Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MAIS MÉDICOS

Nestes tempos brasileiros de o povo ir às ruas, enfrentar autoridades e externar sua revolta contra abusos descarados, o assunto da vez é o projeto “Mais Médicos”, com o qual o Governo Federal pretende enfrentar a situação de milhões de conterrâneos em relação à saúde, à básica como foco principal. Abstraindo a ideia de que o propósito da medida possa ser eleitoreira, ideológica ou o que seja,  de bom senso ninguém pode negar que o objetivo é nobre, sobretudo necessário. Sobrepondo-se até os também eternos problemas de educação e segurança, estava tardando não ser enfrentada e equacionada a situação extremamente vexatória em relação à saúde na quase totalidade dos 5.570  de municípios do Pais. Agravada pela falta de saneamento básico, as doenças proliferam e matam,  não apenas nos guetos em que vivem milhões de infortunados. A endemia não é regional e sim geral. Some-se o fato de saúde só ser prioridade nas propagandas, principalmente em épocas de eleição. Num quadro como o que vivemos, portanto, o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde , age bem. Os protestos veementes das classes médicas do país, pelo que temos lido, não são contra a vinda de médicos estrangeiros e sim pelo fato de os mesmos não se submeterem, como  é regra geral em todos os países, à prova de revalidação dos seus diplomas; que deveriam ser submetidos às leis trabalhistas brasileiras, o que não é o caso dos oriundos de Cuba. Também argumentam os esculápios brasileiros que, a rigor, não faltam médicos para trabalhar onde quer que seja. Dizem eles, e é verdade,  que a regra geral é   hospitais e postos de saúde espalhados Brasil à fora, nos mais pobres municípios dos Estados,  na Amazônia e no Nordeste,  não oferecerem condições, às vezes mínimas, para que o profissional de saúde exerça com êxito sua profissão.  Adiantam  que os  formados em medicina não são pagos com justo valor nem têm um plano de cargos e salários adequados à classe quando trabalham para o poder público. Os argumentos são incontestáveis,  mas o confronto muitas vezes fora das boas regras de civilidade não leva a nada. Os médicos estrangeiros que chegaram e estão chegando de modo algum  merecem nem devem ser hostilizados, muitas vezes de maneira xenofóbica. Eles não têm culpa de nada. Vêm para ganhar honestamente dinheiro, exercendo dignamente a profissão em locais carentes e até inóspitos. O mais adequado  é que os ânimos se acalmem, que se converse para  chegar a bom termo. O “Mais Médico” há muito deveria estar favorecendo à imensa população brasileira.  Mas antes de implantá-lo, oportuno teria sido  um diálogo em alto nível com a classe médica do Brasil. Mesmo tarde, o Governo Federal só se engrandeceria se assim procedesse.

