Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2016

CALEIDOSCÓPIO - TURISMO NÃO É SUPÉRFLUO, É SEGURO INVESTIMENTO

TURISMO NÃO É SUPÉRFLUO, É SEGURO INVESTIMENTO
Todo ano são publicadas estatísticas mostrando de tudo, principalmente sobre assuntos que atingem as economias dos países, nos seus mais variados segmentos. A verdade revelada através dos números diz que a força de desenvolvimento de muitas grandes e pequenas cidades, às vezes lugares até desconhecidos do grande público, está no turismo. Umas são atraentes pelas belezas naturais ou exóticas, outras pela força das grandes mostras culturais e apreciados e monumentais empreendimentos, com forte apelo para visitantes. Quem não deseja conhecer Paris, Barcelona, Madri, as montanhas da Suiça ou Dubai com a sua riqueza onírica, até desafiante da natureza, oriunda do petróleo? Quem não fica curioso e com vontade de visitar o Caribe ou as distantes ilhotas de Bora Bora, não é verdade? Pois diga-se que todas estas fontes de desejo tornaram-se assim através da construção de uma mentalidade que viu no turismo um caminho seguro para crescer e proporcionar benefícios para todos os seus habitantes. Olhando o quadro das últimas pesquisas sobre o número de visitantes que vieram ao Brasil nos últimos anos, uma decepção nos atropela. Não passam dos seis milhões os que chegaram, em cada um deles. Mesmo em 2014, quando fomos a sede dos jogos da Copa do Mundo de Futebol. E é porque o Brasil, país continental, possui uma natureza imensa, riquezas em todos os sentidos, para todos os gostos. Sol, praias paradisíacas, biomas curiosos e agradáveis.  Mas a verdade é que as nossas autoridades vêm sendo tímidas e receosas, até incompetentes em aproveitar tão rico tesouro, inesgotável fonte de renda. Pouco se constrói, pouco se propaga. Mostrar em algumas feiras mundiais as “nossas belezas” provado está que não é suficiente Quem viaja deseja ser bem recebido, sobretudo com segurança, e conhecer estruturados atrativos de lazer, culturais ou de qualquer outra espécie. Aí é queque temos de dar mão à palmatória: os governos federal, estadual e municipal não investem o suficiente em empreendimentos turísticos. São tímidos para o setor, talvez até por uma concepção equivocada de que as prioridades urgentes são apenas para saúde, segurança e educação. Como arranjar dinheiro para empregar nestas  prioridades?  Não se atenta que investimentos corretos têm retorno garantido,   verba que será reforço para estas necessidades básicas.  Arrecadar é preciso e o turismo é fonte de dinheiro.  Só os escorchantes impostos arrancados da população, é claro, não são suficientes proporcionar o que o povo tem direito e merece. Portanto, preciso é que haja maciços investimentos em alguns segmentos que sabidamente podem mudar para melhor o panorama econômico e social. E o turismo, os exemplos estão aí,  são uma fonte perene de renda, não apenas para o governo, através da arrecadação de impostos, mas sobretudo para os 54 segmentos laborais da área, enfim para todo o povo. 

