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sexta-feira, 7 de agosto de 2015

CALEIDOSCÓPIO - FUGIR DE NOTÍCIAS RUINS / FELIZMENTE, UMA BOA NOTÍCIA

FUGIR DE NOTÍCIAS RUINS
Quem tira algum tempo para saber das  novidades ou simplesmente ter momentos de lazer através da televisão, certamente está cansado de tantas notícias ruins, repetidas quase da mesma forma nos noticiários oficiais das várias emissoras brasileiras. Esta triste historia do “Lava-jatos” e repetida quase o dia inteiro da mesma forma, tomando preciosos espaços de outras programações. Parece que no território brasileiro e no mundo só há a ser divulgado estas porcarias de propinas, assaltos aos cofres da Petrobrás e  a  corrupção que tomou conta da nossa mais credenciada empresa estatal, envolvendo membros do governo, da Câmara, das empreiteiros, enfim dos vivaldinos que ficaram ricos por meios ilícitos ou se elegeram via propinas.  Não há cristão quem  aguente. De manhã, à tarde e à noite  é a mesma cantilena. Só há uma  saída para nós pobres expectadores de TV nos livrarmos do castigo de ouvir repetidas notícias:  apenas uma vez, tomar conhecimento dos mal feitos e, depois,  fugir para canais que exibem documentários, têm foco no teatro, cinema, conhecimentos gerais e na natureza. E há bons canais para tanto. Outra bom caminho é ler, ler bons livros. 
FELIZMENTE, UMA BOA NOTÍCIA
O UOL, pela jornalista Cristiane Capuchinho e outros órgãos de publicidade    veicularam  notícia, baseada em dados  fornecidos pelo INEP (Ministério da Educação), dando conta de  que 21 escolas que recebem alunos pobres obtiveram notas melhores que as de instituições “top”. Melhor ainda: a maioria está no Ceará, Piauí, Bahia e Pará. Conforme Cristiane, “A maioria são instituições públicas: sete estaduais e nove federais. Cinco delas estão localizadas em áreas rurais, enquanto 16 ficam em regiões urbanas --apenas duas estão em capitais (Belém e Fortaleza)”. No “ranking” de 21, fazem parte do Enem por Escola 2014, 15 estão  no Nordeste (CE, BA, PI e PE), três no Sudeste (MG), duas no Norte (PA) e uma na região Sul (PR). Um fato relevante:  a escola Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (PI), cujos alunos têm piores condições socioeconômicas, até o ano passado ganhou , 153 medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas. É assim, no meio da aridez da região, o mandacaru e o solo adverso são um símbolo de resistência. É a prova cabal de que, não obstante os graves pecados cometidos pelos governos em relação à educação no Brasil,  existem  muitos administradores e professores que, com sangue e suor e poucos meios didáticos, , supera as pedras no caminho e constrói uma obra que enobrece. Estamos, pois, orgulhosos e exaltamos os administradores e professores das  instituições nordestinas melhores classificadas:  2” - Adriano Nobre Eeep (Itapage/CE); 3° - Campus Angical do Instituto Federal do Piauí (Angical do Piauí/PI);  5° - Centro Educacional de Madalena - Cema (Madalena/CE);  6° - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Seabra (Seabra/BA); 7° - Instituto Federal de Educação, Ciênciaa e Tecnologia do Pará - Campus Abaetetuba (Abaetetuba/PA); 8° - Patronato Tenente Ângelo de Siqueira Passos EEF (Viçosa do Ceará/CE);  9° - Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí (Parnaíba/PI); 11° - Ensino Médio Augustinho Brandão (Cocal dos Alves/PI); 12° - Colégio Santanense (Santana do Acarau/CE);  13° - Maria Dolores Alcântara e Silva EEEP (Horizonte/CE);  15° - Campus Salgueiro - IF Sertão - PE (Salgueiro/PE); 16° - Escola Desemb.  Pedro R Araújo Bittencourt (Irecê/BA);  17° - Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (Belém/PA)  18° - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Senhor do Bonfim (Senhor do Bonfim/ba);  20° - Joaquim Moreira de Sousa EEEP (Fortaleza/CE) e  21º - Campus Picos do Instituto Federal do Piauí (Picos/PI). Enfim, uma notícia alentadora

