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quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

FELIZ 2013


CALEIDOSCÓPIO - ANO POSITIVO

Dezembro, mês por excelência de pensamentos favoráveis. Por um passe de mágica, somos levados a esquecer de mazelas passadas, apertos preocupantes. O Natal e o Reveillon transformam as pessoas. Ficamos mais otimistas, mais cordatos, mais humanos, enfim. Neste clima, um balanço dos onze meses anteriores nos conduzem a pensar para superar o que de ruim aconteceu e armar uma equação otimista para o Ano Novo. No terreno pessoal, já montamos o nosso esquema. E,  na área turística, objeto maior deste “Rota do Sol”?  Apesar dos pesares, do descaso com a limpeza pública, da falta de compromisso maior dos órgãos competentes para com os logradores públicos, com a limpeza da cidade principalmente em locais de grande apelo turístico como a Praia do Futuro, com a mobilidade urbana, apesar destas imperdoáveis mazelas,  avaliamos como positivo o ano turístico de Fortaleza, do Ceará. Conquistas importantes e eventos marcantes elevaram o nosso conceito  A inauguração do magnifico Centro de Eventos do Ceará chegou para colocar o Estado no patamar de alta excelência no turismo nacional e internacional. O segundo e mais bem estruturado equipamento para eventos da América do Sul já está colhendo bons frutos. Com  sua inauguração, o turismo de negócios do Ceará está dando passos largos para conquistar um lugar de qualidade e  respeito. Sem dúvidas o CEC iniciou uma nova era para o turismo do Ceará. Se esta conquista maior já sinaliza que alcançamos um grau de qualidade inconteste, outros passos positivos atestam as benesses deste 2012. A inauguração da Arena Castelão, anteontem, solenidade de pompa e que contou com a presença da Presidente Dilma Roussef, é outra obra de fôlego fadada a também mudar a vida de Fortaleza.  Ela não é apenas uma grande e moderna praça de esportes. Pelo que se planeja para seu eficiente funcionamento, pelo que se está cogitando para seu  entorno acredita-se que em breve teremos em volta do Castelão um bairro dinâmico e agradável  não apenas para os fortalezenses, mas uma novo e atraente nicho turístico. A conclusão da Linha Sul do Metrô, a requalificação de parte do litoral oeste de Fortaleza com o bom início da Vila do Mar, o calçadão da Praia de Iracema com o Espigão, o Jardim Japonês, o início das obras planejadas para as Copas das Confederações e do Mundo para a melhoria da mobilidade urbana em Fortaleza são fatos que nos conduzem a dizer que tivemos um ano positivo. Mantivemos e até melhoramos a posição como  um dos melhores destinos do Nordeste. Para os empresários de  hotéis, restaurantes, casas de show, Mercado Central e de demais pontos de cultura e lazer quase acabamos com estória de baixa estação, tal a elevada demanda de visitantes. Se Governo do Estado e  Prefeitura de Fortaleza mantiverem o mesmo ritmo de trabalho e cumprirem  o que está estabelecido para as Copas, pode-se acrescentar que a partir de 2013 teremos uma cidade muito melhor para os que aqui vivem e justificadamente preparada para receber os visitantes. É o que esperamos. 

SER JORNALISTA DE TURISMO...


Encerramos nossos comentários turísticos, neste final de 2012, reportando-nos a um assunto, que merece reflexão por parte dos que militam na imprensa turística. É que temos, ao longo dos anos, um ponto de vista a respeito do papel do jornalista de turismo, quer na área das organizações públicas, quer na da iniciativa privada. Julgamos não dever o jornalista de turismo fazer, apenas, reportagens e notícias, narrando somente o lado positivo dos atrativos turísticos e serviços, de determinada localidade, e sim ser, também, um crítico, quando for necessário, em defesa de um turismo saudável, racional e não-predador da cultura do polo receptor, da infraestrutura física de suporte ao setor e do meio ambiente.
A a nosso ver, precisa-se debater o comportamento da categoria, frente aos novos desafios, de um mundo globalizado, em que deixa transparecer ser o importante, no universo, exclusivamente, o lucro pelo lucro, não interessando a existência de pessoas miseráveis, morrendo de fome e de doenças graves, ou assista, diariamente, caladinho, à degradação do meio ambiente. Como exemplos, citem-se o desmatamento da floresta amazônica, a poluição generalizada dos recursos hídricos e outras aberrações contra a mãe-natureza e a humanidade.   
Bem! Retomando o que dissemos, no início desse artigo, é claro que o contato, quase diário, do jornalista de turismo, com empresários desse segmento econômico, ou mesmo com autoridades governamentais, das esferas federal, estadual e municipal, pode levá-lo a não fazer críticas, quando percebe que algo não é o correto, com vistas ao desenvolvimento sustentável do turismo, em determinado Estado ou município e até com a política da União para com o turismo de modo geral. Para não desagradar e não parecer chato, alguns deixam as águas rolarem. Não concordamos com os(as) jornalistas que procedem, como lagartixas, balançando sempre a cabeça.
Lembramos, aqui, que o jornalista (não importa a sua área de atuação) deve ter sempre o olho crítico sobre fatos, que se transformam em notícias, reportagens, entrevistas etc. Agora, tem um “porém”: criticar por criticar não é recomendável ao jornalista profissional. Esse comportamento é para picaretas, ou seja, jornalista que critica alguém ou alguma coisa, quando sente os interesses particulares prejudicados. Esse tipo de gente deve buscar a sobrevivência em outra atividade, menos no jornalismo.
Às vezes, assuntos turísticos, que merecem ser abordados e discutidos, de forma crítica, passam ao largo, por parte de alguns veículos de comunicação de massa (impressos e eletrônicos), para não perderem verbas publicitárias e os jornalistas de turismo para não arranharem a amizade com suas fontes de informação.
Deixamos bem claro, é evidente, não estar generalizando. Há os (as) jornalistas de turismo que acreditam e defendem o pensamento do fundador da Escola Superior de Jornalismo, no mundo, (Comunicação Social), de nível superior, John Pullitzer, afirmando que a imprensa não foi criada, apenas, para adocicar a realidade. Parafraseando Pullitzer, dizemos que jornalista de turismo não existe, apenas, para fazer somente reportagens de atrativos da natureza ou criados pelas mãos humanas.
Vale registrar, aqui, que o jornalista, independentemente de ser especializado em assuntos econômicos, políticos, religiosos, turísticos etc., tem a obrigação de ser ético, transparente e profissional em todas as suas ações. Isso em termos de profissão e relacionamento humano. Jornalista jamais deve ser arrogante, “dono-da-verdade”, metido a sabichão (em todos os assuntos), e mal-educado. Triste daquele (a) que usa a profissão de Jornalista, para projetar-se econômica e socialmente e - o pior – atropelando quem estiver à sua frente, apelando sempre para a detestável “Lei de Gerson”, isto é, levar vantagem em tudo.
Antonio José de Oliveira
Diretor-Secretário da Abrajet-Ceará

