Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2016

CALEIDOSCÓPIO - É..., MAS... / UMA LIÇÃO A SER APRENDIDA

É...,  MAS...
Para quem lê ou assiste pela TV notícias sobre o desenrolar dos últimos fatos políticos do Brasil  é até divertido observar como as partes interessadas -nos jornais, nas páginas da Interrnet ou outros meios de comunicação – tratam o atual momento político sob sua ótica ou viés, claro. Cada qual puxa brasa para sua sardinha. O pessoal que torce pelo “impeachment” da presidente Dilma argumenta que a medida extrema tem respaldo na Constituição Federal do Brasil, jurando por todos os santos que as tais “pedaladas” fiscais por si só são razões suficientes para apear a Presidente do poder. Por outro lado, é digno de nota como argumenta o pessoal da esquerda, do centro esquerda na defesa do governo.  São brilhantes e enfáticos estes  políticos, intelectuais e jornalistas que torcem pela presidente Dilma. Mostram que há um golpe a se cometer, uma vez que são infundadas ou sem consistência as acusações arguídas, daí o golpe em marcha, comandado por um deputado atolado em falcatruas e sub-judice no STF, acusado até o pescoço de ser beneficiado em propinas e outros atos ilegais. Para aumentar a confusão, juristas de nomeada, dos dois lados, nos seus arrazoados e laudatórios pareceres, num linguajar difícil de se entender, emitem suas abalizadas opiniões. É aquela velha prática conhecida: você tem razão, mas pelo que “vejo” o outro lado é que está certo... 
UMA LIÇÃO A SER APRENDIDA
Após os dias tumultuados da aprovação do recebimento do pedido de “impeachment na Câmara Federal, agora o “abacaxi” está para ser resolvido de forma definitiva pelo Senado. Certamente, até a decisão final, a política brasileira continuará fervendo, ensejando motivos para se alegar que grande parte dos julgadores, também no Senado, é comprometida e não tem moral para julgar ninguém.  Um fato. Sabe-se que, dos 21 parlamentares indicados para a Comissão do Impeachment, mais de um terço responde a inquéritos no STF, com oito integrando a lista dos políticos investigados pela Operação Lava Jato. Diferente do que houve na Câmara, os presidente e relator não estão na lista dos acusados. Ainda bem. Mas, como o presidente da Câmara, o do Senado é apontado como envolvido em pendengas passíveis de julgamento pelo STF. É vero, também, que outros “pais da pátria”, votantes em problema tão caro à estabilidade da política do País, estão na mira do Judiciário. O que aumenta mais a preocupação é a não estabilidade emocional em curso, no Legislativo e nas ruas, com ameaças veladas de levante das massas, conforme o resultado final da questão. O povo brasileiro, com índole ainda pacífica, certamente não cairá na onda dos exaltados. No fundo, a culpa de tudo isto, não há como negar, é nossa, do povo, que não sabe escolher gente que preste para representá-lo.  Qualquer prato de lentilha sempre tem sido o bastante. Diante dos exemplos na mesa, é incompreensível que não tenhamos aprendamos a dura lição. 

