Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2018

CALEIDOSCÓPIO 01/06/2018

CORIFEUS DO QUANTO PIOR,  MELHOR – Depois de uma semana em que o povo brasileiro se viu a braços com, talvez, a maior crie da sua história, por conta da paralisação dos caminhoneiros, parece que tudo marcha, lentamente,  para uma regularização do seu cotidiano. Tivemos que pagar dura conta, em todos os sentidos. O Movimento, inicialmente quase totalmente apoiado pela população, pois justa era a reivindicação dos grevistas, dias após dias foi perdendo forças. O fraquíssimo e repudiado Presidente da República acenou com medidas que foram ao encontro do que os grevistas pediam, mas está numa encruzilhada perigosa para implementar estas medidas. De qualquer forma, ninguém mais suportava o caos em que o país se viu metido. Os caminhoneiros se conformaram com o pouco que lhes foi oferecido, pois seu movimento era arma de dois gumes. A falta de combustíveis por conta do fechamento dos postos de venda teve consequências catastróficas.  Quase tudo ficou paralisado. Mas os corifeus do quanto pior, melhor tentaram e ainda tentam que a balburdia continue. É uma gentalha que só se satisfaz quando o circo pega fogo, apoiada por partidos e políticos frustrados, quase sempre envolvidos nas falcatruas que nos conduz ao buraco. As eleições para renovação dos Poderes de República estão às portas. A greve dos caminhoneiros serve para uma análise serena e profunda de quem devemos votar.
GOVERNAR É ABRIR ESTRADAS – Há mais de um século, Washington Luís cunhou o “slogan”  -  Governar é abrir estradas – De fato, nos seus mandatos de prefeito de Batatais, de Presidente de São Paulo e Presidente da República ele se notabilizou pela construção  de novas rodovias, entre as quais atual BR-040, Rio/Belo Horizonte, inaugurada em 1928, esta a primeira rodovia asfaltada no Brasil. No seu mandato, Juscelino fomentou a indústria automobilística. Dai em diante, hajam estradas e automóveis, caminhões e outros veículos circulando pelos mas longínquos recantos brasileiros. Exageraram na dose e deixaram de lado as ferrovias e os caminhos marítimos, vias normalmente usadas para o escoamento das safras para os grandes centros.  Não seria o momento, com a lição da greve atual do caminhoneiros, de se voltar a usar mais efetivamente trens e navios para que os produtos cheguem aos postos para exportação e abastecimento das cidades? O momento serve para reflexão de quem de fato quer ver um Brasil grande 
70º ANIVERSÁRIO DA COSTA CRUZEIROS -   A Costa Cruzeiros celebrou o seu 70º aniversário com uma viagem especial dedicada aos membros do CostaClub, seu programa de fidelidade. Cerca de 3.000 hóspedes de 18 países diferentes foram escolhidos para uma viagem de 12 dias a bordo do navio Costa Pacifica em um itinerário que percorreu os lugares mais bonitos do Mediterrâneo.
O chef de confeitaria, o francês Christopher Adam (FOTO), foi a atração principal da grande festa de celebração. Já o chef Bruno Barbieri, comandou um espetáculo gastronômico, no qual hóspedes CostaClub puderam preparar alguns dos famosos pratos de Barbieri..
Outro importante destaque do cruzeiro foi o show da norte-americana Gloria Gaynor. No teatro do Costa Pacifica, a artista cantou seus principais sucessos, incluindo "I Will Survive" and "Never Can Say Goodbye". O ponto alto da comemoração dos 70 anos foi o corte do bolo pelo presidente da Costa Cruzeiros, Neil Palomba. 
O próximo cruzeiro dedicado aos membros CostaClub parte no dia 20 de abril de 2019 a bordo do Costa Mediterranea. O navio terá embarque de Amesterdã (Holanda) para uma viagem de 16 dias rumo a Grã- Bretanha e a Irlanda. O roteiro visitará ainda os destinos de Londres, Dublin, Belfast, Liverpool, Edimburgo e Newcastle.
FOZ É A 3ª - Foz do Iguaçu subiu uma posição e agora ocupa o 3º lugar no ranking anual da ICCA (International Congress and Convention Association de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais. No levantamento, com base nos eventos sediados em 2017, o Destino Iguaçu ficou atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro.
Desta vez, Foz ficou à frente de Brasília que em 2016 apareceu na terceira colocação e agora passou para a quarta posição. Em 2017, a cidade paranaense melhorou seu desempenho e a situação se inverteu. 
A ICCA classifica os eventos internacionais que sejam itinerantes, acima de três edições e com o mínimo 50 participantes. Outro critério é que o evento precisa ter perfil associativo, isto é, realizado por uma entidade. No ano passado, Foz recebeu 15 eventos nos padrões estabelecidos pela ICCA.
Ainda de acordo com o ranking da ICCA, o Brasil agora ocupa o primeiro lugar entre os países da América Latina. Em 2017, o país recebeu 237 eventos; em segundo lugar está a Argentina com 199 eventos realizados; e em terceiro lugar aparece o México, que recebeu 198 eventos.
BATE-PAPO NA FEIRA LGBT - Ontem, a partir 10h da manhã e até as 22h, durante na Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, houve o 3º Bate-papo com Autores/Editoras de Literatura LGBT na tenda de Literatura LGBT. Idealizado pelo jornalista e escritor LGBT premiado Fabrício Viana, o 3º bate-papo contou com uma tenda onde diversos autores/auditoras estiveram expondo, vendendo e conversando sobre sua produção literária LGBT. 
Com um público aproximado de 200 mil pessoas, foi uma grande oportunidade para que todas as pessoas apaixonadas por livros com temática LGBT conhecessem seus autores, editoras e comprassem seus romances, crônicas, poesias, livros de não ficção, livros eróticos, entre outros gêneros literários e ainda conversar com seus autores/editoras preferidos.

