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sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - IMPLICÂNCIA : O ACQUARIO CONTINUA NA BERLINDA

IMPLICÂNCIA : O ACQUARIO CONTINUA NA BERLINDA
Volta e meia, a construção do Acquario Ceará, o segundo e maior projeto que o governador Cid Gomes concebeu para o turismo do Estado, continua a ser contestada. De início, falou-se que o projeto era megalómano  e o dinheiro gasto na sua feitura deveria ser direcionado para problemas prioritários da população,  como saúde e educação. Nesta linha, engajaram-se figuras importantes da política e da intelectualidade cearense, pessoas conceituadas que esperam primeiro serem resolvidos os problemas  que afetam diretamente a vida dos mais carentes para, só depois, se tratar do que talvez tenham como supérfluo. A estes alinham-se figuras carimbadas da política e até da justiça que se consideram “eternos vigilantes” do politicamente correto. Tudo foi proposto para que a obra não começasse. As alegações iam de questões ambientais; de que o local, na Praia de Iracema seria possível sítio arqueológico; que não houve concorrência na concepção do projeto e para o fornecimento de equipamentos, superfaturamento, etc.,etc. Cid e o  tocador do projeto Bismarck Maia, então secretário de Turismo do Estado, foram em frente. Superados os obstáculos, a construção esteve em andamento até dias atrás e até a maior parte do equipamento já está em Fortaleza. Há dias, porém, os trabalhos ficaram   paralisados, por questões financeiras com os construtores,  segundo o governo já contornados com a firma americana responsável pela construção e que os trabalhos seriam logo reiniciados. O fato foi  bastante para  mais uma ofensiva do pessoal do contra, com forte repercussão na Assembleia Legislativa do Estado. Os jornais noticiam que um deputado defendeu até passar um trator no muito que já está de pé. Diante de mais esta página, outra vez, respeitando os sábios doutores, continuamos a favor da efetiva construção do Acquario Ceará. Sabemos que estamos atravessando uma seca devastadora, que o País e o Estado precisam de violento choque para equilibrar a economia e as finanças, enfim que é momento para muita reflexão. Pensemos,  a obra deverá mesmo ser defenestrada a esta altura,  com milhões já gastos? Permanecemos  defendendo  que o  investimento empregado para que  o Ceará seja referência mundial em turismo não é dinheiro jogado fora. Além de ter retorno certo, o equipamento está destinado a ser um passo alto para  estudos sobre a biologia marinha, educação e um  local de atração cultural constante para o nosso povo, para estudantes e  turistas.  O Centro de Eventos, também muito contestado, aí está provando a sua valia não só como referência para a realização de grandes encontros,  com impacto positivo de atração turística e também fonte e rendas para o Estado. Que se vigie distorções para consertá-las é uma cousa, mas impedir que o Ceará deixe de se  projetar mundialmente apenas como povo sofrido, castigado pela natureza e pelos governos,  é outra cousa.   

