Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

CALEIDOSCÓPIO - A LENGA-LENGA DA CONSTRUÇÃO DO ACQUÁRIO

A LENGA-LENGA DA CONSTRUÇÃO DO ACQUÁRIO
Continua a novelinha burlesca sobre a construção do Acquário, na Praia de Iracema. A juiza federal da 6ª Vara/ Ceará, Débora Aguiar da Silva Santos, deterinou a anulação do embargo que teve por fim parar as obras, iniciadas pela governo do Estado, através da Setur. Desta forma, por enquanto, cai por terra a determinação do Iphan no Ceará, que vê o local como sendo de “claras evidências de existência de sítios arqueológicos, portanto protegido pela Lei 3.924/1961. Esta queda de braços entre o governo estadual e órgãos federais , é o nosso pensamento, só serve para protelar que Fortaleza possua um equipamento de alto padrão turístico,  também uma ferramenta de  valor significativo para estudo de órgãos ou pesquisadores  das ciências marinhas e dos rios. Não se vai jogar no lixo verba que, defendem, seria mais bem empregada se dirigida para saúde, educação e segurança. Estes três setores realmente são prioritários, sempre foram. Mas, sejamos claros, até agora nunca houve empenho real para deixá-los conforme os apelos da população. Sai dinheiro pelo ralo de toda a forma, até para a construção de “kits sanitários” mal feitos ou até para o bolso de desonestos administradores e seus tutores. Verba para educação nunca faltou, o direcionamento de com o que gastá-la é que não alcança os objetivos. Professores mal pagos e com carga horária destimulante para quem deseja oferecer o melhor de si em favor da escola brasileira. Isto é o mínimo que se pode apontar, mas ao lado deste viés estão outros problemas até mais graves. Segurança, ah! meu Deus, há necessidade de se mostrar o caos em que vivementos? Ha necessidade de mostrar que até agora o Governo e o Parlamento estão deixando que os bandidos, os marginais de todos os matizes tomem conta do Brasil? Dinheiro há, o que falta é deixar de lado a demagogia de poder e eleitoreira e realmente se encarar saúde, educação e segurança como prioridade maior. Voltando ao caso do Acquário Ceará, insistimos em que a sua construção  também é essencial para uma capital, um estado tão carente de uma atração de tal jaez e que se propõe ser um destino turístico de qualidade, Dinheiro gasto com turismo não se escoa pelo ralo. Pelo contrário, um destino bem estruturado, com excelentes opções culturais e de lazer é suporte essencial para aumentar o PIB de qualquer país, região ou cidade do mundo. Que o digam a França, a Espanha, a Alemanha, os Estados Unidos e o Caribe. Por fim, ainda sobre a construção do Acquário e as restrições que lhes estão sendo impostas. Se houvesse o Iphan nos tempos em que o Brasil começou a tomar jeito, nos últimos séculos, o que seria de cidades como Salvador, Porto Seguro, Recife, Parati? Ou o pessoal da época não era mais realista do que o rei?

A RIO+20 ENCERRA AMANHÃ A PROGRAMAÇÃO OFICIAL

A programação oficial da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, começou ontem, (20), no Riocentro, Rio de Janeiro, devendo ser concluída amanhã 22. O encontro conta com a participação de cerca de 100 chefes de Estado e Governo de todo o mundo.
Durante três dias, os dirigentes dos diversos países estão negociando um documento que vai nortear o desenvolvimento sustentável no mundo nos próximos 20 anos. O texto final, com as recomendações, será divulgado oficialmente no encerramento da cúpula na sexta-feira (22).
Os debates prosseguem em diferentes locais da cidade. Os líderes mundiais e os políticos estarão concentrados no Riocentro, na Barra da Tijuca. Especialistas e sociedade civil se dividem entre o Forte de Copacabana, o Parque do Flamengo, Parque dos Atletas, o Museu de Arte Moderna e outros pontos do Rio.
A abertura oficial foi pela manhã, com a participação da presidente Dilma Rousseff e a realização da primeira reunião plenária. A presidente teve ainda reuniões com o presidente da França, François Hollande, pela manhã, e à tarde, com os dirigentes do Senegal e da Nigéria. À noite, houve recepção aos chefes de Estado, na Arena da Barra.
Entre as propostas já apresentadas estão a reforma da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável (CDS), que tem como objetivo a execução das metas fixadas na Rio92. Além disso, há recomendações para reformas nas instituições ambientais internacionais, porque diversos líderes políticos argumentam que é necessário fortalecer o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Debates
Organizações não governamentais, movimentos sociais e integrantes da sociedade civil participam de debates em dez painéis denominados Diálogos Sustentáveis. Cada um dos painéis definirá três recomendações. Ao final, 30 sugestões serão encaminhadas aos líderes políticos para que examinem a possibilidade de incluí-las no texto da conferência. Se as recomendações forem aprovadas, elas serão inseridas na declaração final dos chefes de Estado e Governo, a ser anunciada sexta-feira.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu , das 15h30 às 19 horas, o seminário internacional The State of the World Economy. O evento tratou  do impacto dos diferentes cenários da crise global para a economia dos BRICS, com especial ênfase para o Brasil.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, assinou, ontem, o termo de compromisso com a prefeitura do Rio de Janeiro, para a construção do Parque Urbano da Serra da Misericórdia, o Parque da Leopoldina.
O Ipea e a (Cepal) apresentaram, também ontem, o estudo “Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável para a América Latina na Rio+20”.
PARTICIPAÇÃO DOS MINISTROS - O ministro do Turismo, Gastão Vieira Lima, faz discurso de boas vindas no evento “Turismo para um futuro sustentável”, organizado em parceria com a OMT, em cooperação com o Comitê Dirigente para o Desenvolvimento do Turismo da ONU (UN Steering Committee on Tourism for Development - SCTD). Os debates irão se pautar pelas sete questões a serem revistas na Conferência Rio + 20 – empregos, energia, cidades, alimentos, água, oceanos .
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participou de uma mesa-redonda com a ministra Miriam Belchior, intitulada Investimento Público: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, proferiu palestra no seminário na Conferência Rio+20: Investimentos Públicos: desafios e Oportunidades para o desenvolvimento sustentável. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa da cerimônia de abertura protocolar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), às 16h, no Pavilhão 5 do Riocentro. No final da tarde, o ministro também comparece à da recepção oferecida aos chefes de Estado e de Governo.O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, participou do Segmento de Alto Nível da Rio+20 - Cúpula dos Chefes de Estado, no Centro de Convenções do Riocentro.
CÚPULA DOS POVOS - Na Cúpula dos Povos, palestras e debates objetivam conscientizar a sociedade. Eis alguns assuntos que estão sendo tratados: - "Cultura e resistência guarani na busca da terra sem males, um exemplo na construção do bem viver; "Soluções, experiências demonstrativas e práticas a serem expostas nos Territórios do Futuro"; "Tricontinental Peoples\' Solidarity Forum for Social and Environmental Justice"; "Cidadania Global: uma nova realidade para os desafios do século XXI""A universidade e a sustentabilidade: desafios e dificuldades";"Harnessing Biodiversity for a Sustainable World: a Project Development Workshop on the Responsible Use of Biological Resources";"Workshop: Right to Water: Green Economy or Right based approaches to sustainable development;
Outros eventos são: Regiões de Ação Climática: Um Chamado à Ação; Estocolmo sustentável, de 1972 ao futuro, no Parque dos Atletas, no Aterro do Flamengo.