BONS FRUTOS GERADOS PELA PROMOÇÃO DE FORTALEZA

Moacir Soares

4º destino turístico mais visitado do Brasil. 2º destino mais desejado do Brasil. Essa é, hoje, a realidade de Fortaleza após sete anos de criação da primeira Secretaria de Turismo do município, na gestão da Prefeita Luizianne Lins. Os dados são do Ministério do Turismo divulgados no último mês de outubro, em levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Até então, Fortaleza era um destino turístico que se beneficiava de suas belas e ensolaradas praias, mas que investia pouco para tornar essa vocação natural a sua principal atividade econômica. Sete anos depois, os números da Fipe comprovam que a capital cearense planejou, investiu e tornou-se uma cidade voltada para o turismo. As intervenções da Prefeitura contemplam obras de infraestrutura, investimento em qualificação profissional, em eventos, na diversidade de oferta turística, em ações de promoção, dentre outras estratégicas posicionadoras de nossa capital como um destino competitivo forte.
Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), no período de 2006 a 2011, a demanda turística via Fortaleza teve um crescimento total de 38,1%. Nos mesmos anos, a demanda hoteleira na cidade cresceu 44,2%, o que alavancou a receita turística direta para 80%. Esse incremento do turismo na capital cearense coincide a contemporaneidade da criação da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) cujo objetivo foi de fortalecer as políticas de turismo local.
Desde a criação da Setfor, a cidade vem reorientando seu mercado para a atração de novos segmentos de turistas, no sentido de ampliar as possibilidades de atrativos locais. Uma dessas linhas de ação é o incentivo ao turismo cultural, através da promoção ou apoio a eventos direcionados também para o turista que visita a cidade de Fortaleza. Nesse sentido, a Prefeitura promove Editais de apoio ao Pré-Carnaval e retomou o investimento no Carnaval, no Aniversário da Cidade e nas Festas Juninas; além de ter desenvolvido o principal produto turístico do Estado: o Réveillon popular da cidade. A festa da virada de ano no Aterro da Praia de Iracema contempla o povo fortalezense pelo congraçamento democrático resultante do acesso de todas as faixas sociais a um grande evento, de qualidade cultural e recreativa e é também uma oportunidade para que a nossa capital amplie sua oferta turística e invista ainda mais nessa atividade que é sua vocação natural.
A diversificação de oferta se deu também com o apoio e criação de novos roteiros turísticos e culturais. Junto a roteiros religiosos, de compras, de gastronomia. Dentre esses, o roteiro do projeto Caminhos de Iracema, desenvolvido após demanda do Orçamento Participativo (OP), se destacou. O percurso visita os principais patrimônios históricos da capital cearense, que fazem alusão à obra Iracema, do escritor José de Alencar. Aliás, todos os roteiros apoiados buscam reforçar o conhecimento da população sobre os atrativos turísticos, históricos e culturais de Fortaleza e promover ações educativas através de passeios, palestras, exposições fotográficas e apresentações de vídeos culturais.
Prova da efetividade dessas ações são os dados da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (SETUR). Neles, observa-se a ocorrência de um crescimento expressivo do fluxo turístico via Fortaleza, no período de 1995/2011, quando a taxa média de crescimento foi de 8% ao ano. Fortaleza saltou de 762 mil em 1995 para mais 2 milhões e oitocentos mil turistas em 2011.
Esse aumento do fluxo turístico demandou que fizéssemos investimentos também em mão de obra qualificada e infraestrutura. Para isso, em parceria com o Ministério do Turismo, a Prefeitura qualificou mais de sete mil profissionais envolvidos com a cadeia produtiva e fez de Fortaleza a primeira cidade a dar ordem de serviço para as obras do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A orla de Fortaleza, nosso mais destacado corredor turístico, foi a contemplada com as primeiras intervenções. As requalificações do Morro de Santa Terezinha e da Praça 31 de Março iniciaram em 2011. Neste segundo semestre de 2012, iniciamos a obra do sistema viário da Praia do Futuro, que irá reestruturar a parte de drenagem e fará melhorias no paisagismo, iluminação, conexões, jardinagem e etc. A obra da nova Beira-Mar também já foi licitada e todo o projeto foi construído com o objetivo de reunir as melhores soluções para os problemas e os desafios que há décadas a área enfrenta na organização e uso do espaço público. Assim, fará desse democrático pedaço de Fortaleza a mais bonita faixa de praia do país. Aliás, dizia o poeta maior da língua portuguesa, Fernando Pessoa, “O rio mais belo do mundo é o rio que passa pela minha aldeia”. E a beira mar de Fortaleza hoje já é sui generis e, depois de concluído seu projeto de requalificação, oriundo de um concurso de ideias, será o espaço memorável de maior relevo da cidade. 
Também merece destaque os cinco Trechos Urbanos da capital que hospedam importantes corredores turísticos da cidade e que estão com convênio assinado junto ao Ministério do Turismo e receberão intervenções para torná-los mais atrativos e mais adeguados às suas finalidades. O primeiro trecho a receber a ação é Avenida Monsenhor Tabosa, de grande importância para o turismo de compras da cidade. 
Demos início também ao primeiro Inventário da Oferta Turística da cidade e desenvolvemos o Programa de Fortalecimento do Produto Turístico Fortaleza, que realizou o Projeto Fortaleza Capital dos Eventos. Com o inventário, está sendo realizado um completo levantamento de informações turísticas da cidade, com a recuperação, coleta, ordenamento e sistematização dos dados e das informações sobre a oferta turística real e potencial. Esses estudos ajudam a orientar os investimentos e apontam os melhores caminhos para atuarmos e alinharmos o desenvolvimento turístico da cidade. 
Os caminhos a serem investidos passaram a ser decididos em sintonia com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), cuja atuação foi retomada nesta gestão, e com uma sadia parceria com o trade turístico. A prática da Prefeitura de chamar a cidade a conversar sobre sua realidade fortalece a nossa sensação de pertença e permite que todos opinem sobre a Fortaleza que querem. Foi de mãos dadas com o trade, que partimos para promover o destino Fortaleza em Road Shows (realizados em todas as cinco regiões do país), workshops, participações nas principais feiras de turismo e com o evento denominado “Noite de Fortaleza”, realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e em três dos maiores mercados internacionais: Milão, Nova Iorque e Berlim.
Da infraestrutura à promoção, cada detalhe é fundamental para tornar a nossa cidade cada vez mais bela, cada vez mais nossa e, por isso, cada vez mais atraente e inesquecível para quem nos visita. Desafios vários ainda se apresentam: a promoção do turismo de eventos, que traz um enorme ganho para a economia da cidade; a reabilitação do Centro, que irá fortalecer a identidade historica e cultural de Fortaleza; a expansão da oferta turística, hoje muito concentrada na Aldeota, Meireles, Centro e Benfica; a qualificacao profissinal e o fortaleciento dos produtos turIsticos; a despoluição das praias; a realização de um concurso público para formação de quadro de carreira para o setor; o desenvolvimento de um plano de marketing para a cidade; e a melhoria da seguranca. Mas, nos últimos anos, procuramos construír uma cidade que sabe que tem o direito de participar e que vai continuar a dividir com os governantes o seu rumo. E nesse aspecto ensejamos todos pelo turismo e o turismo para todos, porque esse setor vem apresentando um crescimento bastante expressivo e veloz, garantindo avanços econômicos de destaque na geoconomia mundial, assim posto, não a óbice que o turismo em Fortaleza se mostra como um belo caminho a seguir. 
Moacir de Sousa Soares
Secretário de Turismo de Fortaleza 

COLOMBO CIALDINI: O CENTRO DE EVENTOS MUDARÁ O PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DO CEARÁ

COLOMBO CIALDINI

Em face da boa fase por que passa o turismo do Ceará, principalmente com a recente inauguração do Centro de Eventos, um os maiores polos do Brasil para grandes feiras e congressos, entrevistamos uma das maiores referências do turismo do Estado a fim de saber quais as expectativas para os próximos anos. Sem dúvida,  o empresário Colombo Cialdini, pela longa experiência e o reconhecido trabalho que desenvolve na área, tem credenciais par refletir o pensamento do “trade”. Não é sem razão que Cialdini já exerceu com êxito a presidência de entidades como a ABAV/Ceará e enriquece o seu currículo como presidente do Fortaleza Convention & Visitor Bureau, vice-presiente do Skal estadual e diretor das empresas de eventos Carnaílha Promoções Ltda, Mandacarú Adventure, Mix Promoções e Eventos Ltda,  Nove´s Fora Produções Artísticas Ltda, Lero Produções Ltda,  Liso Entretenimento e Jordan Turs - Agência de Viagens. 
O MOMENTO – A respeito do atual momento por que passa o nosso turismo, Colombo Cialdini acredita que entramos numa fase muito boa. São suas palavras: “O Ceará está passando por uma grande transformação como destino turístico. O que antes era considerado somente um destino de sol e praia, com um equipamento de convenções da década de 70, portanto sem competitividade com os vizinhos Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, muito menos com o eixo Rio e São Paulo. Com a chegada do novo Centro de Eventos do Ceará passamos a ser reconhecidamente um produto competitivo com a junção do lazer e dos negócios, sejam eles frutos de captações nacionais e internacionais”.
MUDANÇA SÓCIO- ECONÕMICA – Em relação ao mais novo empreendimento e que está fadado a ser um vetor de crescimento do Ceará, eis o que disse o entrevistado:
“O Centro de Eventos do Ceará é um equipamento que muda em médio e longo prazo a realidade sócio-econômica da nossa cidade, e porque não dizer do nosso estado. Seja na oferta de espaços para eventos, geração de emprego e renda e uma possibilidade real de acabar, ou pelo menos combater a sazonalidade da estação turística, seja para lazer ou para negócios. O trade turístico e o setor de eventos irão participar e acompanhar essa transformação e evolução, ampliando cada vez mais o setor produtivo do estado. Precisamos lembrar que nem tudo são flores, o povo cearense que é nosso maior patrimônio mesmo com os esforços das entidades de classes e do Sistema 5S (Sebrae, Senai, Senac, Sesc e Sesi) para qualificar os profissionais do futuro ainda é muito pouco a quantidade de profissionais preparados para usufruírem do mercado no pós-copa. Quando teremos o grande legado de divulgação nacional e internacional ofertado pela imprensa com as copas da FIFA: Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014”.
Sobre o Fortaleza Convention & Visitors Bureau, entidade que dirige e exerce grande importância no desenvolvimento do turismo de eventos do Ceará, Colombo Cialdini fala com entusiasmo,  afirmando que o FCVB congrega o maior número de entidades privadas do Estado e será uma ferramenta indispensável na construção desse novo momento que vivemos, com a grande missão de captar (não importa o tamanho, a distância ou o destino) eventos para preencher o calendário anual da tão conhecida baixa estação. O Fortaleza Convention Bureau deve funcionar como um elo entre o setor público e privado, onde os eventos seja qual for sua magnitude possa sim injetar o máximo de recurso na cadeia produtiva da indústria, comércio e serviços.
SOBRE O NOVO PREFEITO – Finalmente, à nossa indagação sobre o prefeito demFortaleza recém eleito, Roberto Cláudio Bezerra, este é o pensamento de Colombo Cialdini:
“O jovem, sério, competente e experiente em setores importantes da sociedade, como a educação e a saúde, ex-deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, tem tudo para juntamente com sua equipe realizar uma gestão que ficará registrada na história de Fortaleza. Evidentemente que terá e se faz necessário o apoio incondicional do setor produtivo. Com a sua sensibilidade, como homem habilidoso e de diálogo, saberá construir com o trade turístico e os diversos setores da economia grandes parcerias públicos privadas. Dessa forma com certeza será menos difícil enfrentar as dificuldades e os desafios que a nossa metrópole que possui 287 anos de existência, é a quinta capital do país e abriga mais de 2,5 milhões de habitantes. Uma cidade cheia de valores e encantos, mas que sofre com problemas oriundos das grandes cidades, como: a mobilidade urbana, requalificação dos corredores turísticos da cidade (desde os pólos gastronômicos da Varjota, Praia do Futuro, Praia de Iracema), Parque do Cócó, Av. Beira Mar e os diversos problemas a serem enfrentados nos bairros e na nossa periferia em função da concentração de renda. E para se tornar mais justa para os fortalezenses pode utilizar o turismo como forma de inclusão social. Pois Fortaleza será boa para o turista quando ela for reconhecidamente boa para os que nela moram. É necessário planejar a nossa capital para os próximos 30 anos vindo a dar orgulho e satisfação dos conterrâneos, turistas, nossos filhos e netos”.

