Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - INSENSATEZ – CUIDADO, PRAZER, CAUTELA...

INSENSATEZ – CUIDADO, PRAZER, CAUTELA...
Os  brasileiros, neste começo de ano, estamos passando por apreensões e momentos difíceis. Os pagamentos chegando e as notícias não são boas. Todos sabem que o País está atravessando uma fase de muitos apertos, ocasionados na maior parte por uma política econômica e financeira do governo equivocada, somada à crise mundial. Não nos prevenimos e houve toda espécie de agrado, liberalidade,  mascarando a realidade. Por causa disto, a presidente Dilma Rousseff, neste seu segundo mandato,  precisa urgentemente consertar os malfeitos do passado e adotar uma política de austeridade a fim de que o Brasil não chegue ao fundo do poço, o que não está longe de acontecer. Crise econômica, crise no setor elétrico, crise no abastecimento de água em grande cidades, seca no Nordeste e por aí continuam as mazelas.  Portanto, medidas fortes têm que ser tomadas. A pretensão é arrecadar cem (100) bilhões de reais, afora outras medidas de contenção dos gastos públicos para reequilibrar as finanças. Mas até agora o que foi anunciado pela Presidente está sendo recebido com cautela e muito desagrado por parte da grande maioria da população brasileira, com desaprovação até setores da sua base de apoio nas duas maiores casas legislativas do País. O povão, a atingida no âmago  classe média, todos nós  assalariados estamos a perigo, temos que “pagar o pato”. O caminho de austeridade que o Governo vem imprimindo só cai em cima dos mais fracos. Os banqueiros, estes riem com os juros altos e a inflação,  pois ficarão mais ricos. Pergunta-se. Por que o Governo, o Parlamento e o Judiciário  não se juntam em momento tão perigoso para salvar o Brasil do pior?
Cadê o patriotismo, a sinceridade desta gente se há necessidade de cortar  gastos públicos. Não é exorbitante o País ter 39 ministérios, afora  milhares cargos comissionados? Não são demais as mordomias no Parlamento ou no Judiciário? Não foge ao bom senso o Brasil ter trinta e dois (32)  partidos legalizados, com mais quarenta e um (4l) prontos para entrar na “boquinha”? Senadores, deputados, juízes e ministros, que ganham muito bem, são cercados de bondades. Têm número excessivo de bem pagos assessores, carros e residências à disposição, sem custo algum, passagens aérea “cif” e outras belezas. Enquanto isto, o trabalhador paga tudo, com muito pouco ganho. E ainda vai levar mais chibatada nos lombos quando for prestar contas ao Fisco. A Presidente vetou a correção de 6,5 por cento no Imposto de Renda relativo ao exercício passado. Nos finalmente, voltamos a dizer que realmente há necessidade de medidas para o Brasil entrar nos eixos. Mas todos devem dar sua parcela de  contribuição e não apenas os menos favorecidos. Como estão os fatos, os  descontentes se avolumam perigosamente  até onde não sabemos. À propósito, vem à nossa mente, perdão se o Alemão nos perturbar, a tirada do poeta   Friedrich Rückert: “O coração tem dois quartos:/ moram ali sem se ver,/ Num a Dor, noutro o Prazer./ Quando o Prazer no  seu quarto/ Acorda cheio de ardor,/ No seu adormece a dor.../ Cuidado, Prazer! cautela,/ Canta e ri mais devagar.../ Não vá a Dor acordar”.

