Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CALEIDOSCÓPIO - EVENTO QUE ENGRANDECE O TURISMO BRASILEIRO

É impressionante como o Festival de Turismo de Gramado se renova a cada ano, alcançando maiores dimensões mundiais. Do pequeno evento de 1988, iniciativa das “operárias” de sonhos tornados realidade, Marta Rossi e Silvia Zorzanello,  o Festuris  passo a passo ganhou credibilidade  indo além fronteiras, num trabalho que divulga e  engrandece o turismo brasileiro, ao mesmo proporciona grandes negócios a pequenas e grandes empresas de todos os continentes. As guerreiras Silvia e Marta logo anteviram que poderiam montar um  evento de proporções bem altas, que não apenas exaltasse a aprazível e hospitaleira Gramado, mas o próprio e incipiente turismo brasileiro, carente de maior divulgação e conhecimento mundo a fora. Não foi fácil a jornada, tornando-se mais áspera com o falecimento de Silvia, acontecimento que muito abalou a firma Marta & Rossi Empreendimentos.  Abatida pelo  desaparecimento da colega e amiga, Marta Rossi recompôs a firma com a inclusão de dois jovens promissores talentos: o filho da companheira que se foi, Eduardo Zorzanello, e o seu próprio filho Marcus.  Passado o abalo inicial, a empresa continuou firme, alcançou maiores dimensões. Juntos, num trabalho persistente, apoiado por competente equipe, a empresa continuou marchando firme, dando ano a ano maiores dimensões e prestígio ao Festival de Turismo de Gramado, ao Chocofest  além de eventos outros que engrandecem e promovem não apenas o  turismo do belo município da Serra Gaúcha mas de todo o País. Quanta luta, quantas viagens dentro do nosso território e países de todos os continentes.  Continuou objetivo de atrair a vinda das maiores autoridades e  empresas de turismo para participar e fazer negócios nos eventos que promoviam. Neste  último Festuris, os números impressionam,  seja pela presença de  participantes  categorizados, seja nos negócios concretizados. Para se ter vaga ideia, acrescentamos: lá estavam cerca de 400 os jornalistas daqui e do exterior fazendo a cobertura da Feira e do Congresso. Para resumir, afirmamos: om a habilidade e muito esforço, os três diretores do Marta & Rossi Empreendimentos são exemplo de como se trabalha para colocar o turismo brasileiro entre os mais conceituados do mundo. Nós, jornalistas, somos gratos pelo carinho e acolhimento que através dos anos temos recebido dos conceituados empreendedores. 

NAS COMEMORAÇÕES DO DIA DO HOTELEIRO PREFEITO PROMETEU R$ 2 BI PARA TURISMO DE FORTALEZA

PREFEITO ROBERTO CLAUDIO
Capitaneado pelo  presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH/CE, Sr. Darlan Leite e seus associados, na última segunda-feira, às 12h30,  no Hotel Praia Centro - Salão Foyer, houve por parte dos hoteleirosa a comemoração do Dia Nacional do Hoteleiro, que ocorreu no dia anterior, domingo. 
Na oportunidade, o convidado especial Prefeito de Fortaleza, Dr. Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, fez longa explanação  sobre as obras de mobilidade urbana e o projeto de despoluição da Av. Beira Mar, dentre outras ações.
PROMESSAS DO PREFEITO - Importante motor da economia de Fortaleza, o turismo ganhará mais força nos próximos anos. A gestão pública municipal informa que estão garantidos, até 2018, R$ 2 bilhões para o setor, os quais ser aplicados na requalificação da infraestrutura turística, na promoção da Capital cearense nos cenários nacional e internacional e na capacitação das pessoas que atuam no segmento.
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o dinheiro provém de dois financiamentos internacionais e de uma operação urbana consorciada com Parceria Público-Privada (PPP). Somente para ações promocionais, serão investidos cerca de R$ 20 milhões até o fim de 2016.
"Estamos aumentando os investimentos no setor progressivamente, com foco principal na promoção de Fortaleza. Precisamos vender a cidade lá fora, porque isso significa mais emprego, mais renda e, principalmente, mais capacidade de incluir jovens no primeiro emprego", afirmou o prefeito Roberto Cláudio, durante evento realizado pela ABIH/Ceará.
Aos representantes da cadeia produtiva do turismo fortalezense, Roberto Cláudio falou sobre as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas para melhorar a mobilidade urbana em diversas áreas da cidade e dos projetos previstos para os próximos anos. "Para estarmos preparados para receber melhor os turistas, precisamos nos preparar primeiro para atender os cidadãos locais", disse, lembrando que, em sua gestão, o transporte público é prioridade.
CENÁRIO FAVORÁVEL - Acompanhado do titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Salmito Filho, o prefeito destacou que a cidade, além de ser a quinta maior capital brasileira em termos de população, é também a capital nordestina com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste e o terceiro maior mercado imobiliário do Brasil. "Há um cenário bom em Fortaleza para o desenvolvimento do turismo. Fomos a cidade que, em 2013, mais vendeu pacotes turísticos domésticos no País. A cidade vem ganhando cada vez mais visibilidade, pois passou a sediar grandes eventos", acrescenta.
Na opinião do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (Abih-CE), Darlan Leite, a gestão municipal está se esforçando para oferecer aos visitantes uma infraestrutura urbana mais moderna. As principais reivindicações dos hoteleiros, diz, são a construção da nova Beira-Mar e o projeto para tornar a orla de Fortaleza 100% balneável (própria para banho). "Estamos sendo atendidos. Os recursos para execução de ambos os projetos estão assegurados, tanto pelo Ministério do Turismo quanto pela Prefeitura, que acabou de anunciar financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para dar celeridade aos projetos", comemora.
KIT - Durante o evento na segunda-feira, a ABIH-CE lançou o kit "Fortaleza é pra você", que será distribuído na rede hoteleira da cidade. Além de camiseta, pen drive e outros sourvenires, o kit traz um diretório contendo informações sobre todos os hotéis do Ceará.
Ainda conforme Darlan Leite, o prefeito Roberto Cláudio será homenageado pela ABIH-CE como a personalidade turística do ano. A comenda será entregue em solenidade marcada para o próximo dia 12 de dezembro, no Hotel Gran Marquise.