UMA PROMESSA DA PREFEITURA - A PRAÇA DOM HELDER CÂMARA FICARÁ PRONTA EM MAIO/2015

A novela de requalificação da que se chamou Praça de 31 de Março, na Praia do Futuro, parece que agora terá um final feliz. Na sua administração, algumas vezes a ex-prefeita Luizianne Lins anunciou que mudaria o perfil do logradouro, bastante degradado. Contudo terminou o seu mandato sem que cumprisse a o que dissera.
Logo que tomou posse, o Prefeito Roberto Cláudio prometeu que devolveria a praça totalmente reformada, destinada a ser um local atraente e com muitas opções para fortalezenses e turistas.  Os trabalhos se iniciaram mas depois andaram um tempo parado. Agora,  a Prefeitura está anunciando que o espaço, que mudou de nome para Praça Dom Helder Câmara, em breve estará à disposição da população, completamente reformada.  
ATÉ MAIO, A PROMESSA - De acordo com a Prefeitura, as obras na Praça Dom Helder Câmara estão a todo vapor. As intervenções já estão bastante avançadas, com mais de 60% de conclusão. O posto da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, onde atuarão o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal, está sendo finalizado. O Skate Park e os quiosques também estão em fase de acabamento. A previsão da Prefeitura de Fortaleza é que a praça seja entregue até o final de maio próximo. Mais de 100 operários trabalham no local, na fabricação e montagem do piso. Adiantam as informações que a obra foi retomada em setembro do ano passado, depois de um atraso no repasse de verbas do Ministério do Turismo.
O orçamento total para a reforma do equipamento é de R$ 5,4 milhões, oriundos do MTur, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) nacional. Os 25 mil metros quadrados da Praça se tornarão um espaço de socialização importante para aquela região da cidade.
O local vem sendo arborizado e equipado com quadras poliesportivas pavimentadas, há um campo de futebol de areia, ciclovia, pista de cooper contornando toda a praça, área de lazer para crianças e espaço para a realização de atividades voltadas para a Terceira Idade, além de posto da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã. O espaço também estará preparado para receber eventos diversos.

EM NORONHA, A PRAIA MAIS BONITA DO MUNDO

O Brasil é bicampeão no ranking das praias mais belas do mundo,  na opinião dos internautas. A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), é a vencedora, pelo segundo ano consecutivo, do Travellers'Choice 2015 - prêmio realizado por um dos maiores sites de viagem do mundo: o Trip Advisor. A pesquisa considera as melhores avaliações dos usuários que visitaram praias, brasileiras e estrangeiras, nos últimos 12 meses.
No final do ano passado, Fernando de Noronha destacou-se entre as melhores práticas de gestão e inovação no Índice Competitividade, uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae. Com o projeto Mais Noronha, adotado pelo Arquipélago, turistas que desejam visitar a região pode adquirir pacotes de viagem com descontos de até 30% na baixa temporada (abril a junho), minimizando os impactos da queda de arrecadação no destino com a sazonalidade.
Fernando de Noronha é o destino mais desejado pelos brasileiros, segundo estudo do Ministério do Turismo (2012). O Arquipélogo é um santuário ecológico, com vida marinha exuberante e praias cristalinas para a prática de mergulho e surfe. O Morro Dois irmãos, no Mirante de mesmo nome, é um dos principais pontos de contemplação de suas belezas naturais. Há também atrativos culturais como as ruínas do Forte São Pedro do Boldró e a Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios. Pernambuco está entre os estados do Nordeste que mais receberam turistas no ano passado, cerca de 3 milhões, segundo secretaria de turismo estadual. (Com o Mtur)

