Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - DILEMA / O TURISMO E A CRISE

DILEMA
Está repetitivo, paulificante mesmo, falar sobre a situação vexatória por que passa o Brasil, fruto no mínimo de ações temerárias do Governo Federal. Deseja-se sair do assunto, mas o noticiário do dia a dia não permite, pois sempre acrescenta mais um gargalo a sufocar a população. Não somos versados nos assuntos de Economia, daí a razão de apenas comentar o que se passa através da visão de um aposentado que está vendo a todo instante se desmilinguir o que recebe no mês para cumprir as tarefas primárias da sobrevivência, inclusive com a compra de remédios que todo “vei”  obrigatoriamente tem de fazer, na esperança de ficar mais alguns dias no Planeta Terra. A parada está braba. Mal se está e engolindo goela abaixo os aumentos de impostos, a perda de  conquistas dos assalariados, vem o avanço no preço dos combustíveis. Com ele, aumenta o preço dos transportes, do feijão, farinha carne, arroz, produtos de higiene pessoal, enfim tudo fica mais caro e ainda mais com a “ajudazinha” dos supermercados. Para complicar, o anúncio de que, no ano passado, a indústria recuou 3.2%, indicando-se que, neste 2015,  a recuperação será  mínima, se houver recuperação. O resultado é mais desemprego à vista.  E a falta d'água até para abastecimento da população no Sudeste? E o fantasma dos “apagões”  no fornecimento de energia elétrica apavorando todo mundo? E a cíclica seca no Nordeste contrastando com as enchentes em várias regiões do país? É muito problema pra brasileiro nenhum botar defeito.   Daí o dilema do Governo. Como sair da enrascada? O arrocho fiscal levará à recuperação do erário? Cortar ou não cortar os investimentos? O que melhor fazer? O momento requer muito bom senso dos que dirigem o País. Não há mais vez  para populismo, para enganações, para não enxergar os mal feitos que conduzem à corrupção. Sem politicalha, se realmente querem o bem do Brasil, que cada um dos Poderes cumpra com honestidade o seu papel. Só assim será possível o povo readquirir sua alta estima.
O TURISMO E A CRISE
Não há como negar, todos estamos envolvidos numa situação bastante difícil. Indústria, comércio, agricultura, todas as cadeias da classe produtiva do Brasil, assim como os assalariados e os mais pobres todos estamos  no mesmo barco. Portanto, desespero e negativismo não resolvem. O momento exige, sobretudo, cautela, mas muita criatividade. O turismo em todos os segmentos vinha em ascensão, apontado como um dos motores para o crescimento do PIB do País. Há cidades, a exemplo de Gramado e Canela, que têm sua base econômica assentada no turismo. Impacto enorme. O que fazer para diminuir os efeitos da recessão, do desemprego? Os governantes vêm tentando fórmulas para que atravessemos esses dias difíceis. Para tanto, também obrigatoriamente é preciso ouvir os vários segmentos da sociedade. As medidas de contensão de despesas, de aumentos dos impostos  certamente são o caminho mais fácil para o Governo ir em  busca de minimizar o grave momento. Contudo, mostra-se de resultado negativo caso não se preste atenção nos “poréns”. Taxar mais é uma via perigosa, pois certamente para muitos é motivo para quebradeira, desemprego. As empresas de transporte, aéreo ou terrestre, hospedagem, alimentação e entretenimento, bases para o turismo, suportarão aumentos de sua carga tributária quando também terão de arcar com outras despesas agravadas pelos problemas de água e energia e outros mais?  O que se formula para as empresas de turismo não é uma exceção, mas medidas justas  para que possam continuar existindo. Não esquecer que são elas empregadoras de milhares, até milhões de pessoas e razão da melhoria do PIB brasileiro. Investir em turismo não é tão caro assim. O retorno é certo. 

