Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

CALEIDOSCÓPIO - VISÃO EQUIVOCADA

VISÃO EQUIVOCADA
Cremos que não há um só cidadão ou cidadã que não esteja apavorado com a situação que nos encontramos no dia a dia. Não bastassem a insegurança que nos vinham  afligindo, os  assaltos até dentro do próprio lar, os homicídios por pouco mais ou nada, as drogas campeando por toda parte, razão maior de todas as mazelas, as greves legítimas mas deturpadas pela infiltração de marginais,  de um ano para cá (não sabemos por interesse de quem) a situação piorou por conta da realização da Copa do Mundo de Futebol. Protestos e mais protestos perturbando a vida da cidade, principalmente das camadas mais necessitadas e que ganha o pão com o suor do trabalho. Estão amedrontando com passeatas inconsequentes, desafiadoramente afirmando que não haverá Copa, pois o dinheiro gasto deveria ter sido empregado, por exemplo, em educação e saúde. Balela. Por que não realizaram os protestos quando houve o anúncio de que o evento seria no Brasil? Os baderneiros aproveitam- se de  movimentos de classes trabalhadoras para entrar em ação e  saquear estabelecimentos comerciais, depredar bens públicos e particulares, enfim criar  o caos. Diante de tempos de tanto pânico, é natural que pessoas de bem e conceituadas  usem os meios de comunicação para pronunciamentos, oferecendo sugestões. É sobre um destes comentários, que desejamos, agora, no reportar. Num jornal de grande porte da cidade, conceituado advogado deu seu ponto de vista sobre a realização do evento da Fifa, afirmando “Um país carente de direitos básicos não possui o poder para disciplinar, voluntariamente, os seus filhos para se submeter aos deveres, efêmeros, para privilegiar um grande negócio de poucos, usando o fanatismo altruísta de muitos”. Até aí, tudo bem, respeitamos o seu modo de raciocinar. Continua: “Mesmo que o argumento seja da falsa abertura de divisas turísticas ou econômicas, a conversa é fiada. Esse papo  furado não funciona. O TURISMO BRASILEIRO É SEXUAL, ECOLÓGICO OU FOLCLÓRICO, INFELIZMENTE, AINDA”. Aí está a pérola que, no nosso ponto de vista e dos que lutam  pela afirmação cada vez maior do turismo brasileiro, é distorcida, equivocada. Certamente o ilustre causídico é de nomeada  na profissão que exerce. Contudo, parece que não enxergou ser o turismo  coisa séria, projeta o País e exerce posição de destaque no PIB, sobretudo combate o bom combate, inclusive sendo radicalmente contrário a qualquer tipo de exploração, principalmente de crianças e adolescentes. Ele projeta nossa bela natureza, destaca a cultura e envolve uma imensa cadeia produtiva.  Por amor de Deus, onde,  no mundo, principalmente na Europa e Oriente, não há marginais explorando vítimas indefesas na prática de turismo sexual, ao arrepio da lei? Um problema de polícia e até de Estado até agora não possível de solução. Portanto, o articulista deve ser bom na profissão que exerce, mas, parece, não está bem enfronhado nos meandros da política do turismo brasileiro. 

TERMINAL DO MUCURIPE - PRESIDENTE DA DOCAS DESCARTA PLANO B PARA A COPA

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou à Companhia Docas do Ceará que adote um plano B para receber turistas que irão desembarcar pelo Porto do Mucuripe, em Fortaleza, durante a disputa da Copa do Mundo. Segundo o TCU, a orientação é que a Docas “formalize planos alternativos ao término intempestivo das obras de dragagem na área do novo berço de atracação”.
O presidente da Companhia Docas, Paulo André Holanda, afirmou que as obras do berço de atracação estão atrasadas por conta de um assoreamento atípico ocorrido no ano passado: “Por conta das marés, as equipes trabalharam de maneira incipiente. Tivemos também uma paralisação dos trabalhadores da obra”. 
O TCU constatou atraso das obras durante auditoria realizada entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano. O terminal de passageiros do Porto do Mucuripe está na matriz de responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014.
Paulo André garante que a estrutura da estação de passageiros ( para check-in e despacho de bagagens) estará pronta até o dia 4 de junho não haverá improvisos ou instalação de estruturas provisórias no período do Mundial de Futebol.
“Esse 'plano B' é novidade. Não existe improviso. Não haverá 'puxadinho como o do Aeroporto de Fortaleza”, reforçou informando que as obras da estrutura de passageiros estão com 75% das obras executadas.
A solução para atracagem dos navios é remanejar as embarcações para o Berço 106, cuja distância é de 350 metros da estação de passageiros. “Os passageiros vão ser transferidos de ônibus do cais até a estação”, garantiu o presidente da Companhia Docas.
O navio Divina, da empresa de cruzeiros MSC, está previsto para atracar no Porto do Mucuripe para o desembarque de 4 mil turistas mexicanos na véspera do jogo Brasil e México – dia 17 de junho. 

O “PUXADINHO” ESTÁ FUNCIONANDO

Estrutura provisória está em uso ha 7 dias
Com um custo de R$ 1,79 milhão, o Aeroporto Internacional Pinto Martins será o único com estrutura provisória entre as cidades-sede da Copa do Mundo. O terminal remoto temporário do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, está disponível para atender às demandas de voos.
O “puxadinho” entrou em operação na sexta-feira (23) após receber homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o primeiro voo processado no novo equipamento foi o Azul 2795, com 60 passageiros, que se dirigiu a João Pessoa e Salvador, às 16h45, da sexta-feira (23).
Construído por conta da demora na ampliação do terminal funcionará, o “Puxadinho” só funcionará até agosto próximo. O equipamento tem 1,2 mil m² e fica localizado ao lado do terminal de cargas, em frente ao novo pátio de aeronaves. Segundo a Infraero, a área tem capacidade para receber 400 mil passageiros e eleva a capacidade total do aeroporto para 6,9 milhões de passageiros/ano. O terminal tem serviços de uma sala de embarque normal, com quatro portões de embarque, sanitários e monitores dos voos.
Segundo a Infraero, os passageiros farão o check-in no aeroporto e serão levados de ônibus até o terminal provisório, onde de lá embarcarão. Os passageiros sairão do “puxadinho” e deverão ir a pé ou de ônibus até as aeronaves estacionadas no pátio. Atualmente, três ônibus, três micro-ônibus e duas vans podem fazer o transporte de passageiros no aeroporto de Fortaleza. Mas, até a Copa do Mundo, mais dois ônibus serão entregues.

