Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

CALEIDOSCÓPIO - MEDO, MUITO MEDO

MEDO, MUITO MEDO
Momentos ingratos. A população brasileira acha-se acuada, apavorada,  com muito medo  mesmo. Para onde vamos?   Os marginais dos assaltos, de toda espécie,  de  crimes contra pessoas e também do erário  dominam o País, da capital da República ao menor distrito. Não há segurança quando se está em casa, nas ruas, nos bancos , principalmente. Bem articulados, sob um comando invisível, mas poderoso, os ladrões não respeitam mais nem a polícia, pois assaltam quando querem as delegacias, roubam armas, soltam presos e agem com violência para atingir os seus inconfessáveis objetivos. Risco maior quando se precisa  utilizar os serviços bancários. Os “donos do pedaço” sabem quem vai sacar e assaltam sem dó nem piedade. Amedrontam,  matam no maior vacilo. Segurança, coitados dos seguranças de bancos, vítimas quase sempre da  ausência  dos meios precisos para exercer suas funções de combater o crime. Os bancos, é  patente, não oferecem a desejada proteção aos clientes, nem aos seus funcionários. A coisa está feia. O  desalento e a revolta são  ainda maior quando se trata dos ladrões dos cofres públicos encastelados nas  esferas do poder. Corporativos, sangram o dinheiro do povo de forma sofisticada e até grosseira. Enriquecem de uma hora para outra na quase certeza da impunidade.  As investigações, as comissões de inquérito, os espetáculos dos depoimentos dos acusados, pelos menos até agora,  são bons espetáculos circenses. Não nos lembramos de  que nenhum acusado esteja pagando pelos delitos cometidos. Será que agora,  nesta Comissão de Inquérito sobre  o tal  Cachoeira e sua teia, quando estão nomeados governadores e “laranjas” de muitos sítios, teremos um final positivo, com a punição, punição mesmo, dos culpados?  E se o homem abrir a boca e falar tudo que sabe, indicar todas  as suas companhias?  Esta hipótese certamente não acontecerá, pelo óbvio. Uma cousa é certa e concordamos com veterano e combativo jornalista  Hélio Fernandes: a população brasileira, os eleitores, somos os grandes culpados pelo que vem acontecendo. Até agora, de fato, a quase totalidade da massa que vai às urnas  vem escolhendo muito mal os seus governantes. Ilude-se pelo prato de lentilha, até pela amizade,  mesmo conhecendo o passado dos amigos  e dos escolhidos  para o seu voto.  Eleitores do meu Brasil, “quo vadis” ?

SEDEX A PASSO DE CÁGADO
Sobre nosso último “Caleidoscópio”, recebemos do amigo e confrade Antônio Calábria o seguinte:
“José Carlos, a propósito de seu editorial na última edição do Rota do Sol, apresento minha solidariedade no que diz respeito ao desrespeito dos Correios com seus usuários, principalmente do Sedex, serviço que já foi padrão e hoje não passa de um Conto do Vigário, uma enganação para faturar. Tenho tido tristes experiências com a Revista Rota Viva enviada por esse meio. Só funciona, mesmo assim nem sempre, entre capitais de Sul e Sudeste, deixando de lado o Nordeste e outras regiões. Para se ter ideia - e para comprovar,  basta rastrear, um objeto postado em João Pessoa para São Luís vai a Recife, de Recife vai a - pasme - São Paulo e de São Paulo é que é enviado para São Luís, num prazo total nunca inferior a uma semana. A correspondência simples com um preço infinitamente menor vai em 3 dias. Mas esse problema é do monopólio que é exercido pelos Correios. Como não há concorrência, podem fazer o que bem entendem que não são incomodados. E como no Brasil há o costume de não se recorrer à Justiça, em parte por comodismo e em grande parte por ineficiência, ficamos entregues aos desmandos de órgãos decadentes como esses, que por incrível que pareça já foram exemplo de eficiência. É mais um que se sucateia depois de ser aparelhado pelo PT.Abração.Antonio Calabria - Editor Revista Rota Viva”


