Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CALEIDOSCOPIO - ...NINGUÉM É DE FERRO. E O PAÍS? / LÁ VEM PAU NA CABEÇA

...NINGUÉM É DE FERRO. E O PAÍS?
O Ministério do Planejamento definiu quais os feriados a serem observados no Brasil. Pela relação oficial, observa-se que teremos, durante este 2015, seis feriados nacionais que se estenderão, uma vez que caem juntinhos ou aos sábados ou às segundas feiras. Serão datas para  “dolce far niente”, as sextas-feiras (3/4, 1º/5 e 25/12), respectivamente Sexta-feira Santa, Dia do Trabalho e Natal);  e as três  segundas-feiras (7/9, 12/10 e 2/11)- Independência do Brasil, Padroeira do Brasil e Finados). Tem mais: Tiradentes (21/4)  é numa  terça-feira,  e 15 de novembro, num domingo, que pena! Para não ficar tão cansativa a jornada do ano, no âmbito  do Estado,  são feriados 19 e 25 de março, dias consagrados a São José e Data Magna do Ceará; no do município de Fortaleza o Dia de São José (19/3) e o de N.S. da Assunção (15/8). Pergunta-se, tantas datas sem trabalhar não é um desperdício para um país como o nosso que se acha à beira da recessão? Quanto  perderão o comércio e a indústria, as forças produtivas? Em última análise, tanta liberalidade conta pontos em favor da massa trabalhadora,  num momento em que o fantasma do desemprego é uma ameaça constante? Sem dúvida, lazer é necessário, mas tanta folga, não.
LÁ VEM PAU NA CABEÇA
Passada a euforia do Carnaval, com as cinzas religiosas do “memento homo” da quarta-feira virão outras cinzas pegajosas, detestáveis. São estas que trazem à lembrança que teremos de cumprir o “sagrado dever” de prestar contas à Receita Federal de tudo que recebemos e pagamos no ano passado. O Imposto de Renda nos apavora pela maneira como olha para o contribuinte. Os “craques” do Governo sabem tudo e muito mais da nossa vida, cobram sem piedade e não dão a mínima para o coitado que trabalhou, fez seu dever de cidadão e pai de família. Desde que tenha  ganho além de RS $ ..., na  sua declaração de renda (sim, salário é renda), obrigatoriamente terá que declarar o que recebeu e como gastou o dinheiro. “Bondosamente”, há alguns abatimentos no que se gastou por ano, com educação e dependente,  por exemplo.  Mas até nestes casos há gritantes injustiças. Alguém acredita, até mesmo o Governo  que é justo isentar no item Educação apenas R$ 3.375,83, quando só por um  filho, por mês, o pai contribuinte paga às vezes mais do que esta importância? E quando ele possui dois ou  mais filhos? E a isenção com dependentes ser de apenas R$ 2.156,52, não é uma gracinha? E na isenção para idosos, leva-se em conta que eles gastam quase tudo que recebem  com remédios e com as mazelas que têm? Não vale acrescentar mais. Se houvesse competente retorno,  seria  bastante justo que se  pagasse  imposto sobre a renda (salário, vá lá)  que tivemos no ano, mas com justas isenções. e o retorno não é à altura. 

