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quarta-feira, 6 de junho de 2012

CALEIDOSCÓPIO - SEDEX, PASSO DE CÁGADO

SEDEX, PASSO DE CÁGADO
Na semana passada, na 4ª feira(30/5)  precisamos  enviar para São Luís, com urgência,  uns números do nosso “Rota do Sol” afim de serem distribuídos ao pessoas do “trade” turístico maranhense e, também, aos empresários que participavam do Congresso do Skal  Nacional que tinha seu término  no domingo (3/6). Pequena não foi a nossa surpresa quando o jornalista Fernando Borges, a quem pedimos fazer a distribuição do jornal na capital maranhense, informou-nos não ter ser  possível cumprir a missão por nós solicitada pois somente naquele momento  (terça-feira,5)  havia recebido a encomenda postada por nós via SEDEX; Desta forma,  o pessoal do Skal que estava em São Luis não tomou conhecimento da edição, que contemplava o evento na sua programação.  Quer dizer então que o serviço SEDEX já não trabalha com a mesma presteza de outros tempos? Qual é a vantagem de se enviar encomenda, pagando caro,  por este forma, outrora tão credenciada? Lembramo-nos  de  que, na tristemente denominada “era de chumbo”,  quando o regime torturou   presos e cometeu um sem número desatinos  reprováveis, os Correios e Telégrafos eram exemplo no mundo de eficiência, assim como outros serviços públicos. Qual a razão de órgão tão essencial haver quase chegado do fundo do poço? Administração incompetente?   Muita coisa está errada e merece urgente corretivo. De agora em diante, não pretendemos mais usar correspondência via SEDEX. Está caríssimo e o meio utilizado para a prestação do serviço  adota o passo de cágado. 

FORTALEZA TERÁ UMA UNIDADE DA ROYAL HOLIDAY

ROYAL HOLIDAY CANCUN


O jornalista Cláudio Oliva está em Fortaleza para divulgar a 1ª primeira unidade de negócios no Brasil da Royal Holiday. A partir da próxima semana, o público de Fortaleza, segundo Cláudio,  também vai poder contar com a oportunidade de investir em férias programadas. O destino foi escolhido por representar um mercado em expansão, além de ser uma referência no turismo nacional.
Em Fortaleza, a unidade será composta por cerca de 40 funcionários comandados pelo Gerente de Vendas Alexandre Simão. A novidade no Nordeste vai ficar por conta do foco de atendimento da equipe. Além de receber os cearenses, a Royal Holiday pretende atingir o turista que passa pelo destino. Em uma ação inédita entre as unidades do Brasil, a de Fortaleza vai realizar ações promocionais específicas a esse público.
“O turista, até o momento, era um nicho de mercado inexplorado pela Royal no Brasil. O Ceará tem um dos mercados mais propícios à aceitação do produto e grande fluxo de turismo, em virtude das suas belezas naturais e sol o ano todo”, afirma Simão. O gerente diz também que a expectativa é que esta nova unidade represente um incremento de 20% nos números da Royal.
Jornalistas José Carlos e Cláudio Oliva
A Royal Holiday já ultrapassou o número de 6 mil famílias associadas no Brasil. Quem escolhe o sistema de férias programadas do grupo mexicano utiliza um conceito exclusivo de pontos. Sendo que, no Brasil o clube de férias mundialmente reconhecido conta ainda com 10 unidades, sendo 2 ro Rio de Janeiro – Barra e Copacabana, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Uberlândia, Campinas, São José dos Campos, Niterói e Uberlândia.
Informou-nos o jornalista paulista que, em Fortaleza, a unidade da Royal Holiday vai funcionar provisoriamente no Hotel Gran Marquise. Mas, em breve terá espaço próprio, ao Lado do Hotel Seara uma das localizações mais conceituadas do destino, que fica na Av. Beira Mar. Adiantou Cláudio Oliva que é propósito da Royal Holiday construir um hotel próprio, até 2014.

