Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de julho de 2014

CALEIDOSCÓPIO - MUITOS ELOGIOS / FALTA DE RESPEITO / BIZARRICES

MUITOS ELOGIOS -  Um ano antes de os jogos da Copa se iniciarem, contumazes agitadores trombetearam que a mesma não seria realizada, pois o “povo” não deixaria. O motivo maior alegado era que a dinheirama gasta para a sua realização deveria  ser empregada nos crônicos problemas da saúde, educação, moradia e outros tantos. Claro que estes problemas eram apenas motivo. O viés político estava nas entranhas das ameaças. Como se diz popularmente, estes arautos do caos “quebraram a cara”. Tivemos um mês de festas em todo o País, mesmo com a nossa seleção fazendo um papelão “nunca antes acontecido” na história do futebol brasileiro. Não apenas as doze cidades- sede dos jogos, mas até em lugares distantes. O comportamento do brasileiro foi exemplar, elogiado por todos os visitantes, até pela grande maioria dos nossos “hermanos” portenhos, contumazes em depreciar os brasileiros, logo eles... De modo quase total, a alegria reinou, as confraternizações se repetiram. Os que fazem o turismo, então, estão gratos ao legado da Copa do Mundo, pois foi ela, em todos os tempos, a maior promotora do Destino Brasil. Elogios não faltam à organização do evento, até não raras vezes com exigências descabidas. Os brasileiros e estrangeiros surfaram durante um mês em mares propícios. Agora, que o legado à cidade está aí, é obrigação das autoridades completarem o que não foi concluído, como ajustado. A população cobra a conclusão das obras programadas para mobilização urbana, cobra a conclusão da requalificação da  Avenida Beira, da Vila do Mar, da Praça agora conhecida como  31 de Março, da limpeza pública, enfim do que falta de básico e saudável para a população.  O momento é bem apropriado para que os nossos governantes não tirem a mão da massa...
FALTA DE RESPEITO – Acho que a grande maioria do povo brasileiro, como eu,  reprova o comportamento desrespeitoso dos que,  nos  estádios, nos jogos de abertura e final da Copa do Mundo, vaiaram a nossa Presidente da Republica.  Por mais intransigente que se  seja e  contrário à  gestão da Senhora Dilma Rousseff à frente do Governo, a normal educação recomendava que era falta de respeito vaia-la, principalmente quando presente estavam representantes de muitos países e grande público composto de brasileiros e estrangeiros. Ela merece respeito sim, como mulher, como a maior  autoridade brasileira. Gestos como estes soam negativamente. Não sei se assim pensam os que “defendem” a livre manifestação do povo em quaisquer circunstâncias. Mesmo quando a manifestação vai ao encontro dos bons princípios da ordem,  do direito e da educação, como   no caso dos que, por motivos excusos, saem às ruas em passeatas pacíficas para logo descambar na  violência, destruindo os patrimônios público e privado. 
 BIZARRICES – Nesta Copa do Mundo no Brasil rolou de tudo. Alegria, tristeza, gaiatices e comportamentos  pessoais ou coletivas de todo tipo. Geste com a cara pintada com cores das bandeiras dos países, máscaras as mais estranhas, roupas exóticas ou até quase sem roupas, atitudes fora dos padrões do dia a dia. É assim mesmo em grandes concentrações, quando pessoas aproveitam para, quem sabe, revelar o seu outro “eu”. Deixa pra lá. Estudo de comportamentos humano é para os especializados na matéria. Fala-se muito que todos nós temos mais de uma personalidade. Pois no mês da Copa muita gente extravasou. Estranha  aquela figura de chapéu militar colorido, parecendo ser holandês. O outro já vem de muitas jogos invadindo o campo de jogo. Para conseguir seu objetivo  no Brasil, enganou toda a segurança, fingindo-se de paraplégico. E o Soarez, da Colômbia, mais uma vez revelando sua obsessão  canina? Verdade é que tudo que houve em certo sentido contribuiu para revelar vontades, até dando um colorido diferente ao evento, talvez o melhor e mais importante de quantos já ocorreram por aqui. 

