Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CALEIDOSCÓPIO - UM PROGRAMA DE VISÃO FUTURISTA

UM PROGRAMA DE VISÃO FUTURISTA
Na última sexta-feira, 25, o prefeito de Fortaleza, em reunião concorrida no Paço Municipal, anunciou uma programa de metas que abre amplas perspectivas para uma otimização dos serviços prestados pela municipalidade, ao mesmo tempo em que coloca a capital cearense em muitos aspectos entre as mais confortáveis para os seus munícipes. O Programa Fortaleza Competitiva é abrangente e se dispõe a resolver gargalos que até agora vêm sendo desfavoráveis aos que vivem e convivem na cidade. Alicerçado em três pilastras, o Projeto, na visão do Prefeito Roberto Cláudio, reage diretamente contra a atual crise econômica, oferecendo melhores perspectivas de vida aos munícipes fortalezenses, ao mesmo tempo em que otimiza o nosso PIB. A primeira diz respeito ao desenvolvimento de um espírito de inovação e oportunidades. A segundo refere-se ao incentivo para que surjam e cresçam novas empresas. O último refere-se ao surgimento de momentos que superem os desafios de se criar novos negócios com sustentabilidade. Todos estes itens são impactantes, mas o que ocasionará mais visibilidade diz respeito ao horário de funcionamento do comércio em determinados pontos da Capital, o qual poderá poderá ir das oito às vinte e quatro horas. É Isto uma revolução nos nossos costumes, pois sempre convivemos com um horário de comércio que raramente passa das dezoito horas. Ousada providência que requer, sem dúvida, medidas concretas e pontuais, como da segurança dos estabelecimentos que deverão funcionar na parte da noite, segurança também para quem desejar ir às compras. Os outros dois itens da mesma forma são revolucionários e causarão grande impacto para o fortalezense.  Através de ações de incentivos fiscais previstos nos Programas de Desenvolvimento Econômico e o de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos do Municípios de Fortaleza será dado um passo bastante favorável à vida de todos nós, abrangendo pessoas comuns e empreendedores, pois neles há previsão de diminuição de tributos e incentivos fiscais. Some-se à inciativa do Prefeito Roberto Cláudio ao que está no Plano Fortaleza 2040, também coordenado pela Prefeitura, e estará aberto um caminho seguro para que tenhamos da cidade moderna e mais capaz de satisfazer aos que nela habitam. É certo que para o êxito do que está proposto muito há ser superado, inclusive pelas ações da Câmara Municipal e, também, dos futuros governantes da cidade. Naturalmente, arestas difíceis deverão ser contornadas. Não se pode negar que tanto o Programa Fortaleza Competitiva como o Plano Fortaleza 2040 são dois excelentes caminhos para que tenhamos no futuro uma cidade de fato saudável para os que aqui vivem e para quem vier sentir o nosso calor humano. 

EXPOECE 2017: AMANHÃ À TARDE O INÍCIO DA GRANDE FEIRA AGROPECUÁRIA

Uma realização da Associação dos Criadores do Ceará, com o apoio do Governo do Estado, começará amanhã, 2, a EXPOECE 2017 (a Feira Agropecuária do Ceará), em sua edição de número 63.  A abertura será às 16 horas no Parque de Exposição Governador César Cals (Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará), bairro São Gerardo. O encerramento será no dia 10 próximo. 
O público – alvo são pecuaristas e produtores rurais do Ceará e de Estados vizinhos como Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Maceió e Paraíba. Ela também é voltada para agricultores e agricultoras familiares, técnicos agropecuários, estudantes do ensino técnico e superior da área, empresários ligados ao ramo agropecuário, alimentício e de entretenimento, instituições como as secretarias de Estado, prefeituras municipais e as pastas diretamente ligadas ao evento, além de sindicatos rurais, cooperativas agrícolas e o público em geral.
Serão 1.500 caprinos e ovinos para exposição e julgamento, 702 bovinos e diversas raças e 380 equinos das raças Mangalarga Marchador e Campolina que também participarão de vários concursos e julgamentos. Haverá ainda diversos tipos de animais para venda. A EXPOECE é uma realização da Associação dos Criadores do Ceará com o apoio do Governo do Estado do Ceará. 
Este ano, a Diretoria da Associação dos Criadores do Ceará reforçou a segurança dentro do parque, em colaboração com a Polícia Militar, que estará presente com   80 policiais militares, além de 40 seguranças distribuídos em pontos estratégicos do local para assegurar maior tranquilidade aos visitantes. Duas ambulâncias do SAMU também estarão de prontidão na feira, segundo revela o presidente da ACC, Sérgio Fonteles.
Enquanto os criadores estarão participando do julgamento dos seus animais e fazendo negócios, os frequentadores terão à sua disposição para divertimento um Forró Pé de Serra, Cantadores e Emboladores, Fazendinha, Feira da Agricultura Familiar, engenho de cana de açúcar, tapiocaria, pesque/solte, restaurantes, parque de diversão, passeios de charrete para a criançada, venda de produtos artesanais, vários “stands” para visitar e muitas outras atrações.
NÚMEROS - São esperados alguns milhares de visitantes durante o evento, que apresenta    os seguintes números:
140.000 M² de área total. 4 mil animais expostos. 1,3 mil animais em competição. 60 mil reais em prêmios para expositores e criadores participantes. 12 MI geração de negócios na Expoece a curto, médio e longo prazo. 7% do PIB do estado do Ceará em agronegócio. 10 agricultores familiares. 70 empresas/instituições. 140 estandes. 3 restaurantes. 