BRASIL E URUGUAI


A relação dos brasileiros com os vizinhos uruguaios é grande e não é de hoje. Disputas, futebol e turismo são alguns dos principais motivos que temperam esse convívio na América do Sul. Em 2010, o país era o quarto emissor de turistas ao Brasil. No ano passado, pulou para a terceira posição, comprovando o bom momento vivido entre as duas nações no cenário turístico.
Após a Guerra da Cisplatina, em 1825, o futebol foi um dos protagonistas da amizade entre os países. Em 1930, o Uruguai sediou e venceu a primeira Copa do Mundo. Quis o destino que as bandeiras se encontrassem novamente em 1950, na Copa do Mundo organizada em terras verde-e-amarelas. Eles mesmos, os uruguaios, calaram o estádio do Maracanã, na final da competição, com mais de 200 mil brasileiros presentes à espera de uma vitória da Seleção Canarinho.
De acordo com a Demanda Turística Internacional, levantamento realizado pelo Ministério do Turismo entre os anos de 2004 e 2010, o segmento que mais atrai uruguaios para o Brasil é lazer. O diretor do Departamento de Estudos e Pesquisa (DEPES) do MTur, José Francisco Lopes, explica que os vizinhos sempre procuram as praias brasileiras e se interessam por nosso país pela proximidade e integração cultural. “Santa Catarina é o estado que mais recebe uruguaios. Além do fim de ano, a Semana Santa é um dos principais momentos em que em que as viagens são feitas de lá para cá”, conta. 

COMISSÕES DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA VISITAM OBRAS DO CAMPO DE POUSO ARACATIENSE


O secretário Bismarck Maia fala aos representantes da AL sobre as obras

Membros e  técnicos  da Comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviço da Assembleia Legislativa visitaram as obras do Aeroporto de Aracati, na última semana, ocasião em que foram acompanhados  pelo secretário de Turismo Bismarck Maia. Os serviços estão na fase final,  faltando  aspectos paisagísticos externos, como o plantio de árvores e grama  e ainda  a instalação das esteiras rolantes para bagagem, as quais devem chegar no dia 15 de junho.
O aeroporto tem estilo rústico, com colunas de madeira e telhado de palha de carnaúba, com tratamento especial anti-incêndio. “Este será o primeiro aeroporto turístico do Brasil. A arquitetura tem um estilo leve e moderno, com características regionais, bem diferente dos aeroportos convencionais brasileiros”, informou Bismarck  aos visitantes. Destacou ele  a importância econômica do aeroporto para o litoral leste do Estado e falou sobre a parceria entre o Governo do Estado e a TAM. A empresa aérea tem planos de construir numa área próxima ao aeroporto de Aracati uma base de manutenção e operação para venda de equipamentos e aluguel de aeronaves. Disse o titular da Setur que o projeto prevê a construção de um terminal de carga. “Além de entrada para turistas brasileiros e estrangeiros, o Aeroporto de Aracati é um local para escoamento e exportação da produção do polo de fruticultura do Vale do Jaguaribe e de outros produtos”, ressaltou.
 A engenheira Olga Valéria Barbosa falou que, além do novo terminal, a obra incluiu a ampliação da pista de pouso, que agora tem 1.800 metros e é toda iluminada, tem áreas de escape de 250 metros e um pátio de taxiamento de aeronaves. Além disso, o aeroporto tem capacidade de receber aviões de grande porte, como o Boeing 723. O terminal de passageiros, que está numa elevação próxima à margem do Frio Jaguaribe, terá ventilação natural, lojas, balcões para check in, lanchonetes, um restaurante e uma unidade anti-incêndio.

