Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

CALEIDOSCÓPIO - A VIOLÊNCIA E O TURISMO / RELIGIOSO SÍMBOLO DE UMA METRÓPOLE

A VIOLÊNCIA E O TURISMO

Está ficando paulificante repetir tantos comentários sobre a violência que, com toda a força, tomou conta do Brasil. Não desejava voltar a falar sobre tão degradante tema. Não foi possível. Na segunda-feira, 24, jornais noticiaram com destaque ter sido o último final de semana o mais violento deste primeiro semestre. Nada menos de 39 pessoas foram assassinadas na Região Metropolitana de Fortaleza. Mais ainda, conforme dados da própria Secretaria da Segurança do Estado, até o dia 19 de março ocorreram 1061 crimes violentes (homicídios, latrocínios e lesão que tenha levado a morte). No “Fantástico” da  GLOBO, programa dominical que atinge expressivo número de assistentes  em todo o país, noticiava-se que Maceió e Fortaleza, esta uma das doze sedes de jogos da Copa do Mundo de Futebol, eram, respectivamente,  a segunda e a sétima cidades mais violentas do Mundo. Quase impossível haver  propaganda mais negativa do Ceará e de sua capital do que os fatos narrados. Ofuscam de maneira contundente o esforço empregado para nos projetar como um dos destinos turísticos da maior atração. Adiantam a construção do Centro de Eventos, da Arena Castelão, de vias para melhorar a mobilidade do púbico; a intenção de requalificar as avenidas do litoral, de se construir um aquário referência mundial ou o esforço dos empresários de hotelarias, restaurantes e barracas de praia em otimizar os serviços que prestam?  Não cairá  no vazio o trabalho  de promover o Ceará nos grandes eventos nacionais e internacionais? Claro que não deixaremos de ser, de qualquer forma, uma referência no turismo nacional. Mas nos atuais tempos, o desgaste é  muito grande. Para teste, principalmente para os responsáveis pelos destinos do Ceará, de Fortaleza, junho e julho estão aí com os jogos da Capa. E o depois, também. 

RELIGIOSO SÍMBOLO DE UMA METRÓPOLE

A segunda-feira  última (24)  marcou os 170 anos de nascimento do Padre Cícero Romão Batista, uma das personalidades mais marcantes  não apenas do Cariri como  da história do Ceará. Tendo como berço de nascimento a cidade do Crato, o destino o  levou,  logo nos primeiros anos do seu sacerdócio, a fixar residência na então cidadezinha de Juazeiro, parte da região caririense ainda com pouca expressão. Trabalhador, carismático, corajoso e com uma visão larga de futuro, aos poucos o Padre Cícero angariou o respeito do povo, que o enxergava não apenas como o religioso fiel aos ensinamentos da Igreja mas sobretudo como um líder que trabalhava intensamente em favor dos mais pobres e principalmente o homem de visão capaz de conduzir a cidade a horizontes maiores. Não obstante o reconhecimento do povo, não  faltaram percalços na  vida do sacerdote. De espírito forte, sem abdicar da condução de suas “ovelhas”,  enfrentou momentos difíceis sempre com altivez, a maior delas a perseguição da própria cúpula da Igreja Católica da sua diocese, do Ceará e do Vaticano. Foi obediente aos seus superiores hierárquicos mas não se abateu e continuou a sua missão, cada ano mais reconhecida. Político que se fez respeitar, defendeu e traçou o caminho para que Juazeiro chegasse ao que é hoje: uma metrópole que se destaca não apenas no  cenário do Nordeste, mas de todo o Brasil. Meca de peregrinações o ano inteiro, turismo religioso base para a  vertiginosa caminhada para o progresso,  a cosmopolita  Juazeiro do Norte ainda hoje respira e vive do legado do Padre Cícero, santo para grande massa de nordestinos, que esperam para breve, finalmente, o reconhecimento também da Santa Sé

