Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CALEIDOSCÓPIO

A HORA E A VEZ DA EXPOCEARÁ
Não deixa de ser muito boa notícia o que o presidente da ABAV Nacional Antônio Azevedo,  anunciou recentemente ao PANROTAS. Este 2012 será o último em que o Rio de Janeiro é a sede da Feira das Américas, um dos maiores acontecimentos do turismo brasileiro e realizado concomitante ao Congresso Nacional da ABAV. Ainda mais, o mega evento poderá ser novamente itinerante, o que não ocorreria há dez anos que sempre foi realizado no Riocentro da cidade fluminense, local realmente muito amplo, capaz de abrigar grandes feiras mas com uma série de inconvenientes. Localizado na Barra, é um penar o deslocamento dos milhares de turistas que se hospedam nos hotéis localizados no centro do Rio chegar ao Riocentro. A ABAV tem oferecido os necessários meios de transporte. Contudo,  a distância, o trânsito caótico e o medo constante de um assalto estão sempre presentes na mente dos congressistas, na ida e, principalmente,  na volta da grande feira. Por estes e outros motivos o presidente Azevedo arremata: “completamos um ciclo de dez anos do evento no Rio e é hora de mudar”.  A deste ano ainda será no Rio, mas  a ABAV Nacional vai decidir nos próximos dois ou três meses como ficará a partir de 2013. É o momento propício para que as autoridades do Ceará comecem firmemente a se movimentar a fim de atrair a Feira das América para Fortaleza, logo no próximo ano. Neste primeiro semestre, o Centro de Eventos do Ceará estará concluído e preparadíssimo para receber eventos de grande porte, como o Congresso da ABAV e sua Feira das Américas. Tem nada menos do que 152.694 m2 de área construída em terreno de 17 hectares; 21 mil m² de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. É o segundo maior da América Latina, podendo receber até 30 mil pessoas em um único evento. Some-se a isto a boa qualidade dos nossos meios de hospedagem, com mais de 26 mil leitos à disposição; o clima convidativo de uma cidade bonita como é Fortaleza; a reconhecida hospitalidade do povo;   o turismo de sol e mar, afora outras excelentes atrações em que se sobressaem a rica gastronomia, o artesanato qualificado e as noitadas calientes de muita música e humor. Estamos bem estruturados para receber o evento da AB AV. É  hora de a ExpoCeará, pela sua grandeza, mostrar ser o grande caminho para o real desenvolvimento do turismo do Estado.  

JUAZEIRO REAFIRMA QUE É A 2ª DO BRASIL EM PEREGRINAÇÃO


Em todos os estados brasileiros sempre há uma cidade que se revela como centro religioso de destaque, atraindo milhares de peregrinos ou, como se queira , turistas. Há grandes concentrações religiosas por toda parte,  católicas ou não. com a participação de milhares de adeptos. Os festejos em honra de  São Sebastião, no Rio de Janeiro;  do Senhor do Bonfim  e de outros entes consagrados,  na capital baiana; de Nossa Senhora de Nazaré, o famoso e tradicional Círio Nazaré, em Belém do Pará são exemplos da tradicional religiosidade do povo brasileiro. Hoje mesmo Salvador vive um dia diferente. Os baianos se estão confraternizando e orando para a festa de Iemanjá para umbandistas e demais seguidores de cultos  afro-brasileiros. Peregrinação do dia a dia, contudo, principalmente nas datas maiores do calendário dos cultos,  dois são os pólos maiores do Brasil. Aparecida, em São Paulo,  recebe  diariamente milhares de pessoas de todo o Brasil que  vão homenagear e pedir graças à Nossa Senhora, participando de atos religiosos na Basílica. O segundo é Juazeiro do Norte, no Ceará, cidade que cresceu e se desenvolveu sob a inspiração de Padre Cícero Romão Batista, um mito e santo para os nordestinos. Diariamente ouve-se fogos anunciando que os romeiros chegaram. No ano eles chegam a mais de dois milhões. A metrópole caririense fica apinhada ainda mais nas datas do nascimento e morte do Padim, no Dia de Finados e hoje, em que é honrada  Nossa Senhora das Candeias. 
A PROCISSÃO - Estima-se em cerca de 80 mil pessoas o número de participantes da procissão de encerramento hoje da festa de Nossa Senhora das Candeias, considerada uma das maiores romarias de Juazeiro do Norte. Os romeiros descerão os principais acessos da cidade, portando velas acesas, como a iluminar a passagem da imagem da Santa, percorrendo um roteiro formado pelas ruas Santa Luzia, São Pedro e Padre Cícero até a Praça do Romeiro, diante da Basílica, onde formarão um enorme “mar iluminado”, na participação desta última celebração. A procissão,  às 17h 30min.,  é o momento mais esperado da Festa das Candeias. Os romeiros eufóricos rezam, cantam e abanam os tradicionais chapéus despedindo-se de Juazeiro, com a promessa de voltar novamente. 
Desde o início da festa, no último domingo, 29, a Igreja Católica anuncia que passou por Juazeiro do Norte verdadeira multidão de fiéis que foram reverenciar Nossa Senhora das Candeias, avaliada em até 350 mil pessoas. Durante todo o período, os templos católicos da cidade estiveram lotados de visitantes para confissões e outros atos, sempre protegidos por segurança reforçada por componentes da Polícia Civil, Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Transito, além de um reforço da PM levado de Fortaleza e até um helicóptero.
Este ano, o tema da festa foi “Com Maria somos romeiros que caminham nas estradas de Jesus” e, de acordo com o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, os setores mais cobrados pelos visitantes foram saúde, segurança, assistência social e limpeza. Mas, também ressaltou que todos os segmentos da administração municipal estiveram atentos para garantir o melhor acolhimento a eles.