CENTRO DRAGÃO DO MAR- MAIS DE 140 ATRAÇÕES CULTURAIS NAS FESTAS DOS 17 ANOS

Um dos mais importantes centros culturais do País, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completou ontem, 28, 17 anos de história, firmando-se como lugar de referência da difusão, formação e criação artística do Ceará. Para celebrar a data, o Dragão do Mar realiza a terceira edição da Maloca Dragão – O encontro de todas as tribos, festival que já se estabeleceu como um dos mais relevantes momentos da cultura do Estado. Desde ontem e até domingo, 1º de maio, a Maloca Dragão 2016 transbordará arte e cultura, com programação gratuita em 17 espaços do Dragão do Mar e da Praia de Iracema.
Verdadeiro panorama da mais recente produção artística cearense, a Maloca Dragão chega ainda maior à terceira edição para atender à pujante força da arte local. O maior festival de artes integradas do Ceará passa da média de 100 atrações nas duas edições anteriores para mais de 140 apresentações artísticas, das quais 90% são de cearenses ou de artistas residentes no Estado.  Durante quatro dias, performances, espetáculos de dança, teatro e circo, saraus literários e shows musicais – com destaque para 13 lançamentos – transformarão a Praia de Iracema na vitrine da arte produzida no Ceará.
Além das apresentações artísticas, a Maloca Dragão promove ainda a terceira edição da Feira Índice, feira literária com 14 selos e editoras independentes; a 3ª Semana do Cinema Brasileiro, com quatro títulos inéditos na Cidade; e a estreia do Conexões Maloca, que traz mais de dez produtores e realizadores nacionais para desbravar esse painel da arte cearense e participar de mesas-redondas com os artistas. O festival apresenta também divertida programação infantil, praça de alimentação e “after parties” gratuitas, em casas noturnas do entorno.
ATRAÇÕES INÉDITAS - Como nas edições anteriores, a Maloca Dragão 2016 apresenta grandes nomes do circuito nacional, como Mundo Livre S/A, BNegão, Karina Buhr, Bixiga 70, Hamilton de Holanda e Anelis Assumpção, cujos estilos dialogam com a produção local. A programação apresenta ainda mais uma Mostra Porto Iracema das Artes (Mopi), que reúne os projetos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará.
Uma das mais importantes novidades da Maloca Dragão 2016 é a chamada pública convocada pelo Centro Dragão do Mar para lançamentos e projetos inéditos no festival. De 1º a 20 de março, foram 323 trabalhos inscritos, sendo 219 em música, 86 em teatro, dança e circo, 15 em literatura e 3 de cultura popular. Deste montante, 73 projetos – todos inéditos em edições anteriores da Maloca – foram selecionados para compor mais da metade da programação do festival.
VIVA IRACEMA - A diversidade de atrações estará distribuída não só nos espaços do Centro Dragão do Mar, como também em palcos e casas noturnas do entorno. Além da Praça Verde, Praça Almirante Saldanha, Espaço Rogaciano Leite Filho, José Avelino, Teatro Dragão do Mar, Anfiteatro Sérgio Motta, Arena Dragão do Mar e Espaço Patativa do Assaré, serão integrados à Maloca: Sesc Iracema, Teatro Boca Rica, Teatro das Marias, Poço da Draga, Amici's, Let's Go Rock Bar, Estoril, Mambembe e Pirata.
CINEMA - O Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco apresenta programação especial e gratuita, durante a Maloca Dragão 2016. De 28 de abril a 1º de maio, a 3ª Semana do Cinema Brasileiro exibirá filmes inéditos em Fortaleza, que foram filmados no Nordeste ou têm a região como tema. São eles: "Xingu Cariri Caruaru Carioca", "Aracati", "Todas as Cores da Noite" e "Tropykaos".
As exibições serão realizadas a cada dia, nesta ordem, sempre às 19h, seguidas de debate com os realizadores. Ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria do Dragão do Mar, a partir das 16h. Será permitida a retirada de até 2 ingressos por pessoa. Nos outros horários, o Cinema do Dragão seguirá com a programação regular.
CONEXÕES MALOCA - Expandindo o movimento iniciado na segunda edição do festival, a Maloca Dragão apresenta, neste ano, o Conexões Maloca, a partir do qual se promoverá mais uma troca entre artistas e produtores, músicos, jornalistas e realizadores nacionais do mercado da arte e da cultura. Além de estarem presentes durante os quatro dias de Maloca, desbravando esse verdadeiro painel da arte produzida no Estado, os convidados participam ainda – sexta, sábado e domingo – de mesas de debates com os artistas, explorando temas como “Festivais, Exportações e Novos Modelos de Produção Musical”, “Comunicação, Difusão e Promoção” e “Direção Artística e Produção Musical” e realizam masterclasses em trilhas sonoras para cinema e games.

PROJETO 7 CUMES - NO ALTO DO EVEREST, ROSIER ENFRENTA DIFICULDADES CLIMÁTICAS

O obstinado Rosier Alexandre, que há tempos vem tentando completar seu Projeto 7 Cumes, isto é, atingir os mais altos pontos da terra, já está nas alturas do famoso Everest, em direção ao pico, seu último e difícil obstáculo na arrojada empreitada. Depois de tentativas frustradas, eis como está a caminhada do cearense, de acordo com sua assessoria:
“Há uma semana na face Norte do Monte Everest, o montanhista Rosier Alexandre tem enfrentado dificuldades para se comunicar. Após três dias sem dar notícias, devido ao clima instável, com intensas tempestades de vento, Rosier, que já se encontra no chamado Acampamento Base Avançado (a 6.400m acima do nível do mar), relata que a expedição rumo ao topo do Everest está a todo vapor.
Nos próximos dois dias, o montanhista deve subir para o Campo Avançado (a 7.000m), no qual iniciará o uso de oxigênio suplementar, retornando, em seguida, para uma altitude inferior para recuperação, descanso, e partida direta ao cume. Este processo faz parte do processo de aclimatação, que expõe o corpo a uma altitude mais elevada e, depois, a uma mais baixa, favorecendo a recuperação física”.
“Faz três noites que estamos a 6.400m de altitude no Everest, e, com certeza, este é o trecho onde há maior dificuldade climática, com fortes rajadas de vento. Já tivemos duas barracas quebradas, destruídas, por causa das tempestades, que são muito mais severas durante a noite. Estamos com expectativas que, no próximo acampamento, o clima esteja mais favorável. Estou bem, mas sinto meu corpo todo quebrado, devido às noites mal dormidas por aqui. Tive minhas mãos congeladas duas vezes, mas, até agora, tudo sob controle”, conta Rosier.