RIO+20 – ESFORÇO PARA SALVAR O PLANETA TERRA

O Rio de janeiro está concentrando os olhares do mundo com a realização  da Rio+20, evento maior que trata sobretudo da ecologia e de um desenvolvimento sustentável na busca de criar uma agenda  para as próximas décadas. O objetivo da Conferência  'é a renovação do compromisso politico com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do processo e das lacunas na implementação das decisões pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes”.  Estão presentes os Estados Membros, nesta primeira fase representados pelas maiores autoridades nos assuntos da pauta de cada país. No final do evento, contudo, para firmar acordos,  virão os Chefes de Estado. Registre-se também a presença de entidades governamentais e não governamentais que já vêm empregando esforços no sentido de salvar o planeta terra de uma degradação incontrolável.
No Riocentro, a Conferência está dividida em três etapas. De 13 a 15 de junho, realiza-se a última reunião preparatória para a negociação dos documentos da Rio+20. Entre 16 e 19 de junho, a sociedade civil terá oportunidade de participar dos "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável", dos quais resultarão recomendações aos Chefes de Estado e de Governo. De 20 a 22 de junho, Chefes de Estado e de Governo se reunirão para formalizar as decisões e discutir os dois temas da Conferência, de acordo com a resolução 64/236 da Assembleia Geral da ONU: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
TERITÓRIO DA ONU -  a partir do dia 5,  o RioCentro, local dos principais eventos oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável (rio+20), está sob a responsabilidade da ONU. A entrega simbólica do RioCentro foi feita ontem  pela presidenta Dilma Rousseff  ao secretário-geral da conferência, embaixador Sha Zukang,  durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em Brasília.
A ONU recebeu do comitê nacional de organização cinco pavilhões com infraestrutura de tecnologias da informação e comunicação (tic), com 7km de fibra ótica, 205km de cabo de rede, serviço de internet sem fio de 10gbps, 8km de cabos telefônicos e mais cinco mil ativos de tic (computadores, equipamentos de rede e telefones, entre outros).
Nos trabalhos de organização da conferência, e com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e sociais, especial atenção foi dedicada a nove grandes áreas: gestão de emissões de gases de efeito estufa, recursos hídricos, resíduos sólidos, energia, transporte e construções, compras públicas, turismo e alimentos sustentáveis.
PAVILHÃO BRASIL -A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou também  ontem da cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento aconteceu no Parque dos Atletas. O Pavilhão Brasil apresenta a evolução do desenvolvimento sustentável brasileiro. O objetivo é divulgar as políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Reunindo destaques da evolução do desenvolvimento sustentável no Brasil desde a Conferência Rio-92 e apontando desafios para os próximos anos, a exposição foi organizada em cinco eixos temáticos: Inovação e Produção Agrícola Sustentável; Inclusão Social e Cidadania; Energia e Infraestrutura; Turismo, Grandes Eventos e Cultura; e Meio Ambiente.
TURISMO SUSTENTÁVEL -As ações em turismo sustentável fundamentam-se no Programa Passaporte Verde e na adoção de boas práticas no setor hoteleiro envolvido na Conferência. Para isso, o CNO incluiu o conteúdo do Programa Passaporte Verde no aplicativo oficial da Rio+20 e em seus materiais de divulgação na rede hoteleira. O CNO está em fase final de elaboração do documento Diretrizes de Sustentabilidade para os Meios de Hospedagem.
A Campanha Global Passaporte Verde é uma iniciativa da Força Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável e está fundamentada nas políticas de Consumo e Produção Sustentáveis. O Governo brasileiro é representado pelos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, os quais, juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Ministério da Ecologia e Desenvolvimento Sustentável da França, decidiram criar e implementar a Campanha Internacional Passaporte Verde para alcançar os objetivos propostos pela Força Tarefa Internacional.
PASSAPORTE VERDE -  Em preparação para a Rio+20, foi lançada no Brasil a campanha internacional “passaporte verde, turismo sustentável por um planeta vivo.
Para estimular o turismo sustentável em todo o planeta, os ministérios do meio ambiente (mma) e do turismo, em parceria com o programa das nações unidas para o meio ambiente (pnuma), lançaram na semana do meio ambiente o passaporte verde.
 trata-se de uma campanha mundial que visa a estimular o turista a pensar suas escolhas e seus padrões de consumo nos destinos que visita. A ideia é conscientizar o turista para contribuir na preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas nos locais visitados.
a campanha, que tem como slogan “turismo sustentável por um planeta vivo”, aposta nas mídias digitais e sociais. O site oficial  inclui uma página no facebook que articula e divulga suas ações. Todo o material da campanha está disponível para download.

FALECEU A JORNALISTA SILVINHA OLIVEIRA


Silvinha em Olinda, durante encontro da Abrajet em abril.