VOOS REGULARES NO ARACATI - TREINAMENTO NOS CCI PARA OPERAÇÃO NO AEROPORTO

O Departamento Estadual de Rodovias - DER realizou, de segunda a quarta-feira (4), no Aeroporto de Aracati,   treinamento para operação dos Carros  de Combate à Incêndio - CCI distribuídos pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República para os aeroportos de Aracati e Jericoacoara.
O treinamento foi ministrado pela empresa Lavrita Engenharia, fabricante dos CCI tipo AP-2, e teve como público-alvo os bombeiros de aeródromos que irão compor as guarnições de combate a incêndio nos dois aeroportos citados, sendo 15  civis para cada aeródromo. Há mais seis bombeiros militares do CBMCE, que comandarão essas equipes, totalizando assim 36 bombeiros de aeródromos.
Para acompanhar e validar o treinamento para operação dos CCI, a SAC/PR enviou dois técnicos de Brasília, que também participaram integralmente do curso teórico e prático ministrado pela Lavrita Engenharia.
Com isso o DER, responsável pela operação e exploração dos aeroportos do Estado do Ceará, exceto os da Infraero (Pinto Martins, em Fortaleza, e Orlando Bezerra, em Juazeiro do Norte), conclui mais uma fase do seu planejamento estratégico para permitir a operação de voos regulares nessas importantes cidades do Litoral Leste e Oeste, ainda em 2015.

TERMINOU O PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO

Cantora Soledad Brandão
Agora, o Carnaval vai começar no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ontem, na Praça Verde, o Bloco Chão da Praça,  com uma grande festa à fantasia encerrou de forma especial as mais animadas concentrações de Pré-Carnaval.  Iniciada às 19h,  com o teatro de rua “Boteco do Seu Noel”, a noitada seguiu alegre até o início da madrugada, com Os Transacionais e as participações principais de Adriano Uchôa (Leite de Rosas e Os Alfazemas) e Felipe de Paula. As cantoras Nayra Costa, Soledad e Lídia Maria entoarão um repertório menos carnavalesco.  
 O Bloco Chão da Praça iniciou o Pré-Carnaval do Dragão no dia 15 de janeiro e agitou o Espaço Rogaciano Leite Filho, nas quintas-feiras seguintes (22/1 e 29/1).  Mas, diante da grande participação do público, uma média 2,5 mil pessoas por noite, a festa migrou para o coração da Praça Verde – espaço de grandes shows do Dragão do Mar. Além do conforto, o lugar é também o mais apropriado para o desfile das fantasias. 
 O terceiro ano consecutivo do Bloco Chão da Praça trouxe, a cada noite, um convidado especial que fez a diferença. Passaram pelo palco do Rogaciano Leite Filho: Nayra Costa, Lorena Nunes e Soledad. Ontem, integrando a música retrô carnavalesca d'Os Transacionais e o repertório brega do Leite de Rosas e Os Alfazemas, o cantor Adriano Uchôa balançou os corações apaixonados por Carnaval. O sambista e percussionista Felipe de Paula engrossou o coro. 

ACQUACIRCO, UMA OPÇÃO NO CARNAVAL

Uma das atrações turísticas mais premiadas do país, o AcquaCirco, do Beach Park, em Fortaleza, se prepara para receber famílias no Carnaval. Idealizado pela IMAGIC!, o espaço infantil se destaca em meio às diversas áreas temáticas do parque.
Em 2011, quando foi inaugurada, a atração foi reconhecida por algumas das mais importantes instituições especializadas em entretenimento no planeta, entre elas a World Waterparks Association, associação de parques aquáticos que elegeu a atração como a mais inovadora do mundo. 
A consagração do playground foi um marco importante na consolidação da Arquitetura do Conteúdo no Brasil, notada em cada detalhe. Instalado em uma área de 1.300 metros quadrados, o local é considerado o maior playground aquático infantil do mundo, com 52 diferentes brinquedos interligados e capacidade para receber cerca de 430 pessoas.
Temas circenses estão presentes em brinquedos como canhões, jatos, duchas, chafarizes, escorregadores, túneis, pedalinhos fixos e gangorras. Uma piscina rasa central, coberta por duas lonas estilizadas, representa o grande picadeiro e oferece proteção solar. O “mundo de fantasia” conta ainda com mascotes do Beach Park como a Dona Foca, mestre de cerimônias apresentada logo na entrada. 

