Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CALEIDOSCÓPIO - VANDALISMO


VANDALISMO

A imprensa de Fortaleza noticiou que dos seis Veículos Leves sobre Trilhos que devem circular diariamente entre Fortaleza e Caucaia, quatro  encontram-se  parados, em razão de depredação de vândalos moradores, principalmente, entre as estações de Álvaro Weyne e Padre Andrade. Além dos VLT,  os trens do Metrofor que fazem o trajeto da estação João Felipe à de Pacatuba também são constantemente depredados, tendo como pontos críticos  a faixa que vai do Antônio Bezerra ao Conjunto São Miguel. O pior é que os lamentáveis fatos ocorrem com as composições ferroviárias que trafegam nos subúrbios de cidades de todo o Brasil. Até agora, têm sido infrutíferos os esforços para debelar tão nefasta ação. A intervenção dos órgãos responsáveis pelos sistemas ferroviários e as polícias está sendo infrutífera. Por que? Salvo melhor juízo, o problema não é só de repressão. Os locais da ação dos delinquentes, quase sempre jovens, são sempre pouco assistidos, habitados por moradores pobres, sem maior atenção das autoridades. Suas famílias vivem em  moradias de baixa qualidade, não há escolas eficientes nem locais que ofereçam opções para os jovens se preparem melhor para uma vida digna. Sem uma família estruturada, sem opções para estudo e lazer, o caminho tem que ser a  marginalidade: o vandalismo, o uso de drogas, passo certo para a criminalidade. Polícia apenas minimiza o problema, em  português do dia a dia,  chuta a bola prá frente. Se desejarem mesmo encaminhar soluções para num futuro problemas que tais sejam minimizados ao extremo, cuidem da pobreza periférica de todos os estados oferecendo-lhe, moradias decentes,  condições de trabalho digno para os chefes de famílias e adultos, criem escolas, muitas escolas realmente eficientes, além de parques e ambientes para que as crianças e adolescentes convivam num ambiente saudável. O mais, é como oferecer carros-pipa para saciar a sede dos viventes do semi-árido,  como se isto resolvesse o problema dos que sofrem com a seca no Nordeste.

A CONQUISTA DAS DOMÉSTICAS

Entrou em vigor na semana passada a lei aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados e no Senado concedendo direitos trabalhistas às domésticas, iguais a outros trabalhadores brasileiros. De fato, corrigiu-se uma injustiça imposta às domésticas desde que o Brasil é Brasil. Se é o que entendemos, os senhores parlamentares agiram muito bem em relação à laboriosa e querida classe,  mas foram omissos, para não dizer injustos com os patrões, agora tratados como empresa, sem as benesses concedidas aos empresários. Há muitos afortunados que sem pestanejar podem cumprir o que determina a Lei, pois ganham  bom de dinheiro,  como os deputados, senadores, magistrados, ministros , outras altas  autoridades e servidores das casas legislativas ou de empresas de grande porte. E nós, da periferia, como vamos nos sair  desta?  Só pensamos na sinuca de bico em que se encontra a família que tem uma doméstica,  quase dona da casa, pois criou os filhos e netos do patrão ou patroa  com quem mora há décadas. E se o gaiato de um companheiro, de um  filho ou genro desta doméstica virar-lhe a cabeça para que  exija seus direitos trabalhistas? Ei, ei! Não há dúvida de que é preciso nova lei para preencher o que a Lei das Domésticas omitiu. Elas não têm culpa das omissões dos  apressadinhos. Mereciam as conquistas, mas, como está ,  talvez muitas possam ser vítimas do que lhes foi concedido.  