CONCLUSÃO EM SETEMBRO - AVANÇA PARA A ETAPA FINAL O PROJETO VILA DO MAR

Iniciado e não concluído na administração Luizianne Lins, o Projeto Vila do Mar, também da Prefeitura de Fortaleza, executada pela Secretaria Municipal de Turismo, avança para a etapa final. Com cerca de 90% de execução, a segunda fase segue com duas frentes de serviço, atualmente de 500 metros, no trecho que compreende a Rua Santa Rosa até a Avenida Theberge, na Avenida Leste-Oeste.
Após o término das duas frentes em andamento, a intervenção segue para o último trecho de 200 metros, concluindo toda a etapa e intervenção. A previsão é que seja entregue em setembro deste ano.
A segunda etapa do Projeto Vila do Mar, iniciada em março do ano passado, já indenizou mais de 500 famílias. A Prefeitura de Fortaleza entregou um condomínio com 84 casas populares para essas famílias realocadas e estão em processo de entrega mais de 8 mil papéis de casas e mais de 2 mil de reformas. Cerca de 300 famílias ainda vivem no local, mas também serão indenizadas e realocadas em novas moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.
O projeto contempla a urbanização da área com a instalação de calçadões, ciclovia, iluminação, drenagem, pavimentação e paisagismo da via, quadra esportiva, além da proteção da encosta.
REQUALIFICAÇÃO IMPORTANTE – É de grande significaão para Fortaleza, com reflexos altamente positivos na população dos bairros litorâneos do oeste da cidade, a conclusão do Projeto Vila do Mar. Ainda mais, estende e requalifica o turismo da cidade, pois a área atingida, de boa extensão, começando na Barra do Ceará e indo até a altura da Av. Dr Themberg,  oferece  oportunidade de lazer atraente não apenas para os residentes na zona oeste da cidade, como também para outras pessoas da cidade, antes frequentadoras das consagradas Praia de Iracema e Avenida Beira Mar. Não há dúvidas de que,  dentro em breve,  hotéis e restaurantes qualificados estarão na Vila do Mar. 
INTERVENÇÕES NA BEIRA MAR -  Desde anteontem, 4, está interditado um trecho de 300 metros do calçadão da Avenida Beira Mar.  A intervenção faz parte da nova etapa do Projeto de Requalificação da Beira Mar, que Secretaria Municipal de Turismo está executada. O trecho interditado parte da Rua Teresa Hinko e é fechado por tapumes. A orientação é que atletas e pessoas que costumam fazer caminhada e exercícios físicos pelo local, sentido Meireles/Mucuripe, retornem o trajeto a partir da Estátua de Iracema, localizada em frente ao Hotel Gran Marquise. O tráfego de veículos pela via segue normalmente.
Para esta fase, no trecho que vai até o Mercado dos Peixes, o projeto prevê terraplanagem, contenção do calçadão, novo piso, ciclovia, paisagismo e acessibilidade. Já no Espigão da Av. Desembargador Moreira será implantado o guarda-corpo (proteção), dois quiosques e o acesso ao equipamento.
O novo desenho da Beira Mar prioriza a reforma dos espaços dedicados à circulação de pessoas e, com isso, beneficia os usuários fortalezenses e o turista que vem conhecer a cidade. A obra integra as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Fortaleza, convênio com o Ministério do Turismo. 
O trecho urbanizado inclui zonas pavimentadas para vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias, base para a implementação futura de um bonde elétrico e calçadão para caminhadas.

NOVA ROTA DA GOL - VOOS DIÁRIOS DE FORTALEZA PARA CONGONHAS/SP

Uma nova rota direta e diária entre Fortaleza e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, começou no último domingo (1º). O voo é da companhia aérea Gol, a primeira a operar a rota sem escalas ou conexão de forma diária. Os horários de partida de Congonhas são às 14h25 e 22h10 e, de Fortaleza, às 2h44 e 12h32.
“Essa rota facilita muito o trajeto de quem vai para São Paulo, pois já pode desembarcar na região central da cidade, sem perder uma hora e meia em trânsito, como ocorre em Guarulhos. Também permitirá que os turistas que vêm de São Paulo tenham um ponto de partida de acesso mais fácil”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.
"Constantemente revisamos nossa malha para oferecer aos clientes as melhores opções de voos e horários. Por isso, diversificamos os destinos atendidos, partindo do Aeroporto de Congonhas, para proporcionar mais conveniência a todos que viajam conosco", explica o gerente-executivo de planejamento da Gol, Eduardo Wakami.
A Gol é a segunda companhia a operar a rota. A Avianca já oferta o voo direto Fortaleza/São Paulo (Congonhas) aos sábados, desde fevereiro.

O CEARENSE ROSIER, NA SUBIDA DO EVEREST: “PRECISO ME RECUPERAR, POIS ESTOU LITERALMENTE ACABADO”