ANEL VIÁRIO : LIBERAÇÃO DE MAIS 11 KM ATÉ O CARNAVAL

As obras de implantação e duplicação do Anel Viário avançam já apresentam 85% de execução. De acordo com o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, já existem seis quilômetros liberados para o tráfego - entrocamento da BR-020/222 até o Tabapuá -, e até o Carnaval está previsto a liberação de mais 11 quilômetros, que compreende o trecho da CE-040 passando pela BR-116 até a CE-060.
A pista duplicada é em pavimento de concreto, mais resistente e com maior durabilidade. A existente possui 11 metros de largura. Ao final das obras, sua medida horizontal será triplicada. Serão 16,5 metros de um lado e 16,5 metros do outro, totalizando 33 metros. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos, nova sinalização e faixa de segurança.
No total, o  Anel Viário compreende 32 quilômetros de extensão. Começa na CE-040 (Eusébio), cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), pela CE-065 (Maranguape) e pela BR-020 (Caucaia), indo até avenida Mister Hull (Tabapuá).
A duplicação faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém. No dia 19 de dezembro de 2011 o ex-governador Cid Gomes e o diretor-geral do DNIT assinaram convênio para a conclusão dos trabalhos de duplicação e melhoramentos do Anel Viário. O Estado assumiu a execução das obras e receberá os recursos do DNIT. O convênio envolve recursos de cerca de R$ 228.263.116,65.

TURISMO: MAIS AÇÕES POSITIVAS

Antônio José de Oliveira
Inovar é sempre aconselhável nas gestões pública e privada. Em matéria de Turismo, pensar grande é fundamental, todavia com os pés no chão. Um apelo: não se deve vender a ninguém algodão por veludo. Nada de superestimar belezas naturais, as criadas pela mão humana e querer jogar o lixo para debaixo do tapete, pensando ocultar as falhas. Ao bom entendedor, meia palavra basta, diz um ditado popular.  
Em Fortaleza, quando presenciamos fatos dessa natureza, chegamos à conclusão de que existe, sim, amadorismo no Turismo cearense. Asseguramos que, mostrando-se os senões, é possível corrigi-los. Um dia, o amadorismo cederá lugar ao profissionalismo em tudo. Difícil atingir-se o ideal? Sim, porém não impossível. Basta mais treinamento para os que militam, nesse segmento econômico, que impacta mais de 52 atividades na Economia do Estado. 
Para não dizer que apontamos somente fatos negativos, registramos, por questão de justiça, que houve melhorias, na infraestrutura de suporte ao turismo e na prestação de serviços, por parte da iniciativa privada e pública, sobretudo em Fortaleza, principal portão-de entrada de turistas. Os turistas brasileiros e estrangeiros continuam visitando e elogiando a hospitalidade e os atrativos naturais e os construídos pelas mãos criativas do homem, embora com restrições à mobilidade e aos preços cobrados pelos serviços prestados, incluindo os setores de alimentação e hospedagem.
Apesar de alguns senões, há, quando os turistas são entrevistados, promessa de novo retorno a Fortaleza e a outros recantos turísticos fora da capital. Isso, gente, é sinal de que o oferecido aos turistas e por eles desfrutado, agradou. Mesmo com os elogios, não devemos satisfazer-nos com as declarações positivas dos turistas e, sim, buscar sempre o melhor para eles e nossos habitantes. O que vamos destacar, agora, é a velha história válida para qualquer atividade socioeconômica (agropecuária, indústria, serviços) e cultural: “O sucesso de hoje não garante o de amanhã”. Por isso, não devemos dormir sobre os louros das conquistas no turismo cearense.
No momento, a bola está com Arialdo Pinho e, para fazer muitos gols, no turismo, tem de contar com a ajuda financeira e o apoio do governador Camilo Santana, além da parceria com Ministério do Turismo, Embratur, e outros públicos e privado. O ex-titular da Secretaria do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, atuou com competência e obteve bons resultados para o setor, tanto na divulgação do potencial turístico, quanto na infraestrutura de suporte ao turismo.
A iniciativa privada também ajuda a projetar o turismo alencarino. Agora, a prefeitura pode fazer mais do que fez a gestão anterior, cuidando da infraestrutura física da cidade. Não vamos enumerar, aqui, os pecados. Basta que se visite o centro de Fortaleza, para sentir o descuido da regional da prefeitura, que vê o feio e não trata de melhorar a situação crítica.
Antônio José de Oliveira :Vice-presidente da Abrajet-Ceará

