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sexta-feira, 6 de março de 2015

CALEIDOSCÓPIO - ACORDAR É PRECISO

ACORDAR É PRECISO
Nos últimos tempos, principalmente do meio do ano passado para cá, verifica-se uma como que “falta de apetite” das autoridades da Prefeitura . do Estado e do  chamado “trade” turístico para a consolidação da atividade e efetiva afirmação do destino Ceará.  Vivemos uns quinze anos em que políticas públicas e o ardoroso e continuado trabalho de empresários e associações do segmento conseguiram chamar a atenção de brasileiros e estrangeiros,  mostrando que o Ceará não era apenas sol e mar, mas que possuía atrações outras capazes de despertar interesse  em qualquer turista. As promoções  foram continuadas e intensas, assim como as participações em grandes feiras e eventos mundo a fora. Graças aos “road shows” promovidos pela ABIH/Ceará e o Fortaleza Convention Bureau, foi possível mostrar às populações de todas as regiões brasileiras  as excelências que a natureza nos proporcionam, ao lado de eventos culturais e da nossa mais badalada  diversão. Mostramos ao Brasil e ao mundo uma terra alegre, com povo  receptivo e prenhe de humor, uma terra em que o turista poderia passar momentos felizes. Ao lado disto, o Estado tratou da infraestrutura turística com atenção, construindo excelentes estradas e até  aeroportos que demandam o litoral e as Serras Grande e de  Baturité para facilitar o conhecimento de cidades diferenciadas e praias atrativas, nas chamadas Costas Sol Nascente e Poente. Fortaleza, que se chamava apenas uma “cidade dormitório”, também melhor se estruturou, principalmente oferecendo opções imperdíveis de noitadas de shows musicais ou de humor, ou de visitas culturais e de compras de artesanato, com o Mercado Central sendo um  ponto de referência. Tempo de muito  movimentação nas esferas do turismo. O resultado não poderia ser outro. O Ceará chegou a ser o destino mais procurado na Região  pelos turistas. Infelizmente, nos últimos meses nota-se que não somos mais  os preferidos  dos que desejam viajar,  principalmente de brasileiros. A razão está clara e não diz respeito apenas à dificílima situação política, econômica e financeira que atravessamos. Deixamos de “vender” o nosso grande produto. Com raras exceções, “parece” que as nossas autoridades, aí incluídos os poderes públicos, e também os empresários que atualmente militam na área só enxergam que estamos em crise e turismo é coisa, talvez, para depois de tudo resolvido. Já não há mais o dinamismo do Prefeito Cambraia, dos secretários Bismarck e Patrícia Aguiar. Os Valmir Rosa, Eliseu Barros, Régis Medeiros, Colombo  Cialdini e tantos outros empresários  cansaram? Sem a mesma força de vontade, trabalho e união que se viu no passado, é muito pesado o ônus para que  Darlan Leite, Manoelzinho Linhares,  Enid Câmara, Circe Ponte, Pedro Carlos,  Priscila Cavalcanti e mais  uns poucos, descasquem os “abacaxis” e consigam  o prestígio do passado recente.  E o que pretendem de objetivo os novos secretários de turismo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza?  Enquanto isto,  Bahia,  Pernambuco e Paraíba  estão aí  a todo o vapor fazendo cerradas promoções no Brasil e nas maiores feiras que se realizam no mundo. Não querem perder um dos melhores produtos que tanto contribuem para a melhoria dos seus PIB. Questão de visão...
PROPAGANDA – Uma perguntinha ingênua : é jogar dinheiro fora fazer promoção, propagar produto? A resposta nos dão A Unilever Brasil , Via Varejo (Casas Bahia), Caixa (GFC), Ambev, Petrobras (GFC), Nestle, Banco do Brasil (GFC), Grupo Pão de Açucar e dezenas de outros grandes conglomerados empresariais. Todos têm nome e êxito firmados, mas gastaram milhões no ano passado  em promoções e publicidades para continuarem no pódio. E para que a Coca Cola  dispende ainda hoje, no mundo todo, milhões de dólares, como fez na última Copa do Mundo de Futebol,  realizada no Brasil, quando gastou cerca U$ 400 milhões? Certamente a grande empresa americana sabe muito bem que quem não se anuncia, se esconde e a peteca cai...

