Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de abril de 2014

CALEIDOSCÓPIO - ELEIÇÕES NA ABRAJET

Neste maio que se aproxima, de 15 a 19, a Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo realizará o seu XXXI Congresso Nacional, em João Pessoa. A seccional da entidade paraibana, com seu presidente Rogério Almeida à frente, está organizando primorosa programação, visando a que, mais uma vez os associados da entidade discutam para oferecer caminhos ao atual momento do turismo brasileiro, de modo geral, e dos associados, em particular. Um dos momentos mais importantes do evento, sem dúvida, é a assembleia para a eleição dos novos dirigentes da Associação, no biênio 2014/2016. É sobre esta parte do Congresso que farei considerações. Nesta pré-temporada do pleito, alguns colegas, publicamente, vêm emitindo opiniões sobre os prováveis candidatos a presidente. No afã de defender o seu preferido, excedem-se em comentários que, no máximo, deveriam ocorrer  “ un petit comité”. Consideramos reprovável que, muitos deles, extravasando frustrações, ataquem impiedosamente a Abrajet,  afirmando estar ela em processo de descrédito por causa de administrações desastradas. Ledo engano de quem assim pensa. Todas as administrações da Abrajet, desde a sua fundação, vêm oferecendo o melhor aos associados e ao turismo brasileiro, umas mais outras nem tanto. O mais importante é que a entidade, através do denodado trabalho diuturno das diretorias atual e passadas, dos seus componentes, em jornais, revistas, rádios e  televisões e  mídia eletrônica, tem sido um dos mais decisivos fatores para que o turismo do nosso País se firme dia a dia internacionalmente. Negar e menosprezar o valor da Abrajet,  o papel que vem desempenhando  é querer tapar o sol com uma peneira. É desconhecer que seu o prestígio se reflete  nas esferas oficiais, quer federais, quer estaduais e municipais, daí a sua participação no Conselho Nacional de Turismo,  nos conselhos estaduais e municipais e nos fóruns de turismo dos Estado. Assim mostrando aos desavisados, só um, lembrete: votar é um dever para quem quer corrigir distorções ou acatar o que futuros candidatos apresentem em suas plataformas. Considero todos os candidatos à presidência da Abrajet Nacional até agora falados capazes e dignos de dirigir a entidade. Já escolhi o meu. Se for derrotado, democraticamente aplaudirei o preferido pela maioria. E mais, no possível contribuirei para que realize excelente administração, a fim de que a nossa agremiação continue firme e ainda mais conceituada, principalmente entre os seus associados e nos círculos  governamentais e empresariais turísticos do Brasil

FESTIVAL DE CINEMA É ATRAÇÃO EM JERICOACOARA

A população local e turistas da paradisíaca e internacionalmente conhecida praia de Jericoacoara estará estarão com agenda tomada, de 5 a 11 de maio chegante, com a quarta edição do IV Festival de Jericoacoara – Cinema Digital, que reunirá grandes nomes e novos realizadores do audiovisual brasileiro.
Ao todo, 30 curtas-metragens, de realizadores provenientes de 14 estados, foram selecionados para participar da mostra competitiva. Neste ano o festival prestará homenagem aos 50 anos de "Deus e o Diabo na Terra do Sol", aos 40 anos de "A Noite do Espantalho", ao cineasta e compositor Sérgio Ricardo e ao ator, cantor e compositor Rodger Rogério
Nesta quarta edição,  realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar na consagrada praia. O Festival de Jeri  oferecerá  um novo olhar sobre o cinema brasileiro, um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada tanto em conteúdo quanto em forma, por meio da tecnologia digital. Contará, na Mostra Competitiva de Curtas, com a exibição de 30 filmes, de realizadores de 14 estados, selecionados entre mais de 260 inscritos. Participam do festival  filmes de até 15 minutos, sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.
"A homenagem a esses filmes é uma forma de chamar atenção para momentos importantes e diferentes, na história do cinema brasileiro. 'Deus e o Diabo' foi lançado pouco antes do golpe militar que tomou o País em 1964 e que iria durar longos 21 anos. Já 'A Noite do Espantalho' saiu durante um dos períodos de maior arbítrio e fortalecimento do regime autoritário, em pleno governo Médici", destaca o cineasta Francis Vale, diretor do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital.
O festival também prestará homenagem a dois convidados especiais, cuja presença já está confirmada em Jericoacoara: o próprio cineasta e compositor carioca Sérgio Ricardo, nome de destaque nacional tanto no cinema quanto na música, e o ator, cantor, compositor e físico Rodger Rogério, um dos grandes nomes da geração do "Pessoal do Ceará", autor de canções como "Retrato Marrom", "Falando da vida" e "Bye-bye Baião". Tendo atuado em mais de 30 filmes, Rodger Rogério comemora em 2014 seus 70 anos, com muitas novidades, como a produção de novos shows e de um documentário sobre sua trajetória.
Ao longo do festival, os filmes serão apreciados por um júri composto por cinco pessoas ligadas à área do audiovisual. Receberão o Troféu Pedra Furada as obras escolhidas em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá o troféu a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses.
Também serão destinados  troféus aos vencedores dos quesitos melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.