FESTEJOS JUNINOS: PREFEITURA LANÇOU EDITAL

A Secretaria Municipal da Cultura lançou para consulta o Edital de Seleção Pública de Apoio aos Festejos Juninos de Fortaleza 2016. O Edital tem como objetivo selecionar e fomentar projetos de Grupos de Quadrilha Junina (Adulto e Infantil) e de Festivais Juninos em Fortaleza para apresentações nos meses de junho e julho de 2016. Neste ano, o edital premiará com o valor total de R$ 1.065.000,000, um acréscimo de mais de 50% em relação ao ano passado.
Os interessados até hoje, às 16h30, poderão protocolar sugestões por e-mail (cphc.secultfor@gmail.com) ou na sede da Secultfor, de 9h às 12h e das 14h às 16h30. 
Serão selecionados 75 projetos, sendo 35 projetos de Grupos de Quadrilha Junina Adulta, 15 projetos de Grupos de Quadrilha Junina Infantil e 21 projetos de Festival Junino. Os proponentes de Festival Junino deverão se inscrever, obrigatoriamente, para a área territorial da Regional de sua sede ou domicílio.

PREFEITO ROBERTO CLAUDIO RECEBEU PRÊMIO

Na última segunda-feira, 25, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, venceu a etapa estadual da IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Foi agraciado na solenidade com o primeiro lugar geral com o Programa de Empreendedorismo Sustentável, na categoria “Compras Governamentais”, projeto “Uso do poder de compras do Município de Fortaleza junto aos pequenos negócios para indução do desenvolvimento local”. 
O objetivo do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é identificar, valorizar e disseminar iniciativas das prefeituras municipais de abertura e desenvolvimento dos pequenos negócios, promovendo a melhoria do ambiente em todas as dimensões. 
Na próxima etapa, os vencedores estaduais vão concorrer à premiação nacional em 12 categorias, inclusive a de “Melhor Projeto Nacional”, um prêmio para o melhor projeto de cada região e prêmios por cada categoria. Além disso, eles passam a integrar a Rede de Prefeitos Empreendedores e seus respectivos projetos vencedores serão disponibilizados para consulta no site do Prêmio e no Portal do Desenvolvimento.

LITORAL NORTE DA PARAÍBA - TRILHAS DOS POTIGUARAS É A NOVA ATRAÇÃO TURÍSTICA

BAIA DA TRAIÇÃO
Novo destino turístico está prestes a se tornar atração no litoral norte da Paraíba. Trata-se das Trilhas dos Potiguaras, formadas pelas praias de Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Baía da Traição e Forte Velho.  A região faz parte do novo mapa turístico do Ministério do Turismo, com previsão de lançamento ainda neste primeiro semestre, definindo as regiões turísticas do Brasil  aptas a receber mais investimentos para melhoria de infraestrutura e qualificação do atendimento ao visitante.
Na região com 66 quilômetros de área protegida de remanescentes de Mata Atlântica viviam tribos indígenas dos Potiguaras, que datam de 1.501. O local abriga hoje 32 aldeias e mais de 20 mil representantes da etnia, além de seis belas praias para desfrutar. Apesar de ainda pouco conhecido, o destino conta com hotéis e pousadas. Para facilitar o acesso foram construídas as estradas de Forte Velho e de Barra de Camaratuba pelo Governo do Estado.
O Ministério do Turismo já repassou para o Estado da Paraíba R$ 412 milhões para obras de infraestrutura turística. Na região das trilhas dos potiguaras o recurso auxiliou na construção de um portal na Baía da Traição e a pavimentação em paralelepípedos, no município de Lucena (Forte Velho).
Ainda como parte da estruturação da região, recentemente 30 empresários foram capacitados pela Secretaria de Turismo da Paraíba, em parceria com o Sebrae. A qualificação será estendida para um total de 300 pessoas que poderão aprender sobre condução ambiental local, marketing na web voltado para artesanato e excelência no atendimento ao turista.
A Paraíba conta hoje com 11 regiões turísticas no Mapa do Turismo e 137 municípios, mas essa quantidade deve mudar, pois o Mapa do Turismo Brasileiro está passando por reformulações. (Com o MTUR)