A BNTM NORDESTE REUNE OPERADORES DE 15 PAÍSES

Desde ontem e até domingo, 30, operadores (buyers) de 15 países estão reunidos em Pernambuco para conhecer os destinos turísticos do Nordeste. O encontro acontece na 23ª edição da Brazil National Tourism Mart – BNTM 2014, bolsa de negócios que tem como meta atrair investidores nacionais e internacionais e apresentar as potencialidades do Nordeste brasileiro. Este ano, com o slogan “Todos os caminhos levam ao Nordeste, e todo mundo se encontra aqui”,  o evento apresenta  novo conceito e oferece os nove estados de forma integrada, através de roteiros temáticos e sensibilizando os mercados para os encantos da região que mais cresce no País. 
A BNTM Nordeste se desenvolve na Arena Pernambuco em clima de Copa do Mundo e a perspectiva é receber, aproximadamente, 2.000 pessoas, entre agentes, operadores de viagens e representantes do trade turístico nacional. O evento é realizado pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-Nordeste) e pelo Governo de Pernambuco. 
Participam do importante acontecimento turístico  grandes bandeiras hoteleiras de vários estados do Nordeste, afora outros segmentos de turismo da Região, entre os quais  a Associação de Porto de Galinhas (AHPG), o Grupo Eco Partners do Amazonas, que representa o Amazon Ecopark, Amazon Clipper e Pousada Rio Mutum (Pantanal), assim como Luck, Sevagtur e outras empresas de receptivo. Por fim, o Grupo Tivoli e o hotel Verdegreen da Paraíba. 
PRESENÇA DO CEARÁ - A Secretaria do Turismo do Estado participa ativamente da BNTM. No espaço governamental, ambientado com painéis fotográficos e telões de vídeo, mostrará as belezas cearenses e suas potencialidades turísticas como os segmentos de negócios, esportes e aventura, religioso, cultural e sol e praia. Também destacará os novos voos internacionais regulares, entre Fortaleza e Miami, Buenos Aires, Frankfurt ,pela TAM, GOL e Condor, respectivamente. 
.PROGRAMAÇÃO - No primeiro dia (27.), houve visita à feira, capacitação dos buyers e uma festa de boas-vindas que foi realizada no Espaço Ricardo Brennand. Hoje, acontecerá a feira e rodadas de negócios. No domingo,  30 um pós-tour levará os buyers para conhecer Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. A festa de encerramento será realizada pelo Ceará, local que receberá a BNTM 2015. Como estratégia logística, o evento utiliza o estilo americano pow wow, com entrevistas pré-agendadas entre buyers e suppliers. 
Em 2015, a BNTM será realizada em Fortaleza, e por isso, a Setur CE será responsável pela confraternização de encerramento desta edição, animado pelo cantor Waldonys.

MUITAS ATIVIDADES DURANTE A 1ª CINTTUR

Marcus Pompeu, Cel.Garcez e Fenelon Gonçalves.
A 1ª Conferência Intercontinental de Turismo Rural, aberta na última segunda-feira, 24, no anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, contou com a participação de importantes autoridades, inclusive o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Marcos Pompeu, personalidades de destaque do turismo nacional e internacional, afora uma representação da Abrajet/Ceará composta pelo presidente José Rangel, Antonio José de Oliveira , Fenelon Gonçalves,  Ivonildo Lavor e José Mário Pinto. 
O prestigiado evento, realizado pela Associação Brasileira de Turismo Rural, Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural e Equestre, Associação Portuguesa de Turismo Rural, Eurogites e a Associação Brasileira de Turismo Rural, seccional do Ceará (Aceter), teve o patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras e apoio da Assembleia Legislativa do Ceará, do Sebrae-CE . Na organização, a Prática Eventos, à frente a diretora Glória Ribeiro. 
Após a solenidade de abertura,  ocorreu uma palestra, tendo como temática central: “Turismo Rural -Cenários, Desafios e Soluções”, focando um público-alvo, formado por pequenos e micro empresários, empresários de grande porte, instituições e entidades, profissionais e academia ligada ao setor. Em seguida, houve uma Mesa Redonda, intitulada Turismo Rural – Uma visão global para expressar identidade, sendo mediadora Ana Clévia Guerra Lima, do Sebrae/nacional. Por fim,  foi aberto o Painel Turismo Rural e Territórios Criativos, funcionando na presidência da mesa o diretor técnico do Sebrae-CE, Alci Porto Gurgel Júnior. 
No decorrer da 1ª Cinttur, foram abordados diversos temas, como: O Cooperativismo Desenvolvendo o Turismo no meio Rural; Cenas Criativas do Brasil Rural; Uma Economia Criativa, baseada na experiência de Portugal; Legislação e Política, tendo como presidente da mesa o deputado estadual Sérgio Aguiar, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa; Cooperação Público/Privada, abordado por Patrick Farjas, da França; Sustentabilidade e Desenvolvimento, sob a responsabilidade de Marcos Pompeu, secretário adjunto da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur); Definição e Desenvolvimento do Produto, com Panos Poulos, da Grécia, e “Turismo Rural no Brasil, Cenários Atuais”. Por fim, houve  a palestra “Sustentabilidade, Desenvolvimento e Crescimento do Setor”, ministrada por Apolônia Rodrigues, de Portugal. 
Anteontem, as entidades de classe e instituições de turismo rural internacional fizeram uma reunião final e participaram de um “city-tour” por empreendimentos turísticos de Fortaleza. Ontem, 27, como etapa final da Conferência, aconteceu uma visita técnica a alguns hotéis fazendas da região metropolitana da Capital. 
Fenelon Gonçalves, Antonio José de Oliveira, Ivonildo Lavõr, José Rangel e Marcus pompeu