PROJETO WORKTOUR FORTALEZA - HOJE, EVENTOS CORPORATIVOS NA PAUTA DE FÓRUM

Importante encontro começa na manhã de  hoje, 6, e se estenderá até o dia 8 próximo, no Centro de Eventos do Ceará, dentro da programação do projeto Worktour Fortaleza,  promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo do Município, em parceria com a ABIH-CE e Secretaria Estadual de Turismo do Ceará. É a primeira edição do Fórum Mice Abracorp, que contará com participação de diretores de eventos das agências ligadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas. 
As reuniões do Fórum começarão com uma apresentação da Abracorp para todos os participantes. “Em 2014, as receitas com viagens corporativas somaram R$ 40,1 bilhões, sendo R$ 14,9 bilhões das agências Abracorp. Acreditamos num avanço muito grande do Mice nos próximos anos, por isso estamos investindo em eventos como esse, para debatermos o que pode ser feito para fortalecer a venda neste segmento”, avalia Edmar Bull, presidente da Abracorp.
O secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, falará, na sequência do evento, sobre o Projeto Worktour, que tem como objetivo fazer a promoção da cidade como um destino para eventos corporativos e levará, ao longo de 2015, agentes de viagens e jornalistas para visitar a capital cearense, conhecer pontos turísticos e toda a infraestrutura da cidade, que tem, hoje, um dos mais estruturados centros de convenções do país.
Na parte da tarde, estão previstas apresentações  feitas pela Secretaria Estadual de Turismo do Ceará, da Gol Linhas Aéreas, por representantes da companhia aérea e da infraestrutura hoteleira de Fortaleza voltada para o segmento de eventos corporativos, a cargo da  ABIH-CE. A programação de palestras se encerra com o debate “O segmento Mice e as TMC's”.
PROGRAMAÇÃO WORKTOUR FORTALEZA: 11:00 às 12:00  - Apresentação do Projeto WORKTOUR FORTALEZA 2015 para o comitê da Associação Brasileira de Agencias de viagens Corporativas, SETFOR e  SETUR-CE; 12:00 às 12:30 – Debate MICE em Fortaleza; 12:30 às 14:00 – Almoço no CEC; 14:00 às 14:30 – Apresentação do Centro de Eventos do Ceará – SETUR/CE – CEC; 14:30 às 15:15 – GOL Linhas Aéreas – Gerente Geral Comercial, Sr Renato Melo;15:15 às 16:00 – Apresentação da Infraestrutura dos hotéis da ABIH-CE para seguimento de eventos corporativos;16:00 às 17:00 – Debate “O seguimento MICE e as TCM's”; 17:00 às 18:18 – Visita técnica ao CEC.

VIVA O CEARÁ! VIVA O ACQUARIO!

Darlan Teixeira Leite
Presidente da ABIH-CE
O Brasil é, sem sombra de dúvidas, um país maravilhoso sem querer plagiar o poeta, “abençoado por Deus e bonito por natureza”. 
Apesar das inúmeras pilhações que aconteceram, desde o seu descobrimento até os tempos modernos de Petrobras, Euclides da Cunha disse que “o nordestino é antes de tudo um forte”, mas eu diria que o povo brasileiro além de forte, é destemido, lutador, sobrevivente, esperançoso e crente. Crente de que um dia nós deixaremos de ser o país do futuro, para sermos o país do presente.  Mas, todo este prólogo, é para dizer que a maioria dos estados tem suas atividades econômicas já definidas ou bem encaminhadas. 
Quero me ater particularmente ao nosso Estado. Parece que existe um “complô” contra o desenvolvimento do Ceará: burocracia, licenciamentos dos empreendimentos emperrados, impostos elevados, enfim tudo corrobora contra, e o pior, muitos dos contra têm a certidão de nascimento cearense, ou seja,  trabalham contra seu próprio estado, querem que nós sejamos eternamente ligados à paisagem da caveira do boi, à morte e é isto o que acontece com um povo que não tem uma atividade econômica.
O povo sem trabalho só aumenta os índices de pobreza, de insegurança, de falta de educação, de saúde, enfim, do caos generalizado.
Nós, governo, iniciativa privada, sociedade civil organizada, temos que pensar o Ceará do futuro. Não podemos trabalhar olhando para o retrovisor, vendo o “Ceará das Secas” do rosto triste e enrugado das pessoas, das paisagens do solo tórrido, amontoado de carcaças de animais mortos pela falta d'água.  
Como seria este novo Ceará? Vamos criar gado, a exemplo de Goiás e Mato Grosso? Não dá, não temos potencial hídrico; então vamos plantar soja, milho, arroz, pela mesma falta d'água também não dá; fazer um grande parque industrial? Já existe em São Paulo e não temos investidores e nem vocação para tal. 
Será que Deus, tão bom, tão grandioso, esqueceu o Ceará? Claro que não. Ele nos presenteou com uma natureza exuberante, povo hospitaleiro, praias de belezas sem igual como Canoa Quebrada, Praia das Fontes, Jericoacoara, dentre muitas outras não menos fantásticas.
Então nos sobrou a indústria do Turismo como atividade econômica redentora. Cidades e países que priorizaram esse segmento econômico, mudaram totalmente a vida de suas populações, como França (84,7 milhões de visitantes/ano), Estados Unidos (69,8 milhões de visitantes/ano), Espanha (60,7 milhões de visitantes/ano) e muitos outros. Sabemos que o gasto médio de um turista é de U$ 100/dia, podemos avaliar assim, o impacto grandioso na economia destes países. 
A cidade de Fortaleza e o Ceará ao longo dos anos vem se consolidando como um destino turístico, aproveitando nossas belezas naturais e estruturando o estado e a cidade com obras como a CE-040 e a CE-085, o Centro de Eventos do Ceará, o Estádio Castelão, o saneamento de algumas praias, os viadutos, os binários, as ciclovias, as faixas exclusivas para ônibus, enfim, existe uma preocupação de buscarmos sobrevivência na atividade com a qual temos a maior afinidade.
Temos um parque hoteleiro da melhor qualidade, uma infraestrutura de bares e restaurantes excelente, casas de show, boites, táxis, barracas de praia, o polo gastronômico da Varjota, shoppings centers, comércio pujante: Avenida Monsenhor Tabosa, Mercado Central, Centro de Turismo, artesanato de qualidade e criatividade, tudo pronto para bem receber os que nos visitam.
O objetivo maior de todo esse relato é dizer que o povo cearense não pode prescindir do Acquario Ceará, que representa um dia a mais do turista em nosso estado e um incremento de 100 milhões de reais injetados mensalmente na economia, gerando emprego, renda e principalmente melhoria para nosso povo.
Podemos citar alguns aquários como: Georgia Aquarium (Estados Unidos), Dubai Mall Aquarium (Dubai), Okinawa Churami Aquarium (Japão), L'Oceanogràfic (Espanha), Turkuazoo (Turquia), Monterey Bay Aquarium (Estados Unidos) uShaka Marine World (África do Sul), Aquário de Xangai (China), Aquário de Gênova (Itália) e o Oceanário de Lisboa, (Portugal), que são utilizados como ícones, e que aumentaram significativamente a demanda turística em seus países. 
Devemos nos estruturar para sermos um Ceará progressista, moderno, empreendedor e cheio de oportunidades, para quando chegarmos em qualquer parte do mundo podermos dizer com o orgulho e o bairrismo que caracteriza nossa gente: eu sou do Ceará, a terra que abriga um dos mais modernos Aquários do planeta. Viva o Ceará! Viva o Acquario! 
Darlan Teixeira Leite - Presidente da ABIH-CE