PALESTRA DE CID SOBRE MOBILIDADE URBANA


Em  palestra proferida na quinta-feira (13), em Brasília na 13ª Conferência das Cidades, no Congresso Brasileiro de Gestão Pública Municipal, a palestra do Governador do Ceará, Cid Gomes girou em torno de mobilidade urbana. 
No encontro, Cid Gomes destacou que os governos precisam criar  alternativas para a mobilidade urbana. "A única solução para que nós possamos atenuar o sofrimento das pessoas nesta área é investir em transporte público de massa nos grandes centros. Com esforço de planejamento e mobilização das diversas esferas de poder", complementou.
Os investimentos em mobilidade feitos nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, além dos investimentos feitos na cidade de Sobral, na região norte,  foram os pontos destacados Durante a palestra, o Governador falou sobre a Linha  Sul do Metrô de Fortaleza, que está na fase de conclusão,  com 24,1 Km. Acrescentou dados sobre a Linha Leste, já em execução, que integrará com a Linha Leste e ligará o Centro de Fortaleza ao Bairro Edson Queiroz.
Para as ações voltadas para a Copa do Mundo 2014, Cid Gomes destacou o VLT / Ramal Parangaba - Mucuripe, em execução, com 13 km, nove estações e previsão de cerca de 90 mil passageiros por dia.

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DO SKAL FORTALEZA

Enid Câmara, Moacir Soares, Osterne Feitosa e Wellington Santos

Encerrando mais um ano de êxito e realizações, o Skal Internacional de Fortaleza promoveu o seu anual almoço de confraternização com os associados e o “trade” do turismo,  ocasião em que a presidente Enid Câmara de Vasconcelos aproveitou para fazer uma rápida prestação de contas das atividades desenvolvidas em 2012, leu sua mensagem de solidariedade e paz de Natal e Ano Novo e falou emocionada sobre a recente tragédia numa escola dos EUA, onde crianças foram assassinados por um desvairado. Na sua fala, Enid Câmara disse ser o “Skal uma entidade internacional que não discrimina credo, raça ou cor, reúne todos os segmentos do turismo mundial e é hoje o principal interlocutor entre autoridades e os promotores da indústria do turismo em todo mundo”. 
Foram destaques  no encontro de confraternização o deputado federal Domingos Neto, Bismrck Maia, Moacir Soares e Colombo Cialdini, em razão de suas importantes atuações em favor do turismo do Estado e,além disso, pela valiosa colaboração ao Skal de Fortaleza.  
O agradável evento  aconteceu no Salão Iracema do Marina Park Hotel, um tradicional parceiro do Skal Internacional de Fortaleza, e contou com a presença dos associados da entidade, autoridades, hoteleiros, transportadores, agentes de viagem e operadores de turismo além de convidados especiais. Entre os fundadores do Skal Fortaleza, que acabou de completar 34 anos, estavam Valmir Rosa Torres, Edmilson Rodrigues e Austragésilo Rodrigues Lima. 
No final da confraternização, a presidente Enid  levantou  brinde  aos aniversariantes do último trimestre e distribuiu mimos natalinos aos  presentes. Os aniversariantes homenageados foram Melânia Torres, Eliseu Barros, Edmilson Rodrigues, Colombo Cialdini e José Rangel.

EQUIPES AMPLIADAS NOS AEROPORTOS


O fluxo de passageiros deverá ter um aumento de 10% nos 63 aeroportos públicos brasileiros neste final de ano e em janeiro de 2013, em relação ao mesmo período de 2011 e 2012. Segundo a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, são esperados 25,7 milhões de passageiros nos 63 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Para atender a esse aumento de demanda, a Anac e a Infraero ampliaram  as equipes de fiscalização e atendimento. A Anac está encarregada da fiscalização especial com 290 servidores nos  aeroportos  do/Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Brasília, Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte), Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre e Curitiba.

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DO FCVB

O presidente do FCVB Colombo Cialdini e  jornalistas

O Fortaleza Covention & Visitors Bureau, na manhã de 13 passado, no auditório da Fábrica de Eventos, Hotel Praia Centro, numa agradável confraternização natalina, reuniu os membros do seu Conselho, diretores, associados,  autoridades, jornalistas e convidados, ocasião em que foram apresentados os positivos números do seu trabalho na captação de eventos para o Ceará  neste 2012. O empresário Toni Sando, presidente do Convention Bureau de São Paulo foi uma das presenças de destaque do encontro festivo.  
O presidente Colombo falou sobre a persistente ação do FCVB na captação de eventos para o Estado, olhando com bastante otimismo para o turismo do setor nos próximos anos, principalmente por causa da inauguração do Centro de Eventos, equipamento que está  perfeitamente capacitado para receber grandes feiras e congressos, nacionais ou internacionais.
Com recurso audiovisual, a diretora administrativa financeira do Convention,,  Suemy Vasconcelos, fez uma síntese do trabalho desenvolvido por toda a equipe da entidade  no ano que estava terminando. Mostrou com otimismo  os números  obtidos, como 25  eventos em captação, 61 apoiados e captados, 25 treinamentos, 15 visitas técnicas e 10% de aumentos de associados. Como já o fizera o presidente Colombo, Suemy também agradeceu a decisiva participação dos parceiros, entre tantos o Governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza,. a TAM, a Secretaria de Turismo de Caucaia e a diretoria da entidades dos permissionários do Mercado Central. 
Na parte final da reunião, o presidente do Convention de São Paulo, Toni Sando, mostrou a razão por que a entidade vem obtendo números tão positivos no trabalho de conquista de eventos.  