NA EXPRESSÃO CORPORAL A ALMA DO TANGO

O BANDONEON FAZ O “PANO DE FUNDO” - A marcação do Bandoneon cadencia as emoções que extrapolam aos abraços e aos jogos de perna na pista de baile. É o TANGO na sua mais autêntica expressão, que faz da Argentina um destino particular. A perícia dos tangueiros está sempre salpicada de poesia, exalada dos acordes vibrantes e lamentosos da melodia sincopada, para conhecer a fibra de uma cidade: Buenos Aires.
Buenos Aires, capital da Argentina, é a segunda maior área metropolitana da América do Sul, localizada no estuário do Rio da Prata. A par de ser uma das 20 maiores cidades do mundo, guarda no seu estilo arquitetônico os contornos europeus. Bastante característica, sobressai-se por possuir a maior concentração de teatros do mundo, com cerca de 280 salas, desde o Colón que é um dos exemplos de excelência.
Mas também marca por ser uma cidade de expansão verde considerável, com mais de 250 espaços e parques que lhe tornam genuína. Um outro destaque é o seu metrô, hoje com mais de 6 linhas que alcançam acima de 40 km, o primeiro da América Latina, pois inaugurado em 1913, inclusive com a sua característica de, na maior parte, estar subterrâneo.
DANÇA SENSUAL DE LINGUAGEM PARTICULAR - Uma das mais autênticas expressões musicais, o TANGO é, sobretudo, uma dança sensual, além de várias outras características. Sua linguagem particular traz o vínculo da imigração e dos arredores portenhos. Na sua postura, há sempre um modo especial de vestir-se, de andar, uma autêntica forma de vida.
O TANGO é uma das marcas registradas do Rio da Prata, tão importante para o argentino, quanto para todo o restante do mundo que cultiva a bela cultura. Tão importante mesmo que foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
AS NOITES PORTENHAS SÃO MAIS BELAS PELO TANGO - Carlos Gardel consagrou-o na história como a sua maior expressão e Astor Piazzola modernizou-o e lhe concedeu nova roupagem, não só para ainda mais o valorizar mas para o enriquecer de acordes ambiciosos. O TANGO pode ser encontrado desde as mais sofisticadas casas noturnas aos famosos e populares cabarés. Mas, da mesma sorte está sempre apresentado nas vias, como Corrientes, Recoleta, Calle Florida e Caminito, em “La Boca”, tanto quanto na Praça Dorego, em Santelmo.
Contudo, a sua alma estará sempre exaltada nos bairros tipicamente tangueiros, e neles se encontra a boa forma de conhecer a sua mística. Neles também estão as mais tradicionais e famosas casas que abrigam o melhor do ritmo quente e agitado. Como La Catedral, Niño Bien, Café Tortoni, La Calesita, La Glorieta del Belgrano, Salon Canning, El Beso, Confiteria Ideal, e Maldita Milonga.
AS NOITES SÃO TAMBÉM MAIS CALOROSAS AO SEU RITMO -  Uma série de outros tantos e tradicionais espaços marcam presença nas noites portenhas, encantando e exultando nativos e visitantes. Tais “El Viejo Almazén”, “La Cumparsita”, “Esquina Carlos Gardel” e muito mais. 
Um antigo cinema, na Avenida 9 de Julho, bem próximo do Obelisco, que é um dos principais marcos de Buenos Aires, foi transformado talvez na maior casa desse espectáculo: “Señor Tango”, onde desfilam, nas noites portenhas, as mais consagradas peças do seu cancioneiro. 
Em qualquer parte o TANGO é executado e bailado com maestria, consubstanciando um espectáculo muito especial e genuíno. Mas em “Señor Tango” a oportunidade é invulgar. Casa cheia sempre, como em todas as expressões da noite em Buenos Aires, são o passaporte que seus frequentadores concedem em aprovação calorosa.
CAMINITO EN LA BOCA É UM DESTINO IRRECUSÁVEL -  Se a alma portenha não estivesse entranhada por todos os caminhos de Buenos Aires, “La Boca” e “Caminito” seriam, inigualavelmente, as suas maiores expressões. Um colorido todo especial e uma estrutura própria marcam o bairro mais popular da Capital argentina.
Vale aqui registrado o episódio em que, já passados muitos anos, eu e a minha nunca esquecida e sempre amada Tereza nos encontrávamos em vilegiatura na “Buenos Aires querida” e nos deixamos perder nos encantos de “La Boca”. Naquela alegria pachorrenta, soltamo-nos aos prazeres fluídos de todas as entranhas.
Decidimos optar por um nome singular: “La Gaviota”. Pressurosamente recebidos, demo-nos conta de que – por ser uma noite não muito concorrida – éramos os únicos a buscar também as delícias da culinária argentina. Surpresa, mais que isto, estupefação, quando fomos contemplados com um tangueiro e sua voz exuberante, guiado por um” bandonéon” soluçante, a nos proporcionar as melhores peças do TANGO tradicional.
Fomos exclusivas, então, testemunhas do quanto devem ser especialmente profissionais empresários e artistas.