MOVIMENTADA REUNIÃO DO FÓRUM DE TURISMO

Delegado da Policia Federal Thomas Vlasak
Na última reunião do Fórum de Turismo do Ceará, sob o comando de Pedro Carlos Fonseca, realizada no último dia 16, no auditório do Sebrae-CE, a pauta constou de comunicações e  palestras do Delegado da Polícia Federal do Ceará, Thomas Vlasak; do Dr. Odorico, sobre Pesca Esportiva, inclusive no açude Castanhão, em Jaguaribara; do secretário de Turismo de Jaguaribara, André Siqueira; do prefeito de Jaguaribara,  Francini Guedes, com foco no Projeto de Turismo para o seu município, com apoio da Unifor, na pessoa do Chanceler Airton Queiroz; do Superintendente da Infraero-CE, Usiel Pereira, a respeito da operacionalização do aeroporto Internacional Pinto Martins e das obras que estão sendo executadas, com vistas à realização da Copa do Mundo - Fifa para 2014.
O fotógrafo profissional Fábio Arruda encerrou o ciclo de palestras da manhã, destacando a importância da fotografia, para ajudar na divulgação do potencial turístico de qualquer localidade, pois imagem diz mais dos atrativos do que as palavras. É que a foto atrai o turista, pois o deixa a par de tudo o que deseja encontrar num destino, finalmente  acrescentando  que a fotografia precisa ser de qualidade, assim como as que ilustram o material impresso. 
O Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce, jornalista Antonio José de Oliveira, no decorrer do evento, reportou-se ao trabalho da Empresa, no tocante às orientações aos agricultores familiares  para explorarem o denominado Turismo Rural na Agricultura Familiar, posto em prática em mais de 40 municípios, onde órgão presta assistência técnica e extensão rural. Sobre o assunto, o presidente Pedro Carlos comunicou que enviará um ofício ao presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, para que designasse um técnico da empresa a fim de falar sobre as ações extensionistas, na área de turismo rural.

COMEÇOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Desde o dia 22 e até  9 de maio desenvolve-se  a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização em todo o país ocorrerá no próximo sábado, 26. No Brasil, o público alvo representa, somando todos os grupos que serão vacinados, 49,6 milhões de pessoas, número superior aos 39,2 milhões da campanha no ano passado.
No Ceará, a meta neste ano é imunizar 80% da população de 1.995.760 pessoas, superando o público-alvo de 2013, que foi de 1.567.976 pessoas. Dentro da nova meta do Estado estão incluídos as 383.098 crianças de 2 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o novo público incluído na campanha de vacinação. No ano passado, o limite de idade da campanha nacional para vacinação de crianças era de seis meses a menores de dois anos.
Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos ,dessas serão vacinados nesta campanha idosos com 60 anos ou mais, as gestantes, as puérperas – até 45 dias após o parto, os trabalhadores de saúde, os grupos portadores de doenças graves crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os povos indígenas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional..
A principal prevenção contra a influenza é a vacinação. A campanha, feita todos os anos desde 1999, contribui para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis, destaca apresentação de informe técnico elaborado e divulgado pelo Ministério da Saúde. 
A transmissão do vírus influenza, que causa febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, ocorre através do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar  ou por meio das mãos ou objetos contaminados quando entram em contato com os olhos, boca, nariz. 

UNIDADE REGIONAL DA AMCHAM EM FORTALEZA

Embaixadora liliana Ayalde
Maior Câmara Americana de Comércio, entre 114 existentes fora dos Estados Unidos, a Amcham-Brasil expande suas atividades nacionais em 2014 e lançou ontem, 23, nova unidade regional em Fortaleza. A unidade será o terceiro escritório da entidade na região Nordeste. 
O 14º escritório da Amcham abre as portas para oferecer produtos e serviços que contribuam para a ampliação da competitividade e dos negócios das empresas cearenses. A Câmara Americana é hoje a maior entidade não-sindical empresarial do país, com cerca de 5 mil empresas associadas, sendo 80% de capital brasileiro. 
Para anunciar o lançamento das atividades da Amcham-Fortaleza, a entidade promoveu almoço com grupo de empresários locais e com a presença do CEO da Amcham-Brasil, Gabriel Rico, e da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde. O almoço aconteceu das 11h30 às 14h, no Hotel Gran Marquise, ocasião em  que houve detalhamento do plano de entrada da entidade na região.
 “A meta é tornar Fortaleza um importante centro de conteúdo e oferecer um pilar para o desenvolvimento de executivos e empresas, gerando intercâmbio de boas práticas corporativas, tendências de mercado e atração de investimentos para o Ceará”, afirma Fernando Schmitt, diretor de Unidades Regionais da Amcham-Brasil. 
O escritório da Amcham em Fortaleza ficará no empresarial Centurion Business Center, no bairro Aldeota, e será inaugurado no próximo mês, com evento para a comunidade empresarial local.