FESTIVAL JAZZ & BLUES - EM GUARAMIRANGA UM CARNAVAL DE MÚSICA SELECIONADA

O Festival Jazz & Blues de Guaramiranga 2015  mais uma vez  será um marco no período carnavalesco, levando grande público que não é afeito à folia carnavalesca à agradável e acolhedora cidade do Maciço de Baturité. Em Guaramiranga, uma vasta programação reserva momentos inesquecíveis durante os quatro dias do Festival na serra. 
As manhãs são reservadas ao lazer e a curtir a natureza, relaxar ou conhecer a serra e todos os seus atrativos. Às tardes, no Café no Tom,  há momentos para uma boa conversa com os músicos convidados e o público, na praça do Teatro Rachel de Queiroz. A Cidade Jazz & Blues recebe os visitantes para acompanhar os ensaios abertos, onde as atrações dão uma prévia do que vai acontecer durantes os shows da noite. Ao pôr-do-sol, haverá  grandes shows com apresentações gratuitas de Rodrigo Cardozo (CE), Ellis Mário (CE), Villa-Lobos Injazz (RJ) e Jefferson Gonçalves convida Laudir de Oliveira (RJ), levando boa música para todos que escolheram Guaramiranga como destino no carnaval.
À noite, as estrelas do Festival brilharão no palco da Cidade Jazz & Blues. Nesta edição, os shows de Daniel Jobim (RJ), Willie Walker Band (EUA) convidado Raphael Wressnig (Áustria), Ricardo Bacelar (CE), Jacinta (Portugal), Fernando Moura e Ary Dias (RJ) e Fanta Konatê (Guiné). O blues continuará soberano, invadindo as madrugadas de Guaramiranga nas Jam Sessions com as bandas do projeto Casa do Blues. Os quatro dias do Festival Jazz & Blues, são assim, contagiantes e harmônicos. 
PROGRAMAÇÃO - SÁBADO - 14/02,  no Restaurante Basílico -15h00 – Kind of Blue (CE); na Cidade Jazz & Blues - 17h00, Jazz ao Pôr do Sol - Rodrigo Cardozo (CE). 21h30 – SHOW - Kind of Blue – Tributo a Miles Davis (CE); Big Time Orchestra (PR); 01h00 – Jam Session com Blues Label e In Blues (CE). 
DOMINGO - 15/02, no  Restaurante Basílico -  15h00 – Daniel Jobim (RJ).  NaCidade Jazz & Blues - 17h00 -  Ensaio Aberto - Willie Walker Band (EUA). Jazz ao Pôr do Sol - Ellis Mário (CE); 21h30 – SHOW com Daniel Jobim (RJ). Willie Walker Band (EUA) convida Raphael Wressnig (Áustria). 01h00 – Jam Session: Puro Malte e Victor Gueiros (CE)
SEGUNDA - 16/02 - no Restaurante Basílico - 15h00 – Casa do Blues. Cidade Jazz & Blues; 17h00 - Ensaio Aberto - Jacinta (Portugal);  21h30 – SHOW - Ricardo Bacelar (CE),Jacinta (Portugal); 1h00 – Jam Session: Felipe Cazaux e Rafael Balboa (CE)
TERÇA - 17/02 – no  Restaurante Basílico - 15h00 – Fernando Moura e Ary Dias (RJ). Cidade Jazz & Blues;  17h00 -  Ensaio Aberto - Fanta Konatê (Guiné);  21h30 – SHOW de Fernando Moura e Ary Dias (RJ) e  Fanta Konatê (Guiné);  01h00 – Jam Session: De Blues em Quando com Raíssa Dantas (CE) e André de Sousa (PI)
EM FORTALEZA - Músicos cearenses fazem shows de Jazz & Blues  em bares e restaurantes da Capital até amanhã.  Estas  apresentações aquecem o clima para a 16ª edição do Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga. 
Os shows nesta capital -  Na Trilha do Jazz & Blues -  começaram nas últimas  terça-feira (dia 27) e quarta-feira (dia 28), no Café Pagliuca, indo até amanhã.  
Ao fim dos quatro dias, a música continua! Na Quarta-Feira de Cinzas, é hora de arrumar as malas e descer a serra rumo a Fortaleza. Para quem não subiu a serra, é a oportunidade de curtir e sentir o espírito do evento  e se emocionar com os grandes shows das estrelas que brilharam no palco da Cidade Jazz & Blues

A CÂMARA DE EVENTOS DEBATEU DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

Inovação, Infraestrutura / Logística, Desenvolvimento Humano, Incentivos Fiscais e Tributários e Capacitação da cadeia/Atração e Desenvolvimento foram os temas postos em debate pela Câmara Setorial de Eventos em concorrida oficina de trabalho realizada na manhã/tarde do último dia 6, no Centro de Eventos do Ceará. 
A entidade,  agregada à ADECE e  presidida pela empresária Enid Câmara,  reuniu as mais importantes personalidades ligadas direta ou indiretamente ao setor de eventos que, sob orientação do  facilitador, consultor e professor  Antônio Nóbrega, debateram a fundo os problemas enfrentados pelo  importante segmento do turismo no Ceará, bem como  os caminhos para superá-los ou minimizá-los. 
Na abertura dos trabalhos, Enid Câmara explicitou o papel da  Câmara Setorial de Eventos, órgão do qual fazem parte 23 instituições, representantes das entidades privadas e públicas,  e que tem por objetivo a identificação de oportunidades e entraves que dificultam o setor alcançar o que objetiva.  Daí a razão maior da Oficina, momento em que os gargalos foram debatidos, no sentido de, posteriormente, se consolidar um  documento definitivo para encaminhá-lo aos órgãos competentes. 
Dada da importância da Oficina, nos vários grupos de trabalho estiveram  representativas personalidades do turismo do Estado, entre as quais Marcos Pompeu, gerente comercial do Centro de Eventos do Ceará (CEC); Manoel Linhares,  presidente do Sindihotéis; Régis Medeiros, Visite Ceará do Fortaleza Convention;  Circe Jane Teles da Ponte, presidente  do Sindieventos; Pedro Carlos da Fonseca, coordenador do Fórum do Turismo do Ceará; Edilson Teixeira,  representante da ADECE; e José Rangel, presidente da Abrajet/Ceará.
A Oficina contou com o apoio logístico da eficiente equipe da Prática Eventos.