SEMANA DE FESTAS NOS 248 ANOS DO CRATO

Igreja matriz do Crato

Hoje, 21, o Crato completa 248 anos de emancipação política. Nestes quase dois séculos e meio a Princesa do Cariri sempre foi uma das maiores referências entre os município brasileiros, ficando em pé de igualdade os maiores  da região nordestina. Desde os primeiros dias, os. descendentes dos Kariris   sempre foram bravos e empreendedores, com marcantes passagens na história do Ceará. Conforme os anais históricos, o Crato foi oficialmente criado em 1740 pelo frade capuchinho italiano, Carlos Maria de Ferrara, após as bandeiras, no século XVII, dos irmãos Lobato Lira. Recebeu várias denominações, entre as quais Missão do Miranda, Missão dos Kariris Novos e por ultimo Crato,  homenagem ao município português do mesmo nome. Há autores que discordam da origem do nome, afirmando que ele se originou de uma corruptela de Curato (da Sé), com a mesóclise do u. Seja como for, aí está o carinhosamente chamado Cratinho de Açucar, com seus heróis, sua luta permanente em se destacar como terra de gente hospitaleira e empreendedora, encantos mil, cheio de belezas naturais proporcionadas pela Serra do Araripe.
OS FESTEJOS – A Prefeitura do Crato, com o prefeito  Samuel  Araripe à frente, coadjuvado pelas suas elites culturais e empresariais, estão festejando os 248 anos da cidade. Vasta   programação vem sendo desenvolvida, com inaugurações de obras e equipamentos. A semana do Município  foi oficialmente aberta às 19 horas da segunda-feira. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, que contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, entre secretários municipais, vereadores, servidores públicos, líderes comunitários e representantes de instituições e da sociedade. Após a execução dos hinos nacional e municipal houve  o ponto alto do evento, que foi a palestra do prefeito Samuel Araripe, sob o tema “Crato, Cidade Planejada Para o Crescimento Sustentável”. O chefe do executivo cratense fez uma abordagem das ações até aqui desenvolvidas em suas duas gestões, a partir de janeiro de 2005.No final, o prefeito Samuel Araripe e o secretário municipal de obras e Infraestrutura, José Muniz, e o secretário de Educação do município, José Valentim Dantas, assinaram ordens de serviço para várias obras.
Tudo que está programado vai se juntar às obras em andamento: conservação no sistema de abastecimento de água, no valor de R$ 889 mil; pavimentação em pedra tosca de 38 Ruas nos Bairros Gisélia Pinheiro, Muriti, Novo Horizonte, Parque Grangeiro, Recreio, São Miguel, Sossego e Zacarias Gonçalves, Independência e Distrito de Ponta da Serra, no valor total de R$ 2 milhões e 83 mil. Construção de 24 unidades habitacionais no Bairro Novo Crato, no valor de R$ 866 mil e 800. Também foram anunciados outros investimentos de pequeno porte em diversas áreas do município.