MUITO IMPORTANTES AS REUNIÕES DA CÚPULA DOS BRICS

De significa importância mundial, principalmente para os países do Grupo,  as reuniões, em Fortaleza e Brasília,  nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2014, da  VI Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS. Nesta VI Cúpula, o BRICS deu ênfase à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável. Como indicou o tema “Crescimento inclusivo: soluções sustentáveis”. 
Entre outros temas, os mandatários dos BRICS deliberaram  sobre o Arranjo Contingente de Reservas (CRA) e sobre o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). O CRA constitui linha de defesa adicional para os países do BRICS em cenários de dificuldades de Balanço de Pagamentos. O NBD financiará projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável.
EM FORTALEZA - No dia 14, foram realizadas em Fortaleza, no Centro de Eventos, no contexto da Cúpula do BRICS, reunião dos Ministros das Finanças e Presidentes dos Bancos Centrais, reunião dos Ministros do Comércio, reunião de Presidentes de Bancos de Desenvolvimento Nacional, Foro Empresarial e encontro do Conselho Empresarial do BRICS.
Já com a participação dos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff; da Rússia, Vladimir Putin; da Índia, Pranab Mukherjee, da China, Xi Jinping e da África do Sul, Jacob Zuma, na terça-feira, 15, durante Sessão Plenária da VI Cúpula dos BRICS, no Centro de Eventos do Ceará, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação de um banco e o estabelecimento de um arranjo contingente de reservas, segundo ela, dois importantes passos para o aperfeiçoamento da arquitetura financeira global. O governador Cid Gomes participou de todas as reuniões e recebeu elogios pela empenho na organização do evento e pelo Centro de Eventos do Ceará.
Em Brasília, no dia 16, ocorreu reunião final de trabalho entre os mandatários dos BRICS, desta vez com a presença dos  Chefes de Estado e de Governo da América do Sul. O diálogo dos Líderes do BRICS com seus contrapartes sul-americanos se inseriu  na prioridade concedida aos países em desenvolvimento na estratégia de "outreach" do BRICS. Na ocasião, foram assinados os protocolos finais. 

BRICS: CRIAÇÃO DO BANCO PODE REDUZIR DEPENDÊNCIA

Os presidentes da América do Sul, convidados a participar da última sessão da 6ª Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, destacaram após o encontro a aproximação do bloco com o continente e a importância da criação do Novo Banco de Desenvolvimento, anunciada na terça-feira (15), em Fortaleza, para que países em desenvolvimento dependam menos de outros organismos multilaterais, como o Fundo Monetário Mundial (FMI).
"REDE DE PROTEÇÃO" - A presidenta Dilma Rousseff classificou,  na reunião de Brasília, como "completamente satisfatória" a criação do banco do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), formalizado ontem (15), em Fortaleza, no Ceará,  durante a sexta reunião de cúpula do bloco e que ela não significa que esses países deixarão de participar de outras instituições multilaterais, como o G20, por exemplo. Dilma negou ainda que o Brasil tenha “cedido” presidência do novo banco aos indianos. “O Brasil não cedeu porque não tinha, não era dono”, disse. E acrescentou: "Se a gente tivesse ficado com a primeira vice-presidência, a imprensa estaria dizendo 'O Brasil perdeu a sede'. O que se trata é de um banco gerido por um conselho de administração - que o Brasil preside; por um conselho de ministros - que a Rússia preside; por um presidente - que é da Índia e tem o primeiro banco localizado lá na China".
DISCURSOS -  Todos os presidentes que estiveram em Brasília anteontem(16) aplaudiram a criação do novo banco de desenvolvimento criado pelo BRICS. Para a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, que enfrenta uma batalha judicial com os fundos abutres: “...  o banco do bloco dos emergentes representa um ponto positivo e demonstra o fracasso dos mecanismos multilaterais de ordenamento global financeiro, que, segundo ela, representam a “destruição de empregos” e o “abandono das sociedades”, que afetaram por décadas a América do Sul. A presidente argentina afirmou que  a nova instituição financeira pode representar a inclusão, o crescimento, a produção e a criação de trabalho.
Outro presidente, o da Bolívia, Evo Morales, afirmou que os mecanismos financeiros internacionais existentes “chantageiam governos”. “O mundo necessitava de uma nova organização mundial para acabar com organismos como FMI e o Banco Mundial”, disse o boliviano. “Com o novo banco, estou seguro que podemos acabar com o uso de políticas neoliberais e neocolonialistas”.
Não obstante os discursos dos presidentes sul-americanos em relação ao banco, o objetivo declarado do Brics com a criação da instituição não é substituir os organismos financeiros internacionais, mas complementá-los e pressionar para que sejam reformados, dando mais peso aos países emergentes. (Com a Agência Brasil)

