Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CALEIDOSCÓPIO


A DOENÇA DO EX-PRESIDENTE
            O público brasileiro foi apanhado de surpresa com o anúncio do grave problema de saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Goste-se ou não,  Lula hoje é uma personalidade mundial. Pobre, nascido do interior de Pernambuco, foi de “Pau de Arara”, menino, com a família procurando novos ares, melhoria de vida em São Paulo. De passo em passo, metalúrgico já, idealista e lutador, entrou firme no movimento sindical e foi um dos fundadores do PT, com proposta de um Brasil melhor. Privilegiado por Deus, o Grande Arquiteto, inteligente, astuto, formou-se na escola da militância política, seja na Rússia, Cuba e outras partes do mundo em que o socialismo predominou ou predomina.Pelejou até chegar a Presidente da República, após tentativas seguidas. Demagogo, convincente, fez boa administração em dois mandatos seguidos. Seu grave defeito, no nosso entender, foi passar a mão por cima dos “malas”, não dar um basta nestes seus colegas de agremiação, de coligação ou apadrinhados outros, aqueles que se desviaram de uma conduta ilibada, como previa o seu Partido, praticando claros ilícitos, prevaricando. Dizemos isto porque é a realidade, no nosso ponto de vista. Carismático, ousado, Lula fez o Brasil conhecido e até respeitado entre as nações mundiais. Uma figura ímpar, controversa. Torcemos e oramos para que ele, mais uma vez, saia vitorioso nesta batalha da vida. Este  desejo é de quem nunca nele votou e possivelmente não votará, de quem entende que o ex-metalúrgico ainda tem muito que oferecer à política brasileira.  
MOBILIDADE URBANA, NOVAMENTE
            Em razão da gravidade do problema, voltamos a tecer algumas considerações sobre a vida do povo nas grandes cidades, em relação ao seu ir e vir. Longe de sermos especializados, as nossas idéias refletem apenas a visão de quem, no dia a dia, observa que fica cada vez mais difícil não se ter alguma raiva por causa do caos da mobilidade nos grandes centros urbanos. Veículos particulares em excesso e públicos de qualidade pouco existentes; engarrafamentos quilométricos com a chegada de milhares de carros novos todos os meses; estacionamentos em calçadas ou em lugares proibidos ou pagos sem uma estrutura adequada; calçadas irregulares; ruas e avenidas com pisos entre regulares e ruins; sinalização de trânsito muito deixando a desejar, muitas vezes com sinais de menos de cem metros de um para o outro; quase ausência de viadutos e túneis. Este não é só o retrato de Fortaleza. Mas de quase todas as capitais brasileiras. O que fazer para contornar tantos problemas? Os engenheiros de trânsito e arquitetos especializados, as autoridades administrativas e vereadores têm suas idéias. Agora mesmo, a Câmara Municipal, pelo seu presidente, com o Fórum Viva Fortaleza, está empenhada em procurar caminhos para adequar o nosso Centro Histórico a um ir e vir sem os transtornos atuais. É no mínimo uma iniciativa louvável, mas que deveria ser o primeiro passo para  outras ações em zonas estranguladas como, entre tantas, as avenidas Santos Dumont, Washington Soares, Murilo Borges e  Padre Antônio Tomaz. Aqui, uma sugestão de um leigo visionário. Por que  os prefeitos de agora e do futuro, com verdadeiro espírito público, não se comprometem em alargar as estreitas ruas Padre Valdevino, Costa Barros, Barão do Rio Branco e Tibúrcio Cavalcante?  Também não criam mecanismos para a construção de edifícios –garagem no centro e nos  outros pontos de concentração? Tarefa cara, é, mas viável, desde que houvesse planejamento e compromisso de que cada prefeito de agora em diante assumisse a sua parte, deixando para o seguinte a continuação da tarefa. É pensamento de jerico? Talvez seja, mas burro não somos para entender que tudo ficaria melhor se, de fato, houvesse honesto compromisso político. 

LAGOSTA É MASSA ATÉ DOMINGO NO ICAPUÍ


Praia de Ponta Grossa - Icapuí - Ceará

Barreiras de Cima, praia localizada no município de Icapuí, é a sede, de hoje,04, a domingo, 06,  do VI Festival da Lagosta, que este ano tem como tema “Lagosta é Massa!”. Realizado pela Associação Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur),  consolida o município na rota turística do Ceará, incentivando o desenvolvimento sustentável da região, que é tradicionalmente dedicada à pesca. Além de ser um prato cheio para os visitantes, o evento realiza ações formativas, capacitando e estabelecendo diálogo entre a comunidade, a rede hoteleira e os restaurantes locais.
A influência da pesca da lagosta no município é indiscutível, tendo em vista que grande parte da população está diretamente ligada à cadeia produtiva do crustáceo. A valorização de toda uma cultura que permeia a principal fonte de renda da localidade, que vai desde as práticas da pesca artesanal até a produção artística local, é colocada como principal referência para a realização do evento.
Ponto alto do Festival da Lagosta, o Salão Gastronômico, está montado à beira-mar daquela  praia. Serão 15 expositores, dentre os quais, restaurantes, barracas,  pousadas e hotéis, oferecendo aos apreciadores da boa culinária as mais diversas receitas à base de lagosta. Todos os expositores participaram da oficina Lagosta com Massa ministrada de 25 a 28 de outubro pela professora de gastronomia do SENAC, Dona Nair. A mostra será oferecida pelo festival, em parceria com o Sebrae-CE.
Durante a noite, o público poderá assistir a shows de artistas locais e nacionais como o cantor Lobão, que se apresenta hoje, na abertura oficial do evento. Antes dele, show da banda Los Kakos. A manhã de sábado será de competições esportivas, com programação a partir das 8h. Às 10h tem show com o grupo The Claptons e às 12h30min, da banda Cacimba de Aluá. O grupo MPB4 se apresenta a partir das 21h30min, após a banda Monomotor. Quem encerra são os integrantes da banda Reldon.  No domingo, último dia do festival, os visitantes farão um passeio pelas praias de Icapuí, com início às 10h.  O artesanato local contará com estande especial.
Atualmente, 83% das famílias locais trabalham diretamente na cadeia produtiva da lagosta. Pensando nisto, o festival realizou um seminário com temas de interesse imediato da comunidade, promovendo palestras ministradas por representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará, Labomar-UFC, Ibama e INSS de Aracati, por todo o dia de ontem.