“PARA CANTAR FORTALEZA” NA FESTA DOS 287 ANOS


A cidade de Fortaleza estará  em festas no próximo sábado, 13, em razão da chegada dos 287 anos da sua fundação. Muitas serão as comemorações, mas a mais destacada sem dúvida é a que acontecerá no Aterro da Praia de Iracema, a partir da tarde. 
 A programação começa às 16h, na Arena Infantil, ocasião em que a criançada contará com uma programação especial.  Continuará  às 18h,  com o  show “Brincadeiras Cantadas”, do grupo Palavra Cantada,  projeto que convida todos a conhecerem o universo da música por meio da experimentação. Às 20h, é a vez do  show “Para cantar Fortaleza”, quando artistas locais se revezarão na Arena Principal do Aterro,  durante a comemoração do aniversário de 287 anos de Fortaleza. O show “Para Cantar Fortaleza” levará ao palco os músicos Carol Oliveira, Kátia Cilene, Di Ferreira, Guto Ribeiro, Lúcio Ricardo, Manassés e Marcos Lessa, que apresentarão um repertório de canções de compositores locais, como “Como Nossos Pais” (Belchior), “Coca-Colas e Iguarias” (Valdo Aderaldo), entre outras. Além deste show,  a Arena do Aterro receberá o show do cantor Milton Nascimento, a partir das 21 horas. Acompanhado da fadista portuguesa Carminha  e dos músicos da Orquestra Eleazar de Carvalho, o artista apresenta show em celebração aos 50 anos de carreira.
CONTROVÉRSIA - Oficialmente, a cidade de Fortaleza completará 287 anos no próximo sábado, 13. Há uma controvérsia sobre a data exata de fundação da cidade. Para o  jornalista, professor  e historiador Geraldo da Silva  Nobre  “... não houve maiores atenções com a povoação, constituída por moradores - principalmente soldados negros e índios - em torno do forte de Shoonenborck (depois passando a chamar-se de Nossa Senhora da Assunção, com o resgate pelos portugueses), construído por Matias Beck, e o de São Sebastião, erguido na Barra do Ceará, por Martins Soares Moreno”. Para ele, a data de 13 de abril de 1726, quando o povoado foi elevado à categoria de vila, com responsabilidade de município, é historicamente correta para a fundação da cidade. Assim pensa também Cristiano Câmara. Mas este afirma, com base em documentos, ser 17 de março de 1823 a data em que de fato a  cidade passou a chamar-se de Fortaleza de Nova Bragança, nome de logo rejeitado,  preferindo-se  a denominação da antiga vila. Depois da Proclamação da República, em 1889, a cidade perdeu o nome da casa imperial e passou a chamar-se  de cidade de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. 
O professor e historiador Adauto Leitão há  tempos vem em campanha para retroceder o dia  exato da fundação da cidade. Pelas suas pesquisas, a capital cearense começou a ser povoada pelos  portuguesas, sob o comando do capitão  Martim Soares Moreno.  No seu entender, a fundação aconteceu  no dia 25 de julho de 1604, no local onde hoje está o Cuca Ché Guevara,  na barra ao  lado do Rio Ceara.  Na data  houve o inicio da construção do Forte de São Tiago, ao lado do qual surgiu o povoado de Nova Lisboa.  
A luta do mestre ainda não logrou êxito, valendo o que está votado pela Câmara Municipal. Há um projeto de lei parado naquela casa legislativa da Capital sobre o assunto,  não relatado para a votação.   

MÊS DA DANÇA NA VILA DAS ARTES


Neste  abril, quando se comemora o Mês da Dança, a Vila das Artes encampa diversas ações gratuitas voltadas para a linguagem. Na programação deste mês, no equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), vinculado à Secretaria de Cultura (Secultfor), destaque para  a retomada das aulas do curso de Formação Básica em Dança,  Fórum de Dança do Ceará e o lançamento do Ateliê de Composição Coreográfica e Processos Criativos em Dança.
O curso Formação Básica em Dança entra em seu segundo ano de realização, do total de seis. As aulas acontecem durante a semana, nos períodos da manhã e da tarde, para crianças de 8 a 12 anos. Hoje,  artistas da linguagem se reúnem no Fórum de Dança do Ceará para debater o tema “Discutindo a Dança: Lei do Artista – o que precisa ser mudado”. Um ensaio aberto do espetáculo “Um de Tudo”, acontece na sexta-feira (12/4), às 15h. 
No Dia Internacional da Dança, 29 de abril, a Vila das Artes oferece aulas de dança contemporânea, ballet clássico, dança de rua e danças tradicionais e populares. Além disso, os bailarinos presentes poderão participar de uma jam session, seguida de coquetel de encerramento.

CID GOMES PERCORREU O "CAMINHO DE ASSIS"


Foi assinado um Termo de Cessão de Uso do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, para a Cooperativa Agroecológica de Agricultura Familiar - Cooperfam, administrar o roteiro religioso Caminho de Assis, composto por cinco abrigos distribuídos num percurso de 136,46 km para Canindé. O roteiro está com um ano e é composto por cinco abrigos. 
CAMINHADA DA FÉ - Na quarta-feira passada, 3, após a assinatura do Termo de Uso , o Governador Cid Gomes, acompanhado do Secretário do Turismo, Bismarck Maia, e demais autoridades, percorreu o trecho de 14, 21 km que vai da localidade Ladeira Grande, onde fica o primeiro abrigo, até Penedo, local do segundo ponto de apoio. 
O roteiro religioso Caminho de Assis foi idealizado com o objetivo de transformar a rota de peregrinação a Canindé em um produto turístico completo. As estações estão localizadas em Lagoa Grande, Massapê, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga e Caridade.
O cenário proporciona aos peregrinos boa acolhida e  segurança necessária para o prosseguimento tranquilo da viagem. As cinco estações do roteiro são espaços que representam, simbolicamente, a vida do Santo e propícios ao recolhimento espiritual. Possuem áreas para reflexão, materializando cada passagem.