MISSÃO CUMPRIDA NA ABRAJET-CEARÁ


O artigo desta semana, caro-leitor, é sobre a eleição, realizada, no dia 24 de maio de 2018, na sala de reunião do prédio-sede, do jornal Rota do Sol Turismo, de propriedade do jornalista de turismo, José Carlos de Araújo, quando foi eleita, em chapa única, os novos dirigentes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), com a nossa substituição pelo confrade José Carneiro Rangel, que já ocupou a presidência da Abrajet-Ceará por duas vezes consecutivas. 
 Para a Vice-presidência, o companheiro Léo Capibaribe, proprietário da empresa de Assessoria de Comunicação e Marketing. Como diretor-administrativo e financeiro, Antonio José de Oliveira, que ocupou a presidência dessa entidade por três vezes, seguindo-se os colegas Antonio Augusto Oliveira, diretor de Comunicação & Marketing; José Carlos de Araújo e Hélio Rocha Lima. No Conselho de Ética, Antonio Vicente Alencar e Ivonildo Lavôr. 
A verdade é que, razoável ou não, cumprimos nossa missão à frente da Abrajet-Ceará, limitado pela falta de tempo, haja vista ocuparmos os cargos de assessor de comunicação e ex-ouvidor da Emater-Ceará. Por motivo do falecimento do atuante ex-presidente Fenelon Gonçalves Oliveira, falecido, há mais de dois anos, assumimos a presidência.  A exemplo de outros companheiros, já a ocupamos pela terceira vez não consecutiva. Portanto, temos de dar vez a quem tem condições de conduzir melhor a nossa entidade, por acompanhar, amiudemente, as atividades, ocorridas, diariamente, na área turística do Ceará.
No momento, em que deixamos a presidência da Abrajet-Ceará, os sinceros agradecimentos e reconhecimento aos representantes do “Trade” Turístico Cearense, pelo indispensável apoio e honrosos convites, para participarmos de importantes reuniões, tanto dod setores públicos, quanto da iniciativa privada, sem falar de eventos, promovidos  em Fortaleza e no Centro-Sul e Sul do país.  Faltamos a alguns deles, como membro pela Abrajet-Ceará, que assento no Fórum de Turismo de Fortaleza, no Skal Fortaleza, no Convention & Bureau (Visite Ceará) e na Câmara Setorial de Eventos, da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).
No decorrer de nossa administração, tomamos parte, a convite da empresária Marta Rossi e de seu sócio Eduardo Zorzanello, de dois FESTURIS, o maior evento de Turismo de Negócios da América Latina, realizados, anualmente, na primeira quinzena, do mês de novembro, na cidade de Gramado-Rio G. do Sul;  fomos aos Congressos da Abrajet-Nacional, para citar alguns. Este ano, se a saúde permitir, desejamos participar dos 30 anos de criação do FESTURIS, que está sendo organizado, para ser o melhor de quantos já foram concretizados.
Bem! Na da posse imediata ao novo presidente da Abrajet-Ceará, José Rangel, desejamos-lhe sucessos, em sua nova missão, e que, se possível, atraia mais jornalistas de turismo, para ampliar o quadro dos associados, haja vista que os atuais ultrapassaram a casa dos 70 anos, tendo o decano da associação completado 92 anos, no caso José Carlos de Araújo, diretor-proprietário do jornal on line Rota do Sol Turismo, que, há anos, nos concede espaço, para elogiarmos ou criticar o que julgamos correto e não correto para o desenvolvimento sustentável do Turismo do Ceará e do Brasil, visto nosso compromisso, como jornalista, ser com esse segmento econômico e não com quem ocupa cargos, nos âmbitos Federal, Estadual, Municipal e empresários de diversos ramos, considerando-se que eles passam e o Turismo continua. 
Bem! Desejamos estar presentes, desde que nos convidem para as reuniões e eventos turísticos. Agora, uma certeza: com o amigo José Rangel, a Abrajet-Ceará será mais vista, mais atuante e continuará batalhando pelos interesses maiores do Turismo, dos turistas, da população cearense, do “trade” e, evidentemente, dos associados. OBRIGADO POR TUDO, AMIGOS DO TRADE! 

FAFÁ DE BELÉM É TAMBÉM DA BAHIA


Pode parecer estranho o título, mas faz sentido. E todo o sentido. Porque foi em Salvador, aqui na Bahia, que Fafá foi lançada como cantora profissional. Corria o ano de 1975, quando aconteceria no Teatro Vilha Velha o “Festival de Verão da Bahia”. Convidada por Sérgio Ricardo, Fafá veio a Salvador e já encontrou cartazes que a apresentavam, pela primeira vez, como “Fafá de Belém”. 
Salvador transformou, então, a paraense Maria de Fátima Palha de Figueiredo batizando-a em, simplesmente, “Fafá de Belém”, para realizar o seu primeiro show. Hoje, Fafá está com 61 anos e isto ocorreu, portanto, há 43 anos. E é exatamente Salvador, e a Bahia, que acolhe, novamente, Fafá de Belém para que encerre a turnê de apresentação do seu mais novo album: “Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso”.
Ao retornar a Salvador, Fafá lembrou de toda aquela mudança que ocorreu em sua vida, por conta da sua vinda em 1975, por isto que afirma ter uma forte relação com a Bahia. Porque foi aqui que lhe fôra apresentado o seu novo caminho. E a importância daquela sua estada na capital baiana foi de tal sorte que ela, que viera para apenas estar durante somente duas semanas, em razão do show que apresentou, acabou permanecendo por, nada mais do que, três mêses.
Era verão e, então, Fafá hospedou-se não em hotel, mas na residência de um amigo, Djalma Correa, no bairro de Amaralina. Foi quando travou relações com figuras de grande destaque como Caetano Veloso, Péricles, Vinicius de Moraes, na casa de quem, em Itapuã, frequentou, inclusive tendo estado na sua inauguração, quando, segundo afirma, comeu pela primeira vez “abará”.
Posteriormente, mais precisamente em 1977, conheceu Jorge Amado e Zélia Gattai, com os quais, da mesma sorte, conviveu, pois os conhecera, por acaso em Portugal, Lisboa, uma vez que se hospedavam no mesmo hotel. Fafá lembra que foi com Zélia, por exemplo, que conheceu, pela primeira vez, Paris. Ela destaca que foi ela quem “lhe apresentou” Paris, levando-a, inclusive, pelos tradicionais “tours” a percorrer os muitos atrativos da “Cidade Luz”.
Neste seu retôrno a Salvador, Fafá está aproveitando para relembrar um passado que lhe é muito “caro”, porquano representa todo o início de uma carreira vitoriosa. E Salvador, e a Bahia, foram os seus “talismãs” para lhe proporcionar toda a sorte que lhe impulsionou ao sucesso.
Um pormenor muito curioso é que Fafá lembra com nostalgia ter, àquela época, contactado pela primeira vez, também, com o Carnaval baiano. Segundo ela tanto foi uma curtição à época, como é tremenda curtição hoje lembrar de que desfilou pelos circuitos de Salvador integrando o tradicional e saudoso “Bloco do Jacu” que, durante aquele período, ainda não havia instituído o “abadá”, porque os blocos desfilavam com fantasias vistosas e muito bem criadas.
Inúmeros outros locais reviveram a memória da excepcional intérprete, como o tradicional sorvete da Ribeira, que frequentou com certa assiduidade para o período. Um outro espaço que lhe calou fundo reviver foi a Ilha de Maré, um dos mais expressivos atrativos da Baía de Todos os Santos.
São inúmeros os fatos que a ligam inapelavelmente a Salvador e à Bahia, numa simbiose irrecorrível. Até porque foi na capital da “boa terra” que Fafá gravou um dos seus maiores sucessos, por sinal a primeira música destinada a uma novela: composição do baiano Walter Queiroz, “Filho da Bahia”, para a primeira versão que a rêde globo encenou de “ Gabriela Cravo e Canela”, tendo no papel título ninguém mais do que Sônia Braga.
Não é, portanto, sem razão que Fafá, hoje com 61 anos, se emociona em reviver na memória todo aquele precioso passado, que valoriza a sua história e a sua biografia.
A seleção de canções que foi feita para o seu novo trabalho de gravação de um novo CD está eivada, em verdade, de grandes clássicos que enriqueceram a sua exitosa carreira. Destaque para duas delas, como Bilhete e Abandonada, dentre tantas.
Não escondendo a emoção por reviver toda essa história, Fafá remete à sua alegria em ser uma cantora popular, assegurando de que o público lhe é indispensável, porque alimenta a sua inspiração. Sobretudo o público da Bahia, que constitui a sua autêntica história.