TERMINA DOMINGO A BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA


Conforme os organizadores, a Feira das AmérApós um mês  de atividades formativas e espetáculos, iniciadas no dia 03 de outubro, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará termina domingo, 6,  em Fortaleza e quatro cidades do Cariri, por meio de dois programas, Bienal Estação Criança e CirculaDança.
A Bienal Internacional de Dança do Ceará, que comemora 15 anos, vem se realizando por Fortaleza, Paracuru, Guaiúba, Aracati (Canoa Quebrada), Sobral, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Nova Olinda. O encerramento oficial será no próximo domingo, 06, às 18h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), com o espetáculo Sagrada (foto), da Edisca, e dois trabalhos da Escola de Dança de Paracuru: Mova-se e Bolero de Ravel.
Esta 8ª edição vem sendo  apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras (na qualidade de projeto convidado do Petrobras Cultural) e BNDES. Tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Funarte, Oi e Caixa Econômica Federal, além do apoio cultural do Ministério da Cultura (Lei Federal de Incentivo à Cultura), Centro Cultural Banco do Nordeste, Oi Futuro, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), prefeituras dos municípios sedes, entre outros parceiros. A realização é da Indústria da Dança.
A Bienal Estação Criança, ao longo de toda a Bienal de Dança, tem como proposta  desenvolver ações formativas que estimulem a reflexão sobre a dança como fazer educativo, lúdico, artístico e performático, apresentando ainda obras dançantes para o público infantil. É um programa da Bienal, resultado de uma parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Festival Ponto.CE.gastronomia diferenciada, cultura e  uma natureza exuberante e variada nas serras e no sertão. Valeu a promoção.

NOVO ATR 72-600 DA AZUL SE APRESENTA


Primeiro ATR 72-600 da AZUL

A fim de apresentar seu novo turboélice ATR 72-600, batizado de Azul, Tango, Romeo, a Azul oferecerá vôos panorâmicos, de 7 a 11 do corrente mês, a autoridades, agentes de viagem e jornalistas de dez cidades brasileiras. Em cada um dos destinos, os convidados estarão voando 40 minutos na nova aeronave, juntamente com representantes da empresa. Na ocasião, conhecerão os seus diferenciais: o conforto, inclusive como poltronas em couro e dispostas dois a dois, o serviço de bordo e toda a tecnologia disponível para uma viagem segura e com o padrão de qualidade da Azul.
A apresentação do novo modelo começa por Campinas (São Paulo) e termina em Joinville (Santa Catarina), passando por São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Marília, Araçatuba, Presidente Prudente (interior de São Paulo), Uberaba e Juiz de Fora (Minas Gerais), e Maringá (Paraná).
Este primeiro ATR 72-600 entra na malha da companhia em 15 de novembro. A aeronave dá início à série de outras 30 encomendadas pela Azul até 2015. A expectativa é que até o final do ano, mais dois ATR 72-600 sejam incorporados à malha.

QUALITY FORTALEZA INOVA


Às vésperas da temporada de verão, o Quality Hotel Fortaleza, está procurando inovar. A gerente de vendas Tatiana Capistrano, o gerente geral Igor Camaratta e  colaboradores acompanham a finalização do processo de criação dos apartamentos Studios – nova categoria do empreendimento.
São 21 novas acomodações compactas, que acomodam um casal e mesclam categoria econômica e serviços de padrão internacional. Os apartamentos têm decoração clean e aconchegante, TV de LCD 26”, cama queen size, ar-condicionado split e mesa de trabalho. “Estamos pensando especialmente no público que deseja ficar hospedado perto da praia, ganhando no preço sem abrir mão da qualidade”, justifica Igor Camaratta.

LANÇAMENTO DO “EXOTIC NOIVAS”

Na segunda-feira, 7, no Náutico Atlético Cearense, o “Publisher-Editor” Paulo Matta, da Revista Exotic People, estará lançando mais uma publicação de sua editora. Trata-se da “Exotic Noivas”, anuário que será apresentado ao público a partir das 20 horas, em meio a grande expectativa, pois trata-se de uma inovação no mercado cearense.