COMUNIDADES DE FORTALEZA TERÃO UM CARNAVAL DIFERENTE

Como já é tradição, vários segmentos da sociedade de Fortaleza têm uma quadra carnavalesca diferente. Ao invés de participar dos folguedos mominos, preferem recolher-se para desenvolverem atividades religiosas e espirituais, vivendo momentos agradáveis a seu modo. É o caso de católicos, evangélicos e espíritas, que aproveitam a época para  participarem de encontros a fim de refazerem ou solidificarem os seus conceitos. Eis alguns destes eventos: 
RENASCER - O retiro de carnaval mais tradicional de Fortaleza, o Renascer, este ano terá como tema “A felicidade está aqui”. Realizado pela Comunidade Católica Shalom, deverá reunir mais de 30 mil pessoas no Ginásio Paulo Sarasate, de 15 a 17. Durante o encontro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará coletará bolsas de sangue, e serão arrecadados alimentos para obras de Promoção Humana Shalom.
Pregações, música ao vivo, louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, cursos sobre espiritualidade e missas estão na programação do retiro. Os pregadores são o fundador do Shalom, Moysés Azevedo, a cofundadora, Emmir Nogueira, o ministro de cura e libertação, padre Antonio Furtado, entre outros membros da Comunidade. As crianças contarão com espaço reservado, o Renascerzinho.
A primeira edição do Renascer aconteceu em 1986, na capital cearense, mas hoje o evento é realizado em várias cidades onde o Shalom está presente. Em algumas delas, ganhou o nome “Reviver”. 
Com pregações de Moysés Azevedo, Emmir Nogueira e Padre Antônio Furtado, o participante poderá participar de profundos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Moysés Azevedo
DESPERTAI - Também é uma iniciativa do Shalom o evento Despertai, um Retiro de Carnaval que leva os participantes a rever a vida.  Este ano, terá como tema: “Eis ai tua Mãe”. Será de 15 a 17, às 14h, na rua Padre Nóbrega 461 – Serrinha
CANÇÃO NOVA - Esta será a primeira vez que a Canção Nova realiza um retiro fechado de Carnaval. O encontro contará com a presença do Padre Fabiano Albuquerque e membros da Comunidade Canção Nova em Fortaleza/CE.
O retiro comneçará no dia 16, a partir às 12h, com almoço e terminará no dia 18, Quarta-feira de Cinzas, com a Santa Missa às 7h horas da manhã. 
EMECE - A Coordenação da Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC) é responsável pelo Emece, que será realizado no Lar Fabiano de Cristo, na Maraponga. O evento acontecerá durante os quatro dias de Carnaval, de 14 a 17, e traz o tema "Morri, e agora para onde vou?".
A iniciativa é voltada para o público jovem, de 12 e 21 anos. "Todos os anos fazemos o Emece. Neste Carnaval, vamos trabalhar o livro "O céu e o inferno", que faz parte da codificação espírita. Utilizamos muito os exercícios lúdicos, como teatro e banda", relata Fran Setúbal, integrante da FEEC. 
PRIMEIRA IGREJA BATISTA – De amanhã, 14, até o dia 17, no Porto das Dunas – Aquiraz, a Mocidade Manancial, grupo de jovens da Igreja Batista Manancial, estará promovendo seu tradicional Retiro de Jovens Manancial Espiritual.  
O tema do retiro é "Escolhi a Fidelidade", abordando como o jovem deve ser fiel ao Senhor. O preletor desta edição é o Pr. Fernando Henrique,  bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Cariri. 

ESPERADOS MAIS DE 15 MIL PASSAGEIROS EM CRUZEIROS MARÍTIMOS

No próximo dia 22 de fevereiro, Fortaleza  receberá o primeiro cruzeiro do ano. O navio Silver Shadow, com capacidade de 382 passageiros, atracará no terminal do Porto do Mucuripe. No dia seguinte, outro navio, com 1.258 cruzeiristas, também passará por Fortaleza. E até o final deste 2015, a previsão é de que a capital cearense receba, pelo menos, 10 navios, com um total de 15.941 passageiros.
Em face da vinda de cruzeiros marítimos, a Setfor realizará  ações no terminal de passageiros do Porto para recepcionar os turistas. Durante a chegada, os visitantes recebem brindes, informações de pontos turísticos, endereços das Casas do Turista, além de dicas de restaurantes e praias.
A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza em dar boas vindas aos cruzeiristas é uma forma de fidelizar e influenciar para um futuro retorno. “É uma oportunidade de mostrarmos nossa preocupação e hospitalidade. Esses turistas vêm, passam um dia aqui, quando se sentem acolhidos retornam com toda a família para passarem mais dias", explicou o secretário de Turismo, Elpídio. 
Na temporada 2013/2014, em toda a costa brasileira, a movimentação foi de 596.532 cruzeiristas, sendo 81% de brasileiros (483.191) e 19% estrangeiros (113.341). O setor movimentou cerca de R$ 1,15 bilhão e gerou 15.465 postos de trabalho na economia brasileira. Desse total, R$ 455 milhões foram gerados por gastos dos passageiros e tripulantes nas cidades e portos de embarque/desembarque e de trânsito.