MOSSORÓ GANHARÁ COM O AEROPORTO DE ARACATI

Esteiras de bagagens

Depois da capital, a maior cidade do vizinho Rio Grande do Norte, Mossoró, está bem próximo do Ceará, na fronteira.  Fica apenas a poucos quilômetros de Icapuí, último município do leste cearense, e um pouco mais de Aracati (70Km). Por isto mesmo, seus habitantes serão grandes beneficiados com o aeroporto de Aracatí, em fase de conclusão,  com fácil acesso   àquele campo de pouso para aeronaves de variados portes pela BR 304. É Centro comercial de grande importância para a economia não apenas do seu Estado mas de toda a região fronteiriça,
Estrategicamente situada entre as duas capitais nordestinas, a dinâmica Mossoró possui uma população quase chegando ao 270 mil habitantes. Considerada uma das cidades de médio porte no país mais atraentes para investimentos, é no Brasil o maior produtor, em terra, de petróleo, e de sal marinho. Foi desmembrada do município mãe, Assu, em 1852.
Dotada de variada beleza natural,  abriga construções centenárias e históricas, como o Memorial da Resistência, Museu do Petróleo, Praça da Convivência, Estação das Artes Elizeu Ventania, Parque da Criança, Praça de Esportes, Biblioteca e Museu Municipal, Praça de Eventos e Palácio da Resistência, hoje sede da Prefeitura Municipal, assim denominado por ter sido a antiga residência do então prefeito Rodolfo Fernandes,  que em 1927 liderou a resistência do  povo norteriograndense ao bando de Lampião. E, também, a Catedral de Santa Luzia e Capela de São Vicente. Mossoró possui, como outros pontos turísticos a Ponte de Ferro, antiga construção ferroviária, sobre o rio que dá nome à cidade, o Teatro Municipal Dix-huit Rosado e o Espaço Cultural Arte da Terra.
Município de povo culto e alegre, os principais eventos que reunem milhares de pessoas todos os anos são a Chuva de Bala no País de Mossoró, espetáculo que conta a história da resistência e bravura de seu povo ao ataque dos cangaceiros em 13 de junho de 1927; o Mossoró Cidade Junina, considerado um dos maiores festejos juninos do país; a Festa do Bode, incomparável feira de caprinocultura rio-grandense do norte; a Festa da Liberdade, que exalta o sentimento do cidadão daquela cidade contra a bandidagem e a Festa de Santa Luzia, a principal e mais popular religiosa do estado que acontece sempre na primeira quinzena de dezembro. Referência que se destaca no turismo de Mossoró, afora noitadas memoráveis em restaurantes e casas de show, são os hotéis com piscinas de águas quentes e mornas, graças à riqueza geológica do solo. Um  dos mais tradicionais e frequentados é o Hotel Termas

