Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2019

CALEIDOSCÓPIO 17/05/2019

ABOLIÇÃO DE QUAIS ESCRAVOS? – Conta a História que o 13 de maio é consagrado como o Dia da Abolição dos Escravos, no Brasil. Foi naquele dia que, em 1888, foi assinada a Lei Áurea. Segundo é sabido, no começo do século XIX o Brasil foi fortemente pressionado pela Inglaterra a fim de que acabasse com o tráfico negreiro. A luta acirrada entre os ricos escravocratas e os abolicionistas foi longa, começando no início do século XIX. O Brasil sofreu pressão por todos os lados, principalmente pela Inglaterra. Essas pressões resultaram na Lei Eusébio de Queirós, em 1850, que não surtiu rápido efeito pois negligenciado foi ainda por mais de 30 anos para que, de fato.  surgisse a Lei da Princesa Isabel. A Lei do Ventre Livre, de 1871, e a Lei dos Sexagenários, de 1885, representaram alicerces para a Lei definitiva.  Ressalte-se ter sido o Brasil o último país do mundo a abolir a escravidão, Registre-se que o inconformismo e a resistência dos negros escravos foi fundamental para o êxito do movimento, representados nas suas fugas e na constituição dos quilombos. Também diga-se que o Ceará decretou a Abolição dos Escravos, em 1884, antes portanto do gesto da princesa Isabel. Uma interrogação, porém, não sai da cabeça dos brasileiros. Em pleno 2019, portanto nestes 131 depois da Lei Áurea, pode-se dizer que os negros não são mais escravos? Agora, não apenas eles mas uma proporção muito grande da população brasileira? A resposta clara é não. Hoje, brancos, negros, mulatos e mestiços menos bafejados pela sorte somos vítimas indefesas de outros tipos cruéis de escravidão. Somos vítimas de governos cruéis, muitas vezes corruptos, que nos impõem regras negativas para o bem viver de uma sociedade livre. Hoje a escravidão se dá por meio da discriminação não apenas de raça, mas de vários outros tipos de segmentos da sociedade. Os menos afortunados, segundo o modo de pensar de agora, são escravos de uma educação ineficiente, de um sistema de saúde falido, da insegurança no dia a dia, do direito de ir e vir sem atropelos. Somos escravos dos fajutas planos de saúde e dos caríssimos preços dos remédios. Enfim, o povo brasileiro é, hoje como ontem, escravo de grande parte de dirigentes não comprometidos com o bem governar o país e que só pensam no poder, não raro adquirido através de meios ilícitos. Na verdade, os escravos de hoje clamam pelos novos José do Patrocínio, Dragão do Mar e tantos outros nomes que se notabilizaram na luta pelo sagrado direito de uma vida digna.
ENTRE OS 20 MELHORES - O Aeroporto Internacional Pinto Martins ficou em 19º lugar no ranking AirHelp Score 2019, estudo realizado pela AirHelp, organização internacional especialista em direitos dos passageiros aéreos. Outros seis aeroportos brasileiros também ficaram entre os 20 melhores no ranking que avaliou os 132 terminais aéreos mais utilizados no mundo. 
Em primeiro lugar, ficou o Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, seguido pelos de Tóquio, Atenas e Curitiba/PR. Os demais brasileiros entre os 20 melhores são Viracopos (Campinas/SP) em 10º; Guararapes (Recife/PE) em 11º; Juscelino Kubitschek (Brasília/DF) em 13º; Confins (Belo Horizonte/MG) em 15º; e Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ) em 17º.
CÁTIA DE FRANÇA - Um dos maiores nomes da cultura paraibana, a cantora e compositora Cátia de França volta a Fortaleza para um show especial no dia 19/05 (domingo). Celebrando os 4 anos de reabertura do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, ela apresentará o show do histórico álbum “Vinte Palavras ao Redor do Sol”, que completa 40 anos. O evento acontecerá às 18h e os ingressos, que  estão à venda (na bilheteria do Cineteatro e no site da Tudus), 
Além do repertório do álbum “20 Palavras”, Cátia apresenta músicas de seus outros discos. Destaque para as faixas do seu mais recente álbum “Hóspede da Natureza”,
CANONIZAÇÃO DA IRMÃ DULCE - O turismo religioso na Bahia ganhará ainda mais força após o reconhecimento pela igreja católica de mais um milagre da freira baiana Maria Rita Lopes Pontes, a irmã Dulce. A decisão foi anunciada na terça-feira (14) pelo Vaticano e levará a religiosa, beatificada em 2011, a ser a primeira santa genuinamente brasileira.
Além de serviços gratuitos na área de saúde, destinados à população carente, as Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid) atuam fortemente no turismo religioso. "A Osid é uma instituição pioneira neste segmento e inspira outras iniciativas em Salvador. Com a canonização de Irmã Dulce, a Bahia ganhará ainda mais projeção entre os destinos que proporcionam experiências de fé", explica o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.
Anexos ao hospital filantrópico, localizado na Cidade Baixa, funcionam a Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde o corpo da beata está sepultado, e o Memorial Irmã Dulce, que reúne pertences e contam a história de fé e dedicação de Irmã Dulce aos pobres.
Os atrativos estão entre os mais importantes do segmento na capital baiana e receberam mais de 140 mil visitantes entre 2017 e 2018. Uma cafeteria e uma loja de artigos religiosos ajudam a entreter baianos e fomentam a produção associada ao turismo.