A ALTA ESTAÇÃO É DE ALEGRIA NO DRAGÃO DO MAR

Banda Verônica Decide Morrer
A programação do Centro Dragão do Mar se inicia neste fim de semana com shows gratuitos das bandas cearenses Danchá, Verónica Decide Morrer e Teletransporte e com o cantor pernambucano Johnny Hooker
Com patrocínio do Banco Itaú e incentivo da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), o Dragão do Mundo "No Balanço do Nordeste" ocupa o Espaço Rogaciano Leite Filho nos fins de semana até o fim de julho. A programação vai de 18 a 27 do mês com apresentações musicais gratuitas, além do espetáculo “Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER”, do Teatro Máquina.  É a alta estação da alegria no Dragão do Mar. 
Duas bandas cearenses de destaque na cena musical cearense: Danchá e Verónica Decide Morrer, no dia 18, às 20h, apresentando os sucessos de suas respectivas trajetórias. No sábado, dia 19, no mesmo horário do dia anterior, entra no balanço a banda Teletransporte com sua música jamaicana cheia de reggaes e dubs. Depois, às 21h, é a vez do premiado artista pernambucano Johnny Hooker. Seu sucesso mais recente, “Volta”, esteve na trilha do filme “Tatuagem”, do diretor Hilton Lacerda.
“No Balanço do Nordeste” continua no fim de semana seguinte, com o show “O Alumioso”, de José Evanio, Sidália Maria e Francisco Ferreira de Freitas Filho, que homenageia Ariano Suassuna e seu Movimento Armorial, no dia 25, às 19h. Em seguida, sobem ao palco Paula Tesser e seu novo álbum “Valha”, sucesso nacional de crítica. 
Encerra a noite do dia 25 o show “Meu corpo, minha embalagem todo gasto na viagem”, com Laya Lopes, Vitoriano e Daniel Groove, cearenses radicados em São Paulo. Já no sábado, dia 26, a diversão continua com Debandapacá – inicialmente, banda de pré-carnaval do bar Toca do Plácido – e com a baiana Marcia Castro e o show sucesso de público e crítica “Das coisas que surgem”. 
Além da música, o “No Balanço do Nordeste” traz o espetáculo “Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER”, do Teatro Máquina. A pesquisa para a peça parte do material em fragmentos produzido por Brecht entre 1926 e 1931. O grupo procura explorar a guerra representando-a em tensão, repetição, engajamento físico e invenção /destituição de uma língua comum. Tais escolhas estão interessadas em afirmar formas de tratamento e reinvenção para um material inacabado e um assunto em aberto.

BEACH PARK, O SEGUNDO MELHOR DO MUNDO

A TripAdvisor  anunciou os campeões do prêmio Travelers' Choice 2014 Parques Aquáticos e de Diversões. No total, foram identificados 242 vencedores, incluindo o ranking dos 25 melhores do mundo e também por região: Ásia, Canadá, China, Europa, Índia, Pacífico Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Para América do Sul e Brasil, as duas categorias foram combinadas em um só ranking com os 25 e os 10 melhores parques.
O Beach Park, no Ceará, é o brasileiro mais bem colocado na lista dos 25 melhores parques aquáticos do mundo: foi eleito em segundo lugar pelos viajantes do TripAdvisor, atrás apenas do Siam Park, na Espanha. Além do Beach Park, os outros quatro representantes nacionais são Hot Park (7º lugar), Thermas dos Laranjais (11º lugar), Eco Parque Arraial d'Ajuda (12º lugar) e Di Roma Acqua Park (14º lugar). 
No prêmio dos 25 melhores parques de diversões do globo, o Beto Carrero World, em Santa Catarina, é o único brasileiro e garantiu a sexta colocação. O primeiro lugar ficou com o Discovery Cove, em Orlando (EUA).
Nos rankings de América do Sul e Brasil, Beto Carrero World e Beach Park encabeçam a lista, em primeira e segunda colocações, respectivamente. Outros parques como Alpen Park, no Rio Grande do Sul, Hot Park, em Goiás, e Thermas dos Laranjais, em São Paulo, também aparecem nas primeiras posições das duas listas. Goiás, aliás, é o Estado brasileiro com o maior número de vencedores – quatro ao todo.

BRASILEIRAS NO FÓRUM DE MULHERES LÍDERES

Com intuito de ressaltar a força feminina no universo corporativo e sua contribuição para o desenvolvimento do país, o Fórum de Mulheres Líderes, organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e pelo LIDE MULHER, reúne um time de 20 empresárias que se destacam no mercado de trabalho em diferentes áreas de atuação, para compartilhar lições de liderança, valores, desafios e oportunidades. O evento está acontecendo desde ontem, 17, e prosseguirá até domingo próximo,  no hotel Viceroy Anguilla, Caribe. Durante o FÓRUM, as empresárias também visitarão St. Barth.
A programação do evento do LIDE inclui palestras, tais como “A força da liderança feminina e sua capacidade de inovação corporativa”, que será ministrada por Denise Rutherford, vice-presidente da 3M para a América Latina e “Mulheres Líderes: Humanizando relações e multiplicando resultados”, apresentada por Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza.
Os painéis contarão com colaboração da Ceo do Ubs Group Brasil, Sylvia Coutinho, de Celia Pompeia, vice-presidente executiva do Grupo Doria, e Sônia Hess, presidente da Dudalina e do Lide Mulher. 
As mulheres ocupam 24% dos cargos de liderança no mundo, enquanto no Brasil respondem por 23% das posições da alta gestão – número similar à média mundial. Na China, a participação feminina pulou de 25% para 51% em um ano e o país lidera o ranking dos países que mais têm mulheres em altos cargos das cias, seguido por Polônia (48%), Letônia (43%), Estônia (40%) e Lituânia (40%). Já a Europa como um todo tem 25% dos cargos de gestão ocupados por executivas. O Japão é o último colocado, com apenas 7%, segundo o estudo International Business Report 2013 (IBR). 
O evento tem patrocínio da Bombardier e Líder Aviação, apoio do Banco Ubs e da BR Company/Conexão Destinos e  participação do Instituto Roberto Sampaio Ferreira.