ARTESANO DO MUNDO EM MOSTRA NO SEBRAE


De amanhã, 3, até o dia 12,  artesãos de 21 países, vindos dos cinco continentes, estarão em Fortaleza para mostrar seu talento, arte e cultura. A Mundial Art – Feira Internacional de Artesanato acontecerá no centro de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e contará com a presença de 80 expositores, com mais de mil peças a venda nos estandes do evento. 
Estarão em exposição para serem negociados finas  esculturas  da África. do Marrocos, Palestina, Índia, Paquistão, Peru, Equador, Síria, Líbano, Itália, Espanha, África do Sul, Indonésia, Tailândia, Emirados Árabes, Boílivia, Ilha de Bali, Japão, China, Coréia e República Tcheca e Brasil. 
A Feira Internacional de Artesanato em Fortaleza é uma oportunidade dos artesãos  da  terra, mostrarem o seu trabalho para os diversos continentes.  Nos workshops, nos dias 4 e 5 e depois de 8 a 11, a partir das 20 horas, serão dadas aulas de danças, inclusive do ventre,  de diversas nacionalidades. Outra atração são os espaços gastronômicos, com comidas regionais. 
O evento é coordenado pela Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses.

RETOMADA DAS OBRAS NA PISTA DO AEROPORTO


A Infraero retomou ontem as obras de recapeamento asfáltico da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins. A próxima etapa dos trabalhos, com a continuação do recapeamento da parte central da pista, compreende dois períodos: o primeiro vai de 1º a 16/2, com execução das obras de segunda a domingo, e de 29/2 a 6/4, de segunda a sábado. O horário de trabalho será das 5h às 11h, durante o qual as operações da pista serão interrompidas. A partir de 7/4, a pista voltará a funcionar no período da manhã, com o início do recapeamento de outros trechos.
Para garantir o bom funcionamento das operações em Fortaleza e esclarecer os passageiros, a Infraero reforçou o contingente de empregados no saguão para orientar os usuários, bem como as equipes de inspeção de passageiros. Todas as operações serão monitoradas pelo Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), buscando o máximo de eficiência no atendimento de passageiros e aeronaves, assim como a utilização dos recursos do aeroporto.
O recapeamento da pista de Fortaleza representa um investimento de R$ 8,6 milhões e teve início em outubro de 2011, tendo a conclusão dos trabalhos prevista para o segundo semestre de 2012.