TERMINA HOJE COM ÊXITO A XVI PECNORDESTE

ABERTURA DO EVENTO

Com a presença de grande público, inclusive de muitas autoridades, começaram na noite de segunda feira,18,  no Centro de Convenções do Ceará, o XVI Seminário Nordestino de Pecuária- Pecnordeste e a  XVI Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, importantes eventos promovidos pelo Sistema Faec/Senar, Sebrae-CE ,Sindicatos Rurais, com o apoio de diversos parceiros.
As expectativas otimistas dos promotores da PECNORDESTE certamente serão confirmadas até  hoje, último dia do evento, tanto em relação a negócios como em termos de presença de público.  Cerca de 280 expositores estão mostrando a grandeza do seus empreendimentos, com produtos variados, em que são destaques  bovinocultura, avicultura, caprinovinocultura, suinocultura,equinocultura, apicultura, pesca e aquicultura, estrutiocultura, turismo rural e artesanato. A Feira conta com expositores de diversos ramos da cadeia produtiva e está localizada no Bloco C. Entre eles, Bayer,Vaccinar, Integral Mix, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Acc,Agroaves, Unamel, Aceaq, Leite & Negócios, Fatene, Royal Canin, Nutrimar, Leffersagropecuária, Emape, Gpa,Polinutri
A abertura do evento contou com a presença de altas autoridades estaduais, federais e municipais, deputados,  professores e personalidades de expressão da agroindústria e de outros segmentos de negócios ligados ao campo.
 A participação musical da dupla sertaneja cearense Ítalo e Renno foi bastante aplaudida, principalmente quando executou  a música “Ceará Terra da Luz” e  fez  homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no ano do seu centenário.
ORADORES – Em seu discurso de abertura do XVI Seminário Nordestino de Pecuária, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Viriato de Saboya Neto falou sobre  a questão  situação climática vivida pelo Nordeste, onde mais de mil municípios chegaram estado de calamidade publica. Disse que, assim mesmo,  os organizadores do PECNORDESTE tiveram a coragem de realizar o evento, na certeza de que o mesmo irá proporcionar maiores conhecimentos para que o homem se prepare cada vez mais para enfrentar as adversidade da natureza.
O representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil -CNA, Fábio Salles Meirelles Filho, fez comentários críticos sobre  os benefícios concedidos pelo Governo Federal utilizados como medida para os produtores rurais prejudicados pela estiagem do Nordeste. Adiantando que os recursos necessários para os produtores, quando eles buscam, se amarram na burocracia. Também teve postura em relação  à Presidente Dilma Rousseff em relação ao  Codigo Florestal.
O Secretário Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim , que representou o governador Cid Gomes, destacou a importância da participação dos secretários municipais de agricultura de vários municípios  no PECNORDESTE em busca da evolução produtiva e tecnológica. ]
Homenagens – Ponto alto da abertura da Pecnordeste foi a homenagem prestada ao professor Prisco Bezerra (Medalha do Mérito Rural); ao presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio Bezerra  (Categoria Política); ao empresário Livino José Silveira Soares Sales, presidente da Associação dos  Carcinicultores da Costa Negra (Categoria Produção e/ou Liderança Rural); e ao dr. Clinton Saboya Valente (Categoria Cientifica , Econômica, Tecnológica ou de Ensino).
O presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio Bezerra,  falou em nome dos homenageados, quando manifestou todo seu sentimento em " carregar no peito, a medalha que leva o nome de seu saudoso avó, Prisco Bezerra, que foi engenheiro agrônomo ,botânico tendo emprestado todo seu talento na formação da Universidade Federal do Ceará.
NOVIDADE - Este ano a grande novidade é o I PECLEITE, um evento especializado do segmento de bovinocultura e caprinovinocultura leiteira, com a participação de cerca de 100 animais de alta linhagem, por meio do Concurso Leiteiro, onde os campeões receberão troféus, premiação em dinheiro e certificações do concurso.
PALESTRAS GLOBAIS - Na segunda-feira, a programação foi dos gestores municipal. Também no dia 19, de 16 às 18, horas, houve a primeira palestra global, com o tema : "A Pecuária Nordestina e o novo Código Florestal",  ministrada pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos, presidente da Comissão de Agropecuária da Câmara Federal. A importância da Transnordestina para o desenvolvimento da pecuária regional, foi ontem será ministrada  pelo Diretor de Infra estrutura e Logistica da CNA, José Ramos Torres de Melo Filho. Ontem e hoje, na sala B3, no Bloco B,  acontecem diversos encontros abordando assuntos ligados aos segmentos da agropecuária.
Ontem houve  o 1° Encontro de Secretários de Pesca e Aquicultura, ou similares, das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Hoje, está acontecendo o 1° Encontro das Associações/ Cooperativas de Piscicultores do Estado do Ceará e o  Encontro das Associações de Engenheiros de Pesca do Brasil
Durante o PECNORDESTE estão sendo ofertados minicursos e oficinas promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –SENAR-CE por meio da coordenadora da Promoção Social, Ana Kelly Cláudio. É destaque a programação técnico-científica com a participação de representantes de diversos órgãos públicos e privados, entre os quais
TURISMO NO ESPAÇO RURAL E NATURAL - O turismo no meio rural é uma das diferentes modalidade de turismo, praticada por famílias de agricultores dispostos a compartilhar seu modo de vida com os habitantes do meio urbano e rural.
Durante o XVI Pecnordeste, o segmento está presente durante os três dias. Estão sendo repassadas para um bom público muitas informações através de palestras,  debates e mesas-redonda.  Andréia Roque, Sérgio de Araújo Lima Aguiar, Anya Ribeiro de Carvalho, Circe Jane Teles da Ponte, Marcio Roberto do Rosário e Marcio Roberto do Rosário e José Evando de Souza. Importante tem sido a participação do Presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural- ABRATURR, Francisco de Andrade Garcez.

FCVB NEWS - INGLESES NO CEARÁ

INGLESES NO CEARÁ
Américo Filho, Américo Ximenes, Pim, Simon Nathan, Kal Aragão e Barroso Lima.

Nossa capital esteve sendo visitada pelo Chefe da Delegação do Atletismo da Grã-Bretanha, Simon Nathan, já com vistas a aclimatação da equipe para as Olimpíadas 2016. O executivo inglês esteve avaliando nossas potencialidades de hospedagem, bem como visitou academias, espaços para treinamento e hospitais. Outras delegações já se mostram aptas a conhecer Fortaleza, também visando período que antecede as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

208 PAÍSES VERÃO OS JOGOS DA COPA DO CEARÁ.

Edgar Sá, Circe Jane, Pedro Paulo e Ferrucio Feitosa.