O FORTAL SERÁ ALEGRIA PARA 5OO MIL PESSOAS

A tradição continua, com melhores perspectivas ainda. Neste mês de férias, após a Copa do Mundo,  os mais variados públicos se encontrarão  na Cidade Fortal para curtir um dos eventos mais esperadas do Brasil.  O Fortal 2014 irá acontecer nos dias 24, 25, 26 e 27 de julho, com muitas novidades.
Serão quatro dias de pura agitação, consolidando os 23 anos de sucesso dessa festa. O público vai poder curtir desde a concentração dos blocos e seguir os trios elétricos, que farão um circuito de duas voltas, passando pela pista, animando a arquibancada, agitando a Arena, fervendo o Corredor da Folia e levantando os Camarotes. 
A infraestrutura montada para a festa está preparada o grande evento.  Realizado numa área de 140 mil metros quadrados, mais 70.000 m² de área de estacionamento, o Fortal está preparado para receber mais de 500 mil pessoas.
A organização do evento está montando estandes personalizados, com mobiliário, ar condicionado e linhas telefônicas para serem utilizados pelos órgãos públicos: Polícia Militar, posto avançado de Delegacia de Polícia Civil, Guarda Municipal, Juizado de Menores, Corpo de Bombeiros e Regional. Assim, cada instituição pode cumprir da melhor forma os serviços à população flutuante.
Há acomodação para 4.000 veículos, podendo ser ampliado para até 8.000 veículos, dentro da Cidade Fortal. A prefeitura disponibiliza, durante o período, linhas especiais de ônibus para a Cidade Fortal, nos quatro dias do evento.
As animadas noitadas do Fortal 2014,  com Fortaleza mais uma vez sendo destaque turístico nacional e interncional,  destaque são os seguintes  blocos;
Sirigüella, Ehloco,  Meabraca, Coruja, Pirraca , Vumbora, Largadinho e Triofolia

HALLELUYA COM ATRAÇÕES COMEÇA NO DIA 23

Na quarta-feira próxima, 23, começará em Fortaleza, o Festival Halleluya 2014,  edição em comemoração ao primeiro  ano de realização da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, com o Papa Francisco. O Halleluya acontecerá até o dia 27,  no Condomínio Espiritual Uirapuru, numa aérea de 110 hectares,  localizada próximo à Arena Castelão. 
Serão 20 atrações nacionais no evento, destas 18 se apresentaram na JMJ Rio2013, como a banda Rosa de Saron, o Ministério Missionário Shalom e os cantores Diego Fernandes, Suely Façanha, Ana Gabriela, Dunga da Comunidade Canção Nova e muito mais. As demais atrações são Tony Alisson, Batista Lima, Adriana Arydes, Naldo José, Ziza Fernandes, Diego Fernandes, Rosa de Saron, Comunidade Recado, Nilton Junior, Davidson e Dominus, Eros Biondini, Ana Gabriela, Irmã Kelly Patricia, Missionário , Cosme,  Alto Louvor, Dunga, Suely Façanha e Adoração e Vida.
Os artistas do Shalom estarão apresentando novidades. O Ministério Missionário Shalom apresenta o cd “180 Graus”, considerado o Melhor Álbum POP católico. Davidson Silva e Ana Gabriela lançam os seus novos trabalhos. Suely Façanha, que concorreu em 4 categorias no Troféu Louvemos ao Senhor, e a Banda Alto Louvor, também estarão presentes no Halleluya.

PROJETO ORELHINHA ESTÁ EM FORTALEZA

O Projeto Orelhinha, criado há quatro anos com o objetivo de combater o bullying,  realiza mais um mutirão de consultas em Fortaleza, hoje,18,    O projeto social, que faz cirurgias plásticas de correção de orelhas em abano com 70% de desconto, espera atender cerca de 300 pessoas que já sairão da consulta com a data da cirurgia marcada. O mutirão acontecerá às 10h, 12h e 14h. Os dois primeiros horários já estão com lotação máxima, mas ainda há vagas no mutirão das 14h.
Para participar é preciso fazer um cadastro através do site www.projetoorelhinha.com.br ou ligar na central de atendimento nos telefones 4062-0607, para Capitais e Região Metropolitana, e 0800 718 7804 para demais cidades. A inciativa atende pessoas a partir de sete anos de idade, de todas as classes sociais.
Criado há quatro anos com o objetivo de combater o bullying, o Projeto já realizou mais de 3,5 mil cirurgias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul. Na capital cearense, no primeiro trimestre de 2014, 100 pessoas passaram por cirurgia. As otoplastias são realizadas no Hospital São Carlos e o apoiador do Projeto Orelhinha em Fortaleza é o cirurgião plástico George Régis Barroso.