DOMINGO A POSSE DOS NOVOS DEPUTADOS E SENADORES

A posse dos candidatos eleitos para ocupar as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados ocorre no próximo domingo, dia 1º de fevereiro. Às 10 horas, em sessão preparatória no Plenário Ulysses Guimarães, o deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), o mais idoso entre os com maior número de  mandatos, proclamará o nome dos eleitos e tomará deles o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Entre os que tomarão posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados – que chegam à Câmara Federal pela primeira vez. 
Após a cerimônia de posse, os deputados terão até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares na Secretaria- Geral da Mesa Diretora (SGM). Às 14h30, ocorre a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora, que é composta pela Presidência da Câmara dos Deputados, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. Todos têm mandato de dois anos.
A primeira apuração é para a Presidência. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato deve receber a maioria absoluta dos votos, incluídos os votos brancos e excluídos os nulos. Caso haja segundo turno, realiza-se novo processo de escolha. Nesse caso, não é necessária maioria qualificada. Somente quando essa etapa é decidida, passa-se à apuração dos votos para os demais cargos da Mesa.
A abertura dos trabalhos legislativos ocorre no dia 2 de fevereiro, em sessão do Congresso Nacional, com leitura da mensagem presidencial pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
A POSSE NO SENADO -  “Prometo guardar a Constituição federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Com esse juramento, previsto no Regimento Interno do Senado, também  tomarão posse, no próximo domingo, a partir das 15h, os 27 senadores eleitos em outubro do ano passado para um mandato de oito anos. Eles se juntam aos outros 54 colegas que têm mais quatro anos de mandato pela frente. . Tradicionalmente, o presidente da Casa testifica que a documentação de diplomação se encontra na Mesa e logo depois o mais velho entre os eleitos é chamado para ler o juramento que consta no Regimento Interno da Casa. Por esse critério, o juramento deverá ser lido por José Maranhão (PMDB-PB),
Encerrada a posse, todos os 81 senadores poderão se lançar candidatos à Presidência da Casa. Ainda que improvável, a possibilidade é prevista no regramento que orienta o funcionamento do Senado. Segundo a Constituição federal e o Regimento do Senado, é vedada a recondução para o mesmo cargo da Mesa na eleição imediatamente subsequente. Essa regra, no entanto, vale apenas dentro da mesma legislatura. Como em 2015 inicia-se uma nova, os membros da atual Mesa que ainda têm mandatos até 2019 poderão concorrer novamente. 
No dia seguinte, às 15h, o Congresso se reunirá para oficialmente inaugurar a 55ª legislatura. (Com as Agências Câmara e Senado)

FESTIVAL DE JAZZ

No repertório muito jazz, blues,
música popular brasileira e bossa nova
Hoje(30), a partir das 17h30,  na Praça Rogério Fróes (Rua Vicente Leite, s/n – Dionísio Torres) terá continuação o primeiro Festival Jazz na Praça, que faz parte do pré-carnaval promovido pela Prefeitura de Fortaleza.  O evento, que começou no último dia 23 e se repetirá na próxima sexta feira (6), no mesmo horário, apresenta no seu repertório muito jazz, blues, música popular brasileira e bossa nova.
O Jazz na Praça conta com o apoio do Governo do Ceará, Assembleia Legislativa e Tempo FM. A programação será mais uma alternativa de diversão e entretenimento para o público cearense. Durante os dias do Festival a Praça Rogério Fróes receberá as bandas Las Vegas Jazz, A7, Lia Moreira, Heitor Azevedo & Trio, Marcos Maia Quarteto.

BAILARINOS DO CABO VERDE EM TRAIRI, PARACURU E ITAPIPOCA

Na noite de hoje,  em Trairi, começa o Festival de Dança do Litoral Oeste 2015. Djam Projects, com o espetáculo "Platô", e Balé de Tarrafal (Fidjus di Bibinha Cabral), são as duas atrações do Cabo Verde que marcam, “em avant premiere”,  o ínicio da já tradicional temporada. As apresentações começarão  às 19 horas,  no Centro de Promoções Turísticas Ambientais - CPTA. 
AMANHÃ E DOMINGO - A abertura oficial do evento será amanhã, na Praça de Eventos de Paracuru, com o Cabo Verde Ballet no espetáculo "Cabo Verde Aguarela", coreografia de Mano Preto, diretor artístico da companhia, reunindo  bailarinos do País, de Portugal, Cuba, Senegal e Brasil. Ainda em Paracuru, no domingo,  apresentam-se Djam Projects (criado pelo dançarino Djam, membro do Cabo Verde Ballet),  Balé de Tarrafal - Fidjus di Bibinha Cabral (grupo de jovens da cidade do interior de Cabo Verde) e Raiz di Polon,  que é a companhia de dança contemporânea mais importante da África, atualmente, segundo Flávio Sampaio, fundador da Escola de Dança de Paracuru e atualmente professor residente e consultor do Cabo Verde Ballet. 
EM ITAPIPOCA -Esta temporada do Festival acontece também em Itapipoca, onde haverá ações formativas na segunda-feira e, na terça-feira,  recebe a companhia Raiz de Polon com o espetáculo "Cidade Velha", às 20h, no Ponto de Cultura Galpão da Cena.
O FESTIVAL - Com acesso gratuito, esta é a sétima edição do Festival, que acontece tradicionalmente nas três cidades litorâneas cearenses - Paracuru, Itapipoca e  Trairi, consideradas importantes polos da dança no Estado. 
Este ano a programação foi dividida em dois momentos: Final de janeiro/início de fevereiro, exclusivamente com a participação de quatro companhias do Cabo Verde em Trairi, Paracuru e Itapipoca; e no mês de abril, em Trairí e Itapipoca, com apresentações de grupos locais e nacionais selecionados a partir da convocatória, que está aberta até 15 de fevereiro. 