Na última quarta-feira, o SindieventosCE promoveu mais um “Café da Manhã Sindieventos”, desta feita no Marina Park Hotel (Salão Iracema).Organizado pelo Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos  e pelo e Fórum de Turismo do Ceará – ForturCE, com o apoio da Studio MS (associada Sindieventos), o evento teve a participação especial do ex Secretário da Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) - Ferruccio Petri Feitosa
Na ocasião, Ferruccio falou sobre os anos (desde 2007) em que esteve à frente do esporte cearense. “Tive a felicidade e a honra de servir os meus irmãos cearenses desde 2007. Fui Secretário de Esporte de 2007 a 2010, antes de assumir a recém criada Secopa, quando o Governador Cid Gomes enxergou o esporte como prioridade e eu tive a oportunidade de implantar a maior cobertura esportiva do País com a estruturação de 356 núcleos de esporte para 60 mil crianças (inclusive com alimentação) em todo Estado”.
O ex Secretário deixou claro que se fez presente no evento pela paixão que sempre teve pelo esporte. Assim, falou como cidadão sobre o trabalho de planejamento, coordenação, articulação, gerenciamento e controle das ações necessárias à realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no Estado do Ceará. Como exemplo, Ferruccio citou as obras que estão sendo concluídas – como a Arena Castelão – dentre outras. Adiantou que já está garantida a transmissão – através de contrato – da Copa de 2014 para 208 países, ou seja, praticamente a metade da população mundial terá a oportunidade de ver os jogos de 2014 do Ceará. Por fim Feitosa fez uma reflexão se estamos preparados para mostrar nossas belezas naturais para o mundo e deixou claro que precisamos até ter consciência de que “não poderemos ser vidraças e, portanto, deveremos investir todo nosso esforço para sermos uma vitrine para o mundo”.

10 ANOS DA AFL

O jornalista Vicente Alencar - Presidente da Academia Cearense de Lingua Portuguesa e a Desembargadora Gizele Nunes da Costa, Presidente da Academia Fortalezense de Letras, quando, nas festividades dos 10 anos de fundação da AFL. Indagado por Vicente se sairia para um segundo mandato a presidente afimou " Sou a favor da alternância no Poder, por isso não serei candidata ao segundo mandato ". No Estado do Ceará a exemplo do Turismo o evento cultural é dos maiores, congregando nada menos que 15 academias na Capital, além de Institutos e Sociedades.

ATLANTICA HOTELS FORTALEZA COM NOVIDADES


A equipe de gerentes da Rede Atlantica em Fortaleza, Catarina, igor, Juliana e Tatiana
Ontem, a rede Atlantica Hotels recebeu a imprensa para divulgar as novidades da rede em Fortaleza   e sua preparação para a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014. A rede administra os hotéis Quality e Confort em Fortaleza e  esta realizando varias ações para recepcionar ainda melhor seus hospedes. Os jornalista foram recebidos pela  equipe da Atlantica Hotels em Fortaleza, Igor Camata, Gerente geral do Quality, Catarina Martins, gerente de Vendas do Confort, Tatiana Capistrano, Gerente de Vendas e Juliana Silveira, Gerente de Contas.
Foram divulgas ações e promoções que os hotéis de Fortaleza estão realizando, como a reforma e ampliação dos leitos do Quality Hote;  a  promoção “A cama dos Sonhos está em Fortaleza”, do Confort Hotel, para casais que desejam passar um fim de semana romântico na cidade. Outra ação promocional de fim de semana  é a “Hospedagem em ritmo de forró”,  promovida pelo Quality.  O hospede ganha entradas para casa de Forró Arre Égua a fim  de aproveitar o ritmo junino. O Confort abriu seu restaurante ao publico para o café da manhã. Ainda mais:  os hotéis da Atlantica oferecem o pacote Dia de Celebridade. . As ações estruturais dos hotéis têm investimento de 1,5 milhões em suas unidades de Fortaleza. Na ampliação dos leitos do Quality,  dos atuais 145 leitos serão acrescidos mais 20. O Confort renovará  100 dos   214 leitos.

DESFILE DOS BACAMARTEIROS NO DIA DE SÃO JOÃO, EM CARUARU

Bacamarteiro atirando

No dia 24 de junho, dia de São João, é também comemorado o Dia do Bacamarteiro. Em Caruaru, a data é comemorada com um tradicional desfile que este ano reunirá 28 batalhões e cerca de 800 homens. O desfile sairá do SESC por volta das 15h e seguirá pelas principais ruas do centro da cidade até o Polo das Quadrilhas, no Arraial Gonzagão, na Estação Ferroviária, onde receberão medalhas de honra ao mérito, entregues pelo prefeito José Queiroz e o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, José Pereira.
Antes dos batalhões saírem pelas ruas, as comemorações começam no SESC, no período da manhã quando eles se reunem para a salva de tiros e um almoço especial. São grupos de bacamarteiros da zona rural de Caruaru e também de diversas outras cidades do Agreste.
A origem dos grupos de bacamarteiros, segundo contam os próprios integrantes, é que gerações anteriores foram soldados vitoriosos que voltaram das batalhas, por isso o ato de condecoração por honra ao mérito virou uma tradição secular na Capital do Forró, para relembrar a participação do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai (1864 a 1870).
A tradição se misturou ao som do Triângulo, sanfona e zabumba, instrumentos que determinam os passos da marcha dos bacamarteiros. Facilmente reconhecidos pelos trajes de zuarte (tecido de algodão, geralmente azul), chapéus de couro, alpercatas e cartucheiras. A tradição também diz que eles são responsáveis por acordar os santos padroeiros das festividades juninas através dos tiros de pólvora seca, disparados pela arma que dá nome ao grupo, o bacamarte. Além dos disparos, eles cantam e rezam para os santos.
MAIOR BOLO DE MACAXEIRA DO MUNDO - Na véspera do dia de São João, o Largo do Convento, no bairro Divinópolis recebe a festa do Maior Bolo de Macaxeira do Mundo. Na noite do dia 23, às 19h, um dos maiores representantes das comidas gigantes de Caruaru, o bolo de macaxeira, será degustado por caruaruenses e turistas que celebrarão o dia do santo que dá nome a maior festa da “Capital do Forró”.
A receita leva 80 kg de macaxeira, 30 kg de açúcar, 12 bandejas de ovos, 48 garrafas de leite de côco, 30 kg de manteiga. Toda essa mistura resulta em uma guloseima de 280 quilos e sete metros de comprimento. Esta é a sexta edição da festa que espera receber um público 3 mil pessoas.
MAIOR ARROZ DOCE DO PLANETA - O local que deu início aos festejos juninos nas ruas de Caruaru com iniciativa das Irmãs Lyra, agora sedia a Festa do Maior Arroz Doce do Planeta, amanhã (22), às 20h, na Rua 3 de Maio no bairro Nossa Senhora das Dores.
Para que a iguaria se torne a maior já apreciada, serão usados 40 kg de arroz, 40 kg de açúcar e 40 garrafas de leite condensado. Na hora do corte, 4 kg de coco ralado para polvilhar e ainda canela em pó a gosto, como tempero. Com 10 metros de extensão, o preparo da comida envolve o trabalho de 10 pessoas, moradores da vizinhança. Todos se ajudam para que o prato esteja pronto até a noite de sexta-feira (21). São esperadas em média 3 mil pessoas para provar do doce típico de São João.