ALESSANDRO TEIXEIRA ESTÁ NOVO MINISTRO DO TURISMO

Milena Santos e Alessandro Teixeira
Com a saída de Eduardo Alves do Ministério do Turismo, assumiu a pasta o economista Alessandro Golombiewski Teixeira, 44 anos. A nomeação foi publicada na sexta-feira (22), no Diário Oficial da União. Especialista em competitividade e desenvolvimento industrial, Alessandro tem experiência no setor público e privado. Desde fevereiro de 2015, esteve à frente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.  Alessandro também presidiu, de 2007 a 2011, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ele já exerceu outros importantes cargos. 
Nos últimos dias repercutiu negativamente nos círculos políticos e sociais um fato à parte em relação ao novo ministro do Turismo Sua esposa, Milena Teixeira, mostrou foto em trajes sumários em sua página no Facebook, ainda como Milena Santos, e fez declarações inconvenientes, como “Compartilhando com meus amigos meu primeiro dia de Primeira Dama do Ministério do Turismo do Brasil. Te amo meu amor, juntos somos mais fortes! Não é atoa que ao lado de um grande homem, existe sempre uma linda e poderosa mulher”.
Em momento tão delicado da política nacional, a que leva a inoportuna manifestação da esposa do Ministro?

TROFÉU SETCARCE EM FESTA MUITO PRESTIGIADA

HOMENAGEADOS
Solenidade super prestigiada marcou as comemorações pelos 74 anos de existência do Setcarce (Sindicato das Empresas de Transporte e Logística), em Fortaleza, realizada na sexta-feira, 15/04, com a entrega dos troféus Otacílio Correia e Setcarce pelo presidente Clóvis Nogueira Bezerra e o vice-presidente Rafael Leal. 
Foram homenageados o suplente de senador Chiquinho Feitosa, empresário José Hélio Fernandes (NTC- SP), Chanceler Airton Queiroz (representado por   Geovani Aguiar), que receberam o Troféu Otacílio Correia;  Marinês Kerller (Presidente do Sindicato do Maranhão) e Ageu Monteiro, Diretor do Setcarce, homenageados com o Troféu Setcarce.
 Clóvis Nogueira Bezerra recebeu seus convidados em grande estilo no salão  Atlântico Hall do Marina Park, em noite muito bem estruturada pela Prática Eventos de Enid Câmara.

REUNIÃO DA ABRASEL/CE

Apresentação do Mapa Tur Google Sreet View para os associados
Na última quarta-feira (27) foi realizada a 3ª reunião mensal da Abrasel, no restaurante L'École Brasil. O vice-presidente Ivan Assunção ressaltou o bom diálogo com os órgãos fiscalizadores, em especial com a SEUMA. " A Abrasel tem construido cada vez mais um relacionamento de parceria, sinal disto é que apresentou sugestões de alteração na legislação de coleta de lixo, para melhor adequação à realidade das empresas que atuam no setor de alimentação fora do lar e têm conseguido grandes melhorias ao setor", pontuou Ivan.
a seqüência, o vice-presidente apresentou alguns dos projetos que serão lançados em maio de 2016: o Festival Brasil Sabor e o Guia de Gastronomia da Abrasel CE, além da formatação do app Abrafood que visa facilitar e otimizar o trabalho de delivery para os associados.
Um dos destaques da pauta foi a apresentação de Karine Arrais da Nuth´s Consultoria, que orientou os associados da Abrasel, no que diz respeito à Vigilância Sanitária, fiscalizações do Decon, Procon, Ministério do Trabalho e Agefis.(Abrasel/ CE.)

NOVOS DESTINOS

LAGOA DAS ARARAS - MT
Dois destinos despontam para enriquecer mais ainda o ecoturismo do Brasil. Airuoca, em Minas Gerais e Nobres, no Mato Grosso, local de mergulho e flutuação. Com seis mil habitantes, Airuoca recebeu quase R$ 200 mil do Ministério do Turismo para reforma e ampliação de praça. O município tem o Parque Estadual da Serra do Papagaio, onde está o pico do Bico do Papagaio, com trilhas que exigem preparo físico, o vale do Matutu e há também diversas cachoeiras e poços para visitação. Mas atenção, é importante contratar um guia que conhece bem a região para não entrar em enrascada e não passar perigo.
Em Nobres, no Mato Grosso, o ecoturismo predomina com a flutuação e o mergulho, boia cross, trilhas e tirolesa. A Lagoa das Araras tem um belo pôr do sol e dá para assistir revoada de aves, além de passeios de barco e percursos de boia pelos rios Salobra e Quebó. A flutuação e o mergulho podem ser feitos em rios de águas cristalinas. A cidade já recebeu R$ 7 milhões para obras de infraestrutura turística do Ministério do Turismo. Entre elas, a pavimentação de ruas do município. 