IMPORTANTE REUNIÃO DO SINDIEVENTOS


Atingindo os objetivos a que se propôs, o Sindiecato das Empresas Organizadorasde Eventos e Afins no Estado do Ceará, com a presença de representantes dos vários seguimentos do turismo do Estado, realizou, a partir das 8 horas, café da manhã em conjunto com o La Maison Dunas Buffet.
O secretário de Turismo , Bismarck Maia,  apresentou uma visão geral sobre o ExpoCeará, cronograma e objetivos, dando  informações sobre o equipamento turístico que colocará o Estado entre os primeiros em oferecer um equipamento amplo e completo para a realização de grandes feiras. Em seguida,  Tabtha Santiago Rodrigues mostrou o trabalho realizado pela Fundação Pirata Marinheiros.
Na ocasião, o Sindieventos  recepcionou seus novos associados: Arte Produções; Ops Organização de Eventos; Expressão Gráfica; A & a Tur; Marcelo Melo e Banda; Grupo Solivida e Fundação Pirata Marinheiros, além de mostrar o seu Projeto de Responsabilidade Social junto à Creche Pequena Bia, que ser

NOVA DIRETORIA DA ABAV/RJ


Presidente George Irmes com a chapa vencedora

Desde a última sexta-feira, a  Abav/RJ está com nova diretoria,  à frente o empresário George Irmes.
Na festa de posse, a Abav/RJ prestou homenagem  ao conselheiro Adalcy Santos, da Riotravel, com a entrega do título de sócio benemérito da entidade.
Integram nova diretoria: George Irmes (presidente), Roberto Bessi (vice presidente), Reinaldo Gama (diretor secretário), Salvador Saladino (diretor financeiro); João Carlos Vilaça, (diretor de Marketing), Cezar Deterling, (diretor de Turismo Rodoviário), Tânia Cesonis, (diretora adjunta Social) e Cristina Fritsch, (diretora adjunta de Carnaval).

NO ACARAÚ, DE 11 A 13, O FESTIVAL DO CAMARÃO


Chef’s presentes ao lançamento do evento e que
 participarão de workshops e concursos culinários

Acontecerão este ano entre os dias 11 e 13 de novembro, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, Ceará, a terceira edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra e o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste.  Palestras técnicas e científicas de especialistas para empresários e pessoas do setor, fazem parte do programa. A Abrajet do Ceará está apoiando o evento, que é de muita importância para a economia e o turismo cearenses.
Para participar dos eventos e apresentar uma culinária diferenciada, estarão presentes os “chefs” Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi, Roma; Patrick Martin, vice-presidente internacional do Le Cordon Bleu, Paris;  Bruno Stieppe e Carlos Soares, respectivamente  presidente e secretário-geral da Federazione Italiana Cuochi no Brasil; Fábio Barbaglini, uma estrela Michelin e melhor chefe da Itália em 2003; Emmanuel Ruz, uma estrela Michelin e chef do Restaurante Lou Fassun, em Grasse, na França,  e Bernard Twardy, chef corporativo do Beach Park, em Fortaleza. Os restaurantes cearenses nos eventos são Medit, com o chef Valdemir Segundo; Fashion Gourmet – chef Camila Câmara; Lautrec – chef Bia Leitão; Villa Mango – chef Liliane Pereira; De Tommaso – chef Thessia Godoy e Maee – chef Stênio Machado Costa
Nos três dias, haverá reunião da Câmara Setorial do Camarão, narrações sobre arranjos produtivos locais da carcinicultura do litoral oeste, julgamento de pratos pelos “chefs” convidados e a associação do crustáceo com vinhos e outras bebidas. Cursos rápidos e “workshops” gastronômicos também estão previstos. No final será feita a entrega do Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2011.

NO CEARÁ O MINISTRO DO TURISMO


Hoje, 4,  estará no Ceará o Ministro do Turismo. A agenda de Gastão Vieira indica visita a obras de infraestrutura turística no Estado. Pela manhã, às 9h30, será recebido pelo governador, Cid Gomes e, depois, visitará a construção do Centro de Eventos, na avenida Washington Soares (10h), e irá até o local dos aeroportos de  Aracati (11h- ampliação do terminal aeroportuário)) e Jericoacoara (14h30).
Durante almoço com o governador Cid Gomes, o ministro Gastão Vieira tratará de parcerias com governos da região Nordeste para alavancar o turismo na região da 'Rota das Emoções', que reúne o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) e a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI).

QUAIS AS 7 NOVAS MARAVILHAS NATURAIS DO MUNDO?