EMPREGO E RENDA POR MEIO DO LIXO É TEMA DO SEMINÁRIO NA CDL FORTALEZA

Hoje, a partir das 8 e continuando até as 17 horas, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, está ocorrendo  o Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos, com palestrantes brasileiros, de Portugal e da Espanha,  além do enfoque sobre “cases” do Brasil e do exterior. O evento começa às 8 da manhã, com o credenciamento, e termina às 17 horas.
A Lei nº 12.305/2010, sancionada em 2010, valoriza a profissão de catadores, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e indica a obrigatoriedade da elaboração de Planos de Resíduos Sólidos para os três níveis de governo,  apresenta um novo conceito de responsabilidade à destinação de resíduos e enfatiza em seu conteúdo, a redução, reutilização e reaproveitamento de cada material. Mas pouco tem sido feito para dar tratamento adequado aos dejetos e aproveitar as novas oportunidades  da reciclagem. 
A PNRS reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos. O projeto de lei, que tramitou por mais de 20 anos no Congresso Nacional até que fosse aprovada, responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartáveis (logística reversa), estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo. 
Entre os assuntos enfocados no Seminário, após a solenidade de abertura,  estão:  A Lei de Resíduos Sólidos e seus Impactos, a Importância da Lei e os prazos; a Aplicabilidade da Lei e seus impactos; “Case”  internacional por um prefeito estrangeiro, “cases”  do Brasil e do Ceará; Palestra: Solução ambientalmente correta para os resíduos por um palestrante português.
À tarde, haverá apresentação do Painel  “Logística Reversa – a responsabilidade empresarial”; O Impacto da implantação da Logística com um palestrante da Espanha;   apresentação de “cases”  pelos setores  Público, Privado e, por último, o painel “Nova profissão: Catador de Resíduos Sólidos”.  
Prefeitos, vereadores, deputados estaduais, empresários e técnicos da área  participarão do seminário.  A Prática Eventos está  na coordenação.

LIGAÇÃO FORTALEZA/ BOGOTÁ PELA AVIANCA

BOGOTÁ - COLOMBIA
Anuncia a Secretaria de Turismo do Estado que, depois de quatro novos voos internacionais regulares garantidos desde o começo do ano, o Ceará terá ligação direta com Bogotá, capital da Colômbia. A companhia aérea Avianca teve aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac para operar, a partir do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, a primeira ligação internacional da empresa no Brasil.
A ligação começará no sábado, 2 de agosto, em uma aeronave Airbus A 319, com capacidade para 132 passageiros. A saída será às 16h15, e a chegada às 22h15. O voo de volta deve sair de Bogotá à meia-noite de sábado para domingo, chegando em Fortaleza às 5h40 de domingo.
“Esta é mais uma conquista do Governo Cid Gomes, alcançada graças ao projeto de Lei aprovado no fim de 2013 que reduziu o ICMS do combustível de aviação de 30% para 12%, mediante oferta de voo internacional direto e regular, de interesse da Setur CE”, explica o secretário do Turismo, Bismarck Maia. Para ele, o fato de a Avianca poder utilizar a redução fiscal, a partir deste voo, cria uma concorrência favorável para o consumidor, além de ampliar a malha aérea de voos para o Ceará. “Somos o único estado do Nordeste a contar com este benefício”, reforça.
Além deste voo para Bogotá, estão confirmados outros voos internacionais partindo de Fortaleza, que começam a operar a partir de maio: para Frankfurt (Condor); Miami (TAM); Buenos Aires (GOL), e Paris, via Caiena (Air France). Estes voos vão se somar da TAP para Lisboa, que existe há mais de 20 anos, e ao da TACV, para Praia (Cabo Verde), com conexão para Lisboa.  

CEARENSES ILUSTRES RECEBERAM A MEDALHA DA ABOLIÇÃO

CID GOMES E OS AGRACIADOS
Em solenidade bastante concorrida e com a presença de figuras de destaque dos meios oficiais e da sociedade, o Governo do Estado concedeu, na terça-feira, 25, a "Medalha da Abolição" ao empresário e chanceler Airton Queiroz, ao jornalista Demócrito Dummar (in memoriam) e ao artista plástico Sérvulo Esmeraldo.  A outorga da comenda é a maior do Estado e  está conforme o decreto nº 16.477, de 06 de abril de 1984. A entrega da comenda foi feita pelo governador Cid Gomes durante cerimônia no Palácio da Abolição, às 20 horas. A Medalha destinada ao saudoso jornalista e empresário Demócrito Dummar foi recebida por sua filha  jornalista Luciana Dummar.
A concessão da "Medalha da Abolição" teve duas características especiais. A entrega foi no aniversário de 130 anos da libertação dos escravos no Ceará e aconteceu na sede do Governo do Estado que tem como homenagem a abolição da escravatura. O Ceará foi a primeira província brasileira a extinguir o sistema escravista em seu território, em 1884 - quatro anos antes da Lei Áurea de 1888 - fato que originou o título de "Terra da Luz", dado por José do Patrocínio, um dos maiores jornalistas do abolicionismo brasileiro. 
Os agraciados de fato são merecedores da honraria. Airton Queiroz, como Chancelar da Universidade de Fortaleza-Unifor, vem se destacando como um administrador de primeira qualidade, visão larga do futuro. Demócrito Dummar (in memoriam) foi um jornalista de notória visão e capacidade. Presidiu complexo “O Povo”, sobressaindo-se como um profissional competente e trabalhador.  O cratense Sérvulo Esmeraldo, escultor, gravador, ilustrador e pintor, é uma das grandes referências artísticas brasileiras, com reconhecimento internacional. Sua grande produção nos diferentes segmentos das artes, de qualidade rara, reflete um estilo pessoal de alto significado, à parte influência de nomes consagrados no Brasil e no exterior. 