A CONSTANTE “DANÇA” DE MINISTROS DO MTUR E DA EMBRATUR

A dança de ministros e presidentes, no Ministério do Turismo e na Embratur, vem sendo uma constante. Agora, é a vez de assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o executivo do ramo, Paulo Senise, substituindo a recém-exonerada Teté Bezerra, que não teve tempo de demonstrar, ao trade turístico nacional, para que foi nomeada a ocupar retrocitado cargo, na gestão do presidente da República, Jair Bolsonaro.  
A exemplo de seus antecessores, sem qualquer demérito, Paulo Senise afirmou ao M&E, em entrevista exclusiva: “O momento é de desafio, não resta dúvida, por conta da conjuntura econômica. A Argentina, nosso principal emissor, por exemplo, passa por momento difícil. Mas, é também momento otimista, porque vimos uma sinalização clara do presidente para o Turismo. Primeiro, com a manutenção do Ministério, e também pela isenção dos vistos”.
Bem, amigo-leitor! Ainda não entendemos a razão de tantas trocas, em curto espaço de tempo, no Mtur e na Embratur, no tocante a seus dirigentes maiores. Por que não nomear um profissional competente, ético e aberto ao diálogo, com o trade turístico nacional e internacional, e deixá-lo até o fim de seu mandato, a não ser que peça, para desocupar importantes e necessários cargos?
 E fica, aqui, a pergunta, pois perguntar, com educação, não ofende ninguém: por que o presidente da República, ao agradar determinado apoiador de sua campanha, indica fulano ou sicrano e, pouco tempo depois, exonera-o de suas funções? Pressão de deputados estaduais, federais e de senadores, ávidos por indicar apadrinhados para cargos públicos? É, pois, o que podemos constatar, nos dois órgãos apontados, da esfera federal, com o “entra e sai” de ministros do Turismo e presidentes da Embratur”, inclusive em governos passados.
Pois é, amigo-leitor, vamos aguardar o passar dos dias, para saber se o novo presidente da Embratur, com 42 anos de atuação, no Turismo Internacional no Brasil, conforme salientou em sua entrevista ao M&E,  ficará, por quantos meses, à frente desse órgão federal. Torcemos, claro, para que chegue ao fim da administração Bolsonaro, pondo em prática suas experiências, nesse segmento econômico e social, para contribuir com seu desenvolvimento sustentável. Enfim, é preciso, em face de tantas exonerações, no Mtur e na Embratur, que o Turismo Brasileiro seja levado a sério e uma das prioridades do Governo Federal. 
Ah! Uma das declarações de Paulo Senise, ao saber de sua nomeação, foi a de que todas as noites, aproximadamente, 200 mil quartos de hotel dormem vazios no Brasil. E que com um aumento de apenas 10%, no número de turistas internacionais, esta realidade já sofreria um impacto direto. Disse mais estar com vontade e pressa de pisar no acelerador, para reverter essa situação. Para tanto, acrescentou que  traçará um plano de ação, em cima do Plano Nacional de Turismo, hoje,  um conjunto de recomendações muito bem feitas, porém com a falta de um cronograma de ação.
Por último, desejamos ao novo presidente da Embratur, Paulo Senise, que consiga maior volume de recursos financeiros a fim de poder executar ações construtivas, no tocante à promoção do Turismo Brasileiro, interna e externamente, mormente nos principais países emissores de turistas internacionais. A verdade é que o orçamento da Embratur é irrisório, não condizente para um órgão público, responsável pelo desenvolvimento sustentável do nosso  turismo. Mãos à obra, presidente Paulo Senise, enquanto permanecer no cargo, desfazendo, assim, a nossa ideia de que continuará a existir a constante “Dança” de ministros e presidentes da Embratur”. Ao amigo-leitor, obrigado pela atenção e ótimo fim de semana!

POR QUEM OS SINOS DOBRAM...