O jornalismo de turismo brasileiro ficou menor. Após luta sem tréguas de alguns anos contra o câncer que lhe dominava, a competente e admirada  Silvinha de Oliveira perdeu a batalha e morreu na última quinta-feira, 7, no Hospital Primavera, onde às pressas fora internada quando estava desenvolvendo ações em São Francisco de Canindé, município onde estava prestando relevantes serviços como secretária de Turismo.  
A morte de Silvinha representa não só uma perda para os jornais e o turismo  de Sergipe, seu estado natal,  e da Abrajet, entidade que com ela sempre lutou pelo turismo nacional. Tão pouco somente para Canindé, município que, com sua garra e inteligência, estava tornando mais visível nacional e internacionalmente. Perdemos nós, os seus colegas, que a tínhamos como exemplo de vida, pela inteligência, força de vontade e obstinação para vencer problemas. Perdeu este “Rota do Sol”, que a tinha como uma das suas mais importantes colaboradoras. 
Silvia Oliveira era casada e deixa uma filha. Trabalhou em vários órgãos da imprensa de Sergipe, entre os quais o “Jornal da Cidade”. Participou do Conselho Administrativo da Empresa Sergipana de Turismo, dedicando os últimos anos ao turismo de São Francisco de Canindé, onde desempenhava as funções de secretária de Turismo. Foi presidente da Abrajet Sergipe e recentemente estava retornando à função. Verdadeira “glob-troter”, promoveu o turismo brasileiro dentro e fora do País. Exemplo esteve presente à recente BNTM, realizada em São Luís do Maranhão.  
Pesarosa, a Abrajet Nacional EMITIU a seguinte comunicação: 
“A ABRAJET Nacional, manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento da Jornalista SILVIA DE OLIVEIRA, presidente da ABRAJET Sergipe. Silvia de Oliveira, secretária de Turismo do Município de Canindé, era uma das mais respeitadas e conceituadas jornalistas do Turismo brasileiro, no qual se firmou por sua competência profissional e pela ética na qual sempre pautou suas ações. Era, além disso, pessoa de grande capacidade de comunicação, o que lhe granjeou uma legião de amigos muito grande. Ajudou a construir a ABRAJET Sergipe, sempre preocupada no aprimoramento profissional da categoria, trabalho pelo qual externamos de publico a nossa gratidão a essa excepcional colega.São Paulo, 09 de junho de 2012. Helcio Estrella - Presidente Nacional”
Esta foi a nota da  direção da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur): “É com muito pesar que informamos o falecimento da nossa colega Silvinha Oliveira. Uma grande e guerreira mulher, que dedicou os anos de sua vida para que o turismo em Sergipe despontasse no cenário nacional, em especial, o de Canindé de São Francisco, cidade que adotou e amou como se fosse sua”.

TEATRO PALCO E RUA EM BH


Começou dia 9 e vai até o dia 24 de junho, a maior edição do FIT-BH, evento que movimenta o calendário cultural da capital mineira com mais de 140 apresentações artísticas. O Festival, realizado pela Prefeitura de BH, por meio da Fundação Municipal de Cultura, é considerado um dos maiores festivais internacionais de teatro do país e um dos cinco principais da América Latina. 
Na 11ª edição, em 16 dias de evento, o FIT-BH i oferece 19 espetáculos internacionais, 12 nacionais e 10 locais, com 143 apresentações em aproximadamente 60 diferentes espaços da cidade. Nesta edição, as nove regionais serão contempladas com ações previstas nos 16 Centros Culturais. Orientada pela tendência de buscar a descentralização dos eixos e fluxos de produção, a curadoria do FIT-BH traz à cidade convidados que representam culturas heterogêneas. Espetáculos de mais de dez nacionalidades serão apresentados ao público, desenhando uma programação diversificada. 

REUNIÃO IMPORTANTE DA ABAV NACIONAL


Convidados no jantar que reuniu representnantes das agências de viagens latinas

Ontem, a ABAV Nacional promoveu a II Reunião de Associações de Agências de Viagens da América Latina, no Rafain Hotel Palace e Convention Center, durante o 7º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu. Além da entidade brasileira, o evento reuniu associações de mais seis países, entre eles: Argentina (AAAVYT), Bolívia (ABAVYT), Chile (ACHET), Paraguai (ASATUR), Peru (APAVIT) e Uruguai (AUDAVI).
O evento deu sequência aos debates iniciados na Vitrine Turística da Colômbia (ANATO), em março deste ano. Na oportunidade, Antônio  Azevedo, presidente da Abav,  falou sobre a recente filiação da entidade brasileira à Aliança Mundial das Associações das Associações de Agentes de Viagens (WTAAA, sigla em inglês), a propósito da possível criação de uma instância de representação e debates, que reunirá as associações nacionais das agências de viagens em defesa dos interesses turísticos do continente. Diversos outros assuntos estiveram na pauta.
A próxima Reunião de Associações de Agências de Viagens da América Latina será na primeira semana de setembro, na cidade de Valdívia, no Chile.