PERSONALIDADES TURÍSTICAS E CONFRATERNIZAÇÕES


INAUGURADA A MONUMENTAL ARENA

Fachada de Vidro

Com o prestígio da presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Cid Gomes , de sete ministros, inclusive o dos Esportes, Aldo Rebelo, de  deputados federais, estaduais ,  de  várias outras autoridades e de grande parte da população fortalezense  foi oficialmente inaugurada  anteontem,   16, à tarde, a Monumental Arena Castelão, o primeiro estádio entre os doze brasileiros indicados para os jogos da Copa das Confederações, em julho do próximo ano, e Copa do Mundo, em 2014 
Pela importância do acontecimento, a tarde-noite marcou o início de uma nova era ppara o Ceará, não apenas para o futebol mas também para a cultura (Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira), turismo, lazer e negócios. De multiuso, o Castelão em breve será um caminho para grandes eventos e, também, no dia a dia, local de muita  significação  para negócios. Terá em suas instalações um shopping de atacado, o Top Moda Castelão. O empreendimento é uma parceria da empresa responsável pela construção e operação do estádio, Arena Castelão, com a MM Shopping Centers e o Governo do Estado.
Dilma Roussef, Cid Gomes e demais autoridades
Na aguardada festa do domingo último, a programação se dividiu em duas partes. Na primeira, solenidade propriamente dita da inauguração, discursaram sobre o que representava a Arena Castelão para a Capital e o Estado como um todo,  o futuro Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o Ministro Aldo Rebelo, o Governador Cid Gomes e, por fim,   a Presidente Dilma Roussef. Em seguida,  ouve visitas às instalações e, na entrada do campo, o corte da fita simbólica. Já no campo, a presidente deu o simbólico ponta-pé inicial, chutando uma bola.
Concluídas  a parte inicial, na área externa do estádio, o aplaudido compositor e cantor Cearense  Raimundo Fagner apresentou belo show para uma multidão de  vários milhares de pessoas. Fagner é um velho desportista e irmão do saudoso Fares Lopes, presidente por vários anos da Federação Cearense de Futebol.
ARENA CASTELÃO - Com mais de 150 mil metros quadrados de área total construída e capacidade para cerca de 64 mil espectadores, a Arena Castelão é uma das maiores do Brasil. As obras de reforma, ampliação e modernização envolveram recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação. 
Após a inauguração, a Arena já sedia no dia 27 de janeiro de 2013 os jogos inaugurais, que serão as partidas entre Ceará e Bahia e Fortaleza e Sport, válidas pela Copa do Nordeste. Em junho, é a vez da nossa capital ser uma das sedes da Copa das Confederações da FIFA. A partida de estreia na competição internacional é o Clássico das Américas entre Brasil e México no dia 19 de junho, pelo segundo jogo da seleção brasileira na fase de grupos. Em 23 de junho, é a vez da atual campeã mundial Espanha enfrentar a seleção que vai representar o continente africano e que ainda será definida. Depois, a Arena Castelão sedia ainda uma semifinal da competição. 

TERMINOU SÁBADO COM PREMIAÇÃO O 8ºCURTA CANOA


Depois de cinco dias de programações com aplausos gerais terminou no último  sábado o 8º Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada. Com 30 produções de dez estados na Mostra Competitiva de filmes e vídeos, mais uma vez o evento alcançou pleno, levando cinéfilos e grande público à atraente praia aracatiense.. 
Na última noite foram conhecidos os vencedores do troféu Lua e Estrela. O filme “L”, de Thaís Fujinaga, e o vídeo “Todos os Balões vão para o Céu”, de Frederico Cabral, foram os vencedores do Festival , entre filme e vídeos de curta-metragem de 10 estados.
Eis os premiados: FILME - Melhor filme: L, de Thaís Fuginaga. Melhor Direção: Eduardo Kishimoto - Memórias Externas de uma Mulher Serrilhada. Melhor Roteiro: Amir Admoni – Linear. Melhor Fotografia: Maria Alice Arida - 5 Horas Rumo Norte. Melhor Trilha Sonora Original: 5 Horas Rumo Norte. Melhor Direção de Arte: Leandro Villar - De Outros Carnavais. Melhor Ator: Silvio Matos - Uma, Duas Semanas. Melhor Atriz: Georgina Castro - Memórias Externas de uma Mulher Serrilhada. Melhor Som: Linear, do diretor Amir Admoni. Foi concedida Menção Honrosa para Piove, Il Film de Pio, de Thiago Mendonça, pela qualidade da montagem e registro histórico do cinema brasileiro. VÍDEO - Melhor vídeo: Todos os Balões vão para o Céu, de Frederico Cabral. Melhor Direção: Juliano Luccas - A Noite dos Palhaços Mudos. Melhor Roteiro: Frederico Cabral - Todos os Balões vão para o Céu. Melhor Fotografia: Augusto Pessoa - Pau da Bandeira. Melhor Trilha Sonora Original: André Salles Coelho – Quindins.  Melhor Direção de Arte: Clarissa Paulillo – Anachronique. Melhor Som: Boynard – Hooji. Foi concedida também Menção Honrosa para Damas da Liberdade, de Joe Pimentel e Célia Gurgel. 
Na noite de encerramento também foi entregue o prêmio ao vencedor da Mostra Curta Católica, da qual concorreram 14 vídeos produzidos por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Católica do Ceará – Marista. Os vencedores foram: Melhor VT Publicitário: O Àlcool Distorce as Coisas (Bruno Pacheco, Yana Maciel, Marina Fernandes e Caio Monteiro). Melhor Documentário: Profissão DJ (Renato Mendonça, Rafael Ramos, Rômulo Oliveira). Melhor Ficção: 6º Andar (Amanda Gomes).Na premiação da Mostra Curta Católica foi concedida Menção Honrosa para a animação Passa-Tempo, de Helene Queiroz, Francisco Bezerra e Soja Campos.
O 2º Moda Canoa, concurso de moda praia promovido pelo Curta Canoa em parceria com a Faculdade Católica do Ceará – Marista, com a participação de seis coleções criadas por estudantes do curso de graduação em Design de Moda, teve como vencedor Rafael Alves do Nascimento, com a coleção Galonera.
O 8ª Curta Canoa homenageou Ana Paula Santana, que teve uma importante passagem pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Após a premiação foram exibidos os curtas “Quietude”, de Márcio Del Picchia, Luciana Dias e Alexandre Totti, filmado em Aracati, Cumbe e Canoa Quebrada, e os dois vencedores desta edição do festival.

REVEILLON MILENAR MARINA PARK


O CENTRO DRAGÃO DO MAR ENTRARÁ EM REFORMA


Em abril de 2013, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) completará 15 anos de atuação, em prol da democratização do acesso à cultura. Para celebrar a data, na segunda-feira (10), o Governo do Estado, através  da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, assinou contrato para início, em janeiro, da  reforma do equipamento. O secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, e o engenheiro Ruperto Porto, proprietário da empresa Construtora Porto LTDA, vencedora da licitação, assinaram o documento durante coletiva à imprensa, 
Ruperto Porto e Francisco Pinheiro assinam a ordem de
serviço  para feforma do Centro Dração do Mar
Conforme  o Secretário, a obra, no valor de R$ 9.207.741,77, faz parte do projeto “Virada Cultural” anunciado  pelo governador Cid Gomes. Será o início da revitalização, ampliação e adaptação dos equipamentos culturais do Estado, representam investimento da ordem de R$ 71.093.232,00 destinados à cultura do Ceará.
Durante a coletiva, o presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), Paulo Linhares, apresentou o ciclo temático Ceará Sagrado que marca a programação de dezembro do CDMAC. Além da assinatura do contrato e do lançamento do ciclo temático, o terceiro do ano, o arquiteto Fausto Nilo mostrou os projetos das obras que serão realizadas.  Esiverfam presentes os pesquisadores Gilmar de Carvalho e Dodora Guimarães, que falaram sobre O Sagrado Coração do Ceará, exposição de artefatos religiosos cearenses  que ficará em cartaz entre 20 deste mês e 19 de março de 2013. Houve também apresentação de um dos novos curadores do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Bitu Cassundé, que lançou  “Dos Percursos e das Poesias”, mostra inédita do acervo do MAC, resultado de pesquisa desenvolvida acerca da produção contemporânea nordestina.
PROJETO VIRADA CULTURAL - O Projeto Virada Cultural, anunciado no ultimo mês de setembro  pelo governador Cid Gomes, prevê um conjunto de ações que priorizam a Cultura no Ceará, passando pelos eixos de estrutura, administração e atuação na área de formação. Segundo Cid Gomes, o pacote de investimento será de R$ 118.300.540,00 em obras e ações, o que dobra o valor de investimentos se comparado aos governos anteriores.
Arte e Religiosidade -  Abrindo o Ciclo Ceará Sagrado, o Dragão do Mar iniciou no dia 11 último, com a Mostra Cearense de Cinema Religiosidade e Arte, a Semana "Os Caminhos da Fé no Coração do Cearense". Os filmes O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, de Rosemberg Cariry, e A Ordem dos Penitentes, de Petrus Cariry, foram exibidos gratuitamente. A Semana segue com o Seminário "Os Caminhos de Fé: de Roma a Juazeiro", com participação do cineasta Sérgio Machado e do historiador, filósofo e teólogo Edilberto Reis. A conferência acontece às 19h, na Sala 01 do Cine Dragão do Mar.
A Mostra Cearense de Cinema Religiosidade e Arte acontece também no dia 13 , com a exibição dos filmes Milagre em Juazeiro, de Wolney Oliveira, e O Sertão das Memórias, de José Araújo. As sessões são gratuitas e acontecem às 17h e 19h, na sala 01 do Cine Dragão do Mar. 