ÔNIBUS ESPECIAIS ENTRE OS PRINCIPAIS SHOPPINGS DE FORTALEZA

O crescimento comercial de Fortaleza se evidencia todos os dias com a inauguração de novos estabelecimentos comerciais e empresariais. Atenta a esta expansão, a Prefeitura criou  uma linha especial ligando os principais shoppings da cidade. A nova opção para os passageiros começou a valer desde sábado, 8.
A novidade é o resultado da ampliação do itinerário da linha Top Bus 017 – Aldeota/Centro, que passou  a se chamar  017 – Intershoppings. Com a ampliação do percurso, a linha transita por vias como Washington Soares, Lauro Nogueira, Dom Luís, Des. Moreira, Hist. Raimundo Girão, Monsenhor Tabosa, Joaquim Nabuco, Santos Dumont e Eng. Alberto Sá, atendendo além dos shoppings, importantes regiões de lojas de rua e edifícios comerciais.
A Etufor optou por incluir esta opção no modelo de transporte seletivo Top Bus, que conta com itens de conforto como ar-condicionado e poltronas acolchoadas, mas que por definição estabelecida através de licitação tem tarifa única de R$ 2,20, não sendo aceito benefícios como meia passagem, Bilhete Único entre outros.
Como novo itinerário também atende a região do binário Santos Dumont/Dom Luís, a linha 914 – Binário Circular foi extinta na segunda-feira passada  e sua demanda de passageiros foi absorvida pela nova alternativa ou pelas diversas outras linhas que passam pelo mesmo percurso.
Aconteceu também  a mudança de nome e de itinerário da linha 049 – Caça e Pesca/Centro (Top Bus). A linha passou a se chamar 049 – Caça e Pesca/Centro/Beira Mar e deixa de transitar pela Av. Duque de Caxias, passando a fazer seu percurso pela R. Castro e Silva. Além disso, seu serviço  migrou do tipo seletivo (Top Bus) para o regular, tendo sua comunicação visual externa alterada e passando a aceitar meia passagem, Bilhete Único e gratuidades. Os passageiros que continuarão fazendo o trecho Caça e Pesca/Duque de Caxias podem optar pela linha 752 – Caça e Pesca/Centro.

MUNDIAL DE FISICULTURISMO

Hoje e amanhã, em Brasilia, está ocorrendo o Campeonato Mundial de Fisiculturismo,  reunindo na cidade atletas, comitivas e técnicos de 60 países. O evento é apoiado pelas Secretarias de Esporte e Turismo.  
O lançamento do Campeonato ocorreu na terça-feira,11, às 10 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na presença de atletas do Egito e Emirados Árabes, Emirados, Oman e Bahrein.
Depois de quase 70 anos, é a segunda vez que o campeonato  é realizado na América do Sul, e a primeira vez no Brasil. A escolha de Brasília para sediar esta edição foi anunciada em novembro de 2013, na cidade de Marrakesh - Marrocos. A Capital Federal concorreu com Camberra (Austrália) e Santa Susanna (Espanha).

EXPOSIÇÃO DE RENAS NO NATAL LUZ

Dando continuidade à vasta programação, a Rua Pedro Benetti no centro de Gramado recebe hoje, às 18 horas, doze Renas em tamanho natural na já consagrada Exposição de Renas. Sem dúvida é um espaço lúdico onde Renas Decoradas farão os visitantes viajar para um mundo imaginário. 
O tema deste ano é “Natal no Mundo” onde pelo quinto ano consecutivo artistas plásticos de Gramado pintam renas de três metros de altura. Os artistas se inspiraram nos diferentes tipos de natais que acontecem no mundo inteiro e pintaram sua versão artística.
A Exposição, que  tem o apoio da Secretaria da Cultura de Gramado e conta com a participação de artistas locais, vai até o dia 11 de janeiro quando encerra o 29º Natal Luz de Gramado.

