Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de junho de 2017

CALEIDOSCÓPIO - UMA LINGUAGEM MAIS ACESSÍVEL / PROJEÇÃO PARA O TURISMO DE FORTALEZA

UMA LINGUAGEM MAIS ACESSÍVEL
Em seu lido e apreciado “Menu Político”, no caderno “People”, de “O Povo”, citando relatório da OEA para a Unesco, o competente jornalista Plínio Bortolotti comentou sobre os problemas advindos com a concentração da mídia no Brasil, nas mãos de uns poucos grupos, fato que gera muitas distorções. Cita o colunista um dos membros do Relatório da ONU, Knight, que afirma ser impossível “plena liberdade de expressão em um país se não houver um sistema de mídia pluralista e diverso”. Adianta mais do documento da Unesco que “...a falta ou acesso restrito à diversidade de informação ameaça o próprio desenvolvimento econômico de um país”. Parece que estamos vendo o retrato do Brasil. Os grandes jornais do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais e do Ceará também estão nas mãos de uns poucos, os quais pendem para onde “seus donos” ditam a linha. A ideologia destes órgãos depende quase sempre dos interesses econômicos das próprias empresas, dos donos maiores. A linha independente sumiu na avalanche dos interesses dos grandes conglomerados. Afora tudo isto, ainda nas observações do Plínio, a alfabetização midiática é outro grande problema da atualidade. Estamos numa geração que nada solta nas grandes marés da tecnologia. Sabe tudo. Surfa. Duvida-se, contudo, que seja plenamente capaz de distinguir, com certa profundidade, a verdade da mentira, o falso do verdadeiro. Agora, dando uma guinada, dizemos nós que, dentro da atual linguagem dos órgãos de comunicação, os mais idosos, quase sempre ficamos a ver navios diante de notícias, comentários ou artigos. Os estrangeirismos exagerados, os termos técnicos usados a todo instante nos deixam tontos. Não seria de bom alvitre que, para orientar os desatualizados velhinhos, os órgãos de comunicação fizessem como a Crestomatia do ensino de antigamente? Na parte final de cada página colocava o significado das mais difíceis palavras assinaladas
PROJEÇÃO PARA O TURISMO DE FORTALEZA
Durante a reunião em que a diretoria do Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitors Bureau realizou. na última terça-feira, o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, usando recursos visuais, apresentou aos presentes, com minuciosas explicações, os projetos que serão desenvolvidos até 2020 para qualificar os mais importantes pontos turísticos da cidade. Didaticamente, foram explicadas as melhorias pretendidas e os caminhos para alcançá-las. A partir da Barra do Ceará e até o Mucuripe, passando pelo centro da cidade, bairros históricos e os em que a gastronomia chama a atenção, conforme o relato, a Prefeitura, com a participação do governo estadual, projeta acentuado grau de intervenção, com a pretensão de preencher lacunas, corrigir distorções, enfim consolidar Fortaleza como uma cidade de fato atraente para os turistas e, mais ainda, para a população local. Superando os gargalos existentes de saúde, urbanismo, mobilidade urbana, limpeza, segurança pública e outros mais visíveis, Alexandre Pereira considera que Fortaleza nestes  anos futuros será um destino pedra noventa no turismo nacional. Tudo bom, tudo muito bonito. Sem deixar de acreditar em planejamento sério, enfatizamos que é bastante árdua a caminhada para se alcançar o objetivo pretendido. ´Preciso é que sejam apoiados substancialmente pelos governos estaduais e federais. Lembramos, por exemplo, que se o problema da segurança pública não for devidamente equacionado, tudo irá de águas abaixo. Não saem da nossa memória as noitadas fulgurantes da Praia de Iracema, principalmente no entorno do Estoril, as quais não duraram muito tempo. Os maconheiros, assaltantes, a prostituição, a insegurança pública tomaram conta do pedaço e, logo, dali afastaram os fortalezenses e turistas. Assim, rogamos aos céus que os planos expostos pelo secretário se concretizem e superem a realidade atual. São eles necessários.