“ANTES DA COISA TODA COMEÇAR”


Uma das peças contempladas pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012, “Antes da Coisa Toda Começar”,  será apresentada em Fortaleza de amanhã, 3, até domingo, a partir das 20 horas, no Teatro José de Alencar.
Este é o 19º espetáculo em 24 anos de trabalho do premiado Armazém Companhia de Teatro, que é patrocinado pela Petrobras. O elenco é formado por Patrícia Selonk, Thales Coutinho, Rosana Stavis, Ricardo Martins, Marcelo Guerra, Verônica Rocha e Karla Tenório. A peça alia humor cáustico a doses impactantes de boa música. Pela primeira vez, os atores executam a trilha sonora, cantando também, em plena cena..

NOITADA FESTIVA DA ABRAJET/CEARÁ E “ROTA DO SOL”


O presidente José Rangel (dir)
e os novos associados da Abrajet CE :
Laércio Caporallini, Silvana Frota
 e Carmen Inês Walraven

Noite festiva aconteceu no último dia 26, na cobertura do Hotel Praia Centro, quando a Abrajet/Ceará recebeu novos associados e o “Rota do Sol – Jornal do Turismo” prestou significativa homenagem a autoridades, associações, sindicatos e empresários pela participação efetiva no desenvolvimento do turismo do Estado. 
O jornalista José Rangel, presidente da Abrajet, saudou os quatro novos associados: Carmen Inês Walraven, assessora de imprensa da Setur; Silvana Frota, editora de revistas; Laércio Caporallini, editor do informativo do Sindieventos e Marco Valli, produtor do programa Diário Turismo. Na sua fala, acrescentou ter sido esta a primeira vez que a entidade realiza uma cerimônia para dar posse, de uma só vez, a quatro novos associados, todos de real destaque na mídia cearense. 
Alguns dos homenageados
pelo “Rota do Sol”
 Na mesma ocasião, o jornalista José Carlos Araújo, editor do jornal “Rota do Sol” e conselheiro da Abrajet/nacional, entregou troféus a várias personalidades turísticas pelo desempenho em 2011.
 Entre tantos homenageados presentes estavam Moacir Soares (sub-secretário de Turismo de Fortaleza); Colombo Cialdini ( presidente do Convention & Visitors Bureau), que falou em nome dos agraciados destacando a importância da imprensa especializada em turismo e o apoio incondicional que o setor recebe;  Régis Medeiros, presidente da Abih cearense, Edmilson Rodrigues, presidente do Sindicato da Empresas de Turismo; Valmir Rosa Torres,  diretor da Turisforma, Enid  Câmara, presidente do Skal Internacional de Fortaleza; Glória Ribeiro,  diretora da Prática Eventos e presidente da Associação de Mulheres de Negócios; Ernâni Silva, dirfetor-presidente d Ernanitur; Welllington Santos,  superintendente da Infraero/Ceará; Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá,  coordenadores do Fórum de Turismo do Ceará). 
Após a solenidade, em meio a um coquetel, o cantor e compositor Jevan Siqueira apresentou o show “Uma noite das antigas”.

NO AGRESTE PERNAMBUCANO, BONITO É AVENTURA E LAZER


Clima ameno, trilhas pela mata, banho de cachoeira, piscinas naturais. Esses são alguns dos atrativos do Agreste de Pernambuco para os turistas que estão em busca de aventura e lazer. 
A cidade de Bonito, a 132 km do Recife é uma das cidades mais atrativas da região, e não é a toa que ela tem esse nome. As cachoeiras, riachos e barragens fazem justiça ao adjetivo, parece uma aquarela. O verde da Mata Atlântica que cerca a cidade se mistura ao marrom das pedras que reluz com o dourado do sol ao bater na água cristalina. Tamanha beleza é um cenário perfeito para os apreciadores da natureza e para os aventureiros.
As cachoeiras Humaytá, Corrente, Pedras Redonda, Barra Azul, do Encanto e do Mágico são oportunidades para o lazer contemplativo e deliciosos banhos, ótima opção para curtir com a família, pois são de fácil acesso. Já a Véu de Noiva é perfeita para os apaixonados por adrenalina. Devido a sua formação, ela é ideal para prática de rapel, sem falar que a aventura já começa pela trilha. É necessário ter bom condicionamento físico.
Agraciada pela natureza, Bonito ganhou um toque a mais com a chegada de uma colônia de japoneses. 20 famílias fizeram do cultivo de flores mais um atrativo turístico. O trabalho deu tão certo que ela acabou recebendo o título de Cidade das Flores.
Bonito proporciona ainda uma gastronomia diferenciada, onde se ressaltam os deliciosos alfenins feitos a base de cana de açúcar e o licor “Amor de Mãe”, de receita secreta e sabor suave. A charmosa cidade dispõe de hotel e serviços populares de alimentação, contando ainda com a infra-estrutura turística receptiva de municípios próximos, a exemplo de Caruaru. 