O montanhista cearense Rosier Alexandre, que completa um mês de expedição rumo ao topo do Monte Everest, no seu Projeto Sete Cumes, ainda enfrenta condições climáticas desafiadoras na face Norte da Montanha (Tibete). No último contato feito com a família no domingo, dia 1º de maio, o montanhista relatou que, apesar do clima desfavorável, a expedição está ocorrendo muito bem. Confira o relato de Rosier na íntegra:
“Neste momento, estou no ABC (Campo Base Avançado), na face Norte do Everest. Estou, aqui, no ABC, desde o dia 23 de abril. A aclimatação está ocorrendo muito bem, o clima é que não está favorável, por enquanto. Tem muito vento, muito vento mesmo. Está muito frio aqui. No último dia, eu subi e dormi a 7.070 metros. Dormi maravilhosamente bem, apesar do frio e apesar do vento. Minha aclimatação está ótima, pois a ida pra Bolívia, que aclimatou meu corpo para subir o Everest, valeu muito a pena. Todas as pessoas aqui, que estiveram em algum lugar do mundo para uma preparação especial em uma montanha acima de 6.000 metros, realmente ganharam muito em aclimatação. O clima continua terrível, inclusive, ainda não colocaram as cordas acima do Col Norte (7.070m). Isso deve ocorrer em três ou quatro dias, pois a previsão é que o clima abra. Eu já estou descendo para algum povoado abaixo do campo base, para descansar. Tudo está ocorrendo maravilhosamente bem, sem nenhum problema de aclimatação, mas eu realmente preciso me recuperar, pois estou literalmente acabado. Os gastos orgânicos acima de 6.000m são muito grandes. E com uma noite acima de 7.000m, então, nem se fala. Mas, tudo ocorrendo bem. Devo ficar uns 10 dias abaixo, e retornar para cá. Há um 'zumzumzum' dizendo que, a partir do dia 14, vai entrar uma janela de tempo muito boa aqui do lado do Tibete. Eu espero que isso aconteça, pois já estou pronto para aproveitar esta oportunidade. Agora, é só descansar mesmo e fazer minha corridinha, tentar subir algum morro ou montanha mais baixa, em algum lugar onde eu possa acumular oxigênio para recuperar os gastos orgânicos, porque, aqui em cima, realmente, o corpo vai embora rápido, a musculatura vai embora rápido, a força realmente acaba. Mas, tudo ocorrendo dentro do planejado. Logo que possível, voltarei a dar notícias! Um grande abraço, e até breve”.
Rosier Alexandre deve atacar o cume do Everest entre os dias 14 e 20 de maio

NADA DE ESPERTEZAS NA VIDA

Antonio José de Oliveira
A gente parece acostumar-se com as coisas erradas neste mundo. Chegamos, às vezes, a pensar que quem procede, corretamente, é tolo e não consegue nada, na vida, em qualquer modalidade de atividade, ou mesmo nos relacionamentos com o semelhante.
O mundo é dos espertos – dizem alguns – e deve-se apelar para a conhecida “Lei de Gérson”, ou seja, levar vantagem em tudo, não importando quem estiver atrapalhando os desejos de poder, fama, riqueza e outras vantagens pessoais em detrimento do bem coletivo.
Que absurdo! Isso jamais deve ser filosofia de vida para quem tem personalidade e caráter e sabe que não se pode subir, na pirâmide social, atropelando as pessoas, pisando-as e não lhes dando vez, nem voz. O importante – para quem age dessa maneira – é chegar lá, embora com a consciência pesada, que travesseiro algum será capaz de aliviar a dor no inconsciente.
Exemplos de mau-caratismo não faltam. Nas vias públicas, constatamos o retrocitado procedimento humano, o que é melhor denominá-lo de animalesco, ainda que os irracionais mostrem-se, em algumas situações, mais humanos do que os ditos animais racionais. A indiferença nossa com os indigentes, os moradores de rua, os idosos, os abandonados por familiares, em asilos, ou casas de recolhimento, é de envergonhar qualquer cristão.
Uma prova? Basta observar o desrespeito de alguns jovens com as pessoas de idade avançada. Se  nos ônibus, ocupam os lugares, destinados, por lei, aos maiores de 60 anos, e até fingem dormir, para não se levantar do local. Quanto cinismo e falta de educação! Esquecem-se de que, mais tarde, ficarão velhos também. Que exemplos podem dar esses moleques a seus atuais ou futuros filhos? Conclua, caro leitor!
Ah! E tem mais: já presenciamos motoristas de coletivos (ônibus e topiques), deixando pessoas idosas, nas paradas, pois, acima dos 65 anos, não pagam passagens. Será que não se lembram de que o mundo dá muitas voltas e podem sofrer idêntico preconceito mais tarde? Os tolos julgam que não envelhecem e podem agir, assim, com os senis. O pior é quando pessoas jovens xingam idosos, quando vão pagar as contas, ou sacar algum dinheiro, nas casas lotéricas, bancos, farmácias e em outros estabelecimentos comerciais. É de causar revolta esse abominável procedimento.
A rede de supermercados Pão de Açúcar e o Iguatemi (ação elogiável e os parabéns), citando exemplos, demarcaram alguns locais, para idosos, gestantes e deficientes físicos, que possuem ou vão de carro, quando forem fazer compras, pagamentos, ou sacar dinheiro nos caixas-rápidos. Estamos bobo de ver pessoas não-idosas tomarem a vaga de quem tem preferência pela idade, pelo estado de gestação, ou pela deficiência física. Se são flagradas, na ocasião, olham-nas com a maior “cara-de-pau”, como a dizer: “A vez é dos mais espertos e que se dane o resto.” Quanta falta de vergonha e de educação!
Presenciar cenas de total desrespeito aos habitantes idosos, gestantes e deficientes físicos, de determinada localidade, não deve pegar bem para quem nos visita. Nada de espertezas, na vida, pensando alguém somente em levar vantagem em tudo.
O que ficou dito, acima, é válido para os turistas, quando visitam nossos pontos turísticos e ambientes comerciais, como Shopping Center, teatros, museus, mercado central, lojas da Emcetur etc. Ser educado e respeitar as leis é sinal de cidadania e conta pontos positivos, para qualquer polo receptor, no Brasil e nos países estrangeiros. É bom atentar: a primeira impressão é que fica na mente e, se for negativa, torna-se difícil desfazê-la.
Antonio José de Oliveira
Presidente em exercício da Abrajet-Ceará