CEARÁ PREPARANDO-SE PARA RECEBER MAIS TURISTAS

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Conforme lemos, recentemente, num dos jornais de grande circulação do Ceará, a próxima alta estação, em nosso Estado, mormente na capital, a “Loira Desposada do Sol”, promete ser mais expressiva, em termos da vinda de turistas, mediante a concretização de novos voos, inclusive para a internacional praia de Jericoacoara (Jeri), responsável por um fluxo de turistas estrangeiros e nacionais do que na alta estação do mês de julho último. Eis parte de outros incentivos, para incrementar esse segmento econômico nas plagas alencarinas.
Como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), sentimo-nos satisfeito com a nova perspectiva de atrair mais visitantes à “Terra de Iracema”, desejo que acalentamos, há anos, pois o potencial turístico cearense tem condições de alcançar esse objetivo, isto é, receber,  anualmente,  uns três milhões de turistas ou mais, caso os governos estadual e municipais, em parceria com a iniciativa privada do ramo, invistam mais recursos financeiros, tanto na infraestrutura de suporte ao segmento, quanto na promoção do que de belo, útil e agradável possuem as cidades turísticas do interior (serra, sertão e litoral) e, sem dúvida, Fortaleza.
 Outra informação, que nos deixou animado, relaciona-se ao aumento do número de desembarques, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, registrando crescimento de 26% de passageiros, oriundos de voos internacionais no mês de julho de 2016. Citando-se, ainda, dados, creditados à Polícia Federal do Ceará, os desembarques passaram de 11.775 passageiros, em julho de 2016, para 14.423 passageiros em julho do ano em curso.   
Vale ressaltar que, na atualidade, os habitantes do Ceará dispõem de voos – diga-se de passagem – diretos com destino à Argentina, Colômbia, Cabo Verde, Alemanha, Estados Unidos, Guiana Francesa e Portugal, significando um percentual de 52% do total de visitantes, atentando-se para o que disse o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, a um jornal de Fortaleza. Ele reportou-se, também, à vinda de turistas estrangeiros, desembarcados em outras capitais, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.   
Baseando-nos, outrossim, em dados da Polícia Federal, os turistas, vindos ao Ceará, na alta estação de julho último, eram, predominantemente, residentes na Europa. Agora, um registro da presença dos visitantes do exterior ao Ceará: Argentina (23,7%); França (18,8%); Portugal (11%) e Itália (14,7%10,2%). Isso somente no mês de julho de 2017. Um dado, divulgado por Arialdo Pinho, que nos chamou a atenção, foi o gasto “per capita” de turista internacional ser de R$ 4.548,50 e com permanência de 9,7 dias. 
Mais um dado interessante: 64,3% deles ficaram na rede hoteleira formal, compreendendo hotéis, resorts, flats, pousadas e albergues. O restante deu preferência a hospedar-se em casas de parentes, amigos e/ou aluguéis por temporadas. Acrescentou o dirigente da Setur que a maioria dos turistas é detentor de curso superior (82,2%); com idade de 26 a 50 anos (65,8%); e 42% vieram na companhia de familiares. 
Eis, assim, caro leitor do jornal “on-line” Rota do Sol Turismo, de propriedade do decano da Imprensa Turística do Ceará, jornalista e abrajetiano José Carlos de Araújo, uma síntese do que foi publicado, por um veículo impresso de grande circulação, no Ceará, trazendo dados da Polícia Federal do Estado e do secretário Arialdo Pinho, titular da pasta estadual do Turismo. Ante o exposto, afirmamos ser importante e oportuno sabermos como vem comportando-se o turismo de lazer, religioso  e de negócios, no Estado do Ceará, cujo principal portão de entrada de turistas é Fortaleza, onde a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal do Turismo (SetFor), na pessoa do titular Alexandre Pereira e sua equipe, está preocupada em deixá-la aparelhada, em termos de infraestrutura física, a melhoria dos serviços públicos, incluindo transportes, mobilidade, limpeza das ruas, avenidas, praias, ampliação e conservação das praças, monumentos históricos, requalificação de ambientes públicos, na orla marítima, e outras benfeitorias, capazes de satisfazer  habitantes e turistas. 
Destaque-se, aqui, a parceria, entre Prefeitura de Fortaleza (secretarias) e o trade turístico local, levando ao conhecimento de vários representantes de associações, sindicatos, e da sociedade o que está sendo e será realizado, para melhorar as condições de vida de quantos residem e de quem vem desfrutar suas horas de lazer na capital mais acolhedora do Brasil, sem qualquer bairrismo.