IMÓVEIS HISTÓRICOS COM R$ 8,5 MILHÕES PARA RECUPERAÇÃO


Casario de Sobral CE

Na última  terça-feira, 31, em Sobral,  o Banco do Nordeste, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e as Prefeituras Municipais de Sobral e Viçosa do Ceará  assinaram Termos de Convênio e Contratos de Prestação de Serviços. O evento contou com a presença do presidente do BNB, Jurandir Santiago, de representantes do IPHAN e prefeitos dos municípios, entre outras autoridades A parceria visa à operacionalização do Programa de Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados.
À cidade de Sobral caberá a quantia de R$ 3 milhões e à Viçosa do Ceará, R$ 1 milhão. Também serão assinados contratos com o mesmo teor com as prefeituras de Fortaleza e Aracati. Estes municípios serão contemplados com R$ 3 milhões e R$ 1,5 milhão, respectivamente. 
O financiamento para recuperação de imóveis privados é uma das estratégias do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PACCH).  Os investimentos são estabelecidos a partir dos Planos de Ação elaborados pelas cidades históricas, envolvendo 42 municípios na área de atuação do BNB, em seguida ocorre a celebração do convênio e contrato, o lançamento de edital para seleção de propostas e, por último, a análise e contratação das operações por parte do Banco.
 ETAPAS SEGUINTES - Proprietários ou locatários de imóveis residenciais e comerciais, situados em áreas consideradas de preservação histórica, poderão ter acesso a apoio creditício para a recuperação dos imóveis históricos de seus interesses. 
O processo se inicia com a prefeitura, lançando um edital com o indicativo das condições e as áreas a serem recuperadas. Os proprietários, por sua vez, apresentam o projeto técnico e, após avaliação cadastral e crítica do orçamento por parte do BNB, aplicada quando o valor é superior a R$ 50 mil, a proposição recebe a aprovação do Iphan, permitindo ao beneficiário acessar o  financiamento, que terá prazos de 10 anos para imóveis comerciais e de 15 anos para residenciais.

PARCERIA: JOÃO PESSOA CONVENTION E REVISTA ROTA VIVA


PRAIA DE CABEDELO

Está sendo lançada em João Pessoa nesta primeira semana de fevereiro uma Edição Especial da Revista Rota Viva, feita em parceria com o Convention Bureau da capital paraibana. Com 90% de seu conteúdo focando a cidade, a edição é mais uma das que o jornalista Antonio Calabria, editor da Revista, tem feito em parcerias com os Convention das principais cidades turísticas brasileiras, como Rio de janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e outras mais. 
O objetivo é mostrar aos visitantes dessas cidades o que há de melhor para se ver e vivenciar, no que diz respeito à oferta turística. É com esse objetivo   que a Revista é distribuída para todos os apartamentos dos hotéis mantenedores dos Conventions, fazendo com que ela se torne leitura de mesa de cabeceira dos turistas que se hospedam nesses hoteis. Além disso, o veículo vai para diversos segmentos em todo o Brasil por mala direta e vendido em  bancas de revistas.
Outra circulação importantíssima é a que promove o Ministério das Relações Exteriores - o Itamaraty,  através de sua Divisão de Feiras e Turismo do Departamento de Promoção Comercial, que envia a Revista Rota Viva para mais de 120 países em todo o mundo, para participar de eventos ligados á área de turismo. Ressalte-se que Rota Viva é publicada em Português e Inglês, numa tradução primorosa. Essa distribuição no exterior faz dela a publicação brasileira de turismo que mais países atinge em todo o globo. Vale lembrar que o Diretor e Editor  Antonio Calábria é um experiente jornalista com mais de 50 anos de profissão e que já passou por todas as áreas da atividade no Brasil e exterior, com acurada vivência internacional e mais de 50 países em seu currículo. E toda essa experiência hoje é dedicada ao turismo do Brasil, ajudando nosso país a se desenvolver cada vez mais neste setor estratégico da Economia mundial.
O João Pessoa Convention com  iniciativas como essas credencia-se cada vez mais como um dos principais divulgadores do turismo paraibano, que também vem crescendo a olhos vistos.