ATE´ VOLTAR AO RIO - A CHAMA OLÍMPICA COMEÇOU A VIAGEM PELAS 327 CIDADES

Desde a última terça-feira (3), a lanterna contendo a Chama Olímpica chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília, ponto de partida para um roteiro que, em 95 dias, incluirá 327 cidades das cinco regiões do país, passando pelas mãos de 12 mil condutores até chegar, no dia 5 de agosto, ao Estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 
A Chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia, a partir dos raios solares, seguindo um tradicional rito que faz uso de uma espécie de espelho côncavo chamado skaphia. A cerimônia contou com a participação de 11 mulheres caracterizadas, representando o papel de sacerdotisas. Após percorrer algumas cidades gregas – entre elas a capital Atenas – a Chama Olímpica seguiu até Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo então para o Museu Olímpico, localizado em Lausanne, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional.
A lanterna e a a chama chegaram às 9h no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff, local em que foi alimentada a primeira Tocha Olímpica Rio 2016. O percurso da tocha no Distrito Federal começou às 10h, e percorreu mais de 118 quilômetros de distância, dos quais 37 feitos por 141 condutores, passando por cinco regiões administrativas locais e vários pontos turísticos da capital federal, dentre eles a Câmara, o Senado, a Catedral Metropolitana e a Igrejinha na Asa Sul. Ao longo do trajeto, será conduzida também por meio de bicicleta, rapel e a nado.
Na saída do Palácio do Planalto, a tocha foi conduzida pela jogadora de vôlei Fabiana Claudino, bicampeã olímpica (2008 e 2012) e, na chegada, na Esplanada dos Ministérios, houve o acendimento da pira pela ex-jogadora de vôlei Leila Barros, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. 
EM GOIÁS - Depois de um dia de grande comoção em Brasília com a passagem da Tocha Olímpica, ontem chegou a vez de Pirenópolis (GO) receber a chama que acenderá o espírito da comunidade local para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Depois de deixar o Distrito Federal, o fogo olímpico passou antes por Corumbá de Goiás para então chegar a Pirenópolis.
Na programação do percurso houve apresentação cultural de estudantes da rede pública municipal, de personagens das Cavalhadas, cortejo histórico tradicional de Pirenópolis que traz mascarados, cavaleiros e pastorinhas, além da Festa do Divino Espírito Santo, que é realizada a partir deste mês.
De Pirenópolis, a Tocha Olímpica seguiu para a cidade de Anápolis, onde aconteceu outro grande evento de celebração do revezamento, lá passando a noite. 
HOJE (06), a ‪Tocha Olímpica‬ e a ‪Chama Olímpica‬ passarão pelo maior número de cidades em um dia até o momento. Serão elas: Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos, Caldas Novas.
TRANSPORTE PELA LATAM - A LATAM Airlines, companhia aérea apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, também é a apoiadora oficial do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, realizando o voo da Suíça ao Brasil e os voos pelo interior do país.
Em uma operação especial, a companhia aérea utilizou um Boeing 767-300ER para buscar a chama. O voo do primeiro dia foi direto, Rio de Janeiro/Genebra/Rio de Janeiro, com a aeronave ostentando a nova identidade visual da LATAM Airlines, acrescentada de uma identificação especial em alusão ao Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.
Durante o percurso no Brasil, a LATAM também será responsável por fazer o transporte entre 13 cidades utilizando uma aeronave modelo A319, da Airbus, também com a logomarca do revezamento do tour da tocha: Teresina, Palmas, São Luís, Imperatriz, Belém, Macapá, Santarém, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande.