À PROPÓSITO... - A DINHEIRAMA GASTA COM O PRESIDENTE DA CÂMARA

Não se trata do que é gasto com o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, seu gabinete e assessores. Isso é fichinha em relação ao que é dispendido com o presidente da Câmara Federal, tudo  dentro de normas legais, se bem que bastantes liberais. 
Via Internet, o jornalista Leandro Prazeres, da UOL- Brasília, publica uma matéria dando conta do que o País destina  para  o feliz presidente da Câmara dos Deputados, no momento em que, em eleição acirrada,  disputam, no dia 1º de fevereiro próximo,  o cobiçado cargo os deputados  Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ)
Pelo que está publicado, é muita mordomia para uma pessoa, eleita pelo povo para representá-lo. Será que nos outros países, mesmo os mais ricos do mundo, um servidor público ganhe tanto dinheiro e tenha tantas benesses? No nosso “rico” Brasil é assim. 
Pelo que informa o jornalista Prazeres, o erário brasileiro dispõe  de verbas, diretas e indiretas,  destinadas ao  presidente da Câmara dos Deputados, afora os seus subsídios. Vamos lá: 
Gabinete exclusivo, na Praça dos Três Poderes, além do que lhe é destinado normalmente igual a de todos os deputados; casa de 800 metros quadrados,  no Lago Sul de Brasília;  carro oficial, com dois motoristas;   direito de viajar em aviões da FAB, nas viagens oficiais ou motivo de segurança e emergência médica ou  viagens a serviço e descolamento para o local de residência permanente do presidente  ( se optar por viajar em avião de carreira, a despesa será paga pela Câmara. Funcionários):   direito de nomear 47 funcionários,  para o auxiliar no cargo cujos salários totais somam  R$ 4,2 milhões anualmente (doze salários, mais os valores referentes ao 13º salário). Registre-se que, afora esses 47 servidores, há mais os  25 destinados  normalmente a todo deputado. Por fim. Na prática, o presidente da Câmara tem direito a 72 funcionários, que custam aos cofres públicos R$ 5,2 milhões por ano.
Registre-se que a presidente da República, o presidente do Senado e do Tribunal, afora outros ministros e servidores de menor cotação também têm, legalmente diga-se, os mesmos direitos. Não seriam de bom alvitre que a contenção de despesas com os sortudos também  fizessem parte das medidas para realinhar as finanças do Brasil? Ou é pedir muito?