CONTINUA FIRME O TRABALHO DO FC&VB PELO ESTADO DO CEARÁ


O presidente Colombo Cialdini e equipe


No último dia 31 de maio, o Fortaleza Conventions & Visitors Bureau reuniu seu Conselho Curador para apresentar o relatório de suas atividades de 2011 e homologar a reeleição da sua diretoria para mais um biênio, continuando na presidência o empresário Colombo Cialdini. 
Apresentado pela diretora executiva Suemy Vasconcelos, após a abertura da reunião pelo presidente Colombo Cialdini, o relatório mostra que, mais uma vez, a entidade vem cumprindo a finalidade de cada vez mais trabalhar pelo turismo do Ceará, captando importantes eventos mundo a fora.   Houve um aumento considerável das ações efetivadas em relação ao ano anterior, graças ao  trabalho obstinado de seus executivos, consolidando o destino Fortaleza como local de grandes eventos. Dentre as principais ações da entidade constam: aumento do número de associados em 15% e 96 eventos nacionais e internacionais captados e apoiados, superando o período anterior em 52 pontos percentuais. Os técnicos do FCVB fizeram 14 visitas, com 10 gerando negócios, sendo que 28 conclaves estão em captação; 20 treinamentos foram realizados com os hotéis associados. Igualmente, houve continuidade na participação de diversos tipos de feiras, no âmbito do país e exterior, como a ABAV, Workshop CVC, Confly, Endetur, GM, Fitur, ICCA e Imex.
Em parceria com a Secretaria de Turismo de Fortaleza, o FC&VB realizou a “Noite de Fortaleza” nos principais destinos emissores de turistas do Brasil, reunindo milhares de participantes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. No trabnalho do ano, houve inúmeras visitas corporativas,   principalmente às empresas ligadas a eventos, chegando ao número de 200 no sudeste e centro oeste. com a ABIH, tomou parte nos “road shows acontecidos nas diferentes regiões do país. A logomarca foi registrada em anúncios e matérias veiculadas em importantes revistas e jornais e grande circulação. Os Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle, de Ginástica Artística e o Mundial de Futebol Universitário figuraram entre as atividades esportivas da entidade
O Convention Bureau deu continuidade à campanha de incentivo à taxa de ocupação hoteleira, em  razão do crescimento da arrecadação dos hotéis na baixa estação, durante quatro edições no ano, destinando premiação para as equipes de recepção que atingiram as metas estabelecidas pelo órgão. Também intensificou o trabalho  com empresas, instituições de ensino e serviços públicos.
No ano que passou, o FC&VB renovou por mais um período o contrato de parceria que firmou com a TAM, iniciou o projeto Café Convention,  uma reunião sistemática com a hotelaria associada, apoiado pela ABIH, com o fim  de estreitar o relacionamento existente entre ambos.
A contadora da entidade, Maria Aurilene Cândido Martins, discorreu sobre a prestação de contas do exercício, explicando de forma pormenorizada o documento que recebeu aprovação do Conselho Curador.
NOVA DIRETORIA - Eis como ficou constituída a diretoria para o biênio 2012/2013:
Presidente: Colombo Cialdini; Vice-presidente: Ivana Bezerra Boriz; Diretora Secretária - Gabriele Nobre; Diretor Corporativo - José Airton Cabral Junior; Diretora Administrativo Financeiro: Suemy Vasconcelos; Diretora Comercial - Celina Castro Alves; Diretor de Eventos Esportivos - Antonio Carlos Bezerra Aragão; Diretora de Qualificação e Treinamento - Lorena Cunha de Sena; Gerente de Projetos - Milena Reis Auip Barbosa; Assistente - Arlene Castelo Branco; Contadora: Maria Aurilene Cândido Martins

FORTALEZA CONVENTION NEWS - CAPTADO 21° CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA

CAPTADO 21° CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA
Celina Castro Alves (FC&VB); José Xavier (FECAP/UNAMEL) e Maslôva Mesquita (Prática Eventos).
O Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Prática Eventos, Federação Cearense de Apicultura, UNAMEL e a Câmara Setorial do Mel, estiveram presente no 19° Congresso Brasileiro de Apicultura em Gramado – RS, de 22 a 25 de maio. A ação contou com o apoio do Sebrae-Ce; Instituto Agropolos;  Assembleia  Legislativa do Estado do Ceará; Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Banco do Brasil; Adece; Mel Esperança do Grupo Edson Queiroz; Setur; Setfor; Mercado Central de Fortaleza e TAM. O Diretor de Marketing da FECAP e Presidente da UNAMEL, José Xavier Leal Neto apresentou a defesa de Fortaleza para os Presidentes das Federações Apícolas dos Estados do Brasil e Fortaleza foi eleita por unanimidade como sede do evento em 2016.  Nos três dias do evento foi feita uma ampla divulgação do Estado do Ceará bem como distribuição de brindes e degustação de produtos típicos do nosso Estado. O Ceará é um dos maiores produtores de mel do Brasil e este evento tem a expectativa de receber cerca de 6.000 participantes.