TURISMO: NADA DE PESSIMISMO

Antonio José de Oliveira
Fevereiro acabando. Isso significa dizer o final da alta estação turística. Se brasileiros e estrangeiros conheceram, na capital e no interior, o que o Estado tem de belo, útil e agradável, mediante propaganda boca a boca e por meio dos veículos de comunicação de massa (rádio, jornal, televisão, revista, folder, outdoor, cartaz, banner e sites na Internet, o visitante, por outro lado, ao chegar a Fortaleza, deparou-se ( não queiramos empurrar o lixo para debaixo do tapete ) com alguns senões na parte de infraestrutura de suporte ao turismo.
O turista, ao conhecer as praias, os ambientes de diversão pública, monumentos históricos, praças e outros atrativos decepcionou-se com a sujeira, em suas imediações, as pichações, as danificações nos monumentos e com a escassez de sinalização turística, sem falar de que algumas ruas não contêm placas nominativas.
Ah! dirão alguns, visando negar os senões, acima especificados, que os visitantes elogiaram muito a hospitalidade do povo cearense, povo esse que gosta de receber bem visitantes, afora os rasgados elogios aos  atrativos naturais, localizados no Litoral, Serra e Sertão. Acrescente-se que o artesanato, de modo geral, foi alvo, também, de encômios, com afirmações do tipo: bastante criativo, original, variado, quer na parte de confecções, quer na modalidade couro, palha de carnaúba e sisal etc., sem falar das variadas lembranças “souvenir”, encontradas no Mercado Central de Fortaleza, no Centro de Turismo da ex-Emcetur e em outros locais de visitação pública, a exemplo da Avenida Beira-Mar, com sua movimentada feira todas as tardes.
Fortaleza e outros pontos turísticos, no interior do Estado, foram bem divulgados, Brasil afora e em alguns países estrangeiros, graças à propaganda, financiada pelo Governo do Estado, pela Prefeitura Municipal (em menor escala) e pelos empresários, que exploram os diversos segmentos do Turismo local. Destaque-se, outrossim, que esta louvável iniciativa, ou seja, a divulgação do potencial turístico cearense foi  também motivo de elogios, por parte dos turistas e deste articulista, pois sempre estamos a afirmar e a defender a ideia de que Turismo, que não se anuncia, esconde-se.
Bem! Ficamos por aqui. O espaço é limitado e o que escrevemos pode ferir a suscetibilidade de quem nasceu com a vocação de “lagartixa”, ou seja, viver sempre balançando a cabeça, concordando com tudo e com todos, mesmo que sejam realizadas algumas ações prejudiciais ao desenvolvimento sustentável do Turismo alencarino, mormente em sua capital, a principal porta de entrada de quem vem conhecer as maravilhas do Ceará. E atenção: vamos melhorar a infraestrutura de suporte ao turismo, aperfeiçoar a prestação de serviços, diversificar a parte cultural a ponto de se deixar os turistas satisfeitos, encantados e com aquela vontade infrene de retornarem brevemente.
 Ante o exposto, fica o apelo: trabalhemos, em parceria, no Estado do Ceará, para aumentar, a cada alta estação, o fluxo de turistas. Bem! Em matéria de Turismo, esqueçamos que 2015 é um ano – segundo alguns economistas -  de pouco crescimento das atividades econômicas, resultando, pois, um PIB (Produto Interno Bruto) inexpressivo. Vamos, gente, à luta, e nada de proceder à base do pessimismo.  
Jornalista Antonio José de Oliveira – Vice-presidente da Abrajet-Ceará

ABIH-CE E FORTUR COM ARIALDO PINHO

O Presidente da ABIH-CE Darlan Leite, juntamente com o Secretário de Turismo de Fortaleza,  Elpídio Nogueira, reuniram-se no último  dia 23 de fevereiro, com o Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.
 O encontro foi na nova sede da Secretaria do Turismo do Ceará, na Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz - Centro de Eventos do Ceará - Pavilhão Leste, 2º mezanino. Dentre os assuntos tratados, as ações promocionais, para o incremento do turismo do Ceará  mereceram atenção especial na referida reunião.