JOÃO PESSOA NA EXPECTATIVA DO CONGRESSO DA ABRAJET

Lagoa do Parque Solon de Lucena - João Pessoa - PB
Acontecimento que está despertando grande interesse nos meios empresariais, turísticos e jornalísticos será o XXXI Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo, entre os dias 15 e 18 de maio, em João Pessoa, promovido pela entidade nacional e que está sendo cuidadosamente organizado pela ABRAJET da Paraíba. As inscrições irão até 2 de maio e o tema principal será “O Jornalismo de Turismo Pós Copa do Mundo"  visa promover o destaque e reconhecimento que o profissional de Jornalismo de Turismo necessita.
Na noite da terça-feira (15), às 19 horas no Hotel Nord Blue Sunset, houve o lançamento oficial deste
31ºCongresso, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.  O evento reuniu autoridades, jornalistas e representantes do trade turístico paraibano, entre eles: o Secretário Estadual de Turismo, Renato Feliciano; a Diretora de Marketing da Prefeitura do Conde, Vanessa de Lima; e a Presidente da PBTur, Ruth Avelino.Na ocasião, o presidente da Abrajet Pb, Rogério Almeida, afirmando a importância do evento para a divulgação da Paraíba para o Brasil e exterior, apresentou a programação final do Congreso e disse da expectativa da presença de  grande número de participantes, entre os quais jornalistas de turismo de todo o Brasil e do MERCOSUL, de Portugal e da Itália,  convidados especiais e palestrantes. Entre os que já confirmaram comparecer estão  o Presidente da ABRAJET Nacional, Hélcio Estrela; o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, também o ex-presidente da Abrajet Nacional, jornalista  Cláudio Magnavita, atualmente secretário de Turismo do Rio de Janeiro; a Diretora do Festival de Turismo de Gramado, Marta Rossi; o Presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi; o Presidente da Federação Europeia de Jornalistas de Turismo, Salvador Dias; e os presidentes da Abrajet de todos os estados. 
ELEIÇÃO – Para os jornalistas que fazem parte da Abrajet, durante este XXXI Congresso haverá uma assembleia Geral Eleitoral, com o objetivo de eleger, para o biênio 2014/2016, em nível nacional, a nova diretoria executiva, bem assim os demais poderes que constituem o Conselho. 
Como está expresso nos Estatutos, as chapas poderão ser apresentadas até cinco dias antes do pleito. Até o momento, nenhuma chapa se inscreveu. Oficiosamente os abrajeteanos Alberto de Souza, atual presidente da entidade em Santa Catarina, Miriam Petrone, presidente da Abrajet/SP,são candidatos já anunciando suas plaformas. 

CLIMA DE COPA DO MUNDO NOS 54 ANOS DE BRASÍLIA

Brasília, a capital federal do Brasil, celebrou  seus 54 anos com  uma programação de aniversário em que foram exaltados os valores da terra, mas deu ênfase à próxima Copa do Mundo de Futebol, sede que é de jogos. Centro político do Brasil, a cidade criada quase da “marra” por Juscelino Kubitschek e concretizada pelos gênios Lúcio Costa e Oscar Niemayer, coadjuvados pelos “candangos”,  hoje é Patrimônio Mundial. Com arquitetura moderna e boa infraestrutura viária e de serviços, impressiona pelas avenidas largas, bairros arborizados. 
Fruto de uma determinação constitucional e desejo pessoal do ex-presidente Juscelino, a capital brasiliense foi inaugurada em 1960. Desde então, a cidade tem crescido e surpreendido com seu desenvolvimento. De acordo com o IBGE, Brasília é a quarta capital mais populosa do país e deve ultrapassar a marca de três milhões de habitantes até 2017.
Uma das partes importantes da programação dos 54 anos de Brasília é a  II Bienal Brasil do Livro e da Leitura, na Esplanada dos Ministérios. Por dez dias o público confere exposições, apresentações e a presença de mais de 200 escritores. Shows e apresentações culturais também vão acontecer em palcos paralelos pela cidade, além de uma mostra de cinema sobre os Golpe Militar de 1964, no Cine Brasília.
TURISMO - Entre as paradas turísticas obrigatórias da capital estão a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada. A Torre de TV é uma boa opção de passeio para as famílias, pois oferece uma vista panorâmica da cidade, além de uma feira de artesanato no local, com produtos e comidas típicas. Um belo pôr do sol pode ser apreciado da Ermida Dom Bosco, famoso ponto de encontro ao Norte do Lago Paranoá.  Já as opções noturnas dividem-se, especialmente, entre as asas Norte e Sul do Plano Piloto.