RECORDAÇÕES SOBRE PATATIVA DO ASSARÉ

Jornalista Antônio José
de Oliveira
Antes de falarmos a respeito de uma inesquecível visita ao imortal Patativa do Assaré, (passaram-se muitos anos), entristecemo-nos, recentemente, ao saber, por nossa filha Arusha Kelly, formada em Letras, pela Universidade Federal do Ceará, ao visitar, com um grupo de universitários de Letras e estudiosos do Folclore, o túmulo do Patativa, constatou o péssimo estado de conservação, num total desrespeito ao filho ilustre de Assaré e do Ceará. Para a data não passar em branco, a família celebrará uma missa, quando a Prefeitura e a Secretaria de Cultura do município deveriam patrocinar uma festa em homenagem à data de nascimento do famoso vate de Assaré e cuidar da manutenção do seu túmulo.
No dia 5 de março de 2015, se vivo fosse, o imortal poeta popular Antonio Gonçalves da Silva, famoso por adotar o apelido de Patativa do Assaré, completaria 106 anos de idade. Confessamos que um dos momentos mais emocionantes de nossa vida, como jornalista, foi, quando, na companhia do cinegrafista e sonoplasta Francisco Carlos (Chico Carlos), estávamos em Assaré, fazendo cobertura sobre as principais atividades agropecuárias, desenvolvidas pelos extensionistas da Ematerce, empresa na qual trabalhamos, desde 1978,  e dirigimo-nos à casa do saudoso “Patativa do Assaré”, com 78 anos de idade ( nasceu em 5 de março de 1909 e faleceu em 8 de julho de 2002 ), na presença de sua esposa, mais conhecida por dona Belinha, e da neta, que copiava seus poemas, de cujo nome não nos lembramos. 
Ao chegarmos a seu lar, recebeu-nos, na sala de espera, sentado na “ preguiçosa”, como que a recitar, mentalmente, ou a criar, em sua extraordinária memória, versos e mais versos, pois era o que mais sabia fazer, em vida, como dizia sempre, de um simples agricultor. Na entrevista (parte não gravada), afirmou-nos que, quando morresse, perder-se-iam muitos poemas, visto conservá-los na memória e não costumar colocá-los no papel, a não ser aproveitando a boa-vontade da neta, que os transcrevia. Na verdade, foi um poeta do improviso fácil. Aos 20 anos de idade, recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave. O Assaré é devido ao nome de sua terra-natal, onde foi também agricultor, na Serra de Santana, localizada na região do Cariri, distante mais de 500km de Fortaleza, capital do Ceará.
Para nós, jornalista, na cidade grande, quase fomos às lágrimas, ao vê-lo recitar diversos poemas, inclusive dedicados à nossa pessoa e à  filha Arusha Kelly, elogiando-nos, sem merecermos. Vale citar, aqui, versos seus, ao perceber que ligamos o gravador: “Gravador que estás gravando, aqui no nosso ambiente, tu gravas a minha voz, os meus versos e os meus repentes, mas, gravador, tu não gravas a dor que meu peito sente”. Neste momento, a emoção invadiu o nosso âmago e dissemos-lhe que, assim, nos presenteava com um dos seus melhores desabafos poéticos de sua indescritível lira.
Outro desabafo seu – ouvimo-lo com tristeza – foi ao dizer-nos que estava ficando cego, pois um olho já o tinha perdido há anos. Respondi a ele que pedisse para alguém, de posses, levá-lo à cidade de Campinas-SP, onde funcionava, na época, o melhor Centro Oftalmológico do Brasil. Ele retrucou-me não gostar de pedir favores e se, um dia, tal acontecesse, espontaneamente, seria muito grato a quem assim procedesse. 
Recordamo-nos que, ao final da reportagem, para o caderno de Turismo, do Diário do Nordeste, fizemos um apelo para autoridades governamentais do Estado do Ceará, sensibilizando-as a pagar as despesas de seu deslocamento e hospitalares, para evitar a perda de mais um olho, implorando que cuidassem do maior poeta popular do Brasil (Opinião nossa), para que, mais tarde, ao cegar, não aparecesse um político oportunista e demagogo, sugerindo a entrega de uma bengala, folheada a ouro, em reconhecimento pela divulgação de sua terra-natal e do Ceará, além-fronteiras. Meses depois, o ex-governador Tasso, mandou-o a Campinas. O problema foi aliviado, porém, com o passar dos anos, somente enxergava vultos.
Bem! Falar a respeito de Patativa é – como se diz – chover no molhado. Outros (as) notáveis do mundo literário e do jornalismo escreveram melhor do que nossa pessoa. Mas, de tudo o que vimos e sentimos, ao dialogar com ele, ficou uma lição de vida: o que importa, neste mundo, é ser humilde, ético e verdadeiro. E – acreditem -  ele foi mais do que isso: nem grande, nem pequeno, foi gente. E gente merece respeito e admiração!   
Jornalista  Antonio José de Oliveira – Vice-presidente da Abrajet-Ceará

