Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de maio de 2019

CALEIDOSCÓPIO 31/05/2019

'FORTALEZA', UM CAMPEÃO COM C MAIÚSCULO – A última quarta-feira, 29, foi de glórias para o futebol do Ceará.  Com personalidade marcante, o “Fortaleza Sporting Clube” representou com autoridade e descontração o bom momento, vencendo na última quarta-feira, à noite, em João Pessoa  o ótimo  “Botafogo” da Paraíba por 1 x 0. Com a importante vitória, sagrou-se Campeão do Nordeste de 2019, fato que acontece pela primeira na atual modalidade de disputa da Confederação Brasileira de Futebol. O notável feito reveste-se de mais importância ainda pelo fato de o “Tricolor de Aço”, nos últimos cinco meses, alcançar o terceiro título honroso com as vitórias já obtidas. Chegou ao pódio maior no Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, no ano passado, e campeão cearense, já este ano É, pois, o momento de se exaltar os feitos incontestáveis do Leão do Pici, e da sua homogênea e combativa equipe, conduzida com êxito pelo  técnico Rogério Ceni, nome carismático e que antes já se projetara com goleiro  do “São Paulo” e da seleção brasileira de futebol. Contudo, é necessário lembrar neste momento de euforia outros nomes que estão por trás das atuais conquistas. Mesmo em 2018, quando a equipe não ia bem, perdera o campeonato estadual e claudicava na Segundona, surgiu um presidente novo e que adotou os rumos para as três conquistas no momento celebradas. Foi o empresário Eduardo Girão, agora senador da República, o qual deu uma balançada no Clube, ao lado de uma diretoria discreta e trabalhadora. Girão revolucionou o “Fortaleza” e, como final feliz, levou o clube à conquista do campeonato da 2ª Divisão da CBF.  Após um mandato vitorioso, já eleito senador, resolveu passar o bastão a um auxiliar competente da sua gestão, seu vice-presidente e também empresário Marcelo Paz.  Deste, não é preciso dizer muito. Trabalhador, discreto, assessorado por qualificada equipe, seu trabalho está refletido nas duas últimas conquistas, já este ano. Assim, em momentos de alegria como o de agora, é bom lembrar que o “Fortaleza”, em 1947, em Natal, foi vitorioso em uma contenda com a participação dos melhores clubes da Região, sendo então denominado Campeão do Nordeste. Nestes tempos de alegria, devem ser nomeados com destaque também nomes que fazem parte da centenária vida do Clube, a exemplo do fundador Alcides Santos, e de José Raimundo Costa, o principal responsável pela compra da atual sede e Estádio do Pici, Afinal, o  “Fortaleza” é grande hoje pelo incansável e dedicado trabalho de muitos pioneiros. 
FORTALEZA É A MAIS PROCURADA - A cidade de Fortaleza é o destino nordestino mais procurado pelos brasileiros (com 22,38% de interesse) que vão viajar de avião para aproveitar o tradicional período de férias escolares do mês de julho. Isso é o que aponta um recente levantamento da agência virtual de turismo ViajaNet, que apurou o volume de busca de passagens aéreas para o período entre 1º e 31 de julho.Na segunda colocação do ranking do ViajaNet, aparece a cidade do Recife, seguida por São Luís, Salvador e Maceió. 
Entre os principais atrativos de Fortaleza, destaca-se a característica agitada da cidade, além de abrigar pontos turísticos incríveis, como a Praça José de Alencar, o Mercado Central, o Espigão de Iracema, o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, a Praia do Futuro, a Ponte dos Ingleses e muito mais!
Para Gustavo Mariotto, “head of marketing” do ViajaNet, além das belezas exuberantes que o Nordeste tem, muitos turistas procuraram aproveitar o sol e o calor mesmo no período de inverno brasileiro.
Festival do Atlântico -  A Ilha da Madeira, Portugal, realizará em junho o Festival do Atlântico, evento anual que marca a temporada de verão no arquipélago. A principal atração do festival são os espetáculos piromusicais, que unem fogos de artifício e música em uma experiência emocionante. Eles estão com data marcada para os quatro sábados do mês: 8, 15, 22 e 29 de junho. Outro evento esperado do festival é o Raízes do Atlântico, que terá shows entre os dias 14 e 16 de junho na Praça do Povo, em Funchal, capital do destino.
Também fazem parte do Festival do Atlântico iniciativas como a Semana Regional das Artes (entre os dias 11 e 17), que explora música, dança, teatro e pintura, a Feira Regional do Pão (dias 8 e 10) e as Festas dos Santos Populares, que homenageiam Santo Antônio, São João e São Pedro em diversas datas ao longo do mês.
INVESTE TURISMO - O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, apresentaram na última terça-feira (28), em Brasília, o mais novo resultado da parceria entre as instituições: o Programa Investe Turismo. A iniciativa tem como objetivo principal a convergência de ações e investimentos dos poderes público e privado para acelerar o desenvolvimento da atividade turística em todo o território nacional. 
Na ocasião, foram divulgadas as primeiras 30 rotas turísticas selecionadas para receber o conjunto de ações de estímulo ao turismo. A ideia é que os projetos que serão implementados aumentem a qualidade e competitividade dos destinos selecionados.
HOMENAGEM Á COMUNIDADE TURCA– Na sexta-feira passada, 24, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia da Comunidade Turca. A mesa foi constituido pela presidente da sessão, a deputada estadual Beth Sahão e representantes do Consulado Geral da Turquia em São Paulo, Serkan Gedik, cônsul geral da Turquia e Ahmet Canga, adido cultural e turístico da Turquia.
Após a cerimônia, foi aberta a exposição fotográfica "Gobeklitepe: Ponto Zero no tempo". A Mostra retrata o templo mais antigo do mundo e é considerado o primeiro grande monumento arquitetônico da humanidade e listado como Patrimônio Mundial pela Unesco - desde julho de 2018. A exposição é promovida pelo Escritório de Cultura e Turismo do Consulado Geral da Turquia em São Paulo 