Pelos idos da década de 40, tive a felicidade de viver minha infância na belíssima cidade de AMARGOSA, no interior baiano. Vivenciei, então, uma experiência fantástica que os jovens de hoje não conhecem. Foi quando me conscientizei da importância dos sinos das igrejas como vetor de comunicação de massa.
Sim, os sinos eram, então, instrumentos de comunicação diversa, senão vejamos: o chamamento para as missas, o registro de certas horas como o meio-dia e as 18 horas. Mas, da mesma sorte, funcionavam como o instrumento revelador de que algum munícipe houvera falecido. É isto mesmo, a morte de algumas personalidades na cidade era comunicada para toda a população através de toques específicos.
Hoje, passados 81 anos, surpreendo-me com a informação de que dois dos quatro sinos do Novo Mundo voltaram a tocar, depois de 50 anos silenciados. Vale dizer que, em regra, já, há algum tempo, não nos desfrutamos com o prazer de ouvir os toques sugestivos. Instalados nos campanários da Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, os quatro sinos que lá se encontram foram trazidos para Salvador, de Portugal, no século XVI.
Vale lembrado de que os sinos foram criados na China – mais uma dos chineses! – há mais de 4 mil anos, foram incorporados pela Igreja Católica como um instrumento de comunicação com os fieis no século V. A partir de quando conquistaram uma série de funções e simbologia, como falei acima, desde o chamamento para as celebrações e até como instrumento de convocação para protestos e mobilizações.
A história ainda pontua que os sinos serviram como mensageiros da guerra, da paz, como das boas e das más notícias. Habituou-se, também, a ser precursor do povo para assinalar as horas, uma vez que ainda não existiam os relógios. A par de que o rítmo e a intensidade das badaladas destinam-se, igualmente, a expressar sentimentos de alegria, dor, reverência, saudade, respeito, dignidade, confiança, esperanças, zelo, paz e plenitude, dentre tantas outras significações.
Salvador consigna como um dos seus mais antigos sinos o que se encontrava na antiga Câmara de Vereadores, onde esteve até 1886, durante tempo em que funcionava como o chamamento da população para alguns compromissos, fosse simples protesto contra a alta do imposto do sal de 400 gramas.
Já em 1836, registram os anais que inúmeros sinos da cidade tocaram como convocação para a denominada Cemiterada, que nada mais era do que um ato contra o Cemitério do Campo Santo e contra a proibição dos enterros nas igrejas. Até o início do século XIX, os sinos eram importados de Portugal, sendo a Bahia um importante instrumento da sua história no país. Ainda revelam os dados históricos de que a padronização do toque dos sinos no Brasil aconteceu na Bahia por volta de 1707.
Certo dia os sinos da Catedral pararam de tocar, em virtude de não existirem mais sineiros que se dispusessem a subir os 103 degráus da escada íngreme. Vale dizer que sineiros eram os especialistas em tocar sinos. O Pároco da Catedral Basílica valeu-se da experiência ocorrida na Igreja de Nossa Senhora de Santana e recorreu à mesma empresa que havia recuperado os instrumentos daquele templo para a recuperação na Catedral. 
Os dois primeiros sinos, dos quatro, feitos de ferro e pesando 480 e 550 quilos não necessitavam de reparos estruturais, mas sequer possuiam badalos. Durante 10 dias receberam novos badalos e teve instalado um cabeamento que vai do sub-solo até o topo da torre. É por onde passa a corrente de 220 volts no sistema que produzirá os seus movimentos destinados aos “toques”, que, incialmente, serão dois por dia: as 12 e às 18 horas.
Foi adaptado um controle remoto que necessita de programação prévia para o que estão sendo habilitados três funcionários.  Acredita-se que, com essa iniciativa, outas igrejas deverão seguir o mesmo exemplo. O retorno do funcionamento dos dois sinos da catedral ocorreu no dia 10 passado, consagrado ao padroeiro da cidade, São Francisco Xavier.
Nessa primeira etapa da recuperação dos dois sinos, foram empregados recursos da ordem de R$40.000,00, com a metade desse total proveniente da doação pelos fiéis da paróquia de Santana.
Com a repercussão altamente positiva dessa iniciativa, já está em curso uma campanha para conseguir arrecadar mais R$20.000,00 e integralizar o custo total dessa primeira fase. Enquanto isto, serão buscados mais R$60.000,00 que se destinarão a recuperar os outros dois sinos que, por sinal, são ainda maiores que os primeiros, um dos quais pesando 1,1 tonelada e o outro mais de 600 quilos.
O maior deles tem uma rachadura e passará por avaliação sobre a possibilidade de conserto. Sem qualquer dúvida, considerando que a religiosidade do baiano é, sem a menor dúvida, um instrumento para o desenvolvimento do turismo, sobretudo em Salvador, essa é uma notícia que, indiscutivelmente, deverá se incorporar aos tantos atrativos que a cidade acumula como patrimônio do seu turismo.

MUNDO DO VINHO - IMERSÃO NO COMPLEXO ENOTURÍSTICO DA CASA VALDUGA

Visitar uma vinícola pode ser o passeio ideal para os mais diversos tipos de pessoas. Isso porque esse tipo de viagem permite uma imersão na história do local. A Casa Valduga, por exemplo, pioneira na introdução do enoturismo no Vale dos Vinhedos, iniciou seu Complexo Enoturístico em 1992, possibilitando aos turistas um contato com o mundo do vinho e todos os costumes relacionados à cultura dos primeiros imigrantes italianos da região.
Para quem deseja visitar os vinhedos centenários de uma das vinícolas mais premiadas do Brasil, o destino apresenta um roteiro que, além de repleto de encantos naturais, conta com experiências gastronômicas inesquecíveis e hospedagem com atendimento personalizado, podendo ser escolhido até por quem não é grande apreciador de vinhos.
DEGUSTAÇÕES -Além de conhecer as vinícolas, o processo de elaboração de vinhos, espumantes, a tecnologia e os cuidados para originar produtos de alta qualidade, os visitantes podem fazer degustações orientadas “direto da fonte”, tirando todas as suas dúvidas sobre os produtos e harmonizações com o guia turístico responsável pelo passeio. 
Para quem não abre mão de apreciar outras bebidas, como boas cervejas, a visita à vinícola também pode agradar muito. Isso porque no Vale dos Vinhedos é possível encontrar locais que unem a cervejaria e o mundo da enologia, como o Jardim Leopoldina, onde são comercializados produtos artesanais, como gelattos e as cervejas Leopoldina.
EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS - Os turistas também encontram uma ótima experiência gastronômica por meio do restaurante Maria Valduga, que oferece pratos típicos italianos, como massas artesanais com molhos especiais, harmonizados com os melhores vinhos e espumantes do Brasil. A atmosfera é inspiradora e a vinícola recebe seus visitantes com uma vista deslumbrante, emoldurada pelos vinhedos centenários de uma das casas mais premiadas do Brasil.
'ACOMODAÇÕES - Já as Pousadas Casa Valduga aliam o rústico ao moderno, com apenas 24 acomodações que recebem o nome de seus mais famosos rótulos. Além disso, há uma grande preocupação com as questões de sustentabilidade nas áreas ambientais, sociais e econômicas do local onde está inserida. 
Assim, o Complexo introduziu algumas práticas em sua forma de trabalho, visando o uso racional dos recursos envolvidos, sendo realizadas em conjunto com seus fornecedores, pensadas para bem atender seus hóspedes. Algumas delas são: redução do consumo de água e energia, cultivo de hortaliças de forma orgânica, integração com a comunidade, entre outras.