VEM AÍ O SISTEMA "S" DO TURISMO

Sabino Henrique Elpídio de Carvalho, presidente do ConCNTu-CE, ao lado de José Osório Naves, diretor de comunicação da CNTur e o presidente Nelson de Abreu Pinto. Jornalista. 
O jornalista e advogado Sabino Henrique é o presidente do Conselho Estadual das Entidades de Turismo da CNTur, no Ceará. A solenidade de posse aconteceu em São Paulo, durante o Fórum Sindical realizado por ocasião do 25º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo – 25º CIHAT.
De acordo com Sabino, os ConCNTur– Conselhos Estaduais de Turismo da CNTur, foram criados com vistas a coordenar ações nos Estados, projetando o desenvolvimento regional, valorizando a ação corporativa e dando o merecido status econômico, político e social ao setor em cada região, identificando gargalos e problemas e elaborando, em conjunto com o trade, as soluções para se buscar resultados positivos e dar melhor qualidade ao turismo brasileiro.
NOVO STATUS DO TURISMO – Conversando com “Rota do Sol”, o presidente no Estado do CNTur disse:
“O turismo no Brasil, a partir de 2009, adquiriu um novo status como atividade econômica produtiva independente, desligando-se definitivamente dos vínculos que o relacionavam ao sistema do comércio, para ter vida própria e andar com seus próprios pés. Isso com base em ato oficial do Ministério do Trabalho e Emprego, publicado no Diário Oficial da União de 29 de janeiro de 2009, que concedeu o reconhecimento sindical como entidade de 3° Grau à CNTur – Confederação Nacional do Turismo, para representar e coordenar, em âmbito nacional, as atividades empresariais de setores como hotéis, apart-hotéis, motéis, pousadas e todos meios de hospedagem; restaurantes comerciais e de refeições coletivas, bares e similares; casas de diversão, espetáculos e lazer; empresas de viagens, operadoras de turismo e de receptivo; parques temáticos e organizadores de eventos, convenções e feiras”.
Acrescentou o entrevistado que, encerrado o ciclo do reconhecimento da CNTur, uma nova realidade se estabeleceu. Ao se desvincular a atividade turística do comércio, ser  justo que se tenha implantado o Sistema S do Turismo, como respaldo na qualidade e na formatação de um novo modelo profissional e de gestão, específico para o setor. Para se ter esse novo formato, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 0837/2011,  de autoria da Deputada Gorete Pereira (PR-CE),  que cria o Sistema S do Turismo, através do SESTUR – Serviço Social do Turismo e SENATUR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo, para atender às 2 milhões de empresas do setor que dão guarida a cerca de 10 milhões de empregos diretos.
SISTEMA S DO TURISMO – Por fim, explicou Sabino Henrique os objetivos do Sistema S, assim entendidos: SENATUR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo - Tem como objetivo a formatação de um novo conceito na qualidade do turismo brasileiro, através da qualificação e aperfeiçoamento da mão-de-obra especializada e gestores em todas as áreas do setor representado. SESTUR – Serviço Social do Turismo – Tem como função precípua prestar Serviços Sociais gratuitos com foco na saúde, no lazer, na cultura e nos esportes, visando a família, a criança, os idosos e os portadores de necessidade especiais. O jornalista e advogado Sabino Henrique é o presidente do Conselho Estadual das Entidades de Turismo da CNTur, no Ceará. A solenidade de posse aconteceu em São Paulo, durante o Fórum Sindical realizado por ocasião do 25º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo – 25º CIHAT.
De acordo com Sabino, os ConCNTur– Conselhos Estaduais de Turismo da CNTur, foram criados com vistas a coordenar ações nos Estados, projetando o desenvolvimento regional, valorizando a ação corporativa e dando o merecido status econômico, político e social ao setor em cada região, identificando gargalos e problemas e elaborando, em conjunto com o trade, as soluções para se buscar resultados positivos e dar melhor qualidade ao turismo brasileiro.
NOVO STATUS DO TURISMO – Conversando com “Rota do Sol”, o presidente no Estado do CNTur disse:
“O turismo no Brasil, a partir de 2009, adquiriu um novo status como atividade econômica produtiva independente, desligando-se definitivamente dos vínculos que o relacionavam ao sistema do comércio, para ter vida própria e andar com seus próprios pés. Isso com base em ato oficial do Ministério do Trabalho e Emprego, publicado no Diário Oficial da União de 29 de janeiro de 2009, que concedeu o reconhecimento sindical como entidade de 3° Grau à CNTur – Confederação Nacional do Turismo, para representar e coordenar, em âmbito nacional, as atividades empresariais de setores como hotéis, apart-hotéis, motéis, pousadas e todos meios de hospedagem; restaurantes comerciais e de refeições coletivas, bares e similares; casas de diversão, espetáculos e lazer; empresas de viagens, operadoras de turismo e de receptivo; parques temáticos e organizadores de eventos, convenções e feiras”.
Acrescentou o entrevistado que, encerrado o ciclo do reconhecimento da CNTur, uma nova realidade se estabeleceu. Ao se desvincular a atividade turística do comércio, ser  justo que se tenha implantado o Sistema S do Turismo, como respaldo na qualidade e na formatação de um novo modelo profissional e de gestão, específico para o setor. Para se ter esse novo formato, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 0837/2011,  de autoria da Deputada Gorete Pereira (PR-CE),  que cria o Sistema S do Turismo, através do SESTUR – Serviço Social do Turismo e SENATUR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo, para atender às 2 milhões de empresas do setor que dão guarida a cerca de 10 milhões de empregos diretos.
SISTEMA S DO TURISMO – Por fim, explicou Sabino Henrique os objetivos do Sistema S, assim entendidos: SENATUR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo - Tem como objetivo a formatação de um novo conceito na qualidade do turismo brasileiro, através da qualificação e aperfeiçoamento da mão-de-obra especializada e gestores em todas as áreas do setor representado. SESTUR – Serviço Social do Turismo – Tem como função precípua prestar Serviços Sociais gratuitos com foco na saúde, no lazer, na cultura e nos esportes, visando a família, a criança, os idosos e os portadores de necessidade especiais.

PLACAS DO SBCLASS


Na última quarta-feira, no Hotel Grand Hyatt,  em São Paulo, houve cerimônia de entrega de placas de identificação aos cinco hotéis paulistas classificados pelo novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Receberão as placas na categoria “cinco estrelas” os seguintes empreendimentos: Hotel Grand Hyatt São Paulo, Hotel Transamérica São Paulo, Maksoud Plaza Hotel e Sheraton São Paulo WTC. Na categoria “três estrelas”, recebe a certificação o Hotel Cordialle, localizado no município de São Roque. 
Para receber a certificação, os hotéis foram avaliados em critérios relacionados à infraestrutura e à oferta de serviços. Passaram também por auditoria de técnicos do Inmetro, parceiro do MTur no projeto. 

2013 - UM BI DE VIAGENS DE TURISTAS NO MUNDO


O mundo chegou no dia 13 último à marca de 1 bilhão de viagens de turistas, conforme  a Organização Mundial de Turismo de Turismo. O cálculo se baseou no crescimento do turismo entre 3 e 4%, em 2012, e as 990 milhões de viagens internacionais registradas ano passado.
 “O turismo é uma força econômica mundial, gera emprego e renda. Nossa ideia é criar uma onda positiva para o setor, estimulando que essa marca do bilionésimo turista seja em breve ultrapassada”, explica o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Em 2011, a receita internacional movimentada pelo setor totalizou US$ 1,2 trilhão – aproximadamente 6% das exportações de bens e serviços – segundo a OMT.
Os dados brasileiros são positivos: o turismo cresceu 6% em 2011, o dobro da média mundial, que foi de 3%. O setor já é responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e gera aproximadamente 2,8 milhões de empregos. 
No turismo internacional, o Brasil também está em alta: nove entre 10 turistas estrangeiros querem voltar; o segmento de negócios, eventos e convenções foi o que mais cresceu – 9,8% –; e nossos serviços são elogiados em quesitos como hospitalidade, gastronomia e segurança.
O Ministério do Turismo trabalha para que esse quadro se amplie cada vez mais, contribuindo para o aumento do emprego e da renda no Brasil e no mundo. A expectativa do MTur é positiva, em função dos grandes eventos que o Brasil sediará já a partir de 2013: Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, seguidos da Copa do Mundo da FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Os investimentos para esses eventos totalizam, até agora, R$ 116 milhões, em obras de acessibilidade, sinalização e Centros de Atendimento ao Turista.

RENOVADO O TRADICIONAL COPACABANA PALACE

De 1923, tombado pelo Patrimônio Histórico, o Copacabana Palace entrará em 2013 renovado e em forma para as comemorações. O projeto de renovação leva a assinatura do designer francês Michel Jouannet. Após cinco meses de obras, O hotel carioca está com os 147 apartamentos e suítes do prédio principal remodelados e o lobby restaurado, adaptado e 80% maior, muito mais confortável para hóspedes e visitantes. As reformas tiveram duração de cinco meses e consumiram cerca de R$ 30 milhões em investimentos.
Outra novidade que chega com o fim das obras no prédio principal do Copa é a inauguração de duas boutiques. A 1923, localizada no corretor que liga o lobby a piscina, é voltada para o público feminino e traz marcas nacionais e internacionais reconhecidas. Já a Villa Copa, situada na varanda ao lado da entrada principal do hotel, terá um lounge, de onde será possível acessar o restaurante Pérgula.
Com todas as regras de acessibilidade, os apartamentos e suítes ganharam banheiros maiores e mais modernos. Na decoração, o conceito foi o de manter a tradição e mudar o estilo do mobiliário. Os móveis, embora clássicos, estão mais leves e compactos. Novas cortinas e obras nas paredes deixam os ambientes mais arejados e iluminados.
 “O Copacabana Palace é um ícone da rede hoteleira do país. A conservação deste patrimônio da cidade é um compromisso da Orient-Express, que, desde 1989, quando assumiu o hotel, investe em melhorias”, afirma a gerente-geral Andréa Natal.