SOS - O TURISMO DA PARNAÍBA NECESSITA ATENÇÃO

Para não dizer que tudo são flores na acolhedora Parnaíba e no litoral do Piauí fica-se a pensar o porquê  do descaso com o turismo do município. Parece que as autoridades locais e do Estado subestimam o que de melhor têm  oferecer para dinamizar uma atividade que, em recente passado,  foi atração de brasileiros e estrangeiros. É uma dádiva ser a porta de entrada do Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo. E um litoral pequeno, mas com muitas opções.
De uns anos para cá, o Ministério do Turismo investiu e ainda investe  na ainda hoje muita falada mas pouco visitada Rota das Emoções, um paraíso da natureza que reúne Jericoacoara, no Ceará, o Delta do Parnaíba e os Lenções Maranhenses. Recentemente, o bom  aeroporto em Parnaíba foi reformado a fim de receber turistas estrangeiros e brasileiros para que conheçam tão privilegiado roteiro. 
À primeira vista, tem-se impressão de que as autoridades piauienses, e da Parnaíba e Luís Correia, em particular,  não despertaram para a importância  representada pela Rota das Emoções,   fator imensurável para modificar o perfil econômico do Estado. Não há promoção maciça, movimentação continuada visando atrair turistas de todas as partes do mundo. Será que estão pensando ser promoção turística gasto supérfluo, sem retorno? Daí, o Ceará, que tem o destino Jericoacoara consolidado, dando retorno, já haver construído o aeroporto de Jijoca, bem vizinho a Jeri. Enquanto isto, o  Aeroporto Internacional de Parnaíba - Prefeito Dr. João Silva Filho, em condições de operar com aeronaves do tipo Boeing 767-300 - capacidade para transportar 300 passageiros e carga, está quase ocioso. Hoje, a Azul faz o trecho Fortaleza-Parnaíba 4 vezes por semana, e Parnaíba-Teresina 2 vezes por semana com conexões para outros estados
TURISMO DE NATUREZA –É rico e atraente o turismo de Parnaíba,, principalmente o de natureza. Está na cidade um dos braços do Delta, no "rio" Igaraçu. Na margem esquerda  do Igaraçu, a Ilha Grande de Santa Isabel, já no delta do rio Parnaíba. É o Portal com sua exuberância de paisagens, de manguezais até chegar ao braço primeiro do Delta. 
Infelizmente, agora Parnaíba perdeu um dos melhores pontos turísticos. A Lagoa do Portinho , muito procurada pela exótica beleza, quase totalmente cercada de dunas,   com as águas azuis, de acordo com o sol,  ficando  verdes. Era ideal para  a prática de desportos aquáticos:  banana boat , jet ski e windsurfe. Está completamente seca. As areias das dunas e  a incúria no tratamento do problema ocasionam Parnaíba perder uma de suas melhores atrações turísticas. 
O Porto das Barcas que visitamos não tem a mesma atração de anos anteriores, como ponto turístico. Está mal cuidado, sub utilizado. Não encontramos lá o mesmo charme de uns anos atrás, quando o Fórum de Turismo do Ceará, com  a participação do então prefeito de Camocim e hoje deputado estadual, Sérgio Aguiar, reuniu-se com o “trade” turístico parnaibano, inclusive com o então Governador Mão Santa. Está bastante degradado. Na parte melhor cuidada, acham-se um bom auditório e salas com atendimentos sob o patrocínio da Associação Comercial. Não vimos equipamentos  turísticos. A maioria das lojas de artesanato estão fechadas. Uma pena.
Louve-se as avenidas mais importantes , todas bem cuidadas. Na Avenida São Sebastião está o corredor gastronômico da cidade; a Pinheiro Machado e a Presidente Getúlio Vargas, são bem largas e oferecem  boas condições para o tráfego. As praças da Graça,  Santo Antônio, Mulher do Pote, do Poeta e Júlio Augusto são agradavelmente arborizadas. Mas, outro sinal de descaso com a preservação do patrimônio histórico: a casa em que viveu por anos o escritor Humberto de Campos e o seu famoso Cajueiro são memórias quase extintas. 
Como pontos de cultura e lazer, há o Multicine Cinemas e Cine Delta,  os teatros do SESC e o Saraiva. Acrescente-se que as festas juninas, com  quadrilhas, bumba-meu-boi, teatro e música  são as mais badaladas do Estado, realizadas na praça de eventos Mandu Ladino.
 CARNAVAL – Atualmente, o Carnaval da cidade de  Parnaíba é muito procurado, principalmente por famílias de Teresina e de  estados da vizinhança. A folia é zoadenta e divertida, em meio aos desfiles de escolas de samba e blocos de sujos. Muita descontração, lembrando os velhos carnavais. As maiores concentrações ocorrem na avenida   São Sebastião. 
O Carnaval rola solto, também, nas praias. À tarde, uma multidão brinca descontraidamente na Praia do Coqueiro, continuando o folguedo à noite, ainda no litoral de Luís Correia.  