DOMINGO, EM SÃO PAULO, PARADA DO ORGULHO LGBT

A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece depois de amanhã. domingo, com concentração a partir das 10h em frente ao MASP, na Avenida Paulista. A madrinha é Fernanda Lima e a apresentadora oficial é a Drag Queen Tchaka. O movimento é organizado pela ONG APOGLBT SP (Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo).
Para esta edição, o tema é Eleições e o slogan “Poder para LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz”. Este tema foi discutido em várias reuniões ao longo do ano e desenvolvido de comum acordo pela ONG APOGLBT SP em parceria com coletivos, outras ONGs LGBTs e militantes independentes, dentro das diversas questões discutidas, o fundamentalismo religioso na política,  ganhou grande importância nas discussões dos retrocessos morais sobre os assuntos ligados à diversidade.
DORITOS® Rainbow, em seu segundo ano no Brasil, patrocina novamente a Parada do Orgulho LGBT. Desta vez, a campanha “Amplie seu mundo, escute a Voz de Rainbow” convida o público a ampliar seus pontos de vista por meio de um vídeo com o ativista do movimento João Silvério Trevisan, a judoca Rafaela Silva, o idealizador da CASA 1 Iran Giusti a drag queen e apresentadora de TV Ikaro Kadoshi, o dono do canal Muro Pequeno, Murilo Araújo e a cantora Liniker. 
PROGRAMAÇÃO - A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT terá sua concentração às 10 horas e início da marcha às 12h com saída do primeiro trio. O trajeto dos trios será entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação. O último trio chega à Rua da Consolação às 18 horas. 
Heitor Werneck, produtor artístico, informa que a Parada de 2018 será mais inclusiva: terá balé com cadeirantes, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e intérpretes de libras. Ao final da Parada, no Vale do Anhangabaú, acontecerá a partir das 19 horas o show de encerramento com Banana Split, Fíakra e Jade Baraldo, além de diversos outros artistas.
As atrações principais são Pabllo Vittar, Preta Gil, Mulher Pepita, Lia Clark e April Carrion nos trios da Uber.

CONCESSÃO DE 13 AEROPORTOS - EM VITÓRIA, A ANAC INÍCIA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou o início das audiências públicas para os três blocos de aeroportos. Serão quatro consultas presenciais a serem realizadas no mês de junho nas capitais de Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo e Mato Grosso. Essa etapa terá o prazo de 45 dias desde a publicação no Diário Oficial da União, ocorrida na terça-feira desta semana (29).
Os interessados em colaborar com o processo poderão encaminhar as contribuições às minutas de Edital e de Contrato de Concessão da nova rodada até o final do período estipulado. Além da consulta documental on-line, haverá audiências presenciais, sendo a primeira em Vitória (ES), no dia 15 de junho; depois em Brasília (DF), no dia 18; seguido de Cuiabá, no dia 19; e, por último, em Recife, no dia 21 de junho.
Os 13 aeroportos da próxima rodada de concessões respondem por 9,27% dos passageiros, 5,84% das cargas e 9,48% das aeronaves do tráfego aéreo brasileiro. O Bloco Nordeste, composto pelos aeroportos de Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE), Maceió (AL), João Pessoa e Campina Grande (PB), terá concessão pelo prazo de 30 anos e investimento previsto de R$ 2 bilhões.
O Bloco Centro-Oeste, formado pelos terminas mato-grossense de Várzea Grande (Cuiabá), Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças, serão concedidos por 30 anos e investimento estimado em R$ 791 milhões. Já o Bloco Sudeste, com os aeroportos de Vitória (ES) e Macaé (RJ), também terá prazo de 30 anos e investimento de R$ 644 milhões.
PRÓXIMAS ETAPAS - Após a realização das audiências haverá a análise das contribuições recebidas. Em seguida, toda documentação é encaminhada para aprovação do Tribunal Contas da União (TCU), que publica o Acórdão. Posteriormente, a Anac publicará o edital definitivo e é realizado o leilão, previsto para o final do segundo semestre de 2018.