COPA: FORTALEZA ELOGIADA

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke (foto), chefiou delegação que conheceu de perto os preparativos finais de Fortaleza para receber a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O grupo de integrantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) esteve na Arena Castelão na manhã da quarta-feira (28).
Na ocasião da visita, o  secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa  enfocou os últimos detalhes do Castelão para sediar o evento. A secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo, falou sobre o plano de mobilidade da capital cearense para o Mundial. O momento serviu para a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas entre os envolvidos.
A comitiva contou com a presença, entre outras autoridades, do diretor executivo de Operações do COL, Ricardo Trade; do diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil; e do gerente geral de Estádios e Instalações do COL, Roberto Siviero. No fim da manhã a delegação embarcou para Natal, a 10ª cidade-sede visitada desde 19 de maio.
Valcke se mostrou muito satisfeito com o trabalho realizado na capital cearense. “Fortaleza é mais um bom exemplo de como a Copa do Mundo foi usada para transformar a cidade em benefício de seus cidadãos”, apontou o secretário geral da FIFA. “Últimos detalhes sendo trabalhados na Arena Castelão por uma equipe local que é muito dedicada. É bom ver os planos integrados para os serviços aos fãs nos seis jogos da Copa e na Fan Fest”, escreveu em sua conta pessoal no Twitter.

ELEIÇÃO DA ABRAJET NACIONAL-DESABAFO

À propósito da eleição para renovação da diretoria e demais membros da Abrajet Nacional, ultimamente realizada em João Pessoa,  o jornalista pernambucano Luiz Felipe Moura, candidato que foi ao cargo de vice-presidente, enviou ao candidato a presidente da entidade na chapa que perdeu o pleito, Alberto Souza de Gonçalves, presidente da Abrajet/SC, a seguinte mensagem: 
“Ao Presidente da Abrajet-Santa Catarina,
Terminado o furação da  eleição nacional da Abrajet,   os grande vitoriosos fomos nós da chapa da situação porque fizemos uma campanha limpa,  com respeito aos associados do Brasil , sem nenhum "jeito brasileiro " que somente faz vergonha aos verdadeiros idealistas jornalistas de turismo.
 O dever de engrandecer a entidade  e dar continuidade ao trabalho do Helcio Estrella foi feito na certeza de que os eleitores eram pessoas responsáveis, formadores de opinião, já consagrados  em seus estados, na grande maioria, é claro.  Porém, mais uma vez funcionou o "vil metal " como acontece  em outras eleições de associações e entidades  além do meio politico, tão desmoralizado no país.
O seu trabalho , caro Alberto, foi feito com dignidade, respeito ao ser humano, com apoio nosso e de toda a chapa da situação,  recebendo os  maiores elogios daqueles que realmente querem uma Abrajet Nacional respeitada  e merecedora de elogios pelo trade turístico brasileiro.
Bem, vamos em frente , continuar nosso trabalho, fiscalizar a futura diretoria e manter  imagem séria e competente perante a sociedade brasileira.
Um forte abraço,
Luiz Felipe Moura”

Em resposta, Alberto enviou ao até agora Coordenador da Abrajet na Região Nordeste o seguinte e-mail:
“Caro Luiz Felipe... 
Agora sim recebi vossa mensagem pós eleição.Quero te agradecer as palavras carinhosas a meu respeito, e dizer que todos nós da Diretoria, entramos nesta eleição de mãos limpas, consciência tranquila e atitudes transparentes e verdadeiras. 
Contamos apenas com o valor de nosso trabalho, o nosso caráter e  com a sinceridade em nossos atos. Mas isso tudo, infelizmente hoje em dia, não tem mais valor. E assim como de resto, tudo está contaminado pela falta de caráter, corrupção, pela compra de consciência. E o que é certo, os de bom senso e seguem os preceitos da moralidade viraram lixo. 
Numa verdadeira inversão de valores, os importantes e os corretos  são os que lesam, os que corrompem e os que não honram suas palavras e as calças que vestem. Os que procuram viver com honestidade, são os bobalhões, os incompetentes. Nós que deveríamos primar pela lisura e fiscalizar as atitudes ilícitas, de alguns companheiros, muitas vezes somos coniventes com alguns dos  principais agentes da ilegalidade e do oportunismo, dentro de nossa Instituição.
Por isso tudo, penso que as possibilidades de num futuro próximo  termos uma Instituição organizada, de respeito e credibilidade junto ao trade, ficaram um pouco mais distantes. No entanto, precisamos e urge o momento, de termos uma Abrajet Nacional em que,  poderemos conviver com pessoas que fazem jus a ela pertencer, extirpando o mal que a ela insiste em permanecer.
Um Grande Abraço e até breve,
Alberto Gonçalves de Souza”

ADMINISTRADORES EM ENCONTRO SOBRE GESTÃO PÚBLICA


Objetivando transmitir conteúdo de Controle, Gestão, Orçamento, Prestação de Contas e Regulação da Administração Pública para servidores, funcionários e colaboradores que atuam junto ao Poder Público,  hoje e amanhã vem sendo realizado  em Fortaleza, no Hotel Romanos, em Messejana  o Encontro de Gestão Pública (Educação Continuada). 
A coordenação é do Ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, que ressalta: “Aqueles que trabalham, direta ou indiretamente, com a Administração pública precisam estar cientes das suas diretrizes e dos princípios que a norteiam, além de buscar um constante aprimoramento em relação às suas mudanças”.
Entre os temas que estão sendo enfocados por categorizados especialistas da área, como profissionais, professores e autoridades dos Tribunais, estão as palestras “Aspectos relevantes para o estudo do orçamento público”,  “O repasse de recurso público”, “Sistema informatizado nos tribunais de contas”. “A tecnologia da informação e a sua repercussão na gestão pública”, “O processo nos tribunais de contas” e “As formas de controle e o processo nos tribunais de contas.” Todos esses temas serão divididos em oficinas com conteúdo programático. O evento  será realizado durante dois dias.
A Prática Eventos está na organização do importante evento

CEARÁ, O “MELHOR ESTADO-DESTINO”

O Ceará foi escolhido como o “Melhor Estado-destino” do Brasil pelos agentes de viagem do Estado de São Paulo, o maior mercado emissor de turistas do país. Em reconhecimento, a associação regional (Aviesp) entregou  o prêmio TOP AVIESP para a Secretaria do Turismo do Ceará, durante seu seminário, realizado na cidade de Holambra (SP).
O TOP AVIESP premia instituições, empresas e destinos turísticos, levando em consideração a qualidade e diversidade dos produtos e serviços. Quem escolhe os eleitos são os próprios associados. A entrega do prêmio fez parte da programação da 37ª Aviestur – Feira de Turismo do Estado de S. Paulo (16 e 17 de maio), no Espaço Ypê, em Holambra