CINE CEARÁ – FESTIVA SEMANA DA 7ª ARTE EM FORTALEZA

Marcos Palmeira
Começará no próximo sábado a 23ª edição do Festival Ibero-Americano de Cinema Cine Ceará. O já tradicional e vitorioso evento se desenrolará  entre 7 e 14 de setembro, reunindo o que há de melhor na arte cinematográfica em termos de produtores e filmes nas diversas  modalidades. Tradicionalmente realizado no primeiro semestre, a mudança ocorreu por conta da Copa das Confederações, que ocorreu no mês de junho, em Fortaleza 
Pela primeira vez, o evento da 7ª arte   terá como sede o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um marco da arquitetura de Fortaleza. A grande novidade desta 23ª edição do Cine Ceará é a mudança de rumo quanto à temática. Se antes eram temas muito abrangentes, a opção por homenagear um país específico permitiu um foco preciso. 
Na atual temporada, oito longas-metragens ibero-americanos concorrerão ao Troféu Mucuripe, o prêmio máximo do festival. Com exceção do documentário “Olho Nu”, do brasileiro Joel Pizzini, sobre a vida do cantor Ney Matogrosso – que teve uma exibição no ano passado, mas foi reeditado – todos os filmes são inéditos no país. A seleção se divide meio a meio entre ficções e documentários. A mostra competitiva de curtas-metragens se dá entre títulos brasileiros, 
Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de US$ 10 mil (dez mil dólares). 
HOMENAGENS - O 23º Cine Ceará homenageará a cinematografia contemporânea de Portugal, com a mostra Portugal Contemporâneo. Serão 14 produções, entre curtas e longas-metragens daquele país, produzidos nos últimos 15 anos. Será prestada uma homenagem à atriz, cantora e cineasta portuguesa Maria de Medeiros, que fará um show na abertura e ganhará uma mostra especial. Ela vai receber o troféu “Eusélio Oliveira”, título máximo do festival.  Outro que será homenageado é o ator Marcos  Palmeiras, que também receberá o 'Troféu Eusélio Oliveira' no encerramento do festival,  por sua contribuição ao cinema nacional 
Maria de Medeiros
Para este ano, a organização do Cine Ceará preparou outra novidade. Como parte da estratégia do festival de atrair – e incluir – cada vez mais o público jovem, será instituído o “Prêmio Olhar Universitário”. O Cine Ceará também terá exibições no espaço da Caixa Cultural, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Mercado dos Pinhões e na Vila das Artes.
Completam as exibições as mostras sociais Terceira Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, e a mostra Canal Brasil. 
A programação do 23° Cine Ceará também contará com os seminários Diálogos Visuais: o Cinema de Portugal, A Lei 12.485 e o Mercado Audiovisual Brasileiro e as oficinas O Cinema de Quentin Tarantino, Direção de Fotografia, Câmera e Iluminação Cinematográfica e Cinema de Animação. 
O festival é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará.. O festival conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secretaria da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará.

REGULAMENTAÇÃO DO TURISMO RURAL APROVADA

Na quarta-feira passada (28), a Comissão de Turismo e Desporto do Senado aprovou proposta que regulamenta o turismo rural. Inclui oficialmente o turismo entre as atividades exercidas no campo, o que facilita a regularização fiscal dos fazendeiros que gerirem negócios na área.
O texto aprovado é o substitutivo ao Projeto de Lei 5077/09, do ex-deputado Sílvio Torres (foto), aprovado pela Câmara em dezembro de 2010. A proposta original enumerava as atividades do turismo rural, como hospedagem e alimentação. O texto do Senado exclui a enumeração e apenas regulamenta o turismo rural de forma genérica.
O relator, deputado Afonso Hamm (PP-RS), acredita que a medida deve facilitar a vida dos fazendeiros que têm hotéis, restaurantes ou promovem visitas ao campo, mas não conseguem se regularizar. “A iniciativa vai permitir o florescimento dessa nova atividade, da qual se espera grandes benefícios em termos de empregos e renda gerados no campo”, disse.
A proposta será analisada agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votada no Plenário. (Com a Agência Câmara Notícias)

MUITA MOVIMENTAÇÃO ATÉ HOJE NO SEMINÁRIO DE PECUÁRIA

Foi das mais prestigiadas a abertura do XVII Seminário Nordestino de Pecuária- Pecnordeste, na manhã da última terça-feira,  (3), no Centro de Eventos. Estiveram presentes o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, o Governador Cid Gomes, o Senador  Eunício  Oliveira,  o Vice-governador, Domingos Filho, o  Secretário do Desenvolvimento, Agrário Nelson Martins, e deputados federais e estaduais e outras altas autoridades e executivos, bem assim de destacados empresários da agro indústria.
Durante a solenidade houve a entrega da Medalha Prisco Bezerra, que homenageou duas personalidades que se destacaram na categoria política e/ou administração pública. Foram elas o senador Eunicio Lopes de Oliveira e o industrial e pecuarista Luiz Prata Girão.  Na categoria desenvolvimento científico, econômico, tecnológico ou de ensino, o Serviço Nacional de Apoio as Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE.
DESTAQUES - Na solenidade, o ministro da agricultura, Antônio Andrade, assinou a portaria com o certificado de Zona Livre de Febre Aftosa . Nos discursos, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio de Saboya, destacou que gostaria que o dia fosse lembrado como o “Dia da Mudança”, representado pelo tema maior do PECNORDESTE 2013, que é “Viver Bem no Semiárido”. O Governador Cid Gomes, destacou a importância do evento para o meio rural: “Parabenizo o coordenador geral do PECNORDESTE,   Paulo Helder de Alencar Braga. Este evento será um encontro histórico entre os pecuaristas”. 
Depois da solenidade de abertura, as autoridades foram ao Boteco Suíno, no lançamento da campanha “Carne  Suína  é Dez, onde fizeram degustações de produtos pratos de carne suína. 
No final da tarde, às 17h, foi aberto o III Congresso Brasileiro de Palma e outras cactáceas, com a presença do presidente da Associação Brasileira de Palma e presidente da Faepa, seguindo de um banquete de produtos feitos a base de palma pelos instrutores do Senar-Ce. À noite, a partir das 19h, houve o festival da tilápia e do camarão.
Ontem e hoje são desenvolvidas cerca de 140 atividades como; oficinas, palestras, mesas-redondas, exposição de animais, entre outros.