COPA 2014: A DOIS PASSOS DA HISTÓRIA MINEIRA


Um dos melhores passeios para quem visita Belo Horizonte
é o conjunto paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade.

O palco dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Belo Horizonte será o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Sua proximidade em relação aos principais monumentos turísticos da cidade é um convite para que torcedor deixe a preguiça de lado e aproveite a competição para caminhar pela cultura mineira.
Apenas 500 metros separam o estádio do Complexo Arquitetônico da Pampulha. Otima oportunidade para o torcedor que gritou, sofreu e vibrou com o seu time numa partida da Copa do Mundo 2014 conhecer um pouco mais da história da capital de Minas Gerais. Para os amantes da arquitetura, o passeio tem um valor especial. O complexo arquitetônico leva a assinatura de Oscar Niemeyer.
O concreto armado e as linhas modernistas projetadas pelo arquiteto carioca na Igreja São Francisco, a 2,2km do Mineirão, impressionam pela beleza e harmonia. Inaugurada em 1943, a obra chama a atenção pela leveza. A estrutura curvilínea, considerada uma inovação para a época, dispensa a laje e cria uma abóboda parabólica estruturante. Depois de descansar, apreciando o visual bucólico recheado de construções modernistas, o torcedor viajante pode seguir em direção ao Museu de Arte da Pampulha (MAP).
O monumento ocupa o prédio onde funcionou o primeiro cassino de Belo Horizonte. Projetado por Niemeyer, entre 1942 e 1944 o local atraiu jogadores de todo o Brasil. No governo do general Gaspar Dutra, o jogo passou a ser proibido e, em 1956, o MAP foi inaugurado. Com um acervo de mais de 1,6 mil obras, ele é uma das paradas obrigatórias para o visitante do Complexo Arquitetônico da Pampulha, integrado ainda pelo Iate Clube e a Casa do Baile. 
Se o viajante não se contentar com o passeio pelos monumentos da lagoa nas proximidades do Mineirão, a dica é o Mercado Central, a 10km do estádio. Basta pegar o transporte público e, em 40 minutos, o turista estará no coração da cidade, onde há um pouco de tudo: comidas típicas, bebidas, doces, salgados, panelas, palha, madeira, brinquedo, faca e tecido.
Nos dias em que não houver jogos do mundial, caminhar pela Avenida Afonso Pena, uma das mais famosas da cidade, é uma boa opção. Na Praça da Liberdade, um símbolo da capital mineira, a cultura pulsa nos prédios que anteriormente abrigavam o centro administrativo e se tornaram centros culturais e teatros.
Conhecida por muitos como “capital do boteco”, Belo Horizonte oferece diversas opções de bares e restaurante. A cidade dispõe de uma ampla rede gastronômica. Seja no Complexo Arquitetônico da Pampulha, no Mercado Central ou nos bares e restaurante, a visita à Belo Horizonte será marcada pela simpatia e hospitalidade do povo mineiro. (Ascom – Mtur)

