Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de julho de 2017

CALEIDOSCÓPIO - POR QUE RAZÃO?

POR QUE RAZÃO? 
No dia dez deste julho, a presidência da Abrajet Nacional enviou às seccionais dos Estados edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária, que será realizada com a finalidade de conhecer e deliberar sobre: 1- Prestação de contas do XXXIII Congresso Nacional Abrajet 2016; 2 -  Escolher a cidade sede do Congresso 2018; 3 - Prorrogação de mandato; 4 -  Prestação de contas junho 2016 a abril 2017;  5 - Assuntos gerais. Ora, muito bem. Os Estatutos da entidade e o seu Regimento Interno realmente indicam que a Abajet confere que uma das duas Assembleias anuais pode ser realizada em um dos estados onde houver seccional e que, na mesma, haja prestação de contas do congresso anterior;  que e se escolha onde será  o congresso do ano seguinte e que haja prestação de contas da entidade nacional. Até aí, beleza pura. Só que é estranho na atual convocação o item que menciona a “prorrogação de mandato”. O que é isto? Os estatutos não falam de tal possibilidade, facultando ao presidente eleito um mandato de dois anos, prorrogável por mais dois. Então, qual a justificativa para que haja uma prorrogação do mandato do cargo, quando ainda falta um ano para o encerramento da gestão que aí está? Qual a relevante programação da atual presidente que poderia ocasionar a extensão do seu mandato, fora das normas estatutárias? Pelo contrário, infelizmente a situação da Abrajet no momento é de completa desagregação. As suas duas últimas eleições, em João Pessoa e Santos, foram descaradamente viciadas, chegando ao ponto da votar  “jornalista” exímio nas artes de maquiagem ou coisas neste sentido, mas de jornal a vinculação era por esporádicas leituras. Sempre a presidente se mostrou, satisfazendo seu ego. Enquanto isto, a Abrajet sonhada por tantos pioneiros e seguidores do mesmo ideal vem suportando aos trancos e barrancos sua era mais difícil. Em ambiente tão caótico, o egoísmo da presidente parece não ter limite. Só pode ser brincadeira de mau gosto. Na próxima reunião de Aracaju, se não houver firmeza nos representantes das 14 Seccionais que são contrárias à mandante que aí está,  é possível que a classe em particular e o turismo brasileiro infelizmente verão ir ao rés do chão uma entidade que promoveu os jornalistas especializados e muito colaborou para o desenvolvimento do segmento. Sem medo de erro, pode-se dizer que a Abrajet nestes anos da atual administração nada acrescentou ao turismo brasileiro. Perdeu o charme que havia conquistado através de mais de 50 anos.

ACORDO CEARÁ/VILA DO CONDE - MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DA RENDA DE BILRO

O Governo do Ceará e a Câmara Municipal de Vila do Conde, em Portugal, firmaram acordo, no sábado (22), com o objetivo de promover a troca de saberes entre o Estado e a cidade portuguesa na manutenção e preservação da Renda de Bilro como Patrimônio Cultural. O ato, assinado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; e por Maria Eliza Ferraz, presidente da Câmara do município, cargo que no Brasil corresponde ao de prefeito; foi realizado durante solenidade de abertura da 40ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA 2017), na Região Metropolitana do Porto.
O compromisso deverá viabilizar novas ações entre Ceará e Vila do Conde como intercâmbio entre rendeiras e realização de exposições conjuntas reunindo rendas de bilro dos dois locais. O Estado, considerado referência no desenvolvimento de políticas públicas para o fomento do artesanato, deverá disponibilizar informações sobre a estruturação e funcionamento do Sistema de Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses. Já a cidade lusitana fornecerá informações sobre a Escola Municipal de Rendas de Bilro de Vila do Conde.
No domingo (23), a comitiva cearense apreciou ainda uma das mais antigas tradições do artesanato português, durante visita ao Museu das Rendas de Bilros da cidade. Instalado na Casa do Vinhal, típico solar urbano do século XVIII, o local abriga a maior renda de bilros do mundo, certificada pelo “Guiness World Records”, e apresenta ao vivo o trabalho das rendilheiras que, num recanto cheio de luz, mostram a perícia na arte de dedilhar os bilros.

