Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CALEIDOSCÓPIO - FANTASIAS DO FINAL DO ANO / DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS

FANTASIAS DO FINAL DO ANO
Todo ano é a mesma cousa. Dezembro é o mês da alegria, das confraternizações e de expectativas de que o ano vindouro será muito bom e saudável. As magias da esperança e das luzes como que nos fazem esquecer o que se passou e o que se passa, não apenas conosco e com nossos vizinhos, mas com o nosso velho, querido, rico e tão maltratado País. O “décimo terceiro” mês da vida, com um poder ilusório, nos faz momentaneamente esquecer que estamos atolados em dívida. Então, partimos para as compras dos presentes para a mulher, os filhos e as pessoas da nossa benquerença. Reservamos alguma sobras, quando sobra, para as festas e ceias de Natal e do Reveillon. No ano que já corre para o fim, em plano mais alto, até esquecemos que o Brasil está mergulhado em grave crise moral e financeira, com homens aboletados em altos cargos mergulhados até o gogó nas mais graves acusações de corrupção, de desvio de somas impensáveis de dinheiro, subtraídas criminosamente de serem aplicadas em favor do carente povo brasileiro. Ignoramos que está doente a nossa economia, com reflexos desastrosos na saúde, na educação, na segurança, nas classes empreendedoras, produtoras, mas principalmente no povo, em todos nós que pagamos escorchantes impostos e não temos o retorno devido. Tudo é momentaneamente esquecido. Estamos deslumbrados com as luzes do mês mágico, com as honras ao Deus Menino. Mas, como disse Mateus (24/35): “Os céus e a terra passarão...” Então, chega janeiro e caímos na real.  Vêm as preocupações, as contas certas para pagar. Na ressaca, acorre à nossa mente o que diz a letra da música carnavalesca imortal, de Marçal e Bide “...Agora é cinza, tudo acabado e nada mais...”. 
DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS
Estamos no final da temporada futebolística promovida pela Confederação Brasileira de Futebol. Na Série C do Campeonato Brasileiro, classificaram-se para ascender ao Grupo B os quadros do Macaé, do Paisandu, do Mogi Mirim e do CRB. No grupo de elite, o A, faltando a última rodada, já merecidamente o grande campeão é o Cruzeiro,  de Belo Horizonte. Tudo normal, mas nem tudo justo. Os três campeonatos organizados pela CBF têm forma diferente de classificação.  Nas Séries A e B, para conhecimento do campeão, dos classificados para a Taça Libertadores e dos que terão acesso ou decesso se verifica pelos pontos corridos. Os que chegam nos quatro primeiros lugares ou nos quatro últimos são premiados ou sofrem decesso. Na série C, porém, o critério dos pontos corridos não vale.  Os quatro primeiros clubes colocados nos grupos A(dos Norte, Nordeste e Centro Oeste) e do B (Sudeste e Sul) têm que disputar o que popularmente se denominou de mata-mata: o 1º  de um grupo joga com o 4º do outro e o 2º com o 3º. Ainda mais: no caso de empate nos jogos de ida e volta, para indicar o vencedor vale o gol fora de casa. Trocando em miúdos, isto significa dizer que, mesmo empatando, ganha o que fez maior número de tentos no campo do adversário. Foi justamente assim que o Macaé classificou-se  e foi consagrado campeão da Terceirona. O clube do Rio de Janeiro, na primeira etapa do esdrúxulo campeonato quase não se classificava, chegando em 4º lugar de sua chave. No tal mata-mata, com o Fortaleza empatou em casa e o placar foi de 0 x 0; na segunda partida, na capital cearense, novamente empatou, mas em 1 x 1. Pronto, aí foi declarado vencedor  pois fez um gol no campo do adversário. Ainda mais, o  sortudo Macaé, o quarto da sua chave, foi declarado campeão da Série C, pois mais uma vez,  na final,  empatou com o Paisandu em casa e também em Belém, conseguindo maior número de tentos na arena do adversário.  Registre-se que, durante toda a Série C do Campeonato o Fortaleza, pelo sistema de pontos corridos, seria o campeão, pois entre todos os disputantes perdeu uma única vez e empatou oito, terminando com 36 pontos.  Quem lhe seguiu de perto foi o Tupi, de Minas, campeão da Chave B, com 34 pontos. Pergunta-se, porque a CBF não adotou o mesmo critério nas três séries? Se foi pelo fato de haver duas chaves na série C, nada impediria que os quatro classificados à ascensão fossem os dois melhores classificados  em  cada chave. No duro, no duro, para a “madrasta”, séries C e D são um peso morto, como pesados são os times de futebol das regiões fora do eixo do poder.