TURISMO: TEMPORADA POSITIVA PARA A HOTELARIA

Praia do Mucuripe
 A ABIH/Ceará, que é dirigida pelo empresário Darlan Leite, divulgou a seguinte nota a respeito da chamada alta temporada turística no Estado”: 
“Tendo em vista a alta do dólar, que diminuiu o interesse pelo exterior e deu novas chances ao turismo dentro do Brasil, e por consequência do aquecimento do mercado interno e as promoções junto às operadoras nacionais e internacionais, conseguimos superar o ano passado (julho/14: 73,75%), fechamos alta temporada, com a ocupação de 75,52%. Índice positivo para a rede hoteleira, mesmo diante do cenário econômico que atravessa o Brasil. O resultado positivo deve-se também a nossa infraestrutura turística, belezas naturais, nosso humor, os restaurantes e bares com a diversidade da vida noturna, gastronomia, hospitalidade, as obras de mobilidade urbana que preparam nossa cidade para acolher melhor nosso turista”. 
PROMOÇÕES - A Setur/CE  credita o bom resultado nesta alta estação ao trabalho de promoção que vem sendo feito. Este ano, o Ceará já participou de várias feiras importantes no segmento, como a ITB, na Alemanha, considerada uma das maiores do setor em nível mundial. Para o segundo semestre, o Ceará deve participar ainda de grandes eventos no Sudeste do Brasil, na Europa e na América do Sul.
A próxima feira que o Estado vai estar presente será o 19º Encontro Nacional das Agências de Viagem, mais conhecido como Feira Avirrp (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região). O evento será nos dias 14 e 15 de agosto, em Ribeirão Preto (SP), e terá cerca de 100 expositores.
O Ceará contará com o apoio de 15 hoteleiros, que venderão diretamente aos operadores de viagem. O estande do Ceará terá cerca de 70 m² e vai apresentar as praias cearenses, as serras e a região do Cariri. A expectativa é aumentar ainda mais o número de visitantes oriundos do estado de São Paulo, que lidera o ranking de turistas que vêm ao Ceará.

HOJE EM AQUIRAZ A CARAVANA DO MAPEAMENTO CULTURAL

Apresentações culturais e reuniões com gestores culturais e artistas marcam as visitas da Caravana do Mapeamento Cultural a cidades do Ceará. Hoje (7), a equipe estará com o caminhão da caravana em Aquiraz. A ação acontece a partir das 18h, na Praça da Matriz.
Diversas apresentações culturais devem movimentar  o encontro que divulga o projeto. Estão confirmadas as presenças do Grupo da melhor idade de Aquiraz, Grupo benção capoeira, Banda de fanfarra do Batoque, e Grupo de pífano.
Iniciada no dia 17 de junho, a Caravana do Mapeamento Cultural já passou pelas cidades de Cruz, Itapipoca, Viçosa do Ceará, Limoeiro do Norte, Fortim e Forquilha. Para o mês de agosto, ainda estão confirmadas as mobilizações em Quixeramobim (11), Tauá (13), Baturité (15), Icó (19) e Brejo Santo (21). Em cada cidade o projeto conta com todo o suporte necessário por parte das prefeituras.
 O QUE É O MAPEAMENTO CULTURAL - Identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais de todo o estado é a meta do Mapeamento Cultural do Ceará, que visa alcançar os 184 municípios cearenses, mapeando o atual cenário da cultura. Para realizar ações de divulgação e mobilização da população e do setor cultural, a Caravana do Mapeamento está visitando alguns municípios, abrangendo as 14 macrorregiões do estado. 