200 MIL VISITANTES - EM MADRI , A FITUR VAI ATÉ 1º DE FEVEREIRO

Desde ontem, 28, e até  1º de fevereiro,  acontece em Madri uma das maiores feiras de turismo do mundo. É a Feira Internacional de Turismo, evento que atrai as atenções da comunidade turística mundial, nesta  edição com   previsão de participação de 120 mil profissionais da área e de 200 mil visitantes de segmentos afins.  O Ministério do Turismo brasileiro, a Embratur e muitas empresas aéreas ou que fazem parte do nosso turismo estão com estandes na feira.   
Conforme os organizadores, a FITUR deste ano está contando com  9,107 empresas de 165 países e regiões, num total de 686 expositores,  superando a feira do ano passado. Outra novidade é o aumento da  área total da feira, que está com 56,233 metros quadrados de espaço para exposições.
No primeiro dia, a Fitur  reuniu na Feira de Madrid importantes  especialistas e profissionais para analisar o impacto do turismo na economia mundial, com pronunciamento do  secretário-geral da OMT,  do  primeiro-ministro, Mariano Rajoy, que anunciou no Fórum Global sobre Turismo Espanha que os gastos de turistas internacionais na Espanha,  em 2014,  foram superiores a 63.000 milhões. de euros.  Disse Rajoy  que 9,5% do PIB mundial é devido ao turismo, daí a "atenção especial" para o setor. Houve outros pronunciamentos, entre os quais da presidente da Câmara de Madrid, Ana Botella; do Comissário Europeu para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, Elżbieta Bieńkowska; e do Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, que agradeceu o apoio do Presidente do Governo espanhol ao setor do turismo. 
Amanhã, domingo e segunda-feira, a FITUR abrirá portas ao público com atividades diversas, visando especialmente os turistas. 
 PRÊMIO SILVIA ZORZANELLO  - Foi grande a presença de público que participa da  Fitur 2015, ontem, 28,  às 17h, na Área de Conferências do pavilhão 3, corredor A, durante a  solenidade de  entrega do prêmio Silvia Zorzanello  (in memoriam), para o operador e empresário brasileiro Roberto Silva, da Sanchat Tour.
O troféu foi criado há quatro anos pelo Grupo Excelências, Media Partner da Fitur, em homenagem à esta empreendedora cujo trabalho com sua sócia Marta Rossi levou o produto Brasil pelo mundo e consolidou o Festuris como a principal feira em resultados de negócios turísticos da América Latina.
A PARAÍBA NA FEIRA - A Paraíba é uma das co-expositoras do stand da Embratur - Empresa Brasileira de Turismo, com balcão coordenado pela PBTur.
O executivo Cláudio Júnior, um dos organizadores do Festival JPA, participou de uma reunião na quarta-feira (27) com o staff da Embratur no sentido de discutir as estratégias de ação da comitiva brasileira. “Eles (Embratur) estão ajudando a cada co-expositor a fortalecer as parcerias com o mercado europeu”, afirmou o empresário. Além de Cláudio Júnior, o balcão da PBTur está sendo ocupado pela executiva Cinthya Ferreira, paraibana e radicada na Espanha, e Paula Floriano, executiva da empresa Sophistiqué, organizador do Festival do Turismo. 
 O Festival do Turismo de João Pessoa, será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa, Voltado exclusivamente para profissionais do turismo. 

NA ONDA DO VOO DIRETO - TORNEIO ENTRE CLUBES ARGENTINOS E PERNAMBUCANOS

No sábado último (24), o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras (foto) participou da cerimônia de corte da fita dando início ao voo inaugural da TAM Recife-Buenos Aires, a partir das 14h. No dia seguinte, os passageiros provenientes de Buenos Aires foram recebidos em clima de Carnaval.
Dando boas vindas ao grupo e distribuindo sombrinhas de frevo,  a Setur-PE e a Empetur levaram para o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Recife o grupo Balé Cultural de Perna.
A nova rota será operada por um Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros, com partida aos sábados às 15h12min,  do Recife,  e chegada às 20h30min,  em Buenos Aires. Nos domingos, as saídas de Buenos Aires serão às 2h40min, com chegada prevista  na capital pernambucana para as 7h50min. 
Com a nova rota Recife-Buenos Aires, Pernambuco passa a contar com cinco voos diretos para destinos internacionais: Lisboa (Portugal), Miami (Estados Unidos), cidade do Panamá, e Frankfurt (Alemanha). No total, Pernambuco está conectado a 62 destinos distribuídos por 29 países.
TORNEIO  DE FUTEBOL -  A fim de aproveitar o novo voo sem escalas e incrementar cada vez mais a ida de turistas para Pernambuco, as Secretarias de Turismo  do Estado e da Prefeitura do Recife estão em negociação com os diretores do Clube Atlético Boca Juniors, Clube Atlético River Plate, Clube Atlético San Lorenzo de Almagro e Clube Atlético Rosario Central, times argentinos considerados grandes clubes mundiais, para que eles participem de um torneio em Pernambuco com os principais times locais. A competição poderá acontecer entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2016, na Arena Pernambuco, estádio localizado na Região Metropolitana do Recife.
Na tarde da última segunda-feira, 26, Felipe Carreras, Luís Eduardo Antunes (presidente da Empetur), Camilo Simões (secretário de Turismo e Lazer do Recife) e Bruno Herbert (presidente do Recife Convention& Visitors Bureau) se reuniram com a diretoria de Marketing dos times Boca Juniors e River Plate para definição dos pormenores do torneio.
A ideia é realizar uma competição entre os times argentinos e o Sport Club Recife, o Clube Náutico Capibaribe e o Santa Cruz. Os representantes dos clubes  argentinos já sinalizaram como positiva a competição e o intercâmbio entre as duas cidades. 