PARNAÍBA - TERRA DE OPORTUNIDADES E BOA PARA SE MORAR

Casa de Humberto de Campos
“Rota do Sol” esteve no período carnavalesco último em Parnaíba, ficando também bom tempo na Praia Peito de Moça,  no litoral de Luís Correia,  um dos recantos aprazíveis do litoral piauiense ainda em estado de quase “pedra bruta”. Se melhor olhado, com adequada infraestrutura, não há dúvida de que a Peito de Moça seria um dos “points” mis procurados não apenas pelos da terra  mas por turistas em busca de bons momentos de lazer.  
ALTOS E BAIXOS - A História registra que a cidade de Parnaíba, localizada na bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, na margem direita do "rio" Igaraçu, o braço mais meridional do delta do rio, teve sua fase áurea de desenvolvimento entre 1697, época de fundação da cidade, e 1940. Foi justamente no tempo em que o Porto das Barcas funcionou como o grande elo com o mundo exterior. Por lá saia a produção primária do que o Piauí de então produzia;  por lá chegavam da Europa  as “novidades” que impulsionaram o vertiginoso progresso da terra.  Fase de euforia, com a Vila de São João da Parnaíba, em que o Porto das Barcas era o grande referencial, tornando-se até mais importante do que a própria capital piauiense de então, Oeiras. O maior referencial da  época era a famosa Casa Inglesa, estabelecida no Brasil em 1849, dirigida por Paul Robert Singlehurst, o “Paulo Inglês”. O gringo famoso foi o primeiro a trazer para o país tratores, motores e outros implementos. Mais tarde, em 1884, James Clark tornou-se dono da Casa Inglesa, firma responsável por inserir a cera de carnaúba no mercado internacional e pelo fato de fornecer produtos a base de petróleo, equipamentos e instalação elétrica para 153 municípios do Piauí, Maranhão e Ceará. Hoje, conforme verificamos, o prédio da Casa Inglesa ainda está de pé no Centro Histórico da cidade, lembrando um tempo de “vacas gordas”.
Entre os anos 1940/1960, principalmente, pode-se dizer que houve estagnação da cidade, pois o parnaibano saiu em grande número para outros centros, principalmente Teresina, Ceará e Sudeste do País. Contudo, a recuperação veio paulatinamente, mas acentuada, notadamente a partir de l967. Voltou a alta estima das autoridades e do povo. Para a população, estimada hoje em mais de 150 mil habitantes, as atividades econômicas se dinamizaram, o agronegócio tornou-se importante, ocorreu a exportação de cera de carnaúba, folha de jaborandi, óleo de babaçu, gordura de coco, castanha de caju, algodão e couro. O comércio ficou dinâmico, o bom índice na educação, cultura e na tecnologia, enfim a modernidade tomou conta da "Princesa do Igaraçu", com arquitetura moderna em meio às construções coloniais, dando um colorido especial para quem a visita. Praças grandes e arborizadas, avenidas largas entremeado ruas antigas, mas todos com piso razoavelmente de qualidade. Enfim, a Portal do Delta, a mais dinâmica do estado e 5º da região, com uma população que faz questão de ser hospitaleira, vem recebendo grande número de pessoas de outros estados que  procuram, segurança  oportunidades e melhor qualidade de vida.  