A TERRA DE SANTO ANTÔNIO - ATRAÇÕES DE LISBOA PELO CÉU E PELAS ÁGUAS DO RIO

Não obstante a crise que alcançou grande parte dos países que fazem parte da Comunidade Europeia, Portugal continua altivo e, aos poucos, está superando as dificuldades. E uma das razões da recuperação do pequeno e mais ocidental país do continente europeu está na sua força turística, exuberante no Alentejo e outras regiões, mas principalmente na sua aconchegante capital.
Lisboa,  atrai turistas quer pela sua História, quer pela sua contemporaneidade, quer pelos seus monumentos (Aqueduto das Águas Livres, a Sé Catedral, a Baixa Pombalina, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, Castelo de S. Jorge, o Oceanário de Lisboa). Capital Europeia da Cultura em 1994,  acolheu a Exposição Mundial de 1998, e vários jogos do Euro 2004.  É uma cidade rica em museus,  como o Museu de Arte Antiga, Museu dos Coches, Museu do Azulejo, entre outros.
A cidade em que nasceu Santo Antônio não para de criar oportunidades para agradar os turistas.  De fato, em todos sentidos a capital portuguesa tem sempre um motivo para chamar a atenção, seja pela sua rica História, viva nos seus monumentos imponentes,  seja pela modernidade vista em todos os seus quadrantes. O casario multicolorido ao lado de modernas construções, o  Aqueduto das Águas Livres, a Sé Catedral, a Baixa Pombalina, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, Castelo de S. Jorge, o Oceanário, ao lado de um povo hospitaleiro são motivos suficientes para que a Capital Europeia da Cultura em 1994 e  da Exposição Mundial de 1998 continue como permanente local atrativo para turistas de todo o mundo. 
PELO CÉU E PELO RIO -  Para quem quer desbravar e conhecer de perto a capital portuguesa,  agora há duas outras formas: pelo céu ou pelo rio. Para quem gosta de voar, o “Lisbon Helicopters” é o novo serviço de passeio turístico que possibilita sobrevoar Lisboa. A empresa disponibiliza várias modalidades de passeios: regulares e personalizados.  O serviço funciona a partir do heliporto de Lisboa, junto à Torre de Controle de Navegação do Porto de Lisboa, em Algés, e o preço varia em função das experiências e das rotas contratadas.
Aos que  preferem navegar, vale a pena fazer um tour e conhecer a capital portuguesa a partir do rio com o projeto “Lisbon By Boat”. O serviço disponibiliza passeios de barco à vela, a motor, num catamarã ou de iate. Com diferentes tempos de duração, conforme o programa escolhido, os passeios apresentam-se como um dos serviços mais apreciados pelos clientes.
Os participantes recebem um serviço de guia personalizado com explicações detalhadas sobre os monumentos e a história da cidade, além da opção de alugar todo o tipo de embarcações. Na época de verão, com programas das 14h às 20h, em barco à vela ou motor, os visitantes podem desfrutar de momentos únicos a bordo, em navegação, ancorados nas Marinas, ou desfrutando do sol e do mar.
NOVA ATMOSFERA - Por fim, ao pôr-do-sol,  a noite de Lisboa transforma a cidade e suas ruas e avenidas apresentam uma nova atmosfera. Do Bairro Alto  ao Cais de Sodré, passando pelas Docas, Santos e Parque das Nações, há várias sugestões de programas e diversão para todos os gostos e idades, num conjunto sem fim de restaurantes, bares, discotecas e casas de Fado.
Lisboa revive sua fama de ter uma das melhores noites da Europa. Os restaurantes ficam abertos até tarde e é comum as pessoas transitarem de bar em bar para aproveitar tudo o que a região oferece. Portugueses e turistas costumam chegar às discotecas após as quatro da manhã para curtirem muita diversão ao som dos hits da moda. Por tudo isso, Lisboa continua repleta de novidades. Vale a pena conferir
Uma escolha importantes numa viagem a Lisboa fica por conta da hospedagem. Agora,  os viajantes têm mais uma opção de estada: O novo Hotel Valverde, com cinco estrelas, considerado um Hotel Boutique, está situado no centro da cidade, na avenida mais chique e luxuosa de Lisboa, junto às melhoras lojas de marca, com 25 quartos.