MÚSICA, ECOLOGIA E CULTURA NO 5º JERI


Amanhã e sábado, a paradisíaca Praia de Jericoacoara será palco da 5ª edição do Jeri Eco Cultural,  evento que terá apresentações de grupos musicais do cenário local e cearense, numa combinação entre bons shows e o envolvimento da comunidade local em atividades sustentáveis e ambientais. Samba, reggae, rap, afrobeat, bolero e romântico são alguns dos gêneros que poderão ser conferidos durante o show do Rap Criolo
A expectativa é que o Jeri Eco Cultjural deste ano ultrapasse  público médio de 12.000 pessoas nos dois dias do eventos, entre turistas e moradores do município. A realização e a Coordenação de Produção são da Free Lancer Producções e 77 Eventos, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará. Apoios: Prefeitura Municipal de Jijoca , SEMACE,  SEBRAE e da Associação de Cultura Avoante
PROGRAMAÇÃO -  Amanhã: Oficina - Fábrica de Vassouras Ecológicas (facilitador José Cláudio Frota) - 16h; Oficina - Forno Solar (facilitador Moacir Júnior) - 17h;Apresentação de Capoeira com o grupo Tribo Jeri Capoeira - 20h; Apresentação da Orquestra Sinfônica de Jijoca - 20:30h;  Banda Nigroover (Fortaleza) - 21:30h;  DJ Leo Teruz  (Fortaleza) - 23h. Sábado: Oficina - Combate contra as Drogas - 16h; Oficina - Multi utilidades do lixo (facilitadora Juliana Lacerda) - 17h; Show com Nayra Costa (Fortaleza) - 21h; Show com a revelação nacional: Rap Criolo e Banda (São Paulo) - 23h;   DJ Leo Teruz (Fortaleza) - 00:30h.

LICITAÇÃO: PROJETO DE SANEAMENTO DE PRAIAS

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5  a Secretaria do Turismo do Estado, preocupada com a construção do desenvolvimento sustentável, vem realizando ações concretas que evitam a degradação total do meio ambiente, como cuidados com a preservação de nossas praias: âncoras do turismo cearense.
Neste sentido, a Setur/CE  acaba de enviar para licitação mais um projeto de esgotamento sanitário e abastecimento de água, desta vez para o município de Aquiraz, para as localidades de Iguape e Barro Preto, com recursos estimados em R$ 13 milhões.
Outras praias beneficiadas com ações semelhantes são: Porto das Dunas e Cumbuco, com obras em andamento, e Taíba e Flecheiras, cujos projetos e/ou processos licitatórios estão em curso.
Além destas áreas, há outros projetos de preservação ambiental que fazem parte do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste, tais como a recuperação de lagoas e dunas. No total, serão investidos mais de R$ 140 milhões em obras relacionadas ao meio ambiente.

FORTALEZA CONVENTION NEWS

FORTALEZA CONVENTION NEWS

CONSELHO CURADOR DO FC&VB SE REUNE E ELEGE DIRETORIA ADMINISTRATIVA BIÊNIO 2012/14
Diretoria eleita pelo Conselho Curado
No dia 31 de maio passado o Conselho Curador do Fortaleza Convention & Visitors Bureau reuniu-se na sede da ABIH/CE. Na ocasião a Diretoria executiva apresentou prestação de conas do ano 2011 que foi aprovada pelos conselheiros. Em seguida a Diretoria Administrativa composta pelo Presidente Colombo Cialdini, Vice Presidente Ivana Bezerra Boris e Diretora Secretária Gabrielle Nobre, foi eleita por unanimidade para o biênio 2012/14. O Presidente Colombo Cialdini finalizou a reunião agradecendo a todos os parceiros que contribuíram para o êxito das ações realizadas pelo Convention Bureau.

                     PRESIDENTE DA ABAV NACIONAL VISITA CENTRO DE EVENTOS


Comitiva que acompanhou Visita Técnica: Colombo Cialdini (FC&VB), Antônio Azevedo (ABAV); Bismarck Maia (SETUR); Verônica Patrício (ABAV-CE) e Edmilson Rodrigues (Seindetur).
Presidente Nacional da Abav – Associação Brasileira das Agências de Viagem, Antônio Azevedo visitou o CEC – Centro de Eventos do Ceará com o objetivo de Fortaleza receber o Congresso da ABAV em 2013.  Acompanharam esta visita técnica o Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, a Presidente da Abav Ceará, Verônica Patrício, o Presidente do Sindetur, Edmilson Rodrigues e do Fortaleza Convention Bureau, Colombo Cialdini. Segundo Colombo Cialdini: “O Ceará já formalizou interesse de trazer um encontro da ABAV para o CEC em diversas oportunidades e agora com apoio do trade local e do Governo do Estado do Ceará vamos finalmente captar este importante evento para 2013 e futuramente a Feira das Américas”, finalizou.