HILTON BELÉM TEM NOVA DIRETORA DE OPERAÇÕES

Ariane Mathne, gerente de Captação de Eventos da Paratur, Norma Aguiar, gerente Social do Hilton, Roberta Pellegrino, diretora de Operações do Hilton, Marcelo mendes, presidente da Paratur e Jacqueline Alves, diretora de marketing da Paratur
O conceituado hotel Hilton Belém está com nova diretora de Operações. É Roberta Pellegrino, executiva que morou em Belém entre 1974 e 1975 e  retorna à capital paraense após 15 anos trabalhando no Hilton em São Paulo.
Para se apresentar ao público paraense e num trabalho de bom relacionamento, acompanhada da gerente de Relações Social do Hilton, Norma Aguiar, Roberta Pellegrino visitou o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, de quem recebeu exemplares do Plano Ver-o-Pará, que norteia as políticas públicas do turismo implementadas pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) com metas de tornar o Pará, até 2020, o destino turístico prioritário na Amazônia.
Estratégias de divulgação, promoção e marketing do turismo do Pará em países europeus, americanos e demais mercados também foram tema do encontro, que contou com a presença da diretora Geral de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves e da gerente de Captação de Eventos, Ariane Mathne.

TERMINA HOJE A WTM LATIN AMERICA E O ENCONTRO BRAZTOA

Ministro do turismo Vinicius Lages, no evento
Desde a última quarta-feira e até hoje, 25, está ocorrendo no Transamérica Expo Center, em São Paulo, simultaneamente,  a WTM Latin America e a   41ª edição do Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo).
A WTM Latin America, versão latino-americana da World Travel Market de Londres e evento mais internacional da indústria do turismo no continente americano, está com muitas novidades nesta segunda edição.  Destaque para o setor batizado de “Travel Tech”, promovido há alguns anos na WTM London, agora  replicado. Os expositores são empresas de tecnologia do setor do turismo, mercado que tem crescido de forma expressiva nos últimos anos e que é  tema de discussões neste novo espaço. Outra novidade é o “WTM Latin America Buyers' Club”, criado especialmente para os compradores de todas as partes do mundo, contando com lounge e salas para reuniões, trabalho e descanso. 
A área da feira foi ampliada e ocupa os pavilhões A, B e C do Transamerica Expo Center. O espaço está dividido em cinco setores: Brasil, América Latina, Mundo, Global Village (que reúne as marcas multinacionais) e o 41º Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), que ocupa cerca de 2000 m², localizados no centro do pavilhão. 
Entre os destaques do primeiro dia do evento, 23 de abril, a palestra da Comissão Europeia de Turismo (ETC, na sigla em inglês), com o tema “Abrindo as portas para o turista brasileiro”, Já a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO, na sigla em inglês) tratou dos desafios econômicos da indústria da aviação na América Latina. O Fórum de Lazer da Braztoa aconteceu e também um Programa sobre o Turismo Responsável –com diversos palestrantes, entre eles dois vencedores do Prêmio Mundial de Turismo Responsável: Prof. Dr. Harold Goodwin e Heidi van der Watt, que discutiram, entre outros tópicos, se o Turismo Responsável é positivo para os negócios e comunidades locais, bem como para a economia. Integrou ainda a programação o seminário Travel Blogging – muito disputado na primeira WTM Latin America –, com os representantes dos principais blogs de turismo do Brasil, como o TripAdvisor, que já confirmou presença. 
A feira está  com um painel de eventos esportivos e um espaço para mídias sociais, além do “Meet the press”, que promete aproximar a imprensa e os expositores nacionais e internacionais. Já para o trade de turismo, a WTM Latin America lança a “Travel Agent Cup”, um concurso que premiará o melhor agente de viagens do Brasil. O objetivo é incentivar estes profissionais a exercer a função de conselheiro do viajante, bem como promover as melhores características de cada destino.
Para 25 hoje, data de encerramento da programação, está prevista, entre outras, uma palestra sobre o panorama turístico das Olimpíadas de Londres (2012) aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016). 

TROFÉU DA COPA DO MUNDO EM EXPOSIÇÃO

Após passar por 89 países ao longo de mais de 220 dias e rodar mais de 150 mil quilômetros, o Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA chegou ao Brasil na terça-feira (22). A primeira parada é o Rio de Janeiro, onde a taça ficará até hoje, 25.  O capitão do tricampeonato, Carlos Alberto Torres, fez a apresentação à imprensa no Rio de Janeiro.
O troféu fará uma viagem por 27 cidades ao longo de seis semanas. O ponto final será a cidade-sede do jogo de abertura da Copa, São Paulo.
O itinerário do Tour do Troféu pelo Brasil começa pelo Rio, seguindo, sábado e domingo, para Porto Alegre; nos dias 28 e 29 de abril em Belo Horizonte. Após passar por mais 21 capitais, estará em Fortaleza nos dias 25 e 26 de maio, ficando exposta nos dias 27 e 28 de maio em  Brasília, finalmente sendo exposto em São Paulo, nos 29 e 1º de junho.