FESTURIS DE JOÃO PESSOA

A internacionalização do Festival do Turismo de João Pessoa,  está aumentando. Já houve a presença de empresas do porte da Copa Airlines, Operadora Pesantez e Decameron Hotel & Resort, na edição do ano passado, que reuniu mais de 1,2 mil profissionais do turismo do Nordeste. 
Para o Festuris JPA deste ano, previsto para os dias 16 e 17 de outubro, já estão confirmadas as participações de quatro novos parceiros do Panamá. Vão desembarcar no Festuris JPA o Governo do Panamá, por meio do Ministério do Turismo; o Playa Blanca Resort e Spa; a Operadora Dream and Travel e o Continental Hotel & Casino.
Com a presença da Copa Airlines, que é uma empresa panamenha, há interesse de ampliar o número de turistas brasileiros no Panamá, assim como a intenção de atrair os turistas panamenhos ao Nordeste. O contrato de participação no Festival JPA foi assinado durante a Feira Internacional de Turismo de Madrid, na Espanha, em janeiro.

VISITAÇÕES AOS PARQUES BRASILEIROS

O Brasil, país de maior potencial em turismo de natureza do mundo, de acordo com estudo do Fórum Econômico Mundial, registrou, em 2014, um número recorde de turistas brasileiros e estrangeiros em seus parques nacionais. Apenas o da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, recebeu 3,1 milhões de visitantes, número que cresce ano a ano desde 2011. Da mesma forma, o Parque do Iguaçu (PR), famoso pelas Cataratas, também alcançou um número inédito: mais de 1,5 milhão de pessoas.
Os Estados Unidos registram mais de 282 milhões de pessoas nos 401 sítios administrados pelo National Park Service, órgão federal responsável pelos parques americanos. Eles geraram US$ 30 bilhões de receita e 252 mil empregos com a visitação desses parques.
A procura pelo turismo de natureza é uma tendência mundial. Segundo a Organização Mundial do Turismo, a expansão do segmento está entre 15% e 25% ao ano. A fim de preparar o país para atender a essa demanda, o Ministério do Turismo considera a estruturação dos parques e o aumento das visitações como prioridade estratégica do Plano Nacional do Turismo (PNT).
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) é um exemplo de como o investimento em infraestrutura pode impulsionar a visitação. O recorde de público foi no ano passado - 39 mil turistas, quase 10 mil a mais do que em 2013 . Outro exemplo de parque que registrou recorde de visitação é o de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Com localização privilegiada, próximo a grandes centros emissores de turistas, como São Paulo e Rio de Janeiro, e com fácil acesso por meio de rodovias, o Parque Nacional de Itatiaia recebeu 118 mil turistas em 2014. (Com o Mtur).equipe de Inovação da Accor para garantir mais conforto, a Sweet Bed by ibis, além de outros diferenciais importantes e novo conceito de restaurante da marca, o ibis Kitchen, que terá funcionamento no almoço e jantar. A marca é padronizada, ou seja, todos os hotéis seguem uma 

AMERICAN AIRLINES - BOEING 787 DREAMLINER NOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS

Os clientes da American Airlines terão uma nova experiência ao viajarem pela maior malha aérea do mundo, quando a companhia iniciar seus serviços domésticos com o Boeing 787 Dreamliner,  em maio,  e o internacional,  em junho.
Inicialmente, o 787 entrará em operação entre o Aeroporto Internacional de Dallas (DFW) e o Aeroporto Internacional de Chicago O'Hare (ORD), a partir de 7 de maio. Já o lançamento internacional da aeronave será entre DFW e o Aeroporto Internacional de Pequim (PEK), a partir de 2 de junho. A nova aeronave também operará entre DFW e o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (EZE), em Buenos Aires, a partir de 4 de junho.
Desde  sábado, 14 último, os clientes da companhia já podem  adquirir voos operados pelo 787 a. A American iniciará operações com o modelo em outros mercados em 2015, à medida que receber novas aeronaves.
AS NOVIDADES - Com duas classes de serviço, o 787-8 da American conta com 28 assentos totalmente reclináveis na Classe Executiva em fileiras em formato1-2-1 (um assento das laterais e dois na fileira central). Os assentos posicionamento para frente e para trás foram desenhados sob medida e oferecem acesso direto ao corredor para cada cliente da Classe Executiva para mais mobilidade em toda a cabine. A aeronave está equipada com capacidade de Wi-Fi via satélite para manter os clientes conectados enquanto viajam internacionalmente. A cabine premium também oferece opções de entretenimento de bordo em uma tela touchscreen (HD Panasonic) de 15,4 polegadas posicionada em cada assento. Os clientes da Classe Executiva também contarão com fones de ouvido Bose® QuietComfort® Acoustic Noise Cancelling® e tampões para o ouvido. Cada assento está equipado com tomadas CA universais e entrada USB.
A classe principal será equipada com 48 assentos (Main Cabin Extra) em configuração 3-3-3, oferecendo aos clientes até 15 cm de espaço adicional para as pernas, e 150 assentos (Main Cabin) também em configuração 3-3-3. Cada assento oferece uma tela touchscreen 9 polegadas (HD Panasonic) com diversas opções de filmes, programas de TV, jogos e seleções de áudio. Cada assento da Main Cabin também está equipado com tomadas universais CA e entrada USB.