O PERU RESTRINGE ACESSO A MACHU PICCHU

Conforme publicação da Deutsche Welle (agência pública da Alemanha),” o Peru está restringindo por duas semanas o acesso a três importantes áreas de Machu Picchu, para evitar uma deterioração maior da icônica cidade inca. A restrição entrou em vigor desde a quarta-feira (15/05).
Segundo o governo peruano, o acesso aos templos do Sol e do Condor e à pedra de Intihuatana será estritamente controlado e os visitantes terão apenas três horas para visitar estes três lugares.
A entrada de quase 6 mil visitantes por dia, em duas levas, é permitida nas ruínas do século 15. Com a nova restrição, entre os dias 15 e 28 de maio, os turistas terão apenas três horas para visitar cada uma das três principais atrações deste sítio arqueológico.
Depois destas duas semanas de teste, autoridades avaliarão os resultados da medida antes de aplicar uma restrição permanente a partir de 1º de junho.
A cidade perdida dos incas foi construída durante o reinado do imperador Pachacuti (1438-1471) e fica a cerca de 100 quilômetros da cidade andina de Cusco, a antiga capital inca no sudeste do Peru.
As ruínas de Machu Picchu foram descobertas em 1911 pelo explorador americano Hiram Bingham. Em 1983, a antiga cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco”.

EM ESTUDO - VISTO ÚNICO PARA CRUZEIRISTAS DE BRASIL E ARGENTINA

Ministros em reunião no Palácio do Itamaraty.
Os ministros do Turismo e das Relações Exteriores, Marcelo Álvaro Antônio e Ernesto Araújo, se reuniram no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para tratar de assuntos como a otimização de vistos entre Brasil e a Argentina para turistas de países longínquos, especialmente a China. A ideia é que uma mesma autorização seja válida nos dois países. “Esse é considerado passo fundamental para o sucesso da rota das Missões Jesuíticas, o primeiro produto turístico oficial do Mercosul. A rota integrará 30 povos das Missões — sendo sete deles no Rio Grande do Sul”, disse Marcelo Álvaro Antônio.
Entre os principais países beneficiados com a medida estaria a China, maior parceiro comercial do Brasil e maior emissor de turistas do mundo. Cerca de 140 milhões de chineses viajam pelo mundo anualmente e a meta do Brasil é aproximar-se deste mercado..
O ministro das Relações Exteriores destacou que ainda neste ano haverá a instalação de mais 12 Visa-Centers na China, passando dos atuais 3 para 15. Esses espaços são como “consulados terceirizados”, com pessoal altamente especializado, que fazem a intermediação entre o turista e o governo brasileiro. A iniciativa já é utilizada com sucesso por países da Europa, como Grã-Bretanha e Holanda.
Os cruzeiros marítimos e fluviais também entraram na pauta do dia e poderão ganhar um grande impulso a partir do compartilhamento de vistos dos turistas que venham para o Brasil ou para a Argentina. Turismo e Relações Exteriores estudam uma nova forma para que os dois países validem mutuamente os vistos para os turistas internacionais embarcados em navios. (Com o MTUR)

23 ESTADOS NO FÓRUM GRAMADO DE ESTUDOS TURÍSTICOS

Terminou no sábado (11) a segunda edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que este ano registrou 827 participantes inscritos, vindos de 23 estados brasileiros. O número foi 24% superior ao registrado na primeira edição, realizada em 2018. 
 Para o presidente do Fórum, Luia Barbacovi, o evento "foi um grande sucesso pela qualidade do público e do alto nível dos palestrantes". Era um público interessado, que não veio para passear em Gramado", destacou Barbacovi. 
Entre os painéis que despertaram maior interesse do público estavam o do criador de espetáculos de Cirque du Soleil; de Michel Lemieux; Silvonei José, Doutor em Comunicação e a voz do Papa no Brasil; Dra. Lília Ana Águas, da direção da Associação Rota da Bairrada, em Portugal; Marcus Rossi, CEO da Summit Hub; In Hsieh, CEO da Chinnovation; o  Maestro Linus Lerner, do Gramado in Concert; Alain Baldacci, do SINDEPAT; e Renato Fenterseifer, do Alpen Park.  
O Fórum Gramado de Estudos Turísticos foi uma realização do SindTur Serra Gaúcha e contou com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado. Ao final do último dia do evento, foi anunciada a data da terceira edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que acontecerá entre 14 e 16 de maio de 2020.