PASSO DE ARTE NORTE E NORDESTE PROCURA TALENTOS

Meyriane Gonçalves, melhor bailarina em 2011

Na sua 6ª edição em Fortaleza, com uma programação dedicada às diversas vertentes da dança, começou ontem e vai até domingo próximo, no Centro de Convenções do Ceará, o Passo de Arte Norte e Nordeste, uma das maiores competições de dança do País.
Cerca de 1500 bailarinos de nove estados disputam prêmios em dinheiro, troféus e vagas para a 20ª competição internacional Passo de Arte, que acontecerá em julho na cidade de Indaiatuba/SP. Também concorrem a indicações de solistas e conjuntos para o Youth America Grand Prix Brasil 2012 (YAGP Brasil), marcado para setembro, na cidade de Santos. No evento de São Paulo sairão os representantes brasileiros para o YAGP de Nova Iorque, que reunirá no próximo ano  bailarinos de vários países.
Com criteriosa premiação e seleção para competições internacionais, o Passo de Arte é uma referência de qualidade da dança desenvolvida no país. Realizado pelo Instituto Passo de Arte, de São Paulo, revela talentos de diversas regiões do país e alcança também Paraguai e Urugua
A premiação de R$ 4 mil reais é ofertada  ao melhor bailarino, à melhor bailarina, ao melhor grupo e ao melhor coreógrafo, além das classificações por gêneros e modalidades. Em Fortaleza o júri será composto por Toshie Kobayahi (SP), Ady Addor (SP), Edy Wilson (SP), Marluce Medeiros (RJ) e Ivo Alcântara (SP).
PARTICIPANTES DO CEARÁ – Do Ceará, participam: Cia. de Dança Estilo de Rua (Acopiara) / Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza / Studio de Dança Mainara Alburquerque / Companhia de Dança Christus / Academia de Dança Dom Quintino / Escola de Ballet Janne Ruth / Xenia Skeff / Escola de Dança Premium / Cia. de Dança Lia Ary / Academia Núcleo Sol / Escola de Ballet Goretti Quintela / Academia de Dança Michelle Fontenelle / Baillart Academia / Academia de Dança FB / Academia Tereza Passos / Academia Rossana Pucci / Equipe Gym Life / Academia de Dança Espaço Ativo / Cia. de Dança Maria Ester / Escola de Dança Passos / Vivi Lavour / Balé Folclórico Popular de Fortaleza.

SOCIEDADE CONSULAR VISITA O CEC

Sociedade Consular Cearense, visitou o Centro de Eventos do Ceará (CEC)

Nove cônsules, membros da Sociedade Consular Cearense, visitou na semana passada as obras de construção do Centro de Eventos do Ceará (CEC).
Representantes de Argentina, Belize, Finlândia, França, México, Holanda (cônsul e vice), Portugal e República Tcheca conheceram os espaços do novo  equipamento e se dispuseram a intermediar a vinda de eventos e congressos.
Segundo o cônsul da Finlândia, Ednilton Soares, os organizadores de eventos, o Governo do Estado e outros profissionais do trade turístico podem contar com o apoio dos consulados locais para promover o equipamento.
O novo Centro de Eventos do Ceará está com cerca de 99% das obras concluídas e deve ser finalizado neste mês de junho.

A USINA SOLAR DE TAUÁ PODERÁ TER 45MW


A ampliação na geração de energia solar para 45 megawatts da Central Geradora Solar (CGS) Fotovoltaica pela empresa MPX foi apresentada na última terça-feira, no Cine Teatro Maria Carmem Gomes Vieira, no Parque Enéas Alves de Oliveira, no Centro de Tauá, na Região dos Inhamuns.  A apresentação aconteceu durante audiência pública presidida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) que tratou do processo de licenciamento ambiental em Tauá. O objetivo foi mostrar à população e ao poder público local aspectos referentes aos estudos ambientais, construção da CGS e benefícios gerados.
Esse tipo de audiência pública é necessária ao licenciamento de obras/atividades que demandem elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo relatório (EIA-RIMA). Nessa etapa, o município que receberá o empreendimento é convidado a entender todos os seus pontos, a fim de questionar impactos ambientais e dar sugestões que irão ser estudadas pela equipe técnica da Semace. Tais sugestões servirão de subsídio para elaboração de parecer técnico do órgão ambiental, o qual será levado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) para apreciação e votação dos conselheiros. Uma vez que a CGS tenha parecer favorável da superintendência e tendo este sido aprovado pelo Coema, há a publicação de resolução em Diário Oficial do Estado (DOE) oficializando a decisão. Somente após este processo é possível a emissão da licença prévia pretendida pelo empreendedor.

SEMINÁRIO DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES ESPECIAIS E GEOTECNIA


A sétima edição do Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia (SEFE7) será realizado no Expo Transamérica, na cidade de São Paulo, no período de 17 a 20 vindouros. A cada quatro anos, o SEFE reúne os mais importantes técnicos, executores, projetistas, consultores e empresários do setor de fundações, sondagens e geotecnia no Brasil.
Com a denominação de Feira da Indústria de Fundações, a novidade este ano é a parceria inédita entre as entidades nacionais promotoras do evento e o Deep Foundations Institute (DFI), organização sediada nos Estados Unidos e que congrega as principais empresas e técnicos da área da engenharia de fundações profundas no mundo, dando assim uma nova dimensão ao Seminário e à Feira.