V FEST BERRO DE TAUÁ - NEGÓCIOS E TURISMO MOVIMENTAM OS INHAMUNS

O Fest Berro movimenta o agronegócio da região
O V Festberro, Exposição Especializada de Ovinos e Caprinos da Região dos Inhamuns,  começou ontem e prosseguirá até, o domingo, 30,  no Parque de Exposições Pedro Alexandrino Feitosa, em Tauá. Sem dúvida, é o maior evento do setor agropecuário da Região,  com destaque sendo apontado como um dos mais importantes do Nordeste.  
O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Tauá e organizado pela Prática Eventos,  nesta 5ª  edição está com muitas novidades.  O objetivo principal é  mostrar o potencial dos produtores de ovinos e caprinos, que apesar dos sucessivos anos de secas, conseguem manter um padrão de qualidade em seus animais. Ainda mais, insere-se como importante acontecimento  de  turismo de negócios agropecuários, ao mesmo tempo em que proporciona aos visitantes momentos de conhecimento e lazer. 
Durante este Festberro,  há shows populares, eventos culturais, concurso leiteiro, leilões e desfiles de animais, festival de gastronomia, comercialização de produtos da agricultura familiar, geração de empregos diretos e indiretados, além da rodada de negócios, com o objetivo de aquecer a economia local.
O Parque de Exposições Pedro Alexandrino Feitosa está recebendo  expositores e visitantes não apenas do Ceará como do Brasil, principalmente do Nordeste. Segundo a Comissão Organizadora, são ativos participantes  criadores dos Estados do Piauí, Pernambuco e Paraíba, assim também dos municípios cearenses de Barbalha, Crato, Maranguape, Crateús, Quixadá e Parambu. 
A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar,  após reuniões com os órgãos técnicos municipais, estaduais, federais e agentes financeiros,  conseguiu também a presença no  Festberro das  agências do Banco do Brasil e Banco do Nordeste de Tauá, que estão disponibilizando linhas de crédito para os criadores de animais, 
PREMIAÇÃO - Os campeões do Concurso Leiteiro e Desfile de Animais receberão premiação em dinheiro, troféus, faixas e rosetas. Haverá duas disputas, uma entre os animais do Município de Tauá e outra com os animais das diversas regiões presentes.
Uma das novidades do V Fest berro, será a realização da Vaquejada. A pista do Parque de Exposição foi recuperada para possibilitar o evento da derruba do gado, com uma premiação de R$ 20 mil em dinheiro.
PROGRAMAÇÃO -  A programação do V Festberro de Tauá, a partir de hoje, se desenvolverá assim:  
No Parque de Exposições - 06: hs Concurso leiteiro 1ª ordenha; 08: hs Inicio do julgamento de animais. 18: hs Concurso Leiteiro 2ª ordenha. Amanhã, sábado: 06: hs - Concurso leiteiro 3ª ordenha; 
08: hs Continuação do julgamento de animais; 16: hs -  Encerramento de julgamento de animais;18: hs -Concurso Leiteiro 4ª e ultima ordenha; 19: hs -  Entrega de premiação e desfile dos animais campeões. 
20: hs Leilão terra dos inhamuns. domingo:07: hs Liberação de animais do parque.
Ainda durante a Programação no Parque de Exposições haverá apresentações culturais e feira da agricultura familiar.
No Parque da Cidade -  Acontecerão os shows, a partir das 22 horas. Hoje, será a apresentação das shows populares.  
Amanhã, a animação será com  Os Nonatos, Coleguinhas Simone e Simara, Solteirões do Forró e Forró do Bom.

VAI ATÉ 7 DE DEZEMBRO O FESTIVAL CHORO JAZZ EM FORTALEZA E JERI

Em sua 6ª edição, o Festival Choro Jazz chega consolidado aos palcos do circuito musical nacional e internacional, e novamente se apresenta em Fortaleza, pelo terceiro ano consecutivo, antes de seguir para Jericoacoara com sua já tradicional semana musical, incluindo a presença de alguns dos mais renomados músicos do mundo. O Festival, é totalmente gratuito  e começou ontem nesta capital e prosseguirá até amanhã, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. De 2 a 7 de dezembro, as apresentações serão na Praça Principal de Jericoacoara.
Com direção artística do produtor musical Capucho, o 6º Festival Choro Jazz é apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura,  com o patrocínio do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, por meio do programa de incentivo a cultura do governo federal. Conta com apoio cultural da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Secretaria de Turismo do Ceará. O projeto é uma realização da Capucho Produções e do Governo Federal. 
Nos shows  estarão  nomes consagrados da música brasileira, como João Donato, a parceria instrumental do Duo Fel; o quarteto de François de Lima; Márcio Bahia com seu exímio quinteto, e músicos prestigiados internacionalmente, a exemplo do Mario Liginha Trio; de Portugal. Serão ao todo mais de 20 atrações, numa programação completa com espetáculos, exposições e oficinas, nas cidades de Fortaleza – Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Jijoca de Jericoacoara – Praça Principal.
Aliada às apresentações musicais, o Festival Choro Jazz oferece ainda, gratuitamente, uma consistente programação pedagógica com ênfase na música instrumental, sua riqueza e multiplicidade de formas.  Segue a linha das edições anteriores e conta novamente com a parceria do renomado Festival de Imersão Educacional da Música Brasileira, California Brazil Camp, que chancela as oficinas.