SHOW DA BEYONCÉ LEVARÁ MILHARES AO CASTELÃO

O segundo grande show artístico internacional na Arena Castelão, em Fortaleza, no próximo domingo, vem dominando as atenções do grande público apreciador dos espetáculos do gênero. Como no primeiro, quando Paul Mccartney lotou as arquibancadas num grande evento, a apresentação da “pop” nesta nova atração, há dias está levando muita gente a dormir próximo às bilheterias do Estádio para comparar ingressos. O certo é que a lotação será esgotada, com bilhetes adquiridos não apenas por cearenses mas também fans de Beyoncê em todo o Nordeste. 
No domingo, os portões da Arena Castelão devem abrir às 16h30min para receber cerca de 40 mil pessoas esperadas para assistir ao show da norte-americana Beyoncé. Cerca de mil seguranças privados devem trabalhar no evento, segundo informações. A organização do evento e as polícias Civil e Militar já estão com  esquema de segurança e estacionamento,  
No plano operacional de trânsito, a produção do evento adiantou que serão destinadas 4.200 vagas de estacionamento para quem vai ao show. Serão cerca de 3.400 na própria Arena Castelão, previamente vendidas pelo valor de R$ 20. O restante estará em um bolsão localizado no shopping Via Sul, sob o preço de R$ 4, onde haverá táxis credenciados para fazer o transporte até o local do show.

JOÃO PESSOA PREPARADA PARA O 3º FESTURIS JPA

O Festival do Turismo de João Pessoa se aproxima da sua terceira edição. O 3º Festuris JPA será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa,  com a participação de aproximadamente mil profissionais do turismo, sendo 700 agentes de viagens que marcam o crescimento de quase 30% em comparação com 2012. Entre os participantes, os mais atuantes agentes de viagens da Região Nordeste. 
Criado para fortalecer o destino Paraíba e trazer novas e melhores ofertas de produtos e serviços turísticos para operadoras e agências de viagens do mercado nordestino, o Festuris JPA se fortalece, a cada edição, como o evento ideal para alavancar negócios entre empresas e profissionais de toda cadeia produtiva do turismo. Graças ao trabalho e investimentos de empresas dos setores público e privado do Estado, o festival já considerado um dos  maiores eventos de turismo no Nordeste. A excelente localização de João Pessoa e a crescente participação de agentes de viagens de diversas cidades e estados, no mesmo local e no mesmo período, fazem do Festuris JPA o cenário ideal para a geração de negócios, imediatos e futuros. Na última edição, em 2012, 91% dos expositores realizam negócios durante o do festival e para 72% do evento superou as expectativas iniciais. 
Nesta edição, o Festuris JPA ganha nova formatação, atendendo as necessidades do crescimento do evento. Entre as novidades, a Rodada de Negócios, coordenada pelo SEBRAE,  que será realizada em espaço exclusivo; a criação de dois novos autidórios para capacitação totalizando três ambientes distintos para realização de workshops simultâneos; a ampliação da sala de imprensa e da área de eventos e alimentação. Os expositores do segmento de mobilidade também terão espaço próprio para apresentarem seus produtos e separado da área de exposição comum onde ficarão os lounges e módulos dos expositores. Entre os expositores já confirmados no evento, 19 destinos, cinco companhias aéreas, 3 consolidadoras, várias operadoras de turismo, redes hoteleiras, hotéis, resorts e pousadas além de locadoras  e tecnologia para o turismo.
A programação paralela do 3º Festuris também traz novidades. Evento paralelo desde a primeira edição do festival, o Fórum Empresarial do Turismo é realizado pelo Convention Bureau de João Pessoa e pelo Sebrae da Paraíba e anualmente, apresenta “cases” e palestrantes de destaque no cenário do turismo para um público de empresários, executivos, políticos e acadêmicos. 