PALMAS - 30 ANOS COMPLETA A MODERNA CAPITAL DO TOCANTINS

PALÁCIO ARAGUAIA
Os 30 anos da capital mais jovem do país estão chegando. Na próxima segunda-feira a benjamim das capitais brasileira festeja data com uma programação envolvente e que contempla cultura, esporte e lazer, levando alegria e diversão para toda a população. A Praia da Graciosa foi o local escolhido para receber a festa de aniversário, no domingo, 19, véspera de feriado, que terá espetáculo musical com atrações de Palmas e os artistas de destaque nacional, o duo de DJs, Felguk, e as duplas Vitor e Luan e Henrique e Juliano.
 A programação começará às 16 horas, no palco II, onde a população terá acesso a eventos de esporte e lazer, como zumba, treinamento funcional, slackline, ioga, dança e palhaçarias. As carretas do Serviço Social do Comércio (Sesc), Sesc Lazer e BiblioSesc também estarão com atividades na Praia.
 A partir das 18 horas, será iniciado o espetáculo musical, Palmas a Capital do Calor Humano, tendo o pôr do sol como pano de fundo, que será saudado pela Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana, seguida por uma sunset do Duo, Felguk.  Depois,  começam as apresentações de artistas de Palmas que fazem parte das três décadas de história da Capital, dos mais antigos até os mais jovens, e da dupla Vitor e Luan, que gravaram o hit 'Ressaca de Sentimento' com participação de Henrique e Juliano. Para encerrar, o ritmo mais querido da região, o sertanejo, com a mais palmense de todas as duplas, Henrique e Juliano.
No espetáculo musical, a história de Palmas será lembrada em três atos, construção, formação e conformação. A construção vai relembrar o cruzeiro, o pioneirismo e os homens fortes nesse processo; a formação remonta a segunda década, mais conectada a terra, o desenvolvimento, e a identidade do cerrado e, o terceiro ato apresenta uma homenagem às mulheres que fazem parte desse processo histórico, explica o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Giovanni Assis. “
 CORTE DO BOLO - A festa continua na segunda-feira, 20 de maio, data oficial da criação de Palmas, com o tradicional corte do Bolo, em um piquenique no Parque Cesamar, a partir das 9 horas, e programação que segue até a tarde, com sessão de cinema no Museu Casa Suçuapara e Desfile Cívico.
EVENTOS CULTURAIS - Além dos eventos festivos de hoje e amanhã, a programação de aniversário de Palmas terá ainda 1ª Mostra de Fotografia do CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins - Palmas 30 Anos, na Galeria Municipal de Artes, de 17 de maio a 16 de junho; a Mostra 30 anos de Cinema em Palmas - A construção de uma Identidade, de 18 a 26 de maio, no CineCultura; o Quarta Clássica, AmazôniCantoria, dia 22 de maio, e a exibição do espetáculo de dança, Cinderela, dias 30/31 de maio e 1º de junho.
As pessoas que se destacaram na história da Capital também serão homenageadas com a entrega da Comenda Palmas 30 anos, dia 24 de maio, no Theatro Fernanda Montenegro. E no Congresso Nacional, haverá sessão especial no Senado Federal em homenagem à Capital, no dia 23 de maio.
HISTÓRIA - A capital de Tocaanins é a maior cidade do estado. do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Na luta no Congrsso foi líder inconteste o cearense José Wilson Siqueira Campos. Conseguindo êxito na campanha, já como governador do Estado encarregou, os arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, para que elaborassem um projeto arquitetônico e urbanístico para a capital do novo Estado. Projeto concretizado, hoje Palmas é um exemplo de uma cidade bonita e que atende aos anseios da sua população, exemplo o inteligente traçado das ruas e avenidas.  
Palmas, o nome dado à capital do Tocantins, foi em homenagem a Comarca de São João da Palma (atual Paranã), onde surgiu o primeiro movimento separatista da região, na barra do Rio Palma com o Rio Paranã. 

ARMÊNIA - PEQUENA NA APARÊNCIA, MAS GIGANTE EM BELEZAS NATURAIS

Catedral de S Gregório, O Iluminado
Embora a Armênia seja relativamente pequena, com apenas três milhões de habitantes, não se pode deixar enganar com o tamanho do país no mapa: os turistas precisam de, pelo menos, uma semana para explorar o destino.  Localizado ao sul do Cáucaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, a Armênia está cravada na região da Eurásia, entre o continente asiático e o Leste Europeu, na fronteira com a Turquia.
Entre as principais atrações está a gigante Praça da república, rodeada de inúmeros cafés, onde se reúnem boa parte dos moradores. Por toda a cidade encontram-se bonitas igrejas, como a Catedral de São Gregório e outros templos apostólicos, formando a Igreja Nacional da Armênia.  As paisagens naturais, com montanhas e lagos cristalinos, chamam atenção dos turistas.
O destino, cada vez mais procurado pelos brasileiros, tem alfabeto próprio, milenar e único. Na capital, em restaurantes e hotéis, o inglês é falado. Desde 2015, brasileiros não precisam mais de vistos para entrar no país para permanência de até 90 dias, tanto para turismo quanto para negócios. “O turismo Armênico vem crescendo nos últimos anos e possui atrações diretamente ligadas a sua identidade milenar” comenta o Diretor Executivo da Agência de Viagens e Operadora de Turismo Bancorbrás, Júnior Lins.
Informações - telefone 3004 9912 (regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades), ou acessar o site www.bancorbras.com.br.