DE CARA NOVA - O FESTIVAL MÚSICA DA IBIAPABA TEM APELIDO CARINHOSO

Encerramento de oficina musical em 2016
O Festival Música da Ibiapaba, realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, chega à 13ª edição cheio de novidades. O evento de formação musical, que ocorre em Viçosa do Ceará, de 22 a 29 de julho, é um dos mais reconhecidos do calendário cultural do Estado e uma das principais ações de interiorização da política cultural. Este ano, o “Mi”, como está sendo chamado, se aproxima das sonoridades contemporâneas, ganha nova identidade visual, um apelido, a curadoria de grandes nomes da música cearense e nacional, além de um patrono, o maestro cearense Alberto Nepomuceno.
Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secult e do Instituto Dragão do Mar, em parceria com a Secretaria da Educação, o “Mi” traz nesta edição mais diversidade às ações formativas e à programação artística.
NOVA IDENTIDADE - Outra novidade é que, em 2017, o festival incorpora um apelido, “Mi”. Como explica Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado: "fizemos um exercício de criação coletiva até chegarmos ao Mi. Queríamos encontrar uma sigla, um apelido para o Festival e, quando nos deparamos com o Mi, encontramos a pronúncia perfeita. É uma referência clara ao "m" de música e ao "i" de Ibiapaba. Além disso, uma referência à nota musical, à terceira nota da escala musical, então tem uma sonoridade natural e saborosamente silábica de pronunciar, de cantar, de tocar: 'mi!'”.
Assinada pela designer carioca Ana Soter, a nova identidade visual alia referências musicais à Serra de Ibiapaba. “Por ser um festival originalmente de formação em música erudita, parti do universo estético das notas e pautas musicais para o reconhecimento imediato do tema. Trabalhei com uma tipografia que faz alusão à forma curva das montanhas, unindo, assim, as duas referências mais importantes para a nova identidade do Festival”, explica a profissional.
PATRONO - O maestro cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920), um dos mais importantes da história da música nacional, surge como patrono e inspirador do “Mi”. Defensor do diálogo entre as raízes brasileiras e a música erudita, entre a segunda metade do século 19 e começo do século 20, o compositor, pianista e regente foi fundamental para a construção de uma sonoridade que representasse seu povo, sem se distanciar do que havia de melhor no cenário mundial.
CURADORIA - Como reflexo da ideia, foram convidados três músicos com experiências distintas para fazer a curadoria do eixo formativo do “Mi”: Alfredo Barros (CE), Amilson Godoy (SP) e Daniel Ganjaman (SP). O professor e maestro da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), Alfredo Barros, acompanha de perto o cenário da formação musical no Estado, especialmente a erudita, mas conjuga esse trabalho com um olhar também voltado para as tradições populares. Já o maestro Amilson Godoy traz consigo a experiência da música popular brasileira com o tratamento elaborado da música erudita. O músico, arranjador e produtor Daniel Ganjaman é um dos formuladores da música contemporânea brasileira. É ele o responsável pela produção de alguns dos melhores discos dos últimos anos, de artistas como Criolo, Céu, Sabotage, BaianaSystem, entre outros.
MESTRES DA CULTURA - Dentro de uma estratégia de valorização do Programa Mestres da Cultura, desde o ano passado a Secult vem inserindo esses homens e mulheres, seus sabores e fazeres, suas artes e ofícios, na programação mensal dos equipamentos da secretaria e destacando sua participação em grandes eventos. Foi assim na última Bienal Internacional do Livro do Ceará e no Festival Música da Ibiapaba não será diferente. Além de compor a programação artística aberta ao público, eles também estarão dividindo suas experiências nas oficinas. 
FORMAÇÃO E MERCADO MUSICAL - Segundo a coordenadora de artes e diversidade cultural da Secult, Valéria Cordeiro, outro aspecto importante do “Mi” em 2017 é a introdução de discussões voltadas para a experiência e a inserção no mercado. “Além do talento, de ter uma formação estruturada, como o músico pode entrar no mercado, de que outras formas? Vamos discutir as várias possibilidades de inserção desse músico, trazendo inclusive o diálogo dos mestres da cultura com os profissionais que atuam no mercado e que estarão no festival”, diz.
As políticas públicas de cultura voltadas para a música também entram na programação do festival, com o Encontro Estadual de Regentes de Bandas e o Encontro Setorial da Música, que deve reunir o fórum estadual e os representantes das entidades ligadas ao setor.
O CEARÁ MÚSICA - O Festival será também um espaço para reflexão e construção das políticas públicas de cultura para o setor. Os encontros dos regentes de bandas e do Setorial da Música serão ambientes para qualificar o debate em torno da construção coletiva do Programa Ceará Música, como parte integrante das políticas de artes da Secretaria da Cultura, envolvendo os elos das cadeias criativa, produtiva, formativa, distributiva e difusora da música realizada no Ceará.
INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS -  Marca maior do Festival, a formação tem seu ponto alto nas oficinas e workshops. Os curadores e outros profissionais da música, vindos de diversas partes do país, realizarão cerca de 30 oficinas e workshops durante os oito dias de “Mi”.
Com 400 vagas para alunos da rede pública de ensino e 200 destinadas ao público em geral, as inscrições gratuitas começam nesta terça-feira, dia 20, e seguem até o próximo dia 4 de julho. O processo deve ser feito pelo site da Secult ou presencialmente na sede da secretaria municipal de educação de Viçosa.