SEGUNDA-FEIRA A TRADICIONAL FESTA DO MG TURISMO

Prêmios do MG Turismo e Mulher Influente
O salão de honra do Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, na noite da próxima segunda-feira, 28,  certamente estará  repleto de autoridades, empresários, jornalistas e convidados na tradicional festa do “MG Turismo”, comandado por Antônio Claret e Suely Calais Guerra, durante a qual serão entregues aos agraciados de 2014 o XXIV Prêmio MG Turismo e XVIII Troféu Mulher Influente. 
A promoção, liderada pela jornalista Suely e Rafael Lobato, com o cerimonial da solenidade a cargo de Karla Delfim e do jornalista João Carlos do Amaral, presidente da Abrajet/MG, integra o Calendário de Eventos de Belo Horizonte. É um reconhecimento a personalidades ou órgãos  que se destacaram em seus setores de atividade, abrangendo principalmente turismo, cultura, artes, direito, medicina, ação social e, também, na área administrativa pública. Na solenidade, a entidade que dirige o Mercado Central de Fortaleza –ALMECE, representada pelo empresário Jocildo Luz, estará entre os agraciados.
A pianista Renata Ciccarini e a soprano Raquel Calais abrilhantarão a grande festa do turismo mineiro, interpretando músicas e eruditas de consagrados autores internacionais. 
Fino coquetel marcará o encerramento da noitada promovida pelo jornal “MG Turismo”

JÉRÔME VALCKE VISITOU FORTALEZA

O Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke,  passou o dia ontem em   Fortaleza, com o objetivo de acompanhar os detalhes da organização do FIFA Fan Fest (FFF), que se realizará no Aterro da Praia de Iracema, entre os dias 12 de junho e 13 de julho.
A programação da visita começou no aterro da Praia de Iracema, às 9h, com oportunidade de imagem da comitiva, seguindo às 9h45min para o Paço Municipal, onde foi  realizada a Coletiva de Imprensa, às 10h. O secretário geral da FIFA foi recepcionado pelos secretários especiais da Copa de Fortaleza, Patrícia Macedo, e do Ceará, Ferruccio Feitosa.
O FIFA FAN FEST - O segundo local oficial da Copa do Mundo da FIFA em Fortaleza é o Fifa Fan Feste,  evento de exibição pública dos jogos que oferece entrada gratuita para que os torcedores vivenciem o principal torneio de futebol do planeta. A Arena instalada no aterro de Iracema contará com uma extensa área para o grande público, praça de alimentação, bares, brinquedos e espaço para crianças, áreas de hospitalidade e autoridades. A capacidade máxima da estrutura interna do evento é para 50 mil participantes, onde os torcedores poderão acompanhar a transmissão dos jogos em um telão da mais alta qualidade fornecido pela FIFA e aproveitar atrações culturais e musicais.
Comitiva da Fifa encabeçada por Jerome Valcke visitou Fortaleza

VOO PARA A ARGENTINA LANÇADO EM BUENOS AIRES

A secretária-executiva da Setur, Izelda Rocha, apresentou os destinos turísticos e investimentos públicos do Ceará para jornalistas e profissionais de turismo presentes, junto ao executivo da GOL, Diego Heijej.
O primeiro voo direto e regular entre Fortaleza e Buenos Aires, pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes, foi lançado oficialmente na capital argentina, na última terça-feira (22),  às 19h, no hotel Pestana.
A Secretaria do Turismo promoveu, em parceria com a GOL, este encontro comercial para 100 agentes e operadores de viagem argentinos, além da imprensa local especializada. Na ocasião, houve uma apresentação do destino Ceará, abordando seus principais pontos turísticos, investimentos públicos, gastronomia, cultura, economia, entre outros pontos.
Segundo o secretário do Turismo, Bismarck Maia, "estamos fazendo um grande esforço fiscal para viabilizar este voo, e a intenção é que a frequência seja ampliada, pois temos tudo o que o público argentino procura: belas praias, clima estável, culinária e artesanato ricos e um povo hospitaleiro."
O voo começa a operar no dia 10 de maio, todos os sábados, saindo do Aeroporto Internacional Pinto Martins, às 17h55, e chegando no Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, às 23h30. O caminho inverso sairá às 13h45, chegando aqui às 19h.

OS FRANCESES VÃO CHEGAR

Com jogos de sua seleção, pela primeira fase, em Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, os franceses escolheram Fortaleza como o segundo destino principal durante o Mundial. Dos 19 mil ingressos vendidos para franceses, aproximadamente 2.300 foram comprados para os seis jogos na Capital pela competição. Com 10 mil entradas, o líder na estimativa é o Rio de Janeiro, que recebe a partida França x Equador, e, se a equipe seguir bem, também um confronto pelas quartas de final.
Por causa da boa procura de franceses por Fortaleza, a Embaixada da França no Brasil e o Consulado Honorário da França em Fortaleza visitaram à Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará (Secopa) para conhecer os preparativos da cidade e do Estado do Ceará para o Mundial.
 A cônsul honorária da França em Fortaleza, Fernanda Jansen, explica que o número de franceses pode até aumentar com a proximidade do Mundial. Ela explicou o papel dos diplomatas. “Estamos justamente aqui para facilitar a vida desses franceses que venham a Fortaleza. Ficamos muito impressionados com o estádio e com a certeza do trabalho bem desenvolvido no Ceará”.
Além da cônsul,  participaram do encontro duas representantes da Embaixada da França em Brasília, Laurie Botrel e Cinthia Albuquerque, o diretor da Aliança Francesa, Jean Christophe Tailpied, e o assessor para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Hélio Leitão.