ESQUECE TUDO ! ABRE ALAS, É TEMPO DE CARNAVAL

Não adianta, o brasileiro por índole é alegre, descontraído. Mesmo no momento atual, em que o País se encontra em vexatória situação, o conterrâneo, chegando o Carnaval, esquece tudo e  entra na folia,  até quarta-feira.
Como nos anos anteriores, as cidades mais destacadas na quadra carnavalesca são o Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, São Luiz e Fortaleza. Cariocas e paulistas a cada ano disputam a preferência geral, com o desfile das suas maravilhosas escolas de samba, levando multidões de brasileiros e turistas aos sambódromos da Marquez de Sapucaí e do Anhembi. São espetáculos deslumbrantes em que as escolas de samba, levadas por um enredo envolvente,  ricas fantasias, mulheres bonitas levam multidões ao delírio. Nos circuitos de Salvador, os trios elétricos conduzem multidões, ao som dos seus axés. No Recife predomina o carnaval de rua, com o povo descontraído, ao som do frevo quase sempre, dança e canta feliz. Os grandes bonecos, o Galo da Madrugada, os cordões de “caninha verde” e de outros motivos garantem muitos momentos de pura alegria. Fortaleza e São Luiz mantêm a tradição, com desfiles folclóricos de maracatus, afoxés,  “bumba-meu.boi”  e muita descontração. 
Em qualquer tempo, mesmo nos momentos difíceis, o povo vai às ruas quando se trata de Carnaval. É tempo de Carnaval. Tristezas não pagam dívidas. E ainda mais, a quadra de Momo, quem  sabe,  pode ser benéfica em muitos sentidos. O Mtur estima que o impacto econômico da festa deve ultrapassar os R$ 6,6 bilhões, com os  gastos feitos nos estados que mais reúnem foliões pelo país. É um alento

NA CIDADE MARAVILHOSA O “MAIOR CARNAVAL DO MUNDO”

O estado do Rio de Janeiro é tradicionalmente o principal destino nacional da folia. Juntos, a capital e os municípios fluminenses de Búzios, Cabo Frio, Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty devem atrair 1,3 milhão de turistas.
Os desfiles pré-carnavalescos de  456 blocos de rua em quase todos os bairros, arrastando milhares de pessoas descontraidamente com fantasias coloridas e às vezes exóticas,  muitos indo até Quarta-Feira de Cinzas, bem assim as festas por toda a parte foram a chamada geral paras as grandes apresentações no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Acrescente-se que os desfiles das escolas de samba da segunda linha, que começarão nesta sexta-feira, somam pontos valiosos para que se diga que o Carnaval do Rio de janeiro é o maior do mundo.   
ORDEM DOS DESFILES – As escolas de samba maiores do Rio de Janeiro que estarão na Marquês de Sapucaí,  nos dias 15 e 16, domingo e segunda-feira, desfilarão na seguinte ordem:  
Domingo (15): Viradouro - 21h; Mangueira - 22h05; Mocidade Independente de Padre Miguel - 23h10; Vila Isabel - 0h15; Salgueiro - 01h20; Grande Rio - 02h25.
Segunda-feira: São Clemente - 21h; Portela - 22h05; Beija-Flor - 23h10; União da Ilha -  0h15;
Imperatriz - 1h20; Unidos da Tijuca - 2h25.
Na tarde da quinta feira, no dia 19, será feita apuração dos votos para apontar os vencedores dos desfiles, inclusiva as duas Escolas que irão em 2016 para o segundo grupo.

AMANHÃ O INÍCIO DOS DESFILES DAS ESCOLAS PAULISTANAS

Em São Paulo, o segundo estado mais procurado para as festividades de Carnaval do país, 989 mil turistas são aguardados. Os principais polos receptores de visitantes são, além da capital, Santos Guarujá, Ubatuba e Ilhabela. O impacto econômico local da festa popular está  estimado pelo Ministério do Turismo em  R$ 970,4 milhões.
Não se diga que a capital da “grande locomotiva” tem uma quadra carnavalesca morna. Pelo contrário, ano a ano São Paulo vem atraindo as atenções gerais pelos monumentais desfiles que suas escolas de samba realizam no Sambódromo do Anhembi. Organização de primeira, ricas fantasias, samba no pé e entusiasmo contagiante são os ingredientes com que a capital paulista, no seu sambódromo,  procura ano a ano desbancar o Carnaval do Rio de Janeiro. Se até agora não conseguiu o seu intento, muito perto anda. 
COMEÇA NO SÁBADO - Na capital paulista, as escolas de samba do Grupo Especial vão agitar o Sambódromo do Anhembi logo amanhã, sexta-feira, e sábado.  dias 13 e 14 de fevereiro. Confira abaixo a ordem dos desfiles das agremiações:
Amanhã, 13: Mancha Verde - 23h15; Acadêmicos do Tucuruvi - 0h25 Tom Maior - 1h35; Dragões da Real - 2h45; Rosas de Ouro - 3h44; Águia de Ouro - 4h55; Nenê de Vila Matilde - 6h50.
Sábado: Unidos de Vila Maria - 22h30; Gaviões da Fiel - 23h20;  Mocidade Alegre - 0h30;
Império de Casa Verde - 1h40; Acadêmicos do Tatuapé - 2h50; Vai-Vai - 4h; X-9 Paulistana - 5h10.