EM CLIMA DE ÊXITO, TERMINA DOMINGO A EXPOCRATO 2014

No domingo próximo será o encerramento da Expocrato 2014, acontecimento que mais uma vez está mobilizando empresários da pecuária e da agroindústria, bem assim milhares de turistas, com previsão de que por lá circulem ao final cerca de 500 mil pessoas.  No Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti  também está havendo a VI Expocães e a novidade,  o shopping de animais.
A Expocrato, que completa 70 anos de criação e sua 63ª edição,  realizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, vem sendo prestigiada não apenas pelo prefeito  como por secretários municipais, empresários, produtores,  agropecuaristas, lideranças políticas de diversos municípios da região do Cariri, populares e visitantes. 
O Secretario de Desenvolvimento Agrário), Nelson Martins, representando o governador Cid Gomes,  ressaltou a importância da feira para a região e externou a perspectiva de movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios.
A programação final da Expocrato 2014 é a seguinte:
Hoje: 06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos. 06:00h – 1º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos. 08:00h às 17:00h – Palestra/Oficina. De 08:00h às 18:00h – Julgamento de Caprinos/Ovinos/Bovinos. De 08:00h às 18:00h – Nordestina de Pônei. 14:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos.18:00h – 2º Ordenha do Torneio Leiteiro Caprinos.20:00h – LEILÃO. 22:00h – 3º Ordenha do Torneio Leiteiro Bovinos
Amanhã: 08:00h ás 18:00h – Julgamento de Caprinos/Ovinos/Bovinos. 20:00h –  LEILÃO
08:00h às 17:00h – Palestra/Oficina. 
Domingo: 11:00h – Encerramento com entrega de premiação e desfile dos animais premiados no evento.10:00 às 20:00h – VI EXPOCÃES – Exposição  Panamericana.12:00h – Confraternização   com criadores e tratadores. 13:00h – Liberação de animais de pavilhões.
Como vem acontecendo todas noites, os shows  continuarão nestes dias finis da feira. Hoje haverá a apresentação de Ivete Sangalo.
PURO SABOR NA FESTA - A Margarina Puro Sabor, marca da M.Dias Branco, participa da Exposição Agropecuária de Crato (EXPOCRATO). A marca faz degustação, brincadeiras e distribui brindes até o final do evento 
Para valorizar a cultura local e as festas regionais, a Margarina Puro Sabor conta com o estande Casa do Carinho, um espaço conceitual de 4x4m muito agradável e aconchegante. O espaço destaca toda a receptividade do interior nordestino, fazendo com que o público se sinta em casa e bem acolhido.  
Na área de shows,  o público também é convidado a participar de ações com fotos que serão postadas na Fanpage da Margarina Puro Sabor. 
A marca Puro Sabor pertence ao portfólio da fábrica GME (Gorduras e Margarinas Especiais), uma das unidades industriais da M.Dias Branco fundada em 2002, em Fortaleza (CE). 

QUASE 800 MIL PESSOAS NO ATERRO NA FIFA FAN FEST, ALEGRIA DAS DIVERSAS NACIONALIDADES

Durante os 26 dias dos jogos da Copa do Mundo, a  Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa, Fortaleza, com todo êxito, promoveu, no Aterro da Praia de Iracema,  a FIFA Fan Fest . A festa uniu diversas nacionalidades com objetivo torcer, com toda euforia, pela seleção do coração em um clima de muita descontração e tranquilidade.
Com capacidade de 35 mil pessoas em um espaço de 23 mil m², a Arena FIFA Fan Fest recebeu dos dias 8 de junho a 13 de julho, 775.765 mil pessoas que assistiram as 64 partidas em um telão de 130m² de alta definição e puderam se divertir com shows de humor, apresentações artísticas, DJs e as atrações musicais nacionais e locais, que apresentaram muito forró, axé, pop rock, entre outros.
A tranquilidade e o ambiente de confraternização dentro e fora da arena foram preservados com o apoio de 400 homens da Polícia Militar em dias normais e 600 em dias de jogos do Brasil, além de 85 agentes da Guarda Municipal por dia e 220 em dias de maior fluxo, 48 policiais civis e 3.810 agentes de segurança privada e patrimonial em todos os dias de evento. A segurança contou ainda com uma delegacia móvel e com o atendimento na Delegacia de Proteção ao Turista.Para a organização do trânsito, a AMC disponibilizou 40 agentes. Em dias de maior fluxo, como em jogos do Brasil e em shows nacionais, a operação contou com 80 agentes. Os Postos Médicos Avançados situados nas ruas Ildefonso Albano e Rui Barbosa registraram 901 atendimentos locais e 32 remoções.
A festa de encerramento foi comandada pela Banda Aviões do Forró, que levantou o público da arena e deixou o público com saudade da maior festa do futebol, no mundo. “Nós estamos felizes e realizados com o sucesso da FIFA Fan Fest Fortaleza e só confirmamos o que já era esperado: a nossa plena capacidade de receber grandes eventos em nossa cidade,” afirmou a secretária Extraordinária da Copa em Fortaleza, Patrícia Macêdo.