CHEGADA DO VERÃO - FESTIVAL DO ATLÂNTICO AGITA A ILHA DA MADEIRA

SHOW PIROTÉCNICO DO FESTIVAL
Ao longo do mês de junho, a Ilha da Madeira se enche de visitantes que querem prestigiar um dos eventos mais esperados do ano, o Festival do Atlântico. Criado para celebrar a chegada do verão no hemisfério norte, traz para a capital Funchal uma ampla programação de atividades e demonstrações da rica cultura madeirense. Neste período, o destino espera ter 88% de ocupação hoteleira.
Desde 2002, a festa ilumina o céu madeirense e atrai o público para as ruas da capital com seus shows pirotécnicos do Concurso Internacional de Fogos de Artifícios, realizado todos os sábados do mês, às 22h30. Os concorrentes fazem apresentações com 20 minutos de duração combinadas com músicas, criando um espetáculo de luz e som em meio à beleza natural da ilha. Os espectadores podem ainda contemplar a atração em um passeio de barco e brindar a experiência com champanhe.
Já o Festival de Música da Madeira, que integra o Festival do Atlântico, é composto por um amplo calendário de concertos de músicos regionais, nacionais e internacionais, realizados em variados pontos de Funchal e até em lugares inusitados, como igrejas que se tornam palco para apresentações. A programação conta ainda com atrações como a Semana Regional das Artes, a Feira Regional do Pão e as Festas dos Santos Populares.

COSTA SMERALDA - EM 2019, O 1º CRUZEIRO DO NOVO MEGA NAVIO DA COSTA CRUZEIROS

Em construção no porto de Turku, na Finlândia, o Costa Smeralda, novo flagship da Costa Cruzeiros, representa um autêntico tributo à Itália. O mega navio proporcionará uma viagem inspirada no melhor do estilo e da hospitalidade italiana a partir do dia 20 de outubro de 2019. Nesta data, o navio realizará seu primeiro cruzeiro entre Hamburgo (Alemanha) e Savona (Itália) em um trajeto de 15 dias.
Em 3 de novembro de 2019, quando atracado em Savona, uma grande celebração marcará o início das atividades do Costa Smeralda. O mega navio cumprirá um importante compromisso ambiental. Ele será o primeiro navio de cruzeiro em atuação no mercado global movido por Gás Natural Liquefeito (GNL), considerado o combustível fóssil mais limpo do mundo.
O Costa Smeralda é uma homenagem à Itália. O nome do navio, por exemplo, é um tributo a um dos destinos turísticos mais bonitos da região da Sardenha, a Costa Esmeralda. Já os decks e as áreas públicas do transatlântico serão identificados com nomes de conhecidos lugares italianos como Palermo e Trieste.
O “coração” do Costa Smeralda será o Coliseu, área com três níveis e palco para as principais atrações a bordo. Outro destaque é a Piazza di Spagna, espaço que se estenderá por três decks na popa do navio. Lá, foi projetada uma grande varanda ao ar livre sob um piso de vidro, dando ao hóspede a sensação de flutuar sobre o mar.
Na proa do navio, por sua vez, fica a praça Trastevere, que reunirá área de compras, entretenimento musical, um bar no estilo veneziano e a sorveteria Gelateria Amarillo. Outro ponto para uma vista panorâmica espetacular a bordo será a Passeggiata Volare, situada a uma altura de 65 metros.
Além de diversão, o Costa Smeralda traz uma série de opções gastronômicas. São 11 restaurantes e o Laboratorio del Gusto, onde o hóspede terá a chance de preparar o próprio jantar. Para a degustação de aperitivos e drinques, o mega navio conta com o bar Ferrari Spumante Spazio Bollicine, o Aperol Spritz Bar, o sofisticado Campari Bar e o Nutella Café.
Assim como os outros navios da Costa, o Costa Smeralda oferece um centro de bem-estar, com spa relaxante, salão de beleza, piscina de talassoterapia e 16 salas para tratamentos terapêuticos. A estrutura do mega navio dispõe ainda de quatro piscinas, sendo duas para crianças; academia, quadra poliesportiva com vista para o mar, parque aquático, teatro, casino, um clube de jazz e piano bar e um espaço de jogos, ideal para crianças e jovens.
As cabines e suítes representarão a cultura e o estilo italianos. Projetados pelo estúdio Dordoni Architetti, com sede em Milão, os quartos serão decorados com as cores e os padrões geométricos de cidades da Itália, em um clima acolhedor e iluminado. O Costa Smeralda inaugura uma nova categoria de cabines, com terraços sobre o mar. Neste tipo de quarto, haverá um anexo para o hóspede tomar um café da manhã, um aperitivo ou simplesmente apreciar o som das ondas do mar. Serão, ao todo, 2.612 quartos, sendo 28 suítes, 106 cabines com terraço, 1.522 cabines com varanda, 168 cabines externas e 788 cabines internas.
COSTA DESIGN MUSEUM - Uma das novidades do Costa Smeralda será o museu a bordo batizado de CoDe – Costa Design Museum. Com curadoria do arquiteto e designer Matteo Vercelloni, o museu terá 400 metros quadrados e será dedicado à excelência do design italiano. O CoDe representará as grandes inovações italianas em design, moda, transporte e cinema, além de refletir conceito tema dos navios da Costa: o italy´s finest. “O Costa Smeralda será uma homenagem à Itália e aos atributos que fazem o nosso país ser apreciado em todo o mundo”, afirma Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros.