VER-O-PESO: QUASE QUATRO SÉCULOS NA HISTÓRIA DE BELÉM DO PARÁ

Um dos principais cartões postais de Belém, Ver-o-Peso, completou  387 anos ontem, dia 27. O complexo, que carrega inúmeros títulos, como maior feira aberta da América Latina, uma das “Sete Maravilhas do Brasil”, atribuído pelo banco HSBC e Revista Caras em 2008, é um dos pontos turísticos mais visitados por quem busca a capital do Pará, lugar favorito principalmente dos visitantes de outros países. A história do Ver-o-Peso é cheia de significados para a história do Brasil, ao traduzir os reflexos e heranças da presença do europeu,  africanos e indígenas no Pará.
Fundado em março de 1687, o Ver-o-Peso funcionava inicialmente como entreposto fiscal ,onde os portugueses estabeleceram um rígido controle alfandegário na Amazônia, criando ali um posto de fiscalização e tributos – a casa do Haver o Peso - onde um funcionário público com uma balança mediava as transações comerciais da época para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa.
A Casa do Haver- o - Peso funcionou até meados de outubro de 1839 quando a repartição foi extinta e o espaço foi arrendado e destinado à venda de peixe fresco. Desde então, o Complexo do Ver-Peso, com seus 30 mil metros quadrados é composto pelo Mercado de Carne, Mercado de Peixe, Praça de Alimentação, Solar do Beira e Feira do Açaí. O espaço recebe por dia cerca de 50 mil pessoas, entre elas, turistas de vários lugares do Brasil e do Mundo.
O cotidiano do lugar,  que está localizado às margens da baía do Guajará,  é atraente aos olhos dos visitantes e nativos por que ali, nem bem amanhece o dia e lá estão os feirantes, com suas sacas, sacolas e carros - de- mão abastecidos com diversos produtos, cruzando as ruas do Comércio em num movimento frenético. Peixes, aves, carnes, frutas, ervas medicinais, verduras, artigos regionais e plantas ornamentais, iguarias típicas da Amazônia.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1977, o  Complexo do Ver-o-Peso  integra, segundo a  Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a grade de produtos turísticos prioritários do Plano Ver-o-Pará e é referência para o segmento da cultura do Pará. Com objetivo de promover e divulgar o turismo a Paratur leva a imagem e os aspectos do Ver-o-Peso a feira e eventos nacionais e internacionais. O resultado é a inserção do Ver-o-Peso, com toda a sua originalidade, criatividade, sustentabilidade, autenticidade e diversidade, valores do Pará, na mídia mundial.
HISTÓRIA - Fundado em março de 1687, o Ver-o-Peso funcionava inicialmente como entreposto fiscal ,onde os portugueses estabeleceram um rígido controle alfandegário na Amazônia, criando ali um posto de fiscalização e tributos – a casa do Haver o Peso - onde um funcionário público com uma balança mediava as transações comerciais da época para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa.
A Casa do Haver- o - Peso funcionou até meados de outubro de 1839 quando a repartição foi extinta e o espaço foi arrendado e destinado à venda de peixe fresco. Desde então, o Complexo do Ver-Peso, com seus 30 mil metros quadrados é composto pelo Mercado de Carne, Mercado de Peixe, Praça de Alimentação, Solar do Beira e Feira do Açaí. O espaço recebe por dia cerca de 50 mil pessoas, entre elas, turistas de vários lugares do Brasil e do Mundo.
O Ver-o-Peso é conhecido pelos grandes chef´s da alta gastronomia internacional, por suas especiarias, ervas exóticas e pelos mais de 40 tipos de pescados. O lugar inspirou o chef paraense Paulo Martins a criar o Festival Gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense (http://www.veropesodacozinhaparaense.com.br), há mais de 10 anos, mas que ainda hoje atrai especialistas da culinária mundial ao Pará, a exemplo de Alex Atala, o quarto mais importante chef de cozinha do mundo e Mônica Rangel, do Rio de Janeiro, Bel Coelho, de São Paulo, Helena Rizzo, de São Paulo, entre outros.
PROGRAMAÇÃO – A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e também a associação de feirantes do Ver-o-Peso realizam diversas ações comemorativas ao aniversário do Ver-o-Peso. 
Ontem, 27,  houve uma grande queima de fogos anunciando que Belém estava em festa pelo aniversário do mais antigo mercado da capital. E para celebrar, os feirantes e usuários do mercado  comeram  um bolo de 5 metros oferecido no local aos participantes da festa, que contaou ainda com ações de atendimento básico à saúde  os Jogos do Ver-o-Peso, entre outras atividades. ( Benigna Soares e Denilton Resque - GEC Paratur)