VOOS INTERNACIONAIS DIRETO DE BELÉM


O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, e o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) estiveram nesta segunda-feira (8) em São Paulo, onde participaram de reuniões com executivos de grandes companhias aéreas (foto), solicitando que Belém volte a operar voos internacionais diretos, ou seja, com partida e chegada a Belém, sem escalas.
Um deles seria a ligação direta com os Estados Unidos, via Miami. Atualmente, apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Manaus fazem esse voo. Segundo o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, o que define a atratividade para a empresa ao iniciar uma nova linha é a capacidade de alto fluxo de transporte, não só de passageiros, mas também de cargas. Atualmente, a TAM estima que cerca de 35% em média dos passageiros do voo Manaus-Miami sejam originados de Belém, mas a capital do Amazonas importa e exporta volume grande de cargas.
A partir disso, foi proposta a sugestão que se faça uma inversão, colocando o voo nascendo em Manaus, passando por Belém e, então, de forma direta, seguindo para Miami. O mesmo se daria na volta, percorrendo Miami, Belém e Manaus. "Essa é uma possibilidade, já que não prejudicaria o fluxo de cargas e poderia gerar mais facilidade e conforto aos passageiros de outras regiões que hoje tem de se deslocar para Manaus, dando a possibilidade do voo direto já a partir de Belém", disse Flexa Ribeiro.
Helenilson Pontes destacou que o governo do Estado está disposto a atrair linhas aéreas internacionais, como forma de induzir o turismo e aumentar o mercado interno de voos também na região. "Quando promovemos o Pará em feiras e congressos internacionais, uma das dificuldades que sentimos é a ausência de voos diretos para Belém. A partir disso, podemos ter ganhos não só com turismo internacional, mas também local, uma vez que moradores de Macapá, São Luís, Teresina e outros Estados próximos iriam até Belém para tomar o destino final internacional”, analisou. “Aumentando o fluxo de passageiros internos a Belém, podemos ter redução do preço da passagem no voo doméstico para a capital paraense, por conta do aumento de demanda, atraindo assim mais turistas e investimentos", continuou Helenilson Pontes. A vice-presidente da companhia, Claudia Sender, elogiou a proposta e a iniciativa e pediu prazo de uma semana para analisar os custos operacionais e apontar possibilidades de operação dos voos.
Outra audiência de Flexa Ribeiro e Helenilson Pontes foi com o diretor geral da TAP na América do Sul, Mário Carvalho. A ideia é que seja estabelecida uma linha aérea direta entre Belém e Lisboa, colocando o Pará na rota com a Europa. O executivo informou que está nos planos da empresa expandir-se para a região Norte, uma vez que a TAP opera 74 voos para Portugal em nove capitais brasileiras, exceto apenas a região Norte.
"Belém e Manaus estão nos nossos planos, mas é preciso um estudo mais detalhado. Isso só poderá ocorrer quando tivermos uma expansão da companhia e aumento da nossa frota, mas é importante esse contato governamental para que tenhamos um diálogo no sentido de ajudar a promover o Estado nos eventos turísticos”, afirmou o executivo.
(Cintya Simões - Vice-Governadoria)

MAIS DE 19 MIL NOVOS QUARTOS EM HOTÉIS


Divulga a Ascom/MTur que até a Copa do Mundo de 2014 serão construídos 109 novos meios de hospedagens nas cidades-sede, segundo dados das secretarias estaduais e municipais de turismo repassadas ao Ministério do Turismo. Ao todo, serão ofertados 19.036 quartos a mais na rede hoteleira para atender a demanda do megaevento. 
O MTur mapeia e articula operações de crédito contratadas para reforma, ampliação e construção de novos estabelecimentos da rede hoteleira. De acordo com o último boletim sobre crédito concedido pelos bancos públicos (Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BNDES, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal), 180 operações estão contratadas e outras 29 estão em análise pelos bancos. 
Com R$ 633,96 milhões em financiamento público, 47 operações estão em meios de hospedagem das 12 cidades-sede da Copa de 2014. Mais de oito mil unidades habitacionais estão sendo ampliadas ou construídas com R$ 687 milhões em financiamento. 
O  MTur está investindo R$ 25,4 milhões em projetos de qualificação profissional nos estados e cidades-sede da Copa do Mundo, com mais de 50 mil matrículas oferecidas desde 2012. Os projetos são implementados por meio de convênios com estados e municípios para oferecer formação específica aos profissionais do setor.