PREMIADAS AS 7 MARAVILHAS DA ESTRADA REAL

Cachoeira do Taboleiro em Conceição do Mato Dentro

No último dia 30, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais, em Belo Horizonte, houve a premiação das Sete Maravilhas da Estrada Real: Cachoeira do Tabuleiro, Gruta da Lapinha, Parque Nacional da Serra do Cipó, Praça Minas Gerais, Santuário do Caraça, Santuário de Nossa Senhora da Aparecida e Teatro Municipal de Sabará.
A escolha ocorreu através de voto público dentre o grupo de 21 lugares considerados atrativos turísticos que integram a grande rota turística de Minas Gerais. De acordo com o secretário de Turismo, Patrus Filho, Minas Gerais é um Estado conhecido por ser síntese do país, e em todas as suas regiões está repleto de maravilhas que se fundem em um rico cardápio de atrações e que proporcionam muitos encantamentos para os visitantes.
SANTUÁRIO DA PADROEIRA – Também o Santuário da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, recebeu homenagem especial por se tratar de importante atrativo turístico, religioso e cultural do Estado.  O Santuário integra o Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira, rota de peregrinação que vem sendo estruturada pelo Governo de Minas, e que integra 86 municípios da Estrada Real. O roteiro religioso ligará os santuários da Serra da Piedade, em Minas Gerais, e da Padroeira do Brasil, em Aparecida - São Paulo.

BUMBÓDROMO DE PARINTINS TERÁ MAIS DE 24.523,06 M²

Palco de uma das maiores manifestações culturais do Amazonas, o Bumbódromo de Parintins será ampliado e modernizado pelo Governo do Amazonas, com investimento de R$ 20 milhões, a partir de julho de 2012. O projeto foi apresentado pelo governador Omar Aziz durante viagem ao município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), no último dia 28, o qual também anunciou a construção de um restaurante universitário no município e de 20 Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti”s) no interior do Estado.
O Bumbódromo, que abriga a tradicional disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso, será ampliado de 15 mil metros quadrados para 24.523,06 metros quadrados, adequando-se à nova realidade do Festival Folclórico de Parintins. A construção é um compromisso assumido pelo governador durante o Festival Folclórico de Parintins, ano passado.
O projeto do novo Bumbódromo foi elaborado pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Infraestrutura, com participação da direção e da comissão de arte dos dois bois ao longo de 2011. A capacidade de público sairá das atuais 12,2 mil para 17,4 mil pessoas. O Bumbódromo também ganhará mais 60 camarotes e 1.434 novos assentos na arquibancada especial.
ACESSIBILIDADE – O projeto de reforma e ampliação do Bumbódromo segue a linha da política estadual de atenção a pessoal com deficiência, fortalecida no governo Omar Aziz. A nova arena ganhará elevadores, rampas, banheiros especiais e camarotes exclusivos para deficientes físicos. Também será implantado um piso próprio para deficientes visuais, semelhantes aos existentes no Teatro Amazonas. Além disso, o bumbódromo será totalmente sinalizado em braille, uma cabine de descrição em libras e, ainda, cabines de audiodescrição com capacidade para 100 deficientes. Atualmente, essas cabines só são encontrados no Teatro Amazonas e no Teatro Municipal de São Paulo.
NOVOS CETI'S NO INTERIOR – Durante vista ao município de Parintins, o governador Omar Aziz também anunciou a construção do restaurante universitário da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município, s eguindo os mesmos moldes do já existente em Manaus, e a criação de outras 20 escolas de tempo integral para os municípios do interior.
Em Parintins, o governo deverá usar o espaço do Bumbódromo para a realização de cursos técnicos em diversas áreas por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

BOLSA DE TURISMO DE LISBOA


Começará no próximo dia 29 e terminará no sábado, 4 de março, a  Bolsa de Turismo de Lisboa, evento que se apresenta como grande oportunidade da venda de produtos turísticos para  todo o mundo.
Como já é tradição,   a EMBRATUR, as secretarias de estados e municípios,além de empresários brasileiros estarão promovendo os nossos melhores destinos. A Setur/Ceará e a Setfor lá mostrarão o que temos de melhor e mais atrativo. 
No período da realização da BTL, haverá o Congresso da Braztoa - Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, reunindo as maiores operadores. Também lá estarão cerca de 400 compradores de toda a Europa, dispostos a fecharem negócios e conhecerem o Brasil e suas propostas no setor do turismo. 