AEROPORTO NO PECÉM PARA PASSAGEIROS E CARGA

COMPLEXO DO PECÉM
Os estudos de viabilidade para a o projeto do novo Aeroporto de Carga do Ceará continuam avançando. Na manhã da última terça-feira (27), representantes da empresa americana de planejamento aeroportuário, Louis Berger Group, estiveram na sede da Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará , onde se reuniram com o presidente e o diretor de Infraestrutura do órgão, Roberto Smith, e Eduardo Neves, respectivamente.
Na ocasião, o gerente do projeto, David Crowther, o engenheiro aeroportuário, Dionísio Sanchez e o economista, Felipe Matos apresentaram o prognóstico de passageiros e carga de Fortaleza, além dos resultados da capacidade versus demanda da Capital e os requisitos para a instalação de um novo aeroporto no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).
Os técnicos também apresentaram duas estratégias diferentes para alocação de tráfego entre o já existente Aeroporto Internacional Pinto Martins e o que vem sendo estudado. Foram considerados fatores como os tipos e quantidades de cargas (importação e exportação), que utilizarão as instalações do novo aeroporto, considerando tanto a demanda aérea, como multimodal (aéra-marítima).   
Após a reunião, o cenário foi traçado pela Adece, que aguardará a partir de então, os estudos de viabilidade financeira do projeto final. De acordo com a Louis Berger, o relatório final deverá ser entregue em agosto desse ano.

O CEARÁ EM CONDIÇÕES DE CONCORRER COM GRANDES DESTINOS

Colombo Cialdini
Após a reunião em que entregou à nova diretoria os destinos do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, após seis anos de mandato como presidente,  o empresário Colombo Cialdini conversou com o “Rota do Sol” abordando aspectos da sua administração e dizendo da sua esperança em continuar o turismo do Ceará sendo referência. 
Suas palavras iniciais foram:
“O Ceará está passando por uma grande transformação como polo turístico. O que antes era considerado somente como destino de “sol e praia” passou a ser reconhecido como também pelo “turismo de negócios.” Com isso o Estado dá um grande passo como cidade de negócios e eventos passando a ter condições de concorrer com grandes destinos nacionais, como Rio de Janeiro e São Paulo e internacionais”.
Continuou: “Estas ações somadas a investimentos de infraestrutura para um turismo sustentável desde os litorais leste e oeste ao turismo religioso, turismo de aventura e ecoturismo ao turismo paleontológico e os sitos arqueológicos de Santana do Cariri.  Esse somatório de ações juntamente com os aeroportos regionais de Aracati e Jijoca de Jericoacoara estão proporcionando a médio prazo o fim da sazonalidade da tão temida baixa estação. O turismo é de fato a maior vocação econômica do Estado do Ceará”.
Perguntado sob suas perspectivas sobre o turismo, disse Cialdini: “O Centro de Eventos é um equipamento que transformou a realidade da cidade, tanto na oferta de espaços para eventos, como na contribuição para geração de emprego e renda. Aliado a isso outros benefícios surgiram para acompanhar essa evolução, podemos citar a preocupação dos profissionais em se qualificar dando oportunidade através de um espaço para novos empreendedores. 
O Fortaleza Convention & Visitors Bureau como entidade que congrega o maior número de segmentos entre seus conselheiros que envolvem os setores da indústria, comércio e serviços atua de forma ética procurando captar negócios, para Fortaleza e para o Ceará. E essa movimentação entre os setores de negócios gera uma infinita relação de negócios entre os promotores e participantes dos eventos, propiciando assim o desenvolvimento do turismo do Estado a partir do aumento na arrecadação de impostos, geração de novos postos de trabalho; e melhoria da qualidade de vida da nossa população”.
LEGADO – A respeito do seu legado à frente do FCVB, acrescentou:   
“Deixamos o Fortaleza Convention Bureau com um aumento significativo no seu quadro de mantenedores e associados, como também um excelente material humano preparado para captação de eventos no Brasil e no exterior”.
“Nos seis anos que tivemos o prazer de presidir esta importante entidade,  contribuímos  no incremento da economia do nosso Ceará e o privilégio de conviver de perto com um setor que indiscutivelmente é a maior vocação que o estado possui. Nesse período os setores que compõe o Conselho Curador e que direta e indiretamente foram responsáveis pela captação de mais de 400 eventos entre nacionais e internacionais para Fortaleza e para o Ceará, injetaram um valor considerável de recursos na economia local do Estado”.
Disse o entrevistado que “a entrega do Centro de Eventos do Ceará à sociedade cearense, bem como de salões para eventos na hotelaria, Buffet e espaços para eventos impulsionaram de forma definitiva o turismo de negócios como fator determinante no equilíbrio anual das estações, passando a ter uma estação média anual, sem a disparidade gritante que ocorria no passado entre baixa e alta estação
ATORES IMPORTANTES – Prosseguiu o entrevistado: 
“Por tudo que foi dito anteriormente, falta apenas três atores importantes para dar a essa magnífica instituição a capacidade de ousar e investir, e, sobretudo para captar para o nosso destino, além de promover nossas potencialidades nos quatro cantos do planeta. Refiro-me aos poderes públicos federal, estadual e municipal que são fundamentais para aumentar o poder de fogo para o aumento da captação dos grandes eventos corporativos e o consequente fluxo turístico já encantado pelos nossos atrativos, tais como: a gastronomia, o artesanato, lindas praias de temperatura amenas e o nosso povo com certeza é o nosso maior patrimônio.
O Fortaleza Convention Bureau só poderá ver os seus objetivos na plenitude se o conjunto de ações e detalhes acima mencionados forem compreendidos que esse negócio chamado TURISMO é a indústria que mais cresce no mundo, pois tem a capacidade de mudar radicalmente a face sócio econômica de um destino.
PERFIL
O empresário Colombo Cialdini tem ingerência direta sobre algumas empresas do ramo de turismo, entre as quais se destacam a Carnaílha Promoções Ltda, a Mandacarú Adventure, Mix Promoções e Eventos Ltda, a Nove´s Fora Produções Artísticas Ltda, a Lero Produções Ltda e a  Liso Entretenimento.
Na sua trajetoria, em reconhecimento ao seu trabalho, foi distinguido com várias honrarias, entre elas destacando-se a Machadinha Simbólica do Corpo de Bombeiros, maior Comenda da  Corporação;  Diploma de Amigo da 10º Região Militar, ambas pelos relevantes serviços prestados a essas instituições; troféu abav ceará de turismo 2004, pelo evento Fortal; Diploma de Honra ao Mérito do Skal Clube Internacional de Fortaleza; Troféu Abav Ceará de Turismo 2005,   pelo evento Verão Vida & Arte; Medalha de amigo da Varig (entregue no 34º Congresso Brasileiro da Abav  no Rio Centro – Rio de Janeiro). Em outubro de 2006; Medalha Boticário Ferreira por serviços prestados ao turismo e ao entretenimento de Fortaleza e do Ceará, Comenda mais importante conferida pela Câmara Município de Fortaleza; Troféu TACV de reconhecimento e apoio a Cia Aérea Transportes Aéreos Cabo Verde; XVI Troféu MG Turismo com o Projeto de Interiorização do Turismo Roteiros do Ceará (Melhor Projeto de Interiorização do Turismo do Brasil ), recebido no salão nobre do Othon Palace em Belo Horizonte em Abril de 2007; Diploma de Amigo do jornal O ESTADO,  em Outubro de 2007;  Diploma de Membro Efetivo da SOAPOL ( Associação dos Amigos da Polícia Militar do Ceará);  Comenda de Alferes da Polícia Militar do Estado do Ceará ano 2008;  Troféu “VOLANTE DE OURO” Maior Comenda do Mercado Automotivo do Ceará, pelos relevantes serviços prestados ao setor;  Título de Cidadão de Fortaleza, conferido pela Câmara Municipal de Fortaleza pelos relevantes serviços prestados ao turismo e ao entretenimento da nossa capital.