ESTUDANTES EMBARCAM PARA O REINO UNIDO

Os 52 bolsistas brasileiros selecionados para o Projeto de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade no Reino Unido embarcam esta semana para a Europa. A partir da próxima segunda-feira (17), por aproximadamente três meses, os estudantes terão contato com disciplinas ligadas ao setor turístico, além de temas como liderança, hospitalidade, inovação, gestão da qualidade e marketing.
A iniciativa é do Ministério do Turismo em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); a Association of Colleges (AoC), de Londres; e a Fundación Universidad.es, da Espanha. As bolsas de estudo incluem auxílio seguro-saúde, ajuda para deslocamentos e taxas escolares.
Nas próximas semanas, mais 60 bolsistas embarcarão para a Espanha, onde se dividirão por três universidades: Alicante, Illes Balears e Málaga. A aula inaugural do projeto de qualificação no país ibérico está prevista para 1º de dezembro. O projeto piloto do Ministério do Turismo aconteceu em Portugal, no ano passado, com o envio de 50 bolsistas selecionados. 
Os valores de ajuda de custo para Londres são de £ 400 mensais, outros £ 90 de auxílio seguro-saúde e US$ 1.706 de auxílio deslocamento. Os universitários se dividirão em cinco instituições de ensino: Newcastle College, The Sheffield College, The Bournemouth and Poole College, Exeter College e Edinburgh College.

MUITA MOVIMENTAÇÃO NO 11º CAJU NORDESTE

A cidade de Beberibe desde ontem e até o próximo 22,  está vivenciando o 11º Caju Nordeste, evento de abrangência regional, beneficiando os polos produtores de caju da Região Nordeste, especialmente dos estados do Ceará, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte, com foco no Polo Cajucultor de Beberibe e dos municípios circunvizinhos.
O evento contempla várias  atividades, entre as quais Seminário Técnico:  os  Painéis Temáticos montados através de ciclos de palestras, seguidas de debates em plenária, com a abordagem de temas de grande relevância para a conjuntura da cultura do cajueiro. Os minicursos capacitarão os empreendedores no uso de tecnologias inovadoras para a cajucultura, nas áreas de cultivo e tratos culturais dos pomares, colheita e pós-colheita, processamento do pedúnculo e da castanha de caju, comercialização da produção, constituição e gestão dos empreendimentos rurais e agroindustriais. As Clínicas Tecnológicas serão apresentadas as tecnologias inovadoras disponibilizadas à cajucultura pelas instituições de pesquisa, extensão e desenvolvimento. As Oficinas Técnicas apresentarão demonstrações práticas sobre o processamento do pedúnculo e da castanha de caju para a elaboração de produtos para alimentação humana e ração animal. Nas Palestras serão debatidos macro temas e políticas relacionadas com o desenvolvimento da cajucultura, que serão encaminhados após o evento às autoridades e lideranças responsáveis pelo setor.
Serão realizadas visitas técnicas dos agricultores a empreendimentos rurais e agroindustriais, para conhecimento “in loco” de experiências bem sucedidas no âmbito da cajucultura dentro do polo de Cascavel (CE).
Na Feira do Caju,  num  pavilhão com sessenta estandes, serão expostos, demonstrados e comercializados produtos, serviços máquinas e equipamentos relacionados com a cajucultura. Também contempla a apresentação de produtos agropecuários, oriundos da agricultura familiar. Serão expostos e comercializados produtos do artesanato regional.
CAJU DE OURO  - O troféu será  entregue na solenidade de abertura do Caju Nordeste às pessoas físicas (agricultores, empreendedores agroindustriais, técnicos, pesquisadores e políticos) e às empresas e instituições públicas e privadas que se destacaram na realização de ações em prol do desenvolvimento da cajucultura. Os homenageados serão escolhidos por uma Comissão Técnico-Científica, composta com representantes indicados pelas organizações parceiras do evento.
O Caju Show, com apresentações artísticas e culturais, animarão as noites dos participantes durante o período de realização do evento.

INSCRIÇÕES PARA O 2° PASSEIO CICLÍSTICO

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Sesec, lançou o 2º Passeio Ciclístico “ Praticando saúde com segurança e cidadania”. As inscrições, somente pela internet, podem ser feitas até  sábado próximo, dia 15. de novembro.
A largada ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 7 horas, do estacionamento da Sesec, no bairro Rodolfo Teófilo. Com um percurso de 22 quilômetros, o trajeto inclui avenidas como a Presidente Castelo Branco (leste/oeste), Monsenhor Tabosa, Abolição e Beira-Mar. No Parque do Riacho Maceió, os participantes contarão com um ponto de apoio, com a presença de educadores físicos orientando para alongamentos, distribuição de água e de frutas.
O percurso de volta será um passeio pelos principais logradouros do Centro da Cidade. Entre eles, as avenidas Dom Manuel, Duque de Caxias, Imperador e Carapinima, passando, ainda, pela Avenida José Bastos e retorno ao estacionamento da Sesec.
A primeira edição do passeio ciclístico reuniu mais de 450 participantes e foi considerada um sucesso pelos organizadores.