FLORIANÓPOLIS E PORTO ALEGRE FESTEJAM ANIVERSÁRIO

Pontes que ligam Floripa ao continente
Os moradores de Florianópolis e muitos turistas que já visitaram a capital catarinense com certeza conhecem a música Rancho de Amor a Ilha, do poeta Zininho (Cláudio Alvim Barbosa), nascido no estado. A melodia, escolhida para ser o hino oficial da cidade em 1965, foi tocada em diversos eventos realizados na semana passada,  em homenagem ao aniversário da cidade,  que ocorreu no último domingo (23), dia em que Florianópolis completou 288 anos.
A Ilha de Santa Catarina, conhecida como Ilha da Magia, foi fundada como Nossa Senhora do Desterro pelo bandeirante Francisco Dias Velho em 1726, e teve como seus primeiros moradores, além de nativos indígenas, imigrantes de origem açoriana. Posteriormente passou a ser chamada de Florianópolis em homenagem ao marechal Floriano Peixoto, segundo presidente da República e que ajudou a acabar com a Revolta Federalista.
Com pouco mais de 420 mil habitantes distribuídos entre a ilha e a parte continental, Florianópolis abriga grande número de moradores de outros estados, encantados pelas suas belezas naturais e suas 42 praias, além de atrativos culturais e de entretenimento, como passeios de escuna, visitação de fortes, ecoturismo e uma gastronomia variada, com o domínio de pratos à base de peixe e frutos do mar.
Florianópolis é a terceira capital brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com ranking na ONU. A cidade tem no turismo uma força para a economia local. Na temporada de verão de 2012, por exemplo, Floripa recebeu entre janeiro e março cerca de 1,5 milhão de turistas que deixaram cerca de R$ 1,1 bilhão no comércio da cidade. Seu principal cartão postal é a ponte pênsil Hercílio Luz, inaugurada em 1926 como a primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente - e que hoje passa por reformas
Visitada por turistas de diversos países, Florianópolis caiu no gosto de argentinos e uruguaios que costuma passar os verões em suas praias. A capital catarinense também está entre os cinco destinos preferidos dos estrangeiros que visitam o Brasil por motivo de lazer. 
PORTO ALEGRE, 242 ANOS - A Semana de Porto Alegre, que comemora o aniversário de 242 anos da capital dos gaúchos, faz um tributo ao compositor Lupicínio Rodrigues. Todos os dias são  realizados shows musicais, com destaque para as composições do músico, embora o aniversário da cidade tenha sido ontem,  26. Entre as demais atividades culturais,  haverá o tradicional Baile da Cidade, com destaque para o show Lupi 100 Anos, reunindo inúmeros artistas locais, no próximo sábado, com início às 20h30. O baile será na Prainha da usina do Gasômetro. 
Porto Alegre está entre os cinco destinos mais visitados por motivo de negócios e eventos no país. Pesquisa mostra que cerca de 40% dos estrangeiros que visitam a capital gaúcha viajam a negócios. Por conta desta demanda, a administração municipal firmou convênio, por meio do  PAC do Turismo, para a construção de um centro de eventos da cidade. O valor é de R$ 60 milhões.
Apesar de os negócios impulsionarem o turismo dos gaúchos, a capital tem atrativos culturais, de lazer e históricos. O centro da capital possui prédios antigos em estilo neoclássico que fazem parte do roteiro de visitação turística. Os destaques são a Catedral e a Cúria Metropolitana, a Casa da Junta - hoje Memorial do Legislativo, o Palácio do Ministério Público, o Palácio Piratini – sede do governo- o Theatro São Pedro e o Museu Júlio de Castilho. 
Um passeio é uma boa opção para quem deseja conhecer a capital porto-alegrense, com roteiros que incluem o Centro Histórico e contempla paisagens dos cartões postais da cidade, como o Parque da Redenção, o Mercado Público e a Fundação Iberê Camargo. Há ainda passeios pela Zona Sul, que mostram as belezas da Ipanema, propriedades dos Caminhos Rurais e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, com uma vista panorâmica da cidade. 
monumento aos Açorianos em Porto Alegre