RABAT NA ROTA DO TURISMO MUNDIAL - ORGULHOSA DO PASSADO E VOLTADA PARA O FUTURO

Museu de Arte Contemporânea Mohamed VI
Rivalizando com as célebres cidades imperiais de Fez ou Marraquexe, Rabat, no Marrocos, figura este ano na lista das 52 cidades indicadas pelo New York Times atraentes para uma boa viagem turística.
Segundo o diário americano, Rabat foi selecionada pelas suas ruinas romanas, seus bairros medievais labirínticos, suas avenidas de estilo europeu, seu aeroporto recentemente ampliado, pela moderna rede de elétricos, também pelo recém inaugurado museu de arte contemporânea Mohamed VI e pela abertura do futuro Ritz Carlton. 
CONVIVÊNCIA HARMONIOSA - Localizada na costa Atlântica a noroeste do país, Rabat é uma cidade histórica e uma capital moderna, resultado de um fértil intercâmbio entre tradição e modernismo ocidental, com excelentes infraestruturas e boas acessibilidades, com um património cultural rico, autêntico, bem valorizado e com um forte potencial turístico. Na faixa costeira ao Norte e ao  Sul de Rabat encontram-se algumas das mais belas praias de Marrocos. Perto do centro, a praia Oudayas – com um extenso areal – é também um spot de surf muito seguro.
Orgulhosa do seu passado e incontestavelmente virada para o futuro, a “cidade nova” representa um dos maiores e mais ambiciosos projetos urbanos em África no século XX e, provavelmente, um dos mais completos. O projeto do vale de Bouregreg, entre Rabat e Salé, é testemunho de uma verdadeira revolução urbana: uma faixa costeira de 11 km dedicada ao turismo, lazer e cultura. 
MAIS AVANÇOS – Capital do reino, centro diplomático de Marrocos, coração da atividade politica e centro da vida intelectual do país, novas medidas foram tomadas para posicionar Rabat como destino turístico e cidade cultural. O recém inaugurado Museu Mohammed VI, o primeiro do país inteiramente dedicado à arte moderna e contemporânea, inscreve-se no âmbito do programa “Rabat cidade luz, capital cultural de Marrocos” que pretende posicioná-la como destino e cidade de cultura. O projeto compreende ainda a construção do Grande Teatro - a concepção é de Zaha Hadid, a primeira mulher do mundo laureada com o prémio Pritzker em 2004 – do Museu nacional da arqueologia e ciências da Terra e várias casas de cultura, um complexo residencial, unidades hoteleiras, espaços dedicados a atividades comerciais e recreativas, ordenamento de espaços verdes, para além da realização de uma Marina. Estes projetos, virão acrescentar-se às diversas instalações culturais e artísticas já existentes da capital: o Teatro Nacional Mohammed V, a Biblioteca Nacional, museus e galerias privadas disseminadas pela cidade.
Para completar a oferta turística da cidade, o Festival Mawazine – ritmos do mundo, já na sua décima quarta edição. Este ano o festival será de 29 de maio a 06 de Junho 2015, com a presença já confirmada dos Maroon 5 no encerramento.
Registre-se ainda que Rabat está inscrita no Património mundial da UNESCO desde 2012,  considerada "Cidade Verde" em 2010 (dispondo atualmente de 230 hectares de espaços verdes para além dos 1063 hectares de floresta – de Maamora - que rodeiam a capital), tendo já sido premiada com o segundo lugar dos destinos"TOP TRAVEL DESTINATIONS" para 2013 pela CNN.

FALECIMENTO

Recebemos:
“Barcelona, 31 de janeiro de 2015
Lamentamos informar que José Manuel Lara Bosch (foto), presidente do Grupo Planeta e Atresmedia,  faleceu no último sábado, em Barcelona, vítima de doença contra a qual vinha lutando ao longo dos últimos três anos.
O velório foi realizado no Tanatorio de Sant Gervasi, no domingo, 1º de fevereiro, em Barcelona.  A cerimônia religiosa será hoje, segunda-feira, 2 de fevereiro, às 10 horas (13h. de Madrid), na Basílica de la Concepció (Rua Aragó, 299 - Barcelona – Espanha).
Empresários e profissionais que integram o Grupo Planeta lamentam profundamente a sua perda e se unem à dor da sua família”.