FALTA DE EDUCAÇÃO NOS VOOS

Antonio José de Oliverira 
Quinta-feira, 20 de novembro de 2014, acompanhado do colega de imprensa, José Carlos de Araújo, diretor-presidente do jornal Rota do Sol Turismo, e do vice-presidente da Associação dos Locatários do Mercado Central, amigo Jocildo, fomos a Salvador, para participar de uma reunião com o presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo – seccional da Bahia, jornalista Carlos Casaes, além de dar-lhe os pêsames e reconfortá-lo pelo falecimento de sua esposa  dona Tereza, mulher extraordinária, guerreira, além de mãe e avó exemplar, falecida, há duas semanas, aos 86 anos de idade.
A visita ao colega Carlos Casaes deixou-o emocionado e agradecido e, segundo nos disse, contribuiu para que tivesse mais forças, para suportar a dor  e a saudade da esposa, que o deixou abatido, pois conviveu e  partilhou vitórias e dificuldades, na vida a dois, na companhia de duas filhas e de uma netinha,  o xodó dos avós.
Bem! Agora, vamos abordar o assunto do título deste cometário, ou seja, a falta de educação, dentro da aeronave e no aeroporto. Iniciaremos pelo check -in. A lei diz que, atualmente, idosos, gestantes, deficientes físicos, pais com crianças de colo (diferentemente das com mais de dois anos) podem ser atendidas em qualquer guichê (bancos, lotéricas, lojas comerciais, aeroportos etc.) e não apenas no destinado a essas pessoas retroespecíficadas.
Em Salvador, ao retornarmos da viagem, ao fazer o check-in, presenciamos a desorganização, no atendimento, aos passageiros,  a ponto de um jovem, chutando a educação e os bons modos, xingava, em alta voz, a funcionária da companhia aérea. Já, na área, reservada ao embarque, os assentos, exclusivos para pessoas prioritárias, estavam ocupados por jovens, inclusive um deles deitado e com os pés em cima das cadeiras, afora colocar a bagagem nas que estavam a seu lado, apesar de uma placa indicativa, bem legível, mostrar que não deviam ser ocupadas por pessoas não prioritárias. Este fato chamou a atenção também dos companheiros de viagem.
Agora, passemos a relatar a inexistência de educação, dentro da aeronave, por parte de alguns idosos,  adultos e jovens, de ambos os sexos, de tirar do sério qualquer passageiro educado, de boas maneiras no trato com o semelhante. Vamos lá: há  idosos, que querendo dar uma de jovem, trazem mochilas nas costas, usam bermudas coloridas, tênis de grife com cores berrantes (nada contra ) embora sem o senso do ridículo, que, ao colocarem suas bagagens, que deviam ser despachadas e não serem conduzidas a bordo, não dão a mínima para quem estiver sentado, nas poltronas do corredor, pois, ao transitar, batem suas mochilas, no rosto ou no antebraço  de quem ocupa poltrona nos corredores. Às vezes, quando as retiram das costas, não olham para quem estar ao lado ou atrás. Quem estiver incomodado que se afaste.
Prosseguindo, registremos o que acontece, em relação a alguns jovens, de ambos os sexos. São mais ousados, carregam mochilas, malas, sacolas, instrumentos musicais, pacotes e outras encomendas, não as despachando  ( se não nos falha a memória são cinco quilos permitidos nos compartimentos  acima dos assentos), com total desrespeito ao que recomenda a exigência das companhias aéreas, não pedindo desculpas, quando sua mochila toca em alguém. E daí? Para uns, jovem não é para cumprir leis, regras sociais, regulamentos etc. Jovem é para fazer o que bem entender e o resto que se dane. A vida é dos mais espertos e fortes fisicamente. O resto é conversa para boi dormir.
Ah! Existem, de ambos os sexos, os que dizem que lugar de idoso é não cama, hospital, asilo e outros lugares, menos passeando em ônibus, avião, navio e outros meios de transportes coletivos. Em outras palavras, deve mesmo é ficar mofando em casa e não atrapalhando a vida de quem é jovem. E atenção: não estamos generalizando. Há os educados, compreensivos, respeitadores e  cumpridores das leis, regulamentos, regras sociais, tratam bem as pessoas idosas, deficientes, gestantes e crianças. E, para os educados, os parabéns e que corrijam, educadamente, os de sua idade, ao presenciar qualquer conduta desabonadora.
Antonio José de Oliverira 
Vice-presidente da Abrajet-CE

VISTO PARA OS EUA

A Missão dos Estados Unidos no Brasil anunciou  as estatísticas de vistos do mês de outubro de 2014.
A carga de trabalho consular foi a seguinte:
Vistos processados de janeiro até outubro do corrente ano: Brasília - 115.296; São Paulo - 507.151; Rio de Janeiro - 247.434; Recife - 81.969. Total - 951.850.