FESTA DA CULTURA CEARENSE - O THEATRO JOSÉ DE ALENCAR COMPLETOU 107 ANOS

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, completou 107 anos, no sábado passado, 17. Ícone da cultura e da história cearense, o Theatro foi inaugurado em 17 de junho de 1910. Para comemorar a data, a partir das 14h e até 21h, o TJA teve programação intensa, com entrada franca. O "Arraia do Zé" reuniu tradição e alegria, no jardim do Theatro, contando com uma programação infantil e apresentações de quadrilhas, grupos musicais e grupos populares, com encerramento por conta da cantora e compositora cearense Marivalda Kariri, às 19h30 e concurso do melhor casal matuto.
Coube à Banda de Música da Base Aérea de Fortaleza, no saguão do TJA, às 14h, a abertura dos festejos. . Logo em seguida entrou em cena o "Arraiá Infantil da Cumade Iracema", com atividade voltadas ao público infantil, no jardim do Theatro. 
A programação infantil seguiu até 17h, com apresentação da Quadrilha Cai Cai Balão e do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas.Às 17h30 houve a abertura da exposição "Iracema: Além do Ceará", na Galeria Ramos Cotoco, no Anexo do TJA. A mostra é composta por 21 quadros bordados, inspirados na obra de José de Alencar é uma promoção do Grupo Iluminuras em parceria com o TJA. 
A Orquestra de Câmara Villa Lobos apresentou "Clássicos Nordestinos", às 18h30, no foyer do Theatro. No mesmo horário, aconteceu o exercício de montagem do espetáculo Geração Trianom, na Praça Mestre Boca Rica e Teatro Morro do Ouro, espaços do Anexo do TJA. Às 19h30  foi hora de dançar ao som de Marivalda Kariri no jardim do TJA, com o melhor do forró pé-de-serra. 
A HISTÓRIA DO  TJA - A pedra fundamental do prédio que seria o Theatro foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, hoje praça José de Alencar. Mas o projeto não foi concretizado e dois concursos públicos foram realizados. No entanto, a obra realmente construída pouco tem das linhas apresentadas nos concursos. A ideia de construir um teatro jardim foi concebida através do projeto do capitão Bernardo José de Melo. Em 1904, na segunda administração de Nogueira Acioli, é oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar através da lei 768, de 20 de agosto.
Passaram-se ainda quatro anos para as obras começarem, exatamente no dia 06 de junho de 1908, quando toda a estrutura metálica já se encontrava em Fortaleza e foi apresentada em praça pública numa grande exposição. As peças metálicas vieram de Glasgow, na Escócia, importadas pela Casa Boris e fundidas pela Walter Mac Farlane & Companhia.
O Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge.  No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Theatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro – jardim. Mas o jardim mesmo só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma de 1974 a abril de 1975. Ele ocupa todo o espaço vizinho ao Theatro, pelo lado leste, onde havia antes um prédio que primeiro abrigou o Quartel de Cavalaria e em seguida o Centro de Saúde. Foi demolido em 1973.
Um novo prédio foi incorporado ao Theatro José de Alencar na reforma de 1989 a 1990. Identificado como anexo, o prédio situa-se no lado oeste, logo atrás da antiga sede da Faculdade de Odontologia. Possui 2.600 metros quadrados e dois pavimentos, com acesso independente pela rua 24 de Maio. 
Curioso exemplar da arquitetura eclética no Brasil, o Theatro José de Alencar, além da sala de espetáculo em estilo art noveau, dispõe de auditório de 120 lugares, foyeur, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com 2.600 metros quadrados, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA), o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas, a Praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas, a Biblioteca Carlos Câmara, a Galeria Ramos Cotoco, quatro salas de estudos e ensaios, oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação, abrigando ainda a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e o Curso Princípios Básicos de Teatro e Circo.