SÃO PAULO, MAIOR NOS NEGÓCIOS; RIO, EM LAZER

São Paulo é o principal destino de turismo de negócios do país, segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional, divulgado na semana passada pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. A capital paulista recebeu 48,3% dos estrangeiros que vieram ao Brasil a negócios. Brasília foi a cidade que mais cresceu neste segmento em 2012, ampliando em 46% o número de visitantes.
O Rio de Janeiro, com 23,9%, aparece como o segundo destino de negócios do País, seguido por Curitiba (4,4%) e Porto Alegre (4,1%). Embora registre o maior aumento no percentual de turistas recebidos, na comparação com 2011, Brasília ocupa a quinta posição no ranking com a fatia de 3,8%.
As demais cidades colocadas na lista dos dez maiores receptores de turistas estrangeiros a negócios são Belo Horizonte (3,5%), Campinas (3,5%), Foz do Iguaçu 92,9%), Salvador (2,8%) e Fortaleza (2,1%). 
De acordo com o estudo, o Brasil recebeu 5,67 milhões de turistas estrangeiros em 2012. A maioria, 46,8%, teve como motivação da viagem o lazer. O turismo de negócios teve participação 25,3% no total de visitantes e as viagens para visitar amigos e parentes, 24,4%.
 EM LAZER O RIO GANHA - A busca por lazer foi a principal motivação dos estrangeiros que estiveram no Brasil em 2012, segundo pesquisa divulgada na última semana pelo Ministério do Turismo. O litoral, o turismo de aventura e o patrimônio cultural brasileiro atraíram 46,8% dos 5,67 milhões dos visitantes internacionais, sendo que o Rio de Janeiro foi a cidade mais visitada. 
O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o maior número de cidades entre as dez que mais receberam turistas a lazer no País. Além da capital, que recebeu 29,6% dos turistas estrangeiros, estão na lista Armação de Búzios (7,9%); Angra dos Reis (4,7%) e Paraty (3,5%).  
O estado de Santa Catarina também ficou bem posicionado, sobretudo pelo grande fluxo de argentinos, principal país emissor de turistas para o Brasil. A capital Florianópolis ocupa a segunda colocação geral, com 18,1% do receptivo internacional. Balneário Camboriú (5%) e Bombinhas (4,8%), destinos de sol e praia, ficaram em sétimo e oitavo lugares, respectivamente. 
A lista dos destinos preferidos se completa com Foz do Iguaçu (17,3%), terceiro colocado no ranking, seguida de São Paulo (10,5%).  Salvador, com 6,2% dos visitantes, aparece na 6ª posição.  
O estudo foi realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o Ministério do Turismo. 

LUZES DA BAÍA, A NOVA ATRAÇÃO DE SALVADOR

O leitor Raimundo Freire, baiano que deseja divulgar sua terra, pede-nos que informemos ao público em geral que, a  partir deste setembro, Salvador ganha sua mais nova atração turística.
Luzes da Baía é uma novo point da cidade. É um resgate da história da cidade vista do mar. São mais de 30 monumentos, prédios e construções datadas a partir da fundação da cidade.
Neste passeio,  o turista notará a diferença entre cidade alta e baixa, se encantará com a silhueta e as luzes da cidade vistas da Baía de Todos os Santos, que  começam com o por do sol, um dos mais belos espetáculos da natureza.  A Baía tem o maior privilégio da América Latina: o sol se põe no mar. Em seguida vem a iluminação pública da cidade com alguns destaques para o Elevador Lacerda, Farol da Barra, Palácio do Governo, Porto, Igrejas, fortes, Ilha de Itaparica. 
O embarque acontece no restaurante Mahi-Mahi, que funciona no píer do Hotel Sol Victória Marina. Um local encantador e exclusivíssimo da cidade. A descida para o píer pelo Teleférico ou plano inclinado é inusitado e especial. Serão momentos de descontração aliados à cultura e a história da cidade que foi a primeira capital do Brasil.