CADEIA CATUSSABA - SUITE, RESORT E BUSINESS, REFERÊNCIAIS NA HOTELARIA

Dona Mariah e filhos Roberto, Mariahzinha e Dilson
Pertencentes ao forte e conceituado Grupo Deil, de Salvador mas com grandes empreendimentos em todo o Estado, os Hotéis Catussaba  Suites, Catussaba Resort e Catussaba Business têm nome firmado na hotelaria brasileira e são ótima referência na capital baiana. 
Registre-se que o Grupo Deil surgiu oficialmente em 30 de Dezembro de 1974, tendo como fundador o Dr. Dilson Jatahy Fonseca, empresário de larga visão e que deixou exemplar legado aos familiares. Hoje tem como dirigente máximo  Dona Mariah de Fonseca Meirelles, de alto conceito no empresariado brasileiro. Os hotéis do Grupo atualmente são dirigidos pelo também distinguido empresário Dilson Júnior. 
OS HOTÉIS – Com ótima localização na Praia de Itapuã, próximos ao Aeroporto Internacional Eduardo Magalhães e com fácil acesso aos principais pontos turísticos de Salvador, os três hotéis oferecem tudo que um hóspede pode desejar, cada um deles com um diferencial de finalidade, qualidade de serviço e conforto. O primeiro da cadeia foi o Catussaba Resort, que é mais focado em proporcinar ótimos momentos de segurança e conforto para as famílias, com variadas opções de lazer. O Business está mais destinado a empresários que vão a negócios  à capital soteropolitana, mas que também tem tudo o que o hóspede possa desejar. O mais novo, o Catussaba Suites se destina mais a hóspedes desejosos de  uma hospedagem diferenciada, mais tranquila, mas com tudo que um ótimo hotel possa oferecer.  Foi aberto no meio deste ano para hospedar altas personalidades, empresários e  seleções que estiverão em Salvador na Copa do Mundo de Futebol, realizada em junho/julho deste ano. Recentemente, foi o hotel oficial de altos dirigentes  e pilotos  da Stock Car. 
Vejamos as particularidades de cada um dos hotéis:
CATUSSABA RESORT
O Catussaba Resort é o único de Salvador com acesso direto à areia da praia. Localizado no boêmio bairro de Itapuã, situado entre as famosas praias de Stella Maris e Itapuã, ao lado de pontos turísticos como o Farol de Itapuã, a Lagoa do Abaeté, a praça de Vinícius de Morais e o Largo de Cira do Acarajé, o Catussaba Resort tem uma estrutura completa para quem se hospeda  com o fito de lazer ou  negócios, aliando o conforto da natureza à tecnologia e organização dos serviços. O Resort dispõe de amplos apartamentos e suítes, todos possuem varanda privativa, internet banda larga com wi-fi, ar-condicionado central, TV de LED com canais a cabo, cofre e room service 24 horas.
As famílias poderão se divertir em uma das quatro piscinas interligadas, seis quadras de tênis, sendo duas poliesportivas, campo gramado, sauna, sala de ginástica, sala de jogos, espaço ecológico, parque infantil, uma pista de mini cooper e área verde. Há uma equipe de monitores especializados que trabalham com o público adulto e infantil, com programas como hidroginástica, desafios esportivos, pintura artística infantil, visita ao espaço ecológico, voz e violão e muito mais. Disponibiliza uma Baby Copa 24h, com estrutura necessária para a mãe e o bebê e uma loja de conveniências no lobby do hotel.
Ainda é possível desfrutar de prazeres gastronômicos no restaurante, transitando pelas delícias da culinária baiana, a exuberância das cozinhas regionais brasileiras e viajando pelos sabores dos cinco continentes.
CATUSSABA  BUSINESS
O Catussaba Business porta novo conceito de hotel, agregando infraestrutura completa para negócios, conforto e lazer. Com uma localização privilegiada e fácil, nas proximidades dos outros dois hotéis da cadeia, em Itapuã, oferece fácil  acesso aos maiores centros de negócios de Salvador. É um excelente lugar para executivos de todo o mundo realizarem ótimos negócios, aproveitando as maravilhas da Paia famosa  e os encantos da alegre cidade de Salvador.
O Catussaba Business, é composto por 133 apartamentos, incluindo 03 suítes. Hospedpe desfruta de uma maravilhosa área verde com piscina, deck bar, jardins, vias internas e estacionamento. Todos os apartamentos são servidos por facilidades que traduzem atualidade, inovação e conforto: Internet banda larga, mesa de trabalho com iluminação dirigida, telefone com discagem direta, fechadura a cartão com monitoramento permanente, TV LCD com canais a cabo, ar condicionado, frigobar, cofre individual, cama tipo Box spring, varanda com rede, Banheiro com telefone e secador de cabelos.
CATUSSABA  SUÍTES
O Catussaba Suítes apresenta um novo conceito de experiência. Situado diante da praia de Catussaba,  em Itapuã, dispõe de elegantes suítes e gastronomia apurada. No hotel, o hóspede supera suas expectativas. 
FICHA TÉCNICA - Possui área total de 8.000 m², com área construida de 6.000 m² e mais de2.000 m² de exuberante área verde, com acesso direto à praia. Demais requisitos: piscina adulto com jacuzzi integrada (228 m²); piscina infantil (15 m²);  bar da piscina; restaurante panorâmico com capacidade para 120 pessoas;  Lobby Bar com vista mar; Centro de Eventos (90 m²) com capacidade para até 120 pessoas em auditório, escolar para 50 pessoas, espinha de peixe para 40 pessoas e em “U” para 40 pessoas;  Foyer; Estacionamento;
Localização, quase a mesma do Resort e do Busness: Aeroporto Int. Deputado Luis Eduardo Magalhães 7 Km;  Salvador Norte Shopping, 10 Km; Farol de Itapuã 2,4 Km; Lagoa do Abaeté 4 Km; Centro de Convenções 13 Km; Parque de Exposição 08 Km; Centro Administrativo 15 Km; Centro Industrial de Aratu 25 Km; Pelourinho 27 Km; Farol da Barra 32 Km; Polo Petroquímico de Camaçari 32 Km. 
Estrutura: Possui área total de 8.000 m², com área construida de 6.000 m² e mais de2.000 m² de exuberante área verde: Ampla área verde de frente para o mar com acesso direto à praia; Piscina adulto com jacuzzi integrada (228 m²); Piscina Infantil (15 m²);  Bar da piscina; Restaurante panorâmico com capacidade para 120 pessoas; Lobby Bar com vista mar; Centro de Eventos (90 m²) com capacidade para até 120 pessoas em auditório – escolar,  para 50 pessoas.  espinha de peixe,  para 40 pessoas;   em “U” , para 40 pessoas; Foyer; Estacionamento; 
Acomodações: Suíte Luxo: 28unidades. Suíte Panorâmica: 52unidades. Suíte Oceânica Premium: 06 unidades. 
Restaurante com varanda panorâmica, aberto diariamente para café da manhã, almoço e jantar. O cardápio traz clássicos da culinária internacional e brasileira além de especialidades da gastronomia regional.
Endereço:Alameda Praia de Tramandaí,nº 260, Alamedas da Praia, Itapuã, Salvador – Bahia – Brasil. Cep: 41.600-460.