ÊXITO EM MAIS UMA EDIÇÃO DO RECICLA NORDESTE

Termina hoje, no  Centro de Eventos do Ceará,  a 4ª edição do Recicla Nordeste – Feira da Indústria da Reciclagem e Transformação. Durante a feira, das 14 horas às 21 horas, uma extensa programação com palestras e exposições ainda se encontra  à disposição para mostrar que a reciclagem pode ser um bom negócio. O evento congrega produtos e serviços voltados para indústria e comércio de reciclagem e transformação e tem como objetivo principal potencializar os negócios dessa cadeia de reciclagem e transformação no Nordeste nos segmentos de sucata metálica, plástico, papel/ papelão e geração de energia.
O Recicla Nordeste é promovido, a partir deste ano, pela Dinâmica Eventos, responsável por todo o planejamento e execução, em parceria com o Sindiverde – CE /Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará. Conta com o apoio da CNI e da FIEC,  do Governo Federal, por meio da Casa Civil e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará).
Uma embarcação com estrutura feita inteiramente de garrafas PET recicladas

TROFÉU OTACÍLIO CORREIA

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Ceará, nas comemorações dos seus 72 anos,  promoveu ontem  (24), às 20 horas, a solenidade de entrega do Troféu Otacílio Correia aos homenageados de 2014 – Governador Cid Gomes, empresário Ivens Dias Branco e Arcelino Lima, vice-presidente da AMC.
Anfitrionado  pelo presidente Clóvis Nogueira Bezerra, o evento divide-se em duas partes: entrega das comendas na primeira e jantar na segunda parte. O cenário é o Buffet Athenée. A Banda Caribbean Kings faz o ritmo.
Já foram agraciados com a distinção os deputados federais Mauro Benevides e Gorete Pereira, Socorro França, Idemar Citó e João Salmito Filho.
O presidente do SETCARCE, Clóvis Bezerra, diz que “o Troféu Otacílio Correia é entregue a pessoas que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para a valorização do transporte rodoviário de carga, como fez Otacílio Correia, fundador de uma das empresas mais dinâmicas da área no Estado.” 

CONGRESSO NACIONAL DE TURISMO

Os professores doutores da Universidade de São Paulo (USP), Alexandre Panosso, Ricardo Uvinha, Luiz Trigo e Mario Beni são os quatro primeiros confirmados no CONATOUR - Congresso Nacional de Turismo. Realizado pelo Grupo Gestour Brasil, o Congresso vai reunir 36 palestrante de peso para apresentar ideias sobre agenciamento de viagem, Copa 2014, meios de hospedagem, transporte turístico, redes hoteleiras, financiamento do turismo, turismo de aventura, imprensa especializada e muito mais.
Entre os dias 28 de abril e 3 de maio, as 6 palestras diárias vão acontecer às 10h, 13h, 15h, 18h, 20h e 22h, com uma hora de duração cada. O evento é totalmente on-line e gratuito, destinado a empreendedores, empresários, profissionais da área, estudantes, governos, imprensa especializada e interessados nas tendências e ideias inovadoras para o desenvolvimento do setor.
 Inscrição no site www.conatour.com.br. Ao final do evento, será emitido certificado comprovando a participação dos congressistas.

EM MAIO, COMEÇA A OPERAR O NOVO AEROPORTO DE NATAL

O novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), na região metropolitana de Natal, começará a operar em 22 de maio. A decisão foi tomada na terça-feira (22.04) em conjunto pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), companhias aéreas e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Temos que agir como bom vendedor e procurar o cliente, e não ser procurado por ele. Ou seja, precisamos que a informação seja muito clara e que atinja a todos os usuários, para garantir o bem-estar do passageiro”, disse o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco. A Inframérica, operadora do aeroporto, informou que fará uma campanha de divulgação sobre as mudanças.
CRONOGRAMA - Desde a última quarta-feira (23.04), os espaços físicos, instalações de água e esgoto e cabeamento de Tecnologia da Informação (TI) e energia elétrica estão aptos a receber as estruturas das empresas aéreas. No próximo dia 30,  os sistemas de TI e comunicação serão disponibilizados para a mudança. De acordo com as empresas que participaram da reunião – TAP, GOL, TAM, Avianca e Azul -, entre 1º e 15 de maio serão realizadas as instalações dos sistemas e equipamentos, além de testes no terminal de passageiros.Por fim, em 19 de maio, a Anac concluirá o processo de homologação do novo aeroporto, o que significa que as companhias já poderão operar no local. E, no dia 22, as empresas terminam a transferência para que o aeródromo, de fato, comece a funcionar.
O AEROPORTO - O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante - Governador Aluísio Alves foi o primeiro aeródromo brasileiro a ser concedido pelo governo federal à iniciativa privada, ainda em 2011, quando o Consórcio Inframerica o arrematou em leilão. A previsão, de acordo com a administradora, é que o novo terminal tenha a capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros.
O antigo aeroporto do estado, Aeroporto Internacional Augusto Severo, é uma base militar que serviu à aviação geral. Após o início das operações no novo aeródromo potiguar, ele deve permanecer apenas para aviação militar.
As companhias aéreas também já decidiram o cronograma de transferência das operações para os novos terminais de Guarulhos (SP), que ocorrerá de 11 de maio a 27 de setembro, e de Viracopos (SP), que acontecerá de 3 de junho a 5 de outubro.