INTERCÂMBIO BRASIL E VIETNÃ


Vietnã

O fluxo turístico e o intercâmbio de experiências entre o Brasil e o Vietnã estiveram na pauta do ministro do Turismo, Gastão Vieira. Ele recebeu o embaixador da república socialista, Duong Nguyen Tuong, para tratar da aproximação entre as duas nações. Um termo de cooperação técnica voltado para o turismo recebeu o parecer favorável do Departamento de Relações Internacionais do MTur e atualmente tramita no Ministério das Relações Exteriores.
“Temos total empenho em conquistar novos mercados para qualificar ainda mais o nosso turista”, afirmou o ministro Gastão Vieira. O embaixador do Vietnã demonstrou interesse especial nas estratégias de qualificação usadas no mercado brasileiro. “Queremos aprender com o Brasil como profissionalizar o atendimento ao turista”, adiantou Tuong.
Um total de 2,5 milhões de vietnamitas viajaram pelo mundo em 2011, enquanto 7 milhões de brasileiros fizeram viagens internacionais no mesmo período. O fluxo entre os dois países, no entanto, não chega a 5% desse total. Para mudar essa realidade, foi criada a Associação Brasileira de Amizade Brasil-Vietnã (ABRAVIET). Será realizado o primeiro fórum comercial e econômico entre o Vietnã e países da América Latina nos dias 15 e 16 de julho.
Acompanharam a audiência o senador Inácio Arruda (PcdoB/CE), presidente da ABRAVIET, e o deputado federal, Arthur Maia (PMDB/BA).

PROGRAMA CAMINHA SP LANÇA ROTA FRANCISCANA


Antiga Basílica de Aparecida, onde foi o lançamento da Rota


No último dia, cinco de junho, começaram as ações dedicadas ao lançamento da Rota Franciscana – Frei Galvão, do Programa Caminha SP, numa iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. É mais uma vez um trabalho que se volta para o redescobrimento do potencial turístico de inúmeros municípios paulistas por intermédio de rotas pedestres, com base nas andanças de religiosos e bandeirantes pelo Estado, afirma Márcio França, titular da Pasta, que esteve presente ao evento.
O programa teve início às 11 horas, com a Benção do Caminho, por Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, na Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida..
 Em seguida, às 11h30, na vizinha cidade de Guaratinguetá, houve a inauguração festiva, com a participação do ator Paulo Vilhena caracterizado de Frei Galvão. Esta parte do lançamento ocorreu na Catedral de Santo Antonio, e às 12h30min, após os eventos de Aparecida e Guaratinguetá, uma benção final no Santuário de Frei Galvão.
Os caminhos percorridos por Frei Galvão apontam para a segunda metade do século 17 e, no total, são 818 quilômetros, sendo 767 para os caminhantes, cortando duas das principais regiões turísticas do Estado, “Vale do Paraíba e Serras”  e “Alto Tietê – Cantareira” e outros 51 quilômetros a serem percorridos de trem, de Mogi das Cruzes até a Estação da Luz, na Capital.
A rota de Frei Galvão que integra o Caminha SP é definido como um programa turístico de caminhos intermunicipais e contemplativos de atrativos naturais, históricos e arquitetônicos, sempre inspirados na trajetória de personagens históricos que compõem a cultura paulista.
Com pórticos eletrônicos de monitoramento do caminhante, que emitem mensagens sonoras com informações dos atrativos turísticos dos 31 municípios, a rota é sinalizada com placas de orientação.  Vale ressaltar que o viajante pode escolher a cidade para partir, o número de dias, e a distância a ser percorrida em cada etapa.