CASA DE JORGE AMADO É NOVO ATRATIVO EM SALVADOR

Prefeito ACM Neto, na abertura ao publico da casa
A Casa do Rio Vermelho, onde viveram os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, na rua Alagoinhas, número 33, em
Salvador, passou por restauração e desde o último dia 14 de novembro está aberta para visitação ao público. O espaço tem projeções de vídeos que apresentam trechos da obra do casal e vários depoimentos de pessoas que conviveram com eles, além de muitas fotos e objetos pessoais. Jorge Amado é o escritor brasileiro mais vendido no mundo depois de Paulo Coelho, e o reconhecimento e a importância de suas obras são um atrativo a mais aos turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a capital baiana.
A reforma do imóvel foi promovida pela prefeitura de Salvador e custou cerca de R$ 6 milhões, valor custeado pela administração municipal com a ajuda de empresas privadas através da Lei Rouanet. A casa estará aberta às sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h, e o ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$10 (meia). Professores e estudantes das redes públicas estadual e municipal têm acesso gratuito. 
O memorial de Jorge Amado e Zélia Gattai possui 20 ambientes temáticos, onde os visitantes podem acompanhar os vídeos, efeitos sonoros e hologramas, que contam a história do autor baiano e das obras, de forma interativa. Ainda na visitação, as pessoas também têm acesso a documentos e cartas escritas por Jorge Amado e trocadas com personalidades nacionais e internacionais. No quintal da casa fica a Roda de Conversa onde estão exibidos depoimentos de famosos, amigos e familiares.
O memorial foi inaugurado no dia 7 de novembro com a presença de autoridades locais, além dos filhos do casal, Paloma e João, e a atriz Sônia Braga, que interpretou a personagem Gabriela, na adaptação do livro para televisão em novela exibida em 1995 pela TV Globo e também foi a Dona Flor, no filme de Bruno Barreto. (Com o Mtur)

O SHRBS-JP FECHA CONVENÇÃO COLETIVA

O Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares de João Pessoa (SHRBS-JP) assinou Convenção Coletiva da categoria nos moldes da Assembleia Extraordinária. Ficou acordado que o salário normativo vigente passará a ser de R$ 815,00. Para o profissional que receber salário acima do piso da categoria o aumento será de 8%. Em caso da empresa já ter concedido o aumento poderá então fazer o desconto, no entanto, a dedução não poderá ser superior ao reajuste acordado.
Ainda conforme a Convenção Coletiva, as diferenças dos meses de maio, junho e julho de 2014 deverão ser pagas até o dia 05 de dezembro deste ano. Já as diferenças dos meses de Agosto, Setembro e Outubro deste ano deverão ser pagas até o dia 05 de janeiro de 2015.  
Para os empregados que tiverem seus contratos de trabalhos rescindidos, durante o período de maio de 2014 até a assinatura da presente Convenção, e que fizerem jus aos reajustes, caberá o pagamento em uma única parcela até 31 de dezembro de 2014.  
A Convenção Coletiva também determina que o funcionário que sair da jornada de trabalho entre 24 horas e 5 horas deverá contar com transporte providenciado pelos donos dos estabelecimentos comerciais que tenham um quadro funcional de 35 pessoas ou mais. O transporte deverá deixar o funcionário até o bairro de sua residência. As empresas que exigirem o uso do uniforme padronizado deverão entregar ao funcionário de graça. A medida visa uma melhor higiene e asseio. 