COMEÇOU NA TERÇA-FEIRA A OPERAÇÃO ASSISTIDA DO VLT

O Governo do Ceará começou a Operação Assistida do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a partir da última terça-feira (25), no trecho das estações Borges de Melo a Parangaba. O governador Camilo Santana deu início à utilização do sistema, com saída 8h30min da Estação Borges de Melo, perfazendo o trajeto entre as estações Borges de Melo, Vila União, Montese e terminando na Parangaba.
Não haverá cobrança nessa fase por se tratar de uma Operação Assistida. O sistema funcionará, no período, entre as 8h e 12h, de segunda a sexta-feira.
A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) é a responsável pela obra, ficando a operação do sistema a cargo da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). O secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, e o presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, participam do evento que marca o inicio da Operação Assistida.
Demandas continuam ainda sobre a utilização total do trecho do VLT, que vai do Mucuripe a Parngaba, num total de 13,4 km, prometida para utilização já na última Copa do Mundo. Iniciada que foi em 2012, suspenção e quebra de contrato com empreiteiras, negociações não concluídas com os moradores de vários trechos da obra e outros empecilhos surgiram e ainda não estão superados de todo.
Entretanto, o começo da operação assistida entre as estações Borges de Melo e Parangaba e a promessa do Governador Camilo de que todas as demandas serão logo resolvidas, cresce o fio de esperança que o fortalezense tem para que possa dispor de tão importante obra,  bastante significativa para melhorará a mobilização urbana da Capital.

BAHIA, FINALMENTE, INVESTE NO AUMENTO DE VOOS

Carlos Casaes
Abrajet BA
GOVERNO DO ESTADO, AFINAL ABATE ICMS - O Governo do Estado da Bahia, depois de muitos anos de reivindicação da comunidade turística, decidiu conceder, finalmente, redução do ICMS que incide sobre os combustíveis de aeronaves. Com essa decisão, que fora uma antiga busca das lideranças do turismo da “boa terra”, o Governo do Estado contribui para a possibilidade de aumento da quantidade de voos, sobretudo os internacionais. Salvador e a Bahia, como um todo, vinha perdendo espaço no setor aéreo, por conta, mesmo, de ter um dos maiores custos para o tráfego aéreo. Inclusive, ultimamente, vários voos, sobretudo internacionais, deixaram de privilegiar a capital baiana que, por tantos anos, liderou no país com o movimento do seu aeroporto.
FICA MANTIDO O VOO PARA MONTEVIDÉU - A primeira consequência da redução do ICMS para a gasolina de avião foi a concordância da GOL em manter o voo que realiza diretamente de Salvador para a capital uruguaia. Esse voo estava em vias de ser cancelado pela companhia. No entanto, diante da decisão do Governo, recuou em sua pretensão.
Uma das lideranças que esteve reivindicando junto ao Governador essa medida foi a Câmara de Turismo da Federação do Comércio do Estado da Bahia que, por sinal, na sua última reunião, deu a notícia através da sua Presidente Avani Duran.
RESTAURAÇÃO DE UM DOS GRANDES ÍCONES DE SALVADOR - Durante a reunião da Câmara de Turismo da Federação do Comércio da Bahia, o Secretário Municipal de Turismo, Cláudio Tinoco, anunciou que a Prefeitura já está adotando medidas a fim de promover a total recuperação da Praça Cairu, um dos mais belos ícones de Salvador. A praça está circundada por vários dos principais símbolos da cidade, a partir do Elevador Lacerda, tendo do outro lado o Mercado Modelo e, ao lado direito, a Rampa do Mercado e ao lado esquerdo o belo prédio de azulejo.
O edifício de azulejo – que, inclusive, já foi objeto de projeto de uma grande rede internacional de hotéis, mas que não vingou pelas dificuldades na sua restauração, uma vez que é tombado – finalmente será totalmente recuperado e, nele, instalado o Museu da Música, uma novidade reservada pelo Poder Municipal para a cidade.
Ao lado do edifício de azulejo – na outra esquina da Rua Portugal - que fica bem no meio do lado esquerdo da praça, há outro prédio em estado precário de conservação e que tem arquitetura igualmente tombada pela sua exuberância e importância para a preservação do bairro do Comércio. Da mesma sorte será recuperado pela Prefeitura.
RECURSOS JÁ ASSEGURADOS - Os recursos para inúmeras outras ações da Prefeitura já estão assegurados, uma vez que está programada para o dia 25 próximo a assinatura pelo Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, do contrato que autoriza a Prefeitura de Salvador a receber, junto ao BID, o total de US$105 milhões, provenientes do Prodetur e que se destinam a projetos turísticos.
JÁ DEFINIDA A DESTINAÇÃO - Alguns projetos já estão devidamente equacionados pelo Prefeito ACM Neto, a exemplo da reforma total da Avenida Sete de Setembro, uma das principais e mais importantes artérias do centro da cidade. Além disto, a complementação da reforma da bela orla de Salvador, desde a Praia de Stella Maris e até a Praia do Flamengo, que faz limite com o Município de Lauro de Freitas.
Estava programada para a semana que se finda a vinda a Salvador de representantes do BID, que terão em sua bagagem os documentos que serão concluídos, com vistas aos ajustes prévios que consubstanciarão os acordos de empréstimo.
PRESIDENTE DO CETH DA CNC PREOCUPADO COM A CONCORRÊNCIA A HOTELARIA-  Um dos palestrantes da reunião da Câmara de Turismo da Federação do Comércio do Estado da Bahia foi Alexandre Sampaio de Abreu, que é o Presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio. Em sua explanação, o Presidente discorreu sobre a preocupação da hotelaria brasileira com a proliferação descontrolada do comércio dos chamados alugueis para temporada, através de instrumentos como o Airbnb.
Trata-se, como óbvio, da disponibilização por algumas empresas de residências que são destinadas a aluguel dito para temporada, mas que vêm funcionando mesmo para a hospedagem de turistas nas diversas cidades do país. Evidente que, por se tratar de imóveis que acolhem várias pessoas, o custo avilta as tarifas normais da hotelaria tradicional.
Essa prática, segundo a argumentação, assemelha-se ao UBER, que tem preocupado tanto aos taxistas. Por essa razão, já se está articulando reivindicação ao Governo no sentido de que haja uma regulamentação capaz de disciplinar a prática e, pelo menos, reduzir os danos a hotelaria tradicional.