ELEITO O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE TURISMO DA CÂMARA

O deputado federal Herculano Passos é o novo presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O deputado Sérgio Brito (PSD-BA) ficou com a vice-presidência da Comissão.
Durante o discurso de posse, Passos falou sobre o grande desafio do colegiado para este ano: os jogos olímpicos. “Teremos um momento ímpar de mostrar o Brasil e mostrar que somos capazes de sediar um evento desta magnitude. Vamos fazer o possível para dar esta visibilidade e procurar atrair turistas estrangeiros, nesta época de crise”.
Empresário do setor gastronômico, Herculano tem 59 anos e foi vereador e prefeito, por dois mandatos, da Estância Turística de Itu (SP). Na Câmara dos Deputados, além de presidir a FrenTur, Passos é diretor do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira; membro da Comissão Especial do Marco Regulatório dos Jogos de Azar, na qual defende a legalização dos cassinos para fomentar o turismo; e membro da Comissão Especial do ECAD, na qual defende o fim da cobrança de direitos autorais sobre a programação de rádios e televisores em quartos de hotéis.

TURISMO SUSTENTÁVEL

Com o objetivo de incentivar turistas a adotarem atitudes sustentáveis durante a viagem, representantes dos ministérios do Turismo, do Esporte, do Meio Ambiente e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) firmaram uma parceria para divulgar a campanha Passaporte Verde.
A cerimônia, promovida no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, prevê a realização de ações específicas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e também no revezamento da Tocha que percorrerá mais de 300 cidades do País.
Desde 2008, a campanha apresenta medidas simples para que os viajantes tornem o turismo uma atividade sustentável, respeitando o meio ambiente e a cultura ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. O objetivo é sensibilizar o turista quanto ao seu potencial de contribuir com o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis.
Em 2015, foi lançada a edição Passaporte Verde nos Jogos Rio 2016, oferecendo novas dicas e roteiros aos turistas que desembarcarão no Rio de Janeiro para acompanhar os eventos. A campanha também dá um novo salto, trabalhando com temas como acessibilidade e proteção da criança e do adolescente, além da ecoeficiência, que já vinha sendo trabalhado em edições anteriores. (Com o Portal Brasil)

CONCLUSÃO EM SETEMBRO - DESIGN NOVO DOS AVIÕES DA MARCA GLOBAL LATAM

Como um dos passos mais importantes para a consolidação da TAM e suas afiliadas, e da LAN e suas afiliadas, sob a nova marca global LATAM, o Grupo LATAM Airlines apresentou ontem 05 o novo design dos seus aviões em eventos simultâneos nos países onde o Grupo opera ao redor do mundo. 
Além de uma nova imagem LATAM para a frota de aeronaves, a companhia mostrou novos elementos que começarão a ser visíveis a partir de maio, como os uniformes de seus funcionários, a nova sinalização nos aeroportos, os balcões que receberão os passageiros nos aeroportos, e o novo site (www.latam.com). 
A primeira aeronave com imagem LATAM a entrar em operação, um Boeing 767, decolou do Rio de Janeiro em 1º de maio com destino a Genebra, para buscar a Tocha Olímpica. O avião foi preparado especialmente para a ocasião e retornou a Brasília, local onde teve início o tour de Revezamento da Tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2106, que passará por mais de 300 cidades do Brasil. 
Ontem, 5, decolaram os três primeiros voos comerciais das aeronaves com a nova imagem LATAM nas seguintes rotas: São Paulo-Santiago (um Boeing 767 com saída de Guarulhos às 09h05, horário local); Santiago-Lima (um Airbus A319 com saída de Santiago às 09h10, horário local); e São Paulo-Brasília (um Airbus A319 com saída de Guarulhos às 14h20, horário local). 
Também ontem iniciou-se a evolução para a imagem LATAM em 13 dos aeroportos onde as companhias do Grupo LATAM operam, nas cidades de Santiago, São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Buenos Aires/Ezeiza, Lima, Bogotá, Quito, Miami, Madri, Guayaquil e Nova York (JFK). A mudança inclui a sinalização dos balcões de check-in, Salas VIP, cartões de embarque e informações nas telas. 
A LATAM lançará seu novo site, www.latam.com, disponível em seis idiomas. Por meio dessas plataforma, os passageiros poderão reservar suas passagens, fazer o check-in, visualizar o Status de Voo em tempo real, receber alertas e acessar informações úteis sobre sua viagem. Além disso, a LATAM apresentou seus novos uniformes, que serão utilizados por 23.000 funcionários, e espera implementar a mudança em nível global até o final de 2016. Os uniformes LATAM – que refletem a essência do Grupo por meio das formas e cores da nova imagem, o Índigo e o Coral – foram desenhados pelo estilista brasileiro mundialmente reconhecido Pedro Lourenço, em cooperação com grupos de trabalho dos quais participaram mais de 80 funcionários de diferentes áreas da empresa.