EMBAIXADORES ÁRABES NO CEARÁ

O Centro de Eventos do Ceará (CEC) e o Centro de Turismo (antiga Emcetur), ambos geridos pela Secretaria do Turismo (Setur CE), receberam visitas técnicas de delegação de embaixadores que estiveram no Ceará, entre domingo (09) e quarta-feira (12).
Os membros do Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes no Brasil inspecionaram  o CEC,  na segunda-feira (10). Na ocasião, o secretário adjunto da Setur-CE, Marcos Pompeu, discorreu  sobre a estrutura do equipamento e como este serviu para transformar o segmento do turismo de negócios no Ceará.
No dia seguinte, um grupo de 12 embaixatrizes conheceram  os principais equipamentos culturais e de venda de artesanato típico da capital cearense: o Centro de Turismo, o Mercado Central, a Ceart, e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).
Os diplomatas, durante a estada no Ceará, tiveram audiência com o governador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Também  participaram de reuniões e debates com empresários locais, na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), onde foi apresentado o seminário “Turismo no Ceará: oportunidades de investimento”.
A visita diplomática, organizada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Conselho de Embaixadores dos Países Árabes, teve como objetivo estreitar laços e prospectar parcerias comerciais entre os países e o Estado.
Os dezesseis embaixadores e suas respectivas comitivas eram da Palestina, Argélia, Sudão, Omã, Catar, Egito, Tunísia, Kuwait, Jordânia, Líbano, Líbia, Mauritânia, Arábia Saudita, Bahrein, Marrocos e Liga Árabe.

SNOWLAND - O PRIMEIRO PARQUE DE NEVE INDOOR DAS AMÉRICAS

Na manhã do sábado,  8,  último dia de atividades do Festures, comitiva de jornalistas esteve visitando o Snowland, o primeiro parque de neve indor das Américas, um local  lúdico que reflete  no território brasileiro tudo de melhor que se possa encontrar nos maiores destinos turísticos da categoria. 
Numa exposição descontraída e usando recursos visuais, um dos sócios do formidável empreendimento, André Caliari, mostrou com  pormenores os atraentes locais de entretenimento  que,  por sinal, no momento, estavam cheios e crianças e adultos. 
COMO SURGIU -  Na  explanação, André rememorou o espírito  empreendedor de sua família, com os pais, Líria e Gemildo, sendo o inspirador dos filhos – ele(André), Anderson e Daiane  e dos os passos que foram percorridos a fim de que o sonho do Snowland surgisse. 
Fruto de uma conversa pelos anos de  2008, em que o foco era a viagem de Anderson a  um destino nevado, surgiu a ideia da construção,  na exuberança  da serra gaúcha, de um “ parque fechado onde o turista possa encontrar neve o ano inteiro”. Foi o primeiro passa para a ideia se concretizar. O restante, muita luta, muitos obstáculos vencidos e, por fim, o Snowland materializado. 
AS ATRENTES OPÇÕES - Inaugurado em outubro de 2013, em Gramado (RS), com o maior investimento privado em turismo na Região das Hortênsias, o Parque Snowland possui uma área de 16 mil metros quadrados, sendo 8,1 mil m² dedicados a neve. O empreendimento recria um vilarejo alpino, onde a neve brinda seus convidados todos os dias, proporcionando um clima europeu e reproduzindo uma paisagem fantástica, de muita magia, encantamento e emoção!
Entre as muitas atrações que oferece estão o Tubing, o castelo de neve Snowplay, a pista de patinação no gelo e a primeira pista de esqui e snowboard indoor das Américas, além de uma Escola de Esqui e Snowboard para pessoas de todas as idades. Há também local para caminhadas na neve e exploração à montanha nevada. Para dar suporte a todas essas atividades, o Snowland possui 3 mil roupas, botas térmicas e equipamentos para a prática dos esportes.
O empreendimento não é uma cópia de outros parques indoors já existentes no mundo, que focam prioritariamente as atividades nas pistas esportivas. O Parque tem a magia dos filmes e o encantamento das histórias infantis. Como afirmam os  irmãos empreendedores: “ O Snowland é um projeto único, que oferece experiências surpreendentes, completas e, principalmente, marcantes”. 
O QUE MAIS OFERECE -  O Snowland possui um clube de vantagens com benefícios exclusivos para seus integrantes, o SnowClub. São disponibilizados três tipos de plano: Infinity, Advantage e Privilege, com validade de um a cinco anos e a possibilidade de cadastrar até três beneficiários, além do titular. Todos contemplam aulas de esqui e snowboard.
Há pacotes distintos, que levam em conta os períodos de alta e baixa temporada, bem como as atividades que serão realizadas no Parque. Informações sobre valores podem ser obtidas no site www.snowland.com.br ou pelo telefone (54) 3295.6000.
No seu interior existe um Centro Comercial composto pelas lojas: Columbia, uma das maiores marcas de vestuários outdoor; Black Forest, relógios e presentes; CAV Store, grife feminina e kids; Sul Couros, qualidade em couro; Chocolate Lugano, arte em chocolate; Drumm Snow, malhas e tricot; Michelle Taques, bijus e acessórios; Docello, balas e doces; Golden Popcorn, pipocas e algodão doce; Frutolate Fondue Express, frutas com chocolate; Piccadilly, calçados e Snowland Souvenires.
MAIS NOVIDADES VÊM AÍ - Com o objetivo de tornar ainda mais mágica à experiência vivenciada no primeiro parque de neve indoor das Américas, está sendo construído um amplo teatro ao lado do castelo de gelo. Nele, os visitantes poderão assistir de perto a tão esperada queda de neve, efeito que faz parte do show lúdico “Flokus, em busca da neve”, com bonecos, imagens projetadas e músicas. 
O espetáculo está sendo desenvolvido especialmente para o Snowland por profissionais com experiência em parques de entretenimento de vários lugares do mundo. 
Dentro do teatro haverá também um cinema em 3D, onde serão transmitidos filmes que contam a história da origem da neve. 
Para quem busca mais aventura, as motoneves elétricas importadas da Suíça, produzidas com tecnologia limpa e que não causam impacto no meio ambiente, serão uma boa opção. Com elas será possível realizar um passeio pelo entorno da montanha nevada, passando por curvas, inclinações e por um túnel que cruza por baixo da pista de esqui. 
Outra novidade será o Bumper Car, o carrinho de choque no gelo. Ele possui um tubo de ar ao seu redor que absorve o impacto tradicional, tornando a experiência mais suave e divertida.
Os praticantes de esportes não foram esquecidos e, para facilitar a subida até o topo da montanha, entrará em funcionamento mais uma rampa rolante. “O volume de pessoas que querem praticar esqui e snowboard aumentou muito e a disposição de mais uma rampa será uma medida necessária para facilitar a prática”, explica Dunnwald.
Além das novidades para a área de neve, o Vilarejo do empreendimento também ganhará duas atrações: o “Cinema 7D”, com capacidade para até 44 pessoas e que vai exibir filmes com temas sobre neve, esportes e aventura na neve; e o “Simulador de Esqui”, que tem o objetivo de proporcionar nas pessoas as mesmas sensações de quem esquia em uma pista nevada.
Há investimentos também em mudanças para agilizar o intenso fluxo de visitantes. Está sendo criado um novo hall com mais guichês. 
A intenção da diretoria do Parque é torná-lo um centro de entretenimento da família.