BRASÍLIA - TRÊS DIAS DE FESTAS NO MAIOR SÃO JOÃO DO CERRADO

Palco dos shows do S João do Cerrado
Junho é somente uma referência. Na verdade, muitas das maiores tradições da cultura brasileira, os festejos juninos, começam em maio e se estendem até julho, movimentando cidades de muitas regiões.  São quermesses de igrejas, arraiás em comunidades, além de pequenos, médios e grandes eventos que geram fluxo turístico. Um exemplo é o  Maior São João do Cerrado, realizado em Brasília, que abriu o calendário na passada sexta-feira (18).
No Maior São João do Cerrado foram três dias de festa com entrada gratuita no estádio Abadião, na Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal com a maior comunidade nordestina. O clima do Nordeste e das festas juninas esteve presente nos shows de forró e outras músicas regionais apresentados no palco principal; nas exposições de arte e nos ambientes cenográficos. Claro que não faltará também as comidas típicas da época na praça de alimentação.
Com o pé nas tradições culturais brasileiras ao longo de 12 anos de realização, o Maior São João do Cerrado este ano teve como tema As Rendeiras do Brasil,  justa homenagem às artesãs e a essa arte que preserva técnicas e saberes tradicionais com as tramas de Bilro ou da Terra, Filé, Labirinto, Renascença, Richilieu ou Ponto Cruz. Estas referências foram embaladas com shows de artistas como Chambinho do Acordeon, Lucy Alves, Balé Flor do Cerrado, entre outros, até o dia 20 de maio.
O Maior São do Cerrado é um dos 1.381 festas e eventos de todo o Brasil inscritos em 2018 no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo. Somente de festejos juninos são cerca de 140. (Com o MTUR)
Em meio de tantos desencontros, em que a sujeira política se junta a justas reivindicações populares, assim mesmo o brasileiro não deixar de seguir em frente cultuando suas mais caras tradições. É assim que, em ritmo de muitas danças folclóricas, forró, frevo e arrasta-pé e comidas típicas regionais,   as cidades brasileiras, com mais veras as nordestinas, fazem de junho um mês para se esquecer por momentos as mazelas de que são vítimas. Os santos lendários do mês – Santo Antônio, São João e São Pedro, são os motivadores para que o Nordeste e grande parte de outras cidades Brasil afora  revivam as tradições de cor, alegria, atrativos diversos e festas para todos os gostos e perfis.
Vejamos como serão as comemorações em diversas  cidades nordestinas:
Campina Grande - Rival de Caruaru, Campina Grande, na Paraíba, se gaba e garante ter o “melhor São João do Mundo”.E atrativos para assegurar tal posto não faltam. Destaques para o tradicional casamento coletivo, realizado sempre no dia dos namorados, o trem do forró e as comidas gigantes. Os shows também chamam a atenção e atraem turistas de todos os cantos do país. Em 2017, por exemplo, Campina Grande recebeu mais de 2 milhões de pessoas. Para 2018 estão confirmados Wesley Safadão, Elba Ramalho, Luan Santana e muitos outros artistas.  
Caruaru - Alçada ao posto de capital do forró, Caruaru, no agreste de Pernambuco, oferece uma das mais tradicionais festas juninas do país. São quase 30 dias de festas com programação que se divide entre shows de grandes artistas, quadrilhas, barraquinhas com guloseimas, espaços para fotos e decoração especial em toda a cidade. Destaque para os festejos do Alto do Moura, que é onde se encontram as casas de mestres do artesanato, incluindo as obras do Mestre Vitalino, o mais famoso artesão da cidade. No local também é possível encontrar grandes expressões e manifestações artísticas. Para os apaixonados por cultura, o município reúne diversos museus, sendo um deles dedicados a Luiz Gonzaga, o rei do baião.
Mossoró - Na aconchegante Mossoró, no Rio Grande do Norte, o verdadeiro forró pé de serra toma conta da cidade durante todo o mês de junho e atrai grande volume de turistas interessados nos shows e atrações promovidos pela prefeitura. Além da presença de renomados artistas, como Alceu Valença, Joelma e a Banda Aviões do Forró, já confirmados para edição 2018, a cidade oferece apresentações culturais e teatrais que valorizam os artistas locais. Uma das peças mais encenadas pelas ruas durante o período junino, inclusive, retrata o dia em que a cidade venceu uma invasão e expulsou o bando de Lampião e Maria Bonita de Mossoró. 
No próximo domingo (27), Mossoró será escolhida a Corte da Cidade Junina entre dezenas de grupos culturais que transformam a cidade potiguar em um grande arraial. Será o pontapé para o início dos festejos juninos em um dos principais destinos de São João do país.
Também fará parte da realeza a Dama da Diversidade para integrar o público LGBT ao evento. Os eleitos serão os representantes da cidade e terão a honra e a responsabilidade de recepcionar os mossoroenses e turistas nos diversos projetos culturais do Mossoró Cidade Junina. 
Outro viés da festa é o aspecto cultural. Costureiras e aderecistas estão entre as profissões mais requisitadas pelas quadrilhas juninas e demais grupos culturais. E a música regional atinge seu auge. Já no dia 2 de junho, um cortejo junino abre oficialmente a temporada de shows, concursos de quadrilhas juninas e espetáculos, entre outras atrações da festa. O cortejo apelidado de “Pingo da Mei Dia”, expressão que faz referência a temperatura local de 40º, lembra um gigantesco bloco de carnaval puxado por trios elétricos ao som de forró e demais ritmos entoados por artistas locais. A festa se inicia, pontualmente, ao meio dia e entra pela noite.
Maceió - As festas juninas de Maceió podem até não ter a fama de Campina Grande, Caruaru e tantas outras cidades nordestinas têm, mas nem por isso merecem ser esquecidas. Os festejos na capital alagoana incluem desde shows com artistas famosos, como Marília Mendonça e Gustavo Lima a concursos de quadrilha, quermesses e afins. Pra quem gosta de praia e deseja curtir o São João em clima de férias, os resorts da capital são ótimas opções..
Aracajú - Carinhosamente chamada de Forró Caju, a principal festa junina de Aracajú, em Sergipe, atrai mais de 1 milhão de pessoas todos os anos à capital. Os festejos destoam um pouco por incluir apresentações folclóricas entre as atrações, mas ainda assim é possível dançar quadrilha e se perder em meio as barraquinhas de comidas típicas e joguinhos juninos. Para aqueles que não sabem dançar, a Forró Caju conta com alguns professores de dança para auxiliar os turistas mais perdidos.

NO AGRESTE DE PERNAMBUCANO - O MUNICÍPIO DE BONITO INAUGUROU MODERNO TELEFÉRICO

Com o nome de Governador Eduardo Campos, a população do município de Bonito, no agreste pernambucano,  está com moderno teleférico em pleno funcionamento, desde o último dia 17. A iniciativa do empreendimento foi do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através do Prodetur
A nova atração liga o Pátio de Eventos da cidade e o alto da Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, em um trajeto de cerca de 1,2 mil metros. O equipamento comporta duas cabines subindo e duas descendo e tem capacidade para transportar até quatro pessoas sentadas por cabine. Os ingressos da nova atração custam de R$ 30,00 (trinta reais) e R$ 15,00 (quinze reais) meia entrada. O teleférico pode transportar até 92 pessoas por hora.
A gestão do equipamento será realizada pela administração indireta do Município, por meio da ADBONITO - Agência de Desenvolvimento do Bonito e o controle e fiscalização pelo Conselho Municipal de Turismo. Além da instalação do teleférico, um investimento no valor de R$ 5,2 milhões  com recursos do Governo de Pernambuco como contrapartida ao financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), toda a área do entorno do teleférico foi requalificada, com serviços como reforma da capela, muro e pátio da capela, banheiros, quiosques e guarita. 
CENTRO DE REFERÊNCIA AMBIENTAL – Além da implantação do Teleférico Eduardo Campos, o Prodetur firmou um convênio com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para a construção e implementação do Centro de Referência Ambiental (CRA), sinalização das trilhas ecológicas e cercamento da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mucuri-Himalaia. 
Também em Bonito, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer concluiu a nova Academia Pernambuco. O projeto consiste na instalação de equipamentos esportivos de aço inoxidável, em um piso de borracha sintética. A Academia está situada na Travessa 7 de setembro, S/N. Bonito, Pernambuco, na antiga Praça da Bandeira, e conta com 25 equipamentos, instalados em uma área de 250 metros2. . O novo equipamento já está com inscrições abertas.