FRANQUIA DE BAGAGENS SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO

A proposta da Agência Nacional de Aviação Civil de acabar, gradualmente, com a franquia de bagagem despachada nos voos domésticos será tema de audiência pública no Senado. A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) já aprovou requerimento para ouvir representantes do órgão regulador sobre essa e outras propostas de mudanças nas regras de direitos dos passageiros.
De acordo com a proposta da Anac, submetida a consulta pública, as empresas não serão mais obrigadas a oferecer uma franquia de bagagem para os voos domésticos, que hoje é de 23 quilos. A partir do segundo ano de publicação da norma (2018), as companhias poderão estabelecer livremente sua política sobre bagagem, inclusive cobrar pelos volumes despachados de acordo com o mercado.
No caso da bagagem de mão, a franquia, que é hoje de cinco quilos no máximo, passaria a ser de dez quilos, de forma imediata.
Já para os voos internacionais, a franquia, que hoje é de dois volumes de 32 quilos, passará a ser de dois volumes de 23 quilos, a partir da vigência da resolução. Um ano após a publicação do regulamento, a franquia será de um volume de 23 quilos. Do segundo ano de publicação da norma em diante, haverá a desregulamentação total para as franquias de bagagem, que passarão a ser estabelecidas livremente pelas empresas.
A Anac apresentou ainda outras propostas de mudança nas Condições Gerais de Transporte (CGT), como redução do prazo de reembolso quando houver cancelamento da passagem aérea e a compensação imediata por extravio de bagagem. (Com a Agência Senado). 

TRANSFERÊNCIA DE PASSAGEM AÉREA

A Resolução 138/2010 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que o bilhete de passagem aérea é pessoal e intransferível. A determinação pode mudar com a aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do PLS 394/2014, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). O parecer favorável, do relator Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), foi aprovado na quarta-feira (16) com 16 votos favoráveis e nenhum contrário.
A proposta foi aprovada em decisão terminativa na CCJ e pode seguir para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado. (Com a Agência Senado)

MINAS TURISMO GERAIS - 29/04/2016

Turismo de Negócios e Eventos em BH - O Minascentro receberá em maio mais uma edição do Minas Expô Eventos. O encontro reunirá empresários, fornecedores, representantes do governo e todos envolvidos na cadeia produtiva de eventos em Minas Gerais para troca de experiências, estreitamento de relacionamento e fomento de negócios. A edição 2016 será nos dias 24, das 14h às 21h, e 25 de maio, das 10h às 20h.Várias entidades estão envolvidas neste projeto como o BH Convention Bureau; ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem; ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Evento; Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; Sindiprom – Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos; ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Codemig, entre outras. Haverá palestras e workshops ministrados por profissionais com extenso know-how, além de feira com expositores relativos a este mercado. As atividades de capacitação acontecerão simultaneamente nos espaços do Teatro Granada, Auditório Pirita e Auditório Água Marinha. A programação envolve temas como Segurança em Eventos, Projetos Especiais da Imprensa, Gestão e Qualidade de Eventos, Live Marketing, Tecnologia para Eventos e diversos outros conteúdos. A Feira acontecerá na área Safira, com 500 metros quadrados e está estruturada em um conceito dinâmico de Show Table, focada em negócios, com ilhas de entidades como âncoras e balcões de expositores. Pretende-se atingir com o Espaço Comercial mais de 50 empresas participantes. Ilha ABAV; Ilha ABEOC; Ilha ABIH; Ilha Abrasel; Ilha Sindbufê; Ilha Fornecedores; Ilha Comunicação; Ilha Ampro; Ilha Destinos Bh. Os interessados poderão se inscrever nas atividades mediante pagamento de taxa de inscrição e os visitantes para a feira terão acesso gratuito mediante convite para credenciamento prévio no site minaseventosexpo.com.br – sujeito a lotação.  Informações: www.minaseventosexpo.com.br
CAMPANHA CONTOS DE MINAS – INSTAGRAM - Basta uma visita a Minas Gerais para descobrir que cada canto desse estado tem uma história. São tantos casos, que se as nossas montanhas falassem, nenhum mineiro passaria despercebido. E é por isso que a gente resolveu introduzir o “era uma vez” e abrir o livro para vocês escreverem junto com a gente. Chegou a hora de tirar aquela história da caixinha de memória e revivê-la em um cantinho inesquecível de Minas Gerais. Aquele pedido de casamento, o passeio de Maria Fumaça com a família, a primeira foto das obras de Aleijadinho e por aí vai... Recupere a sua história e poste uma foto com as hashtags #contosdeminas e #turismomg até o dia 10/05/2016. As 10 melhores fotos vão entrar para a história no primeiro e-book da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais! 
Leia o regulamento completo e entenda como funcionará a campanha no site: www.minasgerais.com.br
edição da mostra de teatro Tiradentes em Cena, em Minas - Famoso destino turístico do país e cenário de diversos festivais importantes, a cidade mineira de Tiradentes se prepara para receber a quarta edição da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena a partir do dia 5 de maio. Durante dez dias, 5 a 14 de maio, o município localizado no Campo das Vertentes mineiro receberá 27 atrações, dos mais variados gêneros. Dramas, comédias, monólogos, intervenções artísticas, ocupações em espaços públicos, dança, exposições e oficinas fazem parte do evento que tem toda a programação gratuita e aberta ao público. No ano em que o Tiradentes em Cena elege a “Palavra” como tema, nada mais adequado que abrir a mostra com um espetáculo definido como um “concerto da palavra”. Grande dama do teatro brasileiro, a atriz Nathalia Timberg será homenageada pelos seus 60 anos de carreira e brindará o público com a apresentação do espetáculo “Paixão” no palco montado na praça principal e tendo a bela cidade como cenário. Acompanhada de dois músicos, a atriz alinhava fragmentos de poemas de Adélia Prado, Bocage, Drummond, Fernando Pessoa, Camões, Manuel Bandeira, Florbela Espanca e outros poetas brasileiros e portugueses. Um espetáculo elegante que fará a plateia rir, chorar e se emocionar. Na sexta-feira, dia 6, os jardins do Centro Cultural Yves Alves será palco para uma manhã de autógrafos da biografia sobre a carreira de Nathalia escrita pelo jornalista e ator Cacau Higino.