ROTA DAS ÁGUAS : NOBRES - UM PARAÍSO ECOLÓGICO DE FAUNA E FLORA

O lago natural chamado Aquário Encantado,
na Vila de Bom Jardim
No caminho oposto ao do Pantanal, Nobres, localizada 140 km ao norte de Cuiabá, fica na transição do Cerrado com a Amazônia. Um paraíso ecológico de fauna e flora diversificadas com destaque para as aves. A hidrografia privilegiada faz do município um destino turístico com rios e cachoeiras de águas límpidas. Tirolesa, flutuação, boia cross, banho de cachoeira e mergulho com peixes estão entre as atividades mais procuradas pelos visitantes. Para assegurar que toda a população usufrua dos benefícios econômicos e sociais do turismo, a sustentabilidade é uma das premissas.
O Aquário Encantado, na Vila de Bom Jardim, é um dos principais atrativos turísticos. As águas translúcidas e cardumes de dourados, piraputangas, pacus e piaus convidam os visitantes para um mergulho com os peixes. A gigantesca piscina natural tem cerca de 90 metros de perímetro e até seis metros de profundidade, de onde brota uma nascente. Outro local para flutuação entre os peixes são as águas cristalinas do rio Triste, também em Bom Jardim. Além dos cardumes, o mergulho de superfície permite a observação de arraias.
Ainda na Vila de Bom Jardim, as nascentes e ressurgências do rio Salobra, de águas transparentes e cercadas por mata nativa, são excelentes para flutuação entre os cardumes. Além dos peixes, na trilha ao longo do percurso, os turistas se deparam com animais e aves da região como seriemas, araras, capivaras e macacos. Já a Lagoa das Araras lembra um pântano na área de transição entre Cerrado e Amazônia com exuberante fauna e flora aquática. As palmeiras de Buriti predominam na paisagem e abrigam ninhos de araras, maritacas e periquitos, entre outras aves que povoam o entorno do manancial. As revoadas dos pássaros, principalmente araras, coincidem com o pôr do sol, tornando o espetáculo duplamente belo.
Entre as cachoeiras de Bom Jardim, a Serra Azul é considerada uma das mais bonitas. A queda d`água, de 50 metros, fica após uma trilha de cenário exuberante ao pé da serra. Mais uma vez, os peixes fazem companhia aos turistas durante o banho refrescante, relaxante e contemplativo. Outro ponto de banho cristalino onde o visitante se familiariza com os cardumes é Balneário Estivado.
No Refúgio Água Azul, além do banho e das trilhas ecológicas, o turista mais radical pode se aventurar na descida de uma tirolesa. Já os passeios de Boia Cross descem os rios com tranquilidade. É para quem gosta de apreciar as belezas ao longo do percurso e ao seu redor sem pressa. N0 Duto do Quebó, um túnel de calcário, é possível observar formações de calcário no teto e paredes durante a descida pela correnteza.
Nobres, além de habitat natural de diversas espécies de peixes, animais, aves e plantas, por ser uma região com grande concentração de calcário e dolomita tem dezenas de grutas e cavernas. Os espeleotemas, como estalactites e estalagmites, decoram o interior dos ambientes com formações que tornam o ambiente esplendoroso. Para ver a beleza do município do alto, uma das opções é o Mirante do Cerrado. A Serra do Tombador ainda esconde sítios arqueológicos, pinturas e inscrições rupestres. Por tudo isso Nobres é plural e um excelente destino para conhecer um pouco mais do Brasil. (Com o MTUR).

AEROPORTOS DE FORTALEZA E PORTO ALEGRE - INÍCIO DA TRANSFERÊNCIA DAS OPERAÇÕES E AMPLIAÇÃO

Aeroporto de Porto Alegre
A ordem de serviço para os aeroportos de Fortaleza (CE) e de Porto Alegre (RS) foi publicada pela ANAC no DOU da última terça-feira terça-feira. Nela há autorização para as concessionárias iniciarem a fase de transferência das operações e a fase de ampliação dos aeroportos, para adequação da infraestrutura e melhoria do nível de serviço. 
Na emissão da ordem de serviço, o contrato prevê a publicação do reajuste das tarifas aeroportuárias que passarão a vigorar do início do Estágio 3 da Fase I-A, que é quando as concessionárias assumem integralmente a gestão do aeroporto.
 Os tetos das tarifas aeroportuárias dos aeroportos de Fortaleza (CE) e de Porto Alegre (RS) serão reajustados em 2,4657%. Até o fim do Estágio 2 da Fase I-A, serão mantidos os tetos tarifários atualmente praticados por esses aeroportos, fixados pela Portaria nº 169/SRA, de 17 de janeiro de 2017. 
A correção considera a variação percentual do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de julho de 2016 a junho de 2017, e é aplicada sobre as tarifas estabelecidas no Anexo 4 do contrato de concessão dos dois aeroportos. Com a alteração dos valores, a tarifa de embarque doméstica máxima paga pelos passageiros nos dois aeroportos (Fortaleza e Porto Alegre) passará de R$ 29,90 para R$ 29,78. 
A tarifa máxima de embarque internacional, por sua vez, passará de R$ 115,64 para R$ 114,16, valores esses que incluem o Adicional do FNAC de US$ 18,00, criado pela Lei nº 9.825/99 e que atualmente corresponde a R$ 62,70, conforme estabelecido pela Portaria ANAC n° 23/SRA/2017.

EM BRASÍLIA, SEMINÁRIO SOBRE CRUZEIROS MARÍTIMOS

Na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em Brasília, ministro do Turismo, Marx Beltrão, participou anteontem,  30, em Brasília, do seminário “Cruzeiros Marítimos: o momento é esse”, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil).
O evento teve como objetivo debater o potencial do setor e os principais gargalos para a atração de mais navios ao Brasil. Participaram também do seminário representantes do Ministério dos Transportes, Receita Federal, Anvisa, e gestores de destinos que recebem grandes navios, como Angra dos Reis (RJ) e Ilha Bela (SP).