APARECIDA DE GOIÂNIA - AGRONEGÓCIOS, PECUÁRIA E UM HOTEL 10

Praça da Matriz de Nossa Senhora Aparecida
Aparecida de Goiânia é o segundo maior município em população do Estado de Goiás, com aproximadamente 520 mil habitantes e está localizado na Região Metropolitana de Goiânia, a 18 km da Capital ou 15 minutos de automóvel. Trata-se de um município próspero, com sua economia apoiada na indústria, agronegócios e pecuária. 
O Município conta com quatro pólos industriais, sendo o principal, com 4 milhões de metros quadrados. Outros dois já concluídos, com 300 empresas instaladas sendo o DIMAG – Distrito Industrial Municipal de Aparecida de Goiânia e o DAIAG – Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia e o quarto, com quase 2 milhões de metros quadrados, em processo de instalação. O intercâmbio comercial, em maior escala, é realizado com o municí­pio de Goiânia, e outros estados, tendo como principal meio de acesso a rodovia BR-153. Por seu turno, Goiânia é o principal centro consumidor de seus produtos extrativos e industrializados.
Em breve haverá um campus universitário na cidade, o que virá somar ao volume de público de todas as regiões, participante de grandes feiras e eventos. Entre estes, destacam-se os festivais de música sertaneja, num local que abriga mais de 200 mil pessoas, além dos congressos, fóruns e formaturas realizadas no Centro de Eventos da OAB.  
UM HOTEL 10 -  A Rede Hotel 10 está prestes a concretizar mais uma conquista: a inauguração do hotel de Aparecida de Goiânia – Goiás, com “soft oppening” previsto para outubro e
inauguração em novembro deste ano. 
Com 3.672,82m2  de área construída, o Hotel 10 Aparecida de Goiânia tem 106 apartamentos, dos quais seis “pns” (pessoas com necessidades especiais). Sala de reuniões (sala de negócios, segundo definição local), restaurante e estacionamento. Em fase de acabamento, o hotel está recebendo pinturas, instalação de equipamentos e mobiliário.
Como as demais unidades da Rede, o Hotel 10 Aparecida de Goiânia segue os princípios básicos que orientam as diretrizes como: atender com eficiência e cordialidade, atuar com responsabilidade  social e ambiental  e  compromisso com as atuais e as futuras gerações de estimular a qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais através da conscientização dos colaboradores e clientes.
De acordo com Lorena Seibt, franqueada do hotel, “a cidade tem carência de meios de hospedagem, tanto que o Sebrae divulgou em 2012 na mídia da capital goiana, que o ramo da hotelaria se encontra entre as cinco principais oportunidades de negócios em Aparecida de Goiânia. Isso significa que, pela localização estratégica do Hotel, nosso público alvo são os viajantes que cruzam o Brasil de Norte a Sul e de Leste a Oeste, bem como empresários e executivos que vem à cidade para tratar de seus negócios”, conclui Lorena. 
Este é o segundo hotel H10 fora da região Sul (o outro é Dourados – MS). Os demais, em funcionamento estão em Curitiba e União da Vitória (PR), Itajaí e Joinville (SC) e São Leopoldo (RS). (Nelci Seibel) 

REGIÕES METROPOLITANAS COM GESTÃO DEFICIENTE

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou na última terça-feira, em Brasília ( SBS, Q. 1, Bl. J, Ed. BNDES/Ipea, auditório do subsolo),  3 o livro 40 anos de Regiões Metropolitanas no Brasil. A obra é a primeira da série Rede Ipea e do projeto Governança Metropolitana no Brasil. Entre as revelações,  está a constatação de que, das 15 principais RMs do país, 60% têm sistema de gestão incipiente ou não consolidado. E 60% delas apresentam um grau fraco de articulações institucionais para governança. 
O livro faz uma avaliação inédita da gestão metropolitana nas seguintes RMs: Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Vitória e na RIDE do Distrito Federal. As análises convergem para um cenário de fragilidade da gestão nas metrópoles, num momento em que o crescimento econômico impulsiona um processo de reterritorialização dos espaços metropolitanos. (Assessoria de Comunicação do Ipea).