ITABAIANA: VISITA OBRIGATÓRIA AO PARQUE DOS FALCÕES

Quem for a Aracaju, capital do Estado de Sergipe, quer a lazer, a negócios, quer para participar de eventos, não sabe o que está perdendo, caso deixe de visitar, localizado a 45 quilômetros de Aracaju, o encantador Parque dos Falcões, aos pés da Serra de Itabaiana-SE, construído graças ao trabalho e continuados esforços de dois sonhadores: José Percílio Costa e Alexandre Correia.
Antes de dar detalhes a respeito desse visitadíssimo atrativo turístico, capaz de agradar ao mais exigente turista, vale a pena falar um pouco da vida do seu fundador, o comunicativo Percílio, que, aos sete (7) anos de idade, teve a sorte de chegar às suas mãos um ovo de Falcão. Como qualquer criança, poderia ter ficado excitado, no momento, porém poderia ter esquecido o presente.
Mas, ao contrário, ele entregou a uma galinha o ofício de chocar o ovo por 28 dias. Então, nasceu Tito, que, apesar do nome masculino, é um carcará fêmea. O interessante é que Tito está com Percílio, até hoje, sem haver reprodução de sua espécie. Sua cria já havia nascido com ele, quando despertou em seu dono a vontade de ser um encantador de aves. Eis, assim, o início da criação do Parque dos Falcões e de outras aves.
José Percílio Costa e
 Arusha Kelly de Oliveira
PARQUE DE VÁRIAS AVES -  Há 27 anos, o coordenador do Parque dos Falcões Percílio vive para a preservação de aves de rapina, a exemplo, de corujas, gaviões, falcões, urubus, águias e, na contramão, até um tamanduá virou hóspede do parque. Os turistas, ao percorrerem o parque, terão a satisfação de ver e poder pegar em algumas dessas aves. Ao todo, são 28 espécies e 300 aves adestradas.
Emocionante é presenciar algumas delas voando livres, afora outras que estão semissoltas. Algumas, em fase de recuperação, pois chegam pelas mãos de agentes do Ibama e da Polícia Florestal, vítimas da crueldade humana. O elogiável, no tocante à preservação das aves é, que, com o seu parceiro, no projeto, Alexandre, ele as trata, adestra-as e, em alguns casos, dedica-se à reprodução, em cativeiro, e à reinserção em seu “habitat” natural.
Vale destacar que o Instituto é um dos poucos locais do país, com autorização do Ibama, para a criação dessas aves em cativeiro. Visando proteger as espécies de aves de rapina, que habitam o céu brasileiro, o Parque dos Falcões é uma referência mundial, no tocante  ao manejo, à reprodução e à reabilitação dos supracitados animais, com um acúmulo de   conhecimentos a respeito de seu comportamento.
A prova incontestável de que vale a pena visitar o Parque dos Falcões, local enriquecedor, em termos de conhecimentos sobre aves, são os depoimentos de minha filha Arusha Kelly de Oliveira, e de seu esposo João Paulo Leão, que, depois do Encontro Regional dos Estudantes de Letras (Erel), em abril último, no Campus São Cristóvão, na cidade de São Cristóvão, a primeira capital do Estado de Sergipe, foram visitar esse atrativo que vem atraindo, diariamente, muitos turistas, afora estudantes, biólogos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Ao retornarem a seus lugares de origem, os visitantes saem encantados e compremetidos a regressar, para novos contatos com a natureza, e presenciar os voos elegantes das aves, vivenciando, assim, momentos inesquecíveis de suas viagens turísticas. Ah! Se eu fosse você, programaria visitas a Aracaju e a Itabaiana em suas próximas férias escolares ou trabalhistas.