POR UM TURISMO PROFISSIONAL

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Os profissionais do turismo, quando chega a alta estação turística, entram num verdadeiro frenesi. É que esperam receber turistas em número superior ao da temporada passada. Os motivos para tanta euforia? Não é difícil de deduzir.
Apesar de muitos brasileiros, nesta alta estação, terem escolhido alguns países europeus e da América do Norte, para compras ou desfrutar as férias, vieram ao Ceará, especialmente, à capital cearense, milhares de turistas, oriundos do Centro-Sul e da Zona Norte do Brasil, e até do exterior, para visitarem o que há de belo, agradável e útil em nossas plagas
Acreditamos estarem os turistas a desfrutar os atrativos turísticos de Fortaleza e de outros municípios, mormente no litoral e serras. Esta temporada tem tudo para ser melhor do que a passada. Mas, se não for, a satisfação dos que vivem das atividades turísticas, em nosso Estado, será diminuída, e têm de pensar em preparar-se melhor, para a próxima temporada, ou seja, de dezembro de 2017 até o final de fevereiro de 2018.
Mas, sempre nosso receio, com a vinda de turistas, em grande número, ao Ceará, sobretudo a Fortaleza, diz respeito a alguns comerciantes inescrupulosos (ainda bem que há exceções!), que, na ânsia de lucrarem muito, elevam os preços de seus produtos e serviços, querendo, em um mês, ganhar pelo resto do ano. É claro que, em qualquer atividade econômica, deve-se pensar em lucro. Agora, lucrar demais, explorando os consumidores, ou vendendo algodão por veludo, aí é que não aprovamos e condenamos os que, assim, procedem.
Sempre que chamamos a atenção desses exploradores, há alguém a justificar esse senão, no turismo local, com o argumento de que turista tem dinheiro e é para ser explorado mesmo. Como turista é explorado, no mundo inteiro, não seria diferente no Ceará. 
Pelo amor de Deus, gente! Pensar e agir, descaradamente, extorquindo os bolsos dos visitantes, ou mesmo dos cearenses, é desconhecer os princípios éticos, que devem nortear as pessoas, também, em seus negócios. Afinal, cobrar a mais por um produto ou serviço, baseando-se nas finanças do consumidor e não no preço de mercado, é – repetimos – errado,  e enganar o consumidor.
Se abordamos esse assunto, é devido (sempre na alta estação) alguns turistas reclamarem dos preços cobrados, quando da compra de alimentos, em restaurantes, barracas de praia, serviços, artesanato, em suas variadas modalidades, diversões etc. Isso, minha gente, não é bom para o turismo alencarino. Explicando: turista, uma vez explorado, não retorna ao mesmo lugar, onde se sentiu explorado, afrontado e desrespeitado, como consumidor e, acima de tudo, como cidadão. NÃO AFUGENTEMOS, POIS, OS TURISTAS.