Prossegue a disputa entre dois patrimônios brasileiros no concurso que vai eleger as “Sete Novas Maravilhas Naturais” do mundo: as Cataratas do Iguaçu (PR) e a Amazônia estão entre as finalistas. O resultado final deve ser anunciado dia 11 próximo e a votação continua no site www.new7wonders.com. O Tocantins compõe a aliança dos sete Estados da região Norte brasileira que defendem a candidatura da Amazônia.
O concurso é organizado pela fundação suiça New Seven Wonder, a mesma que em 2007 promoveu a eleição das Sete Novas Maravilhas do Mundo, em que a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi um dos eleitos. Na fase inicial, concorreram cinco paraísos naturais do Brasil: Pantanal, Amazônia, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu e o Monte Roraima, pré-selecionados pela para disputar a eleição com 441 atrações de 222 países de todos os continentes.
A Amazônia, com a maior floresta tropical do mundo e que ocupa cerca de metade do território nacional, foi inscrita por iniciativa do Brasil, mas com a adesão dos países panamazônicos: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Quem votou nas fases anteriores pode e deve votar novamente, em todo o mundo, pela internet, no endereço www.new7wonders.com nesta que é a terceira e última etapa da disputa.
FINALISTAS -  Amazônia : América do Sul , Salto do Anjo: Venezuela, Baía de Fundy: Canadá, Floresta Negra: Alemanha, Ilhas de Bu-Tinah: Emirados Árabes, Rochedos de Moher: Irlanda, Mar Morto: Israel, Jord, Palestina, O Yunque: Porto Rico, Galápagos: Equador, Grande Canyon : Estados Unidos, Gr. Barreiras de Corais: Austrália, PN Guineía, Baía de Ha-Long: Viet Nam, Cataratas do Iguaçu: Argentina, Brasil, Gruta de Jeita: Líbano, Ilha de Jeju: Coréia do Sul, Kilimanjaro: Tanzânia, Komodo: Indonésia, Ilhas das Maldivas: Maldivas, Lagos Masurianos: Polônia, Matterhorn, Cervino: Suiça, Itália, Fiordo de Milford: Nova Zelândia Vulcões de Lodo : Azerbaijan, Rio Subterrâneo do PP: Filipinas Sundarbans: Bangladesh, Índia Montanha da Mesa: África do Sul Uluro: Aust ralia, Vesuvio: Itália Yoshan: Taipei Chino.

O CARNAVAL 2012 DO RIO JÁ TEM CORTE REAL


A Rainha Cristiane de Souza Alves, o Rei Momo Milton Júnior
 e as Princesas Leticia Martins Guimarães e Suzan Maria Souza Gonçalves na Cidade do Samba, no Rio 

Na noite de 29 último, na Cidade do Samba, o Rio de Janeiro elegeu sua realeza do Carnaval 2012.  Pelo quarto ano consecutivo, o Rei Momo Milton Junior, de 32 anos, comandará a corte real, ao lado da nova rainha Cristiane de Souza Alves, de 34 anos, e das princesas Letícia Martins Guimarães (1ª princesa) e pelo segundo ano consecutivo, Suzan Maria Souza Gonçalves vai ocupar o posto de 2ª princesa.
Na festa, com a participação do Grupo Sambamix e  show do cantor Leandro Sapucahy, a Corte Real foi escolhida por um grupo de 11 jurados entre jornalistas, artistas e personalidades do mundo do samba.O subsecretário especial de Turismo Pedro Augusto Guimarães coroou o Rei Momo e a Rainha, durante o evento organizado pela Riotur com parceria da Globo Rio.
PRÊMIOS - Os escolhidos “Rei Momo 1º e Único do Carnaval 2012”,  Milton Rodrigues da Silva Junior,  recebeu uma coroa, uma faixa, um cetro e mais a quantia de R$ 20 mil. A Rainha do Carnaval 2012, Cristiane de Souza Alves,  recebeu uma coroa, faixa e quantia de R$ 20 mil. Segunda colocada e 1ª Princesa do Carnaval 2012, Letícia Martins Guimarães,  ganhou uma tiara, uma faixa e mais a quantia de R$15.000. Terceira colocada e 2ª Princesa do Carnaval 2012,  Suzan Maria Souza Gonçalves, teve como prêmio  uma tiara, uma faixa e mais a quantia de R$ 15.000.

CONOTEL 2011


Com tema “Hora H: O Momento da Hotelaria Brasileira” , será realizado em São Paulo, de terça a sexta-feira próximas,  o Conotel 2011 - 53º Congresso Nacional de Nacional de Hotéis.
Dentro do espírito de compromisso com a qualidade, a programação selecionou os temas das conferências e sessões plenárias rigorosamente de acordo com as áreas de interesse das empresas do setor. Mas  não descuidou dos aspectos ambientes - preocupação crescente no setor - e sociais, com forte ênfase no aspecto ambiental.
Na pauta, temas tratando do cenário econômico, turismo receptivo, qualificação profissional e empresarial, comercialização e marketing, modelos de financiamento, entre outros. Além das sessões plenárias, o evento prevê a realização de atividades paralelas, tais como o ciclo de workshops, sessões técnicas, cursos e rodada de negócios, promovidas, em conjunto, pelas entidades apoiadoras do evento e instituições de ensino.

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM DEBATE


De 7 a 10 de novembro, será realizada no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, evento que deverá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner e outros governadores, ministros de Estado e cerca de 200 convidados internacionais. O tema do evento é "Alimentação Adequada e Saudável: DIREITO DE TODOS".
Entre as atividades previstas estão uma oficina internacional, um evento de capacitação de indígenas, dois lançamentos de livros, trinta grupos de trabalho, trinta atividades integradoras, uma exibição de documentários e dezenas de atrações culturais, rodas de conversas, seminários, painéis, debates e outros.

O PARÁ TERÁ PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO


O governador Simão Jatene e o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, lançam no próximo dia 11,  às 17 horas,  no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas,  em Belém o Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará. O plano surge como norteador das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento do turismo paraense enquanto ferramenta de geração de emprego e renda e melhoria de qualidade de vida aos que estão  ligados direta e indiretamente a essa cadeia produtiva .
O presidente da Paatur, Adenauer Góes, explica que em outubro de 2001 o governador Simão Jatene lançou o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, elaborado com a consultoria da empresa espanhola THR.  O documento aborda desenvolvimento e marketing e aponta dois eixos prioritários: a promoção do turismo paraense nos mercados prioritários tanto regional, como nacional e internacional, utilizando ferramentas de inteligência de mercado, bem como o desenvolvimento de novos produtos turísticos e fortalecimento dos produtos turísticos atuais.
No dia 11 também vai ser lançada a nova marca turística do Pará e o novo site de promoção turística do Estado elaborado mediante uma parceria da Paratur com a Empresa de Processamento de Dados do Pará  Prodepa. Na ocasião acontece a 54ª. Reunião do Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará  Fomentur.