CULTURA & TURISMO

Vicente Alencar
ABRAJET CE
1 - A Bandeira do Estado do Ceará foi idealizada pelo comerciante João Tibúrcio Albano, filho do Barão de Studart. Ele criou uma bandeira e sempre fazia o hasteamento em sua casa, no Alagadiço. Era na verdade a casa do Visconde de Cauipe (Vila Nous Autres), no bairro do Alagadiço. Anos depois o Governo do Estado oficializou o pavilhão. Nossa bandeira sempre recebe os maiores elogios dos turistas que nos visitam.
2 - Por muito tempo a bandeira serviu de modelo para outras, inclusive de estabelecimentos escolares. João Tibúrcio Albano inspirou-se na Bandeira Brasileira. Segundo o historiador Eusébio de Sousa "ele adaptou as armas estaduais à bandeira brasileira, retirando desta o círculo azul pontilhado de estrelas e com a legenda ordem e Progresso, e realizou seu intento".
3 - A União Brasileira de Trovadores (UBT FORTALEZA) promoverá no dia 7 de junho a sua reunião do mês, entre 10 da manhã e meio dia. Todos os amigos e trovadores são lembrados para o evento, como sempre na Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1. no Centro.
4 - A Cidade de Quixeramobim vive momentos extraordinários. A Festa de Santo Antonio o padroeiro do município é a responsável. A programação religiosa-turística começa dia 31 de maio terminando dia 14 de junho. Segundo o historiador Fernando Câmara "nem a Copa do Mundo impedirá o brilho da festa". Concordo.
5 - No dia 31 de maio às 18 horas começará a programação com a saída dos blocos religiosos para a Matriz. As 18h30min a acolhida das Comunidades e o 1º dia da trezena de Santo Antonio, uma responsabilidade da  equipe de Liturgia, havendo o hasteamento da Bandeira logo em seguida, com a santa missa às 19 horas, tendo como celebrantes os Padres José Cunha Rebouças Junior e Antônio José Garcês.
6 - A Sociedade Cearense de Geografia e História em combinação com o grupo de estudos do cangaço no Ceará promoverá dia 6 de junho, às 16 horas, na  Academia Cearense de Letras, o lançamento do livro NASCEDOURO DA BALAIADA, da professora Christiane Mesquita, com prefácio e apresentação de Agileu Gadelha.
7 - Também haverá um debate sobre a obra com as professoras Limaria Lima e Luísa Pires, bem como os alunos da disciplina Brasil Império, do Curso de Especialização em História, da Universidade Vale do Acaraú-UVA.
8 - O prédio da antiga estação de trens da Cidade de Camocim continua se constituindo na grande atração turística. Construída em linhas clássicas, ela hoje abriga organismo da Prefeitura Municipal. Os residentes em Camocim continuam anos e anos após, lamentando a desativação dos trens, decisão que prejudicou toda a Economia da Zona Norte do Estado.
9 - Nas noites em que não são feitos relatos de futebol a RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE 620 AM
apresenta o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte das 22 às 23 horas. Normalmente as segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Escute e ouça a diferença.

TROFÉU VELAS DO MUCURIPE

Parte do público

Prof Marçal ladeado por Cialdini e Indira Guimarães

Cialdini, Iramar e Darlan

Cialdini, Iramar e Darlan

DARLAN LEITE COMEÇA O 2º MANDATO NA ABIH-CE

Em Assembleia realizada no dia 22 último,  no Hotel Brasil Tropical, em clima animado e muita harmonia, houve a eleição para renovação da diretoria da  presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis,  para o biênio 2014 a 2016. Por aclamação, o empresário Darlan Leite (foto) foi eleito para exercer  o seu 2º mandato consecutivo como presidente, prova do prestígio e aprovação da sua administração à frente da ABIH-CE. 
A nova diretoria ficou assim composta: Presidente: Darlan Teixeira Leite – Coliseum Hotel/Hotel Parque das Fontes/Romanos Hotéis; Vice-presidente – Hotelaria: Régis Nogueira de Medeiros – Hotel Villa Mayor; Vice-presidente – Pequenos Hotéis e Pousadas: Vicente de Paiva Neto – Hotel Meridional; Vice-presidente – Flats: Ivana Bezerra de Menezes – Hotel Sonata de Iracema; 1º Secretário: Waldy Sombra – Kalamari Hotel; 2º Secretário: Maria Liduina Brandão – Rede RAH – Classic, Ocean View, Porto Jangada e Villa Costeira; 1º Tesoureiro: José Peixoto Simões – Hotel Praia Centro; 2º Tesoureiro: Cláudia Souza Castelo Branco Diniz – Mareiro Hotel.
Conselho Fiscal (Titulares): Antônio Eliseu de Barros Júnior – Marina Park Hotel; Marcelo Teixeira – Plaza Praia Suítes/Costa do Mare Pedro Brandão – Hotel Coimbra; (Suplentes): Philippe Godefroit – Hotel Gran Marquise, Maria Aparecida Fernandes – Maredomus Hotel e Luiz Gonzaga Pereira – Hotel Iracema Travel.