PUXÃO DE ORELHAS NO TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet Ceará
O maior atrativo de um polo turístico é a qualidade de vida de seu povo. Desafiamos alguém afirmar o contrário! Como um Estado pobre, as desigualdades persistem ainda mais, quando se enfrenta cinco anos consecutivos de seca.
Concordamos, é evidente, com opiniões de alguns empresários, quando se referem ao desenvolvimento sustentável das atividades turísticas, em nosso Estado, mormente as de Fortaleza, fazendo críticas construtivas. Nós, também, como jornalista de turismo, falamos, abertamente, sem receio de ferir susceptibilidades de outros empresários do ramo e de gestores públicos.
Às vezes, é necessário dar um “puxão-de-orelha”, no “trade” turístico local, incluindo dirigentes públicos, para que seus representantes conduzam melhor o setor, com profissionalismo, inclusive nas menores ações. As palavras podem até ferir os ouvidos e a autoestima dos que militam, na área turística, sobretudo daqueles que se julgam estrelas e não gostam de receber críticas, mesmo construtivas.
Urge levar a sério esse segmento econômico e estar atento para o fato de que não se deve  brincar de “fazer turismo” e muito menos bater palmas para os amadoristas do setor. Turismo não aceita improvisações, nem escassez de investimentos, nem “vender algodão por veludo” em sua promoção.
Bem! Estamos cansados de escrever, nos artigos sobre turismo, que, primeiramente, tem-se de investir mais verbas, na divulgação do potencial turístico do Ceará, nos mercados emissores do Sudeste e Sul do Brasil, não se esquecendo, também, de outros Estados nordestinos e da zona Norte.
Agora, indagamos: qual a pessoa que gosta de visitar um polo turístico, onde constata adultos e menores famintos, maltrapilhos, pedindo esmolas, nos restaurantes, nas praias, nos semáforos e se drogando à frente dos transeuntes e, às vezes, furtando seus pertences? Que ser humano deseja visitar uma localidade, onde a miséria e a violência se encontram à vista de todos? E que dizer da exploração sexual de menores? Só se for uma pessoa masoquista mesmo!
Ah! Muito já foi feito pelo engrandecimento do turismo alencarino, tanto pela iniciativa privada, quanto pela pública. Na Bahia, respira-se turismo as 24 horas do dia. Aqui, um terço, quem sabe, desse tempo. Isso para significar que estamos caminhando, porém ainda longe de atingir o ideal, em matéria de exploração racional do potencial turístico do Ceará.
O governador Camilo Santana e o prefeito reeleito, Roberto Cláudio,  – temos certeza – acreditam na força do turismo e estão investindo, em sua promoção e infraestrutura de suporte a esse segmento, todavia devem aplicar mais verbas.
Pois é, minha gente! Vamos em frente! Profissionalismo e Ética, acima de tudo, quando se pensar grande em prol do desenvolvimento sustentável e solidário do turismo cearense. Por último, lembremo-nos de que o Ceará necessita gerar mais empregos e renda e, é claro, distribuí-la, de forma mais justa, para reduzir a sua concentração e seu povo desfrutar melhores condições de vida.

O JAPÃO DENTRO DO BRASIL - HÁ 109 ANOS CHEGARAM OS PRIMEIROS IMIGRANTES NIPÔNICOS

Entrada de Assaí-PR
O turista não precisa ir ao outro lado do mundo para conhecer um pouco da cultura japonesa. No Brasil, cidades colonizadas pelos orientais mantêm até hoje as tradições nipônicas. Foi em 18 de junho de 1908 - há 109 anos - que o Brasil começou a receber imigrantes japoneses para trabalharem nas lavouras de café, em São Paulo.
A maior concentração de japoneses está no sul e sudeste, mas isso não quer dizer que os nikkeis – como são conhecidas as pessoas com origem japonesa – residam apenas nessas regiões. O número estimado de cidadãos brasileiros com ascendência japonesa é de 1,5 milhão, de acordo com o Consulado Geral do Japão em São Paulo. Eles também estão no Centro-Oeste e Norte no país.  
No Paraná, a cidade de Assaí possui a maior concentração de nipo-brasileiros do estado. Desde o final da década de 30, com a colonização dos japoneses, as tradições orientais são passadas de pai para filho. A população, miscigenada entre brasileiros e japoneses, realiza os eventos da cidade, como O Bon Odori e o Tanabata, perpetuando a cultura oriental existente no dia a dia da cidade. O sistema de produção de frutas e o espaço agrícola da cidade também são realizados com técnicas japonesas.
Em São Paulo estão cerca de 400 mil japoneses. O maior reduto da colônia nipônica fora do Japão é o Bairro Liberdade, onde as fachadas são escritas com ideogramas japoneses e a arquitetura é tradicionalmente oriental. O bairro é conhecido por receber turistas de todo o mundo, apaixonados pela cultura e tradição orientais.  A Feira da Liberdade, na capital paulista, reúne aos finais de semana elementos típicos da cultura do Japão, com destaque especial para a gastronomia.
Para quem procura pelas tradições nipônicas mais ao sul do país, o destino é o município de Ivoti, no Rio Grande do Sul. Em 1996, os dirigentes da cidade destinaram terras para serem ocupadas por 26 famílias de imigrantes, formando a colônia japonesa produtora de uvas, kiwi, hortaliças e flores. A colônia cresceu e hoje é responsável por realizar festas culturais, como Feira da Colônia Japonesa, a gincana esportiva Undo Kai e o evento Enguei Kai. O turista que visita Ivoti tem a oportunidade de conhecer o Memorial da Colônia Japonesa, com relíquias e artefatos que contam a história e conquistas japonesas no estado. 
No outro extremo do país, na Região Norte está a cidade com a terceira maior colônia japonesa do Brasil. Os primeiros imigrantes chegaram a Tomé-Açu, no Pará, em 1926, quando um grupo de cientistas japoneses foram ao estado para localizar áreas nas quais pudessem ser instaladas colônias agrícolas e, a partir delas, dinamizar a economia com práticas modernas de cultivo. Em 1929, a Companhia Nipônica de Plantação do Brasil comprou terras paraenses e 189 japoneses iniciaram uma nova jornada naquela região. A cidade foi presenteada com o trabalho dos imigrantes e ganhou o título de maior produtora brasileira de pimenta-do-reino. (Com o MTUR).