O CEARÁ NA LUTA - CONTINUA FIRME O TRABALHO PELO 'HUB” DO GRUPO LATAM

Conscientes de que a fixação do “hub” do grupo latam em fortaleza será da mais alta significação para a economia do estado, autoridades estudais e municipais, aliados a empresários dos vários segmentos econômicos vêm procurando oferecer condições para que o fato se concretize. 
Desde o anúncio da intenção empresas LAN (chilena) e TAM (brasileira) de instalar um Centro Internacional de Conexões no Nordeste, os estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte disputam acirradamente a preferência da companhia. Para tanto, não têm sido poucos os acenosa fim de atrair o investimento.
São três os principais critérios do Grupo LATAM para a escolha: qualidade da infraestrutura aeroportuária, a experiência do cliente e a competitividade em custos.
Para atender às exigências, é acirrada a disputa dos estados interessados, principalmente em relação ao último critério.  Para tanto,  têm criado benefícios fiscais.  É certo que, em relação à qualidade da infraestrutura, Recife, Fortaleza e Natal (o aeroporto é noutro município -  São Gonçalo do Amarante) deixam a desejar. Conforme estudo da consultoria Arup para avaliar as condições dos terminais para o hub, divulgado em outubro de 2015, os três aeroportos concorrentes. necessitam de adaptações estruturais. 
A LUTA CONTINUA FIRME – Na semana passada, em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, foi aprovado o Projeto de Lei do Governo que prevê a isenção do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), incidente em operações e prestações relacionadas com a construção, instalação e funcionamento do HUB da LATAM em Fortaleza. 
Sobre o assunto, assim e pronunciou o secretário da Infraestrutura, André Facó, um dos interlocutores do Estado com a empresa LATAM: “A aprovação, quase unânime, já era esperada pelo Governo do Estado. Essa é mais uma prova que o Ceará é o estado mais capacitado para receber esse empreendimento que vai ter um impacto positivo enorme na nossa economia, com considerável geração de emprego e impulso no comércio, indústria e, sobremaneira, no trade turístico”. Continuou: “O Ceará trabalha com um plano de ação em cima de cada gargalo apresentado pelo estudo da Arup, que é a consultoria contratada pela própria LATAM para realizar estudos nos três estados com possibilidade de abrigar o HUB. Isso demonstra para a empresa, com prazos e atividades, que os obstáculos apontados são plenamente solucionáveis”. 
Após a análise e aprovação, o Tribunal encaminhará o estudo para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deve elaborar o edital de concessão e a minuta do contrato. Os aeroportos de São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis também tiveram os estudos aprovados.
A FORÇA MUNICIPAL – O prefeito de Fortaleza, por seu turno, está firme na campanha, tratando de realizar obras possíveis que possam contribuir na estrutura da cidade e que, direta ou indiretamente, se relacionam com o possível “hub” do Grupo Latam. 
A Câmara Municipal de Fortaleza   também está firme na campanha. No último dia 30, os vereadores aprovaram  projeto de lei que concede benefícios fiscais para empresas aéreas que instalarem centros internacionais de conexões de voos, os chamados hubs, na cidade.
O projeto isenta de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) os serviços relativos à implantação e operação de hub de companhias aéreas e reduz de 5% para 2% o tributo para serviços como manutenção de aeronaves, hospedagem das tripulações e venda de passagens aéreas e pacotes turísticos. Também concede isenção do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