US$ 250 MI PARA PRESERVAR FLORESTAS DA AMAZÔNIA

Controlar o desmatamento é prioridade

Um acordo assinado no âmbito da Rio+20, entre o Ministério do Meio Ambiente, a ong WWF-Brasil e agências internacionais de financiamento vai funcionar como campanha global para a arrecadação de recursos para a preservação da Amazônia. O objetivo é expandir e consolidar o Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que já atua em 15% da região. A expectativa é de sejam captados US$ 250 milhões até 2019 e outros US$ 35 milhões nos anos seguintes.
Os recursos vão beneficiar os moradores das 95 unidades de conservação no bioma, que protegem 58 milhões de hectares. "São 22 milhões de pessoas que vivem na Amazônia e que esperam melhor padrão de vida, enfatizou o secretário de Biodiversidade e Florestas, Roberto Cavalcanti. "Não com prédios de ar condicionado, mas com saúde, educação e com preservação ambiental".
O acordo foi assinado na segunda-feira,18, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o WWF-Brasil, além de representantes de agências internacionais de financiamento presentes na Rio+20, como o Banco Mundial (Bird), governo alemão, Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundação Gordon and Betty Moore e a empresa Linden Trust for Conservation.
Considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo, o Arpa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Foi lançado em 2002, com o objetivo de expandir e fortalecer áreas de conservação na Amazônia.

SALÃO DA ACESSIBILIDADE É APRESENTADO EM BRASÍLIA

Focados na apresentação do inovador Salão da Acessibilidade do 24º Festival do Turismo de Gramado (Festuris), os diretores do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanhados da assessora promocional Tânia Brizolla e do vereador gramadense Gilnei Benetti, percorreram diversos ministérios, secretarias e gabinetes em Brasília, na semana passada. Um dos encontros foi realizado com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, a gaúcha Maria do Rosário.
A Secretária Maria do Rosário garantiu todo o apoio à proposta do Festival, que busca o desenvolvimento do turismo acessível, vislumbrando especialmente a demanda do Brasil para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas (2016).  O salão uma importante iniciativa de apoio aos direitos humanos, já que a acessibilidade envolve inúmeras exigências para que as pessoas tenham condições de inclusão social.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), há cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência no mundo e 80% vivem em países em desenvolvimento. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados que afirmam que cerca de 10% da população de países em desenvolvimento é formada por pessoas com deficiência.

AMAZONAS SERÁ DIVULGADO PELA AMERICAN AIRLINES

José Melo e Dilson Verçosa,diretor de marketing e venda da empresa na América Latina

A partir de julho próximo, o Amazonas vai ter seu roteiro turístico estampado nas revistas de bordo da companhia American Airlines. O material fará parte do pacote publicitário divulgado em todos os voos da empresa norte-americana, que no último dia 14 inaugurou o trecho Manaus-Miami. O projeto foi oficializado no dia seguyinte, durante reunião de executivos da companhia, representantes do Governo do Estado e o governador em exercício, José Melo.
“Essa parceria abre uma janela enorme não só de intercâmbio no segmento do turismo entre o Amazonas e os Estados Unidos, gera também oportunidade de negócios, uma vez que teremos nossas potencialidades divulgadas para o mundo inteiro”, avaliou José Melo, após a reunião que aconteceu na Sede do Governo, no bairro Compensa II. Participaram do encontro, a presidente da Empresa de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, e o diretor de marketing e venda da empresa na América Latina, Dilson Verçosa.
Além da divulgação em revista, que inicia a partir do mês que vem, a American Airlines vai dar apoio logístico à Amazonastur em uma ação itinerante de divulgação dos atrativos turísticos do Estado, que acontece a partir do mês de agosto nas cidades americanas de Dallas, Miami e Nova York.