O MUSEU TAM AUMENTOU ACERVO

O Museu TAM Asas de um Sonho, localizado em São Carlos (SP), acaba de lançar novidades para o público neste começo de ano. Os raros planadores Flamingo e Neiva  estão expostos desde fevereiro e outras duas aeronaves de grande valor histórico, o T-6 e o Flea Ship, foram à exposição neste mês. Com as novas incorporações ao acervo, o Museu TAM elevará para 93 o número de modelos expostos aos visitantes.
O T-6 veio diretamente de Miami para ser restaurado pela equipe especializada do museu. O monomotor serviu à Força Aérea da Marinha do Japão. O modelo também ficou famoso entre os brasileiros por ter sido utilizado durante décadas como avião oficial da famosa Esquadrilha da Fumaça. Já o raro Flea Ship é a única novidade que já integrou o acervo de São Carlos.. O modelo é considerado o primeiro avião do mundo a ser projetado por uma mulher, a norte-americana Lillian Holden.
Completam a lista de novidades outros dois planadores de alto desempenho, recém-chegados de Bauru, interior de São Paulo. Criado em 1944, o Flamingo é considerado uma obra de arte da aviação mundial. Com ele, foram vencidos vários campeonatos brasileiros de voo a vela. Já o raro Neiva BN-1 teve apenas três exemplares produzidos. O seu projeto, de 1945, foi executado por  José Carlos de Barros. Entre 1950 e 1955 foram produzidos 20 exemplares, encomendados pelo Ministério da Aeronáutica para distribuição aos aeroclubes nacionais.
Criado em 1993, o Museu TAM tem o intuito de preservar a história da aviação para as futuras gerações, por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico. A instituição funciona de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita às quartas. 

CULTURA & TURISMO 28/03/2014

Vicente Alencar - Abrajet CE
1 - Uma noticia que deixa Fortaleza feliz é a reinauguração do Teatro Carlos Câmara, localizado no centro da Cidade ao lado da antiga EMCETUR, o atual Centro de Turismo. Há dois anos com sua reforma concluída, anuncia-se  que hoje Dia Nacional do Teatro ele será reaberto. Porém não foi anunciado nenhum espetáculo.
2 - O Centro Cultural do Banco do Nordeste que deixou a Praça Murilo Borges no cruzamento da Rua Floriano  Peixoto com Rua Pedro I  e instalou-se nas antigas dependências do velho Mercado Central na Rua Conde D"Eu, vem sendo muito visitado pelos turistas que visitam Fortaleza. 
3 - Também as delegações de varias empresas que chegam com seus clientes turistas a Fortaleza estão visitando o Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, no bairro Mata Galinha. Face ao prestígio da praça de esportes o bairro é também chamado Castelão, emboras seu nome oficial atualmente seja Bairro Dias Macedo. O estádio chama a atenção dos visitantes pelas suas linhas arquitetônicas.
4 - Hoje à noite no Ideal Clube as escritora Regine Limaverde, da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Academia Cearense de Letras, estará lançando seu novo livro de poesias. Trata-se de "CANÇÃO DO AMOR INESPERADO". O cerimonial será feito por nós e a apresentação do livro será da Socióloga Bia Jucá. O livro tem ilustrações de Audifax Rios  com prefácio de Lordinha Leite Barbosa e Posfácio da Socióloga Vivian Matista dos Santos.
5 - No Centro Cultural Jáder de Carvalho localizado a céu aberto na Av. Beira Mar, em frente ao Náutico Atlético Cearense, apresentará hoje, amanhã e depois um Seminário com o médico, escritor e conferencista baiano Luiz Barreto Vieira. Ele está em Fortaleza para ministrar uma série de palestras subordinada ao tema "150 anos do Evangelho segundo o Espiritismo". A partir das 20 horas. 
6 - Um grupo de estudantes de Orós que reside em Fortaleza tem interesse em criar um evento para motivar o movimento turistico em sua Cidade. Para isso eles desejam destacar o Açude Orós que já foi o maior do Estado, perdeu o reinado para o Castanhão, mas continua famoso. Vamos aguardar os acontecimentos.
7 - Em Barbalha já começaram as movimentações dos membros da Igreja Matriz, com vistas a programação de junho da Festa do Pau de Santo Antonio como é conhecida a Grande Festa de Santo Antonio no município. Segundo os membros do Conselho que organiza a jornada haverá uma participação maior das crianças e jovens, este ano, para que a tradição seja mantida no futuro com grande desenvoltura.
8 - O nosso PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, pela Rádio Assunção Cearense 620 AM, estará no ar nesta segunda-feira, dia 31 de março, no habitual horário das 22 às 23 horas, logo após "Liberdade de Expressão" apresentado por Morais Filho. Em nosso programa apresentamos noticias culturais, turísticas, poemas, trovas e a Crônica das Noite, além de 4 músicas, além de músicas dos anos 50, 60, 70 e 80. Pela internet: radioassuncaocearense.am