PREFEITO DE FORTALEZA FEZ REUNIÃO DE AVALIAÇÃO


No último dia 5, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, promoveu reunião com seu secretariado para avaliação das ações do Governo Municipal e definição de novas metas. Foram avaliadas especialmente as ações que envolvem investimentos já autorizados com recursos dos Governos Federal e Estadual, bem como do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Houve a elaboração de um cronograma com prazos, responsabilidades e cumprimentos de metas para os próximos meses e o Prefeito pediu celeridade nas obras de mobilidade urbana, de reforma e construção de creches e de postos de saúde. Ficou estabelecido que a  Prefeitura anunciaria no dia 10 a reforma de 75 dos 92 postos de saúde de Fortaleza e a construção de 25 unidades básicas de saúde, fato já acontecido
PAUTA -  Foi motivo de análise um plano para dependentes químicos que inclui reforma e construção de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Na educação, ficou acertado que Prefeitura terá novos centros de educação infantil. No total, o número de unidades básicas de saúde passará de 92 para 117. Ainda sobre educação, neste  abril dois centros de educação infantil serão inaugurados e haverá ordem de serviço para a construção de cinco ginásios esportivos em escolas municipais, bem como a construção de três centros de educação infantil. Sobre infraestrutura, discutiu-se em torno da  reforma e ampliação de terminais de ônibus e a construção de viadutos para tornar expressa algumas vias da capital. Até maio, começarão as obras do viaduto das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales. Em relação à conservação e serviços públicos, ficou estabelecido que a partir do dia 22 próximo começará o cadastramento gratuito de usuários do sistema público de transporte para utilização do Bilhete Único. O turismo também esteve na pauta da reunião.  Em março, ficou marcado o inicio das obras de requalificação da nova Beira Mar. Até o final de abril, o mercado provisório de peixes deve ser finalizado para que possa ser dado início às obras de construção do novo mercado, a ser concluído em janeiro de 2014. Em maio, começarão as obras do novo espigão da Praia de Iracema com conclusão em agosto deste ano. As obras de requalificação da Praia do Futuro devem ser finalizadas em dezembro de 2013.
EM BUSCA DE  RECURSOS - Reestruturação da orla de Fortaleza foi um dos principais motivos da viagem do  prefeito Roberto Cláudio a Brasília. Na Capital Federal  participou de audiência na manhã da última segunda-feira (8) com a representante do Banco de Desenvolvimento para a América Latina (CAF), Moira Paz-Estenssoro, para tratar sobre projetos de financiamento da requalificação da orla marítima de Fortaleza, em especial da Praia do Futuro.
À tarde, o prefeito esteve no Ministério do Turismo com o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, e o secretário do Turismo de Fortaleza, Salmito Filho, para pedir a liberação de recursos destinados aos corredores turísticos de Fortaleza.
Na ocasião, Roberto Cláudio tratou ainda sobre o lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Copa, programa de qualificação profissional que objetiva preparar o Brasil para os grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. Ficou acertado que Fortaleza sediará o lançamento nacional do Pronatec Copa, no dia 19 de abril.

TURISMO RELIGIOSO


Estão abertas pelo Mintur  inscrições para seleção de projetos no segmento de turismo religioso. Os interessados poderão incluir os seus projetos no Sistema de Convênios (Siconv) até o dia 17 de maio. A pasta vai disponibilizar R$ 750 mil para investir em cinco projetos, um em cada macrorregião do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste). Devem contemplar apenas municípios que fazem parte das regiões turísticas do Mapa de Regionalização do Turismo, estabelecido pelo Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.
Para a inclusão da proposta no sistema, é necessário que o proponente esteja credenciado e cadastrado no Siconv. As mesmas  deverão ser cadastradas no número do Programa 5400020130013. O endereço é o www.convenios.gov.br/. A seleção é exclusiva para entes públicos. O valor mínimo a ser liberado por convênio é de R$ 100 mil e o máximo de R$ 150 mil. O processo seletivo ficará aberto por 45 dias para a apresentação das propostas. O resultado final deverá ser divulgado no dia 20 de junho.