CARNAVAL PAULISTA NO MAIOR HOTEL DO BRASIL

Localizado próximo ao sambódromo do Anhembi, por onde é possível seguir a pé, o maior hotel da capital paulista está preparado para receber o carnaval 2015. Para facilitar a vida dos foliões, o Holiday Inn preparou diversas ações em suas dependências que garantem mais conforto e entretenimento a todos.
O QUE OFERECE - BUTEQUIM - Montado na área externa do hotel é um local onde a cerveja é gelada e os petiscos são assinados pelo Chef Luiz Barbosa. SOS FANTASIA -   Espaço montado no saguão do hotel  dedicado àqueles que querem customizar suas fantasias e abadás. SOS BELEZA - Este espaço, assinado pela empresa Light Hair, traz profissionais de cabelo e maquiagem para atender aos hóspedes que queiram repaginar o visual antes dos desfiles. Bar Du Hotel – Um espaço no interior do hotel com capacidade para 200 pessoas, onde é possível fazer um lanche rápido ou tomar um café e encontrar amigos.
Além de todas as facilidades oferecidas,  o Holiday Inn conta com uma vasta programação em seu restaurante  Camauê,  que nos dias de desfiles do grupo especial terá um cardápio exclusivo. Na sexta-feira, Paella e no sábado, a tradicional feijoada com chorinho do Holiday Inn. 
Nos dias de desfile, o Holiday Inn  tem pacotes especiais com diárias em apartamentos categoria Classic, a partir de R$590,00 em apto individual e R$620,00,  em apto duplo. Para os desfiles do grupo de Acesso,  os valores das diárias são R$420,00 em apto individual e R$450,00 em apto duplo. Acrescentar + 5% ISS e R$ 3,60 de taxa de turismo por dia.

EXECUTIVOS DA TAP GANHAM PRÊMIO

Fernando Pinto e mestres de cerimônias
 O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, foi distinguido como “Gestor do Ano do Setor Privado”,  e Luiz da Gama Mór, administrador executivo da transportadora,  recebeu o prêmio de “Gestor do Ano em Aviação”, numa escolha dos diretores de três dos principais órgãos de comunicação social portugueses dos setores de viagens e turismo (Ambitur, Publituris e Turisver), que constituíram o júri dos Amadeu Brighter Awards 2014.
Luiz da Gama Mór recebe premio
Comentando o prêmio, após a  solenidade realizada no Teatro Tivoli, em Lisboa, Fernando Pinto afirmou: “apesar de a TAP pertencer ao setor empresarial do Estado, temos adotado todos os princípios de gestão do setor privado, estamos obrigados a isso porque vivemos num setor altamente concorrencial e competimos com empresas com elevada agilidade de gestão. Penso que o crescimento consolidado da TAP ao longo dos anos prova que sabemos competir com a concorrência e este prêmio satisfaz-me muito porque é um reconhecimento do esforço de equipe, de todos os que trabalham na TAP e dos nossos parceiros.”
Os Amadeus Brighter Awards  2014 distinguiram as personalidades que se destacaram pela sua contribuição positiva no turismo em Portugal durante o ano passado.