ENCONTRO NO MARINA HOTEL - NEGÓCIOS ENTRE PARCEIROS E AMIGOS DE CALÇADOS

Cerca de 34 estandes, totalizando 160 marcas, estarão montados no Salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel e anexo para apresentação de lançamentos da moda de calçados nacional e local  e confraternização dos que integram o setor calçadista do Ceará. É a 11º APACACE-Encontro de Negócios com Amigos e Parceiros de Calçados e Acessórios do Ceará, que acontecerá de terça (11) a quinta-feira próxima 
“A previsão é também  realizar 50 milhões de reais em negócios”, afirmam os coordenadores Carlos Pompeu e Clóvis Maia. Carlos Pompeu detalha mais o evento, que servirá também para movimentar o turismo na capital cearense uma vez que reunirá  lojistas e fabricantes de calçados do interior cearense e dos Estados vizinhos como Piauí e Rio Grande do Norte: “O principal objetivo é levar entretenimento, lazer, relacionamento, novidades e informações num só lugar e promover o entrelaçamento de produtores e vendedores (fabricantes e lojistas de grande, médio e pequeno porte), que nas grandes feiras não têm tempo para conversar, trocar ideias. É também uma ótima oportunidade para negócios”, confessa.
A feira começou  em 2009 e foi criada por três representantes comerciais da área – Carlos Pompeu, Albano da Fonseca e Rodrigo Jucá. O pensamento inicial de promover um momento para aproximar o lojista, o representante e o fabricante se consolidou  propiciando também negócios. Analistas de economia acreditam que durante os anos de sua realização a feira já tenha proporcionado vendas acima de 150 milhões de reais.
“No início eram apenas 5 estandes com 25 marcas e hoje já estamos com 34 estandes  e mais de 160 marcas. Além das fábricas cearenses estamos trazendo marcas de outros Estados brasileiros, o que gera créditos de ICMS de outras unidades da federação”, afirma Clóvis Maia. Nos dias 11 e 12, haverá jantar e “shows” para os participantes.

PALEONTOLOGIA EM DEBATE - CONGRESSO REUNIU NO CRATO PESQUISADORES E ESTUDANTES

Até anteontem, 5, a paleontologia nacional esteve em debate no Cariri,  no 24º Congresso Brasileiro de Paleontologia, no Crato. Cerca de 500 participantes de todo Brasil estiveram reunidos em debates e apresentações de trabalhos, na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus do Pimenta. 
Na abertura, realizada no  Centro de Convenções do Cariri, pelo Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, no último dia 2,  houve  apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e foram prestadas homenagens especiais ao paleontólogo (in memoriam) Professor Dr. Rafael Gióia Martins Neto, mestre em Geociências pela Universidade de São Paulo,  e ao  professor doutor Plácido Cidade Nuvens, ex-reitor da URCA, idealizador e atual Diretor do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Na ocasião, o reitor Patrício Melo, destacou os avanços na área da pesquisa voltados à Paleontologia. 
Durante o evento, o presidente do Congresso, professor da URCA, Álamo Saraiva, destacou a redução do tráfico de fósseis na região, nos últimos anos, mas ressaltou que ainda há a atuação de quadrilhas especializadas que precisam ser combatidas, com um trabalho mais efetivo e fortalecido de fiscalização nas áreas de incidência de fósseis. Destacou  a importância de os  órgãos de fiscalização realizarem o seu papel de conter a retirada ilegal de material da região, e não servirem como empecilho que dificultem o trabalho dos pesquisadores, pelo bem da ciência. Finalmente, referiu-se à importância do Geopark Araripe, que tem sido um dos grandes motes para a valorização do potencial paleontológico. 
O congresso envolveu  temas importantes e houve debates sobre a legislação em relação ao tráfico de fósseis, com importante participação de representantes de instituições como o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Polícia Federal e o  Ministério Público Federal. Pesquisadores de renome internacional trataram de assuntos como as descobertas realizadas nos últimos dois anos. Os debates aconteceram no nos auditórios do campus do Pimenta, na URCA, em Crato, incluindo Salão de Atos da Universidade, auditório do Geopark Araripe e o Ginásio Poliesportivo.
Uma parte representativa de pesquisadores que integraram o congresso já realizou trabalhos na Bacia Sedimentar do Araripe, a exemplo da paleontóloga da UFPE, Juliana Sayão (vice-presidente do Congresso) e o pesquisador Alexander Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro.
O evento foi organizado pela URCA, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Geopark Araripe. A coordenação científica foi formada pelos pesquisadores Etiene Fabbrin Pires, Juan Carlos Cisneros Martínez e Sandro Marcelo Scheffler. 

PRÊMIO FECOMERCIO DE SUSTENTABILIDADE

Vencedores de 2014
Foram prorrogadas até 30 de agosto as inscrições de jornalistas para a quinta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Os temas deverão abordar assuntos empresariais, relacionados ao desenvolvimento sustentável, que identifiquem iniciativas inovadoras de interesse dos setores de comércio, serviços e turismo.
Poderão concorrer trabalhos jornalísticos de autoria de um ou mais jornalistas. O responsável, por sua vez, deverá ter registro profissional - que terá de ser comprovado por meio do envio de cópia digitalizada do registro - no Ministério do Trabalho e Emprego, no momento da inscrição.
Para a avaliação, os concorrentes serão classificados em três grupos distintos: reportagem em mídia impressa (jornais e revistas), reportagem em emissora de TV ou rádio e reportagem online (publicada na internet).