63 POLOS DE ANIMAÇÃO E MAIS DE MIL SHOWS NO RECIFE

Prestígio do Carnaval pernambucano ano a ano aumenta. Fugindo da moda dos desfiles de escolas de samba, Pernambuco vem sustentando e melhorando sempre a maneira de oferecer uma temporada momina repleta de tradições, com o povão descontraidamente brincando com fantasias as mais diversas e valorizando o seu rico folclore. Papangús, blocos de “sujo”, maracatus, bonecos gigantes e frevo, muito frevo levam multidões ao delírio contagiante em vários locais da Capital, que fica uma só junta com Olinda. Neste 2015,   Recife terá 63 polos de animação e mais de mil shows, com a participação de nomes de destaque e tradição na MPB e na cultura nordeste, como  Naná Vasconcelos, batuqueiros e Fafá de Belém, Titãs, – Jorge Aragão, Elba Ramalho, Alceu Valença e  Jota Quest entre tantos outros “monstros sarados”. A partir de amanhã, às 16 horas, na abertura do Carnaval, Pernambuco mostrará
O Estado de Pernambuco, durante o Carnaval, receberá mais de 871 mil turistas, segundo o MTur. Os principais polos receptores de visitantes são, além da capital, Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas. O impacto econômico local da festa popular, estimado pelo Ministério do Turismo, é de R$ 858 milhões.

ATRAÇÕES SEM CORDAS MARCAM O CARNAVAL DE SALVADOR

Desde a década de 1970, Caetano Veloso já anunciava aos quatro ventos que “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”. Em 2015, o Carnaval de Salvador, que homenageia os 30 anos da Axé Music, ampliará o caráter democrático da festa com a realização dos projetos especiais – grandes atrações da folia baiana que vão se apresentar sem cordas para o público, através de ação da Prefeitura com entidades parceiras. 
Uma das principais novidades tem um gostinho especial para os foliões: o retorno da cantora Daniela Mercury ao tradicional circuito da Avenida Sete (Circuito Osmar), na terça-feira (17), após 20 anos desfilando apenas no trecho Barra-Ondina (Circuito Dodô). Na ocasião, Daniela terá como convidado especial o grupo Quabales, formado por jovens da comunidade do Nordeste de Amaralina. 
APRESENTAÇÕES – As atrações sem cordas tiveram início com o pré-Carnaval realizado no Circuito Dodô, no domingo passado (8), tendo como atração principal o Furdunço. O movimento, que estreou com grande sucesso em 2014, reúne artistas de diferentes vertentes e estilos, mas que trazem em comum a proposta de valorizar o Carnaval de chão, a participação do folião pipoca e a irreverência. O desfile contou com mais de 20 artistas que se apresentaram em microtrios como o guitarrista Armandinho, o grupo BaianaSystem, a cantora Ju Moraes e os afros Ilê Aiyê e Male Debalê. A atração volta a se apresentar hoje,  no Circuito Osmar. 
INÍCIO DA FOLIA – Ontem, quinta-feira , a partir das 19h, houve a  abertura oficial do Carnaval. No Campo Grande (Circuito Osmar), o pai da Axé Music, o cantor, compositor e multiinstrumentista Luiz Caldas animou a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, com Mercury também presente no evento. No mesmo circuito, também vão se apresentar o Trio Axé 50 Anos, com a cantora Sarajane (uma das precursoras do ritmo homenageado) e Armandinho no sábado (14), trazendo a velha Fobica - um Ford anos 1950 que serviu como o embrião do atual trio elétrico; a Pipoca do Saulo, comandada pelo cantor Saulo Fernandes no domingo e segunda-feira (15 e 16); o cantor Igor Kannário na segunda-feira (16), primeira atração na história da folia que se apresenta a pedido do público; a banda Ara Ketu e a Pipoca do Eva, com a Banda Eva, na terça-feira (17).
Os foliões do Circuito Dodô também terão oportunidade de pular com atrações sem cordas. Um dos principais expoentes da folia em Salvador, Moraes Moreira anima o público na quinta-feira (12); Daniela Mercury e Psirico marcam presença na sexta-feira (13); Amandinho, Dodô e Osmar relembram os antigos carnavais de domingo a terça-feira (15 a 17); e a Orquestra Rumpilezz e os afros Male Debalê e Muzenza abrilhantam a festa na segunda-feira (16). Então, motivos não vão faltar para que todo mundo corra atrás do som eletrizado que encantou os brasileiros e o mundo.
De acordo com o prefeito ACM Neto, este será o Carnaval mais democrático, participativo e plural que Salvador já teve nos últimos anos. 