MARCAS FAMOSAS EM FESTAS JUNINAS


“Mistura Finna de Puro Sabor” é o nome da campanha de ativação das marcas de farinha de trigo Finna e margarina Puro Sabor da M. Dias Branco para festejar o São João deste ano. As marcas estarão presentes nas festas juninas mais tradicionais do Nordeste: nas cidades de Maracanaú (CE), Mossoró (RN), Santo Antônio de Jesus (BA), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
Em Maracanaú, de hoje até domingo, Finna e Puro Sabor patrocinarão o evento iniciado no dia 1º e montarão a Tenda Mistura Finna de Puro Sabor com diversas brincadeiras como jogo das argolas e de dado. O público também poderá tirar fotos em um painel especial.

HOMENAGEM A EDMUNDO LEMOS NO FESTIVAL DE GRAMADO

O jornalista da Abrajet Edmundo Lemos, um dos baluartes na promoção e divulgação do turismo não apenas da sua Bahia como de todo o Brasil, merecidamente será homenageado no próximo Festival de Turismo de Gramado, a ser realizado em novembro próximo, conforme a seguinte comunicação dos promotores do grande evento Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi:
“Gramado, 11 de junho de 2012. Amigo Edmundo, Um agradecimento em forma de homenagem! É isto que o FESTIVAL DO TURISMO DE GRAMADO faz anualmente a um grupo seleto de pessoas. O Evento alcançou sucesso e maturidade porque foi moldado com seriedade, atualização constante e muito trabalho. Precisamos, portanto, aplaudir aqueles que caminham ao nosso lado, acreditam no evento e promovem ações para que o FESTURIS cresça anualmente.
Queremos mostrar em público, nosso reconhecimento, respeito e carinho, buscando também o aplauso dos participantes do Festival àqueles que consideramos “AMIGOS DO CORAÇÃO”. É uma homenagem à pessoa, ao amigo, independente de relações comerciais.
Nesta 24ª edição, em 2012, vamos passar às tuas mãos o TROFÉU FESTIVAL DO TURISMO. É uma forma singela que temos para dizer Obrigado.
O acontecimento será por ocasião da Solenidade de Abertura, a ser realizada no dia 22 de novembro, às 20h, no Palácio dos Festivais.
Antecipamos agradecimentos e aguardamos confirmação.
Atenciosamente,
Marta Rossi – Diretora; Eduardo Zorzanello – Diretor; Marcus Rossi – Diretor”

CURITIBA OFERECE NOVAS OPÇÕES AOS TURISTAS


A partir do último  fim de semana, a Prefeitura de Curitiba  oferece mais uma opção de passeio e compras para turistas e moradores da cidade. As Feiras de Inverno das praças Osório e Santos Andrade, no Centro, começaram a funcionar no sábado (9) e vão até 8 de julho.
Os visitantes encontrarão, nas duas praças, barracas com objetos decorativos e de interesse turístico, cachecois, casacos e blusa de lã feitas em crochê, tricô e tear, chinelos, jogos de cozinha e produtos alusivos às festas juninas. Também haverá espaços para alimentação, com pratos típicos de outros países e comidas e bebidas da época, entre eles pinhão, quentão e derivados do milho.
As feiras especiais são administradas pelo Instituto Municipal de Turismo, com a participação da Secretaria Municipal do Abastecimento. Na praça Osório, a feira funcionará de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Ela é a maior, com 57 barracas. Na Santos Andrade, o funcionamento será de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h. São 20 barracas, sendo seis de alimentação e 14 de artesanato.

TROPICAL HOTEL MANAUS RECEBE PLACA DA FIFA

O gerente geral Antonio Maglione e o gerente de recepção Christian Costa com a placa da Fifa 

O Tropical Hotel Manaus acabou de receber o selo Official Accomodation – Fifa World Cup – Brazil da Match/FIFA que garante a qualidade das acomodações para a Copa do Mundo de 2014. A cerimônia de entrega realizada no Rio de Janeiro, contou com a presença do Superintendente Comercial da rede Tropical Hotels & Resorts Brasil, Eduardo Pereira Filho, e os representantes Desirré Queiroz e Paul Whelan, da Match.
O Hotel Tropical Tambaú, de João Pessoa, também recebeu o selo. Com isso, a rede hoteleira passa a compor a lista de hotéis habilitados para hospedar os turistas que prestigiarão o mundial. Para ter o certificado, o estabelecimento deve preencher os requisitos de infraestrutura e serviços estabelecidos pela instituição.
Para o gerente geral do Tropical Hotel Manaus, Antônio Maglione, esta certificação é o resultado mais palpável de todo o esforço que a diretoria da empresa vem fazendo para melhorar ainda mais a qualidade de serviços e o conforto oferecido aos hospedes.