TRANSFERÊNCIA DE BILHETE AÉREO

O projeto de lei que cria a possibilidade de transferência de bilhete aéreo entre passageiros (PLS 394/2014), do senador Ricardo Ferraço, está aguardando a designação do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania  
Explica o senador que atualmente a transferência de passagens aéreas entre pessoas físicas é proibida por resolução da Anac, que determina que “o bilhete de passagem é pessoal e intransferível”.
O projeto, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica, estabelece que o bilhete, embora seja pessoal, poderá ser transferido, de uma pessoa a outra, “sujeitando-se, exclusivamente, às regras e restrições que o transportador lhe impuser, bem como às exigências estipuladas pela autoridade aeronáutica com relação à identificação de passageiro”.
A proibição da transferência, afirma Ferraço, é defendida por argumentos relativos à segurança pública e à possibilidade de surgimento de um mercado paralelo de revenda dos bilhetes aéreos. O senador ressalta, porém, que as empresas poderiam optar por proibir a transferência de passagens vendidas a preços promocionais. (Com a  Agência Senado).

GUIA TURÍSTICO DAS FAVELAS CARIOCAS

Informa o Ministério do Turismo que os viajantes interessados em viver a experiência de visitar as favelas cariocas já podem contar com o apoio de uma publicação turística com mapas da região, dicas de locais para lanche e a indicação dos principais meios de hospedagem.  Lançado no fim de dezembro, na Feira do Empreendedor, o Guia de Bolso das Comunidades do Rio é uma obra do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-RJ).
Para o turista que deseja ter contato com a história da comunidade, ele traz, por exemplo, dados sobre a primeira cisterna usada pelos moradores do Chapéu Mangueira e do Babilônia. Também revela detalhes sobre o jardim desenhado por paisagistas franceses e executado por moradores da comunidade do Morro dos Prazeres, com plantas medicinais e aromáticas.
Entre os atrativos mais procurados das favelas estão aqueles relacionados ao turismo de experiência, tais como a gastronomia, os pontos que remetem a fatos da história local e os mirantes com vista privilegiada para o Rio de Janeiro. Há também os serviços de albergues e de moradores que trabalham como guias de turismo.

EM FORTALEZA A BNTM/2015 - PREVISÃO DE US$ 300 MILHÔES EM NEGÓCIOS PARA O NORDESTE

Operadores de turismo, hoteleiros, agências de viagens, jornalistas nacionais e internacionais, além de toda a cadeia produtiva que envolve o turismo, estarão reunidos na 24ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), a feira que se realiza anualmente em uma capital nordestina. Este ano, o tradicional evento volta a Fortaleza e será  no Centro de Eventos do Ceará, de 6 a 10 de maio.
O objetivo da BNTM  é discutir estratégias para incrementar o turismo no Nordeste brasileiro através da realização de rodadas de negócios, onde são comercializados pacotes de viagem, principalmente para a Região. Outro fator importante para o mercado é a troca de contatos para negociações futuras. A expectativa é de que sejam gerados mais de US$ 300 milhões em negócios a partir da BNTM, ultrapassando o valor de 2014, que foi de US$ 247 milhões.
Deverão  participar da bolsa de negócios cerca de 300 operadores e agentes de viagem do Brasil, Europa, América do Sul e Estados Unidos, além de 300 empresários do trade nordestino e brasileiro. O encontro é uma oportunidade de os nove estados nordestinos fecharem negociações para incrementar a atividade turística nordestina.
ALTO INVESTIMENTO - O investimento para a realização da Bolsa chega a R$ 2 milhões, de acordo com a promotora, a Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE). É uma oportunidade valiosa para apresentar o Nordeste e o país para o público estrangeiro. 
MOSTRAR O CEARÁ  - Para que os operadores e empresários do trade conheçam o Ceará, serão realizadas passeios de familiarização nos dias 9 e 10. Além de demonstrações da cultura local, os agentes e operadores irão conhecer diversos atrativos da cidade de Fortaleza e do litoral cearense. Em cada localidade, os profissionais irão conferir os equipamentos turísticos e a infraestrutura que cada um oferece.
A CTI NORDESTE - A Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), organizadora da BNTM, é uma das instituições mais conceituadas do turismo no Brasil e representa a maior região turística do país, através dos secretários estaduais de Turismo de cada um dos nove estados nordestinos, além dos municípios afiliados à Fundação. A CTI se propõe a ser a instituição que se articula de forma integrada aos Estados, fortalecendo individualmente cada um deles, com estratégias comuns para o desenvolvimento da Região.