SÃO LUIS BEM COLORIDO, SIMBOLIZANDO A DIVERSIDADE DO POVO

A Prefeitura de São Luís e o Governo Maranhão se unem, em mais uma parceria, para promover o maior carnaval de todos os tempos, com muita alegria, pluralidade, diversidade e segurança para a população. A programação oficial será aberta a partir de hoje, sexta-feira.
A marca do carnaval ludovicensse  faz uma alusão ao fofão e ao carnaval de todos, bem colorido, de maneira a simbolizar a diversidade do povo e as brincadeiras. A marca também representa a unidade e o sentimento de parceria institucional para promover uma festa de todos.
Na passarela, nos bairros, e no tradicional circuito de rua do Centro, a folia reina desde o último dia 6, com cortejo de grupos populares saindo da Praça Deodoro até a Praia Grande, seguido da entrega da chave da cidade ao rei Momo, no tradicional baile da corte momesca, na Patrimônio Show.
Ontem, houve  a abertura oficial da Passarela do Samba, no Anel viário, com cinco dias de desfiles previstos. Houve desfile das tribos de índio e turmas de samba. Hoje,  13,  será a vez do desfile e concurso dos blocos tradicionais do bloco B; amanhã,  dos blocos A; nos dias 15 e 16, desfile e concurso dos blocos organizados e escolas de samba e, encerrando a programação, dia 17, desfile dos blocos afro e alegorias de rua.
CIRCUITO DE RUA – Desde ontem e até terça-feira, 17, toda a diversidade cultural toma conta das ruas do centro da capital. Além dos shows de cantores maranhenses na Praça Deodoro, há  dois corredores da folia. O primeiro, com animação dos blocos Alternativos, sairá da Praça Deodoro, seguirá pela Rua da Paz e Praça João Lisboa, com dispersão no final da rua Magalhães de Almeida. O segundo, continua pela Rua do Passeio e segue pela Praça da Saudade, com dispersão na Madre Deus

NO CARNAVAL, CAMPINA GRANDE SERÁ A “MECA DA FÉ”

Carnaval na Paraíba não conta com Campina Grande, o mais importante município do Estado e que se orgulha de fazer o “Maior São João do Mundo”. A opção da “Rainha da Borborema se volta para a fé, manifestação dominante há anos. Tanto é assim que a cidade vai se transformar,  este ano,  em um grande templo ecumênico, com encontros para todos os gostos.
Durante o período carnavalesco,  os participantes dos eventos ecumênicos  entrarão em um retiro espiritual. Orações, apelos pela cultura de paz e a civilização do amor transformam Campina Grande numa espécie de 'Meca' nordestina. 
Um dos encontroa que chamam a atenção pela grandiosidade é o 'Encontro Para a Consciência Cristã', que este ano completa 17 anos de existência. É voltado para o público evangélico e difusão de valores cristãos. Acontece de 12 a 17 de fevereiro, no Parque do Povo. 
MIEP - Nessa atmosfera espiritual, o Movimento de Integração do Espírita Paraibano (MIEP) chega na sua 42ª edição. É o evento doutrinário mais antigo do estado, chegando à 42ª edição entre os dias 13 a 17 de fevereiro.
Na abertura, palestra de Divaldo Pereira Franco, com o tema: 'Vida: desafios e soluções'.
EVENTO CATÓLICO - Em novo lugar e com pregadores de renome nacional, a 18ª edição do Crescer (Encontro da Família Católica ) acontece de 15 a 17 de fevereiro, organizado pela Comunidade de São Pio X. O evento terá como nova sede a casa de shows Spazzio, no bairro do Catolé, e trará pregações dos padres Chrystian Shankar (Arquidiocese de Divinópolis – Minas Gerais) e Adriano Zandoná (Comunidade Canção Nova – São Paulo).
AMIGOS DO TORÁ - A comunidade judaica também tem um encontro próprio para refletir durante o carnaval. A nona edição do encontro Amigos da Torá também promete levar uma mensagem de paz aos participantes. A exemplo do ano passado, agora em 2015 o evento vai acontecer no Museu Vivo da Ciência, (próximo ao Terminal de Integração de Ônibus, no Largo do Açude Novo), no centro da cidade.
NOVA CONSCIÊNCIA - Com uma proposta de congregar as diversas correntes religiosas, filosóficas e culturais, Campina Grande também sedia o 'Encontro da Nova Consciência', que este ano chega à 24º edição e será realizado de 13 a 17 de fevereiro, no SESC Centro Campina Grande. 
No evento acontece o Almaval (Carnaval da Alma); celebração de valores que envolvem corpo - mente - espírito. O Encontro da Nova Consciência é um evento único no mundo, conseguindo envolver, em um período de cinco dias, as maiores personalidades nacionais e internacionais. 