ATENDIMENTO AO TURISTA EM FLORIANÓPOLIS

A cidade de Florianópolis (SC) está ainda mais receptiva neste verão. O turista que desembarca no Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz tem à disposição uma linha de ônibus para levá-lo aos principais hotéis da cidade. A capital catarinense está mais segura, já que um número maior de policiais está nas ruas. E os banhistas têm novos banheiros nas praias, além de contar com dois novos centros de atendimento ao turista.
O conjunto de iniciativas da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Turismo, tem por objetivo melhorar a estrutura dos atrativos e atrair cada vez mais visitantes. A Operação Presença - Verão 2015 começaram  em agosto de 2014 e as primeiras mudanças foram implantadas em dezembro. O planejamento foi dividido em quatro eixos temáticos: infraestrutura, sustentabilidade, serviços e equipamentos turísticos e cultura e lazer. Ao todo, mais de 70 entidades, públicas e privadas, estiveram envolvidas no processo. E as ações da operação verão serão reforçadas no período do Carnaval. 

CASA DE RUI BARBOSA - VERBA PARA REVITALIZAR O JARDIM HISTÓRICO

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio financeiro de R$ 3,6 milhões à Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) para revitalização e restauração integral do jardim histórico do Museu Casa de Rui Barbosa, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. 
Integrado à natureza e com área total de 6,2 mil m2, o tradicional espaço de cultura e lazer terá seu projeto paisagístico revitalizado e ganhará nova iluminação e sinalização. Serão restaurados os elementos integrados do jardim, visando à preservação de suas características românticas do século XIX. 
Este será o primeiro projeto no País a seguir os moldes propostos pela Carta de Florença da UNESCO e pela Carta dos Jardins Históricos Brasileiros. As duas convenções consideram tanto os valores culturais como os componentes ambientais na conceituação e definição dos princípios gerais de preservação de jardins históricos. 
O novo sistema de iluminação e sinalização possibilitará a realização de atividades e a visitação noturna do jardim, que terá seu horário de fechamento estendido para as 21h (o funcionamento atual é das 8h às 18h). 
Segundo levantamento do IPHAN, no Rio de Janeiro há cerca de 40 jardins históricos. A operação abre caminho para iniciativas de manutenção e restauração de jardins históricos de âmbito nacional, de acordo com princípios de preservação patrimonial. 

FRUTO DAS PROMOÇÕES - DESTINO PARAÍBA SE CONSOLIDA NO MERCADO EUROPEU

O Destino Paraíba está se consolidando no mercado europeu e dados da Empresa Paraibana de Turismo apontam um crescimento de 121,44% no número de hóspedes estrangeiros registrados nos hotéis de João Pessoa no ano passado em relação a 2013. Da lista dos 10 principais destinos emissores de turistas para a capital paraibana, nove são da Europa, com destaque para os italianos, com incidência de 21,16% - no topo do ranking -, portugueses (9,53%), franceses (7,44%) e espanhóis (2,56%). Os Estados Unidos estão em segundo, com 16,98%.
Segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a importância da presença da Paraíba nos eventos internacionais, sobretudo, na Europa,  FITUR E BTL, EM Madi e Lisboa,  têm sido importantes para divulgar os roteiros paraibanos e os resultados da presença desses turistas refletem o sucesso das ações. Adiantou a presidente que o trabalho que vem sendo feito em parceria com a Embratur tem colocado a Paraíba em destaque no mercado internacional. 
No stand do Brasil na Fitur, além do Destino Paraíba, expuseram  roteiros outros 33 co-expositores: as cidades de São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR), Natal, Rio de Janeiro (Riotur) e Angra dos Reis (RJ), assim como os Estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e Amazonas.