TÍTULOS ÀS CIDADES ESTIMULAM O TURISMO

Estatua do Peão, Barretos-SP
A prática de nomear lugares com base nas tradições e características locais, também chamada de toponímia, deixou de ser objeto de estudo da geografia cultural para se transformar em uma ferramenta de promoção dos destinos turísticos brasileiros. O motivo é que títulos como "a capital da tecnologia", conferido à cidade de São Carlos (SP), a "cidade das crianças", de Maravilha (SC) ou da "capital nacional do cooperativismo", em Nova Petrópolis (RS) tem o poder de sintetizar, em poucas palavras, as características de um local - e atrair cada vez mais turistas para a região.
Um exemplo é Barretos (SP), a capital do rodeio. O reconhecimento oficial da cidade, em 2012, aumentou a visibilidade não só da festa do peão, como também dos demais eventos da cidade. "É o resultado de um trabalho de 60 anos.  
Nos últimos oito anos, 16 municípios brasileiros obtiveram o reconhecimento por lei federal desse tipo de título. A disputa é tão grande que o país conta com variações como a "capital nacional da agricultura ecológica", como é chamada a cidade gaúcha de Ipê e a "capital nacional da agricultura de precisão", como ficou conhecido o município de Não-Me-Toque, também no Rio Grande do Sul. Já a "capital nacional do agronegócio" é Sorriso, no Mato Grosso.
Há ainda títulos informais, tais como a "cidade imperial", nome dado à Petrópolis (RJ) e "capital brasileira do reggae", apelido de São Luís (MA). Outros, como o município de Venâncio Aires (RS), ainda aguardam para que o Congresso aprove o Projeto de Lei que confere à cidade o título que, no caso de Venâncio, é o de "capital nacional do chimarrão". (Com o Mtur)

TURISMO DE AVENTURA PARA TODOS

Ontem, 20, em Buenos Aires, com a finalidade principal de incrementar no continente roteiros turísticos integrados,  houve a 14ª reunião de ministros do Turismo do Mercosul, com presença dos ministros Carlos Meyer, da Argentina; Vinicius Lages, do Brasil;  Liliam Kechichián, do Uruguai; Marcela Bacigalupo,  do Paraguai; e Andrés Izarra, da Venezuela. 
Houve algumas propostas sobre o tema, destacando-se a da Argentina, que tem por objetivo unir as missões jesuíticas de países do Mercosul; a do Brasil, para integrar destinos de aventura, ecoturismo, turismo cultural e de sol e praia; e a da Venezuela, visando  promover ações de parceria entre as cidades de Manaus e Isla Margarita; e a rota Grandes Quedas D'água, que compreende o Salto Ángel, na Venezuela, e as Cataratas do Iguaçu no Brasil, Argentina e Paraguai.

FORTALEZA VIVE O ENCANTO DO CEARÁ NATAL DE LUZ

Em meio ao ambiente alegre e fraterno deste final de ano, a solenidade de abertura oficial da Festa da Luz acontecerá hoje, a partir das 18 horas, com a apresentação do concerto da Camerata da Unifor, a tradicional missa, entrega da chave da cidade e a chegada do Papai Noel. Em seguida, haverá a  apresentação do show do cantor cearense Raimundo Fagner, com o melhor do  seu repertório sendo apresentado à grande massa de fortalezenses que estará na Praça do Ferreira,  numa homenagem a grandes nomes da música popular brasileira. 
O Ceará Natal de Luz, feliz e arrojada iniciativa da CDL de Fortaleza, continuará diariamente na Praça do Ferreira, às 18 horas, com apresentação de uma hora de duração do concerto do Coral de Luz, na sacada do Hotel Excelsior. Ao todo,  apresentam-se 130 crianças.  O Coral de Luz é formado pela junção de dois corais: o Coral Ângelus composto por 30 crianças e o Coral Joias de Cristo composto por 100 crianças da Associação Nossa Casa Mãe África. Ainda na praça, o relógio da Coluna da Hora vai tocar canções do Natal, nos horários das 9h, 12h, 15h, 17h, 18h e 19h.
Logo em seguida,  No Parque da Liberdade, tradicionalmente conhecido como Parque da Criança, apresentam-se, às 19 horas, de terça a domingo, orquestras, quartetos, concertos de corais, solistas, resgatando o cancioneiro regional e levando emoção ao público. Em destaque, o Desfile de Natal com o tema “O Fantástico Mundo do Natal”. Serão 130 integrantes, 15 alas e sete alegorias, compondo um enredo totalmente diferente do evento anterior. O histórico Parque, palco de grandes acontecimentos cearenses, servirá de cenário de um espetáculo de cores, brilhos e criatividade, num retrato emocionante da maior festa cristã.
O Ceará Natal de Luz segue com o seu compromisso ambiental. Em defesa ao meio ambiente, a campanha pelo verde, lançada em 2007, chega ao seu objetivo de plantar a milionésima muda de árvore em 2014. Uma ação que, além de plantar, retirou um número considerável de garrafas plásticas das ruas de Fortaleza.
As últimas 130 mil mudas da campanha serão distribuídas à população, seguindo o mesmo operacional da troca por garrafas plásticas. Quiosques serão colocados em pontos estratégicos da cidade para a efetuação das trocas e também ser o ponto de vendas dos CDs Natalinos, que tem toda a sua renda revertida para uma entidade carente.
A milionésima muda será fincada diante da Pastelaria Leão do Sul, em um dos canteiros da Praça do Ferreira, coração de Fortaleza. A planta escolhida para fechar o ciclo da campanha é a árvore Pau-Brasil, espécie

SERRAS GAÚCHA E CATARINENSE - EM DEBATE PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO

O último dos três seminários regionais para debater o Plano Estratégico de Desenvolvimento das Serras Gaúcha e Catarinense aconteceu ontem, 27, na cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro foi discutir com empresários, dirigentes estaduais e municipais do setor um plano de trabalho para implementar ações estratégicas de desenvolvimento envolvendo municípios serranos dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O recurso para a execução da consultoria é proveniente do Prodetur, por meio do BID,  e parte da política de gestão descentralizada do Ministério do Turismo para implementar ações de desenvolvimento regional. No início do ano, o MTur realizou licitação, que foi vencida pelo consórcio das empresas Petrocchi Consultoria e Moving Consultoria Organizacional para a realização do estudo. O contrato foi assinado em janeiro no valor de R$ 1 milhão.
Por meio dos diagnósticos feitos pelas empresas de consultoria, está em construção uma proposta operacional para o desenvolvimento da região dos parques Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral, que envolvem os dois estados do Sul. Ao todo 23 municípios serão contemplados pelo projeto, sendo quatorze no Rio Grande do Sul e outros e nove em Santa Catarina. Os municípios estão localizados na Região das Hortênsias (São Francisco de Paula); da Uva e Vinho (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha, Antônio Prado); dos Campos de Cima da Serra (Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria e Jaquirana); e do Litoral Norte (Mampituba e Torres); e os localizados os catarinenses da Região Caminho dos Canyons (Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Morro Grande, Passo de Torres, Araranguá, Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul e Sombrio).
Depois das consultas municipais, foram feitos seminários regionais. O primeiro deles ocorreu no dia 19 de novembro em Araranguá (SC) e o segundo, no dia 20 em São José dos Ausentes (RS). O último ocorreu na última quinta-feira, em Flores da Cunha (RS). A partir das questões discutidas nos três seminários regionais será finalizado o plano de trabalho para aplicação nas regiões a partir de 2015.

IMPULSO AO TURISMO DO LITORAL OESTE - PERTO DO FINAL A DUPLICAÇÃO DA ESTRADA CE 085

trecho duplicado
O governo do Estado está proporcionando  importante impulso ao desenvolvimento da Costa Solpoente, A  duplicação da estrada CE 085, conhecida como Rodovia Estruturante, principal estrada que liga a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ao Litoral Oeste.  Certamente, a medida otimizará o turismo nas praias de Pecém, Taíba, Paracuru, Lagoinha, entre outras. Atualmente, as obras se concentram no primeiro trecho, com 87% de execução, que vai da Caucaia até o Rio Cauípe, e tem  21,6 quilômetros de extensão. Os investimentos neste trecho são na ordem de R$ 40.837.067,45.
Em agosto último, houve a  inauguração dos trechos dois e três. São eles: ponte do Rio Cauípe - Variante da Refinaria e Variante da Refinaria - Entroncamento da CE-341 (Paracuru). Com a conclusão das obras a rodovia terá 62 quilômetros duplicados, com investimento total de R$ 108 milhões.
As obras contemplarão um viaduto, que está sendo construído na CE-155, e uma ponte sobre o canal da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh. Conclídas, as  beneficiarão cerca de 400 mil pessoas e estruturará a atividade turística desses municípios, além de melhorar significativamente a logística de escoamento de cargas para exportação no Porto do Pecém.
Os recursos para a duplicação são originários do Tesouro Estadual, através da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), e do financiamento internacional viabilizado pelo Banco Andino, uma instituição financeira voltada para projetos de desenvolvimento formada por governos de diferentes países da América Latina, e sediada na Venezuela.

PROMOÇÃO DA SEUMA/PMF - ATIVIDADES EM DEFESA DA FAUNA URBANA E MARINHA

Orla de Fortaleza
Amanhã (29/12) e na sexta-feira, 12 de dezembro próximo, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) da Prefeitura de Fortaleza  promoverá uma série de atividades na  campanha de conscientização “A fauna é nossa. Eu Protejo!”. A primeira delas, amanhã, às 16 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema (próximo ao Espigão da Rua João Cordeiro), será uma intervenção ambiental na Praia de Iracema,  com a formação de uma corrente humana. O ato simbólico alertará para o risco de extinção de animais como as tartarugas (quelônios) e o boto-cinza (Sotalia guianensis), espécie esta tão importante que foi tombada como patrimônio natural do município, conforme a Lei 9.949/2012.
O trabalho é uma das frentes de atuação da Política Municipal de Fauna Urbana, em fase de construção e que tem como objetivo proteger e conservar a fauna, abrangendo todos os ecossistemas, inclusive o marinho. As outras instituições convidadas a participar da iniciativa são o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Conselho de Políticas e Meio Ambiente do Estado do Ceará (Conpam), além de organizações da sociedade civil, como a ONG Aquasis,  Grupo de Proteção às Tartarugas GTARVerdeluz e Movimento de Proteção à Fauna.
Com a ação, a expectativa é de uma maior conservação da vida de quelônios, menor índice de afugentamento de boto-cinza e menor ação predatória humana (acidentes com artes de pesca,  caça, comercialização, consumo da carne e ovos dos animais). O início da campanha foi no último dia 19, com uma reunião técnica, na sede do Ibama. A culminância será com a realização do I Seminário Municipal de Fauna Urbana, no dia 12 de dezembro, : as 8h às 17h, no  auditório José Albano - Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará,  aberto à sociedade, de onde sairão diretrizes para a Política de Fauna do Município de Fortaleza.