ROTEIROS DA MSC CRUZEIROS PARA O RÉVEILLON E FÉRIAS


MSC ORCHESTRA
A temporada 2012/2013 da MSC Cruzeiros terá muitas atrações a bordo, além de roteiros que incluem ilhas tropicais, Nordeste e a região do Mar do Prata. A armadora italiana oferece opções para diferentes tipos de hóspedes. Entre os grandes destaques para a temporada estão o MSC Orchestra e o MSC Magnifica, mais moderno da frota da empresa no litoral e que acaba de estrear em águas brasileiras. No Réveillon e início de 2013, os navios visitarão os destinos mais procrados da América do Sul, como Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este, além de praias paradisíacas do nordeste como Ilhéus e Salvador. 
Considerado expressão de elegância e tecnologia, o MSC Magnifica conta com muitos espaços como três piscinas, boliche, biblioteca, cinema interativo 4D, e variados atrativos. Em sua viagem de Ano Novo, o transatlântico partirá de Santos no dia 30 de dezembro em um trajeto de sete noites rumo ao porto de Buenos Aires, incluindo festa da virada a bordo e pernoite na capital Argentina, com preço a partir de USD 1.499* por pessoa em cabine dupla. 
O MSC Orchestra também será responsável por excelentes  cruzeiros na temporada. Com embarques a partir do Rio de Janeiro, traz uma proposta badalada para a virada do ano: o roteiro do dia 29 de dezembro tem programação especial e navegará no dia 31 para Copacabana, com parada para assistir à queima de fogos mais famosa do país. O passeio de sete noites seguirá visitando os principais destinos turísticos do litoral brasileiro, incluindo a capital baiana, com preço a partir de USD 1.549* por pessoa. 
A empresa também oferece mais dois navios nessa temporada: o MSC Musica, com embarques na capital portenha rumo ao Brasil,  e o grandioso MSC Fantasia, inédito no país e sendo o maior da história a fazer temporada regular por aqui. Com 27 mil m² de áreas comuns, ele conta cinco piscinas, doze hidromassagens, 25 elevadores, teatro para mais de 1.500 pessoas, entre muitas outras atrações. Os interessados em conhecer o MSC Fantasia poderão optar por pacotes com pernoite em Salvador a partir de USD 1.749 (no Réveillon, saída em 29/12), USD 866,15 (dia 06/01) e USD 891,75 (dia 12/01).

OS 87 ANOS DO EDITOR

Angelita e José Carlos

No dia 26 de dezembro próximo, estará completando 87 anos o jornalista José Carlos de Araújo, diretor- editor deste “Rota do Sol – Jornal do Turismo”.
José Carlos também neste dezembro completa 67 anos de vida jornalística.  Iniciou a carreira no jornal “O Nordeste”, recebendo seus primeiros ensinamentos, ao lado de Bruno Maia e Tiago Otacílio de Alfeu,  de Andrade Furtado, Luís Sucupira e Audifax Mendes. Trabalhou em seguida nos jornais “O Povo”, “Gazeta de Notícias” e “Tribuna do Ceará”. Na trajetória de vida na imprensa, foi diretor de Secretaria da Associação Cearense de Imprensa, anos depois pertencendo ao Conselho Superior.  Ao lado de colegas, participou da fundação da APCDEC e do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Ceará; em dois mandatos,exerceu a  presidência da  Abrajet/CE, X atualmente ocupando o cargo na Diretoria Nacional; como indicado da Abrajet, é suplente dos Conselhos Estaduais de Turismo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. Fundou e dirige o “Rota do Sol” desde 19....
Ao lado de funções jornalistas, formado em Direito, Letras e Pedagogia, o aniversariante foi professor do Liceu do Ceará, no colégio ocupando a função de vice-diretor. Pertenceu à  Comissão de Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação do Ceará.  Também exerceu a cátedra nos Colégios  Paulo VI, Castelo Branco e Academia de Polícia Civil (foi vice-dirertor). Na LBA, foi assistente da Superintendência e pedagogo.
No aniversário, José Carlos  estará ao lado da esposa Angelita, com quem é casado há 62, ela infelizmente passando  por difíceis momentos de saúde;  dos filhos Virginia Maria, Carlos Alberto e Maria Goretti; dos netos Alessandra, Ygor, Priscila, Mylena, Gabriela e João Mateus; dos bisnetos Henrique e Juliana. O neto Diogo não participa da reunião, uma vez que se encontra há anos em Atlanta, nos EUA. 

TEM 58 ANOS A CIDADE GAÚCHA MAIS FLORIDA

Celebrou 58 anos de emancipação política, no dia 15 de dezembro, a pequena, charmosa e aconchegante Gramado,   serrana cidade gaúcha de pouco mais de 32 mil habitantes mas reúne anualmente mais de cinco milhões de turistas. Ela é motivo de orgulho para aqueles que fizeram e ainda fazem desta colorida terra exemplo municipal e um ícone do turismo brasileiro.
A florida cidade da Região das Hortênsias, distante da capital 115km, foi criada pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipada de Taquara. Hoje, o município comemora 58 anos, marcados pelo desenvolvimento de seus empreendimentos, de seu povo e, principalmente, do setor turístico.
Dona de paisagens estonteantes, gramado chama a atenção também pela sua excelente infraestrutura e excepcional referência no turismo. Oferece 137 hotéis, 10 mil leitos, 140 bares e restaurantes, capazes de atender 10 mil clientes simultaneamente. A hospitalidade do gramadense é outro fator que encanta visitantes, assim como a mesa farta, que conta também com a culinária típica dos povos que colonizaram a cidade: italianos, alemães e portugueses.
Dentre as principais conquistas estão os títulos de Melhor Cidade Turística do Brasil, pelo segundo ano consecutivo, e Melhor Destino de Inverno do Brasil, pela terceira vez consecutiva, através do 12º Prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo - A Escolha do Leitor", consagrando Gramado marco e referência do turismo no Brasil. O município é um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico no país, indicado pelo Ministério do Turismo.
Festival de Cinema, Festa da Colônia, Natal Luz, Gramado Aleluia, Gramado Fantasia, além dos eventos privados: Festival do Turismo, Chocofest e Festival Internacional de Publicidade, que fazem de Gramado referência na realização de eventos, garantem a grande movimentação no ano inteiro. Gramado oferece dois Centros de Convenções, Serra Park e a ExpoGramado que, juntos, somam 35.000m² de área e possuem infraestrutura suficiente para abrigar grandes feiras. É, considerada a capital do Chocolate e referência no setor Moveleiro, também nomeada como a Cidade Mais Florida do Estado, título concedido pela Famurs em 2010. No segmento administrativo, ganha destaque: a Prefeitura Municipal de Gramado é a primeira e única do Brasil a conquistar a ISO 9001/2008.
A cidade oferece atrativos para todas as idades. Entre eles, o visitante pode conhecer o Belvedere, Rua Coberta, Mini Mundo, Igreja Matriz São Pedro, Igreja do Relógio, Praça Major Nicoletti, Palácio dos Festivais, Parque Knorr - Aldeia do Papai Noel, Praça das Etnia s, Casa do Colono, GramadoZoo, Kartódromo, Gramado Golf Club, Mundo Encantado, Paintball Adventure, Vinícola Ravanello, Passeios de Agroturismo, Parque do Gaúcho, Lago Joaquina Rita Bier, Pórticos de entrada da cidade, Centro Municipal de Cultura, Rótula das Bandeiras, Lago Negro e diversos Museus.
Em meio às comemorações dos 58 anos, assim se expressou o prefeito de Gramado, Nestor Tissot:
"Somos gratos a todos aqueles que aqui chegaram e colonizaram esta cidade, aqueles que tomaram Gramado como lar e tornaram esta cidade o que é. Com a emancipação, há 58 anos, muito se conquistou. São décadas marcadas pelo desenvolvimento e muito trabalho de pessoas que acre ditaram no potencial de Gramado. Poder público e comunidade sempre andaram juntos, transformando a cidade em modelo para muitos outros municípios e destaque nacional em turismo".