ELISEU BARROS É O NOVO PRESIDENTE DA ABIH/CE

No almoço mensal que aconteceu ontem, 28, no Hotel Praia Centro, a ABIH-CE, por ocasião da Assembleia Geral Ordinária - AGO, foi aclamada a nova diretoria da entidade para o biênio 2016/2018, O empresário Eliseu Barros (foto), Diretor Geral da Marina Park Hotel tomou posse como o novo presidente;  
A nova   Diretoria tem a seguinte composição:
Presidente: Antônio Eliseu de Barros Júnior – Marina Park Hotel; Vice-presidente – Hotelaria: Darlan Teixeira Leite – Coliseum Beach Resort, Hotel Parque das Fontes e Romanos Hotéis;Vice-presidente – Pequenos Hotéis e Pousadas: Régis Nogueira de Medeiros  – Hotel Villa Mayor; Vice-presidente – Flats - Ivana Bezerra de Menezes – Hotel Sonata de Iracema1º Secretário: Maria Helena Mota Diogo de Siqueira Fraga – Hotel Diogo; 2º Secretário: Ivan Dias -  Acqua Beach Park Resort, Oceani Beach Park Resort e Suítes Beach Park Resort; 1º Tesoureiro: José Peixoto Simões – Hotel Praia Centro;2º Tesoureiro: Cláudia Souza Castelo Branco Diniz – Gran Mareiro Hotel e Mareiro Hotel. 
Conselho Fiscal - (Titulares) - Manoel Cardoso Linhares – Fortaleza Mar Hotel; Antônio Marcelo Teixeira Sousa – Costa do Mar Hotel e Plaza Praia Suítes; Tarso Carneiro de Melo – Carmel Cumbuco Resort, Carmel Magna Praia e Carmel Express.
Conselho Fiscal - (Suplentes) - Philippe Rene Godefroit – Hotel Gran Marquise; Vicente de Paiva Neto – Hotel Meridional;Pedro Manuel Oliveira Netto Brandão – Hotel Coimbra

MOVIMENTADO SEMINÁRIO - DEBATES SOBRE O PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Mesa de abertura do evento
Durante todo o dia de segunda-feira, 25, técnicos, autoridades e organizações de catadores discutiram o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e sua realidade em nossa capital e no Ceará. Na palestra de abertura, a Secretária de Urbanismo e  Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda  Muniz, expôs a realidade de Fortaleza e as tentativas que a Prefeitura vem fazendo para resolver o problema do lixo que a população faz acumular ao longo das ruas. Ela disse que a situação vem melhorando a cada dia com as iniciativas tomadas pelo poder municipal.
O seminário contou com a presença de mais de 400 pessoas divididas em dois auditórios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza. Ele foi organizado pela Prática Eventos sob o comando da executiva Enid Câmara.
Chamou atenção dos presentes a palestra do Consultor Internacional de Portugal, Rui Cunha Marques, que enfocou  “Lições da experiência internacional para a Efetividade da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) no Brasil.” O Dr. Rui é Professor Catedrático da Universidade de Lisboa e Consultor Internacional. Ele detalhou para a plateia as experiências de Portugal e de outros países europeus no tratamento e destinação dos resíduos sólidos.
“Gestão integrada de resíduos sólidos sob diferentes olhares” foi a palestra do engenheiro-sanitarista  Alceu de Castro Galvão, que também é    Mestre em Hidráulica e Saneamento, Doutor em Saúde Pública e  Coordenador de Saneamento Básico da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Alceu apresentou detalhes dos projetos que o Ceará está desenvolvendo, inclusive com a implantação dos consórcios de Sobral e Limoeiro do Norte, que já obtiveram recursos do BID e deverão estar funcionando até o final do ano. 

O 67º SALÃO DE ABRIL MOVIMENTA AS ARTES PLÁSTICAS

Secretário Magela Lima, Célio Celestino, um dos vencedores,
Pablo Assumpção, curador, e Pimenta Junior, vencedor da Residência
A abertura da Mostra do 67º Salão de Abril aconteceu na noite da última terça-feira (27/04), no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão de Arte e Cultura, reunindo os 30 artistas selecionados e nomes consagrados que já participaram ou foram premiados em edições passadas do evento.
Com destaque para o tema deste ano, “Salão Fortaleza Afetos”, que homenageia os 290 da cidade, a solenidade contou com a presença do titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Magela Lima; do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba; do presidente do Centro Dragão do Mar, Paulo Sérgio Bessa Linhares, do curador, Pablo Assumpção, e de Mariana Martins, filha de Aldemir Martins.
Durante a abertura, também foram anunciados os três artistas premiados. Célio Celestino e Virginia Pinho ganharam o valor de R$ 15 mil brutos, cada. Já Junior Pimenta foi contemplado com o Prêmio de Residência Artística a ser realizada no Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo), em São Paulo, no valor de R$ 25 mil. E, além dos prêmios principais, os 30 trabalhos selecionados receberam R$ 4 mil, cada.
O 67º Salão de Abril é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado, do Instituto de Arte e Cultura do Ceará e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. 