AVANÇA O PROJETO PRAIA ACESSÍVEL

Inaugurado há um mês pela Secretaria Municipal de Turismo, parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado do Ceará e iniciativa privada, o Projeto Praia Acessível já atendeu cerca de 120 pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
A iniciativa, que oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, possibilitando o banho de mar assistido, tem recebido de quarta-feira a domingo, de 9h às 14h, usuários de todas as faixas etárias.
Cerca de 15 profissionais da Prefeitura de Fortaleza, entre técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza prestam atendimentos aos usuários do Praia Acessível, além do apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. O local conta, ainda, com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. 
O projeto é desenvolvido diante do Hotel Sonata, parceiro na ação e que disponibiliza banheiro adaptado, depósito para guardar material e cinco vagas de estacionamento para pessoas com deficiência destinadas ao público participante da iniciativa.

COMEÇA PROCESSO DE CONCESSÃO - GRANDE PASSO PARA O CEARÁ CONQUISTAR O HUB DA LATAM

O Governo Federal aprovou a abertura do período de audiência pública para a concessão do aeroporto internacional Pinto Martins. “Esse é o grande passo para a consolidação da concessão do terminal e importante condicionante para que o HUB da LATAM venha para a capital cearense”, observa o secretário da Infraestrutura, André Facó. Ainda de acordo com o secretário, o momento agora é de aguardar o andamento do processo, respeitando os prazos das etapas.
A partir da publicação no Diário Oficial da União, os documentos ficam disponíveis para consulta pública por 45 dias. “Para tornar o debate em torno do processo de concessão do aeroporto Pinto Martins mais amplo, serão feitas duas audiências públicas presenciais: uma em Brasília, outra aqui em Fortaleza. Passada essa etapa, todas as contribuições encaminhadas serão analisadas e respondidas para que o edital seja publicado”, explica André Facó.
A Secretaria da Aviação Civil e a Agência Nacional de Aviação Civil levaram em consideração alguns ajustes apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Foram alterados os requisitos mínimos de experiência do operador aeroportuário para participação no leilão, que antes era de 10 milhões de passageiros por ano. Para o aeroporto de Fortaleza, a nova exigência foi de 7 milhões passageiros por ano. Também foi reduzido o valor mínimo de investimento no terminal de Fortaleza. Agora o edital estima investimento de até R$ 1,563 bilhão, com outorga mínima de R$ 1,306 bilhão, para o prazo de 30 anos de concessão. “Com o bom andamento do processo, nós esperamos que o leilão aconteça no começo do segundo semestre deste ano. A concessão do aeroporto será de grande importância para a melhoria do serviço oferecido aos usuários, o incremento da cadeia produtiva do turismo no estado e um grande passo rumo à conquista do centro de conexão de voos da LATAM”, explica o secretário da Infraestrutura.
HUB DA LATAM - As negociações entre o Governo do Ceará e a LATAM, para a prospecção do centro de conexão de voos, começaram em abril de 2015 e seguem com reuniões de trabalho sistemáticas entre representantes do executivo estadual e da companhia aérea. “O Ceará trabalha com um plano de ação em cima de cada gargalo apresentado pelo estudo da Arup, que é a consultoria contratada pela própria LATAM para realizar estudos nos três estados com possibilidade de abrigar o HUB. Isso demonstra para a empresa, com prazos e atividades, que os obstáculos apontados são plenamente solucionáveis”, esclarece Facó. Sobre o andamento das negociações, o secretário afirma ainda que “as tratativas com a LATAM seguem de forma muito boa e as demais ações de prospecção também. O Governo, por exemplo, já passou para a SAC o decreto expedido pela Prefeitura de Fortaleza que declara o terreno ao sul da Base Aérea, próximo a avenida Carlos Jereissati, como de utilidade pública, assim como a cessão do terreno da Base Aérea.”
De acordo com estudo feito pela LATAM, serão gerados cerca de 35 mil empregos diretos e indiretos até 2018, além de crescimento de 6% do PIB cearense, o que representa impacto de R$ 9,9 bilhões na economia do Estado num período de cinco anos de operação do equipamento. Mais de um terço do impacto econômico (39%) virá dos setores de transporte e armazenagem, outros 17%, do setor de atacado e varejo, e 12% dos setores de hotel e alimentação. Já sobre o impacto em empregos, 29% virão nos setores de transporte e armazenagem, 29% de atacado e varejo, e 12% de hotéis e alimentação. 
Outro estudo feito consultoria Arup, a pedido da LATAM, estima ainda que o HUB em Fortaleza movimente, a partir de 2018, dois milhões de passageiros adicionais por ano, em 24 aeronaves operadas diariamente em simultâneo (entre 2.500 e 3.000 passageiros na hora de pico). Em 2038, o número de passageiros deverá chegar a 3,2 milhões por ano, em 36 aeronaves operadas diariamente e simultâneo (mais de 4.000 passageiros na hora-pico).