CAMPINA GRANDE - R$ 35 MILHÕES NA URBANIZAÇÃO DO AÇUDE BODOCONGÓ E ENTORNO

O Governo da Paraíba está investindo R$ 35 milhões nas obras de urbanização do Açude de Bodocongó, em Campina Grande. O projeto inclui calçadas, ciclovias e contenção de taludes ao longo da sua orla para interligar as praças, além de incentivar e promover a prática de esportes.
A obra compreende ainda projeto paisagístico, através do plantio de diversas mudas e gramíneas ao longo das áreas de intervenção; praça de esportes e cultura, em área localizada às margens do açude, que abrangerá a construção de diversos equipamentos, como restaurante, estacionamentos, quiosques de alimentação, quadras poliesportivas, anfiteatro, quadra de tênis, espelho d'água com fontes, pista de skate, área de patinação e banheiros públicos.
Para a diretora da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado, Simone Guimarães, a revitalização do Açude Bodocongó “propiciará a recuperação social, ecológica e cultural desse manancial, trazendo muitos benefícios a Campina Grande, notadamente à população do entorno, através das áreas destinadas à prática de esportes, lazer e contemplação, bem como espaços para a convergência social”.
A intervenção inclui também o Largo de Acesso e a Praça Infantil e de Idosos, em área localizada às margens do açude, onde ainda serão implantados espelho d'água, praça de esculturas, hortas (educação ambiental), bloco administrativo, pavilhão multiuso, orquidário, pavilhão souvenir, banheiros públicos, praças para prática de jogos de mesa, quiosque de alimentação, quadra de areia, playground infantil e academias de ginásticas públicas.
Toda a área terá 10 quadras esportivas, sete quiosques para lanches, quatro quiosques sanitários; um playground, uma pista de skate, um anfiteatro, além de um restaurante e um quiosque para a administração do parque.

ESTRUTURA DO GOVERNO DO BRASIL

Poder Executivo
Presidente - Dilma Rousseff  (PT)
Vice-presidente - Michel Temer (PMDB)
Poder Legislativo
Senado
Presidente - Senador Renan Calheiros (PMDB-AL)
1° Vice- presidente - Senador Jorge Viana (PT-AC)
2° Vice- presidente – Senador Romero Jucá (PMDB-RR)
1ª Secretaria: Senador Vicentinho Alves (PR-TO)
2ª Secretaria: Senador Zeze Perrella (PDT-MG)
Câmara dos Deputados
Presidente  : Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
1ª Vice-Presidência: Waldir Maranhão (PP-MA) 
2ª Vice-Presidência: Giacobo (PR-PR) 
1ª Secretaria: Beto Mansur (PRB-SP)
2ª Secretaria: Felipe Bornier (PSD-RJ)
Poder Judiciário
STF
Presidente - Ministro Ricardo Lewandowski 
Vice-Presidente - Ministra Cármen Lúcia 

O PARQUE BOTÂNICO ABRIRÁ NOS FINAIS DE SEMANA

      A partir deste fim de semana, o Parque Botânico do Ceará estará aberto para visitação pública. Tanto aos sábados quanto aos domingos, o espaço receberá os visitantes das 07 horas às 12 horas. A medida  resulta da vistoria que o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Artur Bruno, fez ao Parque.
  O funcionamento pela manhã, de segunda-feira a sexta-feira, continua para visitas agendadas. Para evitar focos de incêndios, não é permitido o uso de cigarro nas visitas,  fazer piquenique, nem tomar banho na lagoa.
O Parque Botânico do Ceará fica localizada no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), às margens da CE-090. A Unidade de Conservação conta com um banco de mudas, produzindo 5.000 por mês, tendo hoje 15.000 unidades de 11 espécies nativas em estoque. Cada cidadão pode pegar ate cinco mudas, se assim o desejar. Há um banco de germosplasma (sementes) e um orquidário. Também podem ser vistos apiários com colmeias de abelha italiana, além das diversas espécies de aves, 63 catalogadas, tem 182 da vegetação de Biomas como caatinga, tabuleiro e mata atlântica.

AVISO PRÉVIO PARA CASAMENTOS NO REINO UNIDO

A partir de 2 de março próximo, quem for se casar ou formar uma união civil no Reino Unido terá que avisar com 28 dias de antecedência o seu cartório regional. Se um dos dois ou ambos pretendentes não forem da União Européia, o Home Office pode estender o período de aviso para 70 dias para investigar se o casamento é verdadeiro. 
Segundo o advogado inglês Barry M. Wolfe, da BMW Visas, especializado em imigração para o Reino Unido, essa resolução foi tomada para diminuir a incidência de casamentos por conveniência.