PESQUISA INDICA LISBOA E ILHAS SÃO PREFERÊNCIA DOS TURISTAS EUROPEUS

Cidade do Porto
Conforme a Jetcost, serviço de pesquisa de viagens, Lisboa foi a cidade mais solicitada por viajantes espanhóis, franceses, britânicos, alemães, italianos e holandeses. A capital de Portugal é uma cidade alucinante.  É a cidade das sete colinas, coroada por um castelo dos tempos dos mouros e banhado em luz artística, com uma beleza de filme e uma história cativante. É uma Capital aberta ao céu, com elétricos (bondes) barulhentos e elevadores como o de Willy Wonka; a cidade do fado que infunde melancolia mas com uma animada vida noturna. Modernidade, carisma e cenas de postal: Lisboa tem tudo. 
O Porto foi a segunda cidade escolhida por espanhóis, franceses, alemães e italianos e ocupa a terceira posição para britânicos e holandeses. Esta cidade que deu o seu nome ao País (e ao célebre vinho) é a segunda cidade de Portugal, após Lisboa. A cidade velha envolvendo a Ribeira, foi construída nas colinas com vista para o rio Douro, e a UNESCO a declarou património cultural da humanidade. A igreja de São Francisco, do século XIV, é a principal atração, juntamente com as adegas do célebre Vinho do Porto, que estão localizadas na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia. 
Faro, a porta de entrada do Algarve, com o seu precioso litoral, um dos mais lindos do mundo, está também muito bem colocada: é a segunda mais procurada por britânicos e holandeses, a terceira pelos franceses, alemães e italianos e a quarta pelos espanhóis. 
AS ILHAS - No que diz respeito às ilhas, a da Madeira parece ser a preferida pelos turistas europeus. Conhecida como "A Pérola do Atlântico",  é um arborizado paraíso de montanha abraçado pelo mar. A ilha de origem vulcânica proporciona variados tipos de aventuras, como caminhadas pelo Pico Ruivo, o pico mais alto da ilha a cerca de 1800 metros de altura. Na costa, as águas são tão azuis que por vezes podem ver-se baleias   nadar perto da ilha.
 Em Funchal, a Capital, onde vivem cerca de 100.000 pessoas, uma cultura única e de atrações como a Sé (Catedral) do século XV, e o Museu da Quinta das Cruzes. Tudo isso contribui para que ocupe a terceira posição nas preferências de espanhóis e a quarta de britânicos, franceses, alemães e holandeses. 
Também muito procurada por europeus que utilizaram Jetcost durante o ano de 2016 é a ilha de Porto Santo, escolhida no sexto lugar por britânicos, franceses, alemães e italianos, e a sétima por espanhóis. 
Das Ilhas dos Açores, a de São Miguel é a mais procurada ocupando a quinta posição em termos de preferência por todos os turistas Europeus, seguida de Santa Maria e Faial como os destinos ilhéus mais procurados. No imenso azul do Atlântico, a Mãe Natureza criou uma terra cheia de beleza natural. A força que brota da terra é sentida nos geiseres, nas águas quentes das termas e nos lagos vulcânicos, assim como no saboroso "Cozido das Furnas", que é cozinhado lentamente no interior da terra. 
NÚMERO CRESCENTE -  O Turismo em Portugal cresce ano a ano. Foi o País mais premiado na última edição dos prémios World Travel Awards, considerado o "Oscar do turismo", que reconheceu o País como líder em 24 categorias, um número nunca antes alcançado. Os prêmios provam o dinamismo, a qualidade e a consistência do turismo em Portugal. Os 24 prêmios conseguidos este ano melhoraram os resultados de 2015, quando o País recebeu 14 prêmios nos World Travel Awards. Algumas das categorias em que brilhou a oferta portuguesa foram "Melhor destino de praia europeu", concedido à região do Algarve (sul) ou a "Melhor ilha" a da Madeira. 

FESTIVAL VALE DO CAFÉ - DIAS AGITADOS E TURISMO EM FAZENDAS DO RIO DE JANEIRO

Tem encerramento no próximo domingo a 15ª edição do Festival Vale do Café, evento que teve abertura no último dia 21 e que vem agitando fazendas e movimentando  o turismo com música instrumental e gastronomia na cidade história de Vassouras (RJ) e nos municípios vizinhos do Vale do Café. 
Concertos nas antigas fazendas de café e a gastronomia local reforçam o conceito de turismo de experiência e aguçam o paladar em harmonia com a natureza. São cenários seculares que reúnem expoentes da música e atraem visitantes de volta ao período conhecido como ciclo do café. Nos dias da festa, a música, a natureza, os aromas e sabores estarão alinhados ao histórico das fazendas e seus personagens como barões, baronesas e escravos.
Cada estabelecimento é um atrativo turístico que leva o visitante a se envolver com os costumes da região. O turista tem opção de conhecer diferentes atrativos do Vale do Café que promovem turismo de experiência. O Festival começou oficialmente na na Fazenda União, em Rio das Flores, com um concerto lírico. Também participam do festival, a Fazenda Paraízo, do Barão do Rio Preto, considerada a mais autêntica da região, ainda em Rio das Flores; e a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí. Já a Fazenda Vista Alegre, em Valença, faz celebração musical para os turistas em um cenário que já serviu de locação para filmes e novelas.
A Fazenda das Palmas, no município de Paulo de Frontin, recepciona os turistas com violoncelistas e cardápio orgânico. Em Vassouras, a Fazenda São Roque também recebe o visitante com música clássica. No centro histórico da cidade, é possível aproveitar uma programação paralela ao evento, totalmente gratuita, com atrações musicais, artísticas e infantis durante todo o período do festival. 
Durante a visita ao Vale do Café, o turista conhece a história dos barões que se estabeleceram na região ostentando riqueza em sobrados suntuosos. Na época do Brasil Império, a região de Vassouras, utilizando-se de mão de obra escrava, chegou a produzir e comercializar 75% do café consumido no mundo.
Esta volta ao Brasil Imperial passa também pelos empreendimentos turísticos. Além das fazendas, o visitante encontra hotéis, restaurantes e lojas de artesanato nos vários municípios que integram o roteiro turístico. Cada atrativo oferece uma experiência diferente ao visitante, desde os saraus de música e oficinas de bordado das baronesas aos pratos servidos nos banquetes reais. São atividades que resgatam os hábitos e o gosto refinado dos barões.