OS 105 ANOS DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO

O aniversário do Theatro Municipal (Praça Floriano, na Cinelândia, centro do Rio) foi comemorado  com um dia inteiro de programação grátis. A festa na  última segunda-feira (14)  que celebrou  os 105 anos da Casa reuniu diversas apresentações. Subiram ao palco bailarinos, integrantes do coro e da orquestra sinfônica do próprio teatro, além de alunos da escola de dança mantida pelo Municipal, de um coral infantil e de uma orquestra formada por crianças e jovens das comunidades pacificadas cariocas.
O programa foi aberto às 10h, no foyer do Theatro Municipal, com o concerto do Coral Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentando canções folclóricas e composições de Mary Lynn Lightfoot, Donald Moore, Jayme Ovalle e Edmundo Villani-Côrtes, sob a regência da maestrina Maria José Chevitarese. Criado em 1989, o coral infantil já fez mais de 300 apresentações.
Às 11h, os alunos da Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa mostraram números coletivos e três coreografias assinadas por Dalal Achcar. 
O Municipal abriu  a temporada lírica de 2014 com montagem de Carmen. No início da tarde, às 13h, os solistas do coro do Theatro apresentaram  um recital com 11 trechos da ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart. Duas horas mais tarde, a Orquestra Infantojuvenil das Comunidades Pacificadas exibiu  um repertório variado, sob a regência do maestro Juliano Dutra. Às 17h, o Coro e o Conjunto de Percussão da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal apresentaram um concerto com a cantata Catulli Carmina, de Carl Orff, sob a regência do maestro Jésus Figueiredo. A obra integra a trilogia composta por Orff da qual faz parte Carmina Burana. A programação terminou às 20h, quando o público assistiu a um clássico do repertório da dança, La Bayadère (Com a Agência Brasil)

NOVA GERENTE DE VENDAS

A administradora e turismóloga, Catarina Martins (foto), é a nova Gerente Nacional de vendas  do Hotel Gran Marquise.
Pós-graduada em políticas públicas para desenvolvimento turístico e com 16 anos de experiência acumulada na área, a gestora terá o desafio de gerenciar as equipes de contas do Sudeste e Nordeste, além de administrar o departamento de Grupos e Eventos do Hotel.

NOVA PRESIDÊNCIA ASSUME O FORTALEZA CONVENTION BUREAU


O BRASIL PASSOU NO TESTE DURANTE A COPA DO MUNDO

Cristo Redentor e o Maracanã
Eles vieram aos milhares chegando aos bilhões, uns com ingressos e a maior parte não. Os turistas aproveitaram o pretexto da Copa do Mundo para conhecer o Brasil, principalmente as cidades em que havia jogos. Fortaleza foi uma das privilegiadas. 
Levantamento do Ministério do Turismo indica que o país recebeu turistas de 203 nacionalidades durante o Mundial. A maioria (61%) ainda não conhecia o país e elogiou os serviços de infraestrutura e turismo. Os itens mais bem avaliados foram a hospitalidade e gastronomia, com 98% e 93% de aprovação respectivamente. A segurança pública brasileira também foi avaliada positivamente por 92% deles. Os táxis, informações turísticas e transporte público receberam aprovação de nove em cada 10 visitantes internacionais. Os aeroportos, por oito em cada dez. 
A pesquisa revela ainda que os brasileiros são mais críticos que os estrangeiros. O atendimento e a receptividade são considerados positivos para 90,5% dos turistas domésticos, e a segurança por 83,8% - 7,5 e 8,2 pontos percentuais abaixo da avaliação internacional respectivamente. Os estádios foram aprovados 92% dos brasileiros e 98,2% dos estrangeiros.
O estudo mostra ainda que o Mundial beneficiou mais que as 12 cidades-sede. Os turistas estrangeiros, que permaneceram em média 13 dias no país, estiveram em 378 municípios brasileiros, incluindo as cidades-sede.
De acordo com o estudo, um total de 3.056.397 brasileiros circularam pelo país durante a Copa. São Paulo foi o principal estado emissor, com 858.825 pessoas. Em segundo lugar apareceu o Rio de Janeiro (260.527), seguido da Bahia (220.021). Minas Gerais ficou em quarto lugar (204.425) e o Paraná em quinto: 165.694.
A avaliação dos turistas domésticos e internacionais foi feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) respectivamente. A pesquisa ouviu 6.627 estrangeiros e outros 6.038 brasileiros desde o início do Mundial.
Além dos turistas a pesquisa ouviu a opinião da imprensa internacional. Os atrativos turísticos foram o quesito mais bem avaliado, com 98,4% de aprovação, seguida da diversão noturna e da informação turística, com 96,2% e 90%. Praticamente todos (96,5%) os profissionais de mídia recomendariam uma viagem ao Brasil para amigos e familiares.