SETUR-AL APROXIMA GOVERNO DE INVESTIDORES

A Secretaria do Turismo de Alagoas trabalha para atrair investidores imobiliários turísticos para o Estado. Uma das ações é a participação em eventos voltados para essa captação. Para isso, A Setur-AL estará presente nesta semana em São Paulo marcando presença no mais importante evento de investimentos do setor turístico do Brasil, ADIT Invest.
Segundo Marcos Pradines, superintendente de Investimentos da Setur-AL, o mais importantes do evento é que aproxima o governo dos investidores do setor imobiliário hoteleiro, tanto nacionais como internacionais, abre um canal direto de comunicação. Além de conhecer as novas tendências de mercado e como se posicionar diante do dinamismo do setor.
 “O ADIT Invest será um momento para que empresários e investidores conheçam melhor o mercado, suas perspectivas e oportunidades, além de favorecer a realização de negócios e ampliar a rede de relacionamentos”, afirma Danielle Novis, secretária do Turismo.
Promovido pela primeira vez em 2006, o ADIT Invest já trouxe mais de 250 investidores internacionais e 70 jornalistas estrangeiros para conhecer de pertos as oportunidades de investimentos do mercado imobiliário e turístico brasileiro. Promovido pela ADIT Brasil, entidade que representa o segmento imobiliário, imobiliário-turístico e comunidades planejadas no Brasil, o evento tem como  missão principal gerar negócios, conectar pessoas e difundir conhecimento.

PROMOÇÃO DAS FESTAS JUNINAS DE SÃO LUÍS


As atrações do arraial oficial da Prefeitura “São João de São Luís, 400 vezes mais feliz!”, na Praça Maria Aragão, serão transmitidas ao vivo, a partir desta quinta-feira (21), pela Record News, através da sua retransmissora local, a TV Guará. O objetivo é divulgar o São João ludovicense, disseminando a cultura maranhense e mostrando o potencial turístico da capital maranhense.
As transmissões acontecerão nos dias 21 e 22; e 28 e 29 de junho, a partir das 22h, com uma programação especial. Serão cinco blocos de 30 minutos cada, onde os telespectadores poderão visualizar a beleza de vários grupos folclóricos, conhecer suas lendas, suas personagens, e peculiaridades de cada um. Além disso, serão abordados os atrativos turísticos, como monumentos, gastronomia, belezas naturais, entre outros aspectos. Haverá um link no portal www.r7.com destinado à transmissão.
Hoje, no palco principal, estarão: Boi de Maracanã,  Boi de Leonardo, Boi da Floresta e Cacuriá de Dona Teté. No Barracão do Forró, apresentação do Lelê de Piaçaba, Caroço de Piaçaba, Tambor de Mina e Tambor de Crioula
Amanhã a festa continuará com os shows do Boi de Santa Fé, Baile de Caixa, Boi de Ribamar, Boi Unidos Venceremos e Boi de A xixá (Palco principal). Divino Espírito Santo, Coco Pirinã e Tambor de Taboca do Tem Castelo (Barracão do Forró).

PLATAFORMA DIGITAL NOS SERVIÇOS DE MOBILIDADE


Deslocamento de táxis por GPS e
acompanhamento em tempo real
Brasília foi escolhida para o lançamento de plataforma digital inédita que oferece agilidade e segurança nos serviços de mobilidade. Desde o início deste mês, turistas e brasilienses que utilizam os serviços de táxis já podem fazer o pedido por meio da internet. A tecnologia chegou por meio do aplicativo ResolveAí, desenvolvido para smartphones.
A plataforma digital já possui 25% da frota absoluta de táxis do Distrito Federal conectada à rede. De acordo com os fundadores da empresa, Gabriel Silva e Rafael Kaufmann, o assistente localiza o carro disponível mais próximo, o que economiza o tempo de deslocamento e a espera diminui em até 30 minutos. Além disso, o cliente pode acompanhar a chegada do veículo via GPS em tempo real.
O “ResolveAÍ” garante a privacidade do usuário e não compartilha seus dados com a rede de fornecedores. A ferramenta analisa o perfil e o histórico de pedidos do usuário para facilitar a próxima solicitação e é capaz de localizá-lo automaticamente em celulares com GPS. Nas próximas versões, o usuário será também capaz de avaliar o serviço recebido e de pagar pela corrida com cartão de crédito.
Os próximos planos da plataforma incluem serviços de compra de passagens aéreas, passagens de ônibus interurbano, aluguel de carros e outras atividades relacionadas à mobilidade. Para isso, a empresa busca parcerias com as principais empresas de cada um destes setores.
O serviço de táxis é gratuito e já está em funcionamento no Distrito Federal. As cooperativas de taxi interessadas em fazer parte da plataforma digital devem entrar em contato com o “ResolveAÍ” pelo email contato@resolveai.com.br ou através do telefone (21) 3489-4740 (filial RJ). Somente empresas que tenham toda a sua frota equipada com sistemas de despacho via PDA podem ser incluídas no serviço.

RS DIVULGA MAPA EM LONDRES

O mapa do Rio Grande do Sul, elaborado pela Secretaria do Turismo (Setur), estará em exposição no Hospital Club, localizado em Convent Garden, em Londres, a partir desta terça-feira (19).
Depois de fazer parte da mostra denominada Art Below, que permaneceu na estação de metrô London Bridge, até o último dia 11 de junho, o mapa estará agora em um local que abriga uma galeria de arte, estúdio de televisão, estúdio de música, sala de projeção e um restaurante baseado em arte criativa.
De acordo com a titular da Setur, Abgail Pereira, a ilustração marca a transição da abordagem promocional do turismo no Rio Grande do Sul. Segundo a diretora de Promoção e Eventos da Setur, Camila Mumbach, o mapa é, atualmente, a imagem visual que o Estado utiliza dentro e fora do País.
A exposição no Hospital Club ocorre até o dia 30 de junho. No dia 26, haverá um coquetel onde os criadores da ilustração estarão reunidos com os 16 artistas que fazem parte de mostra.