ESTUDANTES E TURISMO - INTERCÂMBIO ENTRE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Decreto presidencial publicado na última quinta-feira (20), no Diário Oficial da União, promulgou o acordo de concessão - assinado em 2007 - do visto para estudantes dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O texto foi publicado no dia da abertura da 22ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em Brasília. Vale lembrar que o Brasil ocupa a presidência pro tempore da Comunidade durante o biênio 2016-2018.
A medida permitirá que estudantes brasileiros se candidatem a cursos acadêmicos ou técnico profissional em todos os países-membros da Comunidade: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Segundo o decreto, os estudantes interessados no acordo devem estar inscritos em cursos com, no mínimo, três meses de duração, em estabelecimento de ensino reconhecido e situado em outro país-membro. 
O visto deverá ser solicitado 30 dias após a aceitação no curso e a resposta não deverá ultrapassar os mesmos 30 dias. O documento terá validade de quatro meses a um ano e poderá ser renovado mediante prova de frequência e matrícula para o próximo período letivo.
ENCONTRO - No dia 29 de junho, ministros e autoridades do turismo de oito países participaram da IX Reunião de Ministros da CPLP, durante o 12º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, as autoridades discutiram o Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP e assinaram a Declaração de Foz do Iguaçu.
O plano foi elaborado pelo Brasil e tem entre as medidas previstas a promoção do desenvolvimento sustentável turístico nos países de língua portuguesa, além da manutenção das relações multilaterais entre eles. Já a Declaração de Foz do Iguaçu mostra um comprometimento das autoridades que a assinaram, junto a seus países, com o desenvolvimento social e econômico e fomento às discussões sobre cultura, trabalho infantil e poluição de oceanos. (Com o MTUR).

NOVO SERVIÇO DE BORDO DA LATAM

A LATAM começou no último dia 20 o Mercado LATAM, novo serviço de alimentação a bordo de voos domésticos. A novidade será implementada de forma gradual e, neste primeiro momento, estará disponível em cerca de 80 voos diários ligando 10 bases da companhia dentro do país. O serviço já foi implementado nos voos internos na Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Equador, e a previsão é tê-lo em toda a malha aérea da LATAM no Brasil nos próximos 45 dias.
 Os clientes de voos que tenham como origem ou destino os aeroportos de Bauru, Brasília, São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Galeão, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Ribeirão Preto e Santarém terão a possibilidade de desfrutar dos 52 produtos de excelente qualidade e alternativas para os mais variados gostos e preferências. 
O cardápio do Mercado LATAM no Brasil traz produtos tipicamente nacionais, como o brigadeiro, o bolo de banana, entre outras opções. A oferta de comida fresca também é ampla: sanduíches, wraps, saladas e diversas alternativas para o café da manhã, bebidas quentes e frias, snacks salgados e doces, menu para crianças, vegetarianos, veganos, comida kosher, opções para celíacos e pessoas com intolerância à lactose, além de um bar com espumante, vinhos e cervejas, entre outros.