NA DOMINGOS OLÍMPIO - OS MARACATUS ABRIRÃO OS DESFILES DO CARNAVAL

Os tradicionais desfiles de carnaval da Avenida Domingos Olímpio começarão às 15h40min do próximo domingo, contando com uma estrutura montada que vai da Jaime Benévolo até a Senador Pompeu, com seis lances de arquibancadas para receber um total de 3.600 pessoas. Os Maracatus abrirão os festejos, apresentando-se os Marcatus Rei do Congo, Axé de Oxóssi, Kizomba, Nação Palmares, Nação Pici, Nação Fortaleza, Vozes da África, Nação Iracema, Rei de Paus, Solar, Az de Ouro, Nação Baobab, Filhos de Iemanjá e Rei Zumbi.
Na segunda-feira (16/2), é a vez dos blocos e cordões tomarem conta da Passaela do Carnaval, a partir das 16h20min. Então, desfilarão Garotos do Parque, Unidos da Vila, Prova de Fogo, Vampiros da Princesa, Doido é Tu, Garotos do Benfica, A Turma do Mamão, Princesa do Frevo, Barão Folia, Império da Vila, As Bruxas e Balakubaku Folia.
Fechando os desfiles do Ciclo Carnavalesco 2015, na terça-feira (17/2), os Afoxés e Escolas de Samba garantem a animação. Alegrarão a Passarela  os afoxés Oxum Odolá, Obá Sá Rewá, Filhos de Oyá, Acabaca e as escolas de samba Mocidade Bela Vista, Unidos do Acaracuzinho, Imperadores da Parquelândia, Corte do Samba, Girassol de Iracema , Colibri e Tradição da Bela Vista.
A FOLIA EM OUTROS LOCAIS - Uma grande pedida neste Carnaval serão os shows,  no Aterrinho, bailinho,  no Passeio Público e Luxo da Aldeia,  no Mercado dos Pinhões. Nos três locais, a estrutura montada e a segurança garantirão momentos de muita música, dança e descontração.  
No Aterrinho, aliás,  a programação começa amanhã, 13, a partir das 19h,  com Tarcísio Sardinha, seguido, às 21h pelo bloco Luxo da Aldeia. A partir do sábado até terça-feira a festa começa mais cedo, a partir das 17h. No dia 14/2 passarão pelo palco montado no local, os DJs Leo Teruz e Doido , Lorena Nunes , Coletivo Maloqueria e, fechando a noite, a partir das 21h, o cantor e rapper Criolo. No domingo, dia 15/2, o público conferirá Ivan Timbó (SEPASSANDO rec soundsystem) , Born to Chill Feat Nayra Costa , Don L e o cantor Luiz Caldas. Na segunda-feira (16/2) será a vez do projeto Fertinha , dos DJ's Fil e Cláudio, Jonnata Doll & Os Garotos Solventes e a rapper Karol Conká garantirem a animação. E no último dia de Carnaval, 17/2, o público vai curtir o som da DJ Isa Capelo , do DJ Famoso , do Daniel Peixoto e do Bloco do Sargento Pimenta.
Nas tardes de sábado e segunda-feira de Carnaval, das 15h às 18h, o Mercado dos Pinhões torna a receber o bloco Luxo da Aldeia, que garante a folia ao som de canções de compositores cearenses de nascimento ou de coração. De sábado a terça-feira também há  programação para a criançada a partir das 9h30, no Passeio Público com o Bailinho que será comandado por Alexandre e a banda Só Alegria.

COM A CÚPULA DA SSPDS - HOTELEIROS REIVINDICAM MAIS SEGURANÇA PÚBLICA

Na última terça-feira, 10, aconteceu importante reunião para o turismo do Ceará, quando representantes superiores da hotelaria do Estado dialogou com o  Secretário de Segurança Pública e Defesa Social,   Delci Teixeira,  e toda a cúpula da segurança do Estado,  para planejar as ações que tornem  Fortaleza e o Ceará mais seguros, tanto para os turistas, como para os cearenses.  
Representados pelos empresários Darlan Leite, presidente da ABIH, Manoel Linhares, presidente do SINDIHOTEIS, e Walden Lins, presidente da AMHT, conscientes de  que só se faz turismo em lugar seguro, colocaram na mesa  problemas de insegurança pública. Para reforçar as argumentações, também se fez presente no encontro o secretário de Turismo de Fortaleza,  Elpídio Nogueira, que no seu âmbito de atuação deseja que a população da capital e os turistas, com segurança, possam usufruir de tudo que a capital cearense possa oferecer. 
Do encontro, foi definida a efetivação imediata das seguintes ações: Aumento do Policiamento ostensivo do Ronda e do BPTUR na orla marítima (da Praia de Iracema até a Praia do Futuro) e Pontos Turísticos; Criação de um Pelotão Efetivo do BPTUR na Praia de Iracema; Aumento do efetivo do BPTUR nos finais de semana nos municípios turísticos; Parceria para um melhor envolvimento do Ronda do Quarteirão x BPTUR no sentido de aumentar o policiamento e engajamento com o trade turístico;   Que a Delegacia de Proteção ao Turista – DEPROTUR, possa atender a todas as demandas do trade turístico;  Instalação de um Botão de Pânico na hotelaria; Criação de um número especial no CIOPS para atendimento das demandas do trade turístico; Criação de um Posto de Atendimento móvel em parceria com a Secretaria de Turismo de Fortaleza – SETFOR e o BPTUR.
Como demandas a serem implantadas a curto e médio prazo, ficaram :   aumento de contingente do BPTUR e do Corpo de Bombeiros, bem como, a aquisição de viaturas (trollers) para os dois batalhões;  reforma do Prédio do Corpo de Bombeiros no Mucuripe, com a aquisição de equipamentos e motos aquáticas;  implantação de duas Delegacias do Turismo, sendo uma no Litoral Leste, em Beberibe e outra no Litoral Oeste, em Lagoinha.