FOZ MARAVILHA FESTEJOU 96 ANOS

A paranaense Foz de Iguaçu continua em clima dos mais favoráveis, marcando índices bastante satisfatórios pela ascensão como um dos mais destacados destinos turísticos do Brasil. Seu grande atrativo são as cataratas, mas também a excelente infraestrutura, a hotelaria e a natureza de todo o seu entorno a credenciam perante o turismo mundial.
 96 ANOS - Há poucos dias (25/5), Foz de Iguaçu engalanou-se para receber  cobiçado troféu por haver sido escolhida como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, em eleição promovida pela credenciada New Seven Wonders – fundação suíça promotora do concurso. A bonita festa, compartilhada com a vizinha Iguazu argentina, foi um acontecimento marcante.
No último domingo, 10,  os paranaenses da fronteira continuaram em clima de comemorações., Nem a chuva  atrapalhou e  impediu espetacular  desfile cívico-militar em comemoração aos 98 anos da cidade. Durante três horas, aproximadamente três mil pessoas, representando escolas municipais, entidades civis, grupamentos militares a pé e motorizado, grupos civis motorizados e com animais, se apresentaram na Avenida Paraná. O desfile foi acompanhado pelo prefeito Paulo Mac Donald, o presidente da Câmara Municipal, Edílio Dall´Agnol, vereadores, representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica e demais autoridades civis e militares da cidade.
Uma queima de fogos e também chuva de papel picado  coroaram o final da festa, que continuou durante todo o dia nos mais diversos locais

MTUR E SEBRAE APRESENTAM ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE


Ontem,  à tarde, em Foz do Iguaçu (PR), durante a cerimônia que antecede a 3ª Assembleia Geral Ordinária da Anseditur, evento paralelo ao 7º Festival de Turismo Cataratas do Iguaçu, o Ministério do Turismo e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentaram os resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional – 65 Destinos Indutores 2011. 
O Índice de Competitividade é uma ferramenta de gestão que tem como finalidade identificar pontos fortes e revelar fragilidades dos destinos turísticos. Há quatro anos, pesquisas de campo são realizadas para medir e acompanhar o estágio de desenvolvimento das 27 capitais brasileiras e de 38 municípios turísticos. Desta forma, é possível avaliar, ano a ano, a realidade e a evolução destes destinos.
Os destinos que apresentaram evolução nas dimensões e categorias do Índice de Competitividade, de 2010 para 2011, serão premiados pelo Ministério do Turismo e Sebrae. A apresentação dos resultados será às 16h, em cerimônia que antecede a 3ª Assembleia Geral Ordinária da Anseditur, evento paralelo ao 7º Festival de Turismo Cataratas do Iguaçu.

BENEFÍCIO PARA ATLETAS DE COPAS PASSADAS

Custeado pelo Tesouro Nacional e pago pelo INSS, os jogadores das seleções de futebol campeãs das copas de 1958, 1962 e 1970 vão receber um auxílio especial mensal, contanto que tenham renda menor do que 3.916 reais,  o valor máximo pago pelo Instituto. O valor do benefício será a diferença entre o teto do INSS e a renda atual do ex-atleta. 
A norma está na Lei Geral da Copa, sancionada pela presidenta Dilma Roussef nesta terça feira e já publicada no Diário Oficial da União. Em caso de falecimento, o auxílio será pago à esposa ou companheira e aos filhos menores de 21 anos ou inválidos. 

ROTA 232 O NOVO GUIA DA SETUR/PE


Pela manhã de hoje, a Secretaria de Turismo de Pernambuco lança o seu novo guia, o Rota 232: gastronomia, artesanato e outras dicas culturais, no restaurante Manauê, no bairro de Casa Forte. A publicação engloba os estabelecimentos que estão localizados ao longo dos 553 km de extensão desta rodovia que é considerada a “espinha dorsal” do Estado. 
Além de restaurantes, bares, centros de artesanato, lojas e pontos turísticos, o guia também traz algumas opções de hospedagem para todos os gostos. Os equipamentos turísticos contemplados no guia são quatro na Zona da Mata, 65 no Agreste e 26 no Sertão. Os municípios estão divididos entre as regiões, na Zona da Mata são eles: Moreno, Glória do Goitá, Vitória de Santo Antão e Pombos; no Agreste, Gravatá, Bezerros, Sairé, Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó e Pesqueira; e no Sertão, Arcoverde, Custódia, Serra Talhada, Salgueiro e Parnamirim. 