AMAZÔNIA COLOMBIANA - TESOURO PRÉ-HISTÓRICO ENTRE GUAVIARE E CAQUETÁ

Conforme informações da Procolombia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, um tesouro pré-histórico foi encontrado na Amazônia Colombiana e  está sendo objeto das atenções de estudiosos e turistas. No sul, entre os departamentos de Guaviare e Caquetá (localizado na Amazônia colombiana), está o Parque Nacional Sierra de Chiribiquete, um lugar que tem atraído a atenção por recentes descobertas de novos pictogramas capturados em paredes das montanhas e dos planaltos da tabela que compõem os seus 27 mil quilômetros quadrados.
São pinturas de jacarés, onças, chifres de veado e figuras humanas que estão na base das colinas, dando-lhes proteção contra o tempo. As imagens estão localizadas em três paredes e estimativas apontam que podem ter até 20 mil anos de idade diferentes. A descoberta foi feita pelo fotógrafo colombiano Francisco Forero Bonell, que é também um dos criadores do Ecoplanet, entidade cuja missão é promover o estudo e divulgação da riqueza natural da Colômbia. Encontradas em julho de 2014,  estima-se que estão em 36 abrigos de pedras diferentes.
VALIDAÇÃO DAS DESCOBERTAS - As pinturas são atribuídas aos índios Karijonas, um grupo étnico do Caribe que, até à data, continuam a habitar a região amazônica. Apesar da descoberta há um ano, o anúncio só foi realizado recentemente, pois os especialistas estavam validando as descobertas. Um dos especialistas que analisaram as imagens foi Fernando Urbina Rangel, professor emérito da Universidade Nacional da Colômbia e especialista em literatura indígena. Cientistas encontraram evidências abundantes de fogões de carvão, bem como restos de ossos e pedras afiadas. Por esta razão, eles concluíram que a terra não era um local de habitação, mas um lugar sagrado onde foram realizados os rituais.
Alguns dos pictogramas retratam cenas de caça ou de guerra e pessoas que protegem seu ambiente natural. Os testes realizados em laboratórios na Colômbia, da Espanha e dos Países Baixos mostraram que a pintura nas paredes era feita de material mineral, especialmente o dióxido de compostos de ferro.

ATÉ SETEMBRO - TEMPORADA DE CHEIA NOS LENÇÓIS MARANHENSES

A geometria das dunas moldadas pelos ventos e as belas lagoas que se formam com a água da chuva é o principal atrativo dos Lençóis Maranhenses, cujas belezas podem ser aproveitadas de junho a setembro. Este é o período em que as lagoas enchem, de modo que é possível banhar-se em águas cristalinas. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado a 250 Km de São Luís e que está inserido na Rota das Emoções, atrai os turistas que visitam a capital maranhense, interessados em conhecer o único deserto do mundo em meio a lagoas.
Pode-se chegar ao destino por Barreirinhas, que oferece os circuitos da lagoa Azul e Bonita;  e Santo Amaro, um pouco mais distante, onde estão as lagoas da Gaivota e Betânia. O sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo, o Cadastur, lista 35 pousadas e hotéis na cidade de Barreirinhas, a mais bem servida da região em meios de hospedagem.
Os Lençóis Maranhenses se tornaram, ao longo da última década, uma das principais atrações turísticas de estrangeiros e brasileiros que visitam o Maranhão, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado. Os próprios moradores do Maranhão elegeram o destino como um dos melhores do estado. 
As caminhadas pela areia exigem preparo físico e proteção contra o sol. Não há venda de bebidas nem alimentos no parque. Para os mais aventureiros, em qualquer época do ano, é possível fazer passeios de cavalo e longas caminhadas (trekking) cruzando o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. No povoado de Atins, em frente ao Rio Preguiças, é possível praticar kitesurf, stand up paddle, windsurf e conhecer um pouco da cultura local. O passeio da Rota das Emoções sai do Parque Nacional de Jericoacoara (CE), passa pelo Delta do Parnaíba (PI) e vai até os Lençóis Maranhenses, com passeios de barco em alguns locais.
O aeroporto de Barreirinhas é o principal acesso para quem chega de avião, embora São Luís ainda receba a maioria dos viajantes. Aviões monomotores e bimotores partem de lá e a viagem dura cerca de 50 minutos. De carro, o acesso é feito pela MA-402, conhecida como Translitorânea. O percurso também pode ser feito de ônibus.
Para circular nos Lençóis a bordo de veículos 4x4 é preciso ter autorização do Instituto Chico Mendes(ICMBIO), em Barreirinhas. Veículos comuns, quadriciclos e bugues são proibidos. Os veículos de transporte que conduzem os turistas estão credenciados com a logomarca do Parque. 