EM ILHÉUS - EM JULHO, O IX FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE

A cidade de Ilhéus, um dos principais polos turísticos do estado da Bahia, também chamada de “Terra da Gabriela”, vai realizar, nos dias 20 a 23 de julho próximo, o 9º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que se desenvolverá no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães.
O evento terá ampla programação, na qual estão incluídos: a Feira do Chocolate; o V Fórum Brasileiro do Cacau e Chocolate; o Chocoday, dedicado às crianças; além de cursos, palestras e shows.
A Abertura Oficial do Festival Internacional do Chocolate e Cacau se dará no dia 20 (quinta-feira) às 19 horas, com a presença de autoridades, que após as manifestações de praxe, visitarão os estandes da Feira e demais espaços do Festival. No dia 21 (sexta-feira), a partir das 15 horas, será aberta a Feira do Chocolate, que passará a funcionar diariamente até o domingo (23), no horário das 15 às 22 horas.
Serão destaques na Feira do Chocolate do Festival os estandes da “Primeira Fábrica de Chocolate Artesanal do Nordeste”, pertencente ao Chocolate Caseiro Ilhéus, inaugurada em 1985 pelo então Governador do Estado, João Durval Carneiro. A Fábrica comemora no próximo mês de outubro, 32 anos de fundação e funcionamento, sendo uma das principais atrações turísticas da cidade. 

AMANHÃ E DOMINGO O ARRAIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Arraial de São Paulo
O Sambódromo do Anhembi vai entrar em clima de festa junina com o Arraial da Cidade de São Paulo amanhã e domingo (25), dois dias com diversão e várias atrações para toda a família. O evento é realizado pela Playcorp, tem patrocínio do Carrefour e apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Turismo (SPTuris).
O arraial será dividido em três áreas: artesanato, gastronomia e jogos e atrações.
Artesanato - O primeiro grupo de barracas terá peças variadas confeccionadas por artesãos do Centro de Tradições Nordestinas (CTN), com produtos à venda como as toalhas de renda e bordados de Pernambuco e Ceará. Gastronomia - Haverá barracas com comes e bebes caseiros típicos dessa época do ano, como suco de milho e pamonha, tapioca, cachorro-quente, quentão, vinho quente, pipoca, além de outras opções como yakissoba, tempurá, sanduíches de pernil e calabresa, churrasco no espeto e muito mais. O Arraial terá uma área de food trucks e funcionará também um restaurante organizado pelo CTN com diversos pratos típicos como baião de dois, escondidinho de carne seca com mandioca, bobó de camarão, sarapatel e mocofava, e ainda porções de carne de sol com mandioca, tripa de porco, torresmo e queijo coalho. Jogos e atrações A terceira área é a preferida das crianças e jovens. É onde estarão as barracas das brincadeiras tradicionais como a pescaria, tomba lata e o jogo de argolas. 
Na sequência,  acontecerá uma série de apresentações com músicas e danças típicas do Nordeste, a tradicional quadrilha e ainda uma seleção de artistas cuja programação está dividida da seguinte maneira:
Amanhã -  14h às 16h: DJ, 16h às 17h: Fernanda Salgado;  17h às 18h30: Trio Virgulino 
18h30 às 19h: DJ; 19h às 20h: Quadrilha Tia Bola; 20h às 21h: Fulô de Mandacaru; e 21h às 23h: Henrique e Diego. 
Domingo - 12h às 14h: DJ; 15h às 16h: Quadrilha Tia Valdelice;  16h às 17h: DJ;
17h às 18h: Sinha Flor; 18h às 19h: Peixe Elétrico; 19h30 às 21h: Fernando e Sorocaba.