QUANTA DIFERENÇA! R$ 1,47 BILHÃO PARA METRÔ E TREM DE SP

Uma maquete em tamanho real do monotrilho que ligará os
 bairros de  Vila Prudente e Cidade Tiradentes

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinaram ontem, 20, na sede do Banco, no Rio, dois contratos de financiamento, no valor total de R$ 1,47 bilhão. Um deles é referente a obras de expansão do Metrô de São Paulo, e o outro contempla modernização e reconstrução de estações do sistema de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O diretor de Infraestrutura Social do BNDES, Guilherme Lacerda, também participou da cerimônia.
Com financiamento de R$ 922 milhões, o contrato do metrô paulista prevê a expansão da Linha 2 – Verde no sentido leste, ligando a estação Vila Prudente à estação Hospital Cidade Tiradentes por meio de sistema monotrilho. O metrô expandido prevê atender demanda de até 48 mil passageiros por hora e 550 mil passageiros por dia.
O contrato da CPTM, no montante de R$ 550 milhões, destina-se à modernização e reconstrução de 13 das 20 estações da Linha 8 – Diamante, no trecho entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.
Previstos para entrar em operação plena em 2016, os dois projetos deverão gerar cerca de 5 mil empregos diretos na fase de implantação.
EXPANSÃO DA LINHA 2 – VERDE – O investimento permitirá acrescentar 24,5 quilômetros à rede do metrô de São Paulo por meio do sistema de monotrilho em vias elevadas. O projeto contempla ainda a implantação de 17 estações e dois pátios de estacionamento.
A operação plena está prevista para dezembro de 2016, e os trechos entrarão em operação gradualmente. O trecho da etapa 1, entre Vila Prudente e Oratório, deverá começar a funcionar a partir de setembro de 2013. Em seguida, a linha será expandida até a estação São Mateus, com previsão de entrada em operação em setembro de 2014, já atendendo uma demanda estimada de 340 mil passageiros por dia (etapa 2). Por fim, o trecho entre as estações São Mateus e Hospital Cidade Tiradentes deverá ser concluído em 2016 (etapa 3).
LINHA 8 – O projeto prevê a modernização e reconstrução de estações da Linha 8 – Diamante, com novos padrões de conforto e de acessibilidade, facilitando o deslocamento de passageiros e integrando melhor o usuário à rede metropolitana de transportes.
Em 2010, a Linha 8 registrou média diária de embarques de 420 mil passageiros. Segundo projeções da CPTM, essa média deverá se elevar para 526 mil passageiros/dia em 2014, com crescimento de 25% em relação a 2010.
A adequação das estações ocorre em paralelo ao fornecimento de 36 novos trens para a Linha 8, operação já contratada e que contou também com financiamento do BNDES, no valor de R$ 946,8 milhões.

TURISMO DE AVENTURA E ECOTURISMO

Fervedouro

Objetivando promover, qualificar, aperfeiçoar, pesquisar, ordenar e estruturar as atividades do turismo no Tocantins, o Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, firmou , quatro convênios com o Sebrae. O evento contou as presenças do presidente da Adtur, Lúcio Flavo Adorno, da superintendente do Sebrae, Márcia Rodrigues, e da diretora técnica do Sebrae, Mila Jaber. A parceria será responsável pela implementação dos programas: Aventura Segura, Pesquisa nas Praias 2012, Temporada de Praias 2012 e o Viaja Tocantins.
O turismo de aventura e o ecoturismo são segmentos do mercado turístico que promovem a prática de atividades de aventura e esporte recreacional ao ar livre. A região turística do Jalapão apresenta um cenário ideal para a prática do turismo de Aventura, exuberante belezas naturais, com cachoeiras paradisíacas como a da Velha e da Sussuapara, o “Fervedouro”, águas borbulhantes resultantes da explosão do lençol freático facilitado pelo tipo arenítico.

AZUL USOU BIOCOMBUSTÍVEL À BASE DE CANA-DE-AÇÚCAR

Aeronave da Azul que realizou o voo

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Em parceria com a Amyris Inc., Embraer e GE, a AZUL realizou dia 19, um voo experimental utilizando um combustível renovável inovador, produzido a partir da cana-de-açúcar. Com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, um jato E195 da companhia partiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e fez uma passagem sobre a Cidade Maravilhosa, que recebe a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
 Batizado de Azul+Verde, o projeto teve início em novembro de 2009 com o objetivo de testar um novo conceito de desenvolvimento de combustível renovável para jatos potencialmente capaz de reduzir as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. Além de oferecer uma alternativa para combustíveis derivados do petróleo, a iniciativa representa mais um grande passo em direção a uma indústria de transporte aéreo sustentável.
O estudo realizado pelo Icone - Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais, sobre o ciclo de vida dos gases de efeito estufa do bioquerosene da Amyris mostra que este combustível pode reduzir em até 82% a emissão de dióxido de carbono em comparação ao querosene de origem fóssil.
Este combustível, chamado de AMJ 700, é feito com o uso de microorganismos modificados que trabalham como fábricas vivas, convertendo o açúcar em puro hidrocarboneto. Tal método resulta em um querosene renovável que, após certificado, atenderá aos padrões mais rigorosos da aviação e da ASTM - American Society for Testing and Materials.
Biocombustível a base de cana-de-açucar
Para o voo experimental, foi utilizada uma mistura equivalente de querosene de aviação comum com querosene renovável obtido a partir da fermentação da cana-de-açúcar (4,5 mil litros), o que torna esse um voo inédito na aviação brasileira.
 “A Azul acredita muito na tecnologia apresentada pela Amyris. O Brasil conta com uma abundância de terra produtiva, o que faz com que o cultivo da cana-de-açúcar não compita com os demais cultivos, como por exemplo, o de alimentos,” afirma Adalberto Febeliano, diretor de Relações Institucionais da Azul. “Esperamos que seja possível adotar esse combustível em voos comerciais no médio prazo, com uma produção em larga escala, sendo economicamente viável”, completa.