REUNIÃO MARCANTE DA CÂMARA SETORIAL DE EVENTOS


Numa antecipação à apresentação da Metodologia do Planejamento Estratégico da CS Eventos  que ocorrerá no próximo dia 06 de fevereiro, houve a primeira reunião do ano da Câmara Setorial de Eventos,   bastante prestigiada por autoridades e personalidades do turismo do Ceará.  Foi na manhã de quarta-feira, 28,  na ADECE, sob a  presidência da empresária  Enid Câmara,  que está com o propósito de  movimentar ainda mais o setor com várias iniciativas.
Presenças importantes  estiveram no encontro, como o da Secretária de Desenvolvimento Econômico Nicolle Barbosa,  Marcos Pompeu, que assumiu a importante coordenação do Centro de Eventos do Ceará, e Erick Vasconcelos, Secretário Executivo  de Turismo de Fortaleza. Em seus pronunciamentos,  todos  se puseram à disposição das empresas cearenses responsáveis pela realização de congressos, feiras e outras grandes reuniões turísticas.  
O Coordenador Marcos Pompeu ofereceu informações aos presentes sobre os projetos para mudanças na gestão do CEC,  como redução nos custos operacionais, cortes nas despesas da ordem de 25%, tabela de preços mais adequada para utilização do espaço.   Erick Vasconcelos  destacou realizações da Prefeitura,  como a conclusão das obras da Praça 31 de Março,  ainda no primeiro semestre deste ano,  e a entrega do Mercado dos Peixes da Avenida Beira-Mar, até abril deste ano. Adiantou  que projeto já montado vai trazer a Fortaleza até maio cerca de 500 agentes de viagem e jornalistas de turismo de  todo país  numa parceria com as companhias aéreas. O professor e consultor Antônio Nóbrega, outro palestrante,  apresentou  a metodologia do planejamento estratégico que a Câmara Setorial de Eventos realizará no dia 6 de fevereiro. 
Nas manifestações,  todos os integrantes da CSE elogiaram a pauta do encontro e  a importância da discussão direta dos assuntos ligados a eventos e ao turismo  com os seus principais atores, motivo dos agradecimentos da presidente Enid Câmara às autoridades, aos companheiros da área de eventos e à imprensa..

APRESENTADA AO CEARÁ A ETIHAD AIRWAIS

Silvana Oliveira
Foi bastante concorrida a reunião acontecida no último dia 27, na sede da ABAV/Ceará,  para conhecer pormenores sobre a Etihad Airwais, empresa aérea dos Emiratos Árabes, que tem seu diferencial em horários e conforto para viagens  àquela região.  O auditório esteve completamente lotado de agentes de viagem, à frente a presidente Verônica Patrício, autoridades e jornalistas. 
A companhia foi apresentada pela executiva de vendas, Silvana de Oliveira, que responde pelas regiões do Rio de Janeiro, Espírito Santos e Ceará. Ela   fez um relato atraente de Abu Dhabi e disse que   os agentes de viagens do Ceará têm agora como procurar  novos e atraentes destinos para sair do tradicional. Adiantou a executiva   que a Etihad tem apenas 11 anos de vida no mercado internacional, voa com aviões A340, que estão sendo repaginados para oferecer mais conforto aos seus passageiros. A companhia também acaba de receber um avião A380, o maior do mundo, que será usado nas grandes linhas da empresa.
A Etihad Airways oferece voos diários saindo de São Paulo às 23h15, com  os melhores horários e o menor tempo em conexões, além de boa configuração, com maior espaço entre as poltronas e mais conforto nas  14 horas do percurso. A empresa também disponibiliza  conexões para mais de 85 destinos no mundo, com rotas para todo o Oriente Médio, África, Ásia e Austrália. Um diferencial em seus serviços é a “babá abordo”, funcionária especializada em cuidar e entreter as crianças durante o vôo.
Abu Dhabi é uma capital cosmopolita com a serenidade de um oásis, com paisagens desérticas incríveis, ilhas isoladas que são verdadeiro refúgio, sol praticamente o ano inteiro e uma infinidade de atrações antigas e modernas. Vários roteiros turísticos são ofertados para encantar os visitantes, que encontram modernos parques e hotéis de luxo. Uma das  atrações que deixa deslumbramento é uma noite no deserto", garantiu Silvana. 
A cidade fica a uma hora de carro de sua concorrente Dubai. As agências de viagem de Fortaleza podem dar detalhes. Informações pelo telefone (11) 4700.2222.