PRÊMIO SUSTENTABILIDADE 2017 - ATÉ 1º DE SETEMBRO ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Bonito-MS é exemplo
O MTUR informa que prêmio que reconhece e estimula ações sustentáveis nos diversos segmentos do turismo brasileiro, maior premiação de turismo sustentável do país, já está com as inscrições abertas. Os projetos poderão ser inscritos no site da Associação Brasileiras das Operadoras de Turismo (Braztoa) até 1º de setembro. A edição 2017 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade conta com uma novidade: resorts terão avaliação exclusiva, ganhando uma subcategoria dentro dos Meios de Hospedagem.
A premiação está prevista para o final de outubro. As cinco edições da premiação registraram mais de 275 projetos cadastrados. Entre os concorrentes, 60 casos de sucesso foram premiados pela adoção de práticas sustentáveis na atividade turística. A edição 2017 coincide com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, determinado pela ONU e conta com a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Poderão ser inscritos projetos de operadoras de turismo e agências de viagem, além dos meios de hospedagem englobam hotéis, resorts, hotéis fazenda, cama & café, pousada e flat, entre outros como albergues e campings.
Serão avaliados critérios de sustentabilidade como impactos ambientais, socioculturais e econômicos; incentivo ao turismo sustentável; viabilidade financeira do negócio e a abrangência das ações desenvolvidas pela empresa. Cada categoria pode indicar até três projetos que serão submetidos aos jurados e uma consultoria técnica. Haverá apenas um vencedor por categoria, além da premiação máxima para a proposta que se destacar entre todos os projetos e categorias. Os vencedores ainda ganharão destaque com a divulgação de uma Coletânea de Cases de Sustentabilidade, que é lançada anualmente.
Além da visibilidade, os vencedores do prêmio terão suas ações detalhadas para que sirvam de exemplo para outros segmentos do turismo.

PROJETOS PARA O AEROPORTO DE NAVEGANTES

Na última sexta-feira, o superintendente de Desenvolvimento de Negócios em Soluções Logísticas, Edson Antunes Nogueira e os Superintendente dos Aeroportos de Navegantes e Joinville, Luciano Segura e Rones Heidemann participaram de uma reunião com o prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni, para divulgar os projetos para o Aeroporto de Navegantes. Entre estes, a ampliação do terminal de passageiros em 62%, construção de um hotel e a ampliação dos Terminais de Logística de Cargas das cidades de Navegantes e Joinville.
 A concessão do Complexo Logístico Multimodal Sul no Aeroporto Internacional de Navegantes   corresponde a uma área não edificada de 100.000 m² e mais 4.230 m² referentes ao atual terminal de carga, que será utilizado até o início das operações do novo Terminal de Logística de Carga. Já o Aeroporto de Joinville/SC – Lauro Carneiro de Loyola divulga uma proposta para exploração comercial e operação das atividades de armazenagem e movimentação de cargas, Aeroporto Industrial, Entreposto Aduaneiro e Condomínio Industrial Logístico. 
Os investimentos previstos para o Complexo Multimodal de Joinville são de R$ 45 milhões. (Jornalista Nelci Seibel – Abrajet/SC)

CHAMADA PÚBICA - ORDENAMENTO E ESTRUTURAÇÃO DAS REGIÕES TURÍSTICAS

Estados e Distrito Federal poderão contar com recursos para elaboração de projetos de infraestrutura turística, planos de marketing e de desenvolvimento de regiões turísticas, além da capacitação de gestores do turismo. Para que isso aconteça, o Ministério do Turismo reabriu a Chamada Pública 001/2017 que destinará R$ 5,4 milhões para apoio ao ordenamento e à estruturação de regiões turísticas. 
O documento, publicado do Diário Oficial da União, traz duas importantes mudanças em relação ao documento de 15 de fevereiro: a possibilidade do repasse financeiro ser feito por meio de convênio, além do contrato de repasse previsto inicialmente, e o aumento no valor máximo de cada projeto para R$ 250 mil ante os R$ 200 mil inicial. De acordo com o texto, o valor mínimo de projetos executivos de infraestrutura é de R$ 250 mil.
A providência faz parte do Brasil + Turismo, um pacote de medidas que tem como objetivo fomentar o setor de viagens, lançado pelo ministro Marx Beltrão em abril deste ano. O novo texto estabelece regras e condições ao repasse de recursos por meio de contratos e convênios, contemplando os critérios da Portaria MTur ncpm oº 39, de 10/03/17. Os projetos devem ser cadastrados no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv) entre 19 de junho e 03 de julho. A previsão é que o resultado final da seleção seja anunciado em 28 de agosto, no site do ministério.
De acordo com o edital, cada Unidade da Federação poderá cadastrar até três propostas, sendo uma para cada objetivo, contemplando exclusivamente as regiões turísticas que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. (Com o MTUR).