O MINISTÉRIO DO TURISMO E A FÓRMULA 1

Depois de garantir R$ 160,8 milhões para a reforma de Interlagos e a permanência da modalidade mais prestigiada do automobilismo mundial no Brasil até 2020, o Ministério do Turismo participou da premiação da etapa de São Paulo de Fórmula 1. O ministro Vinicius Lages entregou o troféu para o vencedor da prova, o alemão Nico Rosberg, da Mercedes. O pódio foi completado pelo britânico Lewis Hamilton, companheiro de Rosberg na Mercedes, e pelo o brasileiro Felipe Massa, da Williams.
O ministro destacou a competência do Brasil em organizar eventos de perfis distintos, desde a Copa do Mundo até a Jornada Mundial da Juventude, que atraiu o papa Francisco para o Brasil, ou a Rio + 20, com diversos chefes de estado no Rio de Janeiro.
Em 2013, o GP Brasil de Fórmula 1 ganhou o título de etapa mais bem organizada de todo o campeonato numa votação dos pilotos e representantes da equipe. Atualmente o Brasil está na nona posição no ranking de eventos internacionais da Associação Internacional de Congressos e Convenções.

O FORTE DE TRÊS COROAS (RS) É O TURISMO DE AVENTURA

A experiência vivida por aproximadamente 40 mil pessoas todos os anos foi testada pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, em Três Coroas, a 18 quilômetros de Gramado. Acompanhado do secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinicius Lummertz, o ministro percorreu oito quilômetros do Rio Paranhana de rafiting. O local, palco da última etapa do Campeonato Brasileiro de Canoísmo, é considerado um dos melhores da América do Sul para a prática do esporte. 
"O rafting é uma excelente alternativa para quem deseja experimentar o turismo de aventura", afirmou o ministro. O nível de dificuldade da atividade vai de um a seis, o mais difícil. O percurso de oito quilômetros do Rio Paranhama tem trechos dois e três. 
Evandro Schütz, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura, disse que o segmento tem se adaptado às novas tecnologias e a novos perfis de clientes. "Estamos querendo mudar a imagem do turismo de aventura. Antes fazíamos promoção com o bote em momentos mais radicais, agora privilegiamos as imagens de crianças e idosos fazendo sinais de aprovação", disse. 
O segmento de turismo de aventura representa mais de 25% de todas as viagens internacionais do mundo, de acordo com dados da ATTA Research. No Brasil, o segmento “natureza, ecoturismo ou aventura” ocupa a segunda posição na motivação dos estrangeiros que escolhem o país como destino turístico. (Com o MTUR).