PRAIAS E MARINAS EM BUSCA DE CERTIFICAÇÃO

A Prainha, no Rio de Janeiro (RJ), desde 2010 recebe o selo 
A candidatura de novas praias e marinas brasileiras foi aprovada na última quinta-feira (30), em Brasília, pelo júri nacional do programa Bandeira Azul, que simboliza a responsabilidade socioambiental. Ao todo, sete praias e duas marinas passaram pelo comitê do programa, que reconhece internacionalmente litorais turísticos seguros e ambientalmente preservados. 
A aprovação ainda passará pelo parecer do júri internacional. Foram cinco novas: Praia de Palmas (Governador Celso Ramos, SC), Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (Salvador, BA), Praia do Remanso (Rio das Ostras, RJ); a Lagoa do Peri (Florianópolis, SC) e a Lagoa do Iriry (Rio das Ostras, RJ) (consideradas praias); e duas renovações (que já possuem bandeiras hasteadas): Praia do Tombo (Guarujá, SP) e Prainha (Rio de Janeiro, RJ). Duas marinas também se candidataram para renovação: a Marina Costabella (Angra dos Reis, RJ) e as Marinas Nacionais (Guarujá, SP). 
O júri internacional, que conta com várias organizações, entre elas a Organização Mundial do Turismo, se reunirá em setembro na Dinamarca para avaliar os nove candidatos brasileiros junto com os demais candidatos de países do Hemisfério Sul. No Brasil, a primeira certificação foi conferida à Praia de Jurerê Internacional, em Santa Catarina, na temporada de 2009/2010. (Com o  MTur). 

ABAV EXPO PRORROGA PRAZO DE INSCRIÇÃO

A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que se realizará de 24 a 26 de setembro,  no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, informa que o prazo de inscrições online gratuitas para não associados foi prorrogado até o dia 21próximo. 
Adianta a entidade que, para se cadastrar, basta acessar o site do evento (www.abavexpo.com.br), selecionar a aba visitante e clicar no ícone inscrição profissional do setor. O participante deverá preencher seus dados e responder a um questionário para finalizar o cadastro.
A inscrição de profissionais associados às sete entidades congêneres da ABAV (Abeta, Abracorp, AirTkt, Aviesp, Avirrp, Belta e Bito) dá direito, ainda, à solicitação de duas ADs 90 por CNPJ. 
Integram a programação do evento este ano o 43º Congresso ABAV de Turismo, o 44º Encontro Comercial Braztoa e o Abeta Summit.

CHAMADA PÚBLICA - PROPOSTAS PARA DIVULGAÇÃO DA GASTRONOMIA REGIONAL

O Ministério do Turismo está com  uma chamada pública para selecionar propostas que divulguem destinos turísticos com ações que valorizem a gastronomia regional. Estão disponíveis R$ 3 milhões para apoio às iniciativas, de modo que cada projeto poderá contar com um valor mínimo de R$ 100 mil e máximo de R$ 300 mil.
As ações devem ocorrer em qualquer um dos  214 municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro e priorizados no âmbito do Pronatec Turismo e devem ser apresentadas, exclusivamente, por meio do SICONV,  entre os dias 10 de agosto e 18 de setembro do corrente ano. São elegíveis propostas de projetos apresentadas por representantes de órgãos ou entidades da Administração Pública estadual, distrital e municipal.
A equipe avaliadora dará prioridade aos projetos realizados durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 - e ações que promovam produtos aquícolas e pesqueiros nacionais. O prazo de execução de cada projeto aprovado começará este ano e terá  duração de até 12 meses, contados a partir da assinatura do convênio, a ser celebrado entre o Ministério do Turismo e a entidade proponente.
ORIENTAÇÕES - Para elaboração do termo de referência e as principais palavras relacionados ao convênio, são estas as atividades relacionadas ao processo de seleção das propostas:
Data início do recebimento de propostas voluntárias -10 de agosto. Data fim para envio da proposta e documentação comprobatória - até às 23h59, do dia 18 de setembro . Habilitação e classificação das propostas enviadas no âmbito do programa - 21 a 24 de setembro. Divulgação do Resultado Preliminar da Chamada Pública - 25 de setembro. Prazo para interposição de eventual recurso voluntário, no caso de irresignação por parte dos proponentes em relação ao resultado da seleção - até às 18h, do dia 30 de setembro, por e-mail: cgpd@turismo.gov.br.Prazo para análise dos recursos interpostos – de 1° a 8 de outubro.  Publicação do resultado final - 9 de outubro. (Com o  MTUR)