ENCONTRO PARA TRATAR DA RODOVIA TRANSCITRUS


A secretária do Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, recebeu, na terça-feira última,  em Porto Alegre, os prefeitos de Brochier, Ari Jorge Kerber; Maratá, Gilberto Reidel; Pareci Novo, Oregino Francisco; Montenegro, Marcos Gilberto Griebeler; e São José do Sul, Anildo Petri. O objetivo do encontro com os representantes municipais foi tratar do projeto da rodovia Transcitrus, que liga o Vale do Taquari à Serra gaúcha.
A estrada é importante para o desenvolvimento turístico da região e do Estado. Ao longo do trajeto, há belezas naturais, cultura e gastronomia diversificada que agradam os visitantes. No entanto, falta infraestrutura. Além do apoio junto às secretarias estaduais envolvidas no processo, como a de Infraestrutura e Logística, os prefeitos esperam apoio para que o assunto tenha encaminhamento adequado na esfera Federal.
Na ocasião, Abigail Pereira ressaltou que os Vales do Caí e do Taquari, por estarem localizados próximos à Capital, têm potencial para ser destinos turísticos durante a Copa do Mundo e falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelos prefeitos

SOCORRO É REFERÊNCIA EM TURISMO E ESPORTES DE AVENTURA


Várias atividades esportivas para
pessoas com necessidades especiais

Distante 132 quilômetros da capital paulista,  Socorro é uma cidade pacata, mas com muito potencial turístico.  Tem quase 200 anos de história e conserva ainda a beleza de muitas de suas antigas construções. Nas ruas tranqüilas, a modernidade se mistura aos casarões do fim do século 19 e início do século 20. Um exemplo é o Palácio das Águias. Construído em 1936, em estilo eclético em tijolos de alvenaria, é uma réplica do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Abrigou o Paço Municipal. Em seu salão nobre constavam pinturas de Francisco Rebolo Gonçalves.
O nome da cidade vem de sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em cuja homenagem foi erguida uma pequena capela no ano de 1829, no lugar onde hoje está a igreja matriz, construída no início do século 20. A imagem da ascensão de Nossa Senhora aos céus no teto da igreja é uma atração à parte, além da imagem da padroeira em tamanho natural.
REFERÊNCIA EM ACESSIBILIDADE - Os hotéis, restaurantes, pousadas, farmácias, parques e o comércio local são adequados às normas de acessibilidade. Por isso, Socorro tornou-se referência para outros pólos turísticos fora do Estado de São Paulo por conta da acessibilidade. O Parque dos Sonhos, o Portal do Sol Hotel Fazenda e o Parque Ecológico Cachoeira do Monjolinho são exemplos de locais que adaptaram as suas instalações para receber bem os turistas portadores de deficiência. De piso tátil a cadeiras especiais para realização de trilhas, os locais oferecem segurança para quem pratica esportes radicais.
Localizado no Vale do Rio Cachoeirinha, o Parque dos Sonhos adotou um projeto de acessibilidade  que garante a facilidade na locomoção e diversão para os deficientes. São 14 atividades que podem ser realizadas, dependendo da deficiência da pessoa. Todas as instalações do parque receberam sinalizações, desde a entrada até os apartamentos.
Para os esportes radicais, um banner indica quais pessoas estão aptas a praticar cada atividade e o grau de dificuldade no decorrer do trajeto. Os deficientes visuais, por exemplo, podem realizar todas as atividades. Para as outras deficiências, o parque oferece adaptações.Para aqueles que desejam sentir a adrenalina pura, a sensação do local é a Tirolesa do Pânico, com um quilômetro de extensão e a 160 metros de altura. Em um minuto, o aventureiro chega ao destino final em terras mineiras. Além disso, o relevo montanhoso e o grande potencial hidrográfico facilitam a prática de esportes radicais como rafting, bóia-cross, canoagem, trilhas, trilhas de jipe, asa delta, trike, pêndulo, caminhada, water trekking, acquaride, arvorismo, trombonágua, rapel, escalada, tirolesa, fora-de-estrada (4x4, motos e quadriciclos), parapente, motocross, cicloturismo, espeleoturismo, canionismo.
DESTAQUES -  Do alto do Mirante do Cristo Redentor, tem-se uma ampla vista da cidade e das montanhas da região, até o lado do estado de Minas Gerais. Os banhos de cachoeiras são excelentes, principalmente se forem nas quedas d'água do Rancho Alegre, do Saltinho ou do Camanducaia. A mais bonita, sem dúvida, é a do Monjolinho, que abriga em seu entorno importantes parques de turismo e de esportes de aventuras.
Para os que desejam  comprar ou levar para casa alguma lembrança, os principais pólos de compra são a Feira Permanente de Malhas, localizada próximo ao portal da cidade com saída para Lindóia; o Moda Shopping, inaugurado em 2001, é o primeiro Shopping de Malhas do Circuito das Águas Paulistas. As ruas centrais da cidade se destacam pela grande quantidade de lojas dos mais variados segmentos, desde os produtos das confecções locais até as lojas de móveis e eletrodomésticos.