A TIVOLI HOTELS & RESORTS CELEBRA 85 ANOS

Tivoli Avenida Liberdade
Neste 2018, a Tivoli Hotels & Resorts comemora 85 anos, um momento de balanço de mais de oito décadas repletas de histórias e também de projetar um futuro ambicioso de expansão da marca. Nascida em 1933 com o hotel Tivoli Avenida Liberdade, no coração de Lisboa, a Tivoli aumentou, desde então, o portfólio da marca com hotéis emblemáticos que fizeram, e ainda fazem, a história da hotelaria em Portugal, no Brasil e, mais recentemente, no Qatar. 
O ano de 1955 marca a abertura do Tivoli Palácio de Seteais, um palácio do século XVIII na histórica vila de Sintra, e é na virada do século, em 1999, que a marca ganha seus primeiros resorts nos principais destinos turísticos do Algarve, nomeadamente em Vilamoura, com o emblemático Tivoli Marina Vilamoura, e ainda no Carvoeiro, Portimão e Lagos.
 Em 2006, a Tivoli Hotels & Resorts inicia a sua internacionalização com a primeira unidade no Brasil: o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Bahia, seguido pelo Tivoli Mofarrej São Paulo, em fevereiro de 2009.
 A integração à Minor Hotels, no início de 2016, inaugura um novo capítulo na história da marca Tivoli com a renovação de todo o portfólio de hotéis e sua expansão para o Oriente Médio, com o primeiro hotel no centro histórico de Doha, no Qatar - o Souq Waqif Boutique Hotels by Tivoli. Dois novos hotéis têm inaugurações previstas ainda para este ano no Qatar – o Souq Al Wakra Hotel Qatar by Tivoli e o Al Najada Doha Hotel by Tivoli.
Para celebrar este aniversário a Tivoli Hotels & Resorts lançará hoje, 25 de maio, uma flash sale de 85 horas com descontos de até 30% em todos os hotéis da marca, em Portugal e no Brasil. Os mais criativos poderão participar do desafio de definir o que é uma experiência atemporal e concorrer a uma viagem dos sonhos a Lisboa, Algarve ou Bahia.
A Tivoli Hotels & Resorts faz parte da Minor Hotels e gere 13 hotéis em Portugal, no Brasil e no Qatar. Com mais de 80 anos de existência, a Tivoli Hotels & Resorts destaca-se pela oferta de experiências únicas que dão a conhecer o mais autêntico em cada destino, e por um serviço inovador e de excelência. Em Portugal, a Tivoli está presente nos principais destinos turísticos: da cosmopolita cidade de Lisboa, à romântica vila de Sintra e às praias e campos de golfe do Algarve. No Brasil, marca presença na vibrante cidade de São Paulo e na calorosa Bahia. No Qatar, adicionou ao seu portfólio o Souq Waqif Boutique Hotels by Tivoli no centro histórico de Doha.

O BRASIL NA MAIOR FEIRA DE SERVIÇOS DA CHINA

Tendo o Brasil como convidado de honra, a 5ª edição da China Beijing International Fair for Trade in Services começou na segunda-feira (28) em Pequim. O secretário Nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, é o representante do Ministério do Turismo do Brasil no evento que contou com a participação do vice-primeiro-ministro da China, Hu Chunhua.
O turismo brasileiro está presente no pavilhão de 370 metros quadrados dedicado ao país. A pasta levou uma delegação com 25 representantes de destinos turísticos brasileiros e responsáveis por empreendimentos turísticos interessados em atrair investimentos da ordem de US$ 4,5 bilhões para o Brasil. A China é o principal emissor de turistas no mundo - 135 milhões - mas apenas 61,2 mil visitaram o Brasil em 2017, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. 
Durante toda a semana, estão sendo realizadas rodadas de negócios entre representantes de destinos turísticos e empresários brasileiros com investidores chineses. Na terça-feira (29) houve o Brazilian Day, com palestras e debates que destacaram a importância estratégica do setor de serviços para os dois países e as possibilidades de investimento da China no Brasil, além de uma apresentação cultural realizada pelo Boi de Parintins.
FEIRA - A CIFTIS é organizada conjuntamente pelo Ministério do Comércio (MOFCOM) da China e pelo Governo Popular do Município de Pequim com periodicidade bienal. Trata-se da primeira feira internacional de comércio de serviços estatal e abrange todos os 12 setores de serviços definidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O Brasil está representado pelos ministérios do Turismo, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e das Relações Exteriores, além da Embratur e Apex-Brasil.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA PREFEITURA - "AFINS DE VITROLA" E CONTEMPLADOS NO SALÃO DE ABRIL

Negociação de vinis
A programação cultural da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza , tem como destaque, nesta semana, as performances de artistas contemplados no 69º Salão de Abril e a realização de mais uma edição da feira Afins de Vitrola no Mercado dos Pinhões.
O 69º Salão de Abril, principal evento de Artes Plásticas do Estado e um dos mais prestigiados e concorridos do País, apresentou nesta semana as performances “Experimento Nº 2: A Queda” de Mulher Sem Rosto, na terça-feira (29/), e “Resistência” de Natália Coehlm, na quarta-feira (30).
O Seminário Falas Nômades, programação de palestras e debates com artistas e pesquisadores realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCe), deu prosseguimento às ações de formação do 69º Salão de Abril, nesta terça-feira. A partir das 18h, na Vila das Artes, ocorreram as palestras "Zenon Barreto: 100 anos", com Jacqueline Medeiros, e "O pensamento moderno na arte cearense", com Eduardo Frota.
Mais uma edição da feira Afins de Vitrola acontecrá amanhã, no Mercado dos Pinhões. A programação reúnirá desde colecionadores a lojistas, sebos e apreciadores do vinil. Nessa edição, DJ Bruno Vasconcelos apresenta uma trilha sonora com temas românticos, em alusão ao Dia dos Namorados. Entre os expositores estão, Adriano Colecionador, Alanilson, Anna Caroline Outono, Antiquário Pretérita – Davi Costa, Bolacha Preta, Edmar Pontes, Elmo Camisetas, Felipe Alves, Freelancer Discos, Jaques Casagrande Discos, Kavernal, LS Discos, Oficina D.A.D.A, Pablo Duranm Records, Paulo Assunção, Reciclarte, Sérgio Almeida, Sidney Discos, Silvio O Vitroleiro, Sonoro Discos, The Wall, Tomé Braga, Tony Opus, Vertigem Discos e Vinyl Virtual Shop.
A programação ainda conta com música instrumental no Passeio Público, Festival de Comida Nordestina no Mercado Cultural dos Pinhões, oficina de teatro infantil na Vila das Artes, além de exposições no Centro Cultural Belchior.