BRASÍLIA ESTÁ COM NOVA ALA NO AEROPORTO

A presidente Dilma Rousseff inaugurou na quarta-feira (16) o Píer Sul do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. A sala de embarque, que já está operacional desde a sexta-feira (11), tem dez novas pontes de embarque, esteiras rolantes para facilitar o acesso dos passageiros, restaurantes e estabelecimentos comerciais. Construída em 16 meses, em meio à operação do aeroporto, a nova estrutura é parte do investimento de R$ 1,2 bilhão que o Consórcio Inframérica realiza no aeroporto até agosto de 2014 e que aumentará a capacidade do aeroporto de 16 milhões, em 2013, para 21 milhões de passageiros/ano em 2014.
A nova ala, exclusiva para aviação doméstica, oferece aos passageiros 20 mil metros quadrados para transição e espera de voos. O local tem assentos confortáveis, esteiras rolantes que facilitam o deslocamento, lojas e serviços renovados. Os dez fingers reduzem a quantidade de embarques e desembarques remotos.
Segundo a presidente Dilma Rousseff, as obras para adequar a infraestrutura do país para Copa do Mundo atenderão uma demanda crescente por serviços aeroportuários. 
"Este Píer Sul é um salto de qualidade no serviço prestado ao passageiro brasileiro. É o primeiro passo de uma trajetória que veremos crescer ao longo deste ano", afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco. 
O Píer Sul é a primeira fase das obras entregues no Aeroporto de Brasília. Até 24 de maio serão entregues todas as demais obras do aeroporto: o Píer Norte, a reforma e a finalização do antigo terminal de passageiros e a parte coberta do estacionamento ampliado. Será entregue também a nova área para táxis, o que aumentará a capacidade de atendimento aos passageiros. Com as oito pontes de embarque que o Píer Norte terá, o aeroporto contará com 29 delas - além de 43 pontos remotos de operações
O Consórcio Inframérica também é responsável pelo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (região metropolitana de Natal), no Rio Grande do Norte, que terá 50 mil metros quadrados e estará operacional em maio.

PRONTO O AEROPORTO DO RECIFE

O Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife (PE), está modernizado e pronto para receber os passageiros para a Copa do Mundo de 2014. O terminal tem capacidade para receber mais de 16 milhões de passageiros por ano e registrou, no ano passado, 6,8 milhões de embarques e desembarques. A demanda prevista para 2014 é de 8,7 milhões de passageiros.
Os passageiros que desembarcarem na capital pernambucana para os jogos do Mundial vão encontrar um aeroporto com mais elevadores e um novo sistema de climatização nos conectores de embarque e desembarque. Outra novidade é a revitalização da pista de pousos e decolagens, obra executada para garantir ainda mais segurança.
Os funcionários do aeroporto foram capacitados em inglês para melhor atender aos turistas estrangeiros, com foco no contexto do dia a dia aeroportuário, abordando tópicos como vocabulário de viagem, frases da língua inglesa comuns no contexto de um aeroporto e exercícios práticos de conversação. 
Com 52 mil m² de área, o terminal é controlado por um sistema de automação que regula desde o controle de acessos restritos ao público, a detecção de riscos de incêndio até à otimização do consumo de energia. Ações que contribuíram para obtenção do certificado ISO 9001. O terminal possui 21 posições para aeronaves, sendo 11 com pontes de embarque.
Para proporcionar mais comodidade aos passageiros, o Guararapes é um dos nove aeroportos da rede Infraero que conta com a lanchonete popular, estabelecimento comercial que oferece uma lista de 15 produtos com preços mais acessíveis. 