OLIMPÍADAS: ELOGIADOS AVANÇOS NA ORGANIZAÇÃO

A presidente da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional , Nawal El Moutawakel (foto), disse no   último dia de reuniões do COI (2),  que os grandes eventos ocorridos neste ano na cidade do Rio (Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude) foram experiências enriquecedoras que vão ajudar na preparação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Ela elogiou os avanços na preparação dos jogos, em sua fase operacional.
De acordo com Nawal, a prova de que o Rio entrou nessa etapa são os exercícios simulados na instalação do modelo Arena da Barra, iniciados em junho deste ano na zona oeste da cidade. Os exercícios simulam todos os aspectos operacionais de um evento esportivo olímpico ao longo de 15 semanas. “É um sinal claro de que o Rio 2016 começou a transição para a fase operacional. Essa conquista é um passo importante para se entregar os Jogos Olímpicos de 2016”, disse.( Com a Agência Brasil)

A INTERNET E O TURISMO

A internet foi a principal fonte de informações para 1,87 milhão de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2012. Parentes e amigos sempre foram a principal fonte de informação. Em 2010, no entanto, essa realidade mudou: a rede tornou-se o principal meio para saber sobre turismo. Os dados constam no estudo da Demanda Turística Internacional 2012, realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Na segunda posição, amigos e parentes aparecem com 1,45 milhão. Em terceiro lugar, com 903 mil estrangeiros, estão as informações que chegam por meio de viagens a trabalho. 
A internet se diferencia dos guias de viagem e meios convencionais de promoção do turismo porque expõem a avaliação dos próprios usuários que estiveram nos hotéis, pousadas e pontos turísticos. Um dos maiores sites de viagens do mundo, o Trip Advisor, já acumulou 100 milhões de opiniões de visitantes virtuais. 
O MTur também ajuda o turista na escolha dos meios de hospedagem, guias turísticos, locadoras de veículos, entre outros, por meio do Cadastur,  o cadastro de prestadores de serviços do MTur. Ele garante a regularidade do prestador de serviço.
O MTur ajuda o turista na escolha dos meios de hospedagem, guias turísticos, locadoras de veículos, entre outros, por meio do Cadastur,  o cadastro de prestadores de serviços do MTur. Ele garante a regularidade do prestador de serviço.

CONGRESSO DA ABAV/ FEIRA DAS AMÉRICAS :100 EMPRESAS DO CEARÁ E MAIS DE 30 MUNICÍPIOS

O secretário adjunto do Turismo, Marcos Pompeu


Ás 10h de ontem (09), no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, diante de expressiva plateia em que se destacavam autoridades, entre as quais o Ministro Gastão Vieira, Marcelo Déda Chagas,Governador de Sergipe, Jaques Wagner, Governador da Bahia,  empresários dos vários segmentos do turismo e jornalistas, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV),  Antônio Azevedo, abriu oficialmente a 41ª ABAV - Feira de Turismo das Américas,  
O evento vai até o próximo sábado com muitas palestras (cerca de cem), exposição de 2.700 expositores e participação de cerca de 60 países. São muitos desta 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas. A Aldeia dos Sabores, por exemplo, oferece ao público as mais deliciosas iguarias culinárias de todas as partes do mundo. Outros pontos interessantes são as áreas de Ski e Neve, onde os visitantes podem  ter a sensação de praticar esse esporte, e a parte destinada ao artesanato brasileiro.
Na Vila do Saber, acontecem  as diversas palestras sobre temas atuais como a promoção internacional do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, além de cursos de capacitação. Ao todo, serão mais de 100 palestras.
Na Ilha Corporativa da ABRACORP, se desenvolve o 40º Encontro Comercial da Braztoa.
DIVULGAÇÃO DO CEARÁ - Num espaço  de 100 m², ambientado com painéis fotográficos, totens para exibição de vídeos, lounge e balcão de atendimento,  mais de 30 municípios do Ceará e de 100 empresas ligadas ao segmento turístico participam  da Feira das Américas/Abav, entre os dias quatro e oito de setembro, no pavilhão de exposições Anhembi, em São Paulo. 
Autoridades na abertura do evento
O Estado vem sendo divulgado em três estandes: um para a Rota das Emoções (roteiro integrado entre Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses); um para o artesanato local, e outro, institucional. Neste, quatro ilhas vão promover diferentes regiões do Ceará, sendo duas para os litorais Leste e Oeste, uma de “Serra e Sertão”, e a última, para Fortaleza.
 O espaço institucional do Estado está animado por atrações levadas pela iniciativa privada: o Beach Park com mágicos, palhaços e fotografia interativa; e o YPark com o personagem “cangaceiro Lampião”, além de degustação de caldo de cana e pasteizinhos.
RODADAS DE NEGÓCIOS -  Nos dois primeiros dias da feira, o Sebrae promove rodadas de negócios, com 20 compradores internacionais (dia quatro) e 24 nacionais (dia cinco). Os interessados são micro ou pequenos empresários, com registro no Cadastur (Ministério do Turismo) e têm uma programação de tarifas previstas até 2016.