MIT PERNAMBUCANA COMEÇA AMANHÃ


A Mostra Internacional de Turismo de Pernambuco- MIT/2012, que acontece de amanhã até domingo, no Centro de Convenções, em Olinda, vai homenagear o centenário do músico pernambucano Luiz Gonzaga. A decoração do pavilhão de feiras faz alusão ao Rei do Baião, que terá um espaço especial com fotografias e objetos em exposição. Mas o evento, como nos anos anteriores,  tem muitos outros atrativos como forma de garantir bons negócios para o público profissional e para o consumidor, que procura opções para a próxima viagem. 
A feira deverá reunir mais de 100 expositores, entre agências de viagens, operadoras de turismo, companhias de aviação, destinos turísticos, hotéis e demais prestadores de serviço do setor. Serão 10 mil metros quadrados para exposição de equipamentos voltados para o turismo. O layout da MIT tem um sistema em rua única. A partir da entrada o visitante passará por todos os setores da mostra até a saída. Os operadores de turismo têm uma área reservada, a Estação Operadora, para montagem de pacotes turísticos destinados às agências de viagens. O local possui também uma sala para reuniões e palestras.
A mostra terá uma praça de alimentação especial. A arena gastronômica é uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel e a Prefeitura do Recife. O local será um espaço temático com 525 metros quadrados para degustação do melhor da gastronomia da cidade. O Sebrae repete o sucesso da rodada de negócios, onde os agentes e operadores de viagens poderão fazer contato e fechar negócios. Este ano, a expectativa é de ultrapassar a geração de negócios na ordem de R$ 6 milhões para os 12 meses subsequentes à realização da MIT. Os encontros acontecem no primeiro dia da mostra.
No segundo dia, os seminários técnicos  ocuparão um auditório montado no próprio pavilhão. Será um momento para profissionais e estudantes trocarem informações sobre o mercado de turismo do país e do mundo. Haverá, também, outros cursos e capacitações voltados para profissionais do setor. 
A MIT é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PE), Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-PE), Brasilturis Jornal, Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes) e Associação de Secretários de Turismo (Astur-PE).

ATÉ 22 A MAIOR FESTA ITALIANA DE SANTA CATARINA

Isabela Luiza Tafner (centro)  Rainha da 19ª Festitália 2012.
 Andreza Louise Azevedo (esquerda)1ª Princesa e
 Monique Viviane (direita)2ª Princesa.

Promete bater recorde de público e de atrações a 19ª  Festitália, iniciada ontem em Blumenau e que se estenderá até o dia 22, no  Setor 2 do Parque Vila Germânica. A maior festa da colônia italiana de Santa Catarina está reunindo grandes do “show business” internacional, inclusive  Luciano Bruno e Mafalda Minnozzi.
A programação diária contempla culinária, música, dança e cantos típicos da cultura italiana. A carta de vinhos recebe os produtos da tradicional Vinícola San Michele, de Rodeio, e da Decanter Vinhos Finos, produtos importados e nacionais. Outro motivo de atração é a presença de ícones da cultura italiana. A gastronomia é um dos pontos altos da Festitália. Pratos ricos em aromas tradicionais vão garantir o festival culinário italiano. O Restaurante Caminetto, de Rodeio, é responsável por produzir o macarrão e a lasanha servidos na festa. Somente de macarrão, o restaurante prepara uma tonelada de massa grano duro. A Padaria Pão e Vinho será responsável pela mesa de antipasti.

CONFERÊNCIA SOBRE TURISMO RESPONSÁVEL


Paralelo à Rio + 20, de 18 e 20, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na Universidade de São Paulo, haverá  a 6ª Conferência Internacional sobre Turismo Responsável, importante evento que tem objetivo  promover uma reflexão sobre o que funciona ou não em termos de turismo sustentável e gerar uma integração de diversas instituições para novas ações sobre o futuro do planeta na esfera social, ambiental e econômica.
A RTD6 contará com especialistas de várias partes do mundo. Eles explicarão os resultados alcançados nos últimos vinte anos neste segmento, em pesquisa inédita; ensinarão a medir o impacto do turismo como atividade econômica para erradicar a pobreza; falarão sobre o papel dos bancos de desenvolvimento, das Ongs e do setor privado; quem são os beneficiários dos projetos de turismo sustentável; o apontarão o papel dos hotéis all-inclusive e companhias de turismo marítimo para o desenvolvimento econômico nos destinos; entre outros.
A primeira edição da Conferência aconteceu na Cidade do Cabo, em 2002, como evento paralelo do World Summit on Sustainable Development (Rio+10), que ocorreu em Johanesburgo, 10 anos depois da ECO-92. 

ROTA DO SOL SEMANAL 14/06/2012 - ISSUU