O PORTO QUE O ESTADO DO PIAUÍ NUNCA TEVE

Com um litoral de apenas 66 quilômetros, o Piauí ressente-se e muito de um porto para que melhor deslanche economicamente. No tempo de regime militar, de 1964 a 1985, com o Ministro Reis Veloso, parnaibano, houve  tentativa da construção de um caís em Luís Correia,  a cidade mais importante do litoral do Estado, distante apenas 14,2Km de Parnaíba
Projeto feito, muita verba disponível, obras iniciadas a todo o vapor. Não se sabe por que cargas d'água,  os  trabalhos que iam em ritmo acelerado diminuíram e pararam de vez. Parece que se “descobriu” que o canal não possuía  condições necessárias para ser  suporte do porto, sabe-se lá, pois não possuía profundidade adequada e cada vez mais havia assoreamento. Os responsáveis pelo projeto não verificaram antes o problema, por que? 
Visitamos este que seria o porto do Piauí, na praia de Luís Correia. Fomos até boa parte de espigão a dentro. Abandono. Tristeza. Lá longe, o farol na praia de Atalaia. Milhões de reais tirados do povo até agora jogados ao mar.
Como já se escreveu, o Porto Luís Correia, deveria ter 10m de profundidade e 5,4 quilômetros extensão,6 armazéns,4 unidades, quebra-mar artificial de 550 m e cais para atracação com estação de passageiros. 
Em passado recente, voltou-se a falar da importante construção. Adiantava-se que  projeto dos governo do estado com a aval do  governo federal  tratava da  “conclusão do complexo portuário e sua expansão, com total de R$280 milhões, que está incluindo no PAC”, agora com a  denominação de Complexo Portuário Amarração. Com ele, iria também uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O tempo passa e até agora nada. Sonho de uma noite de verão. Mesmo com muita desconfiança, não custa sonhar...

EM UTAH, EUA - PARK CITY : ESTAÇÕES DE ESQUI E DESTINO PARA LAZER E COMPRAS


Park City, um dos destinos montanhosos mais acessíveis dos Estados Unidos, em Utah, abriga três famosas estações de esqui – Park City Mountain Resort, Canyons Resort e Deer Valley Resort – e oferece, além de uma enorme área esquiável, excelente estrutura hoteleira. No entanto, não é só isso. A cidade conta com grande oferta de shoppings e centros comerciais. As opções vão desde lojas de roupas de luxo e galerias de arte até artigos para casa. 
O polo de compras mais procurado, sem dúvida, é o Tanger Outlet Center, que reúne em um lugar só aproximadamente 60 marcas diferentes. Quem prefere fazer compras ao ar livre pode seguir para a parte histórica da Main Street, a rua principal e mais movimentada de Park City, que está repleta de boutiques exclusivas, redes de lojas, cafés e restaurantes charmosos. Uma pequena caminhada leva o turista até a Prospector Square e adjacências, onde é possível encontrar marcas e produtos interessantes., Uma opção para encerrar o passeio é explorar a charmosa Dolly's Bookstore, uma livraria independente, pequena e bastante acolhedora cuja mascote é uma gatinha de mesmo nome, que pode sempre ser encontrada por lá.. 
Outra opção de compras é o Redstone Shopping, que possui um perfil mais familiar, com restaurantes, cinema e redes de lojas como Whole Foods, Bed Bath & Beyond, Best Buy e Petco. 
E para fechar um dia de tantas compras, o turista pode pocurar a um dos spas  da cidade.  As opções são bastante democráticas e vão desde os estrelados  até os centros de quick massage spas das estações Deer Valley Resort e Canyons Resort, que têm espaços revigorantes de piscina, jacuzzi e sauna, além de academias totalmente equipadas. 
A CIDADE - Park City, em Utah, é um dos destinos montanhosos mais acessíveis dos Estados Unidos, localizado a apenas 35 minutos do Aeroporto Internacional de Salt Lake City. Há mais de 100 opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, três estações de esqui – Park City Mountain, Canyons e Deer Valley -, mais de 640 km de trilhas públicas e dezenas de restaurantes e lojas, além de outlets. 
A cidade é palco do tradicional Festival de cinema independente Sundance, que este ano aconteceu de 22 de janeiro a 1º de fevereiro.