EM DIA COM O FESTURIS 28/07/2017



ESPAÇO MICE DO FESTURIS 2017 SERÁ REVITALIZADO E TERÁ AGENDAMENTO OBRIGATÓRIO - Lançado em 2013, o espaço visa impulsionar este nicho de mercado que movimenta 4,32% de todo o PIB da indústria de viagens e turismo no Brasil
O Espaço MICE oferece ao participante do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo um mix de produtos com a participação de destinos, cias aéreas, Conventions, hotéis e protagonistas do mercado corporativo. Para 2017 o espaço será revitalizado com mudanças no layout e contará com a implantação de sistema de agendamento obrigatórios (através do Buyers Club) aos moldes do Espaço Luxury que foi implantado com sucesso na edição de 2016.
Além disso, a organização prepara um vasto programa que oferecerá conteúdo e proporcionará mais conhecimento, integração e relacionamento nos dois dias de feira.
Lançado em 2013, o Espaço MICE FESTURIS visa impulsionar este importante nicho de mercado que movimenta 4,32% de todo o PIB da indústria de viagens e turismo no Brasil e que cresce, em média, 14% ao ano. Estes dados reafirmam a crescente ascensão do segmento e fortalecem a imagem do Brasil para realização de grandes eventos.
Segundo a executiva do núcleo FESTURIS, Kenia Jaeger, “mesmo com o fácil acesso a tecnologia, o contato pessoal ainda é o grande diferencial para a conclusão das tratativas comerciais, e empresas que investem no Turismo de Negócios, alavancam sua marca dentro de um mercado competitivo. O Mice é um segmento em destaque que aquece a economia turística do país, onde de cada 3 assentos vendidos, 2 são corporativos, e entre os nichos do mercado, é o que mais cresce em termos de faturamento.”
Para a 29ª edição da feira internacional, o Espaço MICE apresentará algumas novidades:
– Layout repaginado, criando diferentes oportunidades para o expositor participar com estande ou mesa de trabalho;
– Agendamento obrigatório com 100 hosted buyers convidados, procedentes do mercado nacional e internacional;
– Espaço aberto para que os expositores desta área, possam atender quem não tem agendamento;
Marcas já confirmadas para esta edição: Redetur, GJP, Porto Alegre, CVB das Hortênsias, CVB Bento Gonçalves, Fundaparque, CVB Santa Maria, Guarita Park Hotel e Hotel Sandri. O espaço conta com o apoio institucional da Redetur.
Serviços: Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo; De 09 a 12 de novembro de 2017 - Serra Park (Feira de Negócios) - Palácio dos Festivais (Solenidade de Abertura e Congresso) - Gramado/RS
Espaço Mice:Dias 10 e 11 de novembro, Das 14 às 19h30, Serra Park, Gramado/RS
EXPOSITOR DO FESTURIS OFERECE PROJETO SOCIAL PARA AS ESCOLAS - O expositor confirmado na 29ª edição do FESTURIS, Parque Terra Mágica Florybal, desde sua fundação em 2012 trabalha com um projeto social chamado “sementinha de Amor”
No 1° ano de projeto, o Parque recebeu por volta de 5.000 crianças, o total de beneficiadas até o último ano foi de 40.000 crianças. O projeto tem o objetivo de viabilizar para crianças de escolas públicas de todo o Rio Grande do Sul um momento de lazer que nem sempre seus pais podem proporcionar. Elas ganham a entrada, um lanche e uma bebida para poder curtir o passeio sem precisar se preocupar em ter dinheiro para gastar.
“Uma das experiências mais emocionantes e abençoadas que já vivi é esta, de poder proporcionar um dia tão especial, talvez único e inesquecível na vida de muitos de nossos alunos visitantes”, comenta Valdir Cardoso, diretor do Parque
Em abril deste anos foi inaugurado um novo espaço destinado exclusivamente para o projeto, um lugar onde as crianças lancham e podem deixar suas mochilas guardadas para pode aproveitar o passeio.

FOCO: CULTURA E GASTRONOMIA - INAUGURADO O MERCADO CULTURAL DOS PINHÕES

Foi inaugurado na quarta-feira última, 26, pela Prefeitura de Fortaleza, o Mercado Cultural dos Pinhões, anexo do atual Mercado dos Pinhões, na: Praça Visconde de Pelotas, S/N, Edifício Anexo. O ato aconteceu pela manhã, quando houve o festival de comida de boteco, no qual renomados chefs de cozinhas apresentaram seus petiscos da culinária nordestina. O evento, realizado pelas das Secretarias da Cultura e Regional Centro da Prefeitura, teve a parceria da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará, responsável pelo Festival de Comida de Boteco.
O projeto do novo equipamento visa transformá-lo, junto ao Mercado dos Pinhões, no Polo Cultural e Gastronômico de Fortaleza, em um ponto de referência da comida cearense, com festivais gastronômicos temáticos junto à programação cultural regular. A programação contará com shows musicais, feiras de artes e de gastronomia voltados para todos públicos das mais variadas faixas etárias.
REFORMA -  O Mercado Cultural dos Pinhões foi reformado pela Secretaria Regional Centro, em um investimento de R$ 297.078.08. A reforma contou com a criação do segundo piso, de quatro novos boxes, área de convivência, restauro de 14 boxes no térreo, além do dimensionamento do restante de área do pavimento térreo para novos espaços, como a administração, banheiros, área para plataforma de elevador para deficientes, escada de acesso ao 2º piso, recuperação total da cobertura e estrutura metálica existente, novas instalações elétricas, hidráulicas, para-raios, gás e combate a incêndio. A obra contou ainda com novos revestimentos e pavimentações, incluindo itens de acessibilidade.
O anexo conta com 18 boxes para comercialização, banheiros, sala para administração, elevador plataforma para deficiente, escada de acesso ao novo 2º piso e áreas de convivência no pavimento térreo e no novo 2º piso.
O Mercado Cultural dos Pinhões recebeu ainda em sua fachada uma intervenção artística, em uma parceria com a empresa Bossa On The Wall. A artista Thiliê Aragão explicou que a ideia do grafite é mostrar que o Mercado é um espaço de encontro de pessoas e da cidade. 