BLUE TREE E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 Para homenagear as mulheres, que cada vez mais conquistam seu papel de destaque em todos os setores da sociedade e tem participação crescente no mercado, as unidades da rede Blue Tree Hotels  planejaram ações e pacotes especiais para a data.
Assim, nas comemorações, são estas as ações programadas:
No Terras Altas by Blue Tree, em Itapecerica da Serra, ha uma programação especial para homenagear suas hóspedes.. Entre 6 e 8 de março,  os pacotes de Fim de Semana (sexta a domingo) tem preços a partir de R$ 1.238 + taxas, em apartamento superior para até duas pessoas, pensão completa, acesso às áreas fitness e lazer.
Em São Paulo, o Blue Tree Premium Faria Lima está com o pacote “Mês das Mulheres”, válido para todos os finais de semana do mês de março, a partir de R$ 249 + taxas, em apartamento Luxo para casal.
      O Blue Tree Park Lins, localizado no interior de São Paulo, oferecerá três pacotes especiais para passar o dia no empreendimento. Também no interior de São Paulo, o Blue Tree Towers Bauru distribuirá uma rosa vermelha para as hóspedes.  No Blue Tree Towers Santo André, na região do Grande ABC, dia 08 de março, as hóspedes e visitantes receberão flores e cartão de boas vindas.
    No Blue Tree Premium Fortaleza, as mulheres receberão mensagens especiais e chocolate em seus apartamentos, além de terem desconto de 50% em todas as massagens no Spa do hotel. No restaurante, as hóspedes receberão uma taça de espumante ou um coquetel cortesia e terão desconto no almoço restaurante do empreendimento.

No Rio de Janeiro, o Blue Tree Towers Macaé terá decoração especial com arranjos florais na recepção, entrega de rosas e chocolates nos apartamentos em que mulheres estiverem hospedadas e tarifa a partir de R$ 294 + taxas em apartamento Superior para casal.

IBIS NA CIDADE DE IMPERATRIZ

A cidade de Imperatriz tem registrado crescente  número de passageiros que desembarcam para turismo de negócios e eventos. Motivados pelo desenvolvimento pujante da economia local, a região tornou-se estratégica para empreendedores de diversos setores. Diante desse cenário otimista, a Accor anuncia a abertura do primeiro hotel ibis na cidade, oferecendo 132 apartamentos modernos e práticos com toda a estrutura de uma empresa global.
“A rede econômica da Accor tem como objetivo potencializar o processo de interiorização, ou seja, cidades com mais de 50 mil habitantes têm que ter um ibis”, reforça Franck Pruvost, Diretor de Operações da Família ibis na América do Sul. “O hotel marca o terceiro empreendimento ibis no Estado, que já tem uma unidade em São Luís e o outra em Bacabal”, completa.  
O hotel está localizado no centro comercial da região. O ibis Imperatriz (Av. Getúlio Vargas, 1.779) abre as portas com a cama projetada pela equipe de Inovação da Accor para garantir mais conforto, a Sweet Bed by ibis, além de outros diferenciais importantes e novo conceito de restaurante da marca, o ibis Kitchen, que terá funcionamento no almoço e jantar. A marca é padronizada, ou seja, todos os hotéis seguem uma mesma decoração e serviços, garantindo um produto confiável em qualquer lugar do mundo. 
DIÁRIAS E PROMOÇÕES - O ibis Imperatriz abre as portas com diárias de R$ 129 e oferece a promoção “De Portas Abertas”, na qual as reservas feitas de 2 de Março a 2 de Abril de 2015 pelo site www.ibis.com terão desconto de 50% sobre o valor da segunda diária. Além disso, clientes Le Club Accorhotels que se hospedarem em Março no ibis Imperatriz ganham quatro vezes mais pontos. Reservas: www.ibis.com.