MONTE EVEREST, O DESAFIO FINAL DE ROSIER ALEXANDRE

Após cumprir a  escalada ao Maciço Vinson (4.897m), na Antártida, a sexta etapa do Projeto Sete Cumes, o “cabra da peste” cearense Rosier Alexandre partirá de Fortaleza amanhã, 29,  para encarrar a sua última e arriscada empreitada, conquistar o Everest (8.850), entre o Nepal e a China, na Ásia. A sua viagem será via São Paulo, Barcelona, finalmente Katmandu..., local em que começará a escalada.
A aventura dos sete cumes foi idealizada por Dick Bass (EUA), que concluiu a versão Kosciuszko em abril de 1985, tornando-se o primeiro a percorrer os sete pontos. Até hoje, mais de 200 pessoas concluíram alguma das versões. A partir dessa empreitada, outras aventuras nela inspiradas foram surgindo, como alcançar o 2º pico mais elevado de cada continente; os sete vulcões (o vulcão mais alto de cada um); os sete paredões (o maior big wall de cada continente) etc.
Caso conclua com êxito esta última e difícil aventura, como confiantes esperamos, Rosier Alexandre será o quinto brasileiro a conseguir o intento. Rosier é arrojado e altamente técnico, mas está consciente de que sua tarefa será das mais difíceis.  Ele já superou muitas outras aventuras, além da escalada dos seis cumes anteriores,  como voar no Ilyushin (IL 76), o gigante cargueiro russo onde montanhistas, esquiadores e pesquisadores embarcam e voam misturados a containers, mochilas, sacos de mantimentos e tambores de combustível. Está bastante confiante na sua capacidade e técnica, daí  por que diz: "Enfim chegou o momento de direcionar a bússola para a Ásia, em busca do Sagarmatha (de acordo com os nepaleses) ou Chomolungma (de acordo com os tibetanos) ou simplesmente Everest, com seus 8.848 metros de muito gelo, rocha e imponência". Para realizar a nova façanha, ele teve 14 meses para intensificar a preparação.
OS SETE CUMES - Sete Cumes (Seven Summits) é a aventura que, para ser completada, faz com que o escalador tenha que culminar o ponto mais elevado de cada um dos sete continentes, a saber:
África - Kilimanjaro (5891m), na Tanzânia; América do Sul - Aconcágua (6962m), na Argentina; América do Norte - Denali (6194m), nos Estados Unidos; Antártica - Vinson (4892m);
Ásia - Everest (8850m), entre Nepal e China; Europa - Elbrus (5642m), na Rússia;Oceania - Carstensz (4882m), na Indonésia, ou Kosciuszko (2228m), na Austrália.
LANÇOU LIVRO – No último dia 20, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o montanhista Rosier Alexandre  lançou o livro “Sentinela de Pedra,  que conta a história de quando escalou o Monte Aconcágua (6.962 metros), conhecido também como sentinela de pedra, em 2006. A empreitada faz parte do Projeto Sete Cumes, em que Rosier pretende escalar o último obstáculo, o Monte Everest. 
O presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, que prefaciou o livro, disse ser fã do montanhista desde que o conheceu durante uma palestra em uma de suas empresas. A FIEC, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), patrocina o projeto de Rosier, juntamente com DCDN, Bspar e Sinduscon/CE.
QUEM É ROSIER - Rosier tem uma história surpreendente. Descendente de uma família de agricultores, nascido na zona rural de Monsenhor Tabosa, num pequeno casebre de taipa em meio a caatinga sertaneja, trabalhou como agricultor até os 15 anos, foi engraxate e vendedor de frutas, saiu do anonimato para entrar para história quando se tornou o primeiro montanhista do N/NE a escalar o Aconcágua (6.962m), a maior montanha da terra, fora da Ásia.
Monte Everest

R$ 3 MILHÕES PARA EVENTOS: O CEARÁ SOBROU

O Ministério do Turismo divulgou na quarta-feira (26) o resultado de uma chamada pública para a realização de eventos que fortalecem o setor. Foram contemplados 13 projetos das cinco regiões brasileiras. No total, serão distribuídos R$ 3 milhões.
Os projetos classificados na região Sudeste foram dos municípios de Pains e Tombos, ambos de Minas Gerais e que receberão, cada um, o valor de R$ 100 mil. A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (SP), outra classificada, terá R$ 225 mil e o município de Paraty (RJ) receberá R$ 150 mil.
No Centro-Oeste, dois projetos da Goiás Turismo – Agência Goiana de Turismo foram classificados. Um deles terá pouco mais de R$ 219,4 mil de convênio e o outro ficará com R$ 90 mil. Também a Prefeitura Municipal de Cuiabá teve seu projeto aprovado, no valor de R$ 290,5 mil.
No Nordeste, os projetos que foram classificados são da Prefeitura de Aracaju, em Sergipe, no valor de R$ 400 mil e da Fundação Municipal de Ação Cultural de Alagoas, com R$ 200 mil. Já na região Sul, os projetos dos municípios de Foz do Iguaçu e Paranaguá foram os escolhidos, sendo que cada um receberá R$ 300 mil.
Por último, na região Norte, os classificados para receber verba do MTur foram a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (RR) com R$ 360 mil e a Fundação Municipal de Cultura e Artes do Amazonas, com R$ 240 mil.
Os projetos deverão ser realizados este ano, mas não poderão ocorrer no período eleitoral de 05/07 a 05/10, e, em caso de haver o segundo turno, este período se estenderá até o dia 26/10. Os eventos também devem ter reconhecimento por seu caráter tradicional.