CONTINUA A AGITAÇÃO DO PRÉ-CARNAVAL DE FORTALEZA

A folia em Fortaleza  prossegue agitada  neste terceiro fim de semana de pré-carnaval.. Diversos blocos de rua animam as sete regionais em que a cidade está dividida. Hoje,  o destaque é o bloco Luxo da Aldeia, que segue animando o público ao som canções de compositores cearenses,  no Mercado dos Pinhões, sempre a partir das 19 horas.
A movimentação na Praia de Iracema acontece amanhã a partir das 16 horas, quando os blocos Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila e Bons Amigos, nesta sequência, se concentram no Poço da Draga e seguem em cortejo pela Rua dos Tabajaras até o palco no Aterrinho. Já os blocos Bonde Batuque e Cheiro também garantem a animação, com o cortejo pela rua João Cordeiro, a partir das 17h e também finalizando o seu percurso no palco do Aterrinho.
Como o Ciclo Carnavalesco 2015 presta homenagem aos blocos de rua, em cada dia de cortejo da Rua dos Tabajaras, uma agremiação de grande projeção em outros carnavais do país participa do desfile como convidada. Amanhã, o Ilê Aiyê, bloco afro mais antigo de Salvador, garantirá a animação dos foliões.
Amanhã também,  a partir das 18 horas, o bloco Concentra, Mas Não Sai toma conta da Praça do Ferreira, reunindo centenas de brincantes que curtem o pré com muito frevo e marchinhas!
A festa da criançada está garantida neste final de semana.  Amanhã  (31), a garotada  poderá curtir o bloco Sai na Marrinha, que se concentra na rua Almeida Filho, 326, no bairro Ellery, a partir das 16 horas. No domingo,  papais e mamães podem levar o seus pequenos para curtir, às 9 horas, o bloco Clube da Sivozinha, que se concentra na avenida Washington Soares, 6055, no bairro Edson Queiros. A outra opção é o Bailinho no Passeio Público, que acontece de 9h30min às 11 horas, e é animado por Alexandre e Banda Só Alegria. A atividade é um convite para a criançada colocar a melhor fantasia e se esbaldar em meio a muito confete e serpentina.
Conforme a programação da Prefeitura,  Fortaleza toda está movimentada nesta fase pré-carnavalesca com a exposição e a alegria dos blocos de rua em várias partes.  Carnaval e cultura são destaque no Estoril, no Mercado dos Pinhões, no Bar do Mincharia e na Biblioteca Municipal Dolor Barreira

NOVOS HOTÉIS DA ACCOR NO RECIFE

 Luis Guilherme Pontes - Diretor superintendente da Pontes Hotéis & Resorts, Roland de Bonadona, Renê Pontes, Abel Castro e Patrick Mendes. 
A Accor acaba de fechar um contrato de conversão dos hotéis da rede Pontes Hotéis & Resorts, da qual fazem parte o Mar Hotel Conventions, o Hotel Atlante Plaza e o Summerville Beach Resort, que passarão a se chamar, respectivamente, Mercure Recife Mar Hotel Conventions, Grand Mercure Recife Atlante Plaza e Grand Mercure Summerville Resort, a partir de maio próximo, quando a empresa assume a operação dos mesmos.
São 822 apartamentos no total, que se somam aos 400 já existentes e outros 432 em implantação, que darão às marcas Accor a liderança absoluta em Recife. A Accor inicia o ano com 210 hotéis em operação no Brasil e adotará as melhores práticas da  Pontes Hotéis dentro da rede. 
A decisão pelo modelo de conversão e administração foi estratégica para ampliar a presença da Accor em Recife, cidade que possui uma das maiores diárias médias e a melhor ocupação do Nordeste, com mais de 85% de viajantes a negócios. 

ROTA DO SOL SEMANAL 30/01/2015 ISSUU