NO CENTRO DRAGÃO DO MAR - HOJE, A ABERTURA 2º FESTIVAL DE MÚSICA DA JUVENTUDE

A Coordenadoria de Juventude, da  Prefeitura de Fortaleza,  promoverá a abertura do 2º Festival de Música da Juventude, hoje,  às 20h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O show de abertura, denominado “A Nova Geração da Música Cearense”, é aberto ao público e contará com a apresentação de participantes da primeira edição do evento.
Os grupos, Indiada Buena, Nafandus, Projeto Acordes, Felipe Lustosa e Original Rap Cearense apresentarão um conjunto de músicas autorais, além de um repertório de compositores cearenses. A direção musical é do guitarrista, violonista e produtor musical, Mimi Rocha.
Na ocasião, também será realizada uma reunião com os participantes das 36 bandas selecionadas no festival deste ano, que tem como premiação o valor de R$ 10.000,00 para o 1º colocado; R$ 7.000,00, para o segundo;  e 5.000,00 para o terceiro lugar e troféus. Serão realizadas seis etapas. A primeira está marcada para o dia 30 de julho e a grande final acontecerá no dia 07 de outubro.
O festival, que tem como objetivo contribuir ainda mais na construção e aprimoramento da narrativa musical local, também vai colaborar com a formação dos jovens por meio da promoção de cursos e oficinas voltadas para temas específicos do segmento da música.
As oficinas de harmonia, canto, rítmica e prática de grupo serão ministradas em parceria com o Instituto Future nos dias 19, 20, 21, 25 e 26 de julho, de 8h às 12h, no Cuca Mondubim.

NA SEDE DA ACOCECE - HOJE EM QUIXADÁ FESTIVAL DE CARNES DE CORDEIRO

Com o objetivo de aproximar a gastronomia típica do Sertão Central dos consumidores e turistas, o Escritório Regional do Sebrae Ceará, no Sertão Central,  realiza hoje, 28, o Festival de Carnes de Cordeiro do Sertão. A ideia é, através de uma forma criativa, promover a competitividade e a sustentabilidade através do incentivo à inovação, melhoria da gestão, acesso a novos mercados e implantação de boas práticas de segurança alimentar.
O evento, que tem a parceria da Associação de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará, Associação Comercial do Ceará e Senac, espera, também, incentivar um olhar diferenciado sobre a experiência acumulada, na região, em torno da gastronomia das carnes ovinas e caprinas, apresentando, para isso, receitas inéditas e enriquecida com ingredientes típicos da culinária caraterística local.
Historicamente, a região do Sertão Central sempre teve na ovinocaprinocultura uma das suas atividades econômicas mais marcantes, estando disseminada em todos os municípios do território e contabilizando um rebanho de ovinos de 201.457 cabeças- o que representa 10% do estado, e de 70.168 caprinos- respondendo por 7% do estado-, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Produção da Pecuária Municipal (PPM) 2011-2013. 
Com programação totalmente gratuita, o Festival acontecerá na sede da Acocece, em Quixadá, com a parceria da a Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará- ACC, participação dos restaurantes locais e reunindo chefs convidados especialmente para o evento. 
Durante o Festival, os restaurantes promoverão workshops de culinária, com a degustação de pratos, além do lançamento de um livro de receitas à base de cordeiro e a realização de um concurso gastronômico que escolherá os três melhores pratos, que serão avaliados por uma banca de especialistas em Gastronomia. 