O ACQUÁRIO CEARÁ CONTINUA NA BERLINDA


Volta e meia, a construção do Acquario Ceará é motivo de contestação por parte de muita gente que vê no equipamento, uma extemporaneidade e que o Estado tem outras prioridades, principalmente neste momento de cíclico período de seca. É o pessoal que crê ser turismo apenas uma forma de lazer, diletantismo,  e não um segmento de qualificação do Estado, capaz de gerar renda para vários outros ramos da atividade produtiva. Portanto, capaz de produzir renda para o Estado. 
No momento, em razão da paralisação das obras do Acquario, que está fluindo na Praia de Iracema, diante da Ponte do Ingleses,  a discussão veio à tona.  O Governo explica que a suspensão aconteceu apenas para ajustes, inclusive financeiros com a firma americana  responsável pela construção. Mas o fato é motivo para novamente se voltar a condenar a construção, com forte repercussão na Assembleia Legislativa do Estado, apontando-se com veemência questionamentos com base na viabilidade econômica e financeira e na necessidade de que  a verba à mesma destinada deveria ser empregada em outras que minorassem os efeitos da seca. Um deputado chegou ao ponto de sugerir que passe um “trator” sobre a obra. 
  Anteontem, 4, em audiência pública na Assembleia, os secretários Planejamento (Hugo Figueiredo), da Infraestrutura,  (André Facó), da Fazenda (Mauro Filho) e a secretária-adjunta do Turismo (Denise Carrá) forneceram amplas explicações aos deputados e pessoas presentes, fornecendo dados convincentes de que as obras do Acquário estão dentro de rigorosa legalidade, com poucos pormenores a serem superados.
De modo geral, os representantes do Governo foram convincentes, a ponto de modificar as opiniões de alguns deputados. Contudo, os  que fazem ferrenha oposição do equipamento, teimosamente ainda continuam na sua campanha depreciativa da obra, a ponto de articularem até a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as irregularidades que arguem. Só que, até agora, apenas nove deputados assinaram o requerimento. Para a abertura da CPI são necessárias as assinaturas de doze parlamentares. 
COMPORTAMENTO ESTRANHO – Estranha-se nos meios políticos e da própria sociedade que os eternos deputados que se dizem representantes da moralidade pública, defensores do Estado e do povo até agora não se tenham empenhado com afinco em campanhas para que se concretizem as obras de transposição das águas do Rio São Francisco para o Ceará, a tantos anos anunciadas. Certamente,  se esta transposição já tivesse acontecido, grande parte do Estado não estaria sofrendo os efeitos da seca que nos abate. Certamente, os empresários da agroindústria que se desenvolve com êxito na zona jaguaribana não estariam pensando em mudar os seus negócios para o Piauí.
Também, por que não se revoltam com calar contra a desistência da construção da refinaria no Pecém? Estranho.

CADEIA DE TURISMO E EVENTOS A FAVOR DO ACQUÁRIO

Através da Câmara Setorial de Eventos, organismo que reúne os integrantes de todos os segmentos do turismo cearense, as entidades da cadeia produtiva de eventos e  turismo se articulam para manifestar integral apoio ao projeto de construção do Acquario Ceará, que consideram de vital importância para a consolidação de nosso Estado como um pólo turístico de expressão no Brasil e nos demais continentes emissores de negócios de eventos e  visitantes.
Segundo a executiva Enid Câmara de Vasconcelos, presidente da CSE e Diretora para o Nordeste da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, localizada em São Paulo, “as questões político partidárias devem ser colocadas à parte porque, neste caso, está em jogo a existência de um equipamento de fundamental importância para criação de milhares de empregos, diretos e indiretos, geração de renda e, sobretudo, atração de visitantes que ocupam hotéis e gastam em passeios e em mais  dias de permanência no Estado”.
Enid Câmara  e os empresários do setor de eventos e turismo pedem melhor entendimento político para a questão  ressaltando que o importante é a construção do Acquario como equipamento que vai fortalecer a economia do Estado nessa área.  “Possíveis questões administrativas podem ser resolvidas em rodadas de conversas entre os litigantes e autoridades governamentais. O Acquario dará maior visibilidade  ao Ceará fortalecendo a cadeia do turismo de negócios em nosso Estado”.

21º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

Começa hoje e terminará amanhã, 7,  o  Salão Paranaense de Turismo, promoção da ABAV do Estado e  considerado um dos principais eventos do setor do Sul do País. A abertura solene do Salão Paranaense ocorreu na noite de ontem,5, no Expo Unimed, em Curitiba, e contou com a presença de autoridades e do “trade” turístico catarinense, além de muitos convidados  
A ABAV anuncia que o evento terá a participação de cerca de 300 expositores e aguarda ao todo  mais de 5 mil participantes, porquanto  é uma referência para os profissionais que visitam Curitiba em busca de novidades, criação/estabelecimento de rede de contatos, parcerias e capacitação profissional. 
Hoje,  será a  abertura do evento para visitação. Das 13 às 19 horas, haverá a Feira de Negócios, cursos e palestras. Às 20 horas, no Hotel Bourbon, acontecerá o tradicional Feijão Amigo, com participação mediante convite. Na ocasião, será prestada homenagem ao senador Álvaro Dias. A campanha Partiu Brasil, que incentiva os brasileiros a viajarem pelo país e estimula a comercialização de destinos nacionais entre os profissionais do setor, será apresentada em palestra marcada também para hoje, às 17h45. 
Além da feira de negócios, o Salão terá diversos eventos paralelos. Os participantes terão até amanhã  palestras sobre destinos nacionais e internacionais. 
O encerramento da 21ª edição do Salão Paranaense de Turismo será na casa noturna Wood's, uma das principais atrações da noite da Capital paranaense e referência nacional. A festa no Wood's Curitiba amanhã,  partir das 20 horas. 