7º IGUATU FESTEIRO ATRAI GRANDE PÚBLICO

Abertura do 7º IGUATU FESTEIRO

A primeira noite do 7º Iguatu Festeiro, no dia 02, movimentou um público de aproximadamente 30 mil pessoas, toda vivenciando na maior descontração  os shows musicais com as bandas Pele Morena, Léo Magalhães e as Coleguinhas. Este ano o evento está sendo realizado às margens da nova Avenida Juscelino Kubitschek. O local possui amplo espaço, estacionamentos, estrutura moderna, além da segurança, que este ano foi intensificada, através de parcerias entre a Prefeitura de Iguatu, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Demutran.
Concorrendo a uma premiação de mais de R$ 45 mil, se apresentaram na noite de abertura os grupos juninos: Cultural, Social e Recreativo Junina Xodó,  da Vila Aracaju – SE;  Quadrilha Sobral Junino (Sobral – CE); Quadrilha Cheiro de Terra (Horizonte – CE);  e Quadrilha Triscou Queimou, de Brasília – DF. A Orquestra Sanfônica Humberto Teixeira, de Iguatu, e a Companhia de Dança Luiz Gonzaga, de Exú, também deram um show à parte para o público que lotou as arquibancadas da arena festeira para prestigiar o evento, que este ano está homenageando o centenário de Luiz Gonzaga, o eterno “Rei do Baião”.
O Iguatu Festeiro é o primeiro festival de quadrilhas juninas fora de época do Brasil. O evento é uma realização da Prefeitura de Iguatu e da Associação Cultural Projeto Arte Criança, com o apoio do Governo do Estado, Governo Federal (Ministério do Turismo), Coelce, Sebrae, Banco do Nordeste e Coca-Cola.. "O nosso objetivo é levar o nome de Iguatu para todo o País, através da valorização da cultura, além de proporcionar aos nossos irmãos iguatuenses, principalmente os mais carentes, a oportunidade de assistirem a shows totalmente gratuitos, esse é o nosso objetivo", disse o prefeito de Iguatu, Agenor Neto.
Além de shows, o evento oferece comidas típicas e bebidas, gerando oportunidades de emprego e renda para os pequenos empreendedores. Toda a programação é totalmente gratuita.
Para o domingo, 10,  a programação prevê, a partir das 19h,  apresentações das seguintes quadrilhas:  Chapéu de Palha (Ouricuri – PE); Forró Sanfonado (Ananindeua – PA); Arraiá dos Cangaceiros (Aiuaba – CE); Levanta Poeira (Itapajé – CE); Bejamim Constant (Russas – CE); Encanto da Juventude (Belém – PA) e Quadrilha Dançando ao Luar( Pinheiro – MA).

FITA 2012: OPORTUNIDADES DE TURISMO NA AMAZÔNIA


Adenauer Goes

De 21 a 24 próximos, em Belém do Pará, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia,  haverá  a 6ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012), o maior e mais importante evento de promoção e comercialização dos produtos turísticos da Amazônia.  Com o tema “A Obra-Prima da Amazônia”, o Pará estará mostrando ao mundo a natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios da terra, retrato fiel de todas as maravilhas da rica região brasileira.  NA abertura oficial da Fita 2012, dia 22, a partir das 9 horas,  de junho, a palestra “Mega Eventos – A promoção e as oportunidades de negócios na atividade turística”, ministrada pela Presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio), Jeanine Pires..A programação continuará com  palestras, workshops, mesas redondas, lançamentos de projetos e produtos, além de outras atividades diversas,  a cargo dos “experts”, Eduardo Sanovicz,  Antônio João Monteiro de Azevedo,  Marcus Antônio de Souza Faver, Enrico Fermi Torquato entre outros
A programação do dia 23 será iniciada com o Workshop “Prodetur: Pólos - Belém, Marajó e Tapajós”, de 09h30 às 12h, contando com a presença de secretários municipais de turismo, presidentes dos Fóruns Regionais, instituições federais e estaduais, entidades civis, agencias de turismo, hoteleiros e demais agências que integram o GT Prodetur. No mesmo dia, de 9h às 12h e de 14h30 às 18h, acontece o evento que traz uma das maiores expectativas de resultados da FITA, a Bolsa de Negócios, espaço destinado à comercialização dos produtos turísticos dos 144 municípios do Pará, cujos segmentos mais fortes são cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. 
Eventos culturais serão grande marca da Fita, entre os quais o lançamento do livro “Aritapera: Terra-Água-Mulheres & Cuias”, organizado por Antônio Maria de Souza Santos, pesquisador do Museu Paraense Emílio (MPEG) e Luciana Gonçalves de Carvalho, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA-Tapajós); lançamento da segunda edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” – que objetiva incentivar profissionais de comunicação a divulgar as opções de turismo no Pará;  do Passaporte Pará – novo produto turístico a ser colocado para atender a demanda do turismo interno paraense e garantir linhas de crédito e financiamentos aos empreendedores paraenses. 
No último dia de programação haverá um  Famtour (viagem de familiarização), destinado a fazer com que os empresários e representantes de entidades possam conhecer os principais atrativos do Pará.