PLANEJAMENTO: A CÂMARA DE EVENTOS DISCUTE AÇÕES E PROFISSIONALISMO

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos, presidida por Enid Câmara de Vasconcelos, realiza hoje, 06, o seu Planejamento Estratégico com o objetivo de reunir todos os elos envolvidos para juntos discutirem ideias,  identificar cenários prospectivos e estabelecer objetivos e metas que contribuam para o melhor desenvolvimento do setor de eventos.
A reunião acontece de 8 às 18 horas, com intervalo para almoço no mesmo local, no Centro de Eventos, auditório 7 do primeiro Mezanino, Pavilhão Oeste, acesso pelo Portão C.
A CS Eventos é formada por 23 instituições, composta por representantes das entidades privadas envolvidas com o setor, das organizações não governamentais, bem como órgãos públicos e privados relacionados com o setor ou a ele associado.
A Câmara tem como objetivo atuar na identificação de oportunidades e entraves impeditivos ao desenvolvimento do setor, articulando agentes públicos e privados e definindo ações prioritárias de interesse comum, visando atuação integrada dos diferentes segmentos envolvidos.
PRIMEIRO NEGÓCIO – Na última terça-feira,  3, a Câmara Setorial de Eventos participou de uma reunião de trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para formatação do Programa “Primeiro Negócio”, do Governador Estado para beneficiar jovens entre 18 e 29 anos.
Juntamente com a Secretária Nicole Barbosa, de Circe Jane, do Sindieventos,  e de credenciados representantes de várias entidades, a presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos, Enid Câmara, contribuiu na formatação do  esboço do projeto do Governador Camilo, o qual está dividido em três fases já consolidadas. 

EM JUAZEIRO DO NORTE: A 51ª FEIRART EXPÕE O LEGÍTIMO ARTESANATO CEARENSE

Cerca de 150 expositores representantes de entidades artesanais das oito macrorregiões do Estado comercializarão seus trabalhos hoje e amanhã na 51ª Feira de Artesanato da Ceart (Feirart), que se realiza  na Praça Padre Cícero, em  Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. A cerimônia de abertura, hoje, está prevista para as 18h30. Amanhã, as visitas serão a partir das 17h, com encerramento às 22h.
Cerca de 80 municípios do Estado estarão representados na Feira, que também contará com shows artísticos e oficinas de artesanato gratuitas na programação. É uma oportunidade de a  população ter acesso a um dos artesanatos mais ricos do Brasil. Produtos feitos com areia colorida, argila, madeira, fibra vegetal, couro, papel, fios e tecidos serão expostos e comercializados na Feirart.
A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, está convidando  a que todos os nordestinos, especialmente os cearenses,  compareçam ao evento de Janeiro do Norte. “Quero convidar a todos os nordestinos, especialmente os cearenses para, assim como eu, conferir o legítimo artesanato cearense na Feirart. Reforço ainda meu apoio às ações que fortaleçam o nosso artesanato”, ressaltou. 
O artesanato é um dos segmentos com maior potencialidade e contribuição na geração de trabalho e renda no Estado. A atividade garante o sustento de milhares de pessoas. “A Feirart é mais uma oportunidade do encontro do artesão com o consumidor final. É a chance do artesão de ter um retorno do que as pessoas acham dos seus produtos. Além da oportunidade de encomendas”, pontuou a primeira-dama.

PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS E WORKSHOPS - ARACAJU ESTÁ COM PLANEJAMENTO PARA O TURISMO


O planejamento estratégico das ações para o turismo sergipano, nos mercados nacional e regional/Nordeste para o ano 2015 já foi apresentado ao trade turístico local. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) e pela Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/ SE). Estiveram presentes na reunião, Semitc, Abrasel, Abih,/SE, Sindetur, TopTur, Nozes Tur, Nativa turismo, Turise Operadora, Fecomércio e Sebrae.
O plano estadual tem como objetivo envolver de forma participativa toda a cadeia produtiva, e as instituições relacionadas com o turismo do estado, de modo a potencializar a divulgação dos roteiros turísticos sergipanos. 
Informou  o secretário de Turismo e Esporte, Adilson Júnior, que o projeto desenvolvido pela Setesp prevê a participação de Sergipe em nove feiras e workshops nacionais, além do crescimento significativo dos treinamentos voltados aos agentes de viagem e operadores de turismo. O intuito, de acordo com o secretário, é aumentar o fluxo turístico nacional e ampliar o número de operadores e agentes capacitados a vender Sergipe, fortalecer a imagem do estado como destino turístico prioritário, tanto a lazer quanto para negócios e eventos. Na questão do turismo regional, o secretário enfatizou que Sergipe tem diferenciais importantes como a proximidade com todos os estados do Nordeste e a boa infraestrutura rodoviária. 
O trabalho a ser feito neste primeiro semestre será voltado, principalmente, para a divulgação do destino Sergipe nos meios de comunicação de diversos municípios nordestinos. O objetivo é aquecer o mercado turístico de todo o estado, através da soma de esforços entre o governo e a cadeia produtiva do turismo sergipano .

VISITE CEARÁ NEWS


ALUNOS DO CURSO DE TURISMO DA UFPI  REALIZAM VISITA TÉCNICA
Grupo do Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí,
Celina Castro Alves do Visite Ceará e Kátia Garrido e Danilo da Silva do CEC.
Os alunos do  Curso de turismo da Universidade Federal do Piauí – Campus Parnaíba, acompanhados pela Coordenadora do Curso e Chefe de Departamento, Professora Heidi kanitz, realizaram, de 7 a 11 de janeiro uma visita técnica à cidade de Fortaleza, organizada  pela aluna Raissa Lourenço.  O grupo  composto por 40 pessoas, entre discentes e docentes, visitaram  o  Centro de Eventos do Ceará, o Estádio Castelão,  a maquete do Aquário Fortaleza, o Mercado Central, dentre outros  pontos turísticos e atrações que a cidade oferece para seus visitantes turistas.  O Visite Ceará,  apoiou esta visita técnica  e acompanhou o grupo na visita ao Centro de Eventos do Ceará.

VISITE CEARÁ/ FC&VB REUNE ASSOCIADOS PARA FORMAÇÃO DO GRUPO COMERCIAL 2015
Apresentação do Pres. Régis Medeiros
No dia 8 de janeiro os associados do Visite Ceará/ Fortaleza Convention Bureau se reuniram  no auditório da sede do Convention para  iniciar a formação do Grupo Comercial  de trabalho para 2015.  Na reunião  o Presidente  do Visite Ceará, Régis Medeiros   conclamou à todos os associados   à participar  das ações em conjunta do grupo, visando maximizar a captação de eventos.  A Diretora Administrativa Financeira, Suemy Vasconcelos, apresentou o planejamento estratégico das ações de 2015. Samuel Belfort, Coordenador do Grupo Comercial, representando a hotelaria, falou da importância da participação no Grupo Comercial, que unindo os diversos segmentos, os resultados serão com certeza positivos.  Finalizando o encontro,   a  Coordenadora do Programa Selo de Qualidade em Serviços Sebrae, Evelyne Tabosa, convidou os associados que ainda não participam do Selo de Qualidade em Serviços, que se inscrevam , para que sua empresa possa ter o  aprimoramento técnico  profissional e educativo no seu   segmento.

VISITA AO CENTRO DE NEGÓCIOS NGOJI
Suemy Vasconcelos, Livia Câmara   e Maria de Lourdes Silveira (Ngoji) ,  e Celina Castro Alves
As diretoras do Visite Ceará, Suemy Vasconcelos e Celina Castro Alves, foram recebidas  para uma visita ao Centro de Negócios Ngoji pela s executivas Maria de Lourdes e Lívia Câmara . A  Ngoji  é  associada ao Visite Ceará – Fortaleza Convention Bureau e possui um  espaço  para o desenvolvimento de negócio em geral.  Com uma estrutura moderna e funcional  oferece os serviços  de escritório virtual,  salas de reunião, secretariado,  coworking, apoio administrativo, salas executivas e consultoria.   Os serviços são prestados de forma totalmente flexível,  sob contrato ou avulso. 
Os Amadeus Brighter Awards  2014 distinguiram as personalidades que se destacaram pela sua contribuição positiva no turismo em Portugal durante o ano passado.

ROTA DO SOL SEMANAL 06/02/2015 - ISSUU