A PRIMEIRA SANTA BRASILEIRA É DOS POBRES

Uma garota que gostava de empinar papagaio, jogar futebol, em que diziam que era uma excelente centro avante, era a mesma que percorria as ruas de Salvador a cata de contribuições para a construção de um dos maiores projetos assistenciais que o país conhece. E não admitia um não às suas investidas.
Tanto quanto foi a mesma que fazia suas refeições apenas em um pires e que tomava a sua bebida preferida, Coca-Cola, não num copo, mas numa colherzinha. Ainda aquela senhora, que mesmo ainda jovem, não gostava de perfume, ou de nada que atraísse as atenções para sí. Foi a mesma de quem diziam possuir um cheiro próprio, que lembrava jasmim ou lavanda.
Era a mesma garota provinda de família abastada que tinha tradição filantrópica. Foi aquela mesma freira que gostava de tocar acordeon e que convivia com a maior intimidade fosse com Mãe Menininha do Gantois, com a qual, frequentemente contatava por telefone e que se ajudavam mutuamente. Ou mesmo a que nutria forte amizade com um dos maiores líderes do espiritismo do país, o médio Divaldo Franco.
Era a mesma IRMÃ DULCE que, já nos seus últimos 30 anos de vida, sofreu de bronquiequitasia, doença que lhe comprometeu 75% de sua capacidade respiratória. A mesma religiosa que, quando Presidente da República José Sarney, vez por outra recebia sua visita de surpresa até os seus últimos anos de vida.
Inclusive, quando já acamada, por conta da debilitação de sua saúde, era costumeiro que nem percebesse a visita do Presidente da República. Sarney, então, não permitia que lhe acordassem. Beijava os seus pés e afirmava “Quero ver a minha Santa”, pois, mesmo em vida, já a considerava Santa.
Na sua simplicidade, as suas diversões prediletas eram empinar arraia (quando ainda jovem), assistir na televisão “Os Trapalhões”, como também o programa de rádio da Jovem Guarda que apresentava nada mais, nada menos do que Roberto Carlos. É sabido, inclusive, que, em 1997, o Rei Roberto Carlos realizava uma das suas tantas apresentações em Salvador. Foi quando ele teve a oportunidade de questionar o por que da Bahia não reconhecer a sua santidade.
A relação entre ambos era muito próxima. Sempre que ele vinha à capital baiana, Irmã Dulce o visitava. Era hábito de ambos tomarem, juntos, um chá de cidreira ou de erva doce. Ao cabo dos encontros, sempre, Roberto Carlos, ao se despedir, colocava um envelope com dinheiro em seu bolso.
Muito pouca gente tem conhecimento de que uma das pessoas mais famosas que a Irmã Dulce ajudou fora PAULO COELHO. E é êle próprio que, em seu livro biográfico “O Mago”, relata o episódio. Em torno de 1967, os seus pais o internaram em um hospital psiquiátrico. A cabo de  dois meses de internação, Paulo fugiu com a roupa do corpo e, utilizando-se de caronas, veio ter a Salvador. É sabida a amizade dele com o baiano Raul Seixas.
Sem dinheiro, sequer sem ter com o que se alimentar, porque se tornou um garoto de rua, teve a felicidade de encontrar a Irmã Dulce. Ele mesmo afirma que, logo após ser alimentado pela freira com um prato de sopa, solicitou-lhe recursos que lhe permitissem adquirir duas passagens para poder retornar ao Rio de Janeiro. Foi quando a freira escreveu um bilhete com a solicitação que ele, num guichê da rodoviária, conseguiu, enfim, trocar pelas duas passagens, o que lhe permitiu o retorno à sua casa.
O bilhete de 21 de julho de 1967, que levava o carimbo das Obras Sociais, apenas dizia: “Estes dois rapazes pedem um transporte grátis para o Rio de Janeiro”.
Muito antes do reconhecimento oficial pela Igreja, o povo já reconhecia a sua santidade e a proclamava. A comprovação, sobretudo, é se verificar que nada menos do que 60 igrejas e capelas no Brasil possuem relíquias do primeiro grau da freira. Mas não somente no Brasil. É sabido que fóra do Brasil, da mesma sorte, a sua devoção percorre inúmeros países, a exemplo das Filipinas, da Costa Rica, do Uruguai, da Espanha, de Portugal e dos Estados Unidos, onde existem relíquias da querida freira.
O Dom Tomaso foi um dos que estiveram com a Irmã Dulce nos seus últimos momentos. No dia 13 de março de 1992, os médicos que a acompanhavam solicitaram que todos deixassem os seus aposentos. O Padre Tomaso foi até a capela para rezar o terço. Revelou ele que, cerca das 16hs40m, sentiu um sopro frio. Pouco depois, ao retornar ao quarto da freira, segurou uma das suas mãos quando o monitor ainda registrava batimentos cardíacos. Exatamente às 16hs45m o coração da Irmã Dulce cessou de bater.
A freira que amava quiabada, adorava ouvir rádio de pilha, frequentar a Praia da Penha e que se escondia atrás da porta para que não a vissem comendo bolinho de estudante era a mesma que recebeu mais aplausos do que o Papa João Paulo II, na sua primeira visita à Bahia.
Na terça-feira, 14 de maio, o Vaticano anunciou oficialmente que a Irmã Dulce, freira soteropolitana, será proclamada oficialmente Santa, o que deverá ocorrer com a canonização em outubro vindouro.

INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS E HOTELEIROS - A REPÚBLICA DOMINICANA É UM DOS DESTINOS PREFERIDOS

