08/12/2017


FESTA PARA RECEPCIONISTAS DOS HOTEIS
Pirata  Sunset foi o tema da festa realizada no dia 25 de novembro no Pirata Bar.  Na ocasião foram entregues as premiações do Visite Ceará Max aos hotéis que alcançaram a meta  de arrecadação da Contribuição Visite Ceará. Foram sorteados entradas para o Beach Park, YPark, Engenhoca e Pirata Bar com direito a jantar.
A banda do Pirata, tendo a frente o vocalista Armando animou a galera que aproveitou o  lindo cenário do por do sol para dançar e  degustarem dos deliciosos petiscos e cerveja Itaipava.  O presidente do Visite Ceara/FC&VB Régis Medeiros agradeceu à todos os presentes  e pediu para que continuassem colaborando com a cobrança da Contribuição Visite Ceará para alcançarmos resultados ainda mais positivos em 2018.
CAPTADO O XXI CONSEC - Na Reunião da FENASSEC - Federação Nacional das Secretárias e Secretários no dia 17 de novembro  na CNTC - Confederação Nacional do Trabalhadores do Comércio,  Fortaleza  foi escolhida  para sediar o XXI CONSEC - Congresso Nacional de Secretariado no período de 27 a 30 de maio de 2020.   O sucesso da escolha de  Fortaleza deveu-se  a parceria da entidade promotora com  o  Visite Ceará/ FC&VB,  a  SETUR  e a  SETFOR.  Segundo Teresinha Miranda, da FENASSEC – Regional Ceará: O Tema Central do evento será: “SECRETARIADO: Transformar e Revolucionar para Permanecer” e pretendemos reunir cerca de 1000 participantes em Fortaleza.
75°  CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA - 
Fortaleza  foi escolhida como sede do 75°  Congresso Brasileiro de Cardiologia  em 2020.  Segundo o Dr. João Davi, da Sociedade Cearense de Cardiologia: “Quando realizamos  com grande sucesso o Congresso Brasileiro de Cardiologia em 2016, reunimos  mais  de 6000 participantes e  abrimos o caminho do Ceará para entrar na rota definitiva de grandes eventos.  Temos a nosso favor  o  Centro de Eventos do Ceará, a acessibilidade que está  em franca expansão  bem como o apoio do Visite Ceará/ Fortaleza Convention & Visitors Bureau e da  SETFOR e da SETUR que acreditam que  eventos  científicos como esse  alavancam a economia da nossa capital e do estado  do Ceará”.
LANÇAMENTO DO ENCONTRO ENCHEFS  2017 -   Foi bastante concorrido o lançamento da 4° Edição do ENCHEFS -  Encontro de Chefs do Brasil  no restaurante  Faustino dia 28 de novembro.  O ENCHEFS 2017  vai acontecer no SEBRAE nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2017. Segundo Jane Alves, da Associação de Chefs de Cozinha do Ceará, “Cada estado  brasileiro vai eleger três chefs de cozinha que irão concorrer ao Prêmio  Nacional Dólmã,  considerado a maior premiação no setor de gastronomia no Brasil”.  Estiveram presentes no evento o organizador do evento do Grupo Conforto Gastronômico,  Geraldo Guerra, a Coordenadora do Enchefs Brasil, Ingrid Abs, além de profissionais de cozinha,  empresários, trade turístico, instituições e  empresas do setor de alimentação.
PROMOÇÃO DO RALLY DOS SERTÕES -  A representante do Visite Ceará/FC&VB  em São Paulo, Daniela Passador,  participou  do lançamento oficial do Rally dos Sertões Edição 2018,  no dia  17 de novembro, no  Espaço Mit Point, no Shopping JK  Iguatemi em São Paulo.  Estiveram presente o  Secretário Adjunto da SETFOR, Eric Vasconcelos e os diretores da Dunas Race,  Leonora e Roque Mendes . Na ocasião foram  apresentado os resultados da edição 2017  e ao final  foi feito o lançamento do roteiro 2018.  A maior plataforma off-road do Brasil  fará o percurso  Goiânia /  Fortaleza no período de  18  a 25 de agosto  de  2018.  Na ocasião   foram  distribuídas  lembranças do Ceará  aos convidados,  parceiros  e patrocinadores do evento  como Honda e  TV Fox.   Essa promoção contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará -  SETUR e da Secretaria de Turismo da Prefeitura - SETFOR.

ROTA DO SOL SEMANAL 08/12/2017 ISSUU