MANUEL GAMA É O NOVO PRESIDENTE DO FOHB

Manuel Gama (foto) foi eleito novo presidente do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) em eleição realizada ontem, 5,  na assembléia ordinária anual da entidade. Gama sucederá Roberto Rotter, atual presidente, a partir do dia 1 de maio de 2015. Também foram eleitos os novos vice-presidentes e conselheiros, que junto ao presidente, estarão à frente do FOHB no triênio 2015-2018.
Até 2018, a atuação do FOHB estará centrada em três frentes: aumento da competitividade setorial, desenvolvimento de talentos, e realização de estudos e identificação de tendências. Para atender a estas frentes, a diretoria executiva da entidade teve suas cinco vice-presidências redesenhadas.
Roberto Rotter, que será o presidente do conselho consultivo da entidade, afirmou: “é um grande prazer passar o bastão para um profissional tão competente como Gama, que certamente conduzirá o FOHB com maestria nos próximos anos”. Gama acredita que “serão três anos de muito trabalho, em que atuaremos para aumentar cada vez mais a competitividade da hotelaria nacional, seguindo os passos dos presidentes anteriores”.
Criado em 2002, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil representa as 26 principais redes hoteleiras nacionais e internacionais que atuam no Brasil, totalizando 630 hotéis e 104 mil UHs (unidades habitacionais), presentes em 148 cidades, em 24 estados e no Distrito Federal.

PRESENÇA DA M.DIAS BRANCO NA FENNOPAN 2015

Recife será a sede da FENNOPAN, evento de muita significação que se estenderá de  12 a 14 de próximos, das 15h às 22h, no Centro de Convenções de Pernambuco.  A Feira reunirá mais uma vez expositores de todo o Brasil, inclusive de outros países, demonstrando e apresentando as novidades do mercado em equipamentos, produtos e serviço. 
Em sua 18ª edição, a FENNOPAN - Feira Norte-Nordeste de Panificação e Food-Service -  vem mais uma vez aguarda confirmar e traduzir a grande força que o setor tem no cenário econômico não só do Norte-Nordeste, mas em todo o país. Por sua visibilidade e relevância, em suas últimas edições tem recebendo a visita de diversos segmentos, entre eles a indústria, o comércio e os serviços de alimentos, inclusive de outros países.
O setor de panificação registra  nos últimos 6 anos vertiginosa expansão e comemora os bons números do crescimento, traduzidos em  12,61% nas vendas das padarias de todo o país, segundo levantamento realizado pelo Programa de Apoio à Panificação (Propan).De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o maior consumo de produtos de fabricação própria e de produtos relacionados ao food service foram os principais fatores que contribuíram para esse crescimento.
Com a demanda aquecida, o setor de panificação  gera também mais empregos e renda. Como desafio, a FENNOPAN 2015 mostrará  as tendências no setor e oferecerá cursos para qualificação desses profissionais a fim de manter o ciclo de crescimento do mercado em ascendência. 
PRESENÇA DA M.DIAS BRANCO - A sexta maior empresa de massas e sétima de biscoitos no ranking global por faturamento, A M.Dias Branco,  com sede no Ceará,  participará da 18ª Fennopan . Além de oficinas, dois profissionais da marca ministrarão palestras no evento, que será realizado em Recife na próxima semana, de 12 a 14. 
Os destaques serão as oficinas ministradas pelos especialistas técnicos em confeitaria e panificação José Xavier, Cosme Silva e Francisco Pontes. Todos os dias, a partir das 17 horas, serão ensinadas três receitas inovadoras. Os produtos serão desenvolvidos com as Farinhas de Trigo Finna, Medalha de Ouro e Medalha de Ouro Premium; Margarinas Medalha de Ouro e Puro Sabor. 
A M.Dias Branco terá ainda outro palestrante no evento, o gerente de planejamento da Área de Moinhos, Arthur Benevides, que falará sobre “Iniciativas e Tendências para o Setor da Panificação”.

HOTEL JANGADAS DA CAPONGA É O MAIS NOVO ASSOCIADO DO VISITE CEARÁ

HOTEL JANGADAS DA CAPONGA É O MAIS NOVO ASSOCIADO
Alan (Jangadas da Caponga), Celina (Visite Ceará), Mamede (Jangadas da Caponga), Cristine (Nutricionista).

O Visite Ceará conta com um mais novo equipamento associado, trata-se do Hotel Jangadas da Caponga, localizado na paradisíaca  praia de águas Belas. O equipamento oferece 36 apartamentos e 12 chalés, uma ampla área de lazer com piscinas, playground, restaurante e um moderno auditório com  capacidade para 140 participantes. A Barraca e Restaurante Delicias das Jangadas oferece uma diversidade de pratos típicos, preparados por uma equipe de alto padrão.  Para os que gostam de fazer um passeio de Buggy, o hotel dispões de uma equipe  especializada e treinada que leva os passageiros através de um rota exclusiva, aos pontos mais bonitos de toda a região.  O hotel tem o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae,  que permite um atendimento de excelência .

SEMINÁRIO POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SOLIDOS


ROTA DO SOL SEMANAL 06/03/2015 - ISSUU