FESTA DA FLOR - CELEBRAÇÃO DA PRIMAVERA NA ILHA DA MADEIRA

A primavera já chegou no Hemisfério Norte, e, na Ilha da Madeira, charmoso destino português em meio ao Atlântico, é motivo para celebração. Desde o dia 2 e até 26 de maio, a Festa da Flor homenageia de estação das flores, com uma programação intensa ao longo do período. Isso porque, graças às condições climáticas do arquipélago, ali nascem e crescem espécies de flores de diversas partes do mundo.
O primeiro final de semana recebeu os eventos mais famosos da festa: o Cortejo Infantil, em que crianças madeirenses desfilaram e colocaram flores em um mural chamado de “Muro da Esperança”, que terminou com uma largada de pombos, e o Grande Cortejo da Flor, um dos acontecimentos mais marcantes e aguardados da ocasião, em que centenas de pessoas e carros alegóricos decorados com flores atravessaram o centro de Funchal, a capital da Madeira, mostrando a exuberante e diversificada flora local ao som de incríveis apresentações musicais.
A festa tradicional também tem outras atrações, como o Mercado das Flores, onde é possível conhecer inúmeras espécies, a Exposição das Flores, com flores cultivadas com muito esmero, que posteriormente são avaliadas por um júri especializado, os tapetes de flores que colorem o centro de Funchal em uma belíssima forma de expressão artística, além de workshops e mostras e artesanato.

VASTO CURRÍCULO - PAULO SENISE É O NOVO PRESIDENTE DA EMBRATUR

O Instituto Brasileiro de Turismo já tem novo presidente. O órgão ficará sob o comando do empresário paranaense Paulo Senise, nomeado na sexta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU). Conhecido pelo trade, Senise possui formação em Hotelaria pela Faculdade de Turismo CUP, localizada no Rio de Janeiro (RJ), e especialização na área pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Além disso, tem vasta experiência, com carreira profissional construída por vivências exitosas na iniciativa privada e no setor público.
Em toda sua carreira, Paulo Senise trabalhou constantemente na divulgação e promoção de destinos nacionais, tanto no Brasil, como também no exterior. Por 18 anos atuou na posição de diretor de vendas, marketing e desenvolvimento, junto a redes hoteleiras internacionais. Também teve forte atuação no Rio Convention & Visitors Bureau, onde, por mais de 11 anos, desempenhou os cargos de diretor comercial e executivo da empresa.
Entre 2015 e 2018, foi presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), onde coordenou o desenvolvimento do Plano de Marketing para o estado fluminense. O projeto foi aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No início de 2019, assumiu a presidência de uma empresa turística, especializada na prestação de serviços de turismo receptivo no Brasil, com foco na captação de Grupos de Incentivos, Tour Series e fretamentos de grande volume para o Rio de Janeiro.
A partir de agora, na Embratur,  Senise será o responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito à promoção, ao marketing e ao apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional

BENTO GONÇALVES - QUASE 70 ATIVIDADES NAS FESTAS DO DIA DO VINHO BRASILEIRO

Na serra gaúcha, Bento Gonçalves é destino obrigatório para quem quiser encher a adega para o inverno. Quase 70 atividades estão sendo preparadas pelos empreendimentos para atrair visitantes à Capital do Vinho durante o período do Dia do Vinho Brasileiro, que acontece de hoje até 2 de junho.
A Via Del Vino será palco do resgate do vinho encanado, símbolo da Festa Nacional do Vinho – conhecida Brasil afora desde sua primeira edição, em 1967 –, que volta a ser realizada desde o último dia 13 e vai até 13 de junho, paralela à ExpoBento.
Curso de harmonização, passeios de trator, mesmo com as parreiras em período de dormência, jantares especiais, Bento Wine Day, exposição de aromas do vinho são algumas das atrações que integram a programação no Município.
A décima edição do Dia do Vinho Brasileiro celebra a expansão nacional, passando a ser realizada de forma simultânea em seis estados – Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo e os estreantes Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Ao todo são mais de 40 cidades, com estabelecimentos que vão desde vinícolas a hotéis e pousadas, além de restaurantes e barzinhos. Os descontos na compra de produtos e em passeios poderão ser desfrutados de Sul ao Nordeste do país.
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Vinhos do Brasil e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi-RS), e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, e conta com apoio das prefeituras participantes.

OURO PRETO - A 14ª CINEOP SERÁ A MAIOR ATRAÇÃO DE JUNHO

Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais e um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do exterior, está prestes a ganhar uma aura de cinema, com a realização da 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, de 05 a 10 de junho de 2019. Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP é uma mostra audiovisual com alcance nacional e internacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: Preservação, História e Educação. 
Durante seis dias, a cidade histórica receberá uma programação intensa e gratuita, composta por exibição filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas (longas, médias e curtas), debates, oficinas, exposição, lançamento de livros, cortejo, rodas de conversa, mostrinha de cinema, sessões cine-escola e apresentações artísticas. A expectativa é receber cerca de 15 mil pessoas durante o período, entre moradores e turistas, e dezenas convidados nacionais e internacionais dos setores de audiovisual, preservação e educação. 
Já consolidada no calendário audiovisual brasileiro, a CineOP chega a sua 14ª edição reafirmando seu propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo. Trata-se de uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil a enfocar o cinema como patrimônio, a história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Além disso, o evento realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum Rede Kino, que reúnem pesquisadores, estudiosos e interessados nos temas de todo o Brasil. 