PANORAMA DO FESTURIS 07/08/2015

PARAGUAI - MUITO ALÉM DA PONTE DA AMIZADE - De sua arquitetura colonial às bem preservadas missões jesuíticas – listadas como patrimônio da humanidade pela UNESCO, o Paraguai, destino confirmado no 27º FESTURIS, apresenta-se como destino turístico não apenas de compras, mas com uma diversidade de atrações culturais, gastronômicas e atrativos naturais.
O pais é o verdadeiro paraíso para quem gosta de praticar atividades ao ar livre e para os amantes do ecoturismo. Outras marcas bastante evidentes, tanto na arquitetura quanto na cultura e na alma paraguaia, de certa forma, têm relação com as duas grandes guerras nas quais o país esteve envolvido. A da Tríplice Aliança – Brasil, Argentina e Uruguai – e a do Chaco, contra a Bolívia. Estes dois momentos históricos podem ser revividos em museus e centros culturais da cidade, responsáveis por proporcionar verdadeiras viagens no tempo.
A gastronomia do Paraguai tem grande influência indígena, sendo a  maioria de seus pratos típicos feitos a partir da farinha, de milho ou de mandioca, como a tradicional sopa paraguaia, um purê de farinha de milho, ou as chipas e o  delicioso pão paraguaio.
COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES 
Já estão abertas as inscrições para a 27ª edição do FESTURIS - a Feira de Turismo de Gramado. As inscrições são voltadas para todo o trade, porém os agentes de viagens e funcionários de operadoras e agências de viagem terão seu credenciamento gratuito até o dia 30 de setembro. 
Com uma feira de negócios que é frequentada por um público altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade, mais de 14mil profissionais circulam pelos 20mil metros quadrados de feira, conferindo mais de 2.500 marcas distribuídas em 400 estandes, proporcionando assim excelentes oportunidades de negócio. 
De acordo com Eduardo Murad Jr. presidente da ALAGEV – Associação Latino Americano de Gestores de Viagens Corporativas, “O FESTURIS é um dos principais eventos do trade e tem um papel fundamental no desenvolvimento do setor, mostrando que o mercado está cheio de oportunidades e produtos e serviços que atendem a todas as demandas corporativas e de eventos dos clientes”. 
Danilo Kehl Martins, presidente da ABAV-RS, ressalta que o FESTURIS é um marco forte para os agentes de viagens, pois é o principal evento focado no turismo realizado na região e com abrangência internacional, contando com profissionalismo que garante a participação de um número cada vez maior de agentes. 