ARRAIÁ DA JUVENTUDE: SELECIONADAS QUINZE QUADRILHAS

A Coordenadoria Especial de Política Pública de Juventude da Prefeitura de Fortaleza divulgou, na segunda feira (28), a lista com os grupos selecionados para o Arraiá da Juventude 2018.
Foram  selecionados: Junina Babaçu, Paixão Nordestinha, Quadrilha Brilho do Sertão,  Quadrilha Católica Sentinelas do Sertão, Quadrilha Ceará Junino, Quadrilha Filhos do Sertão,  Quadrilha Junina Arraiá do Bairro Ellery, Quadrilha Junina Brilho da Noite,  Quadrilha Junina Encanta Ceará,  Quadrilha Junina Explosão,  Quadrilha Junina Meu Xodó,  Quadrilha Junina Pé Quente, Quadrilha Junina Raizes Sertanejas,  Quadrilha JuninaTongil e Quadrilha Tradição da Roça

Os critérios adotados no processo seletivo foram: Harmonia do coletivo, desenvoltura, figurino e cenografia foram adotados no processo sletivo
TRÊS FINS DE SEMANA - O Arraiá da Juventude 2018 acontecerÁ durante três fins de semana do mês de junho, nos dias 09, 16 e 23, nos equipamentos da Rede Cuca Barra, Mondubim e Jangurussu. O Festival tem por objetivo difundir e fortalecer a tradição cultural junina do Ceará com apresentações de quadrilhas e grupos regionais.
A programação contará com as apresentações das quadrilhas selecionadas e grupos regionais, forró pé de serra, teatro de apresentações dos tradicionais casamentos e a literatura dos cordéis que narram as festas juninas.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Arraiá da Juventude premiará as quadrilhas participantes. As bonificações serão remetidas aos finalistas que ficarem entre o primeiro e quinto lugar, nos valores de R$ 9.000, R$ 7.000, R$ 5.000, R$ 3.000 e R$ 2.000, respectivamente. Já do sexto ao décimo lugar, R$ 1.000. Os demais participantes receberão um valor de R$ 500.

CALDAS NOVAS - FESTIVAL DO MILHO E ARRAIÁ ABREM OS FESTEJOS JUNINOS

Celebrar o São João antes e depois do mês de junho já é quase uma tradição no Brasil. Para quem ama esta festa regada a música e excelente comida já pode se programar e arrumar as malas para partir rumo a Caldas Novas.  O diRoma promoveu no último final de semana a abertura das suas comemorações juninas. E para iniciar com muita tradição e comida boa, o Festival do Milho Verde aconteceu no Centro de Eventos e Convenções diRoma e  no domingo,  27, os hóspedes aproveitarão o primeiro dia do Arraiá diRoma, no Salão Itália, dentro do Thermas diRoma.
Na sua terceira edição, o Festival do Milho Verde é um evento ideal para quem está visitando Caldas Novas e quer fazer algo sazonal na cidade. É também oportunidade para ir além das receitas nacionalmente conhecidas e provar pratos como Chica Doida, típico prato salgado a base de massa de milho verde que leva linguiça de porco e queijo. Claro que, canjica, curau, bolos e pudins não devem faltar. Outros destaques são o Risoto de Frango (com pamonha frita e queijo), o sorvete e as pamonhas doces e salgadas, algumas delas recheadas.
O Arraiá diRoma é um evento exclusivo para os hóspedes dos hotéis diRoma e este ano contará com barracas temáticas, quadrilha, forró pé de serra, as deliciosas comidas típicas, entre outras atrações. Tudo isso em ambiente decorado e amplo.