O CEARÁ NO CIRCUITO DAS GRANDES FESTAS JUNINAS

WALDONYS E DOMINGUINHOS
Definitivamente, o Ceará está inserido entre os estados nordestinos que realizam as maiores festas juninas, entre o quais Pernambuco (Caruaru) e Paraíba (Campina Grande). Alcançamos privilegiada posição graças aos últimos eventos realizados em todo o Estado,  e principalmente em Fortaleza, mostrando a nossa rica cultura popular voltada para o mês de junho, principalmente nas datas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro.
A nova instituição do movimento junino cearense, União Junina do Ceará,  lançada em abril,  realizou nos últimos dias 23 e 24, a abertura oficial dos Festejos Juninos do Estado com dois grandes eventos: Seminário de Capacitação e Seleção de Jurados e Escolha dos Destaques Juninos, na Praça Verde do Dragão do Mar. 
Para abrir os festejos deste ano, a União Junina trouxe a Fortaleza Chambinho do Acordeon. O ator, cantor e músico teve seu talento reconhecido ao interpretar Luiz Gonzaga no cinema, no filme Gonzaga: De pai para filho, em 2012.  Chambinho ministrou palestra magna na sexta-feira, dia 23, abrindo oficialmente o curso de Formação de Jurados 2014. O músico falou  sobre musicalidade popular. Depois, no sábado, 24, fez show gratuito, no encerramento da escolha dos Destaques Juninos, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
NO ATERRO, A GRANDE ARRANCADA – As  movimentadas festas juninas deste ano no Ceará a partir de hoje,  30,  no Aterro da Praia de Iracema prosseguirão com toda força.. O vasto e rico cenário já está montado para a grande arrancada dos festejos.  A partir das 18 horas,  e continuando amanhã e domingo,  uma multidão descontraída de milhares de pessoas estará participando de apresentações de quadrilhas juninas,  shows e forró de raiz, “arraial” que é dedicado ao notável sanfoneiro Dominguinhos, uma legenda da verdadeira música popular do Nordeste, há pouco “vivendo” na Mansão Eterna.
Na noitada de hoje,  estão previstas shows, quadrilhas e  muito forró, com destaque para as apresentações de Matheus Fernandes, Forró do Bom e Simone e Simaria. 
Amanhã, a noitada contará com Forró Pé de Ouro, Forró Real, Ítalo e Renno e Christian Pinheiro. Entre os shows, serão apresentadas quadrilhas. 
 Domingo, no encerramento da arrancada junina fortalezense, momento especial para a homenagem dedicada a Dominguinhos, o herdeiro maior do consagrado Luiz  Lua Gonzaga. Waldonys, Chico Pessoa e Elba Ramalho juntos reviverão os grandes sucessos do Rei do Baião. 
As três noites no Aterro da Praia de Iracema, iniciando oficialmente os festejos juninos do Ceará,  são da iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, com o apoio do Governo do Estado
DESTAQUES JUNINOS - Concorrentes do estado inteiro estão se preparando para disputar o Destaques Juninos 2014. Até o momento, já são cerca de 50 concorrentes entre Casal de Noivos adulto e infantil, Rainha e Princesa. Todas as categorias disputam prêmios e o mais importante, a faixa e o título.
Na Praça Verde do Dragão do Mar já houve grandes disputas. Por meio de baterias e voto direto dos jurados, foram  escolhidos os finalistas. Ao final, a comemoração recebeu  a animação da música de Chambinho do Acordeon, cantando os grandes sucessos do São João, com gostinho de Luiz Gonzaga.
NO ATERRO, A GRANDE ARRANCADA – As  movimentadas festas juninas deste ano no Ceará a partir de hoje,  30,  no Aterro da Praia de Iracema prosseguirão com toda força.. O vasto e rico cenário já está montado para a arrancada inicial dos festejos. A partir das 18 horas,  e continuando amanhã e domingo,  uma multidão descontraída de milhares de pessoas estará participando de apresentações de quadrilhas juninas,  shows e forró de raiz, “arraial” que é dedicado ao notável sanfoneiro Dominguinhos, uma legenda da verdadeira música popular do Nordeste, há pouco “vivendo” na Mansão Eterna.
Na noitada de hoje,  estão previstas shows, quadrilhas e  muito forró, com destaque para as apresentações de Matheus Fernandes, Forró do Bom e Simone e Simaria. 
Amanhã, a noitada contará com Forró Pé de Ouro, Forró Real, Ítalo e Renno e Christian Pinheiro. Entre os shows, serão apresentadas quadrilhas. 
Domingo, no encerramento da arrancada junina fortalezense, momento especial para a homenagem dedicada a Dominguinhos, o herdeiro maior do consagrado Luiz  Lua Gonzaga. Waldonys, Chico Pessoa e Elba Ramalho juntos reviverão os grandes sucessos do Rei do Baião. 
As três noites no Aterro da Praia de Iracema, iniciando oficialmente os festejos juninos do Ceará,  são da iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, com o apoio do Governo do Estado. 
O CALENDÁRIO – Em Fortaleza e em diversos municípios do Estado cada dia aumenta a animação pelo mês de festa dos santos da alegria.  A União Junina do Ceará, com apoio oficial, está ultimando os preparativos no sentido de que, este ano, os folguedos juninos definitivamente se consolidem com destaque no calendário turístico do Ceará. Assim, a entidade organizou o seguinte calendário para todo o mês:  Festival de Aiuaba,13 e 14 de junho; Festejo Junino de Barbalha, 5 a 7 de junho; XXV Festival de Quadrilhas Juninas de Camocim, 4 a 6 de julho; Cariré Junino, 12 a 14 de junho; X Festival Junino de Ponta da Serra - Crato, 20 a 22 de junho; 41°Festival Cumade Chica - Fortaleza, 20 a 29 de junho; Arraiá do Cumpade Antônio - Fortaleza, 20 a 22 de junho; Festival Profetas do Sertão - Fortaleza,27 e 28 de junho; São João da Ari de Sá - Fortaleza, 20 e 21 de junho; Arraiá do Ceará - Fortaleza,10 a 12 de junho; 1 Festival Noth Shopping Joquei - Fortaleza, 20 a 22 de junho; Festival Regional de Granja - Granja, 25 a 27 de julho; Festival Junino de Guaraciaba do Norte, 20 a 22 de junho; 8º Iguatú Festeiro - Iguatu, 7 a 16 de junho; VIII FestFogo - Itapipoca, 21 de junho; Limoeiro Junino - Limoeiro do Norte, 6 a 8 de junho. Festival Municipal de Maracanaú, 14 a 20 de julho; Festival Regional de Martinópole, 18 a 20 de julho; XI Festival de Quadrilhas de Uruoca,11 a 13 de julho.