FUNDIRAM-SE AS EMPRESAS LAN e TAM - NASCEU A LATAM

“Da LATAM para o mundo e do mundo para a LATAM. Este é um grupo de companhias que cresceu com cada país da região e agora se unifica para oferecer aos clientes a melhor rede de conexões e a frota mais moderna. A experiência será melhor, pois os clientes terão acesso a produtos e serviços mais rápidos e unificados dentro da rede, um e-commerce mais potente e canais de comunicação mais integrados, além de maior velocidade no desenvolvimento de inovações tecnológicas em todos os países em que opera. A LATAM será uma marca que estabelecerá uma cultura dedicada a cuidar dos seus clientes”, disse Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines
A escolha da marca LATAM, que é resultado da consolidação de LAN e TAM, é fruto de um extenso estudo realizado em 10 países após a associação entre as empresas 
NOME E UMA IDENTIDADE ÚNICOS -  Depois de um extenso trabalho de integração após a associação entre LAN e TAM, durante os quais o Grupo avançou de maneira consistente na padronização de seus processos, otimização de suas conexões aéreas, além da reestruturação e modernização de sua frota de aeronaves, o Grupo LATAM Airlines decidiu adotar um nome e uma identidade únicos, e anuncia que a marca do grupo de companhias aéreas mais importante da América Latina e suas filiais será LATAM. 
A nova marca reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que hoje integram o grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas S.A., TAM Transportes Aéreos Del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguay)); e as companhias aéreas de carga do Grupo LATAM, integradas por LAN CARGO, LAN CARGO Colombia, ABSA (TAM Cargo) e Mas Air.
A decisão de dar origem a uma nova marca é um marco histórico no setor de aviação e  irá incorporar, como ponto de partida, os atributos e fortalezas mais valorizados da LAN e da TAM, bem como suas trajetórias de 86 e 39 anos de operação, respectivamente, durante as quais fizeram parte da história da região, contribuindo para seu crescimento, desenvolvimento e maior conectividade. 
NOVO LOGO LATAM - Com relação à nova imagem, Jerome Cadier, VP de Marketing do Grupo LATAM, destaca que o logotipo foi inspirado na identidade e no legado da região, incorporando o que há de melhor na LAN e na TAM. Por isso, escolheram como cores principais o índigo LATAM e o coral LATAM. A primeira representa o melhor dos dois mundos, já que se encontra entre o vermelho e o azul, que são as cores corporativas da TAM e da LAN, e a segunda simboliza a energia e a paixão, valores essenciais da nova marca. Essas duas cores são acompanhadas por outras secundárias, que dão vida à diversidade daquilo que significa a América Latina.
Juntas, as companhias aéreas continuaram como pioneiras no setor, com conquistas importantes, como a unificação bem-sucedida de sua malha de destinos para passageiros e carga, e a renovação da sua frota, incorporando os modelos de aeronaves mais modernos e eficientes do mundo em sua categoria, com a LAN sendo a primeira no continente americano a operar o Boeing 787 e a TAM se preparando para ser a primeira companhia aérea a trazer o Airbus A350 XWB para a região.
Com relação aos Programas de Fidelidade LAN e TAM e de suas empresas relacionadas, seguirão implementando melhorias aos seus programas atuais, e quaisquer alterações serão informadas oportunamente. 

ATINGIU AS EXPECTATIVAS A CONVENÇÃO ANUAL DA ABAD

Terminou ontem, 6,  no Centro de Convenções do Ceará a Convenção Anual do Atacadista Distribuidor – ABAD 2015.   Como era esperado o importante evento atingiu seus objetivos, com a abordagem de  importantes temas para o setor atacadista e distribuidor. O êxito refletiu-se tanto nos objetivos e negócios quanto na presença autoridades credenciadas e de cerca de 30 mil pessoas durante os quatro dias da reunião. 
Durante a  35ª Convenção Anual da ABAD 2015, o  maior encontro do segmento atacadista distribuidor na América Latina,   realização conjunta da Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e de sua filiada no Ceará, houve importantes palestras e atividades, com a participação de nomes de destaque abordando o momento em que o Brasil passa em termos de inovação, eficiência nos serviços e incentivos fiscais. Entre os palestrantes, nomes firmados no cenário nacional, como o ex-presidente do Superior Tribunal Federal, Joaquim Barbosa;  o ex-ministro Mailson da Nóbrega; o atual secretário da Fazenda, no Ceará, economista Mauro Filho, Nelson Barrizzelli, Roger Saltiel, Henriley Domingos, Dr. Alessandro Dessimoni, Dr. Alécio Ciaralo Filho, Alair Martins Júnior, Douglas Mauricio Ramos Cintra, Juliano César Faria Souto, Leonardo Miguel Severini, Paulo Silas, Carlos Henrique Cavalcante, Carlos Kawall, Prof. Nelson Barrizzelli, Sergio Molinari,  José do Egito Frota Lopes Filho, Dr. Alessandro Dessimoni, João Aparecido Pereira, Walter de Souza, José Rodrigues da Costa Neto, José Luis Turmina, Emerson Destro, Silvio Bergamo, Paulo Tarso Resende, Marco Aurélio Lima, Paulo Emílio Carreiro, Marcos Scaldelai, Leonardo Teixeira, Valdemar Barros, Ricardo Langanke  e  Eliane Pampoline.
Após o êxito da Convenção, o  Presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, mostrou-se satisfeito e agradecido aos seus colegas de todos os estados, bem assim aos conferencistas e demais colegas de atividade,  dizendo-se esperançoso de que, com  os bons resultados da Convenção,  melhore  mais ainda o  cenário que inclui indicadores positivos, o otimismo dos empresários do Canal Indireto e a necessidade de buscar um alinhamento estratégico capaz de superar dificuldades e de abrir novos caminhos, movimentando os negócios da cadeia nacional de abastecimento.  