EM DIA COM O FESTURIS 01/06/2018


TRADIÇÃO E CULTURA - ARTISTAS FAMOSOS NO SÃO JOÃO DE MARACANAÚ

Wesley Safadão atração em Maracanaú
O São João de Maracanaú 2018 terá shows com quatro grandes nomes da música nacional: Wesley Safadão, Thiaguinho, Luan Santana e a dupla sertaneja Matheus & Kauan. O evento acontecerá de 7 a 23 de junho, a partir das 18 horas, no seu tradicional local, a Avenida I, no Jereissati, entre o IFCE e o Feira Center.
 O consagrado festejo junino, um dos maiores do Brasil, ao lado de Caruaru (Pernambuco) e Campina Grande (Paraíba), trará nesta edição, em sua cenografia, uma homenagem à Copa do Mundo FIFA Rússia 2018. A maior Cidade Junina do Ceará será o grande celeiro cultural do período, com mais de 500 artistas e 90 grupos juninos. O público deve superar mais de um milhão de pessoas ao longo de 17 dias.
SHOWS – Os shows acontecerão em quatro noites: quinta-feira, 7 de junho; sábado, 9 de junho; sábado, 16 de junho; quinta, 21 de junho. A abertura, dia 7 de junho, será marcada pelo show do maior nome da música nacional na atualidade: Wesley Safadão. Nesta data, também sobem ao palco Luís Marcelo & Gabriel, Janaina Alves e Éric Land. No dia 9 de junho, será a vez de Thiaguinho, Lagosta Bronzeada e Junior Viana. Dia 16 de junho, Luan Santana, Zé Cantor, Chambinho do Acordeon e Preto Joya irão animar o grande público presente. Já dia 21 de junho, a dupla Matheus & Kauan, Avine Vinny, Forró Real e Nathan prometem um marcante espetáculo, mesclando o romantismo da música sertaneja e os sucessos do forró das antigas.
TRADIÇÃO E CULTURA – Um dos mais importantes eventos culturais do Nordeste e do Brasil, o São João de Maracanaú contará este ano com uma programação que irá muito além dos shows musicais. O evento, mais um vez, contará com a tradicional Cidade Cenográfica,  nesta edição evidenciando a Copa da Rússia FIFA 2018 como tema. No espaço, terá restaurante, tapiocaria, engenho, fazendinha, Barbearia, Igrejinha, Bodega, Xilindró, Lambe-lambe, Museu, artesanato, Boteco, um Cinema exibindo filmes que representam a riqueza da cultura nordestina, Casa do Selo Unicef, Casa da Juventude e barracas institucionais das secretarias do município.
A Cidade Cenográfica será um grande palco das diversas manifestações artísticas e culturais do Ceará, com a presença de 500 artistas de Maracanaú e outros 20 municípios. Para animar o público presente, haverá Casamento Matuto, violeiros, repentistas, show de humor, forró pé de serra, literatura de cordel, danças folclóricas, clássicas e contemporâneas, apresentações teatrais, intervenções circenses e desfile do pau de Santo Antônio. A Cidade dará espaço ainda às manifestações religiosas, com as novenas e grupos de orações das Paróquias do Município, e um casamento comunitário para 24 casais em 12 de junho, Dia dos Namorados.
FESTIVAIS DE QUADRILHAS JUNINAS – Mais de 90 grupos juninos de todo Nordeste irão se apresentar no São João de Maracanaú 2018. Serão três grandes festivais que acontecerão no Quadrilhódromo: 32º Festival Municipal de Quadrilhas Juninas (12 e 19 de junho), Concurso Estadual Adulto e Infantil de Quadrilhas Juninas (7 a 10 de junho e 20 a 23 de junho) e Festival Jangadeiro Junino (13 a 17 de junho).
SEGURANÇA – O São João de Maracanaú terá todo cuidado em garantir a segurança dos visitantes. Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SOS Maracanaú e segurança privada totalizam um efetivo de aproximadamente 2,5 mil profissionais ao longo de todo evento. Ambulatório médico e ambulâncias também estarão de plantão, para atender qualquer situação de emergência.

6º PRÊMIO CULTURAS POPULARES - ORIENTAÇÃO SOBRE INSCRIÇÃO EM JUAZEIRO DO NORTE

Na última terça-feira, 29, o município de Juazeiro do Norte recebeu uma oficina gratuita do Ministério da Cultura (MinC) para auxiliar a participação dos interessados na 6ª edição do Edital Culturas Populares.
Representantes do MinC estiveram à disposição do público para tirar dúvidas, apresentar o edital e orientar como devem ser feitas as inscrições. As oficinas serão ministradas nas cinco regiões do País. Além do município cearense, outros sete estados receberão as oficinas nesta semana. 
O 6º Prêmio Culturas Populares, Edição Selma do Coco, é a maior premiação da cultura popular em termos de valores e número de premiados, concedida pelo Ministério da Cultura (MinC) desde 2007. Serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como cordel, quadrinha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi e boi de mamão, entre outras.
Na edição 2018 do Edital, cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017. As inscrições podem ser feitas até 13 de junho, pela internet, na página http://culturaspopulares.cultura.gov.br/, , por meio do sistema Salic ou por via postal.
O edital premiará iniciativas em cinco categorias: 200 prêmios para mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).
Lançado em 27 de abril, em Recife (PE), a 6ª edição do Prêmio Culturas Populares homenageia a cantora pernambucana Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco, falecida em 2015.

MATA ATLÂNTICA - O CEARÁ É CAMPEÃO NA CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO

Soldadinho-do-Araripe só encontrado no Ceará
Em um ano, a destruição da Mata Atlântica caiu 56,8% – menor valor total de desmatamento da série histórica do monitoramento do bioma – e o Ceará é o campeão do ranking da conservação ao beirar o desmatamento zero, com apenas 5 hectares (ha). A boa notícia está na 12ª edição do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica”, edição que inclui o mapeamento do território dos 17 Estados inseridos no Mapa da Área de Aplicação da Lei 11.428 de 2006 – Lei da Mata Atlântica (2016-2017).
O levantamento é uma realização da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apresentado no último dia 24, em São Paulo. O estudo mostra que o total de desflorestamento (classe mata – remanescentes florestais) identificado nas áreas dos 17 Estados da Mata Atlântica, no período 2016 a 2017, foi de 12.562 hectares (ha). Comparando a supressão da floresta nativa nos mesmos 17 Estados mapeados no período 2016 a 2017, houve redução de 56,8% na taxa de desmatamento.
PLANOS MUNICIPAIS - Os municípios têm papel importante na proteção da floresta mais ameaçada do Brasil e uma das principais formas de contribuir é através da elaboração e implementação dos Planos Municipais da Mata Atlântica. Segundo a gestora da APA da Serra de Baturité, Patrícia Jacaúna, medidas estão sendo tomadas pelo Governo do Ceará, nesse sentido. “A Sema, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), já assinou termos de cooperação técnica para elaboração dos planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica nos municípios de Pacoti, Guaramiranga, Aratuba, Mulungu, Redenção e Palmácia”, afirma.
MATA ATLÂNTICA - A Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil, com apenas 12,5% da área original preservada. A vegetação natural inclui, além das florestas nativas, os refúgios, várzeas, campos de altitude, mangues, restingas e dunas. Segundo dados do IBGE, no Brasil, são mais de 145 milhões de habitantes vivendo em 3.429 municípios com Mata Atlântica.
APA DA SERRA DE BATURITÉ - A APA da Serra de Baturité compreende 9 municípios: Pacoti, Aratuba, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaramiranga, Redenção, Mulungu e Palmácia. Ocupa uma área de 32.690 ha, o um verdadeiro remanescente de Mata Atlântica que contrasta com a paisagem semiárida do interior cearense. Saiba mais em: www.sema.ce.gov.br.
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica atua desde 1986 na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. Realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração do bioma. Saiba mais em: www.sosma.org.br.

VISITE CEARÁ 01/06/2018


FERIADO DO VOVÓ CAROLINA


ROTA DO SOL SEMANAL 01/06/2018 ISSUU