CULTURA & TURISMO 28/11/2014

Vicente Alencar
(ABRAJET-CE)

CANOA QUEBRADA
Continua sendo um dos locais mais bonitos do Ceará, em que pese o período de sêca (cinco anos seguidos), em que estamos vivendo. Acostumado com o tempo deifícil, o cearense não desiste nem esmorece. E, na Zona Praiana, tudo é feito para possibilitar melhores dias aos turistas.
150 QUILÔMETROS
Localizada a 150 quilômetros de Fortaleza, integrando o Litoral Leste cearense, é conhecida em todo o mundo. Alí, os passeios, a pé ou de bugre, valem a pena o longo deslocamento, de qualquer Estado do Sukl ou do Sudeste. Rica em Dunas, a antiga localidade de Estêves, mostra suas falésias os lugares mais visitados. O nível de restaurantes e comércio é muito bem recebido por todos.
ACTA LITERÁRIA
Lúcia Lustosa deixou a presidência da Academia Fortalezense de Letras - encerrou seu período e não desejou reeleição, - publicando a ACTA LITERÁRIA. Uma coletânea de excelente nível, e os acadêmicos escrevendo sobre os seus patronos. Beatriz Alcântara foi a Revisora e a editora da obra.
NOMES PRESENTES
Estão presentes nessa edição os seguintes escritores e poetas: Cybele Pontes, Rita de Cássia Araújo, Regina Pamplona Fiúza, João Soares Neto, Ednilo Gomes de Suarez, Gizela Nunes da Costa, Révia Herculano, Antonio Colaço Martins, José Luís Lira, Roberto Gaspar, Cid Carvalho, Lima Freitas, Giselda Medeiros, Beatriz Alcântara, Aíla Costa Ribeiro, Eduardo Fontes, Constança Távora, José Augusto Bezerra, Suzana Dias Ribeiro, Fernanda Quinderé, Vicente Alencar, Lêda Maria e Lúcia Lustosa.
EXCURSÃO A CAMOCIM
O Grupo conhecido como Idosos e Vaidosos está com sua nova viagem à Camocim, já definida, para a última semana do mês de agosto, de 2015. Joaquim Parente foi Coordenador da jornada durante muitos anos e, teve de se ausentar nos últimos dois anos, está de volta e já convida a todos os amigos para participarem. Os interessados já podem entrar em contacto com ele, com Orlando Mota Maia e Lucinha Parente. 
PALACETE DO INSTITUTO 
O Palacete Jeremias Arruda pertenceu àquele que foi um dos grandes empresários do Ceará, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1594, é hoje, sede do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico. É uma atração turística em nossa Fortaleza. Aberto ao público, das 14 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. Pela manhã expediente interno.
PRAÇA LIQUIDADA
Lamentavelmente, os olhos das autoridades de Fortaleza não se voltam para a Praça General Tibúrcio, a conhecida Praça dos Leões, ponde congrega a Igreja do Rosário,
além dos prédios da Academia Cearense de Letras (a primeira do Brasil) e do Museu Histórico. Concentração de marginais, que já roubaram mais de 20 bancos da praça, está
abandonada, ao Deus dará. Ninguém sabe para quem apelar.
PROGRAMA EDUCAÇÃO E CULTURA
Continuo apresentando, nas noites em que não há transmissão dse futebol, o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e esporte, entre às 22 e 23 horas, pela RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE AM 620. Na Internet podemos sintonizar a emissora através do endereço: www.620.am Você pode ouvir o Programa em qualquer lugar do mundo, através da Internet. Desejo agradecer a audiência internacional, de Marcos Silva, em Dallas (EUA), Sara Morais, em Lisboa (Portugal) e Elizabet Borguino, em Marselha (França) e Joacy Oliveira Nunes, em Luanda, na Africa.
NOSSO E-MAIL: vicentealencar20@yahoo.com.br
Um excelente final de semana para todos.

BRASIL, O MELHOR DESTINO EMERGENTE

Floresta Amazônica, indicada pela Skycanner
O Brasil ficou em primeiro lugar em uma lista dos melhores destinos emergentes do mundo para conhecer em 2015, elaborado pelo site Skyscanner. A lista levou em consideração apenas locais que ainda “não estão na moda”, mas que têm grande potencial de se tornar ícones do turismo mundial no ano que vem. Segundo os avaliadores, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016 estão ajudando a fazer do país um dos lugares mais interessantes em 2015, a frente de destinos como Nicarágua, Coreia do Sul, Taiwan e Grécia.
A lista inclui, nas três primeiras posições, passeios para conhecer a Floresta Amazônica, as igrejas de Ouro Preto (MG) e o patrimônio histórico de Petrópolis (RJ), definida pelo site como “Cidade Imperial”. A culinária brasileira também marca presença na lista, com recomendações para o açaí de Belém (PA) e peixes típicos dos rios de Manaus (AM).

CONFRATERNIZAÇÃO FCVB


ROTA DO SOL SEMANAL 28/11/2014 - ISSUU