NOVAS IDÉIAS SOBRE ACESSIBILIDADE


O Centro de Convenções Ulysses Guimarães sediará, nos  dias 14, 15 e 16  próximos,   o 1º Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social, com estimativa de público é de 20 mil pessoas
O evento terá como mote a busca por novos projetos que gerem oportunidades para as pessoas com deficiências físicas no mercado de trabalho e atividades que contribuam com o desenvolvimento da cidade e do país.
Para estimular a participação e valorizar trabalhos neste sentido, a organização do evento propõe uma gincana de idéias. Os vencedores serão conhecidos no último dia do evento.  As práticas sugeridas farão parte da programação do Salão. Haverá também oficinas, seminários, palestras, atividades em grupo e cursos profissionalizantes, como de atendente de telemarketing, artesanato, relações interpessoais e outros.
Na parte teórica, serão abordados assuntos que envolvem a infraestrutura e arquitetura de Brasília de maneira acessível, conscientização da sociedade, trabalho, rende, produção, assistência médica, sexualidade humana e outros.

EVENTOS MOBILIZAM ILHA SOLTEIRA


Uma programação variada aguarda 17 mil pessoas, a partir do próximo dia 13, na cidade de Ilha Solteira, região de Andradina, São Paulo O município promove eventos que promete atrair público de todas as idades.
Na programação, que enriquece o lazer, esporte e cultura da cidade,  estão o terceiro campeonato de churrasco  ( dia 13, a partir das 09h00. local: praia Catarina);
 o terceiro encontro nacional de remo ( dia 13, a partir das 10h00. local: saída da margem do rio paraná no município de selvíria (ms), com chegada na praia catarina, em ilha solteira (SP), com percurso de aproximadamente 07km (sete quilômetros);
 e o segundo Ilha Cross (dias 26 E 27, 2º Ilha Cross - 2ª edição. no sábado (26) a partir 14h00 e no domingo (27) a partir das 09h00. Local: pista de motocross, ao lado do estádio "Frei Arnaldo".)
PRAIAS DE ÁGUA DOCE – A Ilha Solteira é única e todos que a visitam são premiados com tudo o que oferece, desde a infraestrutura básica constituída de todos os benefícios para a sua população, como suas belezas incomparáveis como é o caso da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, suas magníficas praias, o Centro de Conservação da Fauna Silvestre, a pesca e outros tantos que a tornam um centro diversificado de serviços e atrativos só encontrados em pólos turísticos de determinada complexidade.

ABERTURA OFICIAL DO NATAL DE LUZ DE GRAMADO



Ontem, 3,  houve a solenidade de abertura oficial da 26ª edição do Natal Luz. Um dos pontos de destaque foi a estréia da Orquestra Gramado. Às 20h30, na Avenida Borges de Medeiros – diante da Igreja São Pedro - houve o acendimento oficial das luzes e a apresentação da decoração que embelezerá o local até o dia 15 de janeiro do ano que se avizinha
A Orquestra Gramado, sob a regência de Bernardo Grings,  apresentou váriados números musicais, com pout-pourri de canções natalinas, inclusive a Ave Maria,  com solo de Andre Delair.  Formada por 26 músicos, profissionais e estudantes, a orquestra é composta por primeiros violinos, segundos violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, oboé, flauta saxofone trombone e trumpete.

CULINÁRIA ALEMÃ É DESTAQUE EM DOMINGOS MARTINS


"Eisbein", ou joelho de porco, acompanhado de "Sauerkraut" (chucrute) e Kartoffel (batatas)

Para os apreciadores da culinária alemã, a Secretaria de do Turismo do Espírito Santo promove o 1º Gastronomiefest como uma ótima opção de lazer. O Festival da Gastronomia Alemã começou no último dia 29 e segue até 27 vindouro, em Domingos Martins, na Região das Montanhas Capixabas.
No cardápio de restaurantes, bares, choperias e pousadas da cidade, pratos e combinações clássicas alemãs vão dividir espaço com inovações que unem itens típicos a ingredientes nacionais e regionais.Para os apreciadores mais habituais, o festival traz o famoso "Eisbein", ou joelho de porco, acompanhado de "Sauerkraut" (chucrute) e Kartoffel (batatas). Indispensáveis na culinária germânica, as "Bockwurst" e "Weisswurst", salsichas vermelha e branca aparecem como acompanhamento de pratos como o "Dreiwürste mit Sau erkraut und Kartoffel", o "Expresso Alemão" e no "Menu à Baviera".
O Gastronomiefest abre espaço ainda para combinações com ingredientes muito utilizados no Brasil, como o "Geräuchertes Hähnchen mit Rotkohl und Bayerischer Kartoffelsalat" e o "Ente mit Rotkohl und Kartoffel". As sobremesas típicas da terra dos alemães também poderão ser encontradas no festival..
O evento é realizado sempre às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. A expectativa dos organizadores é a de que mais de mil pessoas participem do evento. A primeira edição reúne 18 empreendimentos de Domingos Martins entre restaurantes, bares, choperias, lanchonetes, cafés coloniais, casas de doces e pousadas.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL- Além de passear pelos sabores da Alemanha, moradores e turistas que visitarem Domingos Martins poderão ainda apreciar uma vasta programação cultural. Grupos de danças e músicas típicas prometem animação por toda a cidade nos finais de semana e feriados. Para dar as boas vindas, rainhas e princesas da Sommerfest e da Pommerfest irão recepcionar o público nos empreendimentos participantes.
O Gastronomiefest - Festival da Gastronomia Alemã é realizado pelo grupo de empresários associados "Grüne Berge" e pela Associação Comercial e Empresarial de Domingos Martins, com o patrocínio do Consulado Alemão no Espírito Santo e do Sebrae. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, Secretaria de Estado do Turismo e empresas locais.