INFRAERO: OBRAS NOS AEROPORTOS DE RECIFE E SALVADOR

Aeroporto de Guararapes
As obras de revitalização da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Recife foram iniciadas na última segunda-feira (02). Com os trabalhos, que receberão investimentos da ordem de R$ 8 milhões, 43 voos serão diariamente alterados.
Durante os serviços, que seguirão até maio de 2014, a pista de pousos e decolagens será interditada da 0h até as 7h da manhã, periodo de menor movimentação do aeroporto. No horário de verão, que começa no dia 20 de outubro, a pista ficará fechada das 23h às 6h. Os passageiros que tiverem comprado passagem para esses períodos devem entrar em contato com a companhia aérea para se informar sobre o novo horário dos voos.
Durante a alta temporada, entre 15 de dezembro e 3 de fevereiro de 2014, os trabalhos serão paralisados,  o que significa que os voos alterados serão retomados. Com a revitalização da pista, a Infraero garante a excelência na segurança das operações do terminal recifense.
SALVADOR - Os usuários do aeroporto internacional de Salvador contam com mais conforto e qualidade nos serviços. As melhorias feitas nos banheiros localizados no saguão de desembarque (térreo) e no fraldário, que fica na parte central do Aeroshopping (1º piso do saguão de desembarque), foram concluídas. Esta obra faz parte da reforma e adequação do terminal de passageiros, iniciada em janeiro deste ano, com investimento de R$ 93,53 milhões.
A reforma abrange a modernização do sistema de esteiras de bagagens e das pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, além de uma nova cobertura no hall entre o terminal de passageiros e o edifício-garagem. O final da obra está previsto para janeiro de 2014.
Até julho, 12,72% das obras do terminal haviam sido concluídas. Segundo o superintendente da Regional Centro-Leste, José Cassiano Ferreira Filho, a atenção está voltada para o bem estar do usuário. “Mesmo com trabalhos acelerados, a Infraero mantém o conforto e a segurança dos passageiros no Luís Eduardo Magalhães”, garantiu Cassiano.
O Aeroporto de Salvador recebe, por dia, uma média de 24 mil passageiros entre voos nacionais e internacionais, e passa por uma revitalização geral desde junho de 2012, em virtude da Copa do Mundo de 2014. Estão sendo investidos, no total, mais R$ 120 milhões. 

FEIRA DE ARTES DO ESTORIL

Domingo próximo (8), o Estoril (foto), na Praia de Iracema,  abre suas portas para mais de 20 expositores, que trarão trabalhos de artes plásticas, decoração e antiguidades. É a primeira edição da Feira de Artes do Estoril, programação aberta ao público e que acontecerá a partir das 15h. Além dos expositores, a Feira contará com apresentação musical, com Dupla Face.
"A Feira de Artes do Estoril reunirá pintores, restauradores e colecionadores de arte, designers, ilustradores e quadrinistas. São artistas que se dedicam à produção de objetos de forma criativa e diferenciada. A relação direta com esses produtores sem a intermediação de terceiros oferece oportunidade de bons negócios e preços acessíveis", explica a Coordenadora de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Germana Vitoriano.
A Feira de Artes do Estoril é realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura.