MINAS TURISMO GERAIS 11/04/2013

Sergio Moreira

MINAS TREND - A próxima edição do Minas Trend, uma das principais feiras de lançamento de moda e acessórios do país, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), será realizada em um clima bastante otimista e confiante em relação ao incremento dos negócios para a próxima temporada. O evento acontece no período de 09 a 12 de abril de 2013, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).Números recentemente divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) atestam que, em janeiro, a produção brasileira do segmento de confecções registrou aumento de 5,33% em relação à igual período de 2012, assim como o desempenho do varejo também foi positivo com crescimento de 4,95% no volume de vendas e de 9,41% no faturamento, em comparação ao mesmo mês do ano passado.
WORKSHOP VISANDO A COPA 2014-   O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb) realiza no dia 24 de abril, das 15h às 17h, o workshop “Fiscalização Sanitária para a Copa 2014”, na Escola de Hotelaria e Gastronomia Nelson de Abreu Pinto, do Sindhorb.
O workshop é destinado aos proprietários de hotéis, restaurantes, bares e similares que serão orientados sobre a legislação sanitária para a Copa das Confederações, que acontece em junho, e a Copa de 2014.A bióloga e especialista em vigilância sanitária e segurança de alimentos, Rosemaire Xavier de Ávila, é quem irá falar aos donos dos estabelecimentos comerciais. O evento é uma parceria do Sindhorb, Amibar (Associação Mineira de Bares de Restaurantes) e Agisa (Agência de Gestão Integrada em Segurança de Alimentos).As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3201.3144 e pelo e-mailsindhorb@sindhorb.org.br. As vagas são limitadas e é preciso levar 1kg de alimento não perecível no dia evento.     
 6ª EDIÇÃO DO ENTUR- O  Encontro Nacional de Turismo da Bahia), que acontece nos dias 22 e 23 de agosto, em Salvador- Bahia, anuncia novos expositores. O presidente do Entur, empresário Sérgio Gordilho fechou contrato com a participação de mais duas cias aéreas internacionais: Air Eruopa que participa desde a primeira edição e a Condor que participa pela segunda vez e estará sendo representada pela AVIAREPS - Assessoria em Turismo Ltda que participa pela primeira vez, além do shopping Europeu Chic Outlet Shopping. (http://www.chicoutletshopping.com/en/home/home).Outra boa noticia foi para o BAHIABIZZ com a participação da KLR Tecnologia. (http://som-automacao-motel-hotel.com/) . A KRL tecnologia, tem sua sede na cidade de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, e está no mercado de eletrônica a mais de 25 anos. Atua como fabricante e distribuidor de equipamentos de automoação e sonorização para os setores de hotelaria e movelaria. A empresa atende clientes que se concentram principalmente no sudeste e sul do Brasil.
UM CENTAVO A DIÁRIA- No dia 15 de maio é comemorado o aniversário de nascimento do professor alemão Richard Schirmann (foto), fundador do movimento alberguista.
Para comemorar a data, a rede HI Brasil, com quase 100 hostels credenciados nos principais destinos turísticos brasileiros, está lançando uma campanha para seus associados. Para lembrar a data, a  diária do dia 15 para 16 de maio vai custar  R$ 0,01 (um centavo)  nos  quartos  compartilhados, bem ao molde que o professor Schirmann preconizava. A diária de R$ 0,01 inclui roupa de cama e café da manhã.A campanha é válida para associados da HI com a carteira válida na data  do check-in. Para quem quiser aproveitar a oportunidade, a Carteira HI pode ser adquirida em qualquer dos HI Hostels do Brasil ou pelo site www.hihostelbrasil.com.br .
CRIAÇÃO DO MOVIMENTO ALBERGUISTA- A semente do movimento alberguista foi plantada em uma  noite de tempestade, no dia 26 agosto de 1909, quando o professor Richard Schirmann resolveu aproveitar uma escola para abrigar estudantes, que estavam realizando uma viagem de estudos. Neste mesmo ano, o professor Shirmann  inaugura na cidade de Altena, no sul da Alemanha, o primeiro Albergue da Juventude, em funcionamento até os dias atuais.O excelente resultado  abriu caminho para a expansão do alberguismo pela Europa no final da década de 20. 
Hoje a Hostelling International é a maior rede de hospedagem do mundo. Uma entidade com normas de convivência, regulamento próprio, padrão internacional de atendimento e controle de qualidade em todos os Hostels associados. A idéia é oferecer acomodações de qualidade, com segurança, higiene, conforto, hospitalidade, bom preço e respeito ao meio ambiente.  Para os viajantes de todas as idades, os hostels  constituem um passaporte para  a troca de conhecimentos, intercâmbio cultural, acima de qualquer conotação social, política ou religiosa. Um lugar para fazer amigos, como era desejo de seu criador Richard Schirmann! Informações e reservas:  http://www.hihostel.com 
Congresso da ABRAJET – De 20 a 23 de junho, acontece o XXX Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Abrajet, na cidade de Palmas, no Estado do Tocantins.Estarão reunidos cerca de 150 jornalistas brasileiros para discutirem temas relativos ao veículos de divulgação do turismo, o setor turístico entre outros tmas.
SERHS no BNTM - O Grupo catalão SERHS marca presença na 22ª BNTM (Brazil National Tourism Mart)  em Salvador, no período de 10 a 14 de abril. Representando os hotéis no Brasil, SERHS Natal Grand hotel e SERHS Villas da Pipa hotel, estarão Valéria Moreno, executiva de contas e Mário Gomes, representante para o RJ, SP e MG. A BNTM é a principal bolsa de turismo do Nordeste brasileiro e reúne expositores dos nove estados da região, além de mais de 300 operadores nacionais e estrangeiros. Na ocasião também será realizado o  II Salão Baiano de Turismo, que é uma das principais operações de marketing e vendas do destino Bahia.
 FBHA -  Fundada em 23 de setembro de 1955, como Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), com sede em Brasília e escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, foi reconhecida como entidade coordenadora dos interesses da categoria econômica de hospedagem e alimentação fora do lar, conforme Carta Sindical de 30 de dezembro de 1955, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).Filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, atualmente representa cinco Sindicatos em Minas Gerais; Caxambu, Governador Valadares, Juiz de Fora, Poços de Caldas e São Lourenço.Segundo Alexandre Sampaio, presidente da Federação, a abertura do escritório em Belo Horizonte visa aprimorar a atuação da entidade em Minas Gerais e para isso foi contratado Marcos Valério Rocha para coordenar a regional mineira. Ele  é um profissional com mais de 20 anos de atuação no setor hoteleiro, turístico e de eventos. Exerceu cargos de liderança em empresas e entidades do setor. 
Jornalista Sérgio Moreira
sergmoreira@ig.com.br