EM DISCUSSÃO O ARCO RODOVIÁRIO METROPOLITANO


Gen. Jorge Pinto recebido pelo Gov. Cid Gomes em seu gabinete

O Governador Cid Gomes recebeu, na segunda-feira (31), o Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), General Jorge Pinto Fraxe. No encontro foi discutida a construção do Arco Rodoviário Metropolitano.  Segundo o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, que estava presente, deverá ser firmado um acordo entre os governos federal e do Ceará para essa obra, que vai ligar o Anel Viário, passando pela Ceasa, até o entroncamento das Brs 020 e 222.  O trecho é finalizado na Avenida Mister Hull e deve começar após a assinatura de um convênio, com o Governo Federal repassando os recursos e o Estado entrando com os serviços. É importante para a ligação entre os portos de Fortaleza e do Pecém. De acordo com o presidente do DNIT, a parceria é muito importante e tem como finalidade maior garantir melhorias do tráfego nesta capital.
Também foram apresentadas as péssimas condições em que se encontram as nossas estradas federais,  sobretudo, da BR 222. Segundo o titular da Seinfra, o encontro foi bastante positivo já que houve concordância no imediato início dos trabalhos para a melhoria imediata das BRs que cortam o Estado.  Para mostrar a realidade dos trechos que merecem urgentes consertos, o Governador promoveu, no dia seguinte, houve um sobrevôo pelas estradas danificadas.
A vinda do Diretor atendeu a um pedido ao Ministro dos Transportes, Paulo Passos, após uma reunião com o Governador Cid Gomes, em Brasília, há duas semanas. O Arco Rodoviário Metropolitano de Fortaleza terá 88,20 quilômetros de extensão e visa atender ao tráfego dos veículos. O projeto conecta as principais vias de acesso à capital, como as BRs 116, 020 e 222, e as CEs 060 e 065. Entre as expectativas com o arco metropolitano está a criação de pólos industriais.

MOSTRA COM FILMES INÉDITOS DE ANDRZEJ WAJDA


Neste novembro, Fortaleza recebe o Festival de Cinema Contemporâneo Polonês, que exibirá obras cinematográficas do premiado cineasta Andrzej Wajda. Em março deste ano Andrzej Wajda completou 85 anos de idade e foi condecorado pelo presidente da Polônia, Bronislaw Komorowski, com a maior distinção estadual da República, a Medalha da Águia Branca. Wajda acumula uma coleção de mais de 90 troféus. O mais famoso filme polonês é “Cinzas e Diamante” (1958).
Senhor Tadeu
Na Mostra em Fortaleza, iniciada ontem e prossegue nos dias 3, 10 e 17 (a partir das 14h), no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, e dias 7, 21 e 28, a partir das 18h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), serão exibidos os filmes:   “O homem de Mármore” (1976), “Cálamo” (2009), “A vingança”(2002), “As Senhoritas de Wilko”( 1979,  “O Maestro”( 1979) e  “Senhor Tadeu” (1999.)
O festival é uma realização conjunta das representações diplomáticas da República da Polônia no Brasil, Ministério dos Assuntos Exteriores da Polônia, Agência Mañana, Polish Film Institute, Filmoteca Nacional, Perspektywa e WFDIF. Em Fortaleza é realizada pelo curso de extensão do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará  em parceria com a Vila das Artes e o ICA - Curso de Cinema e Audiovisual da UFC.
PROGRAMAÇÃO: Dia 7 - 18h-O Homem de Mármore, Debate com Jawdat Abu-El –Haj – professor de Ciência Política da UFC. Na Vila das Artes ( Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Dia 10 - 14h - Senhoritas de Wilko. Debate com Valéria Dallegrave – professora de Jornalismo na Faculdade Integrada do Ceará. No ICA – UFC. Dia 17 - 14h- A Vingança. Debate com Victor Mendes – cineasta.No ICA – UFC. Dia 21 - 18h – O Maestro. Debate com Marcelo Ikeda – professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC. Na Vila das Artes. Dia 28 - 18h- Cálamo. Debate com Camila Vieira – Jornalista e Crítica de Cinema. Na Vila das Artes