AMANHÃ COMEÇA A VI EDIÇÃO DO GRAN SCHRIMP FESTIVAL

Livino Sales, Presidente da ACCN
Mais uma vez, a  Fazenda Cacimbas, em Acaraú, receberá o VI Festival Internacional de Camarão da Costa Negra, na sua 6ª edição, bem assim o VI Encontro APL da Carcinicultura do Litoral Oeste. Os já tradicionais eventos, realizados pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, se desenvolverá a partir de amanhã, com término marcado para o domingo, 16. A Abertura oficial será na EEEP Maria Giffoni de Sousa, no Campo de Aviação, Acaraú.
Como nos anos anteriores, o objetivo do festival é divulgar as tendências do cultivo, pesquisa e comercialização do crustáceo,. Por outro lado, procura incentivar e divulgar a culinária baseada em  pratos com o camarão da Costa Negro, produzidos em fazendas d os municípios de  Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Itarema. 
Variadas palestras com pesquisadores e empresários, workshop e concurso gastronômicos fazem parte da extensa programação, assim como muitas atrações musicais.
A organização do Gran Schrimp Festival será da Prática Eventos e a promoção e realização, da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra-Acaraú.

MARRAQUEXE/MARROCOS É A CIDADE DO GOLFE

A Associação Internacional dos Operadores Turísticos de Golfe (IAGTO) consagrou a cidade de Marraquexe melhor destino de golfe 2015 da África, Países do Golfo e Oceano Índio.
A consagração ocorreu durante o Jantar de Gala do Internacional Golf Travel Market na Villa Erba, Lago de Côme, Itália. A delegação marroquina que recebeu o prémio compreendia Abderrafie Zouitene, Diretor Geral da Office National Marocain du Tourisme, Mustapha Zine, o Presidente delegado da Federação Real Marroquina de Golfe e Younes El Bakkali da Associação do Troféu Hassan II de Golfe.
A consagração coroa o esforço contínuo do destino para melhorar o acolhimento,  qualidade e profissionalismo das suas prestações.  É o resultado da parceria entre a Federação Marroquina do Golfe, a Associação do Troféu Hassan II, o Ministério do Turismo, o Turismo de Marrocos e os operadores profissionais marroquinos de golfe.
Marraquexe esteve  na competição com grandes destinos de golfe tais como África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Maldivas ou ainda Maurícia. 
Em Marrocos, Marraquexe é a cidade do golfe por excelência, contando com mais de 10 percursos de golfe diferentes, concebidos por nomes famosos como Robert Trent Jones, Kyle Philips, Jack Nicklaus e Pescada Montgomery. De 6 golfes em 1991, Marrocos - 9º destino mundial de golfe - conta hoje com 34 campos, atrai 100.000 jogadores todos os anos. Até 2020, Marrocos irá oferecer 45 percursos e espera triplicar o número de turistas de golfe.

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO - OS NÚMEROS INDICAM MAIS UM RESULTADO POSITIVO

O consagrado Festival de Turismo de Gramado começou na noite de  quinta-feira, 6, com a solenidade de abertura acontecendo no Palácio dos Festivais. O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou do ato, juntamente com o prefeito de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi, número expressivo de  outras autoridades nacionais e estrangeiras, empresários e jornalistas. Bem elaborada programação se desenvolveu na noitada, com manifestações da parte do Ministro Vinicius Lages e do  prefeito em exercício de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi.   A organizadora da feira, Marta Rossi, no seu pronunciamento  agradeceu o ministro pela presença e apoio institucional ao evento, estendendo seus agradecimentos a quantos vêm contribuindo para o êxito do Festuris, já consolidado no calendário nacional e  voltado exclusivamente a profissionais ligados ao setor, como  prova maior a presença de empresas, delegações oficiais e profissionais de mais de 60 países.
A contralto Débora Rosa, o tenor Césare Barichello, a pianista Enira Trindade e a percussionista Letícia Pohlmann deram um toque especial à solenidade.
MOVIMENTAÇÃO EXTENSA – Os trabalhos do Festuris  desenvolveram-se intensamente nos dias 7 e 8. Pela manhã, no Palácio dos Festivais, aconteceram as palestras e painéis. A tarde, no Serra Park, houve a grande Feira, onde os coloridos e ricos estandes mostraram toda riqueza e atração turística dos países participantes e estados brasileiros. Para bem refletir o que foi o evento, acrescente-se que foram realizadas 324 reuniões de negócios em menos de 48h. 
O MTur participou do Festival com dois estandes institucionais. Entre as ações do Ministério destacaram-se a divulgação da campanha #PartiuBrasil, que estimula o brasileiro a viajar pelo país; além dos programas Passaporte Verde e Turismo Acessível, amplamente divulgados no balcão de atendimento, por meio da distribuição de materiais informativos e jogos interativos.
OS NÚMEROS -  Sábado, 8,  às 18 horas, houve o encerramento do Congresso e da  Feira, com  total êxito. Os números finais do Festuris foram divulgados pelos diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, na Sala de Coletivas do Serra Park. Apesar do ano atípico com Copa do Mundo e eleições, o Festuris conseguiu manter a tradição de inovar e cresceu 3,5% no número de expositores, atingindo a marca de 400 estandes. O público de 14 mil visitantes na feira ficou dentro da meta traçada pela organização. Também foi anunciada a data do Festuris 2015, que vai ocorrer de 5 a 8 de novembro.
O êxito do encontro  de negócios rendeu o reconhecimento do trade e da imprensa especializada. O evento foi eleito pelos jornalistas associados à Rede Mundo de Comunicação, da Argentina, como o Melhor Festival de Turismo da América Latina, além de ser homenageado pelo Fórum Ibero Americano de Periodistas de Turismo. As distinções foram entregues antes da coletiva dos diretores do Festuris.
CRESCIMENTO - Para o diretor Eduardo Zorzanello, os resultados são positivos considerando o período de incertezas por conta da Copa e das Eleições. Zorzanello destacou a expansão da área da feira, que passou a ter 20 mil m², a duplicação do Salão Mice, o aumento do número de destinos internacionais e o crescimento dos salões segmentados.
Já Marcus Rossi  salientou que o Festuris propôs a inovação como meta. Segundo ele, a tecnologia foi incorporada ao evento como forma de organizar e aumentar o volume de negócios. “Inovação foi a palavra que nos motivou”, disse. Então divulgou os números do aplicativo do Festuris, que teve 992 downloads na plataforma Android e 1.006 no IOS, e do Buyers Club – Clube de Compradores. Com a proposta de organizar a agenda de expositores e visitantes, a inspiração do Buyers veio de feiras internacionais. Conforme ele, foram 1.147 solicitações de reuniões e 324 encontros realizados mediante agendamento. “Trouxemos a ferramenta para o mercado brasileiro com a proposta de aumentar o volume de negócios. Consideramos o resultado excelente considerando que a ferramenta é totalmente nova”, comemorou.
Marta Rossi fez questão de agradecer pelo apoio da imprensa na cobertura do Congresso e da Feira. “Não temos só pessoas que escrevem sobre o Festuris. Temos amigos jornalistas que falam com carinho  de Gramado, do Rio do Sul e do Brasil”, reconheceu.