POLÍTICAS PÚBLICAS - O CEARÁ SE DESTACA COMO POLO PRODUTOR DE FLORES

Produção de flores une desenvolvimento economico e turistico
Mesmo encravado no semiárido brasileiro, o Ceará conseguiu identificar microclimas que são favoráveis à produção de flores e acabou se tornando, nas últimas duas décadas, em um dos principais polos produtores do setor no Brasil. Estudos recentes mostram que o estado é considerado o terceiro na oferta de produtos de floricultura para o mercado interno. No período de 2006 a 2017, o número de produtores locais saltou de 295 para 730, crescimento de aproximadamente 148% da cadeia produtiva, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse protagonismo no mercado tomou corpo após o Governo do Ceará, ao longo das últimas décadas, passar a incentivar a produção por meio de políticas públicas para investimento em tecnologia e treinamento. Silvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo de Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento do Trabalho (Sedet), explica que “a demanda externa e interna aquecida, microclima favorável e a gestão governamental fizeram com que o Ceará iniciasse sua produção naquela época com uma inserção forte nas exportações”.
Márcio dos Santos, mestre em economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coautor do estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que avaliou os efeitos das políticas públicas locais na exportação de flores no período de 1997 a 2014, também destacou o papel fundamental do Estado no crescimento do setor. 
Dentre as iniciativas do Governo para alavancar a produção de flores e atração de produtores estão a implementação dos programas “Cearense de Agricultura Irrigada” e de “Desenvolvimento do Agronegócio da Floricultura”, além da contratação de consultores estrangeiros para qualificar os floricultores sobre técnicas de cultivo mais adequadas. Outros projetos também passaram a auxiliar a cadeia, como a Escola de Floricultura do Ceará (Tecflores), Centro Agroflores de Inovação Tecnológica, Projeto Florescer, Produção de Cactus no Semiárido, Flores Tropicais e o Projeto Caminhos de Israel de Flores.
NOVOS VOOS - A produção de flores brasileiras, inclusive a cearense, já teve como um dos principais destinos o mercado exterior. O Ceará, entre 1997 e 2014, chegou a crescer mais de 300 vezes seu volume de exportação de flores e plantas ornamentais. De 1997 a 2017, o valor exportado somou US$ 44,23 milhões e o importado US$ 5,61 milhões, gerando um superávit de US$ 38,62 milhões.
Com a crise mundial no final da década passada, o mercado internacional sofreu uma desaceleração. Porém, o Brasil caminhava na contramão da queda de consumo, o que fez que com o passar dos anos o volume de produção enviado para fora do Brasil acabasse sendo negociado internamente, como detalha Silvio Carlos Ribeiro. “De 2014 para cá, o volume de exportações diminuiu devido a dois fatores: mercado externo desfavorável e o interno bem favorável, então o setor focou muito no mercado interno”.
Com a implantação do hub aéreo em Fortaleza, a tendência é que os produtores voltem a enviar parte da produção para o mercado exterior. Márcio Maradona informou que a fazenda deixou de exportar há algum tempo, mas com os novos voos para a Europa já estão se preparando para retomar os negócios. “
Mudando a realidade local
O Ceará possui seis polos produtores de flores, sendo o maior deles o da Serra da Ibiapaba, por contar com fatores geográficos favoráveis. O clima tropical úmido, altitude de 900 metros em relação ao nível do mar e temperatura média anual de 21°C são pontos positivos para o cultivo de flores. Quase três mil horas de sol por ano, ausência de granizo e geadas e a proximidade com a Linha do Equador também contribuem.
UM EXEMLO - Cleidiane Azevedo trabalha há 17 anos na empresa Reijers. Ela começou como cortadora, passando para supervisora de estufa e atualmente está no setor de classificação como supervisora de embalamento. A funcionária conta que construiu sua vida dentro da empresa e tudo que conquistou materialmente foi graças à produção de flores. Quando jovem, Cleidiane não teve oportunidade de se qualificar para trabalhar na área, tendo que aprender no dia a dia. Hoje, os jovens da região já contam com a Escola de Flores do Ceará (Tecflores), equipamento do Governo do Ceará administrado pelo Instituto Agropolos do Ceará (IACe). O espaço foi idealizado em 2008 para desenvolver e socializar o conhecimento sobre o cultivo de flores e plantas ornamentais no Estado.
Anualmente é ofertado um curso gratuito para jovens da comunidade que têm entre 18 e 25 anos. São 192 horas/aula divididas em 17 módulos e estágio profissional. As disciplinas abordam temas como Introdução à Floricultura, Produção de Flores Temperadas de Corte, Produção de Rosas, Produção de Folhagens Ornamentais, Agricultura Orgânica, Economia Solidária, Segurança do Trabalho, dentre outros.