Praia do Bávaro - Punta Cana
Em razão da localização estratégica, das expectativas econômicas favoráveis e ao dinamismo do setor de turismo, a República Dominicana continua a se consolidar como o destino favorito para investimentos imobiliários no Caribe, como se pode observar pela concentração de novos projetos de imóveis residenciais e empreendimentos hoteleiros.
"Os investidores estrangeiros são atraídos pelo crescimento do país, pela segurança jurídica e pelos bons níveis de rentabilidade", diz Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (MITUR). "Além do atrativo das praias e da beleza natural, o posicionamento da República Dominicana como destino cultural e histórico tem multiplicado o número de visitantes e, com isso, as oportunidades para investidores em diferentes partes do país, devido à maior demanda por hospedagem”, explica Magaly.
O último relatório do Banco Mundial observa que a "República Dominicana tem experimentado um forte crescimento econômico nos últimos anos, com uma média de 5,1% ao ano entre 2008 e 2018, o segundo maior da América Latina". Afirma ainda que esse ritmo "acelerou-se para uma média de 6,6% ao ano entre 2014 e 2018", tornando a República Dominicana a economia da região que mais cresceu nesse período.
.Em 2018, a chegada de visitantes estrangeiros por via aérea registrou aumento de 6,2%, atingindo o recorde de 6,6 milhões, enquanto a entrada de moeda estrangeira gerada pelo turismo cresceu 5,3% em relação a 2017, ficando em torno de US$ 7,560 milhões. E, apenas no primeiro trimestre deste ano, o país já recebeu 1.876.177 turistas, o que representa um aumento interanual de 4,6%.
Segundo dados do Termômetro do Turismo elaborado pelo MITUR, apenas em 2018 o Conselho de Fomento Turístico (CONFOTUR) aprovou a realização de 65 projetos turísticos, com investimento de aproximadamente US$ 3,057 milhões, o que criará cerca de 15.458 novos leitos. Além disso, no ano passado foram inauguradas nove instalações hoteleiras, seis ampliações e dez projetos imobiliários-turísticos.
.O marco jurídico dominicano também funciona como atrativo. A Lei de Fomento do Desenvolvimento do Turismo (Número 158-01), por exemplo, estabelece incentivos e benefícios fiscais, incluindo a isenção de impostos municipais e nacionais por 15 anos para pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas no país que empreendem, promovem ou invistem capital em determinados polos turísticos com grande potencial, entre eles Barahona, Samaná, Pedernales, Constanza e Jarabacoa. Por sua vez, a Lei de Investimento Estrangeiro (Número 16-95) concede a igualdade de direitos e obrigações em relação a investimentos para dominicanos e estrangeiros, e permite a livre repatriação do capital investido, o que abre uma gama de possibilidades na hora de fazer negócios no país.

 A REPÚBLICA DOMINICANA - A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmente pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos, o país agrada celebridades, casais e famílias. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, na República Dominicana é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios.
Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especialidades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país). Entre a aventureira Puerto Plata, a exuberante Samaná, a histórica Santo Domingo, a ensolarada Punta Cana, a luxuoso La Romana e a alegre Barahona, há um país em que cada região tem muito a oferecer para qualquer viajante e orçamento.
Além das experiências inexploradas de costa a costa, o país também tem uma reputação mundial por seu povo caloroso e hospitaleiro. Com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes, nunca foi tão fácil ou interessante explorar a República Dominicana. 
informações - Site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/.

PROJETO EM ANDAMENTO - TREM PARA LIGAR BELO HORIZONTE À SERRA DA PIEDADE

Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
Os mais de 500 mil visitantes que sobem, durante todo o ano, a Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), poderão ter à disposição um transporte charmoso para contemplar melhor a paisagem espetacular formada por montanhas e bens culturais. A fim de favorecer o turismo e oferecer alternativa à perigosa rodovia BR-381 no sentido Vitória (ES), a Arquidiocese de Belo Horizonte elaborou um projeto para ligar, por trem, a capital a Sabará e Caeté, com uma estação aos pés do maciço que guarda duas basílicas – no altar-mor da ermida do século 18, fica a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, esculpida por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814).
De acordo com a arquidiocese, a iniciativa do arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo já foi apresentada ao secretário de Estado de Cultura, Marcelo Matte, e à presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Um folder sobre a futura empreitada foi divulgado e mostra trechos prontos e outros que vão demandar infraestrutura para a ideia entrar nos trilhos. E começar a circular.
Se concretizado, o trecho ferroviário deverá se somar a outro em gestação e sonhado por moradores e autoridades: o ramal unindo BH a Brumadinho, na Grande BH, em duas linhas propostas (com início na Praça Rui Barbosa (Praça da Estação) e no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul) para transportar brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer o Instituto de Arte Contemporânea Inhotim. 
Recém-eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor está entusiasmado com o projeto do trem para a Piedade: O arcebispo acredita que interligar Belo Horizonte, Sabará, Caeté, que abriga o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, a partir de linhas férreas, “é retomar a tradição das viagens feitas sobre trilhos, oportunidade para contemplar paisagens, conhecer regiões a partir de novas perspectivas”.
CONTATOS - Uma equipe técnica da Arquidiocese de BH fez o trajeto para o projeto e a etapa atual é de contato para formar parcerias, obter recursos e deslanchar a proposta, que não tem valor de investimento definido, especialmente porque a linha férrea deverá ser complementada por um teleférico (8 quilômetros) que levará os peregrinos até topo da Serra da Piedade. Conforme o levantamento, serão 13 quilômetros de trilhos de BH a Sabará e 19 quilômetros dessa cidade a Caeté, com necessidade de implantação de trechos e obras para garantir o transporte e conduzir todos com conforto e segurança.
Quem sair da Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), que abriga o Museu de Artes e Ofícios, terá outros atrativos ao longo do caminho, segundo o mapa elaborado pela equipe da Arquidiocese de BH. Em Sabará, estão o Santuário Santo Antônio de Roça Grande e joias barrocas como a Igreja do Ó, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Matriz Nossa Senhora da Conceição. A caminho de Sabará, o turista poderá ver o pontilhão, o visitante terá diante dos olhos pontilhões (um desativado e o da ferrovia Vitória-Minas), a Igreja Santo Antônio de Pompéu, a estação Mestre Caetano e, no Centro Histórico de Caeté, a Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso. (Jornalista Sergio Moreira, da Confraria Nacional de Turismo e Abrajet/MG).