R$ 56 MILHÕES PARA OBRAS DA COPA


Arena Castelão em ritmo acelerado

Foi liberada pelo Ministério do Turismo, na última semana, a primeira parcela de empenhos para a Copa do Mundo 2014, no valor de R$ 56 milhões. O orçamento total do MTur para este ano em iniciativas voltadas para preparar os municípios para o torneio mundial de futebol é de R$ 116 milhões.
A intenção do ministério de financiar obras de infraestrutura turística para as sedes da Copa começou com o recebimento  dos projetos que já foram analisados pela equipe técnica. Agora, estão fazendo os primeiros empenhos do ano.  Segundo o minisro Gastão Vieiora, , serão financiadas obras relacionadas aos três eixos de atuação da pasta na preparação para os megaeventos: sinalização turística, acessibilidade e centros de atendimento ao turista.
Neste primeiro bloco são beneficiadas nove cidades-sedes : Belo Horizonte (R$ 648,6 mil), Brasília (R$ 693 mil), Curitiba (R$ 5,19 milhões), Fortaleza (R$ 17 milhões), Porto Alegre (R$ 4,25 milhões), Recife (R$ 3 milhões), Rio de Janeiro (17 milhões), Salvador (R$ 7,5 milhões) e São Paulo (R$ 874 mil). 
A segunda etapa de empenhos deverá ser autorizada até o final de junho. O MTur autorizará aportes para a realização de obras de infraestrutura também nas cidades-sede não incluídas nessa primeira lista.

RODA SP JÁ ATENDEU 33 MIL TURISTAS


O RODA SP já atingiu 67 cidades

Viajar é uma das coisas mais prazerosas e marcantes que se tem a fazer. Evidente que existem vários outros tipos, mas a viagem faz o indivíduo mudar seu ritmo de vida e até seu estado de espírito. Enfim, não existe coisa que marque mais a nossa memória do que uma viagem. Sem contar o aprendizado, afinal, turismo também é cultura.
 E, pensando nisso, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo lançou há quase um ano o Programa Roda SP, que é uma iniciativa que está democratizando e incentivando o acesso de cidadãos paulistas em conhecerem o seu próprio Estado. Com pouco menos de um ano, o projeto percorreu 67 cidades e atendeu um público de aproximadamente 33 mil turistas.
Uma única passagem no valor de 10 reais dá ao viajante uma pulseira, válida para ser usada por um dia todo, e escolher os pontos turísticos que desejar conhecer dentro do roteiro pré-estabelecido.
Segundo o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França, o programa,  que tem um forte apelo de inclusão turística, é muito mais do que um city-tour convencional. É um produto extremamente útil e barato, que facilita o passeio dos viajantes, permitindo visitação a mais atrativos da região.