BRAZIL WINDPOWER - O CEARÁ NO MAIOR EVENTO DE ENERGIA EÓLICA DA AL

Detentor de potencial excepcional para a geração de energia eólica, com ventos constantes, alto índice de aproveitamento e boa distribuição geográfica, o Estado do Ceará está participando do maior evento do setor da América Latina.  O Brazil Windpower-Conferência e Exposição começou na terça-feira e termina hoje,, no Rio de Janeiro. Conta com um estande da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), além de uma palestra ministrada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), em parceria com Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Uma estrutura de 36 metros quadrados (m²) da Adece, vinculada à SDE, está disponível no evento com o objetivo de receber empresas do setor e prefeituras cearenses para encontros produtivos e geração de negócios. O espaço conta ainda com uma comitiva do Governo formada por técnicos do Sistema de Desenvolvimento Econômico do Estado trabalhando na atração de investimentos para o Estado. Também estão presentes o titular da SDE, Cesar Ribeiro, a presidente da Adece, Nicolle Barbosa, e a diretora da Cearáportos, Rebeca Oliveira.
 O ambiente de atração de investimentos, os diferenciais competitivos, assim como o potencial eólico atualizado do Estado do Ceará foram explanados para os presentes no evento durante o workshop "Novos Ventos do Ceará", proferido pelo secretário Cesar Ribeiro e pelo coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Joaquim Rolim. 
O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Cesar Ribeiro, destacou que o Ceará, pioneiro no desenvolvimento da energia eólica no País, não poderia ficar de fora do maior evento da modalidade na América Latina.  
A presidente da Adece, Nicolle Barbosa, referiu-se ao apoio empenhado pelo governador Camilo Santana para a retomada da liderança na geração de energias renováveis no País. 
Oportunidade de networking e negócios no segmento de energia solar, o evento debate o crescimento da matriz energética brasileira, enquanto os principais players nacionais e internacionais estão presentes na feira de negócios, que reúne fornecedores de toda a cadeia. 

EM DEZEMBRO, VITÓRIA TERÁ NOVO AEROPORTO

Conforme o Portal Brasil, as novas instalações do aeroporto de Vitória (ES) serão entregues até o fim deste ano. O complexo aeroportuário Eurico Aguiar Salles contará  com duas pistas para pousos e decolagens, mais vagas de estacionamento, mais posições nos pátios e um novo terminal de passageiros. 
O investimento total na obra é de R$ 653,9 milhões. A capacidade de passageiros passará de 3,3 milhões ao ano para 8,8 milhões. O novo aeroporto já gerou 1.500 empregos.
Com o fim das obras, o Ministério do Planejamento pretende conceder o aeroporto à iniciativa privada. A empresa vencedora dará mais agilidade e melhores condições para os usuários.
"Um gestor privado vai oferecer mais serviços no aeroporto, vai trazer voos internacionais, terá possibilidade de ter voos de conexão. O gestor privado tem mais capacidade para fazer isso. Queremos melhor qualidade e serviço para o aeroporto de Vitória", disse o ministro Dyogo Oliveira.

A ABIH/CE PROMOVE O TURISMO DO ESTADO


Executivos de vários hotéis associados à Associação Brasileira da Industria de Hoteis – Ceará (ABIH-CE), iniciaram no último, dia 29,  com  prosseguimento até hoje 1º , uma Ação Promocional nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasilia. 
Na pauta dos eventos, a apresentação de toda a infraestrutura hoteleira e turística do Ceará e suas belezas naturais, como destino de réveillon e férias de janeiro/2018.a (SP).

COM O FESTURIS - 01/09/2017


FESTURIS ENCAMINHA PARCERIAS COM DESTINOS INTERNACIONAIS E ÓRGÃOS FEDERAIS - Cumprindo agenda em Brasília no início desta semana, a CEO do FESTURIS, Marta Rossi, e o consultor financeiro do evento, Sérgio Prade, participaram da cerimônia comemorativa ao 72º Aniversário da Data Nacional da República Socialista do Vietnã.
Eles foram recebidos pelo embaixador Do Ba Khoa e sua esposa Nguyen Thi Thu Van.
Em seu discurso o Embaixador agradeceu aos brasileiros, falou um pouco sobre o seu país que aposta cada vez mais na captação de turistas e recebeu vários convidados de outras missões diplomáticas. O Vietnã é um dos destinos internacionais confirmados no FESTURIS deste ano.
Aproveitando a visita a Brasilia, os representantes da feira internacional reuniram-se também na Embaixada da Índia com o Ministro Conselheiro, Abhay Kumar.
Em 2017, o FESTURIS intensificou seu trabalho junto as embaixadas de vários países que possuem grande interesse no mercado nacional e iniciam ações para captar os turistas brasileiros. Assim, a participação de destinos internacionais em ações do FESTURIS ganha corpo.
A visita a Brasilia teve ainda a visita a órgãos federais como a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, com o secretário Caio Rocha e Viviane Dutra, chefe de gabinete. Também foi realizada visita ao Ministério da Agricultura.
A Feira Internacional de Turismo ocorre de 09 a 12 de novembro de 2017 na Serra Gaúcha. Credenciamento e informações pelo site: www.festurisgramado.com.
SERVIÇO
09 a 12 de novembro de 2017
Serra Park em Gramado/RS
www.festurisgramado.com
CAMPANHA O SUL É MEU DESTINO TEVE LANÇAMENTO EM SANTA CATARINA - Ocorreu na sexta-feira, dia 25 de agosto, o lançamento da campanha promocional O Sul é meu destino, que pretende atrair mais turistas para a região Sul do Brasil. A ação é idealizada em uma parceria da iniciativa privada (Beto Carrero), através de seu CEO Rogério Siqueira, junto com as esferas estaduais e municipais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, empresários e entidades ligadas ao turismo e esferas federais.
Autoridades como o ministro do Turismo, Marx Beltrão, presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, e empresários do setor turístico como o CEO do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, Eduardo Zorzanello, prestigiaram o lançamento que foi realizado durante a 6ª edição do Meeting Beto Carrero.
Foram apresentadas as peças publicitárias que serão veiculadas em TV's e pela internet, em que os estados da região Sul convidam os turistas das outras regiões do Brasil, bem como os estrangeiros (em especial os dos países do Mercosul), a visitar os três estados. O Ministério do Turismo vai investir R$ 5 milhões na campanha, e a Embratur deverá aplicar o mesmo valor. Além disso, serão feitos vídeos de curta duração para serem exibidos como programas especiais em rede de tevê nacional e internacional.
“O projeto O Sul É o Meu Destino tem por objetivo unificar a Região Sul do Brasil como produto único, ampliando assim o fluxo de turistas domésticos e estrangeiros. O encontro de hoje serviu para debater a relevância do Turismo para alavancar e desenvolver uma região, os destinos e gerar emprego e renda”, destacou o CEO do FESTURIS Gramado, Eduardo Zorzanello.
“Queremos como foco principal integrar a região Sul como produto formatado, trazendo junto os principais destinos emissores da região para comercialização nacional e na América Latina”, fala Rogério Siqueira, CEO Beto Carrero.
“Atualmente, cerca de 6,6 milhões de turistas estrangeiros visitam o Brasil. Quase um terço deles se dirige aos três estados do Sul, até porque estão muito próximos de países vizinhos, como a Argentina, de onde vem a maioria dos turistas. A iniciativa privada e os entes públicos dos estados se reuniram e resolveram fazer uma divulgação integrada. Estamos apoiando, como vamos apoiar as iniciativas das demais regiões. O Brasil tem muitas opções, é muito rico em ofertas de destinos turísticos. Essa integração regional vai ser boa para todos”, comentou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