ENCERRADA A XXXII SEMANA PADRE CÍCERO

Missa de encerramento da Semana
Com muitas festas e reconhecimento, traduzidas especialmente Juazeiro do Norte comemorou efusivamente os 170 anos de nascimento do Padre Cícero, o responsável pela consolidação e crescimento do município. Milhares de romeiros de todas as cidades do Nordeste, como acontece todos os anos, lá estiveram ao lado do povo da terra para homenagear o carismático sacerdote.  Um bolo de 170 metros de comprimento, seresta e a distribuição do tradicional caldo da Nair, marcaram as festividades da XXXII Semana Padre Cícero, ocorrida entre os dias 18 a 24 de março.
No encerramento, mais de cinco mil pessoas participaram da Procissão das Flores, cujo percurso foi iniciado no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Franciscanos até o Largo do Socorro, num demonstração de religiosidade e de homenagem ao Padim Ciço, fundador de Juazeiro do Norte.
A XXXII Semana Padre Cícero também teve uma vasta programação cultural em vários pontos da cidade, mas foi o Largo do Socorro onde o público compareceu em maior escala e conferiu diversas atrações regionais como cantorias, apresentação de grupos de tradição, repentistas, teatro, apresentações de artistas locais e muita animação.
O evento foi marcado pela realização de mais uma edição da Corrida Padre Cícero, cuja largada aconteceu no Centro do Crato e a chegada na praça Padre Cícero, no Centro de Juazeiro do Norte. Atletas de vários municípios cearenses e até de outros estados nordestinos participaram da competição. Na categoria masculina, o vencedor foi o atleta Edson Amaro dos Santos. Já na feminina, a vencedora foi Larisse do Nascimento Sousa. Os vencedores receberam a premiação das mãos do prefeito Raimundo Macedo.

A PREFEITURA ESTÁ NA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), respaldada pelo Decreto nº 55.795, está realizando desde quarta-feira e até amanhã  29 de março, a Festa Anual das Árvores 2014, cujo tema é “VivaCidade”. A abertura aconteceu às 16 horas, no Paço Municipal, com a presença do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Na ocasião, foi entregue um Certificado de Reconhecimento e Agradecimento aos participantes do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes.
A programação conta com diversas atividades. No primeiro dia, às 10h, foi assinado o Termo de Referência para Projeto de Monitoramento da Poluição do Ar, no auditório da Seuma (Avenida Deputado Paulino Rocha, 1.343, Cajazeiras). Ontem, também no auditório da Seuma, houve a Consulta Pública de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (Esgoto). Hoje, a partir das 9h, será realizado o Fórum Mensal de Urbanismo e Meio Ambiente com os temas “Gentileza Urbana nas Incorporações Imobiliárias” e “Como a Legislação Urbana pode melhorar a vida nas grandes cidades”, estando à frente os arquitetos Paulo Angelim e Jaime Leitão, respectivamente. O evento acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Outra iniciativa em alusão à Festa será a Hora do Planeta. No sábado (29/3), os principais equipamentos da cidade apagarão as suas luzes por 1 hora. O ato simbólico, realizado em todo o mundo, é uma maneira de demonstrar preocupação com o aquecimento global.

INSCRIÇÕES PARA 37ª AVIESTUR E VII SEMINÁRIO

A AVIESP abriu na terça-feira (18),  para os associados, as inscrições da 37ª Aviestur – Feira de Turismo do Estado de São Paulo e do VII Seminário AVIESP para Profissionais de Turismo, que acontecerão dias 16 e 17 de maio, no Espaço Ypê, em Holambra (SP). 
A inscrição ocorre exclusivamente pelo site www.aviesp.com. Para não associados, o prazo começa em 01 de abril. “Associados e não associados terão até 30 de abril para efetivar sua participação”, explica Marcelo Matera, presidente da Associação.
O VII Seminário será realizado das 9 às 12h30  e  a 37ª Feira, das 13h30 às 18 horas. O evento ainda contará com festa e muitas novidades, destaca Fernando Santos, vice-presidente da entidade.

FORTALEZA CONVENTION BUREAU PARTICIPA DO WORKSHOP CVC


CAPTADO O ENCONTRO REGIONAL DA ABRASEL 2015


ROTA DO SOL SEMANAL 28/03/2014 - ISSUU