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DOS HOTÉIS

O Ministério do Turismo parabenizou os milhares de profissionais que trabalham em 54 mil hotéis, pousadas e albergues de todo o país pelo Dia do Hoteleiro, comemorado no último domingo (9). O segmento é vital para o turismo - e se mostra cada vez mais preparado para receber o viajante.
Camareiras, recepcionistas e mensageiros em meios de hospedagem estão sendo preparados para atuar em todo o país por meio do Pronatec Turismo. No total, são 40.736 matriculados e 18.049 formados, boa parte deles atuando no mercado de trabalho. 
Nos últimos anos, o Brasil também duplicou sua oferta de hotéis com a ajuda de financiamentos de bancos públicos que alcançaram valores recordes entre 2003 a 2013, com cerca de R$ 58,4 bilhões das cinco instituições financeiras federais, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bando do Nordeste, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), e Banco da Amazônia. Só em 2012, houve um crescimento de 30,1% dos financiamentos e em 2013, novo crescimento de 20,6% com investimentos de R$ 13,5 bilhões para empreendimentos e reformas de outros já existentes. (Com o MTUR).

SIMPÓSIO SOBRE O PADRE CICERO - PESQUISADORES DEBATERÃO A TEMÁTICA “E...ONDE ESTÁ ELE”

Da próxima segunda-feira, 17, até  21, o Cariri viverá grande movimento cultural reunindo cerca de mil participantes de vários países e estados brasileiros. Será o  IV Simpósio Internacional Sobre O Padre Cícero, com a temática central “E...Onde Está Ele”, em  referência ao prosseguimento dos estudos voltados ao aprofundamento da temática sobre um dos sacerdotes mais polêmicos da história do Brasil. 
O evento terá a sua abertura no Memorial Padre Cícero, local emblemático que marcou a realização das três primeiras edições que trouxeram importantes mudanças na forma de pensar o Padre Cícero, a religiosidade popular no Nordeste e no País, os romeiros, e o relevante papel dos beatos e beatas, em específico, Maria de Araújo, protagonista do milagre do sangramento da hóstia ofertada pelo sacerdote, em 1889.
A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, ressalta o papel da academia dentro desse contexto de estudos relacionados à religiosidade, principalmente no que diz respeito ao fenômeno que representa o Padre Cícero. O Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, destaca a presença do sacerdote a partir da vida do homem mais simples, a fé do povo, ao mesmo tempo em que citou a academia como elemento importante para buscar o aprofundamento desses estudos.
 O simpósio constará de conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, lançamento de livros, apresentações artístico-culturais, oficinas, além de visitas guiadas e feira dos Municípios. A conferência de abertura será proferida pela irmã Annette, com o tema “Pe. Cícero e a Igreja na Contemporaneidade”. Ela será a presidente de honra do simpósio.
O evento contará com a presença do Professor Dr. Marcelo Camurça, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Guy Martini, da Rede Global de Geoparks, da França, entre outros estudiosos do Brasil e países principalmente da Europa, afora renomados estudiosos brasileiros, um grupo de pesquisadores da religião, da Universidade de Louvain, Bélgica, que deu uma importante contribuição para o entendimento do fenômeno das romarias.