O CEARÁ NA DIRETORIA DO NORTE/NORDESTE - POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS E TURISMO

Em prestigiada solenidade realizada na última segunda-feira, 25, na  Assembleia Legislativa de São Paulo, quando comemorou dez anos de fundação, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo deu posse aos seus novos poderes para o biênio 2016/2017, inclusive também recebeu oficialmente novos acadêmicos.  Presentes, autoridades, representantes de empresas e entidades ligadas aos setores de eventos e turismo.  Destaque, o lançamento de um novo selo comemorativo do Dia do Profissional de Eventos, celebrado no dia 30 de abril, em parceria com os Correios.
Para presidente, foi reeleito o empresário Sergio Medina Pasqualin (foto).  Figura de muito conceito no turismo brasileiro, Pasqualim já teve aplaudida atuação na  Expo Center Norte,  é formado em Administração de Empresas pela ESAN, e já foi distinguido com o Prêmio Caio e o de Administrador do Ano pelo Prêmio Quality. 
Registre-se que o Ceará está bem representado na Academia, pois Enid Câmara é Diretora do Norte e Nordeste. A empresária, Diretora Geral na Pratica Eventos, é pós Graduada em Gestão de Eventos pela Universidade Estadual do Ceara e Unifor e é bacharela em Ciências Sociais. Com atividade intensa no turismo do Ceará, atualmente é presidente da Câmara Setorial de Eventos e  membro do Fórum de turismo do Ceará e do Conselho Municipal de Turismo
Foram estes os acadêmicos eleitos:  
Presidente (reeleito) - Sergio Medina Pasqualin; Vice-Presidente - Ibrahim Georges Tahtouh (IT Mice).
Diretores- Antônia Marisa Canton (Canton Eventos), Carlos Romano Pansera (Promovisão), Sergio Junqueira Arantes (Eventos Expo Editora) e Toni de Oliveira Sando (São Paulo Convention & Visitors Bureau), Elza Tsumori – Diretora Financeira (Casa Barcelona).
Diretora do Norte e Nordeste – Enid Câmara, Diretora do Sudeste, Anita Pires (Pires & Associados).
Conselho Fiscal  -  Efetivos: Goiaci Alves Guimarães (Rextur Advance), Eduardo Sanovicz (Abear) e José Augusto de Oliveira (Publistand) . Suplentes: Norton Lenhart (Sindicato Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre) e José Estêvão Cocco (J.Cocco). 

HALLELUYA 2016, EM FORTALEZA

Com participação especial da banda Missionário Shalom, a Comunidade Católica Shalom lançou na noite da última segunda-feira (25), em Fortaleza, o Festival Halleluya 2016. A festa completa 20 anos e acontecerá de 20 a 24 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), com entrada gratuita.
Na comemoração do 20º aniversário, o Jubileu da Misericórdia foi a fonte inspiradora para a nova identidade visual do festival. São muitas as novidades para este ano. Além de novas atrações no palco principal, a arena de 80 mil m² estará mais leve e organizada para melhor circulação, com três grandes lanchonetes e arena cultural alargada. Haverá a “Balada Halleluya” e o lounge com food truck e mesas para quem desejar assistir aos shows em ambiente reservado.Também, um espaço especifico para doação de sangue e cadastro de medula óssea, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Ceará. A coleta de alimentos não-perecíveis será feita mais uma vez neste ano.

BRASIL RESTAURANT WEEK VAI ATÉ 15 DE MAIO EM FORTALEZA

Presente em mais de 15 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é um dos maiores festivais gastronômicos do mundo e conquista um público cada vez maior a cada edição. Com o objetivo de oferecer o melhor da gastronomia do Brasil e do mundo a preços democráticos, os principais restaurantes do país preparam, durante o evento, um menu especial no qual os clientes podem degustar uma entrada + prato principal + sobremesa por um preço fixo. 
A Brasil Restaurant Week cumpre ainda um importante papel social. A cada edição, o evento sugere que os clientes dos restaurantes participantes que façam uma contribuição para uma instituição beneficente. A cada menu vendido é acrescentado R$ 1,00 de doação e, ao final do evento, todo valor arrecadado é doado integralmente para essas instituições que auxiliam pessoas carentes.
A oitava edição em Fortaleza ocorre de amanhã até 15 de maio próximo, com o  IPREDE  endo a entidade beneficiada.  
São os seguintes os estabelecimentos desta Capital que participarão do Brasil Restaurant Week: 
Cabaña del Primo, Família Del Mare, Geppos, L'Entrecôte de Paris – Fortaleza, L'Ô Restaurante, La Pasta Gialla - Dom Luiz e Shopping Iguatemi, Maestro, Misaki, Moana, Moleskine Gastrobar, Nakombi – Fortaleza, Nostradamus, Pipo, Santa Grelha – Meirelles e Iguatemi, Terra do Sol.

ROTA DO SOL SEMANAL 29/04/2016 - ISSUU