EM DIA COM O FESTURIS - 23/06/2017



CREDENCIAMENTO FREE PARA AGENTES DE VIAGEM ENCERRA DIA 30 DE JUNHO - Agentes de viagem têm até sexta-feira, dia 30 de junho para realizar inscrição free para o FESTURIS Gramado –  Feira Internacional de Turismo.  Neste link: http://martaesilvia.sigevent.com/visitantes/index.php?id_edicao=9  o agente pode realizar sua inscrição gratuita.
A partir de 1º de julho, os profissionais poderão realizar sua inscrição para a feira se inscrevendo na categoria trade. Até o dia 31 de agosto, existe a cobrança de uma taxa de R$ 190,00. Estudantes também podem se credenciar, até dia 31 de agosto, pagando uma taxa de R$ 155,00.
Com mais de mil inscritos até o início de junho, o número de inscrições deve aumentar significativamente nos próximos meses, com  a proximidade do evento que ocorre de 9 a 12 de novembro de 2017.
“Nós esperamos para edição superar os mais de 8 mil compradores da edição anterior”, destaca o diretor da feira Eduardo Zorzanello.
“Com as mudanças no formato de alguns espaços como Mice, LGBT e aumento do Luxury, além do foco total no agendamento de reuniões entre expositores e compradores, temos certeza que a feira se torna ainda mais profissional e proveitosa para todos os participantes que a visitam com a intenção de potencializar bons negócios”, salienta a diretora Marta Rossi.
Vídeo oficial está no ar
O vídeo oficial da 29ª edição do FESTURIS Gramado foi lançado esta semana e está disponível na Fan Page da feira: https://www.facebook.com/festuris. A produção, feita pela agência Zamboni AV, está disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol e valoriza o perfil profissional do FESTURIS e a sua abrangência internacional.

AMANHÃ O 1º VOO - PELOS ARES, JERICOACOARA ESTÁ LIGADA AO MUNDO

O Aeroporto do Pólo Turístico de Jericoacoara, localizado no município de Cruz, finalmente a partir de amanhã terá intensa movimentação. Ainda não há certificação permitindo voos regulares. Contudo, a inauguração ocorrerá porque um voo charter da CVC durante um ano está autorizado pela ANAC.
 Com o governador Camilo Santana e o Secretario de Turismo Arialdo Martins entre os passageiros, amanhã, um Boeing 737-800, com capacidade para 177 passageiros, partirá lotado do Aeroporto de Congonhas, às 10h30min, com chegada prevista para as 14h em Jericoacoara. No retorno, o voo partirá de Jeri às 14h38min, chegando em São Paulo às 18h10min.
AINDA SEM CERTIFICAÇÃO -  Registre-se que o Aeroporto de Jericoacoara não possui ainda a certificação da ANAC para que os voos regulares da Azul, da Gol e de outras empresas aéreas  sejam operados. Não obstante, já há autorização para pousos e decolagens.  
A CVC PARTIU NA FRENTE – Com amplo conhecimento de que Jericoacoara é um dos melhores destinos do mundo, a CVC parte na frente a fim de  levar via aéreas turistas para o destino. Assim, durante um ano, todos os sábados, em parceria com a Gol, terá um voo charter, operado por um Boeing 737-800, com capacidade para 177 passageiros
Os pacotes da CVC serão para oito dias em Jericoacoara.  Custam a partir de R$ 1.598 por pessoa e incluem passagens aéreas de ida e volta, com sete noites de hospedagem, incluso café da manhã.
A empresa tem a perspectiva de que, durante este ano de contrato, levará para Jeri a lotação completa do Boeing, como acontecerá com o voo inaugural.
VOOS REGULARES – Quando estiver com a certificação liberada, o Aeroporto de Jericoacoara poderá ter voos regulares . Conforme se sabe, tanto a Gol quanto a Azul trabalharão o destino. A Azul, com voos entre 1º e 31 de julho em jatos Embraer, vai operar às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos, partindo de Recife.  Aguardando-se o voo inaugural para o dia 2 de julho.  Sairá da capital pernambucana às 13h16min ,com chegada em Jeri às 14h40min. A volta será às 15h10min, com chegada no Recife às 16h46min. Voos às segundas serão entre 1º e 31 de julho. 
A partir de Campinas (SP) a Azul operará um voo semanal para Jericoacoara, aos sábados, com início previsto para 12 de agosto. A ida ocorrerá às 12h10min com chegada às 15h40min e a volta às 16h10min com pouso às 19h40min.

TRÊS DIAS DE FESTA NA ROÇA EM ITU

Chácara do Rosário - ITU/ SP
Para curtir no interior de São Paulo o ambiente e a culinária típica das festas juninas, Itu é uma grande pedida. Promovida pela Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos, extensa programação acontecerá hoje, amanhã e domingo, no Centro Esportivo e de Lazer de Pirapitingui, na Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, no bairro Cidade Nova.
Com ótima rede hoteleira e de restaurantes, Itu, distante apenas 100 km de São Paulo, pela rodovia Castello Branco, é uma atração com vasto patrimônio histórico. Neste frio mês de junho, sob céu limpo e estrelado, o turista encontrará em Itu o calor da sua gente e o sabor da culinária caipira.
O objetivo da Festa na Roça é proporcionar diversão gratuita aos ituanos e turistas com muitas atrações: barracas de quermesse, comidas típicas, brincadeiras para crianças como pesca e bola na lata, barraca de leilão, roleta e sorteio de prendas. O arraial também terá brinquedos tradicionais como pula-pula, pau de sebo, cadeia, touro mecânico, piscina de bolinhas e o saudoso correio elegante.
Não faltarão as tradicionais danças de quadrilhas de jovens e crianças da paróquia local e um festival de quadrilhas de escolas da região. 3ª Festa de São João da Chácara Rosário
Para quem preferir uma festa mais sofisticada, a Chácara Rosário programou para a noite de São João, 24 de junho, sem luar porque é Lua Nova, a partir das 20 h, sua festa junina com quadrilha, música ao vivo, barracas de comidas e bebidas típicas da época, sorteios e grande fogueira.