SENA MADUREIRA FARÁ PARTE DOS ROTEIROS TURÍSTICOS


Numa reunião na prefeitura de Sena Madureira, Acre,  entre a Secretária de Turismo Ilmara Lima, o presidente do conselho Estadual de Turismo, José Raimundo Morais, o prefeito  Nilson Areal e o Secretário de Cultura, Gilberto Lira, foi discutida a importância do município, no turismo e na sua participação da identidade cultural do estado. O encontro objetivou a possibilidade de dar maior amplitude para as festas e acontecimentos importantes da cidade para que eles sejam conhecidos em todo o Estado, e que não haja conflitos de datas. Nilson Areal mostrou interesse em incluir  Sena Madureira na rota turística acreana.
Sena Madureira está entre os pólos do Vale do Juruá e Alto Acre, e tem importância significante para o turismo por possuir belezas naturais, rios caudalosos e comunidades ribeirinhas, como o Cazumbá Iracema e o Lago do Silêncio, favorecendo a procura por pessoas que são adeptas do ecoturismo e que seguem um roteiro. Quem deseja conhecer Rio Branco de carro e depois seguir para Cruzeiro do Sul pode muito bem aproveitar para ver as belezas naturais de Sena Madureira

PROTOCOLO PARA A CONSTRUÇÃO DE AEROPORTO


Na presença de  representantes do Engevix e a Corporácion Argentina, que juntos formam o Consórcio Inframérica, vencedor do leilão do Aeroporto, a governadora Rosalba Ciarlini assinou, no Palácio Potengi, na última terça-feira (31) o Protocolo de Intenções para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (ASGA), uma das mais importantes obras estruturantes do Rio Grande do Norte.
O documento é mais uma etapa consolidada pelo Governo do Estado após o leilão do aeroporto. Em outubro do ano passado, a chefe do Executivo Estadual definiu algumas diretrizes para a obra: ter o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante concluído até o final de 2013, o aproveitamento prioritário para a mão de obra da região e planejar atividades de implantação da obra em entendimento com o Governo do Estado.
Rosalba Ciarlini reforçou aos diretores do consórcio o compromisso de eles concluírem a construção do aeroporto até dezembro de 2013, tendo em vista que Natal é uma das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. 
Em outro encontro do Governo, os representantes do consórcio trabalham com a previsão de  que em abril de 2014 o novo aeroporto inicie suas operações e em junho do mesmo ano já esteja funcionando com toda sua estrutura e capacidade para atender a demanda da Copa do Mundo.

JALAPÃO É DESTINO PARA VISITANTES DA COPA


A decisão do Ministério do Turismo (MTur) de selecionar as cidades de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, todas na região turística do Jalapão, como roteiros paralelos para visitantes da Copa do Mundo de 2014, somou à decisão da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), que incluiu em seu planejamento orçamentário para 2012, cerca de R$ 2,5 milhões, a serem aplicados em todo o Estado, em implementação e adequação da infraestrutura turística e básica, capacitação dos prestadores de serviços turísticos e promoção. À este valor, serão acrescidos os recursos destinados pelo Governo Federal.
Palmas também será beneficiada por ser um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, e terá aeroporto de nível internacional, a 820 km rodoviários e 1h 15min em voo direto de Brasília (DF), a cidade sede mais próxima. .

REUNIÃO DO FORNATUR


A partir da esquerda: Bel Mesquita, Gastão Vieira, Domingos Leonelli, James Lewis e Suzana Dieckman

Com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira,  e de 20 secretários de Turismo, da secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, o secretário Nacional de Programas de Turismo, Fábio Rios, além de outras autoridades, na última  terça-feira (31), em Brasília, houve a 64ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). 
Durante o encontro,houve apresentação de ações em curso no ministério e propostas do Fórum para trabalhos conjuntos nos próximos anos.O ministro Gastão Vieira antecipou detalhes de um novo sistema, ainda em fase de implantação, que será utilizado para acompanhamento dos investimentos realizados pelo MTur nos estados e municípios brasileiros.Relatou, ainda, as diretrizes de um novo programa de qualificação, que será anunciado brevemente. 
O presidente do Fórum, Domingos Leonelli, propôs uma pauta de trabalho que extrapole os limites das cidades-sede da Copa de 2014. Segundo ele, a parceria se daria em três frentes: promoção, qualificação e linhas de financiamento.