CARUARÚ - AS FESTAS JUNINAS NA CAPITAL DO FORRÓ

A cidade pernambucana de Caruaru, famosa pela sua feira e também por causa de Mestre Vitalino, promete que este ano, mais uma vez, mostrar sua força durante os trinta dias da festas juninas. Continuará disputando palmo a palmo com Campina Grande a hegemonia de realizar o “Maior São do Mundo”.
Ao longo de mês de festa, de amanhã, 31e até o dia 29, de junho, Caruaru, o maior polo de desenvolvimento do Agreste pernambucano, certamente  atrairá  todas as atenções devido à grandiosidade de seus festejos juninos. É uma verdadeira maratona de alegria e shows, eventos e apresentações para a qual a Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo, se prepara com bastante antecedência para garantir conforto e segurança para todos aqueles que são amantes do mais genuíno dos ritmos, o forró.
O São João 2014 oferecerá mais de 350 atrações. No palco principal, serão mais de 60 shows que resgatam a nossa cultura e o forró autêntico. A abertura da festa ficará por conta do caruaruense Azulão. No mesmo dia, o público vai também arrastar o pé com Alceu Valença, Dorgival Dantas e Brucelose.
Valorizando a cultura local, 82% da grade de programação, nos sete polos de animação, é composta por caruaruenses, entre eles, Didi Caruaru, banda Carú Forró, Elifas Júnior, Flor de Mandacaru, Forró da Mídia, Israel Filho, Renilda Cardoso, Petrúcio Amorim, Valdir Santos, Erisson Porto, Forró Quentão, Jailson Rossete e Benil.
Atendendo ao público jovem, haverá quatro shows de bandas e cantores nacionais em horários de matinê, a partir das 19h, nos sábados: Forró das Coleguinhas (07); Gabriel Diniz (14); Luan Santana (21); Aviões do Forró (28).
Nos dias dos santos festeiros, a animação estará garantida por artistas nacionais e locais. No dia 12, data em que se comemora o santo casamenteiro, Santo Antônio, e, consequentemente, o dia dos namorados, subirão, no palco principal, Limão com Mel, Targino Gondim, Ferro na Boneca e Fabiana: a Pimentinha.
No dia de São João (24) é a vez de Zé Ramalho, Erisson Porto e Vicente Nery. Já no dia de São Pedro (29), Jorge e Matheus promete atrair multidão para o Pátio de Eventos. No mesmo dia, sobe ao palco o caruaruense Benil e a banda Solteirões do Forró.
No domingo (22), as mulheres comandarão o palco principal da festa. Se apresentarão Elba Ramalho, Margareth Menezes, Renilda Cardoso e Eliane.
Nomes de peso do forró nacional também abrilhantarão o que os caruaruenses chamanam de o maior e melhor São João do Mundo, a exemplo de Brasas do Forró (1); Cavaleiros do Forró (6); Mastruz com Leite (13); Saia Rodada (14);  Forró do Muído (15); Santanna e Maciel Melo (20); Magníficos (21); Geraldinho Lins (23); Capim com Mel (27) e Jorge de Altinho (28).
HOMENAGEADOS - Este ano, o São João de Caruaru homenageia importantes ícones da cultura local: os musicistas João do Pife e Regis Pietro; o poeta e compositor Carlos Fernando e o empresário cultural João Luiz do Forrozão.
Preservando a beleza da tradição do São João de rua em Caruaru e potencializando a descentralização, diversas ruas se vestem para abrigar uma programação cultural do mais alto valor cultural, como as comidas gigantes
NÚMEROS – Os números projetados para Caruarú, durante o mês, são os seguintes:
Trinta dias de festa (31 de maio a 29 de junho);7 Polos de animação: Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, Forró do Candeeiro, Mestre Vitalino (Estação Ferroviária), do Repente, das Quadrilhas, Alternativo e do Alto do Moura. 1,5 milhões de visitantes. Investimento na festa: – 11 milhões de reais, sendo 60% proveniente de captação de recursos privados, ou seja, patrocinadores. Mais de 200 milhões de reais de movimentação financeira na economia local. ( levantamento dos últimos três anos: 2011 – R$ 181 milhões / 2012 – R$ 204 milhões / 2013 – R$ 224 milhões) Média de crescimento econômico em 10%. Mais de 6 mil empregos gerados direto e indiretamente. 367 shows distribuídos entre os Polos de animação ( 46 shows no Polo do Repente, 52 shows no Polo Alternativo, 93 shows no Polo Mestre Vitalino, 64 shows no Polo do Candeeiro, 62 shows no Pátio de Eventos).120 apresentações artísticas entre elas: 35 apresentações de Bandas de Pífanos, 40 apresentações de Bacamarteiros, 15 apresentações do Teatro de Mamulengo, 30 apresentações de quadrilhas. Cerca de 2 mil homens entre Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para presta segurança aos forrozeiros nos sete polos de animação. Além disso, uma mega estrutura montada no pavilhão da Fundação de Cultura e Turismo conta com o apoio da Secretaria de Saúde, Juizado do Forró, Conselho Tutelar, Celpe, Compesa, Destra, dentre outras instituições.
Durante o lançamento oficial da programação do São João 2014 de Caruaru, na terça-feira (20), no Sesi., o prefeito José Queiroz, o vice Jorge Gomes, a deputada estadual Laura Gomes e a primeira dama, Carminha Queiroz, entregaram placas homenageado os artistas e seus familiares. No final da apresentação, José Queiroz convidou todos os artistas presentes para cantar a música cujo refrão já diz que a cidade sabe fazer festa: “É por isso que Caruaru é a Capital do Forró”.