NATAL DE GRAVATÁ

O nascimento de Jesus através da tradição do presépio de barro. Esse é o tema do espetáculo A Luz do Mundo, no Natal de Gravatá, que está acontecendo desde o último dia 13 e prossegue até 22, sempre às 19 horas, no pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar. Em sua segunda edição, o espetáculo promete emocionar a plateia em apresentações que misturam cores, luzes e acrobacias aéreas e no solo.
A Luz do Mundo tem a assinatura do artista italiano Valério Festi, responsável também pelo espetáculo Sonhos da Pastorinha Diana, apresentado no ano passado. O Natal de Gravatá conta com artistas locais e integrantes do Studio Festi.

TERMINAM OS FESTEJOS DO 115 ANOS DE BH

Palácio da Liberdade
A moderna, planejada e saudável Belo Horizonte chegou aos 115 anos no dia 12 último em meio a muitos canteiros de obra. Tendo como moldura a "Serra do Curral", a sexta cidade mais populosa do país e  metrópole com excepcional qualidade de  vida  coloca-se  entre as 100 melhores cidades do mundo. Assim, com  razão,  Belo Horizonte, econômica ou politicamente falando, é um dos agradáveis destaques entre as melhores e importantes  cidades do continente americano do sul.  Parques,  o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi, para citar por cima alguns dos atrativos credenciam a capital mineira como um dos destinos mais procurados do Brasil. Opções muitas e variadas não faltam.
A partir do Arraial de Curral del Rei, passando pela fundação  de Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897, entre as Serras do Curral e de Contagem, e após o planejamento do engenheiro Aarão dos Reis, a grande  cidade do centro oeste brasileiro cada vez mais se consolida  como destacada  metrópole. Lógico que o planejamento original foi ultrapassado, diante das necessidades do dia a dia, da explosão populacional e do formidável desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços. Exemplos marcantes são o metrô de superfície, os novos e largos corredores para facilitar a mobilidade urbana, as  saídas para a Região Metropolitana, inclusive para o Aeroporto de Confinas, o  recente Centro Administrativo, para onde foi transferido o Palácio do Governo. O canteiro de obras do dia a dia, principalmente agora com as obras que atendem ao protocolo com a FIFA em razão de jogos da Copa do Mundo de Futebol (o novo Mineirão) mostram que os belo-horizontinos vivem numa cidade que  dia a dia cresce, mas oferecendo condição de vida saudável para os seus habitantes, consequentemente para os turistas que a  visitam.
AS COMEMORAÇÕES – Desde a data do aniversário - 12 de dezembro, a população a cidade mineira está em festas até hoje.
Apresentação do Coral do Núcleo de Assistência Sócio Familiar (Nasf), Festival Internacional de Corais, Missa em ação de graças marcaram as comemorações do início dos festejos. A programação continua intensa até hoje, com a premiação do concurso Cidade Jardim 2012,o lançamento do projeto Pampulha Patrimônio da Humanidade no Museu de Arte da Pampulha, a Inauguração do Centro de Pesquisa e Conservação da Flora (Ceflora),   a  Vila dos Sonhos, na Praça do Papa, e o Fórum Municipal de Prioridades Orçamentárias.

CHEGOU AOS 173 ANOS A ATRAENTE MACEIÓ


No domingo (9), Maceió completou 173 anos. A programação festiva só aconteceu no sábado, 15, no histórico bairro de Jaraguá.  Em virtude do fato,  grande parte dos maceioseses não gostou da medida. Entre os que protestaram estavam  intelectuais e boa parte da população
A HISTÓRIA - A cidade teve origem num povoado que surgiu no entorno de um engenho de açúcar. O nome Maceió vem do tupi "Maçayó" ou "Maçaio-k", que significa "o que tapa o alagadiço". O povoado tinha uma capelinha em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres, construída no local onde hoje está a Catedral Metropolitana, na Praça Dom Pedro II.
A vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815, da Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, em decorrência do desenvolvimento advindo da operação do Porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava a atracagem de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias.
Com a emancipação política de Alagoas, em 1817, o governador da nova Capitania, Sebastião de Mélo Póvoas, iniciou a transferência da capital para Maceió, um processo tumultuado que encontrou resistência de homens públicos e da Câmara Municipal da antiga capital. Uma expedição militar de Pernambuco e da Bahia chegou a Maceió para garantir a ordem e no dia 16 de dezembro de 1839 foi instalada a sede do governo em Maceió que, a partir daí, consolidou seu desenvolvimento administrativo e político. Teve início uma nova fase no comércio e começou a industrialização.
PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO - Nos últimos oito anos,  a cidade passou por um processo de transformação muito grande com investimentos na infraestrutura, como o a construção de modernas avenidas, viadutos, pavimentação em todos os bairros, a cidade está com cara de metrópole. 
A capital alagoana se destaca pelo seu forte potencial turístico, com uma orla urbana que se estende de Jacarecica ao Pontal da Barra, encantando os visitantes. Um dos seus bonitos postais é a famosa piscina natural da Pajuçara, Na sua orla  é fácil encontrar de tudo um pouco: mix com culinária regional, feirinhas de artesanato, restaurantes de variados padrões, áreas de lazer e esportivas. E, o que é melhor: todas as opções estão disponíveis, próximas umas das outras, de forma fácil e segura.
A cidade continua vivendo acelerado processo de transformação, com novos projetos estruturantes em andamento para torna-la  ainda mais bonita e mais encantadora. 

A PARAIBA INAUGURA COMPLEXO TURÍSTICO

 Complexo Turístico de Lazer, na praia de Coqueirinho, no Conde

No sábado último (15),  a Paraíba deu grande passo para o seu desenvolvimento com a inauguração, pela manhã, do Complexo Turístico de Lazer, na praia de Coqueirinho, no Conde. A obra  foi financiada pelo Empreender-PB, programa de fomento ao crédito do Governo e recebeu R$ 500 mil de investimentos repassados à Associação dos Donos de Barracas na Costa do Conde (ADBCC). O centro possui 170 metros quadrados de área construída, projetado num terreno de 3.518 metros quadrados.
De acordo com o secretário Executivo do Empreender PB, Tárcio Handel Pessoa, esta ação é realizada para melhorar os equipamentos turísticos na Paraíba..Com capacidade para receber 2.400 pessoas sentadas, o Complexo Turístico está localizado numa das praias mais belas do país, Coqueirinho, no município do Conde, litoral sul do Estado.
O complexo oferece ao público, além dos bares, uma praça de eventos, quiosque para informações, chuveiros e banheiros, espaços extremamente solicitados pelos frequentadores da praia. Também haverá ambulantes cadastrados e identificados com crachá para a venda de produtos avulsos.
Para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, o Centro foi projetado com passeios até os banheiros e bares. Haverá também um sistema de segurança com equipamentos e pessoal especializado. 

REVEILLON EM FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA


Até o presente momento, não se sabe se haverá ou não o grande Reveillon de Fortaleza, no Aterro da Praia de Iracema, considerado o 2º maior do Brasil, atrás apen as do que ocorre tradicionalmente na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
No ano passado, em outubro,  a Prefeitura já estava se movimentando, com licitação aprovada, Ivete Sangalo  apontada como a estrela maior do Show da Virada, empresa encarregada do show pirotécnico escolhida e outras providências mais. Este ano, contudo, nada disso acontece, pois nem a licitação foi ainda aprovada.  Segundo está claro, a prefeita Luizianne Lins, que não terá sua administração continuada através do seu canditado Elmano, que perdeu as eleições de outubro último, está indecisa quanto ao Reveillon, pois afirma não ter  sentido participar da festa até meia-noite e, a partir daí,  entregá-la ao novo prefeito que ganhou do seu candidato.
De qualquer forma, mesmo sem a monumental atração do Aterro da Praia de Iracema, o Reveillon de Fortaleza promete ser dos mais vibrantes e participativos. As classes alta e média, afora os turistas, estarão certamente se confraternizando nos clubes sociais, restaurantes e casas de show. Lamenta-se e muito que milhares de pessoas da Fortaleza em geral, que  na virada de 2011 para 2012 esteve no Aterro vibrando na expectativa de um ano novo melhor e repleto de fatos positivos, se veja alijada da oportunidade. Sempre é assim,  o povão é quem paga o pato.
AS FESTAS NA CIDADE – Afora as inúmeras comemorações com banquetes e queima de fogos que acontecerão  nos vários bairros de Fortaleza,  excelentes  programações do ano acontecerão na passagem nos seguintes clubes de Fortaleza: 
Marina Park Hotel – Como vem ocorrendo tradicionalmente, o Marina, com o tema “Uma Noite Caliente", mais uma  vez está preparado para oferecer o maior Reveillon de hotel do Brasil, para tanto aguardando cerca de 8 mil pessoas. Na programação: banda Acaiaca, das 22h às 0h30min, Chiclete com Banana (até as 3h), Oito7Nove4 (até as 5h) e a tenda eletrônica das 3 às 7 horas.No Open Bar, uísque, vinho, vodca, água, cerveja e refrigerantes durante todo o evento.
Náutico – A atração principal será Luizinho e Banda, Buffet especial e cada mesa com uma garrafa de champanhe.
Iate Clube -  A bateria campeã da Beija-Flor, com a banda Locomotiva e  Rafaela Manville alegrarão a festa da passagem do ano 
Ideal  – O tradicional clube da Monsenhor Tabosa apresentará no Reveillon Gustavo Serpa e orquestra,
Crocobeach – Na Praia do Futuro, a Barraca Crocobeach fará a festa com Mr. Babão, São Ninguém, Frennesy e Dona Zefa.
Na Região Metropolitana da Capitral, hotéis e clubes também estão bem preparados para oferecer uma noitada das mais alegres, com ponto alto no momento da passagem do ano. 
No Cumbuco, Caucaia, o Kakiri Beach Hotel terá shows e atrações, aniumados pelas bandas Aviões do Forró, Dj´s Hector Lopez, Javi Berreda, F.A.W, Deep Josh e a Miss Klauss! 
AQUAVILLE -  (Porto das Dunas). A noitada fica por conta do cantor baiano Netinho, de  Luís Marcelo e Gabriel e de uma tenda eletrônica. 
DOM PEDRO LAGUNA, no Aquiraz Riviera (praia de Marambaia). Jantar especial e festa de Réveillon, com tema Veneza Tropical. DJ e Banda Luís Marcelo..coquetel, jantar de gala com buffet e vinhos portugueses, brinde com champagne Veuve Clicquot e queima de fogos alegrarão a noitada  