GOVERNADOR AUTORIZOU OBRAS - FINALMENTE, O BONDINHO DE UBAJARA VOLTARÁ A FUNCIONAR

Com a presença  do secretário de Turismo, Arialdo Pinho; do secretário de Infraestrutura, Lucio Gomes; do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque e de outras autoridades e prefeitos da Região o governador Camilo Santana assinou, na noite da última sexta-feira (25)  a ordem de serviço para a restauração do trecho Ubajara-Tianguá da CE-187, facilitando o deslocamento e o acesso aos dois municípios, além de autorizar as reformas do hospital municipal de Ubajara e do Bondinho de Ubajara, aguardada obra que vai contribuir com o turismo da região serrana. O investimento ultrapassa R$ 30 milhões.
A restauração de 25,67 km da rodovia CE-187, entre os municípios Ubajara e Tianguá, é mais uma intervenção contemplada pelo Ceará de Ponta a Ponta: O Programa de Logística e Estradas do Ceará. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 360 dias, envolvendo investimento total de R$ 19.737.703,23, com recursos do Tesouro do Estado e do Banco de Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
A reforma e modernização do Bondinho de Ubajara, que está paralisado há tempos, terá investimento de R$ 9,9 milhões. A licitação será finalizada em agosto e, após iniciada, a obra deve ser concluída em 12 meses, também por meio do Prodetur. Já o Hospital Municipal Francisca Belarmino da Costa vai receber recursos da ordem de R$ 2 milhões para reforma e modernização de sua estrutura.
O equipamento receberá obras de renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos; recuperação da coberta da estação inferior; construção de banheiros nas estações superior e inferior; reforma da estrutura de apoio existente na estação superior; urbanização da estação superior com construção de mirante com rampas de acesso e escadaria.
Como o teleférico está em uma área de proteção ambiental, o processo precisa seguir uma série de trâmites legais inerentes a este tipo de empreendimento. O bondinho completou 40 anos em 2015 e nunca havia recebido uma modernização.
O Governador destacou o grande potencial turístico da região. "O bondinho é o principal atrativo do Parque Nacional de Ubajara, que é referência nacional. Fazia algum tempo que ele estava sem funcionar, mas agora vamos reformá-lo para deixar novo em folha, o que vai gerar emprego, vai movimentar a economia. Vai impulsionar o turismo, pois vai atrair gente de fora e, com isso, ganha a rede hoteleira, o comércio, tudo. Estamos investindo quase R$ 10 milhões para devolver um ícone da Serra Grande”. 
ENCONTRO EM TIANGUÁ - No sábado (26), Camilo Santana participou de um encontro com o bispo da Diocese de Tianguá, dom Edmilson Neves, e prefeitos da região. Na ocasião, discutiu mais ações para os municípios da serra da Ibiapaba.
"Tive a oportunidade se receber o dom Edmilson no Palácio da Abolição, pois desde que assumi o governo tenho feito agenda com as Dioceses do Ceará. Ele sugeriu esse encontro com o espírito de discutir os problemas da região, para ouvir sugestões e pensarmos juntos em soluções”.