BNTM, II SALÃO BAIANO DE TURISMO E FEIRA ABAV/BA

Centro de Convenções de Salvador

Mesmo com a crise mundial e que certamente se refletirá no evento,  a Brazil National Tourism Mart (BNTM) vai receber apreciável número de empresários brasileiros e, tambem,  de 27 nacionalidades diferentes.  Esta 22ª edição começará hoje,em Salvador, e vai até o dia 14, no Centro de Convenções da Bahia, quando também ocorrerá o II Salão Baiano de Turismo e a IIIª Feira da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-BA). Serão três eventos simultâneos de turismo na capital baiana.
Os 246 compradores já confirmados participarão da BNTM para conhecer e negociar com empresas e operadoras locais ligadas ao turismo (hotéis, resorts, agência de turismo, agências de receptivo, pousadas, operadores) e operadores nacionais e internacionais, companhias aéreas, órgãos governamentais, bancos federais e organizações do segmento.
Mais uma vez, não obstante a crise econômica,  a Argentina lidera o ranking de buyers (compradores) da BNTM. Os empresários argentinos já representam 17% do público interessado nos produtos e serviços oferecidos pelo setor de turismo no Nordeste. O segundo lugar fica para o Brasil com 15% dos compradores. Já os Estados Unidos representam 9% do público interessado, ficando em terceiro lugar.
De acordo com os dados divulgados pela UP Brasil, empresa responsável pelo convite e cadastramento desses buyers, os interesses dos argentinos no Nordeste brasileiro, são, principalmente, em hotéis e produtos da hotelaria (98%). Produtos ligados ao setor de receptivo foram apontados por 76% dos argentinos participantes.
Além da Argentina, Brasil e EUA, países da Europa também revelam interesse pela indústria do turismo nordestino, como a Alemanha, Espanha, Itália, Portugal, Uruguai, França e Inglaterra, respectivamente.