RELATO DE ROSIER APÓS A TRAGÉDIA NO EVEREST

Guias e Montanhistas antes do acidente
Como foi amplamente noticiado, uma tragédia aconteceu no Monte Everest, no dia 18. Avalanche de grandes proporções alcançou grande parte de alpinistas e respectivos guias, com um saldo fatal de 16 vítimas. 
O cearense Rosier Alexandre estava entre os alpinistas, com a finalidade de completar a  última etapa do seu projeto de escalar as mais altas montanhas do mundo. Já vencera com absoluto êxito os picos Aconcágua (6962 m), na Argentina, maior montanha da América do Sul; McKinley/Denali (6194 m), nos EUA (Alasca), América do Norte; Kilimanjaro (5891,8 m), na Tanzânia, África; Elbrus (5642 m), na Rússia, Europa; Maciço Vinson (4892 m), na Antártica;
Pirâmide Carstensz, que é o ponto culminante de toda a Oceania, na Nova Guiné (4884 m). Graças a Deus a tragédia não lhe alcançou. Mas dois guias (Sherpas) da sua equipe infelizmente morreram. 
Eis o relato d sobre o acontecimento do  valoroso Rosier Alexandre, postado no seu site, na segunda feira passada, 21/04:
“Caros amigos,
Escrevo do Campo Base do Everest (5.350m). As coisas por aqui não estão como gostaríamos. Após a tragédia que vitimou 16 pessoas os Sherpas se reuniram, e estão, com muita justiça, exigindo do governo nepalês melhores condições de trabalho e também assistência familiar em caso de morte. Eles pedem ao governo pelo o fim desta temporada, encerrando todas as expedições, mas o Ministério do Turismo não quer fazer isso porque traria prejuízos financeiros, e infelizmente aos governos isso é o que importa. Eles pedem aos líderes das expedições que encerrem suas expedições como protesto ao governo e respeito aos mortos. Houve uma reunião no qual os Sherpas produziram um documento com solicitações ao governo e deram o prazo de sete dias, caso não sejam atendidos deverão fazer uma greve coletiva. Porém não há uma unificação das reinvindicações dos Sherpas, até porque muitos deles ainda estão nos povoados ou em Kathmandu para a cerimônia de cremação de seus amigos e parentes, e esta falta de unificação criou um clima de violência e extremo desconforto.
Cada dia perdido é precioso para uma expedição, mas tem algo maior a ser levado em consideração, estamos diante da maior tragédia que já existiu no Everest em todos os tempos e isso deixou a comunidade Sherpa abalada e precisamos respeitar a sua cultura e o seu sofrimento.
Os próximos dias devem ser decisivos. Na terça vamos descer para Lobuche (4.900m) e de lá vamos escalar o Pico Lobuche (6.150m) como período de aclimatação e em 5 dias devemos retornar ao Campo Base. Se existir um consenso entre os Sherpas em continuar as expedições, nós continuaremos, caso contrário, lamentavelmente devemos cancelar definitivamente a nossa expedição.
Desde já quero deixar registrado que respeito e acato plenamente a decisão dos Sherpas e também não darei prosseguimento a minha expedição se não sentir a segurança mínima necessária.
Mais uma vez agradeço as muitas vibrações e orações de todos vocês. Muito, muito obrigado.
Logo que tiver novas decisões darei notícias.
Recebam o meu abraço caloroso do tamanho do Everest. Rosier Alexandre”
Sonho adiado - Depois do fim das buscas aos mortos da avalanche do dia 18, os sherpas pediram o fim da temporada das expedições na montanha e entram em greve. Os guias nepaleses pedem ao governo melhores condições de trabalho, assistência familiar em caso de morte. Rosier e outras equipes cancelaram suas expedições ao Everest por razões de segurança, mas também por medo da violência nos acampamentos de base.

Rosier cancelou a tentativa de alcançar o cume do Monte Everest e retornará a Fortaleza em oito dias

VEM AÍ A 24ª FESTA DA COLÔNIA DE GRAMADO

A 24ª edição da Festa da Colônia de Gramado, terá novidades artísticas e gastronômicas, animadas por bandas típicas, jogos rurais, atrações culturais variadas, além de desfiles temáticos. Começará no próximo dia 30 e seguirá até o dia 18 de maio, no Centro de Eventos ExpoGramado.  
Entre as atrações artísticas da Festa da Colônia de Gramado, o espetáculo Origens é um dos mais aguardados. Será apresentado às sextas-feiras e sábados. Encenado por atores locais de diversas companhias de teatro, o espetáculo tem 45 minutos de duração e conta a história dos imigrantes alemães, italianos e portugueses. Nesta edição, a peça mostrará importantes fatos históricos e curiosidades, além de representar, dançar e cantar as sensações, as incertezas, a superação, a força e a união das etnias que escreveram juntas a história do município.
As Noites Gaúchas serão animadas por Ataliba e Grupo, pela invernada do CTG Manotaço e pelo grupo M'Byas, de Campo Bom. As Noites Italianas terão músicas do grupo Felice Persone, pelo Coral do Circolo Trentino e pelo Coral Bocalis. As Noites Alemãs serão animadas por bandinhas típicas, e as danças contarão com a presença do grupo Tannenwald, de Nova Petrópolis.

ROTA DO SOL SEMANAL 25/04/2014 - ISSUU