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS

CE-358
O governador do Ceará, Camilo Santana, inaugurou mais uma obra de requalificação de estrada nesta sexta-feira (9). O novo trecho, de 4,73 km, liga as localidades de Icaraizinho de Amontada e Moitas, no município de Amontada, no Litoral Oeste do Estado. Parte do Ceará de Ponta a Ponta, a obra é a terceira do programa inaugurada nesta semana. Somente este mês, o chefe do Executivo já entregou trechos recuperados das rodovias CE-138 e CE-358, na Região do Jaguaribe.
Nos dois últimos anos, 1.144,68 km de malha rodoviária foram restauradas, pavimentadas e duplicadas, com investimento total da ordem de R$ 907, 95 milhões. Em 2015, foram entregues 454,10 km. Já em 2016, 690,58 km foram requalificados. Atinge R$ 635.321.608,02 o investimento em obras, oriundos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

PRÊMIO FERREIRA GULLAR - INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O PRÓXIMO DIA 30

Ferreira Gullar
Transformar trechos da obra ou da vida do poeta maranhense Ferreira Gullar em jogos eletrônicos ou aplicativos é o desafio proposto pelo Prêmio Literário Ferreira Gullar, que teve as inscrições prorrogadas até 30 de junho. Podem participar estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo país.
A iniciativa, promovida pelo Ministério da Cultura, faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que tem como diretrizes a democratização do acesso à cultura e o fomento à leitura. O edital tem o objetivo de estimular a leitura e, ao mesmo tempo, homenagear o escritor Ferreira Gullar, pseudônimo de José de Ribamar Ferreira, falecido em dezembro de 2016. O melhor projeto será premiado com R$ 10 mil; o segundo, com R$ 7.142,86; e o terceiro, R$ 4.285,72. 
Poeta, crítico e ensaísta, Ferreira Gullar foi líder do movimento literário conhecido como neoconcretismo, surgido no Rio de Janeiro na década de 50. Os adeptos ao movimento acreditavam que a arte tinha sensibilidade, expressividade e subjetividade próprias e eram contrários às atitudes cientificistas e positivistas nas manifestações artísticas.
As inscrições para o Prêmio Literário Ferreira Gullar podem ser feitas no portal do Ministério da Cultura. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 2024.2629 ou pelo e-mail premioferreiragullar@cultura.gov.br.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES - IMPORTANTE REUNIÃO DO FORTALEZA CONVENTION BUREAU

Participantes da apresentação do FCVB
Na manhã da última terça-feira, 20, através do presidente Régis Medeiros; da vice-presidente Ivana Bezerra; do diretor secretário Rafael Bezerra; da diretora administrativa e financeira Suemy Vasconcelos, e da diretora comercial Celina Castro Alves, a Fundação XXVII de Setembro (Fortaleza Convention & Visitors Bureau) reuniu na sua sede (edifício Duets Office) seu Conselho Curador para apresentar o Relatório de Atividades e de 2016 
Antes da entrada do objetivo principal da reunião, o secretário de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Alexandre Pereira, usando recursos visuais, fez circunstanciada apresentação do plano que a edilidade fortalezense, com o apoio do Estado e da União, pretende desenvolver na cidade, até o ano 2020. 
RESULTADOS – Pelo que foi mostrado, o Fortaleza Convention Bureau alcançou e até superou as metas planejadas. Houve a captação e apoio a 41 eventos nacionais e internacionais; a realização de 17 visitas técnicas, das quais 11 geraram negócios; 48 treinamentos; entraram para o órgão 118 associados; e 68 Visite Ceará News.
Muitos eventos de destaque foram captados e apoiados para Fortaleza, entre tantos o 71º Congresso Brasileiro de Cardiologia, o XXXIX Congresso Brasileiro de Oftalmologia, o XXX Congresso Brasileiro de Nefrologia e o 24º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 
Fato relevante para o FCVB foi a renovação da parceria com a Latam, facilitador para a captação de eventos nacionais e internacionais, viagens corporativas, visitas a feiras e reuniões importantes.
No final do encontro, foram entregues aos membros do Conselho Curador as demonstrações financeiras da entidade no exercício de 2016, bem como o Relatório do auditor independente sobre os movimentos contábeis. 

ROTA DO SOL SEMANAL 23/06/2017 ISSUU