FESTAS JUNINAS - EM 15 ESTADOS, 103 EVENTOS MOVIMENTAM A ECONOMIA

Depois do Carnaval, possivelmente são as festas juninas as maiores representantes da cultura popular do Brasil. Basta ver as multidões que se reúnem para celebrar São João, Santo Antônio e São Pedro, especialmente no Nordeste, mas também em todo o país. Para 2019, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo possui 103 eventos já cadastrados com esse perfil, em 15 estados de todas as regiões brasileiras, que se iniciam ainda neste mês e se intensificam em junho e julho. E esse número pode aumentar em até 37% até o fim de maio.
Segundo o ministro Marcelo Álvaro Antônio, o forte envolvimento das populações locais nas festas juninas impulsionam o turismo regional. Neste ano, o Ministério do Turismo vai investir cerca de R$ 4 milhões para apoiar a realização de vários festejos brasileiros.
O aumento do fluxo de turistas, em junho e julho, movimenta o comércio e gera empregos antes, durante e depois das comemorações. Para se ter uma ideia, somente em Campina Grande (PB), que promove uma das maiores festas do país, se espera um público de 3 milhões de visitantes, com injeção de quase R$ 300 milhões na economia local e geração de 3 mil empregos diretos e indiretos na região. Em público, a pernambucana Caruaru espera cerca de 2,5 milhões de pessoas, com uma estimativa de faturamento regional na casa dos R$ 240 milhões.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, neste ano a festa contará com o maior pré São João da história, com 80 eventos em restaurantes, bares e shoppings de atrações locais e nacionais. Além disso, ela conta que três novas redes de hotéis inauguraram na região e passam a atender a demanda de hospedagem para o evento, que nos últimos anos teve lotação máxima. Com 31 dias de duração e cerca de 5 mil artistas nacionais e locais em 1.800 atrações culturais, a festa completa 36 anos e fará, nesta edição, uma homenagem à cantora Elba Ramalho e ao cantor e compositor Jackson do Pandeiro.
Ainda no Nordeste, a Cidade Junina de Mossoró (RN) pretende receber 1 milhão de pessoas, uma média de 100 mil visitantes por noite, em uma das festas mais tradicionais do gênero no país. O resultado será uma movimentação econômica de mais de R$ 50 milhões com geração de empregos para costureiras, bordadeiras, brincantes (o pessoal que se apresenta nos grupos) e no comércio local. Já em São Luís (MA), o Bumba meu Boi, patrimônio imaterial brasileiro, terá este ano cerca de 50 mil pessoas acompanhando as apresentações que contam com mais de 500 grupos folclóricos.
.Segundo o secretário municipal de Turismo de João Pessoa, Fernando Paulo Pessoa Milanez, o trabalho desenvolvido é para que o festejo junino da cidade tenha seu valor turístico reconhecido, tanto no Brasil como no mundo. “Trata-se de uma manifestação cultural extremamente rica, que tem enorme potencial para se transformar em um produto turístico tão importante quanto o Carnaval”, enfatiza o secretário. Ele ainda ressalta que o São João da Paraíba não se resume apenas a Campina Grande. “Aqui a celebração ocorre em quase todos os bairros. É uma festa com grandeza comprovada na diversidade e originalidade de suas atrações artísticas, como também na sua rentabilidade econômica, fluxo turístico e, primordialmente, na participação popular”, afirma.
PELO BRASIL – A capital do Carnaval, Salvador, também não deixa a desejar na época de São João. Ouros municípios baianos também participam do circuito “São João na Bahia”, como São Francisco do Conde e Amargosa. A Festa Junina de Salvador conta com mais de 100 shows que acontecem no Pelourinho e no Subúrbio Ferroviário, onde a cidade toda é tomada pelas comemorações.
Mas quem acha que somente o Nordeste produz grandes festas, ainda não conhece as comemorações em Minas Gerais e no Pará. A capital mineira, Belo Horizonte, entrou definitivamente no calendário junino tendo como ponto alto o campeonato de quadrilhas e a gastronomia mineira, que ganhou um circuito especial com a participação de restaurantes da cidade.
Recheada de referências a mitos amazônicos, o Festival Junino de Bragança, no Pará, se tornou único no país. Bois-bumbás, cordões de pássaros da região caeteuara e grupos musicais populares de raiz são algumas das atrações. Além disso, a cada noite, um grupo da agricultura familiar de comunidade distinta mostra o processo de fabricação da farinha de mandioca e a Casa Caeteuara expõe e comercializa o artesanato bragantino. Com o MTUR)

PIAUÍ - VISITA DA SECRETÁRIA DO TURISMO À PRAIA DA PEDRA DO SAL

Praia da Pedra do Sal
Desde que assumiu a gestão da Secretaria do Turismo do Piauí, Carina Câmara faz um levantamento na região litorânea do estado. A gestora já esteve na praia da Pedra do Sal, no município de Parnaíba PI, que recebe um fluxo grande de turistas nas altas temporadas e é cenário para artistas locais e nacionais, reconhecida pelos paredões rochosos, além da vista belíssima do pôr do sol. 
Ela foi acompanhada na vistoria pelo secretário de Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico de Parnaíba, Edrivandro Barros, e do diretor de Projetos da Superintendência Municipal de Turismo, Roberto Pilim. A gestora verificou de perto a situação das barracas que foram devastadas pelas fortes ondas causadas por ressaca, que é quando a maré está muito alta devido ao período considerado de cheias.
Segundo Carina, a ideia é que o Estado se volte para um projeto na área. “Fizemos esse primeiro contato para verificar como se encontra a situação atual, será necessário, sim, trabalhar no local já que as barracas foram completamente destruídas e muitos tiram o sustento de lá. A ideia agora é criar um projeto ou entrar com parceria com a Prefeitura de Parnaíba para melhorias no local”, frisa a gestora, acrescentando ainda que já fez uma visita ao Terminal Turístico de Barra Grande e à Orla de Atalaia.
Para Edrivandro Barros, este é o momento ideal para a realização do projeto. “O trabalho precisa ser feito agora e precisamos dessa parceria. Já realizamos uma reunião com o ICMBio, que foi favorável à construção de novas barracas de tijolos, substituindo as que foram destruídas pela maré alta”, finaliza o gestor.