UM MÊS DE ALEGRIA E FORRÓ NA RAINHA DA BORBOREMA

A “Cidade Cenográfica” já está pronta. Preparada está toda a cidade. Começa no próximo dia 06 de junho,  estendendo-se até  06 de julho,   a maior festa popular do interior do Brasil na “Capital da Borborema” ou da “Rainha da Borborema” como é mais conhecida a paraibana Capina Grande.  A cidade está na expectativa de, este ano, consolidar-se definitivamente  como a promotora do “Maior São João do Brasil”. 
A expetativa é de que a cidade viva com intensidade um mês de muita festa, agitação e boa convivência com os cerca de  1,2 milhão de pessoas, turistas de todas as partes do Brasil e do exterior,  todos atraídos pelos shows no Parque do Povo, apresentações das tradicionais quadrilhas  juninas, comidas típicas regionais e, ainda, pelo inigualável calor humano de um povo que tem a tradição de receber da melhor forma possível os seus visitantes. Tudo acontecerá em clima de Copa do Mundo e também em homenagem aos 150 anos de emancipação política da cidade. 
Durante os festejos serão prestadas homenagens aos ícones da festa ou àqueles que de alguma forma contribuíram para a difusão da cultura regional. Por isso, várias áreas do Parque do Povo – o  consagrado “Quartel General do Forró” -  receberão os nomes destas personalidades marcantes da história do tradicional evento junino. 
O palco principal, onde acontecerão as apresentações de bandas, receberá o nome de Palco Capilé, em homenagem ao carismático artista campinense. Já o segundo arraial será consagrado com o nome de Genival Lacerda. A pirâmide será denominada de Ronaldo Cunha Lima, enquanto na parte de baixo do Parque do Povo está  construída uma grande palhoça denominada “Marinês e sua Gente”. 
ATRAÇÕES - O panorama do  Parque do Povo será semelhante ao do ano passado. Mas  algumas novidades já foram introduzidas e com a instalação de uma arquibancada na área da Pirâmide para os dias das apresentações das quadrilhas, possibilitando mais conforto, comodidade e segurança aos que prestigiarem os shows multicoloridos e ritmados de uma das mais tradicionais expressões culturais juninas. 
Em relação à grade de programação artística, o vice-prefeito e coordenador do evento, Ronaldo Cunha Lima Filho, adianta que a população local, dos municípios vizinhos e   os milhares de turistas  curtirão as maiores atrações da verdadeira música popular nordestina, com destaque para  Elba Ramalho, Zé Ramalho, Amazan, Biliu de Campina, Garota Safada, Os Nonatos e muitos outros. Quem deverá se apresentar em evento coordenado pela Igreja Católica é o padre Fábio de Melo, cuja presença, em 2013, atraiu uma multidão  ao Parque do Povo.  
Além de grandes nomes da música regional, a festa se destaca pela realização de promoções ou eventos tradicionais, a exemplo do casamento coletivo, realizado sempre  no dia 12 de junho (Dia dos Namorados), no Parque do Povo, concretizando o sonho de centenas de casais. Também a cidade promove o concurso de quadrilhas, incentivando esta manifestação folclórica em Campina Grande.
PROGRAMAÇÃO DESCENTRALIZADA - O prefeito XXXXX confirmou que a programação este ano  mais uma vez, será descentralizada, com atrações também nos distritos de Campina Grande, a exemplo de Galante e São José da Mata. Estas localidades, especialmente no período diurno, recebem milhares de turistas oriundos de todos os recantos do Brasil. A infraestrutura dos distritos está capacitada para receber os que vão à festa, tendo o propósito de bem receber , característica dos habitantes toda Campina Grande.  
A CULTURA JUNINA NA CIDADE  -Tradicionalmente, a festa junina está vinculada à celebração da colheita, sendo, portanto, uma festa de origem rural presente no interior nordestino, que representa a mudança de estação climática e o início do ciclo da colheita do milho e do feijão. Outra vinculação forte é com a dimensão religiosa e a tradição de crença nos santos juninos. 
Embora hoje a festa aconteça em espaço urbano e cercada de releituras e resignificações  da cultura local, ainda é presente na celebração profana a referência aos santos juninos  da igreja católica. Da mesma forma, a comemoração pela colheita é expressa na fartura da culinária baseada no milho. 
As famílias, as escolas, o comércio, os serviços, os setores públicos fazem anualmente reverência à festa, quer por questões culturais, quer por questões turísticas e econômicas. A cidade se caracteriza com elementos da tradição junina e nos dias do ápice da festa, 13 (Santo Antônio), 23 e 24 (São João), 28 e 29 (São Pedro) a celebração nas ruas é ainda mais intensa,  com fogueiras, fogos de artifícios e comidas típicas, além da decoração que dura um mês.

PARACURU - EXPOSIÇÃO DO ARTESANATO DE PRAIAS DO OESTE

O Grupo Artfio, de São Gonçalo do Amarante, cobriu de crochê
 as árvores de Curral Grande. 
As praias do litoral oeste do Ceará são verdadeiros cartões de visitas do estado. Turistas brasileiros e estrangeiros se rendem aos encantos da paisagem litorânea que envolve a Costa do Sol Poente, com suas areias brancas, dunas, águas claras, lagoas, coqueirais e todo o colorido deste paradisíaco cenário a céu aberto, abraçado pelo sol.
Tamanha riqueza é fonte de inspiração para centenas de artesãos, que transpõem às suas mais diversas criações as formas, cores e texturas, transformadas em verdadeiras artes em bordados, peças de decoração, roupas, bijuterias, entre outras peças.
Hoje e amanhã, em Paracuru, grupos de artesãos do Ceará vão estar com suas artes no projeto "Litoral Feito à Mão", uma  Feira de Artesanato Regional que contará com trabalhos produzidos em Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi. Em exposição, bordado, fuxico, crochê, rechilieu, trabalhos em cerâmica e pintados à mão, peças de decoração e artesanato tendo como matéria prima algas marinhas, escamas de camurupim, quenga de coco, entre outros artigos cujas produções são tradicionais em cada cidade.
 Entre os expositores, distribuídos em 16 estandes, estarão o GCAP (Grupo das Costureiras e Artesãs de Paracuru), ACAP (Associação do Centro de Artesanato de Paracuru), Artfio (São Gonçalo do Amarante), KAA Bacana (Caucaia), Grupo de Guajirú (Trairi) e Grupo de Artesãs de Aroeira (zona rural de Pentecoste), que não é do litoral, mas participa do projeto como grupo convidado.
 O evento acontecerá na Praça de Eventos, a  partir das 18 horas, numa realização da Prefeitura Municipal de Paracuru, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Sebrae/CE. Direção:  Nova Letra. Coordenação: Criare.
DANÇA E MÚSICA REGIONAL - Além da Feira de Artesanato Regional, a programação contará, na sexta-feira, com apresentação da Escola de Dança de Paracuru “Flash Mob – Luiz Gonzaga” e daBanda Municipal de Paracuru Mestre Pixuna e, no sábado, shows com “Juarez e Xotinho do Bom”, de Paracuru, e “Vanin e Nicinha – O casal de Sanfoneiros”.
 Pela manhã e à tarde o Sebrae parceiro do projeto, realiza atividades com foco no artesanato, no associativismo e no empreendedorismo individual. São oficinas e palestras abertas ao público, sobre planejamento financeiro e administrativo, entre outras abordagens. Duas semanas antes, o Sebrae treinará um grupo de moradores que durante o evento irá atuar na produção

HISTÓRIA DOS 40 ANOS DO CASTELÃO

O livro “Arena Castelão – Governador Plácido Aderaldo Castelo” revela pormenores  inéditos da história e mostra como foi o processo de modernização do estádio. 
Palco de momentos marcantes do futebol brasileiro e próximo de se tornar um estádio de Copa do Mundo, o Castelão ganhou na última quinta-feira (22) uma radiografia completa dos seus 40 anos de vida. O livro “Arena Castelão – Governador Plácido Castelo” revela pormenores  dos projetos de arquitetura e engenharia desde a pedra fundamental, nos anos 70, e traz imagens históricas, maquetes, croquis, plantas e revelações do processo de candidatura de Fortaleza para sediar o Mundial de 2014, afora  curiosidades e  memória dos grandes jogos disputados no local.
A obra, de autoria do jornalista Ciro Câmara, do arquiteto Héctor Vigliecca  e dos engenheiros Sérgio Stolovas e Flávio D´Alambert, aborda diferentes aspectos da transformação do antigo estádio em uma moderna arena multiuso. “Faltava para a cidade uma biografia do Castelão que retratasse o quanto ele é importante não apenas para o futebol, mas para toda sociedade de Fortaleza”, disse Ciro Câmara, durante a solenidade de lançamento do livro, no auditório do próprio Castelão.
O evento contou com a presença de ex-jogadores e representantes dos três principais clubes da capital: Ceará, Fortaleza e Ferroviário. O nome da obra faz referência ao ex-governador Plácido Aderaldo Castelo, responsável pela construção do estádio.
O arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca,  uruguaio radicado no Brasil,  há 40 anos responsável pela modernização da arena Castelão, conta que o trabalho realizado no estádio respeitou as características iniciais do projeto da década de 70.  Não esconde ele a satisfação por ter a celeste olímpica inaugurando o Castelão,  em um jogo de Copa do Mundo. A equipe enfrentará a Costa Rica no dia 14 de junho. “Essa noticia foi fantástica. Estou recebendo mais de 20 pessoas em minha casa, comprando colchões para todo mundo dormir. Estão todos ansiosos para chegar até aqui”, afirmou.