ALEMANHA A GRANDE CAMPEÃ DA COPA DO MUNDO 2014

Merecidamente, a seleção da Alemanha conquistou o título de campeã mundial de futebol de 2014, derrotando a Argentina por 1 x 0. Saiu invicta a seleção dirigida por Joachim Löw. Na primeira fase da Copa do Mundo de 2014, venceu Portugal (4 x 0) e os Estados Unidos (1 x 0), empatando Gana (2 x 2). Nas Oitavas de Final, ultrapassou a Argélia (2 x 1). Nas Quartas de Final, ganhou da França, por 1 x 0. Nas Semifinais, humilhou o Brasil, impondo-lhe o acachapante placar de 7 x 1. Finalmente, na decisão final, contra a Argentina, venceu na prorrogação por 1 x 0.
Não obstante uma campanha que até encontrou muitas dificuldades, no todo, a seleção germânica comportou-se muito bem, com jogo bem delineado, um conjunto quase irrepreensível, impondo em todos os momentos o seu padrão de jogo.  
A DIFÍCIL FINAL -  Precisou a seleção alemã de 113 minutos para chegar ao gol do tetracampeonato, no último domingo, no Maracanã, Rio de Janeiro.  Mario Götze foi o herói na final da Copa  do Mundo de Futebol. O camisa 19 saiu do banco de reservas nos minutos finais do tempo regulamentar e fez história na segunda etapa da prorrogação. O gol decretou o título e encerrou a competição patrocinada pela Fifa no Brasil, torneio marcado por recordes e arquibancadas cheias
O gol de Götze foi o 171º gol da competição, número que iguala o recorde de até então, registrado na França, em 1998. Com as arquibancadas dos 12 estádios sempre cheias, o Brasil organizou o segundo mundial com mais público da história. Foram 3.429.873 os torcedores que viram os jogos ao vivo, número que só não bate o registro da Copa organizada pelos Estados Unidos em 1994. Nas exibições públicas oficiais, as Fan Fests, mais de 4 milhões de pessoas assistiram gratuitamente às partidas. 
Em campo, a decisão foi equilibrada, com leve domínio dos alemães, que repetiram o toque de bola de todo o decorrer do Mundial contra a Argentina. Mas o time de Messi foi perigoso no contra-ataque, teve boas oportunidades para furar a defesa alemã, mas pecou na finalização. O castigo veio já nos minutos finais do segundo tempo da prorrogação, quando os pênaltis já pareciam certos. Götze fez papel de centroavante e decretou a festa dos alemães no Maracanã e em todo o mundo. Foi a quarta conquista da Alemanha, que se igualou à Itália e ficou com apenas uma taça a menos que o Brasil. As outras conquistas alemãs foram em 1954, 1974 e 1990
JUSTIÇA AOS PORTENHOS – A Argentina honrou a sua tradição de praticar um dos melhores e mais competitivos futebol do mundo. Teve muitas momentos difíceis,  nas várias fases da Copa. Mas mostrou-se muito determinada, com uma defesa sólida e uma ofensiva sempre perigosa. Sua estrela maior, Messi, foi decisivo em alguns jogos. Contudo, bem marcado pelos adversários, como na partida final, sua estrela não brilhou tanto como se esperava. Louve-se, portanto, o comportamento da Argentina pela sua garra e sua aplicação tática. Perdeu para um grande adversário. 