EM PAUTA, PARCERIA IMPORTANTE CEARÁ/ALEMANHA

Vice Goverbadora Izolda Cela recebeu o consul Dietmar Bock e o Dieter Gerding, ex-cônsul honorário
A vice-governadora Izolda Cela recebeu, na manhã da última terça-feira (3), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o cônsul-geral da Alemanha, Dietmar Bock; o cônsul honorário da Alemanha para os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, Hans-Jürguen Fiege; além de Dieter Gerding, ex-cônsul honorário. Na ocasião, foram discutidas ações para o turismo, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia.
Durante a visita, também foram apresentadas ações de interesse tecnológico, especificamente em pesquisas desenvolvimento em energia solar, eólica e dessalinização da água marítima. Também foram tratados alguns projetos para desenvolver um museu de arqueologia e geologia da região do Cariri, além de parcerias de intercâmbio universitário em pós-graduação de diversas áreas na Alemanha.
A vice-governadora Izolda Cela destacou a atenção dada pela Alemanha. “É muito importante ver que as autoridades alemãs veem o nosso potencial em uma escala mundial. Nossa relação com a Alemanha é das mais estreitas, por entender que tanto eles quanto nós valorizamos a cultura e investimos em nossa economia vocacional”, ressaltou.
Segundo Antônio Balhmann, assessor Especial para Assuntos Internacionais, a presença dos cônsules é importante para consolidar a utilização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém. “Conversamos diversas pautas e possibilidades entre a Alemanha e o Estado. Uma delas foi a divulgação da ZPE em feiras de negócios no país europeu para que possamos destacar o potencial deste zoneamento livre de impostos para investidores internacionais. Além disso, damos a nossa carga cultural, além da nossa economia consolidada, como símbolos do nosso patrimônio, valorizando assim nosso maior bem que são os cearenses”, comentou o assessor.
Para Hans-Jürguen Fiege, cônsul honorário da Alemanha para os Estados do Piauí, Maranhão e Ceará, o Ceará merece ter destaque no exterior, mostrando o seu potencial econômico. “Sinto-me um total cearense, pois tenho família no Estado e me relaciono com todos desta cidade por entender da sua harmonia. Viemos para conversarmos sobre diversas possibilidades. Alguns já levemente tocados e outras em perspectivas de desenvolver e intensificar ainda mais o que poderíamos contribuir. Temos grandes eventos na Alemanha e gostaríamos que o Governo do Estado mostrasse o grande potencial que o Ceará tem”, salientou o cônsul.

TERMINAL DE JERI: AZUL E CVC JÁ PROGRAMARAM VOOS

Vista da aproximação da pista
O acesso aos polos turísticos do Litoral Oeste cearense vai ficar mais fácil. O Aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz, já está pronto para receber voos nacionais e internacionais. Todas as exigências previstas para a abertura ao tráfego aéreo já foram atendidas pelo Departamento Estadual de Rodovias – DER, órgão responsável pelos aeroportos regionais do Ceará. O terminal também recebeu, há pouco tempo, a homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Com isso, os empresários da área de aviação, turismo, hotelaria e transporte estão aptos a prospectar importantes negócios que irão impactar positivamente a economia da região.
As oportunidades já estão começando a aparecer. De acordo com o gerente de aeroportos do DER, Cel Paulo Edson, está prevista a operação de voos regulares semanais pela empresa Azul Linhas Aéreas no aeroporto de Jericoacoara, a partir de novembro de 2016, assim como de dois voos charters, operados pela empresa de turismo CVC, utilizando o Air Bus A320.
A operadora também está planejando parcerias com empresas cearenses de táxi aéreo, que farão o transporte de turistas que desembarcarem no Aeroporto Internacional de Fortaleza e que se destinam ao litoral extremo oeste. O anúncio foi feito durante o Fórum de Turismo do Ceará. No evento, o Cel. Paulo Edson, apresentou a situação atual da infraestrutura aeroportuária do Estado do Ceará, com destaque para os Aeroportos do Polo Turístico de Jijoca de Jericoacoara e Camocim, situados no Litoral Extremo Oeste. Além da situação operacional dos dois equipamentos, foram discutidas ações estratégicas de sustentabilidade devido a alta demanda de passageiros que chegarão na Região utilizando o vetor aéreo. 