ASSINADA A CONCESSÃO - O GRUPO FRAPORT MANDARÁ POR 30 ANOS NO PINTO MARTINS

Autoridades: Governador Camilo Santana, Vice-presidente da empresa, Aletta Masembach, Prefeito Roberto Claudio, embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel
Com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, da vice-presidente da empresa, Aletta Masembach, assim de várias outras autoridades federais, estaduais e empresários, ocorreu na manhã de ontem, em Brasília, a cerimônia de assinatura de concessão dos aeroportos, que passarão à gestão de empresas particulares.  Com as assinaturas, o governo recebe, à vista, R$ 1,4 bilhão. O leilão que definiu as concessões foi realizado em março.
O governo vai arrecadar, no total, R$ 3,7 bilhões em outorgas com a concessão dos aeroportos. Os grupos vão pagar ao governo, à vista, 25% do valor mínimo da outorga mais o ágil ofertado, o que totaliza os R$ 1,4 bilhão.
Os prazos dos contratos de concessão são de 30 anos, exceto o aeroporto de Porto Alegre, que é de 25 anos. Os contratos podem ser prorrogados por mais 5 anos.
Os aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre serão operados pelo grupo Fraport AG Frankfurt Airport Services, de origem alemã. O de Salvador ficou com a francesa Vinci Airports, e o de Florianópolis com a Zurich International Airport AG, da Suíça. As três empresas têm experiência na administração de aeroportos em diversos países.
O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, destacou a importância da aviação para a integração nacional e o desenvolvimento do turismo e reforçou que a cerimônia de hoje é “a prova de que o Brasil é um lugar rentável e seguro para investimentos.
INVESTIMENTOS - Os grupos terão que investir R$ 6,6 bilhões nos quatro terminais. Os investimentos serão em áreas como a ampliação dos terminais de passageiros, dos pátios de aeronaves e de estacionamentos. No aeroporto de Salvador, há exigência de construção de uma nova pista de pouso e decolagem e, no de Florianópolis, será preciso construir um novo terminal de passageiros e um estacionamento.
As concessionárias também deverão fazer melhorias imediatas nos terminais, como revitalização e atualização de sinalizações e de sistema de iluminação, oferta de internet gratuita de alta velocidade, além de melhorias de banheiros e fraldários, sistemas de climatização, escadas e esteiras rolantes.
Dados do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil mostram que os quatro terminais respondem por 11,6% dos passageiros que circulam no país, por 12,6% das cargas e por 8,6% das aeronaves do tráfego aéreo brasileiro. 
PALAVRAS DO GOVERNADOR DO CEARÁ - O chefe do Executivo explicou que, neste primeiro momento, a nova operadora vai comandar o aeroporto de Fortaleza em diálogo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “A partir de agora, a Fraport assumirá transitoriamente o aeroporto (Pinto Martins), juntamente com a Infraero. Em janeiro, ela assumirá sozinha”, disse.
Ainda segundo Santana, valor da ordem de R$ 2 bilhões será investido na modernização do terminal nos próximos anos. “Isso vai ampliar a movimentação do aeroporto, atraindo voos internacionais. Muita coisa tem sido feita desde o leilão até agora. A Fraport tem trabalhado muito em estratégias”, garantiu. O Aeroporto de Fortaleza embarca 6,3 milhões de passageiros por ano. Em 2047, sob o comando da Fraport, esse número deve chegar a 29,2 milhões por ano. (Com a Agência Nacional / ASCOM CE)

ATRAÇÃO DE ITU - PARQUE DO VARVITO COMEMOROU 22 ANOS

Formação geológica do Parque
No próximo último domingo, 23, Itu comemorou a criação do Parque do Varvito, em 1995. Verdadeiro monumento geológico, o Parque foi construído no entorno de uma antiga pedreira, numa área de 44.346 metros quadrados, muito próxima do centro histórico da cidade. O Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha em toda a América do Sul. 
A denominação “Varvito” é atribuída, pelos geólogos, a um tipo único de rocha sedimentar, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. O mais interessante e importante é que esse tipo de rocha sedimentar contém evidências de uma extensa idade glacial que aconteceu há 280 milhões de anos. 
Na época glacial, a região onde hoje se encontra a cidade de Itu foi coberta por um imenso manto ou lençol de gelo, que se estendeu por todo sudeste da América do Sul. Reconhecida como raridade geológica, a pedreira do Varvito já recebeu milhares de visitantes, até hoje, entre turistas, estudantes e colégios de outras cidades, pesquisadores, geólogos e foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo). 
O Parque do Varvito, além de oferecer ambiente agradável em contato com a natureza, permite, também, conhecimento geológico aos visitantes através de diversos painéis didáticos que explicam as geleiras que passearam pela região. 
Além disso, as famílias visitantes podem usufruir de lanchonete/restaurante, bosques, lago, cascata, quiosques, play ground, anfiteatro ao ar livre, espaço para exposições e estacionamento para automóveis, motos e ônibus. 
O endereço é Rua do Parque do Varvito, no bairro Parque N.S. da Candelária, a apenas 1.400 m do centro histórico de Itu e a 400 metros da Rodovia Santos Dumont. Abre das 8 às 18 horas, de terça a domingo com ingresso gratuito. 

ROTA DO SOL SEMANAL 28/07/2017