GUARAMIRANGA - A PARTIR DE AMANHÃ, O 24º FNT FAZ A FESTA NO PLANALTO

Grupo Teatral Caixa Cênica/SE apresenta a peça Vulcão
As artes cênicas e as manifestações da cultura popular vão enriquecer as ruas e espaços cênicos de Guaramiranga durante oito dias, no 24º FNT – Festival Nordestino de Teatro, que acontece de amanhã até o próximo dia 9, na cidade serrana do Ceará. abrindo as comemorações do jubileu de prata, que será festejado em 2018, esta edição será marcada por um rico intercâmbio entre artistas do nordeste, nas suas mais distintas referências e concepções artísticas.
Nos palcos tradicionais, alternativos e praças, cerca de 35 apresentações teatrais distribuídas nas mostras Nordeste, Palco Ceará, Ceará Convida, FNT para Crianças e Cena Plural. A Praça da Tradição, uma novidade deste ano, promove um encontro com os Mestres de nossas tradições cênicas populares, com apresentações de várias expressões que inspiraram o nascimento do festival. São Reisados, Dramas e danças populares de nomes como Mestre Vicente Chagas, Mestre Gonzaga, Grupo de Reisado da Arábia e as dramistas de Guaramiranga. Esta ação é realizada pela Prefeitura de Guaramiranga, com apoio da Secretaria da Cultura.
ABERTURA – O FNT começa amanhã com o tradicional Cortejo de Guaramiranga, desfilando pelas ruas da cidade a partir das 16 horas. A saída é e da Escola Municipal Professor Júlio Holanda. Na Solenidade de Abertura, às 19 horas, no Teatro Rachel de Queiroz (Pequeno), será apresentado “No Compasso dos Dramas”, uma homenagem aos 20 anos da Escola de Música de Guaramiranga.
Após a solenidade, o festival transforma a Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz em palco a céu aberto para o primeiro espetáculo da Mostra Nordeste: “Luiz Lua Gonzaga”, com o grupo Magiluth, de Pernambuco, iniciando às 20h30. O fim de noite será no Odilon Bar, com a DJ Renatinha abrindo a programação Música no FNT, que acontece diariamente, sempre com uma atração diferente.
OS ESPETÁCULOS TEATRAIS - Na Mostra Nordeste, carro-chefe do FNT, são 14 espetáculos de oito companhias teatrais de sete estados, que vão permanecer na cidade do terceiro ao último dia, como forma de fortalecer os intercâmbios favorecidos pelo festival e compartilhar experiências por meio da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité.
As companhias e espetáculos da Mostra Nordeste são: Associação Teatral Joana Gajuru, de ALAGOAS, com o espetáculo “A Velha”; Oco Teatro Laboratório, da BAHIA, com as peças “O galo” e “Cartografia do Abismo: Diálogos com Artaud”; Inquieta Cia., do CEARÁ, apresentando “PRA FRENTE O PIOR” e “Esconderijo dos gigantes”; Pavilhão da Magnólia, do CEARÁ, que leva as montagens “Baldio” e “Ogroleto”; Ser Tão Teatro, da PARAÍBA, com “Alegria de Náufragos”; Magiluth, de PERNAMBUCO, que encena “Luiz Lua Gonzaga” e “O ano em que sonhamos perigosamente”; Grupo Harém de Teatro, do PIAUÍ com dois trabalhos, “Um bico para velhos palhaços” e “Abrigo São Loucas”; e o Instituto Caixa Cênica, de SERGIPE, que participa com “Bicho M.” e “Vulcão”.
DEBATEDORES da MOSTRA NORDESTE - A Mostra Nordeste não é competitiva. Há somente a escolha do melhor espetáculo eleito pelo público e o agraciado recebe o troféu Beija-Flor. É sobre os espetáculos da Mostra Nordeste que é realizado o Ciclo de Debates, um dos pontos fortes do FNT. 
FNT para Crianças
Para o público infantil, além de vários espetáculos nas mostras Nordeste, Palco Ceará e Cena Plural terem classificação etária livre, o festival realiza anualmente a programação FNT para Crianças, com teatro e atividades lúdicas. MÚSICA no FNT
Além da DJ Renatina, que vai fazer a festa noite de abertura, o festival terá também, uma programação musical
Com toda a programação gratuita, o 24º FNT é apresentado pelo Governo do Ceará e pela ENEL, numa realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio institucional da Prefeitura Municipal do Guaramiranga, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, e tem a parceria dos Laboratórios Culturais.

NO FERIADO DA INDEPENDÊNCIA - MAIS DE 145 MIL TURISTAS ESTARÃO EM FORTALEZA

Fortaleza estará bastante movimentada no período de 5 a 11/9, que abrange o feriado de 7 de setembro. Os hotéis estão com a previsão de mais de 90% de ocupação, segundo  informações da Abih/CE. Por seu turno, o Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins deverá receber 54 voos extras no período,  quando devem passar pelo terminal cearense mais de 145 mil passageiros. 
Serão 14 operações realizadas pela Azul, com rotas procedentes dos terminais de Teresina (PI), São Luís (MA) e Recife (PE). A Gol contará com 24 voos, entre chegadas e partidas, de Confins (MG), Salvador (BA), Guarulhos (SP), Manaus (AM) e Recife. Já a Latam programou 16 voos extras, com rotas envolvendo os  aeroportos de Brasília (DF), Recife, Belém (PA), Confins e Galeão (RJ).
A superintendente do Aeroporto Internacional Pinto Martins, Elenilda Cunha, destaca que a Infraero está preparada para atender à demanda extra de voos. “A equipe do Pinto Martins está reforçada para atender da melhor maneira os usuários e passageiros que visitarão a nossa cidade para aproveitar esse feriado. Além do grupo de trabalho de rotina, temos equipes de sobreaviso, objetivando qualquer tratativa que necessite dessa atuação. Os profissionais operam no terminal com os coletes amarelos, auxiliando passageiros a fazerem uma viagem tranquila e segura”, pontuou.
Em 2016, mais de 5,7 milhões de passageiros utilizaram o Aeroporto Internacional de Fortaleza, entre operações de embarques e desembarques. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram 2,8 milhões de passageiros.