PASSAPORTE VERDE: POR UM NOVO TURISMO


Ministro do Turismo Gastão Vieira, o diretor executivo do programa das Nações Unidas
 para o Meio Ambiente Achim Steiler, a ministra do Meio Ambiente Izabelle Teixeira
 o secretario do Meio Ambiente do Rio Carlos Minc e o
secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães

Campanha para incentivar turistas a adotar hábitos de consumo saudáveis e sustentáveis durante as viagens de lazer foi apresentada no  sábado (2), no Morro do Corcovado, Rio de Janeiro, pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Achim Steiner. Na ocasião, foi lançado o Passaporte Verde.
A ação é parte da preparação do país para a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente e a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho. Também estiveram presentes o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, e o secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, representando o prefeito Eduardo Paes.
O Passaporte Verde é parte de uma iniciativa global das Nações Unidas que busca construir novos parâmetros de desenvolvimento turístico sustentável, com redução de impactos sociais e ambientais e busca conscientizar para a conservação do meio ambiente, educar o turista e a população local.
Para que o conteúdo da campanha chegue à população, haverá distribuição do passaporte em pontos turísticos, hotéis, aeroportos e estandes durante a Rio+20. Na internet, além do site oficial, www.passaporteverde.gov.br, o conteúdo está disponível no Facebook: www.facebook.com/passaporteverde.

MTUR E O MEIO AMBIENTE


Gastão Vieira, Ministro doTurismo, participou na terça-feira passada(5), no Palácio do Planalto, ao lado da presidenta Dilma Rousseff e outras autoridades, da cerimônia em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Este ano, por designação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Brasil foi indicado como sede das celebrações globais da data.
No dia 30 de maio, o país começou a comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente, cujo tema é “Rio+20: pensar, agir, transformar”. O MTur  participará de dois importantes momentos da conferência, nos quais serão debatidos temas relacionados à sustentabilidade do turismo no mundo. Para ele, turismo é uma atividade intimamente relacionada com a preservação ambiental e com o desenvolvimento socioeconômico das nações. Por isso, o ministério está engajado nessa discussão mundial sobre a importância da sustentabilidade para os projetos do setor.
No dia 19, o MTur participa do ciclo de debates “Inovação Verde no Turismo”,  programação paralela à Rio+ 20, organizada pela Confederação Nacional do Comércio. No dia 20, o ministro Gastão Vieira estará no evento “Turismo por um Futuro Sustentável”, organizado pelo MTur e a Organização Mundial do Turismo,  com a  cooperação do Comitê Dirigente para o Desenvolvimento do Turismo da Organização das Nações Unidas.

A 20a. EXPOCACHAÇA PROMOVE A BEBIDA NACIONAL



A partir de amanhã,07, e até o dia  10, no Expominas, em Belo Horizonte, está acontecendo a 20ª edição da Expocachaça,   considerado o maior evento do setor.  O objetivo é promover a cachaça como bebida nacional, consolidar consórcios e cooperativas brasileiras de produtores de cachaça, além de fomentar o mercado.
Este ano, a feira, que se realiza dentro da Superagro Minas 2012, traz novidades e surpresas para o público. Será inaugurado o espaço Brasil Bier, com cervejas brasileiras especiais, além do Festival de Caipirinhas. Haverá também eleição da melhor combinação feita com a cachaça, a melhor cachaça e o melhor bartender.
Extensa programação cultural promete agitar os visitantes com shows country, sertanejo e pop. Uma das atrações será o show do cantor Renato Teixeira, que se apresenta amanhã), às 22h00, dentro do Projeto Causos e Violas
CACHAÇA - Responsável por 86% do mercado brasileiro de destilados, é o 3º destilado mais consumido no mundo. Apenas Minas Gerais garante 60% da produção nacional, com mais de 9 mil alambiques. Essa fatia do mercado movimenta a economia do estado, com a manutenção de 116 mil empregos diretos e geração de renda de 1,4 bilhão ao ano. Minas produz, anualmente, 240 milhões de litros de cachaça. .

ROTA DO SOL SEMANAL 06/06/2012 - ISSUU