CEARÁ NATAL DE LUZ - MAGIA E LUZES DOMINARÃO FORTALEZA NESTE FINAL DE ANO

Tons, brilhos, sensações de fraternidade  enaltecendo a autoestima com o intuito de fortalecer a nossa gente. Eis o Ceará Natal de Luz 2014 que a Câmara de Dirigentes Lojistas oferecerá à população de Fortaleza, uma  tradição que encanta cearenses e turistas de todas as partes.  Este ano,   apresenta o tema “O Natal de Reis”. Inúmeros locais públicos da cidade vão receber luzes e decorações natalinas. Solidariedade e práticas de incentivo à preservação do meio ambiente, como nos anos anteriores,  são a tônica do evento.
O Ceará Natal de Luz promete encantar o povo cearense com belas artes expressas através da tradicional Árvore de Natal, montada na Praça do Ferreira, bem como cores e traços luminosos espalhados por vários pontos da cidade, a partir do dia corrente. O enredo artístico e a concepção da decoração têm a assinatura de Mino Castelo Branco, um dos maiores cartunistas do Brasil.  Novidade será o relógio da Coluna da Hora  que  tocará  músicas natalinas,  . 
Grande destaque será o Desfile Natal de Luz, que acontecerá no Parque da Criança, com diversas alas representadas por personagens e símbolos natalinos será o ; uma idealização do artista plástico Cariri Costa. 
AS ÁRVORES - As árvores temáticas são uma atração à parte durante o Ceará Natal de Luz, todas elas feericamente iluminadas e decoradas.   Nesta edição, serão instaladas três árvores: na Praça do Ferreira, na Praça Portugal e na Avenida Washington Soares. A mágica Árvore dos Presentes se abre por sobre Fortaleza projetando luzes, brilhos e esperanças. 
Este ano, 21 pontos da cidade receberão os tipos criativos inspirados nos signos natalinos: Praça do Ferreira, Hotel Excelsior, Cine São Luiz, Postes do Canteiro Central da Rua Floriano Peixoto, Calçadões do Centro, Praça José de Alencar, Av. Monsenhor Tabosa, Cidade da Criança, Paço Municipal, Palácio da Abolição, Praça Portugal, Centro de Eventos, Av. Washington Soares, CDL, FCDL, FIEC, Centro Cultural Banco do Nordeste, Reitoria, Unifor, Estoril e Instituto Histórico do Ceará.
ABERTURA OFICIAL - A solenidade de abertura oficial da Festa da Luz acontecerá no dia 28, a partir das 18 horas, na Praça do Ferreira, com a apresentação do concerto da Camerata da Unifor, a tradicional missa, entrega da chave da cidade e a chegada do Papai Noel. Em seguida, apresentação do show do cantor cearense Raimundo Fagner, revisitando todo o seu repertório numa homenagem a grandes nomes da música popular brasileira. A estimativa de público é de 80.000 pessoas.
DESTAQUES - Diariamente, na Praça do Ferreira, às 18 horas, com apresentação de uma hora de duração, acontece o concerto do Coral de Luz, na sacada do Hotel Excelsior. Ao todo vão se apresentar 130 crianças.  O Coral de Luz é formado pela junção de dois corais: o Coral Ângelus composto por 30 crianças e o Coral Joias de Cristo composto por 100 crianças da Associação Nossa Casa Mãe África. Ainda na praça, o relógio da Coluna da Hora vai tocar canções do Natal, nos horários das 9h, 12h, 15h, 17h, 18h e 19h.
Logo em seguida, às 19 horas, no Parque da Liberdade, tradicionalmente conhecido como Cidade da Criança, apresentam-se, de terça a domingo, orquestras, quartetos, concertos de corais, solistas, resgatando o cancioneiro regional e levando emoção ao público. Em destaque, o Desfile de Natal com o tema “O Fantástico Mundo do Natal”. Serão 130 integrantes, 15 alas e sete alegorias, compondo um enredo totalmente diferente do evento anterior. 
COMPROMISSO AMBIENTAL - O Ceará Natal de Luz segue com o seu compromisso ambiental. Em defesa ao meio ambiente, a campanha pelo verde, lançada em 2007, chega ao seu objetivo de plantar a milionésima muda de árvore em 2014. Uma ação que, além de plantar, retirou um número considerável de garrafas plásticas das ruas de Fortaleza.
As últimas 130 mil mudas da campanha serão distribuídas à população, seguindo o mesmo operacional da troca por garrafas plásticas. A milionésima muda será fincada quase em frente à Pastelaria Leão do Sul, num dos canteiros da Praça do Ferreira. A planta escolhida para fechar o ciclo da campanha é o Pau-Brasil, espécie que originou o nome do nosso País.
O Ceará Natal de Luz 2014 é uma realização da CDL de Fortaleza e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social. Em parceria com o Governo Federal e Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. Patrocínio da Coelce, Grupo C. Rolim, Esmaltec, Banco do Nordeste, Newland, FIEC, OI Operadora e SESI. Apoio: Sistema Verdes Mares, Sindiônibus, Faculdade CDL, Indaiá e Grupo M dias Branco.

ROTA DO SOL SEMANAL 13/11/2014 - ISSUU