MAIS DECEPÇÃO NA SEMIFINAL DA COPA

Brasil tomou dez gols nos 2 jogos finais
A seleção brasileira voltou a decepcionar neste sábado (12) ao perder para a Holanda no estádio Mané Garrincha, em Brasília, por 3 a 0, na decisão de qual seria o 3º colocado no campeonato mundial de futebol patrocinado pela Fifa. 
Descrente, o  público de 68.034 pessoas presenciou momentos que lembraram  o desastroso 7 a 1 contra a Alemanha, principalmente no primeiro tempo. Com gols de Van Persie (de pênalti, no primeiro minuto do jogo), de Blind (aos 16) e de Wijnaldum (aos 45 do segundo tempo), os holandeses controlaram grande parte da partida. O Brasil melhorou um pouco,mas não teve poder de reação e amargou segunda derrota diante de um adversário mais organizado e que se despede invicto da Copa do Mundo.
A Holanda entrou emcampo sem Sneijder, que sentiu dor no aquecimento e foi substituído por De Guzman. A seleção laranja deu a saída , trocou passes e Robben,  no primeiro minuto, sofreu falta na entrada da área cometida por  Thiago Silva, marcada pelo árbitro, mas dentro da área e marcou pênalti, convertido no 1º gol por Van Persie.
A sensação de que  era uma “continuação” da última partida aumentou quando saiu o segundo gol aos 15 minutos. David Luiz rebateu mal de cabeça e a bola ficou livre com Blind, que chutou firme para ampliar o marcador. Com erros seguidos de passes, o Brasil conseguiu ainda criar duas chances, sem proveito decisivo. 
No segundo tempo, Fernandinho entrou no lugar de Luiz Gustavo, e a Holanda continuou com as mesmas características. Jogava fechada e esperava o Brasil no campo de defesa. Oscar reclamou de pênalti aos 22 minutos quando foi derrubado na área. A entrada de Hulk aumentou a movimentação no ataque, mas não hou chances claras de gol. Decepcionada, a torcida que iniciou o jogo com aplausos, gritou “olé” para os holandeses. A situação ficou ainda pior quando Wijnaldum recebeu cruzamento e fez o terceiro gol aos 45 minutos. Sobraram vaias em uma triste despedida da Copa.
FICHA TÉCNICA -  
Brasil: Julio Cesar, Maicon, Thiago Silva, David Luiz, Paulinho (Hernanes), Oscar, Maxwell, Ramires (Hulk), Luiz Gustavo (Fernandinho), Willian e Jô
Holanda: Cillessen (Vorm), Vlaar, De Vrij, Martins Indi, Blind (Janmaat), Kuyt, Clasie (Veltman), Wijnaldum, De Guzmán, Robben e Van Persie
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Auxiliares: Redouane Achik (MAR) e Abdelhak Etchiali (ALG)
Cartões amarelos: Thiago Silva, Fernandinho e Oscar (Brasil); Robben e De Guzmán (Holanda)
Gols: Van Persie, aos 2 min, e Blind aos 15 min do 1º tempo; Wijnaldum aos 45 min do 2º tempo.

ILHÉUS CIDADE PRIVILEGIADA

Ilhéus - BA
A cidade de Ilhéus, situada no Sul da Bahia,  é mesmo uma cidade de sorte. Além de suas belezas naturais - Lagoa Encantada, Rio do Engenho, Olivença, o maior litoral do Brasil -  ela também recebeu do Governo vários presentes que farão da mesma um dos municípios que mais irá crescer em futuro próximo. O Complexo Intermodal Porto Sul, a maior obra do Plano de Aceleração de Crescimento do Nordeste, o PAC-NE, que inclui a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com mais de 1500 quilômetros ligando o município ao estado de Tocantins; inclui também um Aeroporto Internacional, dois portos também internacionais, sendo um  Terminal de Uso Privativo (TUP) e outro o Porto Sul do Governo do Estado da Bahia com empresas privadas; e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
 Além dessa importante obra, Ilhéus foi privilegiada com a construção de uma Escola Técnica Federal (Projeto PRONATEC) já em funcionamento; uma Universidade Federal; um Hospital Regional Costa do Cacau em fase de licitação e que também atenderá a 27 cidades do entorno; a Ponte ligando o centro da cidade ao bairro do Pontal, já em construção; a duplicação da BR 415 - trecho Ilhéus-Itabuna, já autorizada pelo DNIT; e o Saneamento Básico da zona Sul de Ilhéus, inscrito no PAC 2 e já aprovado pelo BNDES.  Além dessas dádivas do governo federal, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) vai construir em Ilhéus mais uma unidade integrada visando abrigar serviços do SESI, SENAI e IEL, que deverá estar concluída nos próximos 15 meses. (Hans Schaeppi – Abrajet/BA)

MAPA DE CULTURAL DO RIO DE JANEIRO

Arcos da Lapa
Viajar pelos municípios fluminenses e conhecer as belezas naturais, materiais e imateriais do Estado do Rio agora está muito mais interessante e prático. O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, enciclopédia online das riquezas culturais do Estado do Rio, acaba de ganhar novos conteúdos - são 120 vídeos documentários, 3 mil e 500 verbetes e 8 mil fotos no portal bilíngue, que acaba se ser relançado. Novidades são também os aplicativos para tablets e celulares (IOS e Android) e o guia impresso bilíngue e ilustrado Cultura.RJ. 
O Mapa é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção e conteúdo da Diadorim Ideias. A Faperj aderiu ao projeto, em 2014, sendo responsável pela viabilização dos aplicativos e do guia Cultura.rj. 

ROTA DO SOL SEMANAL 18/07/2014 - ISSUU