TURISMO RURAL E NA AGRICULTURA FAMILIAR NA PEC NORDESTE

Dentro da programação do XVII Seminário Nordestino de Pecuária, neste último dia,  realizam-se, às 10 horas, no miniauditório do CEC, as palestras do segmento Turismo no Espaço Rural e Natural, com destaque para a atuação da Associação Cearense de Turismo Rural.  Na ocasião,  renomados  palestrantes apresentam temas e debatem o desenvolvimento sustentável dessa modalidade de turismo. Como parte da programação, destaca-se o Turismo Rural na Agricultura Familiar, nova modalidade de turismo rural, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pelo Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emateres) em vários Estado do Brasil.
Entre os palestrantes, a responsável pelo Turismo Rural na Agricultura Familiar, no âmbito da Ematerce, a Psicóloga Fernanda Aquino,  falará sobre o comportamento  desse tipo de turismo, explorado por agricultores familiares em mais de 35 municípios cearenses. Discorrerá como  foram selecionados os imóveis rurais, assistidos pela Ematerce, os objetivos, a contribuição do turismo na agricultura familiar, a estratégia da Ematerce, além das ações de socialização e sensibilização para essa forma diferente de olhar e pensar o Turismo Rural, incluindo as linhas de financiamento.
PROGRAMA FINAL – É a seguinte a programação de hoje: 
Sala B (Ambiente de Capacitação - Pavilhão de Exposição) -  de  10h às 11h - Palestra:Turismo Rural na Agricultura Familiar - Uma proposta em construção. Palestrante: Fernanda Maria Farias de Aquino .Presidente de Mesa: Rômulo Cézar - Proprietário do Apoena Ecoparque.  11h10min às 12h10min - Palestra: A prática do agronegócio no semiárido – ADECE.  Palestrante: Reginaldo Braga Lobo - Engenheiro Agrônomo, Especialista em Gestão Empresarial, Diretor de Agronegócios da Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE. Presidente de Mesa: Rômulo Cézar - Proprietário do Apoena Ecoparque, 14h30min às 15h30min - Palestra: Porque capacitar meus funcionários é fundamental para o sucesso da minha empresa?  Palestrante: Isaac Coimbra Pinheiro - Turismólogo, especialista em políticas públicas, consultor de turismo do Senac Ceará. Presidente de Mesa: José Carneiro Rangel - Jornalista, sociólogo, editor do jornal “Costa Oeste do Ceará”  e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo/Ceará. 15h40min às 16h40min - Palestra: Ações da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará - SETUR/CE que contemplam o Turismo Rural e Natural do Estado. Palestrante: Marcos Pompeu Sousa Brasil  - Secretário Adjunto do Turismo do Estado do Ceará - SETUR-CE.  Presidente de Mesa: José Carneiro Rangel. 

FCVB NEWS - IATE CLUBE FORTALEZA SE ASSOCIA AO FCVB

O Convention Bureau de Fortaleza conta com um mais novo associado, o tradicional Iate Clube de Fortaleza. O Clube tem uma das mais belas vistas da orla de Fortaleza e pode ser uma ótima opção para a realização de eventos sociais e corporativos. Com sua localização privilegiada, o Iate Clube de Fortaleza possui uma moderna estrutura, interna, com salões climatizados e externa, com áreas verdes, piscina, coqueiral e  amplo espaço ao ar livre, que sem dúvida fará o diferencial, tornando inesquecível os eventos que lá forem realizados.

FCVB NEWS - FORTALEZA CONVENTION FIRMA PARCERIA COM MITTE AUTOMAÇÃO


FCVB NEWS - REALIZAÇÃO DO MISS UNIVERSO 2014 EM FORTALEZA


FCVB NEWS - FORTALEZA RECEBE VISITA TÉCNICA DA COMITIVA DO INPE


ROTA DO SOL SEMANAL 05/09/2013 - ISSUU