SHOW DE PAUL McCARTNEY: COMEÇOU A VENDA DE INGRESSO


Fortaleza está na expectativa da apresentação do consagrado artista Paul McCartney, que estará no Brasil na nova turnê mundial de “Out There!”. Na noite de 09 de maio próximo, quinta-feira, o eterno Beatle sobe ao palco da Arena Castelão, onde irá apresentar grandes sucessos de sua história.
Também estão confirmados shows nas cidades de Belo Horizonte (04/05) e Goiânia (06/05). 
A direção geral dos shows no Brasil é da Planmusic Entretenimento, dirigida pelo empresário Luiz Oscar Niemeyer, também responsável por todas as turnês anteriores de Paul McCartney no país, incluindo os lendários shows no estádio do Maracanã, em 1990.
VENDA DE INGRESSOS  -Para o show de Paul McCartney em Fortaleza  há pré-venda exclusiva de ingressos para compra com cartões Ourocard Pessoas Físicas do Banco do Brasil, com uso na função crédito, e para fãs cadastrados no site internacional do artista. 
A pré-venda começou no dia 02 último e é realizada pelo site www.ingresso.com. A procura está acima da expectativa e o estoque de ingressos  é limitado.  No show de Fortaleza, são vendidos ingressos para o Espaço Lounge Open Bar, área diferenciada com serviço de buffet (buffet de frios, salgados e jantar) e bebida (whisky 12 anos, vodka, cerveja, refrigerante e água) incluídos, além de apresentação de DJ após o término do show. 

GRUPO PONTA VERDE É REFERÊNCIA NO TURISMO DE ALAGOAS


Alagoas é hoje um dos melhores destinos turísticos do País.  Maceió, as lagoas, Marechal Deodoro, a primeira capital do Estado, um mar convidativo e água doce por toda a parte chamam a atenção dos turistas. A cadeia hoteleira de Alagoas é conhecida mundo a fora pelo seu alto padrão. Distingue-se pela arquitetura e o conforto que proporciona aos hospedes, seja em relação aos apartamentos, aos ambientes e, principalmente, pela distinção no atendimento. 
Entre tantos  que se destacam, nomeamos os Hotéis Ponta Verde, localizado na orla da Capital,   categoria quatro estrelas, e o Ponta Verde Praia do Francês, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, ambos reconhecidos no mercado  nacional e internacional  pela elevada satisfação dos clientes e colaboradores. O diretor-presidente do Grupo é Mauro Vasconcelos,  empresário bem sucedido e com o dom de fazer amigos. É um dos nomes importantes do turismo
O Ponta Verde  Maceió, aberto em 1980, na Av. Álvaro Otacílio, 2933 - Ponta Verde,  reúne tradição, conforto e modernidade. Tocado por 154 colaboradores, fica 28 quilômetros distante do Aeroporto e perto do Centro, de shoppings e do Centro de Convenções. Possui 203 unidades habitacionais, divididas em 36 apartamentos standard, 122 lateral mar, 27 frente mar com vista para a praia de Ponta Verde e 18 suítes de frente para o mar. Todos os apartamentos são muito bem  equipados.  Amplo Lobby, com bar, Cybercafé e mesas para jogos. Piscina no térreo para adultos e crianças, com vista para o mar, varanda com deck e serviços de bar são o conforto que o hotel oferece aos seus hóspedes.  Telefone / Fax: + 55 (82) 2121.0040 / +55 (82) 2121.0900.
NA PRAIA DO FRANCÊS – O Hotel Ponta Verde está em Marechal Deodoro, município repleto de história e lazer, prédios que refletem momentos brilhantes do Estado e com a praia que é uma grande referência no turismo, a  do Francês. 
O Ponta Verde Praia do Francês, com moderna e arrojada arquitetura e visual  pensado e planejado para que os elementos locais fossem valorizados, evidencia os artistas locais e a textura dos pilares que remetem à pintura à cal, ao balcão revestido com ladrilho hidráulico estilizado na releitura do charmoso ponto de “Filé”. O restaurante exalta os pescadores da praia do Francês.  A piscina, o bar e restaurante Rabeca, exclusivo para hóspedes, faz uma singela homenagem aos músicos de Marechal Deodoro. Lá o famoso artista  'Nelson da Rabeca', um jovem de mis de 80 anos, se exibe com seu sax, interpretando tudo que é bom da MPB.  Os apartamentos, voltados para o mar,  confortáveis e bem equipados,  são mostra da tradição do casario secular do centro histórico local. 
O hotel fica na  rua das Algas, nº 300 – Praia do francês -  CEP 57.160-000 e telefone/fax (82) 3263-6100.  E-mail - reservas.frances@hotelpontaverde.com.br

“MG TURISMO” 28 ANOS


Tudo pronto para a solenidade comemorativa de 28 anos de circulação ininterrupta do “Jornal MG Turismo”, o mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, dirigido pelo jornalista Antônio Claret Guerra, diretor nacional da Abrajet e que será realizada no Hotel Ouro Minas, dia 13 de maio. 
Na ocasião, serão entregues as duas mais importantes distinções do turismo mineiro, o XXIII Prêmio MG TURISMO e  XVII Troféu Mulher Influente, eventos que terão a participação de agraciados de Minas, do Brasil e do exterior.