OPERADORES E JORNALISTAS RUSSOS VÊM AO CEARÁ

As ações de promoção do Ceará empreendidas pela Secretaria do Turismo no Leste Europeu já começaram a dar resultado: durante o encontro comercial realizado em Moscou (Rússia), na última quinta-feira (22),  foi acertada a vinda de jornalistas, agentes e operadores de viagem russos no segundo semestre, para fan tours e press trips. Será uma parceria da Setur/CE  com a companhia aérea TAP. 
De acordo com o secretário adjunto do Turismo, Marcos Pompeu: “Moscou surpreendeu pelo interesse e participação, o fato de a Rússia sediar a Copa de 2018 e integrar o BRICS, cuja reunião de cúpula será realizada no Centro de Eventos, eleva muito a exposição do Ceará nas mídias russas”. 
Para o   gerente geral da TAP para Rússia e Ucrânia, João Candeias Candeias, que foi responsável pelas operações da TAP nas regiões Nordeste e Norte do Brasil de 2003 a 2009, “o Ceará é hoje a maior referência no Nordeste  e Norte do Brasil de Destino Turístico, considerando os investimentos em infraestruturas priorizados pelo Governo do Estado.”
Os encontros comerciais visam divulgar o Estado e captar visitantes de novos mercados, por meio do voo Fortaleza – Lisboa, que há cerca de 20 anos conecta o Estado com diversos pontos da Europa. Além de Moscou, a ação foi realizada, também, em Varsóvia, na Polônia, no dia 22. Frankfurt, na Alemanha, receberá o último de maio, no dia 26. Desde abril, ocorreram ações do gênero em Lisboa (Portugal); Madri e Barcelona (Espanha), e Milão e Roma (Itália).
Ainda em maio, começam a ser instalados em aeroportos internacionais de cidades estratégicas painéis publicitários com imagens de atrativos do Ceará. Estas peças serão instaladas nas áreas de desembarque dos aeroportos de Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Paris (França), Roma (Itália), Londres (Inglaterra), Moscou (Rússia), e Varsóvia (Polônia).

COMEÇA SÁBADO O VOO FORTALEZA/MIAMI

O primeiro voo regular entre Fortaleza e Miami, nos Estados Unidos, pela TAM Linhas Aéreas, começa a operar a partir de amanhã,  31. Para marcar o acontecimento,  a Secretaria do Turismo (Setur CE), realzará uma solenidade inaugural,  por ocasião do embarque dos primeiros passageiros, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Haverá o tradicional water salute (celebração em que a aeronave recebe um jato inaugural de água) e uma cerimonia de corta fitas. 
O voo será direto, saindo de Fortaleza às 23h35 e chegando em Miami às 5h50 de domingo. O da volta sairá da capital da Flórida às 13h de sábado, e chegará aqui às 21h25. A duração aproximada do voo é de 6h40 (o fuso-horário entre as cidades é de apenas uma hora), em uma aeronave Boeing 767.
Esta ligação foi captada pelo Governo do Estado por meio da Setur CE, após a instituição de Lei que reduz a alíquota de ICMS incidente sobre combustível de aviação de 30% para 12%, mediante operação de voo internacional regular e direto no Estado. 
Além do Fortaleza – Miami, a Setur CE negociou, a partir da Lei, a vinda de outros três voos internacionais regulares e diretos para o Ceará. São eles: Buenos Aires, na Argentina, pela GOL, iniciado em 10 de maio; Bogotá, na Colômbia, pela Avianca, com início previsto para agosto; e Frankfurt, pela Condor Flugdienst, a partir de junho. Além destes, o Estado já possui conexões diretas para Lisboa, em Portugal, pela TAP, e para Praia, em Cabo Verde, na África, pela TACV.

GOL COM OBRA DE ARTE DE OSGEMEOS

O primeiro voo da Gol,  com obra da dupla artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo,  foi realizado na tarde da terça-feira, 27,  na rota Confins-Congonhas. A aeronave é um Boeing 737-800 Sky Interior, com maior espaço para bagagens de mão, iluminação interior de LED, que dão maior amplitude à cabine e tomadas abaixo de todos os assentos para carregarem equipamentos eletrônicos portáteis. Além de ter a configuração GOL +, com maior distância entre os assentos.
A GOL e a visão artística de OSGEMEOS usarão a aeronave para transportar a Seleção Brasileira durante o Mundial de futebol. Os artistas Otávio e Gustavo Pandolfo são famosos por levar a arte para as pessoas de forma inovadora e após terem pintado castelos, prédios, túneis e trens, a dupla estampará pela primeira vez seus traços em um avião. Devido ao formato peculiar e da grande dimensão da aeronave, foram necessárias cerca de 100 horas para a conclusão da pintura. Além de mil latas de spray de tintas, vindas especialmente da Espanha para este novo desafio.

CEC recebe visita técnica do TCM

Comitiva do TCM, TCE, SETUR, CEC e FCVB na visita ao Centro de eventos do Ceará.
O Presidente do Tribunal de Contas do Município, Francisco Aguiar, acompanhou a comitiva de membros dos Tribunais de Contas do Brasil para realização de uma visita técnica ao  Centro de Eventos do Ceará, local  que será realizado, de 4 a 8 de agosto próximo, o XXVIII Encontro Nacional de Tribunais de Contas e a comemoração dos 60 ANOS TCM/CE.  Membros do Tribunal de Contas do Município, do Tribunal de Contas do Estado, da SETUR, do CEC e do Fortaleza Convention Bureau, acompanharam a comitiva nesta visita técnica, ao mais moderno Centro de Eventos do Brasil.


FORTALEZA CONVENTION BUREAU PROMOVE ZOOTEC 2015


CONVENTION BUREAU PARTICIPA DO RECEPCIONAR 2014


ROTA DO SOL SEMANAL 30/05/2014 - ISSU