AGÊNCIAS DE VIAGENS

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do DF (ABAVDF) começará sua programação de 2015 com palestra do doutor em Economia Newton Marques  sobre “Perspectivas econômicas em 2015 para o setor de Agências de Viagens no DF e no Brasil”.  O evento será das 9h às 11h,  no próximo dia dia 25,  no Auditório da Associação Comercial do DF, no SCS em Brasília.
De acordo com Carlos Vieira, presidente da ABAVDF, “há um cenário de recessão que não pode ser negado e nem ignorado. Via de regra, o primeiro corte de despesas que as pessoas fazem são as viagens”. Para enfrentar essa situação, o setor precisa estar ciente do seu papel e da importância dentro da economia, algo que nunca foi estudado.
A ABAVDF está realizando um diagnóstico sobre o efetivo impacto do segmento na geração de empregos, de tributos, impostos, etc “e precisamos ter domínio dessas informações para podermos assumir o papel que nos cabe dentro da sociedade”, diz Carlos Vieira.

80 AEROPORTOS REGIONAIS BENEFICIADOS NA AMAZÔNIA, NO CERRADO E NO PANTANAL

O norte do país ganhará novos terminais aéreos. Serão investidos pelo menos R$ 2 bilhões na construção ou reforma de 80 aeroportos regionais nos estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. Serão construídos nove aeroportos e 71 passarão por reformas, de acordo com a Secretaria de Avião Civil (SAC). As primeiras licitações devem ser lançadas em julho.
A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional e tem por objetivo levar aeroportos de pequeno e médio porte a cidades isoladas ou de difícil acesso, que incluem os biomas da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal. No total, serão 270 aeroportos regionais. O programa tem como meta deixar qualquer cidadão a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aéreo.
O aumento da frota de aeronaves é um estímulo para o setor turístico, de acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages. “Ao ativar terminais que têm ao seu redor atrativos para o viajante, como belezas naturais, patrimônios culturais e históricos, cria-se um intercâmbio com o restante do país que ajuda a desenvolver a região, movimentando a economia e valorizando a comunidade local”, diz Lages. 
Atualmente, para chegar a Marajó (PA), maior ilha fluvial e marítima do mundo, é preciso pegar uma balsa ou um barco. O tempo médio de deslocamento é de três horas. Com o novo aeroporto no município de Afuá, os turistas estarão mais próximos das belas praias da Ilha e dos montes artificiais construídos pelos índios no período pré-colombiano. O local atrai turistas brasileiros e estrangeiros. (Com a  Secretaria de Aviação Civil)

VISITE CEARÁ NEWS - PROMOTORES DO 35°ENEGEP REUNEM-SE COM ASSOCIADOS DO VISITE CEARÁ

PROMOTORES DO 35°ENEGEP REUNEM-SE COM ASSOCIADOS DO VISITE CEARÁ
Rui Francisco Martins Marçal , Celina Castro Alves (Visite Ceará) ,  Antonio Cezar , Gabriela Olivato , Milton Vieira Junior.
Os promotores do 35° ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção reuniram-se nos dias 02 e 03 de fevereiro no Hotel Praia Centro, com associados do Visite Ceará/Fortaleza Convention Bureau, com intuito de conhecer as empresas que possam vir a atender a ABEPRO.  Mais de vinte empresas associadas nas diversas categorias como: montadoras, agências de viagens, tradução simultânea, emergências médicas, gráficas, locação de equipamentos, etc. atenderam à solicitação. Posteriormente a ABEPRO dará um retorno dos fornecedores escolhidas para atender este evento que tem a expectativa de reunir cerca de 2.000 pessoas.

VISITA CEARÁ NEWS - GRUPO COMERCIAL DO VISTE CEARÁ FORMATA GRUPOS DE TRABALHO


VISITE CEARÁ NEWS - GRUPO COMERCIAL VISITE CEARÁ SE REUNIU NO CEC


ROTA DO SOL SEMANAL 13/02/2015 - ISSUU

PRATICA EVENTOS