Na foto, batida em Paris, aparecem o jornalista Antônio Claret Guerra, com as diretoras do famoso Hotel Lutetia, em Saint Germain de Prés, as Srtas. Laura Cambiagui e Valérie Antomarchi, que estarão em  Belo Horizonte, especialmente para receberem o XVII Troféu Mulher Influente

CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BEACH PARK


Ontem, junto com outros parques e atrações turísticas do Brasil, o Beach Park comemorou  o 6º Dia Nacional da Alegria. Cerca de 780 crianças e adolescentes assistidas pelo CRAS Parque São João, GAAC (Grupo de apoio às comunidades carentes), Orfanato Lar Maria Mãe de Ternura, Sociedade para o bem estar da Família (SOBEF), Lar Davis, Associação Caminho da Luz e ABENJI  curtiram um dia muito especial em toda estrutura de lazer do parque aquático do Beach Park, que abriu nesse dia exclusivamente para festejar a data
Além das 19 grandes atrações entre rio artificial, piscinas com ondas e toboáguas, os convidados  aproveitaram o Acqua Circo, considerado o maior e melhor playground aquático do mundo. Os parques e atrações turísticas nacionais desenvolvem anualmente uma programação exclusiva e oferecem passaporte, lanche e bebidas gratuitas a todos os participantes.

FESTIVAL GASTRONÔMICO EM BELÉM


A cidade de Belém está  realizando desde a última segunda feira  a 11ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, maior evento gastronômico da Amazônia, o qual  leva ao público da capital paraense exposições sensoriais, circuitos gastronômicos, jantares beneficentes, aulas, degustações e passeios.
Idealizado em 2000 pelo
chef paraense Paulo Martins (foto), o evento é conhecido por receber renomados cozinheiros nacionais e internacionais com a finalidade de divulgar e valorizar a culinária da região amazônica. O festival é inspirado no próprio Mercado Ver-o-Peso, ponto turístico de Belém, considerada a maior feira livre a céu aberto da América Latina. 
Este ano, o Ver-o-Peso recebe, entre outros, os chefs Felipe Rameh, Andrea Kauffman e o boliviano Checho Gonzales. Serão ministradas aulas sobre culinária quilombola, comidas de Minas Gerais, pigmentos naturais, entre outras. Uma das programações mais tradicionais do evento é o Jantar das Boieiras, no qual cada chef convidado cozinha junto a uma feirante que vende refeições (boias) para os frequentadores da feira.

ANIVRSÁRIO DE CUIABÁ: QUEIMA DE FOGOS E 30 BANDAS

memorial João Paulo II, Cuiabá

Este mês, mais uma grande festa  numa capital brasileira.  Mato Grosso completou 294 anos na segunda-feira  passada(8). Na celebração do acontecimento, houve várias atrações, como queima de fogos e um grande show, no memorial João Paulo II,  com mais de 30 bandas e artistas, entre eles Munhoz & Mariano, Calypso, Lucas Lucco e Cristiano Araújo.
Cuiabá é conhecida como “cidade verde”, por ser bem arborizada, e é famosa por um clima quente e úmido, em torno dos 32 graus. Os atrativos turísticos incluem um importante centro histórico, além de paisagens naturais, devido à proximidade da capital a regiões como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.
Além do novo estádio para os jogos da FIFA, a Arena Pantanal, Cuiabá terá novidades nas obras de mobilidade urbana, com a duplicação da Ponte Mário Andreazza e a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
 Na culinária da região, permanecem os traços tradicionais da cozinha indígena, portuguesa, espanhola e africana. Os peixes são a base das receitas cuiabanas. Pintado, pacu, piraputanga e pirarucu são pescados nos rios do estado e consumidos guarnecidos de mandioca, farinha, abóbora e banana.  Pacu assado, piraputanga na brasa e mojica de pintado, dentre muitos outros pratos, são receitas nascidas às margens dos rios por obra da inventividade dos ribeirinhos e ganham requinte e toques de gourmets nos restaurantes da capital.

ROTA DO SOL SEMANAL 11/04/2013 - ISSUU