PESQUISA NA LACTE: VIAGENS A NEGÓCIOS MOVIMENTAM O TURISMO

As viagens corporativas representam 74,5% dos deslocamentos de turistas no país. A expectativa para este ano é que o segmento movimente R$ 43,4 bilhões, um crescimento de 8% em relação ao ano passado. Os dados são de uma pesquisa divulgada na segunda-feira (23) durante a 10ª edição do Latin American Corporate Travel Experience (Lacte), em São Paulo, a qual teve a participação do  ministro do Turismo, Vinicius Lages,  e de representantes da indústria de eventos e viagens corporativas da América Latina
De acordo com a pesquisa Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas (IEVC), organizada pela Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, em parceria com o Senac, no ano passado as receitas com esse tipo de viagem cresceram 9,2%, totalizando R$ 40,17 bilhões. Foram elas responsáveis por 752 mil empregos diretos e indiretos em 2014 e por um volume de negócios de mais de R$ 75 bilhões, considerando as receitas com aéreo, hospedagem, alimentação, agenciamento, tecnologia e locação de imóveis, segundo o IEVC. O Brasil é hoje o 9º país que mais sedia eventos internacionais, com 315 eventos realizados no ano de 2013, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, sigla em inglês).
Considerando o tamanho e relevância do setor, o Ministério do Turismo lançou durante a Lacte a Cartilha Turismo de Eventos e Viagens Corporativas. O documento é o primeiro destinado ao segmento. “A cartilha é o início de um relacionamento do MTur com o setor, uma forma de compartilhar inteligência e posicioná-lo junto às entidades representativas", afirmou o ministro.(Com o Mtur)

PRÊMIO: NO PARANÁ, INICIADA A BUSCA PELOS MELHORES DO TURISMO

Já começou o processo de identificação dos destaques do setor turístico do Paraná, em 2014, que receberão o Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano. A partir dessa edição, a premiação passa a ser uma realização conjunta do Instituto Panorama do Turismo e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, através da sua Câmara Empresarial de Turismo.
Na primeira etapa da consulta estão sendo coletadas e tabuladas sugestões de nomes apresentadas por entidades de classe com âmbito estadual (Abav, Abrajet, ABIH, Abrasel, Sindetur, Abraccef, Abeoc e federações dos convention bureaux e dos hostels) e pelas governanças regionais de turismo. Numa segunda fase, a partir de março, os mais indicados serão colocados em votação aberta ao público no site www.panoramadoturismo.com.br.
Concorrem ao prêmio, nessa edição, profissionais que se destacaram em 2014 nas áreas relacionadas ao turismo. O dirigente, gestor ou técnico mais lembrado do setor no Paraná paranaense receberá o troféu Top Tur.
Uma comissão julgadora acompanhará e referendará todo o processo de consulta e votação. Ela contará com três profissionais do segmento turístico de notório saber, dois jornalistas especializados no setor, um representante da Coordenação Regional de Turismo da Paraná Turismo, um representante do Instituto Panorama do Turismo e um representante da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-Paraná.