IBERIA: REDUÇÃO DE TARIFAS

A Iberia anuncia mais uma novidade da campanha “Olá! Hola!”: uma promoção de tickets aéreos para viagens a partir do Brasil, com destino às principais cidades europeias onde a companhia está presente.  A ação já está no ar e permanece até 12 de agosto, no site www.iberia.com.br, onde são ofertadas tarifas reduzidas para voos com ida a partir de 1º de setembro deste ano e retorno até 31 de março de 2016.
Os preços variam a partir de US$489 para Roma ou Milão; a partir de US$569 para Madri ou Lisboa; a partir de US$ 589 para Barcelona, Paris ou Londres; para voos de ida e volta, não incluem taxas e impostos.
A campanha integra o plano de investimentos da Iberia no mercado brasileiro. Desde o início do ano, a companhia espanhola tem renovado as cabines Business (Executiva) e Turista (Econômica) dos voos entre o Brasil e a Espanha. A promoção figura como uma oportunidade para que os brasileiros conheçam a nova Iberia.  

FESTA DO PEÃO DE PIRACICABA

Rodeio a cavalo: Prova dos 3 tambores
A tradicional Festa do Peão de Piracicaba chega em 2015 a sua 22ª edição e promete atrair 100 mil pessoas durante os cinco dias de festa, que terá atrações divididas  de hoje até o próximo dia 15. No primeiro final de semana, os shows ficam por conta das duplas Henrique e Juliano e Fernando e Sorocaba. Depois, é a vez de Chrystian e Ralf, Jorge e Mateus e João Bosco e Vinícius colocarem todos para cantar ao som da melhor música sertaneja. Uma atração a mais fica por conta do trio elétrico no último dia de festa com a dupla Ricardo e João Fernando.
Além de grandes shows, a Festa do Peão de Piracicaba é tradicional por suas provas a cavalo e montaria em touros. Este ano, a final do campeonato de rodeio 3M irá presentar o vencedor com um carro 0 km. 

INCLUSÃO SOCIAL: TURISMO PARA PESSOAS DEFICIENTES

Curso de Informações Turísticas para pessoas com Síndrome de Down
Com o objetivo de valorizar a diversidade e a inclusão social, a Empresa de Turismo de Pernambuco promoveu o primeiro Curso de Informações Turísticas para pessoas com Síndrome de Down. Os profissionais tiveram aulas sobre relacionamento e visitaram destinos como o Museu Cais do Sertão e o Paço do Frevo, em Recife. Agora, passam a trabalhar na empresa.
Um dos instrutores, o turismólogo Bruno Ribeiro, de 23 anos, tem síndrome de Down. Ele representa uma demanda cada vez maior de profissionais com deficiências físicas e intelectuais em busca de colocações no mercado. De acordo com os últimos dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência – e mais da metade desse público (58,3%) não tem trabalho.
No ano passado, o Ministério lançou o Guia Turismo Acessível, um site colaborativo que permite ao turista, com deficiência ou não, cadastrar e avaliar restaurantes, estabelecimentos e atrações turísticas segundo seu nível de acessibilidade. São mais de 530 mil estabelecimentos para avaliação em que é possível notificar a existência de rampas em um hotel, os cardápios em braile em restaurantes e os banheiros adaptados em diversos estabelecimentos.
Este ano o Ministério do Turismo vai participar pela primeira vez do Dia D, uma ação do Ministério do Trabalho e Emprego, para promover o elo entre as empresas com postos de trabalho abertos e pessoas com deficiência em 25 de setembro. 
Atualmente alguns estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, Alagoas, São Paulo e Rio Grande do Sul oferecem equipamentos como esteiras e cadeiras anfíbias, para facilitar o acesso de pessoas com deficiência à praia, além de promover atividades como vôlei sentado e bocha adaptada.
Segundo uma pesquisa de Serviços de Hospedagem realizada pelo IBGE em 2011 por encomenda do MTur nas 27 capitais brasileiras, do total de 250.284 unidades habitacionais existentes, apenas 3.253 são adaptadas. (Com o MTur)

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