PLANO FORTALEZA 2040 - FÓRUM DISCUTE MEDIDAS PARA A PRAIA DE IRACEMA

As medidas previstas no Plano Fortaleza 2040 para a área da Praia de Iracema foram apresentadas na última quarta-feira (30), no Fórum Dragão do Mar – Por um novo contexto urbano da Praia de Iracema. A ideia foi discutir um planejamento estratégico de ação compartilhada entre o Estado e a sociedade civil. O evento, intitulado “Plano Fortaleza 2040: O que a Prefeitura Municipal pensa para a Praia de Iracema”, ocorreu às 9 horas, no Auditório do Dragão do Mar.
O Plano Fortaleza 2040 é coordenado pela Prefeitura de Fortaleza, através do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). Apresentaram o tema o superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, e o arquiteto Fausto Nilo, coordenador do Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade do Fortaleza 2040, também o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares..
Durante o evento, foram expostos o diagnóstico da região e o desenvolvimento das questões relativas à visão urbanística sistêmica sobre o futuro urgente da Zona Praia de Iracema-Prainha.
O Plano Fortaleza 2040, entregue à sociedade em dezembro de 2016, é um instrumento de planejamento participativo, que busca integrar o desenvolvimento físico-territorial ao desenvolvimento social e econômico. Surgiu do processo de desenvolvimento fragmentado de Fortaleza, que exigia um planejamento estratégico, ao passo que já vinha executando ações no presente, buscando estar conectada com esta participativa visão de futuro.

NO MERCADO DOS PINHÕES - OPORTUNIDADE PARA OS AMANTES DE AFINS DE VITROLA

A Feira ocorre no 1º sábado de cada mês
Grande encontro de apaixonados por vinil, a Feira Afins de Vitrola terá mais uma edição amanhã,  (2/9), a partir das 17 horas, no Mercado dos Pinhões,. A feira ocorre sempre no primeiro sábado do mês e é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), promovendo a troca e venda de LPs e equipamentos, como vitrolas, agulhas, borrachas e caixas. A programação reúne desde colecionadores a lojistas, sebos e apreciadores da sonoridade proporcionada pelo vinil. A animação desta edição ficará a cargo do DJ Marcius Fish.
Entre os expositores que participarão da feira estão, Adriano Colecionador, Bolacha Preta, Cavernal Discos, Edmar Pontes, Elmo Camisetas, Fish Vinil, Freelancer Discos, Jaques Casagrande, Lado B, LS Discos, Nilton Kiss, Oficina D.A.D.A, Pablo Duranm, Reciclarte, Ressaca Records, Sérgio Almeida, Silvio Vitroleiro, Sidney Barros, Sonoro Discos, The Wall Discos, Tony Opus, Vertigem Discos e Vinyl Virtual Shop.

INICIATIVA DA ALFE - FÓRUM SOCIAL DE DIREITOS HUMANOS: O PAPEL DA SOCIEDADE

A vice-governadora e coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico, Izolda Cela, participou, na noite da última terça-feira,  na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), do Fórum Social de Direitos Humanos: O Papel da Sociedade. Na ocasião, ela apresentou as ações do programa, uma ação integrada entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, sociedade civil e iniciativa privada, visando à prevenção da violência e a cultura de paz.
O Fórum foi realizado pela Associação de Lojistas e Lideres Femininas do Ceará (Alfe), em conjunto com a Academia Cearense de Direito. Objetivo,  abrir discussão sobre temas considerados importantes para o desenvolvimento sócio econômico do Estado, com perspectivas para análise das diferentes abordagens das Ciências Sociais.
Durante a solenidade, além do Pacto por um Ceará Pacífico, foram apresentadas, em forma de palestra, outro temas de responsabilidade social desenvolvidos no Ceará, como Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Proteção à Mulher, o Sistema Carcerário e a Responsabilidade na Infância.
A secretária de Justiça, Socorro França, destacou as medidas do Governo do Ceará para minimizar a questão da superlotação dos presídios. "Nossa população carcerária é de 27 mil presos, uma das maiores do país. Ultrapassa a quantidade de vagas que temos. Ainda este ano estaremos inaugurando mais três grandes presídios, um deles em Tianguá. Ano que vem, ganharemos mais três, sendo um para regime semi-aberto e os outros para jovens e adultos, sendo um deles em Crateús. Além disso o governador Camilo Santana sancionou uma lei, única no Brasil, que toda poligonal de unidade prisional terá indústria para os presos trabalharem. Isso vai minimizar os nossos problemas".
A presidente da Alfe, Selma Cabral, destacou que o Pacto despertou um novo olhar para uma sociedade democrática. "Pudemos saber do que o Ceará Pacífico é capaz. Com isso tiramos aquela ideia de embate. Estamos aqui para discutir o concreto, o real, para implementamos ideias e enfrentar os desafios. Estamos aqui para ver o que podemos fazer pelo direito do cidadão. Existe o jeito pacífico de se fazer paz"
Alfe - A Associação de Lojistas e Líderes Femininas do Ceará (Alfe) há mais de 40 anos promove a integração e formação do empresariado feminino, incentivando e desenvolvendo o crescimento sustentável.

ROTA DO SOL SEMANAL 01/09/2017 - ISSUU

CATUSSABA - USE DAY