CURITIBA - COMPLEXO GASTRONÔMICO NA REGIÃO MAIS POPULOSA

A Linha Verde, trecho urbano da antiga BR 116, maior avenida de Curitiba, que conecta o bairro Pinheirinho ao Atuba, recebe um fluxo diário de, em média, 5 mil veículos por hora. Com mais de 600 mil habitantes, e em constante crescimento, as regionais Pinheirinho, Boqueirão e Portão se unem para formar a Região Sul, cuja maior carência, segundo estudo feito pela Agência Curitiba, é justamente no que os moradores da localidade mais consomem: gastronomia.
Pensando nisso, um grupo de empresários decidiu criar o Espaço Havilá, complexo gastronômico que pretende revolucionar as opções de entretenimento na região. Com inauguração prevista para o final deste mês, o empreendimento vai reunir mais de 20 operações gastronômicas, além de proporcionar às famílias um ambiente amplo e acolhedor, com espaço kids, Kinder Park, estúdio de tatuagem (Rituall), loja de roupas (Havilá Store), espaço para bikes, estacionamento, palco para shows e espaço para pets.
A intensão dos empresários é oferecer uma opção moderna, prática e de qualidade, com preços acessíveis, em uma região da cidade que possui uma demanda reprimida nesse segmento de mercado. 
Quem for ao novo complexo poderá saborear preparos com as mais variadas vertentes gastronômicas com preços para todos os bolsos e receitas para todos os gostos, como massas, pizzas, hambúrgueres, comida de boteco, comida mineira, culinária asiática e diversas opções de doces e sobremesas. Serão dezenas de operações que têm em comum a excelência gastronômica, entre elas as já confirmadas Sabor na Brasa, Zuck, Boteco da Vila, Pão com Bife, Pizza For You, Oro Dolci, Cacau Gusto, Browser, Shawarma do Libanês, Pig Bull, Batatudinha, Bufallos Burguer, Famiglia Poli, Hamburgueria da Vila, Ver de Perto, Roxs Açaí, Yes Churros e DogCity Gourmet. 
CERVEJA, VINHOS E DRINKS - Para quem ama bebidas de qualidade, o empreendimento terá muitas novidades. O Espaço Havilá vai sediar o primeiro Container Brahma Express do Brasil e o 360 Bar, que trará todo o conceito da marca de gins Tanqueray para Curitiba, oferecendo ao público uma viagem por drinks de todo planeta. Além disso, o público terá a disposição um bar de cervejas artesanais (HOP – Chopp Artesanal) e um wine bar, que será anunciado nos próximos dias. 
Infraestrutura -   Na divisa entre os bairros Novo Mundo e Xaxim, o novo complexo traz mais de 20 operações em uma área de 10 mil metros quadrados. O estacionamento terá capacidade para aproximadamente 300 vagas. Outro diferencial do Espaço Havilá fica por conta de um grande ambiente coberto, onde poderão ser realizados, por exemplo, shows musicais e ações recreativas. Com o planejamento do tráfego de veículos e entradas tanto pela BR 116 quanto pela Rua Francisco Derosso, o ponto é perfeito para quem quer fugir do trânsito e aproveitar o happy hour. 
O Espaço Havilá foi implantado entre os bairros Novo Mundo e Xaxim, com entrada pela BR-116 (nº 15739) e pela Rua Francisco Derosso (nº 161). O empreendimento vai funcionar de terça a sexta, das 18h às 23h, aos sábados, das 11h às 23h, e aos domingos, das 11h às 22h. 

NO CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ - SETFOR NA MATCHER TRAVEL BUSINESS OPPORTUNITIES

Guilhermo Alcorta, Jeanine Pires e Ana Maria Donato, organizadores do evento
Fortaleza recebeu, nas últimas terça e quarta-feira (29), no Centro de Eventos do Ceará, a Matcher Travel Business Opportunities 2019, que reuniu empresas turísticas brasileiras frente a frente com operadores de turismo internacional. O motivo do evento, que teve o formato de rodada de negócios, foi receber cerca de 150 buyers internacionais. A Secretaria do Turismo de Fortaleza participou com um stand de divulgação do destino com a distribuição de materiais informativos sobre os principais pontos turísticos da Cidade.
Com reuniões pré-agendadas, o objetivo do encontro entre as duas partes, compradores e fornecedores, foi possibilitar a criação de parcerias, networking, além do incentivo a empresas do mercado local de turismo do Ceará.
 Para o secretário municipal do Turismo, Alexandre Pereira, a realização da Matcher em Fortaleza possibilitou fomentar ainda mais o turismo internacional na Capital. “Fortaleza é uma das cidades onde mais cresceu a oferta de voos para fora do País. O turismo internacional gera um gasto mais alto do que o turismo doméstico. A vinda de novos visitantes estrangeiros estimula a economia, com negócios e empregos, gerando renda e atraindo investidores”, avaliou.
A feira contou com mais de 70 operadores de turismo inscritos, de países como Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Emirados Árabes, Ucrânia e Uruguai.