ÓLEO DE MILHO NO VOO EXPERIMENTAL DA GOL

No rastro da realização da cúpula do meio ambiente (Rio+20), no Rio de Janeiro, as companhias aéreas Azul e Gol realizam,  na terça-feira (19), voos experimentais com dois tipos diferentes de biocombustíveis.

Ambos os voos, reservados para convidados, tiveram como destino o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O voo da Gol saiu do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. 
.O bioquerosene usado pela Gol no Boeing 737/800 foi importado da empresa americana UOP, que desenvolve tecnologias de refino de petróleo,  processamento de gás, petroquímica e biocombustíveis. O bicombustível foi produzido a partir de uma mistura de ICO (óleo de milho não comestível proveniente da produção de etanol de milho) e OGR (óleos e gorduras residuais).
Tanto no caso da Gol como da Azul, os motores das aeronaves usadas nos testes são os mesmos presentes nos demais aviões. Segundo as companhias, os biocombustíveis possuem as mesmas especificações dos combustíveis usados normalmente.
De passagem pelo Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, afirmou que é importante que o Brasil garanta uma oferta estável de biocombustível para aviação nos próximos anos. "Se existe um país no mundo que tem condições de usar biocombustível na aviação é o Brasil."


MUDANÇAS NA GOL 

A GOL anunciou que, em reunião do Conselho de Administração, Paulo Sérgio Kakinoff foi eleito Diretor-Presidente da companhia, devendo assumir o cargo em 02 de julho próximo, posição atualmente ocupada por Constantino de Oliveira Junior. Haverá uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 6 seguinte para a eleição de Constantino de Oliveira Junior  para o cargo de  Presidente do Conselho de Administração.
 Paulo Sérgio Kakinoff deixa o Grupo Volkswagen, onde atuou por 19 anos. Sua última posição foi a de Presidente  da Audi Brasil.  A estrutura organizacional da Companhia permanece inalterada, continuando a contar com a Vice-Presidência Técnica-Operacional, ocupada pelo Comandante Adalberto Bogsan, e a Vice-Presidência de Finanças e Estratégia, ocupada por Leonardo Pereira As mudanças foram definidas dentro dos estritos padrões de governança, com a participação, em todo o processo, do Conselho de Administração.

SÃO PAULO POSSIBILITA VIAGENS AOS IDOSOS

Governador Alkimin fala no lançamento do programa

       Atento às questões sociais, o Governo do Estado de São Paulo elabora uma política articulada, integrada e lança o Programa São Paulo Amigo do Idoso, de olho nos 11% da população paulista já acima de 60 anos, isto é, 4,6 milhões de pessoas. A cerimônia de lançamento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na no último dia 14, reunindo diversas Pastas: Desenvolvimento Social, Esporte, Saúde e Turismo, com investimento total de 121,7 milhões de reais.
          De posse de dados que indicam 900 mil pessoas com mais de 80 anos vivendo em solo paulista, o governador Geraldo Alckmin ressaltou o aumento da expectativa de vida com qualidade de vida.
Como parte da ação, a Secretaria de Turismo integra-se com o programa Melhor Viagem SP, possibilitando que cidadãos, a partir de 60 anos, tenham a oportunidade de viajar para destinos turísticos paulistas. Para o secretário de Turismo de São Paulo, Márcio França, os aspectos positivos do programa poderão ser percebidos em vários cenários. Além de consolidar o fluxo turístico fora da alta temporada, movimentando a economia dos destinos turísticos, o programa também possui forte apelo de inclusão turística.
           Diversas atividades divertiram os idosos durante a primeira semana .Os destinos serão divididos em duas versões: praia e interior. Todos os viajantes da Melhor Idade ficarão hospedados em colônias de férias vinculadas a entidades de classe que, normalmente, têm baixa procura nos períodos de março a junho e de agosto a novembro. O Governo será responsável pelos pagamentos de todas as diárias, que incluem pensão completa, isto é, café da manhã, almoço e jantar. Além disso, caberá também ao Estado as atividades de lazer e entretenimento que serão realizadas durante as viagens. Já os municípios ou entidades ficarão responsáveis pelo transporte dos viajantes.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PÓS COPAS, PREOCUPAÇÃO PARA HOTELÁRIA DE 5 CIDADES-SEDE

Brasilia terá leitos ociosos no pós copa

        Em razão das próximas temporadas das Copas das Confederações e do Mundo, afora acontecimentos paralelos que acontecerão até 2015, a rede hoteleira brasileira deverá ter 21.143 novos apartamentos. Contudo, uma preocupação: levantamento divulgado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, após estes eventos, indica ser muito provável que a rede de hotéis de Cuiabá, Belo Horizonte, Brasília, Manaus e Salvador tenham dificuldades em razão de baixas taxas de ocupação. Enquanto isto, como acontece sempre, Rio de Janeiro e São Paulo continuarão em ascensão, nos primeiros lugares do “hanking” nacional.
  O documento indica que "É importante garantir acomodação para os visitantes que participarão da Copa do Mundo, mas não à custa de investidores incautos. O prognóstico ainda se mostra convidativo. Espera-se crescimento considerável da demanda em diversos mercados, motivado também pela elevação e melhor distribuição da renda nacional".
As situações serão mais preocupantes, segundo as pesquisas,. São em relação aos hotéis de Belo Horizonte e  Cuiabá, que aumentaram sensivelmente o número de leitos e,  provavelmente, não  terão a demanda desejada. Em relação a Manaus e Salvador, os riscos de defasagem não serão muito significativos. Por outro lado, Porto Alegre não deve sentir mudanças sensíveis  na taxa de ocupação hoteleira.

ROTA DO SOL SEMANAL 21/06/2012 - ISSUU