A BHG ESTÁ NA REDE OFICIAL DA COPA DO MUNDO


Os hotéis Golden Tulip Iate Plaza e Tulip Inn Saint Martin, de Fortaleza,  já ostentam a placa de “Official Accommodation - FIFA World Cup Brazil”. É que a BHG – Brazil Hospitality Group foi credenciada pela FIFA como uma principais redes oficiais da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. Com hotéis localizados nas cidades-sedes da disputa, a rede integra a lista de hospedagens nacionais. 
Além dessas, outras unidades da rede constam na lista, como Golden Tulip Porto Vitória Hotel, em Vitória; Tulip Inn Batel e Tulip Inn Santa Felicidade, em Curitiba; Tulip Inn Centro Histórico, em Porto Alegre; Golden Tulip Rio Vermelho e Tulip Inn Centro de Convenções, em Salvador; Golden Tulip Pantanal, em Goiânia; Golden Tulip Iate Plaza e Tulip Inn Saint Martin, em Fortaleza; Golden Tulip Recife Palace, em Recife.
As exigências feitas aos estabelecimentos para que possam ser classificados como hotéis oficiais chegaram a mais de 100 requisitos. Dentre eles, curta distância até um aeroporto e disponibilidade de ao menos 55 quartos exclusivos, além de atender aos padrões de conforto e segurança exigidos pela FIFA. A BHG S.A. – Brazil Hospitality Group, terceira maior rede hoteleira do país, possui atualmente em seu portfólio 48 hotéis somando 8.539 quartos em operação, além de 22 projetos em desenvolvimento.

O BRASIL REVERENCIA LUIZ GONZAGA

Gonzaquinha e o Mestre Lua

No ano inteiro, o Brasil todo vem prestando  significativas homenagens ao sanfonista, cantor e compositor Luiz Gonzaga, o filho da pernambucana  Exu que completava 100 anos de nascimento e, como ninguém,  mais traduziu sentimentalmente  as angústias e alegrias do nordestino.
Quase analfabeto, mas altamente privilegiado com uma inteligência aguda,   soube traduzir em canções universais o drama de quem nasce no semiárido brasileiro.  Mas também imortalizou a contrastante beleza da terra e o sentimento folgazão do povo que habita o sertão. Numa carreira de cerca de X  anos, com sua sanfona e voz característica,   Luiz Lua Gonzaga, o  segundo filho de Ana Batista de Jesus (Mãe Santana) e oitavo de Januário José dos Santos,  tornou-se personalidade universal. Fez mais pelo Nordeste do que massa imensa  de político e outro figurões também nascidos na Região. O legado que nos deixou é honra para a cultura brasileira. Foi de A a X sua imensa produção, ora como compositor ao lado de outras luzes do Nordeste, ora dando vida a letras memoráveis. Apenas para citar:  A feira de Caruaru,  A triste partida, Asa-branca, Beata Mocinha,  Cintura fina, Hora do adeus,  Légua Tirana,  No Ceará não tem disso,  Olha pro Céu,  Paulo Afonso, Pé de serra,  Quer ir mais eu?, Respeita Januário,  Riacho do Navio, Tropeiros da Borborema, Vem, morena e   Xanduzinha. 
O Rei do Baião nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe a 12km de Exu. Faleceu no Recife no dia 2 de agosto de 1989 (76 anos). Andarilho incorrigível, foi corneteiro do Exército,  servindo em Fortaleza. Conforme se sabe, antes dos dezoito anos Luiz apaixonou-se por Nazarena, uma donzela da região. Em vista da oposição ao casamento, revoltado pelo fato de não poder casar-se com a moça, fugiu de casa e ingressou no Exército. Conta-se que não teve mais nenhuma namorada, apenas amantes. Uma delas,  Odaléia Guedes dos Santos, que tivera filho  de outra pessoa que não ele. Assim mesmo,  assumiu a paternidade,  adotou  a criança  e deu-lhe o nome Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior,   anos depois conhecido como Gonzaguinha,  também consagrado cantor e compositor.

TRÊS DIAS NA CHINA SEM VISTO


O governo da China anunciou no dia 6 último  a isenção de visto de entrada para turistas em trânsito que queiram  ficar no país por um período máximo de 72 horas. A medida vale a partir de 1º de janeiro, mas apenas para a cidade de Pequim. Na relação, há 45 países. O Brasil e o México são os únicos da América Latina.
A regra só é válida para os estrangeiros que entrarem no país pelo Aeroporto Internacional de Pequim. Apesar de todas as limitações da medida, as autoridades chinesas disseram que o objetivo da autorização é estimular o turismo. A lista com os 45 países foi elaborada a partir da origem dos turistas que mais visitaram o país no período de 2009 a 2011.
O número anual de turistas que visita Pequim é cerca de 5 milhões, segundo as autoridades. A previsão é que essa quantidade dobre a partir da nova autorização. Para isso, espera-se que companhias aéreas internacionais aumentem o número de escalas de seus voos na capital, fazendo com que aumente a capacidade de transferência.
O economista-chefe da Air China, companhia aérea estatal do país, Xu Jianqiang, disse que Tóquio e Seul ainda são os dois principais locais de escalas para estrangeiros na Ásia, mas que cada vez mais visitantes devem fazer turismo e participar de eventos de negócios em Pequim.

PATINAR É ATRAÇÃO DO INVERNO EM NOVA YORK


Quando o inverno chega e as luzes de Natal se acendem também é época de aproveitar Nova York sobre patins. Várias pistas de gelo são montadas em meio à cidade e se tornam uma atração especial, digna de cenas de filmes. As opções são inúmeras.
O Central Park  é um dos locais mais famosos. A grande quantidade de pessoas não deixa espaço para velocidade ou truques extravagantes, mas conta com uma vista deslumbrante. Por lá a pista está aberta desde 4 último até 30 de março, no espaço chamado Trump Wollman Rink Central Park, que fica na rua 59 com a 6ª Avenida.
No mesmo parque, o Trump Lasker Rink é um espaço de patinação que  recebe jogos de hóquei e apresentações artísticas com times de jovens e adultos. O Rockefeller Center também conta com um espaço de patinação no gelo. Mesmo se as calçadas estiverem tomadas por turistas, os intefessados têm amplo espaço para curtir a pista mais emblemática da cidade, que comporta apenas 150 pessoas por vez. Já o espaço Citi Pond, no Bryant Park,   conta com cerca de 17 mil metros quadrados de área. Por lá é possível esquiar sem custo, mas é preciso alugar os patins, que custam a partir de US$ 14.. Fica na 6ª Avenida, entre as ruas 40 e 42, e permanece aberta até dia 3 de março.
Os hotéis da rede Apple Core são indicados para hospedgem. Todos estão localizados nas melhores regiões da Big Apple e oferecem muitas facilidades aos hóspedes. Informçõs: telefone: +1 (212) 790

EM JANEIRO, VOO ROMA-FORTALEZA-ROMA


No próximo ano, a conexão desta capital com a Europa será ampliada.  A empresa aérea Alitália  iniciará suas operações no Aeroporto Internacional Pinto Martins no dia 14 de janeiro próximo. O voo fará a rota Roma/Fortaleza/Roma, todas as segundas e sextas-feiras. A chegada está prevista para às 16h55 e as partidas, às 18h55.
Fora essa conexão, o Aeroporto Internacional de Fortaleza já possui duas rotas com a Itália,  a partir das companhias AirItaly (Roma e e Milão) e com a TAP (com conexão em Lisboa).

JORNAL ROTA DO SOL 20/12/2012 - ISSUU