BARBALHA - COMEÇA AMANHÃ A TRADICIONAL FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Transporte do Pau da Bandeira
O colorido dos grupos folclóricos, da fauna e da flora dá o tom, este ano, à decoração do Centro Histórico de Barbalha, para os festejos do seu Padroeiro, que começa amanhã e vai até o dia 13 de próximo. Tudo com muito esmero e entusiasmo, como destaca o secretário de Cultura e Turismo, Rômulo Sampaio, anunciando que mais de 70 grupos culturais participarão do evento. Afinal, é a maior festa de Santo Antônio do mundo, como faz questão de ressaltar o prefeito Argemiro Sampaio.
A Praça da Matriz voltará a ser palco da programação religiosa e sociocultural. Logo após a novena em louvor ao Santo, às 19 horas, haverá quermesses, apresentações musicais e artísticas, comidas e bebidas típicas, bem como os leilões, em pelo menos dois dias das celebrações, que mobilizam a população e os milhares de visitantes. A festa faz parte da vida dos barbalhenses e é ela que abre os festejos juninos no Nordeste.
INGRESSO SOCIAL – “Só não vai quem não quer”, diz o prefeito Argemiro Sampaio, numa alusão ao Ingresso Social, que dá aos moradores de Barbalha gratuidade nos grandes shows promovidos no Parque da Cidade, durante a festa. Já há mais de 20 mil cadastrados e novos cadastros estão sendo feitos, na Secretaria de Governo. Basta levar RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência. Para quem já fez a biometria, entra no site www.barbalha.ce.gov.br para renovação dos dados.
NOITE DAS SOLTEIRONAS – Na Praça da Matriz, mais uma vez, ocorrerá a Noite das Solteironas,logo amanhã, , um evento que se repete há 20 anos. Como atração, uma barraca comercializando produtos que “podem ajudar os interessados a conseguir um bom casamento”. São pedacinhos do Pau da Bandeira, imagens de Santo Antônio e simpatias para se chegar ao altar. A noite se encerra com show, no Parque da Cidade, reunindo Caboclo Nordestino, Joquinha Gonzaga e Fábio Carneirinho. 
No domingo, 2, ocorrerá a abertura oficial da Festa de Santo Antônio, com missa, apresentações culturais, shows e o momento mais esperado: o Cortejo do Pau da Bandeira, que chega à Matriz, solenemente, no final da tarde de domingo.
PALCOS ALTERNATIVOS - Com um olhar especial voltado para os artistas barbalhenses, durante os festejos de Santo Antônio, a Prefeitura incluiu na programação palcos alternativos, que funcionarão no Parque da Cidade e na Praça da Estação. Segundo o secretário de Cultura e Turismo do Município, Rômulo Sampaio, No Parque da Cidade, as apresentações acontecerão nos dias 1°, 2, 7 e 9 de junho. Na Praça da Estação, as atrações ocorrerão nos dias 7, 9, 11 e 12 de junho, sempre a partir das 20 horas.
Simultânea às inovações da Festa de Santo Antônio a tradição se mantém viva. Logo cedo, por volta das 6 da manhã, os barbalhenses serão acordados ao som da Filarmônica São José e Batutas do Rosário. Durante todo o dia, bandas cabaçais se apresentarão em praças, largos e ruas, bem como na rodoviária de Barbalha, recepcionando os visitantes. Todas as noites, após a Trezena, quermesses, apresentações folclóricas e shows com artistas locais, no Largo da Matriz. Tem, ainda, durante os festejos, no Parque da Cidade, o Forró do Mourão, com autênticos sanfoneiros da terra.