METRÔ DE FORTALEZA TREINARÁ FUNCIONÁRIOS EM SÃO PAULO


A partir de segunda-feira, dia 7, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos  Metrofor vai enviar um grupo de funcionários com perfil de instrutores para treinamento no Metrô de São Paulo. A ação é uma das previstas no convênio de cooperação e integração técnica-científica e operacional entre os metrôs de Fortaleza e o de São Paulo, cumprindo acordo publicado no início de setembro no Diário Oficial do Estado e tem duração de 60 meses. A parceria vai permitir apoio técnico à consolidação e desenvolvimento de tecnologias voltadas à operação do Metrô de Fortaleza
A diretora de Gestão Empresarial do orgão, Cissa Maia, diz que o acordo foi buscado por ser o sistema metroviário mais avançado do País, por possuírem a melhor tecnologia e um sistema rápido e de alta higiene. Acrescenta que além do convênio, o Metrofor possui  parcerias com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos , também referência no ramo de transporte ferroviário, e a Superintendência de Trens Urbanos do Recife  METROREC. Na capital pernambucana, 35 funcionários cearenses Fortaleza já foram treinados.
A primeira linha ligará o município de Pacatuba, na Região Metropolitana, ao centro da capital. Serão 24,1 quilômetros de extensão e ao todo 20 estações. Atualmente, mais de 90% das obras civis estão concluídas. Até o fim deste ano, devem ser finalizadas. No primeiro semestre de 2012, parte da Linha Sul deve entrar em testes com passageiros. A previsão é que até o fim do próximo ano, seja iniciada a operação comercial. Terá um investimento total de cerca de R$ 1,7 bilhão, contabilizando recursos da União e do Estado.

EXPOSIÇÃO DO PRIMEIRO VLT EM SOBRAL


Dentro das ações conjuntas realizadas pelo Sebrae Ceará e a Abrasel Cariri para fortalecer os restaurantes, hotéis e bares e, assim, incentivar o turismo na Região está o lançamento do Guia do Sabor do Cariri, que seguirá os mesmos moldes da publicação já existente e que mapeou a culinária de Fortaleza.
Com sessenta e quatro páginas reunindo o melhor da Gastronomia do Sul do Ceará, esta primeira edição do Guia  traz não só o endereço de delícias tradicionais como o risoto com pequi e o baião-de-dois, mas indicará onde comer as inovações que estão enriquecendo o cardápio da Região- a partir de capacitações que estimularam a criatividade de chefs e cozinheiros-, como a "Galinhada do sítio", "Escondidinho da floresta" e o "Bife de banana".
O Guia do Sabor do Cariri é uma realização da Abrasel Cariri, com o apoio do Sebrae Ceará e a parceria das Prefeituras de Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Nova Olinda, do Geopark Araripe e de vinte anunciantes privados

BNDES PATROCINA FESTIVAIS DE DANÇA


O BNDES patrocina a realização do Festival Panorama de Dança  20 anos, que acontece de hoje a 20 de novembro nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São João de Meriti (RJ), São Gonçalo (RJ), Nova Iguaçu (RJ) e Brasília (DF). O evento promove apresentações de artistas nacionais e internacionais de dança contemporânea, além de seminários voltados a profissionais e estudantes.
O Tal quintal
O festival tem como objetivos ampliar o mercado de trabalho para o setor, auxiliar no desenvolvimento de produções artísticas nacionais, além de fomentar o aprimoramento profissional por meio de oficinas de criação. Um dos méritos do evento é a valorização dos espaços cênicos e a descoberta de novos locais para a dança contemporânea nas cidades onde realiza apresentações.
O banco também patrocina a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, que teve início em outubro e segue até o próximo dia 6, domingo.

BNB TEM NOVO SUPERINTENDENTE


Na próxima segunda-feira, 7,  às 18h,  na sede da Superintendência do Ceará,  tomará posse como novo presidente do Banco do Nordeste no Ceará o executivo
Francisco Rivônio Morais Pinho (foto). Ele é funcionário da instituição e foi nomeado  pelo presidente Jurandir Santiago. Assume a Superintendência substituindo Isidro Moraes de Siqueira, nomeado para a diretoria de Controle e Risco do Banco.
Rivônio Morais Pinho ingressou no BNB em 1985, como escriturário. Foi caixa, agente de desenvolvimento durante nove anos e em 2004 assumiu a gerência da Agência de Boa Viagem (CE). Posteriormente, assumiu a gerência da Agência de Sobral (CE). Desde março deste ano até hoje, Rivônio estava à frente da Agência de Itapipoca (CE).

VYVA FEIRA EM SANTIAGO DO CHILE


Reunindo em um só lugar todas as atividades relacionadas com a indústria do turismo de negócios e férias, realizar-se-á, de hoje a domingo,6, no Espaço Riesco, em Santiago, Chile, uma das mais importantes  feiras do país,   a Vyva Feira - Feira Internacional de Turismo 2011: Viagem e Férias. O evento contará com programas turísticos de cada região do Chile e os visitantes poderão não só conhecer os atrativos como comprar pacotes turísticos.
Santiago
Segundo o diretor Nacional de Turismo, Álvaro Castilla,  “este ano o pavilhão nacional terá mais de 3000 m2 para divulgar os produtos e destinos, desde Arica até Punta Arenas”. Haverá mostras de folclore, bailes típicos, artesanato, degustações gastronômicas e de vinhos, apresentações artísticas e sorteios. No espaço do Sernatur estará toda a diversidade turística do Chile. Desde a rota das Igrejas andinas, até o turismo rural e o enoturismo, além de ofertas rupestres e de fazendas patagônicas e ainda poder interagir com mapuches em uma ruka e com a cultura Aymará, para conhecer os sabores ancestrais.
São aguardados 40 operadores chilenos e estrangeiros, de países como a Argentina, Brasil, Indonésia, Uruguai, Índia e República Dominicana.

ROTA DO SOL SEMANAL 04/11/2011 - ISSUU