PERNAMBUCO COM VOO DIRETO PARA CABO VERDE

A partir de cinco de junho próximo, Pernambuco contará com um voo internacional que ligará o Recife à Praia, capital de Cabo Verde - o primeiro saindo do Estado para um país africano. Operado pela TACV, o voo servirá também como conexão imediata para Lisboa, Paris  e Amsterdã.  A primeira edição, com partida de Cabo Verde para a capital pernambucana, já está com 100% de lotação, segundo a empresa africana. O anúncio da nova rota aconteceu em coletiva de imprensa, realizada no último dia 25, no Auditório do Centro do Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero. Recife será o segundo destino da TACV no Nordeste.
Após a coletiva, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, receberam o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Domingos Mascarenhas, que participou da coletiva junto com os secretários estaduais de Turismo, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Econômico, o presidente da Empetur, o secretário de Turismo e Lazer do Recife e o diretor da TACV no Brasil, José Luis Nogueira. 
A aeronave que realizará a rota - um Boeing 737-800 - tem capacidade para 174 passageiros. Será um voo semanal, partindo do Recife aos sábados, sempre às 00h30, com chegada às 6h30. O retorno de Cabo Verde para a capital pernambucana será nas sextas, sempre às 20h30, com pouso no Recife às 22h20 (em virtude do fuso horário). As rotas beneficiam ainda passageiros de capitais como Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Natal (RN), aumentando a malha de conectividade para a economia pernambucana. As reservas das passagens já podem ser feitas nas agências de viagens ou através do site da companhia: www.flytacv.com.        
Com a nova rota Recife - Cabo Verde, Pernambuco passa a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines;  Frankfurt, operado pela Condor; e Buenos Aires, através da TAM. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo. 
DESTAQUE EM FEIRAS - As atrações de Pernambuco estão em destaque em feiras de turismo da Alemanha e de Portugal. Em Lisboa, participa com apresentações culturais e presença em mesas de negócios. Já em Berlim, a gastronomia pernambucana e a cultura local serão divulgados por meio de materiais promocionais até 8 de março. A iniciativa é da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do estado em parceria com a Embratur.

COMEÇOU DIA 25 E VAI ATÉ DOMINGO A BTL2015

Com término marcado para o próximo domingo, 1 de março,  mais estruturada e com a participação de grande número de empresas de países de todos os continentes, começou quarta-feira, 25, em Lisboa, no  Parque das Nações, a  27ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, 
Na edição deste ano, a BTL, salão de referência para a indústria do turismo nacional e maior feira de turismo falada em português, reúne 12 novos destinos internacionais.   São a China, Paraguai, Croácia, Extremadura espanhola, Guiné Bissau, Tailândia, Peru, Colômbia, Irã e Romênia e dois estados brasileiros que participarão pela primeira vez de forma autônoma - Pernambuco e Santa Catarina. A estes destinos unem-se Andorra, Angola, Andaluzia, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil (com espaços independentes para diversos Estados), Cabo Verde, Cuba, EUA, Formentera, Índia, Indonésia, Macao, Malásia, Marrocos, Moçambique, Panamá, República Dominicana, Rússia, São Tomé, Taipei e Tunísia. 
No pavilhão 1 estão as entidades de promoção turística em Portugal, as direções e as autoridades regionais; e, no pavilhão 2, os municípios, hotéis e serviços.  O estande da região do Alentejo, destino convidado este ano, será o maior estande da feira. 
Ao todo, há mais de mil empresas e organizações que participarão como expositores na Bolsa de Turismo de Lisboa, que investiu milhões de euros na promoção. A perspectiva é de receber perto de 70.000 visitantes, em contrapartida aos 68.000 do ano passado.

VISITE CEARÁ NEWS - 27/02/2015

FORTALEZA RECEBE VISITA TÉCNICA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARTENDERS

Celina Castro Alves (FCVB),  Alda Bauer (Naja Tur), Nilson Vianna Cândido (ABB), Malu Losso (Malu Losso Eventos), Erika Montezuma e Clara Bastos (Beach Park).
O presidente da Associação Brasileira de Bartenders, Nilson Vianna Cândido e  a empresária Malu Losso, estiveram em Fortaleza realizando uma visita técnica  com objetivo de verificar in loco a infraestrutura da nossa cidade para sediar o   67° IBA – Meeting  e  World Cocktail Championship para  Fortaleza  em 2018 , com expectativa de reunir 700 participantes de 62 países.  Na etapa nacional concorremos com Rio de Janeiro e São Paulo e na etapa internacional  a concorrência é entre Brasil, México, Holanda, Inglaterra e China.   O Fortaleza Convention Bureau contou com o apoio da Naja Tur e Vitorino Turismo na elaboração da agenda  que teve   a  colaboração de vários  associados  que não mediram esforços para mostrar in loco  que a cidade está preparada para receber este importante  evento  categoria ICCA.

ROTA DO SOL SEMANAL 27/02/2015 - ISSUU