DESTINOS MINEIROS PRIORITÁRIOS AOS TURISTAS


Araxá terra de Dona Beija e das belas termas do Grande Hotel

Minas Gerais possui o maior número de municípios definidos pelo Ministério do Turismo como preferenciais nas ações de promoção oficial ao turista estrangeiro que visitará o país na Copa do Mundo de 2014. Dos 189 destinos selecionados, 22 são mineiros. O resultado é fruto de estratégia de planejamento e gestão do Governo do Estado de Minas Gerais, que adota ações, para estruturação dos destinos, contribuindo para o aumento da competitividade nos mercados nacional e internacional. 
Os destinos foram escolhidos seguindo o critério de distância de até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) das cidades-sede do Mundial. No Estado, foram escolhidos, no raio de 50 km da capital: Mariana, Sabará e Brumadinho (Inhotim). Até 150 km, o turista poderá conhecer Ouro Preto, Congonhas e, na Região das Grutas, Lagoa Santa, Sete Lagoas e Cordisburgo. A até 300 km, os cidades escolhidas foram: Tiradentes, São João del Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Lagoa Dourada, Diamantina e Serro. E, acima de 300 km, a sugestão são os destinos de bem-estar: Caxambu, São Lourenço, Lambari, Três Corações e Araxá.

SETUR/MA INICIA AÇÃO 2012


Projeto Expedição Maranhão Único, no município de Riachão, localizado na região sul, foi lançado pela Secretaria do Turismo do estado, dando início as ações de 2012. A finalidade é mobilizar o setor público e iniciativa privada para o incremento do setor.  Foi apresentado o polo Chapada das Mesas, a política para o segmento nos próximos 10 anos, e discutida a regionalização do polo e seus municípios.
O encontro reuniu representantes públicos e de destinos turísticos de Imperatriz, Porto Franco, São João do Paraíso, Estreito, Carolina, Balsas e Tasso Fragoso. Além dos municípios da Região da Chapada das Mesas, o projeto deve visitar 68 municípios que compreendem os 10 polos turísticos do Maranhão.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA FEMUCIC 2012


         Intérpretes, compositores e músicos de todo o Brasil já podem efetuar inscrição para a 34ª edição da  Mostra de Música Cidade Canção,  que será realizada em Maringá, Paraná, de 23 a 26 de maio vindouro.  A Femucic, promovida pelo Sistema Fecomércio – Sesc – Senac - Paraná, Prefeitura de Maringá e RPC TV, é um evento de referência na produção, na técnica e na pedagogia musical brasileira.
O festival não tem caráter competitivo e proporciona aos artistas uma participação cordial, criações conjuntas e troca de experiências. Ao público, a formação de ouvintes. Além disso, contribui para o desenvolvimento da produção musical do Estado  e das diversas regiões do País, e é um meio de difusão e valorização da cultura.
Caberá à Comissão Organizadora do evento selecionar no mínimo 52 músicas de acordo com o que está exigido no Regulamento.  Estão previstas para esta edição  as gravações do quarto DVD e do 17º CD da mostra e a participação de técnicos de música do Sesc de todo o Brasil. E uma novidade para este ano é aumento na ajuda de custo, concedida aos músicos, por obra selecionada. Para os do Paraná, o valor por cada uma será de R$ 950,00 e para os oriundos de outros estados, R$1.100,00. O Sesc PR também se responsabiliza pela hospedagem e alimentação de todos.
A inscrição para o Femucic 2012 é gratuita e deverá ser realizada até o dia 11 de março, exclusivamente pelo site www.sescpr.com.br e o resultado dos selecionados poderá ser conferido a partir do dia 16 de abril.  Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail maringa@sescpr.com.br, no site www.sescpr.com.br, ou pelo telefone (44) 3262-3232.

FCVB NEWS - HOMENAGEM DO ROTA DO SOL

O Fortaleza Convention Bureau recebeu homenagem do Jornal Rota do Sol em solenidade realizada no dia 26 de janeiro de 2012 na cobertura do Hoteal Praia Centro. A noite festiva foi promovida pelo editor do Jornal, Sr. José Carlos de Araujo juntamente com a Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo _ Abrajet. Durante o evento o presidente, Colombo Cialdini também recibeu troféu destacando os relevantes serviços prestados prestados para o desenvolvimento do turismo no Ceará e em seu discurso agradeceu e destacou a importância dos jornalistas e da emprensa especializada em turismo, ressaltando a parceria e o apoio incondicional ao setor.

ROTA DO SOL SEMANAL 02/02/2012 - ISSUU