EM ITAPIPOCA A 8ª EDIÇÃO - ATÉ AMANHÃ O FESTIVAL DE DANÇA DO LITORAL OESTE

A diversidade da dança marca o 8° Festival de Dança do Litoral Oeste - Danças Múltiplas, que começou ontem em Itapipoca, indo até amanhã, 7, numa realização da Associação de Artes Cênicas de Itapipoca - AARTI. 
Em cena, dança contemporânea, dança de salão, dança urbana, dança do coco e teatro-dança, interpretados por companhias e artistas convidados. Além de apresentações, compõem a programação performances, seminário, lançamento de livro e homenagem. 
O Festival de Dança do Litoral Oeste é um dos principais eventos de dança do Ceará, propondo-se como ação descentralizadora e democrática de circulação da dança, priorizando, sobretudo, a dança cearense na sua diversidade. Desde a primeira edição o Festival colabora para dar visibilidade à produção cultural, em especial para fortalecer o segmento da dança e para a democratização do acesso à cultura na Região do Litoral Oeste cearense.
Os municípios de Itapipoca, Trairi e Paracuru, que a cada ano se dividem como município-sede do Festival, desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança, no âmbito da formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão. O Festival vem se desenhando como um espaço privilegiado para a confluência de troca de experiências, convívio e celebração dos afetos que articulam a arte no Ceará. 
O Seminário “O Festival” já começou com novidade, ontem, com a realização do 1º Seminário de Dança do Litoral Oeste e Vale do Curu.
ESPETÁCULOS E PERFORMANCES Este ano o Festival programou a edição com artistas convidados, em sua maioria do Ceará. A dança contemporânea está representada por: Leandro Netto Cia de Dança, com o espetáculo "Sodade". Várias outras apresentações estão na vasta programação, com apresentações de artistas cearenses e de outros estados.
O 8° Festival de Dança do Litoral Oeste é uma realização da COELCE e AARTI, numa consultoria executiva da Quitanda das Artes, coprodução Wm Cultural, produção da Cênica Difusão e Markintg Cultural, apoio cultural do Governo do Estado, através da SECULT. 

VISITE CEARÁ NEWS 06/05/2016

VISITE CEARÁ/FC&VB E SETUR/CE
PARTICIPAM DA 14° IMEX
O Visite Ceará/ FC&VB participou da 14° IMEX que ocorreu de 19 a 21 de abril em Frankfurt na Alemanha como co-expositor no estande da EMBRATUR.  A IMEX é uma das mais importantes feiras de turismo internacional com foco no segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress and Events) e nesta edição o Visite Ceará /FC&VB fez apresentações para grupos de compradores “buyers” e também recebeu os interessados em nosso destino para reuniões individuais. A Secretaria de Turismo do Estado do Ceará - SETUR também esteve presente neste evento e realizou a divulgação do nosso estado com farta distribuição de material promocional para os participantes da feira.

TREND OPERADORA REALIZA
SEGUNDA VISITA TÉCNICA
Ricardo André  (Hotel Diogo ), Cristiano Amadeu (Trend);  Décio Xavier (Diogo Hotel);  Karina Santos e Viviane Santos (Trend) e Willy (FC&VB)
Os executivos de Grupos Feiras e Eventos da Trend Operadora estiveram em Fortaleza  de 14 a 17 de abril para realizar a segunda visita técnica aos hotéis associados do Visite Ceará/FC&VB. Nessa  segunda  etapa  foram visitados 25 equipamentos. Depois da primeira visita realizada  em março,  alguns hotéis já  fecharam negócios com a Trend e esse é o objetivo final,  vender nosso destino.

GRUPO COMERCIAL REALIZA
VISITAS EM SÃO PAULO
Charles (Magna e Carmel); Willy (Visite Ceará); Cequetini (Marina Park); Denys (Aquaville, Romanos);  Rose, Samuel e Kátia (Praia Centro), Deniela (Vila Galé); Livia (CEC); Eduardo (Beach  Park) e Marisa (D. Pedro Laguna).
Com  objetivo de  estabelecer contato e estreitar relacionamento com os organizadores de eventos, empresas corporativas e  agencias de viagens da cidade de  São Paulo, um grupo de 11 pessoas liderados por Samuel Belfort, realizaram cerca de 80 visitas a estas empresas nos dias  25 a 28 de abril passado.  Nas visitas  foram entregues material  com  informações sobre a infraestrutura do destino Ceará.  Esta ação  faz parte do  Planejamento Estratégico do  Visite Ceará para o ano de 2016 e  contou com o apoio da SETUR – Secretaria de Turismo do Estado do Ceará.
















ROTA DO SOL SEMANAL 06/05/2016 - ISSUU