ENCONTRO INTERNACIONAL - COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO ECLIPSE DE SOBRAL

Sobral comemorou festivamente no dia 29 os 100 anos de comprovação da Teoria Geral da Relatividade de Einstein. Pela manhã, com a presença de grande público, o prefeito Ivo Gomes, juntamente com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o governador Camilo Santana, fez a abertura do Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, no Centro de Convenções. Na ocasião houve o lançamento pelos Correios do Selo Comemorativo do Centenário, ilustrado com fotos da época. 
Um dos momentos marcantes foi a realização de videoconferência entre autoridades locais e da Ilha do Príncipe (na África), onde, há 100 anos, o eclipse não pôde ser observado com perfeição, por conta do tempo desfavorável. Na videoconferência as autoridades ressaltaram que os 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade unem, decisivamente, Sobral e Ilha do Príncipe como pontos históricos que ajudaram na prosperidade da ciência.  
Às 19 horas, na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse reabriu as suas portas, após ter passado por reforma completa. A solenidade de reinauguração contou com as presenças do prefeito Ivo Gomes e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa. 
Após a cerimônia de reinauguração, houve apresentação da orquestra jovem internacional Eurochestries e projeções de vídeo mapping em 3D na fachada da igreja.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO -  No Centro de convenções da cidade, o Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, que teve início na terça-feira, foi um  dos mais prestigiados eventos do ano no Estado, destacando-se principalmente pela presença de altas autoridades e cientistas de vários Países. 
No dia 28, após a solenidade de abertura, houve várias palestras sobre astronomia e astrofísica, com foco no eclipse de Sobral de 1919. Também ocorreu cortejo de Maracatu Internacional (Atividade do Festival Euroquestries no Centro de Convenções e o Diálogo com Ana Miranda, autora do Livro “O peso da Luz”, na Casa da Cultura 
Anteontem e ontem, O Encontro prosseguiu com painéis, conferências e explanações gerais sobre o motivo do evento. Houve o lançamento do Selo Comemorativo do Centenário do Eclipse de Sobral, lançamento do livro “Entre telescópios e potes de barro”, de Joyce Mota Rodrigues e a Reinauguração do Museu do Eclipse e apresentação de Orquestra da UFC com video mapping no Pátio da Igreja do Patrocínio. Às 18h, houve a solenidade de encerramento, depois do que foi apresentado o Concerto das Orquestras do Festival Euroquestries, no Arco Nossa Senhora de Fátima 
A REINAUGURAÇÃO DO MUSEU - Como parte das comemorações que celebraram o Centenário do Eclipse de Sobral, com o qual foi comprovada a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, a Prefeitura de Sobral e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reinauguraram, anteontem (29), às 19 horas, o Museu do Eclipse, que foi completamente requalificado. A cerimônia também contará com apresentação da Orquestra Internacional Jovem Eurochestries e projeções de vídeo em 3D na Igreja do Patrocínio (Rua Coronel Rangel, Centro).
Após nove meses de obras, o edifício está todo reestruturado, com novas instalações elétricas, sanitárias, climatização, sonorização, adequação às normas de acessibilidade e ampliação e modernização do projeto museográfico. Além disso, um importante trabalho de impermeabilização foi realizado, solucionando os problemas de infiltração, que levaram ao seu fechamento em 2016.
Fundado em maio de 1999, em comemoração aos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade em Sobral, o Museu do Eclipse é composto por um complexo que inclui o Observatório Astronômico Henrique Morize. Seu acervo é composto por um simulador de eclipses, réplicas de planetas e satélites do Sistema Solar e diversos outros materiais científicos e astronômicos, utilizados nos estudos de ciências das escolas da região. Em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o museu também realiza atividades externas, em praças e instituições de ensino, com um planetário móvel e telescópios de pequeno porte.

6ª EDIÇÃO: DE 6 A 8 DE JUNHO, A FEIRA DO LIVRO DE LIMOEIRO DO NORTE

Está chegando a hora do maior evento literário da região do Vale do Jaguaribe, no Ceará. De 6 a 8 de junho acontece a VI Feira do Livro de Limoeiro do Norte, evento que se consolida a cada ano por enaltecer a vocação da cidade para as letras, estimulando a leitura e a produção literária. São três dias festivos congregando romancistas, contistas, cordelistas, autores e leitores, professores e estudantes, pessoas de todas as idades que compartilham do prazer da leitura e do reconhecimento da importância do livro na formação de todo cidadão.
A Praça da Matriz, no centro da cidade, será palco de boa parte da programação com recitais, apresentações musicais e teatrais, oficinas, lançamentos de livros e da feira propriamente dita, com estandes de editoras e autores.
Na sede da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), acontecerá a VI Jornada das Letras, que integra a programação da Feira do Livro com Roda de Conversa reunindo professores e escritores.
A VI Feira do Livro de Limoeiro do Norte é uma realização do Instituto Brasil de Dentro, com apoio da Prefeitura de Limoeiro do Norte e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Apoio: FAFIDAM/UECE, Unimed e Auri Transp.

PASSAGEIROS INTERNACIONAIS - CRESCE A MOVIMENTAÇÃO NO AEROPORTO DE FORTALEZA

Um ano após o início das operações do hub da Air France/KLM, o Estado já colhe os resultados do aumento no número de voos. De maio de 2018, quando o hub começou a operar, até março deste ano, dados consolidados mais recentes, a movimentação de passageiros internacionais cresceu 103% no Aeroporto de Fortaleza em comparação com o mesmo período do ano anterior. Passou de 232.073 para 473.158 passageiros estrangeiros após o hub. Hoje, o centro de conexões conta com um voo diário para a Europa, sendo três para Paris (Air France) e quatro para Amsterdã (KLM).
O incremento doméstico também cresceu, saltando de 5.290.224 entre maio de 2017 e março de 2018 para 6.126.922 no mesmo período do ano seguinte, um aumento de 15%. No geral, a movimentação de passageiros cresceu 19%. “Esses números mostram a força do hub. Nossa localização privilegiada e os incentivos que oferecemos foram fundamentais para a operação dos voos durante todos os dias da semana. A chegada do hub atraiu também novas companhias e o bom resultado tem feito com que mais empresas nos procurem”, destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.
“Tivemos um crescimento muito rápido em pouco tempo. Começamos com quatro voos e já estamos com sete. Este ano, vamos capitalizar mais a capacidade, trocando de aeronave a partir de novembro. Isso representa um aumento de 12%”, destaca Jean-Marc Pouchol, diretor da Air France/KLM. Ele aponta que no início, os estrangeiros eram minoria. Hoje representam 60% dos passageiros. “Temos uma taxa de ocupação média de 90%. As reservas para os próximos seis meses permanecem nessa média, mesmo com o aumento no número de acentos. Isso significa que o mercado está acompanhando”, completa.
JUAZEIRO DO NORTE - Eduardo Bernardes, vice-presidente de Vendas e Marketing da GOL, já anunciou que a companhia irá oferecer um voo entre Fortaleza e Juazeiro do Norte e outro entre Guarulhos e Juazeiro do Norte, que deve operar quatro vezes por semana, suprindo a demanda deixada pela Avianca

EM DIA COM FESTURIS 31/05/2019


VISITE CEARÁ 31/05/2019


ROTA DO SOL SEMANAL 31/05/2019 ISSUU