SETOR METROFERROVIÁRIO - CEARÁ É UM DOS TRÊS ESTADOS QUE PUXARAM O CRESCIMENTO

Estação da Parangaba de metrô
O Ceará é um dos três estados que puxaram a expansão nacional do setor metroferroviário em 2018, segundo o Balanço do Setor Metroferroviário 2018/2019, divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O balanço contabilizou os 13 quilômetros de via metroferroviária do VLT Parangaba-Mucuripe, que está em fase de operação assistida, em oito das suas dez estações.
Em todo o Brasil, o balanço registra expansão que totaliza 41 novos quilômetros em vias metroferroviárias, considerando novas linhas e expansão de linhas já existentes, nos estados de Bahia, São Paulo e Ceará. A rede sobre trilhos ganhou duas novas linhas e 30 novas estações, somando mais de 1.100 km de extensão.
O setor metroferroviáiro também apresenta expansão em número de pessoas atendidas. Só no Ceará, em toda a rede sobre trilhos, foram 12,6 milhões de passageiros no ano passado, com crescimento de 37% em relação a 2017. No Brasil, o crescimento foi de 21%, totalizando 3,7 bilhões de embarques.
SOBRE O VLT - O VLT Parangaba-Mucuripe funciona com embarque gratuito, temporariamente, transportando, em média, 6,6 mil pessoas por dia, no horário de operação que vai de 6h às 13h e de 16h40 às 20h, de segunda-feira a sábado. Esta linha se integra ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza – através das estações Parangaba e Papicu, que são localizadas ao lado dos terminais de ônibus. O VLT também é integrado à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e futuramente será integrado à Linha Leste.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE FORTALEZA - EXPOSIÇÕES, CINECLUBE E EVENTO GEEK SÃO ATRAÇÕES

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), está promovendo, desde a segunda-feira e até o próximo domingo, diversas atividades culturais e gratuitas em equipamentos públicos da cidade, Entre os destaques estão a abertura do 70º Salão de Abril no Espaço Cegás de Cultura, o Cineclube da Vila das Artes com a mostra “A Arte e seu Enleio”, e o evento “Quadrinhos em Debate” sobre os 80 anos do Batman, na Biblioteca Dolor Barreira.
A Vila das Artes, através da Escola Pública de Audiovisual, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), está realizando, ao longo do mês de maio, mostra especial com o tema “A Arte e seu Enleio”, com filmes que visam discutir a importância dos artistas para a multiplicidade de interpretações do mundo. Na terça-feira (14) foi exibido o filme “Com Amor, Van Gogh” e na quarta-feira o filme “David Lynch: a Vida de um Artista”, ambos às 18h. A mostra integrou também a programação de abertura do 70º Salão de Abril no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, no último sábado (11/05), com a exibição do filme “NicEstrigas – Afeto e Arte”, de Tibico Brasil.
A 70ª edição do Salão de Abril continua com uma vasta programação, espalhada por diversos espaços culturais da Cidade. Na quinta-feira (16), houve a abertura da exposição do Salão no Espaço CEGÁS de Cultura, às 15h30. O evento contou com palestra da designer e criadora da marca de bolsas artesanais Catarina Mina, Celina Hissa, fazendo parte da programação formativa do salão.
Amanhã, a Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, realiza o projeto “Quadrinhos em Debate”, evento gratuito e aberto ao público, que traz mensalmente discussões acerca de temas ligados ao mundo dos quadrinhos. Nesta edição haverá uma palestra sobre a trajetória do emblemático personagem norte-americano de quadrinhos, Bruce Wayne, o Batman. A conversa será com o diretor da biblioteca Dolor Barreira, Eduardo Pereira.

A ADECE PRESENTE NA CEARÁ FASHION TRADE

Abertura do evento
A Agência de Desenvolvimento do Ceará participou, de terça a quinta-feira desta semana, da quarta edição da feira setorial da moda Ceará Fashion Trade (CFT), no Centro de Eventos do Ceará. No evento houve amplos debates sobre o setor, consolidando o Ceará como um dos maiores e principais polos confeccionistas do país, além da convergência dos setores têxtil, de confecções, de calça dos e aviamentos.
Na terça-feira (14), na abertura da feira, o secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Élcio Batista, e membros de entidades representantes do setor visitaram o stand da Adece, que divulgou as potencialidades do Estado para os investidores, empresários e público que participaram do evento.
Durante a feira, as empresas atacadistas e de pronta entrega dos setores feminino, masculino, infantil, moda íntima, praia, fitness, surfwear, jeanswear, calçados e bolsas, serviços, acessórios, têxtil e aviamentos tiveram  oportunidade de promover suas coleções junto aos compradores de lojas multimarcas, magazines, lojas especializadas e redes atacadistas, além de atuar junto a representantes, corretores e compradores autônomos.
A CFT promoveu um ambiente de interação com base em negócios positivos para as empresas expositoras e os compradores nacionais e internacionais presentes, contando com 60 marcas expositoras que apresentarão seus produtos e estarão abertas para encontros de negócios com compradores, representantes comerciais, corretores e profissionais de estilismo, marketing, gestores de moda e imprensa especializada e influenciadores digitais. As empresas cearenses ocuparam os 100 estandes da Feira com o mais completo mix de segmentos, indo da moda feminina, masculina e infantil à lingerie e moda praia; da moda plus size às roupas de dormir; da moda fitness ao setor de bolsas, calçados e acessórios e aviamentos.

VISITE CEARÁ NEWS 17/05/2019


EM DIA COM O FESTURIS 17/05/2019


ROTA DO SOL SEMANAL 17/05/2019 ISSUU